Fátima Lúcia Soares Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0107233256308985
  • Última atualização do currículo em 13/03/2016


Mestra em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes campos: ensino de língua portuguesa e educação infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fátima Lúcia Soares Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, F. L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação.
Universidade Federal de Pernambuco
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268326
URL da Homepage: www.ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2000 interrompida
Doutorado interrompido em 2003 em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O uso da calculadora nas séries iniciais,
Orientador: Antonio Roazzi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Ano de interrupção: 2003
Palavras-chave: Calculadora; Ensino de matemática.
Grande área: Ciências Humanas
1990 - 1994
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Mestrado,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Antonio Roazzi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1983 - 1988
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2013 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Atividade de extensão realizada
Oficinas temáticas para a educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental: jogos, música, brincadeiras e artes.
07/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ufpe, .

Cargo ou função
Participação, como representante do CEEL, do Encontro de Gestores e Instituições Formadoras do Brasil Alfabetizado promovido pela SECAD/MEC - Brasília.
07/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Represente do DMTE no Comitê Gestor do CEMEI Paulo Rosas.
02/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Infantil
Pesquisa e Prática Pedagógica VI
02/2012 - Atual
Extensão universitária , ufpe, .

Atividade de extensão realizada
oficinas tematicas para a educação infantil: jogos, contos, brincadeiras e músicas.
09/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ufpe, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino no Colegiado do Curso de Pedagogia.
04/2013 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Membro da comissão Eleitoral do Centro de Educação da UFPE.
03/2014 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos em Educação e Linguage, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Cultura do VI Seminálio de Estudos em Educação e Linguagem.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica VII
Pesquisa e Prática Pedagógica VI
Educação Infantil
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica VI
Educação Infantil Turma Pn
Educação Infantil turma A
03/2010 - 12/2010
Extensão universitária , ufpe, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas temáticas para a educação infantil: jogos, contos, brincadeiras e musicas.
09/2008 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, ufpe, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Métodos e Tècnicas de Ensino no Colegiado do Curso de Pedagogia.
06/2008 - 06/2010
Pesquisa e desenvolvimento , ufpe, .

03/2009 - 09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, ufpe, .

Cargo ou função
Coordenadora, pelo CEEL, da formação em língua portuguesa dos professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado em Recife, Macaparana e Camaragibe.
06/2009 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, ufpe, .

Cargo ou função
Participação como observadora representando a UFPE na VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda.
06/2009 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, ufpe, .

Cargo ou função
Participação no Comitê Avaliador Externo do CONDICA.
08/2008 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, ufpe, .

Cargo ou função
Coordenação da formação em língua portuguesa do alfabetizadores do Brasil Alfabetizado do município de Recife.
12/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, ufpe, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Educação no Seminário para discutir a Agenda Territorial Integrada de Alfabetização e EJA promovido pela SECAD/MEC.
08/1988 - 12/1989
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Formação de professores da rede estadual de ensino de Pernambuco e Formação de Professores do Instituto Helena Lubienska.
08/1988 - 12/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .

03/1988 - 12/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .

01/1986 - 12/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Monitoria da disciplina Técnicas de Exame Psicológicos III
08/1985 - 12/1986
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .

09/1984 - 12/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Monitoria da disciplina Anatomia I
01/1985 - 09/1985
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Leitura e escrita

Centro de Estudos Psicopedagógico Escolinha Monteiro Lobato, MONTEIRO LOBATO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20


Instituto Helena Lubienska, LUBIENSKA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação de Maceió, SEMED _ MACEIÓ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretora do Departamento de 5a a 8a séries e, Carga horária: 40


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
3/1996 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Matemática
07/1999 - 12/1999
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Construção da Linguagem e a Linguagem Matemática
01/1999 - 06/1999
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia Cognitiva
02/1997 - 12/1998
Extensão universitária , Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas do Ensino.

Atividade de extensão realizada
Membro do Núcleo de Pesquisa em Alfabetização NEPEAL.
02/1997 - 12/1998
Extensão universitária , Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas do Ensino.

Atividade de extensão realizada
Professora colaboradora do Programa Alfabetização Solidária.
9/1996 - 9/1998
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas do Ensino.

Cargo ou função
Vice chefe de departamento.
9/1996 - 9/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas do Ensino.

Cargo ou função
Representante do professores assistente no Conselho do Centro de Educação da UFAL.
7/1997 - 6/1998
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas do Ensino.

