Andre Menezes Marques das Neves

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  • Última atualização do currículo em 09/03/2017


Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-doutoramento pela UBI - Portugal. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Design de sistemas de computação, atuando principalmente na investigação, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de design como instrumento de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andre Menezes Marques das Neves
Nome em citações bibliográficas
NEVES, A. M. M.;Neves, André;Neves, Andre

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Av dos Reitores s/n
Cidade Universitária
50000000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268316
URL da Homepage: http://andremneves.wix.com/designcard


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: iAIML - Um mecanismo para tratamento de intencionalidade em AIML, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Flávia de Almeida Barros.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; webdesign; chatterbot; conversação; interface.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Informática.
1998 - 1999
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Agentes Inteligentes em Ambientes Virtuais de Estudo,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Flávia de Almeida Barros.
1989 - 1994
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2012 - 2012
Gamification. (Carga horária: 40h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Cargo ou função
Vice-chefe do Departamento.
01/2006 - Atual
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Design de Artefatos Digitais
Seminários em Design
Metodologia de Design
Fundamentos em Artefatos Digitais
03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Linhas de pesquisa
Design de Artefatos Digitais
07/1996 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Contemporâneo
Projeto de Conclusão de Curso I
Projeto de Conclusão de Curso II
Design e Tecnologia
Design e CIências
Design e Sociedade
Design e Estética
07/2012 - 12/2014
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Cargo ou função
Vice-coordenador do programa de pós-graduação em Design.
07/2010 - 06/2012
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Cargo ou função
vice chefe de departamento.
07/2007 - 06/2011
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
07/2009 - 06/2010
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
07/2006 - 06/2008
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
07/2006 - 07/2007
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
01/2005 - 06/2006
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.


Linhas de pesquisa


1.
Design de Artefatos Digitais


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
BEPiD
Descrição: Bazillan Educational Program of iOS Development.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
CNPQ - Universal Leitura em jogos digitais
Descrição: Pesquisa a respeito dos processos de leitura em jogos digitais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Jogos Digitais e Nutrição
Descrição: Investigações a respeito do uso de jogos digitais como instrumento de auxílio no processo de formação de jovens brasileiros a respeito de princípios de nutrição em busca de uma alimentação saudável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
GDRLab
Descrição: Laboratório Avançado de Pesquisa em Design de Jogos Digitais vinculado ao APL de Jogos de Pernambuco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
CNPq Universal - Exergames
Descrição: Uso de Jogos Digitais baseados em movimento como elemento de apoio ao combate ã obesidade infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
CNPq - Bolsa de Produtividade em Extensão Inovadora - Aplicação de Métodos e Tecnicas de Design nas empresas de jogos do Porto Digital
Descrição: Neste projeto investigamos a aplicação e Métodos e Tecnicas de Design nas empresas de jogos do Porto Digital com a intenção de desenvolver uma metodologia própria para o Design de Artefatos Digitais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2009
PROGAMES - Processos e Ferramentas para Jogos Digitais
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design de jogos digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
CNPq Universal - Usabilidade em Jogos Digitais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
BEPID - Brazilian Educational Program of IOS Development
Descrição: Programação nacional de formação de desenvolvedores para o ecossistema IOS.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo - Integrante.
2008 - Atual
OJE - Olimpíada de Jogos e Educação
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design aplicadas à concepção de jogos digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Design de sistemas de computação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Design de interface.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Best Full Paper, SBGames 2009 - Art & Design.
2008
Best Full Paper, P & D 2008.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, Breno J. A.2014CARVALHO, Breno J. A. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. . Doctor Who: uma análise de interface do doodle jogável da Google. Linguagens Gráficas, v. 1, p. 70-84, 2014.

2.
CARVALHO, Breno J. A.2013CARVALHO, Breno J. A. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. ; SOARES, M. . Interactive Doodles: a comparative analysis of the usability and playability of Google trademark games between 2010 and 2012. Lecture Notes in Computer Science, v. 8013, p. 508-517, 2013.

