Marcia Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4042858433255245
  • Última atualização do currículo em 12/09/2014


Marcia Moraes é Ph.D. em Educação - Miami University - Oxford, Ohio - EUA (1994); Mestre em Avaliação Educacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990); graduada em Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) . Atualmente, Marcia Moraes é Professora Titular e Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da FACULDADE CCAA. Ela é ex-Diretora Acadêmica da FACULDADE CCAA; Professora Adjunta aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e também foi Professora Visitante na University of St. Thomas (Minnesota-EUA). Possui experiência na área de Estudos da Linguagem e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, educação bilingue, práticas pedagógicas, pedagogia crítica, metodologia da pesquisa, prática de ensino de Língua Portuguesa, políticas de educação e educação superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, M.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade CCAA, Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa.
Av. Marechal Rondon, 1460
Riachuelo
20950-202 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21565000
URL da Homepage: http://www.faculdadeccaa.com.br


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1994
Doutorado em Educação.
Miami University - Oxford, Ohio - EUA.
Título: Bilingual Education: A Dialogue with the Bakhtin Circle, Ano de obtenção: 1994.
Orientador: Peter McLaren.
Bolsista do(a): Miami University - Oxford - Ohio - EUA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
1988 - 1990
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Formas de Ensino da Língua e Suas Relações com a Expressão Escrita,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Lilia da Rocha Bastos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1978 - 1982
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade CCAA, FACULDADE CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação; Didática I; Prática de Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia da Pesquisa; English for Professionals in General (EPG); Metodologia do Trabalho Científico.

Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40

Atividades

02/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro.
10/2005 - 02/2012
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Diretora Acadêmica.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Avaliadora Institucional e de Cursos


Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, ISEP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: VISITANTE, Carga horária: 20

Atividades

03/2000 - 12/2004
Ensino, Mestrado em Ciências Pedagógicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
Paradigmas Epistemológicos da Educação
Política Educacional Brasileira

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40

Atividades

1/1990 - 11/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática de Ensino de Língua e Literatura
Teoria e Prática de Ensino de Língua e Literatura IV
03/1988 - 11/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Redação
2/1992 - 04/2004
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Línguas e Literaturas.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Programa de Interiorização - INTERCAP.
8/2000 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sub Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Especial de Capacitação Docente - CECAD.
04/1992 - 04/1996
Direção e administração, Instituto de Aplicação, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.

University of St. Thomas, UST, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Professora Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante
Outras informações
Participou do planejamento do curso de doutorado em Pedagogia Crítica e atuou como Professora Visitante.

Atividades

8/1998 - 12/2007
Ensino, Doutorado em Pedagogia Crítica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comparative Foundations of Education
Gender, Power, and Pedagogy
Language, Culture, and Education
Popular Culture
Social Foundations of Education
Theoretical Foundations of Critical Pedagogy


Projetos de extensão


1992 - 2004
InterCAP - Programa de Interiorização

Descrição: Programa de interiorização com o objetivo de proporcionar apoio didático-metodológico aos docentes que atuam na Educação Básica de escolas municipais e estaduais localizadas em municípios do Estado do Rio de Janeiro, especialmente em zonas rurais. O projeto inciou em 1992 atendendo aos municípios de Natividade, Varre-e-Sai, Porciúncula. As escolas desses municípios tinham docentes com classes multisseriadas e, muitas delas eram unidocentes. Após os primeiros 2 anos de trabalho do InterCAP, esses municípios obtiveram redução na taxa de repetência dos/das estudantes, além de iniciativas pedagógicas variadas por parte das docentes que, no início, ficavam muito presas ao uso de livro didático. A experiência positiva nesses municípios levou-me a continuar o projeto, junto aos colegas do CAP, em vários outros municípios: Sumidouro, Itatiaia, Araruama, Porto Real, Trajano de Morais, Cordeiro etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marcia Moraes - Coordenador / Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu - Integrante / MOREIRA, Vânia - Integrante / Leila Medeiros de Menezes - Integrante / Arnaldo Borba Júnior - Integrante / José Antônio Novaes - Integrante / Raul Ferreira Neto - Integrante / Helena Hawad - Integrante.


