Nuria Pons Vilardell Camas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1204848228722615
  • Última atualização do currículo em 03/02/2014


Professora Adjunto da Universidade Federal do Paraná, Doutora em Educação: Currículo, no eixo Tecnologias e Educação (2008) PUCSP, Mestre em Educação no Ensino Superior , no eixo Educação a Distância e Formação de Professores (2002) PUCCamp, possui graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985) , especialista em Leitura Crítica (UNESP - 2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação à distância, aprendizagem interativa, métodos e práticas na educação a distância, educação semipresencial em ensino superior e educação a distância on-line e uso de tecnologias digitais na educação. Coordenadora do Laboratório de Cultura Digital UFPR/MinC (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nuria Pons Vilardell Camas
Nome em citações bibliográficas
CAMAS, N. P. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN - Setor Educação.
Rua General Carneiro, n 460 - Campus Reitoria - Ed. D. Pedro I, sala 501, 5 andar
Centro
80060150 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33605000
URL da Homepage: http://www.ufpr.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Revista e-Curriculum:origem e evolução de uma revista científica eletrônica na área de Educação e Currículo construída na colaboração pedagógica, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Dr. Fernando José de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Periódicos Científicos Eletrônicos em Educação; Leitura Virtual; Acesso Aberto; Narrativa Curricular; Disseminação da Ciência.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Educação a Distância em Realidades Virtuais: A Postura do Professor do Ensino Superior Ante as Novas Tecnologias Facilitadoras de Formação Continuada,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Suely Galli Soares.
Palavras-chave: Educação a distância on-line; função do professor no ensino superior; papel do professor do ensino superior.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1999 - 2000
Especialização em A Literatura e O Ensino da Literatura.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Título: Em Busca da Forma que representa a Realidade.
Orientador: Profa. Dra. Guacira M. M. Leite.
1981 - 1985
Graduação em Letras.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.


Formação Complementar


2008 - 2008
ISO 9001:2000. (Carga horária: 16h).
Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
2008 - 2008
O Coordenador de Curso como Gestor Estratégico. (Carga horária: 24h).
Humus Consultoria.
2004 - 2004
Extensão universitária em Inglês Instrumental: leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura Para Fins Acadêmicos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2000 - 2000
Extensão universitária em Educação a distância via Internet: Capaciação de P. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1985 - 1985
Fernando Pessoa: Tradição e Modernidade. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1982 - 1982
Curso de Linguística. (Carga horária: 10h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1981 - 1981
Programação de Dados. (Carga horária: 180h).
Kyoei FACOM.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PORTARIAS DE 17 DE OUTUBRO DE 2011, Servidor (a): NÚRIA PONS VILARDELL CAMAS Cargo: Professor 3º Grau, Classe 6, Nível 001 Do (a): Universidade Federal do Triângulo Mineiro Para: Universidade Federal do Paraná

Atividades

07/2013 - Atual
Direção e administração, Vice-Reitoria, .

Cargo ou função
Vice direção Setor de Educação.
03/2013 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias e Educação
02/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-graduação, .

Atividade realizada
Professor e Pesquisadora do Mestrado em Teoria e Prática do Ensino.
11/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos professor, escola e tecnologias educacionais - UFPR, .

11/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos professor, escola e tecnologias educacionais - UFPR, .

Linhas de pesquisa
Educação a Distância
03/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Digital e Formação de Professores
10/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia da pesquisa
Metodologia da Pesquisa Educacional
Cultura Digital e Formação de Professores
10/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional
10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão do Trabalho de Conclusão de Curso, .

Cargo ou função
Presidente.
06/2012 - 06/2012
Extensão universitária , Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN - Setor Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação e Professora da Oficina de Lousa Digital.
02/2012 - 02/2012
Extensão universitária , Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN - Setor Educação, .

Atividade de extensão realizada
Curso Oficina Moodle.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro da equipe docente da UAB (Universidade Aberta do Brasil); Colabaradora no IELHACS; Professora das disciplinas Teorias de Ensino e Aprendizagem e Didática ( linha de pesquisa Educação superior: contexto, sujeitos e práticas) e Cultura Digital na Formação do professor (linha de pesquisa Novas mídias e Educação e Educação superior: contexto, sujeitos e práticas)

Atividades

02/2011 - 10/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e Estratégias de Aprendizagem
02/2011 - 10/2011
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e estratégias de aprendizagem
02/2011 - 10/2011
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e estratégias de aprendizagem
02/2011 - 10/2011
Ensino, Matemáica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e estratégias de aprendizagem
02/2011 - 10/2011
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e estratégias de aprendizagem
02/2011 - 10/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e estratégias de aprendizagem
02/2011 - 10/2011
Ensino, Medicina - Fisioterapia - Biomedicina - Terapia Oc, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Digital na Formação
02/2011 - 10/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
09/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, IELACHS - CEAD, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado.
02/2011 - 08/2011
Extensão universitária , IELACHS - CEAD, .

Atividade de extensão realizada
Oficina Moodle; uso de tecnoloias digitais no apoio ao ensino presencial.
11/2010 - 08/2011
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento de Educação.
05/2011 - 07/2011
Ensino, Atenção à Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem, didática e comunicação
11/2010 - 07/2011
Extensão universitária , IELACHS - CEAD, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão Oficina Moodle.

Fundação Padre Anchieta - TV Cultura, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Conteúdo WEB, Carga horária: 30


Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora em EAD, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ouvidoria de Cursos, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Cursos III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto, Planejamento, Implementação e Implantação de Cursos em EAD Virtual na plataforma Moodle e uso de diferentes ferramentas complementares aos objetivos educacionais

Atividades

02/2009 - 03/2010
Direção e administração, Fundação Vanzolini, .

Cargo ou função
Ouvidoria.
04/2008 - 03/2010
Outras atividades técnico-científicas , Fundação Vanzolini, .

Atividade realizada
Projeto, planejamento, implementação de cursos EAD.

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Pesquisadora UAB, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Formação de Professores, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora colaboradora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso: Tecnologias na Aprendizagem Curso de pós-graduação lato sensu que visa preparar profissionais que atuam ou que desejam atuar na gestão e mediação de projetos educacionais em espaços formais, informais, não-formais, integrando o uso das tecnologias da informação e da comunicação aos processos de ensino e aprendizagem. (Carga horária: 360 h) Professora do eixo Educomunicação

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Tecnologias na Aprendizagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educomunicação
08/2008 - 12/2008
Ensino, Tecnologias na Aprendizagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Espaço de Intervenção

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Pesquisa e desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento

Atividades

2006 - 05/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Pós-Graduação, .


Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e, FUNDACE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora Convidad de Metodologia Científica
Outras informações
Professora autônoma de Metodologia Científica e orientadora de TCC para as Turmas de MBA nas gestões de Administração

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrar aulas
Outras informações
Ministro aulas de Metodologia do Trabalho Científico e acompanho (orientação) das monografis e artigos. participação como banca de 2 workshops da FUNDACE em 2003

Atividades

04/2003 - 02/2006
Ensino, MBA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Instituto da Visão Órgão Suplementar UNIFESP/EPM, IPEPO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrar aulas
Outras informações
Como colaboradora do Projeto Master em Sáude, ministro aulas virtuais de Didática do Ensino Superior

Atividades

07/2002 - 03/2006
Ensino, MBA Administração em Saúde e Oftalmologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior - on-line
Técnica da Comunicação Escrita

Sistema Educacional Brasileiro, SEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Científico Pedagógico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Centro Paulista de Ibitinga, FACEP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Por motivos de Pesquisa de Doutorado e Distância de pólos pedi minha demissão em julho de 2003

Atividades

02/2003 - 08/2003
Direção e administração, Instituição de Ensino Superior Faculdade Centro Paulista, .

Cargo ou função
Coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia.
02/2003 - 08/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2003 - 08/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de ensino aprendizagem
02/2003 - 08/2003
Ensino, Administração Gestão em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica

Colégio Dr. Alfredo Castro, CAC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

08/1985 - 02/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Estadual Víctor maída, CEVM, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1987 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua e Literatura de línguas portuguesas

Colégio Flávio Pinheiro, FLAPI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Gramática e Redação, Carga horária: 12

Atividades

02/1994 - 01/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Gramática
Literaturas de Língua Portuguesa
Técnicas de Redação

Colégio Objetivo, CO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1990 - 02/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnicas de Redação
Gramática

Colégio Rio Branco, CRB, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de língua portuguesa, Carga horária: 12

Atividades

05/1985 - 12/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Santo Inácio S/C LTDA, ESI, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 20

Atividades

02/1986 - 08/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Novas Tecnologias em Educação

Objetivo: O objetivo da linha é estudar fundamentos, usos e impactos das novas tecnologias na formação e na prática de educadores (docentes, pesquisadores, administradores) dos diferentes níveis de ensino, tendo como base a criação de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um conhecimento autônomo e criativo..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino Superior; Educação e Currículo; Educação continuada; Formação de Professores; função do professor no ensino superior.
2.
Formação de professores para o uso das TICs
3.
Educação a Distância


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Laboratório de Mídias Digitais ( sal@lab ) para Formação de Professores das Licenciaturas e Pedagogia UFPR

Descrição: A criação de um laboratório (sal@lab) é necessário e fundamental, posto que as exigências educacionais fundadas pelo PCN e pelas Políticas Públicas Educacionais envolvem a formação de professores que saibam atuar e significar as diferentes tecnologias, não apenas no conhecimento operatório destas ferramentas, mas no seu uso pedagógico. Como o Setor de Educação e o DTPEN ainda não tem um laboratório de mídias digitais que aborde as metodologias de ensino ante ao uso das TIC (netbooks, tablets) integrados à lousa digital, ao solicitarmos alguns elementos que possibilitem o iniciar um laboratório de mídias digitais tem-se como direção as propostas pedagógicas de qualquer escola brasileira fundamentar-se nas orientações legais implícitas nas competências e habilidades incluídas por área/eixo e/ou componente curricular que leva em consideração o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a formação de Pedagogos e Licenciandos da UFPR..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Nuria Pons Vilardell Camas - Coordenador.
2012 - Atual
A cultura digital na narrativa curricular: reflexão participativa na formação das licenciaturas e na formação continuada de professores do ensino básico e médio

Descrição: Propõe-se a criação de um laboratório de mídias digitais no Setor de Educação, departamento de Teorias e Práticas de Ensino, viabilizando a Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O Projeto aqui proposto é composto por equipe formada de professores pesquisadores da UFPR, um técnico administrativo do setor de Educação, um aluno das Licenciaturas ou Pedagogia da UFPR de iniciação científica, e uma professora da PUCPR, doutoranda em tecnologias e educação pela PUCSP. A intenção da criação de um laboratório digital é promover cursos de extensão aplicando metodologias de uso das mídias digitais com discentes-licenciandos da UFPR, gestores e professores do Ensino Básico e Médio de instituições públicas do estado do Paraná, especificamente da cidade de Curitiba. Os objetivos são investigar como professores e discentes-licenciandos aprendem com os diferentes artefatos digitais (lousa digital, notebooks, netbooks e tablets) e quais são ascompetências e as fluências no uso destes artefatos, considerando as características da escola pública brasileira e tais artefatos, com suas distintas funções e aplicações e como socio-culturais. A metodologia consiste na aplicação de atividades focando as técnicas principais: pesquisa-ação participante e análise de conteúdo.espera-se sistematizar metodologias de aprendizagem com as TIC,projetando formações para profs. do Paraná e Brasil. metodologias e as estratégias de trabalho mais adequados para promover as.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Nuria Pons Vilardell Camas - Coordenador / Suzete de Paula Bornatto - Integrante / Américo Agostinho Rodrigues Walger - Integrante / Claudio Martin Rocha - Integrante / Ana Carolina Zocatelli Nunes - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2


Outros Projetos


2013 - Atual
Laboratório de Cultura Digital

Descrição: o presente projeto parte da concepção de que tanto maior será a efetividade das políticas públicas culturais quanto maior for a integração, o mútuo conhecimento e as possibilidades de construções de ações conjuntas entre os diversos atores que compõem o ambiente cultural nacional. Se levarmos em conta ainda o cenário atual latino-americano, com a adesão de diversos países aos princípios e ao modelo do Programa Cultura Viva, onde observa-se um ambiente diversificado de atores, entidades e ações desenvolvidas e com uma alta carência de articulação e de mecanismos comuns de diálogo. Dessa forma, é objeto do presente projeto: 1) desenvolver uma plataforma digital de gestão e comunicação de modo a permitir a participação e mapeamento colaborativo, integrando-a aos mecanismos já existentes, como o SNIIC e o CulturaDigital.br; 2) realizar ciclos de formação para articular e capacitar agentes para o uso colaborativo das ferramentas; 3) promover um encontro nacional e latino-americano de modo a aprofundar e ampliar o diálogo entre os atores e a apropriação e difusão da plataforma. .
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Nuria Pons Vilardell Camas - Coordenador.
2012 - Atual
Tecnologias Digitais e Formação de Professores: integração curricular de diferentes ferramentas para a aprendizagem no Ensino Fundamental

