Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2955666422721135
  • Última atualização do currículo em 13/10/2018


Possui Graduação em Letras Franco-Portuguesas pela Faculdade de Letras de Londrina, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e Livre-Docência no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Realizou estágios de Pós -Doutorado na University of California Santa Barbara e na University of Southern California. Atualmente é professora associada no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Participa como membro integrante dos projetos Para a História do Português Brasileiro (PHPB) e Projeto de História do Português Paulista (PHPP- Projeto Caipira).Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: variação e mudança gramatical na história do português brasileiro, sintaxe diacrônica, aspectos comparativos entre o português europeu e o português brasileiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais
Nome em citações bibliográficas
TORRES MORAIS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
Av Prof.Luciano Gualberto,403
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 2530
Telefone: (11) 30914678


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1995
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Do Português Clássico ao Português Europeu Moderno: um estudo da cliticização e movimento do verbo, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Charlotte Galves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: português clássico; parâmetros; diacronia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
1985 - 1988
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A passivização no português:uma abordagem léxico-funcional,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Carlos Alberto Faraco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: passivização; léxico-funcional; passiva verbal e adjetival.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
1972 - 1975
Graduação em Lestras Franco-Portuguesas.
Faculdade de Letras, UEL, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2007
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A, Ano de obtenção: 2007.
2013 - 2013
Pós-Doutorado.
University of Southern California, USC, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2002
Pós-Doutorado.
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Livre Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
RDIDP - Regime de dedicação integral à docência e a pesquisa Afastamento, em 2001, durante um período de 365 dias para realizar pesquisa na Universidade da Califórnia - Santa Bárbara - Estados Unidos da América. Com apoio da CAPES. Afastamento em 2013 para estágio de pós-doutorado na University of Southern California. Bolsa Fapesp.

Atividades

6/1999 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Comissão de Pós-Graduação da FFLCH/USP.
3/1998 - Atual
Ensino, Filologia e Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sintaxe Gerativa
5/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

2/1997 - Atual
Ensino, Filologia e Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da língua portuguesa
Sintaxe
morfologia


Linhas de pesquisa


1.
Gramática do português e de línguas de contato

Objetivo: Nesta linha de pesquisa são contempladas pesquisas que visam ao estudo da gramática (fonologia, morfologia e sintaxe) da língua portuguesa e de línguas em contato..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
2.
História do português de São Paulo


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Gramáticas pronominais no português paulista II fase
Descrição: O projeto tem como objetivo descrever e analisar fenômenos de variação e mudança na variedade culta do português brasileiro, em particular, na variedade produzida no Estado de São Paulo ( capital e interior), envolvendo o sistema dos pronomes pessoais ( sujeitos e objetos) Dessa forma, constituem fatos de pesquisa registrados em trabalhos de orientandos, palestras e publicações, os seguintes: expressão pronominal dos complementos acusativos e dativos, o sistema dos possessivos seu/dele e clíticos de tercei ra pessoa, lhe/lhes nos contextos de posse, e a colocação dos clíticos. De forma tangencial , são igualmente relevantes os fenômenos de variação que envolvem o sistema preposicional no contexto de verbos de movimento e verbos ditransitivos. Os corpora que constituem a base empírica da pesquisa são os disponibilizados no acervo documental do PHPP e PHPB. Busca-se apresentar uma descrição dos fatos gramaticais e seu percurso de variação. O projeto agora em sua segunda fase busca ainda envolver questões do ensino gramatical relacionadas às mudanças que ocorreram no português brasileiro culto. O quadro teórico adotado é o da gramática gerativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais - Coordenador.
2012 - Atual
Projeto de História do Português Paulista II - Projeto Caipira
Descrição: Descrição: O Projeto de História do Português Paulista (PHPP) é um conjunto articulado de Subprojetos situados na Área da Linguística Histórica do Português, centrados nos objetivos de (a) coletar, organizar e disponibilizar corpora diacrônicos do Português Paulista, de modo a apoiar pesquisas sobre essa variedade; (b) analisar tais corpora em três eixos: (i) estudo da variação e mudança gramatical, dos ângulos funcionalista, cognitivista e gerativista, com ênfase nas classes de palavras e nas construções sintáticas; (ii) estudo da formação das variedades culta e popular e da difusão da popular na região do Médio Tietê, paralelamente ao traçado sócio-histórico do Português Paulista; (iii) estudo de gêneros discursivos e de processos de construção textual, sob as perspectivas crítico-discursiva e textual-interativa. Assim estruturado, o PHPP pretende promover um diálogo entre teorias linguísticas, indispensáveis nas pesquisas contemporâneas da Linguística Histórica, não só para dar conta da complexidade dos fenômenos a serem pesquisados, como também para a complementaridade entre os Subprojetos. Com efeito, contemplam-se aqui as dimensões gramatical, semântica e textual-discursiva como constitutivas das categorias da língua em uso. Justifica-se, desse modo, a abrangência do Projeto que, circunscrito ao Português Paulista, contribuirá para um empreendimento nacional, o Projeto de História do Português Brasileiro (PHPB), ao qual se integra, juntamente com projetos diacrônicos em desenvolvimento em outros onze Estados: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Pará.No âmbito desse Projeto, participo do sub-projeto "Gramáticas paulistas na história do português brasileiro".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrante /Maria Aparecida Torres Morais- Integrante Rosane de Andrade Berlinck - Integrante / Ataliba Teixeira de Castilho - Integrante / Verena Kewitz - Integrante / Angela Cecília de Souza Rodrigues - Integrante / José S Simões - Integrante / Manoel Mourivaldo Santiago Almeida - Integrante Sanderléia Roberta Longhin-Thomazi - Integrante / Integrante / Angélica Terezinha Carmo Rodrigues - Integrante / Maria Lúcia C V Oliveira Andrade - Integrante / Sílvio de Almeida Toledo-Neto - Integrante / Eduardo Penhavel de Souza - Integrante / Maria Clara Paixão de Sousa - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais - Coordenador / Manoel Mourivaldo - Integrante.
2012 - Atual
Gramáticas paulistas na história do Português Brasileiro
Descrição: Este subprojeto está incluído na segunda fase do projeto temático de equipe, PHPP- Projeto Caipira -II Tomando como suporte empírico um conjunto de textos constantes do Corpus deste Projeto Temático, produzidos ao longo dos séculos XIX (segunda metade), XX e XXI, nosso primeiro objetivo é descrever e analisar fenômenos de variação e mudança sintáticas que revelem convergências e contrastes entre o português paulista e outras variedades do português brasileiro. O segundo objetivo visa à realização de levantamento, coleta e digitalização de material histórico, disponibilizado em importantes centros de documentação, tanto nas cidades do interior do Estado de São Paulo, em particular, Campinas e Araraquara, como na cidade de São Paulo. Plano de trabalho No plano de trabalho por nós elaborado, incluímos os seguintes temas de pesquisa: sistemas pronominais; sistemas preposicionais; ordem das palavras em sentenças declarativas e interrogativas; estruturas causativas; fenômeno de controle e marcação excepcional de caso; completivas de infinitivo flexionado; natureza gramatical dos auxiliares/aspectuai; comportamento de construções possessivo-existenciais, com ênfase em três aspectos: (a) a colocação de termos locativos, (b) concordância verbal e posição de sujeito e (c) a variação entre ter, haver e estar com em expressões de decorrência temporal; dativos de posse;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais - Coordenador.
2007 - 2011
O Projeto de História do Português Paulista (PHPP) - Projeto Caipira
Descrição: O Projeto de História do Português Paulista (PHPP) - Projeto Caipira Descrição: O Projeto de História do Português Paulista (PHPP) é um conjunto articulado de subprojetos situados na área da Linguística Histórica do Português, tendo por objetivo investigar emparelhadamente a formação da sociedade paulista e as variedades linguísticas do Português Brasileiro, tais como testemunhadas no Estado de São Paulo e em sua capital. O termo ?caipira? de seu subtítulo toma por antonomásia a sociedade paulista em seu todo. Os pesquisadores aqui reunidos integram a equipe paulista do ?Projeto para a História do Português Brasileiro?, iniciado em 1998.Os seguintes temas articulam e justificam o PHPP: (i) formação da comunidade linguística de São Paulo, (ii) domínios de pesquisa da Linguística Histórica atual, (iii) organização do Corpus Diacrônico do Português Paulista e tratamento empírico dos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Torres Morais- Integrante/ Rosane de Andrade Berlinck - Integrante / Ataliba Teixeira de Castilho - Coordenador / Sônia Maria Lazzarini Cyrino - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Integrante / Marilza de Oliveira - Integrante / Marcelo Módolo - Integrante / Verena Kewitz - Integrante / Angela Cecília de Souza Rodrigues - Integrante / Tania Alkmim - Integrante / Maria Lúcia Andrade - Integrante / Mário Eduardo Viaro - Integrante / Helena N Brandão - Integrante / Maria Célia Hernandes-LIma - Integrante / Manoel Mourivaldo Santiago Almeida - Integrante / Clélia Cândida Spinardi Jubran - Integrante / Célia Maria Moraes de Castilho - Integrante / Juanito Avelar - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - 2017
Periódico: DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IM
2017 - 2017
Periódico: Estudos Linguísticos GEL
2016 - 2017
Periódico: Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.


