Cayo Vinicius Honorato da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8539725380344782
  • Última atualização do currículo em 05/01/2019


Professor Adjunto no Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais; orientador de mestrado credenciado no Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, com pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural, no âmbito das relações entre as artes e a educação; as conjunções e disjunções entre as artes e a educação; as relações entre arte, educação e política. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP), na linha de Filosofia e Educação, com estágio na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada (UGR), Espanha; mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de Cultura e Processos Educacionais; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. É vice-líder do grupo Mediação em Arte e Cultura: Teorias e Práticas, cadastrado no CNPq. Integra a rede Another Roadmap for Arts Education desde 2015. É pesquisador associado do Centre for the Study of the Networked Image (CSNI) da London South Bank University (LSBU), Reino Unido, desde 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cayo Vinicius Honorato da Silva
Nome em citações bibliográficas
HONORATO, Cayo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Departamento de Artes Visuais.
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31076314
URL da Homepage: http://www.ida.unb.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A formação do artista: conjunções e disjunções entre arte e educação, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Celso Fernando Favaretto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: arte; educação; política; diferenciação; dessubjetivação.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A ir-realidade dos aspectos intersubjetivo e não-lógico constitutivos do estético,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dr. Ildeu Moreira Coêlho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: estética; intersubjetividade; criação; arte; formação.
2002 - 2003
Especialização em Arte Contemporânea.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O visível tornado legível: o entrelaçamento da arte à linguagem.
Orientador: Ms. Carlos Sena Passos.
1997 - 2000
Graduação em Artes Visuais.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
London South Bank University, LSBU, Inglaterra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2014 - 2014
Pierre Bourdieu e o mundo social, com R. Chartier. (Carga horária: 15h).
Sesc São Paulo/ Centro de Pesquisa e Formação, SESC-SP/ CPF, Brasil.
2013 - 2013
Público de Museus e Estudos de Recepção. (Carga horária: 60h).
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, MAE-USP, Brasil.
2009 - 2009
Estágio Doutoral - PDEE.
Universidade de Granada, UGR, Espanha.
2008 - 2008
Preparación para el DELE Intermedio. (Carga horária: 30h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2006 - 2006
Educação Democrática.
Instituto Lumiar, IL, Brasil.
2006 - 2006
Seis Lições sobre a Ilustração.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH/USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Fotografia e Arte Contemporânea.
Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
2005 - 2005
Reflexão e Sistema em Kant.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH/USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DECANATO DE GESTÃO DE PESSOAS ATOS DE 10 DE JULHO DE 2017 O DECANO DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo Ato da Reitoria n. 514, publicado no DOU n. 81, Seção 2, de 28 de abril de 2017, e de acordo com a competência que lhe foi delegada por meio do Ato da Reitoria n. 304, de 23 de março de 2017, publicado no DOU n. 58, Seção 2, de 24 de março de 2017, resolve: Nº 2.883 - Designar o servidor Cayo Vinicius Honorato da Silva para exercer a função de Coordenador de Graduação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/Diurno (FCC).

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais junto ao Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA).

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador no curso de especialização à distância em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas.

Atividades

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes Visuais, Universidade, .

03/2014 - 12/2015
Ensino, Abi - Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Artística
03/2015 - 07/2015
Ensino, Abi - Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Artes Plásticas 1
04/2014 - 05/2015
Direção e administração, Departamento de Artes Visuais, Galeria Espaço Piloto.

Cargo ou função
Coordenador.
09/2014 - 04/2015
Direção e administração, Departamento de Artes Visuais, .

Cargo ou função
Coordenador pedagógico da UAB-VIS.
04/2014 - 08/2014
Direção e administração, Departamento de Artes Visuais, Universidade Aberta do Brasil.

Cargo ou função
Coordenador de estágio.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Abi - Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Artes Plásticas 2
10/2005 - 01/2006
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de monografias

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Professor designado dos cursos de Licenciatura em Educação Artística e Bacharelado em Artes Plásticas da Escola Guignard da UEMG, com carga horária de 40h semanais, ministrando as disciplinas: (1) Tópicos de Mediação Educacional da Arte, de julho de 2011 a dezembro de 2012; (2) Orientação de TCC, de janeiro a junho de 2012; e (3) Crítica de Arte, de julho a dezembro de 2012.

Atividades

07/2012 - 12/2012
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica de Arte
08/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Guignard da UEMG, .

Cargo ou função
Integrante do Comitê Editorial da Revista Fólio da Pós Graduação da Escola Guignard.
06/2011 - 12/2012
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Mediação Educacional da Arte
08/2012 - 09/2012
Ensino, Artes Plásticas e Contemporaneidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Dimensões Político-Educacionais das Práticas Artísticas Contemporâneas
01/2012 - 06/2012
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de TCC
01/2012 - 06/2012
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC
01/2012 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Guignard da UEMG, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão pela Reforma Curricular dos cursos de graduação da Escola Guignard.
02/2012 - 03/2012
Ensino, Mediação em Arte, Cultura e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mediação, Crítica e Curadoria

Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor de especialização, Carga horária: 1
Outras informações
Professor do módulo Ação e Mediação Cultural em Exposições, na especialização em Artes Visuais.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2002 - 02/2003
Ensino, Bacharelado Em Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Programação Visual
Desenho Artístico I

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 15


Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: contratado
Outras informações
Acompanhar a preparação e produção dos trabalhos dos artistas selecionados a serem expostos no Programa de Exposições de 2011; produzir textos para o folder de divulgação e catálogo do Programa; indicar os artistas que receberão o Prêmio Aquisição e o de Residência Artística.


Instituto Cultural Tomie Ohtake, ICTO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3
Outras informações
professor de ensino contemporâneo de artes em curso de formação de professores


Oficina Cultural Oswald de Andrade, OCOA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: coordenador de projeto, Carga horária: 3
Outras informações
coordenador de grupo de estudos e ciclo de palestras sobre a formação do artista, tendo como convidados: Ana Maria Tavares, Celso Favaretto, Eduardo Brandão e Alécio Rossi Filho.


Paço das Artes, PA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 20


Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: funcionário temporário, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 1

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Letreiros Cinematográficos

Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 36

Atividades

10/2006 - 01/2007
Serviços técnicos especializados , Setor de Ação Educativa, .

Serviço realizado
educador na exposição Impressões Originais.

Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 36

Atividades

07/2006 - 09/2006
Serviços técnicos especializados , Setor de Ação Educativa, .

Serviço realizado
educador na exposição Emoção Art.ficial 3.0.

Escola Internacional Lumiar, EIL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 5

Atividades

08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho de Palavras

EXO Experimental Org., EXO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Assistente de Projetos, acompanhando artistas residentes, revisando, traduzindo e distribuindo publicações, etc.

Atividades

10/2005 - 03/2006
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Assistência de projetos.

