Simone Petraglia Kropf

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6654572148722382
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Possui graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2006). É pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Foi coordenadora-geral do PPGHCS-Fiocruz entre 2013 e 2015. Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2009-2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história das ciências biomédicas, história da medicina tropical, história da doença de Chagas, história da cardiologia no Brasil. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as relações científicas entre Brasil-Estados Unidos e a diplomacia cultural inter-americana durante a Segunda Guerra Mundial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Petraglia Kropf
Nome em citações bibliográficas
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Casa Oswaldo Cruz, Departamento de Pesquisa.
Avenida Brasil, 4036, sala 401
Manguinhos
21040361 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 5903489
Fax: (21) 5903489
URL da Homepage: http://www.fiocruz.br/coc


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Doença de Chagas, doença do Brasil: ciência, saúde e nação (1909-1962)., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: André Luiz Vieira Campos.
Palavras-chave: doença de Chagas; história da ciência; história da saúde pública; Carlos Chagas; história da medicina; história do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História das Ciências Biomédicas no Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História da Saúde Pública.
Setores de atividade: Saúde Humana.
1993 - 1995
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Sonho da razão, alegoria da ordem: o discurso dos engeheiros sobre a cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX e início do século XX.,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Margarida de Souza Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Engenheiros; Reforma urbana; Intelectuais; Rio de Janeiro; história; Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros Setores.
1986 - 1991
Graduação em Sociologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Aperfeiçoamento Científico, Carga horária: 40

Atividades

3/1992 - 2/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação, .

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços, Carga horária: 40
Outras informações
Contratada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para projeto de pesquisa desenvolvido em convênio pela Fiocruz e pela OPAS.

Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, Carga horária: 40

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino, História das Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História das Ciências no Brasil
História da Medicina
História da Medicina Tropical
História e Historiografia das Ciências
7/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Casa Oswaldo Cruz, Departamento de Pesquisa.

3/1991 - 2/1993
Estágios , Casa Oswaldo Cruz, Departamento de Pesquisa.

Estágio realizado
Levantamento de fontes arquivísticas e bibliográficas..

Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Atividades

4/1988 - 6/1989
Estágios , Departamento de Pesquisa, .

Estágio realizado
Levantamento de fontes arquivísticas e bibliográficas..

University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting scholar, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
REalização de estágio de pós-doutoramento.



Linhas de pesquisa


1.
História das ciências biomédicas
2.
História da medicina


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Circuitos da boa vizinhança: ciência, diplomacia e intercâmbios educacionais entre Brasil e Estados Unidos (1937-1945).
Descrição: O projeto investiga os programas de cooperação científica, educacional e cultural estabelecidos entre os Estados Unidos e o Brasil no contexto da chamada Política da Boa Vizinhança, em especial durante a Segunda Guerra Mundial. O objetivo é identificar e analisar as dinâmicas e redes específicas pelas quais tais programas foram viabilizados no âmbito da diplomacia cultural interamericana posta em ação pelo governo de Franklin D. Roosevelt. Por um lado, serão focalizadas iniciativas que envolveram instituições específicas no campo acadêmico, como a Universidade de Michigan, que em 1939 inaugurou um programa de fellowships especificamente direcionado para a América Latina, o Brazilian Exchange Program, em parceria com o Instituto Brasil-Estados Unidos (criado em 1937). Por outro lado, serão analisadas iniciativas protagonizadas pelo próprio governo Roosevelt, por intermédio da Divisão de Relações Culturais do Departamento de Estado e do Office of the Coordinator of Inter-American Affairs, criados respectivamente em 1938 e 1940. É nosso objetivo observar em que medida, na formulação e implementação destes programas, os interesses da diplomacia cultural estadunidense interagiram com interesses e dinâmicas específicas no Brasil, tanto no campo político (especialmente nos anos que antecederam ao alinhamento com os EUA em 1942), quanto no campo acadêmico, marcado pela expansão do sistema universitário. Espera-se que a análise de experiências, atores e dinâmicas concretas deste intenso e diversificado programa de relações culturais entre Brasil e Estados Unidos entre 1937 e 1945 contribua para os debates historiográficos sobre a circulação transnacional de ideias, pessoas e práticas enquanto processo marcado por negociações, obstáculos, tensões e disputas. Pretende-se, em especial, evidenciar o papel fundamental da ciência como instrumento da diplomacia cultural da ?Boa Vizinhança? e da chamada ?americanização? da sociedade brasileira a partir da década de 1940. Este projeto teve início por ocasião de meu estágio de pós-doutorado na Universidade de Michigan em 2017-2018 e integra as atividades de cooperação institucional entre esta universidade e a Fiocruz..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Medicina, tecnologia e diplomacia cultural: a história da cardiologia no Brasil (décadas de 1930 a 1950).
Descrição: O presente projeto investiga o processo histórico de institucionalização da cardiologia como especialidade médica no Brasil entre as décadas de 1930 a 1950, relacionando-o ao debate mais amplo sobre o "novo trabalhador brasileiro", concebido como esteio econômico e moral da "nova nação" preconizada a partir de 1930 e ao debate específico no campo médico sobre a importância social das doenças cardiovasculares e o papel das tecnologias especializadas de diagnóstico para o estabelecimento de novas atitudes e práticas médicas junto aos cardíacos. Particular atenção será conferida aos intercâmbios estabelecidos com médicos norte-americanos, especialmente com o grupo liderado, na Universidade de Michigan, por Frank Norman Wilson, reconhecido por importantes avanços conceituais e técnicos no domínio da eletrocardiografia. Wilson recebia para treinamento em seu laboratório muitos médicos latino-americanos interessados na especialidade e em 1942 realizou longa viagem ao Brasil e a outros países latino-americanos, patrocinado pela Divisão de Relações Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Nosso argumento é o de que, entre as décadas de 1930 e 1950, a circulação de saberes e práticas relacionados à eletrocardiografia, materializada na rede que se estabeleceu em torno da ?escola de Wilson?, constituiu o caminho preferencial para a construção e legitimação da cardiologia como especialidade no Brasil, num processo que teve como marco a criação da Sociedade Brasileira de Cardiologia em 1943. Além da visibilidade alcançada no debate nacional sobre a importância das doenças cardiovasculares como obstáculos à saúde e à produtividade dos trabalhadores, o grupo de cardiologistas brasileiros que liderou este processo se beneficiou de um contexto internacional particularmente favorável, uma vez que a rede de colaboração com a Universidade de Michigan ganhou grande impulso no âmbito da diplomacia cultural inter-Americana e da política da ?boa vizinhança? implementadas pelo governo de Franklin Delano Roosevelt, em especial durante a Segunda Guerra Mundial. Pretende-se assim contribuir para uma emergente historiografia sobre as relações transnacionais na ciência e sobre as reflexões entre as dimensões e dinâmicas ?globais? e ?locais? que configuram tais relações. Este projeto é desenvolvido em parceria com Joel D. Howell, da Universidade de Michigan, e integra as atividades do acordo de cooperação estabelecido entre a Fiocruz e esta universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Simone Petraglia Kropf - Coordenador / Joel D. Howell - Integrante.
2007 - 2009
Medicina tropical no Brasil: ciência e nação (1900-1934)
Descrição: O presente projeto pretende investigar o processo histórico de disseminação e institucionalização, no campo médico brasileiro, das idéias científicas concernentes à chamada medicina tropical, e sua relação com o debate mais amplo sobre a nação, nas três primeiras décadas do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Simone Petraglia Kropf - Coordenador / Magali Romero Sá - Integrante / jaime benchimol - Integrante / André Felipe Cândido da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 23


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Transversal: International Journal for the Historiography of Science.