Idiomas


Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TORRES MORAIS2014TORRES MORAIS; RIBEIRO, Ilza . Possessivos de 3a pessoa: o português arcaico e o português brasileiro contemporâneo. Filologia e Linguística Portuguesa (Online), v. 16, p. 15-51, 2014.

2.
TORRES MORAIS2012TORRES MORAIS. Sentenças Bitransitivas e Objeto Indireto no Português Brasileiro. Linha D'Agua, v. 25, p. 25-50, 2012.

3.
TORRES MORAIS2010TORRES MORAIS; SALLES, H. M. . Parametric change in the grammatical encoding of indirect objects in Brazilian Portuguese. Probus (Dordrecht), v. 22, p. 181-209, 2010.

4.
TORRES MORAIS2010TORRES MORAIS. Conversando sobre o objeto indireto nulo no português brasileiro. Estudos da Língua(gem) (Impresso), v. 8, p. 37-51, 2010.

5.
TORRES MORAIS2008TORRES MORAIS; RIBEIRO, Ilza ; Ferreira Michael.J. . Rastreando dativos de 3a pessoa na Grammatica de Fernão de Oliveira. Estudos (UFBA), v. 37/38, p. 71-119, 2008.

6.
TORRES MORAIS2006TORRES MORAIS. Argumentos dativos: um cenário para o núcleo aplicativo no português europeu. Revista da ABRALIN, v. vol.V, p. 239-266, 2006.

7.
TORRES MORAIS2005TORRES MORAIS; RIBEIRO, Ilza . Contraste da sintaxe dos clíticos no português europeu e português brasileiro. Linha d' Água, Editora Humanitas- São Paulo, p. 21-48, 2005.

8.
charlotte galves2005 charlotte galves ; TORRES MORAIS ; RIBEIRO, Ilza . Syntax and morphology in the placement of clitics in european and brazilian portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, v. 4, p. 143-177, 2005.

9.
TORRES MORAIS2003TORRES MORAIS. EPP generalizado, sujeito nulo e língua de configuração discursiva. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 38, p. 10-20, 2003.

10.
BARBOSA, Pilar2001BARBOSA, Pilar ; TORRES MORAIS . Brazilian Portuguese and the null subject parameter. Probus, Estados Unidos, v. 13.2, p. 277-284, 2001.

11.
TORRES MORAIS2001TORRES MORAIS. Resenha: Brazilian Portuguese and the Null Subject Parameter. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 7.1., p. 155-168, 2001.

12.
TORRES MORAIS1998TORRES MORAIS. Resenha: McMahon, April. Understanding Language Change, 1994-316pp. Filologia e Lingüística Portuguesa, São Paulo Ed Humanitas, v. 2, p. 247-264, 1998.

13.
TORRES MORAIS1997TORRES MORAIS. Aspectos da sintaxe da ordem nas sentenças finitas na obra pedagógica de João de Barros. Estudos (UFBA), Universidade Estadual da Bahia, v. 19, n.19, p. 197-216, 1997.

14.
TORRES MORAIS1995TORRES MORAIS. Mudança na colocação dos clíticos na história do português. ABRALIN (Curitiba), UFES, v. 17, p. 32-40, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CYRINO, Sônia M. L. (Org.) ; TORRES MORAIS (Org.) . História do Português Brasileiro: Mudança Sintática do Português Brasileiro: Perspectiva Gerativista. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018. v. Vol 6. 477p .

2.
TORRES MORAIS; Maria Lucia da C.de O. Andrade (Org.) . História do Português Paulista Série Estudos Vol II. 1. ed. Campinas: IEL Publicações, 2009. v. 500. 493p .

3.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de (Org.) ; TORRES MORAIS (Org.) ; LOPES, Ruth E. V. (Org.) ; CYRINO, Sônia M. L. (Org.) . Descrição, História e Aquisição do Português Brasileiro. 1a. ed. Campinas: Pontes, 2007. v. 1. 699p .

Capítulos de livros publicados
1.
TORRES MORAIS. Aspectos Diacrônicos do Movimento do Verbo, Estrutura da Frase e Caso Nominativo no Português do Brasil. In: Ian Roberts e Mary kato. (Org.). Português Brasileiro: uma viagem diacrôica. 3aed.: São Paulo, 2018, v. I, p. 11-333.

2.
CYRINO, Sônia M. L. ; TORRES MORAIS . O Objeto Indireto: Argumentos Aplicados e Preposicionados. In: Sonia Cyrino e Maria A. Torres Morais. (Org.). Mudança Sintática do Português Brasileiro: perspectiva gerativista. 1ed.Sao Paulo: Ed. Contexto, 2018, v. Vol 6, p. 7-477.

3.
TORRES MORAIS; SALLES, H. M. . The External Possession Construction in European Portuguese and Brazilian Portuguese. In: Mary Kat;Francisco Ordónez. (Org.). The Morphosyntax of Portuguese and Spanish in Latin America. 1ed.New York: Oxford University Press, 2016, v. 13, p. 204-235.

4.
TORRES MORAIS. Fatos de História Social. In: In C. Figueiredo and E. Araújo (eds.):M.Cristina Figueiredo & Edvalda Araújo. (Org.). Diálogos com Ribeiro: Sobre gramática e história da língua portuguesa. Salvador: Edufba,. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. I, p. 175-224.

5.
RIBEIRO, Ilza ; TORRES MORAIS . Doubling-que embedded constructions in Old Portuguese : a dichronic perspective. In: Charlotte Galves;Sonia Cyrino;Ruth Lopes;Filomena Sandalo;Juanito Avelar;. (Org.). Parameter Theory & Linguistic Change. 1oed.Oxford United Kingdom: Oxford University Press, 2012, v. 1, p. 1-318.

6.
BERLINCK, Rosane de Andrade ; TORRES MORAIS . Em busca do português paulista. In: Maria Aparecida C.R. Torres Morais & Maria Lúcia da C.V.de O. Andrade. (Org.). História do Português Paulista- Série estudos Vol II. 1ed.Campinas: IEL Publicações, 2009, v. vol II, p. 217-248.

7.
TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade . "Eu disse pra ele" ou "disse-lhe a ele: a expressão do dativo nas variedades brasileira e européia do português. In: Ataliba Teixeira de Castilho; Maria Aparecida T. Morais; Ruth E. V. Lopes; Sonia M.L. Cyrino. (Org.). Descrição, história e aquisição do português brasileiro. 1ed.Campinas/São Paulo: Pontes/FAPESP, 2007, v. 1, p. 61-74.

8.
TORRES MORAIS. O dativo de posse no português. In: Gladis Massini-Cagliari; Rosane de A. Berlinck;Marymarcia Guedes;Taísa P. de Oliveira. (Org.). Trilhas de Mattoso Câmara Câmara e outra trilhas: Fonologia, Morfologia, Sintaxe. 1aed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007, v. 12, p. 211-235.

9.
TORRES MORAIS. Aspectos diacrônicos do sistema pronominal no português brasileiro. In: D.E.G. da Silva. (Org.). Língua, gramática e discurso. 1aed.Goiânia-GO: Editora Cânone, 2006, v. , p. 113-123.

