Maria Priscila Pessanha de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2019663762572783
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado iii da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: fotoacustica e fenomenos fototérmicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Priscila Pessanha de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, M. P. P.;Castro, Maria;de Castro, M P P;Castro, M.P.P.;Castro, Maria Priscila;Priscila Castro, Maria;CASTRO, MARIA P. P.;Castro, M. P. P.;Castro, Maria P. P.;de Castro, Maria Priscila Pessanha;CASTRO, MARIA PRISCILA P.;Maria P P de castro;De Castro Maria P. P.;DE CASTRO, MARIA P. P.;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA DE;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA;PRISCILA P. CASTRO, MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Laboratório de Ciências Físicas.
Av. Alberto Lamego, 2000
Parque Califórnia
28013602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27486197


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2001
Doutorado em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Dispositivos Optoeletrônicos baseados no crescimento pela técnica CBE de camadas InGaP em substratos pré-gravadosde GaAs, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Newton CesárioFrateschi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: laser; semicondutores; crescimento; dispositivos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Estruturas Eletrônicas e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interf. e Partículas.
Setores de atividade: Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação.
1993 - 1995
Mestrado em Física.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Processos de pré-ionização em laseres gasosos pulsados. Confinamento da descarga e geração de múltiplas bandas no N2,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Carlos Alberto Massone.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: laser gasoso pulsado; laser de nitrogenio; preionização.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas / Especialidade: Física de Plasmas e Descargas Elétricas.
Setores de atividade: Outros Setores.
1988 - 1993
Graduação em Física.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Radboud University Nijmegen, RUN, Holanda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2003 - 2003
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2006 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários
10/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências e Tecnologias, Laboratório de Ciências Físicas.

Cargo ou função
Membro de comissão.
5/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologias, Laboratório de Ciências Físicas.

Linhas de pesquisa
Ciências Ambientais
03/2003 - Atual
Ensino, Fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisica Experimental I
Física Experimental III
Fisica Ondulatória
Física para professores de Ciências
Fundamentos da Física para Ciências Biológicas
Fundamentos da Física para Medicina Veterinária
Mecânica Analítica
Métodos Matemáticos
03/2006 - 08/2006
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
laser e suas aplicações

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista categoria DTI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2001 - 1/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Metrologia Científica e Industrial Dimci, Divisão de Metrologia Óptica.