Revisor de periódico


2005 - Atual
Periódico: História, Ciências, Saúde-Manguinhos
2010 - Atual
Periódico: Tempo. Revista do Departamento de História da UFF
2010 - Atual
Periódico: Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi - Ciências Humanas
2009 - 2009
Periódico: Cadernos Saúde Coletiva
2009 - 2009
Periódico: Asclepio (Madrid)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História da Medicina.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Menção honrosa no Prêmio Capes de TEses 2007, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
KROPF, SIMONE P.2017 KROPF, SIMONE P.; HOWELL, JOEL D. . War, Medicine, and Cultural Diplomacy in the Americas: Frank Wilson and Brazilian cardiology. JOURNAL OF THE HISTORY OF MEDICINE AND ALLIED SCIENCES, v. 72, p. 422-447, 2017.

2.
KROPF, SIMONE PETRAGLIA2016KROPF, SIMONE PETRAGLIA. Endemias rurais, saúde e desenvolvimento: Emmanuel Dias e a construção de uma rede de aliados contra a doença de Chagas. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 21, p. 3621-3629, 2016.

3.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2011KROPF, S. P.. Carlos Chagas: science, health and national debate in Brazil.. Lancet (British edition), v. 377, p. 1740-1741, 2011.

4.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2011KROPF, S. P.; HOCHMAN, G. . From the Begginings: Debates on the History of Science in Brazil .. The Hispanic American Historical Review, v. 91, p. 391-408, 2011.

5.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2011KROPF, S. P.. Tropical Medicine in Brazil. Wellcome History, v. summer, p. 18-19, 2011.

6.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2010KROPF, S. P.; LISCIA, M. S. . Bocio, mal de Chagas e identidad nacional. Enfermedades y polémicas en Argentina y Brasil.. Dynamis (Granada), v. 30, p. 65-90, 2010.

7.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2009 KROPF, S. P.; SA, M. R. . The discovery of Trypanosoma cruzi and Chagas disease (1908-1909): tropical medicine in Brazil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 16, p. 13-34, 2009.

8.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2009KROPF, S. P.. Carlos Chagas e os debates e controvérsias sobre a doença do Brasil (1909-1923). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 16, p. 205-227, 2009.

9.
SA, M. R.2009SA, M. R. ; BENCHIMOL, J. ; KROPF, S. P. ; VIANA, L. ; SILVA, A. F. C. . Medicina, ciência e poder: as relações entre França, Alemanha e Brasil no período de 1919 a 1942.. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 16, p. 247-261, 2009.

10.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2009KROPF, S. P.. Carlos Chagas y la ciencia en Brasil: entre el laboratorio y el debate público.. Revista Biomédica, v. 20, p. 246-263, 2009.

11.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2009KROPF, S. P.. Science, health and society in Brazil: the history of Chagas disease. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 42, p. 11-17, 2009.

12.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2008KROPF, S. P.. El mal de Chagas en los ojos de la Nación: ciencia y salud en Brasil a comienzos del siglo XX.. Salud Colectiva, v. 4, p. 363-372, 2008.

13.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2005KROPF, S. P.. Ciência, saúde e desenvolvimento: a doença de Chagas no Brasil (1943-1962). TEMPO. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFF, Rio de Janeiro, v. 10, n.19, p. 107-124, 2005.

14.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2005KROPF, S. P.. Science, health and development: Chagas disease in Brazil, 1943-1962.. Parassitologia, Itália, v. 47, p. 379-386, 2005.

15.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2003 KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio . Biomedical Research and public health in Brazil: the case of Chagas disease (1909-1950).. Social History Of Medicine, Londres, v. 6, n.1, p. 111-129, 2003.

16.
AZEVEDO, Nara2002AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio ; KROPF, S. P. ; HAMILTON, Wanda . Pesquisa científica e inovação tecnológica: a via brasileira da biotecnologia.. Dados (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 45, n.1, p. 139-175, 2002.

17.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2000KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio . Doença de Chagas: a construção de um fato científico e de um problema de saúde pública no Brasil.. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n.2, p. 347-365, 2000.

18.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.1999KROPF, S. P.; LIMA, N. T. . Os valores e a prática institucional da ciência: as concepções de Robert Merton e Thomas Kuhn.. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 5, n.3, p. 565-581, 1999.

19.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.1996KROPF, S. P.. Manuel Bomfim e Euclides da Cunha: vozes dissonantes aos horizontes do progresso.. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 3, n.1, p. 80-98, 1996.

20.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.1996KROPF, S. P.. Os construtores da cidade: o discurso dos engenheiros sobre o Rio de Janeiro no final do século XIX e início do século XX.. Projeto História (PUCSP), São Paulo, v. 13, p. 179-187, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KROPF, S. P.; SA, D. M. (Org.) . Chagas do Brasil: ciência, saúde e sociedade. Número especial da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos.. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz/CAsa de Oswaldo Cruz, 2009. v. 1. 343p .

2.
KROPF, S. P.; LACERDA, A. . Carlos Chagas, um cientista do Brasil. Edição bilíngue.. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. v. 1. 308p .

3.
KROPF, S. P.. Doença de Chagas, doença do Brasil: ciência, saúde e nação (1909-1962).. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. v. 1. 596p .

4.
KLEIN, Lisabel (Org.) ; AZEVEDO, Nara (Org.) ; KROPF, S. P. (Org.) ; HAMILTON, Wanda (Org.) . Inovando a tradição: Zigman Brener e a parasitologia no Brasil.. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz / Centro de Pesquisas REné Rachou, 2003. v. 1. 300p .

Capítulos de livros publicados
1.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas e as doenças do Brasil.. In: Gilberto Hochman; Nísia Trindade Lima.. (Org.). Médicos intérpretes do Brasil.. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2015, v. , p. 194-222.

2.
KROPF, S. P.. Diálogo entre la historia de la medicina y los estudios histórico-sociales de la ciencia.. In: Carolina Biernat; Karina Ramacciotti. (Org.). Historia de la salud y la enfermedad bajo la lupa de las ciencias sociales.. 1ed.Buenos Aires: Biblos, 2014, v. 1, p. 69-82.

3.
KROPF, S. P.. Chagas Disease/Doença de Chagas. In: Alexander Medcaf e Sanjoy Bhattacharya. (Org.). Tropical diseases. Lessons from History.. 1ed.York: Centre for Global Health Histories/WHO; University of York., 2014, v. 1, p. 87-92.

