Ari Jose Sartori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0779719089191303
  • Última atualização do currículo em 14/04/2017


Doutor e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto III da Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso Ciências Sociais, Campus Chapecó. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, antropologia da educação, ensino da antropologia, formação de professores, gênero, sexualidade e educação e relações de gênero e sindicalismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ari Jose Sartori
Nome em citações bibliográficas
SARTORI, Ari J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso Ciências Sociais - Unidade Bom Pastor - Chapecó.
Av. Getúlio Vargas, 609s
Centro
89812-000 - Chapeco, SC - Brasil
Telefone: (49) 33299202
URL da Homepage: http://www.uffs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A ?experiência? como mediadora no ensino da antropologia para quem não vai ser antropólogo, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Antonella Maria Imperatriz Tassinari.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Antropologia; Antropologia da Educação; Aprendizagem de adultos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana / Especialidade: Ensino Antropologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1996 - 1999
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Homens e as políticas de 'empoderamento' das mulheres: a emergência do 'gênero' entre sindicalistas de esquerda,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Miriam Pillar Grossi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Relações de Gênero..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana / Especialidade: Relações de Gênero e o Movimento Sindical.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana / Especialidade: Relações de Gênero e Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1985 - 1986
Especialização em Formação de Professores. (Carga Horária: 840h).
Instituição Educacional São Judas Tadeu, IESJT, Brasil.
Título: Sem Monografia - Estágio docente.
1979 - 1984
Graduação em Ciências Econômicas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Inflação no Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alteridade e Etnocentrismo
08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II - Noturno (TCC2)
08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II - Matutino(TCC2)
08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC1)
08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais Antropologia - Marcadores Sociais da Diferença
09/2013 - Atual
Extensão universitária , Capes, .

Atividade de extensão realizada
Gênero, sexualidade e diversidade na educação - ações conjuntas entre saúde e Ciências Sociais.
08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Apoio Pedagógico - NAP - Campus Chapecó, .

Cargo ou função
Membro do NAP-Chapecó.
05/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE) Curso Ciências Sociais (Chapecó), .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Graduação em Ciências Sociais - Campus Chapecó.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia no Brasil
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social e Cultural
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC2)
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alteridade e Etnocentrismo
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social e Cultural
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC 2)
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia para Administradores
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alteridade e Etnocentrismo
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais Antropologia IV - MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
03/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas Gênero na Educação : Espaço para a Diversidade ? 4ª Edição.
04/2013 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Extensão e Cultura, .

Cargo ou função
Suplente Articulador Cultura UFFS/Campus Chapecó.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alteridade e Etnocentrismo
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais Antropologia IV - MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA
03/2014 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, .

Cargo ou função
Membro Banca Examinadora Concurso Professor Magistério Superior da UFFS.
09/2013 - 03/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia para Administradores
09/2013 - 03/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia no Brasil
03/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Extensão "Gênero na Educação : espaço para a diversidade" - 3a. edição.
05/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Estudos em Docência - NED / UFFS, .

Cargo ou função
Membro da Equipe responsável pelo Projeto Núcleo de Estudos em Docência - NED - Prodocência.
04/2013 - 09/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social e Cultural
04/2013 - 09/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Pensamento Social - IPS
04/2013 - 09/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia para Administradores
03/2013 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Apoio Pedagógico - NAP - Campus Chapecó, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral do NAP - Campus Chapecó.
10/2012 - 03/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social e Cultural
10/2012 - 03/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Pensamento Social
10/2012 - 03/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Pensamento Social
03/2012 - 03/2013
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Oficinas Gênero na Educação : Espaço para a Diversidade ? 2ª. Edição.
02/2012 - 09/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social e Cultural
02/2012 - 09/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Optativa - Gênero e diversidade na Educação
08/2011 - 07/2012
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Oficinas Gênero na Educação : Espaço para a Diversidade.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social e Cultural
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social e Cultural
Optativa - Gênero e Diversidade na Educação
02/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social e Cultural
02/2011 - 07/2011
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Pensamento Social
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Pensamento Social

Genus Pesquisa Assessoria e Estudos de Gênero, GENUS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Direção Colegiada, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral, Carga horária: 10
Outras informações
Sem Vínculo empregatício e sem remuneração

Atividades

7/2005 - Atual
Treinamentos ministrados , Ensino, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores sobre gênero
5/2002 - Atual
Direção e administração, Ensino, Ensino e Pesquisa.

Cargo ou função
Colaborador.
5/2002 - Atual
Ensino, Capacitação Professores Sobre Gênero, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Curso de Formação sobre Gênero, Sexualidade e Violência
5/2002 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ensino, Ensino e Pesquisa.

Cargo ou função
Coordenador Geral.
9/2003 - 11/2004
Treinamentos ministrados , Ensino, .

Treinamentos ministrados
CApacitação de Professores séries iniciais e educação infantil
5/2002 - 2/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Ensino, .

5/2002 - 2/2003
Treinamentos ministrados , Ensino, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de dirigentes sindicais sobre gênero

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Aluno doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES e CNPq, Carga horária: 40
Outras informações
Aluno do PPGAS/UFSC e Bolsista Doutorado da CAPES (2005/2008) e do CNPq (2008/2009)

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio docência da Disciplina Antropologia Cultural, realizado sob a supervissão da Orientadora, Profa. Dra. Antonella Imperatriz Tassinari, no curso Serviço Social.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: sem vinculo, Enquadramento Funcional: Co-coordenador disciplina extensão, Carga horária: 4
Outras informações
Co-Coordenador com a Profa. Dra. Mara Lago, da Disciplina ICH 4080 Seminários Tematicos sobre Gênero", ministrado sob a forma de curso de Extensão no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, desenvolvido na Escola Sindical Sul da CUT em Florianópolis,

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40
Outras informações
Aluno Mestrado e Bolsista da CAPES

Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq Tipo B, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista B CNPq

Atividades

03/2005 - 02/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Linhas de pesquisa
Ensino de Antropologia
3/1996 - 9/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

3/1991 - 12/1992
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

Linhas de pesquisa
Sociologia Política

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, CLAM/IMS/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor On Line, Enquadramento Funcional: Professor On Line e Coordenador Gênero, Carga horária: 10


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Full Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor da Disciplina Antropologia Social e Cultural

Atividades

8/2002 - 9/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural e Multiculturalismo

Fundação Macarthur, FUNDAÇÃO MACARTH, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de pesquisa concedido pela Fundação para desenvolver o projeto Gênero e Sindicalismo

Atividades

7/2000 - 7/2002
Treinamentos ministrados , Sem, Sem.

