Maria Cecília Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8426147139124884
  • Última atualização do currículo em 12/02/2015


Possui mestrado em Educação (1994) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é profissional de pesquisa - educação do NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Informática na Educação, formação de professores, Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem, Educação à Distância, Multimídia e Educação. No NIED atualmente participa de projetos de pesquisa que articulam áreas como Interação Humano-Computador e Semiótica Organizacional, Tecnologias Interativas na Eeducação, Laptops Educacionais nas escolas, Formação de Professores, Educação à Distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cecília Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED.
Prédio da Reitoria V - Cidade Universitária
Cidade Universitária
13083-970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35217350
Ramal: 28
Fax: (19) 30
URL da Homepage: http://www.nied.unicamp.br/


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2003
Doutorado em Multimeios.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Criança e Mídia: "Diversa-mente" em ação em contextos educacionais, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: José Armando Valente.
Palavras-chave: Informática na Educação; Inovações educacionais; Multimeios.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1994
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Investigando a atividade Composicional: Levantando dados para um Ambiente Computacional de Experimentação Musical,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Afira Vianna Ripper.
Palavras-chave: Informática na Educação; processos cognitivos; composição musical; Educação Musical; design de ambientes computacionais; Tecnologias e ambientes de aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Arte-Educação.
Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento de Programas (Software).


Pós-doutorado


2007 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mídias interativas e Formação para a Inclusão Digital.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional de Pesquisa - Educação, Carga horária: 40

Atividades

06/2001 - 06/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

09/2001 - 11/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

09/2001 - 11/2001
Extensão universitária , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

Atividade de extensão realizada
ART-050 Formação de Professores, a distância e em serviço, em Informática na Educação Especial.
06/2000 - 06/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

08/2000 - 10/2000
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

Atividade realizada
Oficina Logo: Uso da Linguagem de Programação Logo na educação - Projeto NIED-OEA 2000.
05/2000 - 10/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

05/2000 - 10/2000
Extensão universitária , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Aperfeiçoamento a Distância oferecido para Profissionais da ára de Educação Especial (Projeto Proinesp).
06/1999 - 06/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

08/1999 - 04/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

01/1998 - 06/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .

01/1995 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, .



Linhas de pesquisa


1.
Formação a Distância de Profissionais de Educação Especial na área de Informática na Educação (PROINESP 2000 - Curso de Aperfeiçoamento)

Objetivo: Esta linha de pesquisa no NIED/UNICAMP está relacionada ao PROINESP - Projeto de Informática na Educação Especial - realizado pela Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC) juntamente com a Fundação Nacional das APAEs (FENAPAES). Neste projeto,viabiliza-se a instalação de laboratórios nas escolas que atendem pessoas portadoras de necessidades especiais, bem como, a realização de cursos de formação em serviço para educatores que atuam nas escolas vinculadas as referidas instituições. Dentro deste projeto, cabe ao Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied-UNICAMP) a concepção e realização de cursos a distância para capacitar - em serviço - professores para o uso pedagógico das tecnologias de Informação e Comunicação..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Educação a Distância; Informática na Educação; Professores-Formação; Educação Especial.
2.
Formação de Professores, a distância e em serviço, em Informática na Educação Especial (PROINESP 2001 - Curso de Extensão - ART-050)

Objetivo: Esta linha de pesquisa no NIED/UNICAMP está relacionada ao PROINESP - Projeto de Informática na Educação Especial - realizado pela Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC) juntamente com a Fundação Nacional das APAEs (FENAPAES). Neste projeto,viabiliza-se a instalação de laboratórios nas escolas que atendem pessoas portadoras de necessidades especiais, bem como, a realização de cursos de formação em serviço para educatores que atuam nas escolas vinculadas as referidas instituições. Dentro deste projeto, cabe ao Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied-UNICAMP) a concepção e realização de cursos a distância para capacitar - em serviço - professores para o uso pedagógico das tecnologias de Informação e Comunicação..
Palavras-chave: Educação a Distância; Professores-Formação; Informática na Educação.
3.
Formação de Educadores Via Telemática (OEA/MEC/NIED-UNICAMP/LEC-UFRGS)
4.
A profissionalização de Docentes e Administração da Educação ( (OEA/MEC/ NIED-UNICAMP/ LEC-UFRGS/PUC-SP)
5.
Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina (OEA/MEC/NIED-UNICAMP/LEC-UFRGS/PUC-SP)
6.
Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores (OEA/MEC/NIED-UNICAMP/LEC-UFRGS/PUC-SP)
7.
Proposta de utilização do Computador em um ambiente educacional alternativo (NIED/PRODECAD)
8.
Desenvolvimento de Produtos Educacionais:


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
O Laptop educacional e a educação baseada na investigação: do estudo de fatos científicos para o fazer científico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jose Armando Valente em 07/03/2013.
Descrição: A presença do laptop educacional na escola significa a possibilidade de cada aluno ter o seu computador bem como outros recursos e materiais educacionais que tradicionalmente fazem parte do processo de ensino e aprendizagem. A ideia não é substituir os recursos e materiais tradicionais, porém a presença do laptop pode provocar mudanças, como as que têm sido relatadas em pesquisas junto a escolas e salas de aulas nas quais os alunos usam laptops comerciais, principalmente em países como os Estados Unidos da América. A proposta do Projeto é verificar as potenciais mudanças que podem ocorrer em relação à abordagem pedagógica usada em sala de aula: se elas ocorrem, como elas ocorrem, como podem ser disseminadas e o papel que os laptops nelas desempenha. A intenção é estudar a implantação de uma abordagem pedagógica baseada na investigação, de modo que professores e alunos possam estar engajados em fazer ciência usando características do laptop na situação 1-1, tais como a conectividade, a mobilidade, a realização de atividades digitais (animações e simulações)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
XO na escola e fora dela: Uma Proposta Semio-participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade
Descrição: Apropriação de tecnologia digital articulada a contextos educacionais deve ser tratada como instrumento de transformação profunda da sociedade. Soluções que façam sentido e que tragam benefícios à sociedade como um todo, requerem uma visão sócio-técnica para o problema. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implantação de laptops educacionais em escolas públicas, a partir da análise de contexto e prospecção de soluções construídas com partes interessadas - alunos, profissionais da educação e comunidade. A concepção e execução do projeto são apoiadas em metodologia de bases semióticas, sustentada na compreensão socialmente compartilhada sobre a apropriação tecnológica na vida em sociedade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Cecília Martins - Integrante / Maria Cecília Calani Baranauskas - Coordenador / Elaine, E. C. Hayashi - Integrante / Everton de M. Faleiros - Integrante / Vanessa Regina Margareth Lima Maike - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Um Computador por Aluno (UCA) UNICAMP

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jose Armando Valente em 07/03/2013.
Descrição: Em 2010, teve início a fase II do projeto piloto Um Computador por aluno (UCA) do Ministério da Educação (MEC) envolvendo aproximadamente 300 escolas contempladas para participar deste contexto de implantação de uso do laptop educacional em todo o Brasil. Desde este período o NIED/UNICAMP, como IES-GLOBAL, coordena a formação de multiplicadores das equipes das Universidades Estaduais dos estados do Acre, Pará e Rondônia que integram o UCA e, como IES-LOCAL, coordena a formação de professores da EMEF Elza Pelegrini, na cidade de Campinas e nas cidades de Pedreira e Sud Mennucci, ambas no estado de São Paulo. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as ações do NIED/UNICAMP visam promover a construção de metodologias de ensino-aprendizagem baseadas no uso dos laptops com vistas a inserir a escola na cultura digital. (Maria Cecília Martins, vice-coordenação, Prof Dr. José Armando Valente, coordenação UCA-UNICAMP )..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
e-Cidadania: Sistemas e Métodos na Constituição de uma Cultura mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação
Descrição: Em linhas gerais o Projeto aqui proposto objetiva estudar e propor soluções aos desafios do design da interação e interface de usuário em sistemas relacionados ao contexto do exercício de cidadania, a partir do desenvolvimento de ações conjuntas do grupo de pesquisa com a Instituição Parceira (rede Jovem.com e comunidades de seu entorno) para o design da interação e das interfaces a serem implementadas em um sistema piloto na comunidade alvo. Disponibilizar sistemas que façam sentido e sejam acessíveis ao cidadão, trazendo assim benefícios à sociedade como um todo requer uma visão sócio-técnica para o problema. Para tanto propomos nesta pesquisa o uso do referencial da Semiótica Organizacional de forma articulada aos princípios do Design Universal ou Design para Todos. Os resultados esperados do Projeto poderão contribuir tanto em nível do avanço na pesquisa em interfaces ajustáveis à diversidade de competências de seus usuários (inclusivas e universais) quanto do ponto de vista da criação de aplicações que façam sentido à comunidade alvo (constituição de redes sociais de e-cidadania). Mais Informação e detalhes em http://styx.nied.unicamp.br:8080/ecidadania..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Maria Cecília Martins - Integrante / Maria Cecília Calani Baranauskas - Coordenador / José Armando Valente - Integrante / Júlio Cesar dos Reis - Integrante / Rodrigo BONACIN - Integrante / Vânia P. A. Neris - Integrante / Elaine, E. C. Hayashi - Integrante / Heiko Hornung - Integrante / Leonelo D. A. Almeida - Integrante / Carla Rodriguez - Integrante / Leonardo Cunha de Miranda - Integrante / Vagner F. Santana - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Tecnologias e Mídias Interativas na Escoa (TIME)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) João Vilhete Viegas d'Abreu em 07/03/2013.
Descrição: Numa perspectiva de formação cidadã para o uso de mídias interativas aliadas ao currículo o projeto - Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME) busca, diminuir a distância criada pelas novas tecnologias, que parece afastar professores e alunos dentro da sala de aula. O projeto beneficia atualmente 1.300 alunos de ensino fundamental I (alunos na faixa etária de 06 a 10 anos), da rede pública de Hortolândia (SP), além dos professores e pais de alunos que também participam da interação com as salas multimídias instaladas em duas escolas. O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na linha Ensino Público, e em parceria com a Prefeitura local, apostou na montagem de laboratórios de multimídia e na capacitação teórica e técnica de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Cecília Martins - Integrante / João Vilhete Viegas d´Abreu - Coordenador / Maria de Fátima Garcia - Integrante / Vera Regina Toledo Camargo - Integrante / Odair Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Multimeios na Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Arantes, F. L.2012Arantes, F. L. ; Amiel, T. ; Miranda, L. C. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Laptops Educacionais em Escolas Públicas: Primeiros Resultados de uma Abordagem Socio-Técnica. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, p. 31-43, 2012.

