Marcelo Moraes Rego Fagerlande

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9753591019922325
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


possui graduação em Cravo - Staatliche Hochschule für Musik und Daarstellende Kunst Stuttgart (1986), mestrado em Musicologia - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1993), doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorados no Institut de recherche sur le patrimoine musical en France (2005) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UFRJ (2018). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Práticas Interpretativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cravo, música barroca, brasil - séculos xviii e xix e ópera barroca. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Moraes Rego Fagerlande
Nome em citações bibliográficas
FAGERLANDE, Marcelo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Departamento de Composição.
Rua do Passeio 98
Centro
20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: () 22401391
URL da Homepage: http://www.musica.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Musicologia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O baixo contínuo no Brasil: a contribuição dos tratados em língua portuguesa, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: José Maria Neves.
Palavras-chave: baixo contínuo; cravo e órgão; Brasil - séculos XVIII e XIX; tratados.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Setores de atividade: Educação Superior.
1988 - 1993
Mestrado em Musicologia.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Título: O Método de Pianoforte de José Maurício Nunes Garcia,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: José Maria Neves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: José Maurício Nunes Garcia; piano; cravo; métodos; música-Brasil-História e crítica-Século XIX.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Setores de atividade: Educação Superior.
1982 - 1986
Graduação em Cravo.
Staatliche Hochschule Für Musik Und Daarstellende Kunst Stuttgart, M.H.STGT, Alemanha.
Orientador: Kenneth Gilbert.
Bolsista do(a): Konrad Adenauer Stiftung, K.A.S., Alemanha.
1971 - 1980
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Magda Tagliaferro, E.M.T., Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Programa de Pós-Graduação em Geografia, PPGG UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2005
Pós-Doutorado.
Institut de recherche sur le patrimoine musical en France, IRPMF / CNRS, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


1989 - 1989
Extensão universitária em Seminario de Interpretación Sobre Obras de Bach.
Pontificia Universidad Catolica de Chile, P.U.C.C., Chile.
1977 - 1977
Intepretação da Música Para Teclado Séc XVII XIX.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.


Atuação Profissional



CEP - Escola de Música de Brasília, CEP - EMB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações
professor de cravo e baixo-contínuo no 36º Civebra - Curso Internacional de Verão de Brasilia


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
professor de cravo convidado na IV Mostra de Performance em Instrumentos Históricos do Departamento de Música da UFPE


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

4/2008 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
representante dos professores adjuntos junto à congregação.
3/2008 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
vice-chefe de departamento.
8/2003 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
cravo
introdução à música barroca
tratados de teclado
2/1995 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de baixo contínuo
cravo
harmonia
8/2003 - 9/2004
Direção e administração, Escola de Música, Departamento de Composição.

Cargo ou função
diretor adjunto do setor artístico.
4/1995 - 8/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Departamento de Composição.

Cargo ou função
membro da comissão da Biblioteca Alberto Nepomuceno.
3/2002 - 7/2002
Extensão universitária , Escola de Música, Departamento de Composição.

Atividade de extensão realizada
Curso Música de Câmara do período Barroco - para instrumentistas e cantores.

Fundação Rio, F-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor nível superior A, Carga horária: 0
Outras informações
cravista da Orquestra de Câmara da Cidade do Rio de Janeiro

Atividades

2/1988 - 1/1989
Outras atividades técnico-científicas , Fundação Rio, Fundação Rio.

Atividade realizada
cravista da Orquestra de Câmara da Cidade do Rio de Janeiro.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
As práticas interpretativas e sua relação com os conhecimentos históricos: pesquisas aplicadas
Descrição: Relaciona as práticas interpretativas com os domínios do conhecimento histórico, desde a problematização das abordagens à investigação da documentação musical, visando à construção do conhecimento aplicado no campo da performance musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado profissional: (9) .
Integrantes: Marcelo Moraes Rego Fagerlande - Coordenador / FAGERLANDE, A. M. R. (Aloysio Moraes Rego Fagerlande) - Integrante / Ana Paula da Matta Machado Avvad - Integrante / Cristiano Siqueira Alves - Integrante / Miriam Grosman - Integrante / VERUSCHKA BLUHM MAINHARD - Integrante / BARTHOLOMEU WIESE FILHO - Integrante / MARIA JOSE CHEVITARESE - Integrante / PAULO HENRIQUE LOUREIRO DE SA - Integrante / Daniel de Paiva Guedes - Integrante.
2014 - Atual
CRAVISTAS ESTRANGEIROS NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XX
Descrição: O presente projeto visa estudar a presença de cravistas estrangeiros na cidade do Rio de Janeiro ao longo do século XX, e, a partir de suas atividades artísticas e eventualmente didáticas, compreender qual foi sua contribuição para o desenvolvimento das atividades em torno do instrumento na mesma cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcelo Moraes Rego Fagerlande - Coordenador / Ana Cecilia Tavares - Integrante / Mayra Cristina Pereira - Integrante / Maria Aída Falcão Barroso - Integrante / Marcelo Portela Nunes - Integrante / Vinicus Passos Carvalho - Integrante / Jaime Ninice de Moraes Jr - Integrante / Eduardo Antonello - Integrante / Clara Fernandes Albuquerque - Integrante / João Guimaraes Rival - Integrante.
2008 - 2014
Joaquim Manoel Gago da Camera: modinhas e dados biográficos
Descrição: O presente projeto visa a continuação dos estudos da coleção das 20 modinhas compostas por Joaquim Manoel Gago da Camara, transcritas e harmonizadas por Sigismund Neukomm. A primeira etapa da pesquisa foi iniciada no estágio pós-doutoural desenvolvido no Institut de recherche sur le patrimoine musical en France (IRPMF/CNRS) de setembro de 2004 a fevereiro de 2005, em Paris, na França. A partir de agora pretendemos nos aprofundar tanto no estudo analítico desta coleção, como também na biografia do compositor, ainda repleta de lacunas. Serão também estudadas outras modinhas do autor, bem como outras fontes manuscritas da coleção anteriormente referida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Anais da XIV Semana do Cravo UFRJ
2016 - Atual
Periódico: OPUS Revista da ANPOM
2016 - Atual
Periódico: série Clavier - Estudos sobre instrumentos de teclado


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Práticas Interpretativas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera/Especialidade: Regência.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Auxílio à Organização de Eventos - APQ2 2015/01, Fundação Carlos Chagas de Amparo À Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
2013
Auxílio à Organização de Eventos 2013 ? Apq2., Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
2012
Apoio à participação em eventos no exterior (Paex), CAPES.
2011
Auxílio à Editoração - APQ3, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
2005
bolsa de estudos, CAPES.
1991
bolsa de estudos, British Council.
1991
bolsa de estudos, CNPq.
1989
bolsa de estudos, Fundação VITAE.
1981
bolsa de estudos, Konrad Adenauer Stiftung.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FAGERLANDE, Marcelo2008FAGERLANDE, Marcelo. Joaquim Manoel, improvisador de modinhas. Brasiliana (Rio de Janeiro), v. numero, p. 11-24, 2008.

2.
FAGERLANDE, Marcelo2008FAGERLANDE, Marcelo. Duas cadências para a Sonata em ré maior, para flauta e cravo obbligato, Wq. 83, de C. Ph. E. Bach. Música Hodie, v. 8, p. 27-35, 2008.

3.
FAGERLANDE, Marcelo2000FAGERLANDE, Marcelo. Comentários preliminares sobre o catálogo de obras teórico-musicais da coleção de obras raras da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ. Revista da Academia Nacional de Música, Rio de Janeiro, v. XI, p. 42-47, 2000.

4.
FAGERLANDE, Marcelo2000FAGERLANDE, Marcelo. Três sistemas de afinação portugueses - Solano (1779), Varella (1806) e Machado (1843). Brasiliana (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, n.numero 5, p. 14-31, 2000.

5.
FAGERLANDE, Marcelo1995FAGERLANDE, Marcelo. Música portuguesa e brasileira para cravo. Piracema Revista de Arte e Cultura, Rio de Janeiro, n.n. 4, p. 144-153, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FAGERLANDE, Marcelo. O baixo contínuo no Brasil: 1751-1851; os tratados em português. 1. ed. RIo de Janeiro: 7 Letras, 2011. v. 1. 200p .

2.
FAGERLANDE, Marcelo. O Método de Pianoforte de José Maurício Nunes Garcia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996. v. 1. 168p .

Capítulos de livros publicados
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Capítulo 'La transcription et l?édition de l?oeuvre de l?improvisateur brésilien Joaquim Manoel par Sigismund Neukomm' no livro 'Noter, annoter, éditer la musique', a convite dos editores Cècile Reynaud e Herbert Schneider, âmbito internacional, vinculado. In: Cécile Reynaud; Herbert Schneider. (Org.). Noter, annoter, éditer la musique. 1ed.Genebra: Librairie Droz s.a, 2012, v. 1, p. 447-460.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Variações Goldberg. Revista OSESP, São Paulo, p. 17 - 19, 01 ago. 2011.

2.
FAGERLANDE, Marcelo. A Música no Brasil Colônia. Revista O Globo, Rio de Janeiro, p. 40 - 40, 13 abr. 2008.

3.
FAGERLANDE, Marcelo. Claves y pianos espanoles: interpretacion y repertorio hasta 1830 - resenha do livro. Musique - Images - Instruments, Paris, França, p. 230 - 233, 01 jan. 2005.

