Laury Cullen Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4473337416863371
  • Última atualização do currículo em 13/07/2018


Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo, mestrado em Biologia da Conservação pela Universidade da Florida (USA), doutorado pela Universidade de Kent na Inglaterra, Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, USA e pela Universidade da Florida, Gainesville, USA. Professor associado junto ao Escas - Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade, pesquisador associado do Instituto de Pesquisas Ecológicas (sem vínculo empregatício). É fellow da fundação ASHOKA de empreendedores sociais. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em restauração de paisagens fragmentadas,atuando principalmente nos seguintes temas: biologia da conservação, conservação de espécies ameaçadas, restauração de paisagens, envolvimento de comunidades locais, agrofloresta e serviços ecossistêmicos. Tem dois livros publicados e mais de 50 artigos em periódicos nacionais e interacionais. Entre os prêmios recebidos estão o Whitley Gold Award recebidos das mãos da Princesa Anne na Inglaterra em 2002 e o Rolex Conservation Award em 2005 e o Fiona Alexander Prize em 2007, oferecido ao melhor estudante de seu ano na Universidade de Kent na Inglaterra. Em 2017 recebeu o prêmio nacional em Excelência em Restauração oferecido pela SER (Society for Restoration Ecology). Entre seus hoobies preferidos estão a família, a vela, corridas e o futebol. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laury Cullen Junior
Nome em citações bibliográficas
CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Biodiversity Managament.
University of Kent, U. KENT, Inglaterra.
Título: Jaguars as landscape detectives for the conservation of Atlantic Forest, Brazil., Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Richard Ernest Bodmer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Biodiversidade; Atlantic Forest; Conservação; Conservação da Biodiversidade; Corredores; Restauração de Paisagens.
Grande área: Ciências Biológicas
1995 - 1997
Mestrado em Biologia da Conservação.
University of Florida, UF, Estados Unidos.
Título: Hunting and Biodiversity in Atlantic Forest Fragments, São Paulo, Brazil,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Richard Bodmer.
Bolsista do(a): Tropical Conservation And Development Program, T.C.D, Estados Unidos.
Palavras-chave: Biologia da Conservação; Fragmentação; Extinção Local; Restauração de Paisagens; Comunidades Locais e Desenvolvimento; Mínima Populações Viáveis.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada / Especialidade: Restauração de Paisagens Fragmentadas.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Populações Mínimas Viáveis.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Desenvolvimento Rural; Informacao e Gestao C&T.
1995 - 1995
Especialização em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre. (Carga Horária: 280h).
Smithsonian Institution, S.I, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Smithsonian Institution, S.I, Estados Unidos.
1993 - 1993
Especialização em Manejo de Espécies Ameaçadas de Extinção. (Carga Horária: 480h).
Jersey Wildlife Preservation Trust, J.W.P.T, Inglaterra.
Bolsista do(a): Jersey Wildlife Preservation Trust, J.W.P.T, Inglaterra.
1985 - 1990
Graduação em Engenharia Florestal.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
University of Florida, UF, Estados Unidos.
2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas


Formação Complementar


2009 - 2009
Cursp de Sistema de Informação Geográfica (ARCGIS). (Carga horária: 40h).
Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
2004 - 2004
Resolução de Conflitos. (Carga horária: 32h).
Fundação Ashoka, ASHOKA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Curta Duração.
University of Saint Andrews, USA, Escócia.


Atuação Profissional



Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2

Atividades

01/1990 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, .

Linhas de pesquisa
Biologia da Conservação

University of Florida, UF, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante


Fundação Ashoka, ASHOKA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Fellow, Enquadramento Funcional: Empreendedor Social, Carga horária: 20

Atividades

10/2002 - 10/2006
Ensino, Empreendedores Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Empreendedores Sociais


Linhas de pesquisa


1.
Biologia da Conservação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Viabilidade Econômica de plantio florestais em áreas de Reserva Legal
Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar a viabilidade econômica de diferentes modelos de cultivo de árvores nativas em Sistema Agroflorestal e intercaladas com espécies exóticas para fins madeireiros e não madeireiros em áreas de reserva legal, no contexto de assentamentos rurais e áreas com baixa aptidão agrícola. Paralelamente será quantificado o balanço de carbono armazenado nesses sistemas, a fim de avaliar a capacidade desses modelos em sequestrar o carbono da atmosfera e influenciar no equilíbrio climático, sobretudo, quando implantados em ampla escala.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Aplicação de sensoriamento remoto no levantamento de grandes mamíferos silvestres

Projeto certificado pela empresa Companhia Energética de São Paulo - Matriz em 13/12/2017.
Descrição: O objetivo principal do projeto foi adequar às condições neotropicais uma metodologia alternativa e experimental, com utilização de imagens térmicas, ou termogramas, para levantamentos populacionais de mamíferos de grande porte, tendo como espécies-alvo o cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus), a onça pintada (Panthera onca) e a onça parda (Puma concolor), espécies comumente afetadas pela formação de reservatórios para geração de energia elétrica. A área eleita para o desenvolvimento do projeto foi a Reserva Cisalpina, uma unidade de conservação de domínio da CESP ? Companhia Energética de São Paulo. Como objetivos complementares definiu-se (a) a estimativa do tamanho populacional e distribuição espacial das espécies alvo na área de estudos, (b) fornecer subsídios ao programa de conservação do cervo do pantanal (B. dichotomus) nas suas áreas de distribuição na bacia hidrográfica do Alto Paraná, (c) avaliar a eficácia do uso de sensoriamento térmico para fins de levantamentos populacionais de animais homeotérmicos e (d) desenvolver algoritmos de reconhecimento de espécies animais nativas, de ocorrência na bacia do Alto Paraná, através de termogramas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Desenvolvimento de Metodologia para o Equilíbrio Ecológico de Corredores Florestais no Entorno de Reservatórios Baseado em Genética Metagenômica