4.
KROPF, S. P.. Chagas disease in Brazil: historical aspects.. In: Fernanda Ramos Gadelha; Eduardo de Figueiredo Peloso. (Org.). Chagas disease: still a threat to our world?. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2013, v. 1, p. 1-21.

5.
KROPF, S. P.; Daniele Barreto . Institutos Oswaldo Cruz, Butantan e Adolfo Lutz: pesquisa científica e contribuições para a saúde pública.. In: Joffrre Marcondes de Rezende; VArdeli Alves de Moraes; Gil Eduardo Perini.. (Org.). Seara de Asclépio:. 1ed.Goiânia: Editora UFG., 2013, v. 1, p. 491-511.

6.
KROPF, S. P.. Um cientista em ação: Emmanuel Dias e a mobilização social em torno da doença de Chagas no Brasil (décadas de 1940-1950).. In: Karoline Carula; Magali Gouveia Engel; Maria Letícia Corrêa.. (Org.). Os intelectuais e a nação. Educação, saúde e a construção de um Brasil moderno.. 1ed.Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013, v. 1, p. 269-311.

7.
KROPF, S. P.. O coração do trabalhador: cardiologia e projeto nacional no Estado Novo. In: Marta Mega de Andrade, Lise Sedrez, William de Souza Martins.. (Org.). Corpo: sujeito e objeto.. 1ed.Rio de Janeiro: Ponteio, 2012, v. 1, p. 221-245.

8.
KROPF, S. P.. A descoberta da doença dos sertões: ciência e saúde nos trópicos brasileiros no início do século XX.. In: Alda Heize; Antonio Augusto Passos Videira.. (Org.). Ciência, civilização e República nos trópicos.. Rio de Janeiro.: Mauad X; FAPERJ., 2010, v. 1, p. 57-79.

9.
KROPF, S. P.. Medicina tropical no Brasil: a construção científica e social da doença de Chagas (1909-1962).. In: Dilene Raimundo do Nascimento; Diana Maul de Carvalho.. (Org.). Uma história brasileira das doenças. Vol. 3.. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010, v. 3, p. 257-291.

10.
PONTE, C. F. ; KROPF, S. P. ; LIMA, N. T. . O sanitarismo (re)descobre o Brasil.. In: Carlos Fidelis Ponte; Ialê Falleiros.. (Org.). Na corda bamba de sombrinha: saúde no fio da história.. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, Fiocruz/EPSJV., 2010, v. 1, p. 75-110.

11.
KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara . Construindo a doença e a nação: a história da descoberta da doença de Chagas.. In: Carvalheiro, José da Rocha; Azevedo; Nara; Araújo-Jorge, Tânia C. de; Lannes-Vieira, Joseli; Soeiro, Maria de Nazaré Correia; Klein, Lisabel.. (Org.). Clássicos em doença de Chagas: história e perspectivas no centenário da descoberta. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, v. , p. 23-30.

12.
KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara . De volta ao sertão mineiro: 25 casos agudos em Bambuí e a retomada dos estudos sobre a doença de Chagas no Brasil.. In: Carvalheiro, José da Rocha; Azevedo; Nara; Araújo-Jorge, Tânia C. de; Lannes-Vieira, Joseli; Soeiro, Maria de Nazaré Correia; Klein, Lisabel.. (Org.). Clássicos em doença de Chagas: história e perspectivas no centenário da descoberta.. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, v. 1, p. 300-306.

13.
KROPF, S. P.; RASSI, A. . A pesquisa clínica no Interior do Brasil: a etiologia chagásica do megaesôfago.. In: Carvalheiro, José da Rocha; Azevedo; Nara; Araújo-Jorge, Tânia C. de; Lannes-Vieira, Joseli; Soeiro, Maria de Nazaré Correia; Klein, Lisabel.. (Org.). Clássicos em doença de Chagas: história e perspectivas no centenário da descoberta.. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, v. 1, p. 469-474.

14.
KROPF, S. P.. En busca de la enfermedad del Brasil: los médicos del interior y los estudios sobre el mal de Chagas (1935-1956).. In: Adrián Carbonetti; Ricardo González-Leandri.. (Org.). Historias de salud y enfermedad en América Latina, siglos XIX y XX.. 1ed.Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba; Conicet, 2008, v. , p. 147-183.

15.
KROPF, S. P.; HOCHMAN, G. . Carlos Ribeiro Justiniano Chagas (verbete extenso). In: William F. Bynum; Helen Bynum. (Org.). Dictionary of Medical Biography.. Connecticut/London: Greenwood Press, 2007, v. 1, p. 320-325.

16.
AZEVEDO, Nara ; KROPF, S. P. . Ciência, saúde e vida pública. In: Lisasbel Klein.. (Org.). Professor Amílcar Vianna Martins: ciência para a saúde. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa REné Rachou, 2007, v. , p. 9-16.

17.
KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio . La construcción de la enfermedad de Chagas como problema médico social en Brasil (1909-1950). In: diego armus. (Org.). Los avatares de la medicalization en America Latina.. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2005, v. , p. 197-228.

18.
KROPF, S. P.. Conhecimento médico e construção social das doenças: algumas questões conceituais. In: pablo kreimer; hernán thomas. (Org.). Producción y uso social de conocimientos. Estudios de sociología de la ciencia y la tecnología en América Latina.. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2004, v. , p. 103-125.

19.
AZEVEDO, Nara ; KROPF, S. P. ; HAMILTON, Wanda . A profissionalização da ciência no Brasil: a trajetória de Zigman Brener.. In: Simone Kropf; Nara Azevedo; Wanda Hamilton; Lisabel Klein. (Org.). Inovando a tradição: Zigman Brener e a parasitologia no Brasil.. 1ed.Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Centro de Pesquisas René Rachou, 2003, v. 1, p. 11-41.

20.
KROPF, S. P.; HERSHMANN, M. ; NUNES, C. . Sonho da razão, alegoria da ordem: o discurso dos enhenheiros sobre a cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX e início do século XX.. In: Micael Herschmann; Simone Petraglia Kropf; Clarice Nunes. (Org.). Missiopnários do progresso: médicos, engenheiros e educadores no Rio de Janeiro, 1870-1937.. 1ed.Rio de Janeiro: Diadorim, 1996, v. 1, p. 69-154.

21.
KROPF, S. P.. O saber para prever, a fim de prover: a engenharia de um Brasil moderno.. In: Micael Hershmann; Carlos Alberto Messeder Pereira. (Org.). A invenção do Brasil moderno. Medicina, educação e engenharia nos anos 20-30.. 1ed.Rio de Janeiro: Rocco, 1994, v. 1, p. 202-223.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KROPF, S. P.; LIMA, N. T. . Brasil moderno x Brasil arcaico. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 maio 1998.

2.
KROPF, S. P.. 100 anos de uma tripla descoberta. Ciencia Hoje das Criancas, Rio de Janeiro, p. 2 - 6.

3.
KROPF, S. P.. The 'disease of Brazil': science, health and national debate in Chagas' disease.. Wellcome History, London, , v. 44, p. 2 - 4.