Treinamentos ministrados
Honra, Masculinidade e Violência
Oficinas com dirigentes sindicais e educadores da Escola Sul

Central Única dos Trabalhadores, CUT, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações
Educador da Escola Sindical Sul da CUT

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador Projeto Integral

Atividades

10/1999 - 2/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Capacitação dirigentes sindicais
2/2000 - 1/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenador do Projeto Recomeçar

Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista do projeto ""Homens e relações de gênero entre sindicalistas de esquerda em Florianópolis"


Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis, SINERGIA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Formação e Cultura, Carga horária: 40
Outras informações
Assessor das áreas de Formação Sindical e da Cultura

Atividades

2/1993 - 4/1997
Outras atividades técnico-científicas , Formação, Formação.

Atividade realizada
Formação de dirigentes sindicais.

Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Santa Catarina, SEESC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor disciplinas Economia e Estatística, Carga horária: 20
Outras informações
Professor disciplinas Economia e Estatística - Ensino Médio

Atividades

2/1989 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Economia e Estatistica

Academia de Comércio de Santa Catarina, ACSC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Estatística, Carga horária: 10
Outras informações
Professor Estatística Ensino Médio


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela pesquisa "Estrutura Emprego no Rio Grande Sul", orientação Prof. Dr. Antonio David Cattani, - Financiamento ILDES - Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico e Social

Atividades

5/1987 - 10/1987
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Estrutura Emprego no RS

Colégio Concórdia, CONCORDIA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina de Estatística Ensino Médio

Atividades

3/1987 - 5/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estatistica

Cia Cervejaria Brahma, BRAHMA, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recursos Humanos, Carga horária: 40

Atividades

5/1983 - 4/1986
Direção e administração, Departamento Custos, Porto Alegre.

Cargo ou função
Aux. Custos.

Cia Santa Cruz de Seguros, SANTA CRUZ*, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Área Contábil, Carga horária: 40

Atividades

2/1980 - 5/1983
Direção e administração, Área Contábil, Porto Alegre.

Cargo ou função
Contabilidade.

Moura & Cia.Ltda, MOURA, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1979
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador Contábil, Carga horária: 40


Contabilidade Confidor, CON, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Contabilidade, Carga horária: 40


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Estrutura Emprego no RS
2.
Pesquisa sobre movimento sindical e gênero
3.
Sociologia Política
4.
Ensino de Antropologia
5.
Relações de Gênero no Movimento Sindical


