Walter Romero Menon Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4648237968516300
  • Última atualização do currículo em 17/02/2018


PROFESSOR ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA UFPR. Linha de pesquisa CNPQ: Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea. Areas de interesse: Estética, Filosofia da Arte, Filosofia da Técnica, com enfase na relação entre estética, teoria da linguagen, filosofia da técnica, teoria do conhecimento, bem como a relação entre estética e política. Autores de interesse: Danto, Goodman, Kant, Schiller, Rancière, A. Leroi-Gourhan, G. Simondon. Pós-doutorado sob supervisão de Bernadette Bensaude-Vincent em 2015 no CETCOPRA,CENTRE D'ETUDE DES TECHNIQUES DES CONNAISSANCES ET DES PRATIQUES Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne Directeur : M. Alain GRAS. Doutor em filosofia pela Universidade Paris VIII sob supervisão de Jacques Poulain. Autor pela editora l'Harmattan do livro l'Oeuvre d'Art, l'Expérience esthétique de la Vérité, 2010. Coordenador de subprojeto de Filosofia do PIBID- UFPR 2012-2013. Coordenador do Nectec, Núcleo de estudos de cultura da técnica departamento de Filosofia, UFPR. Membro do NAVIS, Núcleo de Artes Vísuais - departamento de História, UFPR. Membro do grupo SPECIES da Universidade Federal do Paraná e membro do Núcleo de Estudos de Semiótica e Comunicação NESECOM, UnB. Em 2011,Foi pesquisador de Pós-doutorado no NEVIS Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança do departamento de Sociologia da Universidade de Brasilia, vinculado ao INCT VIOLÊNCIA, DEMOCRACIA E SEGURANÇA CIDADÃ, com o projeto: ENTRE POLITICA E POLICIA (Comunicação e experiência estética na construção da democracia, CAPES/CNPQ). Coordenador Profa. Dra. Maria Stella Grossi Porto. Desde 1998 atua como artista plástico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Walter Romero Menon Junior
Nome em citações bibliográficas
MENON JUNIOR, W. R.;walter Romero Menon Jr

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, departamento de filosofia.
Rua Dr. Faivre, 405 - 6º andar - Ed. D. Pedro II
centro
80060-140 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33605098


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em doutorado em filosofia.
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
Título: L??UVRE D?ART COMME EXPERIENCE DE VERITE Art et philosophie à l?épreuve du ready-made, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Jacques Poulain.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte; ready-made; jogos de linguagem; atos de fala; verdade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Informação e comunicação; Artes, cultura, esporte e recreação.
2005 - 2010
Doutorado em doutorado em filosofia.
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
Título: L??UVRE D?ART COMME EXPERIENCE DE VERITE Art et philosophie à l?épreuve du ready-made, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Jacques Poulain.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
1999 - 2002
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Do ponto de vista da perspectiva de Alberti à perspectiva do sujeito - temporalidade e espaço comunicacional no horizonte da perspectiva renascentista.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Fernando de Menezes Bastos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Heidegger; Renascimento; comunicação existencial; perspectiva; temporalidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Setores de atividade: Educação Superior.
1989 - 1992
Graduação em artes.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor adjunto, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2014 - Atual
Direção e administração, departamento de filosofia, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , departamento de filosofia, .

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Filosofia, .

Linhas de pesquisa
História da Filosofia
02/2014 - 07/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estetica I
03/2012 - 06/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÉTICA

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2003
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Instituição: UnB ? IDA Instituto de Artes. Local: Brasília DF Período: 2002 a 2003 Disciplinas: Elementos lingüísticos e estéticos na história da arte ? introdução às principais tendências teóricas na arte moderna e contemporânea. Seminário em teoria, critica e história da arte 4 ? Heidegger e a questão da obra de arte. Desenho I ? introdução histórica e prática ao desenho como fundamento do fazer artístico. Desenho II ? desenho de observação: o espaço e a anatomia humana. Pintura I ? introdução histórica e prática às principais técnicas, materiais e procedimentos no campo da pintura. Instituição: UnB ? IDA Instituto de Artes. Local: Brasília DF Período: 1994; 1998; 2001; 2002 Disciplinas: Oficina básica de artes plásticas ? Iniciação com diversos materiais e técnicas à expressão plástica no plano. Elementos estéticos e linguísticos da história da arte ? Iniciação às principais idéias que compuseram a história da arte moderna e contemporânea Fundamentos de linguagem ?Semiologia/Artes Visuais História da Arte Medieval ? Idade média e início do Renascimento História da Arte Moderna ? Do Renascimento até o impressionismo Desenho 2 e 3 ? prática de desenho com modelo vivo e desenvolvimento de projetos em desenho Pintura 1 ? Introdução à prática da pintura.


