Margareth de Souza Freitas Thomopoulos

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  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado pela PUC de São Paulo (2006). Atualmente, é professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência em pesquisa nas áreas da Neurolinguística, com ênfase em alterações fonoarticulatórias, e da Fonética/Fonologia, com ênfase em variação fonético-fonológica do português e análise acústica da fala. Seu trabalho docente passa por essas áreas, estendendo-se à Aquisição da linguagem - oral e escrita - e à Leitura, Produção e Revisão de Textos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margareth de Souza Freitas Thomopoulos
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, M. S.;FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.;THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
Av. sete de setembro, 3165
Centro
35420000 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104595
URL da Homepage: www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1996
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Alterações fono-articulatórias nas afasias motoras: um estudo lingüístico, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Maria Irma Hadler Coudry.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: afasias motoras; análise fonológica; apraxia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1986 - 1989
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A Derivação Regressiva na Perspectiva do Modelo Dressler,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Antônio José Sandmann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Derivação Regressiva; Naturalidade Morfológica; Produtividade Lexical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Outros Setores.
1980 - 1983
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Pós-doutorado


2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2015 - 2015
Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
curso de Formação Continuada para Avaliadores do ENEM 2014. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Form Cont para Avaliadores do ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Arte Mineira no período colonial. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação para revisora das questões do ENADE. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação de Avaliadores do Sinaes. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2003 - 2003
cursos sobre o modelo da Fonologia De Governo. (Carga horária: 60h).
SOAS - School of Oriental and African Studies, SOAS, Grã-Bretanha.
1996 - 1996
Curso sobre Correção de Redação do Vest Uicamp. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1986 - 1986
Introdução às línguas indígenas brasileiras. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em fonética da língua inglesa. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em O Ensino de Língua Inglesa. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Técnicas de pesquisa. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Guideline for English Composition. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Semântica e estilística. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Língua inglesa: suas origens e seus falantes. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em A Semiótica na comunicação visual. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Redação por recomposição. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .

Linhas de pesquisa
Fonética Forense

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
bolsista por participação no curso de Especialização em Ensino de Lìngua Portuguesa e Literatura oferecido pela UTFPR

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: professora bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Substituição à professora Gláucia Jorge do CEAD-UFOP por um semestre letivo nas disciplinas de Aquisição da Linguagem, Produção de Textos Acadêmicos e Comunicação e Expressão junto aos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Pedagogia e Educação Matemática EAD/UFOP


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2012
Vínculo: Servidor Público estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: - Leitura e Produção de Textos - Revisão de Textos - Fonologia - Aquisição da Linguagem - Prática de Pesquisa em Linguística

Atividades

04/2003 - 04/2005
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Presidente de Colegiado de Curso.
04/2003 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental.
08/2000 - 08/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental.
08/2000 - 08/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Organizadora do V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes promovido pelas IFES de Minas Gerais.
10/1998 - 01/2000
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
10/1998 - 01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental.

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, IPARDES, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Comunicação, Carga horária: 30
Outras informações
revisora de textos

Atividades

08/1988 - 02/1990
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
revisão de textos.


Linhas de pesquisa


1.
Fonética Forense

Objetivo: Promover pesquisas que discutam os parâmetros acústicos de identificação de falantes especialmente na esfera forense..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fisiologia da Voz.
Palavras-chave: Parâmetros acústicos; Fonética; Análise Acústica.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Aquisição Tardia de Segmentos Fônicos por Portadores de Superdotação em Inteligência Linguística: Reflexões sobre o Estatuto Linguístico da Forma Fônica da Linguagem
Descrição: O projeto dá continuidade a pesquisa iniciada em 2013 pela proponente, quando orientou três alunos voluntários de iniciação científica na descrição da fala de um dos sujeitos da presente proposta (JF). Tema/Problema: A aquisição tardia de segmentos fônicos por crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação em Inteligência Linguística. Esse (aparente) contrassenso enseja a discussão sobre o estatuto linguístico da forma fônica da linguagem, que será promovida no desenvolvimento do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos - Coordenador / MELISSA LOYOLA M. DO C. GOMES - Integrante.
2013 - 2015
Influências recíprocas entre oralidade e escrita em um caso de apraxia de desenvolvimento
Descrição: Este projeto, que se insere na área da Linguística, fazendo intersecção da Psicolinguística com a Fonética/Fonologia, tem como meta contribuir para os estudos envolvendo a relação entre aquisição da oralidade e aquisição da escrita e para a área que trata dos chamados ?desvios fonológicos evolutivos?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos - Coordenador / Sueder Santos de Souza - Integrante.
2009 - 2010
Em busca de uma caracterização da qualidade de voz no quadro de anartria pura ou desintegração fonética
Descrição: Com base em análise de cunho acústico, o presente projeto visa angariar dados que evidenciem traços de qualidade de voz que caracterizam o quadro da chamada Anartria ou Desintegração Fonética a fim de contribuir para a compreensão neurolingüística desse complexo quadro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos - Coordenador.
2009 - Atual
Estratégias compensatórias na fala dos psitacídeos
Descrição: a partir da análise acústica (via software Praat) de dados da fala de um exemplar da família dos psitacídeos: o papagaio, busca-se angariar subsídios para um mapeamento das estratégias compensatórias de que essa ave lança mão para neutralizar as diferenças fisiológicas entre seu aparelho fonador e o dos humanos, que lhe permitem reproduzir com fidelidade a voz humana. Tal mapeamento permitirá uma reflexão sobre estratégias compensatórias de que os humanos podem lançar mão em casos de anomalias no aparelho fonador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Subsídios da Fonética e da Fonologia para a formação do alfabetizador
Descrição: Curso de Extensão Universitária voltado para a comunidade universitária e para professores alfabetizadores da rede pública de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2006 - 2008
Periódico: Intercâmbio (PUCSP) (1413-4055)


Membro de comitê de assessoramento


2004 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Texto Livre


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Neurolingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aquisição da linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Professora Homenageada pelos fomandos do Curso de Letras, Universidade Federal de Ouro Preto.
2004
Professora Homenageada pelos formandos do Curso de Letras, Universidade Federal de Ouro Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas2014THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. 'Reflexões sobre o Papel da Escrita como Ferramenta diagnóstica e Reintegrativa de Sujeitos com Problemas Cognitivos e a Formação Linguística dos Profissionais da Área Para uma Legítima Inclusão'. Texto Livre, v. 7, p. 174-180, 2014.