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ensino de Antropologia: desafios interdisciplinares e interculturais
Descrição: Projeto de pós-doutorado que busca compreender os meandros do ensino da Antropologia em uma instituição de ensino superior (IES) pública, em contextos interdisciplinares e interculturais, com o objetivo de o comparar com os de uma pesquisa já realizada em uma IES privada nos cursos das áreas das Ciências Aplicadas, das Ciências da Saúde e da Educação, que resultou na tese de doutorado defendida em 2010. Também se procurará encontrar aproximações com o desenvolvimento do ensino da Antropologia em áreas do conhecimento em universidades portuguesas. As atividades serão desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O objetivo é realizar pesquisa com professores/as para comparar o ensino de Antropologia em instituições públicas e privadas, particularmente os autores referenciados com os conteúdos trabalhados em cursos análogos aos pesquisados no doutorado. Pretende-se, a partir dos resultados obtidos com a pesquisa, publicar um artigo em periódico especializado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Gênero, sexualidade e diversidade na educação - ações conjuntas entre saúde e Ciências Sociais
Descrição: Este subprojeto interdisciplinar ?Gênero, Sexualidade e Diversidade na Educação?,faz parte do Projeto ?Qualificação científica de professores e alunos da escola básica da rede pública de municípios do oeste catarinense?, apresentado e aprovado pela CAPES (Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares: Investindo em Novos Talentos - EDITAL Nº 055/2012) . O subprojeto tem como foco desenvolver reflexões e ações acerca dos temas gênero, diversidade e sexualidade e suas possíveis interseccionalidades com o tema da violência no ambiente escolar. Um dos objetivos principais deste subprojeto é diagnosticar, problematizar, debater e propor ações acerca das questões de gênero, diversidade étnico-racial, sexualidade e violência no cotidiano ?, que será realizado em duas escolas públicas. A partir da participação da comunidade escolar, principalmente de alunos e professores de escolas da rede pública municipal e estadual dos municípios da Região Oeste, pretende-se promover reflexões e debates sobre as referidas temáticas e construir espaços capazes de sensibilizar para a importância da incorporação destas questões na formação continuada. Assim, buscar-se-á alcançar os objetivos supracitados por meio de uma metodologia desdobrada basicamente em três ações: Ação 1 ? centrada em observações do cotidiano escolar; Ação 2 ? oficinas orientadas por atividades caracterizadas por dinâmicas que propiciem vivências, através de expressão corporal, problematização dos conhecimentos cotidianos, seguido de reflexão e sistematização teórica; Ação 3 ? a partir das observações realizadas nas escolas e das ações propostas nas oficinas, as mesmas serão acompanhadas pela equipe do projeto para orientação das atividades a serem desenvolvidas com a comunidade nos ambientes educacionais e comunitários. É igualmente relevante salientar a existência de parcerias formalizadas com áreas de gestão educacional de instância municipal e estadual, as quais sinalizam positivamente para propostas que abordem tais temáticas em âmbito escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador / Claudete Soares - Integrante / Adriana Remiao Luzardo - Integrante.
2005 - 2010
Pesquisa sobre ensino da antropologia
Descrição: A pesquisa tratou de fazer uma análise antropológica sobre os meandros do ensino da antropologia em cursos de graduação que não formam antropólogos, a partir de uma etnografia com docentes dessa disciplina em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Mesmo que o objeto de estudo tenha sido o ensino da antropologia, não é uma tese sobre educação, mas aproximando-se de uma antropologia da educação. Além da observação participante das aulas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os docentes, vários dos seus alunos, com os coordenadores dos cursos, e também com representantes da Comissão de Ensino (CE) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Os dados etnográficos instigaram a reflexão sobre as concepções de sujeito, do ensino e da aprendizagem que operam na formação dos docentes no ensino superior, em geral, e dos antropólogos, em particular, a partir da atuação destes, identificando suas estratégias na transmissão dos conhecimentos antropológicos. Essas estratégias sugerem que os docentes desenvolveram o seu método, através de um processo de bricolagem, para responder à falta de formação para o ensino, pois a grande maioria não reconhece que a formação recebida nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAs), cuja ênfase é a pesquisa, tenha contribuído para o exercício da docência superior. No entanto, pelas observações das aulas, considera-se que, se é verdadeiro que cada docente construiu seu método fora da academia, é também lícito pensar que a academia contribuiu para o método, através do habitus professoral. Esse habitus indica que os nativos operam uma separação entre os conteúdos ensinados e os métodos utilizados, ao enfatizarem os primeiros, em detrimento dos segundos, pois a maior preocupação dos docentes é com o ?que? ensinam; enquanto é sugerido na pesquisa que é o ?como? ensinam que faz a diferença. A diferença não está no tipo de aula ministrada (?expositiva? ou não) e nem nas font.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Santa Catarina - Outra.
2002 - 2003
Projeto Gênero e Etnia no mercado de trabalho latino-americano: análise dos setores representados pela ICEM em cinco países da América Latina e Caribe
Descrição: A GENUS realizou a pesquisa "Gênero e Etnia no mercado de trabalho latino-americano: análise dos setores representados pela ICEM", para a ICEM-Brasil, no período de setembro de 2002 a fevereiro de 2003. A pesquisa tinha por objetivo realizar um estudo das condições sociais, econômicas e políticas dos (as) trabalhadores (as) que compõem a base dos sindicatos representados pela ICEM no Brasil e de alguns países da América Latina y Caribe (Argentina, Chile, Colômbia, Nicarágua, Peru, Paraguai, Trinidad e Tobago e Uruguai), bem como um diagnóstico da sua organização sindical, para contribuir de forma mais incisiva na elaboração de novas reivindicações. Com o resultado do trabalho pretendia-se apontar as potencialidades, os impasses e os desafios da organização sindical na incorporação das questões de gênero e etnia, bem como indicar temas e reflexões que, eventualmente, venham a aperfeiçoar a implantação das ações objetivadas pela ICEM. A pesquisa foi organizado em dois projetos: PROJETO DE PESQUISA I - "A REALIDADE¸ AS CONQUISTAS SOCIAIS E ECONÔMICAS E OS DADOS INTERNACIONAIS DAS MULHERES E HOMENS NOS PAÍSES PESQUISADOS". Esta pesquisa foi realizada a partir de três eixos de pesquisa: EIXO PESQUISA N º 1 - Perfil Sócio-econômico da População Economicamente Ativa (PEA) EIXO PESQUISA N º 2 - CONVENÇÕES DA OIT EIXO PESQUISA N º 3: Conquistas garantidas nas Legislações dos países pesquisados O PROJETO DE PESQUISA II - "A organização sindical e nos locais de trabalho", foi realizada em outros dois eixos de pesquisa: EIXO PESQUISA N º 4 - Sobre a Organização Sindical EIXO PESQUISA N º 5 - Nos locais de trabalho.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador / Izide Fregnani - Integrante / Vilenia Porto Aguiar - Integrante.Financiador(es): Federação Internacional de Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias Quími - Cooperação.
2000 - 2002
Gênero e Sindicalismo
Descrição: o "Projeto Genus - sindicalismo e relações de gênero" foi desenvolvido na Escola Sul da CUT em Florianópolis e contou com apoio financeiro da Fundação MacArthur. O Projeto Genus teve início em setembro de 2000 e foi desenvolvido até agosto de 2002. O Projeto tratou sobre as relações de gênero no movimento sindical, enfatizando as práticas e representações a respeito da masculinidade, paternidade e saúde reprodutiva. Outro objetivo que buscou-se alcançar foi trabalhar as concepções correntes que têm atribuído à saúde reprodutiva e à sexualidade unicamente às mulheres, sendo secundarizada e mesmo ignorada a responsabilidade dos homens. A par dessas concepções e valores socialmente construídos foram realizadas ações educativas no que se refere às relações de gênero no meio sindical. Também debateu-se os impactos causados pelas novas tecnologias reprodutivas uma vez que estas tecnologias colocam em discussão arraigados valores sociais e culturais, como as concepções sobre a paternidade, a maternidade, a virilidade e a própria masculinidade. O objetivo principal do Projeto foi capacitar dirigentes sindicais cutistas da Região Sul do Brasil e os(as) educadores(as) da Escola Sindical Sul da CUT que trabalham com educação de adultos, para a compreensão dos temas relacionados às relações de gênero e sexualidade, possibilitando a intervenção qualificada nas atividades formativas e sindicais que realizam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador.Financiador(es): Fundação Macarthur - Bolsa.
1996 - 1999
Homens e as políticas de ?empoderamento? das mulheres - a emergência do ?gênero? entre sindicalistas de esquerda em Florianópolis.
Descrição: Pesquisa realizada com dirigentes sindicalistas em 1998, buscou analisar as relações de gênero em setores de esquerda do movimento sindical de Florianópolis vinculados à Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina, (CUT/SC); ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis, (SINERGIA) e a Escola Sul da CUT. Trata-se de entidades que têm discutido, debatido e implementado propostas relativas ao gênero ao que eu denominei nesta pesquisa como sendo as ?questões políticas de gênero?, ou seja, as discussões como leis sobre o aborto e ?união civil?, assédio sexual, violência e as políticas de ?empoderamento? das mulheres, particularmente, a política de ?quotas?. Além dessas questões também foram considerados os processos de construção social das diferentes masculinidades. Para tanto foram utilizados recursos da abordagem etnográfica (observação participante e entrevistas), com as quais buscou-se reconstruir as trajetórias (individuais e nos movimentos sociais) desses(as) dirigentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1987 - 1987
Projeto Estrutura do Emprego no RS
Descrição: Pesquisa sobre a estrutura emprego no Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Integrante / Antonio David Cattani - Coordenador.Financiador(es): Instituto Latino-Americano Para O Desenvolvimento Economico e Social - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2015 - Atual
Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade 5ª. Edição
Descrição: Um dos objetivos principais do projeto foi contribuir na formação continuada dos/as professores/as dos anos iniciais e da educação infantil do município de Seara tratando das questões de gênero, sexualidade e violência no cotidiano escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador / Claudete Gomes Soares - Integrante.
2014 - Atual
Educação para as relações étnico-raciais: ações conjuntas com professores da educação básica
Descrição: Trata-se da realização de atividades com professores da escola básica com foco no tema da diversidade étnico-racial e educação, associando-o com outros temas bastante presentes na sociedade contemporânea: multiculturalismo, cidadania, direitos e identidade. A execução do projeto se dará por meio de atividades que contemplem a realização de grupos de discussão (grupos focais) com professores de diversas áreas do conhecimento com atuação na escola básica sobre o tema da diversidade na escola; etnografias na escola, para conhecimento do cotidiano escolar; oferta de oficinas e/ou minicursos para professores das escolas envolvidas no projeto (módulos formativos); assessoria às atividades pedagógicas propostas pelos professores a partir dos módulos formativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Claudete Gomes Soares - Coordenador / Ari José Sartori - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Integrante / Claudete Gomes Soares - Coordenador.
2014 - Atual
?Projeto Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 4ª. Edição?.
Descrição: Um dos objetivos principais do projeto "Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade" - 4a. Edição, foi contribuir na formação continuada dos/as professores/as dos anos iniciais e da educação infantil do município de Chapecó, alunos/as dos cursos de licenciaturas e servidores/as da UFFS, tratando das questões de gênero, sexualidade e violência no cotidiano escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador / Claudete Gomes Soares - Integrante.
2013 - 2013
Gênero na Educação : espaço para a diversidade - 3a. Edição
Descrição: Um dos objetivos principais do projeto "Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade" é contribuir na formação continuada dos/as professores/as dos anos iniciais e da educação infantil do município de Chapecó, alunos/as dos cursos de licenciaturas e servidores/as da UFFS, tratando das questões de gênero, sexualidade e violência no cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador.
2012 - 2013
Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade - 2a. Edição
Descrição: Um dos objetivos principais do projeto "Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade" é contribuir na formação continuada dos/as professores/as dos anos iniciais e da educação infantil do município de Chapecó, alunos/as dos cursos de licenciaturas e servidores/as da UFFS, tratando das questões de gênero, sexualidade e violência no cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade
Descrição: Um dos objetivos principais do projeto "Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade" é contribuir na formação continuada dos/as professores/as dos anos iniciais e da educação infantil do município de Chapecó, alunos/as dos cursos de licenciaturas e servidores/as da UFFS, tratando das questões de gênero, sexualidade e violência no cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2008
Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação - 2a. Edição
Descrição: O Projeto "Curso para Multiplicadores das Oficinas", surgiu a partir da experiência no Estado de Santa Catarina do Projeto ?Gênero na Educação ? Espaço para a Diversidade? desenvolvido pela Genus. Este contou inicialmente com o apoio institucional do PROSARE/CEBRAP e com o patrocínio da Fundação MacArthur. O Projeto teve como um dos objetivos principais contribuir na formação continuada dos professores/as que atuam na educação infantil e nas séries iniciais na rede de ensino pública nos Estados do Paraná e de Santa Catarina..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador / Néli Susana Britto - Integrante.Financiador(es): Banco do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Centrais Elétricas S.A. - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2003 - Atual
Projeto Gênero na Educação - espaço para a diversidade
Descrição: A GENUS desenvolve atualmente o Projeto Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. Um dos objetivos do projeto é realizar a formação continuada para a compreensão dos temas relacionados a gênero, violência e sexualidade. O público envolvido são alunos(as) e professores(as) dos Cursos de pedagogia e que atuam também na educação infantil e nas séries iniciais na rede de ensino em Santa Catarina. A Genus, ao se propor trabalhar com essa temática e com esse público, objetiva possibilitando-lhes intervir qualificadamente nas atividades pedagógicas que realizam diante do problema da violência - física, simbólica e especialmente sexual - que se reflete cotidianamente no âmbito das instituições educativas, sem que os sujeitos envolvidos - as próprias crianças e os professores e as professoras - consigam refletir de uma maneira crítica sobre o que esse problema desencadeia. O foco em todas as atividades previstas será gênero, sexualidade infantil e a problemática da violência sexual contra a criança e a mulher, jovem ou adulta, com a disponibilização de informações sobre para onde, para quem e como encaminhar os casos de situações de violência institucional, doméstica e familiar presente na vida cotidiana..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador / Neli Susana Britto - Integrante / Deborah Thome Sayão - Integrante.Financiador(es): Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3