Colégio Friburgo, CF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: contrato temporário, Carga horária: 5

Atividades

09/2005 - 11/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho e Ilustração
Design Gráfico


Linhas de pesquisa


1.
História e Teoria da Educação em Artes Visuais
2.
Educação, Arte, Cultura e Mediação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos
Descrição: Situando-se no campo da educação em museus e exposições de arte, assim como da mediação em arte e cultura, este projeto pretende identificar, descrever, interpretar e discutir de que modo os públicos se apropriam (ou têm historicamente se apropriado) das ofertas culturais em geral, entendendo essas apropriações, usos e/ou visualidades como práticas culturais específicas. Interessa-nos pensar as apropriações que não apenas correspondem a abordagens tradicionais dos Estudos de Públicos -- que invariavelmente limitam os públicos a visitantes --, mas que também manifestam uma dimensão político-imaginária -- eventualmente contrapública (Warner) -- da atuação dos públicos. Para tanto, uma variedade de instrumentos metodológicos deverá ser empregada e desenvolvida (pesquisa bibliográfica e documental, observação, etnografia, entrevistas), tendo por referencial teórico os estudos culturais (Canclini; Hall; Martín-Barbero; Willis), os estudos do cotidiano (Certeau), a sociologia da arte (Heinich), a museologia pós-crítica (Dewdney, Dibosa & Walsh), entre outras fontes. Convém sublinhar que, em relação ao campo da mediação cultural, o projeto não se interessa nem pelos indivíduos nem pelas instituições isoladamente, mas sim por uma certa ''sequência dos elementos'' (Latour).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cayo Vinicius Honorato da Silva - Coordenador / Yuri Sousa Farias - Integrante / Narla Skeff - Integrante / Danilo Alberto Gonzaga Piermatei - Integrante / Wandré da Costa Silva - Integrante / Maria Eduarda Pontes e Pontes - Integrante / Maya Moreno Macario - Integrante / Vanessa Santos Ventura - Integrante.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 11
2014 - Atual
Arte e educação em tempos de hiperprodução cultural distribuída
Descrição: Situando-se no campo da história e da teoria da educação em artes visuais, este projeto pretende construir articulações entre problemas marcadamente transdisciplinares, que emergem no campo politicossocial, e questões de teoria e história do ensino da arte, para então perguntar quais têm sido as implicações da hiperprodução cultural distribuída para as artes visuais e a educação. No campo da educação em artes visuais, a interdisciplinaridade tem sido concebida, contraditoriamente, como um processo interacional centrado nas artes. Assim, ela não necessariamente se deixa atravessar pelos problemas emergentes, que muitas vezes excedem aquele contexto, demonstrando finalmente a insuficiência das disciplinas, certificados, titulações. Assim, aquilo que chamamos de hiperprodução cultural distribuída nos remete tanto à proposta de Michel de Certeau (2012 [1969]), de que a universidade se transformasse em um laboratório que produz cultura de massa, ''ao proporcionar métodos a questões e necessidades'', quanto à imbricação conflitiva entre diferentes registros culturais (populares, massivos, eruditos), em um processo que Jesús Martin-Barbero (2009 [1995]) chamou de massificação estrutural da sociedade. Mais recentemente, tal fenômeno pode se referir a uma politização cultural dos setores periferizados, associada à emergência de processos criativos específicos, cada vez mais abertos e interdependentes, a partir da popularização dos meios de produção cultural. Mas também à emergência dos não especialistas, com a popularização das mídias sociais, em meios às guerras culturais em curso, num processo que tende a reformular o conceito de contrapúblicos, em sentido não necessariamente progressista.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Concepções de Públicos do Circuito Cultural Praça da Liberdade
Descrição: De que modo o Circuito Cultural Praça da Liberdade (Belo Horizonte) concebe seus destinatários? O que são para ele o cidadão, os visitantes, a população ? para citar alguns termos que constam no web site do projeto? Isto é, para além de reconhecê-los como entidades empíricas, mensuráveis por estatísticas, de que modo o próprio discurso do Circuito os produz, por exemplo, enquanto carentes ou beneficiários disso ou daquilo? Além disso, de que modo ele traça ou retraça as relações entre o público e o privado? Que espaço público, afinal, ele concebe e dispõe? Este projeto pretente investigar as concepções de públicos do Circuito Cultural Praça da Liberdade, como um estudo de caso, num entrecruzamento particular de certas áreas e questões: (a) o desaparecimento dos públicos pelos setores educativos; (b) uma "tradição" teórica sobre a esfera pública; (c) estudos emergentes sobre a economia e os públicos da cultura.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cayo Vinicius Honorato da Silva - Coordenador / Pompéa Auter Tavares - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
PRUMEX - Programa Público de Mediação Extrainstitucional da CAL/UnB
Descrição: Por meio da implementação de um "programa educativo" na CAL/UnB, propõe-se aqui fazer e pensar a mediação cultural como uma prática educacional, documentária, extrainstitucional e pós-crítica, voltada para o que se produz nas ?zonas de contato? (Clifford) dessa instituição, entre as chamadas "autoridades culturais" e as culturas distribuídas que atuam na CAL e seus arredores, tendo por referência a pesquisa desenvolvida por Dewdney, Dibosa e Walsh (2012) em torno do conceito de Museologia Pós-crítica. Embora a plataforma Lattes não permita o registro de mais de um coordenador, este projeto é coordenado simultaneamente pelos professores Adriana Macedo, Cayo Honorato e Cristina Dunáeva..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Cayo Vinicius Honorato da Silva - Coordenador / Adriana Mattos Clen Macedo - Integrante / Cristina Antoniovena Dunáeva - Integrante / Anyelle Amarante dos Santos - Integrante / Barbara Lima Itacaramby - Integrante / Beatriz Soares de Souza - Integrante / Bruno Araujo Lopes - Integrante / Caio Fernandes Jinkings - Integrante / Caio Handel Guimarães de Salles Coutinho - Integrante / Dércio Luiz Monteiro Barros - Integrante / Flávia da Costa Ferreira Mendonça - Integrante / Isadora de Lima Branco - Integrante / Luana Barcellos Pereira Ribeiro - Integrante / Maira Soares Galvão - Integrante / Marcelo da Silva Santiago - Integrante / Mariana de Sousa Santos - Integrante / Rafaella Lassance Lima Costa - Integrante / Synara Freire da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade de Brasília - Bolsa.
2014 - 2014
IdAs e Vindas: diálogos artísticos
Descrição: IdAs e Vindas é um programa que integra projetos do Instituto de Artes (IdA) da UnB e que estabelece diálogos através de produções artísticas em suas perspectivas de fazer, refletir e difundir, entre as comunidades nas quais se localizam os novos campi da Universidade de Brasília (Gama, Ceilândia e Planaltina) e o conjunto de docentes e discentes dessas áreas de saberes, do campus Darcy Ribeiro. A produção cultural do Instituto de Artes, composto pelos Departamentos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Desenho Industrial é compartilhada com o público a partir da articulação da produção em arte e sua contextualização e reflexão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Cayo Vinicius Honorato da Silva - Integrante / Izabela Costa Brochado - Coordenador / Cecilia de Almeida Borges - Integrante / Alexandre Araújo Antunes - Integrante / Juliano Serra Barreto - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia e Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ensino da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Mediação Cultural.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
IV Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas (menção honrosa), Fundação Joaquim Nabuco.
2005
Prêmio aquisição de trabalho de arte, CELG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HONORATO, Cayo2018HONORATO, Cayo. Discursos de autolegitimação do ensino da arte: alguns problemas histórico-conceituais. ISSN: 2357-9854 (Qualis B1 - Artes). REVISTA GEARTE, v. 05, p. 539-551, 2018.

2.
HONORATO, Cayo2017HONORATO, Cayo. Decisão inicial, indeterminação final. ISSN: 2448-1246 (Qualis B5 - Artes). METAgraphias, v. 2, p. 63-67, 2017.

3.
HONORATO, Cayo2016HONORATO, Cayo. Políticas do imaginário: História, educação e cultura visual. ISSN: 1984-9605 (Qualis B3 - Artes). FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 8, p. 38-62, 2016.