4.
KROPF, S. P.. Um feito espetacular. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, , v. 43, p. 71 - 74.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KROPF, S. P.. Medicina tropical e ciência nacional: Carlos Chagas e a descoberta da ?doença do Brasil?. In: VII Esocite. Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, 2008, Rio de Janeiro. VII Esocite. Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias. Rio de Janeiro, 2008.

2.
KROPF, S. P.; LISCIA, M. S. . Bocio, chagas e identidad nacional. Enfermedades y polémicas en Argentina y Brasil (1910-1940). In: XI Jornadas Interescuelas-Departamentos de Historia, Universidad Nacional de Tucumán., 2007, Tucumán.. XI Jornadas Interescuelas-Departamentos de Historia, Universidad Nacional de Tucumán, septiembre 2007.. Tucumán.: Universidad de Tucumán., 2007.

3.
AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio ; KROPF, S. P. ; HAMILTON, Wanda . Ciência, salud pública y Estado en Brasil: la investigación sobre endemias en el Instituto Oswaldo Cruz (1937-1951).. In: 51º Congresso Internacional Americanista., 2003, Santiago do Chile. 51º Congreso Internacional Americanista.. Santiago.: Universidad de Chile., 2003.

4.
AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio ; KROPF, S. P. ; HAMILTON, Wanda . Entre o básico e o aplicado: práticas e tradições de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz (1935-1960).. In: XXII Simpósio Nacional de História. História, acontecimento e narrativa., 2003, João Pessoa.. XXII Simpósio Nacional de História. História, acontecimento e narrativa. João Pessoa, 27 de julho a 02 de agosto de 2003. Anais eletrônicos.. Rio de Janeiro.: Associação Nacional de História., 2003.

5.
KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio . Doença de Chagas: a construção de um fato científico e de um problema de saúde pública no Brasil. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Anais do VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KROPF, S. P.. Enfermedad de Chagas, enfermedad de Brasil: ciencia, salud y nación (1909-1934). In: XIV Congreso de la Sociedad Española de Historia de la Medicina., 2008, Granada. La experiencia de enfermar em perspectiva historica. XIV Congreso de la Sociedad Española de Historia de la Medicina.. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2008. p. 249-252.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KROPF, S. P.. Calamidade nacional ou raridade nosográfica: a polêmica em torno da "doença do Brasil" (1915-1923). In: XXIV Simpósio Nacional de História., 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História. História e multidisciplinariedade: territórios e deslocamentos.. São Leopoldo: Oikos, 2007. p. 368-368.

2.
KROPF, S. P.. A doença do coração do Brasil: endemias rurais e desenvolvimento nas décadas de 1940 e 1950.. In: Usos do Passado. XII Encontro Regional de História., 2006, Niterói.. Usos do Passado. XII Encontro Regional de História. REsumos e Programação.. Niterói: Associação Nacional de História, 2006. p. 137-137.

3.
KROPF, S. P.. "Nova doença tropical, endemia dos sertões: os estudos de Carlos Chagas sobre a tripanossomíase americana (1909-1934)". In: XI Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2006, Goiânia. Jornal Brasileiro de História da Medicina.. Goiânia: Sociedade Brasileira de História da Medicina, 2006. v. 9. p. 36-36.

4.
KROPF, S. P.. "Mal do coração, ameaça ao trabalho: a doença de Chagas como entidade médico-social (1943-1960)". In: XI Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2006, Goiânia. Jornal Brasileiro de História da Medicina. Goiânia: Sociedade Brasileira de História da Medicina, 2006. v. 9. p. 36-36.

5.
KROPF, S. P.. Ciência, saúde pública e desenvolvimento nacional: o caso da doença de Chagas no Brasil.. In: IX Congresso Brasileiro de História da Medicina., 2004, Rio de Janeiro. IX Congresso Brasileiro de História da Medicina, Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro de 2004. Programas e Resumos.. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Medicina, 2004. p. 33-33.

6.
KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio ; HAMILTON, Wanda . Entre o básico e o aplicado: práticas e tradições de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz (1935-1960). In: 9º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Tecnologia., 2003, rio de janeiro. 9º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Tecnologia. Rio de Janeiro, 8 a 10 de outubro de 2003. Caderno de Resumos.. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2003. p. 11-11.

7.
KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio . Pesquisa biomédica e saúde pública no Brasil: o caso da doença de chagas (1909-1960).. In: XXI International Congress of History of Science, 2001, México. XXI International Congress of History of Science. Mexico City, 8-14 july, 2001. Book of Abstracts.. Mexico City: International Union of History and Philosophy of Science, Division of History of Science, 2001. p. 257.

8.
KROPF, S. P.; AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio . Ciência biomédica e saúde pública no Brasil: o caso da doença de Chagas (1909-1960). In: XXI Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (ANPUH), 2001, Niterói. XXI Simpósio Nacional. História no novo milênio: entre o individual e o coletivo. 22 a 27 de julho de 2001. Livro de resumos.. Niterói: Associação Nacional de História, 2001. p. 484-484.

9.
AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio ; KROPF, S. P. ; HAMILTON, Wanda . Pesquisa científica e inovação tecnológicas: a via brasileira da biotecnologia.. In: SEminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2001, Rio de Janeiro. SEminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Livro de REsumos.. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência/ Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2001.

10.
AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio ; KROPF, S. P. ; HAMILTON, Wanda . A biotecnologia em saúde na Fiocruz. In: IV Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, 2000, Campinas. IV Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Campinas: Departamento de Política Científica e Tecnológica/Instituto de Geociências/Universidade de Campinas, 2000. p. 219-219.

11.
KROPF, S. P.. Os cientistas e as políticas para ciência e tecnologia nos anos 70: o caso da pesquisa sobre doença de Chagas. In: V Congresso Latino-americano de História das Ciências e da Tecnologia, 1998, Rio de Janeiro. Congresso Latino-americano de História das Ciências e da Tecnologia - Gênero, Ciência e Tecnologia na História Latino-americana.. Campinas: UNICAMP, 1998. v. 5. p. 131-133.

