Nádia Jane de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1466972724477965
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal da Paraíba, atuando na formação de pedagogos na área de Educação Infantil. Também tem realizado estudos e pesquisas acerca dos processos midiáticos que perpassam as práticas culturais infantis e juvenis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nádia Jane de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, N. J.;N.J., SOUSA;N. J., SOUSA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I.
Universidade Federal da Paraíba - Campus I
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167200


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Globalização, tecnologia e mídias: elementos constituintes do estar-junto juvenil na contemporaneidade., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Edna Gusmão de Góes Brennand.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A indústria no Sertão: um estudo de caso sobre o processo de expansão da industrialização no interior do Ceará e as implicações para a qualificação dos trabalhadores.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Edna Garcia Maciel Fiod.
Palavras-chave: Qualificação; Trabalho; Reestruturação Produtiva.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1997 - 1997
Especialização em Especialização Em Sociologia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1987 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade aberta do Brasil, UAB/UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Direção e Administração, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pedagogia


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Chefe do Departamento de Habilitações Pedagógicas

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0

Atividades

06/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação - Campus I, .

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Estágio e TCC do Centro de Educação/UFPB.
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação - Campus I, .

07/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Educação e Trabalho
Estágio em Supervisão e Orientação Educacional
Estágio Supervisionado em Educação Infantil
Metodologia do Ensino de 1ºGrau (Estudos Sociais)
Organização e Prática da Educação Infantil
11/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Cargo ou função
Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação do CFP.
5/2001 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho Municipal de Educação.
02/2013 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação - Campus I, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia a Distância da UFPB.
04/2014 - 11/2014
Extensão universitária , Centro de Educação - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Projeto "Planejamento na Educação Infantil"..
7/2002 - 7/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Formação de Professores - Campus V, Centro de Formação de Professores - Campus V.

Atividade realizada
Coordenação do Projeto de Monitoria "Didática como Suporte Crítico-Reflexivo da Prática Docente"..
7/2002 - 1/2003
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto "Educando com Arte".
12/2002 - 12/2002
Treinamentos ministrados , Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Treinamentos ministrados
Linguagem Oral e Escrita
10/2002 - 10/2002
Treinamentos ministrados , Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Treinamentos ministrados
"Linguagem Oral e Escrita"
7/2002 - 10/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Didática (Letras)
Didática (Ciências)
Metodologia do Esino de 1ºGrau (Estudos Sociais)
1/2002 - 7/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Cargo ou função
Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação do CFP.
1/2002 - 7/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Cargo ou função
Comissão de Graduação do Departamento de Educação do CFP.
1/2002 - 5/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Metodologia do Ensino de 1ºGrau (Estudos Sociais)
7/2001 - 1/2002
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto "Educando com Arte".
7/2001 - 11/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
2/2001 - 5/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Didática (História)
5/2000 - 11/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Didática (Geografia)
5/1999 - 9/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Metodologia do Ensino de 1ºGrau (Estudos Sociais)
Didática (História)
3/1999 - 3/1999
Treinamentos ministrados , Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Treinamentos ministrados
Curso "Planejamento e Avaliação em Educação de Adultos: Teoria e Prática"
11/1998 - 3/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de 1ºGrau (Estudos Sociais)
Economia da Educação
Didática
8/1998 - 10/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Metodologia do Ensino de 1ºgrau (Estudos Sociais)
8/1998 - 10/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores - Campus V, Departamento de Educação e Letras.

Cargo ou função
Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação do CFP.