4.
HONORATO, Cayo2016HONORATO, Cayo. Aprender con los públicos. ISNN: 2145-6399. Revista Errata, v. 16, p. 78-99, 2016.

5.
HONORATO, Cayo2015 HONORATO, Cayo. Mediação extrainstitucional. ISSN 2238-5436. (Qualis B1 - Artes). Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 03, p. 205-220, 2015.

6.
HONORATO, Cayo2014HONORATO, Cayo; PINTO, Viviane . Cultura ou criatividade: impasses conceituais no PSEC/ MinC/ Brasil. ISSN 2238-958X. Dazibao, v. 01, p. 88-93, 2014.

7.
HONORATO, Cayo2014HONORATO, Cayo. Notas sobre a mediação extrainstitucional. ISSN: 1982-856X. revista Urbânia, v. 01, p. 241-243, 2014.

8.
HONORATO, Cayo2013HONORATO, Cayo. Status e funções da mediação educacional da arte. ISSN 2318-4647. Periódico Permanente, v. 2, p. (online), 2013.

9.
HONORATO, Cayo2013HONORATO, Cayo. Aspectos político-educacionais das práticas artísticas. ISSN 2318-4647. Periódico Permanente, v. 2, p. (online), 2013.

10.
HONORATO, Cayo2013HONORATO, Cayo; DINIZ, Clarissa ; MANESCHY, Orlando ; HERKENHOFF, Paulo . Contrapensamento selvagem. ISSN 2318-4647. Periódico Permanente, v. 2, p. (online), 2013.

11.
HONORATO, Cayo2012HONORATO, Cayo; HELGUERA, Pablo . Cruzando fronteiras entre educação, arte e política: o projeto da Escuela Panamericana del Desasosiego. ISSN 2318-4647. Periódico Permanente, v. 1, p. (online), 2012.

12.
HONORATO, Cayo2009HONORATO, Cayo. Mediação na arte contemporânea: posições entre sistemas de valores adversos. ISSN 1983-2842. (Qualis B5 - Artes/Música). Marcelina (São Paulo), v. 03, p. 52-68, 2009.

13.
HONORATO, Cayo2009HONORATO, Cayo; CAMNITZER, L. . A arte como atitude - entrevista com Luis Camnitzer. ISSN 0103-7269. (Qualis A2 - Artes/Música). Porto Arte (UFRGS), v. XVII, p. 147-155, 2009.

14.
HONORATO, Cayo2008HONORATO, Cayo. A arte como atitude - entrevista com Luis Camnitzer. ISSN 1415-2681. (Qualis B1 - Artes/Música). Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso), v. 01, p. 76-85, 2008.

15.
HONORATO, Cayo2008HONORATO, Cayo. O começo como endereçamento: notas proviórias e indébitas. ISSN 1983-9960. (Qualis C - Artes/Música). Diálogos Entre Arte e Público, v. 01, p. 143-146, 2008.

16.
HONORATO, Cayo2007 HONORATO, Cayo. Expondo a mediação educacional: questões sobre educação, arte contemporânea e política. ARS (SÃO PAULO), v. 5, p. 116-127, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RESENDE, Lou de (Org.) ; TASCA, Fabiola (Org.) ; HONORATO, Cayo (Org.) ; FRANCO, Maiza (Org.) ; LAGE, Celina (Org.) ; COSTA, Alexandre R. (Org.) ; PAES, Priscila (Org.) . Caminhos desconhecidos: olhares diversos sobre a arte contemporânea. 01. ed. Belo Horizonte: Editora da UEMG, 2018. v. 01. 179p .

2.
FRIEDL, Peter ; NOBRE, Ligia ; HONORATO, Cayo . Working at Copan/ Trabalhando no Copan. 01. ed. Berlin: Sternberg Press, 2007. v. 01. 256p .

Capítulos de livros publicados
1.
HOFF, M. ; HONORATO, Cayo . Mediação não é representação: uma conversa. In: Renata Cervetto; Miguel A. López. (Org.). Agite antes de usar: deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina. 1aed.São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018, v. , p. 167-181.

2.
HONORATO, Cayo. A educação de Fragonard. In: Adriano Pedrosa; Luciano Migliaccio. (Org.). Entre nós: antologia ? a figura humana no acervo do MASP. 1ed.São Paulo: MASP, 2017, v. , p. 100-106.

3.
HOFF, M. ; HONORATO, Cayo . Mediación no es representación: una conversación. In: Renata Cervetto; Miguel A. López. (Org.). Agítese antes de usar: desplazamientos educativos, sociales y artísticos en América Latina.. 01ed.Buenos Aires: MALBA, 2016, v. 01, p. 155-168.

4.
HONORATO, Cayo. Unrepentant populism. In: Galit Eilat; Nuria Enguita Mayo; Charles Esche; Pablo Lafuente; Luiza Proença; Oren Sagiv; Benjamin Seroussi. (Org.). Making Biennials in contemporary times: essays from the World Biennial Forum n. 02. 01ed.Amsterdam; São Paulo: Biennial Foundation; Fundação Bienal de São Paulo; Instituto de Cultura Contemporânea, 2015, v. , p. 143-151.

5.
HONORATO, Cayo. Reivindicar menos, desafiar mais: modalidades da crítica na contidonãocontido, um experimento de curadoria, mediação e arte. In: Clarissa Diniz de Moura. (Org.). contidonãocontido. 01ed.Recife: Ideário, 2015, v. , p. 61-69.

6.
HONORATO, Cayo. Os públicos em toque-me. In: Eduardo Salvino. (Org.). toque-me. 01ed.Belo Horizonte: Crivo Editorial, 2015, v. , p. 21-23.

7.
HONORATO, Cayo. Levar e ser levado. In: Benedikt Wiertz. (Org.). Laboratório de experiências e vivências estético-sensoriais no âmbito da arte, da cultura e da educação. 01ed.Belo Horizonte: s. n., 2014, v. , p. 09-13.

8.
VICTORIO FILHO, A. ; RAMOS, C. S. ; HONORATO, Cayo ; FONTANA, Elaine ; KUNSCH, Graziela ; SINGER, Helena ; BARRETO, J. M. M. ; PACHECO, José ; KELIAN, Lilian L. . 'Bastará que os educadores se interroguem'. In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Catálogo da 31a Bienal de São Paulo - Como (...) coisas que não existem. 01ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. , p. 201-211.

9.
HONORATO, Cayo. Mediação como [prática documentária]. In: Centro Cultural São Paulo. (Org.). #sou público: ações educativas para a convivência no espaço público. 01ed.São Paulo: CCSP, 2013, v. 01, p. 110-119.

10.
HONORATO, Cayo. Defasagens e contrapontos: relato sobre minha consultoria para o educativo da exposição Museu Revelado. In: Museu de Arte da Pampulha. (Org.). Museu Revelado. 01ed.Belo Horizonte: Museu da Pampulha, 2013, v. 01, p. 54-62.

11.
HONORATO, Cayo; WINTER, R. . Como Estar no Dissenso? Sobre a. In: SHWAFATY, Beto [et. al.]. (Org.). Livro para Responder. 01ed.São Paulo: Capacete Entretenimentos, 2012, v. 01, p. 01-22.

