Christine Janczur

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5336523667328005
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Doutoranda no Laboratório de História da Biologia e Ensino-Departamento de Genética e Biologia Evolutiva-IB-USP, sob orientação da Profa. Ass. Maria Elice de Brzezinski Prestes, com projeto na área de História da Biologia e Ensino. Mestre em Letras, no programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela FFLCH-USP, com pesquisa relacionada à tradução de obra de conteúdo científico, sob orientação da Professora Doutora Adriana Zavaglia, docente do DLM da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - USP, no par de línguas português-francês. Mestre em Biologia, na área de Genética, pela Universidade de São Paulo (IB-USP), sob orientação do Professor Doutor José Mariano Amabis. Graduação em Letras, com dupla habilitação (Português e Francês), pela Universidade de São Paulo (2011) e graduação com Bacharelado e Licenciaturas Curta e Plena em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1978). Educadora e tutora do curso de Licenciatura em Ciências da USP/UNIVESP em quatro disciplinas do terceiro ano da graduação; professora de biologia no Ensino Médio; monitora/professora de francês nos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP. Paralelamente, foram realizados trabalhos de revisão e colaboração em diversas obras didáticas de biologia. Professora especialista em portal de educação na internet e tradutora de documentários científicos, no par de línguas inglês/português. Experiência nas áreas de Biologia e de Letras, com ênfase em História da Ciência e Ensino, História da Fisiologia e da Medicina, Línguas Estrangeiras Modernas (Francês) e Estudos da Tradução. Contato: christine.jz@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christine Janczur
Nome em citações bibliográficas
JANCZUR, C;JANCZUR, CHRISTINE;Janczur, C.;C Janczur

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências.
Rua do Matão, 277
Butantã
05508090 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30917586
URL da Homepage: http://www.ib.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História da Biologia e Ensino.
Instituto de Biociências- Universidade de São Paulo, IB-USP, Brasil.
Título: Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l?étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard,
Orientador: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino de biologia; ensino de ciências; história da biologia; francês; tradução comentada; claude bernard.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: ENSINO DE CIÊNCIAS.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras-Francês.
2012 - 2015
Mestrado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
Título: Apresentação de uma tradução comentada da Introdução e da Primeira Parte de Introduction à l?étude de la médecine expérimentale de Claude Bernard: do projeto à realização.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. Adriana Zavaglia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1979 - 1981
Mestrado em Mestrado em Genética.
Instituto de Biociências- Universidade de São Paulo, IB-USP, Brasil.
Título: Estudo da indução experimental de um pufe em cromossomos politênicos de Trichosia pubescens (diptera, sciaridae).,Ano de Obtenção: 1981.
Orientador: José Mariano Amabis.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2011
Graduação em Letras- Francês.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
com período sanduíche em Université Lumiere Lyon 2 (Orientador: Jean-Pierre Chavagne).
2006 - 2011
Graduação em Letras - Português.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
1975 - 1978
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1975 - 1978
Graduação em Licenciatura Curta em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1975 - 1978
Graduação em Bacharelado em Biologia.
Instituto de Biociências- Universidade de São Paulo, IB-USP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em I Escola USP de História das Ciências. (Carga horária: 40h).
Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil.
2018 - 2018
Analisando Fontes Primárias para a Escrita da História das Ciências. (Carga horária: 6h).
Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil.
2018 - 2018
A História das Ciências em seu Contexto Social. (Carga horária: 10h).
Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil.
2018 - 2018
Tópicos Atuais em História das Ciências. (Carga horária: 14h).
Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Gamificação na Educação Básica. (Carga horária: 40h).
Escolas Conectadas e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERS, Brasil.
2017 - 2017
Programa der Aperfeiçoamento ao Ensino- PAE-História da Biologia e Ensino. (Carga horária: 90h).
Instituto de Biociências- Universidade de São Paulo, IB-USP, Brasil.
2017 - 2017
Teaching Nature of Science through History: A Classroom demonstration. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino- PAE- Ensino com Pesquisa em Biologia. (Carga horária: 90h).
Instituto de Biociências- Universidade de São Paulo, IB-USP, Brasil.
2016 - 2016
Remédier en douceur- Quoi, quand et comment corriger les erreurs des appren. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2016 - 2016
Les émotions dans l?apprentissage du FLE. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2015 - 2015
Les appuis technologiques pour travailler avec des situations réelles en sa. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2015 - 2015
Repenser l?enseignement de l?oral em FLE. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2014 - 2014
Léxico e cultura. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2013 - 2013
Enjeux et limites de l?interculturel. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2012 - 2012
Didática das línguas e didática do plurilinguismo: o lugar da intercompreen. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2012 - 2012
Compreensão e produção textuais no ensino-aprendizagemdo Francês Língua Est. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2011 - 2011
Introdução aos Estudos Tradutológicos. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2011 - 2011
Análise Contrastiva do Francês. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Formação de professores do Projeto Galapro. (Carga horária: 20h).
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2010 - 2010
Analyse d?outils méthodologiques en FLE. (Carga horária: 150h).
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2010 - 2010
Metodologia do Francês para Objetivo Específico. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2010 - 2010
Intercomprehénsion Langues Romaines. (Carga horária: 150h).
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2009 - 2010
Intercâmbio.
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2009 - 2009
Suivi Linguistique et Méthodologique. (Carga horária: 150h).
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2009 - 2009
Leitura em Língua Francesa.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2009 - 2009
Linguistique Française. (Carga horária: 150h).
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2009 - 2009
Intercompréhension des Langues Romaines. (Carga horária: 150h).
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2009 - 2009
Prática da Tradução do Francês.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
2009 - 2009
Problématique générale du FLE. (Carga horária: 150h).
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
1997 - 1997
Teoria da Inteligências Múltiplas e a Formação dos Cidadãos do Próximo Sécu. (Carga horária: 8h).
Centro de Estudos Pedagógicos do Colégio Galileu Galilei, CEPCGG, Brasil.
1997 - 1997
Teoria das Inteligências Múltiplas e Implicações Educacionais. (Carga horária: 8h).
Centro de Estudos Pedagógicos do Colégio Galileu Galilei, CEPCGG, Brasil.
1995 - 1995
Summer Course - English Language. (Carga horária: 120h).
The Swan School, TSS, Inglaterra.
1993 - 1993
Utilização de softwares educativos e uso do computador em sala de aula. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos Pedagógicos do Colégio Galileu Galilei, CEPCGG, Brasil.
1992 - 1993
Curso de Idiomas: Inglês Avançado.
English 4U, ENGLISH 4U, Brasil.
1990 - 1991
Curso de Idiomas: Inglês avançado.
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
1980 - 1980
De Vive Voix. (Carga horária: 90h).
Alliance Française, AF, Brasil.
1977 - 1977
Extensão universitária em Estratégias Evolutivas e Modos de Especiação nos Animais. (Carga horária: 20h).
Instituto de Biociências- Universidade de São Paulo, IB-USP, Brasil.
1975 - 1975
Extensão universitária em Ultraestrutura e Função Celular. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Medicina -USP, FMUSP, Brasil.
1975 - 1975
Extensão universitária em Biologia Marinha. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudos de Biologia Marinha da USP, CEBIMAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Biociências- Universidade de São Paulo, IB-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda-Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1979 - 1979
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina Citologia, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1979 - 1979
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da Disciplina Genética, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1979 - 1979
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Disciplina Evolução, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1978 - 1978
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da Disciplina Genética, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1978 - 1978
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da Disciplina Evolução, Carga horária: 8


Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia, ABFHiB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Edição do Boletim, Carga horária: 5
Outras informações
Assistente de Edição


Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Educadora, responsável pelas aulas presenciais de 4 disciplinas diferentes dos módulos 5 e 6 (terceiro ano) do curso de Licenciatura em Ciências da USP/UNIVESP.


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 12
Outras informações
Professora nos Cursos Extracurriculares de Francês, oferecidos pelo Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH-USP. Francês - Nível 3; Nível 4; Nível 5; Nível 6.


Editora Moderna, EM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Revisora e Leitora crítica

Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Revisora, Leitora crítica
Outras informações
Revisora de coleções didáticas de Biologia de Ensino Fundamental e Médio e de obras paradidáticas de Biologia e Ciências.

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Revisora e Leitora crítica


Klickeducação, KLICK, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Aula online de Biologia, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Avaliação de conteúdos de biologia
Outras informações
Assessora para aprovação de conteúdos de biologia e saúde da enciclopédia virtual interativa www.igpedia.com.br

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Revisora de Biologia para o Vestibular, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Produção material didático, Carga horária: 4
Outras informações
Produção de artigos de BIologia e Ciências para páginas da internet: www.speedy.com.br; www.uol.com.br; www.reportvestibular.com.br; www.ig.br

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Revisão Biologia para site Uol, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Professora Especialista, Carga horária: 40
Outras informações
Professora especialista de Ciências e Biologia- Respostas online para todos os níveis de escolaridade nessas áreas.

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Revisora de conteúdos de Biologia, Carga horária: 4
Outras informações
Revisão de conteúdos de Biologia do Portal de Educação klickeducacao.com.br

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Produção de textos de atulização em Biologia, Carga horária: 4


Vox Mundi Audiovisual, VMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Tradutora
Outras informações
Tradutora de Documentários Científicos do Canal Discovery (Dublagem)


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Revisão da BIblioteca do PNUD, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Revisão Projeto Ciência para o Nordeste, Carga horária: 4


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20


Colégio Galileu Galilei, CGG, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Prepartório para o Vestibular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 12


Colégio Dumont Villares, CDV, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia- Ensino Médio, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 16


