Elizete Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3685388217142413
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2018), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), graduada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual do Maranhão - CESC/UEMA. Professora do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do CESC/UEMA. Atua nas área de currículo formação de professores/as gênero e etnia (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizete Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, E

Endereço


Endereço Profissional
universidade estadual do maranhao, CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS.
Av. GENERAL SAMPAIO
MORRO DO ALECRIM
30570610 - Caxias, MA - Brasil
Telefone: (99) 988383449


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: CAMINHOS CRUZADOS: O PERCURSO TRILHADO PELAS MULHERES CAXIENSES DO CURSO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E A MISSÃO USPIANA EM CAXIAS/MA, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Eloisa Helena Capovilla da Luz Ramos..
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Histórias de Vida de Mulheres Negras, Professoras nas cidades de Caxias e São Luís do Maranhão,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Edla Eggert.
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Palavras-chave: Feminismo; Raça; Educação; Participação;Exclusão..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
2004 - 2005
Especialização em Administração e Supervisão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Amparo, FIA*, Brasil.
Título: Educação e Interdisciplinaridade: A Arte como eixo interdisciplinar dos componentes curriculares dos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental..
Orientador: Mercedes Bragança Pinheiro Fernandes.
1997 - 1999
Especialização em Psicologia Educacional: Ênfase em Psicopedagogia P. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A Criança Negra e suas relações identitárias.
Orientador: Mércia Moreira.
1991 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: O Papel da Mulher Negra na Sociedade brasileira: Da Colônia aos dias atuais.
Orientador: Maria do Carmo Bezerra Paiva.




Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Pedagogia e Letras

Atividades

01/2005 - 01/2007
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2005 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro dos Colegiados Superiores.
03/2004 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Linhas de pesquisa
Exclusão Social
03/2004 - 07/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicologia
03/2004 - 07/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
08/2003 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
08/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
03/2003 - 07/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
03/2003 - 07/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia II
08/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
08/2002 - 12/2002
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
03/2002 - 07/2002
Ensino, Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino
08/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
08/2001 - 12/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
08/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
03/2001 - 07/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
03/2001 - 07/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicologia
03/2001 - 07/2001
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
08/2000 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia.Didática II
Introdução à Psicologia, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
03/2000 - 07/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Psicologia da Educação II
03/2000 - 07/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Introdução à Psicologia
08/1999 - 12/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
Sociologia Geral
08/1999 - 12/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
03/1999 - 07/1999
Ensino, Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia

Prefeitura Municipal de Caxias - MA, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do ensino fundamental, ministrante das disciplinas:Português, matemática, História e Geografia

Atividades

08/1999 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, .

Serviço realizado
Coordenação Pedagógica das Escolas do Ensino Fundamental.
05/1995 - 08/1999
Serviços técnicos especializados , Colégio Caxiense, .

Serviço realizado
Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série.
02/1999 - 06/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução à Pesquisa Científica, Sociologia Geral e Estágio Supervisionado
02/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, história e Geografia
02/1996 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia, Didática, Metodologia do Ensino das Ciências,História da Educação
02/1996 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia Educacional, Sociologia Geral, Didática e História da Educação
02/1994 - 02/1996
Direção e administração, Unidade Escolar Municipal Drº João Viana, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
08/1993 - 02/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, matemática,história e geografia

Instituto Lítera Grata, EM, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da 2ª série do Ensino Fundamental, ministrante das disciplinas:PortuguÊs, matemática,História, Geografia


Colégio Caxiense, CX, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental-5ª a 8ª série

Atividades

05/1995 - 08/1999
Serviços técnicos especializados , Colégio Caxiense, .

