Maurício Soares Dottori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1971294812346333
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutor em Musica (PhD) pela University of Wales, Cardiff (1997). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. É compositor de formação, com intensa produção, simultaneamente pesquisando Processos Cognitivos relacionados à criação musical. Publica também em Musicologia, havendo pesquisado principalmente a música colonial brasileira, e a música sacra do barroco napolitano, Davide Perez e Nicolò Jommelli. Foi membro fundador e presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais. É regente da Nova Camerata, grupo curitibano especializado em música contemporânea. Venceu o Prêmio Funarte de Composição Musical em todas as suas quatro edições. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maurício Soares Dottori
Nome em citações bibliográficas
DOTTORI, M.;Dottori, Maurício

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes e Música.
R Cel. Dulcídio 638
Batel
80420-170 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32226856
URL da Homepage: http://www.artes.ufpr.br


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1997
Doutorado em Ph D Music.
University Of Wales Cardiff, UW-C, Grã-Bretanha.
Título: The Church Music of Davide Perez and Niccolò Jommelli, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: David Wyn Jones.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Música Sacra; Portugal; Século XVIII; Música Fúnebre; Ópera; Itália.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: História da Música.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros Setores.
1988 - 1991
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ensaio Sobre a Música Colonial Mineira,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: George Olivier Toni.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Música Sacra; Minas Gerais; Século XVIII; Estética; Estilos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Estética.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: História da Música.
1984 - 1985
Especialização em Composição. (Carga Horária: 360h).
Scuola Di Musica Di Fiesole, SMFIESOLE, Itália.
Título: Ruínas Circulares - Balet para pequena orquestra.
Orientador: Sylvano Bussotti.
1978 - 1984
Graduação em Geologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



32º Festival de Música de Londrina, FML, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 40
Outras informações
Professor da Oficina de Composição Musical


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2003 - Atual
Direção e administração, Departamento de Artes e Música, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
10/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes e Música, .

5/2002 - Atual
Ensino, Produção Sonora, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto Tonal
Polifonia e Contraponto Modal
8/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.

Atividade de extensão realizada
Curso de Introdução à Música Eletroacústica.

Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto

Atividades

5/1992 - 5/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, .

Linhas de pesquisa
Música Colonial Brasileira
5/1992 - 5/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, .

5/1992 - 5/2004
Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição I e II
Contraponto I e II
Música Eletroacústica
8/1994 - 12/1998
Ensino, Especialização Em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia Musical
Introdução à Pesquisa em Música

Università di Bologna, UNIBO, Itália.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes - Professor Visitante Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Música Colonial Brasileira
2.
Composição
3.
Musicologia
4.
Música Eletroacústica
5.
Princípios Cognitivos da Composição Musical


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Produção sonora para audiovisual interativo
Descrição: O presente projeto é parte do projeto de pesquisa mais amplo, dentro do qual se insere, ?Princípios cognitivos da composição musical?, que tem como modelo central a visão da música como uma análise auditiva de cena ampliada. Uma das implicações deste modelo é tomar a música como jogo ? que se constrói segundo categorizações, ritmos (proto-simetrias) e padrões recursivos. No âmbito daquele projeto, planejamos o desenvolvimento, junto ao Projeto Miror (Musical Interaction Relying on Information ? http://www.mirorproject.eu/default.aspx) e à Universidade de Bolonha, de sofwares para a composição musical e neles pôr em prática o modelo descrito como de tripla estrutura (categorização; rítmica enquanto fôrma; e recursividade) para o ensino da composição. O Projeto MIROR trata do desenvolvimento de um sistema adaptativo inovador para o aprendizado e o ensino musical baseado no paradigma da interação reflexiva; inicialmente desenvolvia softwares para a improvisação como atividade de aprendizado, mas agora teve seu foco mudado para softwares ligados à composição para crianças pequenas. Naquele âmbito, a pesquisa é direcionada à simulação por software dos mecanismos de recursividade da mente humana, para que seja possível modelá-los na criação de música..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maurício Soares Dottori - Coordenador / Débora Opolski - Integrante / Lucas Henrique Serpe Diaz - Integrante / Alexandre Campos Moraes e Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - Atual
Princípios cognitivos da composição musical
Descrição: Estudo dos aspectos cognitivos indutores da composição musical, numa abordagem histórica, filosófica, estética e técnica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Maurício Soares Dottori - Coordenador / Eduardo Frigatti - Integrante / Débora Opolski - Integrante / Igor Mendes Krüger - Integrante / André Greboge - Integrante / William Marcel Cordeiro Lentz - Integrante.
Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 17


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Eletroacústica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: História da Música.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Funarte de composição clássica (Categoria música de câmera), Funarte / Ministério da Cultura.
2010
Prêmio Funarte de composição erudita (categoria orquestra sinfônica), Funarte/Ministério da Cultura.
2010
Prêmio Destaque Acadêmico da Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná.
2010
In honorem Dottori, Universidade Federal do Paraná - Pró-reitoria de extensão e cultura.
2003
Concurso de Composição Cláudio Santoro 2003, Universidade de Brasília.
1978
Prêmio Universidade do Rio de Janeiro, música erudita, UERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Daldegan, Valentina2011Daldegan, Valentina ; DOTTORI, M. . TécnIcas estendidas e música contemporânea no ensino de instrumento para crianças Iniciantes. Música Hodie, v. 11, p. 113-127, 2011.

2.
DOTTORI, M.2007DOTTORI, M.. A dodecafonia sobe ? com Balzac e Proust ? os degraus ao paraíso. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 37-48, 2007.

3.
DOTTORI, M.2002DOTTORI, M.. A música religiosa de Davide Perez (em árabe). Avidi Lumi - Quadrimestrale di Culture Musicali de Teatro Massimo di Palermo, Palermo, v. V, n.14, p. 29-33, 2002.

4.
DOTTORI, M.2002DOTTORI, M.. The sacred music of David Perez: production and stylistic questions. Avidi Lumi - Four-monthly journal of musical cultures of the Teatro Massimo of Palermo, v. V, n.14, p. 192-195, 2002.

5.
DOTTORI, M.2002DOTTORI, M.. La música sagrada de David Perez: producción y cuestiones estilísticas. Avidi Lumi: quadimestrale di culture musicali del Teatro Massimo di Palermo, Palermo, v. V, n.14, p. 150-153, 2002.

6.
DOTTORI, M.2002DOTTORI, M.. La musica sacra di David Perez: produzione e questioni stilistiche. Avidi Lumi, Palermo, v. V, n.13, p. 68-75, 2002.

7.
DOTTORI, M.1996DOTTORI, M.. Achegas para a história dos mestres de capela do Rio de Janeiro colonial. Revista Música, São Paulo, v. 7, n.1-2, p. 37-46, 1996.

8.
DOTTORI, M.1992DOTTORI, M.. Ut Rhetorica Musica: análise do moteto ?O Vos Omnes? a dois coros, de Manoel Dias de Oliveira. Revista Música, São Paulo, v. 3, n.1, p. 53-69, 1992.

9.
DOTTORI, M.1990DOTTORI, M.. A Estrutura Tonal na música de João de Deus de Castro Lobo. Cadernos de Estudo de Análise Musical, São Paulo, v. 3, p. 44-51, 1990.