Linhas de pesquisa


1.
Práticas Culturais Infantis e Juvenis


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Práticas culturais infantis contemporâneas: presença das crianças no youtube.
Descrição: Esse trabalho objetiva analisar os modos de ser das crianças na atualidade, a partir de suas práticas culturais, sendo esta compreendida enquanto modos de ser e de estar no mundo dos indivíduos e grupos sociais. Nesse sentido, busca analisar o consumo midiático da infância na atualidade, a partir da presença das crianças em canais do youtube, considerando-a enquanto expressão de práticas culturais infantis na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.
2015 - 2016
Presença das mídias digitais na família: contribuições no processo de socialização da infância
Descrição: Este trabalho trata-se do resultado da pesquisa de Iniciação Científica intitulada ?Presença das mídias digitais na família: contribuições no processo de socialização da infância? que teve como objetivos: Obter dados sócio-econômicos e culturais da família a qual as crianças pertencem; entender a relação que a família estabelece com as mídias digitais e que tipo de uso permite que seus filhos realizem; compreender o papel da família no processo de socialização das crianças. A pesquisa foi realizada com 23 famílias de crianças pertencentes à três instituições de Educação Infantil da cidade de João Pessoa/PB e nos fez compreender a necessidade de considerar o tipo de uso e acesso que a família faz das mídias digitais, bem como o modo como se estabelece ou possibilita essa relação com as crianças, para assim compreender o modo de ?ser/estar? infantil na contemporaneidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.
2013 - 2014
O jovem na Internet: ideias e práticas culturais na contemporaneidade
Descrição: O estudo visa compreender a juventude atual a partir do acesso e uso das redes digitais entre jovens de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa/PB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.
2012 - 2013
Socialidade juvenil na cidade de João Pessoa/PB.
Descrição: O trabalho pretende adentrar no universo juvenil, nos espaços de sociabilidade onde sentem e experimentam em comum. Busca-se, portanto: 1. Conhecer, identificar e caracterizar os espaços públicos destinados à juventude na cidade de João Pessoa; 2. Verificar a existência de grupos/agrupamentos em tais espaços e como os utilizam; 3. Identificar os programas/ações destinados aos jovens em tais espaços públicos;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva.
Descrição: A proposta visa a realização de estudos e discussões acerca do planejamento na Educação Infantil a serem desenvolvidas com os coordenadores pedagógicos da rede municipal da cidade de Lucena/PB, com o objetivo de, em um trabalho de cooperação e respeito a esses profissionais, contribuir na construção de uma rotina escolar, em que possam ser contempladas os interesses e necessidades das crianças..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador / Elzanir dos Santos - Integrante.
2017 - 2017
Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva
Descrição: O projeto visa discutir com os professores da Educação Infantil do Município de Bayeux, questões que envolvem o planejamento na Educação Infantil, como currículo, rotinas, tempo, espaço, materiais, etc., se constituem como fundamentais para a promoção de práticas que contemplem as crianças, considerando seu universo social e cultural.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.
2014 - 2015
Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva
Descrição: O projeto busca, junto a algumas instituições de Educação Infantil da cidade de João Pessoa, discutir aspectos relacionados à rotina da instituição, bem como propiciar aos bolsistas envolvidos, o contato com a realidade dessas unidades educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.
2013 - 2014
Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva.
Descrição: A presente proposta visa contribuir na formação de um profissional da Educação, com interesse na Educação Infantil, ampliando seu conhecimento acerca de uma proposta curricular, que, junto aos professores com experiência nas salas de aula desse nível de ensino, busquem o aprimoramento da prática pedagógica voltada para as crianças de 2 a 5 anos (idade atendida pela creche onde o projeto será realizado)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.
2011 - 2011
"Papo cabeça": discutindo a educação do jovem na cultura da mídia e do consumo"
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.