Serviço realizado
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série.
02/1996 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Didática, Metodologia do Ensino das Ciências, Psicologia Geral


Linhas de pesquisa


1.
Exclusão Social

Objetivo: mapear as atividades culturais desenvolvidas pelas comunidades negras rurais Onça e Cuba na região central do MA; Resgatar a auto estima da comunidade através da História oral veiculada principalmente pel@s idos@s..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação.desconstrução; organização;luta.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mapeando o/as docentes do CESC/UEMA. Um estudo quantitativo de docentes negro/as e pardo/as e as produções acadêmicas no que tange às questões étnicas no período de 2000 a 2005.
Descrição: .A referida pesquisa busca mapear professores/as concursado/as e contratado/as no CESC/UEMA no período de 2000 a 2005. Importa nos saber a quantidade de professores/as existentes por curso, sua etnia, orientação sexual, faixa etária, assim como suas produções científicas desenvolvidas no centro envolvendo temáticas nas abordagens étnicas. O interesse é criar um banco de dados que possa nos permitir obter maiores informações a respeito da comunidade negra e parda docente no centro, bem como as suas produções acadêmicas. Buscar saber a representatividade negra e parda no ensino superior do CESC/UEMA, nos conduzem a alguns vieses, primeiro saber o quantitativo de concursados e contratados existiu no período estudado; segundo quais os departamentos e cursos esses docentes estão lotados; terceiro qual o tempo de estada etc. Esses dados fomentarão estudos mais elaborados que propiciarão melhores condições para a comunidade negra e parda, na elaboração e reorganização do currículo dos cursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Elizete Santos - Coordenador / Lélia de Oliveira Cruz - Integrante / Salânia Maria Barbosa Melo - Integrante / Cleia Maria Lima Azevedo - Integrante / Rosane Lopes e Silva - Integrante.
2011 - 2012
Histórias de Vida de idosos e idosas do Povoado São Pedro,identificados como remanescentes do Quilombo Selva localizado no município de Coelho Neto-MA
Descrição: A proposta dessa pesquisa é conhecer a história de vida dos/as idosos/as do Povoado São Pedro, identificados como remanescentes do Quilombo Selva, localizado no município de Coelho Neto-MA. A coleta das informações junto aos informantes será realizada adotando como instrumento investigativo a história de vida e a entrevista semi-estruturada. As hipóteses levantadas são que os idosos, remanescentes de quilombolas, possuem informações importantes para compreendermos a história do Quilombo Selva, seus costumes,lutas e tradições, assim como de outros quilombos que se formaram nas imediações do quilombo citado. Levantamos ainda a hipótese de que em seu processo de luta e afirmação na conquista da terra, anteciparam o que diz o artigo 68 da Constituição Brasileira em relação às terras Remanescentes de Quilombo, conforme determina o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que garante aos ?Remanescentes das Comunidades de Quilombos? a propriedade definitiva das terras que ocupam. Esse processo no povoado ocorreu antes da lei entrar em vigor, mas como narram, esse processo de aquisição ocorreu com grandes desafios, fazendo com que viajassem até a cidade do Rio de Janeiro, onde funcionava a sede da República federativa do Brasil, no governo do então presidente Getúlio Dorneles Vargas, em busca de documentos que lhes garantisse a posse da terra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Elizete Santos - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Eu o outro e a construção da identidade étnica
Descrição: Na perspectiva de possibilitar um conhecimento a respeito da identidade étnica para crianças matriculadas na educação infantil do Centro de Educação Infantil Elza de Sousa Fonseca, o Projeto Acolher, busca proporcionar a formação de valores e posturas que contribua para o fortalecimento do pertencimento étnico em crianças de 3 a 5 anos da educação infantil das diversas etnias da escola. O projeto atuará em quatro eixos formadores assim desenvolvidos: Eu e minha ancestralidade, O outro e nossas relações afetivas, A família como esteio de vida e a escola.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Elizete Santos - Coordenador / Cleia Maria Lima Azevedo - Integrante / Maria Lúcia Aguiar Teixeira - Integrante / Mariangela Santana Guimarães - Integrante.
2003 - 2004
Projeto NZINGA
Descrição: Projeto NZINGA desenvolvido na região central do MA, nas comunidades negras rurais. A princípio selecionamos @s acadêmic@s para participar, logo após, realizamos curso de formação, fizemos visitas à comunidade, bem como realizamos algumas atividades nestas, envolvendo crianças,jovens e adultos.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Elizete Santos - Coordenador / Maria Lourdene Paula Costa - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual do Maranhão - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Honra ao Mérito, APROMAGIS.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, E; RAMOS, H. H. C. L. ; SILVA JUNIOR, D. R. . Da preparação para o lar à formação acadêmica. Mulheres caxienses no curso de Ciências Nataurais da FSPEN em Caxias MA. In: Salania Maria Barbosa Melo; Joana Bastista de Souza; Denise Cristina da Silva Campos Salazar. (Org.). Esquinas do tempo e narrativas de Caxias. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 109-135.

