Glaís Sales Cordeiro

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  • Última atualização do currículo em 06/07/2012


Glaís Sales Cordeiro é professora de didática do francês na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra desde 2002. É membro do grupo GRAFE (Groupe de Recherche pour l'Analyse du Français Enseigné). Foi assistente de Bernard Schneuwly, de Joaquim Dolz e de Uli Frauenfelder durante seu pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Obteve o título de doutora em lingüística aplicada na PUC-SP sob a orientação de Roxane Rojo e Jean-Paul Bronckart em 1998. Antes de ensinar na Universidade de Genebra, trabalhou como fonoaudióloga em São Paulo e foi professora na Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP durante dez anos. Também realizou seu mestrado nesta mesma Universidade, obtendo o título de mestre em Distúrbios da Comunicação em 1992. De 1990 a 2000, foi professora no curso de Pós-Graduação lato-sensu em Psicopedagogia da UNIMARCO, tendo também dispensado vários cursos de formação continuada a professores no Estado de São Paulo. Suas pesquisas abordam, notadamente, questões ligadas ao ensino da linguagem oral e escrita em contexto escolar e pré-escolar, assim como os processos de aquisição da linguagem pela criança nestes contextos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Glaís Sales Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
CORDEIRO, G. S.

Endereço


Endereço Profissional
University of Genève, Faculté de Psychologie Et Des Sciences de L'éducation, Section Des Sciences de L'éducation.
40, bd du Pont-d'Arve
1211 - Genève, - Suiça
Telefone: (41) 223790672
URL da Homepage: http://www.unige.ch


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Da Ação à Linguagem na Interação Criança-Criança: um processo de construção, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo Jean-Paul Bronckart.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: ação; atividade; construção da linguagem; interacionismo sócio-discursivo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1985 - 1992
Mestrado em Fonoaudiologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Dimensão da Técnica na Clínica Fonoaudiológica: um estudo preliminar,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Suzana Magalhães Maia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: clínica fonoaudiológica; técnica; deglutição atípica; atraso de linguagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1983 - 1983
Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Clínica.
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ano de finalização: 1983.
1980 - 1983
Graduação em Fonoaudiologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1977 - 1979
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Visconde de Porto Seguro.
1968 - 1977
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Visconde de Porto Seguro.


Pós-doutorado


2000 - 2002
Pós-Doutorado.
University of Genève, UNIGE, Suiça.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Formação Complementar


1999 - 1999
Extensão universitária em Droit et Législation dans l'exercice clinique en l. (Carga horária: 20h).
University of Genève, UNIGE, Suiça.
1999 - 1999
Extensão universitária em Perspectives d'intervention psycho pédagogique et. (Carga horária: 20h).
University of Genève, UNIGE, Suiça.
1991 - 1991
Extensão universitária em Alfabetização Oficina Prática de Pré e 1o Grau. (Carga horária: 16h).
Centro de Estudos da Escola Fênix.
1990 - 1990
Extensão universitária em O Movimento e a Dança Como Formas de Comunicação. (Carga horária: 39h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1990 - 1990
Creche Espaço de Educação Infantil. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos e Informações Crecheplan.
1989 - 1989
O Homem Social e Biológico Contribuições da Psicol. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Psicopedagogia.
1987 - 1987
Extensão universitária em Instrumentos Teóricos e Práticos do Professor na P. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos da Escola da Vila.
1985 - 1985
Extensão universitária em Aprendizado Básico da Língua de Sinais em Portuguê. (Carga horária: 24h).
Divisão de Ensino e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação.
1984 - 1984
Atuação Fonoaudiológica na Escola. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos Fonoaudiológicos da Escola Paulista de Medecina.
1983 - 1983
Afasia. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos Fonoaudiológicos da Escola Paulista de Medecina.
1981 - 1981
Fonoaudiologia Em Odontologia. (Carga horária: 4h).
Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 3

Atividades

4/2003 - 4/2003
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
A reconstrução de objetos no ensino de línguas. Princípios teóricos e metodológicos para a análise do trabalho do professor em sala de aula.