Linhas de pesquisa


1.
Ciências Ambientais

Objetivo: A linha de pesquisa em Ciências Ambientais busca desenvolver métodos e novas tecnologias voltadas para o monitoramento, controle de poluentes no ambiente e processos de remediação. Destaca-se nesta linha, as seguintes pesquisas: Controle de poluição atmosférica e emissão de gases com potencial estufa ou não em ambientes outdoor e indoor; Pesquisas em combustíveis renováveis, suas aplicações e emissões atmosféricas;.
Palavras-chave: FOTOACUSTICA; gases; combustíveis renováveis; emissões atmosféricas.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Desenvolvimento e caracterização de vidros especiais e fósforos nanoestruturados dopados com elementos terras raras para aplicações na fotônica e luz artificial
Descrição: Desenvolvimento e caracterização de vidros especiais e fósforos nanoestruturados dopados com elementos terras raras para aplicações na fotônica e luz artificial.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Marcelo Sthel - Integrante / marcelo gomes da silva - Integrante / Juraci Aparecido Sampaio - Coordenador / Edson Correa Silva - Integrante / Denise Ribeiro dos Santos - Integrante / MOTA, LEONARDO - Integrante / Camila Ferreira Pena - Integrante / ElaineSoares Pessanha - Integrante / Geysa Negreiro Carneiro - Integrante / MAX ERIK SOFFNER - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2014 - Atual
Processo Integrado de Obtenção de biodiesel em biorreatores assistidos por campos eletromagnéticos usando matérias-primas não concorrentes com a cadeia alimentar: Avaliação técnico-econômica e ambiental
Descrição: A presente proposta tem como objetivo estudar o desenvolvimento de processo híbrido de conversão termoquímica de biomassa para a obtenção de açucares pirolíticos, integrando a tecnologia de fermentação para a produção de bioetanol assistido por campo magnético. O destaque se dá, além do desenvolvimento de processo híbrido, pelo uso de matérias-primas não concorrentes com a cadeia alimentar e, ao mesmo tempo, pela implantação de biorreator assistidos por campos eletromagnéticos visando aprimorar os processos de fermentação. O projeto foi planejado para ser executado em 36 messes de acordo com divisão estratégica em três grandes etapas. Na primeira, será feita a coleta e pré-tratamento das possíveis biomassas a serem consideradas para promover maior produção de açucares pirolíticos. O próximo passo será a pirólise da biomassa, extração de açúcares e seleção de micro-organismos (leveduras) para os testes iniciais de fermentação visando estabelecer a suplementação nutricional a ser utilizada nos ensaios. Em uma segunda etapa, serão realizados experimentos em bateladas a partir de extratos preparados da biomassa visando avaliar as condições de operação dos fermentadores, tais como, agitação, composição do meio de cultura, pH inicial, e parâmetros de operação do biorreator sob campo magnético, tais como: indução eletromagnética, incidência da direção das linhas de campo, tempo de exposição e quantidades de células imobilizadas em partículas com propriedades magnéticas e propriedades magnéticas dos suportes. A técnica de planejamento experimental será empregada no dimensionamento das atividades experimentais. Os experimentos serão conduzidos em ambos, fermentador convencional e assistidos por campo magnético para efeitos de comparação. Os resultados obtidos serão analisados seguindo estratégias rotineiras de engenharia bioquímica, por meio de cálculos percentuais de consumo de substrato, produção de etanol e produtividades volumétricas. Finalmente, em uma terceira parte será realizada a avaliação técnico-econômica de todo o processo envolvido bem como a avaliação do impacto ambiental usando algoritmo WAR desta proposta tecnológica em estudo. Trata-se de um projeto de inovação tecnológica que além de prever o desenvolvimento de nova tecnologia com potencial para pedido de patente, se propõe como resultado contribuir para a cadeia produtiva do etanol e com a formação de recursos humanos de alto nível (IC, Mestrado e Doutorado) por meio do aprimoramento técnico-científico dos estudantes envolvidos no projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / VICTOR HABER PEREZ - Coordenador / Wellington C Silva - Integrante / Justo, Oselys R. - Integrante / STHEL, M. S. - Integrante / Cláudia Milena Cabrera Sanmartin - Integrante / DAYANA FREITAS DOS SANTOS DIAS - Integrante / EURIPEDES GARCIA SILVEIRA JUNIOR - Integrante / GERALDO FERREIRA DAVID - Integrante / MANUEL GUILLERMO MENDOZA TURIZO - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2014 - Atual
Desenvolvimento de novas tecnologias para o ensino de ciências e formação do professor de ciências tendo em vista a acessibilidade
Descrição: Desenvolvimento, avaliação e qualificação de produtos, serviços e metodologias de tecnologia assistiva visando o acesso e a permanência de pessoas com deficiência na educação superior. Desenvolvimento, produção, avaliação e qualificação de material didático para o ensino de Química, Física, Matemática e Biologia. Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da UENF: desenvolvimento , avaliação e qualificação de produtos, serviços e metodologias de tecnologia assistiva visando o acesso e a permanência de pessoas com deficiência na educação superior. Financiamento recebido do CNPq na chamada CNPq/ MCTIC/SECIS N º 20/2016 ? Tecnologia Assistiva.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / ALINE CHAVES INTORNE - Integrante / GERALDO DE OLIVEIRA FILHO - Integrante / SERGIO LUIS CARDOSO - Coordenador / LUIZ EDUARDO PONTES DA SILVA - Integrante / MARIDELMA DE SOUSA POURBAIX - Integrante / NADIR FRANCISCA SANT ANNA - Integrante / ROBERTA LOURENCO ZIOLLI - Integrante.Número de orientações: 2
2013 - 2017
Estudo de gases de interesse ambiental oriundos da queima de biocombustiveis através de técnicas não convencionais
Descrição: Pretendemos, a partir deste estudo, gerar novas metodologias para a detecção de importantes gases em nível de traços, ou seja, técnicas mais sensíveis e seletivas para que se possa avaliar criteriosamente as fontes de poluição atmosférica,. Utilizaremos a espectroscopia fotoacústica os analisadores infravermelho (URAS) e os sensores eletroquímicos (Tempest 100) para detecção dos gases poluentes, uma combinação das três técnicas é possível detectar CO, CO2, NOx, SO2, CH4, N2O, C2H4 numa concentração de ppbv a ppmv. Desta forma, serão realizadas comparações entre técnicas convencionais: (Analisador URAS) e os analisadores Eletroquímicos (TEMPEST100) e não convencionais: a Espectroscopia Fotoacústica utilizando diferentes tipos de fonte laser Laser de Cascata Quântica (QCL) e Oscilador Paramétrico Óptico (OPO) que apresentam características inovadoras e promissoras na área de pesquisa de detecção de gases à nível de traço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Coordenador / Victor Haber Perez - Integrante / Marcelo Silva Sthel - Integrante / Delson Ubiratan da Silva Schramm - Integrante / Wellington C Silva - Integrante / Fernanda Gomes Linhares - Integrante / Torquato Ferreira Pinehiro - Integrante / Evaldo do Nascimento Junior - Integrante / Higor Cesar do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
A produção fotográfica como instrumento didático interdisciplinar: uma interação entre a física, a química, geografia, história e arte
Descrição: A produção de imagem a partir de métodos arcaicos pode se constituir em um rico instrumento didático sob uma perspectiva multidisciplinar. Dentre os diversos métodos para a produção de imagem podemos destacar a câmera escura e a pinhole . A escolha pela utilização da câmera escura e da pinhole justifica-se pela facilidade de construção da câmera e de sua ampla capacidade que este instrumento proporciona para a discussão de conceitos básicos da Física, Química, História, Arte e Geografia. Além de possibilitar a inter-relação destas áreas de conhecimento aparentemente tão distantes, poderá proporcionar a aproximação entre escola Ensino Básico/Médio e Universidade e conhecimento sobre a realidade no Município de Campos e da região NF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Elis de Araujo Miranda - Coordenador / Marcelo Gantos - Integrante / Marcelo Werner da Silva - - Integrante.
2012 - Atual
O USO DA ESPECTROSCOPIA FOTOACUSTICA NA DETECÇÃO DE GASES BIOMARCADORES
Descrição: O objetivo deste projeto consiste na utilização da espectroscopia fotoacústica na detecção de gases de interesse biológico, dando ênfase na aplicação do laser como fonte de radiação, tais como:Laser de Cascata Quantica (QCL) e Oscilador Paramétrico Optico (OPO) .A importância de se realizar pesquisas envolvendo a detecção de gases, conhecidos como biomarcadores na respiração, deve-se principalmente ao fato de contribuir com a comunidade médica auxiliando-a em diagnósticos e monitoramentos não-invasivos em diversas doenças. Como exemplos de biomarcadores podemos citar a Acetona e Amonia, que são considerados biomarcadores das seguintes doenças Diabetes e Doença Renal Crônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Coordenador / Marcelo Sthel - Integrante / da Silva, M G - Integrante / MOTA, LEONARDO - Integrante / Laisa Cabral - Integrante / Liana Genuncio - Integrante / Rosana dos Santos Pereira - Integrante.Número de orientações: 3
2011 - Atual
Nucleação de um grupo de pesquisa visando ao desenvolvimento da cadeia produtiva do biodiesel na Região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: o foco essencial da presente proposta era abordar aspectos não convencionais e que poderiam constituir avanços ligados à cadeia produtiva de biodiesel. Neste contexto, cinco aspectos de pesquisa deveriam ser abordados de forma integrada: 1. Produção e obtenção de matérias primas graxas, particularmente, óleos e gorduras residuais (OGR) e óleos de espécies do gênero Jatropha ssp. 2. Produção de Biodiesel etílico por método não convencional, através do desenvolvimento e posterior transferência de tecnologia de obtenção de biodiesel por método não convencional usando células integras de microorganismo imobilizadas em suportes de diversas fontes em biorreatores assistidos por campo eletromagnético de baixa frequência e por microondas. 3. Caracterização das matérias primas graxas e do biodiesel e nível de emissões, particularmente, referente às propriedades físico-químicas, bem como, por novas técnicas desenvolvidas para a determinação de propriedades térmicas, tais como, efusividade, difusividade e condutividade térmica dos óleos e do respectivo biodiesel, bem como, de blendas diesel/biodiesel através de técnicas fototérmicas e das emissões de gases de efeito estufa através de Espectroscopia Fotoacústica a Lasers. 4. Estudo preliminar da propriedade térmica e reológica das oleaginosas e seus respectivos biodiesel para avaliar seu armazenamento. 5. Estratégias e formas de armazenamento, particularmente, a partir do estudo da qualidade do combustível avaliada pela não ocorrência de processos oxidativos, do biodiesel através da medição das propriedades térmicas por técnicas Fototérmicas, bem como seu comportamento reológico visando verificar a relação destas propriedades com a degradação térmica dos produtos. 6. 7. Utilização de co-produtos da produção de biodiesel, particularmente, pelo reuso do glicerol como única fonte de carbono em processos fermentativos visando o crescimento celular de microorganismos (leveduras e fungos) com foco na preparação de biocatalisadores de células integras para obtenção de biodiesel..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Aline Martins Rocha - Integrante / Juraci Aparecido Sampaio - Integrante / VICTOR HABER PEREZ - Coordenador / Marcelo Silva Sthel - Integrante / Delson Ubiratan da Silva Schramm - Integrante / Flávia Wagner Pinheiro - Integrante / LUIZ FERNANDOO MILLERI SANGIORGIO - Integrante / Geórgia Amaral Mothé - Integrante / Guilherme Rodrigues Lima - Integrante / Geraldo de Amaral Gravina - Integrante / Mila Vieira da Rocha - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Desenvolvimento de processo não convencional para a obtenção de biodiesel pela rota etílica, usando biorreatores assistidos por campos eletromagnéticos e por microondas.
Descrição: Avaliação técnico-econômica das alternativas visando ao desenvolvimento da cadeia pro submetido.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Balanço de Carbono e Nitrogênio em Áreas de Referencia no Semi-Árido
Descrição: Avaliações de Vulnerabilidade e Soluções Técnicas para Mitigar Impactos das Mudanças Climáticas. valor R$ 400.000,00, inicio 3/2009/ recurso liberado Projeto de Pesquisa em Conjunto entre CPATSA (Embrapa) e a UENF.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Marcelo Sthel - Integrante / marcelo gomes da silva - Integrante / Vanderlise Giongo Petrere - Coordenador / FLAVIO MOTA COUTO - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2007 - 2010
A Implementação da Técnica de Lente Térmica no modo Otimizado no Laboratório de Ciências Físicas da UENF
Descrição: A proposta deste projeto visa à implementação da técnica de Lente Térmica no Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) no modo denominado otimizado, e sua utilização na caracterização de diversos tipos de biodiesel, que serão descritos posteriormente. A técnica de Lente Térmica (LT) permite a caracterização de diversos tipos de materiais, sólidos e líquidos, com ênfase nas propriedades termo-ópticas tais como coeficiente de variação do caminho óptico com a temperatura (ds/dT), coeficiente de variação do índice de refração (dn/dT), condutividade térmica (k) e difusividade térmica (D). A técnica de Lente Térmica já está montada no nosso laboratório a mais de 3 anos. A vantagem de se utilizar esta nova configuração otimizada se dá devido à presença das seguintes características: o aumento da razão sinal ruído; a possibilidade de medidas de amostras com pequenos valores de coeficientes de absorção e com valores de ?enhancement factor" (fator de aumento-E) relativamente reduzidos. Além disso, nesta nova configuração, não há necessidade da determinação dos parâmetros confocais e da localização das cinturas dos feixes o que facilita o alinhamento. Portanto, o interesse principal na montagem desta nova configuração é medir propriedades térmicas de amostras transparentes com alta precisão.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Coordenador / Marcelo Sthel - Integrante / Helion Vargas - Integrante / Roberto Weider A. Franco - Integrante / Paulo C.M.L. Miranda - Integrante / A. A. Andrade - Integrante / Aline Martins Rocha - Integrante / Juraci Aparecido Sampaio - Integrante / Wellington da Costa Silva - Integrante / Luiz Fernando Milleri Sangiorgio - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Caracterização de materiais sólidos e líquidos com a técnica de Lente Térmica
Descrição: O projeto tem como objetivo geral utilizar a técnica de Lente Térmica para estudar sistematicamente as propriedades termo-ópticas de diversos materiais, sólidos e polímeros semicondutores, e em amostras líquidas: água, água ardente e frutas na forma de suco...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Helion Vargas - Integrante / Acacio Aparecido Andrade - Coordenador / Roberto Weider A. Franco - Integrante / Tomaz Catunda - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2007
Frutimamão: Aprimoramento tecnológico do mamão brasileiro na busca de maior qualidade e divisas para o País
Descrição: Aprimoramento tecnológico do mamão brasileiro na busca de maior qualidade e divisas para o País.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Helion Vargas - Coordenador / Roberto Weider A. Franco - Integrante / Jurandi G. Oliveira - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Caracterização de Liquidos através da técnica de Lente Térmica
Descrição: A proposta deste projeto visa à implementação da técnica de Lente Térmica no Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e sua utilização na caracterização de diversos líquidos que serão descritos posteriormente. A técnica de Lente Térmica (LT) permite a caracterização de diversos tipos de materiais, sólidos e líquidos, com ênfase nas propriedades termo-ópticas tais como coeficiente de variação do caminho óptico com a temperatura (ds/dT), coeficiente de variação do índice de refração (dn/dT), condutividade térmica (k) e difusividade térmica (D).Portanto, este projto tem como objetivos: detectar precocemente alterações metabólicas associadas a distúrbios fisiológicos, e também observar compostos provenientes do metabolismo de vírus, bactérias ou fungos. As amostras analisadas inicialmente serão sucos de mamão, porém no futuro pretendemos estudar outros tipos de sucos. Analisar a possibilidade de determinação, através do estudo das propriedades térmicas, de traços de espécies químicas existentes no rio Paraíba. Analisar e caracterizar os tipos de biodiesel através do estudo das propriedades térmicas. Valor aprovado: R$ 16.500,00..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Coordenador / Helion Vargas - Integrante / Acácio Aparecido Andrade - Integrante / Roberto Franco - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Planejamento Racional, Síntese e Avaliação das Propriedades Eletroquímicas e Eletrocrômicas de Novos Polímeros Condutores Orgânicos Baseados em Anilinas e Tiofenos Funcionalizados com Aplicações no Setor Energético.
Descrição: Os polímeros condutores são uma alternativa a ser considerada para a construção de diversos tipos de dispositivos eletroquímicos para a produção e armazenamento de energia. Tal fato deve-se às suas características semicondutoras aliadas ao seu baixo custo de produção, quando comparados aos semicondutores inorgânicos. Os polímeros orgânicos condutores oferecem um amplo leque de propriedades não igualadas por quaisquer outros materiais. Eles podem ser empregados para fabricar dispositivos eletroluminescentes, baterias, transistores, supercapacitores, janelas eletrocrômicas e células fotovoltaicas. Apesar deles ainda não possuírem a durabilidade e a condutividade dos metais, que possuem resistividade de duas a três ordens de grandeza menor, são muito menos densos. Esta característica em particular poderia levar à construção de motores e outros dispositivos eletro-eletrônicos muito mais leves contribuindo para um aumento significativo em suas eficiências. As baterias e os capacitores são dispositivos eletroquímicos que possuem aplicação na área energética onde os polímeros condutores também podem ser usados com vantagens significativas. A capacitância dos polímeros orgânicos, por exemplo, é muito maior do que a dos metais. A polianilina fornece capacitores com a capacitância em torno de cinco ordens de grandeza superior a dos capacitores de tântalo convencionais. Tais propriedades ajudariam na construção de dispositivos mais eficientes, ou seja, performance superior utilizando menor quantidade de energia elétrica. Assim sendo, a preparação de novos polímeros condutores, bem como o estudo sistemático de suas propriedades é de absoluta relevância para a posterior utilização destes materiais nos dispositivos acima citados. Pretendemos investigar novas metodologias sintéticas para obtermos polianilinas e politiofenos com um padrão de substituição diferenciado dos que existem hoje. Valor aprovado: R$ 56.520,00..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Helion Vargas - Integrante / Roberto Weider A. Franco - Integrante / Paulo C.M.L. Miranda - Integrante / Acácio Aparecido Andrade - Coordenador / Neidemar M S Bastos - Integrante / Rosana A Giacomini - Integrante / Carolina B P Liqiero - Integrante / Max Ceccon - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2011 - Atual
Desenvolvimento de um espectrômetro fotoacústico compacto para a detecção de etileno e aplicação em processos de armazenamento de frutos tropicais
Descrição: Apesar de ser um dos maiores produtores mundiais de frutas, a participação do Brasil é inexpressiva no comércio internacional. Um dos principais fatores é o elevado índice de perda da produção devido ao mau manuseio e às condições de armazenamento que geram estresses abióticos. Como sinalizador a qualquer estímulo externo, as taxas de emissão de etileno (fitormônio gasoso) e dióxido de carbono representam parâmetros importantes para indicar o nível do estresse que um fruto está submetido. O mamão é um fruto climatério que passa por profundas transformações químicas e físicas durante o seu desenvolvimento que determinam o seu padrão de qualidade. Apesar das taxas de emissão gasosas não serem consideradas altas, este fruto é considerado bastante perecível em pós-colheita. O controle do amadurecimento do mamão é fundamental para o aumento da vida útil pós-colheita desse fruto visando os mercados interno e externo. A espectroscopia fotoacústica é uma técnica, baseada na conversão da energia óptica absorvida em calor, bastante precisa e sensível na identificação e quantificação da concentração gasosa para diversas moléculas de interesse em sistemas biológicos e na atmosfera. Nas últimas décadas as técnicas fototérmicas têm se desenvolvido e mostrado ser eficazes na caracterização quantitativa e qualitativa das propriedades térmicas, ópticas e estruturais de diferentes materiais e meios biológicos. O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma instrumentação compacta (espectrômetro fotoacústico) para ser utilizada na detecção de baixas concentrações de etileno (ppbV). O espectrômetro fotoacústico é inovador e será utilizado para estudar o efeito de atmosferas controladas sobre as taxas de emissão de etileno visando aumentar o tempo de prateleira de frutos tropicais...
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Jurandi G. Oliveira - Integrante / marcelo gomes da silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Nucleação de um grupo de pesquisa visando ao desenvolvimento da cadeia produtiva do biodiesel na Região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro."
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa sobre um assuntos prioritários como aqueles ligados ao Sistema de Produção Integrado de Biodiesel para a Produção de Agroenergia, que visem ao desenvolvimento da cadeia produtiva do Biodiesel na Região Norte Fluminense do Estado de Rio de Janeiro, demanda a participação e integração multidisciplinar de instituições e grupos de trabalho. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa foi concebido a partir da integração multidisciplinar de vários grupos de pesquisa que agrupam uma equipe de profissionais (pesquisadores e técnicos), de diferentes setores da UENF, sediada na cidade de Campos dos Goytacazes. O foco essencial desta proposta visa realizar o estudo e provimento de soluções científico-tecnológicas e de caráter inovador relacionadas com os sistemas de produção de biodiesel vinculados ao Setor Agro energético Nacional e desta forma, contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Biodiesel de forma a contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico na Região Norte Fluminense, na qual se encontram inseridas a UENF que tem um papel importante no desenvolvimento cientifico e regional do norte fluminense. A proposta aqui apresentada trata sobre aspectos não convencionais e que constituem avanços ligados à cadeia produtiva de biodiesel e desta, forma, especificamente serão abordadas as seguintes cinco fases de pesquisa que serão desenvolvidas de forma integrada: 1-Produção e obtenção de matérias primas graxas 2-Produção de Biodiesel etílico por método não convencional 3-Caracterização das matérias primas graxas e do biodiesel e nível de emissões 4-Estratégias e formas de armazenamento 5- Utilização de co-produtos da produção de biodiesel ..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Priscila Pessanha de Castro - Integrante / Marcelo Sthel - Integrante / Aline Martins Rocha - Integrante / Juraci Aparecido Sampaio - Integrante / Wellington da Costa Silva - Integrante / VICTOR HABER PEREZ - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2010 - Atual
Ações investigativas na formação do professor da educação básica
Descrição: O projeto PIBID/UENF, iniciado em maio de 2010, congrega cinco cursos de licenciatura, Biologia, Física, Matemática, Química e Biologia, todos no campus de Campos dos Goytacazes. Participam do PIBID 10 escolas parceiras da região central do município, 104 alunos bolsistas, 14 supervisores, seis coordenadores e professores orientadores. Para alcançar os objetivos do Programa PIBID, será adotada a pesquisa-ação, orientada para transformação das práticas tradicionais, e sustentada por reflexão critica e coletiva. Futuros professores, professores da educação básica e do ensino superior podem compreender melhor os problemas e as situações do cotidiano, trabalhando em grupo, organizando momentos de sensibilização, reflexão, ação e avaliação. O Projeto da UENF prevê desenvolver atividades práticas e de reflexão, desenvolvidas em quatro fases, planejamento, ação, observação e avaliação. As atividades visam incentivar os licenciandos para prática docente de qualidade; valorizar a carreira do magistério; contribuir com as ações acadêmicas voltadas à formação docente; promover a integração entre educação superior e educação básica; proporcionar a participação em experiências de caráter inovador e interdisciplinar. Alguns subprojetos PIBID estabeleceram colaboração com outros projetos de professores da UENF, já em andamento nas escolas de educação básica. É o caso, por exemplo, da Biologia, que atua em parceria com três projetos contemplados com verbas pelo CNPq e FAPERJ para construção e montagem de laboratórios de ciências nas escolas. Outro subprojeto que conta com financiamento para produção de materiais didáticos é o da Química, que produziu dois jogos com 40 reproduções cada um, para o ensino da disciplina. A coordenação da Física recebeu apoio financeiro da FAPERJ em 2010 para montagem de laboratório nas duas escolas parceiras.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2008 - 2008
Organização da I Feira de Estágios da UENF
Descrição: Organização da I feira de estágios da UENF.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - 2008
Infraestrutura do laboratório de ensino do LCFIS/UENF
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2014 - 2015
Periódico: Fuel (Guildford)
2014 - 2016
Periódico: Energy & Fuels (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas/Especialidade: Física de Plasmas e Descargas Elétricas.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:12
Total de citações:64
Fator H:4
Castro, Maria P.P.  Data: 20/07/2015