Instituto de Ensino Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
atuou como professor na área de comunicação nos cursos de jornalismo e publicidade ministrando cursos ligados às áreas de Estética, História da Arte, Linguagem visual, Introdução à Filosofia.

Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
DISCIPLINA: Introdução a filosofia PROFESSOR: Walter Menon SEMESTRE: 1º de 2002 EMENTA Análise e questionamento das estruturas e dos processos do conhecimento científico ou epistemológico e de seus possíveis pressupostos filosóficos ao longo da história. Exame das relações existentes entre as grandes mudanças científicas e as principais soluções apresentadas pelas correntes epistemológicas atuais. Avaliação do critério de veracidade e de validade científicas frente aos procedimentos racionais e à realidade social.

Atividades

02/2002 - 07/2004
Ensino, Comunicação social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e sociedade
Estética e Cultura de Massa
fundamentos de arte e reprodutibilidade técnica
teorias da comunicação

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Faculdade de Comunicação Social; Publicidade e Propaganda e jornalismo Disciplinas: Estética e Cultura de Massa ? De Platão às teorias pós-modernas, passando por autores como Walter Benjamim: uma abordagem das principais idéias da estética ocidental relacionadas a questões centrais da comunicação. Sociologia da Comunicação ? abordagem das principais teorias sociológicas relacionadas aos conceitos de comunicação, cultura, mídias contemporâneas e sociedade.


Faculdade Dulcina de Moraes, FDM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Atelier de pintura ? Pintura sobre tela Fundamentos de linguagem visual ? Plano; ponto; linha; cor; volume; Composição. História da Arte ? Introdução geral aos principais estilos e movimentos artísticos. Estética ? Introdução histórica às principais concepções filosóficas acerca do belo e da arte.



Linhas de pesquisa


1.
História da Filosofia
2.
subjetividade e representação

Objetivo: Averiguar as diferentes concepções da subjetividade e de temas vinculados ao problema da representação na filosofia moderna e contemporânea..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Palavras-chave: historia da filosofia; Metafísica.
3.
CAMINHOS LINGUISTICOS E EPISTEMOLOGICOS DAS TEORIAS DA ARTE

Objetivo: Este projeto visa em primeiro lugar uma investigação sobre alguns dos problemas epistemológicos e de linguagem que os principais eixos teóricos da filosofia da arte de designação analítica colocam em evidência no processo de encontrar definições para o que seja arte. Em um segundo momento procura analisar as respostas alternativas para as teorias da definição de arte. Em terceiro lugar, analisar como as relações entre experiência estética e arte determinam processos interpretativos e de ação sobre o mundo..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: conhecimento; linguagem; estética.
4.
Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea

Objetivo: É sabido que a noção de modernidade presta-se a conceituações e valorações muito distintas. A polêmica não é meramente escolar: boa parte das correntes filosóficas atuais compartilha da premissa de que a explicitação de suas próprias diretrizes passa por situar-se em referência ao pensamento moderno. Em vista disso, a diversidade de perspectivas filosóficas contemporâneas pode ser comentada, muitas vezes, conforme as diferentes interpretações históricas que mobilizam a fim de singularizar-se. Elas não apenas estão em desacordo entre si, como sobre o sentido da tradição no interior da qual se inscrevem. Daí o estudo da filosofia moderna constituir também um debate com as principais vertentes da filosofia contemporânea. Esta relação de mão dupla entre o moderno e o contemporâneo é válida para a epistemologia, a moral, a política, a estética e a metafísica. Daí que o Grupo abrigue pesquisas em todas esses campos da atividade filosófica..
Palavras-chave: estética; sujeito; conhecimento.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
CAMINHOS LINGUISTICOS E EPISTEMOLOGICOS DAS TEORIAS DA ARTE
Descrição: Este projeto visa em primeiro lugar uma investigação sobre alguns dos problemas epistemológicos e de linguagem que os principais eixos teóricos da filosofia da arte de designação analítica colocam em evidência no processo de encontrar definições para o que seja arte. Em um segundo momento procura analisar as respostas alternativas para as teorias da definição de arte. Em terceiro lugar, analisar como as relações entre experiência estética e arte determinam processos interpretativos e de ação sobre o mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Walter Romero Menon Junior - Coordenador / Heloiza Henequin - Integrante / Anderson Bogea - Integrante / Evandro Costa - Integrante / Maria Carolina de Oliveira Pienegonda - Integrante.
2011 - 2012
ENTRE POLÍTICA E POLÍCIA (Comunicação e experiência estética na construção da democracia)
Descrição: Este projeto de pesquisa, desenvolvido no Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEVIS) se situa dentro das perspectivas da pesquisa dirigida pela Profa. Dra. Stella Grossi Porto ( Construção identitária e auto-reconhecimento: pré-requisito para a constituição da atividade policial como profissão e diminuição da violência?)INCT Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Segurança. O foco é a importância para a polícia dos processos de auto-reconhecimento, identidade relacionados à violência. Desta forma, nossa contribuição será no sentido de procurar entender se a violência é central para a construção social da identidade daquele que atua na polícia, ou se há outra possibilidade de construção social da identidade que não seja o auto-reconhecimento negativo derivado da imagem da polícia como instrumento de controle e repressão. Nossa análise, entretanto, se concentrará em determinar qual o papel da mídia nos processos de representação social da violência identificada à instituição policial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E REPRESENTAÇÃO (Políticas da subjetividade no espaço comunicacional)
Descrição: TEMA A derrocada da noção de sujeito face à redefinição da subjetividade, entendida nas suas múltiplas representações políticas, a partir e em decorrência da experiência estética instaurada como fundamento, no espaço comunicacional, destas mesmas representações. DELIMITACAO DO TEMA Dispersão e mobilização do sujeito a partir de experiências estéticas geradoras de produção de sentido na e pela partilha de discursos e narrativas sobre a representação do político, entendido como a categoria definidora da subjetividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E ENUNCIAÇAO (Da obra de arte como linguagem à linguagem como obra de arte)
Descrição: Este projeto visa analisar as relações entre representação, imagem, linguagem dentro do ambito da produção artística contemporânea. O fundamento comum entre arte e linguagem seria a dinâmica de enunciação, definida como atos de fala, dentro do contexto aberto de construção do sentido denominado por Wittgenstein como Jogo de linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2007
LAPA Laboratório de pesquisa em arte e psicanálise
Descrição: grupo de pesquisa que envolve pesquisadores da área da teoria da arte e da psicanálise vinculado ao departamento de Psicologia da Universidade de Brasília.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Dois Pontos (UFPR)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: filosofia da arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1999
Prêmio Brasília de artes Plásticas, governo do distrito federal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENON JUNIOR, W. R.2016MENON JUNIOR, W. R.. A primazia dos lugares vigiados.. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso), v. 495, p. 35-38, 2016.

2.
MENON JUNIOR, W. R.2016MENON JUNIOR, W. R.. Dos holofotes aos vagalumes. Viso : Cadernos de Estética Aplicada, v. X, p. 263-270, 2016.

3.
MENON JUNIOR, W. R.2014MENON JUNIOR, W. R.. Espiritual e Magia na Arte. A noção de Gênio na obra de Kandinsky. Dois Pontos (UFPR), v. 11, p. 123-143, 2014.

4.
MENON JUNIOR, W. R.2013MENON JUNIOR, W. R.. Representação ficcional, representação política. Intersemiose na constru çã o dos espa ç os de representatividade social.. anais do colóquio Semiótica das Mídias, v. 2, p. 9, 2013.

5.
MENON JUNIOR, W. R.2012MENON JUNIOR, W. R.. Em torno do ensaio Arte e Escatologia de Eudoro de Sousa. Revista Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental, v. 8, p. 95-100, 2012.

6.
MENON JUNIOR, W. R.2010MENON JUNIOR, W. R.. L?exhaustion du concept. De l?oeuvre d?art comme langage au langage comme l?oeuvre d?art.. Ensayos. Historia y teoría del arte,, v. 19, p. 6-16, 2010.

7.
MENON JUNIOR, W. R.2010MENON JUNIOR, W. R.. O que comunica a publicidade? elementos hermenêuticos para uma estética da publicidade. Lumina (Juiz de Fora) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1981-4070 Lumina (Juiz de Fora. Online)), v. 4, p. 1-10, 2010.