4.
FAGERLANDE, Marcelo. Novos caminhos para a música clássica. Revista CONCERTO, São Paulo, , v. 80, p. 18 - 18, 01 dez. 2002.

5.
FAGERLANDE, Marcelo. Breve história da música. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 24 fev. 2001.

6.
FAGERLANDE, Marcelo. Rompendo as barreiras do Barroco. Bravo, São Paulo, , v. n. 32, p. 58 - 61, 01 maio 2000.

7.
FAGERLANDE, Marcelo. Livro pesquisa produção para piano. Jornal do Brasil - Caderno B, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 24 jan. 1998.

8.
FAGERLANDE, Marcelo. Libertando a música. Bravo, São Paulo, p. 118 - 122, 01 out. 1997.

9.
FAGERLANDE, Marcelo. Apaixonado por cravos. Viva Música!, Rio de Janeiro, , v. n 27, p. 43 - 43, 01 maio 1997.

10.
FAGERLANDE, Marcelo. Brasil ainda o desconhece. O Globo - segundo caderno, Rio de Janeiro, 02 jun. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Originais e transcrições: a liberdade de um repertório para dois cravos. In: XIV Semana do Cravo, 2017, Rio de Janeiro. Anais da XIV Semana do Cravo. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Música; Programa de Pós-Graduação Profissional em Música UFRJ, 2017. p. 23-28.

2.
NUNES, M. P. ; FAGERLANDE, Marcelo . Karl Richter e os Ciclos Bach do Rio de Janeiro. In: 14 Colóquio de Pesquisa do PPGM UFRJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 14 Colóquio de Pesquisa do PPGM UFRJ, 2015.

3.
FAGERLANDE, Marcelo. ?Joaquim Manoel Gago da Camera: um improvisador de modinhas redescoberto?. In: VIII Encontro de Musicologia Histórica, 2010, Juiz de Fora. Anais VIII Encontro de Musicologia Histórica - Musica e Historia no Brasil. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2008. p. 133-145.

4.
FAGERLANDE, Marcelo. A problemática do baixo contínuo no catálogo temático de José Maurício. In: 2 Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação, 2001, Rio de Janeiro. Anais do 2 Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação, 2000. p. 114-119.

5.
FAGERLANDE, Marcelo. Comentários sobre o capítulo Thorough bass methods, do livro Compositional theory in the eighteenth century de Joel Lester. In: Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação, 2001, Rio de Janeiro. Cadernos do Colóquio, 2000. p. 8-16.

6.
FAGERLANDE, Marcelo. Considerações sobre o Methodo de afinar o piano de Raphael Coelho Machado, de 1843. In: 1 Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação, 2000, Rio de Janeiro. Anais do 1 Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação, 1999. p. 88-95.

Apresentações de Trabalho
1.
FIGUEIREDO, C. A. ; FAGERLANDE, Aloysio ; FAGERLANDE, Marcelo . Participação na mesa-redonda 'A questão editorial e as práticas interpretativas'; a convite da Comissão organizadora do II Simpósio em Práticas Interpretativas, UFRJ/UFBA; âmbito nacional, vinculado ao projeto de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia ; PEREIRA, M. ; BARROSO, Maria Aída Falcão ; ALBUQUERQUE, C. . Apresentação da palestra 'Tratados e Métodos de Teclado: caminhos para uma tradução' como convidado do X Encontro de Musicologia Histórica promovido pela Promusica de Juiz de Fora conjuntamente com a Universidade Federal de Juiz de Fora, MG; âmbito nacional, vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. . Apresentação do Recital-Conferência 'Joaquim Manoel, José Maurício improvisadores', a convite da Comissão organizadora do I Simpósio em Práticas Interpretativas, UFRJ/UFBA; âmbito nacional, vinculado ao projeto de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação na mesa-redonda 'Novas propostas de formatação de trabalhos para a linha de Práticas Interpretativas', a convite da Comissão organizadora do I Simpósio em Práticas Interpretativas, UFRJ/UFBA; âmbito nacional, vinculado ao projeto de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
FAGERLANDE, Marcelo. Basso continuo in Brazil (1751-1851). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FAGERLANDE, Marcelo. mesa-redonda Música e Literatura: entrelaçamentos possíveis, promovida pelo Setor Cultural da Faculdade de Letras / UFRJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FAGERLANDE, Marcelo. palestra Reflexos sobre a ópera barroca no Brasil do século XXI, no III Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII, ECA-USP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FAGERLANDE, Marcelo. Palestra na série ?O Corpo na Arte Contemporânea? (4o seminário), Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FAGERLANDE, Marcelo. palestra ?Bach e Scarlatti: a interpretação da música barroca ao violão? ? série de palestras Violão 5a às 17h, Núcleo de Estudos do Violão da UFRJ, Escola de Música da UFRJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FAGERLANDE, Marcelo. "?Listagem e cronologia das modinhas de Joaquim Manoel?, 9o Colóquio de Pesquisa, Programa de Pós-graduação, Escola de Música da UFRJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FAGERLANDE, Marcelo. ?Musica Antiga Hoje no Brasil?, participação em mesa-redonda, 4a Semana da Viola da Gamba, CEP-Escola de Música de Brasília. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FAGERLANDE, Marcelo. A música no Rio de D. João VI. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FAGERLANDE, Marcelo. ?Joaquim Manoel Gago da Camera: um improvisador de modinhas redescoberto?, comunicação apresentada no VIII Encontro de Musicologia Histórica, Centro Cultural Pró-Musica de Juiz de Fora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FAGERLANDE, Marcelo. Duas cadências para a Sonata em ré maior, wq. 83, de C.P.E.Bach. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FAGERLANDE, Marcelo. As funções do contínuo no ensino da composição e na análise musical. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FAGERLANDE, Marcelo. Teoria e Prática na Música: uma breve reflexão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FAGERLANDE, Marcelo; HOLLANDA, C. . Padre José Maurício - palestra na série Música em Conversa, no CCBB Rio de Janeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FAGERLANDE, Marcelo. A Coleção de Obras Raras da Biblioteca Alberto Nepomuceno da EM da UFRJ - comunicação -Academia Nacional de Música. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FAGERLANDE, Marcelo. Pimpinone, de Telemann - conferência -III Festival Amazonas de Ópera. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FAGERLANDE, Marcelo. Orfeu de Monteverdi - conferência -Fundação Cultural de Curitiba. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
FAGERLANDE, Marcelo. Sistemas históricos de afinação de instrumentos de teclado - conferência -Encontro com a Música Antiga, UFRGS. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
FAGERLANDE, Marcelo. Orfeu de Monteverdi - conferência -Departamento de Música - UNB. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FAGERLANDE, Marcelo. O Método de Pianoforte de José Mauricio Nunes Garcia - simpósio -Escola de Música da UFMG. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
FAGERLANDE, Marcelo. Duas cadências para a sonata em ré maior, Wq 83, para flauta e cravo de C. Ph. E. Bach - comunicação -I Encontro de Música Antiga, UNIRIO. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FAGERLANDE, Marcelo. O Método de Pianoforte de José Mauricio Nunes Garcia - comunicação -VI Encontro Anual da ANPOM. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FAGERLANDE, Marcelo. O cravo em Mozart - comunicação - Festival Mozart - CBM. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Originais e transcrições - texto para o encarte do Cd homônimo. São Paulo, SP: Distribuidora Tratore, 2017 (texto para encarte de CD).

2.
FAGERLANDE, Marcelo; PEREIRA, Mayra Cristina . As raízes cariocas do cravo e do pianoforte, no livro Do cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro, de Mayra Pereira. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
FAGERLANDE, Marcelo. Tratados e Mètodos de Teclado: Sancta Maria (1565), Frescobaldi (1637), Couperin (1717) e Rameau (1724). Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
FAGERLANDE, Marcelo; PEREIRA, M. ; TAVARES, A. C. ; ALBUQUERQUE, C. ; BARROSO, M. A. . 'Tratados e Métodos de Teclado' - obras de referência de técnica de teclado, da autoria de Sancta Maria (1565I), Frescobaldi (1637), F. Couperin (1717) e Rameau (1724), traduzidas respectivamente do espanhol, italiano e francês; inclui uma revisão crítica, prefácio, comentários e a edição em partituras dos oito prelúdios de F. Couperin. Publicado com apoio da FAPERJ.. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, 2013. (Tradução/Livro).

5.
FAGERLANDE, Marcelo. texto para o programa da ópera D Quixote nas Bodas de Comacho, de G. Ph. Telemann. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2011 (texto de programa).

6.
BARROS, Daniele Cruz ; FAGERLANDE, Marcelo . A flauta doce no século XX: o exemplo do Brasil. Recife, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
FAGERLANDE, Marcelo. Modinhas Cariocas - texto para encarte do CD. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do RIo de Janeiro / gravadora Biscoito Fino, 2008 (texto para encarte de CD).

8.
FAGERLANDE, Marcelo. Orfeu: o poder da Música - texto para o programa da ópera L'Orfeo. Rio de Janeiro: Governo do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2007 (texto de programa).