12.
HONORATO, Cayo. Mediação para a Autonomia?. In: FONTES, Adriana; GAMA, Rita. (Org.). Reflexões e experiências: Coleção Arte & Tecnologia: 1o Seminário Oi Futuro: Mediação em Museus: Arte e Tecnologia.. 1ed.Rio de Janeiro: Oi Futuro; Livre Expressão, 2012, v. 01, p. 48-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HONORATO, Cayo. (Des)integrações das artes nas ocupações. ISSN: 2238-0272. In: 16o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#16.ART), 2017, Brasília. artis intelligentia: Imaginar o Real. Brasília; Goiânia: UnB; UFG, 2017. v. 16. p. 30-37.

2.
HONORATO, Cayo. Visitantes x Públicos Atuantes. In: 15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART), 2016, Brasília. 15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART): arte, ação e participação. Brasília: UnB, 2016. v. 01. p. 01-07.

3.
HONORATO, Cayo. Educação perguntadora. In: 24º Encontro Nacional da ANPAP, 2015, Santa Maria. Anais [recurso eletrônico] do 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Santa Maria: ANPAP; PPGART/UFSM; PPGAV/UFRGS, 2015. p. 684-696.

4.
HONORATO, Cayo. Visualidades indígenas das imagens cristãs. In: ViII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2015, Goiânia. Arquivos, memórias, afetos. Goiânia: UFG, 2015. p. 522-532.

5.
HONORATO, Cayo. Transmissão da vida, vivência da tradição. In: XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2014, Belo Horizonte. Anais do XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas [recurso eletrônico]: ecossistemas artísticos. Belo Horizonte: ANPAP; Programa de Pós-graduação em Artes - UFMG, 2014. p. 417-433.

6.
HONORATO, Cayo. A formação do artista-educador, aproximadamente. In: VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2014, Goiânia. Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: FAV/ UFG, 2014. p. 522-532.

7.
HONORATO, Cayo. Aprendendo tudo outra vez: arte contemporânea e educação. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2013, Goiânia. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: FAV-UFG, 2013. p. 1121-1130.

8.
HONORATO, Cayo. A formação de mediadores e um currículo da mediação. In: 22o Encontro Nacional da ANPAP, 2013, Belém. Ecossistemas estéticos. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA, 2013. p. 1050-1061.

9.
HONORATO, Cayo. MSX x __X: Imagens Digitais como Dispositivos de Mediação. In: XI Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2012, Brasília. 10.art. Brasília: UnB, 2012. v. 1. p. 1-12.

10.
HONORATO, Cayo. Usos, Sentidos e Incidências da Mediação/ Questões de Vocabulário. In: XXI Encontro Nacional da ANPAP, 2012, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online). Rio de Janeiro: ANPAP, 2012. v. 1. p. 738-749.

11.
HONORATO, Cayo. Marés Alternadas das Artes na Educação. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2012, Goiânia. Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG/ FAV, 2012. p. 893-901.

12.
HONORATO, Cayo. Arte para o público: comédia ou tragédia da mediação. In: Encontro da ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. Subjetividade, utopias e fabulações. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. p. 338-351.

13.
HONORATO, Cayo. É possível ensinar alguém a ser artista? (A história de uma pergunta). In: Encontro Regional da ANPAP, 2010, Rio de Janeiro. [Des]limites da arte: reencantamentos, impurezas e multiplicidades.. Rio de Janeiro: ANPAP, 2010. p. 01-10.

14.
HONORATO, Cayo. Mediação e Sistema da Arte. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2010, Cachoeira. Anais do 19o Encontro da ANPAP. Salvador: EDUFBA, 2010. p. 2004-2010.

15.
HONORATO, Cayo. A formação do artista no Brasil: uma problemática em formação?. In: XVII Encontro Nacional da ANPAP: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008, Florianópolis. Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. Florianópolis: UDESC, 2008. p. 992-1000.

16.
HONORATO, Cayo. A formação do artista pela autonomia estética. In: XVI Encontro Nacional da ANPAP, 2007, Florianópolis. Anais do XVI Encontro Nacional da ANPAP. Florianópolis: Clicdata Multimídia, 2007.

17.
HONORATO, Cayo. Nota sobre as condições possibilitadoras do estético. In: XIV Encontro Nacional da ANPAP, 2005, Goiânia. Anais do XIV Encontro Nacional da ANPAP. Goiânia: ANPAP, 2005. v. 01. p. 100-109.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HONORATO, Cayo; PINTO, Viviane . Culture or Creativity? Conceptual Deadlocks in SCEP/ MinC, Brazil. In: VII International Conference on Cultural Policy Research, 2012, Barcelona. Culture Politics and Culture Policies. Barcelona: University of Barcelona, 2012. p. 75-75.

Apresentações de Trabalho
1.
HONORATO, Cayo. A mediação cultural em meio às controvérsias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
HONORATO, Cayo. Post-critical Education in Art Museums: notes on a project. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FONTANA, Elaine ; HONORATO, Cayo ; KELIAN, Lilian L. . Escuta, neutralidade e produção do comum. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
HONORATO, Cayo. Discursos de Autolegitimação do Ensino da Arte no Brasil: Alguns Problemas Históricos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
HONORATO, Cayo. Mediação cultural em meio às controvérsias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
HONORATO, Cayo. Discursos de autolegitimação do ensino de arte: alguns problemas históricos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BITTENCOURT, Renata ; HEITOR, Gleyce K. ; HONORATO, Cayo . Perspectivas para a Educação em Museus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
HONORATO, Cayo. Discursos de Autolegitimação do Ensino da Arte no Brasil: Alguns Problemas Históricos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HONORATO, Cayo. A Educação Faz Tudo (1775-80), de Fragonard.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
HONORATO, Cayo. Intergrações nas artes/ Artes das ocupações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HONORATO, Cayo. Discursos de autolegitimação do ensino de arte no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
HONORATO, Cayo. A mediação como questão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
HONORATO, Cayo. O que as instituições podem aprender com os públicos?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
HONORATO, Cayo. A escola livre: processos e conceituação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
HONORATO, Cayo. Visitantes versus Públicos Atuantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
HONORATO, Cayo. Ocupações contra o Golpe: Práticas Político-Culturais da Juventude Auto-organizada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
HONORATO, Cayo. Mediação, museu e educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
HONORATO, Cayo. Os públicos em toque-me (2015). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
HONORATO, Cayo. Reivindicar menos, desafiar mais: modalidades da crítica na contidonãocontido, um experimento de curadoria, mediação e arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
HONORATO, Cayo. Notas perecíveis sobre problemas que não existem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
HONORATO, Cayo. Mediación extrainstitucional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
HONORATO, Cayo. Do que falamos quando falamos de mediação?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
HONORATO, Cayo. A formação do artista-educador, aproximadamente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
HONORATO, Cayo. Mediação extrainstitucional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
HONORATO, Cayo. Mediação cultural: história e atualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
HONORATO, Cayo. Políticas culturais para/pela mediação cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
HONORATO, Cayo. Populismo impenitente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
HONORATO, Cayo. A aplicação da arte contemporânea na prática pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
HONORATO, Cayo. Projeto Educativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
HONORATO, Cayo. Concepções de Públicos da Mediação Cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
HONORATO, Cayo. Reivindicar menos, desafiar mais: modalidades da crítica na contidonãocontido, um experimento de curadoria, mediação e arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
HONORATO, Cayo. O que exatamente você faz, quando faz ou pensa fazer mediação?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
HONORATO, Cayo; PINTO, Viviane . Cultura ou criatividade: impasses conceituais no PSEC/ MinC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
HONORATO, Cayo. Transmissão da vida, vivência da tradição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
HONORATO, Cayo; PINTO, Viviane . Culture or Creativity: conceptual deadlocks in PSEC/ MinC/ Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
HONORATO, Cayo. Mediação para a Autonomia?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
HONORATO, Cayo. Educação e Arte em Museus: a Formação de Mediadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
HONORATO, Cayo; TAVARES, Pompéa A. . Concepções de Públicos do Circuito Cultural Praça da Liberdade/ Imagens Digitais como Dispositivos de Mediação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
HONORATO, Cayo. Concepções de Públicos dos Educativos no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
HONORATO, Cayo. Usos e Sentidos da Mediação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
HONORATO, Cayo. A Mediação na Arte Contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
HONORATO, Cayo. Marés Alternadas da Arte na Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
HONORATO, Cayo. Arte para o Público: Comédia ou Tragédia da Mediação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
HONORATO, Cayo. A Formação do Artista para Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
HONORATO, Cayo. Arte para o Público, Arte pelo Público: Mediação Cultural em Questão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
HONORATO, Cayo. Especificidades de la Participación en el Arte Contemporáneo en Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
HONORATO, Cayo. Mediação Educacional e Sistema da Arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
HONORATO, Cayo. Mediação Educacional, Arte Contemporânea e Política. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
HONORATO, Cayo. Ensino Contemporâneo de Arte Contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
HONORATO, Cayo. Aspectos Político-Educacionais das Práticas Artísticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
HONORATO, Cayo. Uma troca de experiências. In: FARIA, Tales Bedeschi (org.). Mediação: diálogos expandidos em educação. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura, 2015 (ensaio).