2.
VALENTE, J. A.2011VALENTE, J. A. ; MARTINS, M. C. . O Programa Um Computador por Aluno e a formação de professores das escolas vinculadas à UNICAMP. REVISTA GEMInIS, v. 2, p. 116-136, 2011.

3.
MARTINS, M. C.2003 MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MELO, A. M. . Participação de crianças na concepção de um Portal Infantil na Internet. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - IX WIE, Campinas, SP, v. V, p. 461-472, 2003.

4.
MARTINS, M. C.2002MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MELO, A. M. ; CHEBABI, R. Z. . Trazendo a Criança para o Process de Design: uma abordagem participativa à criação de portais. Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - VIII WIE, Florianópolis/SC, v. 5, p. 375-382, 2002.

5.
MARTINS, M. C.2001MARTINS, M. C.; PRADO, M. E. B. B. . Formação continuada de professores: educação a distância e mediação pedagógica. Anais do Congresso Virtual Educa Madrid - cd-rom, Madri - Espanha, 2001.

6.
MARTINS, M. C.2001MARTINS, M. C.; PRADO, M. E. B. B. . A mediação pedagógica em propostas de formação continuada de professores em informática na educação. Anais do VIII Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED,, Brasília -DF, 2001.

7.
MARTINS, M. C.2000 MARTINS, M. C.; VALENTE, J. A. . Uso de múltiplos meios na Educação: explorando possibilidades. Cadernos da Pós-Graduação Departamento de Multimeios, Instituto de Artes, Unicamp, Unicamp, Campinas, SP, v. 4, n.1, p. 106-113, 2000.

8.
MARTINS, M. C.1998MARTINS, M. C.; PRADO, M. E. B. B. ; SIDERICOUDES, O. ; FREIRE, F. M. P. . A implementação da informática no espaço escolar: questões emergentes ao longo do processo. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 3, n.setembro, p. 45-62, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VALENTE, J. A. (Org.) ; BARANAUSKAS, M. C. C. (Org.) ; MARTINS, M. C. (Org.) . ABInv - Aprendizagem baseada na investigação. 1. ed. Campinas: NIED-UNICAMP, 2014. v. 1. 371p .

2.
BARANAUSKAS, M. C. C. (Org.) ; MARTINS, M. C. (Org.) ; VALENTE, J. A. (Org.) . Codesign de redes digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. v. 1. 304p .

3.
BARANAUSKAS, M.C.C. (Org.) ; MARTINS, M. C. (Org.) ; ASSIS, R. (Org.) . Xo na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1. ed. Campinas: UNICAMP/NIED, 2012. 358p .

4.
DABREU, J. V. V. (Org.) ; GARCIA, M. F. (Org.) ; CAMARGO, V. (Org.) ; SILVA, O. M. (Org.) ; MARTINS, M. C. (Org.) . Tecnologias e Mídias Interativas na escola: Projeto TIME. 1. ed. Campinas: UNICAMP/NIED, 2011. v. 1. 308p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. . ABInv Aprendizagem Baseada na Investigação - A Metodologia. In: VALENTE, J.A; BARANAUSKAS, M. C. C.; MARTINS, M. C.. (Org.). ABInv - Aprendizagem baseada na investigação. 1ed.Campinas: NIED-UNICAMP, 2014, v. 1, p. 42-64.

2.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; OLIVEIRA, L. S. . Concepções espontâneas, mãos na massa e reflexões nas práticas de investigação Dinâmica de Formação. In: VALENTE, J.A; BARANAUSKAS, M. C. C.; MARTINS, M. C. (Orgs). (Org.). ABInv - Aprendizagem baseada na investigação. 1ed.Campinas: NIED-UNICAMP, 2014, v. 1, p. 65-100.