Colégio Gávea, CG, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia- Ensino Médio, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Pesquisa em História da BIologia e Ensino
Descrição: O grupo realiza pesquisa em história da ciência, priorizando temas da história da biologia que possuem relevância para o ensino contextual de ciências e biologia, na escola básica e superior, e a formação de professores. Com base na metodologia de pesquisa em ensino de ciências, são planejadas e avaliadas propostas didáticas que fazem uso da história para facilitar a aprendizagem de conhecimento biológico atual e promover concepções informadas sobre os diferentes aspectos que caracterizam as ciências. Seguindo estratégias investigativas, são desenvolvidos materiais instrucionais diversos, tais como sequências didáticas, narrativas históricas textuais e virtuais, histórias contrafatuais, replicação de experimentos históricos, jogos eletrônicos, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Christine Janczur - Integrante / Maria Elice Brzezinski Prestes - Coordenador / Carolina Perozzi - Integrante / Eduardo Cortez - Integrante / Filipe Berçot - Integrante / fabricio bittencourt - Integrante / eduardo crevelário - Integrante / joão paulo durbano - Integrante / gerda maisa - Integrante / luciana valéria nogueira - Integrante / marecelo gilge - Integrante / rosa andrea lopes de souza - Integrante / tatiana tavares da silva - Integrante / tatiane braga afonso - Integrante.
2010 - Atual
Pesquisa em História da Biologia e Ensino
Descrição: Análise diacrônica de temas e episódios da História da Biologia, segundo metodologia de pesquisa em História da Ciência. Além disso, orientando-se pela metodologia de pesquisa em Ensino de Ciências, desenvolve aplicações diversificadas de tópicos da História da Biologia no Ensino Médio e no Ensino Superior, com ênfase em cursos de formação de professores. Desenvolve propostas de introdução de abordagem explícita e reflexiva de história e filosofia da ciência no ensino como ferramenta para aprendizagem de conhecimento biológico atual e para promoção de concepções informadas de natureza da ciência. Diferentes episódios históricos são desenvolvidos buscando o engajamento ativo dos estudantes por meio de abordagens de ensino por investigação, incluindo, entre outros materiais instrucionais, a produção de narrativas históricas estruturadas por investigação, histórias contrafatuais, replicação de experimentos históricos, objetos virtuais de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) .
Integrantes: Christine Janczur - Integrante / Maria Elice Brzezinski Prestes - Coordenador / Carolina Perozzi - Integrante / Eduardo Cortez - Integrante / Filipe Berçot - Integrante / fabricio bittencourt - Integrante / eduardo crevelário - Integrante / joão paulo durbano - Integrante / luciana nogueira - Integrante / marcelo gilge - Integrante / rosa andrea souza - Integrante / tatiana tavares - Integrante / tatiana afonso - Integrante / gerda maisa - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Via Atlântica (USP)
2017 - Atual
Periódico: BOLETIM DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras-Francês.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia- Genética.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Melhor poster (1° lugar) do Encontro Internacional ISHPSSB & ABFHiB 2017-, ISHPSSB (Sociedade Internacional de História, Filosofia e Estudos Sociais da BIologia)& ABFHiB.
2014
DALF-C1- Diplôme Approfondi de Langue Française, Ministère de l'Éducation Nationale - République Française..
1994
Oxford Higher Level Certificate, University of Oxford.
1991
FCE- First Certificate in English, University of Cambridge.
1980
Aprovada em concurso público para Provimento de Cargos de Professor III por Nomeação e Acesso- Diário Oficial do Estado de São Paulo de 25/06/1980. Edital D.R.H.U. de 23/06/1980., .


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:4
JANCZUR, C  Data: 01/07/1978

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:9
JANCZUR, C  Data: 01/07/1978

Artigos completos publicados em periódicos

1.
JANCZUR, C2018JANCZUR, C. O experimento do fígado lavado de Claude Bernard. BOLETIM DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA, v. 12, p. 11-19, 2018.

2.
Janczur, C.2017Janczur, C.; PRESTES, M. E. B. . Reflexões de Claude Bernard sobre o lugar da fisiologia experimental no debate vitalismo versus materialismo.. BOLETIM DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA, v. 11, p. 4, 2017.

3.
4JANCZUR, C2016JANCZUR, C. A contribuição de Prévost e Dumas para a compreensão do papel dos ?animálculos do sêmen? no processo de fecundação. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 10, p. 9-16, 2016.

4.
2ZAVAGLIA, ADRIANA2015 ZAVAGLIA, ADRIANA ; RENARD, CARLA M. C. ; JANCZUR, CHRISTINE . A tradução comentada em contexto acadêmico: refl exões iniciais e exemplos de um gênero textual em construção. Aletria (UFMG), v. 25, p. 331-352, 2015.

5.
3JANCZUR, C;JANCZUR, CHRISTINE;Janczur, C.;C Janczur2013 JANCZUR, C; ZAVAGLIA, A. ; HADDAD JUNIOR, H. ; PRESTES, M. E. B. . Claude Bernard e a constância do ?meio interno?. Filosofia e História da Biologia, v. 8, p. 381, 2013.

