Carolina de Souza Lima Agabiti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4320694839115487
  • Última atualização do currículo em 17/05/2018


Possui graduação em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo (2000) e mestrado em Comunicação e Estética do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, trabalha como professora de Roteiro. É roteirista.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: roteiro, teledramaturgia, narrativas seriadas, telenovelas, séries e filmes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina de Souza Lima Agabiti
Nome em citações bibliográficas
AGABITI, C. S. L.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Mestrado em Comunicação e Estética do Audiovisual.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O autor e o público: o processo de escrita da telenovela e a relação com a audiência,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Esther Imperio Hamburger.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: autoria; teledramaturgia; roteiro; recepção; televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Teledramaturgia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Roteiro de telenovela.
1997 - 2000
Graduação em Bacharelado em Cinema e Vídeo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2008
Profissionalizante de formação do ator.
Teatro Escola Célia Helena, CÉLIA HELENA, Brasil.
2004 - 2004
Oficina de Roteiro com Doc Comparato. (Carga horária: 25h).
Sistema Brasileiro de Televisão, SBT, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Roteiros Televisivos: Séries e sitcom. (Carga horária: 240h).
Escola Superior de Cinema e Audiovisual da Catalunia, ESCAC, Espanha.


Atuação Profissional



Faculdade Melies de Tecnologia, MELIES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Graduação em Jogos Digitais Disciplina que ministro: Roteirização para games


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora Pós Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Curso de Pós Graduação - Argumento e Roteiro para Cinema e Televisão. Disciplina ministrada: 1) Elementos do Roteiro 2) Prática Narrativa 2


Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora Pós Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de Pós Graduação Cinema, Vídeo e TV - Estética da Imagem em Movimento. Disciplinas ministradas: 1) Roteiro de ficção: televisão e cinema 2) Gestão de TV: produtos e tendências 3) Teoria e Estética do Cinema


Centro Cultural B_arco, BARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Curso Livre de Teledramaturgia - Módulo 1) Criação em Telenovela - Módulo 2) Criação em Séries - Ministrei os dois módulos juntos com Newton Cannito e Patrícia Oriolo


Rede Record de Televisão, RECORD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Pesquisadora da telenovela, Carga horária: 40
Outras informações
Fui pesquisadora da novela MÁSCARAS do Lauro César Muniz. Era responsável por pesquisar os temas que seriam abordados pelas tramas, como: depressão pós-parto, mineração, herança, a visita do Obama ao Brasil, etc? Participava das reuniões de criação da equipe de roteiristas e fazia a revisão dos roteiros dos capítulos.


Produtora FremantleMedia/ Rede Record, FREMANTLE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Redatora / Núcleo de Criação, Carga horária: 40
Outras informações
Fiz parte da Equipe de Criação do programa "Aprendiz Celebridades" apresentado por Roberto Justus O reality show foi uma produção da Rede Record em parceria com a FremantleMedia Criava provas e desafios do líder em conjunto com os diretores do programa


New Content Produtora e Editora, NEW CONTENT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: freelancer, Enquadramento Funcional: roteirista e redatora, Carga horária: 40
Outras informações
Redatora de projetos de Branded Content. Desenvolvi trabalhos para as seguintes marcas: Unilever, TVA, Bradesco, MiniCooper, TAM, entre outras. Escrevi também os roteiros dos programas do Imagine TV - canal da TVA e Telefonica Digital.


Aitec Brasil, AITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Roteirista / Escritora, Carga horária: 40
Outras informações
Roteirista e Diretora da novela interativa para celular "Diário de Sofia". Escritora do livro "Diário de Sofia" - publicado pela Larousse Jovem. Escritora da coluna "Diário de Sofia" - publicada mensalmente pela Revista Atrevida.