8.
MENON JUNIOR, W. R.2010MENON JUNIOR, W. R.. A logica da Aparência ( O Jogo do Sensível segundo Duchamp). Revista VIS (UnB), v. 9, p. 23-38, 2010.

9.
MENON JUNIOR, W. R.2010MENON JUNIOR, W. R.. A tautologia intencional: estudo sobre a natureza enunciativa da obra de arte. Olhar (UFSCar), v. 22, p. 227-237, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENON JUNIOR, W. R.. Filosofia da Mente. 1. ed. Curitiba: Editora intersaberes, 2016. v. 1000. 279p .

2.
MENON JUNIOR, W. R.. l'oeuvre d'art, l'expérience esthétique de la vérité. 1. ed. paris: l'Harmattan, 2011. v. 1000. 340p .

3.
MENON JUNIOR, W. R.. ce fut un amour contingent et arbitraire. 1. ed. Toulouse: ed Beaux arts de Toulouse, 2009. v. 5000. 300p .

4.
MENON JUNIOR, W. R.. A incompreensão das diferenças 11 de setembro em Nova York ? A Poética do Terror. 1. ed. Brasilia: editora do IESB, 2002. v. 1000. 300p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENON JUNIOR, W. R.. Entre política e polícia. Comunicação e experiência estética na construção da democracia. In: Maria Stela Grossi Porto. (Org.). Violência, democracia e segurança cidadã: o caso das polícias no distrito federal. 1ed.Brasilia: Verbena, 2017, v. 1, p. 147-183.

2.
MENON JUNIOR, W. R.. A Vigilância: exercício paradoxal da liberdade. In: Paulo César Castro. (Org.). Vigiar a Vigilância, uma questão de saberes?. 1ed.Alagoas: Edufal, 2016, v. 1, p. 155-165.

3.
MENON JUNIOR, W. R.. Entre forme et information. Les fondements possibles d'une esthétique relationelle. In: Patrice Vermeren; Louise Ferté. (Org.). Les Aventures de la philosophie Française en Amérique Latine: La philosophie au Brésil. 16ed.Paris: Hermann; Paris VIII, Philosophie, 2016, v. 1, p. 27-37.

4.
MENON JUNIOR, W. R.. O signo de Cézanne. Eugenio D?Ors e o paradigma da pintura. In: Pedro Russi. (Org.). Eugenio D'Ors e Charles Sanders Peirce: jogo e pragmatismo em ação. 1ed.Sarapuí: OJM casa editorial, 2016, v. , p. 217-241.

5.
MENON JUNIOR, W. R.. Forma e formalismos. O conceito de forma na filosofia em Kant e sua ressonância na teoria e crítica da arte. In: Marcelo Carvalho; Bruno Guimarães. (Org.). Estética e Arte. 1ed.São Paulo: Coleção XVI Encontro da ANPOF, 2015, v. 1, p. 117-123.

6.
MENON JUNIOR, W. R.. observações acerca da relação entre conduta estética e juízo de Gosto. A crítica de Jean-Marie Schaeffer. In: Verlaine de Freitas;Rodrigo Duarte;Giorgia Cecchinato; Cíntia Vieira da Silva. (Org.). Gosto Interpretação e Crítica Volume 2. 1ed.Belo Horizonte: ABRE, 2015, v. 2, p. 308-315.

7.
MENON JUNIOR, W. R.. O Real como Signo: a concepção da verdade no pensamento de Charles Sanders Peirce. In: Pedro Russi. (Org.). Processos Semióticos em comunicação. 1ed.Brasilia DF: Editora da Universidade de Brasília, 2013, v. 1, p. 205-223.

8.
MENON JUNIOR, W. R.. Sobre Fragmentos. In: Hilan Bensusan, Leonel Antunes, Luciana Ferreira. (Org.). Heráclito, Exercícios de Anarqueologia. 1ed.São Paulo: Idéias e Letras, 2012, v. 1, p. 151-159.

9.
MENON JUNIOR, W. R.; Sérgio Porto . A transformação Estética da Política. In: Sérgio Porto. (Org.). O Jornal, Da Forma ao Sentido. 3ed.Brasília: Editora da UnB, 2012, v. 1, p. 671-693.