Projetos de ensino


2018 - Atual
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: PESQUISA, PLANEJAMENTO E GESTÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
Descrição: Este Projeto de Ensino tem por objetivo promover a formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação vinculados aos cursos ofertados pelo Centro de Educação da UFPB para o exercício da docência, a partir da orientação de estudo, do planejamento e do acompanhamento de atividades durante o exercício da monitoria nos componentes curriculares ofertados pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP)..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem, Projetos de curso.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivo geral: - Promover a formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação vinculados aos cursos ofertados pelo Centro de Educação da UFPB para o exercício da docência, a partir da orientação de estudo, do planejamento e do acompanhamento de atividades durante o exercício da monitoria nos componentes curriculares ofertados pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP). Objetivos específicos: - Promover o aprofundamento teórico e prático dos(as) graduandos(as) nos temas abordados nos componentes curriculares; - Implementar estratégias didáticas que favoreçam o melhor desenvolvimento dos planos de curso dos componentes curriculares e o maior desempenho acadêmico possível para os estudantes matriculados; - Colaborar com a formação acadêmica dos(as) graduandos(as) monitores(as), proporcionando-lhes a participação efetiva nas principais atividades que integram o trabalho docente. Metas: 1. Assegurar percentual de aprovação superior a 60% dos(as) estudantes ativos nos componentes curriculares; 2. Alcançar média geral mínima de 7,0 em todas as turmas atendidas pelo projeto; 3. Elevar gradativamente o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) dos(as) estudantes ativos nas disciplinas integrantes deste Projeto de Ensino; 4. Viabilizar a articulação teoria-prática na formação acadêmica dos(as) monitores(as) deste Projeto de Ensino;.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.
2017 - 2017
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: PESQUISA, PLANEJAMENTO E GESTÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
Descrição: Este Projeto de Ensino tem por objetivo promover a formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação, vinculados aos cursos de formação de professores ofertados pela UFPB, a partir do estudo, planejamento e acompanhamento das atividades de docência no Ensino Superior por meio do exercício da monitoria nos componentes curriculares ofertados pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP)..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivo geral: - Promover a formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação, vinculados aos cursos de formação de professores ofertados pela UFPB, a partir do estudo, planejamento e acompanhamento das atividades de docência no Ensino Superior. Objetivos específicos: - Implementar estratégias didático pedagógicas que favoreçam a realização das propostas de ensino das disciplinas integrantes deste Projeto de Ensino; - Promover o aprofundamento teórico e prático dos(as) graduandos(as) em temas abordados nas disciplinas; - Colaborar com a formação acadêmica dos(as) graduandos(as) monitores(as), proporcionando-lhes a vivência cotidiana de situações que integram o trabalho docente. Assegurar percentual de aprovação superior a 50% dos(as) estudantes ativos nos componentes curriculares integrantes deste Projeto de Ensino; - Alcançar média geral mínima de 7,0 em todos os componentes curriculares integrantes deste Projeto de Ensino; - Elevar gradativamente o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) dos(as) estudantes ativos nas disciplinas integrantes deste Projeto de Ensino; - Viabilizar a articulação teoria-prática na formação acadêmica dos(as) monitores(as) deste Projeto de Ensino; - Preparar os(as) monitores(as) graduandos(as) em Pedagogia para o exercício da docência..
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nádia Jane de Sousa - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Espaço do Currículo (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana/Especialidade: Cultura.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
N. J., SOUSA2016N. J., SOUSA. QUE SEJA ETERNO ENQUANTO DURE : MODOS DE SER DA JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 9, p. 341-348, 2016.

2.
SOUSA, N. J.2016SOUSA, N. J.. Culturas Juvenis: Formas de ?Ser/Estar Com?, Indicadoras de Socialidades na Contemporaneidade. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 11, p. 252-264, 2016.

3.
N.J., SOUSA2016N.J., SOUSA. INFÂNCIA E MÍDIA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA  CONTEMPORANEIDADE . Revista Espaço do Currículo (Online), v. 9, p. 173-181, 2016.

4.
SOUSA, N. J.;N.J., SOUSA;N. J., SOUSA2012SOUSA, N. J.; BRENNAND, Edna Gusmão de Góes . Ser/estar junto juvenil na contemporaneidade. Comunicacao, Midia e Consumo, v. 9, p. 213, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUSA, N. J.; SALGUEIRO, M. ; SANTOS, N. C. M. . Estágio Supervisionado como eixo articulador da formação docente na Educação a Distância.. , 2012. v. 01.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, N. J.. Socialidade Juvenil na Contemporaneidade: elementos que a constitui. In: Alexandre Martins Joca; Dorgival Gonçalves Fernandes. (Org.). Juventudes: Possibilidades em movimento.. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. I, p. 31-40.