10.
TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade . A caracterização do objeto indireto no português:aspectos sincrônicos e diacrônicos. In: Tânia Lobo;Ilza Ribeiro;Zenaide Carneiro; Norma Almeida. (Org.). Para a História do Português Brasileiro: novos dados, novas análises.. 1aed.Salvador: EDUFBA, 2006, v. vol 6, p. 73-106.

11.
NEGRÃO, E. V. ; TORRES MORAIS . Itens negativos no português no corpus do português brasileiro. In: M.Bernadete Abaurre & Angela Rodrigues. (Org.). Gramática do português falado: novos estudos descritivos. 1aed.Campinas: Editora da Unicamp, 2002, v. VIII, p. 345-375.

12.
TORRES MORAIS. Rastreando aspectos gramaticais e sócio históricos do português brasileiro em anúncios de jornais do século XIX. In: Tânia Alkmin. (Org.). Para história do português brasileiro. Novos estudos. São Paulo: Humanitas, 2002, v. 3, p. 69-126.

13.
TORRES MORAIS. Aspectos da história da negação no português. In: Rosa Virgínia Mattos e Silva. (Org.). Para a história do português brasileiro. Novos estudos. São Paulo: Humanitas, 2001, v. Tomo 1, p. 149-203.

14.
TORRES MORAIS. Anúncios de jornais da cidade de Campinas no séc. XIX. In: Marymarcia Guedes; Rosane Berlinck. (Org.). E os preços eram commodos... Anúncios de jornais brasileiros - século XIX. São Paulo-SP: Ed. Humanitas, 2001, v. , p. 276-296.

15.
TORRES MORAIS. Para uma abordagem diacrônica do português brasileiro. In: Ataliba T. de Castilho. (Org.). Para a História do Português Brasileiro. 1eded.São Paulo: Humanitas-USP, 1998, v. 1, p. 7-254.

16.
TORRES MORAIS. Aspectos do movimento do verbo, estrutura de frase e caso nominativo. In: Ian Roberts & Mary Kato. (Org.). Português Brasileiro:uma viagem diacrônica. 1ed.Campinas: Ed. da Unicamp, 1993, v. 1, p. 7-425.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TORRES MORAIS. Aspectos diacrônicos do sistema pronominal do português brasileiro. In: II Encontro Nacional do GELCO: Integração lingüística, étnica e social, 2004, Brasília. Atas do II Encontro Nacional do GELCO: Integração lingüística, étnica e social. Brasília: Oficina Editorial do Instituto de Letras da UnB, 2004. p. 191-197.

2.
TORRES MORAIS. Restrição caso-pessoa no português. In: 52º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos, 2004, Campinas. Estudos Lingüísticos XXXIV. Campinas: GEL, 2004. p. 234-246.

3.
TORRES MORAIS. Mudança sintática no português: gramaticalização e especialização de formas. In: XLV Seminário do GEL-, 1998, Campinas. Estudos Lingüísticos XXVII Anais de Seminários do GEL. São José do Rio Preto: Editora Universitária, 1997. v. 19. p. 111-118.

4.
TORRES MORAIS. Sintaxe Diacrônica dos Verbos Finitos e a Perspectiva Minimalista. In: 47 Reunião Anual da SPBC, 1996, São Luiz-Maranhão. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística-ABRALIN. Alagoas-Maceió: Imprensa Universitária, 1995. v. 18. p. 114-130.

5.
TORRES MORAIS. Hipótese para o Aparecimento da Construção e Topicalização na História do Português. In: XLIII Seminário do GEL, 1996, Ribeirão Preto. XXV ANAIS de Seminários do GEL. Campinas-SP: IEL-UNICAMP, 1995. v. XXV. p. 636-640.

6.
TORRES MORAIS. A Sintaxe dos verbos e clíticos no português. In: 1 Encontro do CelSul, 1995, Florianópolis-Santa Catarina. Anais do Primeiro Encontro do CelSul. Florianópolis SC: Imprensa Universitária-UFSC, 1995. v. n.2. p. 792-800.

7.
TORRES MORAIS. Mudança na colocação dos clíticos na história do português. In: ABRALIN, 1995. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. p. 32-40.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Ilza ; TORRES MORAIS . Gramáticas dos possessivos seu/dele:do português arcaico para o PB. In: II Congresso Internacional de linguística Histórica: uma homenagem a Ataliba T. de Castilho, 2012, Saõ Paulo. Anais dos resumos do II CILH. São Paulo: Humanitas, 2012. v. 1. p. 5-885.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TORRES MORAIS. Talking about indirect objects in Brazilian Portuguese. In: Romania Nova IV Workshop, 2010, Campos do Jordão. Anais de Resumos, 2010. p. 77-77.

2.
TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade . Mudança Sintática nos Sintagmas Preposicionados. In: VIII Semina´rio do PHPB, 2010, João Pessoa. História do Português Brasileiro. João Pessoa: idea Ed. Ltda, 2010. v. Vol II. p. 248-262.

3.
TORRES MORAIS. Dativos e aplicativos: a construção de objeto duplo no português europeu e português brasileiro. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL, 2008, Montevidéu -Uruguai. XV congreso internacional de la ALFAL, 2008.

4.
TORRES MORAIS. A expressão anafórica dos dativos em jornais negros e brancos da Campinas Histórica. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL, 2008, Montevidéu. XV Congreso Internacional de la ALFAL, 2008.

5.
TORRES MORAIS; SALLES, H. M. . Parametric change in the grammatical encoding of indirect objects. In: Linguistic Symposium on Romance Language XXXVII LSRL, 2007, Pittsburgh. LSRL 37 Program Plenary Lectures Abstracts, 2007. v. 37. p. 115-116.

6.
TORRES MORAIS. Dativo de posse no português. In: 54 seminário do gel, 2006, araraquara. caderno de resumos. araraquara: unesp, 2006. p. 339-339.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES MORAIS. Pronominais possessivos de 3a pessoa no 'Um Flos Sanctorum'Trecentista em Português'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TORRES MORAIS; SALLES, H. M. . On the loss of Person Case Constraint(PCC) on Brazilian Portuguese Grammar: the role of logophoricity. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TORRES MORAIS. Sintaxe pronominal paulistana nas cartas ?De Fã para Fã?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TORRES MORAIS. Possessivos de 3a pessoa na história do português brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TORRES MORAIS. Fatos de variação que caracterizam o português paulista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TORRES MORAIS. 1. Aspectos da mudança gramatical no português paulista ? Maria Aparecida Torres Morais (USP). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
TORRES MORAIS. A Diachronic Perspective on Brazilian Portuguese pronominal system: 3rd person possessives 'lhe' and 'seu'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TORRES MORAIS. The external possessor construction in European Portuguese and Brazilian Portuguese. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TORRES MORAIS. Uma nova estratégia para a posse externa: a construção de tópico nominativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TORRES MORAIS. The structure of possessive DP in Brazilian Portuguese. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TORRES MORAIS. A expressão da posse externa no Português Brasileiro ?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
TORRES MORAIS. Definite articles and possessives: a microcomparative perspective.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TORRES MORAIS. Dativos e PPs. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
RIBEIRO, Ilza ; TORRES MORAIS . gramáticas dos possessivos seu/dele: do português arcaico para o português brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
TORRES MORAIS. Perspectiva cognitiva da gramática gerativa: a faculdade da linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
TORRES MORAIS; CALINDRO, A. R. V. . Objetos indiretos e a noção de ditransitividade: o caso do português brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
TORRES MORAIS; SALLES, H. M. . dativos de posse: um estudo comparativo entre o português europeu e o português brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
TORRES MORAIS. Objetos indiretos nulos no português brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
RIBEIRO, Ilza ; TORRES MORAIS . As completivas com duplo-que: do português arcaico ao PB contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
TORRES MORAIS. Talking about indirect objects in Brazilian Portuguese. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade . mudanças sintáticas em sintagmas preposicionados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
TORRES MORAIS. variação e mudança na expressão dos complementos dativos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
TORRES MORAIS; SALLES, H. M. . Dativos de posse:um estudo comparativo entre o português europeu e o português brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
TORRES MORAIS. Em busca do português Paulista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade . A expressão anafórica dos complementos dativos no português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
TORRES MORAIS. Rosae, Rosis:Inspiração na busca dos pronomes dativos em a mais antiga versão portuguesa dos "Quatro livros dos diálogos de São Gregório".. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
TORRES MORAIS; RIBEIRO, Ilza . Doubling-que embedded Constructions in old portuguese: a diachronic perspective. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
TORRES MORAIS. O português europeu no território dos aplicativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
TORRES MORAIS. O dativo de posse no português. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
BERLINCK, Rosane de Andrade ; TORRES MORAIS ; CYRINO, Sônia M. L. . On the change of double object construtions in Brazilian Portuguese. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade ; CYRINO, Sônia M. L. . Os usos das preposições a, para: uma estratégia de expressão dos pronomes dativos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
TORRES MORAIS. MUDANÇA GRAMATICAL: A TEORIA DOS PRINCIPIOS E PARÂMETROS NO CONTEXTO DA SOCIOLINGÜÍSTICA PARAMÉTRICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
TORRES MORAIS. Parametric Change in the Grammatical Encoding of indirect objects in Brazilian Portuguese. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
TORRES MORAIS. dativo de posse no português. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
TORRES MORAIS; CYRINO, Sônia M. L. . O Português Brasileiro de São Paulo e a teoria gerativista de mudança gramatical.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
TORRES MORAIS. O redobro do clítico na história do português. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
TORRES MORAIS. Gramáticas em competição e contato lingüístico na história do PB. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
TORRES MORAIS. O redobro do clítico na História do Português na Mesa-redonda Pesquisas em Fonologia, Morfologia e Sintaxe. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
TORRES MORAIS. Complementos dativos na história do PB. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
TORRES MORAIS. O redobro do clítico na história do português. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
TORRES MORAIS. Debatedora no Fórum de debates de trabalhos de alunos do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
TORRES MORAIS. Coordenadora dos trabalhos da sessão Ensino de Língua Portuguesa dentro da Área de Ciências Humanas e Humanidades. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
TORRES MORAIS. A Língua Portuguesa em São Paulo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