Colégio Marista de Londrina, CML, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 4

Atividades

4/2003 - 4/2003
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
É possível ensinar a língua oral na escola? Uma proposta para o ensino de gêneros orais formais públicos.

University of Genève, UNIGE, Suiça.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: encarregado de ensino, Carga horária: 20
Outras informações
suplências repetidas todos os anos (dedicação exclusiva)

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assistente, Carga horária: 40

Atividades

11/2002 - Atual
Ensino, Sciences de L'éducation, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didactique du français
stages en responsabilité
Enseignement de loral a lecole enfantine
Analyse de pratique
3/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculté de Psychologie Et Des Sciences de L'éducation, Section Des Sciences de L'éducation.

Linhas de pesquisa
Didática de línguas

Assciação de Pais e Amigos de Auxílio Ao Excepcional de Fartura, APAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 30

Atividades

8/2000 - 8/2000
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Ensino-aprendizagem da linguagem oral e excrita a partir de gêneros textuais.

Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 2

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 3

Atividades

4/2003 - 4/2003
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Os gêneros textuais formais e seu ensino.
9/2001 - 9/2001
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
O trabalho com gêneros de textos e seqüências didáticas na escola.
9/2001 - 9/2001
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Ensinar gêneros textuais orais através de seqüências didáticas: fundamentos teóricos e práticos.
8/2000 - 8/2000
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Gêneros textuais e seqüências didáticas na escola.
9/1999 - 9/1999
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Interacionismo sócio-discursivo: atividade de linguagem, gêneros textuais e tipos discursivos.

Associação Brasileira de Educação e Cultura, ABEC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 8

Atividades

8/1999 - 8/1999
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Gêneros textuais: seqüências didáticas.

Colégio Marista Arquidiocesano, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 2

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 10

Atividades

8/2000 - 8/2000
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Analisando seqüências didáticas na educação infantil e no ensino fundamental.
9/1999 - 9/1999
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Como e porque ensinar o oral na escola: trabalhando com o texto expositivo.
8/1999 - 8/1999
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
A progressão curricular e o ensino-aprendizagem dos gêneros textuais.
10/1998 - 11/1998
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Gêneros textuais: um objeto de ensino-aprendizagem da linguagem oral e escrita.

Nennette Eventos, NENNETTE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 6

Atividades

11/1998 - 11/1998
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Gêneros e tipos de discurso.

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 20

Atividades

7/1995 - 7/1995
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Fonoaudiologia e Desenvolvimento Escolar.

Associação de Pais e Amigos de Auxílio Ao Excepcional, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 15

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 12

Atividades

8/1999 - 8/1999
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Gêneros textuais: um objeto de ensino-aprendizagem da linguagem oral e escrita.
2/1996 - 2/1996
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Interação criança-criança em sala de aula e a construção da linguagem oral e escrita.
9/1995 - 9/1995
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Interação criança-criança e a construção da lingugagem.

Sindicato de Ensino do Estado de São Paulo, SIESP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 2

Atividades

11/1995 - 11/1995
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Interação criança-criança e a construção da linguagem.

Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor mestre, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 0

Atividades

9/1992 - 12/2002
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Dimensão da Linguagem no Desenvolvimento Humano
3/1990 - 8/1992
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos Neuro-psicológicos da Aprendizagem e da Linguagem

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: assistente-mestre, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1987 - 1992
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: auxiliar de ensino, Carga horária: 30

Atividades

4/2003 - 4/2003
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
Analisando práticas de linguagem para construir conhecimentos lingüísticos sobre o oral. Uma situação de ensino-aprendizagem de um gênero de texto oral formal.
4/2003 - 4/2003
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
TRANSANA. Um software para transcrição e análise de dados digitalizados (audio e video) coletados em sala de aula.
9/2001 - 9/2001
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
Uma metodologia para analisar o trabalho do professor.
9/2001 - 9/2001
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
Tarefa proposta pelo professor e tarefa executada pelos alunos: como analisar e compreender as transformações ocorridas?.
9/2001 - 9/2001
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação.