2.
SOUSA, N. J.. Juventude na Sociedade Midiatizada: Processos de Socialidade na Contemporaneidade. In: Luiz Gonzaga Bezerra Medeiros; Maria do Socorro Nóbrega Queiroga; Maria Elizete Guimarães Carvalho.. (Org.). Educação e Direitos Humanos:Interfaces. João Pessoa/PB: Editora UFPB, 2012, v. , p. 237-258.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, N. J.. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOCENTE PARA A CRIANÇA COMO SUJEITO SOCIAL-CULTURAL E HISTÓRICO. In: 4º Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior (COIPESU), 2017, João Pessoa. 4º Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior, 2017.

2.
SOUSA, N. J.. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: IV Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior, 2017, João Pessoa. IV Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior, 2017.

3.
SOUSA, N. J.. MÍDIAS DIGITAIS E FAMÍLIA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA. In: XVII Encontro Nacional de Educação Infantil, 2016, Natal/RN. XVII Encontro Nacional de Educação Infantil, 2016.

4.
SOUSA, N. J.. O jovem e a internet: acesso e uso entre jovens da Cidade de João Pessoa. In: II Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior, 2014, João Pessoa/PB. II Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior, 2014.

5.
SOUSA, N. J.. ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTITUIÇÃO DA INFÂNCIA EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS. In: I CONEDU: Inovação, ciência e tecnologia: desafios e perspectivas, 2014, Campina Grande. CONEDU:, 2014.

6.
SOUSA, N. J.. Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva. In: XVI Encontro Nacional de Educação Infantil, 2014, Natal/RN. XVI Encontro Nacional de Educação Infantil, 2014.

7.
SOUSA, N. J.; ARAÚJO, K. D. M . SOCIALIDADE JUVENIL: espaços para constituição de sujeitos.. In: 5ºSBECE/2ºSIECE - Nas contingências do espaço - tempo., 2013, Canoas/RS. 5º SBECE/2º SIECE - Nas contingências do Espaço-Tempo, 2013.

8.
SOUSA, N. J.. SOCIALIDADE JUVENIL NA CONTEMPORANEIDADE: ELEMENTOS QUE A CONSTITUI. In: III SEminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2011, João Pessoa. III SEminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. João pessoa/PB: Editora UFPB, 2011.

9.
SOUSA, N. J.. CULTURAS JUVENIS: FORMAS DE ?SER/ESTAR COM?, INDICADORAS DE SOCIALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE.. In: XX EPENN - Educação, Culturas e Diversidades, 2011, Manaus/AM. XX EPENN - Educação, Culturas e Diversidades. Manaus/AM: EDUA, 2011.

10.
SOUSA, N. J.; BRENNAND, Edna Gusmão de Góes . Processos interativos juvenis: redes de educabilidades na sociedade midiatizada.. In: 19o. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Educação. Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

11.
SOUSA, N. J.. Globalização e Juventude: Redes de Educabilidades para a Inclusão Social. In: I Seminário Internacional Sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação, 2009, João Pessoa. I Seminário Internacional Sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação. João Pessoa/PB: Editora UFPB, 2009.

12.
SOUSA, N. J.. Juventude e Gênero: novos mapas sociais. In: I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: desafios históricos e práticas interdisciplinares., 2007, João Pessoa. I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: desafios históricos e saberes interdisciplinares. João Pessoa: Editora UFPB, 2007.

13.
SOUSA, N. J.. A Indústria no Sertão: a expansão da industrialização no interior do Ceará e implicações para qualificação dos trabalhadortes.. In: Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luís. Anais do XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.. São Luís: UFMA, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, N. J.. Construindo o Conhecimento com Arte. In: 54ª Reunião Brasileira para o Progresso da Ciência, 2002, Goiânia. Goiânia: UFGO, 2002.

2.
SOUSA, N. J.. Educando com Arte. In: VI Encontro de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, 2002, João Pessoa. João Pessoa: UFPB, 2002.

3.
SOUSA, N. J.. A indústria calçadista no Ceará e as implicações para a qualificação dos trabalhadores.. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião Anual da SBPC. Salvador: UFBA, 2001.