44.
TORRES MORAIS. Restrição caso-pessoa no português. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
TORRES MORAIS. Teoria gerativa e análise lingüística. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
TORRES MORAIS. Gramáticas em competição. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

47.
TORRES MORAIS. História das palavras negativas no português. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
TORRES MORAIS. Aspectos gramaticais do presente no passado do português brasileiro: um mergulho na linguagem dos jornais do século XIX. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

49.
TORRES MORAIS. Rastreando aspectos do português brasileiro em anúncios de jornais do século XIX. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
TORRES MORAIS. Palavras negativas na história do português. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
TORRES MORAIS. Estratégias de topicalização em anúncios de jornais do século XIX. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

52.
TORRES MORAIS. A crise do fomento no Brasil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

53.
TORRES MORAIS. Algumas reflexões sobre norma e escolas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

54.
TORRES MORAIS. Mesa redonda: História da Língua Portuguesa no Brasil: Fontes. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

55.
TORRES MORAIS. Itens negativos em corpus do português brasileiro. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

56.
TORRES MORAIS. Aspectos diacrônicosda sintaxe das palavras negativas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

57.
TORRES MORAIS. Negação (mesa redonda: A questão dos operadores). 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

58.
TORRES MORAIS. A mudança sintática e o mecanismo da especialização. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

59.
TORRES MORAIS. Um plano para a sintaxe diacrônica do português brasileiro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

60.
TORRES MORAIS. Tópico sujeito e a ordem SVX. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

61.
TORRES MORAIS. coordenadora da Sessão de Comunicações Coordenadas: Tópicos em sintaxe do português e espanhol. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

62.
TORRES MORAIS. As idéias básicas do minimalismo. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

63.
TORRES MORAIS. Aspectos da sintaxe da ordem e fenômenos correlativos em corpus quinhentista e seiscentista. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

64.
TORRES MORAIS. Aspectos da sintaxe dos verbos e clíticos na obra pedagógica de João de Barros. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

65.
TORRES MORAIS. A sintaxe das categorias funcionais - Mesa redonda: Tendências atuais da lingüística gerativa. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

66.
TORRES MORAIS. A Sintaxe dos Verbos e Clíticos no Português. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

67.
TORRES MORAIS. As projeções funcionais no pé do século XVIII. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

68.
TORRES MORAIS. Mudança paramétrica no português. Sintaxe. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
TORRES MORAIS. Mudança na colocação dos clíticos na história do português - Mesa redonda: A natureza da mudança lingüística. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CYRINO, Sônia M. L. ; TORRES MORAIS . História do Português Brasileiro. Mudança Sintática do Português Brasileiro:Perspectiva Gerativista. São Paulo: Editora Contexto, 2018 (posfácio/ prefácio/apresentação).

2.
PINTO, C. F. ; FERNANDES-SVARTMAN, F. R. ; TORRES MORAIS ; Maria Clara Paixão de Sousa . Estudos gramaticais no português:caminhos abertos pelas investigações de Charlote Galves. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014 (posfácio/ prefácio/apresentação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TORRES MORAIS. Revista ALFA. 2018.

2.
TORRES MORAIS. REVISTA DELTA. 2017.

3.
TORRES MORAIS. IV Congresso Internacional de LInguística Histórica CILH (CILH). 2017.

4.
TORRES MORAIS. Revista ALFA. 2016.

5.
TORRES MORAIS. Revista Veredas. 2013.

6.
TORRES MORAIS. Estudos da Linguagem. 2013.

7.
TORRES MORAIS. Revista LInguística. 2013.

8.
TORRES MORAIS. Revista Linha D´Água. 2012.

9.
TORRES MORAIS. Revista Filologia e Linguística Portuguesa. 2012.

10.
TORRES MORAIS. Revista Domínios de Linguagem. 2012.

11.
TORRES MORAIS. Revista Alfa. 2012.

12.
TORRES MORAIS. DELTA- Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. 2012.

13.
TORRES MORAIS. Parecer para o VIII congresso internacional da ABRALIN. 2012.

14.
TORRES MORAIS. Parecer para processos de avaliação dos docentes das áreas de Letras e Linguística da FFLCH. 2012.

15.
TORRES MORAIS. Revista da Abralin. 2011.

16.
TORRES MORAIS. Revista Linha D´Água. 2011.

17.
TORRES MORAIS. Revista ALFA. 2011.

18.
TORRES MORAIS. Caderno de Estudos Linguísticos. 2011.

19.
TORRES MORAIS. Membro editorial da Revista ABRALIN. 2011.

20.
TORRES MORAIS. Diadorim:Revista de Estudos Linguísticos e Literários. 2011.

21.
TORRES MORAIS. Membro editorial da revista Linha D´Água. 2011.

22.
TORRES MORAIS. Cadernos de Estudos Linguísticos. 2010.

23.
TORRES MORAIS. Revista Alfa. 2010.

24.
TORRES MORAIS. Revista Linha D´Água. 2010.

25.
TORRES MORAIS. Revista da Abralin. 2010.

26.
TORRES MORAIS. Membro editorial da Revista Linha D´Água. 2010.

27.
TORRES MORAIS. Membro Editorial da Revista ABRALIN. 2010.

28.
TORRES MORAIS. Cadernos de Estudos Linguísticos. 2009.

29.
TORRES MORAIS. Revista ALFA. 2009.

30.
TORRES MORAIS. Revista da Abralin. 2009.

31.
TORRES MORAIS. Parecerista da Revista Signum: Estudos da Linguagem. 2004.

32.
TORRES MORAIS. Língua Portuguesa: Unidade e diversidade no início do século XXI. 1999.

33.
TORRES MORAIS. Programa para a história da língua portuguesa. 1998.

34.
TORRES MORAIS. Relatório de atividades docentes. 1998.

35.
TORRES MORAIS. Para a história do português brasileiro. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
TORRES MORAIS. Curso: Tópicos Especiais em Lingüística. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TORRES MORAIS. Mudança Lingüística. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TORRES MORAIS. História do Português no Brasil (pós-graduação). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TORRES MORAIS. Aulas na disciplina Fundamentos do Ensino da Linguagem para o curso de Especialização Língua Portuguesa: Texto. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TORRES MORAIS. Fudamentos do ensino da linguagem I (pós-graduação). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TORRES MORAIS. Curso de Teoria Gramatical - Introdução à Sintaxe Gerativa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TORRES MORAIS; CYRINO, Sônia M. L.; KATO, Mary. Participação em banca de Lara Ribeiro da Silva. As diferenças entre o que se fala e o que se escreve no português do Brasil: a aquisição do clítico se indeterminador e apassivizador. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
TORRES MORAIS; CRISPIN, D.; FLORIPI, S. A.. Participação em banca de Gabriella D'Auria de Morais Galo. Artigos e possessivos na história do português brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

3.
MORAIS, M. A. T.; ANDRADE, M. L. O.; ELIAS, V. M. S.; TORRES MORAIS. Participação em banca de Gláucia da Silva Lobo Menezes. O tratamento da variação linguística em livros didáticos. 2014. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

4.
BERLINCK, Rosane de Andrade; RODRIGUES, A. T. C.; MARINE, T. C.; TORRES MORAIS. Participação em banca de Letícia C. de Oliveira Bueno. Variação e Gênero textual:o uso das preposições nas cartas de leitoras brasileiras e portuguesas. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade; marcia de oliveira. Participação em banca de Cassia Yukari Yamauchi. Expressão do objeto indireto no português brasileiro: testemunho linguístico em peças de teatro dos séculos XIX e XX. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo.