2.
MARINHO, A. R. P.2012 MARINHO, A. R. P. ; ARAUJO, A. ; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas . Aspectos articulatórios e fonológicos envolvidos na aquisição da linguagem de uma criança de 5:1 anos: um estudo de caso. Letras de Hoje (Online), v. 47, p. 84-92, 2012.

3.
2FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.2011FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Atividade epilinguística e subjetividade em um quadro de anartria. Revista da Pesquisa & Pós-Graduação, v. 10, p. 139-148, 2011.

4.
3SANTANA, A. P.2010 SANTANA, A. P. ; MACHADO, M. L. C. de A. ; BIANCHI, K. S. da R. ; FREITAS, M. S. ; MARQUES, J. M. . O Articulatório e o fonológico na clínica da linguagem: da teoria à prática. Revista CEFAC, v. 12, p. 193-201, 2010.

5.
4ARAUJO, A.2006ARAUJO, A. ; Matte, Ana Cristina Fricke ; FREITAS, M. S. . um olhar, a partir dos fatores sociolingüísticos, sobre o alçamento da vogal baixa em contexto pretônico nos dialetos de Mariana e Ouro Preto - MG. Formas e Linguagens (UNIJUÍ), v. 11, p. 73-93, 2006.

6.
5FREITAS, M. S.;FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.;THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas1997 FREITAS, M. S.. Alterações Fono-Articulatórias nas Afasias Motoras:um Estudo Lingüístico. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP), Campinas, v. n.32, p. 49-59, 1997.

7.
6MORATO, E. M.1993MORATO, E. M. ; FREITAS, M. S. . Algumas Questões sobre Prosódia no Contexto Neurolingüístico. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), Campinas, v. n.25, p. 161-173, 1993.

8.
7FREITAS, M. S.;FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.;THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas1989FREITAS, M. S.. OModelo Dressler e a Questão da Naturalidade: Platão na Ordem do Dia. Fragmenta Lingüística e Literária, Curitiba, v. n.6, p. 15-29, 1989.

Capítulos de livros publicados
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; CORTEZ, D. B. ; ARAUJO, A. . Jornal Impresso e Pronunciado: a Produção de Textos com Finalidade Prática. In: TONINI, Adriana Maria; SILVA, Washington L. V.. (Org.). Mídias na Educação e Práticas Educativas. 1ªed.Ouro Preto - MG: Editora da UFOP, 2016, v. , p. 110-126.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOZELESKI, D. R. S. ; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas . COGNIÇÃO E SUBPROCESSOS DA LEITURA: EM BUSCA DE MECANISMOS PARA O APRIMORAMENTO DAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS. In: II Workshop Internacional de Pragmática: a construção sócio-cognitiva da significação, 2015, Curitiba. Anais do II Workshop Internacional de Pragmática. Curitiba - PR: Setor de Ciências Humanas - UFPR, 2015. p. 150-159.

2.
FREITAS, M. S.. Da Frase ao discurso. In: I Encontro Memorial do ICHS/UFOP, 2006, Mariana. Anais do I Encontro Memorial do ICHS/UFOP, 2004.

3.
FREITAS, M. S.; Silva . Aspectos Diacrônicos dos Ditongos em Língua Portuguesa. In: Primeiro Encontro Memorial do ICHS, 2004, Mariana. Anais do Primeiro Encontro Memorial do ICHS. Mariana, 2004.

4.
ANUNCIACAO-COSTA, V. L. ; FREITAS, M. S. . A Escrita na deficiência mental: paralelos com a afasia e com a escrita inicial da criança. In: 5º Encontro do Celsul, 2003, Curitiba. Anais do 5º Encontro do Celsul, 2002. p. 1429-1435.

5.
FREITAS, M. S.; FEDOSSE, E. . Princípios Protocolares para Avaliação Fonético-Fonológica das afasias. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Fortaleza. ABRALIN: Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Fortaleza: Imprensa Universitária/UFC, 2001. v. 1. p. 356-358.

6.
FREITAS, M. S.. Contribuições da hierarquia de traços fonológicos para diagnóstico diferencial das afasias motoras: um estudo de caso. In: IV Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das IFES mineiras, 1999, Viçosa. Anais do IV Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das IFES mineiras. Viçosa, 1999. p. 473-481.

7.
FREITAS, M. S.. Algumas questões lingüísticas e neurolingüísticas envolvidas nas alterações fono-articulatórias de sujeitos afásicos. In: Seminário do GEL, 1998, São José do Rio Preto. Estudos Lingüísticos XXVII. São José do Rio Preto: Editora da Unesp - IBILCE, 1998. p. 247-252.

8.
FREITAS, M. S.. A Correlação acústico-articulatório em casos de afasia motora. In: 1º Encontro do CELSUL, 1996, Florianópolis. Anais do 1º Encontro do CELSUL. Florianópolis: UFSC/CELSUL, 1996. v. 1. p. 168-175.

9.
FREITAS, M. S.; MORATO, E. M. . Correlatos lingüísticos e cognitivos envolvidos na alteração de elementos prosódicos. In: XLI Seminário do GEL, 1994, Ribeirão Preto. Estudos LIngüísticos XXIII Anais de Seminários do GEL, 1994. v. 1. p. 713-719.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOZELESKI, D. R. S. ; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas . Proposta de trabalho com leitura no Ensino Fundamental - anos iniciais: uma análise dos sub-processos que compõem a leitura. In: II Workshop Internacional de Pragmática, 2014, Curitiba. Anais do II Workshop Internacional de Pragmática. Curitiba - PR: Setor de Ciências Humanas - UFPR, 2014. p. 23.