SCOPUS
Total de trabalhos:20
Total de citações:48
Castro, M. P. P.  Data: 01/09/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, MARCENILDA A.2017LIMA, MARCENILDA A. ; LINHARES, FERNANDA G. ; MOTHE, GEÓRGIA A. ; PRISCILA P. CASTRO, MARIA ; S. STHEL, MARCELO . Study of Gaseous Emissions Derived from the Combustion of Diesel/Beef Tallow Biodiesel Blends. Sustainability in Environment, v. 2, p. 210, 2017.

2.
SILVA, WELLINGTON COSTA2016SILVA, WELLINGTON COSTA ; CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA ; PEREZ, VICTOR HABER ; MACHADO, FRANCISCO A. ; MOTA, LEONARDO ; STHEL, MARCELO SILVA . Thermal degradation of ethanolic biodiesel: Physicochemical and thermal properties evaluation. Energy (Oxford), v. 114, p. 1093-1099, 2016.

3.
SILVA, WELLINGTON C.2014SILVA, WELLINGTON C. ; ROCHA, ALINE M. ; CASTRO, MARIA PRISCILA P. ; Sthel, Marcelo S. ; Vargas, Helion ; David, Geraldo F. ; Perez, Victor H. . Unconventional characterization of biodiesel from several sources by thermal lens spectroscopy to determine thermal diffusivity: Phenomenological correlation among their physicochemical and rheological properties. Fuel (Guildford), v. 130, p. 105-111, 2014.

4.
ROCHA, ALINE M.2014ROCHA, ALINE M. ; Sthel, Marcelo S. ; DE CASTRO, MARIA P. P. ; MOTHÉ, GEÓRGIA A. ; SILVA, WELLINGTON C. ; Perez, Victor H. ; DA SILVA, MARCELO G. ; MIKLÓS, A. ; Vargas, Helion . Evaluation of Nitrous Oxide Emitted from Diesel/Biodiesel Blends during Combustion in a Diesel Engine at Laboratory Scale by a Photoacoustic Spectroscopy Technique. Energy & Fuels (Print), v. 28, p. 4028-4032, 2014.

5.
COUTO, F. M.2014COUTO, F. M. ; STHEL, M. S. ; Castro, M. P. P. ; DA SILVA, M. G. ; ROCHA, M. V. ; TAVARES, J. R. ; VEIGA, C. F. M. ; VARGAS, H. . Quantum cascade laser photoacoustic detection of nitrous oxide released from soils for biofuel production. Applied Physics. B, Lasers and Optics (Print), v. 117, p. 897-903, 2014.