6.
TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade; CAMPOS, M. I. B.. Participação em banca de Paula de Freitas Denari. A realização do objeto indireto nas redações de alunos de Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo.

7.
TORRES MORAIS; NERY JUNIOR, N.. Participação em banca de Nathalia Reis Fernandes. Sujeito nulo na história do português de São Paulo:1878-1947. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

8.
RIBEIRO, Ilza; CYRINO, Sônia M. L.; CARVALHO, D.; TORRES MORAIS. Participação em banca de Paulo Roberto Pereira Santos. Os sintagmas adverbiais predicativos de conbstituintes no português brasileiro: uma perspectiva cartográfica do IP. 2011. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

9.
BERLINCK, Rosane de Andrade; VIEIRA, B. V. G.; KEWITZ, V.; TORRES MORAIS; THAMIOS, M. N.. Participação em banca de Kelly Cristina Tannihão. Estudo diacrônico do uso das preposições : documentos latino-portugueses e portugu~es paulista moderno. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

10.
Oliveira, Marcia Santos Duarte; TORRES MORAIS; BERLINCK, Rosane de Andrade. Participação em banca de Ednalvo Apóstolo Campos. O dativo de 3a pessoa no português culto falado em Belém. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

11.
Oliveira, Marcia Santos Duarte; TORRES MORAIS; POLLI, Tercio Campos. Participação em banca de Eduardo Ferreira do Santos. A periferia esquerda da sentença no português de Angola. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

12.
BERLINCK, Rosane de Andrade; ALCKMIN, Tânia; Eva Lucy Miranda Sá Souto; TORRES MORAIS. Participação em banca de sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre. Língua e sociedade nas páginas da imprensa negra paulista. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
sousa maria clara paixão; TORRES MORAIS; charlotte galves. Participação em banca de Gilcélia de Menezes da Silva. A valência do predicado CHAMAR no português médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
TORRES MORAIS; RAMOS, J.. Participação em banca de Juliana Costa Moreira. O vocativo no português brasileironos séculos XIX e XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
TORRES MORAIS; ALCKMIN, Tânia. Participação em banca de Cristiane Benjamin Santos. Aspectos morfossintáticos dos pronomes pessoais em Anaan. 2007. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

16.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Carolina Ribeiro Diniz. Eu te amo você: o redobro de pronomes clíticos sob uma abordagem minimalista. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
TORRES MORAIS; OLIVEIRA, Marilza de. Participação em banca de Luis Eduardo dos Santos. A realização do objeto indireto anafórico: uma questão de aprendizagem?. 2007. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

18.
TORRES MORAIS; HERNANDES, Maria Célia Pereira; ALCKMIN, Tânia. Participação em banca de Iraildes Almeida Sales. Aspectos Lingüísticos e Sociais no uso de pronomes em cartas pessoais baianas. 2007. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

19.
TORRES MORAIS; OLIVEIRA, Marilza de; BERLINCK, Rosane de Andrade. Participação em banca de Adilson Gois da Cruz. A expressão do argumento dativo no português escrito: um estudo comparativo entre o português brasileiro e o português europeu. 2007. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

20.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Maria Alves maia Dantas. A configuração do dativo de terceira pessoa no português do Brasil e no português europeu com enfoque na fala do fortalezense culto. 2007. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

21.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Erika Inoue Nagase. A inversão locativa no português brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

22.
TORRES MORAIS; OLIVEIRA, Marilza de; Maria Aparecida Lopes Rossi. Participação em banca de Helcius Batista Pereira. Esse vs. este no português brasileiro e no europeu. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

23.
TORRES MORAIS; charlotte galves; Maria Clara Paixão de Sousa. Participação em banca de André Luis Antonelli. O Clítico se e a variação ênclise /próclise do português médio ao português europeu moderno. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

24.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Rerisson Cavalcante de Araujo. A negação pós-verbal no português brasileiro . Ana'lise descritiva e teórica de dialetos rurais de afro-descendentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

25.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Paula Vanessa Santos Franco. Focalização e clivagem. Estudo de construções clivadas no português rural de Portugal. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

26.
TORRES MORAIS; RIBEIRO, Ilza. Participação em banca de Rosemarie de Athayde da Silva Moiura. Sintagma ppreposicionado topicalizado: o comportamento da preposiçãio. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

27.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Flávia Figueiredo de Paula. O infinitivo pessoal no português brasileiro: uma abordagem diacrônica. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

28.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Moacyr da Silva Cortes Júnior. Clivadas e pseudo-clivadas: um estudo de suas relações estruturais no português rural afro-brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

29.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Ev'Ângela Batista de Barros. Construções de posse com clítico no PB: percurso diacrônico. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

30.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Niguelme Cardoso Arruda. A realização do objeto direto no português brasileiro culto falado: um estudo sincrônico. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

31.
TORRES MORAIS. Participação em banca de André Marcílio Carvalho de Azevedo. Membro suplente da Banca Examinadora de dissertação de tese. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

32.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Moacir da Silva Cortes Júnior. Clivadas e Pseudo-clivadas: um estudo de suas realizações estruturais no português rural afro-brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

33.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Guilhermina Maria Bastos Mendes de Carvalho. Membro suplente da Banca Examinadora de dissertação de tese. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

34.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Ester Cardoso da Silva. A expressão do tempo futuro no português brasileiro dos séculos XVIII ao XX. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

35.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Dayane Cristina Pal. Ai fui inu, fui inu, aí peguei arrumei uma casa no capoava lá. Construções seriais em português brasileiro: estudo com dados da comunidade negra de Pedro Cubas, Vale do Ribeira/SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

36.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Norma Lucia Fernandes de Almeida. Sujeito nulo e morfologia verbal no português falado por três comunidades do interior da Bahia. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

37.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Helcius Batista Pereira. Esse versus este no português brasileiro e no europeu. 2005. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

38.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Nanci Romeno. Abordagem multíssistêmica dos itens com e sem: uma contribuição à história do português brasileiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

39.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Flávio Brandão Silva. A realização variável do objetivo direto anafórico em narrativas orais e em narrativas escritas do norte do Paraná. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

40.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Mariza Costa Borges. Membro da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2005. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

41.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Ronald Beline Mendes. Membro da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

42.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Maria Zelma Meneses de Santana Matos. A expressão do objeto direto anafórico nos falares urbanos itabienses. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

43.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Gislaine Aparecida de Carvalho. A realização do sujeito na fala do araguaiense. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

44.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Giselle Cristina Smaniotto. A expressão variável do imperativo nas histórias em quadrinhos: uma análise em tempo real. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

45.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Karla Cristina Iseke Ferreira Bispo. A sintaxe do objetivo indireto no português. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

46.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Elisângela Gonçalves da Silva. Membro suplente da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

47.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Ronaldo de Oliveira Batista. Membro da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2004. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

48.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Celso Massato Kobashi. Língua falada. 2004. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

49.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Deize Crespim Pereira. Concordância verbal na língua. 2004. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

50.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Maria Aparecida andrade dos Santos. Membro da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2004. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

51.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Assouan Lea Honorine Wadja. Análise contrastiva. 2004. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

52.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Dayane Cristina Pal. Membro da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2004. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