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Identificação de Locutor e evidências de autoria na área forense: a importância da pesquisa interdisciplinar - A Fonética. In: Language and the law: bridging the gaps, 2013, Florianópolis. Linguagem e Direito: Construindo Pontes/ Language and the Law: Bridging the Gaps Caderno de Programação/Conference Programme, 2013.

3.
FREITAS, M. S.; Silva . Variantes externas envolvidas na aplicação da regra de redução de ditongos em Mariana e Ouro Preto - MG. In: IV Congresso Internacional da Abralin, 2005, Brasília. IV Congresso Internacional da Abralin - Caderno de Resumos, 2005. p. 265-266.

4.
FREITAS, M. S.; SANTANA, A. P. . Reflexões Neurolingüísticas sobre os aspectos fônicos da linguagem e suas relações com a escrita. In: 53º Seminário do GEL, 2005, São Carlos. Caderno de Resumos do 53º Seminário do GEL, 2005.

5.
FREITAS, M. S.; Arruda . A Alternância entre [õw] e [õ] no dialeto de Mariana. In: VI Encontro do CELSUL, 2004, Florianópolis. VI Encontro do CELSUL - Resumos, 2004. p. 120.

6.
FREITAS, M. S.; Silva ; FERNANDEZ, G. O. . O Apagamento da semivogal [w] em ditongos decrescentes na região de Mariana - MG. In: VIII Semana de Letras da UFOP, 2004, Mariana. VIII Semana de Letras - Letras, Leitura e Letramento - Caderno de resumos, 2004. p. 92-93.

7.
FREITAS, M. S.; ALMEIDA, C. I. . O Problema terminológico-conceitual das dislexias. In: VIII Semana de Letras da UFOP, 2004, Mariana. VIII Semana de Letras - Letras, Leitura e Letramento - Caderno de resumos, 2004. p. 89-89.

8.
FREITAS, M. S.. Das Terminologias e dos conceitos aplicados às apraxias que envolvem a fala. In: IV Congresso Internacional da Abralin, 2004, Brasília. IV Congresso Internacional da Abralin, 2005. p. 198-198.

9.
FREITAS, M. S.; Silva . Aspectos diacrônicos dos ditongos em língua portuguesa. In: I Encontro Memorial do ICHS/UFOP, 2004, Mariana. Caderno de Resumos do Iº Encontro Memorial do ICHS/UFOP, 2004. p. 87.

10.
FREITAS, M. S.; ANUNCIACAO-COSTA, V. L. . A Escrita na deficiência mental: paralelos com a afasia e com a escrita incial da criança. In: 5º encontro do Celsul, 2003, Curitiba. 5º Encontro do Celsul - Programa e Resumos, 2002. p. 175-175.

11.
FREITAS, M. S.. Afasia Fonética ou as repercussões da apraxia na linguagem oral. In: III Congresso Internacional da ABTALIN, 2003, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional da Abralin, 2003.

12.
FREITAS, M. S.; LOPES, M. ; ARAUJO, A. . Aspectos lingüísticos do alçamento da vogal baixa pretônica em Mariana e Ouro Preto - MG. In: I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia e VII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia, 2002, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do VII Congresso Nacional e I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2002. p. 13-13.

13.
FREITAS, M. S.; FEDOSSE, E. . Princípios protocolares para avaliação fonético-fonológica das afasias. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza. II Congresso Internacional da Abralin - Programa & Resumos, 2001. p. 200-201.

14.
FREITAS, M. S.. Contributions of linguistic theory for the studies of phonic alterations of language. In: Linguistic Theory, Speech and Language Pathology, Speech Therapy, 2000, Padova. Linguistic Theory, Speech and Language Pathology, Speech Therapy. Padova: Università Degli Studi di Padova, 2000. p. 82-83.

15.
FREITAS, M. S.. alterações fono-articulatórias: o estatuto do gesto. In: XLVIII, 2000, Assis. XLVIII Seminário - Programação e Resumos, 2000. p. 121.