Outros Projetos


2013 - Atual
Gênero, Sexualidade e Diversidade na Educação - ações conjuntas entre Saúde e Ciências Sociais
Descrição: O Projeto Gênero na Educação ? Espaço para a Diversidade faz parte do Projeto Qualificação Científica de Professores e Alunos da Escola Básica da Rede Pública de Municípios do Oeste Catarinense. Este Projeto foi aprovado junto à Capes, no Edital 055/2012, do Projeto Novos Talento deste órgão de pesquisa, do qual sou coordenador do subprojeto Gênero, Sexualidade e Diversidade na Educação - ações conjuntas entre Saúde e Ciências Sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) .
Integrantes: Ari Jose Sartori - Coordenador / Claudete Soares - Integrante / Adriana Remiao Luzardo - Integrante / Eliziane Tamanho de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana/Especialidade: Ensino Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana/Especialidade: Genero Educação e Violencia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana/Especialidade: Relações de Gênero e Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
Indicação do PPGAS/UFSC para concorrer ao prêmio de Melhor Dissertação no Concurso Brasileiro ANPOCS de obras Científicas e teses Universitárias em Ciências Sociais - Edição 1999, PPGAS/UFSC.
1998
Selecionado para o Prêmio do VIII Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero - Projeto selecionado em 1998, Fundação Carlos Chagas - Apoio Fundação Ford.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARTORI, Ari J.2015SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: 'o que' ensinam e 'como' ensinam. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 112-132-130, 2015.

2.
SARTORI, Ari J.2012SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia para quem não vai ser Antropólogo. Percursos (Florianópolis. Online), v. 13, p. 99-119, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SARTORI, Ari J.; SCHEFFER, N. F. (Org.) ; BAGATINI, M. D. (Org.) ; BINOTTO, R. R. (Org.) ; SILVA, M. A. T. (Org.) . QUALIFICAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO OESTE CATARINENSE: UM PANORAMA DA EXTENSÃO DA UFFS. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf Editora, 2017. v. 500. 144p .

2.
SARTORI, Ari J.; SCHEFFER, N. F. (Org.) ; BAGATINI, M. D. (Org.) ; BINOTTO, R. R. (Org.) ; SILVA, M. A. T. (Org.) . A PRÁTICA COM PROFESSORES E ESTUDANTES : UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf Editora, 2016. v. 500. 120p .

3.
SARTORI, Ari J.; CANTOIA, S. F. (Org.) ; TROMBETTA, V. M. (Org.) . Reflexões sobre currículo: possibilidades para (re)pensar a escola. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2013. v. 1000. 150p .

4.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Néli Susana (Org.) . Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 3aR. ed. Florianópolis: Nova Letra/Genus, 2011. v. 1000. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
SARTORI, Ari J.; SOARES, C. . Gênero na Educação: impactos e desafios para a formação continuada. In: SARTORI, Ari José; SCHEFFER, Nilce; BINOTTO, Rosane R.; BAGATINI, Margarete D.; SILVA, Marco. A. T.. (Org.). prática com professores e estudantes da escola básica da rede pública de municípios do oeste catarinense : uma proposta de formação continuada. 1a.ed.Porto Alegre: UFFS/Evangraf, 2017, v. 500, p. 110-143.