10.
MENON JUNIOR, W. R.. Entre a Escatologia e a teleonomia: a representação da crise do mercado da arte na mídia. In: Goiamérico Felício; Tânia Márcia Cezar Hoff. (Org.). Poéticas da Mídia. 1ed.Goiânia: Universidade Federal de Goias, 2012, v. 1, p. 177-185.

11.
MENON JUNIOR, W. R.. A ciência do concreto de Carlos Lin. In: Carlos LIn. (Org.). A Pele do Mundo. 1ed.brasilia: tribunal de contas da união, 2011, v. 1, p. 7-11.

12.
MENON JUNIOR, W. R.. Projeções (O lugar do objeto na obra de Walter Wagner). In: Walter Wagner. (Org.). Agua de Poço. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. , p. 38-40.

13.
MENON JUNIOR, W. R.. Esquisse sur le sauvetage. In: Antonia Birnbaum. (Org.). Ce fut un amour contingent et arbitraire. Toulouse: E. de beaux-arts de toulouse, 2009, v. , p. 71-76.

14.
MENON JUNIOR, W. R.. Sensations aléatoires sur l'oeuvre de Marion Lapie, ou, plus précisément, comment le corps dans l'image devient le corps de l'image, ou encore l'origine de la physique de l'image. In: Antonia Birnbaum. (Org.). ce fut un amour contingent et arbitraire. Toulouse: E. beaux-arts de Toulouse, 2009, v. , p. -.

15.
MENON JUNIOR, W. R.. A Temporalidade como figuração (o problema do tempo na representação figurativa) ? comunicação no congresso da ANPAP. A Temporalidade como figuração (o problema do tempo na representação figurativa) ? comunicação no congresso da ANPAP. 1ed.Brasilia: ANPAP, 2003, v. 24, p. 203-207.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENON JUNIOR, W. R.. One and Three Chairs: iconografias de uma tautologia. In: xv encontro da ANPOF, 2012, Curitiba. xv encontro da ANPOF, 2012.

2.
MENON JUNIOR, W. R.. A temporalidade como figuração( o problema do tempo na representação figurativa. In: congresso da ANPAP, 2003, Brasilia. A ARTE PESQUISA II. Brasilia: Editora da Unb, 2003. v. 2. p. 331-338.

Artigos aceitos para publicação
1.
MENON JUNIOR, W. R.. Espiritual e Magia na Arte. A noção de Gênio na obra de Kandinsky. Dois Pontos (UFPR), 2014.

2.
MENON JUNIOR, W. R.. L?exhaustion du concept. De l??uvre d?art comme langage au langage comme l??uvre d?art.. Revista Ensayos. Historia y teoría del arte, 2011.

3.
MENON JUNIOR, W. R.. A lógica da aparência (o jogo do sensível). Revista VIS (UnB), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
MENON JUNIOR, W. R.. A vigilância como instrumento paradoxal da liberdade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENON JUNIOR, W. R.. A centralidade da nocão de pensamento estético na obra de Gilbert Simondon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENON JUNIOR, W. R.. As bases fisiológicas do belo e do sublime. Natureza e crítica ao ceticismo na estética de Edmund Burke. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MENON JUNIOR, W. R.. A QUESTÃO DOS INDISCERNÍVEIS: A LEITURA DE DANTO DA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO DE GOODMAN EM A TRANSFIGURAÇÃO DO LUGAR COMUM.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENON JUNIOR, W. R.. processos comunicacionais e a pesquisa em comunicação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MENON JUNIOR, W. R.; RODRIGUES, A. D. . O Devir Nómada da Escrita e da Modernidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MENON JUNIOR, W. R.. Linhas gerais da idéia de representação artística na obra Language and Art e sua importância na teoria dos sistemas simbólicos de Nelson Goodman. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENON JUNIOR, W. R.. Formas e formalismos. A ressonância do conceito de forma kantiano na teoria da arte contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MENON JUNIOR, W. R.. Entre técnica e arte: aspectos gerais de uma teoria filosófica da obra de arte como objeto técnico.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MENON JUNIOR, W. R.. Experiência e Verdade. Apresentação das linhas gerais da teoria da verdade de Jacques Poulain. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MENON JUNIOR, W. R.. Observações acerca da relação entre conduta estética e de Juízo de gosto. A crítica de Jean-Marie Schaeffer.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MENON JUNIOR, W. R.. Representação ficcional, representação política. Intersemiose na construção dos espaços de representatividade social.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MENON JUNIOR, W. R.. Forma e formalismos. O conceito de forma na filosofia em Kant e sua ressonância na teoria e crítica da arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MENON JUNIOR, W. R.. Arte, uma questão de definição ?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MENON JUNIOR, W. R.. One and Three Chairs: iconografias de uma tautologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MENON JUNIOR, W. R.. Qual representação? (Linhas gerais da idéia de representação artística na obra Language and Art e sua importância na teoria dos sistemas simbólicos de Nelson Goodman. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERRARI, S. C. M. ; Renata Camargo Sá ; MENON JUNIOR, W. R. . Arte Como figura da Felicidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MENON JUNIOR, W. R.. A primazia dos lugares vigiados. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Ronaldo Brito ; FERRARI, S. C. M. ; Jacques Poulain ; MENON JUNIOR, W. R. ; Renata Camargo Sá . Arte Como figura da Felicidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENON JUNIOR, W. R.. Do Gesto ao objeto Técnico. A centralidade da experiência estética nas obras de Leroi-Gourhan e Simondon. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MENON JUNIOR, W. R.. Técnica e Filosofia. 2015. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Música
1.
MENON JUNIOR, W. R.. Série Catexia. 2000. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
MENON JUNIOR, W. R.. nas bordas do limite. 2016. Instalação.