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior.
07/1997 - 12/1997
Ensino, Especialização Em Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos Psicopedagógicos da Educação
3/1997 - 12/1997
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Matemática
3/1996 - 12/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Leitura e escrita
2.
Estudo do valor preditivo do conhecimento de sons na aprendizagem da leitura e escrita
3.
Avaliação de uma nova proposta curricular
4.
Apropriação dos gêneros textuais da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de sequencias didáticas - Função Professora Colaboradora
5.
Projeto de pesquisa Contas de Vai um e Pedir Emprestado


Projetos de pesquisa


2006 - Atual
Argumentação na esola: do diagnóstico as práticas produtivas
Descrição: Descrição: Os objetivos da pesquisa são: analisar livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando o tratamento dado ao trabalho com oralidade nas obras analisadas; investigar as práticas de ensino da oralidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sem intervenção prévia pela equipe de pesquisa; investigar os motivos para o baixo investimento no trabalho com argumentação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. e investigar práticas de ensino de professoras quando solicitadas a planejar aulas voltadas para o ensino da argumentação, sem receberem ajuda externa. O estudo será desenvolvido em 2 fases: (1) investigação acerca do modo como se dá o ensino da compreensão e produção de textos orais da ordem do argumentar, por meio da análise documental de 5 livros didáticos de alfabetização e 4 coleções de língua portuguesa e da observação e análise de aulas desenvolvidas por 10 professoras de escolas públicas (em relatos de aulas já observadas em 2005); (2) investigação acerca das razões para o baixo investimento em sala de aula em atividades de leitura e de produção de textos da ordem do argumentar, por meio da aplicação e análise de entrevistas com dez professoras que foram observadas em 2005 e mais quatro professoras a serem escolhidas em 2006, assim como pela análise de aulas previamente planejadas por quatro professoras (sem ajuda externa), contemplando produção e compreensão de textos orais e escritos da ordem do argumentar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
Avaliação Psicopedagógica com crianças de rua em instituição de carater sócio-educativo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fátima Lúcia Soares Ribeiro - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Construindo saberes na educação infantil e no primeiro ciclo: contos, música, brincadeiras e jogos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fátima Lúcia Soares Ribeiro - Coordenador / Ivanilde Alves Monteiro - Integrante.
2014 - 2014
Construindo Saberes na Educação infantil e no primeiro ciclo: contos, música, brincadeiras e jogos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fátima Lúcia Soares Ribeiro - Coordenador / Ivanilde Alves Monteiro - Integrante.
2013 - Atual
Construindo saberes na Educação Infantil e no Primeiro Ciclo: Contos, Música, Brincadeira e Jogos?
Descrição: O Projeto tem como objetivo contribuir com a melhoria do trabalho docente dos professores da educação infantil e primeiro ciclo do ensino fundamental a partir da realização de oito oficinas temáticas (jogos, brincadeiras, contos e música), envolvendo alunos do curso de Pedagogia/UFPE e professoras das escolas da rede municipal de ensino da cidade do Recife localizadas no entorno da UFPE no sentido da construção de uma parceira de mão dupla entre a Universidade e as escolas campo de estágio..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fátima Lúcia Soares Ribeiro - Coordenador / Ivanilde Alves Monteiro - Integrante.
2012 - 2012
Oficinas temática para a Educação Infantil: contos, jogos, brincadeira e música
Descrição: O Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco possui em sua Proposta Curricular disciplinas em que os alunos necessitam ir ao campo (escolas de preferências públicas), para realizarem observação e intervenções pedagógicas- didáticas. Dentre estas disciplinas estão Pesquisa e Pratica Pedagógica VI e Educação Infantil onde os alunos realizam atividades de observação e intervenção nas turmas de Educação Infantil, principalmente das escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade do Recife . Nós que trabalhamos com estes alunos percebemos que os professores, mesmo tendo um acompanhamento sistemático de formação continuada (capacitações pedagógicas na Rede), expressam o desejo de adquirirem mais conhecimentos, principalmente no que se refere a utilização de jogos, brincadeiras, contos e músicas no trabalho cotidiano com as crianças. O Projeto tem como objetivo dar um retorno a algumas escolas campo de estágio dos alunos do curso de pedagogia. Em duas disciplinas específicas do curso Projeto e Prática Pedagógica VI e Educação Infantil os alunos vão para as escolas refletir sobre a prática dos professores da Educação Infantil (PPP6) e aprofundam conhecimentos teóricos/metodológicos sobre a E I (Educação Infantil). Neste sentido, pretendemos abrir uma via de mão dupla, possibilitando aos alunos do curso de pedagogia uma volta para as escolas através do trabalho com oficinas temáticas nas áreas de jogos, brincadeiras, contos e música e, ao mesmo tempo, provocar uma reflexão e uma possível mudança nas práticas dos professores da E I das escolas que participarão do Projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fátima Lúcia Soares Ribeiro - Coordenador / Ivanilde Alves Monteiro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Aprendizagem da Língua.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INFANTIL.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, S. B.2012 OLIVEIRA, S. B. ; RIBEIRO, F. L. S. . A CONSTRUÇÃO DOS LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPASSOS E DESCOMPASSOS ENTRE O DIZER E O FAZER. REVISTA LUGARES DE EDUCAÇÃO, v. 2, p. 93-117, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, F. L. S.; SILVA, C. O. P. ; VASCONCELOS, C. F. B. S. . Metodologia do Ensino da Matemática. Maceió: Núcleo de Educação a distancia do Centro de educação /UFAL, 2004. 61p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, H. ; BRANCO, R. C. ; RIBEIRO, F. L. S. . Música: cultura, aprendizagens, lazer, prazer, arte Um estudo sobre a presença da linguagem musical na educação infantil. In: Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2014, Garanhuns. Educação Desenvolvimento na Perspectiva do Direito à Educação. Pernambuco: Fundação Joaquim Nabuco, 2014. p. 01-07.