FIAM, FIAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professora de roteiro e realização, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Roteiro 2 e 3 e Realização 1 do Curso Superior de Tecnologia da Produção de Fotografia, Cinema, Rádio, TV e Vídeo.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Teledramaturgia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Roteiro de telenovela.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2000
Láurea de Excelência Acadêmica, Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
AGABITI, C. S. L.. O primeiro livro do Diário de Sofia. 1. ed. São Paulo: Larousse Jovem, 2009. v. 1. 160p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AGABITI, C. S. L.. A telenovela "As Filhas da Mãe" e sua relação com a audiência. DiverCIDADE (Revista do Centro de Estudos da metrópole), São paulo, 01 dez. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
AGABITI, C. S. L.; Newton Cannito . Oficina de roteiro para atores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AGABITI, C. S. L.. palestra: "O processo de escrita da telenovela e sua relação com a audiência". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
AGABITI, C. S. L.; Daniel Torrieri Baldi . Curso de Roteiro para televisão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
AGABITI, C. S. L.; Daniel Torrieri Baldi . Curso de Roteiro para televisão. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
AGABITI, C. S. L.. Workshop on-line de Roteiro (Cidade dos Homens). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
AGABITI, C. S. L.. Seminário de Roteiro e História do Cinema. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
AGABITI, C. S. L.. Palestra: Técnicas de Roteiro para Televisão - Seminário de Roteiro Audiovisual. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
AGABITI, C. S. L.; Newton Cannito . Roteiro de Curta Metragem. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CABRAL, C. ; MACIEL, L. ; AGABITI, C. S. L. . Série de TV: Angeli - The Killer. 2017 (Série de TV - Canal Brasil).

2.
AGABITI, C. S. L.. Programa de TV: Ao Quadrado. 2010 (Programa de TV).

3.
AGABITI, C. S. L.. Programa de TV: Making Of. 2010 (Programa de TV).

4.
AGABITI, C. S. L.. Programa de TV: Scanner. 2010 (Programa de TV).

5.
AGABITI, C. S. L.. MiniTV. 2009 (Programa de Branded Content - postado no blog do MiniCooper).

6.
AGABITI, C. S. L.. Novela mobile: Diário de Sofia. 2007 (Novela interativa para celular - 21 capítulos).

7.
AGABITI, C. S. L.. Curta-metragem: Game Over. 1999 (Filme de curta-metragem).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AGABITI, C. S. L.; CASTILHO, R.. Participação em banca de Airá Fuentes Tacca. Corda Bamba - projeto de seriado de comédia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Argumento e Roteiro) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
AGABITI, C. S. L.; SADEK, J. R. N.. Participação em banca de Márcio De Luca. Projeto de roteiro "Bastardos em Glória". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Argumento e Roteiro) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
AGABITI, C. S. L.; VALE, M. A. P.. Participação em banca de Marcelo de Oliveira Pedro. Bad Hair Day - Roteiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Cinema, vídeo e TV) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AGABITI, C. S. L.; ANZUATEGUI, S. R.; Regina Soler. Participação em banca de Fernando Torres Tersiote.Lugar ao Sol - Projeto de Telenovela. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

2.
MOREIRA, R. F.; AGABITI, C. S. L.; VICENTE, E.. Participação em banca de Camilla Luppi de Mello.Domingo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

3.
AGABITI, C. S. L.; HAMBURGER, E. I.; REWALD, R.. Participação em banca de Fábio Aparecido Farias.O tempo prolongado das telenovelas - Recursos dramatúrgicos empregados pelos autores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AGABITI, C. S. L.; eva laurenti; daniela capelato; jeferson de; alessandro gamo. ProAc Editais - Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo. 2013. Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Letícia Bulhões Padilha. Arcanos Maiores - projeto de série televisiva. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Argumento e Roteiro) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.

2.
Marcelo Gavini de Freitas. O Homem mais odiado da cidade - projeto de série televisiva. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Argumento e Roteiro) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.

3.
Vitor de Lerbo. Diamantes Brutus - roteiro de longa-metragem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Argumento e Roteiro) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.

4.
Heloísa Pontes. Vem do Brasil - projeto de série televisiva. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Argumento e Roteiro) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.

5.
Verônica Merege. Abra suas asas - roteiro de longa-metragem. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Argumento e Roteiro) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.

6.
Camila Fremder. Paranoias femininas - projeto de série televisiva. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Argumento e Roteiro) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.

7.
MARINA ROSAS RACHID JAUDY. Geração Carminha. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Cinema, vídeo e TV) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.

8.
CHRISTIANE MATOS BATISTA. Trajetória e Concepção das Diferentes Narrativas de ?Tudo que é sólido pode derreter?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Cinema, vídeo e TV) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.

9.
José Vitor Cardoso da Silva. Luz, Câmera... Interpretação! A Estética Teatral como Linguagem Cinematográfica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Cinema, vídeo e TV) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina de Souza Lima Agabiti.



Outras informações relevantes


TRABALHEI NOS SEGUINTES LONGA METRAGENS
* 2006 ? ?O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS? - Direção: Cao Hamburger
Função: Assistente do Diretor e Revisão de Roteiro

* 2004 - ?ELIANA EM: O SEGREDO DOS GOLFINHOS? - Direção: Eliana Fonseca
Função: Assistência da Diretora



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 12:07:25