4.
SOUSA, N. J.. A indústria no sertão: um estudo de caso sobre o processo de expansão da industrialização no interior do Ceará.. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião Anual da SBPC. Salvador: UFBA, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
N.J., SOUSA. Narrativas sobre a infância contemporânea: uso de vídeos com crianças na formação inicial de Pedagogos/as.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUSA, N. J.. Planejamento na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUSA, N. J.; BARBOSA. Thays Emmanuelle da Silva . A contação de história e suas contribuições no desenvolvimento da linguagem oral e escrita: relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUSA, N. J.; SILVA. Jordânia Amorim da ; TARGINO. Fábio . Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUSA, N. J.; FERREIRA, Natana dos Santos . O jovem e a internet: acesso e uso entre jovens da cidade de João Pessoa/PB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUSA, N. J.. MODOS DE SOCIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA ATUALIDADE: DESAFIOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOUSA, N. J.. REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUSA, N. J.. Socialidade juvenil na contemporaneidade: elementos que a constitui.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUSA, N. J.. CULTURAS JUVENIS: FORMAS DE ?SER/ESTAR COM?, INDICADORAS DE SOCIALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUSA, N. J.; SILVA, Rita de Cássia Pereira da ; SANTOS, M. A. R. . Educação Infantil: a contribuição do lúdico na construção da identidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUSA, N. J.. Globalização e juventude: redes de educabilidades para a inclusão social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, N. J.; ARAÚJO, K. D. M . Socialidade Juvenil na cidade de João Pessoa/PB.. 2013. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
N.J., SOUSA; SILVA, J. F; CARVALHO, M. E. P.; FELIPE, J.. Participação em banca de Paula Martin Sentis. "Meninas e meninos: construção de identidade de gênero em crianças de 2 anos".. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de LUCIANA DE ALMEIDA SANTOS. A LITERATURA E OS PEQUENOS LEITORES: Uma Experiência Leitora com Professoras da Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de ELKE MENESES DE SANTANA XAVIER. LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Gabriela Tavares dos Santos. Estilos de Aprendizagem de Kolb: um estudo com alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Jovens e Adultos) - Universidade Federal da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
N.J., SOUSA; SANTOS, E.; MIRANDA, J. R. Participação em banca de Priscila Silva Ferreira.Produzir textos nos anos iniciais do ensino fundamental por meio do lúdico: algumas contribuições.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
N.J., SOUSA; SILVA, J. F; OLIVEIRA, M. L.. Participação em banca de Andréa Jussara Nascimento de Souza.Análise Psicopedagógica da primeira temporada da série "Os 13 porquês eu", uma perspectiva de gênero.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicopedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
N.J., SOUSA; SILVA, J. F; SEVERO, J.L.R.L.. Participação em banca de Flávia Melina Azêvedo Vaz dos Santos.Pedagogos(as) em espaços não escolares: a construção de práticas profissionais na Assistência Social e Socioeducação.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
SOUSA, N. J.; LIMA, I. S.; Amorim, A. L. N. Participação em banca de Luciana Oliveira da Silva.A contribuição da formação do pedagogo para uma educação infantil de qualidade.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SOUSA, N. J.; DANTAS, T. C.; SILVA, J. F. Participação em banca de Rafaella Silva de Araújo.Educação em Direitos Humanos: estudo de uma proposta interdisciplinar de uma escola estadual da Paraíba.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SOUSA, N. J.; ESPINDOLA, M. L.; GALVINCIO, A. S.. Participação em banca de Ana Carla França da Silva.A contribuição da afetividade no processo de aprendizado das crianças pequenas na creche.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Diana Araújo de Macêdo e Janaína Karoline Neri Domingos.A prática pedagógica dos educadores na pré-escola.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Francerlânia A. Ribeiro, Joseane C. de Sousa, Mayara Queiroz.A mediação docente e suas contribuições na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Ana Paula Bezerra da Silva.A afetividade na relação adulto-criança na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Katiane Cardoso Santana.O papel da escola e da família na preservação da infância.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Giselly Anízio dos Ramos.A matemática na educação infantil: reflexos pedagógicos no ensino por meio do lúdico.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Alexsandra Lourenço Primo Mendonça.A importância da ludicidade na aprendizagem das crianças da educação infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

