Thiago Antonio Fiorentin

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  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Em 2007 concluiu seu mestrado em vibrações e acústica na mesma universidade. Na sequência realizou seu doutorado em vibrações e acústica também na Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2011 e 2012 atuou como pesquisador visitante no ISVR (Institute of Sound and Vibration Research) da Universidade de Southampton na Inglaterra. Seus principais interesses incluem: modelos númericos em vibrações e acústica, análise dinâmica/estrutural de equipamentos e caracterização das propriedades mecânicas dos materiais através de ensaios dinâmicos. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa de Manufatura Auxiliada por Computador (GPCAM), Grupo de Modelagem e Simulação Computacional, Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Manufatura e Desenvolvimento de Materiais Avançados e Thermal Fluid Flow Group. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Antonio Fiorentin
Nome em citações bibliográficas
FIORENTIN, T. A.;FIORENTIN, THIAGO A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Joinville.
Rua Doutor João Colin 2700
Santo Antônio
89218035 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 34615900
URL da Homepage: http://joinville.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Transmissão de vibrações geradas pelo sistema hidráulico para a cabine de aeronaves, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Arcanjo Lenzi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ruído em sistemas hidráulicos; isolador de vibração.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Vibrações e Acústica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Aviões.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Transporte aéreo; Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores.
2006 - 2007
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estudo de geração de ruído em reatores de núcleo de ar,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Arcanjo Lenzi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: reatores elétricos; ruído industrial; poluição sonora.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Vibrações e Acústica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.
Setores de atividade: Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos; Fabricação de Máquinas e Equipamentos; Fabricação de Produtos de Metal - Exclusive Máquinas e Equipamentos.
2001 - 2005
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Projeto de Atenuadores de Ruído Industriais.
Orientador: Arcanjo Lenzi.
Bolsista do(a): Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina, FEESC, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Sistemas de Suspensão. (Carga horária: 24h).
SAE Brasil, SAE BRASIL, Brasil.
2014 - 2014
Curso Dinâmica Veicular. (Carga horária: 24h).
SAE Brasil, SAE BRASIL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2012
Curso de Idiomas - Inglês.
University of Southampton, SOUTHAMPTON, Inglaterra.
2002 - 2012
Medições em Vibrações e Acústica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2012
Softwares para Simulação Numérica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Programa Santa Tech. (Carga horária: 3h).
Assembléia Legislativa do Estado Santa Catarina, ALESC, Brasil.
2001 - 2005
Curso de Língua Estrangeira - Inglês.
Escola de idiomas CCAA, CCAA, Brasil.
2002 - 2002
Curso Básico do Software AutoCad 2000.
Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis, FATEC Fpolis, Brasil.
2001 - 2001
Da Teoria à Prática em Motores de Combustão Intern. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



University of Southampton, SOUTHAMPTON, Inglaterra.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: PGR ISVR Visiting, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador do Dynamics Group.

Atividades

02/2011 - 04/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Dynamics Group, .


Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação
Outras informações
Em pareceria com a empresa Embraer analisou o ruído gerado pelo sistema hidráulico de aviões a jato.


Laboratório de Vibrações e Acústica, UFSC, LVA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

03/2006 - 07/2013
Pesquisa e desenvolvimento , LVA, .

03/2006 - 12/2010
Direção e administração, LVA, .

Cargo ou função
Tarefas administrativas de compras de equipamentos e pagamento de pessoal..

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Curso de Engenharia Automotiva, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Discipinas (2015/1): Vibrações, Dinâmica Veicular e Sistemas Veiculares II: Transmissão e Freio.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Subcoordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Curso de Engenharia Automotiva, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Em parceria com a empresa Embraer analisou o ruído gerado por aviões a jato.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Em parceria com a empresa EMBRAER analisou o ruído gerado pelo sistema hidráulico de aviões a jato.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Aula Voluntária, Enquadramento Funcional: Aula Voluntária, Carga horária: 30
Outras informações
Aulas na disciplina Instrumentação para Acústica e Vibrações (EMC 6730). Segundo trimestre do ano letivo do POSMEC.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Aula Voluntária, Carga horária: 30
Outras informações
Aulas ministradas a pedido do Professor Ph.D. Arcanjo Lenzi no ano 2009 na disciplina EMC6732 - Métodos Experimentais em Acústica e Vibrações, do terceiro trimestre do ano letivo do POSMEC.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40
Outras informações
Em parceria com a empresa AREVA faz-se pesquisa e desenvolvimento de um software para predizer o ruído gerado por reatores elétricos.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsista de Iniação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em parceria com a empresa EMBRACO, esta atividade teve como objetivo principal estudar soluções na área de vibrações e acústica para compressores herméticos.