Membro de corpo editorial


2002 - 2004
Periódico: Forum Crítico da Educação
2008 - Atual
Periódico: InterSignos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia Crítica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Mérito Cultural, Academia Brasileira de Filologia.
1997
Queensland University of Technology Research, Queensland University - Brisbane, Austrália.
1994
Outstanding Contributions as Teaching Associate, Miami University - Oxford, Ohio, EUA.
1993
Outstanding Contributions to Teaching and Research, Miami University - Oxford, Ohio, EUA.
1991
Dedicação e Competência no Quadriênio 1988-1991, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, M.2014MORAES, M. . Repensando a Educação: os diálogos das lideranças. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 158, p. 115-118, 2014.

2.
MORAES, M.2013MORAES, M. . Educação e Capitalismo: a nova ordem trabalhista. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 146, p. 1-8, 2013.

3.
MORAES, M.2006MORAES, M. . El sendero del disentimiento. Barbecho - Revista de Reflexión Socioeducativa, v. 1, p. 4-12, 2006.

4.
MORAES, M.2004MORAES, M. . Paulo Freire, Educação e Esperança: uma entrevista com Moacir Gadotti. Forum Crítico da Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n.1, p. 99-109, 2004.

5.
MORAES, M.2003MORAES, M. ; McLAREN, Peter . The Path of Dissent: An interview with Peter McLaren. Journal of Transformative Education, Estados Unidos, v. 1, n.2, p. 117-134, 2003.

6.
MORAES, M.2003MORAES, M. . Cultura Popular, Disney e Política Pública: Uma Entrevista com Henry Giroux. Forum Crítico da Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 93-102, 2003.

7.
MORAES, M.2003MORAES, M. . Alfabetização Crítica: Uma entrevista com Colin Lankshear. Forum Crítico da Educação, Rio de Janeiro, v. 2, n.1, p. 101-120, 2003.

8.
MORAES, M.2002MORAES, M. ; ROULIS, Eleni . And We Talk About Homosexuality and Its Prohibited Voices. Taboo (New York), Estados Unidos, v. 6, n.1, p. 21-39, 2002.

9.
MORAES, M.2002MORAES, M. . Pedagogia Crítica Revolucionária: Uma entrevista com Peter McLaren. Forum Crítico da Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 67-82, 2002.

10.
MORAES, M.1999MORAES, M. . Revolutionary Multiculturalism: Pedagogies of Dissent - Review. Educational Policy (Los Altos), Estados Unidos, v. 13, n.5, p. 726-735, 1999.

11.
MORAES, M.1999MORAES, M. . Brazilian Teachers meet the Bakhtin Circle and Paulo Freire. International Education, Estados Unidos, v. 29, n.1, p. 43-53, 1999.

12.
MORAES, M.1997MORAES, M. . Critical Pedagogy and Literacy in Rural Areas of Brazil. Critical Forum, Brisbane - Austrália, v. 5, n.1&2, p. 91-100, 1997.

13.
MORAES, M.1997MORAES, M. . Missing Paulo Freire. Taboo (New York), v. 2, p. 42-43, 1997.

14.
MORAES, M.1993MORAES, M. . Brazil: Myth and reality. International Journal of Educational Reform, Estados Unidos, v. 2, n.3, p. 309-324, 1993.

15.
MORAES, M.1992MORAES, M. . Paulo Freire: A critical encounter - Review. Journal of Education, Boston - EUA, v. 174, n.3, p. 128-139, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORAES, M. . Metodologia da Pesquisa I. 1. ed. Rio de Janeiro: FT, 2014. v. 1. Rio de Janeirop .

2.
KRATOCHWILL, S. ; MEIRELLES, S. ; MORAES, M. ; CASTILHO, A. . Quebrando mitos: como elaborar e corrigir provas e trabalhos acadêmicos. 1. ed. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2013. v. 1. 200p .

3.
MORAES, M. (Org.) ; PARIS, Gisele (Org.) ; AMARAL, S. (Org.) ; SAMPAIO, K. (Org.) . Anais do II Forum de Metodologias do Ensino de Línguas e Literaturas. 1. ed. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2011. v. 1. 92p .