3.
NEVES, A. M. M.2012 NEVES, A. M. M.; FRANKLIN, W. ; BARROS, M. ; SOARES, M. . Exergames: the role of ergonomics and design in helping to control childhood obesity through physical and functional exercise program.. Work (Reading, MA), v. 41, p. 1208-1212, 2012.

4.
BARROS, S. G.2008BARROS, S. G. ; NEVES, A. M. M. . CRIANÇA@WEB: A SUSTENTABILIDADE COMO TEMA DE REDES SOCIAIS INFANTIS NA INTERNET. Mig: Revista Científica de Design, v. 2, p. 52-55, 2008.

5.
NEVES, A. M. M.2007 NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C. ; SOUZA, F. M. C. . The Lateo Approach: A Way to Model the Premises of the Subjective Uncertainty. International Journal of Information Technology and Intelligent Computing, v. 2, p. 85, 2007.

6.
NEVES, A. M. M.2004NEVES, A. M. M.; GALINDO, Marcos ; CUNHA FILHO, P. C. . Educar na sociedade tecnológica: desafios conceituais, interrogações éticas. Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba), Recife, v. 23, n.4, p. 47-62, 2004.

7.
NEVES, A. M. M.2004NEVES, A. M. M.; BARROS, F. A. . XbotML: A Markup Language for Human Computer Interaction via Chatterbots. Lecture Notes in Computer Science, v. 1, p. 171-181, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NEVES, A. M. M.; CUNHA FILHO, P. C. . Memória das Quintas. Recife: Contraluz, 2004. v. 1. 76p .

2.
NEVES, A. M. M.; CUNHA FILHO, P. C. (Org.) . Projeto Virtus ? Educação e Interdisciplinaridade no Ciberespaço. 1. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2000. v. 500. 193p .

3.
NEVES, A. M. M.; GALINDO, Marcos ; CUNHA FILHO, P. C. . Onde as Ruas não Têm Nomes. 1. ed. Recife: Editora Universtária - UFPE, 1997. v. 500. 126p .

Capítulos de livros publicados
1.
Calado, F. ; MILLANO, F. ; NEVES, A. M. M. ; Soter, C. M. A. . Design Thinking Canvas methodology: using canvas with cards to innovative artifact design. In: Emília Duarte; Carlos Duarte; Fernando Carvalho Rodrigues. (Org.). Design Doctoral Conference?16: TRANSversality - Proceedings of the DDC 3rd Conference. 1ed.Lisboa: EDIÇÕES IADE, 2016, v. 1, p. 50-57.

2.
Carvalho, Breno ; Soares, Marcelo M. ; Neves, Andre ; Soares, Gabriel ; Lins, Anthony . Virtual Reality Devices Applied to Digital Games. Human Factors and Ergonomics. 1ed.: CRC Press, 2016, v. , p. 125-141.

3.
Teixeira, Carla ; Carvalho, Breno ; Agra, Jarbas ; Martins, Valeska ; Lins, Anthony ; Soares, Marcelo M. ; Neves, André . Newsgames: Gameplay and Usability in Simulation Games. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 292-302.

4.
CARVALHO, Breno J. A. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. ; SOARES, M. . The State of the Art in Virtual Reality Applied to Digital Games: A Literature Review. In: Marcelo Soares e Francisco Rebelo. (Org.). Advances in Ergonomics In Design, Usability & Special Populations: Part I.. 1ed.San Francisco: AHFE INTERNATIONAL, 2014, v. 1, p. 390-401.

5.
NEVES, A. M. M.; BARROS, M. ; SOARES, M. ; FRANKLIN, W. . The influence of design in the development of exergames: a parctical study in the contro of obesity. In: Francisco Rebelo; Marcelo Soares. (Org.). Advances in Usability Evaluation Part II. 1ed.San Francisco: Boca Raton, 2013, v. 1, p. 276-285.