16.
FREITAS, M. S.. Questões metodológico-conceituais envolvidas na análise fonético-fonológica das afasias. In: VI Congreso Latinoamericano de Neuropsicología, 1999, Varadero. Caderno de Resumenes del VI Congreso Latinoamericano de Neuropsicología. Varadero: Centro de Neurociencias de Cuba/Sociedad Latinoamericana de Neuropsicología, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Perspectivas em aquisição da linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Reflexões sobre o Papel da Escrita como Ferramenta diagnóstica e Reintegrativa de Sujeitos com Problemas Cognitivos e a Formação Linguística dos Profissionais da Área Para uma Legítima Inclusão conferencista:. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES, M. L. C. ; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas ; DRESCH, A. A. G. ; CARNEIRO, D. O. ; LINDSTRON, J. A. ; RICHERT, L. C. ; POLCHLOPEK, S. A. . Identificação de Locutor e evidências de autoria na área forense: a importância da pesquisa interdisciplinar - Fonética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; MACEDO, H. . XVIII Seminário de Teses em Andamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ARAUJO, A. ; FREITAS-THOMOPOULOS, M. S. . Desmistificando o uso de um software livre: o PRAAT na sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GARCIA, P. P. V. C. ; FREITAS, M. S. . Quando a exceção é a regra: fatores lingüísticos e sociais envolvidos em uma aplicação não padrão da regra de harmonia vocálica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FREITAS, M. S.. Das Terminologias e dos conceitos aplicados às apraxias que envolvem a fala. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALMEIDA, C. I. ; FREITAS, M. S. . O Problema terminológico-conceitual das dislexias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FREITAS, M. S.. A Alternância entre [õw] e [õ] no dialeto de Mariana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FREITAS, M. S.. Mesa redonda: Formação de professores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FREITAS, M. S.. Processos de Segmentação na escrita de deficientes mentais e de crianças em fase de aquisição. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FREITAS, M. S.. A Escrita na deficiência mental: paralelos com a afasia e com a escrita inicial da criança. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FREITAS, M. S.. Aspectos linguísticos do alçamento da vogal baixa pretônica em Mariana e Ouro Preto-MG. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FREITAS, M. S.; ARAUJO, A. . Aspectos linguísticos e sociolinguísticos do alçamento da vogal baixa pretônica em Mariana: resultados preliminares. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FREITAS, M. S.; FEDOSSE, E. . Avaliação linguístico-práxica na perspectiva de uma neurolinguística discursivamente orientada. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FREITAS, M. S.. O Estatuto do gesto artriculatório na avaliação dos problemas fonético-fonológicos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
FREITAS, M. S.. Questões para a semiologia da linguagem em Neurolinguística. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FREITAS, M. S.. Alterações fono-articulatórias : o estatuto do gesto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
FREITAS, M. S.. Contributions of linguistic theory for the studies of phonic alternations of language. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
FREITAS, M. S.. Questões metodológico-conceituais envolvidas na análise fonético-fonológica das afasias. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
FREITAS, M. S.; MORATO, E. M. ; PINTO, R. N. . Mesa-redonda "Relação Cérebro-linguagem: o objeto da neurolinguística. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
FREITAS, M. S.. Avaliação fonológica e traços distintivos: um estudo de caso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
FREITAS, M. S.. Alterações Fonético-Fonológicas nas Afasias Motoras: um estudo Linguístico. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FREITAS, M. S.. O Estatuto Fonológico da Jargonafasia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FREITAS, M. S.. A Correlação acústico-articulatório na fala de um sujeito afásico. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FREITAS, M. S.. Correlatos linguísticos e congitivos envolvidos na alteração de elementos prosódicos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, M. S.. Linguagem, afasia, (a)praxia: uma perspectiva neurolingüística. Juiz de Fora, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Assessoria ad hoc à FAPESP. 2016.

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Assessoria ad hoc à Revista de Letras da UTFPR. 2016.

3.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Assessoria ad hoc. 2015.

4.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Assessoria ad hoc. 2012.

5.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Assessoria ad hoc. 2012.

6.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Assessoria ad hoc à FAPESP. 2010.

7.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Assessoria ad hoc à FAPESP. 2010.

8.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Membro de comitê de pesquisa da UFOP. 2010.

9.
FREITAS, M. S.. Assessoria Ad hoc para a FAPESP. 2007.

10.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Avaliação de autorização de cursos. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Parecer sobre projeto de TCC na área de Fonética acústica. 2013.

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Comissão Científica do VIII Congresso Internacional da Abralin. 2013.

3.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Parecer sobre artigo científico à Revista Perquiére. 2010.

4.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Parecer sobre artigo científico à Revista Via Litterae. 2010.

5.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Oficina de Revisão de Itens do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2010. 2010.

6.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Revisora das questões de todas as provas do vestibular UFOP presencial e a distância. 2009.

7.
FREITAS, M. S.. Revisora de língua portuguesa das questões de todas as provas do vestibular UFOP presencial e a distância. 2008.

8.
FREITAS, M. S.. parecer sobre o livro "Linguagem - Afasia, (A)praxia". 2004.

9.
FREITAS, M. S.. Comissão para Reformulação do Currículo do curso de Letras da UFOP. 2003.

10.
FREITAS, M. S.. Comissão de Avaliação dos Projetos de Monitoria do Departamento de Letras da UFOP. 2003.

11.
FREITAS, M. S.. Comissão para estudar a viabilidade da proposta de extensão do curso de Letras para a cidade de Itabirito. 2003.

12.
FREITAS, M. S.. Comissão Científica da VIII Semana de Letras do ICHS/UFOP. 2003.

13.
FREITAS, M. S.. Representante discente do curso de Pós-Graduação em Letras da UFPR. 1987.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; RICHERT, L. C. ; LINDSTRON, J. A. ; POLCHLOPEK, S. A. ; CARNEIRO, D. O. ; DRESCH, A. A. G. ; MALAKOSKI, J. ; GOMES, M. L. C. . Fonética. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; NUNES, P. ; BERTUCCI, R. ; ROHLING, N. ; REMENCHE, M. L. ; RETORTA, M. S. . Neurolinguística. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; LINARDI, F. . Por que há tanta diferença de sotaques no Brasil?. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Curso Específico em Língua Portuguesa para professores do PDE. 2014. .

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Língua Portuguesa. 2013. .

3.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Implicações da Fonética e da Fonologia no processo de alfabetização. 2013. .

4.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Leitura e Memória na terceira idade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.; GUIMARAES, M. R. ; FREITAG, Raquel Meister ; GONÇALVES, Sebastião Carlos Leite ; ALKMIN, Tânia Maria . Por que há tanta diferença de sotaques no Brasil?. 2010. (consultoria).

6.
FREITAS, M. S.. Introdução à Neurolingüística: alterações fonoarticulatórias. 2006. .

7.
FREITAS, M. S.. A Relação letra/fonema na aquisição da escrita:subsídios da Fonética e da Fonologia para a Alfabetização. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FREITAS, M. S.. fonética e fonologia do português. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FREITAS, M. S.. Fonética e fonologia do português brasileiro. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FREITAS, M. S.. Fonética e fonologia do português brasileiro. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FREITAS, M. S.. Fonologia do português brasileiro. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
FREITAS, M. S.. Introdução à Neurolinguística: aspectos fonético-fonológicos da afasia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
FREITAS, M. S.. PEC (projeto de Educação Continuada) Módulo I - Gramática - Aspectos Fundamentais de Língua Portuguesa. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
FREITAS, M. S.. Fonologia I. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
FREITAS, M. S.. LInguística para o curso de especialização lato sensu em Educação pré-escolar. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
FREITAS, M. S.; SILVA, A. P. ; MELLO, G. M. G. . Mesa Redonda sobre formação de professores. 2004 (Mesa Redonda) .