12.
KROPF, S. P.; LIMA, N. T. . Valores sociais e atividade científica: as concepções de Robert Merton e Thomas Kuhn.. In: XXI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais., 1997, Caxambu, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
KROPF, S. P.; HOWELL, J. D. . War, science and cultural diplomacy in the Americas: Frank Wilson and Brazilian cardiology.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KROPF, S. P.; HOWELL, J. D. . War, medicine and cultural diplomacy: transnational scientific relations between the United States and Brazil in the 1940s.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KROPF, SIMONE P.. How to Become Good Neighbors: Educational and Cultural Relations Between the University of Michigan and Brazil (1938-1945).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
KROPF, S. P.. The practices of a good neighborhood: educational and cultural exchanges between the United States and Brazil (1938-1945).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
KROPF, S. P.; HOWELL, J. D. . Medicine, technology and workers: cardiology as a specialty in Brazil (1930s-1940s). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HOWELL, J. D. ; KROPF, S. P. . War, Medicine, and the Transnational Movement of Knowledge.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KROPF, S. P.; HOWELL, J. D. . Medicine, Technology and Politics: Interamericanism and US-Brazil Exchanges in Cardiology in the 1940s.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KROPF, S. P.; HOWELL, J. D. . War and the Making of Brazilian Cardiology: Science, Politics and Frank Wilson.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KROPF, S. P.; HOWELL, J. D. . Medicina e diplomacia cultural nas Américas: Frank Norman Wilson e a cardiologia no Brasil na década de 1940.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KROPF, S. P.; HOWELL, J. D. . Coração americano: o intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos e a institucionalização da cardiologia na década de 1940.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KROPF, S. P.. Ciência, saúde e debates sobre o Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
KROPF, S. P.. Apresentação do Prof. Daniel Aarão Reis Filho.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
KROPF, S. P.. Médicos, política e nação: as doenças cardiovasculares e o debate sobre o trabalhador urbano no Brasil nas décadas de 1930-1950.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
KROPF, S. P.. História da Medicina Tropical no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
KROPF, S. P.. Medicina, tecnologia e política: a cardiologia e as relações Brasil-Estados Unidos (1930-1950).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
KROPF, S. P.. Trajetórias e arquivos pessoais nos debates sobre a história da ciência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
KROPF, S. P.; HOWELL, J. D. . History of Medicine.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
KROPF, S. P.. A história da cardiologia no Brasil: medicina, debate nacional e relações Brasil-Estados Unidos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KROPF, S. P.. Heart diseases, medicine, and modernization in Brazil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
KROPF, S. P.. Males do coração, ameaças ao trabalhador: o debate sobre a importância social das doenças cardíacas no Estado Novo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
KROPF, S. P.. Um cientista em ação: Emmanuel Dias e a mobilização social em torno da doença de Chagas no Brasil (1943-1962).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
KROPF, S. P.. Homenagem a Angela de Castro Gomes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
KROPF, S. P.. Saúde e ambiente: ciência e civilização nos trópicos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
KROPF, S. P.. Ciência e civilização nos trópicos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
KROPF, S. P.. The workers' heart: cardiac diseases, medicine, and modernization in Brazill (1940-1960). Trabalho apresentado no XXX International Congress of Latin American Studies Association (LASA).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
KROPF, S. P.. Eletrocardiografia, cardiologia e intercâmbio médico-científico entre Brasil e Estados Unidos nas décadas de 1930 e 1940. Trabalho apresentado no 13. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
KROPF, S. P.. O coração e o corpo do trabalhador: saúde e modernização no Estado. Trabalho apresentado no Colóquio Corpo: Sujeito/Objeto, promovido pelo PPGHIS/UFRJ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
KROPF, S. P.. Tropical medicine and national identity in Brazil. Palestra no XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
KROPF, S. P.. A construção social das doenças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
KROPF, S. P.. La construcción social de la enfermedad: perspectivas teóricas en el diálogo entre la historia de la medicina y los estudios históricos y sociales de la ciencia. Ponencia en el V Taller de Historia Social de la Salud y la Enfermedad.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
KROPF, S. P.. A descoberta da doença de Chagas e a medicina tropical no Brasil: ciência, saúde e sociedade. Conferência apresentada no XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
KROPF, S. P.; SA, M. R. . A descoberta do Trypanosoma cruzi e da doença de Chagas e sua importância na ciência e na saúde brasileira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
KROPF, S. P.; SA, M. R. . Tropical medicine in Brazil: Chagas disease and American visceral leishmaniasis (1909-1940).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
KROPF, S. P.; MASSARANI, L. . Using ephemerides as strategy for engaging the public on health and science issues. Poster apresentado durante o Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
SA, M. R. ; KROPF, S. P. . Carlos Chagas: a diplomat within the international scientific community. Poster apresentado durante o Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
SCHALL, V. ; GRUZMAN, C. ; KROPF, S. P. ; DUMPEL, R. . Literature, education ans scientific dissemination: the discovery of Chagas disease for children and young people. Pôster apresentado durante o Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
KROPF, S. P.; LACERDA, A. ; SOUZA, L. O. G. ; MENEZES, C. S. ; PINHEIRO, L. . History in images: Carlos Chagas, a scientist from Brazil. Pôster apresentado durante o Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
KROPF, S. P.. Ciência e política: as controvérsias sobre a doença de Chagas no Brasil. Palestra realizada no Coloquio O papel das controvérsias no desenvolvimento da ciência, promovido pelo CBPF.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
KROPF, S. P.. Ciência em ação nos documentos: A pesquisa sobre a doença de Chagas nos arquivos da Casa de Oswaldo Cruz.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
KROPF, S. P.. Doença de Chagas, doença do Brasil: ciência, saúde e nação. Conferência de abertura do II Congresso do Centro Oeste de Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
KROPF, S. P.. 100 Years of Chagas Disease: A Continuing Public Health Challenge. Conferência no Global Health Seminars, organizado pelo The Wellcome Trust Centre for the History of Medicine e pela Organização Mundial da Saúde.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
KROPF, S. P.. 100 anos da descoberta da doença de Chagas: ciência para a sociedade brasileira. Conferência de abertura na 25a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
KROPF, S. P.. Doença de Chagas: a sociedade em busca da saúde. Comunicação na oficina de organização da Federação Internacional de Portadores da Doença de Chagas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
KROPF, S. P.. 100 anos de pesquisa sobre a doença de Chagas: ciência para a sociedade brasileira. Conferência apresentada nos Seminários Avançados de Imunologia do Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
KROPF, S. P.. O laboratório vai ao campo. Palestra proferia no evento "Contadores de Histórias" promovido pelo Museu da Vida/COC.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
KROPF, S. P.. A paixão pelos arquivos: a pesquisa de fontes documentais e seus desafios.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
KROPF, S. P.. A descoberta da doença do Brasil. Apresentada no SEminário Ciência, Civilização e República (1889-1930), promovido pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e pelo IFCH/UERJ. Rio de Janeiro, Embrapa.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
KROPF, S. P.. Medicina tropical e ciência nacional: Carlos Chagas e a descoberta da ?doença do Brasil?. Apresentada no VII Esocite - Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias. Rio de Janeiro, UniRio.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
KROPF, S. P.. Enfermedad de Chagas, enfermedad de Brasil: ciencia, salud y nación (1909-1934). Apresentada no XVI Congreso dela Sociedad Española de Historia de la Medicina. Granada, Palacio de Congresos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
KROPF, S. P.. A descoberta da doença de Chagas. Ciclo de palestras sobre o centenário da descoberta da doença de Chagas, promovido pelo Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz e pela Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, julho, Centro de Estudos do IOC.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
KROPF, S. P.. Historia de la salud e historia de la ciencia, perspectivas y modelos: la enfermedad de Chagas en Brasil. Conferência apresentada no III Taller de Historia Social de la Salud y la Enfermedad en Argentina y America Latina, promovido pelo Instituto de Estudios Socio-Historicos/FAculdad de Ciencias Humanas-Universidad Nacional de la Pampa. Santa Rosa (Argentina), FCH-UNLPam.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
KROPF, S. P.. Medicina tropical no sertão: doença de Chagas, ciência e ambiente no Brasil. Apresentada no 11. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência. Niterói, Universidade Federal Fluminsense.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
KROPF, S. P.. História da doença de Chagas no Brasil. Apresentada no III Seminário História das Doenças. Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina da UFRJ.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
KROPF, S. P.. CAlamidade nacional ou raridade nosográfica? A polêmica em torno da "doença do Brasil" (1915-1923). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas: infancia, primeros estudios y formación médica.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

