Vanessa Aparecida Alves de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3829299249941597
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Doutora e Mestre em Psicologia (2005/2000) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga e Licenciada em Geografia (1994/1991) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora Associada do Departamento de Psicologia da UNIR, atualmente à disposição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro Tecnológico de Joinville (CTJ). Fui Docente do Mestrado em Psicologia da UNIR (2009/2012) ministrando a disciplina Psicologia Institucional na Educação e na Saúde. Ministrei no Curso de Psicologia da UNIR disciplinas como Ética, Psicologia Institucional, Técnicas de Aconselhamento Psicológico e Psicologia Escolar. Também tenho experiência como Professora nas disciplinas de Psicologia Aplicada em faculdades privadas do Estado de Rondônia, Cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu e no Ensino Fundamental, Médio e E.J.A. Organizadora dos livros: Análise Institucional: ensaios teóricos e relatos de experiências em instituições. Pedro&João Editores, 2018; Recortes Teóricos Práticos da Psicologia. Editora CRV, 2011. & Co-autora dos livros: Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. EDUFU, 2014; Educação Superior: política e formação. Editora CRV, 2011; Psicologia, Saúde e Educação. Pedro&João Editores/EDUFRO, 2009; Reflexões e sugestões práticas para atuação na Educação Infantil. Alínea, 2008; Psicologia e Saúde na Amazônia: pesquisa e realidade brasileira. Casa do Psicólogo, 2003. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Aparecida Alves de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Psicologia.
Rua Dona Francisca, 8300. Sala U252
Zona Industrial Norte
89219600 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 36315900
URL da Homepage: http://joinville.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ecologia e Juízo Moral: Vozes da Liderança Ambiental em Rondônia, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Ronilda Ribeiro.
Palavras-chave: Ecologia, Psicologia, Moral; Liderança Ambiental; Defesa do Meio Ambiente; Juízo Moral.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Geral.
1997 - 2000
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Generosidade Segundo Sujeitos de 6, 9 e 12 anos,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Yves de La Taille.
1996 - 1998
Especialização em Metodologia do Ensino. (Carga Horária: 540h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Moacir Gadotti: contribuições à Psicologia Escolar.
Orientador: Clarides Henrich de Barba.
1989 - 1993
Graduação em Bacharel Em Psicologia.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
1988 - 1991
Graduação em Llicenciatura Em Geografia.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrado Acadêmico em Psicologia (07/2009-07/2012): Disciplina: PSICOLOGIA INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE. CH 60. Vice-Coordenadora do Mestrado em Psicologia - MAPSI/UNIR (2009, 2010 e 2011). Pós-Graduação lato-sensu em Psicologia Escolar (2008-2010). Disciplina: A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: COMPREENSÃO E INTERVENÇÃO. CH 120. Vice-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação lato-sensu em Psicologia Escolar (2007-2010). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa CEPEFOP - Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa (2009-2011).

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas de Psicologia Escolar e Psicologia Institucional.

Atividades

12/2007 - Atual
Ensino, Psicologia Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Instituição Escolar: Compreensão e Intervenção Psicológica
08/2006 - Atual
Direção e administração, Departamento de Psicologia, .

Cargo ou função
Vice-Chefe de Departamento.
06/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa, .

01/2006 - Atual
Estágios , Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Psicologia Escolar.
06/2004 - Atual
Ensino, Bacharel Em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Aconselhamento Psicológico
Ética Profissional
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
Psicologia Institucional
01/1997 - 12/1999
Ensino, Bacharel Em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Profissional
Pratica de Ensino II
Psicologia Escolar

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
À disposição do Centro Tecnológico de Joinville - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Ministrando nos Cursos de Graduação as disciplinas de: * Comunicação e Expressão; * Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Já tendo ministrado em 2015/2 a disciplina de Ergonomia e Segurança. Os Curso de Graduação do Centro de Joinville são: - Bacharelado em Ciências e Tecnologia; - Engenharia Aeroespacial; - Engenharia Automotiva; - Engenharia Civil de Infraestrutura; - Engenharia Ferroviária e Metroviária; - Engenharia Mecatrônica; - Engenharia Naval; - Engenharia de Transportes e Logística. ------------------------------------------------------------------------------------------------ Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência e Tecnologia (2016-2017). Ministrando a disciplina 'Psicologia Institucional' em 2016/1 e orientando estudantes.


Centro Universitário São Lucas, FSL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20

Atividades

2002 - 2006
Ensino, Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia do Ensino e Aprendizagem
01/2001 - 06/2004
Ensino, Administração Hospitalar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Liderança
01/2001 - 06/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Enfermagem
01/2001 - 06/2003
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Nutrição
2003 - 2003
Ensino, Especialização em Educação Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia Ambiental

Faculdades associadas de Ariquemes, FAAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Atividades

07/2002 - 12/2003
Ensino, Administração de Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada
07/2002 - 12/2003
Ensino, Administração de Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada

Faculdades de Porto Velho, FIP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Atividades

03/2007 - 04/2007
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Pedagógica
08/2001 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento

Faculdades Integradas de Ariquemes, FIAR, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

01/1995 - 12/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia da Educação

Associação de Ensino Superior da Amazônia, AESA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Nenhum, Carga horária: 0
Outras informações
Ministrou Disciplina FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA APLICADOS À APRENDIZAGEM. CH 24. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em PSICOLOGIA ESCOLAR E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS.


Secretaria do Estado da Educação de Rondônia, SEDUC/RO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino de 1º e 2º Graus, Carga horária: 40

Atividades

04/1993 - 03/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia Geral e do Brasil
04/1993 - 03/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia de Rondônia
Geografia Geral e do Brasil


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento Humano

Objetivo: Compreender o desenvolvimento do ser humano numa perspectiva holistica fenomenológica, tendo como ponto de discussão a qualidade das relações humanas e a profilaxia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Palavras-chave: Ética; Valores; Desenvolvimento Humano; Saúde.
2.
Aprendizagem e Educação