13.
SOUSA, N. J.; Amorim, A. L. N. Participação em banca de Juliana Aquino Medeiros Oliveira.O Planejamento na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

14.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Edileuza Figueiredo de Souza.O lúdico como isntrumento facilitador do ensino-aprendizagem na Educação Infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

15.
SOUSA, N. J.; Amorim, A. L. N. Participação em banca de Cleidenice Araújo de Carvalho.A avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: concepções e práticas na pré-escola.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

16.
SOUSA, N. J.; Amorim, A. L. N. Participação em banca de Ana Carolina Alves Monteiro.Avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: um olhar sobre as crianças de 0 a 3 anos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

17.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Kassia de Santana Kishishita.O jogo na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

18.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Valquíria Galvão Custódio.O brincar e as brincadeiras: contribuição para facilitação da aprendizagem.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

19.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Gicélia Cruz Marques Guimarães.O lúdico e a Educação Infantil: abordagens teóricas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

20.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Belmira Araújo da Silva.A literatura na Educação Infantil: uma reflexão sobre as concepções de leitura em creche no município do Conde (PB). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

21.
SOUSA, N. J.. Participação em banca de Elaine M. de Araújo e Rosângela G. Batista.A atuação do Supervisor Escolar na escola pública:um embate sobre as diferentes concepções de Supervisão.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

22.
ANGELIM, G. M.; SOUSA, N. J.; LIMA, I. S.; SILVA, J. A. A.. Participação em banca de Genildo Moreira Angelim.Indisciplina Escolar: uma relação de competências e significados.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

23.
ALMEIDA, S. Q. N. E. D. S.; SOUSA, N. J.; LIMA, I. S.; SANTOS, E.. Participação em banca de Sílvia Queiroga Nóbrega e Daniele Sarmento de Almeida..Leitura e escrita na Escola Fundamental: caminhos e descaminhos.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUSA, N. J.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Educação Infantil. 2016. Universidade Federal de Campina Grande.

2.
SOUSA, N. J.. Concurso Público de Provas e Títulos para professor da Carreira do Magistério do Ensino Superior da UFCG. 2015. Universidade Federal de Campina Grande.

3.
SOUSA, N. J.. Concurso Público para Docentes da Universidade Estadual da Paraíba. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
SOUSA, N. J.. Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na carreira do Magistério Superior - Área de Conhecimento: Didática. 2008. Universidade Federal de Campina Grande.

5.
SOUSA, N. J.. Concurso Público de Provas e Títulos - Carr eira Magistério Superior para a área de conhecimento Práticas Pedagógicas das séries iniciais do ensino fundamental.. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

6.
SOUSA, N. J.; LIMA, I. S.; FEITOSA, B. M.. Processo Seletivo para Professor Substiuto da Disciplina Didática.. 2003. Universidade Federal da Paraíba.

7.
SOUSA, N. J.; MACHADO, A. B.; LOYOLA, F. A.. Concurso Público para Professor Assistente - Área Educação: Didática.. 2002. Universidade Federal da Paraíba.

8.
SOUSA, N. J.; LIMA, I. S.; FEITOSA, B. M.. Processo Seletivo para Professor Substituto da Disciplina Didática.. 2001. Universidade Federal da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Narrativas sobre a infância contemporânea: uso de vídeos com crianças na formação inicial de Pedagogos/as.. 2018. (Congresso).

2.
4º COIPESU.AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOCENTE PARA A CRIANÇA COMO SUJEITO SOCIAL-CULTURAL E HISTÓRICO. 2017. (Outra).

3.
II Fórum Temático de Educação Infantil.Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. 2017. (Outra).

4.
I Seminário de Interconexões de saberes e práticas educacionais.Juventude, educação e movimentos sociais.. 2017. (Seminário).

5.
XVII Encontro Nacional de Educação Infantil.MÍDIAS DIGITAIS E FAMÍLIA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA. 2016. (Encontro).

6.
III Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior.A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2015. (Outra).