2.
SANTOS, E. As táticas e os momentos charmeneiras das mulheres negras professoras caxienses para chegarem à profissão. In: Salania Maria Barbosa Melo; Joana Bastista de Souza; Denise Cristina da Silva Campos Salazar. (Org.). Caxias: memóira, história e outros saberes. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 269-282.

3.
SANTOS, E. Histórias de Vida como processo de formação de Mulheres Negras Professoras. In: Edla Eggert;Márcia Alves da Silva. (Org.). A Tecelagem como Metáfora das Pedagogias Docentes. 1ªed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2009, v. I, p. 121-141.

4.
SANTOS, E; et all . Graúna: Teu canto...teu encanto. In: Marco Mello. (Org.). Paulo Freire e a Educação Popular.Reafirmando o compromisso com a emancipação das classes populares. Porto Alegre: Calábria, 2008, v. I, p. 125-134.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, E. Organizações Negras e Ações Educativas. In: V Jornada de Estudos Afro- Brasileiros Trabalho e Educação, 2007, Porto Alegre. Anpuhrs, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, E; Eggert,Edla . HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES NEGRAS E PROFESSORAS:APORTES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS. Polêm!ca, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, E. As Experiências Formadoras das Mulheres Negras Professoras: um olhar especial para os lugares de aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, E; Eggert,Edla . Brinquedos,brincadeiras e as Abordagens Étnico/raciais e de Gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, E; OLIVEIRA.Edna I. I. de . Do Complexo de Atlas à cidadania reclamada.Mulheres negras dialogando com suas vivências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SANTOS, E; OLIVEIRA.Edna I. I. de ; LEAO, Maria da Graça . GRAÚNAS, ECOS QUE SE MULTIPLICAM: MULHERES NEGRAS DISCUTINDO AUTONOMIA À LUZ DE SUAS VIVÊNCIAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, E. Graúna: Teu canto...Teu encanto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANTOS, E. Organizações Negras e Ações educativas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, E. Consciência Negra: As experiências Internacionais e Inter-estaduais dos Afro-descendentes e a sua interação com a sociedade e a educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, E. Ambientes de Aprendizagem Cooperativos`}a distância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, E. Instrumentos Pedagógicos utilizados en sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, E. A Produção do conhecimento na Universidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, E. Proposta Curricular de ensino para jovens e adultos. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Vânia Sebastiana Macêdo Oliveira ; SANTOS, E . A Mulher Negra no Mercado de Trabalho. 1996. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, E. AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL E A FORMAÇÃO DOCENTE: UM CAMINHAR DE LUTAS E DESAFIOS. 2018. .

2.
GAIOSO, A. V. ; AZEVEDO, C. M. L. ; SANTOS, E . COMISSÃO PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO CESC/UEMA PORTARIA Nº 05/2015. 2015. (CRIAÇÃO DE CURSO).

3.
SANTOS, E. Brincar com expressões regionais e identidade local.. 2009. .

4.
SANTOS, E. AS MULHERES E AS CIÊNCIAS.UMA PARTICIPAÇÃO LIMITADA?. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, E. Participação em banca de JESUS FRANCISCA DA SILVA.DISCUTINDO O ACESSO DOS(AS) NEGROS(AS) NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA POLÍTICA DE COTAS NO CESC/UEMA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

2.
ABREU, Elizete santos; SANTOS, E. Participação em banca de ANTONIA RODRIGUES SOARES.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTICA DO(A) PROFESSOR(A) NEGRO(A): CENÁRIOS HISTÓRICOS E CULTURAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