Objetivo: Estudar os processos de aprendizagem compreendendo, entre eles, a dinâmica do cotidiano escolar e o envolvimento dos atores escolares (alunos, professores, técnicos, familiares, gestores) no processos de ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Psicologia escolar; inclusão; Educação Compensatória, Pobreza, Discriminação, Pr.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Representações de si e vergonha moral no fracasso escolar de universitários
Descrição: A temática do fracasso escolar tem sido motivo de preocupação de muitas pesquisas no campo da Psicologia Escolar e Educacional. Compreender tal situação a partir do ponto de vista de seus diversos atores é fundamental para se entender a complexidade do cotidiano escolar, como postula a Psicologia Escolar Crítica. Nessa perspectiva, espera-se que os diversos campos do saber psicológico concorram para tal compreensão, e a Psicologia Moral tem contribuído com estudos acerca do desenvolvimento moral, valores e afetos na escola, entre outros. Este trabalho, inserido no campo da Psicologia Moral, pretende compreender o fracasso escolar, aqui tomado na perspectiva da reprovação e/ou desistência, de universitários de uma instituição pública federal do Norte catarinense. A pesquisa é fenomenológica com método misto, quanti-qualitativo (questionário semiaberto) e um dilema moral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Formação em Psicologia Escolar: um estudo de caso.
Descrição: O projeto pretende verificar empiricamente o modo de atuação dos profissionais que concluíram a Pós-Graduação em Psicologia Escolar do CEPEFOP/UNIR, entre 2007 e 2009, para saber a ressonância prática das reflexões teóricas produzidas no âmbito dessa especialização e os reflexos diretos no cotidiano escolar. Além dos psicólogos, os gestores das escolas onde trabalham esses profissionais de Psicologia também serão entrevistados no intuito de constatar algum processo de mudança gerado na escola a partir dos estudos e das práticas realizados por esses psicólogos durante o período da Especialização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Coordenador / Iracema N. Cecílio Tada - Integrante / Claudir Paulo Loch Junior - Integrante / Luciano Sérgio de Sousa Guedes - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
2009 - 2010
Personalidade Moral Ecológica em Adolescentes de Porto Velho
Descrição: O projeto se propõe a compreender aspectos da personalidade moral dos adolescentes de Porto Velho, envolvendo 106 adolescentes nas faixas etárias de 15, 16 e 17 anos, em escolas da rede pública estadual, utilizando como tema de investigação Caso das Usinas do Madeira e a partir de Dilemas Morais (Piaget 1932/1994)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Coordenador / Junior Cesar Minin - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2009 - 2010
O Psicólogo deixa de atuar na escola: o que está acontecendo?
Descrição: Essa pesquisa nos possibilitará conhecer os motivos pelos os quais o psicólogo escolar da rede de ensino de Porto Velho/RO, tem optado por deixar de atuar na escola, identificando os problemas encontrados para sua atuação frente à complexidade do cotidiano escolar, colaborando para reflexões sobre a formação inicial, continuada e políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Integrante / Iracema N. Cecílio Tada - Coordenador / Lidiane Ferreira Leite - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2009
Conhecendo o Psicologo Escolar de Porto Velho/RO: formação e práticas
Descrição: A pesquisa pretende conhecer a formação e atuação do psicólogo escolar na rede de ensino de Porto Velho/RO, identificando suas reais necessidades frente à complexidade do cotidiano escolar, colaborando para a reflexão sobre a formação inicial e continuada deste profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Integrante / Iracema N. Cecílio Tada - Coordenador / Iuna Pereira Sapia - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2008
Inclusão Escolar: um desafio para nossas escolas. Desvelando algumas relações sociais na escola.
Descrição: Esta pesquisa de cunho qualitativa analisa como está ocorrendo o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em cinco escolas públicas e duas particulares da rede de ensino regular de Porto Velho/RO. Como instrumentos para coleta de dados utilizaram-se: diário de campo, entrevista semi-estruturada gravada em áudio com os professores e equipe técnica e observação participante nas salas de aula com aluno incluído. Constatou-se a falta de informação sobre educação inclusiva dos profissionais, a presença de barreiras arquitetônicas e atitudinais dificultando o acesso e a permanência destes alunos, bem como o desconhecimento da equipe a respeito de como se deu o processo de inclusão em sua escola e a busca de ações solitárias para a inclusão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Integrante / Maria Hercília Rodrigues Junqueira - Integrante / Iracema N. Cecílio Tada - Coordenador / DUARTE, Luciana Fernandes - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2007
Desvendando a Queixa Escolar
Descrição: A partir de uma análise histórico-crítica da situação escolar e das diversas versões sobre o encaminhamento das queixas escolares para o psicólogo, e considerando as vozes do próprio aluno, de sua família e de sua escola, esta pesquisa tem como objetivo geral, analisar os encaminhamentos de queixa escolar ao Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Rondônia. E ainda como objetivos específicos: Identificar os tipos de queixas escolares encaminhadas; Investigar os tipos de atendimentos realizados; Analisar os resultados desses atendimentos; Verificar o período de espera para a realização do atendimento; Realizar o levantamento dos alunos que não receberam atendimento; e verificar a procedência da criança (escola/bairro), faixa etária e nível sócio-econômico-cultural. Os resultados apontaram para os seguintes aspectos: a principal queixa divide-se entre problemas de aprendizagem e de atitude, especialmente agressividade; a grande clientela de nível sócio econômico pobre, introjeta o estígma de criança problema, atribuindo toda a responsabilidade pelo fracasso escolar à mesma e à sua própria família. O atendimento no SPA da UNIR aconteceu, no período estudado (1993-2006), em duas linhas: Psicopedagogia e Ludoterapia de base rogeriana. Em Psicopedagogia era feitos Psicodiagnósticos com encaminhamento para neurologistas e/ou fonoaudiólogos nos casos que não eram considerados ?emocionais? e atendimento clínico para os demais casos. Na ludoterapia, que aconteceu em grupos de crianças e individualmente, não era feito psicodiagnóstico. Em ambos os tratamentos o aspecto de análise e acompanhamento não se estendia nem aos pais nem à escola e seus atores, colaborando com o processo de estigma, preconceito e medicalização das crianças encaminhadas ao SPA, assim como ocorre em outras instituições brasileiras. Acreditamos que a clarificação dos dados e sua análise à luz da Psicologia Escolar crítica, possam servir de base para a discussão de um Serviço de Psicologi.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Coordenador / Maria Hercília Rodrigues Junqueira - Integrante / Iracema N. Cecílio Tada - Integrante / NAKAMURA, Mariana Sathie - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2006 - 2007
Inclusão Escolar: um desafio para nossas escolas
Descrição: O objetivo do projeto é conhecer o cotidiano escolar do Ensino Regular em Porto Velho/RO, em escolas da rede pública e privada, que possuem alunos com deficiência incluídos, buscando compreender a maneira como a escola se organiza para receber este aluno e como interage com ele. Tendo como objetivos específicos: Levantar o número de alunos incluídos por série, idade e tipo de deficiência; Investigar como está ocorrendo o processo de inclusão escolar; Descrever a estrutura física das escolas; Analisar a formação do professor que tem aluno incluído; Identificar as necessidades educativas do aluno incluído; Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas; Analisar as relações sociais estabelecidas na escola com o aluno com deficiência. Acreditamos que essa pesquisa poderá produzir informações valiosas sobre como está ocorrendo o processo de inclusão escolar em nosso município. Desta forma, poderemos identificar possíveis entraves para uma melhor efetivação deste processo, refletindo em conjunto com a comunidade escolar as possíveis estratégias de intervenção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Integrante / Maria Hercília Rodrigues Junqueira - Integrante / Iracema N. Cecílio Tada - Coordenador / Tânia Gonçalves Melo - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Apresentação em Público
Descrição: O projeto visa subsidiar Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, quanto à comunicação interpessoal profissional e a apresentação em público (reuniões, projetos, eventos). Dará suporte nas questões didáticas, uso de multimídia, estruturação de apresentações e demais aspectos da dinâmica institucional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Conversando sobre ansiedade com alunos, professores e técnicos educacionais do Centro Tecnológico de Joinville - UFSC
Descrição: O projeto visa abordar as causas, consequências e técnicas de enfrentamento da ansiedade, um problema relevante nas instituições educacionais contemporâneas, através de palestras e grupos na abordagem da Psicologia Escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Coordenador / Gabriela Sagebin Bordini - Integrante / Jamile Fantin - Integrante.
2017 - 2017
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para alunos do Programa de Educação Tutorial Engenharias da Mobilidade CTJ/UFSC
Descrição: Este projeto se destina a realizar um programa de desenvolvimento pessoal com os participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Centro de Engenharias da Mobilidade (CEM), do Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina. Tal atividade foi motivada pela solicitação do Coordenador do PET CEM, e cumpre objetivos especificados nos Incisos I, II, III e V do Art. 2º da Portaria N. 976 de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre a constituição e funcionamento dos grupos do PET. Tendo como suporte para os encontros conhecimentos da psicologia de grupos e da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers, serão realizados 10 encontros mensais, entre os meses de março e dezembro de 2017, com duração aproximada de 60 a 90 minutos. Acredita-se que, a partir de vivências de autoconhecimento e interrelação grupal, os sujeitos possam desenvolver suas habilidades para gerenciar o cotidiano, pessoal e futuramente profissional, bem como, agir com eficácia na resolução de problemas, especialmente naqueles que são, além de cognitivos, emocionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Coordenador.
2016 - 2016
Técnicas de Apresentação em Público
Descrição: Tem por objetivo desenvolver habilidades e competências para se apresentar em público e participar de entrevistas de seleção profissional, bem como elaborar e apresentar adequadamente um currículo profissional, nos estudantes dos Cursos de Engenharia do Centro de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e elaborar material técnico pedagógico para dar suporte aos mesmos, seja em cursos presenciais ou on-line..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Integrante / Janaina Renata Garcia - Integrante / Marcos Alves Rabelo - Coordenador / Sérgio Junichi Idehara - Integrante.
2015 - 2017
Chegadas e Partidas: preparação de acadêmicos para uma experiência internacional
Descrição: Auxílio aos estudantes do Centro de Engenharias da Mobilidade de Joinville na importante vivência interdisciplinar do Ciência Sem Fronteiras com auxílio nas Diretrizes do intercâmbio de estudos, preparação psicológica, leitura e produção textual, organização e técnicas de estudo, planejamento e organização financeira e desenvoltura em conversação e conhecimento da cultura local do país de destino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Coordenador / Elisete Santos da Silva Zagheni - Integrante / Andrea Holz Pfutzenreuter - Integrante / Janaina Renata Garcia - Integrante / Luciana Reginato Dias Sachetti - Integrante.
2014 - 2014
Psicologia Escolar no Centro Tecnológico de Joinville: Orientação Profissional e Suporte Psicológico
Descrição: Desenvolver no CEM atividades pertinentes à Psicologia Escolar que se ocupa da instrumentalização da prática dos conhecimentos que possam ser úteis ao processo educacional. As ações serão desenvolvidas em 03 grupos, cuja constituição, de até 20 (vinte) sujeitos será realizada por indicações da Coordenadoria de Assistência Estudantil e por inscrição voluntária de estudantes mediante divulgação da atividade na comunidade acadêmica. Os grupos se denominam e tem como objetivo: 1) Grupo de Orientação Profissional; 2) Grupo de Aconselhamento Psicológico; 3) Grupo de Técnicas de Estudo. Cada grupo terá 01 (um) encontro semanal de duração entre 1hora e 1hora30min. Os grupos serão realizados entre os meses de Abril a Junho e Setembro a Novembro, perfazendo 12 encontross com cada grupo e podendo atingir até 120 (centro e vinte) estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Coordenador.
2005 - 2008
A Formação Profissional do Aluno do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia
Descrição: Este projeto teve como objetivo estimular a compreensão dos acadêmicos da UNIR acerca da necessidade da formação terapeutica e não só acadêmica, através de processo terapeutico individual ou grupal com profissional já atuante no mercado de trabalho de Porto Velho (RO). Para tanto, buscou-se junto a estes profissionais aqueles que se dispunham a fazer atendimentos gratuitos para alunos do Curso de Psicologia da UNIR sem condições de arcar financeiramente com o procedimento. O Projeto acompanhou durante dois anos os atendimentos que foram realizados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - 2018
I Concurso Literário da UFSC-Joinville
Descrição: O projeto destina-se a realizar o primeiro concurso de poesias do Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina. O Concurso foi realizado entre os meses de abril e maio de 2018 e contou com a classificação de 13 participantes que tiveram suas obras publicadas no livro POEMAS POR TODA PARTE..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Integrante / Pedro Alberice da Rocha - Coordenador.
2018 - 2018
Tradução Literária: textos ficcionais e poéticos
Descrição: O projeto convida alunos das séries iniciais dos cursos do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a leitura, discussão e tradução de obras literárias ficcionais e poéticas, da língua portuguesa para a língua inglesa, com vistas à publicação de um livro com as traduções das mesmas. Considera-se que ao traduzir, discutindo a estrutura literária e a estrutura de ambas as línguas, se esteja contribuindo para a formação de nossos estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Vanessa Aparecida Alves de Lima - Coordenador / Pedro Albeirice da Rocha - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Editora Veloso
2012 - Atual
Periódico: Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Psicologia. Teoria e Pesquisa
2011 - 2011
Periódico: Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)
2010 - 2010
Periódico: Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)
2011 - 2011
Periódico: Fractal: Revista de Psicologia
2016 - 2016
Periódico: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
2012 - 2012
Periódico: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
2013 - 2013
Periódico: Psico-USF (Impresso)
2013 - 2013
Periódico: Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)
2013 - 2013
Periódico: Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)
2014 - 2014
Periódico: Revista Veras
2013 - 2013
Periódico: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
2013 - 2013
Periódico: Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)
2014 - 2014
Periódico: Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)
2018 - 2018
Periódico: Organização & Sociedade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
LIMA, V. A. A.  Data: 01/05/2007