6.
1AMABIS, J.M.1978AMABIS, J.M. ; Janczur, C. . Experimental induction of gene activity in the salivary gland chromosomes of Trichosia pubescens (Diptera: Sciaridae). The Journal of Cell Biology, v. 78, p. 1-7, 1978.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JANCZUR, CHRISTINE. Uma proposta de replicação de experimento clássico do século XIX no ensino: Claude Bernard (1813-1878) e o experimento do fígado lavado. In: 4a Conferência Latino-Americana do IHPST, 2018, Santo André. Caderno de Resumos da 4a Conferência Latino-Americana do IHPST. Santo André: IHPST, 2018. p. 85-85.

2.
Janczur, C.. Commented translation from an original source in the history of science: Claude Bernard's 'Introduction à l'Étude de la Médecine Expérimentale'. In: 2017 Meeting ISHPSSB & ABFHiB, 2017, São Paulo. 2017 Meeting ISHPSSB & ABFHiB- Book of Abstracts. São Paulo: ABFHiB, 2017. p. 89-89.

3.
JANCZUR, CHRISTINE. Une proposition de traduction sourcière de l'oeuvre Introduction à l'étude de la médecine expérimental (1865). In: Colloque du 60e anniversaire de META- Les horizons de la traduction, Retour vers le future., 2015, Montréal. Meta- Journal des Traducteurs. Montréal: Les Presses de l'Université de Montréal, 2015. v. 60. p. 342-342.

4.
ZAVAGLIA, A. ; POPPI, C ; C Janczur . La problématique de l?histoire dans la traduction du lexique spécialisé. In: 7th International Conference on Historical Lexicography and Lexicology (ICHLL7), 2014, Las Palmas de Gran Canaria. Libro de Resúmenes?Abstracts- ICHLL7. Las Palmas de Gran Canaria: New Edition, 2014. v. julho. p. 63-63.

5.
JANCZUR, C; ZAVAGLIA, A. . Tradução comentada de uma obra de Claude Bernard, médico fisiologista francês do século XIX. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPT E V CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRADUTORES, 2013, Florianópolis. Caderno de resumos ABRAPT - Simpósio 22: Interfaces do léxico e o léxico em tradução. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução, 2013. v. 22. p. 250-250.

6.
JANCZUR, C. Estudo da região X15E dos cromossomos politênicos de glândulas salivares de Trichosia pubescens in vivo e in vitro. In: XXXVII Congresso Nacional de Genética, 1991, Caxambu. Suplemento especial da antiga Revista Brasileira de Genética, atual Genetics and Molecular Biology, 1991.

7.
JANCZUR, C; AMABIS, J.M. . Indução de Pufes em glândulas salivares de Trichosia pubescens e sua relação com a síntese de proteínas.. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1979, São Paulo. Resumos da 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. São Paulo, 1979. p. 603-603.

8.
AMABIS, J.M. ; JANCZUR, C . Specific puff induction in the polytene chromosomes of larvae of Trichosia pubescens following diethyl ether anesthesia. In: III Congresso Latino Americano de Genética- Montevidéu Joint Seminar and Workshop- Aspects of the Chromosome Organization and Function, 1977, Montevidéu. III Congresso Latino Americano de Genética, 1977. p. 201-201.

Apresentações de Trabalho
1.
JANCZUR, C. Uma proposta de utilização de artigo científico do século XIX no ensino: Claude Bernard (1813-1878) e o experimento do fígado lavado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, R. L. ; PRESTES, M. E. B. ; OLIVEIRA, B. H. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; JANCZUR, CHRISTINE ; SILVA, G. M. ; FAUSTINO, M. T. . A Pesquisa na Ação Docente do Professor de Biologia em Formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JANCZUR, C. Fontes originais da História da Ciência: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l?étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Janczur, C.. O conceito de meio interno em Introduction à l'Étude de la Médecine Expérimentale (1865) de Claude Bernard (1813-1878). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JANCZUR, C. Une proposition de traduction sourcière de l?oeuvre ?Introduction à l?étude de la médecine expérimentale? (1865), Montréal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
JANCZUR, C. A terminologia médica na tradução de uma obra francesa do século XIX.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ZAVAGLIA, A. ; POPPI, C ; JANCZUR, CHRISTINE . La problématique de l?histoire dans la traduction du lexique spécialisé- Las Palmas de Gran Canárias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JANCZUR, C. O léxico da biologia e da medicina em Claude Bernard: uma abordagem diacrônica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JANCZUR, C; ZAVAGLIA, A. . Tradução comentada de uma obra de Claude Bernard, médico fisiologista francês do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JANCZUR, C. Tradução comentada de uma obra de Claude Bernard. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
JANCZUR, C. L?évaluation orale: comment jouer son rôle. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
JANCZUR, C. Je m?exerce en français. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Janczur, C.; LOUSADA, E.L. ; LONGHI, S. D. . Projetos de Língua, Linguagem e Cultura Estrangeira: Criação e DInâmica em Sala de Aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
JANCZUR, C. Uma proposta para integração de conteúdos de Citologia e Genética. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
JANCZUR, C. Estudo da região X15E dos cromossomos politênicos de glândulas salivares de Trichosia pubescens in vivo e in vitro. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
JANCZUR, C. Indução de Pufes em glândulas salivares de Trichosia pubescens. 1980. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
AMABIS, J.M. ; JANCZUR, C . Indução de Pufes em glândulas salivares de Trichosia pubescens e sua relação com a síntese de proteínas.. 1979. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
AMABIS, J.M. ; JANCZUR, C . Specific puff induction in the polytene chromosomes of larvae of Trichosia pubescens following diethyl ether anesthesia. 1977. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
JANCZUR, CHRISTINE. O EXPERIMENTO DO FÍGADO LAVADO DE CLAUDE BERNARD. São Paulo: Boletim da ABFHiB, 2018. (Tradução/Artigo).

