Hugo Alberto Perlin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7375746476083634
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Graduou-se em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2006. Mestre em Ciências no programa de Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2009. Doutor em Ciências no programa de Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2015. Atua desde 2008 como professor do Instituto Federal do Paraná/Campus Paranágua. Possui experiência em processamento de alto desempenho, processamento digital de imagens, visão computacional e inteligência artificial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hugo Alberto Perlin
Nome em citações bibliográficas
PERLIN, H. A.;Perlin, Hugo Alberto

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá.
Rua Antonio Carlos Rodrigues, 453
Porto Seguro
83215-750 - Paranagua, PR - Brasil - Caixa-postal: 13415
Telefone: (41) 34271154
URL da Homepage: www.paranagua.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: A contribution to semantic description of images and vídeos: an application of soft biometrics, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Heitor Silvério Lopes.
Palavras-chave: Computer Vision; Machine Learning; Deep Learning; Semantic Description; Soft Biometrics.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Inteligência Artificial.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2009
Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Reconhecimento de Objetos em Imagens Digitais Utilizando Otimização por Enxame de Partículas,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Tania Mezzadri Centeno.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Otimização; Visão Computacional; Reconhecimento de Objetos; Particle Swarm Optimization.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Inteligência Artificial.
2002 - 2006
Graduação em Bacharelado em Informática.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Simulação Numérica do Escoamento Sangüíneo em Segmento da Artéria Carótida.
Orientador: Rogério Luiz Rizzi.




Formação Complementar


2004 - 2004
Curso de Linux Avançado. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de En. Basico, Tec. e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso Técnico em Informática


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de 3° Grau, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de disciplinas relacionadas à Ciência da Computação para alunos de engenharia.

Atividades

02/2008 - 08/2008
Ensino, Engenharia Eletrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Computação II
Estrutura de Dados I
Fundamentos de Computação I
Sistemas Operacionais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Tecnológica, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 01/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Campus Universitário de Cascavel.