6.
CARVALHO, Breno J. A. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. ; SOARES, M. . Interactive Doodles: a comparative analysis of the usability and playability of Google trademark games between 2010 and 2012. In: Marcelo Soares e Francisco Rebelo. (Org.). Design, User Experience, and Usability. Health, Learning, Playing, Cultural, and Cross-Cultural User Experience - Parte II. 1ed.Berlin Heidelberg: Springer-Verlag, 2013, v. 8026, p. 508-517.

7.
Barros, Marina ; Neves, André ; Correia, Walter ; Soares, Marcelo Márcio ; Campos, Fábio . The Design in the Development of Exergames: A New Game for the Contribute to Control Childhood Obesity. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. , p. 491-500.

8.
NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C. ; CASTILLO, L. ; Campello, S. B. ; FALCAO, L. . XDM - eXtensible Design Methods. In: SOARES, M.M.. (Org.). Handbook of Human Factors and Ergonomics in Consumer Product. : , 2010, v. 1, p. -.

9.
NEVES, A. M. M.; MARTINS, A. B. . Usabilidade de interface em ambientes virtuais de estudo. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Memória da Quintas. Recfie: ContraLuz, 2004, v. , p. -.

10.
NEVES, A. M. M.; LEITE, I. D. C. . Análise e coerência em chatterbots. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Memória das Quintas. Recife: ContraLuz, 2004, v. , p. -.

11.
NEVES, A. M. M.. Agentes Inteligentes em Ambientes Virtuais de Estudo. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Memória das Quintas. Recife: ContraLuz, 2004, v. , p. -.

12.
NEVES, A. M. M.; FARIAS, A. A. P. . Interfaces para a Internet 2 - O caso Recife ATM. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Memórias das Quintas. Recife: ContraLuz, 2004, v. , p. -.

13.
NEVES, A. M. M.; GONÇALVES, D. . O Lúdio em Ambientes Virtuais de Estudo. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Memórias das Quintas. Recife: ContraLuz, 2004, v. , p. -.

14.
NEVES, A. M. M.; CUNHA FILHO, P. C. ; PINTO, R. C. ; BARROS, S. G. ; MORAES, C. M. . Matrix, Vygotsky, Inteligência Artificial: Breve ensaio sobre o futuro da educação a distância. In: Carmem Maia. (Org.). Experiências Inovadoras em Educação a Distância no Brasil - Reflexões atuais, em tempo real. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2003, v. , p. -.

15.
NEVES, A. M. M.; BARROS, F. A. . PixelBot - Um assistente virtual que fala português. In: Simone Grace de Barros; Angélica Bezerra Martins. (Org.). Cibercampus. Recife: ContraLuz, 2003, v. , p. -.

16.
NEVES, A. M. M.; CUNHA FILHO, P. C. ; PINTO, Romulo Cesar . O Projeto Virtus e a Construção de Ambientes Virtuais de Estudo Cooperativo. In: Carmem Maia. (Org.). EAD.BR. 1ed.São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2000, v. 1, p. 35-44.

17.
NEVES, A. M. M.; BARROS, F. A. . Uma Arquitetura Consensual para Ambientes Virtuais de Estudo. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Projeto VIRTUS: Educacao e Interdisciplinaridade no Ciberespaco. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000, v. , p. 33-46.

18.
NEVES, A. M. M.; BARROS, S. G. . Crianç@.Web: A Influência das Mídias sobre as Crianças. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Projeto VIRTUS: Educacao e Interdisciplinaridade no Ciberespaco. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000, v. , p. 75-88.

19.
NEVES, A. M. M.; BARROS, F. A. . Framework para desenvolvimento de ambientes virtuais de estudo cooperativo na internet. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Projeto VIRTUS: Educacao e Interdisciplinaridade no Ciberespaco. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000, v. , p. -.