3.
SANTOS, E. Participação em banca de JEILSON DE OLIVEIRA MOISÉS.A ATUAÇÃO DA MULHER NEGRA NA DOCÊNCIA DO ENSINO DE 1º AO 5º ANO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SÓTER-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

4.
SANTOS, E. Participação em banca de LUANA MORAIS DA SILVA E JOSÉLIA DA SILVA ARAÚJO.LEITURA NA TERCEIRA IDADE Uma fonte de auto estima para idosos do Centro de Convivência Cangalheiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

5.
SANTOS, E. Participação em banca de GARDEANE DA SILVA SOBRINHO.ANÁLISE DE IMAGENS DE BULLYING NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

6.
SANTOS, M. R. F.; SILVA, P. R. C.; SANTOS, E. Participação em banca de ALINE R. E. M. SIMÕES;CREUZILENE N. RIBEIRO;EDVAN M. ANDRADE.A ESCOLA ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CIDADÃS PARA MINIMIZAR A VIOLÊNCIA ESCOLAR 5º ANODO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR ANTENOR GOMES VIANA JÚNIOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

7.
SANTOS, E. Participação em banca de Marioneide Vieira Lima.A Recriação da poesia através da música. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

8.
SANTOS, E. Participação em banca de Jivancy Cantanhede de Oliveira.O Computador como recurso de aprendizagem da matemática: Proposta de base interacionista/construtivista para alunos de 1ª a 4ª série da Escola Darcy Ribeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

9.
SANTOS, E. Participação em banca de Carlos Klinger da Costa Silva.Sexualidade na escola: Uma proposta pedagógica dirigida aos alunos da 5ª série da Escola Humberto de Campos em Santa Inês-MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, E; SAMPAIO, F. S.; NASCIMENTO, F. C. S.. COMISSÃO EXAMINADORA PROFESSOR SUBSTITUTO ÁREA SOCIOLOGIA -PORTARIA Nº DC.25/2018. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.

2.
COSTA, C. D. M.; SCOPETC, F. M.; SANTOS, E. CONCURSO PÚBLICO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 25/2018 -PROEN. 2018. Universidade Federal do Maranhão.

3.
SANTOS, E. Concurso Público para Provimento de cargos na Carreira do Magistério Superior-Disciplina Psicologia. 2004. Universidade Estadual do Maranhão.

4.
SANTOS, E. Concurso Público para provimento de Cargos na Carreira do magistério Superior- Disciplina Didática. 2004. Universidade Estadual do Maranhão.

Outras participações
1.
SILVA, C. A.; SILVA, R. L.; SANTOS, E. COMISSÃO ELEITORAL RESOLUÇÃO Nº 01;2017. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.

2.
SANTOS, E. CIÊNCIA & VIDA. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.

3.
SANTOS, E. Membro da Comissão e Banca Examinadora do Processo Seletivo de Monitoria. 2003. Universidade Estadual do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II ENCONTRO MARANHENSE SOBRE EDUCAÇÃO, MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR NO CONTINENTE & II SIMPÓSIO MARANHENSE DE PESQUISADORAS(ES) SOBRE MULHERES, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO NO CONTINENTE.AS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DAS MULHERES NEGRAS PROFESSORAS: UM OLHAR ESPECIAL PARA OS LUGARES DE APRENDIAGEM. 2018. (Encontro).

2.
III COLÓQUIO HISTORIAS DO SERTÃO: AS DIMENSÕES DO SERTÃO NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA.AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES FORMADORAS NO SERTÃO NORDESTINO: SABERES E PRATICAS, GÊNERO ETNIA E PATRIMÔNIO. 2018. (Simpósio).

3.
IV COLÓQUIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO CESC/UEMA.MULHERES, ETNICIDADE E PODER. 2018. (Outra).

4.
VIII SEMANA DE PEDAGOGIA: MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO.EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A formação pedagógica voltada para as abordagens étnicas e de gênero. 2018. (Seminário).

5.
V SIMPÓSIO DE HISTORIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA.A IMPONÊNCIA ARQUITETÔNICA DA CIDADE DE CAXIAS NO INICIO DO SÉCULO XIX. UMA RELAÇÃO DE PODER ENTRE AS CLASSES SOCIAIS. 2018. (Simpósio).