7.
I CONEDU. ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTITUIÇÃO DA INFÂNCIA EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS. 2014. (Congresso).

8.
I CONEDU. OS SONS DA NATUREZA NA EDUCAÇAO INFANTIL: relato de experiência. 2014. (Congresso).

9.
II Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior.O jovem e a internet: acesso e uso entre jovens da Cidade de João Pessoa. 2014. (Outra).

10.
XVI Encontro Nacional de Educação Infantil.Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva. 2014. (Encontro).

11.
5ºSBECE/2ºSIECE - Nas contingências do espaço - tempo..SOCIALIDADE JUVENIL: espaços para constituição de sujeitos.. 2013. (Seminário).

12.
VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.MODOS DE SOCIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA ATUALIDADE: DESAFIOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Outra).

13.
XXI Encontro de Iniciação Científica da UFPB.ESPAÇOS PÚBLICOS PARA A JUVENTUDE NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. 2013. (Encontro).

14.
III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais.Sociabilidade Juvenil na contemporaneidade: elementos que a constitui.. 2011. (Seminário).

15.
IV Encontro de Pedagogia - Práticas Educativas, culturas e diversidades.Educação Infantil: a contribuição do lúdico na construção da identidade.. 2011. (Encontro).

16.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.CULTURAS JUVENIS: FORMAS DE ?SER/ESTAR COM?, INDICADORAS DE SOCIALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE.. 2011. (Encontro).

17.
19o. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Processos Interativos Juvenis: Redes de Educabilidades na Sociedade Midiatizada. 2009. (Encontro).

18.
II Fórum Internacional de Pedagogia.(Des) Bussolados: caminhos para a produção de trabalhos científicos.. 2009. (Outra).

19.
I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação..Globalização e Juventude: Redes de educabilidades para a inclusão social.. 2009. (Seminário).

20.
I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação..Exclusão, Inclusão e Juventude.. 2009. (Seminário).

21.
I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: desafios históricos e práticas interdisciplinares..Juventude e Gênero: novos mapas sociais. 2007. (Seminário).

22.
Semana de Letras.Minicurso: Gêneros do Discurso.. 2001. (Oficina).

23.
XV EPENN.Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste.. 2001. (Encontro).

24.
III CONED. Congresso Nacional de Educação. 1999. (Congresso).

25.
Seminário 25 anos do PPGE..Seminário 25 anos do Programa de Pós-graduação em Educação: resgate, situação atual e perspectivas.. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, N. J.. 2º Congresso Ibero-americano de Educação Comparada - CIEC e o 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - EISBEC. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edilene Maria de Barros Silva. A importância do lúdico no contexto da Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

2.
Denise Oliveira Leite Rufino. Leitura para bebês: concepções e práticas das professoras. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

3.
ANAÍ SILVEIRA DE SOUZA MELO. A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

4.
AUDREY ARARIPE COUTINHO. AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRÉIA SOUSA DE ARAUJO. A LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

2.
ELAINE FERREIRA CHAVES. ?A GENTE BRINCA DE INTERNET?: Transformações na cultura lúdica da infância contemporânea.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

3.
JÉSSICA GOMES MELO. O BRINCAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA E COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

4.
Adriana Gomes de Lima Cavalcanti. SEXUALIDADE INFANTIL: concepções e prática dos (as) professores (as) da educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

5.
Alanna Maria Santos Borges. CIVILIZAÇÃO E REPÚBLICA (1921-1922): o discurso médico higienista sobre a infância na Parayba do Norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

6.
Diana Cavalcante Soares e Diana Nascimento Silva. A presença da Música na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

7.
Maria Gorete Pereira Camboim. Políticas Educacionais no contexto da Educação Infantil: contribuições para a prática pedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

8.
Christiane Clementino da Cunha Leite Ingridy Cibelly Fernand. A presença das mídias digitais na educação infantil e suas perspectivas em torno da prática do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

9.
Maria do Socorro Xavier de Oliveira. ?CAPOEIRA EDUCA SIM, DO GRANDÃO AO PEQUENENIM?. Presença da cultura afro-brasileira na Educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