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
LIMA, Vanessa  Data: 01/11/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MININ, J. C.2018MININ, J. C. ; LIMA, V. A. A. . Psicologia Escolar: breve histórico na construção de perspectivas críticas no Brasil. Saberes da Amazônia, v. 3, p. 101-118, 2018.

2.
LABADESSA, VANESSA MILANI2017LABADESSA, VANESSA MILANI ; LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE . Queixa escolar: repercussões na escola a partir do atendimento psicológico. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 21, p. 369-377, 2017.

3.
MININ, J. C.2017MININ, J. C. ; LIMA, V. A. A. . Psicologia Moral e Ecologia: breve revisão. Olhar Científico, v. 3, p. 445-462, 2017.

4.
JUNQUEIRA, M. H. R.2016JUNQUEIRA, M. H. R. ; SOUZA, P. D. M. ; LIMA, V. A. A. . A percepção de familiares de ex-encarcerados sobre a experiência do cárcere e do processo de inclusão social. Mnemosine (Rio de Janeiro), v. 11, p. 74-99, 2016.

5.
PENAFIEL, KELLY JESSIE QUEIROZ2016 PENAFIEL, KELLY JESSIE QUEIROZ ; LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE . Representações de si e sentimento moral: uma pesquisa sobre fracasso escolar. Educação (Rio Claro. Online), v. 26, p. 365-381, 2016.

6.
LABADESSA, V. M.2016LABADESSA, V. M. ; LIMA, V. A. A. . Breve revisão da atuação do psicólogo escolar no Brasil. Revista de Educação Tencológica e Científica - EDUTEC, v. 01, p. 63-80, 2016.

7.
LIMA, V. A. A.2016LIMA, V. A. A.; GUEDES, L. S. S. ; LOCH, Claudir Paulo (Jr.) ; TADA, I. N. C. . Formação em Psicologia Escolar: um estudo de caso. Olhar Científico, v. 2, p. 260-281, 2016.

8.
JUNQUEIRA, M. H. R.2016JUNQUEIRA, M. H. R. ; LIMA, V. A. A. . Navegando por alguns mares da autorregulação: as teorias de Goldstein, Neil, Perls, Reich, Rogers e Maslow. Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica, v. 3, p. 35-52, 2016.

9.
JUNQUEIRA, M. H. R.2016JUNQUEIRA, M. H. R. ; LIMA, V. A. A. ; ALENCAR, F. B. ; TADA, I. N. C. . A inclusão social de encarcerados e ex-apenados. ESTUDOS CONTEMPORANEOS DA SUBJETIVIDADE, v. 6, p. 271-282, 2016.

