Ivane Maria Pedrosa de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4376815619414807
  • Última atualização do currículo em 30/07/2010


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Atualmente faz prestação de serviços pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: ler, escrever, psicopedagogia, escrita e texto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivane Maria Pedrosa de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, I. M. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação.
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE
Cidade Universitária
50670-901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268921
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1982 - 1986
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: DISTINÇÃO ENTRE LEITORES E NÃO LEITORES QUANTO À COMPREENSÃO DE TEXTO E SIGNIFICADO,Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: DAVID WILLIAMS CARRAHER.
Palavras-chave: LEITOR; TEXTO; COMPREENSÃO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1973 - 1977
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM- CEEL- CENTRO DE EDUCAÇÃO-UFPE, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: MEMBRO DO CEEL - PREST SERVIÇO, Enquadramento Funcional: APOSENTADA DA UFPE
Outras informações
ATUOU COMO PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DO CFCH/UFPE DE MARÇO DE 1978 A SETEMBRO DE 2008, ES TANDO ATUALMENTE APOSENTADA. Desde 2004 até dias dias atuais (julho/2010), ATUA PRESTANDO SERVIÇOS AO CEEL- CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM - CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFPE.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: PROFESSORA CONTRATADA, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços, Carga horária: 30
Outras informações
A PROFESSORA ATUA NA UFPE - CENTRO DE EDUCAÇÃO, CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM - CEEL - REALIZANDO ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO DE PROJETOS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE LINGUAGEM / APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA.

Vínculo institucional

1978 - 2008
Vínculo: Professor Assitente 4 -até2008, Enquadramento Funcional: Outro ( Professora Aposentada)
Outras informações
Professora Aposentada desde 15/09/2008 Vínculo com a UFPE/CE , através do CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagem desde início 2004 até a presente data.

Vínculo institucional

1978 - 2000
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Assistente IV), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1978 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Assistente IV), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1978 - 2000
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2006 - 5/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Genética de Jean Piaget
1/2006 - 5/2006
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
4/2005 - 8/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Genética de Jean Piaget
Trabalho Supervisionado 1
Trabalho Supervisionado 2
4/2005 - 8/2005
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
10/2004 - 3/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Genética de Jean Piaget
10/2004 - 3/2005
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia 1
10/2004 - 3/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Supervisionado 2
10/2004 - 3/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Supervisionado 2
6/2004 - 3/2005
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Encontrando Projeto: Encontrando sentido na Leitura e na Escrita: Um intervenção em Séries Iniciais.
6/2004 - 3/2005
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Projeto: LEITURA DE VIDA.
6/1996 - 3/2005
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Outro - Membro do Colegiado do Curso de Grauduação em Psicologia.
5/2004 - 9/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Genética de Jean Piaget
5/2004 - 9/2004
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia 1
5/2004 - 9/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Supervisionado 1
5/2004 - 9/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Supervisionado 2
12/2002 - 6/2004
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Sub-Chefe do Departamento de Psicologia.
6/2003 - 3/2004
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
PROJETO: A CRIANÇA E A LÍNGUA ESCRITA: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA.
6/2002 - 3/2003
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
A Criança e a Língua Escrita: Construindo uma Prática.
3/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
COORDENAÇÃO DO GRUPO DE DINAMIZADORES ( ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) QUE ATUAM NO PROJETO ESCOLA ABERTA - OFICINAS DE LEITURA - CONVÊNIO UNESCO, DIÁRIO DE PERNAMBUCO E UFPE.
11/1999 - 11/2002
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Outro - Sub-Chefe do Departamento de Psicologia.
1/2002 - 5/2002
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
PRÁTICA DE PESQUISA 1 - ALUNA:: ROSANE ROSALIE NASCIMENTO E SILVA
TRABALHO SUPERVISIONADO 1 - ALUNA: NATASCHA LORENA MEDEIROS DA SILVA
1/2002 - 5/2002
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Nutrição
4/2002 - 4/2002
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
CAPACITAÇÃO INTENSIVA PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL - ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - CAPAC CIDADE DE GRAVATÁ - TEMA: A COMPREENSÃO EM LEITURA - CONSTRUINDO SIGNIFICADOS.
1/2002 - 3/2002
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia 1
3/2001 - 1/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

