Ana Cristina Castro do Lago

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3927061193215687
  • Última atualização do currículo em 15/05/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Educación y Democracia - Universitat de Barcelona (2013). É professora assistente da Universidade do Estado da Bahia desde 1996. Atua e pesquisa na área de Formação de Professores do ensino fundamental, com ênfase em práticas de Iniciação a docência, atuando principalmente nos seguintes temas:relação de ensino e aprendizagem, processos colaborativos no ensino, a mediação didática e a práxis pedagógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cristina Castro do Lago
Nome em citações bibliográficas
LAGO, A. C. C.;LAGO, ANA CRISTINA CASTRO DO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação.
R Silveira Martins, S/N
Cabula
41000-000 - Salvador, BA - Brasil
URL da Homepage: www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2013
Doutorado em Educación y Democracia.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: A diversidade sociocultural no âmbito da formação de professores: o caso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Dra. Montserrat Payá Sánchez.
Bolsista do(a): Programa de Apoio à Capacitação de Docentes e Técnicos da UNEB, PAC - DT, Brasil.
Palavras-chave: Ensino superior - Bahia; Professores - Formação; Educação multicultural; Educação e Democracia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES / Especialidade: Educaçao e Democracia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
1991 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O CURSO DE FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO FUNCIONAMENTO DO INSTITUTO CENTRAL DE EDUCAÇÃO ISAIAS ALVES À LUZ DA LEGISLAÇÃO DE ENSINO,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Nádia Hage Fialho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Estado; Política; Legislação de ensino; Formação p.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1987 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
1982 - 1984
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Central de Educação Isaias Alves, ICEIA, Brasil.




Formação Complementar


2014
Subprojeto do PIBID (Edital 61/2014) de Licenciatu. (Carga horária: 348h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2011 - 2014
Subprojeto do PIBID (Edital 65/2011) de Licenciatu. (Carga horária: 1024h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2010
Formação de Formadores do Projovem Urbano. (Carga horária: 120h).
Ministério da Educaçao e Cultura do Brasil, MEC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Tutores em ambientes virtuais. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2009 - 2009
Formação Inicial de Formadores do Projovem Urbano. (Carga horária: 60h).
Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de aperfeiçoamento em Educação Especial formação de professores na ár. (Carga horária: 200h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante (NDE) - Ato Administrativo 05/2017.
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

Cargo ou função
Comissão Departamental de Estágio Supervisionado - Ato Administrativo 147/2016.
03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, Departamento de Educação - DEDC - Campus I.

Atividade realizada
Coordenação do Subprojeto do PIBID de Licenciatura em Pedagogia Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a práxis pedagógica Edital 61 / 2013.
10/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

10/1996 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
Estágio Supervisionado I, II, III e IV
"Metodologia do Ensino Fundamental
"Práxis do Ensino Médio - Modalidade Normal
"Tirocínio Docente da educação Infantil
"Tirocínio Docente do Ensino fundamental e Alfabetização
04/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

Cargo ou função
Comissão Permanente de Avaliação do Currículo e Pedagogia - Ato Administrativo 85/2016.
06/2012 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação I, .

Cargo ou função
Representante Docente no Conselho Departamental.
7/2011 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, Departamento de Educação - DEDC - Campus I.

Atividade realizada
Coordenação do Subprojeto do PIBID de Licenciatura em Pedagogia Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a práxis pedagógica. Edital 65/ 2011.
10/2009 - 11/2011
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, Departamento de Educação - DEDC - Campus I.

Atividade realizada
Coordenação da Comissão de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia..
02/2005 - 09/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

Cargo ou função
Análise de Reformulação Curricular do Curso de Pedagogia - Ato Administrativo 27/2005.
9/2004 - 2/2005
Ensino, Gestão de Sistemas de Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior
8/2001 - 3/2004
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação, Departamento de Educação.

Atividade realizada
Atividades de Coordenação de Área e Representação como membro do Colegiado do curso de Pedagogia.
8/2003 - 10/2003
Extensão universitária , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Entre Fronteiras - Oficinas Pedagógicas realizada por estudantes do curso de Pedagogia para os Estudantes do curso de Magistério - Nível médio -.
7/2001 - 7/2003
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação, Departamento de Educação.

Atividade realizada
Atividades de coordenação da IV turma, realizado em convênio com a FAENE, em regime modular..

Faculdade Adventista de Educação do Nordeste, FAENE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

07/2011 - 08/2011
Ensino, Mestrado em Teologia Intra Corpus do seminário Adventista Latino Americano, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho acadêmico. 40 horas.
7/2002 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Curso Pedagogia, Curso Pedagogia.

Atividade realizada
Atividade de Coordenação de estágio Supervisionado.
2/2002 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Sociaprende, Grupo de Pesquisa Sociaprende.

3/1999 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
"Educação e Sociedade
"Estágio Supervisionado I
"Estágio Supervisionado II
"Fundamentos Sócio-Antropológico da Educação
"Sociologia da Educação I
"Sociologia da Educação II
"Temas Contemporâneos de Educação
"Tópicos Especiais de Educação

Universidad Pedagógica Nacional México, UPN, México.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa RED SPECE, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa RED SPECE, Carga horária: 1

Atividades

08/2013 - 01/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Universidad Pedagógica Nacional, .


Faculdade Metropolitana de Camaçarí, FAMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

3/2005 - 8/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: contrato temporário, Carga horária: 20

Atividades

7/1995 - 6/1996
Ensino, Licenciaturas Diversas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento de Ensino

Colégio Expansão Pequenópolis, EXPANSÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 30

Atividades

2/1995 - 2/1999
Serviços técnicos especializados , Colégio Expansão Pequenópolis, .

Serviço realizado
Atividades de Coordenação Pedagógica em classes de 5ª a 8ª série.

Colégio Integral, CI, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 30


Instituto de Educação Especial e Pesquisa Sobre a Psicose Infanto Juvenil, INESPI, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

5/1987 - 10/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação Especial e Pesquisa Sobre a Psicose Infanto Juvenil, .