Atividade de extensão realizada
Gêneros de textos orais e escritos: uma contribuição para a Fonoaudiologia?.
9/2001 - 9/2001
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação.

Atividade de extensão realizada
A cosntrução e a reconstrução de um objeto de conhecimento nas interações de alunos em sala de aula de língua materna.
8/2000 - 8/2000
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
conferência A transposição didática em sala de aula: interação professor-aluno, aluno-aluno.
9/1999 - 9/1999
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
conferência O texto expositivo escrito no ensino interdisciplinar de língua materna e geografia.
8/1999 - 8/1999
Extensão universitária , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
conferência Como e porque construir uma seqüência didática para o ensino do texto expositivo oral: um texto para aprender.
3/1990 - 12/1995
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interação Criança-Criança e Construção da Linguagem na Instituição-Creche
3/1987 - 12/1995
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia Clínica I
Fonoaudiologia Clínica II
Fonoaudiologia Clínica III
Fonoaudiologia Clínica IV
3/1989 - 12/1990
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Distúrbios do Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita

Jardim Escola Reino Encantado, JERE, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: fonoaudiólogo escolar, Carga horária: 4

Atividades

3/1987 - 7/1987
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
assessoria especializada.

Escola de Educação Infantil Vovó Carol, EEIVC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: fonoaudiólogo, Carga horária: 4

Atividades

10/1987 - 12/1987
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
assessoria especializada.

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor formador, Carga horária: 0

Atividades

2/1985 - 12/1987
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Projeto de formação de professores "Antecipação da Escolaridade"

Consultório Fonoaudiológico, CF, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

1/1984 - 12/1995
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
atendimento fonoaudiológico.


Linhas de pesquisa


1.
Didática de línguas


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Contraponto
2010 - Atual
Periódico: Lettrure


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Catalão
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Galego
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDEIRO, G. S.2005CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de ; MATTOS, Vanda Lúcia Prado . Trabalhando com seqüências didáticas: uma proposta de ensino e de análise de narrativas de aventuras de viagens. Calidoscópio (UNISINOS), São Leopoldo, v. 2, 2005.

2.
CORDEIRO, G. S.2004CORDEIRO, G. S. . L'entrée dans l'écrit. Conceptions et pratiques de six enseignantes néo-titulaires. La Lettre de L'airdf, Namur, v. 34, n.1, p. 28-33, 2004.

3.
CORDEIRO, G. S.2000CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de ; MATTOS, Vanda Lúcia Prado . Ecrire un récit d'aventures de voyages en 3ème primaire à l'école et à la clinique logopédique. Tranel Travaux Neuchâtelois de Linguistique, Neuchâtel, v. 33, p. 183-197, 2000.

4.
CORDEIRO, G. S.1999 CORDEIRO, G. S. . Les interactions bébé-bébé à la lumière de l'interactionisme socio-discursif. Cahiers de La Section Des Sciences de L'education, Genebra, v. 91, p. 01-55, 1999.

5.
CORDEIRO, G. S.1998 CORDEIRO, G. S. . De Piaget a Vygostky com escala em Wallon. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 10, n.1, p. 21-38, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROJO, Roxane (Org.) ; CORDEIRO, G. S. (Org.) . Gêneros orais e escritos na escola. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2004. v. 1. 278p .

Capítulos de livros publicados
1.
CORDEIRO, G. S. ; SIWI, A. P. ; MANO, B. R. ; ALMEIDA, C. A. L. . A Importância da Interação de Crianças em Idade Pré-escolar para a Construção da Linguagem. In: Irene Queiroz Marchesan; Clélia Bolaffi; Ivone C. Dias Gomes; Jaime Luiz Zorzi. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia. 1ed.São Paulo: Lovise, 1995, v. II, p. 229-234.