3/2001 - 1/2002
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
PROJETO DE EXTENSÃO- O FALAR , O LER E O ESCREVER EM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES LUCRATIVAS E PROFISSIONALIZANTES NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO.
3/2001 - 1/2002
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
PROJETO DE EXTENSÃO: O LER E O ESCREVER: USANDO ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA ( CONTINUAÇÃO PROJETO DESENVOLVIDO EM 2000).
3/2001 - 7/2001
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
3/2001 - 7/2001
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
3/2001 - 7/2001
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
TRABALHO SUPERVISIONADO 2
3/2000 - 1/2001
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão - LER E ESCREVER: USANDO ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA - INTERVENÇÃO EM SALAS DE AULA DE 3ª e 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.
3/2000 - 1/2001
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
PROJETO DE EXTENSÃO : O FALAR, O LER E O ESCREVER EM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM MENINOS NA RUA QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES LUCRATIVAS.
8/2000 - 12/2000
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
8/2000 - 12/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
TRABALHO SUPERVISIONADO 2
TRABALHO SUPERVISIONADO 1
3/2000 - 7/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
PRÁTICA DE PESQUISA 1
8/1997 - 7/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

8/1997 - 7/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Linhas de pesquisa
PSICOLOGIA COGNITIVA
8/1999 - 12/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROCESSOS COGNITIVOS
PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
TRABALHO SUPERVISIONADO 2
7/1999 - 7/1999
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA ( CURSO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUUNDAMENTAL DA CIDADE DE BARREIROS/PE.
3/1999 - 7/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA 1
PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
TRABALHO SUPERVISIONADO 1
3/1999 - 7/1999
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA EM SÉRIES INICIAIS ( PARA PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL ).
3/1999 - 7/1999
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
ATUALIZAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM SÉRIES INICIAIS (CURSO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ).
2/1999 - 7/1999
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Outro (Coordenador do Curso de Extensão Atualização em Aprendizagem da Língua Escrita: uma abordagem construtivista de ensino..
2/1999 - 7/1999
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão em Atualização em Aprendizagem da Língua Escrita: uma abordagem construtivista de ensino..
10/1998 - 3/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROCESSOS COGNITIVOS
PSICOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
9/1998 - 10/1998
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
ATUALIZAÇÃO EM TEMAS ATUAIS NA PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA AO ENSINO E A PSICOLOGIA ( PARA EDUCADORES DE APOIO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE PERNAMBUCO.
3/1998 - 9/1998
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA 1
TRABALHO SUPERVISIONADO 2
ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA EDUCAÇÃO
7/1998 - 7/1998
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
ATUALIZAÇÃO EM TEMAS DA PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA AO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
3/1998 - 7/1998
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Psicossociais da Educação ( Curso de Especialização em Ensino de 1ª a 4ª série
8/1995 - 3/1998
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Coordenador de curso ( Curso de Especialização em Psicologia Cognitiva Aplicada à Educação.
8/1995 - 3/1998
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Outro ( Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Psicologia Escolar Aplicada à Educação.
8/1997 - 12/1997
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO SUPERVISIONADO 1
3/1997 - 7/1997
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA 1
3/1997 - 7/1997
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLGIA APLICADA À NUTRIÇão
PSICOLOGIA 1
TRABALHO SUPERVISIONADO 2
8/1996 - 7/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Linhas de pesquisa
PSICOLOGIA COGNITIVA
8/1996 - 7/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Linhas de pesquisa
PSICOLOGIA COGNITIVA
4/1997 - 5/1997
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - ÁREA DE LINGUAGEM - PARA PROFESSORES DA ACADEMIA CRISTÃ DE BOA VIAGEM.
2/1996 - 2/1996
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
CURSO VERÃO NO CAMPUS - "PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA E DE ESTUDOS SOCIAIS: UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA..
8/1995 - 10/1995
Ensino, Psicologia Cognitiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
8/1995 - 10/1995
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO ( CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA À EDUCAÇÃO
8/1995 - 10/1995
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO ( NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA À EDUCAÇÃO
2/1991 - 12/1991
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
PRODUÇÃO DE VÍDEO: "DINÂMICA DA SALA DE AULA: ENSINO TRADICIONAL x ENSINO MODERNO" - PROJETO CAPACITAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO: TEXTOS E VÍDEOS - CO-AUTORIA - PATROCÍNIO INEP E FACEPE.
2/1991 - 12/1991
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
PRODUÇÃO DE VÍDEO: "EVOLUÇÃO DA ESCRITA: O SISTEMA DE ESCRITA E A COMPREENSÃO DA CRIANÇA" ( PROJETO CAPACIATAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO; TEXTOS E VÍDEOS. PATROCÍNIO INEP E FACEPE. CO-AUTORIA.
2/1991 - 12/1991
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
PRODUÇÃO DE VÍDEO: "USOS DA ESCRITA: ASPECTOS FUNCIONAIS E ORTOGRÁFICOS. ( PROJETO CAPACITAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO : TEXTOS E VÍDEOS. PATROCÍNIO DO INEP E FACEPE. CO-AUTORIA ).
2/1991 - 12/1991
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
PRODUÇÃO DE VÍDEO: "ALFABETIZAÇÃO: UMA QUESTÃO EM DISCUSSÃO" PROJETO CAPACITAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO: TEXTOS E VÍDEOS. PATROCÍNIO DO INEP E FACEPE. CO-AUTORIA )..