Linhas de pesquisa
Processamento Paralelo


Linhas de pesquisa


1.
Processamento Paralelo


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Reconhecimento de sons de alerta de trânsito para deficientes auditivos utilizando reconhecimento de padrões
Descrição: Dados atualizados informam que há cerca de 360 milhões de pessoas surdas, ou com problemas auditivos incapacitantes, no mundo. Apesar de a surdez causar a perda de parte do senso de localização espacial, pois o indivíduo está privado de um dos de seus sentidos básicos, a legislação brasileira, de forma inclusiva, não proíbe que surdos conduzam veículos, e sim, fornece atendimento especializado e orienta para que os mesmos consigam obter sua carteira de habilitação normalmente. O trânsito é um ambiente hostil, com diversas fontes de perigo que necessitam de atenção por parte dos motoristas, portanto, mesmo com esta permissão para dirigir, a condução de veículos por parte dos surdos acaba por se tornar uma tarefa ainda mais perigosa, pois o deficiente auditivo não é apto a perceber sons de alerta provenientes do trânsito, como buzinas, sirenes, apitos e freadas bruscas. Considerando estes dados, surgiu, como um projeto de inovação tecnológica, o projeto Blue Eye Drive, que utiliza microfones distribuídos pelo veículo e uma tela para alertar ao motorista surdo sobre a existência e direção de fontes de ruído intensas, como buzinas e sirenes. O projeto aqui proposto considera propõe a expansão das funcionalidades do protótipo do Blue Eye Drive através da utilização de técnicas e estratégias de reconhecimentos de padrões para uma mais aprimorada identificação das fontes de sons de alerta. Em um primeiro momento será levantado o estado da arte na área de reconhecimento de sons, mais especificamente, som em ambientes externos, bem como estudadas as técnicas e ferramentas mais comuns atualmente utilizadas no reconhecimento de padrões. Junto a isto, faz-se necessário levantar quais são as classes básicas necessárias para o problema dos sons de alerta de trânsito, bem como começar a capturar base de dados para a identificação das mesmas. Na sequência, algoritmos e estratégias serão reproduzidos e experimentos em laboratório ocorrerão. Ao final destas etapas, o conhecimento gerado será unido, de forma a propor uma estratégia viável para a classificação dos sons em suas classes. A evolução do projeto propõe, futuramente, integrar o resultado deste projeto com o protótipo do Blue Eye Drive, a fim de gerar um produto que proporcione maior segurança aos motoristas surdos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A Química e a Informática no estudo da geometria molecular: desenvolvimento de software educacional
Descrição: A Química vem utilizando intensivamente e com especificidade muito própria as principais funcionalidades dos computadores, no que diz respeito à informação, computação, comunicação e edição, com o intuito de facilitar o entendimento de determinados conteúdos, especialmente os considerados difíceis devido à abstração e/ou complexidade. O aproveitamento cada vez mais abundante da informação química requer o desenvolvimento constante de novas metodologias de ensino, em que são necessários conhecimentos sólidos em Química e Informática. Assim, torna-se imprescindível o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos químicos. Neste contexto, um software educacional para o ensino de geometria molecular será desenvolvido, com o intuito de proporcionar uma aprendizagem interativa e dinâmica do conteúdo e promover uma melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem do mesmo...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Elementos do raciocínio lógico-matemático: uma investigação da aplicação do jogo de xadrez como ferramenta de intervenção
Descrição: A pesquisa propõe um estudo pormenorizado dos níveis do raciocínio lógico-matemático e, na sequência, a construção de uma abordagem onde serão construídos exercícios de xadrez escalonados em níveis, de um software de computador baseados no jogo de xadrez, passiveis de serem utilizados no desenvolvimento do raciocínio em questão, especificamente nas etapas: estágio operatório concreto e formal. Fernández Amigo (2008) conduziu pesquisa de campo sobre o impacto do xadrez como instrumento de apoio didático ao ensino de matemática, constatando que a aplicação de um material lúdico, utilizando recursos de xadrez, melhorou o rendimento não apenas na disciplina de matemática, mas também em outras disciplinas curriculares. A abordagem terá como resultado a criação de um programa para o uso da tecnologia na mediação da aprendizagem e sua aplicação. O método de pesquisa a ser utilizado contará com duas partes concomitantes: a primeira conta com a revisão bibliográfica para a caracterização dos estágios e levantamento dos critérios para a efetivação da construção dos jogos de computadores baseados no jogo de xadrez; a segunda etapa é referente a utilização dos jogos como mediadores da possível evolução do raciocínio lógico que será avaliado com a aplicação de testes de mensuração qualitativa e quantitativamente dos aspectos trabalhados, antes e depois do uso dos elementos mediadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2006
Processamento de Alto Desempenho e Visualização Aplicados a Modelos Hidrodinâmicos e de Transporte de Massa.
Descrição: O objetivo deste projeto é aprimorar um modelo computacional paralelo tridimensional (3D) para a hidrodinâmica (modo barotrópico) e para o transporte de substâncias que está em desenvolvimento (RIZZI 2001), (DORNELES 2001). Tal modelo foi especificamente projetado, desenvolvido e implementado para ser executado em clusters de PCs através de decomposição de dados e decomposição de domínio. A hidrodinâmica e o transporte são calculados com acurácia espacial e temporal de segunda ordem com esquemas de solução de alta qualidade numérica. Algumas das atuais características desse modelo são o emprego do sistema de coordenadas vertical (X,Y,Z), de um modelo de parametrização tipo zero equações, de discretização via diferenças finitas em malhas estruturadas, do método Krylov-Schwarz, do modo barotrópico, e de esquemas de avanço temporal restrito pelas condições Courant-Friedrichs-Levy (CFL). Para que o modelo se torne mais realístico e flexível, ele demanda aprimoramentos que devem considerar fundamentalmente o emprego: de um sistema de coordenadas vertical sigma, isopycnal ou eta; de um modelo de parametrização de turbulência tipo 2,5 equações; da discretização em volumes finitos em malhas não estruturadas, da inclusão do modo baroclínico; e de esquemas numéricos semi-Lagrangeanos. Além disso deve-se validar e calibrar tal modelo. Neste projeto pretende-se projetar e desenvolver algumas dessas características, que é a inclusão de um sistema de coordenadas vertical mais apropriado (sigma e/ou isopycnal ou eta) (LI e ZHANG, 1996; CASULLI, 1997; GRIFFIES et al., 2000), e da discretização em volumes finitos em malhas não estruturadas (modelo Voronoi-Delaunay) (CASULLI e WALTERS, 2000; VALIANI et al., 2000)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Hugo Alberto Perlin - Integrante / Raphael Laércio Zago - Integrante / Rogério Luiz Rizzi - Coordenador / Fabiany Lamboia - Integrante / Ezequia Sauter - Integrante / Fabiano Batista - Integrante / Darlon Vasata - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Visão Computacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Inteligência Artificial.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Processamento Paralelo e Distribuído.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:5
Hugo Alberto Perlin  Data: 01/03/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BONAFINI, B. L.2018BONAFINI, B. L. ; PERLIN, H. A. . UM ESTUDO SOBRE RECONHECIMENTO DE PADRÕES APLICADO A DETECÇÃO DE CÂNCER DO TIPO MELANOMA MALIGNO. REVISTA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR INTERLOGOS, v. 3, p. 137-154, 2018.