2.
JANCZUR, C; PRESTES, M. E. B. . Reflexões de Claude Bernard sobre o lugar da fisiologia experimental no debate vitalismo versus materialismo. São Paulo: Boletim da ABFHiB, 2017. (Tradução/Artigo).

3.
JANCZUR, C. O desembarque vivido a 10 quilômetros a leste de Chebourg. Caen- França (Normandia): Mémorial de Caen, 2016 (Revisão de tradução).

4.
JANCZUR, C. Peça a ela dois francos. Caen- França (Normandia): Mémorial de Caen, 2016 (Revisão de tradução).

5.
JANCZUR, C. A contribuição de Prévost e Dumas para a compreensão do papel dos ?animálculos do sêmen? no processo de fecundação. São Paulo: Boletim da ABFHiB, 2016. (Tradução/Artigo).

6.
JANCZUR, C. Vida, 1997. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
PRESTES, M. E. B. ; MARTINS, L. A. ; MELLENDER, A. ; STEFANO, W. ; JANCZUR, CHRISTINE ; PIOTTO, V. . Boletim de História e Filosofia da Biologia. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
PRESTES, M. E. B. ; MARTINS, L. A. ; JANCZUR, C ; MELLENDER, A. . Boletim de História e Filosofia da Biologia. 2018. (Editoração/Periódico).

3.
PRESTES, M. E. B. ; MELLENDER, A. ; MARTINS, L. A. ; STEFANO, W. ; C Janczur . Boletim de História e Filosofia da Biologia. 2017. (Editoração/Periódico).

4.
PRESTES, M. E. B. ; MARTINS, L. A. ; MELLENDER, A. ; STEFANO, W. ; Janczur, C. . Boletim de História e Filosofia da Biologia. 2017. (Editoração/Periódico).

5.
JANCZUR, C. Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l?étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard. 2016. (Relatório de pesquisa).

6.
JANCZUR, C. Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l?étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard. 2016. (Projeto de Doutorado).

7.
JANCZUR, C. Tradução comentada de uma obra de Claude Bernard, médico fisiologista francês do século XIX.. 2012. (Projeto de Mestrado).

8.
JANCZUR, C. Estudo da indução experimental de um pufe em cromossomos politênicos de Trichosia pubescens (diptera, sciaridae).. 1979. (Projeto de Mestrado).

9.
JANCZUR, C. Estudo da indução experimental de um pufe em cromossomos politênicos de Trichosia pubescens (diptera, sciaridae).. 1976. (Projeto de Iniciação Científica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VISCONTI, M. A.; JANCZUR, C. Participação em banca de Rosangela Fiedlr.Proposta de um guia prático das doenças mais frequentes que acometem a população estudantil da escola formal, como subsídio para ação educativa dos profissionais em sala de aula. 2018 - Universidade de São Paulo.

2.
PAGNEZ, K. S. M. M; JANCZUR, C; CORSO, T.M.D.. Participação em banca de Deborah Aparecida Assad Bazo.Educação e Museu: mediação no ensino fundamental.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

3.
PAGNEZ, K. S. M. M; JANCZUR, C; CORSO, T.M.D.. Participação em banca de Andreia Friguglietti Navarro.A educação ambiental e sua influência na formação crítica do aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

4.
PAGNEZ, K. S. M. M; JANCZUR, C; CORSO, T.M.D.. Participação em banca de Cristiane Henriques dos Santos Moura.Desafios da inclusão escolar de estudantes público-alvo da educação especial: práticas e estratégias educacionais de professores da rede estadual de São Paulo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

5.
PAGNEZ, K. S. M. M; JANCZUR, C; CORSO, T.M.D.. Participação em banca de Maura Eunice Rocha.Dificuldades no atendimento aos alunos da EJA: uma pesquisa sobre os pareceres de estudiosos da educação de jovens e adultos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

6.
PAGNEZ, K. S. M. M; JANCZUR, C; CORSO, T.M.D.. Participação em banca de Denilson Rodrigues Batista.Cognição comprometida em sobreviventes de leucemia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

7.
PAGNEZ, K. S. M. M; JANCZUR, C; CORSO, T.M.D.. Participação em banca de Bruna Ferreira D'Andrade.Didáticas aplicadas em astronomia no ensino de ciências.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