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Engenharia da Mobilidade, .

Linhas de pesquisa
Dinâmica Veicular

Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina, FEESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Dinâmica Veicular
2.
Desenvolvimento de modelos para propagação da onda em estruturas aeronáuticas.
3.
Desenvolvimento de bancada para avaliação do ruído gerado pelo sistema hidráulico de aeronaves.
4.
Controle passivo de ruído e vibração.
5.
Caracterização vibroacústica e desenvolvimento de modelos analítico/numérico para reatores elétricos com núcleo de ar.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Análise de Ruído e Vibração em Tratores Utilizados para Cortar Grama
Descrição: No mundo existem milhões de jardineiros e trabalhadores que utilizam cortadores de grama. Por exemplo, funcionários de prefeituras ou empreiteiras de mão de obra chegam a utilizar esses equipamentos durante jornadas diárias de 8 horas.As principais fontes de ruído e vibração em nesse tipo de equipamento são: o movimento do trator sobre irregularidades do piso, a rotação das lâminas e a dinâmica das partes móveis (motor, pneus, correntes...). Os fabricantes utilizam alguns mecanismos para controle vibroacústico, por exemplo, atenuadores ruído, isoladores de vibração, novo desenho de lâminas, entre outros. No entanto, institutos e sindicatos ainda recebem reclamações dos trabalhadores com relação ao nível de ruído e vibração gerada por esses equipamentos.O objetivo principal deste trabalho é avaliar o nível de ruído e vibração de um trator utilizado para cortar grama. Neste contexto, será utilizada uma marca e um modelo desse equipamento muito usado no Brasil e nos Estados Unidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thiago Antonio Fiorentin - Coordenador / José Ricardo Teixeira - Integrante / Maikol Funk Dreschler - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Desenvolvimento de uma Metodologia para Controle do Ruído Irradiado pelo Sistema Hidráulico para o Interior da Aeronave
Descrição: Todos os sistemas hidráulicos utilizados em aviões tem pelo menos uma bomba hidráulica. Ela produz uma vazão de fluido hidráulico que quando encontra uma restrição ao fluxo pressuriza o sistema. Em função do mecanismo de bombeamento, o escoamento gerado pelas bombas hidráulicas apresenta flutuações no fluxo. Quando essas oscilações interagem com as propriedades do circuito hidráulico acabam surgindo pulsações de pressão, que se propagam através da tubulação hidráulica produzindo ruído e vibrações. Nesse trabalho serão analisados os mecanismos de geração e propagação de ruído e vibrações em sistemas hidráulicos de aeronaves. No entanto, este projeto pretende desenvolver uma metodologia que permita aos engenheiros atenuar o nível de ruído irradiado pelo sistema hidráulico para o interior da aeronave..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thiago Antonio Fiorentin - Coordenador / José Ricardo Teixeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2017 - Atual
Análise térmica e hidrodinâmica de permutadores de calor do tipo casco e placas
Descrição: O presente projeto tem como objetivo o estudo do comportamento térmico, hidrodinâmico e mecânico de permutadores de calor do tipo casco e placas para o aquecimento da produção de petróleo oriundo dos poços. Os fluidos utilizados para aquecimento podem ser: água quente, água produzida ou o óleo separado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Thiago Antonio Fiorentin - Integrante / Kleber Vieira de Paiva - Coordenador.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - Atual
Pesquisa de Identificação e Aplicação de Estratégias para Controle de Ruídos Ferroviários - Vale
Descrição: Os problemas relacionados ao ruído urbano e a acústica de um modo geral têm se agravado ao longo dos últimos anos, especialmente nos centros urbanos, onde são mais frequentes e intensos. Esse tipo de ruído tem sido considerado um fator determinante no desconforto e insalubridade nessas áreas. Grande parte desses sons indesejáveis é ocasionada pelos transportes, alvos de preocupação, pois são grandes fontes geradoras de poluição ambiental. O modal ferroviário caracteriza-se como um meio de transporte regular e seguro. Possui capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em caso de deslocamento a média e grande distância. No entanto, a principal crítica do público em relação a esse tipo de transporte é o nível excessivo de ruído. O ruído de tráfego ferroviário resulta da contribuição de diferentes fontes sonoras, em que os mecanismos de transmissão por via área e por via estrutural são responsáveis pela radiação e propagação