20.
NEVES, A. M. M.; CUNHA FILHO, P. C. . Conceituando o hipersigno, para uma abordagem semiótica da hipermídia. In: André Menezes Marques das Neves; Paulo Carneiro da Cunha Filho. (Org.). Projeto VIRTUS: Educacao e Interdisciplinaridade no Ciberespaco. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, A. M. M.; Sarmento, R. ; Miranda, E. . A Abstração na Configuração Visual de Personagens de Videogame: uma Análise de Design da Personagem Link. In: Simposio Brasileiro de Games - SBGames 2016, 2016, São Paulo. Anais do SBGames, 2016. v. 1. p. 1-2.

2.
NEVES, A. M. M.; Soter, C. M. A. ; Vilar, E. . O FATOR VERDE NO DESIGN THINKING CANVAS: USO DE CARTAS E HEURÍSTICAS PARA INFLUENCIAR DESIGNERS A TEREM IDEIAS SUSTENTÁVEIS. In: P&D 2016, 2016, São Paulo. Anais do P&D 2016, 2016. v. 1. p. 1-2.

3.
MEDEIROS FILHO, M. B. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. . Narrativa Centrada no Jogador: Uma Análise da Relação entre a Narrativa Emergente e as Mecânicas nos Jogos Digitais. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

4.
CARVALHO, Breno J. A. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. ; SOARES, M. . The State of the Art in Virtual Reality Applied to Digital Games: A Literature Review. In: 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics AHFE, 2014, Kraków. Anais do 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics AHFE, 2014.

5.
NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C. ; BARROS, M. ; FRANKLIN, W. . A study of Ergonomics Applied to IT User Interaction in A Large Hydroeletric Company in The Northeast of Brazil.. In: 15th International Conference on Human-Computer Interaction, 2013, las Vegas. Proceedings of 15th International Conference on Human-Computer Interaction, 2013.

6.
MEDEIROS FILHO, M. B. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. ; Calado, F. . Jogabilidade assimétrica: Uma análise do Nintendo Wii U. In: XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2013.

7.
MEDEIROS FILHO, M. B. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. . A importância da prototipação no design de games.. In: XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento, 2013, São Paulo. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2013.

8.
MEDEIROS FILHO, M. B. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. ; COUTINHO, S. G. . Design da informação nos jogos digitais. In: Congresso Internacional de Design da Informação, 2013, Recife. Anais do Congresso Internacional de Design da Informação, 2013.

9.
MEDEIROS FILHO, M. B. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. ; CASTILLO, L. . O Relacionamento entre Mecânicas e Interação nos Games. In: Interaction South America, 2013, Recife. Anais do Interaction South America, 2013.

10.
MEDEIROS FILHO, M. B. ; NEVES, A. M. M. ; NEVES, A. M. M. . Design de Interação nos Consoles da Nintendo. In: Interaction South America, 2013, Recife. Anais do Interaction South America, 2013.

11.
NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C. ; FRANKLIN, W. ; BARROS, M. . The Design in the Development of Exergames: A New Game for the Contribute to Control Childhood Obesity. In: 15th International Conference on Human-Computer Interaction, 2012, Las Vegas. Proceedings of 15th International Conference on Human-Computer Interaction, 2013.

12.
NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C. ; FRANKLIN, W. ; BARROS, M. ; SOARES, M. . Exergames: the role of ergonomics and design in helping to control childhood obesity through physical and functional exercise program.. In: IEA - 18th World Congress on Ergonomics, 2012, Recife. IEA - 18th World Congress on Ergonomics, 2012.

13.
NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C. ; FRANKLIN, W. ; SOARES, M. ; BARROS, M. . The Influence of Design in the Development of Exergames: A Practical Study in the Control of Childhood Obesity. In: 4th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, 2012, San Francisco. Book of 4th AHFE, 2012.

14.
NEVES, A. M. M.; Calado, F. ; Vasconcelos, L.A. . O Uso de Metodologia de Design em Propostas Comerciais de Advergames no APL-PE de Jogos Digitais. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D, 2012, São Luis. Anais do 10 P&D Design Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

15.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L. ; FALCAO, L. . Re-Design Narrativo: imersão temática em jogos conversacionais. In: X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012, Salvador. Anais do X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.