2.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas y las campañas contra la malaria.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

3.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas en la dirección del Instituto Oswaldo Cruz y del Departamento Nacional de Salud Pública.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

4.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas y la enseñanza de medicina: la cátedra de Medicina Tropical de la Facultad de Medicina de Río de Janeiro.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

5.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas y la caracterización clinica de la tripanosomiasis americana (1909-1934).. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

6.
KROPF, S. P.. La polémica alrededor de la enfermedad de Chagas (1915-1923).. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

7.
RASSI, A. ; KROPF, S. P. . A forma cardíaca da doença de Chagas ? histórico.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

8.
LIMA, N. T. ; KROPF, S. P. . La enfermedad de Chagas y el movimiento sanitarista de la década de 1910.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

9.
AZEVEDO, Nara ; KROPF, S. P. ; COURA, J. R. . El Programa Integrado de Enfermedades Endémicas (PIDE/CNPq) y la investigación sobre la enfermedad de Chagas en las décadas de 1970 y 1980.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

10.
KROPF, S. P.. La primera campaña de profilaxis de la enfermedad de Chagas en Brasil (Uberaba, 1950).. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2008 (Texto em meio digital.).

11.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas y el descubrimiento de una nueva tripanosomiasis humana.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz., 2008 (Texto em meio digital.).

12.
KROPF, S. P.. Segmento "História", no Portal de Doença de Chagas, organizado pelo Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz... Rio de janeiro: instituto oswaldo Cruz, 2007 (hipertexto).

13.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas: infância, primeiros estudos e formação médica.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz., 2007 (Texto em meio digital.).

14.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas e as campanhas contra a malária.. Rio de Janeiro.: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz., 2007 (Texto em meio digital.).

15.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas e a descoberta de uma nova tripanossomíase humana.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz., 2007 (Texto em meio digital.).

16.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas na direção do Instituto Oswaldo Cruz e do Departamento Nacional de Saúde Pública.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2007 (Texto em meio digital.).

17.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas e o ensino médico: a cadeira de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2007 (Texto em meio digital.).

18.
KROPF, S. P.. Carlos Chagas e a caracterização clínica da tripanossomíase americana (1909-1934). Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2007 (Texto em meio digital.).

19.
KROPF, S. P.. A polêmica em torno da doença de Chagas (1915-1923).. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2007 (Texto em meio digital.).

20.
RASSI, A. ; KROPF, S. P. . A forma cardíaca da doença de Chagas - histórico.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2007 (Texto em meio digital.).

21.
KROPF, S. P.; LIMA, N. T. . A doença de Chagas e o movimento sanitarista da década de 1910.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2007 (Texto em meio digital.).

22.
KROPF, S. P.. A primeira campanha de profilaxia da doença de Chagas no Brasil (Uberaba, 1950).. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz, 2007 (Texto em meio digital.).

23.
AZEVEDO, Nara ; KROPF, S. P. ; COURA, J. R. . O Programa Integrado de Pesquisa em Doenças Endêmicas (PIDE/CNPq) e a pesquisa sobre doença de Chagas nas décadas de 1970 e 1980.. Rio de Janeiro: Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz., 2007 (Texto em meio digital.).

24.
KROPF, S. P.; ARAÚJO, R. C. . Carlos Chagas - Trajetória. Biblioteca Virtual Carlos Chagas.. Rio de Janeiro: Prossiga/CNPq e Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 1999 (hipertexto).

25.
KROPF, S. P.; FERREIRA, Luiz Otávio . A prática da ciência: uma etnografia no laboratório. REsenha do livro "Vida de laboratório", de Bruno Latour e Steve Woolgar (1997).. Rio de Janeiro.: História, Ciência, Saúde - Manguinhos. Casa de Oswaldo Cruz, 1998 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
KROPF, S. P.. Parecerista ad hoc no Processo Seletivo do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística- Prociência 2012/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2012.

Produtos tecnológicos
1.
KROPF, S. P.; PIRES, F. . Biblioteca Virtual Carlos Chagas. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
KROPF, S. P.. Parecer para o periódico Mundos do Trabalho (UFSC).. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KROPF, S. P.. Entrevista para o programa Globonews, Espaço Aberto Ciência e Tecnologia: Carlos Chagas, o pai da ciência brasileira. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
KROPF, S. P.. Entrevista para o programa Globo Ciência: Carlos Chagas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
KROPF, S. P.. Entrevista para o programa De Lá Para Cá, com Alcelmo Gois. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
KROPF, S. P.. Entrevista para o programa Sala de Convidados, do Canal Sãúde/Fiocruz. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
HOWELL, J. D. ; KROPF, S. P. . História da Medicina. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
KROPF, S. P.; MASSARANI, L. . Carlos Chagas: a ciência para combater doenças tropicais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TEIXEIRA, L. A.; BARBOZA, C. H. M.; KROPF, S. P.. Participação em banca de Luiz Alves ARaújo Neto. O problema do câncer no Ceará:cancerologia, controle do câncer e atividade coletiva da medicina (1940-1960).. 2016. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

2.
SOARES, L. C.; KOEHLER, C. B. G.; KROPF, S. P.. Participação em banca de Marcelo Lima Loreto. A formação do campo da biologia: origens e desenvolvimento no Brasil e no mundo.. 2014. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
TEIXEIRA, L. A.; CABRAL, D.; KROPF, S. P.. Participação em banca de Letícia Pumar Alves de Souza. Os sentidos de um "país tropical": a lepra e a chalmoogra brasileira.. 2009. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

4.
KROPF, S. P.; EDLER, F. C.; TEIXEIRA, L. A.. Participação em banca de Letícia Pumar Alves de Souza. A lepra os trópicos: definições sobre a doença e o desenvolvimento de uma possível terapêutica para o seu combate na primeira metade do século XX (exame de qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

5.
SANTOS, R. V.; KROPF, S. P.. Participação em banca de Juliana Manzoni Cavalcanti. Doença, sangue e raça: o caso da anemia falciforme no Brasil (1930-1940). 2007. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Teses de doutorado
1.
FREITAS, I. A.; RIBEIRO, M. F.; PIRES, H. F.; KROPF, S. P.; PEITER, P. C.. Participação em banca de Renato Guedes Vieites. Análise das ideias de Evgeny Pavlovsky e Maximilen Sorre nos estudos de Samuel Pessoa, Luiz Jacintho da Silva e Josué de Castro: uma abordagem geográfica.. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
WEGNER, R.; BOMENY, H.; WARDE, M.; KROPF, S. P.; FERREIRA, Luiz Otávio. Participação em banca de Ana Cristina Santos Matos Rocha. Experiências norte-americanas e projetos de educação no Distrito Federal e em São Paulo (1927-1935): Anísio Teixeira, Noemi Silveira, Isaías Alves e Lourenço Filho.. 2016. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