dos estímulos sonoros. A avaliação do ruído em um determinado ambiente é feita com base em medições experimentais. Elas devem ser realizadas de acordo com o procedimento definido pela legislação ou baseado em normas específicas. No caso do ruído gerado pela operação ferroviária há normas específicas indicando o procedimento que deve ser seguido durante as medições. Sabendo da problemática em questão, o objetivo inicial de esta pesquisa é quantificar o problema ambiental ocasionado pelo ruído ferroviário na malha ferroviária da VALE, o qual será feito por meio da elaboração de mapas de ruído acústicos nos ramais ferroviários. Por meio de estes mapas de ruído será desenvolvido om modelo previsional que tem em conta os principais mecanismos de emissão e propagação de ruído ferroviário, e que tem como base de dados os comboios em circulação nas linhas férreas operadas pela VALE em regiões urbanas. Após os resultados obtidos das medições e mapeamentos acústicos em função do tráfego de trens nos trechos urbanos estudados, será feito uma análise do impacto ambiental que resulta em níveis de poluição sonora inadequados às pessoas que vivem ou trabalham próximas às vias férreas. Estes resultados podem demonstrar que são necessárias medidas de controle para diminuição dos níveis sonoros. Para mitigar os efeitos do ruído ferroviário, algumas propostas de soluções e procedimentos serão apresentadas, baseando-se na regulamentação nacional. Estes procedimentos ou soluções serão concebidos por meio de um processo de transferência tecnológica com especialistas do setor ferroviário no Reino Unido, em conjunto com especialistas do setor ferroviário no Brasil, tendo como base o projeto SUSTRAIL desenvolvido no Reino Unido. Neste processo de transferência tecnológica, a equipe interna do projeto (VALE) participará por meio da realização de workshops no Brasil, o qual terá atividades de treinamento técnico. A partir das soluções propostas para a mitigação do ruído ferroviário em áreas urbanas, será realizado um estudo de caso, aplicando estas soluções em um trecho da via férrea Vitoria-Minas com o intuito de verificar a eficiências de aplicação de estes recursos ou procedimentos para o controle ou diminuição a poluição sonora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thiago Antonio Fiorentin - Coordenador / Yesid Ernesto Assaf Mendoza - Integrante.Financiador(es): Vale S.A. - Auxílio financeiro.
2014 - 2017
Controle térmico de nanosatélites
Descrição: Um dos principais desafios para o sucesso de um missão envolvendo nanosatélites (padrão Cubesat ? massa de até 1 kg) é o correto balanço das cargas térmicas causadas por fontes externas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Desenvolvimento de Software para Predição do Ruído em Ambientes de Plataformas Offshore Utilizadas para Produção/Prospecção de Petróleo.
Descrição: O objetivo principal deste trabalho é desenvolver uma ferramenta para predizer o nível de ruído em ambientes de plataformas offshore utilizadas para produção e prospecção de petróleo. Neste contexto, serviram como base os modelos de plataformas comumente utilizadas no litoral brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Thiago Antonio Fiorentin - Integrante / Arcanjo Lenzi - Coordenador / Olavo Mecias da Silva Junior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2009 - 2011
Identificação das fontes de ruído em sistemas hidraulicos e de ar condicionado de aeronaves
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Identificação das fontes de ruído em reatores elétricos com núcleo de ar
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2005
Desenvolvimento de Compressores e Sistemas de Refrigeração de Baixo Ruído
Descrição: Identificar e propor medidas para controle de ruído e vibrações em compressores herméticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Projeto Fórmula CEM
Descrição: Promover a concepção, o projeto detalhado, a fabricação, montagem e validação de um veículo tipo Fórmula, visando participar das competições nacionais organizadas pela SAE Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Baja SAE do CEM II
Descrição: Desenvolvimento de um protótipo de um veículo off-road, em formato de gaiola em aço tubular. O projeto tem como objetivo conciliar teoria e prática complementando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Adotar metodologia de projetos dividindo o veículo em células que representem eficiente setores que simulem uma condição de produção real de um veículo monoposto como projeto, materiais e processos entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: International Journal of Acoustics and Vibration