9.
FAGERLANDE, Marcelo. Estudio Barroco - texto para encarte de CD do grupo. Brasilia: Estudio Barroco, 2007 (texto para encarte de CD).

10.
FAGERLANDE, Marcelo. Obras Raras a partir do século XVI - Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ. RIo de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2007 (texto para biblioteca digital da Escola de Música da UFRJ).

11.
FAGERLANDE, Marcelo. Dom Quixote e Boismortier - texto para o programa da ópera Dom Quixote e a Duquesa. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2005 (texto para programa).

12.
FAGERLANDE, Marcelo. texto para o programa do musical. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003 (texto de programa).

13.
FAGERLANDE, Marcelo. O baixo contínuo no Brasil: a contribuição dos tratados em língua portuguesa 2002 (tese de doutorado).

14.
FAGERLANDE, Marcelo. Barroco!. RIo de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001 (texto de programa).

15.
FAGERLANDE, Marcelo. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988 (tradução).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FAGERLANDE, Marcelo. CD-Rom Castro Alves. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
FAGERLANDE, Marcelo; SCARINCI, S. . Música barroca francesa no PPGMùsica /UFPR e no grupo de pesquisa LAMUSA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FAGERLANDE, Marcelo. Encontro com o cravo ? promovido pelo Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FAGERLANDE, Marcelo; FIGUEIREDO, C. A. . A Arte da Fuga de J. S. Bach-programa 1. 2010. Outra.

2.
FAGERLANDE, Marcelo; FIGUEIREDO, C. A. . A Arte da Fuga de J. S. Bach-programa 2. 2010. Outra.

3.
FAGERLANDE, Marcelo; FIGUEIREDO, C. A. . A Arte da Fuga de J. S. Bach-programa 3. 2010. Outra.

4.
FAGERLANDE, Marcelo; PRADO, R. ; Leitão, Miriam . Espaço aberto com Miriam Leitão - participação interpretando obras de José Maurício Nunes Garcia. 2007. Outra.

5.
FAGERLANDE, Marcelo; RENAULT, Alberto . Aberto ao público: Orfeu hoje - participação como diretor musical e regente ao cravo da ópera L'Orfeo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em agosto de 2007. 2007. Teatral.

6.
FAGERLANDE, Marcelo; LANZELOTTE, Rosana ; OGG, Jacques ; HORA, Edmundo . Concerto para 4 cravos - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1987. Coreográfica.

Música
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Solista do concerto Bach, Porjeto Sala de Música, na temporada oficial da Sala Cecilia Meireles, Governo do Estado do Rio de Janeiro; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2017. Interpretação.

2.
TAVARES, Ana Cecilia ; FAGERLANDE, Marcelo . Solista do concerto de lançamento do CD Originais e transcrições, Série Sala Brasil-França, na temporada oficial da Sala Cecilia Meireles, Governo do Estado do Rio de Janeiro; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2017. Interpretação.

3.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, A. C. . Solista do concerto de lançamento do CD Originais e transcrições, Série Sextas musicais, Casa Thomas Jefferson, Brasilia; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2017. Interpretação.

4.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . Solista do concerto Bach, A Arte da Fuga, na temporada oficial da Sala Cecilia Meireles, Governo do Estado do Rio de Janeiro; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2016. Interpretação.

5.
APRIGLIANO, Cecilia ; FAGERLANDE, Marcelo ; VARGAS, M. ; MATA, P. ; HENES, P. . As Quatro Estações de Boismortier, apresentação da obra a convite do 27 Festival Internacional de Música colonial brasileira e música antiga, UFJF Pro Musica de Juiz de Fora; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2016. Interpretação.

6.
FAGERLANDE, Marcelo. Solista do concerto Bach & Bach, na temporada oficial de reabertura da Sala Cecilia Meireles, Governo do Estado do Rio de Janeiro; primeira audição brasileira da obra 'Concerto duplo para cravo e pianoforte' de C. Ph. E. Bach; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2015. Interpretação.

7.
FAGERLANDE, Marcelo; VARGAS, M. ; COUTINHO, M. ; BUOSI, J. . Direção ao cravo e concepção do espetáculo As Quatro estações de Boismortier, na temporada oficial de reabertura da Sala Cecilia Meireles, Governo do Estado do Rio de Janeiro; em primeira audição brasileira da obra; âmbito nacional, vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'.. 2015. Interpretação.

8.
FAGERLANDE, Marcelo. Solista do concerto Bach, Bach, Bach, na temporada oficial da Sala Cecilia Meireles, Governo do Estado do Rio de Janeiro; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2015. Interpretação.

9.
FAGERLANDE, Marcelo. Bach & Pixinguinha - apresentação na série Encontros Virtuais, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil. 2015. Interpretação.

10.
FAGERLANDE, Marcelo. Bach & Pixinguinha - apresentação na série Encontros Virtuais, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, Brasilia. 2015. Interpretação.

11.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. ; SILVA, L. C. E. ; FERRER, M. ; MATA, P. . Direção e cravo, no projeto Modinhas Cariocas, na série Quintas no BNDES; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2015. Interpretação.

12.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital de cravo na Sèrie Concertos no Museu do Oratório de Ouro Preto, na temporada oficial de concertos da referida instituição; estréia contemporânea da peça 'Susana sobre a canção Suzanne un jour' da autoria de Manuel Rodrigues Coelho, 1620; com âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2014. Interpretação.

13.
FAGERLANDE, Marcelo. Apresentação de obras de Rodrigues Coelho, José Maurício Nunes Garcia, J. S. Bach e D. Scarlatti no Concerto de Cravo na Mostra de Performance em Instrumentos Históricos Recife UFPE; âmbito nacional, vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2014. Interpretação.

14.
FAGERLANDE, Marcelo; AUREA, N. . Concerto como regente da Orquestra de Camera da OSESP; Estreia da Suite Pigmaleão, de J. P. Rameau; no concerto da Orquestra de Câmara da OSESP, temporada oficial da OSESP, com âmbito nacional e vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'.. 2013. Interpretação.

15.
FAGERLANDE, Marcelo; MILHAZES, M. . direção musical e regência da ópera-ballet ?Pigmalião?, de J. Ph Rameau. 2012. Interpretação.

16.
TAVARES, Gustavo ; FAGERLANDE, Marcelo ; GALDOS, I. . participação no concerto ?Vaer as god? com Itziar Martinez Galdós, Ópera Nacional da Noruega, Oslo. 2012. Interpretação.

17.
TAVARES, Ana Cecilia ; FAGERLANDE, Marcelo . A Arte da Fuga, de J.S. Bach, em versão a 2 cravos, na série Quartas Musicais, Fundação Universa, Brasília. 2012. Interpretação.

18.
TAVARES, Ana Cecilia ; FAGERLANDE, Marcelo . A Arte da Fuga, de J.S. Bach, em versão a 2 cravos, no 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão. 2012. Interpretação.

19.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - apresentação na Escola de Música de Bratislava, Eslovaquia. 2012. Interpretação.

20.
FAGERLANDE, Marcelo; MOREIRA, José Henrique Barbosa . direção musical e regência da ópera D.Quixote nas Bodas de Comacho, de G. Ph. Telemann. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . A Arte da Fuga, em versão a 2 cravos, nos Colóquios de Música Antiga da UFRGS. 2011. Interpretação.

22.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . A Arte da Fuga, em versão a 2 cravos, no 22° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2011. Interpretação.

23.
FAGERLANDE, Marcelo; FAGERLANDE, Aloysio ; JUSTI, Luis Carlos . I Festival de Musica Antiga da EM/UFRJ - A Integral das Sonatas de J.D. Zelenka em 1a audição no Brasil - 2 concertos em 16 e 18 de novembro. 2011. Interpretação.

24.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach e Pixinguinha. 2011. Interpretação.

25.
FAGERLANDE, Aloysio ; JUSTI, Luis Carlos ; FAGERLANDE, Marcelo . A Integral das Sonatas de J.D. Zelenka. 2011. Interpretação.

26.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . Concerto de lançamento do cd ?A Arte da Fuga, de J. S. Bach? no Paço Imperial, Rio de Janeiro. 2010. Interpretação.

27.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . Concerto de lançamento do cd ?A Arte da Fuga, de J. S. Bach?, Casa Thomas Jefferson, Brasília. 2010. Interpretação.

28.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . Concerto de lançamento do cd ?A Arte da Fuga, de J. S. Bach?, Sala São Paulo ? Sala do Coro, São Paulo. 2010. Interpretação.

29.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . J. S. Bach: Die Kunst der Fuge (A Arte da Fuga, a dois cravos), Schloss Gottesaue, Velte-Saal, Hochschule für Musik, Karlsruhe. 2010. Interpretação.

30.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . Zwei Seelen und ein Gedanke-zwei Herzen und ein Schlag ? Barockmusik im Duo, apresentação de trechos escolhidos da Arte da Fuga, de J.S. Bach, Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, Wandelhalle, Stuttgart. 2010. Interpretação.

31.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . A Arte da Fuga de J. S. Bach na MIMO. 2010. Interpretação.

32.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . A Arte da Fuga de J. S. Bach no Ciclo Bach 2010 - Sala Cecilia Meireles. 2010. Interpretação.