3.
HOCHMAN, G.; KROPF, S. P.; SA, M. R.; CABRAL, D.; PINHEIRO, L.. Participação em banca de Vivian da Silva Cunha. Centro Internacional de Leprologia: ciência, saúde e cooperação internacional no Brasi do entre guerras.. 2011. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

4.
KROPF, S. P.; BENCHIMOL, J.; CABRAL, D.; TEIXEIRA, L. A.; MARQUES, V. R. B.. Participação em banca de Marcio Magalhães de Andrade. Capítulos da história sanitária no Brasil: a atuação profissional de Souza Araújo entre os anos 1910 e 1920.. 2011. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

5.
BENCHIMOL, J.; CUETO, M.; HOCHMAN, G.; CORREA, S. M. S.; KROPF, S. P.. Participação em banca de André Felipe Cândido da Silva. A trajetória de Henrique da Rocha Lima e as relações Brasil - Alemanha (1901-1956).. 2011. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

6.
KROPF, S. P.; LIMA, N. T.; MAIO, M. C.; PINTO, R. F.; FIGUEIROA, S.. Participação em banca de Júlio Cesar Schweickardt. Ciência, nação e região: as doenças tropicais e o saneamento no Estado do Amazonasx (1890-1930).. 2009. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

7.
AZEVEDO, Nara; FERREIRA, Luiz Otávio; KROPF, S. P.; DANTES, M. A. M.; FERREIRA, M. M.. Participação em banca de Ana Luce Girão Soares de Lima. Ciência e política no Brasil: Carlos Chagas Filho e o Instituto de Biofísica (1931-1951). 2009. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

8.
KROPF, S. P.; EDLER, F. C.; ENGEL, M.; FERREIRA, R. F.. Participação em banca de Dilma Fátima Avelar Cabral da Costa. Entre idéias e ações: lepra, medicina e políticas públicas no Brasil (1894-1934).. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
KROPF, S. P.; VIDEIRA, A. A. P.; MENDONCA, A. L. O.; FRAGOZO, F.. Participação em banca de Vinicius de Carvalho da Silva. Qual o valor da ciência? Ciência para quê, como e para quem? Em busca de alternativas aos modelos hegemônicos de produção do conhecimento.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BARROS, M. H.; KROPF, S. P.; EDLER, F. C.. Participação em banca de Jairo Luis Jacques da Matta. O Relatório Flexner e a constituição da medicina científica: histórico, mitos e significados.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

3.
LIMA, N. T.; GOMES, A. C.; KROPF, S. P.. Participação em banca de Tamara Rangel Vieira. Os médicos do sertão: saúde e (re)invenção do Brasil Central (1947-1967).. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

4.
SA, M. R.; DOMINGOS NETO, M.; KROPF, S. P.; LEMOS, R. L. C. N. E.. Participação em banca de Rachel Motta Cardoso. Cotidianos de guerra: o SErviço de Saúde do Exército e seu processo de modernização (1888-1943).. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

5.
TEIXEIRA, L. A.; PORTO, M. A.; KROPF, S. P.. Participação em banca de Vanessa Lana. Neoplasias femininas: a construção de discursos, práticas e políticas de saúde no controle dos carcinomas do colo e da mama no Brasil (1936-1970)".. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

6.
BENCHIMOL, J.; CASTRO-SANTOS, L. A.; KROPF, S. P.. Participação em banca de Márcio Magalhães de Andrade. Capítulos da história da lepra: a trajetória científica de Souza Araújo (1916-1962).. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

7.
KROPF, S. P.; FIGUEIROA, S.. Participação em banca de Júlio César Schweickardt. Ciência, nãção e região: a trajetória do médico Alfredo da Matta na Amazônia. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MAUAD, A. M.; KROPF, S. P.; NICODEMO, T. L.; SCHITTINO, R.; CALDAS, P.. Comissão Examinadora de Concurso Público para ingresso na Carreira de Professor do Magistério do Ensino Superior.. 2016. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
KROPF, S. P.. Participação na comissão julgadora do concurso de monografias do Curso de Especialização em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciencias Afins (MAST).. 2011. Museu de Astronomia e Ciências Afins.

2.
HOCHMAN, G.; EDLER, F. C.; KROPF, S. P.; NASCIMENTO, D. R.; PIMENTA, T. S.. Banca de seleção para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da SAúde da Casa de Oswaldo Cruz. 2010. Fundação Oswaldo Cruz.

3.
KROPF, S. P.. Membro avaliador do processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Inicação Científica (Pibic) - Fiocruz / CNPq.. 2010. Fundação Oswaldo Cruz.

4.
KROPF, S. P.; FERREIRA, Luiz Otávio; Tânia Fernandes; FONSECA, Cristina; WEGNER, R.. Banca de seleção para ingresso no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. 2008. Fundação Oswaldo Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIV Simpósio Nacional de História.. Calamidade nacional ou raridade nosográfica: a polêmica em torno da "doença do Brasil" (1915-1923). 2007. (Congresso).

2.
Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz..Doença de Chagas, doença do Brasil: ciência, saúde e nação (1909-1962). 2006. (Outra).

3.
II TALLER DE HISTORIA SOCIAL DE LA SALUD Y LA ENFERMEDAD EN LA ARGENTINA..Enfermedad de Chagas, enfermedad de Brasil: ciencia, salud y nación.. 2006. (Encontro).

4.
Usos do passado. XII Encontro Regional da ANPUH..A doença do coração do Brasil: endemias rurais e desenvolvimento nacional nas décadas de 1940 e 1950. 2006. (Encontro).

5.
XI Congresso Brasileiro de História da Medicina. Nova doença tropical, endemia dos sertões: os estudos de Carlos Chagas sobre a tripanossomíase americana (1909-1934). 2006. (Congresso).

6.
IX Congresso Brasileiro de História da Medicina.. Ciência, saúde pública e desenvolvimento nacional: o caso da doença de Chagas no Brasil.. 2004. (Congresso).

7.
História, acontecimento e narrativa. XXII Simpósio Nacional de História.. Entre o básico e o aplicado: práticas e tradições de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz (1935-1960).. 2003. (Congresso).

8.
História e Biografias. X Encontro Regional da ANPUH.. Entre a natureza e a cultura: a construção social das doenças.. 2002. (Congresso).

9.
História e Biografias. X Encontro Regional da ANPUH.. Comunidades científicas no Brasil: diferentes aspectos de sua institucionalização no século XX.. 2002. (Congresso).

10.
Taller Internacional de Discusión Teórico-Metodológica de Sociología de la Ciencia y la Tecnología..Taller Internacional de Discusión Teórico-Metodológica de Sociología de la Ciencia y la Tecnología.. 2001. (Seminário).

11.
XXI International Congress of History of Science. Pesquisa biomédica e saúde pública no Brasil: a doença de Chagas (1909-1960). 2001. (Congresso).

12.
XXI Simpósio Nacional de História. A História no novo milênio: do individual ao coletivo..XXI Simpósio Nacional de História.. 2001. (Simpósio).

13.
XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Doença de Chagas: a construção de um fato científico e de um problema de saúde pública no Brasil. 2001. (Congresso).