10.
DOTTORI, M.1990DOTTORI, M.; FERRAZ, S. . Manoel Dias e Davide Perez: uma aproximação entre o barroco mineiro e a ópera napolitana. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 42, p. 662-669, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Dottori, Maurício. A noite, a música : Ensaios de filosofia e criação musical. 1. ed. Curitiba: Antigoa Typographia, 2017. v. 1. 129p .

2.
DOTTORI, M.; Daldegan, Valentina . Elementos de História das Artes. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. v. 1. 229p .

3.
Penalva. José ; DOTTORI, M. . José Penalva: Música solo para piano e órgão. 1. ed. Curitiba: Fundação Cultural/ Antigoa Typographia, 2011. v. 1. 118p .

4.
DOTTORI, M.. Anais do VII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Brasília: Universidade de Brasília - Departamento de Música, 2011. 496p .

5.
DOTTORI, M.; NOGUEIRA, Marcos Vinício Cunha (Org.) . Anais do VI SIMCAM ? Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Escola de Música, 2010. v. 1. 723p .

6.
DOTTORI, M.. Anais do 5º Simpósio de Cognição e Artes Musicais ? Internacional. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2009. v. 1. 638p .

7.
DOTTORI, M.. Anais do XIX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Curitiba: DeArtes - UFPR, 2009. v. 1.

8.
DOTTORI, M.. The Church Music of Davide Perez and Niccolò Jommelli. Curitiba: DeArtes - UFPR, 2008. v. 1. 229p .

9.
DOTTORI, M.. Anais do 1º Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Editora do DeArtes - UFPR, 2006. 281p .

10.
DOTTORI, M.; ILARI, BEATRIZ (Org.) ; SOUZA, Rodolfo C. (Org.) . Anais do 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Editora do DeArtes - UFPR, 2005. v. 1. 471p .

11.
DOTTORI, M.. Oliveira, Manoel Dias. Matinas de Sábado Santo, ed. Maurício Dottori. São Paulo: EdUSP, 2000.. São Paulo: EdUSP, 2001. 192p .

12.
DOTTORI, M.. "Davide Perez" in New Grove 7ª ed.. 7ª. ed. Nova Iorque: Macmillan, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
DOTTORI, M.. De Gêneros, de Macacos, e do Ensino da Composição Musical. In: Beatriz Ilari. (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música ? da percepeção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006, v. , p. 145-162.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DOTTORI, M.. Enigma e Poesia na Canção. Revista Viver Mente e Cérebro, São Paulo, p. 76 - 77, 01 jun. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DOTTORI, M.. Cognitive basis for the pedagogy of musical composition. In: 5º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2009, Goiânia. Anais do 5º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2009. v. 1. p. 13-17.

2.
DOTTORI, M.. A cinematográfica vingança da música surrealista. In: IV Simposio de Cognição e Artes Musicais - Nacional, 2008, São Paulo. Anais do Simcam IV, 2008.

3.
DOTTORI, M.. De gêneros, de macacos e do ensino da composição musical. In: 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2005, Curitiba. Anais do 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: DeArtes - UFPR, 2005. p. 246-259.

4.
DOTTORI, M.. Davide Perez e a música colonial brasileira. In: Seminário, 2005, Ribeirão Preto. Davide Perez e a música brasileira, 2005.

5.
DOTTORI, M.. La influence europénne della la musique savant bresiliénne du XVIIIeme ao XXeme siécle. In: Colloque Brésil Musical, 2005, Paris. Actes du Colloque Brésil Musical. Paris: Zurfluh-Série OMS, 2005.

6.
DOTTORI, M.. As idéias e as Músicas: influências européias na música brasileira. In: Colóquio Brasil Musical, 2005, Curitiba. Brasil Musical. Curitiba: DeArtes - UFPR, 2005. p. 107-116.

7.
DOTTORI, M.. Jommelli Maestro di Capella in Roma. In: Convegno di Studi Jommelli 1996, 1996, Aversa, 1996.

8.
DOTTORI, M.. Música Colonial Brasileira - Transposição e Recriação. In: América 1992, 1992, São Paulo, 1992.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DOTTORI, M.. On Baroque Music and Brazil. In: International Congress of Baroque Music, 1996, Birmingham, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
Dottori, Maurício. O demiurgo e a selva oscura do contraponto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DOTTORI, M.. A Importância do Mito da Criação e da Idéia Obscura e Difícil, no Timeus de Platão, na Compreensão da Beleza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DOTTORI, M.; Oliveira, João Pedro de . Música Eletroacústica Mista: abordagens sobre o gesto instrumental e a realização composicional em tempo diferido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DOTTORI, M.. Música Eletroacústica Mista: abordagens sobre o gesto instrumental e a realização composicional em tempo diferido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DOTTORI, M.. Kitsch: o caso Luciano Berio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DOTTORI, M.. Um modelo cognitivo para a cognição musical. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DOTTORI, M.. Creativity in Contemporary Music. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DOTTORI, M.. The Vicissitudes of Fortune: the case of David Perez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DOTTORI, M.. Cognitive basis for the pedagogy of musical composition. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DOTTORI, M.. A dodecafonia sobe ? com Balzac e Proust ? os degraus ao paraíso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
DOTTORI, M.. De Gêneros, de Macacos e do Ensino da Composição Musical. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DOTTORI, M.. On Baroque Music and Brazil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Dottori, Maurício; LJUNGAR-CHAPELON, A. . For the portraiture of clouds and sky. Manchester: Royal Northern College of Music, 2018. (Partitura Musical/Outro).

2.
Penalva. José ; DOTTORI, M. . José Penalva: música solo para piano e órgão. Curitiba: Antigoa Typografia/Fundação Cultural de Curitiba, 2011. (Partitura Musical/Outro).

3.
DOTTORI, M.; NOGUEIRA, Marcos Vinício Cunha . Anais do VI SIMCAM ? Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Escola de Música, 2010 (Anais de Simpósio).

4.
DOTTORI, M.; SOUZA, Rodolfo C. . Gilberto Mendes, Concerto para Piano e Orquestra. Curitiba: Editora da UFPR, 2004. (Partitura Musical/Orquestra).

5.
DOTTORI, M.. Matinas e Vésperas de Sábado Santo. São Paulo: EdUSP, 1999. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DOTTORI, M.. Parecerista. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
DOTTORI, M.. Oficina de Composição Musical. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DOTTORI, M.. Oficina de Composição Musical. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
Dottori, Maurício. O Pison, que circundava as terras de Havilá. 2018. Composição (estréia).

2.
Dottori, Maurício. O Aqueronte ? Águas do Éden e do Hades, ballet-concerto. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
Dottori, Maurício. As águas. 2018. Composição (estréia).

4.
Dottori, Maurício; BARRENECHEA, S. ; Senna, João ; FERREIRA, V. . Glaciers, soleils d?argent, flots nacreux, cieux de braises. 2017. Composição (estréia).