2.
FREITAS, M. S.. Minicurso: a relação letra/fonema na aquisição da escrita: subsídios da Fonética e da Fonologia para o alfabetizador. 2003 (MInicurso) .

3.
FREITAS, M. S.. Minicurso: Introdução à Neurolingüística: aspectos fonético-fonológicos da afasia. 2000 (Minicurso) .

4.
FREITAS, M. S.. Questões para a semiologia da linguagem em Neurolingüística. 2000 (Comunicação coordenada) .

5.
FREITAS, M. S.; MORATO, E. M. ; PINTO, R. N. . Mesa Redonda: Relação cérebro-linguagem: o objeto da Neurolingüística. 1999 (Mesa-Redonda) .

6.
FREITAS, M. S.; BORIN JR, D. . Mesa Redonda: Interdisciplinaridade - Ciências Humanas: Ensino, Pesquisa e Extensão. 1999 (Mesa-Redonda) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORATO, E. M.; KOCH, Ingedore Villaça; FREITAS, M. S.. Participação em banca de Rita de Cássia Silva. Formas e funções da repetição no contexto das afasias. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.; KOCH, Ingedore Villaça; MORATO, E. M.. Participação em banca de Rita de Cássia Silva. As Formas e as funções da repetição no contexto das afasias. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FREITAS, M. S.; Silveira; Dias. Participação em banca de Marcella D´Angela Alcaraz Ferreira. O Uso indeterminado do pronome você na fala de professorese e alunos universitários: uma abordagem sociolingüística. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
FREITAS, M. S.; Silveira; ZAGARI, M. R.. Participação em banca de Josiane de Castro Cândido. Os Mostrativos neutros em um ambiente formal: uma abordagem variacionista no eixo das sucessões e da simultaneidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
FREITAS, M. S.; Silveira; ZAGARI, M. R.. Participação em banca de renata Stoppato Gonçalves. O Uso de pronomes do caso reto como complementos verbais:uma visão sócio-variacionista. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
FREITAS, M. S.; ROCHA, L. C. A.; LEE, S. H.. Participação em banca de Raimundo Nonato Saraiva Frazão. Caracterização de Palavras Compostas em Língua Portuguesa. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
FREITAS, M. S.. Participação em banca de Elenir Fedosse. Da Relação linguagem e praxia: estudo neurolinguístico de um caso de afasia. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
MORATO, E. M.; SCARPA, E. M.; ALBANO, E. C.; CRUZ, R. C. F.; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Participação em banca de Janaísa Martins Viscardi. Repetições hesitativas em fala afásica e não-afásica. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MORATO, E. M.; SILVA, Anna Cristina Bentes; BERTI, L. C.; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; AGUIAR, M. A. M.. Participação em banca de Júlia da Silva Marinho. O prompting e suas funções linguístico-interacionais nas afasias. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MACEDO, Heloísa de Oliveira; MORATO, E. M.; FREITAS, M. S.. Participação em banca de Maria Francisca de Paula Soares. Reflexões sobre o índice de severidade nas disartrias:aplicação e uso. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
FREITAS, M. S.; MORATO, E. M.; SILVA, Anna Cristina Bentes; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; MAIA, Suzana Magalhães. Participação em banca de Mônica Cristina Gandolfo. A Classificação das afasias em questão:lugares de institucionalização e de questionamento. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
PINTO, R. N.; Souza, Elisabete A. P. de; Damasceno, Benito Pereira; SANTANA, A. P.; FREITAS, M. S.. Participação em banca de Sílvia Saraiva Pereira Lima. O Estatuto Neurolingüístico da perseveração na afasia. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FREITAS, M. S.; KROOK, M. I. P.; MAGALHAES, J. O.; REIS, C. A. C.; GAMA, A. C. C.. Participação em banca de Bernadette von Atzingen Santos Cardoso. Apraxia de Desenvolvimento: um estudo prosódico da fala de crianças de 10 anos. 2003. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
FREITAS, M. S.; MAGALHAES, J. O.; REIS, C. A. C.; SILVA, T. C.; MATZENAUER, C. L. B.. Participação em banca de Adriana Sílvia Marusso. Redução Vocálica: estudo de caso no português brasileiro e no inglês britânico. 2003. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
FREITAS, M. S.; MORATO, E. M.; COUDRY, M. I. H.; SCARPA, E. M.. Participação em banca de Rosana do Carmo Novaes Pinto. A Contribuição do Estudo Discursivo para uma Análise Crítica das Categorias Clínicas. 1999. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
MORATO, E. M.; SILVA, Anna Cristina Bentes; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Participação em banca de Júlia da Silva Marinho. O prompting e suas funções linguístico-interacionais nas afasias. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
Matte, Ana Cristina Fricke; BICALHO, D. G.; MEIRELES, A. R.; TONINI, A. M.; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Participação em banca de Adelma Lúcia Oliveira Silva Araújo. Análise, pelo viés fonético-fonológico, do letramento de um adulto: um estudo de caso. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; BERTUCCI, R.; SILVA, C. F.. Participação em banca de Cíntia Milene Fávaro Bochembuzio. Experiências de leitura no Ensino Fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp em Ensino de Língua Port e Literatura) - Universidade Aberta do Brasil.

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; FAGUNDES, E.; CANTARIN, M. M.. Participação em banca de Eliene Ferreira de Oliveira Sousa. Gêneros textuais: breve análise da produção de textos de alunos de sexto ano do Ensino Fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp em Ensino de Língua Port e Literatura) - Universidade Aberta do Brasil.

3.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; FAGUNDES, E. D.; SILVEIRA, A. P. P.. Participação em banca de Erika Pereira De Magalhães. A linguagem do jovem da periferia e suas implicações sociais A apropriação da língua como bem cultural. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp em Ensino de Língua Port e Literatura) - Universidade Aberta do Brasil.