2.
CORDEIRO, G. S. ; PINI, A. B. ; SAUER, A. ; ROCHA, M. C. G. ; BIANCHI, R. O. . Estudo da Atividade Dialógica na Díade Criança-Criança durante a Brincadeira. In: Irene Queiroz Marchesan; Clélia Bolaffi; Ivone C. Dias Gomes; Jaime Luiz Zorzi. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia. 1ed.São Paulo: Lovise, 1995, v. II, p. 241-253.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORDEIRO, G. S. . A Dimensão da Técnica na Clínica Fonoaudiológica. Jornal do CRFA - 2a região, São Paulo, , v. 30.

2.
CORDEIRO, G. S. . Seu filho fala corretamente?. Ligação SABESP, São Paulo, , v. 192.

3.
CORDEIRO, G. S. . O difícil caminho do aprendizado. Mãe, São Paulo, , v. 21.

4.
CORDEIRO, G. S. . Analisando práticas de linguagem para construir conhecimentos lingüísticos sobre o oral. Uma situação de ensino/aprendizagem de um gênero textual oral formal.. LAEL Newsletter, 2, 10, LAEL - PUC-SP.

5.
CORDEIRO, G. S. . TRANSANA. Um software para transcrição e análise de dados digitalizados (áudio e vídeo) coletados em sala de aula.. LAEL Newsletter, 2, 11, LAEL - PUC-SP.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, G. S. ; SCHNEUWLY, Bernard ; JACQUIN, Marianne . Le synopsis: un outil méthodologique de base pour la description et la compréhension des pratiques enseignantes en classe de français. In: 5ème Colloque International Recherche(s) et Formation, 2005, Nantes. Former des enseignants-professionnels, savoirs & compétences. Nantes: IUFM des Pays de la Loire, 2005. p. 1-9.

2.
CORDEIRO, G. S. ; SCHNEUWLY, Bernard . La mise en activité de deux objets d'enseignement en classe de français: le texte d'opinion et la subordonnée relative. In: 9ème Colloque de l'Association Internationale pour la Recherche en Didactique du Français (AIRDF), 2004, Québec. Actes du 9ème Colloque de l'Association Internationale pour la Recherche en Didactique du Français (AIRDF), 2004.

3.
CORDEIRO, G. S. ; COTTIER, Marcel . Statut et rôles de la prescription dans l'enseignement du français au secondaire. In: 9ème Colloque de l'Association Internationale pour la Recherche en Didactique du Français (AIRDF), 2004, Québec. Actes du 9ème Colloque de l'Association Internationale pour la Recherche en Didactique du Français (AIRDF), 2004.

4.
SCHNEUWLY, Bernard ; CORDEIRO, G. S. . What object is taught in the classroom? Beginning and concluding teaching sequences on argumentative texts. In: 9th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing 2004, 2004, Genebra. Proceedings: 9th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing 2004, 2004.

5.
DOLZ, Joaquim ; CORDEIRO, G. S. ; DEGOUMOIS, N. . Enseigner l'exposé oral: redéfinition de la tâche de l'enseignant par les élèves. In: 8ème Colloque international de la DFLM Les tâches et leurs entours en classe de français, 2002, Neuchâtel. Actes du 8ème Colloque international de la DFLM Les tâches et leurs entours en classe de français, 2001.

6.
CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de ; MATTOS, Vanda Lúcia Prado . Ecrire des récits d'aventures de voyages en 3ème primaire. In: Colloque Didactique des langues romanes: le développement de compétences chez l'apprenant, 2001, Louvain-la-Neuve. Didactique des langues romanes: le développement de compétences chez l'apprenant. Actes du Colloque de Louvain-la-Neuve. Bruxelas: DeBoeck Duculot, 2000. p. 293-302.