5.
Dottori, Maurício. O Aqueronte ? Águas do Éden e do Hades, ballet-concerto. 2017. Composição (estréia).

6.
Dottori, Maurício. Non di più colpo che soave vento. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
DOTTORI, M.. Elegias de Lúcia Aizim. Concerto do Abstrai Ensemble, na Série 'Bienais Olímpicas' promovida pela Funarte durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Doriana Mendes, soprano.. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
DOTTORI, M.. Elegias de Lúcia Aizim. Concerto do Abstrai Ensemble na Série Tendências, da Escola de Música da Universidade Federal do Paraná: Doriana Mendes, soprano; Andrea Ernest Dias, flauta; Batista Jr., clarineta; Fernando Thebaldi, viola; Larissa Coutrim, contrabaixo; Fabio Adour, regência.. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
DOTTORI, M.. For the portraiture of clouds and sky. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
DOTTORI, M.. Talerè Phoné. Estréia: Sérgio Monteiro Freire e Aglaê Frigeri, em concerto de lançamento do disco 'Nova Música para Saxofone'.. 2016. Composição (estréia).

11.
DOTTORI, M.. Talerè Phoné. Concerto de lançamento do disco 'Nova Música para Saxofone'. Sérgio Monteiro Freire, saxofone-alto; e Aglaê Frigeri, vibrafone. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
DOTTORI, M.. Il Giardino/Entre os quereres, onde o desejo?. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
DOTTORI, M.. Tem água de coco gelada em marte?. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
DOTTORI, M.; Montealegre, Nathalia S. . Non di più colpo che soave vento, para piano solo, estréia colombiana por Nathalia Sánchez Montealegre. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
DOTTORI, M.. Il Giardino/Entre os quereres, onde o desejo?, estréia mundial pela Nova Camerata, regência de Maurício Dottori. 2014. Composição (estréia).

16.
DOTTORI, M.; Victorio, Roberto . Aqui caíram as asas dos anjos, 2ª versão, estréia mundial pela Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, regida por Roberto Victório. 2014. Composição (estréia).

17.
DOTTORI, M.; DOMENICI, Catarina . Not to the city?s freco?d rooms, not to the audience of the opera house, para piano solo, estréia mundial por Catarina Domenici. 2014. Composição (estréia).

18.
DOTTORI, M.. Sed perpetua aeris temperis für Klaviertrio. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
DOTTORI, M.. Sed perpetua aeris temperis. 2013. Composição (estréia).

20.
DOTTORI, M.; Steuernagel, Márcio ; Frühauf, L. . Factus est repente de caelo, moteto para coro e órgão. 2013. Composição (estréia).

21.
DOTTORI, M.. Sed perpetua aeris temperis. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
DOTTORI, M.. Sed perpetua aeris temperis. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
DOTTORI, M.. Noturno de Neon. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
DOTTORI, M.. Sed perpetua aeris temperis. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
DOTTORI, M.. A fachada do Ouro Verde. 2013. Composição (estréia).

26.
DOTTORI, M.. Ou sont les gracieux galants?. 2013. Composição (estréia).

27.
DOTTORI, M.. A Rosa Trismegista, aberta ao mundo. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
DOTTORI, M.; Cervini, Lucia . Sonata para pianoforte. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
DOTTORI, M.. Contra as calçadas de Londrina. 2012. Composição (estréia).

30.
DOTTORI, M.; Daldegan, Valentina ; Steuernagel, Márcio . Sonâmbulas as flores. 2012. Composição (estréia).

31.
DOTTORI, M.; Daldegan, Valentina ; Steuernagel, Márcio . Sonâmbulas as flores. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

32.
DOTTORI, M.. A Rosa Trismegista, aberta ao mundo. 2011. Composição (estréia).

33.
DOTTORI, M.. Entre os quereres, onde o desejo?. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

34.
DOTTORI, M.; Ferreira, Osvaldo . Aqui caíram as asas dos anjos. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

35.
DOTTORI, M.. Quattro Scene di Fla-π ed Euridice, para flauta, piano e eletroacústica. 2011. Composição (estréia).

36.
DOTTORI, M.. For the Portraiture of Clouds and Sky. 2010. Composição (estréia).

37.
DOTTORI, M.. O Obscuro Sol no Copo d'Água, das Elegias de Lúcia Aizim. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

38.
DOTTORI, M.; Rodrigues, Indioney ; Steuernagel, Márcio ; Tavares, Guilherme ; Kuhn, Danilo ; Riederer, Fernando . Nova Camerata - Música Paranaense do Século XXI, Série de Música de Câmara Nova Camerata ? Música Paranaense do Século XXI, Série Música de Câmera na Capela Santa Maria, Fundação Cultural de Curitiba, 08 e 09 de julho, regência e direção artística de Maurício Dottori, obras de Maurício Dottori, Fernando Riederer, Indioney Rodrigues, Gulherme Tavares, Márcio Steuernagel, Sólon Mendes, Danilo Kuhn. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

39.
DOTTORI, M.. Elegias, de Lúcia Aizim. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

40.
DOTTORI, M.. Elegias, de Lúcia Aizim. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
DOTTORI, M.; Steuernagel, Márcio ; Mendes, Sólon de Albuquerque ; Rodrigues, Indioney ; Riederer, Fernando ; Kuhn, Danilo ; Tavares, Guilherme . Música Paranaense do século XXI. 2009. Interpretação.

42.
DOTTORI, M.; WITTEN, David . Sonata para pianoforte. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

43.
DOTTORI, M.; WITTEN, David . Sonata para pianoforte. 2008. Composição (estréia).

44.
DOTTORI, M.. Tem água de coco gelada em Marte?. 2008. Composição (estréia).

45.
DOTTORI, M.; Ferrer, Marcus . Vago e florido firmamento de notas. 2008. Registro Fonográfico.

46.
DOTTORI, M.. Elegias, de Lúcia Aizim. 2006. Composição (estréia).

47.
DOTTORI, M.. Noturno de Neon. 2003. Composição (estréia).

48.
DOTTORI, M.. Ainda que seja noite. 2002. Composição (estréia).

49.
DOTTORI, M.. Ainda que seja noite ? Concerto de música contemporânea brasileira. 2002. Interpretação.

50.
DOTTORI, M.. Regente da Orquestra da Universidade Federal do Paraná. 2002. Outra.

51.
DOTTORI, M.. Porque os sonhos não se compreendem, se não quando se cumprem. Concerto pastorale da camera, per flauto solo e soprano obbligato. 2001. Composição (estréia).