6.
MOTHÉ, GEÓRGIA AMARAL2014MOTHÉ, GEÓRGIA AMARAL ; STHEL, MARCELO SILVA ; CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA DE ; TOLEDO, ROSANE ; STUMBO, ALEXANDRE ; GOMES, MARCELO ; ESQUEF, ISRAEL ; Vargas, Helion . Air Pollution in the Brazilian Road Transport and Its Environmental and Social Consequences. Journal of Environmental Protection (Print), v. 05, p. 1466-1476, 2014.

7.
ROCHA, A. M.2014ROCHA, A. M. ; CASTRO, M. P. P. ; Sthel, M. S. ; MOTHE, G. A. . Detection of gaseous pollutants emitted from engine powered by biodiesel and diesel mixtures.. Renewable Energy & Power Quality Journal (RE&PQJ), v. 12, p. 51-55, 2014.

8.
ARSLANOV, DENIS D.2013ARSLANOV, DENIS D. ; CASTRO, MARIA P. P. ; CREEMERS, NOORTJE A. ; NEERINCX, ANNE H. ; SPUNEI, MARIUS ; MANDON, JULIEN ; CRISTESCU, SIMONA M. ; MERKUS, PETER ; HARREN, FRANS J. M. . Optical parametric oscillator-based photoacoustic detection of hydrogen cyanide for biomedical applications. Journal of Biomedical Optics, v. 18, p. 107002, 2013.

9.
Rocha, Aline2012Rocha, Aline ; Sthel, Marcelo ; Castro, Maria ; Peres, Victor ; Mothe, Georgia ; Brasil, Laisa ; Vargas, Helion . Detection of Ethylene Emitted by Diesel-biodiesel Engine Using CO2 Laser Photoacoustic Sensors. Applied Physics Research, v. 4, p. 16-21, 2012.

10.
M.S. Sthel2011M.S. Sthel ; SCHRAMM, D. ; LIMA, G. ; CARNEIRO, L. O. ; FARIA JR., R. T. ; CASTRO, M. P. P. ; ALEXANDRE, J. ; TOLEDO, R. ; SILVA, M. G. ; VARGAS, H. . CO2 laser photoacoustic detection of ammonia emitted by ceramic industries. Spectrochimica Acta. Part A, Molecular and Biomolecular Spectroscopy (Print), v. A 78, p. 458-462, 2011.

11.
Cruz, R.A.2011Cruz, R.A. ; Filadelpho, M.C. ; Castro, M.P.P. ; Andrade, A.A. ; Souza, C.M.M. ; Catunda, T. . Very low optical absorptions and analyte concentrations in water measured by Optimized Thermal Lens Spectrometry. Talanta (Oxford), v. 85, p. 850-858, 2011.

12.
Mothé, Geórgia2010CASTRO, M. P. P.; Mothé, Geórgia ; Sthel, Marcelo ; Lima, Guilherme ; Brasil, Laisa ; Campos, Layse ; Rocha, Aline ; Vargas, Helion . Detection of Greenhouse Gas Precursors from Diesel Engines Using Electrochemical and Photoacoustic Sensors. Sensors (Basel), v. 10, p. 9726-9741, 2010.

13.
ROCHA, A. M.2009ROCHA, A. M. ; SILVA, W. C. ; SANGIORGIO, L. F. M. ; M.S. Sthel ; ANDRADE, A. A. ; CASTRO, M. P. P. . Thermal Diffusivity Measurements of Biodiesel Fuel Using Thermal Lens Technique. International Review of Chemical Engineering (Testo Stampato), v. 1, p. 636-639, 2009.

14.
M.S. Sthel2009M.S. Sthel ; TAVARES, J. ; MOTHE, G. ; SCHRAMM, D. ; SILVA, M. G. ; CASTRO, M. P. P. . Atmospheric Pollution: Global Warming and a Possible use of Bio-Fuels in a Wide Scale. International Review of Chemical Engineering (Testo Stampato), v. 1, p. 564-570, 2009.

15.
ANDRADE, A. A.2007ANDRADE, A. A. ; CASTRO, M. P. P. ; ROCHA, A. M. ; VARGAS, H. ; BASTOS, N. M. S. ; GIACOMINI, Rosana A ; MIRANDA, P. C. ; C. Jacinto ; CATUNDA, Tomaz . Evaluation of Thermo-Optical Properties of Poly(2-methoxyaniline) Solutions. Chemical Physics Letters, v. 442, p. 400-404, 2007.

16.
ANJOS, Virgilio2006ANJOS, Virgilio ; BELL, Maria José V. ; VASCONCELOS, E. A. de ; DA, Silva Jr, e F ; ANDRADE, A. A. ; FRANCO, R. W. A. ; CASTRO, M. P. P. ; ESQUEF, I. A. ; FARIA JR., R. T. . Thermal-Lens Technique for the Determination of SiC Thermo-optical Properties.. Materials Science Forum, v. 527, n.in press, p. 703, 2006.

17.
ANDRADE, A. A.2006ANDRADE, A. A. ; M F Coutinho ; CASTRO, M. P. P. ; VARGAS, H. ; ROHLING, J. H. ; NOVATSKI, A. ; ASTRATH, N. G. C. ; PEREIRA, J. R. D. ; BENTO, A. C. ; BAESSO, M. L. ; OLIVEIRA, S. L. ; NUNES, L. A. O. . Luminescence quantum efficiency investigation of low silica calcium aluminosilicate glasses doped with Eu2O3 by thermal lens spectrometry. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 352, p. 3624-3627, 2006.

18.
M.S. Sthel2005M.S. Sthel ; SCHRAMM, D. ; R.T. Faria Jr ; CASTRO, M. P. P. ; CARNEIRO, L. O. ; RIBEIRO, W. ; VARGAS, H. . Photoacoustic spectroscopy-based analysis of gas samples in bus station. Journal de Physique IV, v. 125, p. 881-883, 2005.

19.
CASTRO, M. P. P.;Castro, Maria;de Castro, M P P;Castro, M.P.P.;Castro, Maria Priscila;Priscila Castro, Maria;CASTRO, MARIA P. P.;Castro, M. P. P.;Castro, Maria P. P.;de Castro, Maria Priscila Pessanha;CASTRO, MARIA PRISCILA P.;Maria P P de castro;De Castro Maria P. P.;DE CASTRO, MARIA P. P.;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA DE;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA;PRISCILA P. CASTRO, MARIA2005 CASTRO, M. P. P.; ANDRADE, A. A. ; FRANCO, R. W. A. ; MIRANDA, P. C. ; M.S. Sthel ; VARGAS, H. ; CONSTANTINO, R. ; BAESSO, M. L. . Thermal properties measurements in biodiesel oils using photothermal techniques. Chemical Physics Letters (Print), v. 411, n.1-3, p. 18-22, 2005.

20.
ANJOS, Virgilio2005ANJOS, Virgilio ; BELL, M. V. ; VASCONCELOS, E. ; SILVA JR., E. ; ANDRADE, A. A. ; FRANCO, R. W. A. ; CASTRO, M. P. P. ; ESQUEF, I. A. ; R.T. Faria Jr . Thermal-lens and photo-acoustic methods for the determination of SiC thermal properties. Microelectronics Journal, 2005.

21.
CASTRO, M. P. P.2004CASTRO, M. P. P.; VONZUBEN, A ; FRATESCHI, N ; SANTO, L ; GALVAO, D ; BETTINI, J ; DECARVALHO, M . Strong spatial beryllium doping selectivity on InGaP layers grown on pre-patterned GaAs substrates by chemical beam epitaxy. Journal of Crystal Growth, v. 266, p. 429-434, 2004.

22.
FELLOWS, C. E.2003FELLOWS, C. E. ; RODEGHERI, Cc ; TAUBER, U ; TSUI, K H ; CASTRO, M. P. P. ; CARVALHO, C e M . Alpha particle preionization in a pulse nitrogen laser. Applied Physics. B, Lasers and Optics, v. 78, p. 421-424, 2003.

23.
PATARO, L. L.2001PATARO, L. L. ; NASCIMENTO, G C Do ; CASTRO, M. P. P. ; FRATESCHI, N. C. . Electrical and optical efects of He+ ion irradiation in InGaP/GaAs lasers. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section B, Beam Interactions with Materials and Atoms (Print), v. 175, p. 782-786, 2001.

24.
DANILOV, I.2000DANILOV, I. ; PATARO, L. L. ; CASTRO, M. P. P. ; FRATESCHI, N. C. . Electrical isolation and transparency in ion irradiated p-InGaP/GaAs/InGaAs structures. Journal of Applied Physics, v. 88, p. 7354, 2000.

25.
CASTRO, M. P. P.;Castro, Maria;de Castro, M P P;Castro, M.P.P.;Castro, Maria Priscila;Priscila Castro, Maria;CASTRO, MARIA P. P.;Castro, M. P. P.;Castro, Maria P. P.;de Castro, Maria Priscila Pessanha;CASTRO, MARIA PRISCILA P.;Maria P P de castro;De Castro Maria P. P.;DE CASTRO, MARIA P. P.;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA DE;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA;PRISCILA P. CASTRO, MARIA1999 CASTRO, M. P. P.; FRATESCHI, N. C. ; BETTINI, J. ; RIBEIRO, C. A. ; CARVALHO, M. M. . Spatial composition dependence in InGaP growth on prepatterned GaAs substrates by chemical beam epitaxy. Journal of Crystal Growth, v. 203, p. 317, 1999.