4.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.; ARAUJO, A.; MARTINS, L.. Participação em banca de Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira. MOBILE LEARNING Uma proposta de aprimoramento do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de tecnologias digitais móveis. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; BECKER, M. R.. Participação em banca de Gisele Paixão de Oliveira.A Produção das Fricativas Alveolares do Inglês por Aprendizes Brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Catto, Camilo; Nascentes, Zama Caixeta; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Participação em banca de Karla Peterlini Ferreira e Marissol da Silva Alves.A comunicação através dos estímulos sensoriais e perceptivos do ser humano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, M. S.; COSCARELLI, C. V.; MARTINS, E. S.. Concurso público para provimento do cargo de professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
FREITAS, M. S.. concurso público de provas e títulos para seleção de professor substituto. 2003. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Seleção de Professor Substituto. 2002. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FREITAS, M. S.; Sardi. concurso público de provas e títulos para contratação de professor substituto. 2000. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
FREITAS, M. S.; Santos; Alkmin. concurso público de provas e títulos para seleção de professor substituto. 2000. Universidade Federal de Ouro Preto.

Avaliação de cursos
1.
FREITAS, M. S.. Curso de Letras Português/Ingleês. 2007. Faculdade Chafic.

Outras participações
1.
NISHIDA, G.; SILVEIRA, A. P. P.; THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Exame de Seleção para professor substituto. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Banca para seleção de tutores e alunos para o curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, na modalidade de EAD. 2014. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Comitê de Pesquisa da UFOP. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Banca de Exame de Seleção para o curso de Mestrado em Estudos da Linguagem. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; GALERY, M. C. V.; MENEZES, W. A.; FAVERSANI, F.. Comissão de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório do Professor Fábio César Montanheiro. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.; Burkowski; Faria, Eliane Lopes; e outros. Comissão Especial de Avaliação de desempenho em estágio probatório. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Elaboração de provas de língua portuguesa e redação do vestibular a distância da UFOP. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
FREITAS, M. S.. avaliação das provas de Língua Portuguesa e Redação do vestibular UFOP. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. coordenadora da banca de língua portuguesa e redação. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Comissão de Estágio Probatório do Prof. Evandro Marques Menezes. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
RODRIGUES JUNIOR, A. S.; ELIAS, Sérgio Raimundo; CERQUEIRA, Adriano Sérgio Lopes da Gama; FREITAS, M. S.. Estágio Probatório da professora Leina Cláudia Viana Jucá. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
FREITAS, M. S.. Coordenadora das equipes de correção das provas de Língua Portuguesa e Redação. 2004. Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
FREITAS, M. S.. Coordenação das equipes elaboradora e avaliadora das provas de Língua Portuguesa e Redação para o SEI. 2004. Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
FREITAS, M. S.. coordenação das equipes elaboradora e avaiadora das provas de Língua Portuguesa e Redação do vest. UFOP. 2003. Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
FREITAS, M. S.. Banca de Correção das Provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 2001. Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
FREITAS, M. S.. Banca de Correção de Redações do Vestibular Unicamp. 1994. Universidade Estadual de Campinas.

17.
FREITAS, M. S.. Banca de Correção de Redação do Vestibular Unicamp. 1992. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Seminário de Educação à Distância. 2017. (Seminário).

2.
II Workshop Internacional de Pragmática: A Construção Sócio-Cognitiva da Significação da.Proposta de Trabalho com Leitura no Ensino Fundamental - séries iniciais: uma análise dos sub-processos que compõem a leitura. 2014. (Outra).

3.
Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS)."Reflexões sobre o Papel da Escrita como Ferramenta diagnóstica e Reintegrativa de Sujeitos com Problemas Cognitivos e a Formação Linguística dos Profissionais da Área Para uma Legítima Inclusão". 2014. (Seminário).

4.
XIX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Descrição e Análise Acústica de dados de fala de um Sujeito que apresenta Aquisição Desviante. 2014. (Seminário).

5.
XIX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Descrição e análise qualitativa e longitudinal da evolução da escrita de um sujeito com apraxia de desenvolvimento. 2014. (Seminário).

6.
XIX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Descrição e análise qualitativa e longitudinal da evolução da escrita de um sujeito com apraxia de desenvolvimento - os estágios da escrita. 2014. (Seminário).

7.
Language and the law: bridging the gaps. A Fonética. 2013. (Congresso).

8.
XVIII Seminário de Teses em andamento.Debatedor da área de Linguística. 2012. (Seminário).

9.
V Evidosol / II Ciltec online. Desmistificando o uso de um software livre: o praat na sala de aula. 2009. (Congresso).

10.
I Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.Da Frase ao Discurso. 2004. (Encontro).

11.
31º Festival de Inverno da UFMG. 1999. (Outra).

12.
I Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL. 1996. (Encontro).

13.
II Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. 1995. (Congresso).

14.
12th International Congress on the Family. hostess. 1993. (Congresso).

15.
IX Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina. Produtividade e função do processo de formação de palavras no português falado. 1990. (Congresso).

16.
V Encontro de estudos do bilinguismo e variação linguística na região sul. 1986. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, M. S.. V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes promovido pelas IFES mineiras. 2001. (Congresso).