52.
DOTTORI, M.. Concerto da Nova Camerata ? VII Encompor. 2001. Interpretação.

53.
DOTTORI, M.. Aqui caíram as asas dos anjos. 2001. Composição (estréia).

54.
DOTTORI, M.. Il Papagallo, opera buffa tascabile. 1999. Composição (estréia).

55.
DOTTORI, M.. Amós. 1998. Composição (estréia).

56.
DOTTORI, M.. Três Silêncios, opera tascabile. 1998. Composição (estréia).

57.
DOTTORI, M.. Amós. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

58.
DOTTORI, M.. Non di più colpo che soave vento. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

59.
DOTTORI, M.. Para passar esta madrugada de lua cheia. 1998. Composição (estréia).

60.
DOTTORI, M.. Among wishes, where the desire goes?. 1996. Composição (estréia).

61.
DOTTORI, M.. Elegie per il tramonto della luna. 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

62.
DOTTORI, M.. Largo. 1992. Composição (estréia).

63.
DOTTORI, M.. Largo. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

64.
DOTTORI, M.. And now the storm blast came. 1992. Composição (estréia).

65.
DOTTORI, M.. Largo. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

66.
DOTTORI, M.. Sieben Zittarchen Miniaturen für Schlagzeug. 1991. Apresentação de Obra (para compositores).

67.
DOTTORI, M.. Trois Bagatelles du Depaysement. 1990. Apresentação de Obra (para compositores).

68.
DOTTORI, M.. Sieben Zittarchen Miniaturen für Schlagzeug. 1990. Composição (estréia).

69.
DOTTORI, M.. Sieben Zittarchen Miniaturen für Schlagzeug. 1990. Apresentação de Obra (para compositores).

70.
DOTTORI, M.. Sieben Zittarchen Miniaturen für Schlagzeug. 1990. Apresentação de Obra (para compositores).

71.
DOTTORI, M.. Sieben Zittarchen Miniaturen für Schlagzeug. 1990. Apresentação de Obra (para compositores).

72.
DOTTORI, M.. Trois Bagatelles du Depaysement. 1989. Composição (estréia).

73.
DOTTORI, M.. Elegie per il tramonto della luna. 1989. Composição (estréia).

74.
DOTTORI, M.. Elegie per il tramonto della luna. 1989. Apresentação de Obra (para compositores).

75.
DOTTORI, M.. Três Danças em Forma de Magra. 1984. Composição (estréia).

76.
DOTTORI, M.. Toada de Cegos. 1977. Publicação de Partitura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
DOTTORI, M.. Três Vezes o Anjo da Morte, das Elegias de Lucia Aizim, para soprano, flauta, clarinete, viola, contrabaixo. 2009.

2.
DOTTORI, M.. Elegias de Lúcia Aizim. 2006.

3.
DOTTORI, M.. Dois Poemas de Manuel Bandeira. 2004.

4.
DOTTORI, M.. All that you know not to be is utterly real. 2002.

5.
DOTTORI, M.. Porque os sonhos não se compreendem, se não quando se cumprem. 2001.

6.
DOTTORI, M.. Ou sont les gracieux gallants?. 1999.

7.
DOTTORI, M.. Four faces of loneliness. 1998.

8.
DOTTORI, M.. Grandissima zupiera di strepito armonico. 1997.

9.
DOTTORI, M.. Two late for twilight, two early for dawn. 1997.

10.
DOTTORI, M.. Among wishes, where the desire goes?. 1996.

11.
DOTTORI, M.. Townscape music. 1995.

12.
DOTTORI, M.. Para passar esta madrugada de lua cheia. 1995.

13.
DOTTORI, M.. Non di piú colpo che soave vento. 1994.

14.
DOTTORI, M.. And now the storm blast comes. 1992.

15.
DOTTORI, M.. Largo. 1992.

16.
DOTTORI, M.. Sieben zittarchen Miniaturen fuer Schlagzeuge. 1991.

Demais trabalhos
1.
DOTTORI, M.. List of Davide Perez's Church Music. 2004 (Catálogo online) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Dottori, Maurício; RIBEIRO, Felipe; FERRAZ, S.. Participação em banca de André Luiz Greboge. Composição Musical a partir dos Modelos Formais de Salvatore Sciarrino e James Tenney. 2017.

2.
Dottori, Maurício; GAVA, J. E.; Victorio, Roberto. Participação em banca de Thiago Busch. Transcendência e Essência na Composição Musical de. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Dottori, Maurício; NOGUEIRA, Marcos Vinício Cunha; YAMPOLSCHI, R.. Participação em banca de Willian Marcel Cordeiro Lentz. O Conceito de Emergência Aplicado à Composição Musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Ribeiro, Felipe de Almeida; Zampronha, Edson; Dottori, Maurício. Participação em banca de Ricardo de Oliveira Thomazi. Compondo Interatividades: Questões sobre Poéticas e Orquestração Eletroacústica. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

5.
CARDOSO DE ARAUJO, Rosane; DEL-BEN, L. M.; DOTTORI, M.. Participação em banca de Veridiana de Lima Gomes Kruger. Um estudo sobre El Sistema a partir da Perspectiva da Teoria Social Cognitiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

6.
DOTTORI, M.. Participação em banca de Igor Mendes Krüger. Aulas de Composição Musical em Turma: Processos Criativos e Motivacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

7.
DOTTORI, M.; Victorio, Roberto; GAVA, J. E.. Participação em banca de Igor Mendes Krüger. Memorial Descritivo de Composição Musical para o Disco Conceitual Olhar. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

8.
DOTTORI, M.; FERRAZ, S.. Participação em banca de Eduardo Frigatti. Percepção formal e composição: contribuições das ciências cognitivas para o processo de criação de oito peças musicais. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

9.
YAMPOLSCHI, R.; SOUZA, Rodolfo C.; DOTTORI, M.; Yansen, Carlos. Participação em banca de Sergio Andrés Murillo Jerez. O fenômeno da percepção como como processo criativo na composição musical. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

10.
DOTTORI, M.; Vásquez, Edwin Pitre; ROMANELLI, Guilherme; Barata, Denise. Participação em banca de Maria Ximena Alvarado Burbano. Currulao: Análise etnomusicológica para o gênero musical representativo do Pacífico Sul colombiano. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

11.
DOTTORI, M.; Fraga, Orlando; GAVA, J. E.. Participação em banca de João Francisco de Souza Corrêa. Memorial de composição: Descaminhos, procedimenntos composicionais. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

12.
DOTTORI, M.; QUARANTA, Daniel; Soares, Léa Lígia. Participação em banca de José Luiz Brazil Gomes. Henrique de Curitiba Morozowicz: música para canto solo, arquivo pessoal e historiografia. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

13.
DOTTORI, M.. Participação em banca de Igor Mendes Krüger. Banda de um Homem Só: Memorial descritivo de composição musical para o disco Conceitual ?Olhar?. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

14.
DOTTORI, M.; YAMPOLSCHI, R.; Fregoneze, Carmen Célia. Participação em banca de Wilson Dittrich Filho. Jeux d'Eau: O Belo, a Poética e Mímesis no Simbolismo Pianístico de Ravel. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

15.
Scarinci, Silvana; DOTTORI, M.; Fraga, Orlando; HOLLER, Macros Tadeu. Participação em banca de Gustavo Ângelo Dias. Um estudo comparativo entre Francesco Gasparini e os Tratadistas Portugueses do Baixo Contínuo. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

16.
DOTTORI, M.; Kayama, Adriana Giarola; Vásquez, Edwin Pitre; Sartori, Denise. Participação em banca de Grasieli Cristina dos Santos. As Canções para canto e piano de José Penalva: um estudo crítico interpretativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

17.
YAMPOLSCHI, R.; Justino, Maria José; DOTTORI, M.. Participação em banca de Thiago Plaça Teixeira. Música e beleza em São Tomás de Aquino. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

18.
YAMPOLSCHI, R.; DOTTORI, M.; COSTA, Rogério. Participação em banca de Luiz Cláudio Barcellos. ?Vídeo-dança Vagão?: um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

19.
DOTTORI, M.; FERRAZ, S.; YAMPOLSCHI, R.. Participação em banca de Semitha Heloísa Matos Cevallos. A recepção do Sonorismo polonês por parte de compositores brasileiros. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

20.
Dottori, Maurício; YAMPOLSCHI, R.; Victorio, Roberto. Participação em banca de Lucas Ferreira Fruhauf. Estratégias para a Composição Litúrgica Luterana Contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