7.
CORDEIRO, G. S. . Ação e linguagem em episódios interativos: uma perspectiva teórico-metodológica para o estudo da interação criança-criança. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural, 2001, Campinas. Anais da III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural, 2000.

8.
CORDEIRO, G. S. ; MILLAR, V. C. . Enseignement/apprentissage interdisciplinaire et production de textes expositifs. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural, 2001, Campinas. Anais da III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural, 2000.

9.
CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de ; MATTOS, Vanda Lúcia Prado . Escrevendo narrativas de aventuras de viagens na terceira série primária. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural, 2001, Campinas. Anais da III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural, 2000.

10.
CORDEIRO, G. S. . La construction et la reconstruction de l'objet enseigné dans les interactions entre élèves. In: Colloque Constructivismes: Usages et Perspectives en Education, 2001, Genebra. Actes du Colloque Constructivismes: Usages et Perspectives en Education. Genebra: Service de la recherche en éducation (SRED), 2000. v. II. p. 302-310.

11.
CORDEIRO, G. S. . Les interactions enfant-enfant en crèche: action, langage et éducation. In: Congrès 2000 de la société suisse pour la recherche en éducation (SSRE), 2001, Genebra. Actes du Congrès 2000 de la société suisse pour la recherche en éducation (SSRE), 2000.

12.
HALLER, S. ; CORDEIRO, G. S. . D'un objet à enseigner à un objet (effectivement) enseigné: et si reformuler c'était expliquer (un mot difficile)?. In: Congrès 2000 de la société suisse pour la recherche en éducation (SSRE), 2001, Genebra. Actes du Congrès 2000 de la société suisse pour la recherche en éducation (SSRE), 2000.

13.
CORDEIRO, G. S. . Atividade Dialógica entre Bebês. In: V Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA), 1996, São Paulo. Intercâmbio, 1994. v. V. p. 215-220.

14.
CORDEIRO, G. S. ; PINI, A. B. ; SAUER, A. ; ROCHA, M. C. G. ; BIANCHI, R. O. . Estudo da Atividade Dialógica na Díade Criança-criança durante a Brincadeira. In: V Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA), 1996, São Paulo. Intercâmbio, 1994. v. 5. p. 179-192.

15.
CORDEIRO, G. S. ; SIWI, A. P. ; MANO, B. R. ; ALMEIDA, C. A. L. . A Importância da Interação de bebês de 9 a 20 meses para a Construção da Linguagem. In: III Semana de Fonoaudiologia de Lorena, 1993, Lorena. Anais da III Semana de Fonoaudiologia de Lorena, 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de . O ISD: como trabalhar com as seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens. In: XIV Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA), 2004, São Paulo. Anais do XIV Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA), 2004.

2.
CORDEIRO, G. S. . Ensino de língua materna em sala de aula. Análise do trabalho do professor com gramática e produção escrita. In: XIII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA), 2003, São Paulo. Anais do XIII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA), 2003.

3.
CORDEIRO, G. S. . Do Objeto de Ensino ao Objeto Ensinado. Bases Metodológicas para a Análise do Trabalho do Professor. In: XIII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA), 2003, São Paulo. Anais do XIII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA). São Paulo: PUC-SP, 2003.

4.
CORDEIRO, G. S. ; SCHNEUWLY, Bernard . Language teaching. Analysing the teacher's classroom work on grammar and writing. In: 4th IAIMTE International Conference, 2003, Lisboa. The role of literature in mother tongue education. 4th IAIMTE International Conference. Lisboa: Associação dos Professores de Português, 2003.

5.
CORDEIRO, G. S. . Peer interaction and collaboration at school: construction and reconstruction of a linguistic object. In: Fifth Congress of the International Society for Cultural Research and Activity Theory, 2002, Amsterdam. Dealing with Diversity. Fifth Congress of the International Society for Cultural Research and Activity Theory. Amsterdam: Vrije Universiteit Amsterdam, 2002. p. 308-308.