2.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.; BORIN JR, D. ; Souza Jr., José Luiz Fourreaux . VII Semana de Letras da UFOP. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Adelma Lúcia Oliveira Silva Araújo. Um Olhar, pela perspectiva linguística - viés fonológico - dos erros ortográficos presentes em um relato autobiográfico, manuscrito e digitado, por um adulto: um estudo de caso. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leni Alzira de Souza. Variação linguística na EJA: um estudo sobre o olhar dos professores. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp em Ensino de Língua Port e Literatura) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

2.
Mayara Lotto Nicola Libanori. A Contextualização da Gramática em Sala de Aula: Análise de livro didático. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp em Ensino de Língua Port e Literatura) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

3.
Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira. MOBILE LEARNING Uma proposta de aprimoramento do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de tecnologias digitais móveis. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

4.
Leni Alzira de Souza. VARIAÇÃO LINGUÍSITICANA EJA: UM ESTUDO SOBRE O OLHAR DAS PROFESSORAS DE SBC. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp em Ensino de Língua Port e Literatura) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

5.
Raquel Pereira. A Contribuição da Informática para a aprendizagem da matemática por alunos especiais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

6.
Rosemara da Silva. O Papel da mídia impressa no desenvolvimento da leitura e produção de textos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

7.
Wallison Costa Parreira. Comunicadores instantâneos: potencializando a comunicação e a aprendizagem. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

8.
Wendell Pereira de Castro. Desenho digital para o Ensino Médio. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

9.
Wellington Pereira de Castro. A Rádio escolar como ferramenta de fomento cultural e de democratização nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

10.
Cláudia Pessoa Xavier da Silveira. Alguns aspectos formais e conceituais da leitura: subsídios para a compreensão do texto. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

11.
Fabiana Lecheta. Contribuições do gênero crônica para o aprimoramento das estratégias de leitura. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

12.
Danúbia Ramos dos Santos Mozeléski. Defasagens de leitura no 6º ano: possibilidades de superação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

13.
Edson de Freitas Pinto. O Rádio na escola: possibilidades pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem na pós-modernidade. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

14.
Fábio de Souza Otoni. Revista na escola: utilizando mídias como forma de aprendizagem participativa do educando. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

15.
Cláudio José de Araújo. Mídia televisiva e impressa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

16.
Andréia Maria de Jesus Ferreira. Rádio: educação para o futuro. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

17.
Dafne Barbosa Cortex. Jornal impresso e pronunciado: a produção de texto com finalidade prática. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

18.
Fabiano Barros de Oliveira. O Uso do blog e do jogo pedagógico no ensino de História. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

19.
Cristiane das Graças Oliveira. Webquest: ferramentas virtuais para participação significativa e cooperativa de alunos do ensino fundamental na disciplina de ciências. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

20.
Oneile Maria de Andrade Oliveira. A Importância do laboratório de informática nas escolas públicas: uma análise da inserção da televisão e do computador. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

21.
Priscila Mendes Carneiro. Trabalhar a ferramenta interativa "blog" como estratégia pedagógica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

22.
Mariluce Cristina Soares. Proposta de intervenção no quotidiano escolar usando internet e mídias sociais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

23.
Ana Maria da Silva. Ana Maria da Silva. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

24.
Clemia Vieira de Paulo e Silva. Mídias integradas à Educação: relato de experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

25.
Edivânia Geralda de Araújo. Integração entre o lúdico e as midias: aprender brincando através da midiateca. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

26.
Vanusa Viana Nogueira. Gestão e uso criativo das midias em projetos educacionais: quebrando paradigmas e reconstruindo a prática pedagógica através de blogs. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

27.
Vilma Vieira de Paula Borges. Mídias na educação: internet e material impresso na sala de aula. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

28.
Kátia Simone de Castro Ferreira. Primeiras impressões sobre a realidade do uso da televisão e do computador no cotidiano de uma escola pública. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

29.
Landri Rodrigues Porto. Aqui tem Palmeiras, aqui tem Palmares, onde canta o quilombo, a vida e a liberdae: a valorização da cultura negra e o uso das TCi´s. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giseli Ferreira Barros. Indícios da construção da autoria: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

2.
Melina de Figueiredo Leite. Processos cognitivos: estratégias de ensino para o aprendizado da leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

3.
Priscilla Pereira Vieira da Costa Garcia. O papel de fatores etimológicos e morfo-fonológicos em uma aplicação não-padrão do princípio da harmonia vocálica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

4.
Joab de Oliveira. Distúrbios da fala: considerações sobre as disartrias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

5.
Rita de Cássia Silva. O Apagamento das semivogais [ey] e [ow] no dialeto de Ouro Preto e Mariana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

6.
Michael Pereira Arruda. A Alternância [õw]/[õ] no dialeto de Mariana e Ouro Preto - MG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

7.
Claudine Ivanoff de Almeida. Transtornos da linguagem: um estudo lingüístico das dislexias. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

8.
Ivonicléia Gonçalves Boroto. A Aquisição da Linguagem Escrita por Jovens e Adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

9.
Ângela Maria dos Reis. A Aquisição da linguagem por sujeitos surdos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

10.
Alexander Pereira Frade. Ortografia: uma questão a ser levada a sério. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

11.
Aline Danielle Santos Ramos. Os atos de referenciação através de fenômenos anafóricos: uma revisão dos processos de textualização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

12.
Clarisse de Fátima Pereira. Um Estudo semiológico de objetos ligados a alguns moradores de São Caetano no final do século XIX e início do século XX. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

Iniciação científica
1.
Adriana Neves. Descrição e análise qualitativa e longitudinal da evolução da escrita de um sujeito com apraxia de desenvolvimento ? os estágios de escrita. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

2.
Sueder Santos de Souza. Descrição e análise acústica de dados de fala de um sujeito que apresenta aquisição desviante. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

3.
Bárbara Brumatti Tasca. Descrição e análise qualitativa e longitudinal da evolução da escrita de um sujeito com apraxia de desenvolvimento ? a evolução. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

4.
Verônica Barçante. Em busca de uma caracterização da qualidade de voz no quadro da anartria pura ou desintegração fonética. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

5.
Beatriz Latini G. Neta. Estratégias Compensatórias na fala dos psitacídeos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

6.
Priscilla Pereira Vieira da Costa Garcia. Quando a exceção é a regra:fatores lingüísticos e sociolingüísticos envolvidos em uma aplicação não padrão da regra de harmonia vocálica. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

7.
Rita de Cássia Silva. O Apagamento das semivogais nos ditongos [ey] e [ow] no dialeto de Mariana e Ouro Preto - MG. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

8.
Michael Pereira Arruda. A alternância [õw]/[õ] na região de Mariana e Ouro Preto - MG. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