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Vibrações e Acústica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos Mecânicos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Dinâmica Veicular.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Naval e Oceânica / Subárea: Interação Fluido-Estrutura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONTANELA, F.2018FONTANELA, F. ; SILVA JUNIOR, O. M. ; FIORENTIN, T. A. ; LENZI, A. . Structural Response of a Reciprocating Compressor?s Discharge Tube Subjected to Model and Data Uncertainties. International Journal of Acoustics and Vibration, v. 23, p. 385-391, 2018.

2.
FIORENTIN, T. A.2017FIORENTIN, T. A.; MIKOWSKI, A. ; SILVA JUNIOR, O. M. ; LENZI, A. . Noise and Vibration Analysis of a Heat Exchanger: a Case Study. International Journal of Acoustics and Vibration, v. 22, p. iiav.org-270, 2017.

3.
FIORENTIN, T. A.2016FIORENTIN, T. A.; LOPES, L. F. ; SILVA JUNIOR, O. M. ; LENZI, A. . Vibroacoustic Models of Air-Core Reactors. International Journal of Acoustics and Vibration, v. 21, p. 453-461, 2016.

4.
SILVA JUNIOR, O. M.2015 SILVA JUNIOR, O. M. ; GUESSER, T. M. ; FIORENTIN, T. A. ; LENZI, A. . Shape optimization of compressor supporting plate based on vibration modes. NOISE CONTROL ENGINEERING JOURNAL, v. 63, p. 49-58, 2015.

5.
FIORENTIN, THIAGO A.2013 FIORENTIN, THIAGO A.; FERGUSON, NEIL S. ; RENNO, JAMIL M. ; LENZI, ARCANJO . Structural response of an aircraft fuselage to hydraulic system - A wave and mobility approach. Noise Control Engineering Journal, v. 61, p. 87-99, 2013.

6.
Oliveira, A.2008Oliveira, A. ; FIORENTIN, T. A. ; Silva, M.G. . Design of System and Components - NVH view - Test and Simulation. SAE Technical Paper Series, v. 2008, p. 2008-36-0239, 2008.

7.
FIORENTIN, T. A.2008FIORENTIN, T. A.; Oliveira, A. . A Comparison of Two Different Sound Intensity Methods to Measure the Sound Power Level. SAE Technical Paper Series, v. 2008, p. 2008-36-0235, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS JUNIOR, M. ; SOUZA, A. F. ; FIORENTIN, T. A. . INFLUÊNCIA DO CENTRO DA PONTA DA FRESA ESFÉRICA NA USINAGEM PLANAR COM MATERIAIS DE DIFERENTES DUREZAS E ÂNGULOS DE CONTATO NA QUALIDADE SUPERFICIAL. In: 9º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2017, Joinville. PROCEEDINGS. COBEF 2017, 2017. v. 1.

2.
DIAS JUNIOR, M. ; MORETTO, C. ; SELL, S. R. ; SOUZA, A. F. ; FIORENTIN, T. A. . INFLUÊNCIA DA HARMÔNICA DA FREQUÊNCIA NATURAL SOBRE AS CARCTERÍSTICAS MACRO E MICRO GEOMÉTRICAS DE UMA PEÇA FRESADA COM PAREDES FINAS. In: 9º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2017, Joinville. PROCEEDINGS. COBEF 2017, 2017. v. 1.