4.
MORAES, M. . Estrutura e Funcionamento do Ensino. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2009. v. 1. 104p .

5.
MORAES, M. ; TEDESCO, Maria Teresa ; MOREIRA, Vânia . Prática de Ensino de Língua Portuguesa II. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2009. v. 1. 180p .

6.
MORAES, M. ; TEDESCO, Maria Teresa ; MOREIRA, Vânia . Prática de Ensino de Língua Portuguesa II - (digital). 1. ed. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2009. v. 1. 180p .

7.
MORAES, M. (Org.) ; AZEVEDO, I. (Org.) ; AZEVEDO FILHO, L. A. (Org.) . Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Filosofia e Literaturas de Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2008. v. 1. 456p .

8.
MORAES, M. . DIDÁTICA II. 1. ed. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2007. v. 1. 119p .

9.
MORAES, M. . DIDÁTICA I. 1. ed. Rio de Janeirio: Waldyr Lima Editora, 2006. v. 1. 119p .

10.
MORAES, M. . FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. Rio de Janeiro: Waldyr Lima Editora, 2005. v. 1. 123p .

11.
MORAES, M. . SER HUMANA: Quando a mulher está em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. v. 1. 91p .

12.
MORAES, M. . BILINGUAL EDUCATION: A dialogue with the Bakhtin Circle. New York: SUNY Press, 1996. v. 1. 159p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, M. . O Caso de Literatura Brasileira. In: BRAGA, Denise. (Org.). Improvisando soluções: Estudos de casos em sala de aula. 1ed.Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2010, v. 1, p. 119-132.

2.
MORAES, M. . The Path of Dissent. In: Peter McLaren. (Org.). Rage and Hope. New York: Peter Lang, 2006, v. , p. 111-135.

3.
MORAES, M. . TV e Multiculturalidade na Escola. In: Angela Carrancho. (Org.). Escola com Arte. Porto Alegre: Mediação Editora, 2006, v. 1, p. 89-94.

4.
MORAES, M. . Peter McLaren: One intellectual in two realities. In: Marc Pruyn ; Luis Huerta-Charles. (Org.). Teaching Peter McLaren: Paths of Dissent. New York ; Washington: Peter Lang, 2005, v. , p. 90-98.

5.
MORAES, M. . Prefácio. In: Angela Carrancho. (Org.). Infovias para Educação. Campinas: Alínea, 2004, v. , p. 5-8.

6.
MORAES, M. . Prefácio de Quem Traduziu. In: Peter McLaren; Ramin Farahmandpur. (Org.). Pedagogia Revolucionária na Globalização. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2002, v. , p. 11-12.

7.
MORAES, M. . Paulo Freire e a Formação da Educadora. In: Moacir Gadotti. (Org.). Paulo Freire: Uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez, 2001, v. , p. 584-587.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, M. ; Angela Carrancho . Challenges of Distance Education in Rio de Janeiro. In: Conferencia Internacional de Educacion a Distancia - CIED 2005, 2005, Rio Piedras. http://www.universia.pr/conferencia2005, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, M. ; KRATOCHWILL, S. ; CASTILHO, A. ; MEIRELLES, S. . Construindo Questões de Prova. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAES, M. . Workshop de Metodologia da Pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORAES, M. . TCC sem Mistérios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, M. ; CARVALHO, Almir Tabajara . Prefácio. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MORAES, M. . Forum Crítico da Educação - v.2(2). Rio de Janeiro 2004 (Editoria de periódico).

3.
MORAES, M. . Forum Crítico da Educação - v.3(1). Rio de Janeiro 2004 (Editoria de periódico).

4.
MORAES, M. . Infovias para Educação. Campinas, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
MORAES, M. . Forum Crítico da Educação - v.2 (1). Rio de Janeiro 2003 (Editoria de periódico).

6.
MORAES, M. . Forum Crítico da Educação - v.1(2). Rio de Janeiro 2003 (Editoria de periódico).

7.
MORAES, M. . Forum Crítico da Educação - Revista do ISEP v.1(1)). Rio de Janeiro 2002 (Editoria de periódico).

8.
MORAES, M. . Pedagogia Revolucionária na Globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (Tradução/Livro).

9.
MORAES, M. . A Voz do Biógrafo Latino-Americano: Uma Biografia Intelectual. São Paulo: Cortez, 2001. (Tradução/Outra).