21.
QUARANTA, Daniel; DOTTORI, M.; Iazzeta, Fernando. Participação em banca de Eduardo Luís Brito Patrício. Instrumentos Musicais Digitais: uma metáfora composicional. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

22.
DOTTORI, M.; Scarinci, Silvana; Guérios, Paulo. Participação em banca de Olga Sofia. Il Guarany de Antônio Carlos Gomes: A História de uma Ópera Nacional. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

23.
DOTTORI, M.; Castelões Pereira da Silva, Luiz Eduardo; QUARANTA, Daniel. Participação em banca de Jorge Alberto Falcón. Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

24.
DOTTORI, M.; Scarinci, Silvana; HOLLER, Macros Tadeu. Participação em banca de Taianara Goedert. Desdobramentos artísticos dos Festivais de Música de Curitiba e dos Cursos Internacionais de Música do Paraná. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

25.
DOTTORI, M.; ROMANELLI, Guilherme; BOSISIO, Paulo G.. Participação em banca de Juarez Bergmann Filho. Análise e criação de literatura musical para a metodologia contemporânea do ensino do violino em sua fase inicial de aprendizado. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

26.
DOTTORI, M.; CUNHA, A. C. B.; QUARANTA, Daniel. Participação em banca de Danilo Kuhn da Silva. O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

27.
DOTTORI, M.; Fraga, Orlando; YAMPOLSCHI, R.. Participação em banca de Marco Aurélio Koentopp. Métodos de Harmonia para os Cursos de Graduação. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

28.
DOTTORI, M.; Victorio, Roberto. Participação em banca de Murilo Alves Pereira. Contemporaneidade e o Processo de Realização Musical. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

29.
DOTTORI, M.; Fraga, Orlando; Scarinci, Silvana. Participação em banca de Haroldo Roger Benghi Burmeister. Aspectos do 'stylus phantasticus' nas tocatas para tiorba de Giovanni Girolamo Kapsberger (1580-1651). 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

30.
ILARI, BEATRIZ; DOTTORI, M.; GUIMARÃES, Sandra; GALVÃO, Afonso. Participação em banca de Caroline Brendel Pacheco. Habilidades musicais e consciência fonológica; um estudo correlacional com crianças de 4 e 5 anos de Curitiba. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

31.
DOTTORI, M.; CARRASCO, C. R.; NORTON, DUDEQUE; QUARANTA, Daniel. Participação em banca de Débora Regina Opolski. Análise do Design Sonoro no Longa-Metragem Ensaio sobre a Cegueira. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

32.
DOTTORI, M.; NOGUEIRA, Marcos Vinício Cunha. Participação em banca de Bernardo Pellon de Lima Pichin. Música e Emoção: Como o ouvinte atribui qualidades emocionais à música. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
Chueke, Zélia; FUKS, Leonardo; DOTTORI, M.. Participação em banca de Paulo César Demarchi. Fases da preparação da obra Nih Nik do compositor Chico Mello: relato de experiência. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

34.
DOTTORI, M.; Carrasco, Ney Rodrigues; QUARANTA, Daniel. Participação em banca de Débora Regina Opolski. A edição de som em filmes: uma análise da pós-produção de som do longa-metragem 'Ensaio sobre a Cegueira'. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

35.
Dottori, Maurício; NORTON, DUDEQUE; HOLLER, Macros Tadeu. Participação em banca de José Roberto Monteiro da Fonseca. Gloriana: o festival internacional de música de câmara do Pará ? os 10 primeiros anos. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

36.
DOTTORI, M.; CUNHA, A. C. B.; SOUZA, Rodolfo C.. Participação em banca de Guilherme Campelo Tavares. Números como Ferramentas para a Composição Musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

37.
DOTTORI, M.; CUNHA, A. C. B.; YAMPOLSCHI, R.. Participação em banca de Márcio André Silva Steuernagel. Ad Vigiliam et Missam Paschalem: Estratégias para a composição de música sacra litúrgica cristã no século XXI. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná.

38.
YAMPOLSCHI, R.; Dottori, Maurício; CUNHA, A. C. B.. Participação em banca de Marcell Silva Steuernagel. O gesto musical através do "ma": uma abordagem alternativa da forma na composição musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

39.
DOTTORI, M.; CUNHA, A. C. B.; CHAVES, C. L.; CARVALHO, A. R.. Participação em banca de Carlos Walter Alves Soares. Maja Nua: Processos Composicionais. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

40.
ZAGONEL, Bernadete; DOTTORI, M.. Participação em banca de Cynthia Regina Hertel. Execução pianistica: uma avaliação qualitativa dos alunos de 6o e 7o anos do curso intermediário da EMBAP. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

41.
ZAGONEL, Bernadete; DOTTORI, M.. Participação em banca de Guilherme Romanelli. Carnaval de Antonina: um estudo sobre os sambas-enredo da escola de samba Filhos da Capela com vistas a uma aplicação didática. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
DOTTORI, M.; Andacht, Fernando; Tassi Teixeira, Rafael; Moraes da Costa, Fernando; Quadros de Moraes, Ulisses. Participação em banca de Débora Regina Opolski. A Fragmentação da Expressividade Oral no Cinema: uma proposta analítica para a edição de diálogos. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

2.
DOTTORI, M.; Pinheiro, Paulo José Moraes; Merhy, Silvio Augusto; BARRENECHEA, S.; Castro, Gilberto de. Participação em banca de Ricardo Mendonça Petracca. Para uma Estética Musical da Alteridade: uma abordagem bakhtiana da música. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Loureiro Chaves, Celso Giannetti; DOTTORI, M.; CUNHA, A. C. B.; BOHRER, J. C. S.. Participação em banca de Josemir Dias Valverde Júnior. Identidade poética em um ciclo de peças. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
Teixeira, Salete Kozel; Deus, José Antônio S. de; DOTTORI, M.; Gil Filho, Sylvio Fausto; Schlögl, Emerli. Participação em banca de Beatriz Helena Furlanetto. Paisagem Sonora do Boi-de-Mamão no Litoral Paranaense: A Face Oculta do Riso. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Carrasco, Ney Rodrigues; DOTTORI, M.; Kayama, Adriana Giarola; REILY, Lucia Helena; Zani Netto, Amilcar. Participação em banca de Fabiana Fator Gouvêa Bonilha. Do Toque ao Som: o ensino da musicografia braille como um caminho de educação inclusiva. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
CARDOSO DE ARAUJO, Rosane; Dottori, Maurício. Participação em banca de Aglaê Frigeri. A Rítmica proposta por José Eduardo Gramani e o processo de Autorregulação: vivência e (re)construção de uma visão musical do Ritmo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Musica) - Universidade Federal do Paraná.

2.
NORTON, DUDEQUE; Dottori, Maurício; Assis, Carlos Alberto; SOUZA, Rodolfo C.. Participação em banca de Thiago Plaça Teixeira. A Música Sacra e Religiosa de Alberto Nepomuceno (1864-1920): Estilo e intertextualidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Musica) - Universidade Federal do Paraná.