33.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital de relançamento do Cd ?Marcelo Fagerlande no Museu Imperial?. 2009. Interpretação.

34.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . ?Musik für historische Blasinstrumente und Cembalo?, Studio Alte Musik. 2009. Interpretação.

35.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . ?Musik für historische Blasinstrumente und Cembalo?, Studio Alte Musik. 2009. Interpretação.

36.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha ? Embajada de Brasil en el Peru. 2009. Interpretação.

37.
FAGERLANDE, Marcelo; MEDEIROS, F. ; LIMA, M. . ?Dido e Enéas? direção musical e regência ao cravo da ópera de Purcell. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

38.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. ; FERRER, M. ; MATA, P. ; SILVA, L. C. E. . Modinhas cariocas ? cravo e direção musical de recital com modinhas de autores cariocas de fins do século XVIII e início do XIX. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

39.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. ; FERRER, M. ; MATA, P. ; SILVA, L. C. E. . Modinhas cariocas ? cravo e direção musical de recital com modinhas de autores cariocas de fins do século XVIII e início do XIX. Série A Música na Corte de Dom João VI, Palácio São Clemente, Consulado de Portugal, Rio de Janeiro.. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

40.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. ; FERRER, M. ; MATA, P. ; SILVA, L. C. E. . Modinhas cariocas ? cravo e direção musical de recital com modinhas de autores cariocas de fins do século XVIII e início do XIX. 8º Festival de Inverno de Petrópolis, Museu Imperial, Petrópolis. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. ; FERRER, M. ; MATA, P. ; SILVA, L. C. E. . Modinhas cariocas ? cravo e direção musical de recital com modinhas de autores cariocas de fins do século XVIII e início do XIX. 19º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, promovido pelo Centro Cultural Pró-Musica de Juiz de Fora. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

42.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. ; FERRER, M. ; MATA, P. ; SILVA, L. C. E. . Modinhas cariocas ? cravo e direção musical de recital com modinhas de autores cariocas de fins do século XVIII e início do XIX. Festival Vale do Café, Vassouras, RJ. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

43.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. ; FERRER, M. ; MATA, P. ; SILVA, L. C. E. . Modinhas cariocas ? cravo e direção musical de recital com modinhas de autores cariocas de fins do século XVIII e início do XIX. série Escola de Música 160 anos, Escola de Música da UFRJ. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

44.
FAGERLANDE, Marcelo; COUTINHO, M. ; FERRER, M. ; MATA, P. ; SILVA, L. C. E. . Modinhas cariocas ? cravo e direção musical de recital com modinhas de autores cariocas de fins do século XVIII e início do XIX. Festival Estrada Real , Igreja de Sta. Rita, Paraty, RJ. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

45.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . José Maurício e a música dos afro-brasileiros, recital com Mario Sève, série Realeza nos trópicos, CCBB São Paulo. 2008. Interpretação.

46.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecília . A Arte da Fuga de J. S. Bach, em versão a dois cravos, com Ana Cecília Tavares, V Semana do Cravo, Auditório Guiomar Novaes, Rio de Janeiro. 2008. Interpretação.

47.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - apresentação na série Música no Santander Cultural, Porto Alegre. 2007. Interpretação.

48.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Terra incognita - Musik der Alten und Neuen Welt - participação como solista convidado em recital com o Traverso Consort Stuttgart, na série Musik im Turm, nas comemorações dos 150 anos da Escola Superior de Música de Stuttgart, Alemanha.. 2007. Interpretação.

49.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Terra incognita - Musik der Neuen und Alten Welt - participação como solista convidado junto ao Traverso Consort Stutggart - recital na série Solitude-Soirée 2007, Stuttgart-Botnang, Alemanha.. 2007. Interpretação.

50.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Terra incognita - Musik der Alten und Neuen Welt - participação como solista convidado junto ao Traverso Consort Stuttgart - recital em Waiblingen, Alemanha.. 2007. Interpretação.

51.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Terra incognita - Musik der Alten und Neuen Welt - participação como solista convidado junto ao Traverso Consort Stuttgart, em recital em Köngen, Alemanha.. 2007. Interpretação.

52.
FAGERLANDE, Marcelo; RENAULT, Alberto . L'Orfeo - direção musical e regência ao cravo da ópera de Monteverdi, em comemoração aos 400 anos da obra. Seis récitas na temporada oficial de 2007, Theatro Municipal, Rio de Janeiro. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

53.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; SIQUEIRA, L. . Recital com Luanda Siqueira e Hans-Joachim Fuss, no Ciclo Música Antiga na Série Concertos Internacionais, na Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 2007. Interpretação.

54.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - recital no Bis Espaço Musical, Rio de Janeiro. 2006. Interpretação.

55.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Recital de sopros barrocos e cravo com Hans Joachim Fuss na série 5as com Música, na Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro. 2006. Interpretação.

56.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; GONZALEZ, M. . Recital de flautas e cravo com Hans-Joachim Fuss e Margarita González, na série Música en la Aula Magna, na Universidad Catolica del Uruguay, Montevideo.. 2006. Interpretação.

57.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital de cravo no Centro Cultural Palácio da Justiça em Manaus. 2006. Interpretação.

58.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - série Concertos Didáticos nas Escolas, patrocinada pela Petrobrás e Funarte. Realização de sete concertos em escolas do município do Rio de Janeiro.. 2006. Interpretação.

59.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . Recital a dois cravos com Ana Cecilia Tavares na série Música no IBAM, RIo de Janeiro. 2006. Interpretação.

60.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha no Memorial Getúlio Vargas, RIo de Janeiro. 2006. Interpretação.

61.
FAGERLANDE, Marcelo; THOME, J. . Chansons du Brésil colonial - recital com mezzo soprano Joana Thomé e cravo, com a integral das modinhas de Joaquim Manoel, na Elglise Notre Dame d'Espérance, Paris.. 2005. Interpretação.

62.
FAGERLANDE, Marcelo; GALL, J. . Recital com o contratenor Jeffrey Gall - na série Sábados Clássicos - SESC RIo. 2005. Interpretação.

63.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - na série Tribuna Musical II, Cultural Emerj, RIo de Janeiro. 2005. Interpretação.

64.
FAGERLANDE, Marcelo; CHAVES, M. . Dom Quixote e a Duquesa - direção musical e regência da ópera de J.B. de Boismortier, em temporada de 2 meses no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

65.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - recital apresentado no XVII Festival Internacional de Musica de Morelia, México.. 2005. Interpretação.

66.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - recital no Teatro de la Ciudad, na Cidade do México.. 2005. Interpretação.

67.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - série Sem fronteiras, CCBB SP. 2004. Interpretação.

68.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach e Pixinguinha - Clube Athletico Paulistano. 2004. Interpretação.

69.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - concerto na série Sábados clássicos - Sesc Rio. 2004. Interpretação.

70.
FAGERLANDE, Marcelo; ROSA, Rogério . Carlos Seixas e sua escola: Música concertante para cravo e cordas. Concerto realizado no Real Gabinete Português de Leitura, RIo de Janeiro. 2004. Interpretação.

71.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - recital na série 5as com música, na Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro. 2004. Interpretação.

72.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Música barroca para flauta e cravo - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 2003. Interpretação.

73.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hansjoachim . Concierto Barroco - Mozarteum, Montevideo. 2003. Interpretação.

74.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, São Paulo. 2003. Interpretação.

75.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - BNDES, RIo de Janeiro. 2003. Interpretação.

76.
FAGERLANDE, Marcelo; RENAULT, Alberto . Barroco! - CCBB, Brasília. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

77.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - Casa Thomas Jefferson, Brasília. 2003. Interpretação.

78.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital de cravo - Mosteiro de São Bento - Olinda, PE. 2003. Interpretação.

79.
FAGERLANDE, Marcelo; MESTRE, Paulo . Obras Raras - CCBB Rio de Janeiro. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

80.
FAGERLANDE, Marcelo; ASSIS, Joaquim ; BRITTO, Sergio . O Último Dia - musical inspirado na vida de José Maurício Nunes Garcia - CCBB, Rio de Janeiro. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

81.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - Festival Vale do Café - RJ. 2003. Interpretação.

82.
FAGERLANDE, Marcelo; RENAULT, Alberto . músicas para a peça O Caso da Rua ao lado, de Labiche, com Luiz Fernando Guimarães, direção de Alberto Renault. Estréia no Teatro dos Quatro, Rio e turnê nacional. 2003. Composição (estréia).

83.
FAGERLANDE, Marcelo; FAGERLANDE, Aloysio ; JUSTI, Luis Carlos . série Sesc clássicos - 6 concertos com oboé, fagote e cravo, nos Sesc Niterói, Engenho de Dentro, Ramos, Madureira, São João de Meriti e São Gonçalo.. 2003. Interpretação.

84.
FAGERLANDE, Marcelo; RENAULT, Alberto . Barroco! - CCBB, São Paulo. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

85.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - Sala Cecilia Meireles/Auditório Guiomar Novaes, Rio de Janeiro. 2002. Interpretação.

86.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . Duo de cravos - Teatro Municipal, SP. 2002. Interpretação.

87.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - Teatro Rival, Rio de Janeiro. 2002. Interpretação.