2.
MENON JUNIOR, W. R.. brasilia sintese das artes. 2010. Instalação.

3.
MENON JUNIOR, W. R.. Eixo Brasilia. 2010. Instalação.

4.
MENON JUNIOR, W. R.. Humano/ Pós-humano. 2005. Instalação.

5.
MENON JUNIOR, W. R.. Situações Brasília. 2005. Instalação.

6.
MENON JUNIOR, W. R.. O Terapeuta. 2004. Instalação.

7.
MENON JUNIOR, W. R.. muros moveis. 2003. Instalação.

8.
MENON JUNIOR, W. R.. Eixo Brasília Frankfurt. 2003. Instalação.

9.
MENON JUNIOR, W. R.. pavimentos. 2002. Instalação.

10.
MENON JUNIOR, W. R.. ?Jovem Arte?. 2001. Instalação.

11.
MENON JUNIOR, W. R.. Novos Rumos Visuais. 2000. Instalação.

12.
MENON JUNIOR, W. R.. Quatro vídeo-instalações. 2000. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MENON JUNIOR, W. R.. Ilustrações sem histórias. 2014 (exposição de artes Plásticas).

2.
MENON JUNIOR, W. R.. A Pele do Mundo. 2011 (curadoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VMALENTIM, M. A.; Naveira, Carid Alfredo Miguel; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Gustavo Henrique Fontes de Holanda. O mau selvagem: antropofagia oswaldiana e pensamento tupinambá. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
PASCHOAL, A. E.; OLIVEIRA, J. R.; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Carlos Kenji Koketsu. O prazer do absurdo: Uma leitura contextual do aforismo 213 de Humano, demasiado Humano. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
FERRAGUTO, F.; OLIVEIRA, J. R.; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de LUCAS PICCININ LAZZARETTI. O ESTATUTO DA LIBERDADE EXISTENCIAL EM SØREN KIERKEGAARD. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

4.
BARRA, P. D. E. S. O.; LEWOWICZ, P. D. L.; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Sandro Juarez Teixeira. Significado e Referência em Quine e Kuhn. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

5.
CAPPELLO, M. A. C.; JOHANSON, I. C.; MENON JUNIOR, W. R.; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Selma Maria Lamas. O propriamente Humano: da implicação do riso no equilíbrio do homem como ser vivo e inteligente. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Suely Henrique de Aquino Gomes; goiamérico felício carneiro santos; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Nellie Rego Santee. O SER, O MUNDO E A TECNOLOGIA: REFLEXÕES FILOSÓFICAS ACERCA DA REALIDADE AUMENTADA. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
MENON JUNIOR, W. R.; ALMEIDA, J. M.; FONSECA, E. R.; FERRAGUTO, F.; ALMEIDA, R. M.. Participação em banca de João Marcelo Crubellate. subjetividade, verdade e amor: fundamentos para uma filosofia social em S. Kierkegaard. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
MENON JUNIOR, W. R.; FERREIRA, A. O.; DUARTE, A. M.; SILVA, M. F.; WU, R.. Participação em banca de Antonio Marcus dos Santos. Ontologia e Práxis em Ser e Tempo: a interpretação Heideggeriana da ética Aristotélica. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MENON JUNIOR, W. R.; DANGELO, B.; FREITAS, G. M.; BENSUSAN, H.. Participação em banca de Atila Ribeiro de Sousa Regiani. Museus utópicos curadorias poéticas. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