2.
SARTORI, Ari J.. Origem dos estudos de Gênero.. In: Ari José Sartori; Néli Susana Britto. (Org.). Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 3aRed.Florianópolis: Genus, 2011, v. , p. 26-37.

3.
SARTORI, Ari J.. Violência sexual contra mulher, criança, jovem ou adulta.. In: Ari José Sartori; Néli Susana Britto. (Org.). Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 3aRed.Florianópolis: Genus, 2011, v. 1, p. 78-101.

4.
SARTORI, Ari J.. Violência , TV e os meios eletrônicos. In: Sartori, Ari J.; Britto, Néli S.. (Org.). Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 3aRed.Florianópolis: Genus, 2011, v. 1500, p. 103-108.

5.
SARTORI, Ari J.. Violência silenciosa no cotidiano de muit@s trabalhador@s.. In: Vários. (Org.). Tribunal Popular Assédio Moral e sexual nas relações de trabalho. 1ed.Florianópolis: Agnus, 2002, v. 1, p. 119-122.

6.
SARTORI, Ari J.. Homens e relações de gênero entre sindicalistas de esquerda em Florianópolis-SC. In: BRUSCHINI, Cristina; PINTO, Céli R.. (Org.). Tempos e Lugares de Gênero. 1 aed.São Paulo: Editora 34 e Fundação Carlos Chagas, 2001, v. , p. 217-240.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SARTORI, Ari J.; MACIEL, S. M. ; BARROS, Anália . Gênero: de onde vens, para onde vais. Revista do Núcleo Temático de Gênero da Escula Sindical Sul CUT, p. 1 - 39, 01 jan. 2001.

2.
SARTORI, Ari J.; SARDÁ, Maurício . Participação e autonomia - apontamentos a partir da avaliação dos educandos. A Arte de Fazer, Florianópolis, 20 dez. 2000.

3.
SARTORI, Ari J.; CATTANI, Antonio David . Mito do Setor Informal. Diario do Sul, Porto Alegre, 16 jan. 1987.

4.
SARTORI, Ari J.. Gênero, Sexo e Identidade. Jornal Linha Viva, Florianópolis.

5.
SARTORI, Ari J.; CATTANI, Antonio David . Nível de Emprego Enfrenta Estagnação na Indústria. Jornal Diário do Sul, Porto Alegre.

6.
SARTORI, Ari J.. Gênero: o que os homens têm a ver com isto. Jornal Linha Viva, Florianópolis.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARTORI, Ari J.. O ensino da Antropologia nos cursos de graduação: ?o que ensinam? e ?como ensinam?. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal - RN. Anais 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014.

2.
SARTORI, Ari J.; VARGAS, I. ; GANDOLFI, E. . GÊNERO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO. In: 6o CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém. Anais do 6o CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém: UFPA, 2014.

3.
SARTORI, Ari J.; PELEGRINI, C. ; WIZNIEWSKI, A. P. . Gênero na Educação : um Espaço para a Diversidade na Formação Continuada?. In: 30 SEURS, 2012, Rio Grande. Extensão, Memória e Patrimônio. RIO GRANDE: UFRG, 2012.

4.
SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia nos Cursos de Graduação. In: IX RAM - CULTURAS, ENCONTROS E DESIGUALDADES, 2011, CuritibA - PRa. Anais do IX RAM - CULTURAS, ENCONTROS E DESIGUALDADES. Curitiba: UFPR, 2011.

5.
SARTORI, Ari J.. O ensino da antropologia para quem não vai ser antropólogo: programas e currículos na Região Sul. In: 27a. RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém - PA. ?Brasil Plural: Conhecimentos, Saberes Tradicionais e Direitos à Diversidade?. São Paulo: ABA, 2010.

6.
SARTORI, Ari J.. ?O ENSINO DA ANTROPOLOGIA PARA NÃO ANTROPÓLOGOS?. In: VI Reunión de Antropología del MERCOSUL, 2005, Monteideo. Identidad, Fragmentación y /diversidad, 2005. v. 1.

7.
SARTORI, Ari J.. GÊNERO NA EDUCAÇÃO ? UM ESPAÇO PARA A DIVERSIDADE?. In: VI Reunión de Antropología del MERCOSUL, 2005, Monteideo. Identidad, Fragmentación y /diversidad, 2005. v. 1.

8.
SARTORI, Ari J.. Relatos das atividades do Projeto Gênero na Educação. In: II Seminário Anual do PROSARE: Violência Sexual contra a Mulher, 2004, São Paulo. Resumo dos relatos, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SARTORI, Ari J.; GANDOLFI, E. ; VARGAS, I. . GÊNERO NA EDUCAÇÃO: ESPAÇO PARA A DIVERSIDADE. In: 31 SEURS, 2013, Florianópolis. Anais do 31 SEURS. Florianópolis: UFSC, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARTORI, Ari J.. O ensino da Antropologia nos cursos de graduação: o que ensinam e como ensinam. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. Anas da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Brasília: ABA, 2014.

2.
SARTORI, Ari J.; VARGAS, I. ; GANDOLFI, E. . GÊNERO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO. In: 6o CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém. Anais do 6o CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém: UFPA, 2014.

3.
SARTORI, Ari J.. OFICINAS GÊNERO NA EDUCAÇÃO : espaço para a diversidade no 6º. CBEU. In: 6o CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém. Anais do 6o CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém: UFPA, 2014.

4.
SARTORI, Ari J.; PELEGRINI, C. ; WIZNIEWSKI, A. P. . ?Oficinas Gênero na Educação : Espaço para a Diversidade?. In: II SEPE, 2012, Chapecó. ANAIS do II SEPE ? Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS ? Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: UFFS, 2012.

5.
SARTORI, Ari J.. Gênero na Educação : um Espaço para a Diversidade na Formação Continuada?. In: 30 SEURS: Extensão, Memória e Patrimônio., 2012, Rio Grande. Anais do 30 SEURS. Rio Grande: FUFRG, 2012.

6.
SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia nos Cursos de Graduação. In: IX RAM - CULTURAS, ENCONTROS E DESIGUALDADES, 2011, CURITIBA - PR. ANAIS DA IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011.

7.
SARTORI, Ari J.. O ensino da antropologia para quem não vai ser antropólogo: programas e currículos na Região Sul. In: 27a. RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. Anais do 27a. RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Basília: ABA, 2010.

8.
SARTORI, Ari J.. O ensino da Antropologia: "o que"e "o como" ensinar. In: 25a. Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia - Go. Saberes e Práticas Antropológicas: desafios para o século XXI, 2006. v. 1.

9.
SARTORI, Ari J.. Gênero na Educação - um espaço para a diversidade?. In: Anais do Enconctro Internacional Fazendo Gênero 6, 2004, Florianópolis. Resumos do Encontro Internacional Fazendo Gênero 6, 2004.