10.
MORAES, M. . Multiculturalismo Revolucionário: Pedagogia do dissenso. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. (Tradução/Livro).

11.
MORAES, M. . Paulo Freire: Poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAES, M. ; GADOTTI, M. ; FRIGOTTO, G. . Escola Cidadã: uma escola, muitas culturas. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, M. . Workshop - Construindo Questões de Prova. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORAES, M. . Workshop de Metodologia da Pesquisa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORAES, M. . Redação em Sala de Aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MORAES, M. . Workshop em Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MORAES, M. . Workshop Educação e Cidadania. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MORAES, M. . Redação em Sala de Aula. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MORAES, M. . Pedagogia Crítica na Sala de Aula. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MORAES, M. . Pedagogia Crítica na Sala de Aula. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MORAES, M. . Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MORAES, M. . Sociologia da Educação. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
MORAES, M. . Iniciação à Pesquisa. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MORAES, M. . EducAção - História da Educação. 2004.

2.
MORAES, M. ; Moacir Gadotti ; Gaudêncio Frigotto . Escola Cidadã: Uma Escola, Várias Culturas. 1997.

Demais trabalhos
1.
MORAES, M. . Theoretical and Empirical Approaches to Educational Research. 1997 (Palestra) .

2.
MORAES, M. . Aspects of Contemporary Education in Brazil. 1997 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAES, M.; ABREU, M. T. T. V.; OLIVEIRA, H. F.. Participação em banca de Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira. Os Contratos de Empresas de Assistência de Saúde e seu Processo de Estruturação Discursiva: um gênero linguisticamente hermético. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MORAES, M.; ABREU, M. T. T. V.; Vanise Medeiros. Participação em banca de Helio de Sant`Anna dos Santos. A Oposição Semântica como Recurso Expressivo em Comédias da Vida Privada - Especial de Veríssimo. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MORAES, M.; ABREU, M. T. T. V.; VALENTE, A. C.. Participação em banca de Adriana Cristina da Silva Valencio Campos. Análise de Estratégias Argumentativas no Gênero Editorial. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MORAES, M.. Participação em banca de Tania Mara Silva de Lima. A Construção de Sentido no Gênero Roteiro com Enfoque sobre a Referenciação. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

5.
ABREU, M. T. T. V.; MORAES, M.; AZEVEDO, L.F.A.. Participação em banca de Edna Maria de Oliveira Ferreira. A Produção Textual Escrita no Espaço Escolar Agrícola: das marcas de oralidade à proficiência da escrita. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
MORAES, M.; ABREU, M. T. T. V.; Vanise Medeiros. Participação em banca de Helio de Sant Anna dos Santos. A Oposição Semântica como Recurso Expressivo de Humor em Comédias. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MORAES, M.. Participação em banca de Fabíola Villela Pessoa Figueira. A Disciplina de Biologia e sua Contribuição Pedagógica na Formação do Fisioterapeuta. 2004 - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos.

8.
MORAES, M.. Participação em banca de Simoni Santos das Chagas. Escola: espaço das manifestações de pre-conceitos e discriminação. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos.

9.
MORAES, M.. Participação em banca de Adriano Silva. A Coordenação de Curso Superior como Elemento de Construção da formação crítica dos/as alunos/as de Odontologia. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos.

10.
MORAES, M.. Participação em banca de Rosa Maria Fadda Casanova. O (des)prazer de ensinar e aprender. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos.

11.
MORAES, M.. Participação em banca de Roberta Luiza Medeiros Dias. A Pedagogia Crítica de Paulo Freire: uma redimensão do processo educativo. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos.

12.
MORAES, M.. Participação em banca de Yvone Niceas de Oliveira. O envelhecimento e o mundo globalizado. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos.