3.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; OLIVEIRA, L. S. ; VALENTE, J. A. . Refletindo sobre o ABInv. In: VALENTE, J.A.; BARANAUSKAS, M. C. C.; MARTINS, M. C. (Orgs). (Org.). ABInv - Aprendizagem baseada na investigação. 1ed.Campinas: NIED-UNICAMP, 2014, v. 1, p. 347-371.

4.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; VALENTE, J. A. . Apresentação. In: José Armando Valente; Maria Cecília Calani Baranauskas; Maria Cecília Martins. (Org.). ABInv - Aprendizagem baseada na investigação. 1ed.Campinas: NIED-UNICAMP, 2014, v. 1, p. 17-21.

5.
BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. ; ASSIS, R. . Apresentação. In: Maria Cecília Calani Baranaukas; Maria Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). Xo na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1ed.Campinas: UNICAMP/NIED, 2012, v. , p. 6-12.

6.
BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. . XO na Escola em sua Linha do Tempo. In: Maria Cecília Calani Baranaukas; Maria Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). Xo na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1ed.Campinas: UNICAMP/NIED, 2012, v. , p. 42-59.

7.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Registro de processos de significação: o vídeo como ferramenta. In: Maria Cecília Calani Baranaukas; Maria Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). Xo na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1ed.Campinas: UNICAMP/NIED, 2012, v. , p. 84-98.

8.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Formação como processo transversal. In: Maria Cecília Calani Baranaukas; Maria Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). Xo na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1ed.Campinas: UNICAMP/NIED, 2012, v. , p. 99-115.

9.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. . O XO na Percepção dos Funcionários da Escola. In: Maria Cecília Calani Baranaukas; Maria Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). Xo na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1ed.Campinas: UNICAMP/NIED, 2012, v. , p. 311-323.

10.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M.C.C. . O XO na Percepção de Pais e Alunos. In: Maria Cecília Calani Baranaukas; Maria Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). Xo na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1ed.Campinas: UNICAMP/NIED, 2012, v. , p. 324-332.

11.
PINTO, E. M. M. ; FALEIROS, E. M. ; FONSECA, J. E. ; MARTINS, M. C. ; TOMAZI, G. ; COSTA, R. ; MAIKE, V. R. M. L. . Laptop XO nas Olimpíadas das Cores. In: Maria Cecília Calani Baranaukas; Maria Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). Xo na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1ed.Campinas: UNICAMP/NIED, 2012, v. , p. 189-210.

12.
VALENTE, J. A. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Laptop Educacional e a Educação baseada na Investigação: do Estudar fatos científicos para o fazer Ciência. In: Fábio Ferrentini Sampaio; Marcos da Fonseca Elia. (Org.). Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012, v. 1, p. 79-90.

13.
BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. ; ASSIS, R. . O exercício de subir e descer a escada semiótica: considerações finais. In: M. Cecília C. Baranauskas; M. Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). XO na escola: construção compartilhada de conhecimento: lições aprendidas. 1ed.Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2012, v. 1, p. 338-354.

14.
MARTINS, M. C.. Formação, tecnologias e práticas pedagógicas: construção de sentidos, caminhos e articulações em cenários escolares. In: d'ABREU, J. V. V. (Org.) ; GARCIA, M. F. (Org.) ; CAMARGO (Org.) ; SILVA, O. M. (Org.) ; MARTINS, M. C. (Org.). (Org.). Tecnologias e Mídias Interativas na Escola: Projeto TIME. 1ed.Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2010, v. 1, p. 403-421.

15.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Aplicações Colaborativas na Internet e seu potencial educacional, Conteúdos elementares de Informática I. In: Maurício Urban Kleinke; Jorge Megid Neto. (Orgs.). (Org.). Fundamentos de Matemática, Ciências e Informática para os anos iniciais do Ensino Fundamental - Livro I. 1ed.Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2010, v. 1, p. 7-23.

16.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Software Educacional, Conteúdos elementares de Informática II. In: Maurício Urban Kleinke; Jorge Megid Neto. (Orgs.). (Org.). Fundamentos de Matemática, Ciências e Informática para os anos iniciais do Ensino Fundamental - Livro II. 1ed.Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2010, v. 1, p. 2-14.

17.
HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; PICCOLO, L. S. . Avaliando a Qualidade Afetiva de Sistemas Computacionais Interativos no Cenário Brasileiro. In: MELO, A. M.; PICCOLO, L. S. G. ; AVILA, I. M. A. ; TAMBASCIA, C. A. (Org.). (Org.). Usabilidade, Acessibilidade e Inteligibilidade Aplicadas em Interfaces para Analfabetos, Idosos e Pessoas com Deficiência - Resultados do Workshop. 1ed.Campinas, SP: Fundação CPqD, 2009, v. 1, p. 55-62.