Ginásio Antônio Calmon, GAC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Primária, Carga horária: 20


Escola Especializada Santa Helena, EESH, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisa Interface - Investigação Interdisciplinar sobre a Formação do Educador

Objetivo: O Grupo de Pesquisa INTERFACE: Investigação Interdisciplinar sobre a Formação do Educador investe no desenvolvimento de ações, tais como: a discussão, produção e ampliação de conhecimentos científicos na Formação de Professores, visando contribuir para a valorização da ação didático-pedagógica docente, e, por conseguinte, para a melhoria da qualidade das produções oferecida pela universidade; ademais de contribuir para a reflexão e difusão dos estudos na Formação de Professores, desde o ponto de vista de processos colaborativos, relação ensino/pesquisa, aprendizagem significativa, mediação e práxis docente. ?A eficácia da plataforma AVA no âmbito do Estágio Supervisionado?, que envolve os objetos das linhas ?O Estágio Curricular na Formação de Professores? e ?Aprendizagem na formação docente em Ambientes Virtuais: Colaboração e significatividade?. Traz como resumo o empreendimento de agregar as experiências acadêmicas, científicas e pedagógicas vinculadas ao Estágio Supervisionado em Pedagogia, a partir da construção de um ambiente virtual de aprendizagem integrador das suas experiências e propostas..
Palavras-chave: Ambiente Virtual; Colaboração; Ensino; formação de professor; Mediação; Práxis pedagógica.
2.
Formação de Professores e Educação em Valores
3.
Acompanhamento de grupo com caracteristica se Síndrome Infantil de Autismo
4.
Red Sujetos y Prácticas educativas en Contextos Escolarizados: construcción de trayectorias Red SPECE

Objetivo: Red Sujetos y Prácticas educativas en Contextos Escolarizados: construcción de trayectorias Red SPECE y colaboradora de los proyectos adscritos en la Red - Cidad del México (Mx).
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Prácticas Educativas; Contexto Escolar; Trayectorias de vida.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a práxis pedagógica
Descrição: Apresenta a proposta de continuidade e ampliação de suas ações iniciadas em 2011, com a construção de um banco de aulas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Traz uma concepção derivante do reconhecimento da viabilidade, do alcance e a abrangência de um Banco de aulas em AVA enquanto integrador das experiências didáticas elaboradas nas praticas formativas no interior do curso de Pedagogia, especialmente situadas nos componentes curriculares envolvidos em atividades de campo e projetos de Iniciação a Docência, ao propor a construção de projetos didáticos e propostas das atividades integradas de ensino que são elaboradas individual ou coletivamente -em duplas ou no grupo de trabalho; na sequencia, essas aulas são vivenciadas nas salas de aula da Educação Básica, avaliadas e posteriormente postadas no AVA, no banco de aulas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Cristina Castro do Lago - Coordenador / Maria do Socorro da Costa e Almeida - Integrante / Patrícia Carla da Hora Correia - Integrante.
2012 - Atual
Entre a Universidade e a Escola: investigação do Trabalho Docente na Licenciatura em Pedagogia
Descrição: Entre a Universidade e a Escola: investigação do Trabalho Docente na Licenciatura em Pedagogia? abrange os objetos das linhas ?Relação ensino ? Pesquisa, Medição didática e a Práxis Pedagógica? e ?Aprendizagem na formação docente em Ambientes Virtuais: Colaboração e significatividade? do Grupo de Pesquisa INTERFACE: Investigação Interdisciplinar sobre a Formação do Educador, Grupo de Pesquisa da UNEB cadastrado no CNPQ. Esta é uma pesquisa de suporte e deriva dos estudos realizados ao longo do ano de pesquisa que relaciona a Universidade e Educação Básica na formação inicial de docentes em Pedagogia, a partir de categorias como Mediação Didática, Processos Colaborativos e Práxis Pedagógica viabiliza a mediação entre os sujeitos envolvidos na proposta e a apropriação do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Cristina Castro do Lago - Coordenador / Maria do Socorro da Costa e Almeida - Integrante / Vânia Hirle Almeida - Integrante / Tânia Maria Portugal Silva - Integrante.

Número de produções C, T & A: 9
2010 - Atual
?A eficácia da plataforma AVA no âmbito do Estágio Supervisionado?
Descrição: Este projeto traz um estudo que se constitui no empreendimento de agregar as experiências acadêmicas, científicas e pedagógicas vinculadas ao Estágio Supervisionado em Pedagogia, a partir da construção de um ambiente virtual de aprendizagem integrador das suas experiências e propostas. A intenção é a de compor um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que possa servir de referencial para projetos a serem desenvolvidos nas disciplinas de Estágio Supervisionado da Licenciatura em Pedagogia, que compõem a área de Didática, Tirocínio Docente e Práxis Pedagógica dos Cursos de Pedagogia - Campus I - da UNEB. A proposta traz a referência de pensar um espaço de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que pode servir de referencial para projetos a serem desenvolvidos na formação de professores, em disciplinas da Licenciatura em Pedagogia, especificamente para as disciplinas de Estágio Supervisionado, no Departamento de Educação ? Campus I ? da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Cristina Castro do Lago - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2012 - 2016
Entre a Universidade e a Escola: investigação do Trabalho Docente na Licenciatura em Pedagogia
Descrição: Aproximar a Universidade e a Educação Básica com a construção de Banco de dados sobre as experiências docentes, chamado ?Banco de Aulas? que se encontra no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) www.zuppadosaber.com.br. A monitora de Extensão tem papel fundamental no auxilio da retroalimentação dos projetos didáticos, além de propostas de atividades integradas de ensino via processos colaborativos com participantes do Estágio Supervisionado I e do PIBID..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) / Especialização: (2) .