2.
HONORATO, Cayo. Alberto da Veiga Guignard (1). São Paulo: MAC-USP, 2015 (ensaio).

3.
HONORATO, Cayo. Alberto da Veiga Guignard (2). São Paulo: MAC-USP, 2015 (ensaio).

4.
HONORATO, Cayo. Possibilidades da 'mediação em arte'. São Paulo: CCSP, 2014 (texto crítico).

5.
HONORATO, Cayo; CASS, Rodrigo . Mudanças em concreto. São Paulo: CCSP, 2014 (entrevista).

6.
HONORATO, Cayo. Quem se lembrará?. São Paulo: CCSP, 2014 (texto crítico).

7.
HONORATO, Cayo. Mediação e democracia cultural. São Paulo: Sesc São Paulo, 2014 (ensaio).

8.
HONORATO, Cayo. Dos 'públicos no plural' a uma pluralidade das concepções de públicos. São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, 2014 (relato).

9.
HONORATO, Cayo. Tem alguém, algo aí? O público, os públicos, um público.. Rio de Janeiro: MAM-RJ, 2013 (ensaio).

10.
HONORATO, Cayo; LAPAGE, Sandra . Entrevista de Sandra Lapage a Cayo Honorato. São Paulo: CCSP, 2013 (entrevista).

11.
HONORATO, Cayo. Enquanto isso... a partir da instalação '78 dias, 01 hora, 00 min, 00 seg', de Anton Steenbock, ou ainda, uma tentativa de se pensar histórico-culturalmente. São Paulo: CCSP, 2013 (texto crítico).

12.
HONORATO, Cayo. Imagens digitais como dispositivos de mediação. Belo Horizonte: Grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes, 2013 (ensaio).

13.
HONORATO, Cayo. Mediação e democracial cultural. São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, 2013 (ensaio).

14.
HONORATO, Cayo. Brumados de Educações. São Paulo: Fórum Permanente, 2012 (relato).

15.
HONORATO, Cayo. ... Quem Sabe a Pergunta Derrubasse as Paredes da Casa. São Paulo: Fórum Permanente, 2012 (relato).

16.
HONORATO, Cayo. Paisagens em Fragmentos. São Paulo: CCSP, 2012 (texto crítico).

17.
HONORATO, Cayo; SCANDURRA, Daniel . (sem título). São Paulo: CCSP, 2012 (entrevista).

18.
HONORATO, Cayo. Encanto pelo Recato. São Paulo: CCSP, 2012 (texto crítico).

19.
HONORATO, Cayo. Educação, Arte e Política à sombra de Paulo Freire 2010 (relato).

20.
HONORATO, Cayo; HELGUERA, Pablo . Cruzando fronteiras entre educação, arte e política: O projeto da Escuela Panamericana del Desasosiego. São Paulo: Forum Permanente, 2010 (entrevista).

21.
HONORATO, Cayo. Entre memória e história - sobre a instalação Onde o Tempo se Bifurca, de Divino Sobral. Brasília: FUNARTE, 2010 (texto crítico).

22.
HONORATO, Cayo. História e Experiência: comentários sobre a forma Relato. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2009 (relato).

23.
HONORATO, Cayo. Status e funções da mediação educacional da arte. São Paulo: Fórum Permanente, 2008 (relato).

24.
HONORATO, Cayo; SHEIKH, S. . No lugar da esfera pública? Ou, o mundo em fragmentos. São Paulo: Editora Pressa, 2008. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HONORATO, Cayo. Concepção e implementação das ações mediativas ligadas à exposição Museu Revelado no Museu de Arte da Pampulha. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
BEIGUELMAN, G. ; AVELAR, Ana ; HONORATO, Cayo ; RAMIRO, Mário . Júri de Seleção do 2º Prêmio Select de Arte e Educação. 2018.

2.
BEIGUELMAN, G. ; SILVEIRA, R. ; IAVELBERG, R. ; HONORATO, Cayo ; HONORIO, T. . Júri de Seleção do 1º Prêmio Select de Arte e Educação. 2017.

3.
HONORATO, Cayo. Avaliação de coleções candidatas ao Programa Nacional do Livro Didático. 2016.

4.
HONORATO, Cayo. Parecer sobre trabalhos inscritos no IX Fórum de Pesquisa em Arte da UNESPAR/ EMBAP. 2013.

5.
HONORATO, Cayo. Parecer sobre trabalhos inscritos no I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. 2013.

6.
HONORATO, Cayo. Parecer sobre pesquisas e projetos inscritos no XIV Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2012.

7.
HONORATO, Cayo. Parecer sobre pesquisas e projetos inscritos no XIII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HONORATO, Cayo. Qué relación el arte establece el arte con la educación y la educación con el arte?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
HONORATO, Cayo; CAETANO, L. F. . Mediação extra-institucional. 2013; Tema: Mediação, instituições e práticas culturais. (Rede social).

2.
HONORATO, Cayo. Textos, entrevistas e projetos. 2011; Tema: Arte, educação, crítica, mediação e políticas culturais. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
HONORATO, Cayo; MORAES, D. . Periódico Permanente, n. 6. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
MARTINEZ, E. S. ; HONORATO, Cayo ; MINARI, Lisa . Seleção de propostas para as galerias da Casa da Cultura da América Latina. 2015. (Seleção de propostas em edital público).

3.
HONORATO, Cayo. Estratégias de mobilização de público e formação de platéia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
HONORATO, Cayo. Públicos e Mediação Cultural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
HONORATO, Cayo. Públicos e Mediação Cultural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
HONORATO, Cayo. Públicos e Mediação Cultural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
HONORATO, Cayo. Educação e Mediação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
HONORATO, Cayo. (N)o subsolo da mediação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ITACARAMBI, A. ; HONORATO, Cayo ; FONTANA, Elaine ; GIACOMINI, F. ; MARÇAL, Gil . Seleção de propostas para o Edital de Concurso Projetos de Mediação em Arte - 2a. edição. 2013. (Seleção de propostas em edital público).