18.
MARTINS, M. C.; MARTINS ; Integração de mídias e práticas pedagógicas. In: José Armando Valente; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. (Org.). Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. São Paulo: Avercamp, 2007, v. , p. 203-216.

19.
MARTINS, M. C.; FREIRE, F. M. P. ; PRADO, M. E. B. B. . Editor de Apresentação PowerPoint. In: Fernanda Maria Pereira Freire; Maria Elisabette Brisola Brito Prado. (Org.). O Computador Em sala de Aula: Articulando Saberes. Campinas: UNICAMP/NIED, 2000, v. 1, p. 137-159.

20.
MARTINS, M. C.; FREIRE, F. M. P. ; PRADO, M. E. B. B. . A Linguagem de Programação Logo. In: Fermanda Maria Pereira Freire; Maria Elisabette Brisola Brito Prado. (Org.). O Computador Em Sala de Aula: Articulando Saberes. Campinas: UNICAMP/NIED, 2000, v. 1, p. 203-227.

21.
MARTINS, M. C.; ROCHA, H. V. ; DABREU, J. V. V. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Uma Taxonomia para Ambientes de Aprendizado Baseados no Computador. In: José Armando Valente. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. 01ed.Campinas: UNICAMP/NIED, 1999, v. 01, p. 49-87.

22.
MARTINS, M. C.. O fazer Musical em um Contexto Computacional. In: José Armando Valente. (Org.). Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. 1ed.Campinas: NIED-UNICAMP, 1993, v. 1, p. 192-207.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HAYASHI, E.C.S ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Schools as organizations: A semiotic approach towards making sense of information technology. In: 14th International Conference on Enterprise Information System (ICEIS 2012), 2012, Setubal, Portugal. Proceedings of the 14th International Conference on Enterprise Information System (ICEIS 2012). Setubal, Portugal: SciTePress Science and Technology Publications, 2012. v. 3. p. 15-24.

2.
VALENTE, J. A. ; MARTINS, M. C. . Preparing Teachers to Use Laptops Integrated to Curriculum Activities: the experience of One Laptop per Student project at Unicamp. In: Constructionism 2012: Constructionism: theory, practice and impact, 2012, Athens, Greece. Educational Technology Lab - National and Kapodistrian University of Athens. Athens, Greece: University of Athens, 2012. v. 1. p. 250-259.

3.
AMIEL, T. ; ARANTES, F.L. ; MIRANDA, L. C. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . A Participatory Approach to Scenario Development for XO Laptops in Brazil. In: 23rd World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (ED-MEDIA), 2011, Lisbon, Portugal. Proceedings of the 23rd World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. Chesapeake,VA USA: Theo Bastiaens & Martin Ebner AACE, 2011. p. 48-57.

4.
MIRANDA, L.C. ; ASSIS, R. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Interdisciplinaridade via Laptop da OLPC Experimentada com Alunos do Ensino Fundamental. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) & XVII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2011, Aracaju, SE, Brasil. XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação & XVII Workshop de Informática na Escola, 2011. p. 1067-1076.

5.
MIRANDA, L.C. ; HAYASHI, E.C.S ; ASSIS, R. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Laptop XO Dentro e Fora da Sala de Aula: Expressão, Diversão e Alfabetização. In: XVII Workshop de Informática na Escola (WIE) / XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011, Aracaju, SE, Brasil. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 1352-1361.

6.
ALMEIDA, V. P. ; HAYASHI, E.C.S ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . A Semiotic-informed Evaluation of an Inclusive Social Network System. In: XIII International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations (ICISO 2011), 2011, Leeuwarden, The Netherlands. Proceedings of the 13th International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations ICISO 2011, 2011. p. 23-30.

7.
ALMEIDA, L.D.A. ; HAYASHI, E.C.S ; REIS, J. C. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Conversas Online: A Synchronous Communication Tool Integrated to Inclusive Social Networks. In: IX Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010, Belo Horizonte. IX Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010. p. 51-60.

8.
REIS, J. C. ; BONACIN, R. ; Maria Cecília ; MARTINS, M. C. . Using Multimedia in the Mobile Collaborative Learning. In: V International Conference on Multimedia and Information and Communication Tecnologies in Education, 2009, Lisbon. Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education, 2009. v. 2. p. 869-873.

9.
REIS, J. C. ; BONACIN, R. ; MARTINS, M. C. ; Maria Cecília . Mobile Phone Interfaces for Informal Education. In: 13th International Conference on Human-Computer Interaction, 2009, San Diego. Online Communities, Lecture Notes in Computer Science (LNCS), 2009. v. 5621.