53.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Jaqueline Massagardi Mendes. O alçamento de sintagmas preposicionadas no português. 2004. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

54.
TORRES MORAIS. Participação em banca de João Antonio de Vasconcellos. Presidente da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2004. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

55.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Karla Cristina Ferreira Bispo. A sintaxe do Objeto Indireto no Português. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

56.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Paula Alves machado. O constituinte extra-oracional de cenário no português falado e escrito no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

57.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Talita de Cássia Marine. O Binarismo dos pronomes demonstrativos no século XX: este vs. aquele ou esse vs. aquele?. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

58.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Adriana Amaral Flores Salles. O fenômeno sujeito duplo no PB. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

59.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Dircel Aparecida Kailer. O uso do (o) pretônico no falar rural paranaense. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

60.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Assouan Léa Honorine Wadja. Membro da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2003. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

61.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Cristiane Namiuti Temponi. A Interpolação na história da colocação de clíticos em português. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

62.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Odair Luiz da Silva. A diversidade léxica em livros didáticos de Língua Espanhola: descrição e Análise. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

63.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Maridelma Laperuta. A realização do sujeito pronominal: um estudo sociolingüístico paramétrico para a cidade de Londrina - Norte do Paraná. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

64.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Dimar Silva de Deus. Membro da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de mestrado. 2002. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

65.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Tércio Campos Polli. Advérbios em - mente do português brasileiro: posições e interpretação. 2002. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

66.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Sidnei Barreto Nogueira. A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem, a Xangô, nos candoblés de origem iorubá, em São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

67.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Antonio Carlos Santana de Souza. A concordância de gênero entre o sujeito e o predicativo na fala da comunidade quilombola da Caçandoca. 2000. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

68.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Thais Raposo do Amaral Pinto Chaves. Construções participiais do português no Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
NAVES, R. R.; SALLES, H. M.; TORRES MORAIS; VICENTE, H. S. G.; MEDEIROS, P.. Participação em banca de Bruno Pilastre de Douza S. Dias. A sintaxe das passivas verbais e adjetivais com predicados psicológicos experienciador objeto no português. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
TORRES MORAIS; RAMOS, J.; VITRAL, L.. Participação em banca de Ricardo machado Rcha. O redobro do clítico no português brasileiro dialetal. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
GALVES, C. M. C.; TORRES MORAIS; MODESTO, M.; CYRINO, Sônia M. L.. Participação em banca de Marcos Eroni Pires,. "Nanossintaxe dos domínios verbal e preposicional nas construções de inversão locativa do português",. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
PAGOTTO, E.; CYRINO, Sônia M. L.; MORI, A. H. C.; SILVA, H. S.; ALMEIDA, M. M. S.; TORRES MORAIS; AVELAR, J. O.. Participação em banca de Kelly Cristina Tannihão. "Sobre norma e preposições: um estudo das completivas finitas (des)preposicionadas em português",. 2016.

5.
charlotte galves; TORRES MORAIS. Participação em banca de Tatiane Macedo Costa,. "DETERMINANTES DEFINIDOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTRUTURA DOS DPs NA HISTÓRIA DO PORTUGUÊS",. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
TORRES MORAIS; FOLTRAN, M. J.; HELOISA, P.; JUNQUEIRA, H. S. G.. Participação em banca de Zenaide Dias Teixeira. propriedades sintáticas e semânticas dos advérbios no português brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

7.
TORRES MORAIS; GALVES, C. M. C.; SCHER, A. P.; SILVA, M. C. F.; Oliveira, Marcia Santos Duarte. Participação em banca de Ana Regina Vaz Calindro. Introduzindo argumentos:uma proposta para as sentenças ditransitivas do português brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo.

8.
GALVES, C. M. C.; TORRES MORAIS; PILATE, E.; Maria Clara Paixão de Sousa; ANDRADE, A.. Participação em banca de Aline Peixoto Gravina. Sujeito Nulo e Ordem VS no Português Brasileiro: um estudo diacrônico-comparativo baseado em corpus.. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
SALLES, H. M.; TORRES MORAIS; PILATE, E.; NAVES, R.; LUNGUINHO, M. V.. Participação em banca de Kely Cristiane Eugênio Souto. Categoria funcionais e lexicais no licenciamento de verbos de trajetória. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

10.
charlotte galves; RIBEIRO, Ilza; Avelar, Juanito; TORRES MORAIS; sousa maria clara paixão. Participação em banca de Alaba Verônica Britto Gibrail. Contextos de formação de estruturas de tópico, foco e adjuntos prepostos no português clássico. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
charlotte galves; TORRES MORAIS; RIBEIRO, Ilza; CYRINO, Sônia M. L.; Maria Clara Paixão de Sousa. Participação em banca de André Luis Antonelli. Sintaxe da posição do verbo e mudança gramatical na história do português europeu. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
BERLINCK, Rosane de Andrade; TORRES MORAIS. Participação em banca de Gislaine Aparecida de Carvalho. A realização do sujeito na fala do português europeu. 2009. Tese (Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Cristiane dos Santos Namiuti.. Aspectos da história gramatical do português: interpolação, negação e mudança.. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Juliana Bertucci Barbosa. " Tenho feito/fiz a tese": uma proposta de caracterização do pretérito perfeito no português.. 2008. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
BERLINCK, Rosane de Andrade; Decat; Camacho; LONGO; TORRES MORAIS. Participação em banca de Wanderly Aparecido Bastos. Relativização no português do Brasil: a sentença orientada para o discurso. 2008. Tese (Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
TORRES MORAIS; CYRINO, Sônia M. L.; BERLINCK, Rosane de Andrade. Participação em banca de Júlio César Michelucci Tanga. Complementos sentenciais finitos de verbos causativos. 2007. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

17.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Silvia Regina de Oliveira Cavalcante. O Uso de SE como infinitivo na história do português: do português clássico ao português europeu e brasileiro modernos. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Edvalda Alves Araújo. As construções de tópico do português nos séculos XVIII e XIX. 2006. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

19.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Zenaide de Oliveira Novais Carneiro. Cartas Brasileiras (1808-1904): Um Estudo Lingüístico-Filológico. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Célia Maria Moraes de Castilho. O processo de redobramento sintático no português medieval: o redobramento pronominal e a formação das perífrases de estar + ndo / -r. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Marcelo Módulo. Gramaticalização das conjuções correlativas no português. 2004. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

22.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Mirta Maria Groppi Asplanato de Varalla. Pronomes pessoais no português do Brasil e no espanhol do Uruguai. 1997. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Juan de Souza Mariano. Nomes Nus no Português Brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
TORRES MORAIS; ANDRADE, A.. Participação em banca de Marcos Eroni Pires. Nanossintaxe do domínio preposicional nas construções de inversão locativa do português. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
TORRES MORAIS; Oliveira, Marcia Santos Duarte; SALLES, H. M.. Participação em banca de Ana regina Vaz Calindro. Introduzindo argumentos: uma proposta para as sentenças ditransitivas no português brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo.

4.
TORRES MORAIS; PILATE, E.; SILVA, M. C. F.. Participação em banca de Bruna Elisa sa Costa Moreira. As formações adjetivais em -vel:aspectos semânticos, sintáticos e morfológicos.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Letras e Linguística) - Universidade de Brasília.

5.
charlotte galves; TORRES MORAIS; RIBEIRO, Ilza. Participação em banca de Carlos Felipe da Conceição Pinto. O movimento do verbo na história do espanhol. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
BERLINCK, Rosane de Andrade; TORRES MORAIS. Participação em banca de Gislaine Aparecida de Carvalho. A realização do sujeito no português europeu. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Cristiane Namiuti Temponi. Aspectos da história gramatical do português: interpolação, negação e mudança. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Karin Gutz Inglez. Banca examinadora do exame geral de qualificação ao doutorado. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

9.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Hely Dutra Cabral Fonseca. Aquisição da negação e da concordância negativa no português brasileiro como L2. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Maria Clara Paixão de Sousa. Língua Barroca: Sintaxe e História do Português dos 1600. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
TORRES MORAIS. Participação em banca de Maria Clara Paixão de Sousa. Diacronia da Posição de Sujeitos no Português - 1600 a 1700. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TORRES MORAIS. Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de Língua Portuguesa -Leitura e Produção de Textos da Faculdade de Letras da UFMG. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TORRES MORAIS; MASSINI-CAGLIARI, G.; SALLES, H. M.; LEITE, M. Q.; MADUREIRA, S.. Concurso Público para provimento de três cargos para professor doutor. 2008. Universidade de São Paulo.