3.
SIEBERT, A. R. J. ; MIKOWSKI, A. ; FIORENTIN, T. A. ; SOARES, P. ; POLANSKI, M. . Hardness and Elastic Modulus of Ti-Al-4V as-cast and Fabricated by LENS. In: COBEM ? 2017: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering. MME - Materials and Manfacturing Engineering, 2017, Curitiba. PROCEEDINGS. COBEM 2017, 2017. v. 1.

4.
FIORENTIN, T. A.; LOPES, L. F. ; LENZI, A. . ACOUSTIC RESONANCE EXCITATION IN A HEAT EXCHANGER: A CASE STUDY. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007, Brasília. Proceedings of COBEM 2007, 2007.

5.
FIORENTIN, T. A.; LOPES, L. F. ; LENZI, A. . ANALYTICAL AND NUMERICAL MODELS OF SOUND RADIATION BY AIR-CORE DRY-TYPE REACTORS. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007, Brasília. Proceedings of COBEM 2007, 2007.

6.
FIORENTIN, T. A.; LOPES, L. F. ; LENZI, A. . DETERMINATION OF ELASTICS CONSTANTS OF COMPOSITE BEAMS USING NATURAL FREQUENCIES. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007, Brasília. Proceedings of COBEM 2007, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
Sardá, A. A. P. ; CUSCHIERI, J. ; LENZI, A. ; Bonifácio, P. R. O. ; FIORENTIN, T. A. . Vibration models for beam-reinforced plates. Noise Control Engineering Journal, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FIORENTIN, T. A.; RENNO, J. ; FERGUSON, N. . Excitation of Aircraft Panels Generated by the Hydraulic System. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FIORENTIN, T. A.; Silva, M.G. ; Oliveira, A. . A Comparison of Two Different Sound Intensity Methods to Measure the Sound Power Level. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FIORENTIN, T. A.; LENZI, A. ; LOPES, L. F. . Projeto de isolamento acústico de linhas de transporte de gás. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FIORENTIN, T. A.; LENZI, A. . Identificação das fontes de ruído em usinas de cogeração de energia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FIORENTIN, T. A.. Teste de performance em caldeiras. 2010.

2.
FIORENTIN, T. A.. Medição do coeficiente de absorção de asfalto de pista de pass-by-noise. 2009.

Programas de computador sem registro
1.
FIORENTIN, T. A.; LOPES, L. F. ; LENZI, A. . ACR Noise.. 2008.

Produtos tecnológicos
1.
FIORENTIN, T. A.; LENZI, A. . Silenciador para válvulas de segurança. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
FIORENTIN, T. A.. Projeto e validação da bancada de avaliação vibroacústica para sistema hidráulico.. 2009.

2.
FIORENTIN, T. A.. Medição da perda de transmissão em divisórias utilizadas na construção civil.. 2009.

3.
FIORENTIN, T. A.; LOPES, L. F. . Projeto do isolamento acústico de linhas de transporte de gás.. 2008.

4.
FIORENTIN, T. A.. Identificação das fontes de ruído em usinas termoelétricas.. 2006.

5.
FIORENTIN, T. A.. Avaliação das vibrações no trocador de calor do sistema de ar primário de alimentação da caldeira.. 2006.