Teses de doutorado
1.
MORAES, M.; PARAQUETT, M.; DIEZ, Xoán C. L.; BITTENCOURT, T.. Participação em banca de María Paz Pizarro Portilla. A Espanha da Multiculturalidade e o Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MORAES, M.; ROULIS, Eleni. Participação em banca de Mev Müller. A Feminist Approach to Education. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado em Pedagogia Crítica) - University of St. Thomas.

Qualificações de Doutorado
1.
MORAES, M.; DIEZ, Xoán C. L.; PARAQUETT, M.. Participação em banca de Maria Paz Pizarro Portilla. A Espanha da Multicultura no Ensino-Aprendizagem de E/LE. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAES, M.; ANDRADE, P. M.; SILVA JUNIOR, J. R.. Participação em banca de Rogerio dos Santos Gomes. Lendas Urbanas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA.

2.
MORAES, M.; ANDRADE, P. M.; CLUA, L. R. M.. Participação em banca de Angelo Jorge de Almeida Chafin. Space Goblins. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA.

3.
MORAES, M.; ANDRADE, P. M.; SILVA JUNIOR, J. R.. Participação em banca de Wesclei Coutinho. Madrox. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA.

4.
MORAES, M.; ANDRADE, P. M.; ZAMITH, M.. Participação em banca de Pedro Jatobá Ocampos Lopes. Hidrogen: uma odisséia Galáctica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAES, M.; AMARAL, S.; PINHEIRO, R.. Participação em banca de Fábio Luiz Rodrigues.Da Orientação Sexual no Ensino Médio ao Cancelamento do Kit Anti-Homofobia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade CCAA.

2.
MORAES, M.; HELENA, M. C. C. C.; PIO, L. G.. Participação em banca de Edilene Matos da Silva.A Importância das Relações Interpessoais e Intergrupais como um dos Fatores Determinantes de um bom Clima Organizacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade CCAA.

3.
MORAES, M.; MARTINS FILHO, J.; GIANINNI, R.. Participação em banca de Hélio de Almeida Carvalho.O Rádio no Novo Cenário dos Meios de Comunicação do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade CCAA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MORAES, M.. Supervisora da Banca de Correção do Vestibular UERJ. 1997. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MORAES, M.. Banca Examinadora das provas de Língua Portuguesa - Cargos Técnicos. 1994. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MORAES, M.. Banca Examinadora da prova de Língua Portuguesa - Cargo de Agente de Administração Universitária. 1994. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MORAES, M.. Avaliadora do Concurso VEST-RIO (UERJ - CEFET - ENCE) / 1992. 1992. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MORAES, M.. Avaliadora do Vestibular UERJ / 1991. 1991. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MORAES, M.. Banca Examinadora do Concurso de Seleção para Pedagogia. 1991. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MORAES, M.. Coordenadora Geral da Comissão de Seleção do Vestibular - Pedagogia. 1991. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
MORAES, M.. Avaliadora das Provas Discursivas - PUC/RJ. 1990. Fundação Cesgranrio.

9.
MORAES, M.. Avaliadora das Provas Discursivas - Vestibular PUC/RJ. 1989. Fundação Cesgranrio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Educação do Colégio Militar.A Arte de Ensinar e Aprender: Uma proposta de redimensionamento das práticas educativas. 2007. (Simpósio).

2.
Conferencia Internacional de Educacion a Distancia - CIED 2005. Challenges of Distance Education in Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

3.
InterCAP - Programa de Interiorização. UERJ SEM MUROS. 2003. (Congresso).

4.
50º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Orientação Sexual nas Escolas: Visão das Instituições de Ensino. 2003. (Congresso).

5.
VIII Congreso Latinoamericano de Obstetricia y Ginecologia Infanto Juvenil. Expextativas de Máes Adolescentes sobre os Estudios. 2003. (Congresso).

6.
UERJ Sem Muros. InterCAP - Programa de Interiorização. 2002. (Congresso).

7.
UERJ Sem Muros. InterCAP - Programa de Interiorização. 2001. (Congresso).

8.
Pedagogy and Theatre of The Oppressed. Critical Pedagogy: Challenges and Possibilities in a Doctoral Program. 1999. (Congresso).