6.
IV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA.Na cozinha, nas ruas e nas fábricas. Lugares de articulação e combate das mulheres negras caxienses entre as décadas de 1930 a 1970. 2015. (Simpósio).

7.
XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.OS "LUGARES" DAS MULHERES CAXIENSES E SUAS RELAÇÕES DE PODER NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 30 A 70. 2015. (Simpósio).

8.
XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2015. (Simpósio).

9.
CIÊNCIA & VIDA.? A Extensão Universitária como locus da Universidade?. 2013. (Encontro).

10.
CIÊNCIA E VIDA.EDUCAÇÃO, INTEGRAÇÃO E INTERATIVIDADE. 2013. (Encontro).

11.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL-CORPOS,IDENTIDADE DE GÊNERO E HETERONORMATIVIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO.O EFEITO PANDÓRICO NO BRINCAR DAS MENINAS NEGRAS EM CAXIAS E SÃO LUÍS DO MARANHÃO. 2013. (Simpósio).

12.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL-CORPOS,IDENTIDADE DE GÊNERO E HETERONORMATIVIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO. 2013. (Simpósio).

13.
5ª JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2012. (Encontro).

14.
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Educação e Sustentabilidade Social para a Erradicação da Pobreza. 2012. (Encontro).

15.
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. 2012. (Encontro).

16.
VII CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORE/AS NEGROS/AS. As Adversidades Culturais vividas por Mulheres Negras Professoras na Formação Profissional e na docência. 2012. (Congresso).

17.
IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Histórias de Vida de Professor/as. Os caminhos de aprendiz na profissão. 2010. (Congresso).

18.
VI Congresso Nacional dos Pesquisadores(as) negros(as) COPENE. Brinquedos ,brincadeiras e as abordagens étnico-raciais e de gênero. 2010. (Congresso).

19.
III Encontro Internacional de Pesquisadores de Políticas Educativas. 2008. (Encontro).

20.
II Seminário Internacional,Enfoques Feministas e o Século XXI ,Feminismo e Universidade na América Latina.GRAÚNAS, ECOS QUE SE MULTIPLICAM: MULHERES NEGRAS DISCUTINDO AUTONOMIA À LUZ DE SUAS VIVÊNCIAS.. 2008. (Encontro).

21.
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2008. (Encontro).

22.
V Congresso Internacional de Educação -Pedagogia (entre) lugares e saberes. 2007. (Congresso).

23.
V Congresso Internacional de Educação - Pedagogia (entre) lugares e saberes. Entre o Popular e o Público: Implicações na Educação.. 2007. (Congresso).

24.
VII RAM- Reunião de Antropologia do Mercosul. 2007. (Outra).

25.
V Jornada de Estudos Afro-Brasileiros " Trabalho e Educação".Organizações Negras e Ações Educativas. 2007. (Outra).

26.
V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: desafios e perspectivas dos grupos de pesquisa no contexto acadêmico.. 2007. (Seminário).

27.
XI Encontro Estadual de Teologia Feminista- Teologia feminista em Diálogo. 2007. (Encontro).

28.
XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: Territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).

29.
Curso de Produção textual: A Literatura infantil e a criança de 2 a 6 anos. 2005. (Encontro).

30.
Seminário de Elaboração do Plano de Ação da UEMA (2003-2006). 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZEVEDO,Cleia Maria Lima ; SILVA, R. L. E. ; SANTOS, E . IV COLÓQUIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO CESC/UEMA. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, E. Ampliando Conhecimentos: O prazer de aprender e conhecer. 2013. (Outro).