2.
RIBEIRO, F. L. S.. As contribuições de Vigostky para o ensino da matemática na educação de adultos. In: ENAPAL, 1996, Maceió. Anais do ENAPAL, 1996. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Melo, L.C.dos Santos ; MARQUES, J. V. S. ; RIBEIRO, F. L. S. . Por que agora não? Olhares sobre a gestão do tempo na educação infantil. In: XII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal. Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste, 2014. p. 210-210.

2.
RIBEIRO, F. L. S.; SILVA, C. O. P. ; VASCONCELOS, C. F. B. S. . Jogos e Supermercado na sala de aula: um relato de experiência. In: IV Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 1999, Recife. Anais do IV Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 1999. p. 29-29.

3.
RIBEIRO, F. L. S.; LOPES, E. A. . O ensino da leitura/ escrita em turmas de alfabetização. In: II Encontro de Ciências Humanas da UFAL, 1998, Maceió. Anais do II Encontro de Ciências Humanas da UFAL, 1998.

4.
RIBEIRO, F. L. S.; SANTOS, M. C. T. . Uma análise sobre práticas pedagógicas na alfabetização matemática. In: II encontro de Ciências Humanas da UFAL, 1998, Maceió. Anais do II Encontro de Ci~encias Humanas da UFAL, 1998.

5.
SILVA, E. L. ; RIBEIRO, F. L. S. . O conceito de fração de professores do ensino fundamental. In: II Encontro de Ciências Humanas da UFAL, 1998, Maceió. II Encontro de Ciências Humanas da UFAL, 1998.

6.
COSTA, A. M. B. ; RIBEIRO, F. L. S. . As diferentes concepções do ensino/aprendizagem da matemática na educação básica de jovens e adultos e sua interferencia no cotidiano da sala de aula. In: II Encontro de Ciências Humanas da UFAL, 1998, maceió. II Encontro de Ciências Humanas da UFAL, 1998.

7.
RIBEIRO, F. L. S.. O que predomina numa tarefa de julgamento gramatical, a sintaxe ou a semântica-. In: SBPC, 1995, São Luís. Anais da 47ª SBPC, 1995. p. 209-209.

8.
RIBEIRO, F. L. S.; LEAL, T. F. ; ROAZZI, A. ; MARTINS, M. S. . Produção e Correção de Redações por Professoras das Séries Iniciais. In: SBPC, 1995, São Luís. Anais da 47ª reunião anual do SBPC, 1995. p. 563-563.

Apresentações de Trabalho
1.
BRANDÃO, A.C.P.A. ; RIBEIRO, F. L. S. ; LORENZO, N. O. . O Uso do Livro Didático e Sistemas Apostilados na Educa~]ao Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARVALHO, H. ; BRANCO, R. C. ; RIBEIRO, F. L. S. . Música Cultura, Aprendizagens, Lazer, Prazer Arte: um estudo sobre a presença da música na educação infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Melo, L.C.dos Santos ; MARQUES, J. V. S. ; RIBEIRO, F. L. S. . Por que agora não? Olhares sobre a gestão do tempo na educação infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, F. L. S.. A parceria entre a UFPE e o CMEI Paulo Rosas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIBEIRO, F. L. S.; VASCONCELOS, C. F. B. S. ; SILVA, C. O. P. . Jogos e supermercado na sala de aula: um relato de experiência. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RIBEIRO, F. L. S.. O que predomina numa tarefa de julgamento gramatical, a sintaxe e a semântica. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LEAL, T. F. ; RIBEIRO, F. L. S. ; ROAZZI, A. ; MARTINS, M. S. . Correção de Redação por professores da séries iniciais. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, F. L. S.. programa de Atendimento das necessidades básicas dos alunos SEMED- Maceió. 1999.

2.
RIBEIRO, F. L. S.. Programa de Avaliação de rede da SEMED- Maceió em Matemática. 1997.

3.
RIBEIRO, F. L. S.. SEMED Maceió - Programa de Avaliação de Rede em Matemática. 1996.

4.
RIBEIRO, F. L. S.. SEMED de Bonito -PE. 1991.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, F. L. S.. Elaboração da prova de matemática para os alunos do 2o ciclo do ensino Fundamental de Alagoas. 2006.