10.
HONORATO, Cayo; MATOS, D. . Seleção de projetos para o Edital de Ocupação Artística do Sesi. 2013. (seleção de propostas em edital público).

11.
COLLADOS, Antonio ; HONORATO, Cayo ; MONTERO, Javier Rodrigo . Curadoria e Mediação Crítica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PASSOS, Carlos Sena ; HONORATO, Cayo ; LABRA, Daniela ; CAMILO, Gilmar ; PANITZ, Marília ; MALDONADO, Rafael . Seleção de trabalhos para I Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste. 2011. (Seleção de trabalhos em salão de arte).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
HONORATO, Cayo. Das atitudes para com o outro. 2007. Outra.

2.
HONORATO, Cayo. Para um estudo sobre a formação do artista. 2006. Outra.

3.
HONORATO, Cayo. (guilhotina-guichê). 2005. Instalação.

4.
HONORATO, Cayo. s/ título (A-F). 2004. Desenho.

5.
HONORATO, Cayo. sem título. 2004. Desenho.

6.
HONORATO, Cayo. Caminho um pouco pesado ocupado de lágrimas. 2004. Instalação.

7.
HONORATO, Cayo. Eu só queria repartir minha água para seu afogamento. 2002. Outra.

8.
HONORATO, Cayo. s/ título (desenhos eróticos). 1998. Desenho.

9.
HONORATO, Cayo. s/ título. 1996. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
HONORATO, Cayo; DINIZ, Clarissa ; MANESCHY, Orlando ; HERKENHOFF, Paulo . Contrapensamento selvagem. 2011 (curadoria).

2.
HONORATO, Cayo. Mediação como [Prática Documentária]. 2011 (projeto, grupo de estudos e entrevistas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GALLY, Miguel; HONORATO, Cayo; MAGALHAES, Carlos. Participação em banca de Gabriel Daher Jardim. Sobre espacialidades e política a partir de uma experiência do MuBE-SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

2.
Jose Marcio Pinto de Moura Barros; HONORATO, Cayo; LOPES, Helena. Participação em banca de Pompea Auter Tavares. ?SÓLO ES POSIBLE CONSERVAR AQUELLO QUE SE TRANSFORMA? : Estudo do Ferrowhite ? museo taller e seus processos de mediação. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
HONORATO, Cayo; REIS, A. T.; COSTA, T. H. G. R.. Participação em banca de Semíramis de Medeiros Fernandes. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS A PARTIR DA LEI No 10.639/2003: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE ARTES VISUAIS. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

4.
HONORATO, Cayo; FERNÁNDEZ, T.; PORTELA, C. A.. Participação em banca de Mirele Castanheira Brant. As Imagens dos Personagens Animados como Referências Infantis ? uma pesquisa exploratória. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

5.
KOPTCHE, L. S.; HONORATO, Cayo; ALVARES, L. M. A. R.. Participação em banca de Rafaela Gomes Gueiros Rodrigues de Lima. Curadoria e Educação ? a Ciência da Informação como abordagem de uma prática dialógica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, L. M. B.; GROSSMANN, M.; PERROTTI, E.; OLIVA, J. T.; ALMEIDA, M. A.; HONORATO, Cayo. Participação em banca de Paulo Nascimento Verano. Cidades Temporárias: Brechas e Contrabrechas na Cidade. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo.

2.
HONORATO, Cayo; BERNARDES, S. T. de A.; ARANTES, K. C. M.; VALDEZ, D.. Participação em banca de Kelly Bianca Clifford Valença. Ensino de Artes Visuais: a ausência da arte contemporânea e suas implicações. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FREITAS, G.; REIS, P.; MATUCK, A.; CRUZ, T. S.; REGIANI, R. M. S.; HONORATO, Cayo. Participação em banca de Polyanna Morgana Duarte de Oliveira Rocha. Ver o semelhante: mímesis, representação e autoficção. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
GONCALVEZ, L. R. R.; TAVARES, A. M. S. A.; HONORATO, Cayo. Participação em banca de Vagner de Godói Souza. Teoria como Obra de Arte no Brasil a partir da virada do milênio. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Jose Marcio Pinto de Moura Barros; HONORATO, Cayo; LOPES, Helena. Participação em banca de Pompea Auter Tavares. DA MEDIAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO: Estudo de caso do Ferrowhite ? museo taller. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
BASBAUM, Ricardo; HONORATO, Cayo; MENDONCA, Leandro. Participação em banca de Leonardo Batista Barreiro de Siqueira. O COMPARTILHAMENTO DE CÓDIGOS EM WLADEMIR DIAS-PINO E AS APROPRIAÇÕES FEITAS PELOS EDUCADORES: O que mais os públicos fazem com aquilo que lhes é proposto. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

3.
KOPTCHE, L. S.; HONORATO, Cayo; ALVARES, L. M. A. R.. Participação em banca de Rafaela Gomes Gueiros Rodrigues de Lima. Curadoria Educativa ? da construção de um conceito à construção de uma prática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Ciência da Informação) - Universidade de Brasília.

4.
PORTELA, C. A.; MERCON, J.; HONORATO, Cayo; NOGUEIRA, M.. Participação em banca de Célia Xakriabá. O CALENDÁRIO SOCIOCULTURAL NO FAZER DA ESCOLA DIFERENCIADA: UMA EXPERIÊNCIA XAKRIABÁ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais) - Universidade de Brasília.

5.
HONORATO, Cayo; COSTA, T. H. G. R.; REIS, A. T.. Participação em banca de Semíramis de Medeiros Fernandes. Educação em Artes Visuais e formação do professor(a) no Distrito Federal: discutindo as relações étnico-raciais com foco na identidade negra. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

6.
HONORATO, Cayo; FERREIRA, L. C. P.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de Andiara Ruas Simão. Histórias de vida e formação de professores de arte no decurso de ações educativas vivenciadas em espaços não-escolares.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

7.
CARNEIRO, V. L. Q.; HONORATO, Cayo; BAREICHA, P. S. A.. Participação em banca de Mirele Castanheira Brant. Ampliando os sentidos da apropriação: personagens animados em contextos de mídia, arte e educação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SAURA, S. C.; HONORATO, Cayo; SILVEIRA FILHO, H. B.. Participação em banca de Alberto Duvivier Ortenblad. A visita-jogo: uma alternativa às visitas mediadas em exposições. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Lúdica) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNÁNDEZ, T.; HONORATO, Cayo; HARGREAVES, L. M.. Participação em banca de Renato Rocha Lima Marques.A festa como espaço transpedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

2.
HONORATO, Cayo; HARGREAVES, L. M.; FERREIRA, L. C. P.. Participação em banca de Idelvan Reis Oliveira.O desenho como ato de pensamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

3.
HONORATO, Cayo; OLIVEIRA, E. D. G.; FERNÁNDEZ, T.. Participação em banca de Wandré da Costa Silva.O lugar da mediação e a mediação como espaço. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

4.
HONORATO, Cayo; FLORES, E. P.; FERNÁNDEZ, T.. Participação em banca de Bárbara de Souza Araújo.Imagens e visualidades na mediação de leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

5.
HONORATO, Cayo; CONSIDERA, A. F.; KUNIYOSHI, C.. Participação em banca de Celso Fernando Barroso Lima.A contribuição do Museu Nacional Honestino Guimarães para o Mercado de Arte em Brasília. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade de Brasília.