Integrantes: Ana Cristina Castro do Lago - Coordenador / Maria do Socorro da Costa e Almeida - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2014 - Atual
Subprojeto do PIBID (Edital 61/2011) de Licenciatura em Pedagogia ?Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a práxis pedagógica?
Descrição: O projeto ?Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a práxis pedagógica? é uma concepção derivante do reconhecimento da viabilidade, do alcance e a abrangência de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) enquanto integrador das experiências, projetos didáticos e propostas das atividades integradas de ensino. Justifico a realização do citado projeto em função de sua contribuição singular para o ensino nos espaços da Universidade e Ensino fundamental, fruto da articulação entre estes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (46) / Especialização: (6) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Cristina Castro do Lago - Coordenador / Maria do Socorro da Costa e Almeida - Integrante / Tânia Maria Portugal da Silva - Integrante / Cláudia Paranhos de Jesus Portela - Integrante.
2011 - 2013
Subprojeto do PIBID (Edital 65/2011) de Licenciatura em Pedagogia ?Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a práxis pedagógica?
Descrição: O projeto ?Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a práxis pedagógica? é uma concepção derivante do reconhecimento da viabilidade, do alcance e a abrangência de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) enquanto integrador das experiências, projetos didáticos e propostas das atividades integradas de ensino. Justifico a realização do citado projeto em função de sua contribuição singular para o ensino nos espaços da Universidade e Ensino fundamental, fruto da articulação entre estes.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Cristina Castro do Lago - Coordenador / Maria do Socorro da Costa e Almeida - Integrante / José Severino de Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/Especialidade: Práxis de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/Especialidade: Educaçao e Democracia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/Especialidade: História da Educação Estrutura e Funcionamento de Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANNOCQUE, FRANÇOIS2017ANNOCQUE, FRANÇOIS ; LEMOINE, VÉRONIQUE ; LAGO, ANA CRISTINA CASTRO DO . Dispositifs numériques en éducation: discours d?enseignants et d?étudiants français et brésiliens. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 55, p. 12, 2017.

2.
LAGO, A. C. C.;LAGO, ANA CRISTINA CASTRO DO2006LAGO, A. C. C.. Resenha: BAUMAN, Zygmunt. (2005) Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Por Ana Cristina Castro do Lago. FORMADORES (CACHOEIRA), v. 1, p. 319, 2006.

3.
LAGO, A. C. C.;LAGO, ANA CRISTINA CASTRO DO2004LAGO, A. C. C.. Estágio Supervisionado na FAENE: uma experiência. Formadores Vivências e Estudos, Cachoeira, v. 1, p. 135-144, 2004.

4.
LAGO, A. C. C.;LAGO, ANA CRISTINA CASTRO DO1994LAGO, A. C. C.; SERPA, Luiz Felippe P . A Historicidade da Historiografia. Revista de Faced, Ed da UFBA, v. Zero, p. 19-32, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LAGO, A. C. C.; PORTELA, C.P.J. ; SILVA, T. M. P. D. . Da iniciação à docência: Ressignificando a prática.. 1. ed. Salvador: Eduneb, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. ; MACHADO, L. O. . Saberes docentes e inovação no curso de pedagogia:o lugar da tríade didática, estágio curricular e TCC. In: Sandra Regina Soares; Valquíria C. M. Borba. (Org.). Ensino e Aprendizagem: Análise de Práticas. 1ªed.Salvador: Eduneb, 2012, v. Vol. I, p. 7-315.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . Autoformação, desafios da avaliação como prática de pesquisa e aprendizagem do trabalho docente: a experiência da construção de 'Trilhas Sensoriais'.. In: IV Colóquio Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade, 2015, Salvador - Ba. Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade. Salvador - Ba: EdUNEB, 2015. v. 01. p. 401-413.

2.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . Narrativas de uma coordenadora do pibid: reflexões sobre os sentidos da aprendizagem do trabalho docente. In: XXII Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORTE E NORDESTE: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educa, 2014. v. 8.

3.
LAGO, A. C. C.. O tema da Diversidade Sociocultural na Formação de Professores: a discussão norteadora de uma práxis cidadã no Ensino Fundamental. In: XXII Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORTE E NORDESTE: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educa. v. 13.

4.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PERCURSOS INTEGRATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza - CE. Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza - CE: EdUECE, 2014. v. 02. p. 02872-02884.

5.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . Iniciar, Formar e Inovar: experiências do PIBID no Curso de Pedagogia. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa, 2014.

6.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; AROUCA, C. P. F. ; LAGO, A. C. C. . Educação e Ludicidade: experiência brincante do pibid na escola.. In: VII Encontro de Educação e Ludicidade -VII ENELUD, 2013, Salvador - Ba. Cultura Lúdica e Formação de Educadores, 2013. v. 01.

7.
SERRANO, A. C. ; LAGO, A. C. C. ; RAMOS, J. M. M. . NARRATIVAS DE SÍ: LA FORMACIÓN DEL YO PROFESIONAL. In: XII CONGRESO NACIONAL DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA, 2013, Guanajuato - Mx. Anais del XII Congreso Nacional de Investigación Educativa, 2013.

8.
LAGO, A. C. C.; OLIVEIRA, L. C. ; AVELINO, Y. C. . O Trabalho Colaborativo na Formação de Professores: o AVA como espaço de mediação e práxis. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, São Cristóvão - SE. VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012.

9.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. ; OLIVEIRA, J. S. . A Experiência brasileira do 'Banco de Aulas': Construindo aprendizagens no ambiente virtual. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária - Ensino Superior - Inovação e qualidade na docência, 2012, Porto-Pt. Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. Porto - Pt, 2012.

10.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . INTEGRAÇÃO ESTÁGIO CURRICULAR E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: IMPLICAÇÕES PARA QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas- SP. ENDIPE - Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade, 2012, Campinas-SP. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas- SP. ENDIPE - Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade., 2012. v. v. 3.. p. 006671-006682.

11.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. ; OLIVEIRA, J. S. . Educação de Juventudes Trabalhadoras: breves aproximações sobre os desafios para a construção de um currículo. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, São Cristóvão - SE. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011.

12.
LAGO, A. C. C.. Educação de Juventudes Trabalhadoras: breves aproximações sobre os desafios para a construção de um currículo. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, São Cristóvão - SE. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011.

13.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . A Relação Ensino/Pesquisa na Formação de Professores: A experiência do 'Banco de aulas' para a construção da práxis docente.. In: III ENFORSUP - Encontro Inter-regional sobre Formação Docente para Educação Superior. II Forum de Didática e Prática Pedagógica,, 2011, Salvador-BA. III ENFORSUP e II FURUM DE DIDÁTICA PRÁTICA E PEDAGÓGICA, 2011, 2011.