3.
TORRES MORAIS. Membro da Comissão Julgadora do concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, área de Filologia e Língua Portuguesa. 2005. Universidade de São Paulo.

4.
TORRES MORAIS. Membro Titular da Banca Examinadora do ConcursoPúblico de Títulos e Provas para provimento de 1 cargo de Professor Assistente, RDIDP, no conjunto de disciplinas Língua Portuguesa I, II, III e IV do Departamento de Lingüística. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Internacional de Linguística Histórica. Possessivos de 3a pessoa na história do português brasileiro. 2017. (Congresso).

2.
VIII Seminário do Projeto de História do Português Paulista.coordenação de mesa -redonda: Gramáticas paulistas na história do português brasileiro. 2017. (Seminário).

3.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS - (IV CIEL) aspectos diacrônicos, sociolinguísticos e teóricos das línguas naturais, com ênfase nos registros documentais e dialetais..A new strategy for external possession in Brazilian Portuguese: the topic-subject construction. 2016. (Seminário).

4.
O português brasileiro: uma viagem diacrônica ? 20 anos depois. A Diachronic Perspective on Brazilian Portuguese pronominal system: 3rd person possessives "lhe" and "seu".. 2016. (Congresso).

5.
VII SEMINÁRIO DO PROJETO DE HISTÓRIA DO PORTUGUÊS PAULISTA. 1. Aspectos da mudança gramatical no português paulista. 2016. (Congresso).

6.
Encontro de Gramática Gerativa. Uma nova estratégia para a posse externa: a construção de tópico nominativo. 2015. (Congresso).

7.
VI Seminário do Projeto de História do Português Paulista II.Gramáticas paulistas na história do português brasileiro- mesa -redonda. 2015. (Seminário).

8.
Agreement: In honor of Denilda Moura.The Structure of Possessive DP in Brazilian Portuguese. 2014. (Seminário).

9.
I Congresso Internacional de Estudos Linguísticos. Expressão da posse externa no português brasileiro. 2014. (Congresso).

10.
I Simpósio de Mudança Sintática.Dativos e PPs. 2014. (Simpósio).

11.
Romania Nova VII. Definite articles and possessives: a microparametric perspective. 2014. (Congresso).

12.
IX Seminário Nacional do Projeto Para a História do Português Brasileirileiro.Dativos e PPs. 2013. (Seminário).

13.
60o GEL- Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. Objetos indiretos e a noção de ditransitividade: o caso do português brasileiro. 2012. (Congresso).

14.
CASTLHO_ II Congresso Internacional de Linguística Histórica- Homenagem a Ataliba Castilho. Gramáticas dos possessivos seu/dele: do português arcaico para o português brasileiro. 2012. (Congresso).

15.
I seminário do PHPP II.Gramáticas paulistas na história do português brasileiro -resultados e planos de novas pesquisas. 2012. (Seminário).

16.
Encontro Nacional do ?Grupo de Trabalho Teoria da Gramática - GTTG?, filiado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística ? ANPOLL,.As completivas com duplo-que: do português arcaico ao PB contemporâneo. 2011. (Encontro).

17.
Romania Nova. dativos de posse: um estudo comparativo entre o português europeu e português brasileiro. 2011. (Congresso).

18.
XVI Congresso Internacional da ALFAL. Dativos de Posse: um estudo comparativo entre o portuuês europeu e português brasileiro. 2011. (Congresso).

19.
XVI Congresso Internacional da ALFAL. Objetos indiretos nulos no português brasileiro. 2011. (Congresso).

20.
IV Workshop Romania Nova. Talking about indirect objects in Brazilian Portuguese. 2010. (Congresso).

21.
VIII Seminário do Projeto Para a História do Português Brasileiro.Mudança nos Sintagmas Preposicionados. 2010. (Seminário).

22.
DiGS in Brazil The XI Diachronic Generative Syntax Conference.Doubling-que embedded constructions in old portuguese:a dichronic perspective. 2009. (Outra).

23.
ROSAE- I Congresso Internacional de Línguística Histórica. Rosae,Rosis: inspiração na busca dos pronomes dativos em A mais antiga versão portuguesa dos "Quatro Livros do Diálogos de São Gregório". 2009. (Congresso).

24.
VI Congresso Internacional da Abralin. A expressão anafórica dos complementos dativos no português caipira. 2009. (Congresso).

25.
X Seminário do Projeto de História do Português Paulista.participação no curso ministrado pelo Prof.Dr. Ivo Castro. 2009. (Seminário).

26.
XV Seminário de Tese em Andamento (SETA).debatedor de teses em andamento. 2009. (Seminário).

27.
XXXII Symposium on Portuguese Traditions.Em busca do português paulista. 2009. (Simpósio).

28.
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. 2008. (Simpósio).

29.
XV Congreso internacional da Alfal (2008). Dativos e aplicativos: a construção de objeto duplo no português europeu e português brasileiro. 2008. (Congresso).

30.
IV Seminário do Projeto de História do Português Paulista (Projeto Caipira). 2007. (Seminário).

31.
New Ways of Analyzing Variation. On the change of double object constructions in Brazilian Portuguese. 2007. (Congresso).

32.
Reunião de trabalho do Projeto Mudança Gramatical no Português de São Paulo.Participação. 2007. (Outra).

33.
VIII Seminário do Projeto de História do Português Paulista (Projeto Caipira).coordenadora 2 do evento. 2007. (Seminário).

34.
VII SEMINÁRIO NACIONAL DO PROJETO PARA A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO.Os usos das preposições a, para: uma estratégia de expressão dos pronomes dativos.. 2007. (Simpósio).

35.
VI Seminário do Projeto de História do Português Paulista (Projeto Caipira). 2007. (Seminário).

36.
VI Seminário do Projeto de História do Português Paulista (Projeto Caipira).Tema 3: Mudança Gramatical no Português ? Coordenadora da mesa. 2007. (Seminário).

37.
V Seminário do Projeto de História do Português Paulista (Projeto Caipira). 2007. (Seminário).

38.
54 semina´rio do GEL.O dativo de posse no português. 2006. (Seminário).

39.
Colóquios em Sintaxe, aquisição e Mudança.O dativo lhe: evidência apra o núcleo aplicativo no português. 2006. (Outra).

40.
III Seminário do projeto caipira. 2006. (Seminário).

41.
II Seminário do projeto caipira. 2006. (Seminário).

42.
Projeto da História do Português Paulista (projeto caipira).Notícias do subprojeto de teoria da mudança gramatical. 2006. (Seminário).

43.
Projeto de História do Português Paulista. 2006. (Seminário).

44.
VIII Mini-Enapol de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução.Participação no VIII Mini-Enapol de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução. 2005. (Encontro).

45.
XIV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filologia de América Latina. O redobro do clítico na história do português. 2005. (Congresso).

46.
A Língua Portuguesa em São Paulo. 2004. (Simpósio).

47.
III Encontro da associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares.Gramáticas em Competição e Contato Lingüístico na História do PB. 2004. (Encontro).

48.
IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Língüística e Língua Portuguesa( comemorativo do centenário de nascimento de Joaquim Mattoso Câmara Jr. ).mesa-redonda-Pesquisas em Fonologia, Morfologia e Sintaxe-. 2004. (Seminário).

49.
VI Seminário do Projeto Para a História do Português Brasileiro.Complementos dativos na história do PB. 2004. (Seminário).

50.
V Seminário Nacional para a História do Português Brasileiro.A preposição a e a caracterização do objeto indireto: aspectos sincrônicos e diacrônicos. 2002. (Seminário).

51.
II Congresso Internacional da ABRALIN. O sistema pronominal do português brasileiro: o dativo lhe. 2001. (Congresso).

52.
IV Seminário Nacional para a História do Português Brasileiro.Estudo das construções que envolvem a preposição a nos jornais do século XIX. 2001. (Seminário).

53.
Seminários sobre Teoria Gramatical. 2001. (Seminário).

54.
XLIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.A mudança sintática na história das línguas: um quadro gerativista. 2001. (Seminário).