16.
NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C. ; SOARES, M. ; FRANKLIN, W. . Ergonomia, usabilidade e novas tecnologias. In: 23o Congresso de ergonomia, higiene, medicina e segurança ocupacional, 2012, Medelin. Anais da 18o, Semana de la Salud Ocupacional, 2012. v. 1.

17.
ALCOFORADO, Manoel Guedes ; PLACIDO, J. C. ; NEVES, A. M. M. . Comunicação Intermediada por Protótipos. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design CIPED, 2011, Lisboa. Anais do Congresso Internacional de Pesquisa em Design CIPED, 2011.

18.
VASCONCELOS, A. ; Campos, F.F.C. ; Porto Filho, G. ; NEVES, A. M. M. . Diálogos entre o Design e a Arte Conceitual de Sol LeWitt. In: IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas, 2011.

19.
Melo, G. ; NEVES, A. M. M. ; Porto Filho, G. ; Coimbra, D. . Détournement em Jogos Digitais. In: SBGames 2011, 2011, Salvador. Anais do SBGames 2011, 2011.

20.
Calado, F. ; Vasconcelos, L.A. ; OLIVEIRA, B. ; Campos, F.F.C. ; NEVES, A. M. M. . Prototipagem em Papel como Ferramenta de Desenvolvimento de Advergames Sociais. In: SBGames 2011, 2011, Salvador. Anais do SBGames 2011, 2011.

21.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L. ; FALCAO, L. . Narrative Meets Gameplay: a theoretical convergence. In: 4a conferência anual em ciência e arte dos videojogos, 2011, Porto. Anais da 4a conferência anual em ciência e arte dos videojogos, 2011. v. 1.

22.
FALCAO, L. ; NEVES, A. M. M. . Narrative Maps: conception and evaluation in game storytelling. In: International Association For Development of the Information Society Conference - Information Systems 2010, 2010, Porto. Proceedings of the International Association For Development of the Information Society Conference - Information Systems 2010. Porto: IADIS Press, 2010. v. 1. p. 1-1.

23.
NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C. ; CASTILLO, L. ; Campello, S. B. ; FALCAO, L. . XDM - eXtensible Design Methods. In: 3rd International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, 2010, Miami. 3rd International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics. Miami, 2010.

24.
Teófilo, V. ; OLIVEIRA, B. ; NEVES, A. M. M. . Aplicando o Persona Card Game na Criação de Jogos de Tabuleiro. In: VideoJogos 2010, 2010, Lisboa. Anais do VideoJogos 2010. Lisboa, 2010. v. 1. p. 1-1.

25.
FALCAO, L. ; NEVES, A. M. M. ; OLIVEIRA, B. ; RAMALHO, G. L. . Game as Art: A Matter of Design. In: VideoJogos 2010, 2010, Lisboa. Anais do VideoJogos 2010. Lisboa, 2010. v. 1. p. 1-1.

26.
CASTILLO, L. ; NEVES, A. M. M. ; Boeira, G. ; BAIA, T. . Considerações sobre a configuração de um teclado virtual para o digitação de URLs. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010.

27.
Malcher, F. ; FALCAO, L. ; NEVES, A. M. M. ; Vasconcelos, L.A. . Uso de Similares para o Design de Jogos em Pernambuco. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010.

28.
Vasconcelos, L.A. ; NEVES, A. M. M. ; Teófilo, V. ; Porto Filho, G. ; Bem, R. F. . Um Modelo de Classificação para Metodologias de Design. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010.

29.
OLIVEIRA, B. ; Teófilo, V. ; NEVES, A. M. M. ; Amaral, P. ; Calado, F. ; Araújo, A. . Personas Card Game: Aplicando Personas no processo de concepção de Jogos no APL-PE.. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010.

30.
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Resumos expandidos publicados em anais de congressos
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2.
FIGUEROA, D. L. ; Campos, F.F.C. ; NEVES, A. M. M. . Game Design baseado em Plataforma. In: P & D 2008, 2008, São Paulo. Anais do congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-1.