14.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . O potencial do 'Banco De Aulas' para a relação ensino/ pesquisa na Formação de Professores. In: Forpred-Norte e Nordeste - XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Culturas e Diversidades, 2011, Manaus-AM. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Culturas e Diversidades, 2011.

15.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. ; OLIVEIRA, J. S. . Entre a Universidade e a Escola: investigando o trabalho docente a partir da experiência do PIBID na licenciatura em pedagogia. In: I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011, 2011, Maceió-AL. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011, 2011.

16.
LAGO, A. C. C.. Integração Estágio Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso: uma modalidade inovadora para os cursos de Formação de Professores. In: XX EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE Educação, Culturas e Diversidades, 2011, Manaus-AM. XX EPENN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE Educação, Culturas e Diversidades, 2011, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LAGO, A. C. C.; AROUCA, C. P. F. ; ALMEIDA, M. S. C. E. ; RIOS, M. G. L. ; SACRAMENTO, J. S. ; SILVA, N. G. P. . Percursos Formativos de Bolsistas do Pibid no Curso de Pedagogia: Aproximações Reflexivas sobre a Aprendizagem da Colaboração. In: V Seminário Baiano das Licenciaturas - SBL, 2015, Salvador - BA. V Seminário Baiano das Licenciaturas - SBL, 2015. v. 01.

2.
LAGO, A. C. C.; AROUCA, C. P. F. ; ALMEIDA, M. S. C. E. ; SOUZA, E. S. . Caderno de Planejamento do PIBID: Dispositivo de Reflexão e Ressignificação da Prática Pedagógica dos Bolsistas de Pedagogia.. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID, 2014, Natal - RN.. V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID. Natal - RN: EDUFRN, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LAGO, A. C. C.; COSTA, A. ; SOUZA, A. S. . Percurso formativo na iniciação à docência PIBID / UNEB: reflexões e vivências nos Seminários de Apropriação Conceitual do Subprojeto de Pedagogia. In: III Seminário sobre a Formação de Professores em Exercício: relações entre a universidade e a escola básica - SEMFEP, 2015, Salvador - Ba. Caderno de Resumos, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
LAGO, A. C. C.. Avaliar o trajeto percorrido e planejar novas caminhadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAGO, A. C. C.. Planejamento e valores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LAGO, A. C. C.. Investigar para enseñar, construir para aprender: investigación en educación aplicada al aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DIAS, M. S. ; BONFIM, S. S. ; LAGO, A. C. C. . Narrativa sobre a escola: as experiências narrativas do PIBID Pedagogia do DEDC I - UNEB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . Mesa Temática Espaços Tempos da Iniciação à Docência - Reflexões sobre a Integração Estágio e TCC na UNEB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LAGO, A. C. C.; AROUCA, C. P. F. ; ALMEIDA, M. S. C. E. . Simpósio Aprendizagem da Docência no PIBID: cenas da formação Inicial e continuada - Formação continuada no PIBID UNEB: práticas e perspectivas da bolsista de supervisão em pedagogia no DEDC I.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. ; AROUCA, C. P. F. ; RIOS, M. G. L. ; SACRAMENTO, J. S. ; SILVA, N. G. P. . Percursos Formativos de Bolsistas do Pibid no Curso de Pedagogia: Aproximações Reflexivas sobre a Aprendizagem da Colaboração.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LAGO, A. C. C.; COSTA, A. ; SOUZA, A. S. . Percurso formativo na iniciação à docência PIBID UNEB: reflexões e vivências no Seminário de Apropriação Conceitual do subprojeto de Pedagogia no DEDC I.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . Autoformação, desafios da avaliação como prática de pesquisa e aprendizagem do trabalho docente: a experiência da construção de ?trilhas sensoriais?.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LAGO, A. C. C.. Ensino e o programa PIBID na UNEB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LAGO, A. C. C.. Debatedora em Roda de Conversa ?Minha prática na formação, minha atuação na escola - Estágio Supervisionado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . Iniciar, Formar e Inovar: experiências do PIBID no Curso de Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso: percursos integrativos na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LAGO, A. C. C.. O tema da diversidade sociocultural na formação de professores a discussão norteadora de uma práxis cidadã no Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . Narrativas de uma coordenadora do pibid: reflexões sobre os sentidos da aprendizagem do trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; AROUCA, C. P. F. ; LAGO, A. C. C. . Educação e Ludicidade: experiência brincante do pibid na escola.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LAGO, A. C. C.. Educação para a Convivência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LAGO, A. C. C.; OLIVEIRA, L. C. ; AVELINO, Y. C. . O Trabalho Colaborativo na Formação de Professores: o AVA como espaço de mediação e práxis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
LAGO, A. C. C.. Docência e Práticas Pedagógicas: desafios e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. ; OLIVEIRA, J. S. . A Experiência brasileira do 'Banco de Aulas': Construindo aprendizagens no ambiente virtual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . A relação ensino/pesquisa na formação de professores: reflexões sobre a aproximação entre didática e estágio curricular supervisionado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . Educação de Juventudes Trabalhadoras: Breves aproximações sobre os desafios para a construção de um currículo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . Entre a Universidade e a Escola: O Banco de aulas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
LAGO, A. C. C.. Integração Estágio Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso: Uma modalidade inovadora para os cursos de formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. ; OLIVEIRA, J. S. . Educação de Juventudes Trabalhadoras: breves aproximações sobre os desafios para a construção de um currículo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . Entre a Universidade e a Escola: o 'banco de aulas' potencializando a relação ensino/pesquisa para uma práxis pedagógica mais significativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . A Relação Ensino/Pesquisa na Formação de Professores: a experiência do 'banco de aulas' para a construção da práxis docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
LAGO, A. C. C.. A Cibercultura Propiciadora do Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
LAGO, A. C. C.. Formação Docente: reflexões sobre a práxis pedagógica à luz da experiência do PIBID\UNEB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
LAGO, A. C. C.. Mediação Pedagógica: o ensino focado na aprendizagem do educando. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. . O Potencial do 'Banco de Aulas' para a Relação Ensino/Pesquisa na Formação de Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
ALMEIDA, M. S. C. E. ; LAGO, A. C. C. ; OLIVEIRA, J. S. . Entre a Universidade e a Escola: Investigando o trabalho docente a partir da experiência do PIBID na licenciatura em pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
LAGO, A. C. C.. Entre a Universidade e a Escola: a mediação do AVA em atividade extensionista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
LAGO, A. C. C.. Desempenho acadêmico dos alunos: sistematizar e gerenciar para planejar e intervir com sucesso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
LAGO, A. C. C.. A diversidade Cultural no Ambiente de Formação de Professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SOUZA, E. S. ; LAGO, ANA CRISTINA CASTRO DO . Aplicativo Banco de Aulas Zuppa do Sabaer. 2017.

