Nelson Fernando Inocencio da Silva

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  • Última atualização do currículo em 28/07/2018


Bacharel em Comunicação pela Universidade de Brasília - UnB (1985), Mestre em Comunicação pela UnB (1993) e Doutor em Arte também pela UnB (2013). É Professor Adjunto no Departamento de Artes Visuais, vinculado ao Instituto de Artes da UnB, onde também atuou como Coordenador de Curso de Graduação e Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Junto ao Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação exerce o papel de Membro do Comitê Institucional Gestor do Programa de Iniciação Científica ? ProIC. Suas pesquisas articulam História da Arte, Estudos da Cultura Visual e Estudos das Relações Raciais. Foi Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros pertencente ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB de 2001 a 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nelson Fernando Inocencio da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Nelson Fernando I.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais.
Campos Universitário Darcy Ribeiro predio SG1
Asa Norte
70910-900 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 31071169
Ramal: 1169
Fax: (61) 31071183
URL da Homepage: http://idaarteunb.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Artes.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Museu Afro Brasil no contexto da diáspora: dimensões contra-hegemônicas das artes e culturas negras, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Roberto Luis Torres Conduru.
Palavras-chave: museus de arte; cultura afro-brasileira; diáspora africana.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1993
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Consciência Negra em Cartaz,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Clara de Andrade Alvin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: consciência negra; ideologia imagética; anti-racismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação Superior.
1980 - 1985
Graduação em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2014
Francês Regular. (Carga horária: 570h).
Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna do DF, COOPLEM, Brasil.
2008 - 2010
Inglês Regular. (Carga horária: 256h).
Casa Thomas Jeferson, CTJ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Formação de tutores para a Universidade Aberta do Brasil. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Iniciação à Água-Forte. (Carga horária: 32h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1999 - 1999
IPD/Windows 95. (Carga horária: 18h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1999 - 1999
Excel 7.0. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1994 - 1994
Diagramador gráfico. (Carga horária: 270h).
SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/1995 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
desenho 1
desenho 3
elementos de linguagem, arte e cultura
estágio supervisionado em artes plásticas 1
estágio supervisionado em artes plásticas 2
estágio supervisionado em artes plásticas 3
estágio supervisionado em educação artística
folclore brasileiro
fundamentos da linguagem visual
história da arte no Brasil
pintura 1
6/1998 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos Afro Brasileiros.

4/2000 - 6/2000
Extensão universitária , Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos Afro Brasileiros.

Atividade de extensão realizada
presença negra nas artes plásticas - fórum permanente de professores.


Linhas de pesquisa


1.
relações raciais

Objetivo: Investigar o racismo como ideologia que permeia as relações entre grupos fenotipicamente distintos tanto quanto as consequencias desse processo. Analisar a cultura que surge como resultado de tais relações, bem como a sua manutenção. Formular estratégias no campo cognitivo que busquem a superação do racismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: anti-racismo; diáspora africana.
2.
cultura visual
3.
teoria e história da arte

Objetivo: Lida com o contexto histórico tanto quanto com a elaboração teórica para analise da produção artística na contemporaneidade. Ao adotar uma perspectiva plural, preservando a autonomia do pensamento crítico, permite a geração de abordagens transdisciplinares sem, contudo, isolar a produção contremporânea de outros períodos.Pesuisa sobre o legado africano na cultura brasileira, em particular na arte contemporânea. Estudos sobre a arte tradicional popular no país..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: arte afro-brasileira; arte popular; estéticas negras; estéticas populares.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
Yehudi Menuhin Award, Philatelic Music Circle.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, Nelson Fernando I.2006SILVA, Nelson Fernando I.; SANTOS, Sales Augusto dos . Brazilian Indifference to Racial Inequality in the Labor Market. Latin American Perspectives, California - Estados Unidos, v. 33, n.4, p. 13-29, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, Nelson Fernando I.. Emanoel Araújo: o mestre das obras. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. 139p .

2.
SILVA, Nelson Fernando I.. Consciência negra em cartaz. 1. ed. Brasília-DF: Universidade de Brasília, 2001. v. 3000. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Nelson Fernando I.. Navios negreiros como lugares da memória na arte contemporânea. In: Mailsa Carla Pinto Passos; Rita Marisa Ribes Pereira. (Org.). Educação experiencia estética. 1ed.Rio de Janeiro: Nau, 2011, v. , p. 179-190.

2.
SILVA, Nelson Fernando I.. Rubem Valentim: sagrada geometria. In: Maria Aparecida de Oliveira Lopes; Geraldo Silva Filho. (Org.). Fragmentos de Diásporas Africanas no Brasil. São José: Premier, 2011, v. , p. 121-146.

3.
SILVA, Nelson Fernando I.. Uma análise da representação negra no filme Quilombo. In: Aracy Alves Martins; Inês Assunção de Castro Teixeira; Mônica Castagna Molina; Rafael Litvin Villas Bôas. (Org.). Outras terras à vista. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 135-147.

4.
SILVA, Nelson Fernando I.. A implantação de um sistema de promoção da igualdade racial no município de Vitória da Conquista. In: Sadi Dal Rosso. (Org.). Políticas para a promoção da igualdade racial no Brasil. Goiânia: FUNAPE, 2008, v. , p. 61-101.

5.
SILVA, Nelson Fernando I.. Basquiat: traços de uma vida. In: Edileuza Penha Souza. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2007, v. 2, p. 111-116.

6.
SILVA, Nelson Fernando I.. Ética e ideologia: compreendendo o ethos negro por meio da arte sacra de matriz africana. In: Maria Alice Rezende Gonçalves. (Org.). Educação, arte e literatura africana de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Quartet: NEAB-UERJ, 2007, v. , p. 219-236.

7.
SILVA, Nelson Fernando I.. Representaçõa Visual do Corpo Afrodescendente. In: Selma Pantoja. (Org.). Entre Áfricas e Brasis. Brasília: Paralelo 15, 2001, v. , p. 191-208.

8.
SILVA, Nelson Fernando I.. Relações raciais e implicações estéticas. In: Dijaci David de Oliveira; Ricardo Barbosa de Lima; Sales Augusto dos Santos; Tania Ludmila Dias Tosta. (Org.). 50 ANOS DEPOIS: Relações Raciais e Grupos Socialmente Segregados. 1ed.Brasília: MNDH, 1999, v. , p. 21-35.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, Nelson Fernando I.. África e América: Consequências estéticas do contato pré-colonial. Revista do CEAM, Brasília, , v. I, p. 57 - 62.

2.
SILVA, Nelson Fernando I.. Diversidade Racial nas Artes Visuais:o caso brasileiro. HUMANIDADES, Brasília, , v. 47, p. 150 - 159.

3.
SILVA, Nelson Fernando I.. Arte Popular Afro: Alguns equivocos. PARTICIPAÇÃO, Brasília, , v. 3, p. 21 - 23.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Nelson Fernando I.. O lado negro da História: afro-brasileiros na arte acadêmica do sec. XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Nelson Fernando I.. Conexões Futuras. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, Nelson Fernando I.. Sala de Convidados. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, Nelson Fernando I.. A Cor da Cultura - Mojubá. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SILVA, Nelson Fernando I.. Espaço Aberto. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SILVA, Nelson Fernando I.. Desenhos de Nelson Olokofá Inocencio. 2005. Desenho.



Outras informações relevantes


Orientador do PIBIC de 2002 a 2003



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