6.
DOLZ, Joaquim ; CORDEIRO, G. S. . L'exposé oral: analyse des représentations et des pratiques des enseignants. In: Journées d'études scientifiques. L'oral et l'écrit réflexifs. Parler pour penser, apprendre et se construire., 1999, Perpignan. Actes des Journées d'études scientifiques. L'oral et l'écrit réflexifs. Parler pour penser, apprendre et se construire., 1999.

7.
CORDEIRO, G. S. . From Action to Language in Child-child Interaction. In: VIIIth International Congress for the Study of Child Language, 1999, San Sebastian. VIIIth International Congress for the Study of Child Language, 1999. p. 189-190.

8.
CORDEIRO, G. S. . Interações de Bebês de 9 a 20 meses em Creche e sua Importância para a Construção da Linguagem. In: Jornada de Fonoaudiologia França/Brasil, 1997, São Paulo. Anais da Jornada de Fonoaudiologia França/Brasil, 1997.

9.
CORDEIRO, G. S. . Interactions of 9 to 20 months old babies attending a public creche and their importance for language construction. In: IInd Conference for Socio-Cultural Research Vygotsky-Piaget, 1996, Genebra. IInd Conference for Socio-Cultural Research Vygotsky-Piaget, 1996. p. 37-37.

10.
CORDEIRO, G. S. . Jogos de Linguagem entre Bebês de 9 a 20 meses em Creche. In: Programa Creche Linguagem sob a Troca de Olhar entre a Educação e a Saúde, 1995, São Paulo. Anais do Programa Creche Linguagem sob a Troca de Olhar entre a Educação e a Saúde, 1995.

11.
CORDEIRO, G. S. . Jogos de Linguagem entre Bebês de 10 meses. In: V Simpósio de Lingüística Aplicada (SIMPLA), 1994, Rio de Janeiro. Anais do V Simpósio de Lingüística Aplicada (SIMPLA), 1994.

12.
CORDEIRO, G. S. ; GODOY, R. C. . Linguagem e Aprendizagem na Instituição Pré-escolar. In: VIII Encontro Nacional de Fonoaudiologia, 1993, Santos, 1993.

13.
CORDEIRO, G. S. ; BENITO, A. ; SIWI, A. P. ; MANO, B. ; ALMEIDA, C. ; MARTINEZ, C. ; BENEZ, F. ; DOMENE, G. ; GEBARA, L. ; OLIVEIRA, M. A. ; PEREIRA, M. I. ; SOUZA, P. ; GIORGI, S. . A Importância da Interação Criança-Criança para a Aquisição da Linguagem. In: VIII Encontro Nacional de Fonoaudiologia, 1993, Santos. Anais do VIII Encontro Nacional de Fonoaudiologia, 1993. p. 61.

14.
CORDEIRO, G. S. ; CARVALHO, A. M. P. T. ; CRUZ, C. L. B. ; STAMM, D. ; MASINI, M. L. . A Comunicação Pré-verbal em Contextos Diádicos. In: I Encontro Nacional de Fonoaudiologia, 1982, São Paulo. Anais do I Encontro Nacional de Fonoaudiologia, 1982.

Outras produções bibliográficas
1.
CORDEIRO, G. S. . Apprendre l'orthographe en produisant des textes. Fribourg: Editions Universitaires de Fribourg, 2002 (resenha).

2.
CORDEIRO, G. S. . Os gêneros escolares. Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. São Paulo: ANPED, 1999. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORDEIRO, G. S. . Writing 2004. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; CORDEIRO, G. S.. Participação em banca de Sandrine Aeby. Des textes à lire aux interactions didactiques. Observations de pratiques d'enseignement de la lecture/ littérature en 8e année. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Genebra.