2.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. ; SANTOS, M. V. B. . Banco de Aulas. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
LAGO, A. C. C.. II Congreso nacional de Investigación sobre Educación Normal. 2018.

2.
LAGO, A. C. C.. Consejo Mexicano de Investigación Educativa. 2017.

3.
LAGO, A. C. C.. Consejo Mexicano de Investigación Educativa. 2015.

4.
LAGO, A. C. C.. II Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: políticas práticas e formação. 2015.

5.
LAGO, A. C. C.. Díctame del proyecto de Investigación ?Prácticas de Pormação?.. 2013.

6.
LAGO, A. C. C.. III Colóquio Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade. 2013.

7.
LAGO, A. C. C.. Consejo Mexicano de Investigación Educativa. 2013.

8.
LAGO, A. C. C.. III Colóquio Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAGO, A. C. C.. Campos de Pesquisa do Pedagogo e o Psicológico na Escola. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LAGO, A. C. C.. Ambiente Virtual de Aprendizagem na WEB 2.0. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. . Portfólio de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento de Ensino).

2.
AROUCA, C. P. F. ; LAGO, A. C. C. . Caderno de Planejamento do PIBID Pedagogia DEDC I - UNEB. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento Pedagógico).

3.
LAGO, A. C. C.. Tema transversal na prática pedagógica do Socioeducativo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
AROUCA, C. P. F. ; LAGO, A. C. C. . Caderno de Planejamento do PIBID Pedagogia DEDC I - UNEB. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento Pedagógico).

5.
LAGO, A. C. C.; CORREIA, P. C. H. . Portfólio de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento de Ensino).

6.
AROUCA, C. P. F. ; LAGO, A. C. C. . Caderno de Planejamento do PIBID Pedagogia DEDC I - UNEB. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento Pedagógico).

7.
LAGO, A. C. C.; CORREIA, P. C. H. . Portfólio de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento de Ensino).

8.
LAGO, A. C. C.. Sujeto: y prácticas educativas en contextos escolarizados construcción de trayectoria. 2015. (Miembro de la Red Spece).

9.
AROUCA, C. P. F. ; LAGO, A. C. C. . Caderno de Planejamento do PIBID Pedagogia DEDC I - UNEB. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento Pedagógico).

10.
AROUCA, C. P. F. ; LAGO, A. C. C. . Caderno de Planejamento do PIBID Pedagogia DEDC I - UNEB. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento Pedagógico).

11.
AROUCA, C. P. F. ; LAGO, A. C. C. . Caderno de Planejamento do PIBID Pedagogia DEDC I - UNEB. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento Pedagógico).

12.
LAGO, A. C. C.. Metodologia do Trabalho Acadêmico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
LAGO, A. C. C.. ?Educação Básica: dificuldades do aprender, desafios do ensinar?. Tema: Alfabetização de Jovens e Adultos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
LAGO, A. C. C.. Jornada Pedagógica 2008 ?Planejando a educação da cidade educadora?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
LAGO, A. C. C.. Salvador cidade das letras ? Brasil Alfabetizado. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
SALES, M. A.; LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Camila Palmeira Ferreira Arouca. O PIBID E A FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORAS SUPERVISORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplica) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
LEIRO, A. C. R.; MACHADO, E. M.; SOARES, S. R.; LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Vanessa Ribeiro dos Santos. Práxis e Formação do educador Social: o caso do Programa de crianças Petrobras. 2014.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LAPA, R.; LAGO, A. C. C.; SILVA, A. B.. Participação em banca de Ana Maria Maranhão de Souza Quina. Um olhar sensível e reflexivo sobre os questionamentos das crianças: a pedagogia de projetos como abordagem pedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil na Bahia) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTI NS, M. A. M.; RAMOS, N. R.; LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Fernando Moraes Figueiredo.Sexualidade para o poder e controle sobre sujeitos: Foucault e a vontade do Saber. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ALMEIDA, M. T. F.; LAGO, A. C. C.; BADARO, A. R.. Participação em banca de Karine de Souza Oliveira.O brincar e sua importância no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
CARVALHO, C. M. P.; LAGO, A. C. C.; BADARO, A. R.. Participação em banca de Rosangela Souza Cruz.A ludicidade na formação do pedagogo contribuições para a educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SALES, M. A.; LAGO, A. C. C.; VIEIRA, R. L. B.. Participação em banca de Sidneia Miranda Bispo.A formação docente na licenciatura em Ciências Sociais e as ressonâncias do pibid UNEB: contribuições do subprojeto diversidade da Ciência e Pesquisa na educação básica para o ensino de sociologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Ana Terra dos Santos Araújo.O ensino de sociologia na iniciação à docência: reflexões sobre o pibid UNEB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
ALVES, E. V.; LAGO, A. C. C.; SOUZA, L. M. C.. Participação em banca de Gleice Suzane Brito de Soledade.As potencialidades do lúdico na educação de jovens e adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
LAGO, A. C. C.; SALES, M. V. S.; GARRIDO, W. V. C.. Participação em banca de Mailane vinhas de Souza Bonfim.Educação e Cultura corporal: uma análise a partir da experiência de estágio no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Salvador Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
LAGO, A. C. C.; BRITO, G. M.; CORDEIRO, H. F. C.. Participação em banca de Ivana Patricia Sena de São Pedro.Narrativas de jovens egressos da ACOPAMEC sobre políticas públicas do programa Jovem Aprendiz na Mata Escura. 2016.