55.
VI Seminário de Teses em Andamento.Debatedora na Sessão de Comunicações. 2000. (Seminário).

56.
II Congresso Nacional da ABRALIN. Participação no curso: Cue-Based Acquisition Theory. 1999. (Congresso).

57.
II Congresso Nacional da ABRALIN. Participação no curso: Pronouns, anaphors and epithets: A reassessment of the binding theory. 1999. (Congresso).

58.
XLVI Seminário do GEL.Coordenadora da comunicação: Diferentes Abordagens na sintaxe da negação no português. 1999. (Seminário).

59.
XLVI Seminário do Grupo de Estudo Lingüísticos do Estado de São Paulo.Coordenadora da comunicação: Da pesquisa acadêmica a sala de aula. 1998. (Seminário).

60.
I Seminário Internacional de Trabalho Filológico: Textos Medievais Portugueses e suas Fontes. 1997. (Seminário).

61.
XLV Seminário do GEL.Coordenadora do GT: Mudança sintática no português: gramaticalização e especialização de formas. 1997. (Seminário).

62.
III Encontro de Estudos em Gramática Gerativa.Participação no curso: Tópicos em sintaxe: O programa minimalista. 1995. (Encontro).

63.
I Congresso Internacional da ABRALIN. Participação no curso: Relações entre a semântica e a sintaxe. 1994. (Congresso).

64.
I Congresso Internacional da ABRALIN. Participação no curso: Lógica e Lingüística. 1994. (Congresso).

65.
I Congresso Internacional da ABRALIN. Participação no curso: Sintaxe Diacrônica. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MODESTO, M. ; TORRES MORAIS . Reunião do GT de Teoria da Gramática no 29o ENANPOL. 2014. (Congresso).. 2014. (Congresso).

2.
MODESTO, M. ; TORRES MORAIS . Encontro Nacional do GT de Teoria da Gramática da ANPOLL. 2013.. 2013. (Congresso).

3.
TORRES MORAIS; -HERNANDES, M. C. L. . CASTLHO- II Congresso Internacional de Linguística Histórica- uma homenagem a Ataliba Castilho. 2012. (Congresso).

4.
CYRINO, Sônia M. L. ; TORRES MORAIS . VIII Seminário Internacional do Projeto de História do Português Paulista -Projeto Caipira. 2007. (Outro).

5.
TORRES MORAIS; CYRINO, Sônia M. L. . Atividades acadêmicas. 2007. (Outro).

6.
CYRINO, Sônia M. L. ; TORRES MORAIS . Mini-Curso-Sintaxe Diacrônica. 2007. (Outro).

7.
TORRES MORAIS; marcia de oliveira . seminários de pós-graduação- Aspectos sintáticos do português brasileiro. 2006. (Outro).

8.
TORRES MORAIS. Coordenadora do ALFALito. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alder Soto. A pronominalização em português: um estudo sobre a aquisição de 3a língua estrangeira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Driély Oller Oyama. Aspectos sintáticos e semânticos do artigo definido em DPs possessivos: testemunho linguístico dos séculos XX e XXI.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Felipe Navarro Bios de Toledo. Tópico nominativo no português brasileiro: a concordância locativa.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
César Elídio Marangoni Júnior. Estratégias Possessivas de 3a pessoa em Histórias Infantis Contemporâneas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. (Orientador).

2.
Marcella Fedrici. Cisão de pessoa gramatical no uso dos pronomes clíticos no português paulista. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gabriella D´Auria de Morais Galo. Artigos e possessivosna história do português brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

2.
Gláucia da Silva Lobo Menezes. O tratamento da variação linguística em livros didáticos. 2014. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

3.
Paula de Freitas Denari. A realização do objeto indireto nas redações de alunos de Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

4.
Cassia Yukari Yamauchi. Expressão do objeto indireto no português brasileiro: testemunho linguístico em peças de teatro dos séculos XIX e XX. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

5.
Ana Regina Vaz Calindro. A colocação dos pronomes clíticos na Imprensa Negra e Majoritária de Piracicaba do início do século XX. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

6.
Iraildes Almeida Sales. Aspectos lingüísticos e sociais no uso dos pronomes em cartas pessoais baianas. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

7.
Adilson Gois da Cruz. A expressão do argumento dativo no português escrito: um estudo comparativo entre o português brasileiro e o português europeu. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

8.
Maria Alves Maia Dantas. A configuração do dativo de terceira pessoa no português do Brasil e no português europeu com enfoque na fala do fortalezense culto. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

9.
Érika Inoue Negasi. A inversão locativa no português brasileiro. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

10.
Severino Benjamin de LIma. Aspectos da complementação de predicados factivos e assertivos em PB. 2007. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

11.
João Antonio de Vasconcellos. O parâmetro 'pro-drop' e o pronominal 'ele' no português brasileiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

12.
Maria de Lourdes Lima. O aspecto verbal na perífrase ser + particípio passado. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

13.
Dimar Silva de Deus. O gênero dos nomes em português: interface morfologia-sintaxe. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

14.
Tercio Campos Polli. Sintaxe adverbial: uma abordagem gerativa dos adverbios em - mente. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

Tese de doutorado
1.
Ana Regina Vaz Calindro. Introduzindo argumentos:uma proposta para as sentenças ditransitivas do português brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

2.
Tércio Campos Polli. A Periferia Esquerda no Português Brasileiro: seus constituintes e sua derivação,. 2008. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

Supervisão de pós-doutorado
1.
André Luis Antonelli. 2013. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

2.
Ana Paula Quadro Gomes. 2009. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

Iniciação científica
1.
Fernanda dos Santos de Brito. Perspectiva diacrônica nos usos dos pronomes de 2a pessoa em corpus do português paulista. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo, faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

2.
Fernanda dos Santos de Brito. Perspectiva diacrônica nos usos dos pronomes de 2a pessoa em corpus do português paulista. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de São Paulo, faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

3.
Tatiane Jamil Darwiche. Variação das preposições a, para, e em com os verbos de movimento ir, vir, e chegar na história do português brasileiro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Reitoria da USP. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

4.
Nathalia R. Pim do Nascimento. Edição de amostras do português falado em Macau no século XXI. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

5.
Driély Oller Oyama. O português brasileiro nas cartas de Mário de Andrade a Manoel Bandeira. 2014. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

6.
Renata Gomes Tolentino Dias Lopes. Estratégias de realização do objeto direto anafórico e análise dos pronomes acusativos de 3ª pessoa em Jornais da Imprensa Negra nas primeiras décadas do século XX. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

7.
Alex de Araujo Neiva. Imprensa Negra Paulista: A construção de identidades nas páginas do jornal negro Getulino. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

8.
Gabriella D?Auria de Morais. O uso das preposições ?a? e ?para? na expressão dos complementos de predicados bitransitivos: um estudo em jornais do século XX. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

9.
Ruthe Sales Carneiro. O emprego de clíticos como argumentos de verbos acusativos e dativos em textos jornalísticos da capital paulista no século XX. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

10.
Fabio Leonel de Paiva. Aspectos da dupla negação no português oral e língua escrita. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

11.
Simone Amaro Rodrigues. A natureza dos sintagma topicalizados no sermões de Padre Antonio Vieira. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.

12.
Antonio Araujo Lopes. Sintagmas adjetivais e preposicionais: um estudo do português clássico. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CYRINO, Sônia M. L. (Org.) ; TORRES MORAIS (Org.) . História do Português Brasileiro: Mudança Sintática do Português Brasileiro: Perspectiva Gerativista. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018. v. Vol 6. 477p .



Outras informações relevantes


. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

1.1 Doutorado Sanduíche
University of Wales - UK
Orientador: Prof.Dr. Ian Roberts
Ano: 1993. Bolsa: CNPq

1.2. Recém Doutor 
Atividades como recém-doutor no Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo (USP)
Ano 1996. Bolsa -CNPq


2. CONCURSOS PÚBLICOS

2.1. Concurso para Contratação: Concurso Público, realizado nos dias 29 - 30 de junho de 1996, para professor em RDIDP- na FLP do DLCV - USP.
2.2. Concurso para Efetivação: realizado nos dias 12-14 de dezembro de 1999, para professor em RDIDP- na FLP do DLCV - USP.




(05/05/2006)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:57:26