8.
CASTELLAR, S. M. V.; JANCZUR, C; LIMA, L. G.. Participação em banca de Adriana Ferreira.Ensino de Ciências como estratégia metodológica para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Solo na disciplina de Ciências do Ensnino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em CIências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

9.
CASTELLAR, S. M. V.; JANCZUR, C; LIMA, L. G.. Participação em banca de Koji Shinzato.O Ensino da eletricidade para as práticas do cotidiano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em CIências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

10.
CASTELLAR, S. M. V.; JANCZUR, C; LIMA, L. G.. Participação em banca de Rodrigo Moreti da Silva.Eficiência do uso das tecnologias no ensino de ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em CIências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

11.
CASTELLAR, S. M. V.; JANCZUR, C; LIMA, L. G.. Participação em banca de Hondina Jeane Carvalho Ferreira.Dengue na proposta curricular do caderno do professor: ciências da natureza e suas tecnologias, do Estado de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em CIências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

12.
CASTELLAR, S. M. V.; JANCZUR, C; LIMA, L. G.. Participação em banca de Marlene Paula da Cruz Silva.O uso da sequência didática como estratégia de ensino nas aulas de sexualidade e reprodução. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em CIências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

13.
CASTELLAR, S. M. V.; JANCZUR, C; LIMA, L. G.. Participação em banca de Paulo Belotti Lacerda.O perfil dos professores e do ensino de ciências da educação de adultos da rede municipal de Guarulhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em CIências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

14.
CASTELLAR, S. M. V.; JANCZUR, C; LIMA, L. G.. Participação em banca de Selma Regina Fernandes.Atualização em ensino da visão da topografia para leigos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em CIências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

15.
CASTELLAR, S. M. V.; JANCZUR, C; LIMA, L. G.. Participação em banca de Daniel Alcantara de Souza Medeiros.Estudo de caso comparativo de exposição a carga de poluentes atmosféricos observados em usuários de diferentes modais de transporte em cidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em CIências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4ª CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DO IHPST. UMA PROPOSTA DE REPLICAÇÃO DE EXPERIMENTO CLÁSSICO DO SÉCULO XIX NO ENSINO: CLAUDE BERNARD (1813-1878) E O EXPERIMENTO DO FÍGADO LAVADO. 2018. (Congresso).

2.
IV Congresso Nacional de Formação de Professores- XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A Pesquisa na Ação Docente do Professor de Biologia em Formação. 2018. (Congresso).

3.
Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia: Construindo Diálogos Interdisciplinares. 2018. (Simpósio).

4.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação-EnECI. 2017. (Encontro).

5.
ISHPSSB & ABFHiB 2017. Commented translation from an original source in the history of science: Claude Bernard?s Introduction à l?Étude de la Médecine Expérimental (1865). 2017. (Congresso).

6.
ISHPSSB & ABFHiB 2017.Commented translation from an original source in the history of science: Claude Bernard's 'Introduction à l'Étude de la Médecine Expérimentale'. 2017. (Encontro).

7.
Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia: Construindo Diálogos Interdisciplinares.O conceito de meio interno em Introduction à l'Étude de la Médecine Expérimentale (1865) de Claude Bernard (1813-1878). 2017. (Simpósio).

8.
En voiture, Simone!. 2016. (Oficina).

9.
Les émotions dans l?apprentissage du FLE. 2016. (Simpósio).

10.
Prêmio Frota-Pessoa. Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l?étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard. 2016. (Exposição).

11.
Remédier en douceur- Quoi, quand et comment corriger les erreurs des apprenants?. 2016. (Oficina).

12.
Célebration em grande pompe: les dates commémoratives dans l?apprentissage du FLE. 2015. (Oficina).

13.
Colloque international 60e anniversaire de META Les horizons de la traduction : retour vers le futur. Une proposition de traduction sourcière de l?oeuvre ?Introduction à l?étude de la médecine expérimentale? (1865). 2015. (Congresso).

14.
Encontro de História e Filosofia da Biologia 2015. 2015. (Encontro).

15.
Les appuis technologiques pour travailler avec des situations réelles em salle de classe. 2015. (Oficina).

16.
Repenser l?enseignement de l?oral em FLE. 2015. (Seminário).

17.
VI Congresso Internacional de Tradução e Interpretação da ABRATES. 2015. (Congresso).

18.
XIe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français - "La classe de FLE: espace de fiction ou de réalité? ?. 2015. (Encontro).

19.
XIIe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français ? ?Créativité et enseignement du FLE?. 2015. (Encontro).

20.
7th International Conference on Historical Lexicography and Lexicology (ICHLL). La problématique de l?histoire dans la traduction du lexique spécialisé.. 2014. (Congresso).

21.
Do resumo à apresentação oral: Gêneros textuais para a participação em congressos. 2014. (Oficina).

22.
I CINELI- Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces.O léxico da biologia e da medicina em Claude Bernard: uma abordagem diacrônic. 2014. (Simpósio).

