Cláudia Fonseca Moron Passeri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0387412502431545
  • Última atualização do currículo em 11/01/2009


possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Tem experiência docente em cursos de graduação nas disciplinas de Psicologia Geral, Psicologia da Escolar, com ênfase em Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos e Didática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Fonseca Moron Passeri
Nome em citações bibliográficas
MORON, C. F.


Formação acadêmica/titulação


1996 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Estudo exploratório sobre atitudes e concepções de professores com relação à matemática,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Márcia Regina F. de Brito.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
1996 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1982 - 1986
Curso técnico/profissionalizante em Habilitação Específica para o Magistério.
EE Profº Christino Cabral.




Formação Complementar


1991 - 1992
especialização em ludoterapia.
Casa do Psicólogo.


Atuação Profissional



Serviço social da indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor - ensino fundamental, Carga horária: 20


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: 1. Modelos de ensino 2. Didática 3. Metodologia do ensino superior 4. Metodologia do ensino fundamental - series iniciais

Atividades

03/2003 - 08/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia do ensino fundamental - séries iniciais
Metodologia do ensino superior
Modelos de ensino e Didática

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 20

Atividades

07/2002 - 12/2003
Direção e administração, Unidade de Bauru, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso/ Psicologia.
07/1997 - 12/2003
Ensino, Psicologia e Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral; Psicologia Escolar e problemas de aprendizagem; Prática de Ensino em Psicologia; Psicologia da Educação e Didática

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Conferencista, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
disciplinas ministradas Psicomotricidade e Intrevenção precoce; Supervisão de estágio em Terapia psicomotora

Atividades

07/1992 - 12/1992
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Intervenção precoce e Psicomotricidade

Prefeitura Municipal de Bauru, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - educ. infantil, Carga horária: 20

Atividades

07/1990 - 03/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação infantil

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORON, C. F.2000 MORON, C. F.. Atitudes e concepções dos professores de educação infantil em relação à matemática. Zetetike (UNICAMP), Campinas, v. 7, n.11, p. 87-102, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
MORON, C. F.; BRITO, M. R. F. . Atitudes e concepções dos professores de educação infantil em relação à matemática. In: Márcia Regina F. de Brito. (Org.). Psicologia da educação matemática. 1ed.Florianópolis: Insular, 2001, v. 1, p. 263-277.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORON, C. F.. Formação de professores: uma proposta para promover mudanças de concepções sobre o ensino.. In: VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2003, Águas de Lindoía. Teorias e práticas - imagens e projetos, 2003. p. 112-112.

2.
MORON, C. F.. Ensino da matemática na educação infantil: a concepção do professor. In: VI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2001, Águas de Lindóia. Formação de educadores: Desafios e perspectivas para o século XXI. São Paulo: Pró-Reitora de graduação da Unesp, 2001. p. 138-138.

3.
MORON, C. F.. A importância das atitudes com relação à matemática na formação de professores. In: V Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 1998, Águas de São Pedro. Formação do Educador e Avaliação Educacional. São Paulo: Pró-Reitoria de graduação da Unesp, 1998. p. 170-170.

4.
MORON, C. F.; BRITO, M. R. F. . Estudo exploratórios sobre as atitudes de professores de educação infantil com relação à matemática. In: Encontro Nacional de professores do Proepe, 1997, Águas de Lindóia. Piaget e a Educação. Campinas: FE/ UNICAMP, 1997. p. 221-221.

5.
MORON, C. F.; SCANDIUZZI, P. P. . Aprendizagem da noção da adição à luz da teoria piagetiana. In: IV Simpósio Internacional de Epistemologia Genética, 1996, Águas de Lindóia. Piaget: teoria e prática. Campinas: Tecnocópias Gráfica e Editora Ltda, 1996. p. 335-335.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. O ensino da matemática na educação infantil: a concepção do professor. 2001. (Congresso).

2.
Semana do magistério.Inteligência Múltiplas. 1998. (Outra).

3.
Semana do Magistério.Vamos desenvolver atitudes positivas em relação à matemática. 1998. (Oficina).

4.
V Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. A importância das atitudes com relação à matemática na formação de professores. 1998. (Congresso).

5.
V EPEM.Um estudo das competências matemáticas adquiridas por estudantes nas séries iniciais do ensino fundamental. 1998. (Encontro).

6.
XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. Habilidades visuais relacionadas à geometria. 1997. (Congresso).

7.
IV Simpósio Internacional de Epistemologia Genética.Aprendizagem da noção da adição à luz da teoria piagetiana. 1996. (Simpósio).

8.
Semana da Educação.Relato de experiência: atividades na pré-escola. 1995. (Outra).

9.
4º Encontro Regional de Alfabetizadores.Encontro de alfabetizadores. 1994. (Encontro).

10.
Projeto de prevenção de deficiências.Prevenção de deficiências em creches. 1992. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Célia Zitto e Maria Ester Palombo. Gravidez na adolescência. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Cláudia Fonseca Moron Passeri.

2.
Ana Paula C. Oliver. Crianças com problemas no desenvolvimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Cláudia Fonseca Moron Passeri.

3.
Gilene Fernanda Silva e Mileide A. B. Cangussu. Psicopedagogia - distúrbios emocionais que interferem na alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Cláudia Fonseca Moron Passeri.

4.
Vera Lúcia Marquês. Psicologia Hospitalar: um estudo sobre o mercado de trabalho no interior de São Paulo. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Cláudia Fonseca Moron Passeri.



Outras informações relevantes


Realizei atividades didáticas desde o início da minha formação. Fui monitora do Programa de Alfabeitzação de Adultos, Bauru; Monitora de disciplina (Psicologia Geral) durante a graduação; Professora na educação infantil e atualmente, professora no ensino superior.
Meu trabalho de pesquisa está na interface da Psicologia com a Educação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:28:39