10.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2015LIMA, V. A. A.. Vinte Poemas de Amor: uma leitura da angústia na perspectiva freudiana. Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica, v. 2, p. 14-29-29, 2015.

11.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2014LIMA, V. A. A.; NASCIMENTO, M. F. ; SOUZA, A. C. R. ; SANTOS, G. F. . A Indisciplina no Ambiente Escolar e a Atuação do Orientador Escolar. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 9, p. 89-105, 2014.

12.
MININ, J. C.2014MININ, J. C. ; LIMA, V. A. A. . Juízo Moral Ecológico em Adolescentes de Porto Velho. SCHÈME: REVISTA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICAS, v. 06, p. 133-157, 2014.

13.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2014LIMA, V. A. A.. Ecologia: ações políticas, sociais e governamentais. Glocal, v. 4, p. 48-50, 2014.

14.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2013LIMA, V. A. A.; FERREIRA, T. N. . Juízo Moral Ecológico de Professores do Ensino Fundamental de Porto Velho. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 5, p. 61-95, 2013.

15.
TADA, I. N. C.2012TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. ; MELO, T. G. ; TOMOTANI, D. Y. . Conhecendo o processo de inclusão escolar em Porto Velho (RO). Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 28, p. 29-34, 2012.

16.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2012LIMA, V. A. A.; MACHADO, A. ; MACHADO, N. V. R. ; CORREA, P. V. . Grupos na Escola - discutindo a queixa escolar a partir da Psicologia Escolar Crítica. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE), v. 42, p. 00-00, 2012.

17.
MELO, F. M.2011MELO, F. M. ; KOGIEN, M. ; LIMA, V. A. A. . Unidade de Terapia Intensiva: Diálogo Interdisciplinar com a Análise Institucional. Mnemosine (Rio de Janeiro), v. 07, p. 157-169, 2011.

18.
FONTES, D. C.2011FONTES, D. C. ; LIMA, V. A. A. . A escola segundo alunos do ensino médio de Porto Velho-RO. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 15, p. 71-79, 2011.

19.
QUEIROZ, K. J. M.2011 QUEIROZ, K. J. M. ; LIMA, V. A. A. . Método Clínico piagetiano nos estudos sobre Psicologia Moral: o uso de dilemas. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 3, p. 110-131, 2011.

20.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2010LIMA, V. A. A.; KRÜGER, W. N. ; REIS, F. B. . Sexualidade na Empresa: aspectos psicológicos e legais. Olhar Científico, v. 01, p. 40-53, 2010.

21.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2010 LIMA, V. A. A.. Ecologia e Juízo Moral: Vozes de Líderes Ambientais em Rondônia. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 1, p. 464-477, 2010.

22.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2010LIMA, V. A. A.; CHAGAS, D. S. A. ; MARQUES, F. L. L. ; VIANA, J. J. B. ; MONTES, M. C. M. ; MOURA, M. M. C. ; SILVA, A. A. M. . Clínica-Escola: um olhar da Psicologia Institucional sobre o Serviço de Psicologia Aplicada da UNIR. Mnemosine (Rio de Janeiro), v. 6, p. 144-163, 2010.

23.
SAPIA, I. P.2010SAPIA, I. P. ; TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. . Psicologia Escolar em Rondônia: formação e práticas. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. XIV, p. 333-340, 2010.

24.
OLIVEIRA, D. L. de2010OLIVEIRA, D. L. de ; JENSEN, R. G. D. ; LIMA, V. A. A. . Educação a distância para pessoas com deficiência auditiva. Olhar Científico, v. 01, p. 314-331, 2010.

25.
NAKAMURA, M. S.2008NAKAMURA, M. S. ; LIMA, V. A. A. ; TADA, I. N. C. ; JUNQUEIRA, M. H. R. . Desvendando a Queixa Escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da UNIR. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 12, p. 423-429, 2008.

26.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2005LIMA, V. A. A.. Alimentos, Desejo, Consumo e Obesidade. Psicologia Brasil, São Paulo - SP, v. nº 26, n.Ano 3, p. 36-39, 2005.

27.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2004LIMA, V. A. A.. De Piaget a Gilligan: Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia - um caminho para o estudo das virtudes. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), Brasília, v. 3, n.2004, p. 12-23, 2004.

28.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2003LIMA, V. A. A.. O Dito Pelo Não Dito: considerações acerca do currículo oculto.. Primeira Versão (UFRO), Porto Velho (Rondônia), v. Nº 172, n.Ano III, p. 02-05, 2003.

29.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2002LIMA, V. A. A.. A Relação Professor-Aluno: livres reflexões de uma professora. Norte (Rolim de Moura), Rolim de Moura (Rondônia), v. Nº 05, n.Ano IV, p. 111-117, 2002.

30.
LIMA, V. A. A.;LIMA, VANESSA APARECIDA ALVES DE2001LIMA, V. A. A.. A Precocidade do Processo de Alfabetização. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília - DF, v. 21, n.2, p. 28-35, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, P. A. (Org.) ; LIMA, V. A. A. (Org.) ; UFSC-JVLLE, D. P. I. C. P. (Org.) . POEMAS POR TODA PARTE. 1. ed. Gurupi/TO: Editora Veloso, 2018. v. 100. 66p .

2.
LIMA, V. A. A.. ANÁLISE INSTITUCIONAL: ENSAIOS TEÓRICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. v. 100. 260p .

3.
LIMA, V. A. A.; PEREIRA, Rosa M. C. (Org.) . RECORTES TEÓRICOS PRÁTICOS DA PSICOLOGIA. 1ª. ed. Curitiba - Paraná (PR): CRV, 2011. v. 1000. 186p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, F. L. F. ; COSTA, C. C. ; LIMA, V. A. A. . Um olhar institucional sobre os universitários. In: Vanessa Aparecida Alves de Lima. (Org.). ANÁLISE INSTITUCIONAL: ENSAIOS TEÓRICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 85-112.

2.
FONTES, D. C. ; LIMA, V. A. A. . Aprendizagem escolar segundo alunos adolescentes em Porto Velho - RO. In: ZIBETTI, Marli Lucia Tonatto; URNAU, Lílian Caroline. (Org.). Jovens/adolescentes em processos educativos: contribuições da psicologia escolar.. 1ªed.Porto Velho - RO: EDUFRO, 2016, v. , p. 48-57.

3.
TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. ; SAPIA, I. P. ; NEVES, P. U. S. . Atuação do psicólogo na rede pública de educação de Rondônia. In: SOUZA, Marilene Proença Rebello de; SILVA, Silvia Maria Cintra; YAMAMOTO, Kátia.. (Org.). Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafi os. 1ªed.Uberlândia - MG: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2014, v. 1º, p. 79-98.

4.
DONATO, Sandra. E. M. (In Memorian) ; LIMA, V. A. A. ; TADA, I. N. C. . O processo de inclusão na visão de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. In: LIMA, V. A. A.; PEREIRA, R. M. C.. (Org.). Recortes Teóricos práticos da Psicologia. 1ªed.Curitiba - Paraná (PR): CRV, 2011, v. 1º, p. 91-103.

5.
LIMA, V. A. A.. A virtude do perdão segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos.. In: LIMA, V. A. A.; PEREIRA, R. M. C.. (Org.). Recortes Teóricos Práticos da Psicologia. 1ªed.Curitiba - Paraná (PR): CRV, 2011, v. 1º, p. 105-114.