2.
GUIMARAES, G. L. ; RIBEIRO, F. L. S. . proposta Curricular de Matemática de 1a a 4a série da SEMED- Maceió. 2000.

3.
RIBEIRO, F. L. S.. Elaboração de prova de matemática para seleção pública de professores. 1998.

4.
RIBEIRO, F. L. S.; BANDEIRA, M. L. L. ; Aguiar, M.S.C. . Elaboração de prova de língua portuguesa para o curso de pedagogia UFAL/SEMED. 1996.

5.
RIBEIRO, F. L. S.. Elaboração da prova de matemática da Avaliação de Rede de Maceió. 1996.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, F. L. S.. Sessão de Relatos de Experiência do Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
KULLOK, M. G. B. ; RIBEIRO, F. L. S. ; MESQUITA, F. A. M. ; BANDEIRA, M. L. L. ; LIRA, S. L. . Avaliação psicopedagógica com crianças de rua em instituição de carater sócio-educativo. 2001. (Relatório de pesquisa).

2.
RIBEIRO, F. L. S.. Metodologia da Matemática 1a a 4a série. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RIBEIRO, F. L. S.. metodologia da Matemática 1a a 4a série. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RIBEIRO, F. L. S.. Matemática na Educação de Adultos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RIBEIRO, F. L. S.. Metodologia da Matemática 1a a 4a série. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
RIBEIRO, F. L. S.. Matemática na Educação de Adultos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
RIBEIRO, F. L. S.. Fundamentos Psicopedagógicos da Educação para professores de matemática do ensino médio. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RIBEIRO, F. L. S.. O trabalho com as 4 operações em situações problema. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
RIBEIRO, F. L. S.. Matemática na Educação de adultos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
RIBEIRO, F. L. S.. Metodologia da Matemática. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
RIBEIRO, F. L. S.. Matemática na Educação de Adultos - 2o módulo. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
RIBEIRO, F. L. S.. Construtivismo e Educação Matemática. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
RIBEIRO, F. L. S.. Matemática na Educação de adultos. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
RIBEIRO, F. L. S.. Metodologia da Língua Portuguesa 1a à 4a série. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
RIBEIRO, F. L. S.. Metodologia da Matemática 1a a 4a série. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
RIBEIRO, F. L. S.. Matemática numa perspectiva construtivista - 1a a 4a série. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
Amanda Tavares ; RIBEIRO, F. L. S. . Porfessor do Infantil não é babá. 2010 (Entrevista) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, F. L. S.; LIMA, P. F.; Gitirana, V.. Participação em banca de Luiza Ivana de Araujo. Calculadora no ensino fundamental: uma análise das competências de cálculo desenvolvidas por crianças que usaram em sua formação a claculadora como recurso didático. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Adriana Nunes Paulino. Qual o papel da leitura na escola de ensino fundamental. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Beatriz Soares Nogueira Coutinho. A produção textual nas séries iniciais do ensino fundamental: a questão do fracasso escolar. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Estefania Tavarez de Lima. A diversidade de textos no convívio escolar e sua caracterização no processo de aquisição da leitura e da escrita dos aprendizes iniciantes. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Alves da Silva. A escrita e sua importancia no processo de aprendizagem no ensino fundamental. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de josefa Amaral Neta. Problemas na redação : como estimular a produção do texto na sala de aula. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

6.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Maria dsa Vitórias Duarte Oliveira. O lúdico como instrumento pedagógico para uma aprendizagem significativa na pré-escola. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

7.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Maria de lourdes Barros de Oliveira. O professor como mediador no processo de aquisição da leitura e da escrita dos aprendizes iniciantes. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

8.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Vilma Teixeira de Oliveira Tenório. leitura e escrita nas séries inicias do primeiro grau: deficiencias e possibilidades. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

9.
RIBEIRO, F. L. S.; ANTONIO, W. A. DE O.. Participação em banca de Wilma Alves de Oliveira Antonio. Formação do Professor em Educação Especial. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Federal de Alagoas.

10.
RIBEIRO, F. L. S.; ALENCAR, R. M. DE. Participação em banca de Ruth Martins de Alencar. A importância da Relação Professor-Aluno na prática educativa. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Federal de Alagoas.

11.
RIBEIRO, F. L. S.; ROCHA, T. C. M. DE M. DA. Participação em banca de Tereza Crisitna Melo de Moura da Rocha. O Papel do Professor como Mediador no Processo de Aprendizagem de Adolescentes. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Federal de Alagoas.

12.
OLIVEIRA, Z. A. DE; RIBEIRO, F. L. S.; RIBEIRO, N. N. A.; TEIXEIRA, R. L.. Participação em banca de Zélia Almeida de Oliveira. Contribuições da Literatura Infantil no Processo de Alfabetização. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar) - Universidade Federal de Alagoas.

13.
FERRÁRIO, M. DO C. DE S.; RIBEIRO, F. L. S.; MONTENEGRO, P. C. A.; KULLOK, M. B.. Participação em banca de Maria do Carmo de Souza Ferrário. A Importância que a escola dá ao jogo e a brincadeira no desenvolvimento da criança. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar) - Universidade Federal de Alagoas.