2.
SOUZA, LEANDRO COQUEIRO2018SOUZA, LEANDRO COQUEIRO ; Perlin, Hugo Alberto . AS CIDADES INTELIGENTES NA VISÃO DA TEORIA ATOR-REDE NO CAMPO CTS. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782), v. 3, p. 51-1-51-17, 2018.

3.
1Perlin, Hugo Alberto2015 Perlin, Hugo Alberto; Lopes, Heitor Silvério . Extracting human attributes using a convolutional neural network approach. Pattern Recognition Letters, v. 68, p. 250-259, 2015.

4.
2PERLIN, H. A.2008 PERLIN, H. A.; LOPES, H. S. ; CENTENO, T. M. . Particle swarm optimization for object recognition in computer vision. Lecture Notes in Computer Science, v. 5027, p. 11-21, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Perlin, Hugo Alberto; Chidambaram, Chidambaram ; Lopes, Heitor Silvério . Template Matching in Digital Images with Swarm Intelligence. Encyclopedia of Information Science and Technology, Third Edition. 3ed.: IGI Global, 2014, v. , p. 6041-6049.

2.
PERLIN, H. A.; LOPES, H. S. . A Genetic Programming Approach For Image Segmentation. In: Amitava Chatterjee; Patrick Siarry. (Org.). Modern Image Processing Algorithms Employing Computational Intelligence Techniques. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 69-86.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERLIN, H. A.; LOPES, H. S. . Metodologia Híbrida para Detecção de Pessoas em Vídeos. In: VIII Workshop de Visão Computacional, 2012, Goiânia. Anais do VIII Workshop de Visão Computacional, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KUBOTA, Y. ; STIEHL, D. ; PERLIN, H. A. . RECONHECIMENTO DE SONS DE ALERTA DE TRÂNSITO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS UTILIZANDO RECONHECIMENTO DE PADRÕES. In: II Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016, Paranaguá. Anais da II Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016. p. 19-22.

2.
CARVALHO, A. ; BONAFINI, B. L. ; RAMIREZ, M. ; PERLIN, H. A. . UM ESTUDO DA VISÃO COMPUTACIONAL PARA O RECONHECIMENTO FACIAL. In: II Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016, Paranaguá. Anais da II Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016. p. 27-30.