10.
SARTORI, Ari J.. Apresentação do Projeto Gênero na Educação. In: I Seminário Anual do PROSARE: Violência contra a Mulher no Brasil, 2004, São Paulo. Resumo dos seminários, 2003.

11.
SARTORI, Ari J.. Gênero na Prática Pedagógica e no Currículo da Escola Sul. In: Fórum Mundial da Educação, 2001, Porto Alegre. Anais do Fórum Mundial da Educação, 2001.

12.
SARTORI, Ari J.. Sindicalismo e as relações de Gênero. In: Reunião Anual da Fundação MacArthur, 2001, São Paulo. Anais da Reunião Anual do ano 2001 da Fundação MacArthur, 2001.

13.
SARTORI, Ari J.. Trabalho e Militância política entre sindicalistas de esquerda em Florianópolis. In: III º encontro Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares, 2001, Niterói - RJ. Anais do III º encontro Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares, 2000.

14.
SARTORI, Ari J.. Sindicalismo e as relações de Gênero. In: Reunião Anual 2000 da Fundação MacArthur, 2000, Umbu. Anais da Reunião Anual 2000 da Fundação MacArthur, 2000.

15.
SARTORI, Ari J.. Homens, poder e as políticas de 'empoderamento'das mulheres em setores da esquerda em Florianópolis. In: VIII Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero, 1998, São Paulo. Resumos do VIII Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero da Fundação Carlos Chagas, 1998.

16.
SARTORI, Ari J.. Homens: a construção da identidade masculina em uma entidade sindical de Florianópolis, SC. In: II Reunión de Antropología del Mercosur - Fronteras Culturales Y Ciudadanía, 1997, Piriápolis - Uruguai. Anais do II Reunión de Antropología del Mercosur - Fronteras Culturales Y Ciudadanía, 1997.

17.
SARTORI, Ari J.. Homens: a construção da identidade masculina em uma entidade sindical de Florianópolis, SC. In: II Jornada Catarinense de Educação Sexual, 1996, Florianopolis. Anais da II Jornada Catarinense de Educação Sexual, 1996.

18.
SARTORI, Ari J.. Homens com H: a construção da identidade masculina em uma entidade sindical de Florianópolis. In: II Encontro Fazendo Gênero na UFSC, 1996, Florianópolis. Anais do II Encontro Fazendo Gênero na UFSC, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
SARTORI, Ari J.. ?Gênero, diversidade e cidadania: dificuldades, possibilidades e desafios'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SARTORI, Ari J.. Violência, Sexualidade e Gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SARTORI, Ari J.. Gênero e Violência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SARTORI, Ari J.; PELEGRINI, C. . Oficinas Gênero na Educacão : espaço para a diversidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia nos Cursos de Graduação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SARTORI, Ari J.. Gênero, diversidade e a participação polícita das mulheres: dificuldades e desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SARTORI, Ari J.. Mídia e Violência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GUSMAO, N. ; TASSINARI, A. I. ; SARTORI, Ari J. . O ensino da antropologia para quem não vai ser antropólogo na Região Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SARTORI, Ari J.. O ensino da antropologia para não antropólogos/as. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia: o "que" e o "como" ensinar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SARTORI, Ari J.; CANTOIA, S. F. ; TROMBETTA, V. M. . Reflexões sobre currículo: possibilidades para (re)pensar a escola. Curitiba, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Neli Susana . Gênero na Educação : espaço para a diversidade. Blumenau / Florianópolis, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SARTORI, Ari J.. Parecerista ad hoc Revista Três Pontos - (UFMG). 2016.

2.
SARTORI, Ari J.. Parecerista Projetos de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFFS. 2016.

3.
SARTORI, Ari J.. Parecerista da Revista Brasileira de Extensão Universitária. 2014.

4.
SARTORI, Ari J.. Avaliador Ad hoc da PROEC / UFFS. 2012.

5.
SARTORI, Ari J.. Parecerista Ad hoc da Revista Mosaico : estudos em psicologia. 2012.

6.
SARTORI, Ari J.. Parecerista da 4a. Edição do Prêmio ABA Lévi-Strauss, Modalidade B (artigo). 2012.

7.
SARTORI, Ari J.. Análise Vol.1 e 2 documento Orientação Técnica Internacional sobre Educação em sexualidade (UNESCO). 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade no 6o CBU. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SARTORI, Ari J.; GANDOLFI, E. ; VARGAS, I. . Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade - 2a. edição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 3ª. Edição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade - 2a. edição. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SARTORI, Ari J.; PELEGRINI, C. ; WIZNIEWSKI, A. P. . Relatório Projeto Extensão. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educacão : espaço para a diversidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação: espaço para a diversidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SARTORI, Ari J.; POGGIO, I. ; BODNAR, R. T. M. . Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação - 3a. Edição. 2010. .

13.
SARTORI, Ari J.. Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação - 3a. Edição. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Neli Susana . Curso para Multiplicadores das Oficinas Gênero na Educação - 2a. Edição. 2008. .

15.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Néli Susana . Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação - 2a. Edição. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade - 2a. Edição. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Neli Susana . Curso para Multiplicadores das Oficinas Gênero na Educação - 1a. Edição. 2007. .

18.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Néli Susana . Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação - 1a. Edição. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade - 1a. Edição. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
SARTORI, Ari J.. "A cultura infantil como base científica na ampliação do perpertório vivencial das crianças". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
SARTORI, Ari J.. Tribunal Popula: Assédio Moral e sexual nas relaçoes de trabalho. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SARTORI, Ari J.; PENNA, Clemente Gentil ; MARTINO, Marlen de ; GEREMIAS, Patricia . Gênero na educação - espaço para a diversidade. 2008. Vídeo.

2.
SARTORI, Ari J.. Atividades do Projeto Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação - 2a. Ed. 2008. Vídeo.