14.
CARVALHO, G. A. G. DE; RIBEIRO, F. L. S.; OLIVEIRA, E. C.; BORBA, S. C.. Participação em banca de Gedalva Anjos Gomes de Carvalho. A Construção da Base Alfabética na Pré-Escola. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar) - Universidade Federal de Alagoas.

15.
OLIVEIRA, M. G. S. P. DE; RIBEIRO, F. L. S.; KULLOK, M. G. B.; RIBEIRO, N. N. A.. Participação em banca de Maria Goreti Sales Pereira de Oliveira. A aprendizagem da leitura e da escrita nas visões associacionista e construtivista. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar) - Universidade Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, F. L. S.; MORAIS, A. G.; Lima, J. M.. Participação em banca de Juliete Aparecida dos Santos.O Uso de Materiais Apostilados em Turmas de Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CALAND, E.; RIBEIRO, F. L. S.; MORAIS, A. G.. Participação em banca de Bruna Pessoa e Fabiana Moraes.Mediação de Leitura na Educação Infantil: a influência da trajetória do docente em sua prática pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Porto, Z. G.; RIBEIRO, F. L. S.; Albuquerque, E. B. C. de. Participação em banca de Leilane Virgínia Silva de oliveira e Marcela Gomes da Silva.Sentidos e Significados que Professores Atibuem Á Literatura Infantil como um dos Fatores de Inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
RIBEIRO, F. L. S.; Porto, Z. G.; Albuquerque, E. B. C. de. Participação em banca de Vanessa Leal dos Santos Ferreira.Ler para o Bebê: investigando as interações no berçário a partir das situações de leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
GUIMARAES, G. L.; RIBEIRO, F. L. S.; Botler, A. M. H.. Participação em banca de Monik Nawany da Silva Barreto.O que as crianças sabem sobre classificação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
RIBEIRO, F. L. S.; SILVEIRA, R.; Botler, A. M. H.. Participação em banca de Roberta de Moura Torres e Maria Auxiliadora Borba Santos de.A Importância da Educação Literária na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
RIBEIRO, F. L. S.; Santana, G. L.; Botler, A. M. H.. Participação em banca de Monaliza Holanda dos Santos e Ana Carla do Nascimento.A utilização da biblioteca através da mediação de leitura de livros literários por docentes em sua prática pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
RIBEIRO, F. L. S.; SILVEIRA, R.; MORAIS, A. G.. Participação em banca de Laudiijane José de Souza.Jogos de Consciência Fonológia na Educação Infantil: análise das verbalizações das crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MONTEIRO, I. A.; RIBEIRO, F. L. S.; BARBOSA, M. R.. Participação em banca de Estefani Maria Anjos Silva.As Representações Sociais de Professores da Educação Infantil sobre seu próprio Trabalho. 2014.

10.
MACIEL, S. M.; RIBEIRO, F. L. S.; MORAIS, A. G.. Participação em banca de Cynthia Bezerra de Melo Costa e Fátima Mirella dos Santos.O brincar na educação infantil: da teoria a prática - concepções de quatro professoras da educação infantil de escolas da zona sul do Recife sobre o brincar em seu cotidiano pedagógico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
LUNA, A. M.; RIBEIRO, F. L. S.; MELO, D. B. L.. Participação em banca de Janina Sá Carneiro e Marli Bazilio dos Santos.Pega-Pegou- o corpo na educação infantil: rotinal ou eventualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
CALAND, E.; RIBEIRO, F. L. S.; MELO, D. B. L.. Participação em banca de Camila Costa da Silva e Suelen Marques dos Santos.Toc, Toc, Toc, Quem é? Pode entrar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
BRANDÃO, A.C.P.A.; RIBEIRO, F. L. S.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de Nara Olívia de Lorenzo.O Livro Didático para a Educação Infantil: Análise da Coleção Buriti Mirim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
MONTEIRO, I. A.; CAVALCANTI, E. B.; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Flávia Silava dos santos.O papel do professor de educação infantil na construção da autoestima da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
B.AMORIM, M. R. F.; ARRUDA, A.L.B; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Priscila de Cássia Félix Bezerra.Afetividade: o discurso e a prática pedagógica em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

16.
RIBEIRO, F. L. S.; MONTEIRO, I. A.; CARVALHO, L. M. L.. Participação em banca de Sybele Barros de Oliveira.A CONSTRUÇÃO DOS LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPASSOS E DESCOMPASSOS ENTRE O DIZER E O FAZER. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Vanessa Cavalcanti.O Diário como instrumento de avaliação na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

18.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Juliana Maria da Silva Lira.Relação entre habilidades metafonológicas e dificuldades de escrrita em alunos do Projeto Alfaletramento de uma escola Municipal do Recife. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Cristiane Santana Alves.Função Administrativa, docente ou indefinida? Entendendo o trabalho do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) na Rede Municipal do Recife. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