9.
American Educational Association Meeting. The Work of Paulo Freire in Rural Areas of Rio de Janeiro State. 1996. (Congresso).

10.
I Pensar.A Educação e a Prática Educativa. 1996. (Simpósio).

11.
UERJ Sem Muros. InterCAP - Programa de Interiorização. 1995. (Congresso).

12.
Bergamo Conference. Bilingual Education: Somewhere between hell and paradise. 1993. (Congresso).

13.
American Educational Research Association Meeting. Linguistic Performance and Schooling. 1992. (Congresso).

14.
American Educational Research Association Meeting. Relationship Between Language Teaching Methods and Writing Quality. 1991. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, M. . Congresso Brasileiro de Escritores de Língua Portuguesa. 2008. (Congresso).

2.
MORAES, M. ; AZEVEDO, L. ; MARTINS, A. . Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Filosofia e Literaturas de Língua Portuguesa. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Waldyr Lima. O Ensino de Inglês e Espanhol para Residentes na Ex-Favela da Maré: Análise Comparativa com Estudantes de Classe Social Média. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

2.
Paulo Melgaço da Silva Junior. Do Cotidiano Escolar à Escola no Cotidiano: Um Estudo de Caso sobre a Orientação Sexual e a Homossexualidade nas Escolas. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

3.
Meire Fava Emery. Desafios Educacionais Contemporâneos: O Problema dos/das Afro-Brasileiros/as. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

4.
Silvestre Emery Neto. A Questão da Educação e a Globalização: Entre o Discurso e a Realidade. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

5.
Orenícia Alves Corrêa. Formação do/da Professor/a de língua Portuguesa frente aos parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio da EEEMPFDR. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

6.
Leda Maria de Souza Machado. A Escola Profissionalizante de Manutenção Eletrônica: O Choque do Mercado de Trabalho. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

7.
Teresa Soares Bezerra. A Pedagogia da Informática no Ensino Fundamental. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

8.
Andréa Monteiro de Barros Machado. Criatividade: um elemento pedagógico ou um complicador demagógico?. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

9.
Percy Paraguassú Friedrich. A Oficina Literária para a Terceira Idade. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

10.
Mariângela da Silva Santos. O Encontro da Filosofia com as ações da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro: uma proposta curricular. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

11.
Rita de Cássia Surek Borges. Fatores Pedagógicos Significativos na Aquisição da Segunda Língua: Uma abordagem comparativa. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

12.
Carlos Alberto Santos Barbosa. Avaliação do Desempenho Docente: Um indicador para melhoria da qualidade do ensino. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

13.
Lucy de Mello Carvalho Viana. A Resistência no Ambiente Escolar Militar. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

14.
Olavo Damasceno Ribeiro Filho. Redes de Conhecimento como Matrizes do Empreendedorismo. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

15.
Marcos Paulo Birenbaum. Aplicação dos Recursos da Informática na Educação Superior: Uma experiência no ensino de Matemática Financeira. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

16.
Rosekel Schettino de Meirelles Maia. Professor: O desafio de ensinar no século XXI segundo o Relatório para a UNESCO. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

17.
Elaine da Silva Pires. Gravidez na Adolescência e Evasão Escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

18.
Eliane Serpa. O Analfabetismo na Era da Tecnologia: Uma realidade nada virtual. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

19.
Fátima Cristina Silva da Fonseca. Integração Lúdica no Âmbito Escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Pedagógicas) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, . Orientador: Marcia Moraes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Claudia dos Santos Leoni. Miséria Urbana: A educação das crianças invisíveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade CCAA. Orientador: Marcia Moraes.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MORAES, M. . Workshop - Construindo Questões de Prova. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORAES, M. . Workshop de Metodologia da Pesquisa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORAES, M. . Pedagogia Crítica na Sala de Aula. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MORAES, M. . Redação em Sala de Aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MORAES, M. . Sociologia da Educação. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MORAES, M. . Iniciação à Pesquisa. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MORAES, M. . Redação em Sala de Aula. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MORAES, M. . Workshop Educação e Cidadania. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MORAES, M. . Pedagogia Crítica na Sala de Aula. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MORAES, M. . Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2014 às 9:21:24