10.
NERIS, V. P. A. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; PRADO, M. E. B. B. ; HAYASHI, E.C.S ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Design de Interfaces para Todos Demandas da Diversidade Cultural e Social. In: XXXV SEMISH, Seminário Integrado de Software e Hardware, XXVIII Congresso da SBC Sociedade Brasileira de Computação, 2008, Belem. . Anais do XXVIII Congresso da SBC, 2008. v. 1. p. 76-90.

11.
BARANAUSKAS, M. C. C. ; HORNUNG, Heiko ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . Design Socialmente Responsável: Desafios de Interface de Usuário no Contexto Brasileiro. In: : XXXV SEMISH, Seminário Integrado de Software Hardware, XXVIII Congresso da SBC Sociedade Brasileira de Computação, 2008, Belem. XXVIII Congresso da SBC, SEMISH Seminário Integrado de Software e Hardware, 2008. p. 91-105.

12.
DABREU, J. V. V. ; CAMARGO, V. ; GARCIA, M. F. ; MARTINS, M. C. ; SILVA, O. . Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (Projeto TIME): Uma experiência na formação de professores. In: II SIMTEC Simpósio de Profissionais da Unicamp, 2008, Campinas. Anais do II SIMTEC Simpósio de Profissionais da Unicamp, 2008.

13.
DABREU, J. V. V. ; Maria Cecília ; MARTINS, M. C. . Robótica Educacional e Acesso Remoto: relato de uma experiência. In: Iº Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 2007, Campinas. Iº Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 2007.

14.
MARTINS, M. C.; CUNHA, G. P. . Tecnologia, Produção e Educação Musical: Descompassos e desafinos. In: IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação - RIBIE'98, 1998, Brasília. Actas do IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação - RIBIE' 98, 1998.

15.
MARTINS, M. C.; PRADO, M. E. B. B. . A Formação do Professor: estratégias de Intervenção no Processo de Reconstrução da Prática Pedagógica. In: IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação - RIBIE' 98, 1998, Brasília. Actas do IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação - RIBIE' 98, 1998.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, M. F. ; DABREU, J. V. V. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; CAMARGO, V. ; SILVA, O. . Formação-na-ação de Professoras no Contexto do Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME). In: 61a Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. 61a Reunião Anual da SBPC, 2009.

2.
HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; PICCOLO, L. S. ; COSTA, R. . Avaliando a Qualidade Afetiva de Sistemas Computacionais Interativos no Cenário Brasileiro. In: X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2008, Porto Alegre. Usabilidade, Acessibilidade, Inteligibilidade - Workshop no IHC, 2008.

3.
DABREU, J. V. V. ; GARCIA, M. F. ; CAMARGO, V. ; MARTINS, M. C. ; SILVA, O. ; CHAVES, J. N. . AS (IN)CERTEZAS DA APROPRIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL- TIME. In: 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasilelira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2008, Campinas. da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasilelira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2008. p. 01-02.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REIS, J. C. ; BONACIN, R. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . Uma proposta de ambiente computacional de apoio a Aprendizagem Colaborativa e Móvel para a Educação Não Formal. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008.

2.
CRECCI, V. M. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . RELAÇÃO DAS PROFESSORAS COM AS MÍDIAS INTERATIVAS ENVOLVIDAS NO PROJETO TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS NA ESCOLA (TIME). In: 60º Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. 60º Reunião Anual da SBPC, 2008.

3.
CRECCI, V. M. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . Blog e Formação de Professores. In: VII Encontro dos Estudantes de Gradução - UNICAMP, 2008, Campinas. Anais do VII Encontro dos Estudantes de Graduação, 2008.

4.
REIS, J. C. ; BONACIN, R. ; MARTINS, M. C. . . Uma proposta de ambiente computacional de apoio a Aprendizagem Colaborativa e Móvel para a Educação Não Formal. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
MARTINS, M. C.1998MARTINS, M. C.; MISKULIN, R. G. S. ; MANTOAN, M. T. E. . Análise Microgenética de Processos Cognitivos em Contextos Múltiplos de Resolução de Problemas. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, SC, v. 3, n.setembro, p. 27-44, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Projeto de Pesquisa: XO na escola e fora dela: Análise de Contexto e Prospecção de Soluções. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MARTINS, M. C.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Vila na Rede: Rede Social Inclusiva Apoiando a Constituição de uma Cultura Digital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GARCIA, M. F. ; DABREU, J. V. V. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; CAMARGO, V. ; SILVA, O. . Formação-na-ação de professoras no contexto do Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
DABREU, J. V. V. ; GARCIA, M. F. ; CAMARGO, V. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; SILVA, O. ; CHAVES, J. N. . AS (IN)CERTEZAS DA APROPRIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL- TIME. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRECCI, V. M. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . RELAÇÃO DAS PROFESSORAS COM AS MÍDIAS INTERATIVAS ENVOLVIDAS NO PROJETO TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS NA ESCOLA (TIME).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DABREU, J. V. V. ; CAMARGO, V. ; GARCIA, M. F. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; SILVA, O. . Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (Projeto TIME): Uma experiência na formação de professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
DABREU, J. V. V. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . Robótica Educacional e Acesso Remoto: Relato de Experiência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, L. C. ; ARANTES, F.L. ; AMIEL, T. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Formação de Professores em Cenários Contextualizados no Âmbito do Projeto XO da UNICAMP. Campinas,SP: UNICAMP/NIED, 2011 (MEMO-NIED/UNICAMP- Publicação Digital).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MARTINS, M. C.; PRADO, M. E. B. B. ; FREIRE, F. M. P. ; ROCHA, H. V. ; VALENTE, J. A. . Kit Educacional Multimídia SuperLogo. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
HAYASHI, E.C.S ; ALMEIDA, L.D.A. ; RODRIGUEZ, C. ; SOLARTE, D. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. . Prospecting Requirements for Online Communication in Social Network Systems. 2009.