Descrição: Em 2002, iniciou-se o processo de reformulação curricular que desencadeou o atual currículo do curso (Res. 30/08 CEPE UFPR). Houve um aumento de 50% na carga horária das disciplinas de Metodologias de Ensino e a criação de disciplinas voltadas para a docência na Educação Infantil, entretanto manteve-se a carga horária da formação do futuro licenciado no entendimento do uso das tecnologias em sala de aula. Nota-se que a formação contemporânea circunscrita na sociedade do conhecimento e que faz uso das tecnologias para a aquisição da informação e a comunicação ainda não é tratada como deveria ser na formação de futuros professores e gestores educacionais. Nesse sentido, a inserção do curso de Pedagogia ao PIBID se converte numa ferramenta importante que pode contribuir para a melhoria da qualidade da formação de nossos alunos ao propiciar um contato maior com a realidade escolar e a criação de estratégias inovadoras em parceria com as escolas no que tange à integração curricular das tecnologias digitais e aprendizagem. A transformação tecnológica nos traz uma nova necessidade de orientarmos a escola e os habitantes que nelas constroem suas vidas pelo simples fato de que as mudanças atuais são rápidas e envolvem habilidades e competências da literacia da informação que ainda não são tratadas nos currículos educacionais de formação de professores. .
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Nuria Pons Vilardell Camas - Coordenador / Marcelo Luiz Vergilio Ferreira - Integrante / Graciele Lehnen Bijega - Integrante / Fernanda de Fátima Meira Chaves - Integrante / Erica Yoshizawa - Integrante / Camila Pacheco - Integrante / Mariana Parmigiani de Paula - Integrante / Natalie Pasquetti - Integrante.


Membro de corpo editorial


2004 - Atual
Periódico: Revista E-curriculum (1809-3876)
2006 - 2008
Periódico: Revista Digital Art&
2011 - Atual
Periódico: Revista e-Curriculum (PUCSP)


Revisor de periódico


2005 - 2008
Periódico: Revista E-curriculum (1809-3876)
2010 - Atual
Periódico: Revista Profissão Docente
2010 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Interface: Comunicação, Saúde, Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Catalão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Galego
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CAMAS, N. P. V.2013CAMAS, N. P. V. ; RIBEIRO, R. A. ; MANDAJI, M. . A Integração de Redes Sociais e a Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 2, p. 1-21, 2013.

2.
3CAMAS, N. P. V.2013CAMAS, N. P. V. ; MANDAJI, M. ; RIBEIRO, R. A. ; MENGALLI, N. M. . PROFESSOR E CULTURA DIGITAL: REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DOS NOVOS DESAFIOS NA AÇÃO FORMADORA PARA NOSSO SÉCULO. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 179-198, 2013.

3.
2CAMAS, N. P. V.2013CAMAS, N. P. V. ; PINHEIRO, M. ; LIBLIK, A. M. P. . EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: EXPERIÊNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SEMIPRESENCIAL. Acta Científica (Unasp. Online), v. 22, p. 10-26, 2013.

4.
4CAMAS, N. P. V.2012CAMAS, N. P. V. . Revisão Teórica da Ação Pedagógica Virtual. Revista Educaonline, v. 6, p. 17-42, 2012.

5.
5CAMAS, N. P. V.2011CAMAS, N. P. V. ; MENGALLI, N. M. . Use of digital interfaces as an extension of school attendance. Learning Technology Newsletter, v. 13, p. 66-69, 2011.

6.
6CAMAS, N. P. V.2010 CAMAS, N. P. V. . REVISTA E-CURRICULUM: ORIGEM E EVOLUÇÃO DE UM PERIÓDICO CIENTÍFICO ELETRÔNICO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO CONSTRUÍDO NA COLABORAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. v.6, p. 1-37, 2010.

7.
7Joseph, Vera H. T. M2003Joseph, Vera H. T. M ; CAMAS, N. P. V. ; SARTORI, M. F. ; SCARPI, M. J. . Uso da Internet no Mestrado Profissionalizante em Administração da Prática Oftalmológica. RAS. Revista de Administração em Saúde, São Paulo, v. 5, n.19, p. 19-25, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Tonus, M. (Org.) ; CAMAS, N. P. V. (Org.) . TECENDO FIOS NA EDUCAÇÃO: da informação nas redes à construção do conhecimento mediada pelo professor. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012. v. 1. 135p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENGALLI, N. M. ; CAMAS, N. P. V. . Interface for Interaction and Knowledge Building on the Web: A Look at the Educational Curriculum and the Social Network of the Systematic Learning Group. In: Gulsun Eby; T. Volkan Yuzer. (Org.). Project Management Approaches for Online Learning Design. 1ed.Hershey: Information Science Reference (an imprint of IGI Global), 2013, v. 1, p. 291-314.

2.
RIBEIRO, R. A. ; MANDAJI, M. ; CAMAS, N. P. V. ; TERCARIOL, A. ; SILVA, R. K. ; MENGALLI, N. M. . PATHS TO INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES FOR LEARNING AND TEACHING: AN ANALYSIS CONSIDERING THE I AND II WEB CURRICULUM SEMINARS. ICERI2013 Proceedings. 1ed.Sevilha: Iated Digital Library, 2013, v. 6, p. 2589-2597.

3.
RIBEIRO, R. A. ; MANDAJI, M. ; CAMAS, N. P. V. ; TERCARIOL, A. ; SILVA, R. K. ; MENGALLI, N. M. . TRENDS AND INNOVATIONS: HOW FAR CAN A TEACHER IDENTIFY THEM IN THE DAILY PRACTICE? AN ANALYSIS OF STRATEGIES OF INTEGRATING TECHNOLOGIES IN THE CURRICULUM BASED ON THE WORK OF THE BLOG WEB CURRICULUM. In: Iated. (Org.). Education, Research and Innovation. 1ed.Sevilha: International Association of Technology, Education and Development, 2013, v. 6, p. 2608-2613.

4.
CAMAS, N. P. V. . A literacia da Informação na Formação de Professores. In: Mirna Tonus; Nuria Pons Vilardell Camas. (Org.). TECENDO FIOS NA EDUCAÇÃO: da informação nas redes à construção do conhecimento mediada pelo professor. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 47-62.

5.
CAMAS, N. P. V. . Formação e Atualização com Ensino a Distância na Área de Saúde. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Editora Futura, 2004, v. 1, p. 311-326.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMAS, N. P. V. . Educação a Distância. Entrelinhas, São Paulo, p. 1 - 2, 15 maio 2009.

2.
CAMAS, N. P. V. . EDUCAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS:"quem sabe faz, quem compreende ensina". Revista online Pantákulo, Curitiba, 10 jun. 2006.