2.
CORDEIRO, G. S.; CUNHA, M. C.; FREIRE, R.. Participação em banca de Cláudia Angélica Leme de Almeida Morais. Estudo dos Efeitos Lingüístico-discursivos na Interação Criança-criança: suas implicações na Fonoaudiologia. 2001. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CORDEIRO, G. S.; ROJO, R. H. R.. Participação em banca de Paulo Eduardo Mendes Silva. O Ensino da Linguagem Oral no Brasil: material e práticas. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORDEIRO, G. S.; THÉVENAZ, T.; DOLZ, Joaquim. Participação em banca de Jessica Claude; Caroline Dombre.La dictée à l'adulte: pratiques d'enseignants. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sciences de L'éducation) - University of Genève.

2.
CORDEIRO, G. S.; THÉVENAZ, T.; AEBY, S.. Participação em banca de Coralie Huguenin.Analyse de pratiques d'enseignement de la lecture en première primaire à Genève. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sciences de L'éducation) - University of Genève.

3.
CORDEIRO, G. S.; THÉVENAZ, T.; DOLZ, Joaquim. Participação em banca de Catiana Duss; Danika Duss.L'exposé oral en 4ème primaire. Analyse des capacités des élèves en fonction d'un enseignement libre. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sciences de L'éducation) - University of Genève.

4.
CORDEIRO, G. S.; DOLZ, Joaquim; ROBERT, M. S.. Participação em banca de Philippe Couttaz.Apprentissage intégré vs apprentissage décroché. Analyse comparative de deux approches de la conjugaison verbale en 6ème primaire. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sciences de L'éducation) - University of Genève.

5.
CORDEIRO, G. S.; WECK, G.; FRAUENFELDER, U. H.. Participação em banca de Marusca Maini.Etude des troubles pragmatiques et discursifs dans le développement du langage: le cas de Federico. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logopédie) - University of Genève.

6.
CORDEIRO, G. S.; WECK, G.; FRAUENFELDER, U. H.. Participação em banca de Sarah Reichen.La production de textes par des enfants. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logopédie) - University of Genève.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA). Cultura da escrita, letramento e gêneros discursivos. 2003. (Congresso).

2.
XIII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Do objeto de ensino ao objeto ensinado. Bases metodológicas para a análise do trabalho do professor. 2003. (Congresso).

3.
XIII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aolicada. Ensino de língua materna em sala de aula. Análise do trabalho do professor com gramática e produção escrita. 2003. (Congresso).

4.
8ème Colloque international de la DFLM. Les tâches et leurs entours en classe de français. Enseigner l'exposé oral: redéfinition de la tâche de l'enseignant par les élèves. 2001. (Congresso).

5.
III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Ação e linguagem em episódios interativos: uma perspectiva teórico-metodológica para o estudo da interação criança-criança. 2000. (Congresso).

6.
Congrès 2000 de la société suisse pour la recherche en éducation (SSRE). D'un objet à enseigner à un objet (effectivement) enseigné: et si reformuler c'était expliquer (un mot difficile)?. 2000. (Congresso).

7.
Colloque Didactique des langues romanes: le développement de compétences chez l'apprenant. Ecrire des récits d'aventures de voyages en 3ème primaire. 2000. (Congresso).

8.
III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Enseignement/apprentissage interdisciplinaire et production de textes expositifs. 2000. (Congresso).

9.
III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Escrevendo narrativas de aventuras de viagens na terceira série primária. 2000. (Congresso).

10.
Colloque Constructivismes: Usages et Perspectives en Education. La construction et la reconstruction de l'objet enseigné dans les interactions entre élèves. 2000. (Congresso).

11.
Congrès 2000 de la société suisse pour la recherche en éducation (SSRE). Les interactions enfant-enfant en crèche: action, langage et éducation. 2000. (Congresso).

12.
VIIIth International Congress for the Study of Child Language. From Action to Language in child-child Interaction. 1999. (Congresso).

13.
Journées d'études scientifiques. L'oral et l'écrit réflexifs. Parler pour penser, apprendre et se construire.L'exposé oral: analyse des représentations et des pratiques des enseignants. 1999. (Encontro).