3.
FIGUEROA, D. L. ; Campos, F.F.C. ; NEVES, A. M. M. . O Paradigma do Projeto baseado em Plataforma aplicado ao Web Design. In: P & D 2008, 2008, São Paulo. Anais do congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-1.

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Melo, E. V. V. ; Campos, F.F.C. ; NEVES, A. M. M. . Geração de idéias para jogos digitais: vantagens da utilização de técnica de criatividade. In: P & D 2008, 2008, São Paulo. Anais do congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, A. M. M.; BARROS, F. A. ; BARROS, S. G. . A Chatterbot for Virtual Learning Environment. In: TELEMATICA-2001, 2001, Saint Petesburgh. TELEMATICA-2001, 2001.

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3.
NEVES, A. M. M.; VASCONCELOS, A. . Model for Alternative Analysis. In: 8th International Conference on Human-Computer Interaction, 1999, Munich. 8th International Conference on Human-Computer Interaction, 1999.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Neves, Andre. HBA1C prev. 2016.

2.
NEVES, A. M. M.. Blue Ocean Curve. 2014.

3.
NEVES, A. M. M.. Design Thinking Canvas. 2013.

4.
NEVES, A. M. M.; OLIVEIRA, B. ; XIMENES, M. . Space Invaders N800. 2007.

5.
NEVES, A. M. M.. Zorg - Asteróides. 2006.

6.
NEVES, A. M. M.; BARROS, F. A. . virtusbots - sistemas inteligentes para conversação em diferentes idiomas. 2005.

7.
NEVES, A. M. M.; CUNHA FILHO, P. C. ; PINTO, Romulo Cesar ; BARROS, S. G. . virtusclass - salas de aula virtuais. 2004.

Processos ou técnicas
1.
NEVES, A. M. M.. Design Thinking Canvas. 2014.

2.
NEVES, A. M. M.. Design Card Game. 2013.

3.
NEVES, A. M. M.. XDM - Extensible Design Methods. 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.. Participação em banca de Átila Moreira. Smart Info. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NEVES, A. M. M.; QUEIROZ, S. R. M.; PRUDENCIO, R. B. C.. Participação em banca de Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo. Lateo - combinação e representação do conhecimento. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.; FERRAZ, A. G.. Participação em banca de João Paulo Cavalcante Rolim. SPOTRADIO: Uma ferramenta de composição musical colaborativa com suporte a distribuição e versionamento de artefatos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
NEVES, A. M. M.; FERRAZ, A. G.; SOUZA, F. F.. Participação em banca de Luiz Felipe Sá Leitão Guimarães. Interatividade entre dispositivos móveis e TV digital no Ginga. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.; SANTOS, A. L. M.. Participação em banca de Allan Rodrigo dos Santos Araújo. PLAY4FUN: Fábrica de Jogos Digitais Casuais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
NEVES, A. M. M.; Campos, F.F.C.; GALINDO, Marcos. Participação em banca de Eliana Virgínia Vieira de Melo. Aplicação de Técnicas de Exploração do Espaço Criativo ao Design de Jogos Digitais. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.. Participação em banca de Joao Paulo Cavalcanti Rolim. SpotRadio: Uma Ferramenta de Composição Musical Colaborativa com Suporte a Distribuição e Versionamento de Artefatos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.. Participação em banca de Gustavo Danzi de Andrade. BALANCEAMENTO DINÂMICO DE JOGOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM APRENDIZAGEM POR REFORÇO. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
NEVES, A. M. M.; BARROS, F. A.. Participação em banca de Daniel Almeida Leitão. NLForSpec: Uma Ferramenta para Geração de Especificações Formais a partir de Casos de Teste em Linguagem Natural. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
NEVES, A. M. M.; COUTINHO, S. G.; CUNHA FILHO, P. C.. Participação em banca de José Pirauá Alves Gonçalves. TAE.web-u: a construção de uma técnica para avaliação estética de websites com usuários. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
NEVES, A. M. M.; CUNHA FILHO, P. C.. Participação em banca de Bárbara Gollner Moreira. Atualidade Jornalistica na Web e critérios de Usabilidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
NEVES, A. M. M.; MEIRA, L. R. L.; FALCAO, J. T. R.. Participação em banca de Paulo Henrique da Fonseca Melo. Uma abordagem semiótico interacional para o estudo de redes sociais na Web. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
NEVES, A. M. M.; TINOCO, M.; BENTES, D.. Participação em banca de GLYELSON NEPOMUCENO MONTENEGRO. A PRODUÇÃO DO MOBILIÁRIO URBANO EM ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS REVITALIZADO. 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.; MEIRA, S. L.. Participação em banca de Marco Tulio Caracciolo. GameCuts: framework para desenvolvimento de gameplay. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.. Participação em banca de Vicente Vieria. Game Scoring. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.. Participação em banca de Filipe Calegario. Probatio. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.; MEIRA, S. L.; CARLOS,. Participação em banca de Fernando Antonio Mota Trinta. SUPORTE A PERVASIVIDADE EM JOGOS MASSIVAMENTE MULTIUSUÁRIO. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
NEVES, A. M. M.; RAMALHO, G. L.; BORBA, P. H. M.; FEIJO, B.. Participação em banca de André Wilson Brotto Furtado. Empowring Digital games Development trhough Software Factories. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NEVES, A. M. M.; Campello, S. B.. Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NEVES, A. M. M.; MEDEIROS, W. G.; GUIMARAES, L. E. C.. Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Campina Grande.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Neves, André. SBGames 2015 - Arts and Design Track. 2015. (Congresso).