3.
PERLIN, H. A.; RIZZ, R. L. . SOLUÇÃO PARALELA PARA ESQUEMAS SEMI-LAGRANGEANOS: UMA ABORDAGEM VIA DECOMPOSIÇÃO DE DOMÍNIO. In: III JORNADA CIENTÍFICA DA UNIOESTE, 2005, Campus de Marechal Cândido Ron. III JORNADA CIENTÍFICA DA UNIOESTE, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, E. H. C. ; PERLIN, H. A. ; ROSA, H. E. C. ; SILVA, I. F. ; RITA, V. B. ; CASTRO, L. G. M. . DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: II Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016, Paranaguá. Anais da II Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016. p. 523-523.

2.
ROCHA, J. G. M. ; SANGLARD, M. G. ; PERLIN, H. A. . .DOCente - facilitando a vido do professor. In: Computer on the Beach - Concurso de Trabalhos Técnicos, 2013, Florianópolis - SC. Anais do Computer on the Beach - 2013, 2013.

3.
PERLIN, H. A.; RIZZ, R. L. . Um Estudo Preliminar sobre a Aplicação de Simulação Numérica do Escoamento Sangüíneo em Segmento da Artéria Carótica. In: XV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2006. Anais do XV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2006.

4.
PERLIN, H. A.; RIZZ, R. L. ; DIVERIO, T. A. . Paralelização de Esquemas Semi-Lagrangeanos: Uma Abordagem Via Decomposição de Domínio. In: II WorkShop GPPD/UFGRS, 2004, Porto Alegre. II WorkShop GPPD/UFGRS, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, A. ; BONAFINI, B. L. ; RAMIREZ, M. ; PERLIN, H. A. . Um Estudo da Visão Computacional Para o Reconhecimento Facial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PERLIN, H. A.. Visão Computacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PERLIN, H. A.. Computação Evolucionária e Inteligência de Enxames. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PERLIN, H. A.; LOPES, H. S. . A Framework for Biometric-Based Video Retrival. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PERLIN, H. A.; LOPES, H. S. . Metodologia Híbrida para Detecção de Pessoas em Vídeos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PERLIN, H. A.; RIZZ, R. L. . Um Estudo Preliminar sobre a Aplicação de Simulação Numérica do Escoamento Sangüíneo em Segmento da Artéria Carótida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PERLIN, H. A.. Sistema de Gerenciamento de Inscrições. 2016.

2.
PERLIN, H. A.. Sistema de Gerenciamento de Inscrições. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
PERLIN, H. A.. Opencv. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PERLIN, H. A.. Edição de Documentos Acadêmicos com Latex. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PERLIN, H. A.. Utilização de software de planilha eletrônica para o aprendizado de funções matemáticas e funções financeiras básicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PERLIN, H. A.; ZAGO, R. L. . Programação Paralela com MPI. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOPES, H. S.; Lazzareti, A. E.; PERLIN, H. A.. Participação em banca de NELSON MARCELO ROMERO AQUINO. DEEP LEARNING APPROACHES FOR SOFT BIOMETRICS CLASSIFICATION IN VIDEOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STIEHL, D.; PERLIN, H. A.; ANDRADE, G. E.. Participação em banca de Jhonata Gonçalves Carneiro.Sistema Web - Comitê de Pesquisa e Extensão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Paraná.

2.
STIEHL, D.; Bagesteiro, L. D.; PERLIN, H. A.. Participação em banca de Milena Andrea Figueiredo Ramirez.Um estudo sobre aplicação de deep learning para reconhecimento de sons urbanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Paraná.

3.
WEINERT, W. R.; Bagesteiro, L. D.; PERLIN, H. A.. Participação em banca de Beatriz Leandro Bonafini.Um estudo sobre reconhecimento de padrões aplicado a detecção de cancer do tipo melanoma maligno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALVES, R. T.; GONCALVEZ, M. M.; PERLIN, H. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D-I, Nível 1, Área de Conhecimento: Informação e Comunicação/Informática. 2010. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Campeonato de Robótica do IFPR - Campus Paranaguá.Juiz da Modalidade Design e Programação do Robô. 2017. (Outra).