6.
LIMA, V. A. A.; SOUZA, Ana Maria de Lima ; MATOS, L. A. L. ; JUNQUEIRA, M. H. R. . O conceito do psicólogo na formação do Curso de Psicologia. In: SOUZA, A. M. L.; RODRIGUES, M.. (Org.). Educação Superior: Política e Formação. 1ªed.Curitiba: CRV, 2011, v. 01, p. 27-44.

7.
LIMA, V. A. A.; TADA, I. N. C. . A psicologia escolar crítica numa experiência de supervisão em estágio curricular. In: SOUZA, A. M. L.; RODRIGUES, M.. (Org.). Educação Superior: Política e Formação. 1ªed.Curitiba, PR: CRV, 2011, v. 1º, p. 45-57.

8.
LIMA, V. A. A.. A formação da personalidade moral ecológica. In: Organização do Coletivo de Docentes do MAPSI - Programa de Mestrado em Psicologia da Univ. Federal de RO. (Org.). PSICOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS NA REALIDADE AMAZÔNICA. 1ªed.São Carlos e Porto Velho: Pedro & João Editores e EDUFRO, 2009, v. 01, p. 199-223.

9.
LIMA, V. A. A.. Ética e Valores na Educação Infantil. In: BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; AMARAL, Nair Ferreira Gurgel do; VELANGA, Carmen Tereza.. (Org.). Reflexões e Sugestões Práticas para Atuação na Educação Infantil. 1ªed.Campinas, SP: Alínea, 2008, v. 001, p. 79-89.

10.
LIMA, V. A. A.. A Generosidade Segundo Sujeitos de 6, 9 e 12 Anos. In: Ronilda Ribeiro; Miguel Nenevé; Marilene Proença. (Org.). Psicologia e Saúde na Amazônia: pesquisa e realidade brasileira. 1ªed.São Paulo (SP): Casa do Psicólogo, 2003, v. , p. 15-37.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, V. A. A.; REGO, M. S. . A Área Técnico-Pedagógica da Educação Profissional. Revista de Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação, Porto Velho (Rondônia), , v. Nº 01, p. 13 - 14, 01 ago. 2000.

2.
LIMA, V. A. A.. Alerta aos Educadores. Jornal O ESTADÃO, Porto Velho (Rondônia), , v. Cad 2, p. 02 - 02, 16 jul. 2000.

3.
ALOISE, M. ; LIMA, V. A. A. . O Teste de Machover e a estruturação da auto-imagem de filhos de portadores do Mal de Hansen. Revista de Psicologia Hospitalar de Rondônia, Porto Velho (RO), p. 24 - 27, 01 ago. 1999.

4.
LIMA, V. A. A.. As Bases Sociais. Jornal O ESTADÃO, Porto Velho (Rondônia), , v. N 3476, p. 02 - 02, 17 dez. 1992.

5.
LIMA, V. A. A.; ALOISE, M. . Psicologia Hospitalar e a Vida. Jornal O ESTADÃO, Porto Velho (Rondônia), , v. N 3476, p. 02 - 02, 17 dez. 1992.

6.
LIMA, V. A. A.. Três Modos de Encarar o Aluno Pobre. Jornal O ESTADÃO, Porto Velho (Rondônia), , v. N 3484, p. 02 - 02, 21 out. 1992.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, K. J. M. ; LIMA, V. A. A. . Fracasso Escolar: breve histórico e atualidades. In: I Seminário de Psicologia: Pesquisas em Educação e Saúde (SEP), 2011, Porto Velho (Rondônia - RO). Anais do I SEP - Seminário de Psicologia. Tema: Pesquisas em Educação e Saúde, 2011. p. 61-72.

2.
NERES, Samara H. L. ; LIMA, V. A. A. . Ética e Moral na sala de aula: estudo sobre uma prática pedagógica transversal.. In: I CEGRA - Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica, 2011, Porto Velho - RO. Anais do I CEGRA - Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica, 2011. v. 01. p. 40-55.

3.
LIMA, V. A. A.. A Psicologia Moral na Obra de Jean Piaget. In: I CEGRA - Congresso de Epistemologia Genética da Amazônia, 2011, Porto Velho - RO. Anais do I CEGRA - Congresso de Epistemologia Genética da Amazônia, 2011. v. 01. p. 02-39.

4.
MILANI, V. ; MININ, J. C. ; LIMA, V. A. A. . Ecologia e Psicologia: relação possível e necessária. In: II MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA UNIJIPA, 2009, Jí-Paraná / Rondônia (RO). Anais da II Mostra Acadêmico-Científica, Jí-Parana, RO., 2009. v. 01. p. 682-696.

5.
LIMA, V. A. A.. Ética e Valores na Educação Infantil. In: I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: COMPROMISSOS E RESPONSABILIDADES, 2006, Porto Velho. I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: COMPROMISSOS E RESPONSABILIDADES. Porto Velho - Rondônia: EDUFRO, 2006. v. I. p. 127-143.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, V. A. A.; QUEIROZ, K. J. M. . Desenvolvimento Humano e a Importância da Escolarização. In: I Seminário de Psicologia: Pesquisas em Educação e Saúde, 2011, Porto Velho (Rondônia - RO). Anais do I SEP - Seminário de Psicologia. Tema: Pesquisas em Educação e Saúde, 2011. p. 177-181.

2.
GUEDES, L. S. S. ; LIMA, V. A. A. ; TADA, I. N. C. . Avaliação da Prática Profissional com Gestores Educacionais. In: XX Seminário Final do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica PIBIC/UNIR/CNPq, 2011, Porto Velho (RO). Revista Pesquisa & Criação - Número Especial. Porto Velho (RO): PIBIC/UNIR, 2011. v. 10. p. 737-745.

3.
LOCH, Claudir Paulo (Jr.) ; LIMA, V. A. A. ; TADA, I. N. C. . Mudanças na Prática Profissional de Psicólogos Escolares. In: XX Seminário Final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UNIR/CNPq, 2011, Porto Velho (RO). Revista Pesquisa & Criação - Número Especial. Porto Velho (RO): PIBIC/UNIR, 2011. v. 10. p. 730-735.

4.
LEITE, L. F. ; TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. . Conhecendo o Ex-Psicólogo Escolar: O Psicólogo deixa de atuar na escola: o que está acontecendo?. In: XIX Seminário Final de Iniciação Científica do PIBIC, 2010, Porto Velho. REVISTA PESQUISA & CRIAÇÃO - Número Especial - Resumos Expandidos do XIX Seminário Final de Iniciação Científica do PIBIC. Porto Velho - RO: EDUFRO, 2010. v. 09. p. 429-436.

5.
MININ, J. C. ; LIMA, V. A. A. . Personalidade Moral Ecológica em Adolescentes de Porto Velho (RO). In: XIX Seminário Final de Iniciação Científica do PIBIC, 2010, Porto Velho (RO). REVISTA PESQUISA & CRIAÇÃO - Periódico Especial. Resumos Expandidos do XIX Seminário Final de Iniciação Científica do PIBIC. Porto Velho (RO): EDUFRO, 2010. v. 09. p. 913-921.

6.
TOMOTANI, D. Y. ; TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. ; JUNQUEIRA, M. H. R. . Inclusão Escolar: um desafio para nossas escolas. Conhecendo a realidade em nossas escolas.. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Rondônia, 2008, Porto Velho - RO. Revista Pesquisa e Criação, 2008.

7.
DUARTE, L. F. ; TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. ; JUNQUEIRA, M. H. R. . Inclusão Escolar: um desafio para nossas escolas. Desvelando algumas relações sociais na escola.. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Rondônia, 2008, Porto Velho - Rondônia. Revista Pesquisa e Criação, 2008.