3.
SANTOS, E. I Semana Acadêmica do Centro de Estudos Superiores de Zé Doca-CESZD/UEMA. 2009. (Outro).

4.
SANTOS, E. Leitura: Do letramento à compreensão da realidade. 2002. (Outro).

5.
SANTOS, E. A Produção do conhecimento na Universidade. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Professoras e professores do ensino fundamental. Curso de Formação de Tutores. Início: 2004. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JÚLIO ROMÁRIO DA SILVA. ADOÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NO DISTRITO FEDERAL: O FILTRO RACIAL NO PROCEDIMENTO DE ADOÇÃO.. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E JURISDIÇÃO) - ESCOLA DA MAGISTRATURA DO DISTRITO FEDERAL. Orientador: Elizete Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JEILSON DE OLIVEIRA MOISÉS. A ATUAÇÃO DA MULHER NEGRA NA DOCÊNCIA NO ENSINO DE 1º AO 5º ANO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SÓTER-MA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

2.
JESUS FRANCISCA DA SILVA. DISCUTINDO O ACESSO DOS (AS) ACADÊMICOS (AS) NEGROS (AS) NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA POLÍTICA DE COTAS NO CESC ? UEMA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

3.
Joselia da Silva Araujo e Luana Morais da Silva. Leitura na terceira idade: uma fonte de autoestima para os idosos (as) do Centro de Convivência Cangalheiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

4.
ANTONIA RODRIGUES SOARES. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA DO (A) PROFESSOR (A) NEGRA: cenários históricos e culturais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

5.
Gardeane da Silva Sobrinho. ANALISE DE IMAGENS DO FENÔMENO BULLYING NOS LIVROS PARADIDÁTICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

6.
DANIELE OLIVEIRA SOARES. DISCUTINDO A IDENTIDADE ÉTNICA DE ALUNOS/AS NEGROS/AS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

7.
Antonia S. Conceição,Mário C. M. Soares, Nelciane R. Silva. Histórias de Vida de Professores/as do Ensino Fundamental como Estratégias Metodológicas do Processo ensino-aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

8.
Maria do Socorro dos Santos Passos. O Brincar numa abordagem étnico /racial e de gênero com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Benedito Sabak. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

9.
Irlandia Oliveira de Sousa. Formação Pedagógica:Uma Análise discussiva dos processos avaliativos realizados no contexto da Unidade Escolar Pedro Calmon.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

10.
Lenilce Ionara Andrade Pontes Amorim. Análise do Racismo nas imagens dos livros didáticos de Língua Portuguesa do 5º ano Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

11.
Maria Leonilde de Sousa Araújo/ Mirella Rodrigues da Silva/. EJA E ARTE: A motivação como ferramenta em benefício da aprendizagem de jovens e adultos da Escola mal Dr. José Ribamar de Matos -Bela Vista _MA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

12.
Williane de Fátima Vieira Batista. Exploração Sexual: Adolescentes que no século XXI são prostituíd@s na idade escolar entre 11 e 17 anos no Estado do Maranhão.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

13.
Iracelma Carvalho Abreu / Lígia Gardênia Siqueira Alves /. BRINQUEDOTECA: Espaço lúdico que desenvolve o aprendizado nas séries do primeiro ao terceiro períodos da Pré-Escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

14.
Ludjana de Fátima Araújo Ribeiro / Paula da Silva Morgado. ARTE E EDUCAÇÃO: A Arte como princípio norteador das atividades recreativas das crianças do 3º período da Escola Mãe Preta no Município de Santa Inês-MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

15.
Ana Cristina Alencar/ Audivânia de A. Porto/ Bianca Silva. A Psicomotricidade na Pré-escola: Jogo, brinquedo e brincadeira no desenvolvimento psicomotor das crianças de 4 a 6 anos na Escola Reino Infantil em Bom Jardim_MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.

16.
Ana Lúcia Costa Mendonça. Educação e Afetividade: Um resgate à auto-estima dos discentes do 3º ciclo do Ensino Fundamental co C.E.E.F e M. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Elizete Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, E. As Experiências Formadoras das Mulheres Negras Professoras: um olhar especial para os lugares de aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZEVEDO,Cleia Maria Lima ; SILVA, R. L. E. ; SANTOS, E . IV COLÓQUIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO CESC/UEMA. 2018. (Outro).



Outras informações relevantes


Sócio-fundadora da Sociedade Negra Quilombola de Caxias-MA, vinculada ao Centro de Cultura Negra do Maranhão.
Tem experiência na área de currículo, formação de professores, mulheres e étnico racial.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 19:48:29