23.
Ie Journée des Apprennants. 2014. (Encontro).

24.
III Encontro Nacional de Cultura e Tradução e III Encontro de Tradutores: a tradução de obras francesas no Brasil. 2014. (Encontro).

25.
IXe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français - "Technologies et apprentissage des Langues: Pratiques et réflexions sur le web 2.0 em salle de classe?. 2014. (Encontro).

26.
IXe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français - "Technologies et apprentissage des Langues: Pratiques et réflexions sur le web 2.0 em salle de classe?. 2014. (Encontro).

27.
Les mondes de l?image: entre fiction et réalité. 2014. (Oficina).

28.
Léxico e cultura. 2014. (Seminário).

29.
Présentation de la nouvelle collection Saison. 2014. (Oficina).

30.
Soutenir le développement de la compétence d?écriture em langue seconde ou étrangère à l?heure du web 2.0. 2014. (Seminário).

31.
X Colóquio ?Os estudos lexicais em diferentes perspectivas?. 2014. (Simpósio).

32.
Xe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français - "Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis?. 2014. (Encontro).

33.
XXXIV Semana do Tradutor e I Simpósio Internacional de Tradução, UNESP/IBILCE. A terminologia médica na tradução de uma obra francesa do século XIX. 2014. (Congresso).

34.
Colóquio Internacional ?Analisar o Trabalho Educacional?. 2013. (Simpósio).

35.
II Jornada TRADUSP. 2013. (Encontro).

36.
Séminaire de Formation à la recherche et par la recherche en didactique des Langues et des Cultures en Amérique Latine. 2013. (Seminário).

37.
V Encontro de Pesquisas do Francês da FFLCH-USP.Tradução comentada de uma obra de Claude Bernard. 2013. (Simpósio).

38.
VIIe Journée de Formation du "Curso Extracurricular" de Français - "Apprendre pour agir ou agir pour apprendre??. 2013. (Encontro).

39.
VIIIe Journée de Formation du Curso Extracurricular de Français - "De l?écrit à l?oral. 2013. (Encontro).

40.
XI Congresso Internacional da ABRAPT e V Congresso Internacional de Tradutores. Tradução comentada de uma obra de Claude Bernard, médico fisiologista francês do século XIX. 2013. (Congresso).

41.
A função do texto literário em atividades de expressão oral em Francês Língua Estrangeira. 2012. (Oficina).

42.
A leitura como reformulação em diferentes níveis da mensagem textual. 2012. (Seminário).

43.
Analyse de l?interaction en classe bilingue: quelques outils à l?articulation entre linguistique et didactique. 2012. (Seminário).

44.
Évaluer les productions orales: pourquoi le faire?. 2012. (Oficina).

45.
Gêneros digitais e as novas possibilidades de coleta e análise de dados. 2012. (Seminário).

46.
I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP. 2012. (Encontro).

47.
I Jornada de Estudos em Letras Modernas: A intercompreensão em línguas românicas. 2012. (Oficina).

48.
L?illusion évaluative : examens et diplômes en langue, la production orale et la prononciation : correction et évaluation. 2012. (Seminário).

49.
La diversité fonctionnelle du langage et les développements de la pensée. 2012. (Seminário).

50.
La recherche en didactique des langues. 2012. (Seminário).

51.
Le concept de médiation dans la pensée de Vigotski et son rôle pour l'analyse des activités psychiques, langagières et formatives. 2012. (Seminário).

52.
Les interactions plurilingues en ligne : leur dimension interculturelle, leur potentiel pour l?apprentissage langagier et autre, les tenants et aboutissants d?une pédagogie de l?alternance codique. 2012. (Seminário).

53.
Les langues au travail : langues de l'emploi, l'emploi des langues. 2012. (Seminário).

54.
Les marques de l?écriture et de l?oralité dans certaines chansons populaires brésiliennes et françaises. 2012. (Seminário).

55.
Observer et analyser la part langagière du travail. 2012. (Seminário).

56.
Rendez-vous avec le français- Encontro com o francês.Je m?exerce en français. 2012. (Oficina).

57.
VIe Journée de Formation du.L?évaluation orale: comment jouer son rôle. 2012. (Oficina).

58.
VIe Journée de Formation du "Curso Extracurricular" de Français - "L'évaluation dans les processus d?apprentissage". 2012. (Encontro).

59.
Analyse de l?interlocution au travail: un échange dans une équipe de soins à l?hôpital.. 2011. (Seminário).

60.
Colloque Proust 2011- Laboratório do Manuscrito Literário. 2011. (Simpósio).

61.
IV Journée de Formation du Cours ?Extracurricular? de français : pratiques et réflexions ?Les technologies dans l?enseignement du FLE : la multimodalité en question?. 2011. (Encontro).

62.
L?écriture théâtrale. 2011. (Seminário).

63.
Le théâtre en Afrique francophone. 2011. (Seminário).

64.
O conselho pedagógico como meio de formação pela análise do trabalho. 2011. (Seminário).

65.
O trabalho de ensinar. 2011. (Seminário).

66.
7ème Stage de Perfectionnement en Français Langue Étrangère. 2010. (Oficina).