3.
CAMAS, N. P. V. ; CURI, F. . Plágio via Internet: : pesquisas escolares tornam-se questão ética e preocupam educadores.. Educação, São Paulo, p. 30 - 34, 01 nov. 2001.

4.
CAMAS, N. P. V. . A Educação e o WWW.Enigma.. Revista da Universidade Estadual do Ceará, Ceará.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMAS, N. P. V. . Construir, Participar e Aprender 2.0. In: III Seminário WEB CURRÍCULO, 2012, São Paulo. III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade. SP: PUCSP, 2012. v. 1. p. 1-17.

2.
Pinheiro, Marta ; CAMAS, N. P. V. ; Liblik, Ana Maria Petraitis . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EAD EM EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD):Educação a Distância: Semeando Cidadania, 2012, Recife. IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD):Educação a Distância: Semeando Cidadania. Recife: ESUD - URFPE, 2012. v. 1. p. 1-22.

3.
CAMAS, N. P. V. . Educação a Distância e Tecnologia Digital: um olhar para o processo de aprendizagem e formação de professores. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte, 2010.

4.
CAMAS, N. P. V. . Educação a Distância e Tecnologia Digital: um olhar para o processo de aprendizagem e formação de professores. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

5.
CAMAS, N. P. V. . Comunicação Eletrônica: o uso do fórum para a aprendizagem do pensamento científico. In: ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007, Caxambu. ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro: ANPED, 2007. v. 1.

6.
CAMAS, N. P. V. . Comunicação Eletrônica: o uso do fórum para a aprendizagem do pensamento científico. In: ~30 Reunião Anual da Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2007, Caxambu. ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro: ANPED, 2007. v. 1.

7.
CAMAS, N. P. V. . O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas Licenciaturas. In: 29. Reunião Anual ANPED, 2006, Caxambu. Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos. Rio de Janeiro: ANPED, 2006.

8.
CAMAS, N. P. V. ; PRATA-LINHARES, M. M. ; SAMPAIO-RALHA, Jurema ; MENGALLI, N. M. . D-10 Países em Desenvolvimento e o uso de publicações científicas de acesso aberto disponibilizadas na internet. In: III Congresso ONLINE do Observatório para a Cibersociedade, 2006, Barcelona. Coneixement Obert, Societat Lliure. Barcelona, 2006. v. 3.

9.
CAMAS, N. P. V. . O estudante egresso de sistemas tradicionais e a aprendizagem colaborativa por meio de listas de discussão. In: VII Encontro de Pesquisadores em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Pós Graduação e Pesquisa em educação no Brasil/ Região Sudeste - Educação: Direito ou serviço?, 2005.

10.
CAMAS, N. P. V. . O Estudante Egresso de Sistemas Tradicionais e a Aprendizagem colaborativa por meio de listas de Discussão. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ANPED-SUDESTE, 2005, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Belo Horizonte, 2005.

11.
CAMAS, N. P. V. . Educação a Distância em realidades virtuais. In: V Simpósio em Filosofia e Ciência, 2003, Marília. Simpósio em Filosofia e Ciência (5:2003;Marília,SP)Anais do V Simpósio de Filosofia e Ciência. Marília:UNESP-Marília-Publicações,2003.1CD-ROM. Marília: UNESP-Marília-Publicações, 2003.

12.
CAMAS, N. P. V. . Função e Papel do professor on-line no Ensino Superior. In: V Simpósio de Filosofia e Ciência, 2003, Marília. V Simpósio em Filosofia e Ciência - Trabalho e Conhecimento: Desafios e responsabilidade da Ciência. Marília: UNESP Marília Publicações, 2003.

13.
CAMAS, N. P. V. . A Educação a Distância em Realidades Virtuais: a postura do professor ante as novas tecnologias facilitadoras da formação continuada. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste- ANPED, 2002, Águas de lindóia. CD-ROOM. Águas de Lindóia: ANPED-SUDESTE, 2002.

14.
CAMAS, N. P. V. . Alternativas para o ensino convencional: a educação a distância. In: 25. SIMAsp - Simpósio Internacional Moacyr Álvaro, 2002, São Paulo. SIMAsp. São Paulo: SIMAsp, 2002.

15.
CAMAS, N. P. V. . A Educação a distância em realidades virtuais: a postura do professor ante as novas tecnologias facilitadoras da formação continuada. In: ANPED- Sudeste, 2002, Aguas de Lindóia. Pós-graduação e pesquisa em Educação no Brasil - Tendências e desafios, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMAS, N. P. V. ; CHIZZOTTI, A. . A busca pelo melhor instrumento aos pareceristas: para além de um roteiro de formas e conteúdos. In: II Encontro de Editores e Autores de Publicações Científicas, 2005, Maringá. II Encontro de Editores e Autores de Publicações Cientificas, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
Pinheiro, Marta ; CAMAS, N. P. V. ; Liblik, Ana Maria Petraitis . Formação de Professores da Educação Básica: EAD em Educação Integral e Integrada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAMAS, N. P. V. . Tecnologias Digitais e Educação: Um olhar sobre a formação de professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMAS, N. P. V. . A Transversalidade da Tecnologia nas Áreas de Comunicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMAS, N. P. V. . A Busca pelo Desenvolvimento Técnico Pedagógico nas Possibilidades da Criação no Ambiente Moodle. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAMAS, N. P. V. . Comunicação Eletrônica: o uso do fórum para a aprendizagem do pensamento científico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMAS, N. P. V. ; PRATA-LINHARES, M. M. ; SAMPAIO-RALHA, Jurema ; MENGALLI, N. M. . D-10 Países em Desenvolvimento e o uso de publicações científicas de acesso aberto d. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAMAS, N. P. V. . O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas Licenciaturas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMAS, N. P. V. . O estudante egresso de sistemas tradicionais e a aprendizagem colaborativa por meio de listas de discussão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAMAS, N. P. V. ; CHIZZOTTI, A. . A busca pelo melhor instrumento aos pareceristas: para além de um roteiro de reformas e conteúdos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAMAS, N. P. V. . Alternativas para o ensino convencional: a educação a distância. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAMAS, N. P. V. . A Educação a distância em realidades virtuais: a postura do professor ante as novas tecnologias facilitadoras da formação continuada. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMAS, N. P. V. . Editorial Revista Art&. São Paulo: Art&, 2007 (Estudo).

2.
CAMAS, N. P. V. . Plágio via Internet: : pesquisas escolares tornam-se questão ética e preocupam educadores. São Paulo: Abril, 2001 (Entrevista).

3.
CAMAS, N. P. V. . A Educação e o WWW. Enigma 2001 (Estudo).

4.
CAMAS, N. P. V. . História do país catalão. Barcelona: Govern Català, 1997. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
CAMAS, N. P. V. . Projeto Político Institucional FCAV. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
CAMAS, N. P. V. . VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2011.