20.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Deyseanne Prazo Silva; Ednaldo Balbino de Souza; Silvia Robe.Uso dos Gêneros Textuais nas aulas de Português da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

21.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Ana Karine Machado de Morais.AFormação Continuada na Prática Docente do Professor Alfabetizador de Jovens e Adultos: um. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

22.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Camila Vila Nova Wanderley; Danila Vieira de Melo.Estrutura Física das instituições de Educação Infantil: do proclamado na lei à realidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

23.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Adryane Maria Rodrigues B. de Assis.A Prática Pedagógica na Alfabetização de Jovens e Adultos: o que esperam os alunos?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

24.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Antônio Hortêncio Rodrigues Menezes; Viviane Cristina da Sil.Formação Continuada de Professores no Município do Cabo de Santo Augustinho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

25.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento.Ensinando a Argumentar nas rodas de história da Educação Infantil: algumas reflexões sobre a mediação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

26.
RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Margareth Cristina Paes e Luiz Henrique da Silva.A matemática nas séries iniciias do ensino fundamental: buscando uma aprendizagem significativa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

27.
SOUZA, A. C. DE O.; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Ana Cristina de Oliveira Souza.A Escola como espaçõ de Re-significação da Escrita. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

28.
MORAES, J. S. DE; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Janaina Salles de Moraes.O Contexto significativo dos contos de fadas na construção da base alfabetica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

29.
FERREIRA, L. B.; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Lauriceres Borba Ferreira.A Escola: espaço de formação de leitores ou de decodificação de um código lingüístico?. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

30.
TENÓRIO, M. DO P. S.; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Maria do Perpétuo Socorro Tenório.A estrutura Narrativa dos contos de Fadas e sua importância no ensino da leitura/escrita nas séries do ciclo básico. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

31.
RIBEIRO, F. L. S.; SOARES, M. A. P.. Participação em banca de Maria Angela pereira Soares.O lugar ocupado pelo livro didático na prática pedagógica do ensino fundamental. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

32.
MORAIS, M. DO R. DE O.; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Maria do Rosário de OPliveira Morais.Como extrapolar a mera decifração de signos lingüísticos e contribuir, efetivamente, no processo de letramento dos aprendizes iniciantes. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

33.
LESSA, I. P. L. D.; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Italassávia Pereira Leite Duarte Lessa.A importância da reescrita na produção de textos nas séries iniciais do ensino fundamental. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, F. L. S.. Professor Efetivo do setor de estudo Metodologia da Educação Infantil. 2011. Universidade Regional do Cariri.

2.
RIBEIRO, F. L. S.. Concurso para professor substituto de Didática. 1995. Universidade Federal de Alagoas.

3.
RIBEIRO, F. L. S.. Concuros de professor substiyuto de Didática e Metodologia de Ensino. 1995. Universidade Federal de Alagoas.

Outras participações
1.
RIBEIRO, F. L. S.. membro da comissão avaliadora da seleção para professor substituto na área de educação matemática. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
RIBEIRO, F. L. S.. membro do comitê externo avaliador do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
RIBEIRO, F. L. S.. Comissão Examinadora para a seleção de Professor subistituto para a área de Pesquisa e Prática Pedagógica em Língua Portuguesa. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
RIBEIRO, F. L. S.. Comitê Externo Avaliador do COMDICA. 2012. Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Recife.

5.
RIBEIRO, F. L. S.. Parecerista do V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
RIBEIRO, F. L. S.. Avaliadora dos trabalhos científicos do evento "Universidade e Sociedade em Diálogo: equidade, diversidade e políticas afirmativas. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

7.
RIBEIRO, F. L. S.. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

8.
RIBEIRO, F. L. S.. Avaliadora Externa de Projetos submetidos ao concurso de projetos financiados pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente CEDCA. 2011. Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Recife.

9.
RIBEIRO, F. L. S.. Avaliadora Externa ao COMDICA dos Projetos submetidos ao edital PETROBRÀS. 2011. Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adoles.

10.
RIBEIRO, F. L. S.. Avaliadora Externa dos Projetos do Edital do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente - FMCA. 2010. Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adoles.

11.
RIBEIRO, F. L. S.. Comissão examinadora da seleção para Professor Substituto das disciplinas: Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa 2 e Pesquisa e Prática Pedagógica - Estágio Ensino Fundamental. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

12.
RIBEIRO, F. L. S.. Avaliador Externo do COMDICA no Edital da PETROBRÁS - FIA. 2010. Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adoles.

13.
RIBEIRO, F. L. S.. Seleção do Curso de Especialização de Metodologiado Ensino Superior. 1997. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário de leitura e escrita da educação infantil. 2015. (Seminário).

2.
literatura para crianças de 0-3. 2015. (Oficina).