2.
NEVES, A. M. M.. V Brazilian Symposia on Games and Digital Entertainment. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rowan Sarmento. Design de Personagens para Game. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Zózimo Neto. Modelos de Negócio em Design de Artefatos Digitais. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Farley Millano. Design Thinking e Metodolgias Ágeis. Início: 2013. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cecilia da Fonte Alves. Cultura Independente. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

2.
Luis Rodrigo Gomes Brandão. Análise de Emergencia em Games. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

3.
BRENO JOSÉ ANDRADE DE CARVALHO. Doodles games: análise da marca mutante jogável no Google. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

4.
CAMILLA AVELLAR SILVEIRA. MODELO DE ANÁLISE PARA GAMIFICAÇÃO EM REDES SOCIAIS. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

5.
Maria Eduarda Nery da Fonseca Belému. UMA ANÁLISE DA CENOGRAFIA EM GAMES REALISTAS. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

6.
MARINA DE LIMA NEVES BARROS. EXERGAMES: O PAPEL MULTIDISCIPLINAR DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE EXERCÍCIO FÍSICO-FUNCIONAL PARA AUXÍLIO NO COMBATE DA OBESIDADE INFANTIL. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

7.
Gabriela Batista da Silva Bandeira de Melo. DÉTOURNEMENT EM JOGOS DIGITAIS. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

8.
FELIPE MATHEUS CALADO OLIVEIRA DE SOUZA. O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no APL-PE de jogos digitais. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

9.
Valeska Martins. Ilustração em Jogos Casuais. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

10.
Vania Teófilo Alves. Aplicação do Persona Card Game em Design de Jogos não Eletrônicos e Estamparia de Camisetas. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

11.
Luis José Barbosa de Moura Souza. Multimídia como Alternativa para Documentação no Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

12.
André Araújo. Mercado de Jogos Digitais. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

13.
Rafael Formiga. Gestão gamificada de projetos. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

14.
Allisson Ricardo. Animação e semântica em jogos digitais. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

15.
Mirela Paiva. Inovação e Design. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

16.
Artur de França Mittelbach. Concept Demo: Conceito de Jogos Intermediado por Protótipos. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

17.
Bruno Santana. Cards Persona: Aplicação de Técnica de Personas na Criação de Jogos Digitais. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

18.
Frank Malcher. Inventariado de Similares para o Design de Jogos no APL-PE. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