26.
CASTRO, M. P. P.;Castro, Maria;de Castro, M P P;Castro, M.P.P.;Castro, Maria Priscila;Priscila Castro, Maria;CASTRO, MARIA P. P.;Castro, M. P. P.;Castro, Maria P. P.;de Castro, Maria Priscila Pessanha;CASTRO, MARIA PRISCILA P.;Maria P P de castro;De Castro Maria P. P.;DE CASTRO, MARIA P. P.;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA DE;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA;PRISCILA P. CASTRO, MARIA1998 CASTRO, M. P. P.; FRATESCHI, N. C. ; BETTINI, J. ; RIBEIRO, C. A. ; CARVALHO, M. M. . InGaP growth on prepatterned GaAs substrates by chemical beam epitaxy. Journal of Crystal Growth, v. 193, p. 510, 1998.

27.
CASTRO, M. P. P.;Castro, Maria;de Castro, M P P;Castro, M.P.P.;Castro, Maria Priscila;Priscila Castro, Maria;CASTRO, MARIA P. P.;Castro, M. P. P.;Castro, Maria P. P.;de Castro, Maria Priscila Pessanha;CASTRO, MARIA PRISCILA P.;Maria P P de castro;De Castro Maria P. P.;DE CASTRO, MARIA P. P.;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA DE;CASTRO, MARIA PRISCILA PESSANHA;PRISCILA P. CASTRO, MARIA1993CASTRO, M. P. P.; FELLOWS, C. E. ; MASSONE, C. A. . Simultaneous emission of seven laser bands in the N2 2+ system by current confinament and discharge channel plasma inductance reduction. Optics Communications (Print), v. 102, p. 53, 1993.

28.
TSUI, K. T.1992TSUI, K. T. ; PIMENTEL, N. P. ; CASTRO, M. P. P. ; MASSONE, C. A. . The optimization of preionization and temporal behavior of stimulated UV emission of an N2 laser. Optics Communications (Print), v. 91, p. 360, 1992.

Capítulos de livros publicados
1.
Miranda, E. A ; Castro, M.P.P. ; ALVARENGA, R. M. . Fotografia e experiências didáticas transdisciplinares. In: Elis de Araujo Miranda. (Org.). Políticas Públicas de Educação e as sensorialidades do lugar. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, v. 1, p. 11-37.

2.
Mothe, Georgia ; Sthel, Marcelo ; CASTRO, MARIA P. P. ; ESQUEF, I. A. ; GOMES, MARCELO . Quantum Cascade Laser Photoacoustic Detection of Nitrous Oxide Released from Diesel Combustion. In: Joseph D. Bennett. (Org.). Quantum Cascade Lasers (QCLs): Types and Applications. 1ed.: NOVA SCIENCE PUBLISHERS INC, 2016, v. 1, p. 63-74.

3.
Perez, Victor H. ; Silveira Junior, Euripedes G. ; Cubides, Diana C. ; David, Geraldo F. ; Justo, Oselys R. ; Castro, Maria P. P. ; Sthel, Marcelo S. ; de Castro, Heizir F. . Trends in Biodiesel Production: Present Status and Future Directions. Biofuels in Brazil. 1ed.: Springer International Publishing, 2014, v. , p. 281-302.

4.
Silva, Marcelo ; Martins, Aline ; Rocha, Juliana ; Amaral, Georgia ; Couto, Flavio ; de Castro, Maria Priscila Pessanha ; Habez, Victor ; da Silva, Marcelo Gomes ; Vargas, Helion . Evaluation of Gaseous Emission in the Use of Biofuels in Brazil. Biofuels - Economy, Environment and Sustainability. 1ed.: InTech, 2013, v. , p. 1-.

5.
Silva, Marcelo ; Martins, Aline ; Rocha, Juliana ; Amaral, Georgia ; Couto, Flavio ; de Castro, Maria Priscila Pessanha ; Habez, Victor ; da Silva, Marcelo Gomes ; Vargas, Helion . Evaluation of Gaseous Emission in the Use of Biofuels in Brazil. In: Zhen Fang. (Org.). Biofuels - Economy, Environment and Sustainability. 1ed.Rjeka: InTech, 2013, v. 1, p. 303-324.

6.
Sthel, M S ; SILVA, M. G. ; LIMA, G. ; Vieira, M. ; ROCHA, J. ; SCHRAMM, D. ; Castro, Maria Priscila ; Miklos, A. ; VARGAS, H. . Detection of Greenhouse Gases Using the Photoacoustic Spectroscopy. Greenhouse Gases - Emission, Measurement and Management. 1ed.: Intech, 2012, v. 1, p. 215-234.

7.
Castro, Maria; Machado, Francisco ; Rocha, Aline ; Perez, Victor ; Guimaraes, Andre ; Sthel, Marcelo ; Correa, Edson ; Vargas, Helion . Characterization of Biodiesel by Unconventional Methods: Photothermal Techniques. Biodiesel- Quality, Emissions and By-Products. 1ed.Rijeka: InTech, 2011, v. 2, p. 29-47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lima, G R ; Sthel, M S ; da Silva, M G ; Schramm, D U S ; de Castro, M P P ; Vargas, H . Photoacoustic spectroscopy of CO 2 laser in the detection of gaseous molecules. In: RIAO -OPTILAS 2010, 2011, LIMA. Journal of Physics: Conference Series. v. 274. p. 1-8.

2.
M.S. Sthel ; MOTHE, G. ; ROCHA M. V. ; CAMPOS, L. ; de Castro, M P P ; SILVA, M. G. ; Vargas, Helion . Detection of Greenhouse gas Precursors Emitted by Vehicular Engines by Using Analytical Techniques. In: Air&Waste Manager's 103 rd, ANNUAL CONFERENCE, 2010, Calgary- CANADA. Air&Waste Manager's 103 rd, ANNUAL CONFERENCE, 2010. v. v. 1. p. 1-13.

3.
Zanelato, B E ; CASTRO, M. P. P. . OS CONCEITOS DA FÍSICA BÁSICA ENVOLVIDOS NAS TÉCNICAS FOTOTÉRMICAS E SUAS APLICAÇÕES.. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitoria. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

4.
ROCHA, A. M. ; Zanelato, B E ; ANDRADE, A. A. ; M.S. Sthel ; CASTRO, M. P. P. ; VARGAS, H. ; LUNA, Fernando J . Caracterização térmica do Biodiesel e seus precursores através de técnicas fototérmicas. In: 4º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2007, Varginha. 4º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2007.

5.
Zanelato, B E ; ROCHA, A. M. ; ANDRADE, Acácio Aparecido ; M.S. Sthel ; VARGAS, H. ; MIRANDA, P. C. ; CASTRO, M. P. P. . Caracterização do Biodiesel através de técnicas fototérmicas.. In: 4º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2007, Varginha. 4º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2007.

6.
CASTRO, M. P. P.; BETTINI, J. ; RIBEIRO, C. A. ; CARVALHO, M. M. ; FRATESCHI, N. C. . Lateral InGaP heterostructure obtained by single step growth on prepatterned substrate by chemical beam epitaxy. In: Material Reserach Society - Spring Meeting, 1999, São Francisco. Lateral InGaP heterostructure obtained by single step growth on prepatterned substrate by chemical beam epitaxy, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GENUNCIO, L. ; Castro, Maria P. P. ; SILVA, M. G. ; KUBA, V. M. ; SANTIAGO NETO, R. M. ; BUENO, S. C. E. ; Sthel S. Marcelo ; MOTA, LEONARDO . Estudo de biomarcadores nitrogenados da insuficiência renal crônica: creatinina, ureia e amônia. In: 57 Congresso Brasileiro de Quimica, 2017, Gramado. 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
ROCHA, A. M. ; SILVA, W. C. ; VARGAS, H. ; M.S. Sthel ; CASTRO, M. P. P. ; ARANDA, D. . Caracterização de Diversos Tipos de Misturas Binarias (diesel +biodiesel) através de Lente Térmicas. In: III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009, Brasilia. III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009.

3.
SILVA, W. C. ; ROCHA, A. M. ; CORREA, E. ; VARGAS, H. ; CASTRO, M. P. P. ; M.S. Sthel ; ARANDA, D. . Caracterização de diversos Tipos de Biodiesel e seus Respectivos òleos Através das Técnicas Fototérmicas.. In: III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009, Brasilia. III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009. p. 137-138.

4.
SANGIORGIO, L. F. M. ; SILVA, W. C. ; VARGAS, H. ; M.S. Sthel ; CASTRO, M. P. P. ; ARANDA, D. . Estudo de Amostras de Biodieseis Exóticos Através da Tecnica de Lente Térmica em Função da Temperatura. In: III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009, Brasilia. III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009. p. 207-208.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GENUNCIO, L. ; Castro, Maria P. P. ; SILVA, M. G. ; KUBA, V. M. ; SANTIAGO NETO, R. M. ; BUENO, S. C. E. ; STHEL, MARCELO SILVA ; MOTA, LEONARDO . The use of photoacoustic spectroscopy to evaluate the efficiency of hemodialysis in the reduction of ammonia exhaled by individuals with chronic kidney disease. In: XL Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2017, BUZIOS. XL Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2017. v. 1. p. 1.

2.
SILVA, W. C. ; CASTRO, M. P. P. ; M.S. Sthel ; ROCHA, A. M. ; SANGIORGIO, L. F. M. ; PEREZ, V. H. ; VARGAS, H. . Study of thermal lens spectroscopy for characterization of exotic biodiesel. In: RIAO -OPTILAS 2010, 2010, LIMA. VII REUNION IBEROAMERICANA DE ÓPTICA/ X ENCUENTRO LATINO AMERICANO DE ÓTICA, LASERES E APLICACIONES (OPTILAS), 2010.

3.
COUTO, F. M. ; CASTRO, M. P. P. ; M.S. Sthel ; SILVA, M. G. ; VEIGA, C.F.M ; VARGAS, H. . Avaliação das emissões de N2O e CO2 nos solos cultivados cm cana-de-açúcar da região Norte Fluminense através de técnicas fototérmicas. In: VIII WORKSHOP EM FÍSICA MOLECULAR E ESPECTROSCOPIA, 2010, CURITIBA. VIII WORKSHOP EM FÍSICA MOLECULAR E ESPECTROSCOPIA, 2010.