10.
Mariana Soares de Lima Galdino. AS CRIANÇAS NAS REDES SOCIAIS: concepções de infância em cena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

11.
Aucilene Medeiros de Araújo e João Batista Ventura da Silva. A literatura infantil na prática pedagógica da Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

12.
RITA DE CÁSSIA DE LIMA BEZERRA THAYS EMMANUELLE DA SILVA BA. O ESPAÇO FÍSICO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

13.
Lavínia Nayara B. Matias Ribeiro e Eveline Maciel de Assis. O Movimento Corporal no Contexto da Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

14.
Phamella Larisa da Silva Oliveira. A presença do brinquedo na rotina da Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

15.
Jordânia Amorim da Silva e Renata Fátima Luna de Almeida. A Ludicidade na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

16.
Kristhianny Dias dos Santos. Exploração Sexual Infanto Juvenil: o papel das ONG's e das Redes de Mobilização.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

17.
Catarina Margareth Paiva Miranda. Ludicidade com bebês: práticas pedagógicas em uma creche pública.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

18.
Priscilla O. Bandeira e Prisilla Kézia Tavares de Souza. O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

19.
GORGONIO MAURICIO DA NÓBREGA NETO. GESTÃO DEMOCRÁTICA E OS RECUROS DO PDDE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

20.
SAULO JOSÉ VELOSO DE ANDRADE. A relação família e escola no contexto da Educação Infantil: análise comparativa entre as zona rural e urbana no município de Juripiranga-PB.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

21.
Elizângela de Sousa Barros, Leticia Medeiros Freitas. Jovens no CEA (Centro Educacional do Adolescente): retratos da vulnerabilidade social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

22.
Kelly Deise Macêdo de Araújo. Juventude nos espaços virtuais: sociabilidade a partir do uso de aplicativos em dispositivos móveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

23.
Christiane Cely Fernandes de Melo. Xadrez Pedagógico no Cotidiano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

24.
Marcele Fabrício Francklin. A Influência da mídia televisiva no brincar da criança: primeiras aproximações.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

25.
Ozaneide Trajano da Costa Silva. A prática da contação de história na creche: importância e desafios.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

26.
Silvana de Queiroz Mousinho. A literatura infantil na Educação Infantil: como os docentes a praticam.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

27.
Eliane de Souza e Rayssa Karla Américo dos Santos. Família, criança e mídia: retratos da sociedade contemporânea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

28.
Lucielys Assunção de Oliveira Costa. Literatura Infantil na sala de aula: um passaporte mágico.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

29.
Cristiane Nascimento de Pontes. Vai, vai, vai começar a brincadeira: o prazer de aprender brincando.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

30.
Josivete Santos da Costa. As práticas Pedagógicas e os desafios da Educação de Jovens e Adultos diante da juventude.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

Iniciação científica
1.
Lúcia de Fátima de Lima Miranda. Presença das mídias digitais na família: contribuições no processo de socialização da infância. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

2.
Natana dos Santos Ferreira. O jovem na internet: ideias e práticas culturais da contemporaneidade. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nádia Jane de Sousa.

3.
Kelly Deise Macêdo. Socialidade Juvenil na cidade de João Pessoa/PB.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nádia Jane de Sousa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUSA, N. J.;N.J., SOUSA;N. J., SOUSA2012SOUSA, N. J.; BRENNAND, Edna Gusmão de Góes . Ser/estar junto juvenil na contemporaneidade. Comunicacao, Midia e Consumo, v. 9, p. 213, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, N. J.; SILVA. Jordânia Amorim da ; TARGINO. Fábio . Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUSA, N. J.; FERREIRA, Natana dos Santos . O jovem e a internet: acesso e uso entre jovens da cidade de João Pessoa/PB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, N. J.; BARBOSA. Thays Emmanuelle da Silva . A contação de história e suas contribuições no desenvolvimento da linguagem oral e escrita: relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, N. J.. 2º Congresso Ibero-americano de Educação Comparada - CIEC e o 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - EISBEC. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 1:02:27