9.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Patrícia dos Santos Miranda.Formação do professor reflexivo representações de docentes de estágio curricular em um curso de Pedagogia.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Verônica Oliveira Amorim.Ava e formação de professores: o subprojeto zuppa do Saber. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Lucineide Oliveira Machado.Aprendendo a ser pedagogo: o estágio supervisionado e suas possibilidades na formação inicial docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Elvira Brito.Valores humanos na Escola Pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Elizabete C. Lima.Quais as dificuldades sociopedagógicas encontradas pelos idosos no curso de pedagogia da UNEB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Marlúcia Campos da S. Costa.Interdisciplinaridade e transversalidade em educação: as artes plásticas como propulsora da discussão cidadã da preservação ambiental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Yale Cunha Avelino.A formação dos professores alfabetizadores no âmbito do pacto com os municípios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Raelma Boaventura e Menezes.A contribuição da disciplina Vida Prática do Método Montessoriano de Educação para o currículo de Educação infantil na perspectiva do desenvolvimento da autonomia em criança de 2 a 4 anos numa creche/escola municipal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Patrícia Ribeiro de Andrade.As Contribuições da teoria das inteligências múltiplas no processo de aprendizagem da crianção com Síndrome de Down. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Judite de Jesus Santos.O prazer na relação ca criança do 4º ano do Ensino Fundamental I com a leitura em Sala de Aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Hana Nascimento Cleomendes dos Santos.O Ensino de Geografia na Perspectiva da Educação Ambiental: reflexões sobre a experiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

20.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Tainã P. M. dos Santos.Práticas pedagógicas na pré-escola: o mundo da leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

21.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Alinéa da Paixão Bastos.O lugar da aprendizagem na avaliação: reflexos acerca de uma educação transformadora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

22.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Ana Paula Rosa Ferreira.Escola: espaço de encontro de culturas?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

23.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Patricia dos Anjos Sena.Insatisfação no local do trabalho: uma análise de depoimentos de professores da Escola X. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

24.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Maiana dos Santos Caldas.A Avaliação e suas implicações nas séries iniciais do ensino fundamental no Colégio de 1º Grau Getúlio Vargas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

25.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Patrícia dos Anjos Sena.Insatisfação no local de trabalho: uma análise de depoimentos de professores da Escola X. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

26.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Ana Paula dos Santos.Alfabetização e desenvolvimento psicomotor na infância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

27.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Maiana dos Santos Caldas.A avaliação e suas implicações nas séries iniciais do ensino fundamental no colégio de 1º Grau Getúlio Vargas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

28.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Sheila de Santana Silva.Projeto Socieducativo e seu impacto no cotidiano escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

29.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Sara Cristina Aranha de Souza Pinheiro.A Identificação das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

30.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Ana Paula Rosa Ferreira.Escola: espaço de encontro de cultura?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

31.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Alinéa da Paixão Bastos.O lugar da aprendizagem na avaliação: reflexos acerca de uma educação transformadora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

32.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Sara Cristina Aranha de Souza Pinheiro.A identificação das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pelos profissionais de educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

33.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Sheila de Santana Silva.Projeto Socieducativo e seu impacto no cotidiano escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

34.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Caroline Pereira das Neves.As relações interpessoais na escola valores sociais e morais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Social da Bahia.

35.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Ana Paula Ribeiro dos Santos.Alfabetização e Desenvolvimento psicomotor na infância. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

36.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Caroline Pereira das Neves.As relações interpessoais na escola: valores sociais e morais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Social da Bahia.

37.
LAGO, A. C. C.. Participação em banca de Silvia de Souza Vieira.O rendimento de crianças pré-escolares oriundas de famílias monoparental maternocêntrica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LAGO, A. C. C.. Concurso para Docente de Nível Superior. 2012. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
LAGO, A. C. C.. Concurso Público para Admissão de Professor Assistente. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

3.
LAGO, A. C. C.. Pedagogia/Pesquisa e Estágio em Educação Infantil e Séries Iniciais/ Pesquisa e Prática Pedagógica. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

4.
LAGO, A. C. C.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da disciplina Espanhol. 2008. Escola Agrotécnica Federal de Catu.

5.
LAGO, A. C. C.; D'ÁVILA, Maria Cristina; CHAVES, Lucinete. Presidente de Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Auxiliar / Assistente de Práxis Práxis do Nível Médio - modalidade Normal e Práxis do Ensino Fundamental e Alfabetização. 2002. Universidade do Estado da Bahia.

6.
LAGO, A. C. C.. Participação em Banca Examinadora de Concurso público da disciplina Sociologia da Educação. 1996. Universidade Estadual de Santa Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Anual de estágio da UNEB. 2017. (Encontro).

2.
III colóquio Docência e Diversidade na educação Básica: diferenças e desigualdades no cotidiano escolar. 2017. (Outra).

3.
III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: diferenças e desigualdades no cotidiano escolar.Coordenadora do simpósio aprendizagem da docência no PIBID: cenas da formação Inicial e continuada.. 2017. (Simpósio).

4.
III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: diferenças e desigualdades no cotidiano escolar.Coordenadora de Sessão de comunicação. 2017. (Outra).

5.
III Seminário de Investigación Educativa.Investigar para enseñar, construir para aprender: investigación en educación aplicada al aula. 2017. (Seminário).

6.
XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa.. DP-CNIE-232017U1436. 2017. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional e IV Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: perspectivas para o século XXI. Mesa Redonda Dados encontrados em nível Municipal Estadual referente às políticas de implementação social para surdos na Bahia.. 2016. (Congresso).

8.
I Congresso Internacional e IV Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: perspectivas para o século XXI. Mesa Redonda Relação entre os modelos educacionais para surdos descrito no decreto 5626/05: educação inclusiva e educação bilíngue. 2016. (Congresso).

9.
Jornada de Estudos Narrativa (Auto) biográfica de saúde - PPGEduC / Grupo de Pesquisa (Auto) biografia, Formação e História Oral. 2016. (Simpósio).