4.
CASTRO, M. P. P.; R.T. Faria Jr ; TOLEDO, R. ; ALEXANDRE, J. ; CARNEIRO, L. O. ; RIBEIRO, W. ; M.S. Sthel ; SCHRAMM, D. ; VARGAS, H. . Photoacoustic Study of Trace Gas Emitted by Ceramic Industries in the Northern Region of Rio de Janeiro State.. In: XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2004, Poços de Caldas. XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2004. v. 1. p. 33-34.

5.
CASTRO, M. P. P.. Sistemas de préionização de lasers gasosos pulsados por intermédio do uso de radiação ionizante.. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, Maio 2003, 2003, Caxambu. XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2003.

6.
DANILOV, I. ; PATARO, L. L. ; CASTRO, M. P. P. ; NASCIMENTO, G. C. ; FRATESCHI, N. C. . Electrical and Optical Effects of He+ Ion Irradiation in InGaP/GaAs/InGaAs Lasers. In: 12th International Conference on Ion Beam Modification of Materials, 2000. 12th International Conference on Ion Beam Modification of Materials, 2000.

7.
CASTRO, M. P. P.; BETTINI, J. ; RIBEIRO, C. A. ; CARVALHO, M. M. ; FRATESCHI, N. C. . Spatial composition and facet formation in InGaP layers grown on prepatterned substrate by chemical beam epitaxy. In: XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1999, São Lourenço. Spatial composition and facet formation in InGaP layers grown on prepatterned substrate by chemical beam epitaxy, 1999.

8.
CASTRO, M. P. P.; BETTINI, J. ; RIBEIRO, C. A. ; CARVALHO, M. M. ; FRATESCHI, N. C. . Selective migration in InGaP growth on prepatterned GaAs substrates by Chemical Beam Epitaxy. In: XXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1998, Caxambu. Selective migration in InGaP growth on prepatterned GaAs substrates by Chemical Beam Epitaxy, 1998.

9.
CASTRO, M. P. P.; BETTINI, J. ; CARVALHO, M. M. ; FRATESCHI, N. C. . Crescimento de InGaP em substratos pré-gravados. In: XX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1997, Caxambu. Crescimento de InGaP em substratos pré-gravados, 1997.

Artigos aceitos para publicação
1.
COUTO, F. M. ; Sthel S. Marcelo ; Maria P P de castro ; ROCHA M. V. ; Silva, Marcelo ; ROCHA, J. ; VEIGA, C. F. ; VARGAS, H. . Quantum-Cascade Laser Photoacoustic detection of nitrous oxide released from soils for biofuel production. Applied Physics. B, Lasers and Optics (Print), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTHE, G. ; M.S. Sthel ; de Castro, Maria Priscila Pessanha ; LINHARES, F. G. ; Vargas, H . Detection of nitrous oxide emitted by diesel engine bench by photoacoustic spectroscopy. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LINHARES, F. G. ; SILVA, W. C. ; Sthel S. Marcelo ; Perez, Victor ; de Castro, Maria Priscila Pessanha . Evaluation of physico-chemical properties of biodiesel subjectedto ultraviolet radiation and thermal degradation: using thermal lens spectrometry. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CALDAS, R. L.; Castro, M.P.P.; MACHADO, C. B. H.; VIANNA, D. M.. Participação em banca de Fabiano Romero Barbosa Conrrado. A QUEDA DA MAÇÃ E A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: MODELOS MENTAIS SOBRE MOVIMENTO E GRAVIDADE. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA) - Instituto Federal Fluminense.

2.
SILVA, M. G.; LIMA, J. A. P.; Sthel S. Marcelo; Castro, M.P.P.. Participação em banca de Clebio Marques de Oliveira Junior. DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE LOCK-IN VIRTUAL PARA USO EM FOTOACÚSTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
CORREA, E.; VARGAS, H.; MOTA, LEONARDO; Castro, M.P.P.. Participação em banca de Hugo Cardoso Esposti. APARATO DE MEDIDA DE TRANSMISSÃO ÓPTICA COM VARIAÇÃO DE TEMPERATURA APLICAÇÃO EM ÓLEOS VEGETAIS, EM PARTICULAR DE FRUTAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
Castro, M.P.P.; STAHL, N. S. P.; BEGGIO, P. C.; GIACOMINI, R. A.. Participação em banca de Samuel Sales de Carvalho. NO AMBIENTE VIRTUAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA VIA FENÕMENOS AMBIENTAIS: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA NO ENSINO MÉDIO. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
Castro, M.P.P.; CARDOSO, S. L.; GIACOMINI, R. A.. Participação em banca de LARISSA FERREIRA MANHÃES. PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UM AMBIENTE VIRTUAL INCLUSIVO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL E SEM DEFICIÊNCIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
Castro, M.P.P.; MACHADO, C. B. H.; NEY, W. G.. Participação em banca de Leomir Toledo de Barros. JOGOS E ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SOBRE ENERGIA. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA) - Instituto Federal Fluminense.

7.
Castro, M.P.P.; CALDAS, R. L.; NEY, W. G.; SILVA, L.. Participação em banca de Felipe Araújo Paes Barbosa. ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UMA PLACA MULTISSENSORIAL PARA O ENSINO DE ESPELHOS ESFÉRICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA) - Instituto Federal Fluminense.

8.
Castro, M.P.P.; SILVA, M. G.; STHEL, M. S.; HOKAMURA, H. K.. Participação em banca de LIANA GENUNCIO SILVA. DETECÇÃO DE AMÔNIA E ÓXIDO NITROSO EM SOLUÇÃO AQUOSA CONTENDO MEDICAMENTOS E NA EXALAÇÃO HUMANA E DE ANIMAIS UTILIZANDO A ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
CASTRO, M. P. P.; M.S. Sthel; Justo, Oselys R.; NADAI, D. V.; PEREZ, V. H.. Participação em banca de Torquato Ferreira Pinheiro. Caracterização Físico-Química e Análise Ambiental de Diferentes Tipos de Biodiesel. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
SAMPAIO, J. A.; SILVA, M. G.; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Silvia Marcia Barreto Peixoto. Caracterização estrutural e térmica de vidros ópticos especiais dopados com Neodímio. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
SILVA, M. G.; WALDMAN, W. R.; FRANCO, R. W. A.; Lemes A. P.; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Gustavo Verçosa de Lima Alves. Utilização de biofilmes comestíveis no revestimento de frutas tropicais. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
CASTRO, M. P. P.; M.S. Sthel; SCHRAMM, D.; ANDRADE, Acácio Aparecido. Participação em banca de Aline Martins Rocha. Caracterização de diveros tipos de Biodiesel através de técnicas fototérmicas.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
M.S. Sthel; SILVA, M. G.; SCHRAMM, D.; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Juliana Rocha Tavares. Avaliação das emissões de poluentes provenientes de veículos automotivos: álcool e gasolina. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
SOUZA, M. O.; CASTRO, M. P. P.; NOVELLI, R.; ASSEF, V. R. A.. Participação em banca de Sabrina Gomes Gozendey. Uma análise do uso de vídeos mono-conceituais como ferramenta auxiliar na tarefa de tornar o aprendizado de Física significativo. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
MIRANDA, P. C.; ROCCO, A. M.; CASTRO, M. P. P.; WALDMAN, W. R.. Participação em banca de Neidemar de Moura Santos Bastos. Síntese e caracterização de propriedades químicas e fisicas de poili(o-alcoxianilina). 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16.
M.S. Sthel; SCHRAMM, D.; SILVA, M. G.; CASTRO, M. P. P.; OLIVEIRA, E. M. S.. Participação em banca de Carla Gomes Teodoro. Detecção de gases poluentes utilizando técnicas Fototérmicas: emissões provenientes de transporte urbano. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
ANDRADE, A. A.; CASTRO, M. P. P.; SILVA, M. G.; Souza, C.M.M.; BELL, Maria José V.. Participação em banca de Milena Filadelpho Coutinho. Aplicação da técnica de lente térmica ao estudo das propriedades termo-ópticas da água na presença de cromo e ferro e do vidro aluminato de cálcio dopado com Eu2O3. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
SOUZA, M. O.; CASTRO, M. P. P.; QUEIROZ, G.. Participação em banca de Verônica Aparecida Pereira Boechat. Ambientes Virtuais Interativos para o Ensino de Física.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Teses de doutorado
1.
GIACOMINI, R. A.; NASCIMENTO, G.; Castro, M.P.P.; FARIA JUNIOR, R. T.. Participação em banca de Elaine Santana de Souza. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
SILVA, M. G.; Sthel S. Marcelo; Castro, M.P.P.; PEREIRA, W.. Participação em banca de Mila Vieira da Rocha. UTILIZAÇÃO DA ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA PARA DETECÇÃO DE GASES AMBIENTAIS EM AMOSTRAS DE SOLOS COM DIFERENTES MANEJOS. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
Castro, M.P.P.; OLIVEIRA, L. M.; SILVA, L. F. M.; SILVA, M. G.; GAZOTTI, M. C. C.. Participação em banca de Liana Genuncio Silva. DETECÇÃO SIMULTÂNEA DE METANO E ACETONA COMO BIOMARCADORES ORIUENDOS DA RESPIRAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA GASOSA GASEADA EM LASER DE CASCATA QUÂNTICA. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
OLIVEIRA, L. M.; SILVA, M. G.; Sthel S. Marcelo; Castro, M.P.P.; KUBA, V. M.. Participação em banca de LIANA GENUNCIO SILVA. DETECÇÃO SIMULTÂNEA DE METANO E ACETONA COMO BIOMARCADORES ORIUENDOS DA RESPIRAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA GASOSA GASEADA EM LASER DE CASCATA QUÂNTICA. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
PEREZ, V. H.; STUMBO, ALEXANDRE; VALENCA, G. P.; Castro, M.P.P.. Participação em banca de Euripedes Garcia Silveira Junior. PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR MÉTODO NÃO CONVENCIONAL CATALISADORES HETEROGÊNEOS COM PROPRIEDADES MAGNÉTICAS. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
SOFFNER, M. E.; CORREA, E.; SAMPAIO, J. A.; Castro, M.P.P.. Participação em banca de Camila Ferreira Pena. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE VIDROS ESPECIAIS VISANDO APLICAÇÃO COMO CONVERSORES DE ENERGIA EM CÉLULAS FOTOVOLTAICAS. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
CASTRO, M. P. P.; PEREZ, V. H.; STHEL, MARCELO SILVA; VARGAS, H.; NADAI, D. V.. Participação em banca de Wellington da Costa Silva. Análise do grau de degradação do biodiesel através de técnicas não convencionais. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
Sthel S. Marcelo; CASTRO, M. P. P.; VARGAS, H.; Schramm , S. Delson; VEIGA, C.F.M. Participação em banca de Georgia Amaral Mothé. Estudo de emissões de gases estufa oriundos da queima em motores diesel e na queima de biomassa para a produção do etanol. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
SILVA, M. G.; CASTRO, M. P. P.; M.S. Sthel; OLIVEIRA, J. G.. Participação em banca de Sávio Figueira Correa. Estudo do Efeito da atmosfera modificada sobre frutos tropicais utilizando espectroscopia fotoacustica. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
FELLOWS, C. E.; CASTRO, M. P. P.; Acioly P.. Participação em banca de Reginaldo Rocha da Silva. Estudos dos processos de ionização em um laser de N2 ; teoria e experimentação. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Física - Instituto de Física/UFF) - Universidade Federal Fluminense.