3.
Seminário Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2015. (Seminário).

4.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Centro de Educação da UFPE.Oficina de contos para a educação infantil e primeiro ciclo do ensino. 2011. (Oficina).

5.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Práticas de Compreensão Leitora na Educação Infantil: o que fazem as professoras?. 2011. (Seminário).

6.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Coordenação da mesa redonda intitulada "Linguagens, espaços - tempos e relações sociais na organização didática com crianças de 0 a 3 anos". 2011. (Seminário).

7.
IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda.Participação com observadora. 2009. (Outra).

8.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.O Programa Brasil Alfabetizado no Município de Recife. 2008. (Seminário).

9.
Oficina de Trabalho da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2008. (Oficina).

10.
Workshop Recife 2000. 2000. (Congresso).

11.
ENEM. 1998. (Congresso).

12.
II encontro de Ciências Humanas da UFAL.Uma análise sobre práticas pedagógicas na alfabetização matemática. 1998. (Encontro).

13.
II Encontro de Ciências Humanas da UFAL.O conceito de fração de professores do ensino fundamental. 1998. (Encontro).

14.
II Encontro de Ciências Humanas da UFAL.O ensino da leitura/escrita em turmas de alfabetização. 1998. (Encontro).

15.
II Encontro de Ciências Humanas da UFAL.As diferentes concepções do ensino/aprendizagem da matemática na educação Básica de Jovens e adultos e sua interferencia no cotidiano da sala de aula. 1998. (Encontro).

16.
ENAPAL.Coordenadora da palestra sobre as contribuições de Vigotisky para o Ensino da Matemática na Educação de Adultos. 1996. (Encontro).

17.
1ª semana de Ciências Sociais.Participação como debatedora - Cognição matemática na pré-escola. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRANDÃO, A.C.P.A. ; CALAND, E. ; RIBEIRO, F. L. S. . Encontro de Instituições de Educação Infantil em Universidades Públicas: trocando saberes. 2014. (Outro).

2.
LEAL, T. F. ; BRANDÃO, A.C.P.A. ; RIBEIRO, F. L. S. . IV Seminário de Estudoe em Educação e Linguagem. 2008. (Outro).

3.
LEAL, T. F. ; BRANDÃO, A.C.P.A. ; RIBEIRO, F. L. S. . lll Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007. (Outro).

4.
RIBEIRO, F. L. S.. II Jornada Científica do CEDU. 1996. (Outro).

5.
RIBEIRO, F. L. S.. II Encontro Estadual do Ensino de Ciências e Matemática. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suzelly de Albuquerque. OS PROFESSORES E SUAS ESCOLHAS: O QUE PRIORIZAR NA ESCOLHA DOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL.?. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Hortência Carvalho. Linguagem Musical: boas práticas na Educação Infantil. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Renata Castelo Branco. Linguagem Musical: boas práticas na Educação Infantil. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
Iva Lais. O Trabalho com Jogos na Educação Infantil. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

5.
Sybele Barros de Oliveira. A construção de limites na educação infantil: compassos e descompassos entre o dizer e o fazer. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Zélia da Costa Madeiro. A importancia do lúdico no ensino da matemática. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

2.
Rita de Cássia Tenório Monteiro. Formação do Psicólogo. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

3.
Ana Maria Bastos Costa. As diferentes concepções do ensino/aprendizagem de matemática na educação básica de jovens e adultos e sua interferência no cotidiano da sala de aula. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

4.
Maria de Cássia Tomé dos Santos. Uma Análise de Práticas Pedagógicas no Ensino do Conceito de Número. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

5.
Eliane Acioly Lopes. Investigação do Ensino da Leitura/Escrita em turma de Alfabetização. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliete Aparecida dos Santos. O uso de materiais apostilados em turmas de educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

2.
Vanessa Leal dos Santos Ferreira. Ler para bebê: investigando as interações no berçário a partir das situações de leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

3.
Monaliza Holanda dos Santos e Ana Carla do Nascimento. A utilização da biblioteca escolar através da mediação de leitura de livros literários por docentes em sus prática pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

4.
Roberta de Moura Torres e Maria Auxiliadora Borba S. de S. P. Importância da educação literária na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

5.
Aline Franaça Pereira. Formação Inicial de professores da Educação Infantil: uma análise de currículos de curso de pedagogia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

6.
Ludijane José de Sousa. Jogos de consciência fonológica na educação infantil: análise das verbalizações de crianças ao usá-los. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

7.
Samantha Cristina L. da Silva. Jogos de Consciência Fonológia na Educação Infantil: análise das verbalizações das crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

8.
Sybele Barros de Oliveira. A CONSTRUÇÃO DOS LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPASSOS E DESCOMPASSOS ENTRE O DIZER E O FAZER. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

9.
Iva Laiz Almeida de Alcântara. O papel dos jogos como recurso didático na organização do trabalho docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

10.
Juliana Virgínia Santos da Cunha. Por que agora não? Olhares sobre a gestão do tempo na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