88.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Bach & Pixinguinha - Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro. 2002. Interpretação.

89.
FAGERLANDE, Marcelo; MCDAVIT, Carol . Concertos de Natal - CCBB, São Paulo. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

90.
FAGERLANDE, Marcelo; MCDAVIT, Carol . Concertos de Natal - CCBB, Brasília. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

91.
FAGERLANDE, Marcelo; DAXELHOFER, Christine . Duo de cravos - Igreja N Sra. de Bonsucesso, Rio de Janeiro. 2002. Interpretação.

92.
FAGERLANDE, Marcelo; RENAULT, Alberto . Barroco! - óperas de Monteverdi, Purcell, Haendel, Rameau e Boismortier - CCBB, Rio de Janeiro. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

93.
FAGERLANDE, Marcelo; FLORES, Thiago . Concertos para cravo e orquestra - Orquestra de Câmara da ULBRA, Porto Alegre. 2001. Interpretação.

94.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Kammermusik aus drei Jahrhunderten - mit historischen Flöten und Cembalo - Singen. 2000. Interpretação.

95.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Blockflöte/Traversflöte und Cembalo - Münsingen. 2000. Interpretação.

96.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Kammermusik mit Flöten und Cembalo - Wernau. 2000. Interpretação.

97.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Barockkonzert mit historischen Flöten, Gambe, Cembalo und Orgel - Aalen. 2000. Interpretação.

98.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; SPENGLER, Michael . Barocke Kammermusik - Hohenheim / Stuttgart. 2000. Interpretação.

99.
FAGERLANDE, Marcelo. A música para cravo no Brasil do séc. XVIII: metrópole e colônia - Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro. 2000. Interpretação.

100.
FAGERLANDE, Marcelo; CARNEIRO, Marcio . As sonatas de Bach - Villa Maurina, Rio de Janeiro. 2000. Interpretação.

101.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecília . Bach for two - Casa Thomas Jefferson, Brasília. 2000. Interpretação.

102.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Neue Musik für Alte Instrumente - Staatliche Hochschule für Musik und Daarstellende Kunst, Stuttgart. 2000. Interpretação.

103.
FAGERLANDE, Marcelo. Cembalo-Recital - Hochschule für Musik - Schloss Gottesaue, Karlsruhe. 2000. Interpretação.

104.
FAGERLANDE, Marcelo; MCDAVIT, Carol ; NONNO, Inácio de . Pimpinone, ópera de Telemann- Palácio da Cidade, Rio de Janeiro. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

105.
FAGERLANDE, Marcelo. Bach et les clavecinistes brésiliens - Festival de Musique Ancienne de Dieppe. 2000. Interpretação.

106.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Concertos no Foyer - Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 2000. Interpretação.

107.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; SPENGLER, Michael . Festival Bach - Bach em Cöthen - CCBB, Rio de Janeiro. 2000. Interpretação.

108.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Caminhos para Bach - Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte. 2000. Interpretação.

109.
FAGERLANDE, Marcelo; MCDAVIT, Carol . Le Café - Concertos nas Igrejas - Igreja N. Sra. de Bonsucesso, Rio de Janeiro. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

110.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Bach e seus contemporâneos - Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. 2000. Interpretação.

111.
FAGERLANDE, Marcelo; POTTIER, Laurence ; CHARBONNIER, Jean Louis . Concert de musique baroque - Eglise Allemande, Paris. 1999. Interpretação.

112.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; PETRENZ, Siegfried . Barockmusik aus Brasilien, Portugal und Deutschland - Stuttgart. 1999. Interpretação.

113.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; CARPENA, Lucia . Barockmusik aus Brasilien, Portugal und Deutschland - Lukaskirche, Stuttgart. 1999. Interpretação.

114.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; CARPENA, Lucia . Konzert für Blockflöte, Cembalo und Orgel - Aalen. 1999. Interpretação.

115.
FAGERLANDE, Marcelo; STHEL, Giomar . Die Sprache der Töne - Hohenheim. 1999. Interpretação.

116.
FAGERLANDE, Marcelo; MCDAVIT, Carol ; NONNO, Inácio de . Pimpinone, ópera de Telemann -Teatro Amazonas, Manaus. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

117.
FAGERLANDE, Marcelo; ROSA, Rogério . Música concertante para cravo e cordas - CCBB, Rio de Janeiro. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

118.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital de cravo - IV Festival de Música Antiga, Rio de Janeiro. 1999. Interpretação.

119.
FAGERLANDE, Marcelo; VERBRUGGEN, Marion ; GALHANO, Clea . Telemann-Música de câmara - CCBB, Rio de Janeiro. 1998. Interpretação.

120.
FAGERLANDE, Marcelo; VERBRUGGEN, Marion ; FAGERLANDE, Aloysio . Concertos Eldorado - Maksoud Plaza, São Paulo. 1998. Interpretação.

121.
FAGERLANDE, Marcelo. Navegar é preciso - recital de cravo - Centro Cultural São Paulo. 1998. Interpretação.

122.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital de cravo solo - Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. 1998. Interpretação.

123.
FAGERLANDE, Marcelo; BESSLER, Bernardo . Musica na Villa Maurina - Rio de Janeiro. 1998. Interpretação.

124.
FAGERLANDE, Marcelo; FAGERLANDE, Aloysio . Duo Fagerlande - Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, São Paulo. 1998. Interpretação.

125.
FAGERLANDE, Marcelo; RENAULT, Alberto . Orfeu, ópera de Monteverdi - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

126.
FAGERLANDE, Marcelo; FAGERLANDE, Aloysio . Fagote e cravo - Embaixada de Portugal - Instituto Camões, Brasília. 1997. Interpretação.

127.
FAGERLANDE, Marcelo; DAVIDOFF, Judith ; APRIGLIANO, Cecilia . Três violas da gamba e cravo - Casa Thomas Jefferson, Brasília. 1997. Interpretação.

128.
FAGERLANDE, Marcelo; BLANC, Suzie Le ; APRIGLIANO, Cecilia . Dinastia Scarlatti - CCBB, Rio de Janeiro. 1997. Interpretação.

129.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital de cravo - Uerj Clássica, Rio de Janeiro. 1997. Interpretação.

130.
FAGERLANDE, Marcelo; GORITZKI, Ingo . O oboé do barroco ao contemporâneo- Uerj Clássica, Rio de Janeiro. 1997. Interpretação.

131.
FAGERLANDE, Marcelo; MESTRE, Paulo . II Festival de Música Antiga - Rio de Janeiro. 1997. Interpretação.

132.
FAGERLANDE, Marcelo; AGUIAR, Ernani . Semana da Escola - 149 anos - Escola de Música da UFRJ - concerto para cravo e orquestra. 1997. Interpretação.

133.
FAGERLANDE, Marcelo; TÁBULA, Grupo . II Festival Internacional de música antiga e tradição oral - Curitiba. 1997. Interpretação.

134.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; CARPENA, Lucia . Concertos Internacionais Capes/Ufrgs - Porto Alegre. 1997. Interpretação.

135.
FAGERLANDE, Marcelo. Itália e Portugal: a explosão do Barroco e seus reflexos na Península Ibérica - Centro Cultural Candido Mendes, Rio de Janeiro. 1996. Interpretação.

136.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Flauta e cravo barrocos - Casa Thomas Jefferson, Brasília. 1996. Interpretação.

137.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Flute and harpsichord - University of Miami - School of Music, Victor E. Clarke Recital Hall. 1996. Interpretação.

138.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura ; MCDAVIT, Carol . Série Vive la Musique - flauta, cravo e voz - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1996. Interpretação.

139.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura ; MCDAVIT, Carol . Série Vive la Musique - flauta, cravo e voz - Teatro Cultura Artística, São Paulo. 1996. Interpretação.

140.
FAGERLANDE, Marcelo; MAGALHÃES FILHO, Homero de ; GALHANO, Clea . Festival de Música Antiga - apresentação de quinteto - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1996. Interpretação.

141.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Musica na Villa Maurina - flauta e cravo - Rio de Janeiro. 1996. Interpretação.

142.
FAGERLANDE, Marcelo; GORIZKI, Ingo ; JUSTI, Luis Carlos . Sopros Internacionais - Concerto I - CCBB, Rio de Janeiro. 1996. Interpretação.

143.
FAGERLANDE, Marcelo; MILLER, Sandra . Sopros Internacionais - Concerto IV - CCBB, Rio de Janeiro. 1996. Interpretação.

144.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Série Vesperal - flauta e cravo - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1995. Interpretação.

145.
FAGERLANDE, Marcelo. Música para cravo nas côrtes brasileira, francesa, alemã e espanhola - seminário sobre as artes e as ciências no período da monarquia no Brasil - Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. 1995. Interpretação.

146.
FAGERLANDE, Marcelo; MCDAVIT, Carol ; NONNO, Inácio de . Canções de Amor e Erotismo - Série O Globo de Música Antiga - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1995. Interpretação.

147.
FAGERLANDE, Marcelo; HANTAI, Pierre ; JOYÉ, Elizabeth ; LANZELOTTE, Rosana . Série Vive la Musique - concertos para cravos - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1995. Interpretação.