8.
SAPIA, I. P. ; TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. . O Psicólogo Escolar: a realidade de Porto Velho. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2008, Porto Velho (RO). Anais do XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2008. p. 346-351.

9.
SAPIA, I. P. ; TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. . Conhecendo o Psicólogo Escolar de Porto Velho/RO: Formação e Práticas. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da PROPEX - UNIR, 2008, Porto Velho - RO. Anais do XVIII Seminário de Iniciação Científica da PROPEX - UNIR, 2008. v. 01. p. 329-331.

10.
NAKAMURA, M. S. ; LIMA, V. A. A. ; JUNQUEIRA, M. H. R. ; TADA, I. N. C. . Desvendando a Queixa Escolar. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UNIR, 2007, Porto Velho - Rondônia (RO). Revista Pesquisa e Criação, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAPIA, I. P. ; TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. . Conhecendo o Psicólogo Escolar de Porto Velho: formação e práticas. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo (SP). Anais do IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009. p. 161-161.

Apresentações de Trabalho
1.
NERES, Samara H. L. ; LIMA, V. A. A. . Ética e Moral na sala de aula: estudo sobre uma prática pedagógica transversal.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, V. A. A.. A Psicologia Moral na Obra de Jean Piaget". 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TADA, I. N. C. ; SAPIA, I. P. ; LIMA, V. A. A. . Conhecendo o Psicólogo Escolar de Porto Velho/Rondônia: formação e práticas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, V. A. A.. Ecologia e Psicologia: relação possível e necessária 2009 (Site da Internet).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, V. A. A.. Comissão Científica do V Seminário de Pesquisa do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. 2017.

2.
LIMA, V. A. A.. Comissão Avaliadora na Área de Ciências Exatas e da Terra no 27º Sem. Inic. Cient. da UFSC. 2017.

3.
LIMA, V. A. A.. Comissão Avaliadora na Área de Ciências Exatas e da Terra no 26º Sem. de Inic. Cient. da UFSC. 2016.

4.
LIMA, V. A. A.. Comissão Avaliadora da área de Ciências Humanas do 25º Seminário de Iniciação Científica da UFSC. 2015.

5.
LIMA, V. A. A.. Avaliação Externa no IX Foro Científico Estudantil da UniSOCIESC - FOCIEST. 2015.

6.
LIMA, V. A. A.. Comissão Científica do IV Seminário de Psicologia do Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Rondônia. 2014.

7.
LIMA, V. A. A.. Comitê Científico do II Seminário de Psicologia do Mestrado em Psicologia da UNIR. 2012.

8.
LIMA, V. A. A.. Consultoria Ad hoc para o Comitê Técnico Científico Interno do PIBIC/UNIR/CNPq. 2011.

9.
LIMA, V. A. A.; PACÍFICO, J. M. ; TAMBORIL, M. I. B ; ZIBETTI, M. L. T. . Comissão Científica do IV Seminário de Educação - Interculturalidade e formação docente: desafios e possibilidades. 2011.

10.
LIMA, V. A. A.. Seminário de Pesquisa do Mestrado em Psicologia da UNIR - MAPSI. 2010.

11.
LIMA, V. A. A.. IX Salão de Iniciação Científica -COMFAAr. 2009.

12.
LIMA, V. A. A.. Membro da Comissão Científica do IV Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte & Nordeste. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, V. A. A.. Ensino, Aprendizagem e Relações Institucionais na Perspectiva da Psicologia Escolar Crítica. 2017. .

2.
LIMA, V. A. A.. Falar em Público e Apreentação de Trabalhos Acadêmicos. 2017. (Palestra).

3.
LIMA, V. A. A.. Psicologia do Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. 2014. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
MEDEIROS, M. A. V.; LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.. Participação em banca de Anélia de Souza Monteiro. Função paterna e autoridade para adolescentes em conflito com a lei no Estado de Rondônia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

2.
MEDEIROS, M. A. V.; LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.. Participação em banca de Keila Renata de Brito Frederichi. Aspectos subjetivos de adolescentes do sexo feminino que vivem em um abrigo de Rondônia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

3.
MEDEIROS, M. A. V.; LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.. Participação em banca de Edna Mônica da Silva Wobeto. A relação do feminino com a violência e a repetição. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GARCIA, T. R.; CARMINATTI, C. A.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Andreliza Faria. A educação e as novas tecnologias para o ensino EAD: dificuldades de aprendizagem em alunos da EJA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GARCIA, J. R.; PFUTZENREUTER, A. H.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Elisãngela Dagostini Beux. As metodologias ativas e o professor empreendedor. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
GARCIA, J. R.; GARCIA, T. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Janice Souza Mebs. Gamificando os setores da economia: uma perspectiva no ensino de Geografia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PFUTZENREUTER, A. H.; STAMM, D. K.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Juliana da Silva Fernandes. A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CARMINATTI, C. A.; RECOUVREUX, D. O. S.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Juliene Sabrina Ramos. A utilização de ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio de dois colégidos públicos estaduais de Joinville/SC. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
PFUTZENREUTER, A. H.; STAMM, D. K.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Lilian Miranda Godoy. O uso dos mapas conceituais na 3ª série do Ensino Fundamental I. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
GARCIA, T. R.; CARVALHO, P. L.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Rafael Rohden. O uso das tecnologias nas aulas de Educação Física escolar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.; SOUZA, Ana Maria de Lima. Participação em banca de Ana Maria Torres Feitosa. Relações Interpessoais e sua Contribuição na Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Federal de Rondônia.

9.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.; SOUZA, Ana Maria de Lima. Participação em banca de Nely de Sousa Freitas. Leitura no Cárcere: a visão do mundo além das grades. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Federal de Rondônia.

10.
TADA, I. N. C.; LIMA, V. A. A.; MATOS, L. A. L.. Participação em banca de Luanna Oliveira Freitas. Práticas Psicológicas na Escola Especial e a Interface com a Educação Inclusiva. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.

11.
TADA, I. N. C.; LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.. Participação em banca de Lucilene Zanol. A Formação Inicial do Psicólogo Escolar em Porto Velho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.

12.
SOUZA, Ana Maria de Lima; TADA, I. N. C.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Ana Karla da Silva Feitoza. Relato de uma experiência de Grupo Operativo na escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.

13.
AMARAL, S. F. C.; DIAS, A. A.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Ricardo Borges Leite. A Primeira Regência. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CLOCK, D.; LIMA, V. A. A.; WINTERS, J. R. F.. Participação em banca de Karina Kempner.Análise do fluxo de Tomografia Computadorizada realizada pelo sistema público de saúde de um município do norte catarinense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Hospitalar) - Instituto Federal de Santa Catarina - Campus de Joinville.

2.
KOHLS, M. B.; CUNHA, J.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Gisele Tambosi.Gestão da Qualidade em Saúde: a identificação de não conformidades como ferramenta de gestão de qualidade em um hospital do Município de Joinville-SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Hospitalar) - Instituto Federal de Santa Catarina - Campus de Joinville.

3.
CUNHA, J.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Patrícia Eliane Junior Vaz.Análise da relevância dos convênios atendidos em um hospital privado da cidade de Joinville-SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Hospitalar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

4.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.; QUEIROGA, F. A. M.. Participação em banca de Italo Roberto Nunes de Oliveira.Como fazemos contato: polarização e conscientização em Gestalt-terapia". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.