3.
DOTTORI, M.; MEHRY, Silvio A.; Pinheiro, Paulo. Participação em banca de Ricardo Petracca. Para uma Estética Musical da Alteridade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CUNHA, A. C. B.; CHAVES, C. L.; DOTTORI, M.. Participação em banca de Josemir Valverde. Identidade Sonora. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
Ribeiro, Felipe de Almeida; Dottori, Maurício; SOUZA, Rodolfo C.. Participação em banca de Dilson Colman Cassaro. A Influência acusmática na linguagem musical de Luciano Berio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

2.
DOTTORI, M.; FERRAZ, S.; RIBEIRO, Felipe. Participação em banca de André Luiz Greboge. Composição Musical a partir de modelos formais de Salvatore Sciarrino e James Tenney. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

3.
RIBEIRO, Felipe; DOTTORI, M.; Zampronha, Edson. Participação em banca de Ricardo de Oliveira Thomasi. A Interatividade como processo estrutural na composição de música eletroacústica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Lucas, Marcos Vieira; DOTTORI, M.; CARLINI, ALVARO. Participação em banca de Semitha Heloísa Matos Cevallos. A influência do sonorismo polonês na música erudita brasileira dos anos 60-70. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

5.
DOTTORI, M.; YAMPOLSCHI, R.; Justino, Maria José. Participação em banca de Thiago Plaça Teixeira. O belo na música: um estudo sobre a estética de São Tomás de Aquino. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

6.
DOTTORI, M.; Sartori, Denise; Kayama, Adriana Giarola; Vásquez, Edwin Pitre. Participação em banca de Grasieli Cristina dos Santos. As Canções para Canto e Piano de José Penalva: um estudo crítico interpretativo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Dottori, Maurício; Souza Melo, Hugo de; Rodrigues, Indioney. Participação em banca de Guilherme Baptista Intima.Técnicas e procedimentos para gravação da vielle a roue. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Dottori, Maurício; Souza Melo, Hugo de. Participação em banca de Matheus Valente Bührer Tavares.Planejamento acústico de um estúdio para gravação musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Souza Melo, Hugo de; Dottori, Maurício. Participação em banca de Ricardo Yoshida Takeda.Música no vídeogame The Legend of Zelda: Ocarina of time. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Souza Melo, Hugo de; Rodrigues, Indioney; Dottori, Maurício. Participação em banca de Rogério Valmorbida Mezari.A formação profissional na transição para digital nos eventos de música ao vivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

5.
DOTTORI, M.; Melo, Hugo; Rodrigues, Indioney. Participação em banca de Henrique Meyer de Souza.O processo de produção musical sob uma perspectiva prática: a canção "Fusível". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Melo, Hugo; Vásquez, Edwin Pitre; DOTTORI, M.. Participação em banca de Paulo Roberto Cueto.Técnicas e processos de sonorização para vídeo: diálogos e efeitos sonoros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

7.
Melo, Hugo; GAVA, J. E.; DOTTORI, M.. Participação em banca de Gabriel F. O. Ogama.Monitoramento de áudio em home studios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

8.
DOTTORI, M.; YAMPOLSCHI, R.; GAVA, J. E.. Participação em banca de André Luiz Greboge.O Gesto Musical na Poética de Luciano Berio (1925-2003). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

9.
CARLINI, ALVARO; DOTTORI, M.; NORTON, DUDEQUE. Participação em banca de Giuliana Proença.Castelo Forte: uma análise contextual e semiótica do Hinário Cantor Cristão com conceitos de Luiz Tatit. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

10.
Melo, Hugo; Vásquez, Edwin Pitre; DOTTORI, M.. Participação em banca de Glauber L. Gonzalez.Gravação do álbum IF: processos de uma produção musical profissional com o uso de mixagem binaural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

11.
YAMPOLSCHI, R.; DOTTORI, M.; NORTON, DUDEQUE. Participação em banca de Rodrigo L. S. Enoque.O Espelho de Valdrada: uma abordagem composicional em arte sonora através do conceito de dialogismo de Mikhail Bakhtin. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

12.
Rodrigues, Indioney; NORTON, DUDEQUE; DOTTORI, M.. Participação em banca de Gabriel Moreira Machado.Textura como elemento de composição e arranjo em obras vocais brasileiras do final do século xx. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná.

13.
DOTTORI, M.; YAMPOLSCHI, R.; NORTON, DUDEQUE. Participação em banca de Gabriel Vaz Amorim.Música dodecafônica: novas formas de composição musical do século xx e sua influência em compositores brasileiros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

14.
DOTTORI, M.; Vásquez, Edwin Pitre; Melo, Hugo. Participação em banca de Júlio Cesar Degraf Muzzi.Trilha sonora: a música como acréscimo narrativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

15.
Nichnich, Fernando; YAMPOLSCHI, R.; DOTTORI, M.. Participação em banca de Lucas Henrique Serpe Diaz.Abstração e referencialidade como abordagens para a composição de música eletrônica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

16.
DOTTORI, M.; Scarinci, Silvana; Ramos, Danilo. Participação em banca de Thiago Abreu Saraiva.Análise das características interpretativas de Altamiro Carrilho (1924) nos choros ?Doce de côco? e ?Lamentos?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

17.
YAMPOLSCHI, R.; Scarinci, Silvana; DOTTORI, M.. Participação em banca de Aguinaldo Martinucci.Antonio Carlos Jobim: para além da bossa-nova. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

18.
DOTTORI, M.; CARLINI, ALVARO; NORTON, DUDEQUE. Participação em banca de Eduardo Brito Patrício.Sistemas musicais interativos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

19.
DOTTORI, M.; Melo, Hugo; Torres, Walter Lima. Participação em banca de Felipe Reis Rodrigues.Processos de captação de áudio para instrumentos de sopro da família das madeiras: flauta, oboé, clarineta e fagote.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

20.
DOTTORI, M.; Melo, Hugo; Torres, Walter Lima. Participação em banca de João Carlos Straub Oliveira.Memorial de Mixagem da música ?Call on me? de David Musumeci. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

21.
DOTTORI, M.; Melo, Hugo; NORTON, DUDEQUE. Participação em banca de Leandro Bohnen Guimarães.O amplificador valvulado e a construção timbrística da guitarra elétrica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

22.
DOTTORI, M.; Torres, Walter Lima; Melo, Hugo. Participação em banca de Lucas Françolin da Paixão.Padrões de compactação de áudio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

23.
DOTTORI, M.; Torres, Walter Lima; Melo, Hugo. Participação em banca de Tiago Paula Gutstein.Análise das canções: ?Proibido proibir? e ?Pra não dizer que não falei das flores?, participantes do III Festival Internacional da Canção Popular e suas relações com a indústria cultural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal do Paraná.