6.
FIORENTIN, T. A.. Análise de ruído em baixa frequência em unidades de cogeração. 2005.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, A. F.; FIORENTIN, T. A.; SACCHELLI, C. M.; BECKERT, S. F.; CRICHIGNO FILHO, J. M.. Participação em banca de Miguel Dias Júnior. Influência das condições de corte na usinagem de geometrias complexas com fresa de ponta esférica. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CRICHIGNO FILHO, J. M.; FIORENTIN, T. A.; CARDOSO, E. L.; MEDEIROS, R.; ZANATTA, A. M.. Participação em banca de João Fábio Bortolanza. Previsão de Vibração do Tipo Chatter no Fresamento de Placas Finas. 2016. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
SOUZA, A. F.; AL-RUBAIE, K. S.; FIORENTIN, T. A.; PACHECO, N. O.. Participação em banca de Jorge Adriano dos Santos. Estudo do efeito escala no microfresamento de formas complexa do aço AISI P20. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
FUJARRA, A. L. C.; PESCE, C. P.; FRANZINI, G. R.; MOROOKA, C. K.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Daniel Prata Vieira. Estudo Experimental das Vibrações Induzidas pela Emissão de Vórtices em Cilindros Flexíveis Inclinados em Relação à Correnteza. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MIKOWSKI, A.; SANTOS, L. O. E.; FUJARRA, A. L. C.; FIORENTIN, T. A.; SILVA, E. C.. Participação em banca de Karilen Endler. Análise estatística de dados de ensaio de tração em tubos de aço com variação dimensional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MIKOWSKI, A.; WOLF, F. G.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Gabriela da Paula Alves. Dureza e módulo de elasticidade de ligas Ti-10MoxNb obtidas por diferentes técnicas de caracterização mecânica: Microdureza Vickers, Método Pulso-Eco Ultrasônico e Identação Instrumentada por Método de Oliver & Pharr. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SOUZA, A. F.; AL-RUBAIE, K. S.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Jorge Adriano dos Santos. Estudo do microfresamento de formas complexas no aço AISI P20. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

4.
CARMINATTI, C. A.; QURESHI, H. A. A.; RECOUVREUX, D. O. S.; FERRER, M. H.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Fabiano Joé Kretzschmar. Chapas de aço laminadas a frio não revestidas para aplicaçoes com requisito de planicidade restrita. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
MIKOWSKI, A.; QURESHI, H. A. A.; RECOUVREUX, D. O. S.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Amanda Rodrigues Jerônimo Siebert. Métodos de analise para determinação da dureza e do modulo de elasticidade da liga Ti6Al4V. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
MIKOWSKI, A.; FIORENTIN, T. A.; QURESHI, H. A. A.; FERRER, M. H.. Participação em banca de Eder dos Reis Silva. Influencia da morfologia da grafita na propriedades elasticas dos ferros fundidos: Nodular, Cinzento e Vermicular.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
SOUZA, A. F.; FIORENTIN, T. A.; SACCHELLI, C. M.. Participação em banca de Miguel Dias Júnior. Influência do Centro da Ponta da Fresa Esférica na Usinagem dos Materiais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUTRA, G. B.; CARMINATTI, C. A.; FIORENTIN, T. A.; GILAPA, L. C. M.. Participação em banca de Iago Bruno Spigosso.Estudo da pós-cura no aprimoramento das características mecânicas dos compósitos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MIKOWSKI, A.; SILVA, E. C.; KNOFF, L. C.; RABELO, M. A.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Caio Henrique Galhardi.Projeto, construção e avaliação do comportamento mecânico de um atenuador de impacto de um veículo Fórmula SAE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
RABELO, M. A.; IDEHARA., S. J.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Sthefani Neves Minela.Extensometria: estudo e aplicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Tancredi, T. P.; FIORENTIN, T. A.; ENDO, V. T.. Participação em banca de Charles Costa.Análise do comportamento da linha de eixo do sistema propulsivo por um método numérico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CANCINO, L. R.; FIORENTIN, T. A.; NICOLAZZI, L. C.. Participação em banca de João Vitor Alves.Aplicação de coletores de geometria variável para aumento de performance de motores de combustão interna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SOUZA, A. F.; FIORENTIN, T. A.; SACCHELLI, C. M.. Participação em banca de Lucas Gomes Camargo.Desenvolvimento de modelo cinemático dos centros de usinagem CNC para previsão do tempo de fresamento de formas complexas com interpolação linear. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MIKOWSKI, A.; PACHEKOSKI, W. M.; Paiva K. V.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Vitor Freire Bandeira.Dos diferentes tipos de trocador de calor ao trocador casco-placa: estudo de casos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
MIKOWSKI, A.; MARTINS, T. S.; JUVENCIO, R. S.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Aline Fernandes de Souza.Análise de influência das folgas dos CCTs nos choques de composições ferroviárias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
IDEHARA., S. J.; GEVINSKI, J. R.; FIORENTIN, T. A.; RABELO, M. A.. Participação em banca de João Pedro Ruthes.Análise de Sensibilidade de Suspensão Veicular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
GEVINSKI, J. R.; FERRER, M. H.; IDEHARA., S. J.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Lucas Bezerra de Menezes.Contribuição no desenvolvimento de suspensão duplo A e aplicação em veículos da classe Fórmula SAE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
Tancredi, T. P.; Calil, L. F. P.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Andressa Beckert Otto.Análise Modal Paramétrica para o Dimensionamento Estrutural de um Tanque de Reboque Fabricado em Aço. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
IDEHARA., S. J.; CARDOSO, E. L.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Fernando Luís Flach.Vibração Torcional em Powertrain. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
IDEHARA., S. J.; FIORENTIN, T. A.; Scalice, R. K.. Participação em banca de Diego Willian da Silva.Modelagem vibroacústica de veículos utilizando o método de elementos finitos: contribuição dos caminhos da suspensão.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
NERY, C. C. Z.; MELLO, M. A. S.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Priscila Dal MAgo.Estudo do ruído causado pela interação entre pneu-pavimento e absorção sonora de diferentes propriedades do revestimento asfáltico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