2.
XV Encontro Anual de Iniciação Científica.Um Estudo Preliminar sobre a Aplicação de Simulação Numérica do Escoamento Sangüíneo em Segmento da Artéria Carótica. 2006. (Encontro).

3.
I Encontro Paranaense de Computação (EPAC). 2005. (Encontro).

4.
III JORNADA CIENTÍFICA DA UNIOESTE.SOLUÇÃO PARALELA PARA ESQUEMAS SEMI-LAGRANGEANOS: UMA ABORDAGEM VIA DECOMPOSIÇÃO DE DOMÍNIO. 2005. (Outra).

5.
II Seminário Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos. 2005. (Seminário).

6.
16º Symposium on Computer Architeture and High Performance Computing. 2004. (Simpósio).

7.
5º Workshop em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. 2004. (Outra).

8.
Conferência "A Universidade que Queremos". 2004. (Outra).

9.
Encontro Paranaense de Informática Educacional. 2004. (Encontro).

10.
II WorkShop GPPD/UFGRS.Paralelização de Esquemas Semi-Lagrangeanos: Uma Abordagem via Decomposição de Domínio. 2004. (Oficina).

11.
Semana de Informática de Cascavel. 2003. (Encontro).

12.
IV Fórum do Centro de Ciências Exatas e Tcenológicas. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PERLIN, H. A.. Olimpiada Brasileira de Informática. 2016. .

2.
PERLIN, H. A.. VIII Maratona de Programação. 2016. (Outro).

3.
PERLIN, H. A.. III Seminário de Informática do Litoral do Paraná. 2015. (Congresso).

4.
PERLIN, H. A.. VII Maratona de Programação. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcel Cunha. A definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Leandro Coqueiro Souza. A definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatriz Leandro Bonafini. UM ESTUDO SOBRE O RECONHECIMENTO DE PADRÕES APLICADO AO PROBLEMA DE DETECÇÃO DE CÂNCER DE PELE DO TIPO MELANOMA MALIGNO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.

2.
MILENA ANDREA FIGUEIREDO RAMIREZ. UM ESTUDO SOBRE APLICAÇÃO DE DEEP LEARNING PARA RECONHECIMENTO DE SONS URBANOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.

Orientações de outra natureza
1.
Adriane Zella Mendes. ABC - Sistema de Auxílio à Educação Infantil. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado a Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.

2.
AMANDA MAJCZAK THEODORO DA SILVA e MATHEUS RODRIGUES ALVES. SISTEMA DE CONTROLE DE AULAS E LANÇAMENTO DE NOTAS ? S.C.A.L.N.. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado a Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.

3.
André Gabriel Machado Leopoldino e Matheus Dias Nicolau. Projeto Metasupri. 2011. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado a Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.

4.
Diandra Akemi Kubo Alves. Software Quimia ? Gerenciamento de Análises Quimicas. 2011. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado a Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.

5.
Julio Cesar Manfrin e Felipe Cordeiro Meduna. Projeto de Ampliação e Reestruturação de Rede do IFPR ? Paranaguá. 2011. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado a Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.

6.
Alan Willians de Oliveira e Allison Cristiano Lindner. Sistema de Gerenciamento ? Cursos de Extensão. 2011. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado a Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.

7.
Cleuza Mazieri Mauricio Waismann. Lixo Tecnológico. 2010. Orientação de outra natureza. (Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Hugo Alberto Perlin.



Outras informações relevantes


Monitor da disciplina de Algoritmo e Estrutura de Dados I, com carga horária de 320 h.

Aprovação no Processo Seletivo para professor de ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Edital nº 002/2008-PS-CT, sendo o resultado final divulgado no Edital Nº 006/2008-PS-CT.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 12:17:12