24.
DOTTORI, M.; BUDASZ, ROGERIO; Melo, Hugo. Participação em banca de Jorge Alberto Falcón.Texturas: um projeto de produção musical profissional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

25.
DOTTORI, M.; Melo, Hugo; YAMPOLSCHI, R.. Participação em banca de Judson Gonçalves de Lima.Jogo, Prazer e Fruição na canção: algumas considerações sobre a canção 'Circuladô de Fulô' de Caetano Veloso e Haroldo de Campos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

26.
YAMPOLSCHI, R.; DOTTORI, M.; Melo, Hugo. Participação em banca de Mario Carta Loureito Jr..Construção de três novos instrumentos musicais, embasamento e prática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

27.
DOTTORI, M.; Melo, Hugo; YAMPOLSCHI, R.. Participação em banca de Flávio Lira de Oliveira.Música Nova para Big Band: as técnicas de composição contemporâneas aplicadas numa formação tipicamente voltada ao jazz das décadas de 30 e 40. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

28.
DOTTORI, M.; Melo, Hugo; Torres, Walter Lima. Participação em banca de Luiz Felipe Cândido Ribeiro.Música para filmes: estudo e aplicação na composição de trilha musical para um trecho do filme 'Os Pássaros'. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

29.
Melo, Hugo; DOTTORI, M.; ARAUJO, Rosane Cardoso. Participação em banca de João Pedro Trancoso Caserta.A edição de som do filme 'Cidade dos Homens' - 2007. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

30.
DOTTORI, M.; YAMPOLSCHI, R.; CARDOSO DE ARAUJO, Rosane. Participação em banca de Fernando Nicknich.O Fenômenono do Estetismo na Música Contemporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

31.
DOTTORI, M.; Chueke, Zélia; YAMPOLSCHI, R.. Participação em banca de Sara Cristina Koch Santos.Schafer e Paynter: utilizando o ruído na Educação Musical. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal do Paraná.

32.
CARLINI, ALVARO; DOTTORI, M.. Participação em banca de Danilo Cardozo da Silva.Frank Zappa: análise da composição 'Sinister Foorwear'. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

33.
DOTTORI, M.; Melo, Hugo. Participação em banca de Daniel Avilez.Análise acústica do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

34.
Melo, Hugo; DOTTORI, M.; YAMPOLSCHI, R.. Participação em banca de Rodrigo Piassetta.Mídias para gravação de áudio digital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

35.
DOTTORI, M.; NORTON, DUDEQUE; CARLINI, ALVARO. Participação em banca de Vinicius Giusti.O Contraste na Percepção dos Elementos Sonoros da Peça "All that you know not to is be is utterly real" de Maurício Dottori. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

36.
DOTTORI, M.; YAMPOLSCHI, R.; CARLINI, ALVARO. Participação em banca de João Guilherme Dyck.A regressão da audição em Adorno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

37.
DOTTORI, M.; NORTON, DUDEQUE; CARLINI, ALVARO. Participação em banca de Guilherme Scartezini de Bortoli.Notação musical para bateria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

38.
DOTTORI, M.; BUDASZ, ROGERIO; CARLINI, ALVARO. Participação em banca de Débora Opolski.Poesia e música na canção: um projeto de integração entre a melodia da voz e a função do instrumental, na canção polular erudita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

39.
DOTTORI, M.; NORTON, DUDEQUE; CARLINI, ALVARO. Participação em banca de Felipe Hickman.Composição de trilhas sonoras para jogos eletrônicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.

40.
DOTTORI, M.. Participação em banca de Felipe de Almeida Ribeiro.Uma Composição Baseada no Serialismo Microtonal, Executada por Computador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DOTTORI, M.; SOUZA, Rodolfo C.; Bordini, Ricardo. Análise Interpretativa de Repertório ? Teoria e Percepção Musical. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
DOTTORI, M.; SOUZA, Rodolfo C.; Salles, Paulo de Tarso. Harmonia - Contraponto. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

3.
CARDOSO DE ARAUJO, Rosane; DOTTORI, M.; Fraga, Orlando; NOGUEIRA, Marcos Vinício Cunha. Cognição e Educação Musical. 2010. Universidade Federal do Paraná.

4.
DOTTORI, M.; Fraga, Orlando; QUARANTA, Daniel. Música e Tecnologia. 2010. Universidade Federal do Paraná.

5.
DOTTORI, M.; NOGUEIRA, Marcos Vinício Cunha; Victorio, Roberto. História da Música no Ocidente e no Brasil. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
DOTTORI, M.; SOUZA, Rodolfo C.; EL HAOULI, J.. Composição e Matérias Teóricas. 2006.

7.
DOTTORI, M.; GARCIA, D. H. L.; MANNIS, J. A.; SEINCMAN, E.; CARRASCO, C. R.. Fundamentos Teóricos das Artes. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
Dottori, Maurício. Processo Seletivo 2017-2018 Vestibular. 2017. Universidade Federal do Paraná.

2.
DOTTORI, M.. Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná. 2010. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Mostra de Música Guido Viaro.Apreciação de música para todos. 2018. (Encontro).

2.
IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.O artífice platônico e a criação musical. 2017. (Encontro).

3.
XII Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Processos Criativos e Cognição. 2016. (Simpósio).

4.
XI Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Cognição Musical e Processos Criativos. 2015. (Simpósio).

5.
Il Dicembre dei Compositori.Cognizione e composizione. 2014. (Seminário).

6.
Le Stagioni Italiane di Jommelli. Jommelli, Metastasio e i pia desideri. 2014. (Congresso).

7.
X Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Neurociência e Conhecimento Musical; Música contemporânea, suas ferramentas e elementos cognitivos do discurso musical;. 2014. (Simpósio).

8.
2º Encontro Paranaense de Composição Musical.As escutas na música contemporânea. 2012. (Encontro).

9.
8 Simpósio de cognição e artes musicais.Santo Agostinho e as canções de ninar. 2012. (Simpósio).

10.
8 Simpósio de cognição e artes musicais.Cognição Musical e Processos Criativos. 2012. (Simpósio).

11.
7 Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Cognição e Produção Musical. 2011. (Simpósio).

12.
7º Encontro Internacional de Música e Mídia.Tempo e memória: contribuições a uma filosofia cognitiva da música. 2011. (Simpósio).

13.
Colóquio David Perez e a Música de sua Época. The Vicissitudes of Fortune: the case of David Perez. 2011. (Congresso).

14.
XI SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.Criação, Retórica e Interfaces em Música. 2011. (Seminário).

15.
6 Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Criação musical e cognição: limites. 2010. (Simpósio).

16.
VIII Seminário de Linguagens da UFMT.Composição Musical e Processos Cognitivos. 2010. (Seminário).

17.
5 Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Processos Cognitivos como Fundamentos para a Composição Musical. 2009. (Simpósio).

18.
4 Simpósio de Cognição e Artes Musicais.A cinematográfica vingança da música surrealista. 2008. (Simpósio).

19.
Italian Festival of the Arts and Humanities. Translating Painting and Sculpture into Sound. 2008. (Congresso).

20.
The Italian sense of space.Translating Pictures and Sculptures into Music. 2008. (Encontro).

21.
3 Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional.A dodecafonia sobe ? com Balzac e Proust ? os degraus ao paraíso. 2007. (Simpósio).

22.
1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.De Gêneros, de Macacos e do Ensino da Composição Musical. 2005. (Simpósio).

23.
Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2005. (Simpósio).

24.
David Perez tra Sicilia, Penisola Iberica e Nuovo Mondo.La musica sacra di David Perez: produzione e questioni stilistiche. 2001. (Simpósio).

25.
7th Biennial Conference on Baroque Music. On Baroque Music and Brazil. 1996. (Congresso).

26.
Jommelli e la musica religiosa in Italia alla fine dell settecento.Niccolò Jommelli alla Cappella Giulia, visto dal Laterano. 1996. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DOTTORI, M.. 8 Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2012. (Congresso).