15.
SILVA, E. C.; IDEHARA., S. J.; FIORENTIN, T. A.. Participação em banca de Fernando Rodrigues Demboski.Utilização de componentes de suspensão de motocicleta em veículo minimalista urbano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FIORENTIN, T. A.; RABELO, M. A.; ERTHAL, J. L.. Banca examinadora em concurso público para professor do magistério superior. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PAUL, S.; SILVA NETO, J. M.; FIORENTIN, T. A.. Banca examinadora em concurso público para professor do magistério superior. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BRITO NETO, A. A.; IDEHARA., S. J.; FIORENTIN, T. A.. Edital N.290/DDP/2014, Engenharia Mecânica/ Mecânica dos Sólidos. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2012 LMS South America Engineering Conference. 2012. (Encontro).

2.
SAE BRASIL Noise and Vibration Conference ? NVH. 2012. (Congresso).

3.
Short Course on Mid-Frequency Methods. 2012. (Encontro).

4.
Recent Advances in the Analysis of Mid-Frequency Noise and Vibration Problems. 2011. (Encontro).

5.
SAE BRASIL Noise and Vibration Conference ? NVH. 2010. (Congresso).

6.
SAE BRASIL Noise and Vibration Conference ? NVH. 2008. (Congresso).

7.
III Encontro de usuários da LMS.Simulação de ruído radiado por reatores elétricos - Análise dinâmica e Vibroacústica. 2007. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Victor Gonçalves da Silva. Análise de tensão em trocadores de calor seguindo o código ASME. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Augusto Amâncio dos Santos. ANÁLISE DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE DISCOS DE FREIO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Janaína Ribas de Amaral. Improvement of kart stability using Machine Learning. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Éder dos Reis Silva. Propriedades Mecânicas e Usinabilidade de Ferros Fundidos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mauri João Galeli Júnior. Análise de Teste de Impacto em Veículos Automotivos. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Cleverson Maxwell. ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO E DO MERCADO DE PNEUS DA FROTA JOINVILENSE. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Iniciação científica
1.
José Ricardo Teixeira. Desenvolvimento de uma Metodologia para Controle do Ruído Irradiado pelo Sistema Hidráulico para o Interior da Aeronave. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Miguel Dias Júnior. Estudo do fresamento de formas complexas em situações críticas de usinagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Thiago Antonio Fiorentin.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victor Almeida Cotta Barbosa. A INFLUÊNCIA DO PROCESSO PRODUTIVO NA QUALIDADE FINAL DE PASTILHAS DE FREIO AUTOMOTIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

2.
Maikol Funk Drechsler. COMPARATIVO PRÁTICO DO DESEMPENHO DINÂMICO DE UTILITÁRIO ESPORTIVO E VEÍCULO DE CATEGORIA MÉDIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