6.
HONORATO, Cayo; HARGREAVES, L. M.; FERNÁNDEZ, T.. Participação em banca de Bruna Luisa Cardoso de Mello.Do olhar ao coração: uma proposta de educação em artes visuais voltada para a empatia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

7.
HONORATO, Cayo; FERNÁNDEZ, T.; COSTA, T. H. G. R.. Participação em banca de Elessandro da Costa Mendonça.Arte na Educação: a obra de Hélio Melo e Ueliton Santana como expressões da Amazônia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília.

8.
PUGLIESE, V.; HONORATO, Cayo; CARDOSO, E.. Participação em banca de Gilberto Sampaio Macedo.Pintura mural na escola: possibilidades reflexivas sobre a história do Município de Itapeva por meio de imagens. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

9.
PUGLIESE, V.; HONORATO, Cayo; CARDOSO, E.. Participação em banca de Lucélia Campos Siqueira Sanches.Tecnologias contemporâneas no Ensino das Artes Visuais utilizando a rede social Instagram. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

10.
PUGLIESE, V.; HONORATO, Cayo; CARDOSO, E.. Participação em banca de Isabel Regina dos Santos Rodrigues.A tridimensionalidade na linguagem escultórica no Ensino Fundamental, a partir da obra de Alberto Giacometti: elaboração de conceitos artísticos na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

11.
CAIXETA, A. P. A.; HONORATO, Cayo; BARROSO, M. V.. Participação em banca de Raphaela Parizotto.Arte-Educação: a voz do estudante no espaço escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

12.
PUGLIESE, V.; CORDEIRO, M.; HONORATO, Cayo. Participação em banca de Maria Rita Lisboa da Silva Aguiar.A COLAGEM COMO PRODUÇÃO ARTÍSTICA NAS AULAS DE ARTES VISUAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

13.
HONORATO, Cayo; FERNÁNDEZ, T.; FERREIRA, M. M.. Participação em banca de Narla Skeff.Estratégias de Mediação na Exposição Leonardo da Vinci e a Natureza da Invenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

14.
PUGLIESE, V.; CORDEIRO, M.; HONORATO, Cayo. Participação em banca de Simone Aparecida da Silva.A GRAVURA EM ARTES VISUAIS PARA ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA ESTADUAL ARGEMIRO ANTÔNIO DO PRADO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

15.
OLIVEIRA, E. D. G.; HONORATO, Cayo; FERNÁNDEZ, T.. Participação em banca de Maria Antonia Zanata Nobre.Isso não é arte: inquietações do mundo da arte da Escola ao Leilão para adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

16.
GÜNTHER, L.; HONORATO, Cayo; FERNÁNDEZ, T.. Participação em banca de Tiago Henrique Alencar Monteiro.Palácio da mente: o caderno como pesquisa artístico-educativa baseada na prática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

17.
HONORATO, Cayo; HARGREAVES, L. M.; FERNÁNDEZ, T.. Participação em banca de Isabela Ribeiro Couto.Separação entre vida e ensino: uma visão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

18.
HONORATO, Cayo; CAETANO, A. C. M.; FREITAS, D. S. D.. Participação em banca de Garibaldi da Silva Costa.Refletindo os Conceitos da Leitura de Imagem através da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Univesidade Aberta do Brasil.

19.
HONORATO, Cayo; FERNÁNDEZ, T.; NOBREGA, C. M.. Participação em banca de Alinne Gonçalves de Oliveira.As visualidades das redes ampliando as paredes da sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

20.
HONORATO, Cayo; CAETANO, A. C. M.; FREITAS, D. S. D.. Participação em banca de Marcos Valério Diamantino.Arte sequencial em Arte-Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Univesidade Aberta do Brasil.

21.
HONORATO, Cayo; CAETANO, A. C. M.; FREITAS, D. S. D.. Participação em banca de Maria Antonia dos Santos Brigato.A Arte, a Tecnologia e a Glitch Art como Linguagem: Projeto pedagógico desenvolvido na E. E. Dr. Tomás Alberto Whatelly em Ribeirão Preto-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Univesidade Aberta do Brasil.

22.
CAIXETA, A. P. A.; BARROSO, M. V.; HONORATO, Cayo. Participação em banca de Camila Nunes de Miranda.Arte-Educação como potencializadora do desenvolvimento humano na construção do adolescer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, M. E. G.; DUARTE, R. M.; COELHO, M. G. P.; HONORATO, Cayo; PORTO, T. M.; FAUSTINO, S.. Concurso público para provimento de vaga no cargo de professor de magistério superior. Área de conhecimento: Educação, Tecnologias e Comunicação. Faculdade de Educação. 2016. Universidade de Brasília.

2.
CAMPOS, A. R. S. A.; HONORATO, Cayo; REGIANI, R. M. S.. Concurso público para docente do magistério superior. Área de conhecimento: Desenho. 2015. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

3.
HARGREAVES, L. M.; HONORATO, Cayo; FERNÁNDEZ, T.. Seleção pública simplificada para professor substituto. 2014. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Internacional Públicos da Cultura. 2013. (Encontro).

2.
Seminário Mediação e Arte no Contexto Socioeducativo. 2012. (Seminário).

3.
II Seminário [Possibilidades e Limites de uma Escola de Arte], 1980 - 2011.Guinard Inatual, por Paulo Herkenhoff. 2011. (Seminário).

4.
Formação em Educação e Arte Contemporânea para a 29a Bienal. 2010. (Outra).

5.
A Experiência Educativa na Documenta 12.Status e Funções da Mediação Educacional. 2008. (Outra).

6.
Arte/Educação como Mediação.Mediação Educacional e Sistema da Arte. 2008. (Encontro).

7.
Seminário Semestral de Curadoria. 2008. (Seminário).

8.
[con]tatos com mediação. 2007. (Seminário).

9.
Formação e Desmanche de um Sistema Visual Moderno Brasileiro. 2007. (Seminário).

10.
II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea.Aspectos político-educacionais das práticas artísticas. 2007. (Simpósio).

11.
O ensino da arte na França. 2007. (Outra).

12.
Oficina de textos com Ricardo Basbaum. 2007. (Oficina).

13.
Políticas da Arte nos Anos Noventa. 2007. (Seminário).

14.
Seminário Arquitetura da 27a Bienal de São Paulo. 2006. (Seminário).

15.
Encontro Internacional Situação #3 Estética e Política. 2005. (Encontro).

16.
Colóquio Teoria Crítica, Cultura,Sociedade e Conhecimento. 2002. (Outra).

17.
III Seminário de Pesquisa da FAV: visualidades. 2002. (Seminário).

18.
I Encontro Centro-oeste da ANPAP. 2000. (Encontro).

19.
A Compreensão e o Prazer da Arte. 1999. (Outra).

20.
IX Encontro Nacional de Estudantes de Design. 1999. (Encontro).

21.
X Encontro Nacional da ANPAP. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARI, M. ; HONORATO, Cayo ; DUNAEVA, C. ; BARRETO, H. . Corpo de Batalha: Jornada de Arte e Política. 2017. (Outro).