67.
Teoria da Inteligências Múltiplas e a Formação dos Cidadãos do Próximo Século. 1997. (Simpósio).

68.
Teoria das Inteligências Múltiplas e Implicações Educacionais. 1997. (Simpósio).

69.
A Subjetividade da Professora. 1996. (Seminário).

70.
Não será o construtivismo um outro modismo em educação?. 1996. (Seminário).

71.
VI Congresso de Educação para o Desenvolvimento. 1996. (Congresso).

72.
A Ciência através dos tempos. 1995. (Seminário).

73.
V Encontro Perspectivas para o Ensino de Biologia.Coordenadora da Sessão de Comunicações referentes a ?Material Didático". 1994. (Encontro).

74.
V Encontro Perspectivas para o Ensino de Biologia.Uma proposta para integração de conteúdos de Citologia e Genética. 1994. (Encontro).

75.
Biology Education- World Perspectives. 1993. (Seminário).

76.
XXXVII Congresso Nacional de Genética. Estudo da região X15E dos cromossomos politênicos de glândulas salivares de Trichosia pubescens in vivo e in vitro. 1992. (Congresso).

77.
II Congresso Brasileiro de Biologia Celular. Indução de Pufes em glândulas salivares de Trichosia pubescens. 1980. (Congresso).

78.
II International Congress of Cell Biology. 1980. (Congresso).

79.
31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Indução de Pufes em glândulas salivares de Trichosia pubescens e sua relação com a síntese de proteínas. 1979. (Simpósio).

80.
International Symposium on the Theoretical and Practical Aspects of the Recombinant DNA Technique. 1979. (Simpósio).

81.
Estratégias Evolutivas e Modos de Especiação nos Animais. 1977. (Seminário).

82.
III Congresso Latino Americano de Genética. Specific puff induction in the polytene chromosomes of larvae of Trichosia pubescens following diethyl ether anesthesia. 1977. (Congresso).

83.
Ultraestrutura e Função Celular. 1975. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRESTES, M. E. B. ; EL-HANI, C. ; BOLKER, J. ; MARTINS, R. A. ; SANO, P. T. ; MONTEIRO, P. N. ; JANCZUR, C . ISHPSSB & ABFHiB 2017. 2017. (Congresso).

2.
LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C . XIIe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français ? ?Créativité et enseignement du FLE. 2015. (Outro).

3.
LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C . XIe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français -. 2015. (Outro).

4.
LOUSADA, E.L. ; JANCZUR, C . Xe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français - "Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis. 2014. (Outro).

5.
LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C . Ie Journée des Apprennants. 2014. (Outro).

6.
LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C . IXe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français - "Technologies et apprentissage des Langues: Pratiques et réflexions sur le web 2.0 em salle de classe. 2014. (Outro).

7.
LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C . VIIIe Journée de Formation do Curso Extracurricular de Français - "De l?écrit à l?oral?. 2013. (Outro).

8.
LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C . VIIe Journée de Formation do "Curso Extracurricular" de Français - "Apprendre pour agir ou agir pour apprendre?. 2013. (Outro).

9.
LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C . VIe Journée de Formation du "Curso Extracurricular" de Français - "L'évaluation dans les processus d?apprentissage. 2012. (Outro).

10.
LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C . Ve Journée de Formation du "Curso Extracurricular" de Français - "L'interculturel en action: Pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Deborah Aparecida Assad Bazo. Educação e Museu: mediação no ensino fundamental.. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Christine Janczur.

2.
Maura Eunice Rocha. Dificuldades no atendimento aos alunos da EJA: uma pesquisa sobre os pareceres de estudiosos da educação de jovens e adultos.. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Christine Janczur.

3.
Denílson Rodrigues Batista. Cognição comprometida em sobreviventes de leucemia.. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Christine Janczur.

4.
Mafalda Roseli de Paula. Embalagem: quanto mais simples, melhor.. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Christine Janczur.

5.
Neusa Brigida Pinto. Desenvolvimento e Aplicação de Sequência Didática em Aulas de Ciências: A poluição do Ar. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Christine Janczur.

6.
Maria Valdely Rodrigues da Silva. Sustentabilidade e a Educação Ambiental Suas implicações para o Planeta e Sociedade. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Christine Janczur.

7.
Gilberto de Paiva Dias. A alfabetização científica nas aulas de ciências naturais do ensino fundamental II ? estudo de caso a partir da prática docente e aplicação de SD (sequencia didática) em estágio final obrigatório para formação de professor de ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Christine Janczur.



Outras informações relevantes


Membro da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia- ABFHiB

Membro do International History, Philosophy and Science Teaching - IHPST

Aprovada em concurso público para Provimento de Cargos de Professor III por Nomeação e Acesso- Diário Oficial do Estado de São Paulo de 25/06/1980. Edital D.R.H.U. de 23/06/1980.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:36:37