3.
SARTORI, Ari J.. Atividades do Projeto Gênero na Educação. 2005. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SARTORI, Ari J.; TASSINARI, A. I.; GUSMAO, N.; LEON, G. A. F.; LEITE, I. B.; GROISMAN, A.; SILVA, R. C.; SOARES, D. M.. Participação em banca de Alexander Armando Cordovés Santiesteban. Caminantes y caminos que se hacen al andar: trajetórias de professoras/es de ensino médio em Cuba. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
TASSINARI, A. I.; MALUF, S.; SARTORI, Ari J.. Participação em banca de Alexander Armando Cordovés Santiesteban. Caminantes y caminos que se hacen al andar. Trajetórias de professores de ensino secundário em Cuba. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SARTORI, Ari J.; ANTUNES, C. S.; MOURA, N. C.. Participação em banca de Leandra Batista de Azevedo.A prática pedagógica das/os professoras/es: etnografia sobre as relações de gênero em duas escolas de Chapecó. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
SARTORI, Ari J.; SOARES, C. G.; MARTUSCELLI, D. E.. Participação em banca de Igor de Vargas.PROERD é o programa, PROERD é a solução? Etnografia das aulas do PROERD em Chapecó. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
SARTORI, Ari J.; BRUNETTA, A. A.; MAZON, M. S.; DURLI, Z.. Participação em banca de Emília Haline Dutra.Formação em Gênero e Diversidade Sexual: uma análise dos documentos oficias e das disputas politicas e ideológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
LEITAO, L.; PEREIRA, T. I.; SARTORI, Ari J.. Participação em banca de Janaína Pigosso Eberle.Concepções acerca da Sociologia no Ensino Médio: um estudo com estudantes de escola pública no município Chapecó-SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

5.
SOARES, C. G.; SARTORI, Ari J.; MARTUSCELLI, D. E.. Participação em banca de Tamara Moura.Gênero e cidadania no Programa Bolsa Família: impactos locais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

6.
SOARES, C. G.; SARTORI, Ari J.; BORDIGNON, S. A. F.. Participação em banca de Neuri José Andreola.Os brasileiros e os estrangeiros: as relações de sociabilidade entre o grupo de brancos e o grupo de negros no bairro Pitanga.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

7.
AMES, M. A.; ROCHA, H.; SARTORI, Ari J.. Participação em banca de Igor de Vargas.Políticas de enfrentamento às drogas nas escolas: uma análise sobre o PROERD. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

8.
BORGES, C. L. P.; SARTORI, Ari J.; MARAFON, R.. Participação em banca de Thaisa Cristina Resmini.Características e habilidades de mulheres que ocupam cargo de liderança no setor bancário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

9.
SILVA, C. M.; MIRANDA, A.; SARTORI, Ari J.. Participação em banca de Camila Celina Marmentini.Mulheres, divórcio e família: discursos sobre as mulheres nos processos de desquite e divórcio em Chapecó (1953-1983). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

10.
SARTORI, Ari J.; LEITAO, L.; AMES, M. A.. Participação em banca de Camila Pelegrini.Os dispositivos de poder no espaço escolar e suas influências no processo de ensino e aprendizagem DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SARTORI, Ari J.; LEITAO, L.; FONTANARI, Ivan P.P.. Processo seletivo professor Antropologia. 2016. Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
SOARES, C. G.; LEITAO, L.; SARTORI, Ari J.. Concurso Processo Seletivo Professor Ciências Sociais. 2014. Universidade Federal da Fronteira Sul.

Outras participações
1.
FONTANARI, Ivan P.P.; SARTORI, Ari J.. Banca para Exame de Suficiência em Antropologia no Brasil. 2016. Universidade Federal da Fronteira Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6o. CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. OFICINAS GÊNERO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO. 2014. (Congresso).

2.
XXXI SEURS.GÊNERO NA EDUCAÇÃO: ESPAÇO PARA A DIVERSIDADE. 2013. (Seminário).

3.
30 SEURS.Gênero na Educação: um espaço para a diversidade na formação continuada?. 2012. (Seminário).

4.
I Seminário PIBID UFFS. 2012. (Seminário).

5.
Mesa-redonda: ?Violências em debate: Experiências de pesquisa.Educadores/as e as diferentes violências nos ambientes educacionais: desafios e responsabilidades. 2012. (Outra).

6.
Viodeoconferência "Análise da Matriz Curricular da UFFS". 2012. (Outra).

7.
Viodeoconferência "O Educador Popular". 2012. (Outra).

8.
Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação.Socialização das Experiências com as Oficinas Gênero na Educação. 2011. (Seminário).

9.
Evento Nacional: 140 anos da Comuna de Paris. 2011. (Seminário).

10.
IX RAM - Culturas, Encontros e Desigualdades. O Ensino da Antropologia nos Cursos de Graduação. 2011. (Congresso).

11.
Reunião Regional do Projeto Educação em Sexualidade: desafios para uma política pública.Análise da Orientação Técnica Internacional sobre Educação em Sexualidade da UNESCO. 2011. (Encontro).

12.
27a. Reunião Brasileira de Antropologia. ?O ensino da antropologia para quem não vai ser antropólogo na Região Sul?. 2010. (Congresso).

13.
Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades,Deslocamentos. 75.1 Usos da masculinidade e papéis de gênero Coordenador@s: Ari José Sartori (UFSC), José Gatti (Universidade Tuiuti do Paraná/UFSC/UFSCar). 2010. (Congresso).

14.
I Jornadas antropológicas do PPGAS.Mesa Redonda: Experiências no Campo. 2008. (Outra).

15.
I Jornadas antropológicas do PPGAS "Diálogos entre a teoria e a prática".Desafios e estratégias para realizar pesquisa campo. 2008. (Outra).

16.
VII Reunião de Antropologia do Mercosul. 2007. (Oficina).

17.
25a Reunião Brasileira de Antropologia. O ensino da Antropologia: "o que"e "o como" ensinar. 2006. (Congresso).

18.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Gënero na Educação - é um espaço paa a diversidade?. 2006. (Seminário).

19.
Jornada de Reflexões sobre o Ensino da Antropologia Social no Rio Grande do Sul. 2005. (Oficina).

20.
VI Reunión de Antropología del Mercosur. Sexualidade: construções contemporâneas. 2005. (Congresso).

21.
VI Reunión de Antropología del Mercosur. O Ensino de antropologia: paisagens, encontros e destinos. 2005. (Congresso).

22.
II Seminário Anual do PROSARE: Violência Sexual contra a Mulher. 2004. (Seminário).

23.
I Seminário Anual do PROSARE: Violência contra a Mulher no Brasil. 2003. (Seminário).

24.
Fórum Mundial de Educação.Gênero na Prática Pedagógica e no Currículo da Escola Sindical Sul da CUT. 2001. (Outra).

25.
III encontro Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares.Trabalho e Militância política entre sindicalistas de esquerda em Florianópolis. 2001. (Encontro).

26.
Reunião Anual do ano 2001 da Fundação MacArthur.Sindicalismo e as relações de Gênero. 2001. (Encontro).

27.
Reunião Anual do ano 2000 da Fundação MacArthur.Sindicalismo e as relações de Gênero. 2000. (Encontro).

28.
VIII Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero.Homens, poder e as políticas de 'empoderamento'das mulheres em setores da esquerda em Florianópolis. 1998. (Seminário).

29.
II Reunión de Antropología del Mercosur - Fronteras Culturales Y Ciudadanía."Género y Sexualidad". 1997. (Encontro).

30.
II Encontro Fazendo Gênero na UFSC.Homens: a construção da identidade masculina em uma entidade sindical de Florianópolis.. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade 5ª. Edição. 2016. (Outro).