Linhas de pesquisa


1.
PSICOLOGIA COGNITIVA
2.
PSICOLOGIA COGNITIVA
3.
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA - Projeto: REGISTRAR E REFLETIR SOBRE O LER E O ESCREVER NA SALA DE AULA
4.
PSICOLOGIA COGNITIVA
5.
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA- PROJETO : O LER E O ESCREVER: USANDO ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA - Bolsista de Extensão: Andressa de Paiva Brito e alunas de Trabalho Supervisionado ( 1 ) Natascha Medeiros e (2) Rosane Rosálie
6.
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA - Projeto: O FALAR , O LER E O ESCREVER EM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES LUCRATIVAS E PROFISSIONALIZANTES NO CAMPUS UNI


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, I. M. P.1992SOUZA, I. M. P.; BUARQUE, Lair Levi ; MIRANDA, Elisabete Maranhão de ; SILVA, Zélia Maria Monteiro Higino da ; DUBEUX, Maria Helena Santos . Avaliação de Desempenho da Rede Pública Escolar do Estado de Pernambuco na área de Linguagem. Alfabetização e Cidadania (São Paulo), São Paulo, v. 5, n.1, p. 00-00, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, I. M. P.; MIRANDA, Elisabete Maranhão de ; RUIZ, Edwirges ; BUARQUE, Lair Levi ; SILVA, Zélia Maria Monteiro Higino da ; DUBEUX, Maria Helena Santos . AVALIAÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA CURRICULAR. 1ª. ed. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 1991. v. 1. 72p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . CONSTRUINDO SABERES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:EXPERIÊNCIAS COM ORIENTADORES DE ESTUDO. In: ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA; SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ;. (Org.). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA. 1ªed.RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2010, v. 01, p. 103-117.

2.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . TRANSFORMANDO A PRÁTICA DOCENTE: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO COTIDIANO ESCOLAR. In: ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA; SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ. (Org.). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA. 1ªed.RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2010, v. 01, p. 147-163.