148.
FAGERLANDE, Marcelo; CARNEIRO, Marcio . Encontro de violoncelos - violoncelo e cravo - CCBB, Rio de Janeiro. 1994. Interpretação.

149.
FAGERLANDE, Marcelo. Quintas Musicais - recital de cravo - Paço Imperial, Rio de Janeiro. 1994. Interpretação.

150.
FAGERLANDE, Marcelo. Música portuguesa e brasileira do séc. XVIII - Palácio dos Campos Elíseos, São Paulo. 1994. Interpretação.

151.
FAGERLANDE, Marcelo. Música portuguesa e brasileira do séc. XVIII - Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte. 1994. Interpretação.

152.
FAGERLANDE, Marcelo. 14. Festival de Música de Londrina - recital de cravo. 1994. Interpretação.

153.
FAGERLANDE, Marcelo. Solistas do Rio - Era uma vez, de M. Resende, e Concerto de M. de Falla - CCBB, Rio de Janeiro. 1994. Interpretação.

154.
FAGERLANDE, Marcelo. Musica Antiga no Solar do Jambeiro - recital de cravo - Niterói. 1994. Interpretação.

155.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Gustavo . O Brilho de Veneza na música de Vivaldi - recital de cello e cravo - CCBB, Rio de Janeiro. 1994. Interpretação.

156.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Gustavo . Projeto Música no Palácio - recital de cello e cravo - Palácio dos Campos Elíseos, São Paulo. 1994. Interpretação.

157.
FAGERLANDE, Marcelo; CARNEIRO, Marcio . Ciclo Bach - cravo e violoncelo - CCBB, Rio de Janeiro. 1993. Interpretação.

158.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . IV Festival Internaciona l- Juiz de Fora - recital de flauta e cravo. 1993. Interpretação.

159.
FAGERLANDE, Marcelo. Projeto Montrealbank - recital de cravo - Paço Imperial, Rio de Janeiro. 1993. Interpretação.

160.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Concertos do Meio-dia - recital de flauta e cravo - Teatro Municipal, São Paulo. 1993. Interpretação.

161.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Recital de flauta e cravo - X Oficina de Música - Curitiba. 1992. Interpretação.

162.
FAGERLANDE, Marcelo; FAGERLANDE, Aloysio ; BESSLER, Michel ; MCDAVIT, Carol ; RÓNAI, Laura ; GALHANO, Clea . Uma viagem musical pelo Barroco - 4 recitais, CCBB, Rio de Janeiro. 1992. Interpretação.

163.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital de cravo - Música no Consulado, Rio de Janeiro. 1991. Interpretação.

164.
FAGERLANDE, Marcelo; GUIMARÃES, Elenis ; GALHANO, Clea . Concertos do Meio-dia - Recital de canto, flauta e cravo - Teatro Municipal de São Paulo. 1991. Interpretação.

165.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Concertos Banco Holandês - recital de flauta e cravo - Blumenau. 1991. Interpretação.

166.
FAGERLANDE, Marcelo. I Encontro UFF de Música Antiga - recital de cravo - Niterói. 1991. Interpretação.

167.
FAGERLANDE, Marcelo; BOSÍSIO, Paulo ; GALHANO, Clea . Concertos BFB-Mozarteum Brasileiro-MASP-flauta, violino e cravo. 1991. Interpretação.

168.
FAGERLANDE, Marcelo; CARNEIRO, Marcio . Concerto de cello e cravo - Museu Imperial - Petrópolis. 1991. Interpretação.

169.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Recital de flauta e cravo - Óbudai Társaskörben - Budapeste. 1991. Interpretação.

170.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Brazil múvészek fuvola - csembalo - Nyírbato, Hungria. 1991. Interpretação.

171.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Recital de flauta travessa barroca e cravo - Instituto Gregoriano, Lisboa. 1991. Interpretação.

172.
FAGERLANDE, Marcelo. Música portuguesa e brasileira do séc XVIII para cravo - Embaixada de Portugal, Brasília. 1991. Interpretação.

173.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Concertos BHU - recital de flauta e cravo - Teatro S. Pedro, Porto Alegre. 1990. Interpretação.

174.
FAGERLANDE, Marcelo. Música portuguesa e brasileira do séc. XVIII - lançamento de CD - Consulado de Portugal, Rio de Janeiro. 1990. Interpretação.

175.
FAGERLANDE, Marcelo; GALHANO, Clea . Concertos do Meio-Dia - Duo Barroco - Teatro Municipal de São Paulo. 1990. Interpretação.

176.
FAGERLANDE, Marcelo. Recital Bach - cravo solo - Música no Consulado, Rio de Janeiro. 1990. Interpretação.

177.
FAGERLANDE, Marcelo; GALHANO, Clea ; HERZOG, Myrna . Música ilustrada - Instrumentos barrocos - CCBB Rio de Janeiro. 1990. Interpretação.

178.
FAGERLANDE, Marcelo; SANDRONI, Carlos . O som da revolução - a Revolução Francesa contada em canções de época - IBAM, Rio de Janeiro. 1990. Interpretação.

179.
FAGERLANDE, Marcelo. Música no Consulado - recital de cravo - Rio de Janeiro. 1989. Interpretação.

180.
FAGERLANDE, Marcelo; HAAS, Edmund . Recital de flauta e cravo - Pró-Musica de Florianópolis. 1989. Interpretação.

181.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Semana do Aleijadinho - recital de flauta e cravo - Teatro Municipal, Ouro Preto. 1989. Interpretação.

182.
FAGERLANDE, Marcelo. Sociedade Artística Villa-Lobos - recital de cravo - Petrópolis. 1989. Interpretação.

183.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Recital de flauta e cravo - Sala São Luiz, São Paulo. 1989. Interpretação.

184.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Duo de flauta e cravo - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1988. Interpretação.

185.
FAGERLANDE, Marcelo; BARBATO, Silvio . Orquestra de Câmara da Cidade do Rio de Janeiro - solista - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 1988. Interpretação.

186.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Rede Nacional da Música - recitais em Anápolis e Goiânia. 1988. Interpretação.

187.
FAGERLANDE, Marcelo; LANZELOTTE, Rosana ; HORA, Edmundo ; OGG, Jacques . Concerto para 4 cravos - Teatro Municipal, Rio de Janeiro. 1988. Interpretação.

188.
FAGERLANDE, Marcelo; BESSLER, Bernardo ; BESSLER, Michel . Banho de Bach - integral dos concertos de Brandenburgo - Teatro Arthur Rubinstein, São Paulo. 1988. Interpretação.

189.
FAGERLANDE, Marcelo; CRUZ, Cláudio . Música no Páteo - Música para Orquestra de cordas e solista - São Paulo. 1987. Interpretação.

190.
FAGERLANDE, Marcelo; LANZELOTTE, Rosana . Duo de cravos - Concertos BFB, Rio de Janeiro. 1987. Interpretação.

191.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Graduate Recital - State Univeristy of New York. 1984. Interpretação.

192.
FAGERLANDE, Marcelo; SCHÜTZ, Christina . Barockmusik - Ossweil. 1983. Interpretação.

193.
FAGERLANDE, Marcelo; SCHÜTZ, Christina . Konzert - Illingen. 1983. Interpretação.

194.
FAGERLANDE, Marcelo; SCHLOCHAUER, Regina ; BOLOGNA, Ronaldo . Concerto para 2 cravos - Orquestra da USP, São Paulo. 1982. Interpretação.

195.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Duo de flauta e cravo - Teatro Nacional, Brasília. 1981. Interpretação.

196.
FAGERLANDE, Marcelo. A Arte do cravo - Embratel, Rio de Janeiro. 1980. Interpretação.

197.
FAGERLANDE, Marcelo; PESSANHA, Nayran ; AGUIAR, Ernani . 40. aniverário de Fundação do Museu Imperial, grupo Sonata da Camera - Museu Imperial, Petrópolis. 1980. Interpretação.

198.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura ; SOUZA, Iraí de Paula . Duo de flauta e cravo - MASP. 1980. Interpretação.

199.
FAGERLANDE, Marcelo; AGUIAR, Ernani ; FAGERLANDE, Aloysio ; PESSANHA, Nayran . Música e poesia no corredor cultural - grupo Sonata da Camera - Igreja S José, Rio de Janeiro. 1979. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . Interpretación de la Musica Barroca - Escuela Universitaria de Musica, Montevideo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FAGERLANDE, Marcelo. Curso de Cravo e Música de Câmara - Conservatório Pernambucano de Música. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FAGERLANDE, Marcelo; DAXELHOFER, Christine . Curso de Música Barroca e Pré-Clássica - UERJ, RIo de Janeiro. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FAGERLANDE, Marcelo; DAXELHOFER, Christine . Cursos de Verão - UERJ, Rio de Janeiro. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FAGERLANDE, Marcelo. Encontro de Música Antiga - curso de cravo e baixo contínuo - Curitiba. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FAGERLANDE, Marcelo. Oficina do cravo - curso introdutório - Pro-Arte, Rio de Janeiro. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
TAVARES, A. C. ; FAGERLANDE, Marcelo . CD Originais e transcrições - obras de J.S. Bach, F. Couperin e J. B de Boismortier; âmbito nacional; vinculado à linha de pesquisa 'As práticas interpretativas e seus processos históricos'. 2017 (CD).