4.
FARIA, P. F. E.; SANTOS, C. S.; TECHIO, J.; LEVY, L.; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Thiago Sebben de Souza.. Percepção e convenção: o desenvolvimento do conceito de representação pictórica em Gombrich, Goodman e Wolheim.. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
FREITAS, A. C.; OLIVEIRA, D.; KAMINSKI, R.; ALAMBERT JUNIOR, F. C.; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Cristiane Silveira. Cultura Política versus política cultural: os limites da política pública de animação da cidade em confronto com o campo das artes visuais na Curitiba Lernista (1971-1983). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

6.
DUARTE, A. M.; FELIX, W. D. C.; FERREIRA, A.; VALENTIM, M. A.; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Marcel Albiero da Silva Santos. Heidegger: História da metafísica e antropomorfismo. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

7.
MENON JUNIOR, W. R.; Prof. Dr. Pedro David Russi Duarte; goiamérico felício carneiro santos; QUIROGA, T.; Fátima Aparecida dos Santos; Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho. Participação em banca de Evandro Renato Perotto. O mapa simbólico-identitário e o lugar-de-ser: as comunicações das marcas contemporâneas e as cartografias sociais. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
MENON JUNIOR, W. R.; DUARTE, A. M.; SILVA, M. F.. Participação em banca de Antonio Marcus dos Santos. Ontologia e Práxis em Ser e Tempo: a interpretação Heideggeriana da ética Aristotélica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Lina Frazão de Castro. Duchamp com Cunninguham: Traços de uma artisticidade coreográfica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História das Artes Visuais) - Faculdade Dulcina de Moraes.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA NETO, P.; VMALENTIM, M. A.; MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Tarik Vivan Alexandre.O mundano, o amor, o sensível e o maravilhoso. Signo e estilo no Em Busca do Tempo Perdido de Proust. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Sildevania Silva Cavalcante Leite.A importância da Formação Continuada para o Arte-Educador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em Educação Artistica) - Faculdade Dulcina de Moraes.

3.
MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Welliton Pereira Dias.O uso da Imagem para Questionar e Pensar a Realidade e a Disseminação da Cultura de Massa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em Educação Artistica) - Faculdade Dulcina de Moraes.

4.
MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Emilia Silberstein.Por mais cinzas entre o preto e o branco: a iconicidade de Peirce como possível saída de um pensamento dicotômico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

5.
MENON JUNIOR, W. R.; Prof. Dr. Pedro David Russi Duarte; Prof. Dr. Priscila Rossineti Rufinoni. Participação em banca de Ludmilla Alves Carneiro de LIma.Do que cabe num caleidoscópio: reflexões sobre o encontro entre o finito e o infinito no espaço da obra de arte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

6.
MENON JUNIOR, W. R.; Prof. Dr. Pedro David Russi Duarte; Prof. Dr. Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho. Participação em banca de Maria Vitória Canesin Lovato.descendo pela toca do coelho: o processo abdutivo como inauguração do pensamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

7.
MENON JUNIOR, W. R.; Prof. Dr. Pedro David Russi Duarte; Prof. Dr. Priscila Rossineti Rufinoni. Participação em banca de Camila Márdila dos Remédios Evangelista.O lapso em Beckett e Cortázar como processo de pensamento do sujeito dialógico Bakhtiano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

8.
MENON JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Renata Miranda de Souza.O Ensino da Arte na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em Educação Artistica) - Faculdade Dulcina de Moraes.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA BRASIL 2017 OS FINS DA ARTE,. A QUESTÃO DOS INDISCERNÍVEIS: A LEITURA DE DANTO DA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO DE GOODMAN EM A TRANSFIGURAÇÃO DO LUGAR COMUM.. 2017. (Congresso).

2.
I congresso da ABESXVIII As luzes e o Brasil. As bases fisiológicas do belo e do sublime. Natureza e crítica ao ceticismo na estética de Edmund Burke. 2017. (Congresso).