3.
SOUZA, I. M. P.; BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo . SALA DE AULA: AVANÇANDO NAS CONCEPÇÕES DE LEITURA. In: Ivane Pedrosa de Souza; Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa. (Org.). PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. 1, p. 11-22.

4.
SOUZA, I. M. P.; LEITE, Tânia Maria Rios ; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de . LEITURA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA. In: IVANE PEDROSA DE SOUZA; MARIA LÚCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA. (Org.). PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. 1, p. 23-38.

5.
SOUZA, I. M. P.. POESIA EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO. In: Ana Carolina Perrusi Brandão; Ester Calland de Sousa Rosa. (Org.). LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 83-99.

6.
SOUZA, I. M. P.. O JORNAL EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Ana Carolina Perrusi Brandão; Ester Calland de Sousa Rosa. (Org.). LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 101-111.

7.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA.. In: GEFOPPE - Grupo de Estudo de Formação de Professores de PE. (Org.). Formação Continuada de Professores. 1ªed.Recife: Bagaço, 2002, v. 1, p. 17-25.

8.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . ACOMPANHANDO A CONQUISTA DA LEITURA E DA ESCRITA: O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM?. In: LAIR LEVI BUARQUE; LÚCIA BROWNE REGO. (Org.). ALFABETIZAÇÃO E CONSTRUTIVISMO. RECIFE: UNIVERSITÁRIA, 1994, v. 1, p. 079-099.

9.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PRÉ-ESCOLAR E NO PRIMEIRO GRAU MENOR. In: LÚCIA LINS BROWNE REGO; LAIR LEVI BUARQUE. (Org.). ALFABETIZAÇÃO E CONSTRUTIVISMO. 1ªed.Recife: Editora Universitária - UFPE, 1994, v. 1, p. 66-78.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, I. M. P.; COUTINHO, Denise Lima ; ANDRADE, Évora Fabiane ; ALBUQUERQUE, Vasco César ; MONTEIRO, Tânia ; MACHADO, Rebeka ; ELISABETH, Michelle . A CRIANÇA, A LEITURA E A ESCRITA: APRENDENDO COM GÊNEROS TEXTUAIS. In: VIII CONGRESSO DE EXTENSÃO, 2006, Recife. Anais do VIII Congresso de Extensão da UFPE. Recife: Universitária, 2006. v. 1.

2.
SOUZA, I. M. P.; ALMEIDA, Marcela Cunha de ; AMORIM, Diana Tavares de Lira ; RODRIGUES, Helga Costa Carvalho ; CAVALCANTI, Kaasy Mary ; MACIEL, Maria Odette Sucupira ; MATSUMYA, Sayuri . LER E ESCREVER: RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . In: VI CONGRESSO DE EXTENSÃO, 2004, RECIFE. ANAIS DO VI CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFPE. RECIFE: UNIVERSITÁRIA, 2004.

3.
SOUZA, I. M. P.; XAVIER, Pryscilla da Mota ; SILVA, Juliana Ferreira Gomes da ; MINICELLI, Isadora Fonseca ; MEDEIROS, Júlio César Macário de ; MARTINS, Ana Carolina Ribeiro ; SOUZA, Isabel Pedrosa de . ENCONTRANDO SENTIDO NA LEITURA E NA ESCRITA: UM INTERVENÇÃO EM SÉRIES INICIAIS. In: VII CONGRESSO DE EXTENSÃO, 2004, RECIFE. ANAIS DO VII CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFPE, 2004.

4.
SOUZA, I. M. P.. A CRIANÇA E A LÍNGUA ESCRITA: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA. In: V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2003, RECIFE. Anais do V CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFPE, 2003.

5.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . APRENDENDO A LER E ESCREVER: REGISTRO DE UMA INTERVENÇÃO. In: II CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA, 2001, SALVADOR / BAHIA. ANAIS DO II CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. SALVADOR / BAHIA, 2001.