14.
Jornada de Fonoaudiologia França/Brasil.Interações de Bebês de 9 a20 meses em Creche e sua Importância para a Construção da Linguagem. 1997. (Encontro).

15.
IInd Conference for Socio-cultural Research. Interactions of 9 to 20 months old babies attending a public creche and their importance for language construction. 1996. (Congresso).

16.
Programa Creche. Linguagem sob a Troca de Olhar entre a Educação e a Saúde.Jogos de Linguagem entre Bebês de 9 a 20 meses em Creche. 1995. (Encontro).

17.
VII Encontro de Estudantes de Fonoaudiologia.Mesa Redonda: Criança e Desenvolvimento da Linguagem. 1995. (Encontro).

18.
V Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA).Atividade Dialógica entre Bebês. 1994. (Encontro).

19.
V Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (INPLA).Estudo da Atividade Dialógica na Díade Criança-criança durante a Brincadeira. 1994. (Encontro).

20.
V Simpósio de Lingüística Aplicada (SIMPLA).Jogos de Linguagem entre Bebês de 10 meses. 1994. (Encontro).

21.
III Jornada de Fonoaudiologia.Distúrbio de Leitura e Escrita. 1994. (Encontro).

22.
III Semana de Fonoaudiologia de Lorena.A Importância da Interação de bebês de 9 a 20 meses para a Construção da Linguagem. 1993. (Encontro).

23.
VIII Encontro Nacional de Fonoaudiologia.A Importância da Interação Criança-criança para a Aquisição da Linguagem. 1993. (Encontro).

24.
VIII Encontro de Fonoaudiologia.Linguagem e Aprendizagem na Instituição Pré-escolar. 1993. (Encontro).

25.
I Encontro Nacional de Fonoaudiologia.A Comunicação Pré-verbal em Contextos Diádicos. 1982. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALLAL, L. ; SCHNEUWLY, Bernard ; BALSLEV, K. ; CORDEIRO, G. S. ; DOLZ, Joaquim ; FORGET, A. ; HOEFFLIN, G. ; MARTINET, C. ; RONVEAUX, C. ; SAADA, M. . 9th Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emanuela Sanna e Laura Bartolomeo. Décloisonnement culturel: Lire et écrire ici et ailleurs, à Genève et à Bologne.. Início: 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Educação (menção ensino)) - Universidade de Genebra. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Maria Lygia de Camargo Barros. A Criança como Autora de Textos: a sócio-construção do estilo no contexto escolar. Início: 2002. Orientação de outra natureza. Universidade de Genebra. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eni da Silva Monteiro. A Linguagem e a Atuação do Professor de 5a série. 1992. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade São Marcos. Orientador: Glaís Sales Cordeiro.

2.
Évila Inse Cristofoli. Alfabetização e suas Implicações Sociais. 1992. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade São Marcos. Orientador: Glaís Sales Cordeiro.

3.
Rosely Cocchi Godoy. Como é percebida a linguagem na escola. 1992. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade São Marcos. Orientador: Glaís Sales Cordeiro.

4.
Marisa Sakaloski Fracaroli. Estudo das Produções Gráficas de Crianças de Quarta Série do Primeiro Grau. 1992. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade São Marcos. Orientador: Glaís Sales Cordeiro.

5.
Anahy Gavranic Rodrigues. O Papel do Psicopedagogo frente às Dificuldades de Entendimento no Discurso Oral entre Professor e Aluno. 1992. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade São Marcos. Orientador: Glaís Sales Cordeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Floriane Burri. Les fables de La Fontaine comme outil d'enseignement de la classe de français. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sciences de L'éducation) - University of Genève. Orientador: Glaís Sales Cordeiro.

2.
Valentina Chiesa Millar. Un texte documentaire sur un sujet de géographie. Impact d'une séquence didactique sur les productions écrites d'élèves d'une classe de cinquième primaire. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sciences de L'éducation) - University of Genève. Orientador: Glaís Sales Cordeiro.




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