2.
HONORATO, Cayo. Seminário Públicos e Mediação Cultural. 2016. (Outro).

3.
HONORATO, Cayo; PROENCA, L. . Seminário Políticas da Mediação: arte, educação e democracia cultural. 2015. (Outro).

4.
HONORATO, Cayo. Dos memes às manifestações: implicações para as práticas artísticas e a ação cultural. 2014. (Outro).

5.
HONORATO, Cayo; TASCA, Fabiola . Jornada de Arte e Cultura Contemporâneas. 2012. (Outro).

6.
HONORATO, Cayo; Jose Marcio Pinto de Moura Barros . II Seminário [Possibilidades e Limites de uma Escola de Arte] 1980 - 2011. 2011. (Outro).

7.
HONORATO, Cayo. Ciclo de Estudos sobre a Formação do Artista. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Sergio Roberto Vaz Ferreira. ESPAÇO HABITADO: DESENHO, REPRESENTAÇÃO E ESPACIALIDADE. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Arte Contemporânea) - Universidade de Coimbra. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Maya Moreno Macario. Casa da Cultura da América Latina: Mapeamento e Estudo de Público. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Museologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Vanessa dos Santos Ventura. Estudos de Público da Perspectiva da Educação Pós-Crítica em Museus de Arte. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Museologia) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Maria Eduarda Pontes e Pontes. Inclusão de Pessoas com Deficiência da perspectiva da Educação Pós-crítica em Museus de Arte. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mirele Castanheira Brant. As Imagens dos Personagens Animados como Referências Infantis ? uma pesquisa exploratória. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

2.
Semíramis de Medeiros Fernandes. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS A PARTIR DA LEI No 10.639/2003: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE ARTES VISUAIS. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília, . Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

3.
Andiara Ruas Simão. A formação do professor de arte, voltada para ações educativas em espaços não-formais: um caminhar para fora da sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília, . Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Auana Lameiras Diniz. ESPAÇOS DESCRITOS: Discursos sobre participação em Olafur Eliasson e Lina Bo Bardi. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação em Arte, Cultura e Educação) - Escola Guignard da UEMG. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

2.
Maria Clara Martins Rocha. Performances da memória. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade) - Escola Guignard da UEMG. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

3.
Luiza Vaz de Olivera Brandão. A obra de arte como investimento. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade) - Escola Guignard da UEMG. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

4.
Lúcia Bastos, Marilena Jardim e Margarita Garcia. arte, sensibilidade e percepção estética. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

5.
Ana Cláudia Costa e Maria do Socorro Souza. A arte no contexto escolar. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

6.
Ailto Barros, Conceição Pinto e Cristiane Boccardo. A interdisciplinaridade na formação integral do aluno. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

7.
Adriana Tibery, Marta Silva e Vera Lúcia Moura. A importância das artes nas séries iniciais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

8.
Maria José Ferreira e Regina de Morais. Interculturalismo: arte-educação e televisão. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

9.
Elza Maria Ramalho. Comunicação entre adolescentes brasileiros de etnias diferentes. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

10.
Josias Wanzeller da Silva. O teatro de boneco mamulengo e o fortalecimento da auto-estima dos alunos defasados série-idade. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

11.
Dorcas Weber, Márcia dos Santos e Marília Francé. Museu: um espaço para o educando conhecer o seu lugar. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danilo Alberto Gonzaga Piermatei. O cotidiano das escolas de tempo integral: diálogos entre arte, política e trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

2.
Rodrigo Vieira do Nascimento. O ensino das artes na ressocialização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

3.
Idelvan Reis Oliveira. O desenho como ato do pensamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

4.
Wandré da Costa Silva. O lugar da mediação e a mediação como espaço. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

5.
Bárbara S. Araújo. Imagens e visualidades na mediação de leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

6.
Celso Fernando Barroso Lima. A contribuição do Museu Nacional Honestino Guimarães para o Mercado de Arte em Brasília. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Museologia) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

7.
Elessandro da Costa Mendonça. Arte na Educação: a obra de Hélio Melo e Ueliton Santana como expressões da Amazônia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

8.
Bruna Luisa Cardoso de Mello. Do olhar ao coração: uma proposta de educação em artes visuais voltada para a empatia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

9.
Narla Skeff. Estratégias de Mediação na Exposição Leonardo da Vinci e a Natureza da Invenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

10.
Isabela Ribeiro Couto. Separação entre vida e ensino: uma visão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

11.
Alinne Gonçalves de Oliveira. As visualidades das redes ampliando as paredes da sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

12.
Nahama Baldo Santos. A MEDIAÇÃO: O CORPO EM RELAÇÃO AO ESPAÇO-OBRA CONTEMPORÂNEO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Escola Guignard da UEMG. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

13.
Leticia Lima Martins. Mediação em Arte Contemporânea: a educação como diálogo formativo em espaços educacionais não formais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Escola Guignard da UEMG. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

Iniciação científica
1.
Luiz Gustavo Martins Toledo. Mediação: formação e profissão ? a criação de uma Empresa Júnior no Ida/VIS.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

2.
Amanda Kathleen Machado Barbosa. Mediação cultural, tecnologias digitais e interatividade: o caso do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica).. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Museologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

3.
Narla Skeff. Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos do Museu Nacional de Brasília (Ocupação Convexa ao Museu). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

4.
Danilo Alberto Gonzaga Piermatei. Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos do Museu Nacional de Brasília (Área externa/ Dados verbais). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

5.
Mateus Raynner André de Souza. Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos do Museu Nacional de Brasília (Galeria térreo/ Dados verbais). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

6.
Maria Eduarda Herbst Carvalho. Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos do Museu Nacional de Brasília (Galeria térreo/ Dados verbais). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

7.
Narla Skeff. Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos do Museu Nacional de Brasília (Galeria Mezanino/ Dados verbais). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

8.
Taisa Barbosa Magalhães. Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos do Museu Nacional de Brasília (Área externa/ Dados não verbais). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

9.
Wandré da Costa Silva. Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos do Museu Nacional de Brasília (Galeria térreo/ Dados não verbais). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

10.
Yuri Sousa Farias. Dimensões político-imaginárias da atuação dos públicos do Museu Nacional de Brasília (Galeria Mezanino/ Dados não verbais). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.

11.
Pompéa Auter Tavares. Concepções de públicos dos programas educativos do Circuito Cultural Praça da Liberdade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Escola Guignard da UEMG. Orientador: Cayo Vinicius Honorato da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
VICTORIO FILHO, A. ; RAMOS, C. S. ; HONORATO, Cayo ; FONTANA, Elaine ; KUNSCH, Graziela ; SINGER, Helena ; BARRETO, J. M. M. ; PACHECO, José ; KELIAN, Lilian L. . 'Bastará que os educadores se interroguem'. In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Catálogo da 31a Bienal de São Paulo - Como (...) coisas que não existem. 01ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. , p. 201-211.


Apresentações de Trabalho
1.
HONORATO, Cayo. A aplicação da arte contemporânea na prática pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HONORATO, Cayo. Projeto Educativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HONORATO, Cayo. A formação do artista-educador, aproximadamente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HONORATO, Cayo. Políticas culturais para/pela mediação cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
HONORATO, Cayo. Públicos e Mediação Cultural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
HONORATO, Cayo; CAETANO, L. F. . Mediação extra-institucional. 2013; Tema: Mediação, instituições e práticas culturais. (Rede social).

2.
HONORATO, Cayo. Textos, entrevistas e projetos. 2011; Tema: Arte, educação, crítica, mediação e políticas culturais. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 8:50:04