14.
Seminar Comparative Studies in the History of Medicine: Latin America, Europe and Africa..A pesquisa sobre doença de Chagas no Brasil (1909-1960). 2000. (Seminário).

15.
VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Doença de Chagas: a construção de um fato científico e de um problema de saúde pública no Brasil. 2000. (Congresso).

16.
Encontro às Quintas da Casa de Oswaldo Cruz.O cientista e a biotecnologia em saúde na Fiocruz. 1999. (Encontro).

17.
Simpósio Internacional sobre Avanços do Conhecimento da Doença de Chagas 90 Após sua Descoberta..A Biblioteca Virtual Carlos Chagas. 1999. (Simpósio).

18.
V Congresso Latino-Americano de História das Ciências e da TEcnologia.. Os cientistas e as políticas para a ciência e a tecnologia nos anos 70: o caso da pesquisa sobre a doença de Chagas. 1998. (Congresso).

19.
SEminário Canudos Cem Anos.Sertão e civilização: as missões do litoral ao interior. 1997. (Seminário).

20.
XXI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais..Valores sociais e atividade científica: as concepções de Robert Merton e Thomas Kuhn. 1997. (Encontro).

21.
III Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas.O discurso da engenharia sobre o Rio de Janeiro. 1996. (Oficina).

22.
I Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História.Os construtores da cidade: os planos da engenharia para o Rio de Janeiro na virada do século XIX ao XX. 1995. (Encontro).

23.
VI Encontro REgional de História.O ensino da engenharia no Rio de Janeiro e a produção do conhecimento científico no século XIX. 1994. (Encontro).

24.
Políticas do Modernismo: cultura e cidadania..O saber para prever, a fim de prover.. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, I. L. ; MARZANO, A. ; BRETAS, M. ; GONTIJO, R. ; BASTOS, L. ; KROPF, S. P. ; MAUAD, A. M. ; CORTE, A. T. ; FERREIRA, M. M. ; RESNIK, L. . Seminário Internacional: Rio de Janeiro 450 anos de história.. 2015. (Congresso).

2.
KROPF, S. P.. 13. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.. 2012. (Congresso).

3.
SOARES, L. C. ; DOMINGUES, H. B. ; MARQUES, I. C. ; KROPF, S. P. ; SANJAD, N. ; FREIRE JUNIOR, O. . 12. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7 Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia.. 2010. (Congresso).

4.
KROPF, S. P.. Medicina tropical nos trópicos brasileiros. Mesa-Redonda (pannel) durante o XXVIII International Congress of the Latin American Studies Association.. 2009. (Outro).

5.
KROPF, S. P.; LIMA, N. T. ; AZEVEDO, Nara ; SA, M. R. . Participação na comissão científica do Simpósio Internacional Comemorativo do Centenátio da Descoberta da Doença de Chagas.. 2009. (Outro).

6.
KROPF, S. P.. Exposição Carlos Chagas. 2008. (Exposição).

7.
HOCHMAN, G. ; SA, D. M. ; KROPF, S. P. ; LIMA, N. T. ; PALMER, S. . Oficina Patologias da Pátria. 2008. (Outro).

8.
KROPF, S. P.; SA, M. R. . Simpósio Ciência, Saúde e Ambiente. 11. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência.. 2008. (Outro).

9.
SA, M. R. ; RIBEIRO, C. T. D. ; COURA, J. R. ; OLIVEIRA, R. L. ; KROPF, S. P. . Seminário Henrique Aragão e a pesquisa sobre malária. 2007. (Outro).

10.
KROPF, S. P.. SEminário Ciências Sociais e Humanas: desafios da saúde e da vida.. 2002. (Outro).

11.
FONSECA, Cristina ; KROPF, S. P. . VII Encontro de História e SAúde.. 2000. (Outro).

12.
AZEVEDO, Nara ; FERREIRA, Luiz Otávio ; KROPF, S. P. ; HAMILTON, Wanda . Chagas do Brasil: os 90 anos da descoberta da doença de Chagas.. 1999. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Otávio Paim de Souza. HISTÓRIA DA CARDIOLOGIA NO BRASIL: O INFARTO DO MIOCÁRDIO COMO QUESTÃO MÉDICA E SOCIAL (1943 ? 1958).. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Denis Guedes Jogas Junior. Entre a América do Sul e a Europa: a medicina tropical e as controvérsias em torno da Leishmaniose Tegumentar Americana (1903 ? 1948).. Início: 2015. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Frederico da Costa Gualandi. MEDICINA TROPICAL NO BRASIL: EVANDRO CHAGAS E OS ESTUDOS SOBRE A LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA NA DÉCADA DE 1930.. 2013. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, . Orientador: Simone Petraglia Kropf.

2.
Danielle Cristina dos Santos Barreto. Uma trajetória familiar na ciência: Evandro Chagas (1905-1940) e o estudo das endemias rurais no Brasil.. 2012. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, . Orientador: Simone Petraglia Kropf.

3.
Vitor José da Rocha Monteiro. Saúde e identidade nacional: a revista Nação Armada (1939-1947). 2010. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz, . Orientador: Simone Petraglia Kropf.

Tese de doutorado
1.
Letícia Pumar Alves de Souza. A ciência e seus fins: internacionalismo, universalismo e autonomia na trajetória do fisiologista Miguel Ozório de Almeida (1890-1953).. 2015. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simone Petraglia Kropf.

2.
Luciana de Araújo Pinheiro. O ?magistrado paternal?: o Juiz Mello Mattos e a assistência e proteção à infância (1924-1933).. 2014. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Simone Petraglia Kropf.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
KROPF, S. P.;KROPF, SIMONE PETRAGLIA;KROPF, SIMONE P.2011KROPF, S. P.. Tropical Medicine in Brazil. Wellcome History, v. summer, p. 18-19, 2011.


Livros e capítulos
1.
KROPF, S. P.. Chagas disease in Brazil: historical aspects.. In: Fernanda Ramos Gadelha; Eduardo de Figueiredo Peloso. (Org.). Chagas disease: still a threat to our world?. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2013, v. 1, p. 1-21.

2.
KROPF, S. P.; Daniele Barreto . Institutos Oswaldo Cruz, Butantan e Adolfo Lutz: pesquisa científica e contribuições para a saúde pública.. In: Joffrre Marcondes de Rezende; VArdeli Alves de Moraes; Gil Eduardo Perini.. (Org.). Seara de Asclépio:. 1ed.Goiânia: Editora UFG., 2013, v. 1, p. 491-511.

3.
KROPF, S. P.. Chagas Disease/Doença de Chagas. In: Alexander Medcaf e Sanjoy Bhattacharya. (Org.). Tropical diseases. Lessons from History.. 1ed.York: Centre for Global Health Histories/WHO; University of York., 2014, v. 1, p. 87-92.


Apresentações de Trabalho
1.
KROPF, S. P.. Saúde e ambiente: ciência e civilização nos trópicos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KROPF, S. P.. Ciência e civilização nos trópicos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


TEsoureira da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), para o biênio 2009/2010 e para o biênio 2010/2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 1:26:06