5.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Odila Maria Miranda Oliveira.Situações inacabadas: o abuso sexual e suas conseqüências na vida adulta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

6.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Fernanda Lígia Leonardo Marques.Grupo de Mulheres: da expressão de sentimentos à awareness. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

7.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Jaiana Ramos de Carvalho.Adolescentes e depressão em uma abordagem gestaltica centrada: estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

8.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Verônica de Freitas Pereira.O esquecimento de si mesma: a eficácia das técnicas de gestalt-terapia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

9.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Donilde séfora Almeida das Chagas.Processo de cura por meio da Ludoterapia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

10.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Tânia do Socorro Silva da Silva.Ludoterapia com adolescentes na abordagem gestáltica: estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

11.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Nelzira Prestes da Silva Guedes.Morte violenta em famíia: os ecos do silêncio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

12.
JUNQUEIRA, M. H. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Tânia Gonçalves Melo.Terapia no Silêncio: da teoria á prática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

13.
ZIMMER, A. M.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Telma de Souza Lopes.Educação Ambiental nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho.

14.
ZIMMER, A. M.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Rosieane Dias Mendes de Almeida.Educação Ambiental: como se desenvolve a ação pedagógica na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho.

15.
SOUZA, Ana Maria de Lima; BATISTA, E. J.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Maria Rosilene Rabelo.Pedagogia Hospitalar: Evolução da Legislação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

16.
SOUZA, Ana Maria de Lima; LIMA, V. A. A.; SIQUEIRA, L. F.. Participação em banca de Fernanda Bordalo Reis.Alcances e Limites do Atendimento Pedagógico Domiciliar à Aluna Gestante no Município de Porto Velho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

17.
RODRIGUES, M.; PENHA, M. R.; LIMA, V. A. A.. Participação em banca de Francisca Dolores Ferreira Lopes.A escolarização do deficiente intelectual: um aprendizado para a escola e um avanço para a sociedade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho.

18.
ZIMMER, A. M.; LIMA, V. A. A.; TEZZARI, Tito (Jr.). Participação em banca de Ana Lucinda de Souza Moraes.Escolas Promotoras de Saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho.

19.
LIMA, V. A. A.; CANDIDO, W. O.; ZIMMER, A. M.. Participação em banca de Marlúcia Gonçalves da Trindade.A aprendizagem significativa nos métodos utilizados nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a teoria de David Ausubel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério dos Anos I) - Faculdade de Porto Velho.

20.
LIMA, V. A. A.; DIAS, M. R. N.; RODRIGUES, M.. Participação em banca de Márcia Cristina Ribeiro N. Silva.Relação escola/família: intervenções sobre violência doméstica física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério dos Anos I) - Faculdade de Porto Velho.

21.
LIMA, V. A. A.; JUNQUEIRA, M. H. R.; RODRIGUES, L. C.. Participação em banca de Camila Cordeiro de Lucena.Incesto: o pacto revelado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.

22.
WANDROSKI, S. F.; LIMA, V. A. A.; RODRIGUES, M.. Participação em banca de Eni Guimarães Pinto.A importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso em uma escola rural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho.

23.
LIMA, V. A. A.; DIAS, M. R. N.; WANDROSKI, S. F.. Participação em banca de Camila de França Lopes.Indisciplina na escola: o que pensam os professores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério dos Anos I) - Faculdade de Porto Velho.

24.
LIMA, V. A. A.; WANDROSKI, S. F.; DIAS, M. R. N.. Participação em banca de Rosângela Mara Barbosa Carneiro.Indisciplina e limites em sala de aula: um estudo realizado em uma sala de 2ª série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério dos Anos I) - Faculdade de Porto Velho.

25.
LIMA, V. A. A.; CANDIDO, W. O.; DIAS, M. R. N.. Participação em banca de Zenandria Nascimento de Lucena.A relação professor-aluno e a afetividade na sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério dos Anos I) - Faculdade de Porto Velho.

26.
LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.; MEDEIROS, M. A. V.. Participação em banca de Paulo Roberto da Cunha.Psicanálise e arte: uma luz sobre o fazer artístico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.

27.
LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.; MEDEIROS, M. A. V.. Participação em banca de Janaina Fernanda Santos da Costa.O olhar da sedução. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.

28.
LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.; MEDEIROS, M. A. V.. Participação em banca de Iolanda Lourdes de Lima.A linguagem na constituição do sujeito: uma visão psicanalítica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.

29.
LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.; MEDEIROS, M. A. V.. Participação em banca de Adriane do N. Soares.Relações amorosas: reflexos de uma construção subjetiva nos moldes da pós-modernidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.

30.
LIMA, V. A. A.; MATOS, L. A. L.; JUNQUEIRA, M. H. R.. Participação em banca de Goianésia Gimax Henrique.O jogo como recurso terapêutico no atendimento ao adolescente: uma experiência na abordagem centrada na pessoa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.

31.
LIMA, V. A. A.; TADA, I. N. C.; JUNQUEIRA, M. H. R.. Participação em banca de Tatiane Henrique de Oliveira.Grupo de adolescentes infratores:uma observação sobre a resistência em terapia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.

32.
LIMA, V. A. A.; TADA, I. N. C.; JUNQUEIRA, M. H. R.. Participação em banca de Patrícia Juliana dos Santos Nienow.A relação terapêutica na abordagem centrada na pessoa: um encontro de cura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.

33.
LIMA, V. A. A.; JUNQUEIRA, M. H. R.; MARINI, S. M. D.. Participação em banca de Ana Aurora de Barba.O ser criança no espaço da ludoterapia: uma aobrdagem humanista fenomenológica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Psicólogo com Habilitação em Licenciat) - Universidade Federal de Rondônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZIBETTI, M. L. T.; LIMA, V. A. A.; PACÍFICO, J. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Magistério Superior. 2010. Universidade Federal de Rondônia.

2.
LIMA, V. A. A.; ZIBETTI, M. L. T.; TADA, I. N. C.; JUNQUEIRA, M. H. R.. Concurso Público para Professor Efetivo do Quadro Permanente da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. 2009. Universidade Federal de Rondônia.

3.
LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.; TADA, I. N. C.; JUNQUEIRA, M. H. R.. Concurso Público para Professor Substituto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. 2009. Universidade Federal de Rondônia.

4.
LIMA, V. A. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira do Magistério Público Superior da UEA. 2009. Universidade do Estado do Amazonas.

5.
LIMA, V. A. A.; TAMBORIL, M. I. B; TADA, I. N. C.; SOUZA, Ana Maria de Lima; JUNQUEIRA, M. H. R.. Concurso Público para Professor Efetivo do Quadro Permanente da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. 2008. Universidade Federal de Rondônia.

6.
LIMA, V. A. A.; CEDARO, J. J.; TADA, I. N. C.; JUNQUEIRA, M. H. R.. Concurso Público para Professor Substituto do Departamento de Psicologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2008. Universidade Federal de Rondônia.

Outras participações
1.
ZAGHENI, E. S. S.; PFUTZENREUTER, A. H.; LIMA, V. A. A.. Processo de Seleção para Professor Substituto 40 horas do CEM Joinville. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GARCIA, T. R.; SOETH, V. L.; LIMA, V. A. A.. Processo de Seleção para Professor Substituto 40 horas do CEM Joinville. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
CEDARO, J. J.; TADA, I. N. C.; LIMA, V. A. A.. Processo de Seleção para Professor Substituto 40 horas do Departamento de Psicologia da UNIR. 2008. Universidade Federal de Rondônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SEMANA ACADÊMICA DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM MOBILIDADE.Conversando sobre ansiedade: caracterização e estratégias de enfrentamento. 2017. (Simpósio).