2.
HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; RODRIGUEZ, C. ; MIRANDA, L. C. ; HORNUNG, Heiko ; SANTANA, V. F. ; PEREIRA, R. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Preliminary Evaluation of Vila na Rede - An inclusive social network system. 2009.

3.
HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L.D.A. ; MIRANDA, L. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . Clarifying the dynamics of social networks: narratives from the social context of e-Cidadania. 2008.

4.
HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L.D.A. ; RODRIGUEZ, C. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Inclusive social networks: Clarifying concepts and prospecting solutions for e-Cidadania. 2008.

5.
HORNUNG, Heiko ; HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L.D.A. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Bringing human-computer interaction to na agile process model. 2008.

6.
DABREU, J. V. V. ; GARCIA, M. F. ; SILVA, O. ; CAMARGO, V. ; MARTINS, M. C. . Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (Projeto TIME) - Relatório de Pesquisa 2006. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
HAYASHI, E.C.S ; ALMEIDA, L.D.A. ; RODRIGUEZ, C. ; SOLARTE, D. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . Prospecting Requirements for Online Communication in Social Network Systems. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L.D.A. ; MIRANDA, L. C. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Clarifying the dynamics of social networks: narratives from the social context of e-Cidadania. 2008. (Relatório de pesquisa).

3.
HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L.D.A. ; RODRIGUEZ, C. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Inclusive social networks: Clarifying concepts and prospecting solutions for e-Cidadania. 2008. (Relatório de pesquisa).

4.
HORNUNG, Heiko ; HAYASHI, E.C.S ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L.D.A. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Bringing Human-Computer Interaction to an Agile Process Model. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
DABREU, J. V. V. ; GARCIA, M. F. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. ; CAMARGO, V. ; SILVA, O. . Relatório de Pesquisa Parcial do projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME). 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
DABREU, J. V. V. ; MARTINS ; MARTINS, M. C. . A Nova Tecnologia a Serviço do Ensino. 2006. (Textos em jornais de notícias/revistas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COUDRY, M. I. H.; BORDIN, S. M. S.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Ana Laura Gonçalves Nakazoni. Sujeito, escola e tecnologia: uma abordagem neurolinguística. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
Oeiras, Janne Y. Y.; Favero, Eloi L.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Márcio Goes do Nascimento. Competições Escolares via Internet. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará.

3.
HILDEBRAND, H. R.; ROCHA, H. V.; VALENTE, J. A.; MARTINS, M. C.; COUTO, M. F. M.. Participação em banca de Ana Regina Mizrahy Cuperschmid. Heurísticas de jogabilidade para jogos de computador. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
RIPPER, A. V.; MARTINS, M. C.; MIRANDA, C. E. A.; LUDERS, V.. Participação em banca de Eneida Baccaro Modonezzi. O vídeo como instrumento de pesquisa para alunos de 5a.série. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; CORTELLA, M. S.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Maria Cristina Bortolozo de Oliveira Martins. A Práxis Libertadora e a Apropriação das Novas Tecnologias do Fazer Docente da Rede Pública Paulista. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação e Currículo) - Pontifícia Universidade Católida de São Paulo.