8.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia . CD A Arte da Fuga de J. S. Bach. 2010 (Cd).

9.
FAGERLANDE, Marcelo; SILVA, L. C. E. ; COUTINHO, M. ; FERRER, M. ; MATA, P. . CD Modinhas Cariocas - cravo e direção musical do Cd, lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, nas comemorações dos 200 anos da vinda de D. João VI, com distribuição do selo Biscoito Fino. 2008 (Cd).

10.
FAGERLANDE, Marcelo; FERRER, M. ; COUTINHO, M. ; SILVA, L. C. E. ; MATA, P. . A Música na Corte de Dom João VI - participação como cravista e diretor musical em obras de J.M.Nunes Garcia e M. Portugal. Consulado-Geral de Portugal no Rio e Dell?Arte. 2008 (Cd).

11.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim . participação no Cd do Traverso Consort Stuttgart, Alemanha, com obras de Ortiz, Marini e Rodrigues Coelho. 2007 (Cd).

12.
FAGERLANDE, Marcelo; REZENDE, Marisa . CD Marisa Rezende - Música de Câmara - gravação da obra Elos, para cravo solo, realizada ao vivo na Hochschule für Musik, Karlsruhe, em 2000.. 2004 (gravação).

13.
FAGERLANDE, Marcelo; RENAULT, Alberto . O Caso da Rua ao Lado - Teatro dos Quatro, Rio de Janeiro. 2003 (direção musical).

14.
FAGERLANDE, Marcelo; SÈVE, Mario . Cd Bach & Pixinguinha - sax, flauta e cravo - Núcleo Contemporâneo, São Paulo. 2001 (gravação).

15.
FAGERLANDE, Marcelo; FUSS, Hans Joachim ; SPENGLER, Michael . Cd Telemann Kammermusik - flauta, gamba e cravo - gravado na Hochshcule für Musik Stuttgart, Alemanha. 2000 (gravação).

16.
FAGERLANDE, Marcelo. Brasilianische und portugiesische Musik des 18. Jahrhunderts - Staatliche Hochschule für Musik und Daarstellende Kunst, Stuttgart. 1999 (palestra ilustrada).

17.
FAGERLANDE, Marcelo; MOREIRA, José Henrique Barbosa . La Purpura de la Rosa, ópera de Torrejón y Velasco - Projeto Ópera Barroca - UFRJ. 1999.

18.
FAGERLANDE, Marcelo; MOREIRA, José Henrique Barbosa . L'Orfeo, ópera de Monteverdi - Projeto Ópera Barroca - UFRJ. 1997.

19.
FAGERLANDE, Marcelo; SANTOS, Ney Costa . curta-metragem Padre-Mestre. 1996.

20.
FAGERLANDE, Marcelo; MOREIRA, José Henrique Barbosa . Dido e Enéas, ópera de Purcell - Projeto Ópera Barroca - UFRJ. 1996.

21.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Cd Laura Rónai e Marcelo Fagerlande - obras de J.S. Bach, C.P. E. Bach, Devienne e Hotteterre. 1995 (gravação).

22.
FAGERLANDE, Marcelo. Cd Marcelo Fagerlande no Museu Imperial - música portuguesa e brasileira do séc. XVIII para cravo. 1991 (gravação).

23.
FAGERLANDE, Marcelo; KRIEGER, Edino ; MARKIZ, Lev . LP da Orquestra de Câmara da Cidade do RIo de Janeiro - gravação da obra Três Imagens de Nova Friburgo, de E. Krieger.. 1988 (gravação).

Demais trabalhos
1.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . programa de visitas à Inglaterra, promovido pelo British Council. 1991 (programa de intercâmbio) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Renato Pereira Torres Borges. Comissão julgadora da defesa da dissertação de mestrado: Relações entre música, espaço e ouvintes: alterações sonoras e espacialização de música acústica a partir da prática dos cori spezzati. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Jorge Israel Ortiz Vergara. Comissão julgadora da defesa da dissertação de mestrado: Elementos de música e método de Forte-Piano op 19 de João Domingos Bontempo na perspectiva da música historicamente informada. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Leandro Martins Turano. Comissão julgadora da defesa da dissertação de mestrado: Interpretações Historicamente Inofmrada de uma toccata em sol menor de Carlos Seixas ao piano. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ.

4.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de José Jarbas Pinheiro Ruas Junior. Comissão julgadora da defesa da dissertação de mestrado: Nova Arte de Viola: Contextualização Histórica e Análise Crítica de um Tratado seiscentista. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ.

5.
LANZELOTTE, Rosana; PELOSO, P.; FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de  Eduardo Antonello Lavigne de Almeida. Comissão julgadora da defesa da dissertação L? Armonico Pratico Al Cimbalo de Francesco Gasparini e Métodos posteriores sobre o baixo continuo: uma análise comparativa. 2012. Dissertação (Mestrado em cravo) - Escola de Música da UFRJ.

6.
FAGERLANDE, Marcelo; NUNES, P. G.; BARRENECHEA, L.. Participação em banca de  Carlo Rosa Arruda. Comissão julgadora da defesa da dissertação de mestrado 6 Stücke für Cembalo de Claudio Santoro: um estudo a partir do estilo do compositor, e da inspiração em obras cravísticas tradicionais. 2012. Dissertação (Mestrado em cravo) - Escola de Música da UFRJ.

7.
FIGUEIREDO, C. A.; PELOSO, P.; FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de  Guilherme Barroso. Comissão julgadora de defesa da dissertação de mestrado A Missa Brevis da Missa Pastoril de Noite de Natal ade José Mauricio Nunes Garcia segundo critérios interpretativos históricos: uma análise fonográfica. 2012. Dissertação (Mestrado em musicologia) - Escola de Música da UFRJ.

8.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Eduardo Antonello LAvigne de Almeida. Comissão julgadora do Recital de Mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Carlo Vinicius Rosa Arruda. Comissão julgadora do Recital de Mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Tatiana Dumas Macedo. Comissão julgadora da Defesa de Dissertação de Mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Adler dos Santos Tatagiba. Comissão julgadora da Defesa de Dissertação de Mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Marcelo Alves Brum. Comissão julgadora do Recital de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Renata Vieira de Oliveira. Comissão julgadora do Recital de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Rafael de Barros de Castro. Comissão julgadora do Recital de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Juliano Alves dos Santos. Comissão julgadora do Recital de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Clara Fernandes Albuquerque. Comissão julgadora da Defesa de Dissertação de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Cristiano Vogas. Comissão julgadora da Defesa de Dissertação de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Cristiana Aubin. Comissão julgadora do Recital de Mestrado.. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Stella Jocelina Almeida Rosa. Comissão julgadora da Defesa de Dissertação de Mestrado. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Gisele Sant?ana Batista. Comissão julgadora do Recital de Mestrado. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Teses de doutorado
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Domitila de Lima Ballesteros. Comissão julgadora da defesa da tese de doutorado: O órgão eletrônico e o órgão de tubos na prática organística religiosa da cidade do Rio de Janeiroa. 2014. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Mayra Cristina Pereira. Comissão julgadora da defesa da tese de doutorado: A circulação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro, da colônia ao primeiro reinado. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Nivia Gasparini Zumpano. Comissão julgadora da defesa da tese de doutorado: Os parâmetros expressivos na execução ao cravo e suas abordagens: um estudo sobre a expressividade cravistica. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
FAGERLANDE, Marcelo; DUPRAT, R.. Participação em banca de Edlison Vicente de LIma. A modinha e o lundu: dois classicos nos trópicos. 2010. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

5.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Lucia Becker Carpena. Comissão julgadora da Defesa da Tese de Doutorado. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de José Jarbas Pinheiro Ruas Junior. Comissão julgadora da qualificação de mestrado: Nova Arte de Viola: Contextualização Histórica e Análise Crítica de um Tratado seiscentista. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
FAGERLANDE, Marcelo. Participação em banca de Raisa Richter. Comissão julgadora da qualificação de mestrado: Transcrições operísticas para piano solo: um estudo dos gestos musicais nas transcrições de Alfredo Bevilácqua. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Banca examinadora do concurso público para professor de cravo, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
FAGERLANDE, Marcelo. Banca examinadora do concurso público para o cargo de Professor Assistente, referencia 1, na área de Instrumento Cravo e Baixo contínuo, de cravo, Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
FAGERLANDE, Marcelo. Banca examinadora do Processo de Seleção para Professor Substituto junto ao Departamento de Composição. Setor Harmonia Vocal e Instrumental / Formas Musicais. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora para seleção de professor substituto de harmonia. 2006. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
FAGERLANDE, Marcelo. Membro suplente da Comissão julgadora do Concurso para Professor assistente de Canto/Técnica vocal. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da seleção para professor substituto de órgão. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da seleção para professor substituto de harmonia. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
FAGERLANDE, Marcelo; CARDOSO, A.; RIPPER, J. G.. membro da Comissão de Seleção do Edital Música de Camara; Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência de Artes; Governo do Estado do Rio de Janeiro. 2011. Governo do Estado do Rio de Janeiro.

2.
FAGERLANDE, Marcelo. Banca examinadora do exame de seleção ao Mestrado em Cravo (prova prática). 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FAGERLANDE, Marcelo. Banca examinadora do exame de seleção ao Mestrado (prova dissertativa em Cravo e Piano). 2009. Escola de Música da UFRJ.