2.
CAMAS, N. P. V. ; Spinola, Mauro ; PESSÔA, Marcel S. . Projeto Político Pedagógico Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Processos e do Conhecimento. 2009.

3.
CAMAS, N. P. V. . Projeto de Pesquisa Científica em Educação a Distância. 2008.

4.
CAMAS, N. P. V. . Revista E-Curriculum. 2005.

5.
CAMAS, N. P. V. ; PRATA-LINHARES, M. M. ; NOGUEIRA, N. R. ; GOMES, I. A. ; CHIZZOTTI, A. ; SANTOS, E. A. ; ALMEIDA, F. J. ; COELHO, M. S. C. ; SHULZE, T. R. ; ALMEIDA, M. E. B. . Revista E-Curriculum. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMAS, N. P. V. . A Inclusão das Tecnologias Digitais na Formação Pedagógica dos Futuros Professores. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CAMAS, N. P. V. . II Workshop de Novas Tecnologias e Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CAMAS, N. P. V. . Autoria e participação: uma releitura. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CAMAS, N. P. V. . Estratégia de leitura é fundamental Independentemente da plataforma em que o texto está. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CAMAS, N. P. V. . Educação a Distância. 2008. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CAMAS, N. P. V. . Laboratório da Cultura Digital. 2013; Tema: Cultura Digital. (Site).

2.
CAMAS, N. P. V. . Cultura Digital e Formação de Professores. 2010; Tema: Tecnologias Digitais e Formação de Professores. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMAS, N. P. V. . Revista Reflexão e Ação, Vol. 21, nº 2 jul./dez. 2013. 2013. (Parecerista Ad Hoc).

2.
CAMAS, N. P. V. . O Professor na Atualidade e as tecnologias na educação. 2013. (Palestra).

3.
CAMAS, N. P. V. . Uso da Lousa Digital. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CAMAS, N. P. V. . Oficina Moodle: usando as ferramentas digitais como apoio às aulas presenciais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CAMAS, N. P. V. . Educação Integral e Integrada no contexto da Educaão à Distância. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CAMAS, N. P. V. . X Encontro de pesquisa em educação ANPED Centro-Oeste. 2010. (Parecerista Ad Hoc).

7.
ALMEIDA, M. E. B. ; CAMAS, N. P. V. ; PARENTE, M. ; SILVA, M. G. M. . EAD na Prática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CAMAS, N. P. V. . Planejamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Turma 4. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CAMAS, N. P. V. . Oficina de Tutores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CAMAS, N. P. V. . Tecnologias na Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
ALMEIDA, M. E. B. ; CAMAS, N. P. V. ; SILVA, M. G. M. ; MENGALLI, N. M. . EAD na Prática: Planejamento Legislação e implementação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CAMAS, N. P. V. . Oficina de Tutores. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CAMAS, N. P. V. . Ofina de Tutores - Turma 14. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CAMAS, N. P. V. . Planejamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CAMAS, N. P. V. . Planejamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Corporativo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
CAMAS, N. P. V. ; MENGALLI, N. M. ; ALMEIDA, M. E. B. ; SILVA, M. G. M. . Educação a Distância na Prática: Planejamento, Legislação e Implementação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
CAMAS, N. P. V. ; MENGALLI, N. M. ; SILVA, M. G. M. ; ALMEIDA, M. E. B. . Educação a Distância na Prática: Planejamento, Legislação e Implementação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
CAMAS, N. P. V. ; MENGALLI, N. M. ; SILVA, M. G. M. . Panorama Histórico da EAD. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Curso EAD na Prática).

20.
CAMAS, N. P. V. . Revisão Teórica das Disficuldades e Atitudes do Professor online em Ambientes de Aprendizagem Virtual. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Curso EAD na Prática).

21.
CAMAS, N. P. V. . Coordenação de Divulgação e Relações Acadêmicas. 2006. (Editoração/Periódico).

22.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

23.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Comunicação Escrita. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Comunicação Escrita. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

26.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Comunicação Escrita. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
CHIZZOTTI, A. ; CAMAS, N. P. V. ; ALMEIDA, F. J. ; PRATA-LINHARES, M. M. . Revista e-Curriculum. 2005. (Editoração/Periódico).

28.
CAMAS, N. P. V. ; PRATA-LINHARES, M. M. ; NOGUEIRA, N. R. ; ALMEIDA, F. J. ; ALMEIDA, M. E. B. . COSYPEDAL - Concepción, Situación y Prospectiva de La Educación a Distância en America Latina. 2005. (Pesquisa Interinstitucional - Projeto de Pesquisa).

29.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

30.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

31.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

33.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Comunicação Escrita. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

34.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Comunicação Escrita. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

35.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Comunicação Escrita. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

36.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

37.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Comunicação Escrita. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

38.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Comunicação Escrita. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

39.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

40.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

41.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

42.
CAMAS, N. P. V. . Técnicas de Didática no Ensino a Distância. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CAMAS, N. P. V. ; VILARDELL, N. P. . O Senhor das Ilusões. 1998.

Demais trabalhos
1.
CAMAS, N. P. V. ; ALMEIDA, F. J. ; ALMEIDA, M. E. B. ; PRATA-LINHARES, M. M. ; NOGUEIRA, N. R. . Concepción, Situacion y Prospectiva de la Educación a Distancia en Latinoamerica. 2005 (Projeto de Investigação Internacional) .

2.
CAMAS, N. P. V. . Projeto para desenvolvimento educacional de jovens carentes. 2002 (ONG- CRIEARTE) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAMAS, N. P. V.; LOPES, M. C. P.; PAVAN, R.. Participação em banca de Ana Maria Ribas de Jesus. Programa Um Computador Por Aluno - PROUCA: Formação e Prática Docente. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

2.
CAMAS, N. P. V.; Valente, José Armando; HILDEBRAND, H. R.. Participação em banca de Beatriz Sanz Vazquez. Das Memórias Humanas à Memória Virtual Coletiva: Uma Construção a partir da História de Vida Utilizando AVA. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. G. M.; HILDEBRAND, H. R.; PRADO, M. E. B.; CAMAS, N. P. V.. Participação em banca de Renata Aquino Ribeiro. Caminhos para Práticas Pedagógicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem - Uma Análise a partir dos I e II Seminários Web Currículo. 2012. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Fusari, J. C.; CAMAS, N. P. V.; Neto, J. A. M.; ARROIO, A.. Participação em banca de Wanderlucy Angelica Alves Correa Czeszak. A construção dos saberes dos professores e as contribuições do mapeamento conceitual. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Piconez; CAMAS, N. P. V.; Fusari. Participação em banca de Wanderlucy Angélica Alves Corrêa Czeszak. Uso do mapeamento conceitual na investigação da ótica de professores do ensino fundamental sobre ensino, aprendizagem e avaliação e inserção das tecnologias no espaço escolar. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
CAMAS, N. P. V.; Valente, José Armando; ALMEIDA, M. E. B.; Chiumo, Ana; GUEVARA, A. J. H.G. Participação em banca de Neli Maria Mengalli. Redes sociais e espaços inovadores na educação: legitimação para a gestão baseada no conhecimento em comunidades de prática nas políticas públicas educacionais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CAMAS, N. P. V.; LOPES, M. C. P.; PAVAN, R.. Participação em banca de Ana Maria Ribas de Jesus. Programa um computador por aluno: formação e prática docente. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