3.
Felipe Klein Fiorentin. SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE PEÇAS DELGADAS NO PROCESSO DE FRESAMENTO . 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

4.
Victor Yan Mondadori. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE UM SISTEMA DE SUSPENSÃO COM DIFERENTES ALTURAS DE MOLAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

5.
LUCAS DO VALE PEREIRA LIVRAMENTO. ANÁLISE DE PROPRIEDADES MECÂNICAS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE. DISCOS DE FREIO DE VEÍCULOS DE PASSEIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

6.
Níkolas Olegário. ESTUDO DA DINÂMICA LATERAL DE VEÍCULO PROTÓTIPO DE 3 RODAS URBANO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

7.
Rafael Kiemo Pfau Santos. Análise do Comportamento Dinâmico de um Veículo Tipo Fórmula SAE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

8.
Lucas Brunatto Zago Dahmer. Análise do Comportamento Dinâmico de Um Veículo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

9.
Thiago de Borba. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO EM FRENAGEM DE VEÍCULO COM SISTEMA ABS ATIVO E INATIVO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

10.
Bruno Paes Spricigo. 3D Magnetic Steering Wheel Angle and Suspension Travel Detection. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

11.
Henrique Weber Weihermann. Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

12.
Willian Eidt. Análise da influência da profundidade dos sulcos dos pneus na operação de veículos de passeio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

13.
Marcos Imhof. ANÁLISE ESTÁTICA DA MOLA EXTERNA DA CAIXA DE ROLAMENTO DE UMA LOCOMOTIVA DIESEL-ELÉTRICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

14.
Lucas de Moliner. Análise do comportamento dinâmico de uma embarcação em escala reduzida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

Iniciação científica
1.
Cleverson Maxwell. Análise do estado de conservação e do mercado de pneus na frota joinvilense. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

2.
Maikol Funk Dreschsler. ESTUDO DAS FONTES DE RUÍDO E VIBRAÇÃO EM SISTEMAS HIDRÁULICO DE AERONAVES. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

3.
Mauri João Galeli Júnior. Análise de Ruído e Vibração em Sistemas Hidráulicos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

4.
Pedro Henrique Pereira. Análise dinâmica de risers. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

5.
Eder Dal Pozzo. Avaliação de isoladores de vibrações. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

Orientações de outra natureza
1.
Jeniffer Kopetski. Orientação de Monitoria da Disciplina de Vibrações. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

2.
Bryan Eduardo Pinnow. Orientação de Monitoria da disciplina de Vibrações. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

3.
Felipe Klein Fiorentin. Supervisor de Estágio em Laboratório. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

4.
Saulo Leonardo da Rocha. Orientação de estágio curricular obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

5.
Níkolas Olegário. Orientação de estágio curricular obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

6.
Felipe Gabriel Pereira. Orientação de estágio curricular obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

7.
Uillian Margreiter Martins. Orientação de Estágio Curricular Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

8.
Wilian Eidt. Orientação de Estágio Curricular Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

9.
Lucas Brunatto Zago. Orientação de Monitoria da Disciplina de Vibrações. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

10.
Thiago de Borba. Orientação de Estágio Curricular Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

11.
Lucas Brunatto Zago Dahmer. Orientação de Estágio Curricular Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

12.
Victor Almeida Cotta Barbosa. Orientação de Estágio Curricular Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

13.
Henrique Weber Weihermann,. Orientação de Estágio Curricular Obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

14.
Leandro Souza Pinheiro da Silva. Orientação de Monitoria da Disciplina de Vibrações. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

15.
Thiago Chierighini. Orientação de Monitoria da Disciplina de Vibrações. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

16.
Fernando Rodrigues Demboski. Orientação de Estágio Curricular Obrigatório. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

17.
Hugo Borges de Quadros. Orientação de Monitoria da Disciplina de Vibrações. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.

18.
Bruna Larissa Tascheck. Orientação de Monitoria da Disciplina de Representação Gráfica. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia Naval) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Thiago Antonio Fiorentin.



Inovação



Projetos de pesquisa



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