9.
Clarisse de Fátima Pereira. Um Estudo semiológico de objetos ligados a alguns moradores de São Caetano no final do século XIX e início do século XX. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

10.
Claudine Ivanoff de Almeida. Transtornos da linguagem: um estudo lingüístico das dislexias. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

11.
Adelma Araújo. Aspectos lingüísticos e sociolingüísticos do alçamento da vogal baixa pretônica em Mariana e Ouro Preto - MG. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

Orientações de outra natureza
1.
Larissa Matioski Brasil. Estágio de Língua Portuguesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

2.
Gerson Rocha Do Espirito Santo. Estágio em Língua Portuguesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

3.
Lóide Bizerra Lacerda. Estágio supervisionado - Letras - Português/Inglês. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

4.
Camille Chiquetti. Estágio Curricular em Língua Portuguesa I. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

5.
Thiago Boize. Estágio não obrigatório na área de Educação. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

6.
Marceli Mengarda. Relatorio de estágio supervisionado: Resenha e gêneros do domínio discursivo do cinema. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

7.
Yohana Diel Saheli. Relatorio de estágio supervisionado: Resenha e gêneros do domínio discursivo do cinema. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

8.
Fernanda Alves. Relatório de estágio supervisionado: Artigo de opinião: A copa do jeitinho. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

9.
Maísa Antunes. Relatório de estágio supervisionado: Artigo de opinião: A copa do jeitinho. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

10.
Keli Cristine de Jesus. relatório de estágio supervisionado: carta do leitor em gibi infantil. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

11.
Martha da Rocha Caires. orientação de estágio supervisionado: carta do leitor em gibi infantil. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

12.
Mayara Quadros. relatório de estágio supervisionado: carta do leitor: cuidado ou controle?. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

13.
Rayza Ferreira. relatório de estágio supervisionado: carta do leitor: cuidado ou controle?. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.

14.
Gabriela Munhoz Lacerda. Relatório de estágio supervisionado: Comentário de blog: uma ferramenta destinada a promover o gênero e a sequência tipológica. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Margareth de Souza Freitas Thomopoulos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas2014THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. 'Reflexões sobre o Papel da Escrita como Ferramenta diagnóstica e Reintegrativa de Sujeitos com Problemas Cognitivos e a Formação Linguística dos Profissionais da Área Para uma Legítima Inclusão'. Texto Livre, v. 7, p. 174-180, 2014.


Livros e capítulos
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; CORTEZ, D. B. ; ARAUJO, A. . Jornal Impresso e Pronunciado: a Produção de Textos com Finalidade Prática. In: TONINI, Adriana Maria; SILVA, Washington L. V.. (Org.). Mídias na Educação e Práticas Educativas. 1ªed.Ouro Preto - MG: Editora da UFOP, 2016, v. , p. 110-126.


Apresentações de Trabalho
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; MACEDO, H. . XVIII Seminário de Teses em Andamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Reflexões sobre o Papel da Escrita como Ferramenta diagnóstica e Reintegrativa de Sujeitos com Problemas Cognitivos e a Formação Linguística dos Profissionais da Área Para uma Legítima Inclusão conferencista:. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. Implicações da Fonética e da Fonologia no processo de alfabetização. 2013. .

2.
FREITAS-THOMOPOULOS, M. S.. Curso Específico em Língua Portuguesa para professores do PDE. 2014. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; RICHERT, L. C. ; LINDSTRON, J. A. ; POLCHLOPEK, S. A. ; CARNEIRO, D. O. ; DRESCH, A. A. G. ; MALAKOSKI, J. ; GOMES, M. L. C. . Fonética. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; NUNES, P. ; BERTUCCI, R. ; ROHLING, N. ; REMENCHE, M. L. ; RETORTA, M. S. . Neurolinguística. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas; LINARDI, F. . Por que há tanta diferença de sotaques no Brasil?. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Publicações no Prelo:

Livro intitulado ?Um Estudo acústico do alçamento da vogal baixa em contexto pretônico: ampliando o escopo da redução vocálica no português brasileiro?, em parceria com Adelma Araújo e Anna Cristina Fricke Matte (UFMG). Sairá pela Editora da UFOP.


" MOBILE LEARNING: Uma proposta de aprimoramento do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de tecnologias digitais móveis." Capítulo de Livro sobre Gestão Escolar, a ser publicado pela Editora do CEAD/UFOP. Em parceria com Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira e Adelma Araújo.

" Uma luz sobre processos fonológicos presentes na escrita autobiográfica de um aluno-aprendiz de EJA: semivocalização de /l/, harmonia vocálica e epêntese vocálica". Artigo em parceria com Adelma Araújo e Ana Cristina Fricke Matte.

"Hipóteses construídas por uma aluna de EJA durante o processo de aquisição da escrita de sons nasais e nasalizados." Artigo em parceria com Adelma Araújo e Ana Cristina Fricke Matte.



DISCIPINAS MINISTRADAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

Fonologia - Mestrado em Letras/ UFPR
Introdução à Neurolinguística - Mestrado em Linguística/ UFMG
Teorias de Leitura - Mestrado em Letras/UFOP
Questões Linguística e Sociocognitivas no aprendizado da leitura - Especialização em LP/UTFPR - EAD
O Espaço da variação linguística no ensino de língua - Especialização em LP/UTFPR - EAD

DISCIPLINAS MINISTRADAS NA GRADUAÇÃO ? EAD
Prática de Leitura e Produção de Texto Acadêmico
Ensino e Aprendizagem de Linguagem I e II
Comunicação e Expressão
Prática de Leitura e Produção de Texto

DISCIPLINAS MINISTRADAS NA GRADUAÇÃO PRESENCIAL

UTFPR
Comunicação Oral e Escrita
Morfofonologia
Comunicação e Linguística
Sintaxe
Linguística Geral
Comunicação Linguística
Alfabetização e Linguística
Introdução à Linguística Textual
Estudos de Linguística Textual
Linguística Aplicada



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