6.
DUBEUX, M. H. S. . ENSINAR A APRENDER A LER E ESCREVER NA ESCOLA. In: II CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA, 2001, SALVADOR / BAHIA. ANAIS DO II CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. SALVADOR / BAHIA, 2001.

7.
MIRANDA, E. M. ; PIRES, É. M. E. S. ; AVELAR, T. C. ; SILVA, Z. M. H. M. . GRUPO DE ESTUDOS E ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. In: I SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA DA UFPE, 2001, RECIFE / PERNAMBUCO. CADERNOS DE GRUPOS DE PESQUISA DA UFPE. RECIFE / PE: UNIVERSITÁRIA, 2001.

8.
SOUZA, I. M. P.; VINHAES, J. P. ; BRITO, A. P. ; SILVA, R. R. N. ; SILVA, N. L. M. . O LER E O ESCREVER: USANDO ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA. In: II CONGRESSO DE EXTENÇÃO, 2001, RECIFE/ PERNAMBUCO, 2001.

9.
BARBOSA, R. M. R. ; RODRIGUES, M. M. C. B. ; FALCÃO JÚNIOR, R. O. . O FALAR, O LER E O ESCREVER EM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES LUCRATIVAS E PROFISSIONALIZANTES NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO. In: II CONGRESSO DE EXTENÇÃO, 2001, RECIFE / PE. ANAIS DO II CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFPE. RECIFE/ PERNAMBUCO, 2001.

10.
DUBEUX, M. H. S. . A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 2000, ITAJAÍ / SANTA CATARINA, 2000.

11.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA: ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS . In: V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 2000, ITAJAÍ / SANTA CATARINA, 2000.

12.
DUBEUX, M. H. S. ; RIBEIRO, F. S. ; ALMEIDA, A. L. D. ; SILVA, C. S. B. . FUNCIONALIDADE DA ESCRITA: SEU SIGNIFICADO PARA A CRIANÇA. In: I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA/ V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA, 1999, SALVADOR/ BAHIA. ANAIS DO I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA/ V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA. SALVADOR / BAHIA, 1999.

13.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; SANTOS, A. L. ; GOMES, R. A. O. ; ANDRADA, P. M. . INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. In: I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA/ V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA, 1999, SALVADOR / BAHIA. ANAIS DO I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA/ V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA. SALVADOR / BAHIA, 1999.

14.
DUBEUX, M. H. S. ; SANTOS, A. L. ; GOMES, R. A. O. ; NÔVO, M. P. . O LER E O ESCREVER: QUANDO A APRENDIZAGEM PODE SER SIGNIFICATIVA. In: I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA/ V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA, 1999, SALVADOR/BAHIA, 1999.

15.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; RIBEIRO, F. S. ; ALMEIDA, A. L. D. ; CUNHA, A. K. L. . PRODUÇÃO DE TEXTOS NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE CRÍTICA. In: i CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA/ V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA, 1999, SALVADOR/BAHIA. ANAIS DO i CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA/ V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA. SALVADOR / BAHIA, 1999.

16.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; ALMEIDA, A. L. D. . PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SÉRIES INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. In: VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq / PIBIC - UFPE, 1999, RECIFE / PERNAMBUCO. ANAIS DO VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq / PIBIC - UFPE. RECIFE / PE, 1999.

17.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; GOMES, R. A. O. . SITUAÇÕES DIDÁTICAS: DESPERTANDO PARA A LEITURA. In: VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq / PIBIC - UFPE, 1999, RECIFE/PERNAMBUCO. ANAIS DO VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq / PIBIC - UFPE. RECIFE/PE, 1999.

18.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; RIBEIRO, F. S. ; ALMEIDA, A. L. D. ; SILVA, C. S. B. . FUNCIONALIDADE DA ESCRITA: SEU SIGNIFICADO PARA A CRIANÇA. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPq/PIBIC, 1998, RECIFE. ANAIS DO VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 1998. p. 372-372.