2.
DOTTORI, M.; Steuernagel, Márcio . I Bienal Música Hoje em Curitiba. 2011. (Festival).

3.
DOTTORI, M.; Dourado Freire, Ricardo . VII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2011. (Congresso).

4.
DOTTORI, M.. Grupo de Trabalho em Musicologia/Estética Musical. 2009. (Congresso).

5.
DOTTORI, M.; Zampronha, Edson ; MEZZADRI, Danilo . Primeiro Micro Festival Internacional de Musica Contemporanea de Curitiba. 2008. (Festival).

6.
ILARI, BEATRIZ ; DOTTORI, M. ; SOUZA, Rodolfo C. . I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
William Marcel Cordeiro Lentz. A apreensão da obra de arte musical como propriedade emergente. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

2.
André Luiz Greboge. Composição Musical a partir de modelos formais de Salvatore Sciarrino e James Tenney. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

3.
Thiago Busch. Transcendência e Essência na Composição Musical de "Fragmentos Sublimes, Tempos e Transcendência": Memorial de Composição,. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

4.
Eduardo Fabrício Frigatti. Percepção formal e composição: contribuições das ciências cognitivas para o processo de criação de oito peças musicais. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

5.
Igor Mendes Krüger. Memorial Descritivo de Composição Musical para o Disco Conceitual Olhar. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

6.
Wilson Dittrich Filho. Jeux d?Eau: o belo, a poética e mímesis no simbolismo pianístico de Ravel. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

7.
Maria Ximena Alvarado Burbano. Currulao: Análise etno-musicológica para o gênero musical representativo do Pacífico Sul colombiano. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Maurício Soares Dottori.

8.
José Luiz Brazil Gomes. Henrique de Curitiba Morozowicz: música para canto solo, arquivo pessoal e historiografia. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

9.
João Francisco de Souza Corrêa. Memorial de Composição: Descaminhos para Violão e Eletroacústica, procedimentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

10.
Grasieli Cristina dos Santos. As Canções para Canto e Piano de José Penalva: um estudo crítico interpretativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

11.
Lucas Ferreira Fruhauf. Estratégias para a composição litúrgica luterana contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

12.
Semitha Heloísa Matos Cevallos. A influência do sonorismo polonês na música erudita brasileira dos anos 60-70. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

13.
Olga Sofia Sousa Santos Freitas. Il Guarany de Antônio Carlos Gomes: A História de uma Ópera Nacional. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

14.
Jorge Alberto Falcón. Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

15.
Danilo Kuhn da Silva. O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea de concerto. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

16.
Juarez Bergmann Filho. Análise e criação de literatura musical para a metodologia contemporânea do ensino do violino em sua fase inicial de aprendizado. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

17.
Taianara Goedert. Desdobramentos artísticos dos Festivais de Música de Curitiba e dos Cursos Internacionais de Música do Paraná. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

18.
Marco Aurélio Koentopp. Métodos de harmonia nos cursos de graduação musical. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

19.
José Roberto Monteiro da Fonseca. Gloriana: O Festival Internacional de Música do Pará. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

20.
Márcio André Silva Steuernagel. Ad Vigiliam et Missam Paschalem: Estratégias para a composição de música sacra litúrgica cristã no século XXI. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Soares Dottori.

21.
Guilherme Campelo Tavares. Números como ferramentas para a composiçăo musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Maurício Soares Dottori.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel Montechiari e Silva. Memorial de composição algorítmica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Maurício Soares Dottori.

2.
André Luiz Greboge. O gesto musical na poética de Luciano Berio (1925-2003). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

3.
Thiago de Abreu Saraiva. Análise das características interpretativas de Altamiro Carrilho (1924) nos choros ?Doce de côco? e ?Lamentos?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

4.
Ben Hur Lima Pinto. Composição de canção: memorial descritivo da composição de canções para o grupo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

5.
Orlando Scarpa Neto. A articulação da rugosidade como ferramenta composicional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

6.
Aguinaldo Martinucci. Antonio Carlos Jobim: para além da bossa-nova. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

7.
Eduardo Brito Patrício. Sistemas musicais interativos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

8.
Márcio André Silva Steuernagel. Namarie: A Utilização de Estruturas Linguisticas do Quenya de J.R.R. Tolkien (1892-1973) em uma composição musical.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

9.
Lucas Ferreira Fruhauf. Nos Olhos de um Anjo: Composição Serial para Piano, e Memorial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

10.
Jorge Alberto Falcon. Texturas: um projeto de produção musical profissional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

11.
Judson Gonçalves de Lima. Jogo, Prazer e Fruição na canção: algumas considerações sobre a canção 'Circuladô de Fulô' de Caetano Veloso e Haroldo de Campos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

12.
Flávio Lira de Oliveira. Música Nova para Big Band: as técnicas de composição contemporâneas aplicadas numa formação tipicamente voltada ao jazz das décadas de 30 e 40. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

13.
Luiz Felipe Cândido Ribeiro. Música para filmes: estudo e aplicação na composição de trilha musical para um trecho do filme 'Os Pássaros'. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

14.
Vinícius Giusti. O Contraste na Percepção dos Elementos Sonoros da Peça "All that you know not to be is utterly real" de Maurício Dottori. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

15.
Guilherme Scartezini de Bortolli. Notação Musical para Bateria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

16.
Felipe Copetti Hickmann. Composição de Trilhas Sonoras para Jogos Eletrônicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

17.
Débora Regina Opolski. Poesia e Música na Canção: um projeto de integração entre melodia da voz e a função do instrumental, na canção popular erudita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

18.
Gisele Maciel Rech. Sereia Cabelereiros: produção sonora para filme de curta metragem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

Iniciação científica
1.
Orlando Scarpa Neto. A Influência do Espaçamento entre Notas na Relação Consonância-Dissonância de Acordes. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

2.
Gabriel Stocchero Floriani. Música Dodecafônica e o Conceito de Polaridade. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Maurício Soares Dottori.

3.
Lucas Ferreira Fruehauf. Luigi Nono: Observando Técnicas Composicionais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.

4.
Orlando Scarpa Neto. Composição Eletroacústica por TImbre e Contraponto. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maurício Soares Dottori.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Daldegan, Valentina2011Daldegan, Valentina ; DOTTORI, M. . TécnIcas estendidas e música contemporânea no ensino de instrumento para crianças Iniciantes. Música Hodie, v. 11, p. 113-127, 2011.


Livros e capítulos
1.
DOTTORI, M.; Daldegan, Valentina . Elementos de História das Artes. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. v. 1. 229p .

2.
Dottori, Maurício. A noite, a música : Ensaios de filosofia e criação musical. 1. ed. Curitiba: Antigoa Typographia, 2017. v. 1. 129p .


Apresentações de Trabalho
1.
DOTTORI, M.. The Vicissitudes of Fortune: the case of David Perez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DOTTORI, M.. Oficina de Composição Musical. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Musica
1.
DOTTORI, M.. A Rosa Trismegista, aberta ao mundo. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

1.
DOTTORI, M.; WITTEN, David . Sonata para pianoforte. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

1.
DOTTORI, M.; WITTEN, David . Sonata para pianoforte. 2008. Composição (estréia).

1.
DOTTORI, M.. Elegias, de Lúcia Aizim. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

1.
DOTTORI, M.. Contra as calçadas de Londrina. 2012. Composição (estréia).

1.
DOTTORI, M.. Regente da Orquestra da Universidade Federal do Paraná. 2002. Outra.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 14:14:37