2.
XLV Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia: Inovação no Ensino/Aprendizagem em Engenharia. A ética na engenharia: responsabilidade social e ambiental. 2017. (Congresso).

3.
II CONGRESSO NACIONAL DAS ENGENHARIAS DA MOBILIDADE - CONEMB 2015. Aptidão Profissional e Capactiação para a Vida. 2015. (Congresso).

4.
IV PROPESQ - WORKSHOP DE PROPOSTA SE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO.Ética na Acadêmica: pesquisa, publicações e plágios. 2015. (Seminário).

5.
IV ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR DA UnB.A Psicologia Escolar em Rondônia. 2012. (Encontro).

6.
ENCONTRO RONDONIENSE DE PSICOLOGIAS.A Psicologia Moral e a Obra de Jean Piaget.. 2011. (Encontro).

7.
I Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica. Ética e Moral na sala de aula: estudo sobre uma prática transversal.. 2011. (Congresso).

8.
I Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica. A Psicologia Moral na Obra de Jean Piaget. 2011. (Congresso).

9.
V SEMANA DE PSICOLOGIA DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES - FAAr.A Psicologia Moral na Obra de Jean Piaget. 2011. (Encontro).

10.
X COLÓQUIO PAULO FREIRE.Relações Interpessoais na escola e a escola das múltiplas relações. 2011. (Seminário).

11.
III MOSTRA ACADÊMICO CIENTÍFICA DA UNIJIPA - Globalização: Vivenciando a Diversidade.Ecologia e Psicologia: relação possível e necessária.. 2009. (Outra).

12.
III MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA UNIJIPA - Globalização: Vivenciando a Diversidade.As conseqüências do abuso sexual infantil em mulheres. 2009. (Encontro).

13.
IV JORNADA CIENTÍFICA DA FAROL.Contexto Contemporâneo: Desafios e Propostas de Novos Rumos na Formação de Professores. 2009. (Seminário).

14.
IV JORNADA CIENTÍFICA DA FAROL.As marcas do abuso sexual infantil. 2009. (Seminário).

15.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Conhecendo o Psicólogo Escolar de Porto Velho: formação e práticas.. 2009. (Congresso).

16.
Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial.Neurodesenvolvimento e Aprendizagem. 2007. (Outra).

17.
II ENCONTRO RONDONIENSE DE PSICOLOGIA ESCOLAR.Contribuições para a formação do Psicólogo Escolar (Mesa-redonda). 2007. (Encontro).

18.
SEMINÁRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA.Problemas de Aprendizagem e Intervenção Pedagógica (Mini-Curso). 2007. (Seminário).

19.
V COLÓQUIO PAULO FREIRE.A Contribuição da Obra de Jean Piaget para a Formação do Homem e sua Consciência Cidadã. 2006. (Seminário).

20.
I ENCONTRO RONDONIENSE DE PSICOLOGIA.Ecologia e Juízo Moral: Vozes da Liderança Ambiental em Rondônia. 2005. (Encontro).

21.
I JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.Ecologia e Juízo Moral: Vozes da Liderança Ambiental em Rondônia. 2005. (Seminário).

22.
PSICOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: CONTRIBUIÇÕES NA PESQUISA DA R REALIDADE BRASILEIRA.Ecologia e Juízo Moral: Vozes da Liderança Ambiental em Rondônia. 2005. (Seminário).

23.
III COMFAAR. Sexualidade na Empresa: aspectos psicológicos e legais. 2003. (Congresso).

24.
SEMINÁRIO DE PESQUISA.A Generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, V. A. A.; ZIBETTI, M. L. T. . I SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE. 2011. (Outro).

2.
JUNQUEIRA, M. H. R. ; LIMA, V. A. A. ; TADA, I. N. C. . II ENCONTRO RONDONIENSE DE PSICOLOGIA ESCOLAR. 2007. (Outro).

3.
JUNQUEIRA, M. H. R. ; TADA, I. N. C. ; LIMA, V. A. A. . I ENCONTRO RONDONIENSE DE PSICOLOGIA ESCOLAR. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Kelly Jessie Marques Queiroz. Representações de Si e Sentimentos Morais sobre Experiências de Fracasso Escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia (Mestrado)) - Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

2.
Vanessa Milani. Queixa Escolar: repercussões na organização escolar a partir do atendimento psicológico. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, . Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sérgio Murilo de Souza Filho. Horta-Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos no campo da educação ambiental. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

2.
Kamila Vieira. A utilização do PBL nos cursos de Engenharia do Brasil: uma análise bibliométrica. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

3.
Maciele Ferreira do Nascimento e Ana Carla Ribeiro de Sousa. A INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR E A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

4.
Márcia Noleto Pinto. O trabalho de grupo como estratégia de intervenção na instituição escolar: grupo de professores em foco. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

5.
Diana Campos Fontes. O significado da aprendizagem escolar para alunos do ensino médio regular na zona leste da cidade de Porto Velho-RO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

6.
Lucivaldo Evangelista de Souza. Ergonomia na sala de aula: estudo das condições ergonômicas na Faculdade São Lucas. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Centro Universitário São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

7.
Evaldo Silvan Duck de Freitas e Rosimar Ibiapina Baptista. Congruência e afetividade: estratégias para o aprendizado. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

8.
Sandra A. Villa Real e Zaira S. Wanderley. Alfabetização de Adultos. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

9.
Evandro C. C. Lobato e Felisberto R. da Silva. A importância do Futsal nas aulas de educação física nas séries iniciais - 3ª e 4ª séries. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tamara Neves Ferreira. Juízo Moral Ecológico de Professores do Ensino Fundamental de Porto Velho (RO). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério dos Anos I) - Faculdade de Porto Velho. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

2.
Denize Ávila Severo. Auto-avaliação docente: competências para ensinar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

3.
Sandra Elisabete S. M. Donato. A importância do professor na Inclusão Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

4.
Samara Helane Lima Neres. Ética e Moral: abordagem dos temas transversais dentro da sala de aula da escola pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

5.
Maristela Melo Barroso. Brincar na escola é coisa séria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

6.
Cerislei de Faria Pinheiro. Prática de Virtudes e Postura Pedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Porto Velho. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

7.
Fernanda Girotto do Rosário. Trabalho Criativo na Ala Pediátrica do Hospital 9 de Julho. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Hospitalar) - Faculdade São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

8.
Telma Maria de Lima Santana. A importância da comunicação terapêutica na área da enfermagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Hospitalar) - Faculdade São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

9.
Francisca Lopes de Oliveira Bentes. Análise do clima organizacional no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Diretoria Regional Noroeste. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Negócios) - Faculdade São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

10.
Rosilene Castro Bezerra. O nível de motivação no Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Pública) - Faculdade São Lucas. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

Iniciação científica
1.
Claudir Paulo Loch Junior. Mudanças na Prática Profissional de Psicólogos Escolares. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

2.
Luciano Sérgio de Sousa Guedes. Avaliação da Prática Profissional com Gestores Educacionais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

3.
Junior Cesar Minin. Personalidade Moral Ecológica em Adolescentes de Porto Velho (RO). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Programa de Bolsas de Iniciação Científica PROPESQ/UNIR. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.

4.
Mariana Sathie Nakamura. Desvendando a Queixa Escolar. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharel Em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Aparecida Alves de Lima.



Outras informações relevantes


Bolsista do CNPq entre os anos de 1991 e 1994, com pesquisas na área de Psicologia e Geografia
Coorganizadora do livro 'Poemas por toda parte' (Ed. Veloso, 2018), resultante do I Concurso Literário UFSC-Joinville.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 6:38:20