11.
VARGAS, H.; SILVA, M. G.; M.S. Sthel; CASTRO, M. P. P.; BENTO, A. C.. Participação em banca de Israel Andrade Esquef. Instrumentação aplicada à medição do poder caloríco e propriedades térmicas do gás natural. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
FELLOWS, C. E.; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Andreia de Faria Nogueira. Estudo Espectroscópio da Molécula de RbCs: Um novo paradigmapara as curvas de potencial. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
SAMPAIO, J. A.; GUIMARAES, A.; CORREA, E.; Castro, M.P.P.. Participação em banca de Geysa Negreiros Carneiro. VIDROS ÓPTICOS APLICADOS A FOTÔNICA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Castro, M.P.P.; SANTOS, D. R.; MASSUNAGA, M. S. O.. Participação em banca de EVALDO RIBEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR.ELABORAÇÃO DE OBJETOS DIDÁTICOS E ADAPTAÇÕES DE DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I NA UENF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
M.S. Sthel; SAMPAIO, J. A.; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Luiz Fernando Milleri Sangiorgio.Caracterização de amostras de biodiesel exótico atarvés da técnica de lente térmica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
CASTRO, M. P. P.; M.S. Sthel. Participação em banca de Wellington da Costa Silva.Evolução dos conceitos da Óptica e suas aplicações: Técnicas Fototérmicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
CASTRO, M. P. P.; PAIXAO, M. L.. Participação em banca de Samara Gomes Silva.Análise dos conteúdos de Mecânica dos livros didáticos de Física para o ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Juliano Pimentel de Assis.A formação de imagem para alunos do ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
CASTRO, M. P. P.; SOUZA, M. O.. Participação em banca de Simone Dias Pinto Costa.Os instrumentos astronômicos nas aulas de óptica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
ANDRADE, A. A.; FRANCO, R. W. A.; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de FLÁVIO MOTA DO COUTO.UTILIZANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
CASTRO, M. P. P.; M.S. Sthel; FRANCO, Roberto. Participação em banca de ERICK BERNABÉ ZANELATO.Conceitos de Física Básica envolvidos na Técnica de Lente Térmica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
CASTRO, M. P. P.; PAIXAO, M. L.. Participação em banca de Rosa Maria de Alvarenga Leandro Oliveira.Objetos de Aprendizagem como meio de ampliar e estimular a aprendizagem de Física Moderna no Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
FRANCO, Roberto; CASTRO, M. P. P.; SILVA, M. G.. Participação em banca de Giovana Maria Mangueira da Almeida.Ressonância Magnética Nuclear aplicada ao estudo do distúrbio da mancha fisiológica em Mamão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
MIRANDA, P. C.; GIACOMINI, Rosana A; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Juliana Baptista Simões.caracterização da assinatura espectral de biodieseis e sua correlação com propriedades relevantes de combustíveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
FRANCO, R. W. A.; CASTRO, M. P. P.; SILVA, M. G.. Participação em banca de Silvia Márcia Barreto Peixoto.Desenvolvimento de Metodologia de sexagem de mamoeiro via Ressonãncia Magnética Nuclear. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Michelle de Souza Pereira.Astronomia no Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Ellen Conceição Teixeirade Matos.Aprendizagem de Física em uma feira de Ciências. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Edmar Viana Mota.A difração de raio x como ferramenta na análise de substâncias sólidas - uma abordagem de divulgação científica para professores e pesquisadores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Rodolfo Lucas Siqueira de Lima e Silva.Transposição didática para espectroscopia fotoacustica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Maria Carla Rangel Ferreira.Física Médica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Karla Cynthua Quintanilha da Costa.O entendimento da criança acerca do movimento de rotação da Terra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

19.
CASTRO, M. P. P.; R.T. Faria Jr; SOUZA, M. O.. Participação em banca de Cosme Luiz Reis dos Santos.Luz e suas aplicações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

20.
ANDRADE, A. A.; CASTRO, M. P. P.; M.S. Sthel. Participação em banca de Pamella Gonçalves Barreto.A técnica de lente térmica e suas aplicações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

21.
CASTRO, M. P. P.; TOLEDO, R.; R.T. Faria Jr. Participação em banca de Ronaldo de Paula Bastos Filho.Gases poluentes emitidos na queima de cerâmica com aditivos. 2006 - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

22.
CASTRO, M. P. P.; TOLEDO, R.; R.T. Faria Jr. Participação em banca de Leonardo Mota de Oliveira.Caracterização Térmica de Materias Cerãmicos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

23.
ANDRADE, A. A.; CASTRO, M. P. P.; M.S. Sthel. Participação em banca de Aline Martins Rocha.Caracterização do Biodiesel através da técnica de Lente Térmica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

24.
NOVELLI, R.; SOUZA, M. O.; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Sabrina Gomes Gozendey.Uma análise do uso de vídeos educativos no Ensino de Física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

25.
R.T. Faria Jr; SOUZA, M. O.; CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Selma Maria Rangel Ferreira.Uma abordagem do estudo de radiação para o ensino médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

26.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Tiago Pedra Rangel.A NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS NA AREA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL QUE TENHAM OS CONCEITOS DE FÍSICA PRESENTES EM EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

27.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Mereane Arminda da Silva.Impacto Ambiental Provocado Pela Queima da Argila. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

28.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de GÉDSON DE ALMEIDA FERREIRA.A ASTRONÁUTICA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

29.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de FRANCISCO DE ASSIS LEO MACHADO.APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS FOTOACUSTICAS EM CERAMICAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

30.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de ROGÉRIO PEREIRA ALVES.UMA ABORDAGEM HISTORICA PARA O ENSINO DA OPTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

31.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de VANESSA PEREIRA DE SOUZA.A MAGIA DA FÍSICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

32.
CASTRO, M. P. P.; R.T. Faria Jr; SOUZA, M. O.. Participação em banca de Delfim Pereira da Silva Neto.Comportamento Físico dos Materiais Rochosos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

33.
CASTRO, M. P. P.; SOUZA, M. O.; PAIXAO, M. L.. Participação em banca de Gabriela da Silva Cunha.Uma Proposta de Aplicação da Teoria de Luz e Cores no Ensino de Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

34.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de José André Ferreira Machado.Estrelas: Uma abordagem para o Ensino Médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

35.
CASTRO, M. P. P.. Participação em banca de Sanderval Roger Caceres Montanha.O sol, nossa estrela. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO, M. P. P.. Concurso público na área de Física do departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal do Espirito santo. 2007. Universidade Federal do Espírito Santo.

Outras participações
1.
CASTRO, M. P. P.. II CONGRESSO FLUMINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 2010. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
CASTRO, M. P. P.. I CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFF, UENF E UFF. 2009. Centro Federal de Ensino Tecnológico de Campos.

3.
CASTRO, M. P. P.. V Circuito de Iniciação Científica no IFF CAMPUS CAMPOS-CENTRO. 2008. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
R.T. Faria Jr; SILVA, M. G.; CASTRO, M. P. P.. Concurso para a seleção de monitor da disciplina Física Geral I. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
R.T. Faria Jr; SILVA, M. G.; CASTRO, M. P. P.. Concurso para a seleção de monitor da disciplina Física Geral II. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
R.T. Faria Jr; SILVA, M. G.; CASTRO, M. P. P.. Concurso para a seleção de monitor da disciplina Física Geral III. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
Carvalho, E. A.; MIRANDA, P. C.; CASTRO, M. P. P.. Comissão de sindicância. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
CASTRO, M. P. P.; R.T. Faria Jr; FRANCO, R. W. A.. Concurso para a seleção de monitor da disciplina Física Geral II. 2006. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
CASTRO, M. P. P.. Processo seleção do programa de Pós-graduação em Ciências Naturais. 2006.