2.
GUIMARAES, O. M.; DOTTA, S.; ROLKOUSKI, E.; CAMAS, N. P. V.. Participação em banca de Kleine Karol Assis. A articulação entre o ensino de ciências e as tic: uma análise de materiais didáticos digitais produzidos por professores. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

3.
RIOS, M. P. G.; SCHNEIDER, M. P.; CAMAS, N. P. V.. Participação em banca de ADILES ANA BOF. A FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: o caso de uma escola pública estadual do Município de São Miguel do Oeste. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Abdalla, Cristiane Barbosa de Melo; CAMAS, N. P. V.; Garbin, Tânia Rossi; DAINESE, Carlos Alberto; COSTA, Jorge Luiz. Participação em banca de Cristiane Barosa de Melo Abdalla. A Linguagem Multimídia e suas várias facetas no universo da Educação na modalidade a Distância. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tutoria EAD) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
Salomão, Lisis Cardoso; CAMAS, N. P. V.; Garbin, Tânia Rossi; DAINESE, Carlos Alberto; COSTA, Jorge Luiz. Participação em banca de Lisis Cardoso Salomão. Políticas Públicas de Educação a Distância no Brasil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tutoria EAD) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
Pereira, Vera Nilse; CAMAS, N. P. V.; Garbin, Tânia Rossi; Pereira, Dulce Maria. Participação em banca de Vera Nilse Pereira. EAD: possibilidade na tecnologia amparada no fazer e ser docente. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tutoria EAD) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
Dias, Vanessa Morena Gonçalves; CAMAS, N. P. V.; DAINESE, Carlos Alberto; COSTA, Jorge Luiz; Garbin, Tânia Rossi. Participação em banca de Vanessa Morena Gonçalves Dias. Determinantes de Qualidade na Educação a Distância. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tutoria EAD) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.. Participação em banca de Fabio Ribeiro Lotufo. Agendamento de Horários em Indústrias de Bebidas: o uso de software de logística. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

6.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.. Participação em banca de Carlos Alberto Borba. Indicador de Qualidade na Gestão do Processo de produção Agrícola da Cana-de-Açúcar. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

7.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.. Participação em banca de Alexandre Augusto Engracia Silveira De Rensis. Análise e Tendências do Sistema Agroindustrial do Cacau. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

8.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.. Participação em banca de Paulo Celso Bassetti. Modelo Integrado de Gestão: Globalização e Efeitos Pelas Contínuas Mudanças Num Breve Espaço de Tempo nas Pessoas e nas Organizações: Uma experiência vivenciada na VCP. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

9.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.. Participação em banca de Nazareno Hilário Gonçalves. A Influência da Mecanização da Colheita de cana-de-açúcar no número de empregos gerados na usina alta mogiana S.A. no período de 1995 à 2002. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

10.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.. Participação em banca de Telmo Ribeiro de Campos. Avaliação dos fatores que influenciam no sucesso do desenvolvimento de novos produtos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

11.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.. Participação em banca de Marcelo Alexandre Demberg de Souza. Identificação dos estilos de negociação de Gottschalk em benefício da negociação empresarial interna. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

12.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.. Participação em banca de Paulo Roberto Donaire Del Rio. A utilização do CRM como ferramenta para o aprimoramento estratégico de marketing. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

13.
CAMAS, N. P. V.; OLIVEIRA, S. V. W. B.; OLIVEIRA, M. M. B.. Participação em banca de Paulo Celso Bassetti. Modelo Integrado de Gestão: Globalização e Efeitos Provocados Pelas Contínuas Mudanças Num Breve Espaço de Tempo nas Pessoas e nas Organizações em uma experiência vivenciada na Votorantim Celulose e Papel - Unidade de Luiz Antonio- SP.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, V. V. S.; CAMAS, N. P. V.; Menezes, Danielle de Almeida. Participação em banca de Isabella de Gregório Santos.A Influência do Suporte Digital na Produção Escrita De Aprendizes De Língua Inglesa: Um Estudo Sobre Netspeak. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
SOUZA, V. V. S.; CAMAS, N. P. V.; Menezes, Danielle de Almeida. Participação em banca de Flávio Arantes do Amorim Barcelos.Aprendendo Inglê em Jogos on-line: um relato sobre nativos digitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Tonus, M.; Arruda, E. P; CAMAS, N. P. V.; Lima Junior, W. T.. Produção de Conteúdos Comunicativos e Educativos/Educação a Distância - EAD. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
CAMAS, N. P. V.; Barboza, L. C; Silva, A. da; Rossi, A.. Membro Titular de Banca Examinadora de Processo Seletivo para Cargo de Professor de 3. Grau - Assistene. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
CAMAS, N. P. V.; Siqueira, A. B. de. Membro Titular de Banca Examinadora do Processo Seletivo para cargo de Professor 3. Grau - Temporário. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
CAMAS, N. P. V.; Barboza, L. C; Silva, A. da; Rossi, A.. Membro Titular da Banca examinadora do Processo Seletivo para cargo de Professor de 3. Grau - Temporário. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Outras participações
1.
CAMAS, N. P. V.. Projeto de Pesquisa para Educação a Distância. 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Formação de Professores da Educação Básica: EAD em Educação Integral e Integrada. 2012. (Congresso).

2.
III Seminário WEB CURRÍCULO.Construir, Participar e Aprender 2.0. 2012. (Seminário).

3.
EAD e Ensino Superior no Brasil.Tecnologias Digitais e Educação: Um olhar sobre a formação de professor. 2011. (Seminário).

4.
III Seminário sobre o Ensino de Graduação na UFTM.Práticas pedagógicas inovadoras. 2011. (Seminário).

5.
Diálogos.com.A Transversalidade da tecnologia nas áreas de comunicação. 2011. (Seminário).

6.
III Seminário sobre o Ensino de Graduação da UFTM.Práticas Pedagógicas Inovadoras. 2011. (Seminário).

7.
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. 2010. (Congresso).