10.
II Colóquio de Docência e Diversidade na Educação Básica: políticas práticas e formação. 2015. (Outra).

11.
III Seminário de Formação de Professores em Exercício: relações entre a universidade e escola básica- III SEMFEP.Percurso formativo na iniciação à docência PIBID UNEB: reflexões e vivências no Seminário de Apropriação Conceitual do subprojeto de Pedagogia no DEDC I.. 2015. (Seminário).

12.
III Seminário sobre a Formação de Professores em Exercício: relações entre a universidade e a escola.Debatedora em Roda de Conversa ?Minha prática na formação, minha atuação na escola - Estágio Supervisionado. 2015. (Seminário).

13.
II Seminário local de avaliação PIBID UNEB. 2015. (Seminário).

14.
II Seminário local de avaliação PIBID UNEB. 2015. (Seminário).

15.
I Seminário PIBID Nordeste, V seminário PIBID-IAT e V Seminário Baiano das Licenciaturas. 2015. (Seminário).

16.
IV Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidad.Autoformação, desafios da avaliação como prática de pesquisa e aprendizagem do trabalho docente: a experiência da construção de ?trilhas sensoriais?.. 2015. (Outra).

17.
V Colóquio de Práticas Inovadoras na Universidade. 2015. (Outra).

18.
V Encontro Nacional das licenciaturas, IV Encontro Nacional do PIBID e VI Seminário de Iniciação à Docência. 2015. (Encontro).

19.
VIII JOINPE Jornada de incentivo à Pesquisa em Extensão.Ensino e o programa PIBID na UNEB. 2015. (Outra).

20.
I Encontro dos Conselhos Locais do PIBID. 2014. (Encontro).

21.
Relatos de Experiências em EJA.Diálogos sobre pesquisa. 2014. (Outra).

22.
V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e IV Seminário Nacional do PIBID.Caderno de Planejamento do PIBID: Dispositivo de Reflexão e Ressignificação da Prática Pedagógica dos Bolsistas de Pedagogia. 2014. (Seminário).

23.
X Seminário Internacional Rede Estrado.Mesa 4.15 . 2014. (Seminário).

24.
X Seminário Internacional Rede Estrado.Iniciar, Formar e Inovar: experiencias do PIBID no Curso de Pedagogia. 2014. (Seminário).

25.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Práticas de Formação dos Profissionais de educaçao: experiencias no Brasil e o México. 2014. (Encontro).

26.
XVII ENDIPE. Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores.Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso: percursos integrativos na formação de professores. 2014. (Encontro).

27.
XVII ENDIPE - didática e a prática de ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade. 2014. (Encontro).

28.
XXII Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Narrativas de uma coordenadora do pibid: reflexões sobre os sentidos da aprendizagem do trabalho docente. 2014. (Encontro).

29.
XXII Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O tema da diversidade sociocultural na formação de professores a discussão norteadora de uma práxis cidadã no Ensino Fundamental. 2014. (Encontro).

30.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).

31.
IV Jornada Pedagógica: Ciências Sociais, Pedagogia: e Psicologia: formação e atuação profissional.Tema transversal na experiência de estágio supervisionado.. 2013. (Outra).

32.
VII Encontro de Educação e Ludicidade. 2013. (Encontro).

33.
III Jornada Pedagógica do DEDC I: Educação e Movimentos Sociais: Enlaces Multidisciplinares,.Seminário de Apropriação Conceitual: O trabalho colaborativo como referência de processos formativos para a docência. 2012. (Seminário).

34.
II Simpósio Baiano de Licenciaturas. 2012. (Simpósio).

35.
VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.O Trabalho Colaborativo na Formação de Professores: o AVA como espaço de mediação e práxis. 2012. (Outra).

36.
X Relato de Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Outra).

37.
I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente/ VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Entre a Universidade e a Escola: Investigando o trabalho docente a partir da experiência do PIBID na licenciatura em pedagogia. 2011. (Encontro).

38.
I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar. 2011. (Encontro).

39.
III Congresso Argentino - LatinoAmericano de Derechos Humanos. Congresso LatinoAmericano de Derechos Humanos. 2011. (Congresso).

40.
III ENFORSUP - Encontro Inter-regional sobre Formação Docente para Educação Superior e II Forum de Didática e Prática Pedagógica.A Relação Ensino/Pesquisa na Formação de Professores: a experiência do 'banco de aulas' para a construção da práxis docente. 2011. (Encontro).

41.
III ENFORSUP - Encontro Inter-Regional sobre formação docente para Educação Superior - II Forum de Didática e Prática Pedagógica.Forum de Didática e Prática pedagógica. 2011. (Encontro).

42.
III ENFORSUP - Encontro Inter-Regional sobre formação docente para Educação Superior - II Forum de Didática e Prática Pedagógica.A relação ensino/pesquisa na formação de professores: A Experiência do Banco de Aulas para a construção da práxis docente. 2011. (Encontro).

43.
II Jornada Pedagógica do DEDC - Campus I.Ambiente Virtual de Aprendizagem na WEB 2.0. 2011. (Outra).

44.
II Jornada Pedagógica do DEDC I - UNEB.Campos de Pesquisa do Pedagogo e o Psicológico na Escola. 2011. (Outra).

45.
II Jornada Pedagógica do DEDC I - UNEB.Ambiente Virtual de Aprendizagem na WEB 2.0. 2011. (Outra).

46.
I Seminário Baiano PIBID SEC-IAT.A Cibercultura Propiciadora do Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2011. (Seminário).

47.
I Seminário Baiano PIBID SEC-IAT.Formação Docente: reflexões sobre a práxis pedagógica à luz da experiência do PIBID\UNEB. 2011. (Seminário).

48.
I Seminário Baiano PIBID SEC-IAT. 2011. (Seminário).

49.
I Seminário Baiano PIBID SEC-IAT.Mediação Pedagógica: o ensino focado na aprendizagem do educando. 2011. (Seminário).