11.
Letícia Carla dos Santos Melo. Por Que agora não?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

12.
Arlinda Ferreira Leite. O Trabalho com Gêneros textuais em turmas de Educação de Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

13.
Giomara Leão. O Trabalho com Gêneros Textuais em turmas de Educação de Jovens e Adulktos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

14.
Karina Luiza. Práticas de Compreensão Leitora na Educação Infantil: o que fazem as professoras?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

15.
Rafaelle Cinthia. Práticas de compreensão leitora na Educação Infantil: o que fazem as professoras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

16.
Gracilene Ramos de Oliveira. Educação Infantil: concepções que os pais de alunoa têm sobre esse nível de escolarização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

17.
Marcella de Paula Silva. Educação Infantil: concepções que os pais de alunos têm sobre esse nível de escolarização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

18.
Marcela Paula dos Santos Castro. O Docente da Educação Infantil Frente aos novos arranjos Familiares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

19.
Rafaela Carvalho de Trindade. O Docente da Educação Infantil frente aos novos arranjos familiares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

20.
Juliane Ramiro da Silva. ADI masculino nas creches da rede municipal de ensino do Recife: como se sente e são vistos estes profissionais?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

21.
Lais Gonçalves de Assis. Gêneros Textuais na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

22.
Renata Mendes de Oliveira. Gêneros Textuais na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

23.
Rita Azevedo Dantas. A organização do tempo e do espaço da brincadeira na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

24.
Adriana Gomes de Albuquerque Chaves. Cuidar e Educar: um olhar sobre proojetos políticos pedagógicos de creches da prefeitura da cidade do Recife. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

25.
Caroline Nunes Procópio. ADI masculino nas creches da Rede Municipal do Recife: como se sente e são vistos esses profissionais?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

26.
Elioenai Ferreira Brasil Barbosa. ADAPTAÇÃO NAS CRECHES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

27.
Jaqueline Lima de Santana. Adaptação na Creches. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

28.
Lurdiane Sobral de Santana Dias. Adaptação nas Creches. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

29.
Daniela Siqueira Lima. Po que não posso ser o vilão? Olhares divergentes acerca da brincadeira infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

30.
Alana Carolina Menezes. Por que não posso ser o vilão? Olhares divergentes acerca da brincadeira infantil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

31.
Lucicleide Roberta Leite. Diagnóstico de Crianças com TDAH. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

32.
Daniele Martins Vieira. Diagnóstico de Crianças com TDAH. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

33.
Jeysa Adalles. Jogos Pedagógicos da Língua Portuguesa: um recurso na alfabetização de jovens e adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

34.
Stephanes Suelen. Jogos Pedagógicos da Língua Portuguesa: um recurso na alfabetização de jovens e adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

35.
Silvana Tâmara Vasconcelos Nunes e Anabela Nascimento da Sil. Formação de alunos leitores nas séries iniciais do ensino fundamental: uma reflexão acerca do fazer pedagógico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

36.
Maria Eliene de Araujo e Nelma Gomes da Silva. Jogos educativos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

37.
Cheila Francette B S Vasconcelos. Educação Matemática em questão: a formação de professores. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

38.
Claudiane Oliveira Pimentel Silva. Educação Matemática em questão: a formação de professores. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

39.
Andréia Márcia Silva dos Santos e Maria Goretti Tenório Nune. Jogos Educativos:como aparecem nos livros didáticos do ensino fundamenta?. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

40.
Lidiane Figuerêdo de Andrade Siqueira. O ensino-aprendizagem do sistema de numeração: quais as discussões atuais?. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

41.
Maria Goreti Tenório Nunes e Andréa Márcia da Silva |Santos. Como os jogos aparecem em diferentes coleções de livros didáticos de matemática. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

42.
Elionalda Lins da Silva. O Conceito de Fração de Professores do Ensino Fundamental. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

43.
Itala Núbia Fernandes Mendes alves. O Ensino de Geometria nas Séries Iniciais. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

44.
Mara Cristtyanne de Araújo Ramalho. Como as Crianças resolvem problemas matemáticos?. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

45.
Rosineide Correntes da Silva. A importância do jogo e brincadeira no ensino de matemática. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

46.
Adilza dos Santos Oliveira. A produção de registros matemáticos por crianças de alfabetização. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.

Orientações de outra natureza
1.
Genilda Maria dos Santos Soares e Eylane Amaral de Oliveira. Projeto de Extensão Construindo Saberes na educação infantil e no primeiro ciclo: contos, música, brincadeira e jogos. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fátima Lúcia Soares Ribeiro.



Outras informações relevantes


Participação como Professora Colaboradora do Projeto de Pesquisa: Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas. Coordenadoras: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina P.A. Brandão


Coordenação das Ações Pedagógicas, da Diretoria de Qualidade de Vida , da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Portaria 1838 de 29 de abril de 2015. (UFPE)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:39:06