8.
II Seminário de Formação de Professores, qualidade de ensino e inclusão.Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. 2010. (Seminário).

9.
XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Educação a Distância e Tecnologia Digital: um olhar para o processo de aprendizagem e formação de professores. 2010. (Encontro).

10.
III ENCONTRO DE TECNOLOGIA APRENDIZAGEM E GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.O RESGATE DA EAD: A DOCUMENTAÇÃO ATRAVÉS DA LINGUAGEM CIENTÍFICA. 2009. (Encontro).

11.
XIV Encontro Internacional "As melhores Práticas em Educação Continuada". 2009. (Encontro).

12.
II Moodle Moot Brasil 08. A busca pelo desenvolvimento técnico pedagógico nas possibilidades da criação no ambiente moodle. 2008. (Congresso).

13.
II MoodleMoot Brasil 2008. A Busca pelo Desenvolvimento Técnico Pedagógico nas Possibilidades da Criação no Ambiente Moodle. 2008. (Congresso).

14.
EAD - Ensino a Distância. 2008. (Seminário).

15.
Educação a Distância.Formação a Distância. 2008. (Seminário).

16.
Orientação Pedagógica.Formação a Distância. 2008. (Oficina).

17.
30 Reunião Anual da Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Comunicação Eletrônica: o uso do fórum para a aprendizagem do pensamento científico. 2007. (Congresso).

18.
Ofina de Tutores.Oficina de Tutores. 2007. (Oficina).

19.
IV Mostra de Pesquisa em Educação. Educação e Inclusão. 2006. (Congresso).

20.
29. Reunião Anual ANPED. O Uso das tecnologias de Informação e comunicação (TIC) nas licenciaturas. 2006. (Congresso).

21.
III Congresso ONLINE do Observatório para a Cibersociedade. Ensino e Aprendizagem: D-10 Países em Desenvolvimento e o uso de Publicações Científicas de Acesso Aberto disponibilizadas na Internet. 2006. (Congresso).

22.
III Congresso ONLINE do Observatório para a Cibersociedade. "D-10 Países em Desenvolvimento e o uso de publicações científicas de acvesso aberto disponibilizados na internet. 2006. (Congresso).

23.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ANPED-SUDESTE. O Estudante Egresso de Sistemas Tradicionais e a Aprendizagem Colaborativa por meio de listas de Discussão. 2005. (Congresso).

24.
II Encontro de Editores e Autores de Publicações Científicas.II Encontro de Editores e Autores de Publicações Científicas. 2005. (Encontro).

25.
I Medical Manegement - I Congresso de Administração de Serviços Médicos. Videoconferência e Debate sobre o Ensino a Distância na Área da Saúde. 2004. (Congresso).

26.
V Simpósio de Filosofia e Ciência.Função e Papel do professor on-line no Ensino Superior. 2003. (Simpósio).

27.
ANPED- Sudeste. V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2002. (Congresso).

28.
Simpósio Internacional Moacyr Álvaro.25. SIMAsp. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMAS, N. P. V. ; SOUZA, V. V. S. ; PRATA-LINHARES, M. M. . II Seminário de Formação de Professores, qualidade de ensino e inclusão. 2010. (Congresso).

2.
PRATA-LINHARES, M. M. ; MENGALLI, N. M. ; SAMPAIO-RALHA, Jurema ; CAMAS, N. P. V. . Coneixement Obert. Societat lluire. 2006. (Congresso).

3.
CAMAS, N. P. V. ; ALMEIDA, F. J. ; GOMES, H. M. ; GOMES, I. A. ; CHIZZOTTI, A. ; PRATA-LINHARES, M. M. ; COELHO, M. S. C. ; SANTOS, E. A. ; ABRAMOWICZ, M. ; SHULZE, T. R. . IV Encontro de Pesquisadores em Educação Currículo. 2005. (Congresso).

4.
CAMAS, N. P. V. ; BELLOT, A. ; SCARPI, M. J. ; STRUBELL, M. ; PARENTE, M. . Ensino a Distância na Área de Saúde - I Encontro Internacional de Educação a Distância. 2004. (Congresso).

5.
CAMAS, N. P. V. ; NERI, C. Z. T. ; GOMES, H. M. ; GOMES, I. A. ; PRATA-LINHARES, M. M. ; CARRARA, M. ; COELHO, M. S. C. ; SHULZE, T. R. ; SANTOS, E. A. . III Encontro de Pesquisadores em Educação/Currículo - Rumos da Pesquisa em Educação. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Diana Aparecida de Lima. O USO LÚDICO E DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PELOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FAROL-PR. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Reginaldo Aparecido de Oliveira. PORTFÓLIOS AUDIOVISUAIS: REGISTROS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Paraná-Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Elenira Aparecida Paschuini. A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS SURDOS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA CIDADE DE SARANDI. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Paraná-Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
VANESSA MARCELA BUCH. UMA INVESTIGAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO TRANSITANDO PELA WEB PENSANDO EM NOVAS PRÁTICAS NA DOCENCIA. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Paraná-Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ana Carolina Zocatelli Nunes. Cultura digital e o letramento informacional. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paulo Riberto Donaire Del Rio. A utilização do CRM como Ferramenta para o aprimoramento estratégico de Marketing. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão MBA) - Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

2.
Carla de Paula e Silva Simão. Implantação de Sistema de Qualidade na Insdústria de Bebidas: estudo de caso da CIA de Bebidas Ipiranga. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

3.
Carlos Alberto Borba. Indicador de Qualidade Na Gestão do processo de Produção AGrícola da cana-de-açúcar. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

4.
Delio kenzo Wassano. Emprego do Modelo de Gestão de Projetos. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

5.
Telmo Ribeiro de Campos. Avaliação dos fatores que influenciam no sucesso de desenvolvimento de novos produtos. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

6.
Célio Myagui Júnior. Utilização do Indice de OPE para mediação do desempenho em linhas de produção: um case na linha de engarrafamento. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

7.
Fabio Ribeiro Lotufo. Agendamento de Horários em Indústrias de Bebidas. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

8.
Alexandre Augusto Engracia Silveira de Rensis. Análise e Tendências do Sistema Agroindustrial do cacau. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

9.
Paulo Celso Bassetti. Modelo Integrado de Gestão: a globalização e os efeitos provocados pelas contínuas mudanças num breve espaço de tempo nas pessoas e nas organizações - uma experiência vivernciada na VPC (Votorantim Celulose e Papel - Unidade de Luiz Antonio - SP. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

10.
Andreza Cristina Bolato. Agestão por Competência na Integração dos Processos de Recursos Humanos. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

11.
Marcelo Alexandre Demberg de Souza. Aplicação de Estilos de Negociação em benefício da gestão interna em um cenário competitivo empresarial no Brasil. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