6.
BARANAUSKAS, M. C. C.; Giraffa, Lucia M. M.; Gomide, Anamaria; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Silvia Cristina de Matos Soares. Uma abordagem Semiótica e Participativa para customização de um Portal Infantil ao Trabalho de Grupo. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Castanho, M. E. L. M.; MARTINS, M. C.; Soares, Suely A. G.; Caiado, Katia R. M.. Participação em banca de Sônia Regina Brizolla Ferronatto. Psicomotricidade e Formação de Professores: Uma proposta de atuação. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação da PUC-Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, J. A.; Silva, Maria da Graça M.; PRADO, M. E. B. B.; Machado, N. J.; Abar, C. A. A. P.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Nilbo Ribeiro Nogueira. Imagem, vídeo streaming e texto verbal integrado em material didático para educação a distância on-line. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católida de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
LIESENBERG, H. K. E.; AZEVEDO, R. J.; ANACLETO, J. C.; CARVALHO, A. M. B. R.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Lara Schibelsky Godoy Piccolo. Motivational Aspects in the Design of Technology for Social Changes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
VALENTE, J. A.; HILDEBRAND, H. R.; MARTINS, M. C.; Schiavinatto, Iara L. F.; BARANAUSKAS, M. C. C.. Participação em banca de Ivan Ferrer Maia. Novos letramentos na cultura convergente. O uso apropriativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a expansão da consciência. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
VALENTE, J. A.; HILDEBRAND, H. R.; BARANAUSKAS, M. C. C.; Schiavinatto, Iara L. F.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Carla Lopes Rodrigues. Utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para a comunicação e construção de conhecimentos em rede. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
VALENTE, J. A.; HILDEBRAND, H. R.; Schunzen Jr, Klaus; MARTINS, M. C.; Bressane, Tais B. R.. Participação em banca de Raquel Zarattini Chebabi. As tecnologias de informação e comunicação associadas à valorização da aprendizagem em cidade digital. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Permanante de Desafios do Magistério: O Magistério e a Mídia. 2008. (Outra).

2.
Forum Permanente de Conhecimento & Tecnologia da Informação: Cultura e Interatividade na Sociedade Tecnológica Pós-Moderna. 2008. (Outra).

3.
1ªOficina de Trabalho do UCA na Unicamp.Computadores de baixo custo e o contexto brasileiro: prospecção de soluções.Computadores de baixo custo e o contexto brasileiro: prospecção de soluções. 2007. (Oficina).

4.
Encontro Regional de Inclusão Digital. 2007. (Encontro).

5.
Encontro Internacional.Uso de múltiplos meios em ambientes construcionistas: explorando possibilidades. 2001. (Encontro).

6.
II Seminário sobre Informática na Educação Especial / Proinesp.Informática na Educação Especial e Ead / Proinesp. 2001. (Seminário).

7.
Learning Hub Summer Institute" de aprendizaje com Tecnologias Digitales.Uso de multimeios na Educação e Desenvolvimento de software educacionais no NIED/UNICAMP. 2001. (Encontro).

8.
XV Encontro Regional de Professores de Matemática -.A Linguagem de Programação Logo no Contexto de Resolução de Problemas. 2001. (Encontro).

9.
Info Sol Brasil: Tecnologia e Informação para o ano 2000: Ciclo de Palestras Educativas.O uso da linguagem de programação Logo na educação. 2000. (Encontro).

10.
Primeira Educática - Educação e Tecnologias de Informação.Educação e Tecnologias de Informação: o uso da linguagem de programação Logo na educação. 2000. (Oficina).

11.
VI Encontro Nacional do ProInfo/MEC (Programa Nacional de Informática na Educação.Articulação Teoria-Prática - Projetos pedagógicos. 2000. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Vanessa Moreira Crecci. Relação das professoras com as mídias interativas envolvidas no projeto TIME. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Cecília Martins.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BARANAUSKAS, M. C. C. (Org.) ; MARTINS, M. C. (Org.) ; VALENTE, J. A. (Org.) . Codesign de redes digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. v. 1. 304p .



Outras informações relevantes


Participação em Projetos de Pesquisa 

2011 - 2013 - integrante da equipe do Projeto  O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação: do estudar fatos científicos para o fazer ciência , coordenado por José Armando Valente, IA-NIED-UNICAMP, Processo CNPq (550382/2011-9)

Desde 11/2010 - integrante da equipe do projeto  Eco-Web: Design da Interação na Web Social submetido para Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal - Process 560044/2010-0  coordenado por Maria Cecilia Calani Baranauskas, IC-NIED/UNICAMP

Desde 11/2010 - integrante da equipe do projeto "XO na escola e fora dela: Uma Proposta Semio-Participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade": projeto aprovado no Edital MCT/CNPq 14/2010 Universal n. 475105/2010-9, coordenado por Maria Cecilia Calani Baranauskas, IC-NIED/UNICAMP

2007   2010 integrante da equipe do projeto  e-Cidadania: Sistemas e Métodos na Constituição de uma Cultura mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação , financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Microsoft Research

2007   2009 integrante da equipe do projeto  Tecnologias e Mídias Interativas na Escola   TIME  (FAPESP, Processo Número 2006/58880-2). Projeto realizado pelo NIED-UNICAMP em duas escolas municipais da Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Hortolândia. Descrição: O projeto envolve alunos de ensino fundamental I e seus professores na aprendizagem e utilização das mídias digitais a serviço do currículo vivenciado no cotidiano escolar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 17:25:09