10.
CASTRO, M. P. P.; R.T. Faria Jr; FRANCO, R. W. A.. Concurso para a seleção de monitor da disciplina Física Geral III. 2006. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
SILVA, M. G.; CASTRO, M. P. P.; FRANCO, R. W. A.. Banca examinadora de monitoria Física Experimental I/ Mecânica. 2005. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
CASTRO, M. P. P.. Processo de seleção para ingresso no programa de pós graduação em ciências naturais. 2004. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
FRANCO, Roberto; R.T. Faria Jr; CASTRO, M. P. P.. Banca examinadora de monitoria Física geral. 2004. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREZ, V. H. ; M.S. Sthel ; CASTRO, M. P. P. . COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE AVANÇOS NA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS: MATÉRIAS-PRIMAS, TECNOLOGIAS E CARACTERIZAÇÃO DE PRODUTOS. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leomir Toledo de Barros. JOGOS E ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SOBRE ENERGIA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA) - Instituto Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
LIANA GENUNCIO SILVA. DETECÇÃO SIMULTÂNEA DE METANO E ACETONA COMO BIOMARCADORES ORIUNDOS DA RESPIRAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS UTILIZANDO A ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA GASOSA BASEADA EM LASER DE CASCATA QUÂNTICA. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ramon Dantas. Uso da Produção Fotográfica como material didático interdisciplinar. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mateus de Souza Freitas. TERMODINÂMICA: UMA APLICAÇÃO METODOLÓGICA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO MÉDIO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rosana dos Santos Pereira. DETECÇÃO DE BIOMARCADORES ORIUNDOS DA RESPIRAÇÃO HUMANAUTILIZANDO A CROMATOGRAFIA GASOSA E A TÉCNICA FOTOACÚSTICA. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
LIANA GENUNCIO SILVA. DETECÇÃO DE AMÔNIA COMO BIOMARCADOR ORIUNDO DA RESPIRAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA UTILIZANDO A ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA GASOSA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

2.
Felipe Araújo Paes Barbosa. ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UMA PLACA MULTISSENSORIAL PARA O ENSINO DE ESPELHOS ESFÉRICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA) - Instituto Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

3.
Torquato Ferreira Pinheiro. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES, FÍSICO-QUÍMICAS E AMBIENTAIS DOS BIODIESEIS DE ORIGEM VEGETAL E ANIMAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

4.
Fernanda Gomes Linhares. Caracterização das propriedades térmicas e ambientais de biodiesel, diesel e diesel de cana através de técnicas fototérmicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

5.
Wellinton da Costa Silva. Estudo da Correlação entre as Propriedades Térmicas e Cinéticas do Biodiesel. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

6.
Flavio Mota Couto. Balanço de Carbono e Nitrogênio em Áreas de Referencia no Semi-Árido. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

7.
Aline Martins Rocha. Caracterização do biodiesel através da técnica de Lente Térmica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

8.
Milena Filadelpho Coutinho. Aplicação da técnica de lente térmica no estudo das propriedades termo-ópticas da água com Cromo e ferro e do vidro aluminato dopado com Eu2O3. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Coorientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

Tese de doutorado
1.
Wellington da Costa Silva. Estudo das propriedades termicas e reologicas do Biodiesel atraves de Tecnicas Convencionais e nao convencionais. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

2.
Aline Martins Rocha. Analise qualitativa de emissões provenientes do Biodiesel e a correlação com as propriedades térmicas. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
A CIÊNCIA FORENSE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE. A CIÊNCIA FORENSE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

2.
EVALDO RIBEIRO DO NASCIMENTO JÚNIOR. ELABORAÇÃO DE OBJETOS DIDÁTICOS E ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS PARA AUXILIAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

3.
Luiz Fernando Milleri Sangiorgio. Caracterização de amostras de biodiesel exótico atarvés da técnica de lente térmica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

4.
WELLINGTON DA COSTA SILVA. Caracterização térmica do Biodiesel e seus precursores através de técnicas fototérmicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

5.
Adriana Azeredo. Caracterização do biodiesel e seus precursores através da técnica de LT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

6.
FLÁVIO MOTA DO COUTO. UTILIZANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

7.
ERICK BERNABÉ ZANELATO. Caracterização do biodiesel e seus precursores através da técnica de LT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

8.
COSME LUIZ REIS DOS SANTOS. Laser e suas aplicações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

9.
Delfim Pereira da Silva Neto. COMPORTAMENTO FÍSICO DOS MATERIAIS ROCHOSOS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

10.
Aline Martins Rocha. Caracterização do Biodiesel através da técnica de Lente Térmica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

11.
Selma Maria Rangel Ferreira. U&ma abordagem do Estudo de Radiação para o Ensino Médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

12.
Gabriela da Silva Cunha. Uma proposta de Aplicação da Teoria de Luz e Cores no Ensino da Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

Iniciação científica
1.
Thiago Lemos Alvarenga. Estudo de Gases de Interesse Ambiental e Biológico utilizando um sensor Fotoacústico acoplado a um Oscilador Paramétrico Óptico (OPO). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

2.
Rosana dos Santos Pereira. Estudo de degradação do biodiesel de Soja sob condições normais de temperatura e pressão. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

3.
Carlos Eduardo Paiva Pereira Pires. Estudo de Gases de Interesse Ambiental e Biológico utilizando a técnica fotoacústica e as fontes Oscilador Paramétrico Óptico (OPO) e Laser de Cascata Quântica (QCL).. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

4.
Lauriane Pereira da Silva. Avaliação de amostras de biodiesel sujeitas à degradação térmica e ambiental Candidato(a). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

5.
Evaldo Ribeiro do Nascimento Júnior. AVALIAÇÃO DE AMOSTRAS DE BIODIESEL SUJEITAS À DEGRADAÇÃO TÉRMICA E AMBIENTAL. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

6.
Higor César do Nascimento Barbosa. PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO VEGETAL (SOJA) E DE GORDURA ANIMAL (SEBO BOVINO), POR ROTA ETÍLICA, UTILIZANDO CATALISADOR BÁSICO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

7.
Dominique Santiago Godinho da Rocha. Produção e Caracterização de Biodiesel através das propriedades Físicas e Químicas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

8.
Gustavo Mendonça. ESTUDO DE GASES DE INTERESSE AMBIENTAL ORIUNDOS DA QUEIMA DE BIOCOMBUSTÍVEIS ATRAVÉS DE TÉCNICAS NÃO CONVENCIONAIS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

9.
Jaldah Manhães Corrêa. Desenvolvimento de um sistema (forno) de variação de temperatura e estudo de degradação térmica a partir da medição das propriedades térmicas do Biodiesel através da técnica de Lente Térmica.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

10.
RENATA MACHADO DOS SANTOS COSTA. Estudo das propriedades térmicas, cinéticas e Ambientais do Biodiesel. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

11.
Luiz Fernando Milleri Sangiorgio. CARACTERIZAÇÃO DO BIODIESEL ORIUNDO DE GORDURA ANIMAL ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LENTE TÉRMICA EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

12.
Adriana Azeredo. Caracterização do biodiesel e seus precursores através da técnica de LT. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

13.
Marcio dos Santos. Caracterização do Biodiesel através de técnicas fototérmicas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

14.
ERICK ZANELATO. Caracterização de Diversos Tipos de Misturas Binarias (diesel +biodiesel) através de Lente Térmicas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

15.
Wellinton Costa. Caracterização de Liquidos através da Técnica de Lente térmica. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

16.
Aline Martins Rocha. Caracterização térmica de liquidos e sólidos através da técnica de Lente Térmica. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

Orientações de outra natureza
1.
Laiz Tavares. Uso da Produção Fotográfica como material didático interdisciplinar. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

2.
Carlos Eduardo Paiva. A fotografiaa, patrimonio e a física. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

3.
Linneker Motta. Fotografia, patrimonio e física. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

4.
Kaique Fumero. Fotografia e a Física. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

5.
Leticia Bento Gomes. A produção fotográfica como instrumento didático interdisciplinar: uma interação entre a Física, Química, Geografia, História e Arte. 2014. Orientação de outra natureza. (2 ANO DO ENSINO MÉDIO) - Colégio Estadual João Pessoa, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

6.
Anderson Mateus Faria Rangel. A produção fotográfica como instrumento didático interdisciplinar: uma interação entre a Física, Química, Geografia, História e Arte. 2014. Orientação de outra natureza. (2 ANO DO ENSINO MÉDIO) - Colégio Estadual João Pessoa, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

7.
Leticia Ribeiro Ferreira. A produção fotográfica como instrumento didático interdisciplinar: uma interação entre a Física, Química, Geografia, História e Arte. 2014. Orientação de outra natureza. (2 ANO DO ENSINO MÉDIO) - Colégio Estadual João Pessoa, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

8.
Adrielle Barbosa dos santos. A produção fotográfica como instrumento didático interdisciplinar: uma interação entre a Física, Química, Geografia, História e Arte. 2014. Orientação de outra natureza. (2 ANO DO ENSINO MÉDIO) - Colégio Estadual João Pessoa, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

9.
Franciane do Nascimento Gomes. Uso da Produção Fotográfica como material didático interdisciplinar. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

10.
Tiago Oliveira Moreira. Uso da Produção Fotográfica como material didático interdisciplinar. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

11.
Mara  Cristina Nogueira da Conceição. Experimentos desenvolvidos no Colégio João Pessoa. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

12.
Ramon Silva Dantas. Experimentos desenvolvidos no Colégio João Pessoa. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

13.
Higor Cesar do nascimento Barbosa. Experimentos desenvolvidos no Colégio João Pessoa. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

14.
Diego Miranda Cardoso. Experimentos desenvolvidos no Colégio João Pessoa. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

15.
Eny Ribeiro. Utilizando objetos de aprendizagem de Física. 2007. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Faperj/UENF. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

16.
FLÁVIO MOTA DO COUTO. UTILIZANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2006. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Miranda, E. A ; Castro, M.P.P. ; ALVARENGA, R. M. . Fotografia e experiências didáticas transdisciplinares. In: Elis de Araujo Miranda. (Org.). Políticas Públicas de Educação e as sensorialidades do lugar. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, v. 1, p. 11-37.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:12:55