2.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade 5ª. Edição. 2015. (Outro).

3.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação. 2014. (Outro).

4.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade 4ª. Edição. 2014. (Outro).

5.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2013. (Outro).

6.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2013. (Outro).

7.
SARTORI, Ari J.. V Seminário NED - Formação de Professores e as Políticas Curriculares. 2013. (Outro).

8.
SARTORI, Ari J.. I Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais. 2013. (Outro).

9.
SARTORI, Ari J.. Seminário Violências em Debate. 2012. (Outro).

10.
SARTORI, Ari J.. Semana da Consciência Negra : Educação e Cidadania na Perspectiva Étnico-Racial. 2012. (Outro).

11.
SARTORI, Ari J.; SOARES, C. G. ; LEITAO, L. . Comunidade Quilombola, terra e educação. 2012. (Outro).

12.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2012. (Outro).

13.
SARTORI, Ari J.; BODNAR, R. T. M. ; POGGIO, I. . Curso para Multiplicadores das Oficinas Gênero na Educação. 2011. (Outro).

14.
SARTORI, Ari J.; LEITAO, L. ; SOARES, C. . I FÓRUM Diversidade e ações afirmativas: experiências e desafios. 2011. (Outro).

15.
SARTORI, Ari J.; TASSINARI, A. I. . Membro da Comissão Organizadora do Prêmio Lévi-Strauss. 2010. (Concurso).

16.
TASSINARI, A. I. ; SARTORI, Ari J. . Prêmio Lévi-Strauss 2010 ? 3ª Edição. 2010. (Exposição).

17.
SARTORI, Ari J.; OUTROS . Seminário: Tribunal Popular sobre Assédio Moral e Sexual nas Relações de Trabalho. 2002. (Outro).

18.
SARTORI, Ari J.; LAGO, Mara . Curso: Estudos de Gênero (em 18 seminários). 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandra Batista de Azevedo. Isso é coisa de menino, isso é coisa de menina: uma etnografia em duas escolas de Chapecó sobre as relações de gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

2.
Ebriza Jacques. Famílias e suas configurações: a visão dos frequentadores da Cidade do Idoso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

3.
Igor de Vargas. PROERD é o programa, PROERD é a solução? Etnografia das aulas do PROERD em Chapecó. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

4.
Ebriza Jacques. Trabalho Conclusão de Curso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

5.
Camila Pelegrini. ?OS DISPOSITIVOS DE PODER NO ESPAÇO ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

6.
Leandra Batista de Azevedo. Trabalho Conclusão Curso I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

Orientações de outra natureza
1.
Carla Aluchna. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade 5ª. Edição. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

2.
Leandra Batista de Azevedo. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 5ª. Edição?. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ari Jose Sartori.

3.
Renata Daici Rodrigues. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 5ª. Edição?. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

4.
Greici Capellari Fabrizzio. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 4ª. Edição?. 2014. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ari Jose Sartori.

5.
Renata Daici Rodrigues. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 4ª. Edição?. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ari Jose Sartori.

6.
Leandra Batista de Azevedo. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 4ª. Edição?. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ari Jose Sartori.

7.
Erégia Gandolfi. Projeto Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 3ª. Edição?. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ari Jose Sartori.

8.
Igor de Vargas. Projeto Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 3ª. Edição?. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ari Jose Sartori.

9.
Erégia Gandolfi. ?Projeto Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 2ª. Edição?.. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

10.
Igor de Vargas. ?Projeto Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 2ª. Edição?.. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

11.
Sérgio Werlang. Projeto Oficinas Gênero na Educação. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

12.
Camila Pelegrini. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.

13.
Ana Paula Wizniewski. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Ari Jose Sartori.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SARTORI, Ari J.2012SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia para quem não vai ser Antropólogo. Percursos (Florianópolis. Online), v. 13, p. 99-119, 2012.

2.
SARTORI, Ari J.2015SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: 'o que' ensinam e 'como' ensinam. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 112-132-130, 2015.


Livros e capítulos
1.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Néli Susana (Org.) . Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 3aR. ed. Florianópolis: Nova Letra/Genus, 2011. v. 1000. 136p .


Apresentações de Trabalho
1.
GUSMAO, N. ; TASSINARI, A. I. ; SARTORI, Ari J. . O ensino da antropologia para quem não vai ser antropólogo na Região Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SARTORI, Ari J.. Violência, Sexualidade e Gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SARTORI, Ari J.. Gênero e Violência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educacão : espaço para a diversidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Neli Susana . Curso para Multiplicadores das Oficinas Gênero na Educação - 1a. Edição. 2007. .

5.
SARTORI, Ari J.; BRITTO, Neli Susana . Curso para Multiplicadores das Oficinas Gênero na Educação - 2a. Edição. 2008. .

6.
SARTORI, Ari J.; POGGIO, I. ; BODNAR, R. T. M. . Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação - 3a. Edição. 2010. .

7.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade - 2a. edição. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SARTORI, Ari J.; GANDOLFI, E. ; VARGAS, I. . Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade - 2a. edição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade no 6o CBU. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação : espaço para a diversidade ? 3ª. Edição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARTORI, Ari J.; BODNAR, R. T. M. ; POGGIO, I. . Curso para Multiplicadores das Oficinas Gênero na Educação. 2011. (Outro).

2.
SARTORI, Ari J.; LEITAO, L. ; SOARES, C. . I FÓRUM Diversidade e ações afirmativas: experiências e desafios. 2011. (Outro).

3.
TASSINARI, A. I. ; SARTORI, Ari J. . Prêmio Lévi-Strauss 2010 ? 3ª Edição. 2010. (Exposição).

4.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2013. (Outro).

5.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação : espaço para a diversidade. 2013. (Outro).

6.
SARTORI, Ari J.. Oficina Gênero na Educação. 2014. (Outro).

7.
SARTORI, Ari J.. Seminário Violências em Debate. 2012. (Outro).

8.
SARTORI, Ari J.. V Seminário NED - Formação de Professores e as Políticas Curriculares. 2013. (Outro).

9.
SARTORI, Ari J.. I Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais. 2013. (Outro).

10.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade 5ª. Edição. 2015. (Outro).

11.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade 4ª. Edição. 2014. (Outro).

12.
SARTORI, Ari J.. Oficinas Gênero na Educação : espaço para a diversidade 5ª. Edição. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


1) Projeto selecionado no ano de 2000 no Concurso dotações pesquisa sobre gênero - apoio financeiro e institucional para o ano de 2001 e 2002 da Fundação MacArthur - CEBRAP/PROSARE



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 11:51:03