12.
Andréia Daud Colombo. Competitividade no setor de jóias do pólo de São José do Rio Preto. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

13.
Maurício Ercoli Zanon. Implantação de Um Plano de metas em Um departamento comercial de uma empresa de médio porte. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

14.
Hélio Tadeo De la Corte. Resultados Zootécnicos em Frangos de Corte e Suas Implicações sobre o custo de produção. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

15.
Mário Luís Buck. Integração de Cooperativas. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

16.
Andreza Cristina Bolato. A Gestão por competência na integração dos processos de recursos humanos. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Administração) - Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexsandra Maria de Oliveira leite. Do giz ao wi-fi:um esudo sobre a incorporaçõ das tecnologias no ambiente escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

2.
Érica Yoshizawa. Do giz ao wi-fi:um esudo sobre a incorporaçõ das tecnologias no ambiente escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

3.
Camila Pacheco. A Utilização do UCAA (Um computador por aluno em Araucária/PR). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

4.
Ronny Christmann Bornholdt. O preparo do aluno de pedagogia para o uso das TIC: uma análise do uso das TIC no curso de pedagogia em uma universidade pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.

5.
Rita Sobolewski. O preparo do aluno de pedagogia para o uso das tIC: uma análise do uso das TIC no curso de pedagogia em uma universidade pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
7Joseph, Vera H. T. M2003Joseph, Vera H. T. M ; CAMAS, N. P. V. ; SARTORI, M. F. ; SCARPI, M. J. . Uso da Internet no Mestrado Profissionalizante em Administração da Prática Oftalmológica. RAS. Revista de Administração em Saúde, São Paulo, v. 5, n.19, p. 19-25, 2003.

2.
6CAMAS, N. P. V.2010 CAMAS, N. P. V. . REVISTA E-CURRICULUM: ORIGEM E EVOLUÇÃO DE UM PERIÓDICO CIENTÍFICO ELETRÔNICO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO CONSTRUÍDO NA COLABORAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. v.6, p. 1-37, 2010.

3.
5CAMAS, N. P. V.2011CAMAS, N. P. V. ; MENGALLI, N. M. . Use of digital interfaces as an extension of school attendance. Learning Technology Newsletter, v. 13, p. 66-69, 2011.

4.
4CAMAS, N. P. V.2012CAMAS, N. P. V. . Revisão Teórica da Ação Pedagógica Virtual. Revista Educaonline, v. 6, p. 17-42, 2012.

5.
1CAMAS, N. P. V.2013CAMAS, N. P. V. ; RIBEIRO, R. A. ; MANDAJI, M. . A Integração de Redes Sociais e a Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 2, p. 1-21, 2013.

6.
3CAMAS, N. P. V.2013CAMAS, N. P. V. ; MANDAJI, M. ; RIBEIRO, R. A. ; MENGALLI, N. M. . PROFESSOR E CULTURA DIGITAL: REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DOS NOVOS DESAFIOS NA AÇÃO FORMADORA PARA NOSSO SÉCULO. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 179-198, 2013.

7.
2CAMAS, N. P. V.2013CAMAS, N. P. V. ; PINHEIRO, M. ; LIBLIK, A. M. P. . EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: EXPERIÊNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SEMIPRESENCIAL. Acta Científica (Unasp. Online), v. 22, p. 10-26, 2013.


Livros e capítulos
1.
Tonus, M. (Org.) ; CAMAS, N. P. V. (Org.) . TECENDO FIOS NA EDUCAÇÃO: da informação nas redes à construção do conhecimento mediada pelo professor. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012. v. 1. 135p .

1.
CAMAS, N. P. V. . A literacia da Informação na Formação de Professores. In: Mirna Tonus; Nuria Pons Vilardell Camas. (Org.). TECENDO FIOS NA EDUCAÇÃO: da informação nas redes à construção do conhecimento mediada pelo professor. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 47-62.

2.
MENGALLI, N. M. ; CAMAS, N. P. V. . Interface for Interaction and Knowledge Building on the Web: A Look at the Educational Curriculum and the Social Network of the Systematic Learning Group. In: Gulsun Eby; T. Volkan Yuzer. (Org.). Project Management Approaches for Online Learning Design. 1ed.Hershey: Information Science Reference (an imprint of IGI Global), 2013, v. 1, p. 291-314.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CAMAS, N. P. V. . Revisão Teórica das Disficuldades e Atitudes do Professor online em Ambientes de Aprendizagem Virtual. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Curso EAD na Prática).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMAS, N. P. V. . Estratégia de leitura é fundamental Independentemente da plataforma em que o texto está. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CAMAS, N. P. V. . A Inclusão das Tecnologias Digitais na Formação Pedagógica dos Futuros Professores. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CAMAS, N. P. V. . Cultura Digital e Formação de Professores. 2010; Tema: Tecnologias Digitais e Formação de Professores. (Rede social).

2.
CAMAS, N. P. V. . Laboratório da Cultura Digital. 2013; Tema: Cultura Digital. (Site).



Outras informações relevantes


Desenvolvimento do Projeto de Revista Digital de Educação: Currículo da Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2004
Desenvolvendo o Projeto de Alfabetização Digital para Jovens em margem de risco social para a ONG CRIARTE (Centro de Recuperação e Inserção do Adolescente para a Recondução ao Trabalho e à Educação),membro fundadora desde 2001.

Ministrei curso de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa na Universitat Illes Balears, Palma de Malhorca, Espanha, em janeiro de 1999. Convidada pelo Dr. Prof. Perfecto E. Cuadrado, catedrático de Língua Portuguesa  e pela Prof.ª Dra. Joana Serra, coordenadora de Língua Espanhola da Universidade das Ilhas Baleares, Malhorca -  UIB.


 Encontro Internacional de Educação a Distância de Estratégias y Toma de Decisiones para la Educacion a Distancia na Universidad Autônoma Del México (UNAM) em fevereiro e março de 2001. Com a apresentação do Projeto de Solidariedade Efetiva de Ambientação Digital e ensino on line para Policiais Militares e Civis do Município de Ibitinga-São Paulo-Brasil. Sendo aprovado pelo comitê científico da UNAM .

Membro participante da Lista de la Cátedra UNESCO de Educación a Distancia:
http://www.uned.es/catedraunesco-ead/, desde sua criação em 2000. E participante de três grupos temáticos de estudos relacionados ao desenvolvimento da educação a distância on-line no Ensino Superior. Grupos de estudo e desenvolvimento de projetos: Bases da EAD, Currículo para a EAD e Avaliação de EAD para América Latina, Caribe e Cuba.





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 28/07/2014 às 3:16:35