19.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; SANTOS, A. L. ; GOMES, R. A. O. ; NOVO, M. P. D. . LER E ESCREVER: QUANDO A APRENDIZAGEM É SIGINFICATIVA. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, RECIFE, 1998. p. 375-375.

20.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; ALMEIDA, A. L. D. ; RIBEIRO, F. S. ; CUNHA, A. K. L. . PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE CRÍTICA. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, RECIFE. ANAIS DO VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 1998. p. 378-378.

21.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; GOMES, R. A. O. ; SANTOS, A. L. ; ANDRADA, P. M. . INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO:EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPq/PIBIC, 1998, RECIFE. ANAIS DO VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 1998. p. 379-379.

22.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; ALMEIDA, A. L. D. . COESÃO TEXTUAL EM HISTÓRIAS PRODUZIDAS POR CRIANÇAS: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 1998, JOÃO PESSOA. ANAIS DO IV CONGRESSO NACIONAL DE PSCOLOGIA ESCOLAR - PARAÍBA/ABRAPEE, 1998. p. 082-083.

23.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos ; SANTOS, A. L. ; RIBEIRO, F. S. . A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO EM HISTÓRIAS INFANTIS. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 1998, JOÃO PESSOA. ANAIS DO IV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR - PARAÍBA/ABRAPEE. PARAÍBA / JOÃO PESSOA, 1998. p. 128-128.

24.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA: UMA PRÁTICA CONSTRUTIVISTA. In: XXVI CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, 1997, SÃO PAULO. Anais do XXVI CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, 1997. p. 376-376.

25.
SOUZA, I. M. P.; ALMEIDA, A. L. D. . COESÃO TEXTUAL EM HISTÓRIAS PRODUZIDAS POR CRIANÇAS. In: V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1997, RECIFE. ANAIS DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 1997. p. 461-461.

26.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . A SUBSTITUIÇÃO COMO ASPECTO COESIVO EM TEXTOS INFANTIS. In: XXVI CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, 1977, SÃO PAULO. ANAIS DO XXVI CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, 1977. p. 386-386.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, I. M. P.. PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, I. M. P.; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi ; ROSA, Ester Calland de Sousa ; LINS, Maria Emília . LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, I. M. P.. OFICINA: JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA, I. M. P.. Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUZA, I. M. P.. ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOUZA, I. M. P.. Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SOUZA, I. M. P.. Alfabetização e Ensino da língua portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOUZA, I. M. P.. Alfabetização: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabético. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo ; SOUZA, I. M. P. . PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - VÍDEO).

Demais trabalhos
1.
SOUZA, I. M. P.; BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo ; SILVA, Roseane Pereira da ; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; LEITE, Kátia Maria Barreto da Silva ; COUTINHO, Marília de Lucena . PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006 (PRODUÇÃO DE VÍDEO) .

2.
SOUZA, I. M. P.; BRANDÃO, Ana Carolina Perussi ; ROSA, Ester Calland de Sousa ; LINS, Maria Emilia . LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. 2005 (PRODUÇÃO DE VÍDEO) .

3.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . LEITURA E ESCRITA: SITUAÇÕES DIDÁTICAS. 2000 (PRODUÇÃO DE VÍDEO) .

4.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . A DINÂMICA DAS INTERAÇÕES FACILITANDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. 2000 (PRODUÇÃO DE VÍDEO) .

5.
SOUZA, I. M. P.; DUBEUX, Maria Helena Santos . LER E ESCREVER: O QUE HÁ DE NOVO ? . 2000 (PRODUÇÃO DE VÍDEO) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SOUZA, I. M. P.. PARTICIPAÇÃO EM SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2004. Universidade Federal de Pernambuco.