3.
II seminário de pesquisa em pós-graduação em comunicação da UFPI.Processos comunicacionais e a pesquisa em comunicação. 2017. (Seminário).

4.
Natureza, Artefatos e Filosofia Moderna. Dispositivos de Visão: a construção da imagem do mundo na modernidade. 2016. (Congresso).

5.
Vigiar a vigilância: uma questão de saberes?. Vigiar é punir: o argumento do controle social como prerrogativa democrática. 2015. (Congresso).

6.
VI FIFI Colóquio de Filosofia e Ficção. Técnica e Poiesis. 2013. (Congresso).

7.
II Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. Qual representação? (linhas gerais da idéia de representação artística na obra Language and Art e sua importância na teoria dos sitemas simbólicos de Nelson Goodman). 2012. (Congresso).

8.
art et connaissances.Politiques de la soumission. L?art et la philosophie institutionnalisées. 2010. (Simpósio).

9.
Pentalogo 2: economia e discursividades Sociais: explorações da semiose econômica. Entre a escatologia e a teleonomia na representação da crise. (Semiótica da crise do mercado de arte na mídia).. 2010. (Congresso).

10.
primeiro colóquio do PPG-Arte/UnB.o debate em torno da pós-graduação em arte. 2010. (Outra).

11.
congresso da ANPAP ? Arte Pesquisa 2003. A Temporalidade como figuração (o problema do tempo na representação figurativa). 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENON JUNIOR, W. R.. Filosofia no Brasil Legados e Perspectivas. Palestra do Professor Ivan Domingues. 2017. (Outro).

2.
MENON JUNIOR, W. R.; CECCHINATO, G. . DIOTIMA E AS OUTRAS. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Anderson Bogéa da Silva. A PERFORMATIVIDADE DOS MANIFESTOS ARTÍSTICOS E O ESTATUTO DAS OBRAS DE ARTE.. Início: 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Nelson R. Bilobran. Peter Singer, antiespecismo e busca de novo paradigma ético. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Walter Romero Menon Junior.

2.
May Puchet. Estética y Política en el arte contemporáneo. Un estudio de las prácticas Artístico-Políticas en Uruguay; Argentina y Chile durante los años setenta y ochenta. 2017. Dissertação (Mestrado em filosofia) - Universidad de la Republica Uruguay, . Coorientador: Walter Romero Menon Junior.

3.
ÍTALO KIYOMI ISHIKAWA. A METÁFORA DO MEIO-DIA EM NIETZSCHE. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Walter Romero Menon Junior.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eloiza Henequin. Uma abordagem filosófica da experiência estética na articulação: Artista, Obra de Arte e Espectador.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em filosofia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Walter Romero Menon Junior.



Outras informações relevantes


Book published: L'Oeuvre d'Art, l'Expérience Esthétique de la Vérité editora l'Harmattan, Paris 2011
chapters in book: ( The real as sign: a conception of truth in Charles Sanders Peirce Thought) O Real como Signo: a concepção da verdade no pensamento de Charles Sanders Peirce. In: Pedro Russi. (Org.). Processos Semióticos em comunicação. 1ed.Brasilia DF: Editora da Universidade de Brasília, 2013, v. 1, p. 205-223. 
( Between eschatology and teleonomy: the representation of the art market crisis in the media) Entre a Escatologia e a teleonomia: a representação da crise do mercado da arte na mídia. In: Goiamérico Felício; Tânia Márcia Cezar Hoff. (Org.). Poéticas da Mídia. 1ed.Goiânia: Universidade Federal de Goias, 2012, v. 1, p. 177-185.
( The science of concrete of Carlos Lin)A ciência do concreto de Carlos Lin. In: Carlos LIn. (Org.). A Pele do Mundo. 1ed.brasilia: tribunal de contas da união, 2011, v. 1, p. 7-11.
Esquisse sur le sauvetage. In: Antonia Birnbaum. (Org.). Ce fut un amour contingent et arbitraire. Toulouse: E. de beaux-arts de toulouse, 2009, v. , p. 71-76.
Sensations aléatoires sur l'oeuvre de Marion Lapie, ou, plus précisément, comment le corps dans l'image devient le corps de l'image, ou encore l'origine de la physique de l'image. In: Antonia Birnbaum. (Org.). ce fut un amour contingent et arbitraire. Toulouse: E. beaux-arts de Toulouse, 2009, v. , p. 17-26.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 1:59:25