50.
I Seminário Baiano PIBID-SEC-IAT.Seminário Baiano PIBID-SEC-IAT. 2011. (Seminário).

51.
I Seminário de Avaliação Insitutcional do PIBID/UNEB.A Docência partilhada: Universidade e escola como espaços que favorecem a construção dos elementos essecenciais à docência. 2011. (Seminário).

52.
I Seminário de Avaliação Instittucional do PIBID?UNEB.A Docência partilhada: universidade e escola como espaços que favorecem a construção dos elementos essenciais à docência. 2011. (Seminário).

53.
I Seminário de Avaliação Instittucional do PIBID?UNEB.A docencia Compartilhada: universidade e escola como espaços que favorecem a construção dos elementos à docência. 2011. (Seminário).

54.
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Educação e Contemporaneidade. 2011. (Encontro).

55.
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Educação de Juventudes Trabalhadoras: breves aproximações sobre os desafios para a construção de um currículo. 2011. (Outra).

56.
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Entre a Universidade e a Escola: o 'banco de aulas' potencializando a relação ensino/pesquisa para uma práxis pedagógica mais significativa. 2011. (Outra).

57.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).

58.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O Potencial do Banco de Aulas para a Relação encino/pesquisa na formação de professores. 2011. (Encontro).

59.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Integração Estágio Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso: Uma modalidade Inovadora para os Cursos de FP. 2011. (Encontro).

60.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Cultura e Diversidades - EPENN.Integração Estágio Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso: Uma modalidade inovadora para os cursos de formação de professores. 2011. (Encontro).

61.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Cultura e Diversidades - EPENN.O Potencial do 'Banco de Aulas' para a Relação Ensino/Pesquisa na Formação de Professores. 2011. (Encontro).

62.
II Congresso Nordestino de Extensão Universitária - cidadania e sustentabilidade: desafios, caminhos e soluções. Entre a Universidade e a Escola: a mediação do AVA em atividade extensionista. 2010. (Congresso).

63.
Curso de Formação de Tutores. 2009. (Outra).

64.
I Colóquio Internacional Sobre Ensino Superior.A Diversidade Sociocultural no Âmbito da Formação de Professores: O caso da UESB. 2008. (Outra).

65.
Seminário Regional de Educação Em Valores.A Formação para a Educação em Valores no Brasil. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAGO, A. C. C.. Membro da comissão organizadora do III seminário local de avaliação - PIBID em pauta: avanços e desafios na iniciação à docência. 2016. (Outro).

2.
LAGO, A. C. C.. Coordenadora da Comissão Organizadora do II seminário local de avaliação PIBID UNEB - O PIBID na formação docente: desafios da parceria universidade/escola. 2015. (Outro).

3.
LAGO, A. C. C.. Iª Jornada Pedagógica do Ensino de Graduação: Educação, Tecnologia e Formação Docente na Contemporaneidade. 2010. (Outro).

4.
LAGO, A. C. C.. I Relato de Experiências da Integração Estágio Supervisionado/Trabalho de Conclusão de Curso. 2010. (Outro).

5.
PALMEIRA, M. J. O. ; GUIMARAES, O. O. ; LAGO, A. C. C. . Jornada Pedagógica "Novas Perspectivas em Educação". 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariza Veloso Café. Gestão Participativa e Projeto Político Pedagógico: um estudo de caso do Colégio Adventista de Bragança Paulista. 2005. 55 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Getão Em Educação) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jaqueline De Jesus Silva. Ressignificação da formação docente: um estudo das práticas desenvolvidas no interior do PIBID do curso de Pedagogia no Departamento De Educação Da Universidade Do Estado Da Bahia - UNEB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.

2.
Milena Guerreiro De Cerqueira. Processo formativo de iniciação à docência: Um estudo sobre as vivências no subprojeto de Pedagogia PIBID-UNEB no DEDC I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.

3.
Nínive Rebeca Cunha Café. O papel desenvolvido pelo Estágio Supervisionado no DEDC I ? UNEB para a formação inicial do pedagogo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.

4.
Viviane Ferreira Cruz Oliva. O momento do estágio e a construção da identidade docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.

5.
Marta Graziela Lins Rios. Fazer-se professora: o percurso formativo do PIBID na constituição dos saberes da docência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.

6.
Ana Brígida Lebre de Souza. O ensino contextualizado como potencializador da aprendizagem significativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.

7.
Mariluza Santos de Oliveira. Os saberes e fazeres constituídos na vivência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de pedagogia do departamento de educação, CAMPUS I.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.

8.
Marlúcia Campos da Silva Costa. Interdisciplinaridade e transversalidade em educação: as artes plásticas como propulsora da discussão cidadã da preservação ambiental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ana Cristina Castro do Lago.



Inovação



Produto tecnológico
1.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. ; SANTOS, M. V. B. . Banco de Aulas. 2010.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ANNOCQUE, FRANÇOIS2017ANNOCQUE, FRANÇOIS ; LEMOINE, VÉRONIQUE ; LAGO, ANA CRISTINA CASTRO DO . Dispositifs numériques en éducation: discours d?enseignants et d?étudiants français et brésiliens. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 55, p. 12, 2017.

2.
LAGO, A. C. C.;LAGO, ANA CRISTINA CASTRO DO2006LAGO, A. C. C.. Resenha: BAUMAN, Zygmunt. (2005) Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Por Ana Cristina Castro do Lago. FORMADORES (CACHOEIRA), v. 1, p. 319, 2006.


Livros e capítulos
1.
LAGO, A. C. C.; PORTELA, C.P.J. ; SILVA, T. M. P. D. . Da iniciação à docência: Ressignificando a prática.. 1. ed. Salvador: Eduneb, 2016.

1.
LAGO, A. C. C.; ALMEIDA, M. S. C. E. ; MACHADO, L. O. . Saberes docentes e inovação no curso de pedagogia:o lugar da tríade didática, estágio curricular e TCC. In: Sandra Regina Soares; Valquíria C. M. Borba. (Org.). Ensino e Aprendizagem: Análise de Práticas. 1ªed.Salvador: Eduneb, 2012, v. Vol. I, p. 7-315.


Apresentações de Trabalho
1.
LAGO, A. C. C.. Investigar para enseñar, construir para aprender: investigación en educación aplicada al aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:51:45