Concurso público
1.
SOUZA, I. M. P.; OLIVEIRA, E. S.; VIEIRA, N. G.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - DISCIPLINAS ÁREA DE CLÍNICA. 2001. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SOUZA, I. M. P.; OLIVEIRA, E. S.; GOMES, N.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO PARA O DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - ÁREAS: PSICOLOGIA CLÍNICA E HOSPITALAR. 2000. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SOUZA, I. M. P.; CARVALHO, G. M.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - DISCIPLINAS: PSICOLOGIA GERAL E MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO. 1999. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.Alfabetização a partir do Resgate histórico e das práticas culturais. 2007. (Seminário).

2.
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.INTERAÇÕES VIRTUAIS E FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. (Seminário).

3.
II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUABEM.Coordenação do debate: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2006. (Seminário).

4.
II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.VÍDEO EM DEBATE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. 2006. (Seminário).

5.
II CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. APRENDENDO A LER E ESCREVER: REGISTRO DE UMA INTERVENÇÃO . 2001. (Congresso).

6.
II CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. ENSINAR A APRENDER A LER E ESCREVER NA ESCOLA. 2001. (Congresso).

7.
I SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA DA UFPE.GRUPO DE ESTUDOS E ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2001. (Simpósio).

8.
V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR. A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2000. (Congresso).

9.
V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR. ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA: ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, I. M. P.. II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
RENATA DOS ANJOS DE OLIVEIRA GOMES. REGISTRAR E REFLETIR SOBRE O LER E O ESCREVER NUMA DIMENSÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

2.
AMANDA LEITÃO DUTRA DE ALMEIDA. REGISTRAR E REFLETIR SOBRE O LER E O ESCREVER NUMA DIMENSÃO PSICOPEDAGÓGICA. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

3.
RENATA DOS ANJOS DE OLIVEIRA GOMES. REGISTRAR E REFLETIR SOBRE O LER E O ESCREVER NUMA DIMENSÃO PSICOPEDAGÓGICA. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

4.
AMANDA LEITÃO DUTRA DE ALMEIDA. REGISTRAR E REFLETIR SOBRE O LER E ESCREVER NUMA DIMENSÃO PSICOPEDAGÓGICA. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

5.
RENATA DOS ANJOS DE OLIVEIRA GOMES. REGISTRAR E REFLETIR SOBRE O LER E O ESCREVER NUMA DIMENSÃO PSICOPEDAGÓGICA. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

6.
AMANDA LEITÃO DUTRA DE ALMEIDA. COESÃO TEXTUAL EM HISTÓRIAS PRODUZIDAS POR CRIANÇAS. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

Orientações de outra natureza
1.
MARLENE ATHAYDE. Diversidade Textual e Ensino: o trabalho com os diferentes gêneros discursivos. 2008. Orientação de outra natureza - COLÉGIO MUNICIPAL IMACULADA CONCEIÇÃO. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

2.
MÔNICA PESSOA DIAS NOVO. A CRIANÇA, A LEITURA E A ESCRITA: APRENDENDO COM GÊNEROS TEXTUAIS. 2006. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

3.
ROSANE ROSALIE NASCIMENTO e SILVA. O PROFESSOR LEITOR E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. 2001. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

4.
ANDRESSA DE PAIVA BRITO. O LER E O ESCREVER: USANDO ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA. 2001. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

5.
NATASCHA LORENA MEDEIROS DA SILVA. TRABALHO SUPERVISIONADO 1 - ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO DE PESQUISA: LER E ESCREVER- USANDO ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA. 2001. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

6.
JULYANA PINTO VINHAES. PRODUÇÃO DE TEXTOS: REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2000. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

7.
JULYANA PINTO VINHAES. O LER E O ESCREVER: USANDO ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA. 2000. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.

8.
MARILENE MARIA CAMPOS BASTOS RODRIGUES. O FALAR, O LER E O ESCREVER EM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA COM MENINOS DE RUA QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES LUCRATIVAS. 2000. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ivane Maria Pedrosa de Souza.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:47:36