4.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da prova escrita - exame de seleção ao mestrado. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da prova prática de cravo - exame de seleção ao mestrado. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da prova de entrevista - exame de seleção ao mestrado. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da prova de análise - exame de seleção ao mestrado. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da prova de habilidade específica para os cursos de música do Vestibular. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da prova de habilidade específica do vestibular - setor Harmonia. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
FAGERLANDE, Marcelo. comissão julgadora da banca de isenção e transferência do vestibular. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da prova de habilidade específica para os cursos de música do Vestibular. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
FAGERLANDE, Marcelo. banca examinadora da prova de habilidade específica do vestibular - setor Harmonia. 1995. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra no PPGMúsica/UFPR e no grupo de pesquisa LAMUSA.Tratados e Métodos de teclado. 2016. (Outra).

2.
II Seimpósio UFRJ-UFBA.A questão editorial e as práticas interpretativas. 2015. (Simpósio).

3.
III Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII - ECA / USP.Reflexos sobre a ópera barroca no Brasil do século XXI. 2011. (Encontro).

4.
10° Coloquio de Pesquisa - Programa de Pós Graduação em Música UFRJ.O texto das modinhas de Joaquim Manoel Gago da Camera. 2010. (Outra).

5.
19º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.Joaquim Manoel Gago da Camera: um improvisador de modinhas redescoberto. 2008. (Encontro).

6.
7º Colóquio de Pesquisa.Duas cadências para a Sonata em ré maior, wq. 83, de C.P.E.Bach. 2007. (Outra).

7.
6º Colóquio de Pesquisa.Prática e Teoria na Música: uma breve reflexão. 2006. (Outra).

8.
2. Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação.2. Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - Escola de Música da UFRJ. 2000. (Outra).

9.
V Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música.V Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música - UNIRIO. 2000. (Outra).

10.
1. Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - Escola de Música da UFRJ.1. Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - Escola de Música da UFRJ. 1999. (Outra).

11.
I Simpósio de Música Antiga - UNIRIO.I Simpósio de Música Antiga - UNIRIO. 1995. (Simpósio).

12.
Seminário - Reflexões sobre as Artes e as Ciências no período da Monarquia no Brasil: 1808-1889.Seminário - Reflexões sobre as Artes e as Ciências no período da Monarquia no Brasil: 1808-1889 - Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. 1995. (Seminário).

13.
VI Encontro Anual da ANPOM.VI Encontro Anual da ANPOM - Rio de Janeiro. 1993. (Encontro).

14.
A Revolução Francesa e o Brasil. Congresso Internacional A Revolução Francesa e o Brasil - IFCS, UFRJ. 1989. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FAGERLANDE, Marcelo. Criador da XIV Semana do Cravo - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, UFPE. 2017. (Congresso).

2.
FAGERLANDE, Marcelo. Criador e coordenador da XIII Semana do Cravo - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, UFPE. 2016. (Congresso).

3.
FAGERLANDE, Marcelo. Criador e coordenador da XII Semana do Cravo - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, UFPE e Real Conservatório de Haia (Holanda). 2015. (Festival).

4.
FAGERLANDE, Marcelo. Criador e coordenador da XI Semana do Cravo - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, UFPE. 2014. (Festival).

5.
FAGERLANDE, Marcelo. X Semana do Cravo da UFRJ - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, UFPE. 2013. (Festival).

6.
FAGERLANDE, Marcelo; TAVARES, Ana Cecilia ; HORA, Edmundo . IX Semana do Cravo da UFRJ - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, UFPE. 2012. (Festival).

7.
FAGERLANDE, Marcelo; CARPENA, Lucia ; TAVARES, Ana Cecilia . VIII Semana do Cravo da UFRJ - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, UFRGS, UFPE, USP. 2011. (Festival).

8.
FAGERLANDE, Marcelo; HORA, Edmundo ; ROBERTO, R. ; TAVARES, Ana Cecilia . VII Semana do Cravo da UFRJ - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP e EMM (SP). 2010. (Festival).

9.
FAGERLANDE, Marcelo. VI Semana do Cravo da UFRJ - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, EMM (SP) e Escola Superior de Música de Karlsruhe. 2009. (Festival).

10.
FAGERLANDE, Marcelo. V Semana do Cravo na UFRJ - concertos e mesas-redondas, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB, UNICAMP, UFPE, UFRGS e UDESC. 2008. (Festival).

11.
FAGERLANDE, Marcelo. IV Semana do Cravo na UFRJ - recitais e mesa-redonda, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB e UNICAMP. 2007. (Concerto).

12.
FAGERLANDE, Marcelo. III Semana do Cravo na UFRJ - concertos e palestras, com a participação de professores e alunos da UFRJ, EMB e UNICAMP. 2006. (Concerto).

13.
FAGERLANDE, Marcelo; GETREAU, F. . II Semana do Cravo na UFRJ - série de recitais e palestras. Participação da Profa. Florence Gétreau (França). 2005. (Concerto).

14.
FAGERLANDE, Marcelo. Semana do Cravo na UFRJ - série de recitais e palestras. 2004. (Concerto).

15.
FAGERLANDE, Marcelo. Por mares nunca d'antes navegados - curadoria -CCBB Rio de Janeiro. 1999. (Festival).

16.
FAGERLANDE, Marcelo; MOREIRA, José Henrique Barbosa . La Purpura de la Rosa, ópera de Torrejón y Velasco - coordenador do Projeto Ópera Barroca - UFRJ. 1999. (Outro).

17.
FAGERLANDE, Marcelo. Ciclo Telemann - curadoria - CCBB, Rio de Janeiro. 1998. (Festival).

18.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . As Dinastias Musicais - curadoria - CCBB, Rio de Janeiro. 1997. (Festival).

19.
FAGERLANDE, Marcelo. Encontros com a Música Antiga - conferências ilustradas e masterclasses - curadoria - Escola de Música da UFRJ. 1997. (Festival).

20.
FAGERLANDE, Marcelo; MOREIRA, José Henrique Barbosa . L'Orfeo, ópera de Monteverdi - coordenador do Projeto Ópera Barroca - UFRJ. 1997. (Outro).

21.
FAGERLANDE, Marcelo; MOREIRA, José Henrique Barbosa . Dido e Enéas, ópera de Purcell - coordenador do Projeto Ópera Barroca - UFRJ. 1996. (Outro).

22.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . O Brilho de Veneza na música de Vivaldi - curadoria - CCBB, Rio de Janeiro. 1994. (Festival).

23.
FAGERLANDE, Marcelo. Kenneth Gilbert - A Arte do Cravo - curadoria - CCBB Rio de Janeiro. 1993. (Concerto).

24.
FAGERLANDE, Marcelo; RÓNAI, Laura . Uma viagem musical pelo Barroco - curadoria - CCBB, Rio de Janeiro. 1992. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ricardo Bessa Magalhães França. Os solos para violone em sinfonias de Haydn e a prática da performance historicamente informada por contrabaixistas brasileiros. 2016. Dissertação (Mestrado em praticas interpretativas) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

2.
Marcelo Portela Nunes. Os ciclos Bach de Karl Richter no Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em musicologia) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

3.
Ricardo Bessa. O uso do contrabaixo e do violone nos solos de Sinfonias de Haydn. 2015. Dissertação (Mestrado em praticas interpretativas) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

4.
Guilherme Barroso. A Missa Brevis da Missa Pastoril de Noite de Natal de José Mauricio Nunes Garcia segundo critérios interpretativos históricos: uma análise fonográfica. 2010. Dissertação (Mestrado em musicologia) - Escola de Música da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

5.
Carlo Rosa Arruda. 6 Stücke für Cembalo de Claudio Santoro: um estudo a partir do estilo do compositor, e da inspiração em obras cravísticas tradicionais. 2010. Dissertação (Mestrado em cravo) - Escola de Música da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

6.
Eduardo Lavigne Antonello. L? Armonico Pratico Al Cimbalo de Francesco Gasparini e Métodos posteriores sobre o baixo continuo: uma análise comparativa. 2010. Dissertação (Mestrado em cravo) - Escola de Música da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

7.
Adler dos Santos Tatagiba. José Carlos Ligiero: perfil, acervo e catálogo parcial de obras. 2010. Dissertação (Mestrado em musicologia) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

8.
Clara Fernandes Albuquerque. A Formação do Cravista no Brasil: Um Estudo sobre História, Técnicas e Habilidades. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

9.
Maria Aída Falcão Santos Barroso. Ornamentação e improvisação no Método de Pianoforte de José Maurício Nunes Garcia. 2006. Dissertação (Mestrado em Cravo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

10.
Ana Cecília Prista Tavares Ladeira. Os prelúdios non mesurés para cravo no século XVII ? ênfase no prelúdio tripartite em ré menor de Louis Couperin. 2006. Dissertação (Mestrado em Cravo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

11.
Mayra Cristina Pereira. Do cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro ? Um estudo documental e organológico. 2005. Dissertação (Mestrado em Cravo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.

12.
Daniele Cruz Barros. Estilos Musicais em Telemann - o exemplo da suite em lá menor. 1998. 150 f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, . Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:54:51