19.
Felipe Borba Breyer. Adaptação de métodos de avaliação heurística para jogos digitais. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

20.
Vinícius Gomes. Design de Personagens em Jogos Digitais. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

21.
Leonardo Falcão. Investigações a respeito de estruturas narrativas em jogos digitais. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

22.
Dinara Moura. Navegabilidade em Jogos Eletrônicos. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

23.
Manoel Guedes. Prototipagem rápida. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

24.
Diego Lopes Rocha. Peripatécnica - técnica para avaliação estética de artefatos digitais. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

25.
diego credidio. metodologia para design de jogos eletrônicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

26.
leonardo falcão. narrativas em jogos digitais. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

Tese de doutorado
1.
Felipe Matheus. Inovação e Design. 2016. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

2.
Clarissa Sóter. Sustentabilidade e Metodologia de Design. 2016. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

3.
Bruno Oliveira. Jogos digitais e engenharia reversa. 2015. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

4.
Marcia Mendes. Fotografia em Jogos Digitais. 2015. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcel Calbusch. As aventuras do menino pontilhado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

2.
Daniel Braga. Monitoramento de Jogos em App Stores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

3.
Renato Ramos. Técnicas de ARM para jogos digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

4.
rebeca castelo branco de sá. ícono: design de interface gráfica para visualização de iconografias em bilbiotecas digitais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

5.
pedro henrique lucas de almeida. ambientes de jogos online para múltiplos jogadores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

6.
fellipe silva câmara. multiboard: desenvolvimento de um tabuleiro universal para jogos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

7.
henrique daniel gomes pimentel. qualihouse - interface de automação residencial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

8.
gabriela batista da silva bandeira de melo. cellbit: um companheiro virtual no celular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

9.
vinicius gomes. design de personagem para jogos digitais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

10.
tiago rafael sales de souza. projeto de seriado televisivo infantil com animação digital, uma proposta para aprendizagem de cores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

11.
diego dos santos silva. seminário estadual de tecnologia assistiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

12.
giovanni amorim. portal saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

13.
flávio pessoa sant'ana. website do suplemento cultural do diário oficial do estado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

14.
cecília urioste. ultrason 3G: pré-fotografia digital. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

15.
mauricio nunes. coleta seletiva: animação em pixelation. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

16.
jarbas domingos. tiras temáticas em blog interativo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

Iniciação científica
1.
Felipe Souza. Levantamento de Equipamentos para Jogos Digitais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

2.
Mateus Ximenes. Ontologia de Métodos e Técnicas de Design. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

3.
Luiz Vasnconcelos. Ontologia de Jogos Casuais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

4.
Giulia Cavalcanti. Progames - Processos e ferramentas de deisgn de jogos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

5.
Rodrigo Mazulo. Progames - Processos e ferramentas de deisgn de jogos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

6.
Luiz José Barbosa. Progames - Processos e ferramentas de deisgn de jogos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

7.
Lucas Marinho. Progames - Processos e ferramentas de deisgn de jogos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

8.
Arthur Elihimas. Progames - Processos e ferramentas de design de jogos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

9.
Diego Lemos. Progames - Processos e ferramentas de design de jogos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

10.
henrique pimentel. processo de avaliação de jogos digitais - interface do sistema. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

11.
bruno oliveira. processo de avaliação de jogos digitais - jogos para celular. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

12.
mateus ximenes. processo de avaliação de jogos digitais - jogos para pc. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.

13.
rafael efrem. processo de avaliação de jogos digitais - análise de jogos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
NEVES, A. M. M.. Design Thinking Canvas. 2013.

2.
NEVES, A. M. M.. Blue Ocean Curve. 2014.

3.
Neves, Andre. HBA1C prev. 2016.


Processos ou técnicas
1.
NEVES, A. M. M.. Design Card Game. 2013.

2.
NEVES, A. M. M.. Design Thinking Canvas. 2014.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
NEVES, A. M. M.. Blue Ocean Curve. 2014.

2.
NEVES, A. M. M.. Design Thinking Canvas. 2013.




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