Projeto certificado pela empresa AES Tietê/ANEEL em 06/12/2017.
Descrição: O projeto proposto teve como referência os recentes avanços em tecnologias de Next-Generation Sequencing (NGS) e iniciativas moleculares de identificação de biodiversidade em larga escala, tais como a Tree of Life, a Encyclopedia of Life e o Barcode of Life. Sendo assim, a introdução de um sistema fundamentado em tecnologias de NGS (aumentando drasticamente a velocidade de biomonitoramento) e a quantidade de informações obtidas a partir dele, foi a base do projeto. Em suma, procura-se monitorar as respostas de habitats à atividade antrópica, por meio de sequenciamento de DNA em grande escala dos organismos residentes. Os resultados desse projeto tiveram implicações diretas em: a) desenvolvimento de tecnologias visando a redução de custos em programas de restauração ecológica no entorno de reservatórios de Usinas Hidrelétricas; b) priorização de áreas para restauração ecológica permitindo maximizar o custo-benefício da recuperação de áreas degradadas nas bordas dos reservatórios de Usinas Hidrelétricas; c) desenvolvimento de ferramentas inovadoras que permitem medir a funcionalidade ecológica de APPs (Áreas de Preservação Permanente) com parâmetros ecológicos funcionais, utilizando organismos invertebrados terrestres e bactérias aquáticas; d) alavancagem na eficiência e crescimento dos negócios que focam em restauro com espécies nativas. Isso pode beneficiar todo o seguimento de restauração ecológica, seus empregados e a cadeia de suprimentos, que inclui viveiros de mudas nativas, coletores de sementes e prestadores de serviços; e) relevância para gestores de UHEs envolvidos em restauração ecológica na implementação e finalização com sucesso de um núcleo de recomposição florestal possibilitam uma entrega mais eficiente nos compromissos do setor com passivos ambientais; f) obtenção de 3 mestrandos, contribuindo para a inovação junto à ESCAS (Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade), Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do IPÊ ? Instituto de Pesquisas Ecológicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Jaguars as landscape detectives for the conservation of the Atlantic Forests in Brazil.
Descrição: Given the jaguar?s ecological significance and need for expansive areas of secure, high-quality habitat, we propose to use the jaguar as a landscape detective. Landscape detective species can be defined as organisms that show us how to plan and manage reserves and large interconnected eco-regions because their requirements for survival show us factors important to maintaining ecologically healthy conditions. More specifically, the main goal of this long-term project is to use the jaguar as a landscape detective to develop a network of wild core reserves for the upper Paraná Region in the Brazilian Atlantic Forest. This jaguar conservation model can expand throughout other areas of Brazil. In the upper Paraná region, jaguars exhibit a metapopulation structure represented by a network of isolated and semi-isolated populations living in protected and non-protected areas with some level of regular or intermittent migration among them. Considering this scenario, we hypothesize that by using jaguars as landscape detectives we can identify and assess three important and independent features that characterize large carnivores and large scale conservation planning: (1) Prey diversity and density, (2) Large core areas detected for new conservation reserves, (3) Landscape connectivity..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1990 - Atual
Restauração de Paisagens Fragmentadas na Mata Atlântica
Descrição: Pesquisa orientada na direção de promover a conservação dos recursos florestais, dos recursos hídricos, a geração de renda para comunidades rurais e a garantia dos serviços ecossistêmicos em áreas público-privadas no entorno de Unidades de Conservação do Bioma Mata Atlântica do extremo oeste paulista. As atividades do projeto envolvem ainda as seguintes estratégias: 1) Planejamento estratégico para garantir a sustentabilidade do projeto e longo prazo; 2) A sistematização dos processos, experiências e resultados para disseminação e replicação das lições; 3) Divulgação das iniciativas do projeto, de suas ações e resultados em nível regional, nacional e internacional; e 4) Transformação das boas práticas em políticas públicas visando o uso racional dos recursos florestais e hídricos brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2005 - 2010
Periódico: Natureza e Conservação
2002 - Atual
Periódico: Oryx. Journal of Fauna and Flora International
2006 - Atual
Periódico: Revista Árvore (0100-6762)
2009 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Zoologia
2008 - 2010
Periódico: Landscape Ecology
2013 - 2015
Periódico: Biological Conservation
2017 - Atual
Periódico: LAND USE POLICY


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Restauração de Paisagens Fragmentadas.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Ecologia e Conservação de Fauna Silvestre no Brasil.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Populações Mínimas Viáveis.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural/Especialidade: Sistemas Agroflorestais.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Treinamento e Capacitação Em Biologia da Conservação.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia da Conservação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Nacional em Excelência em Restauração Florestal, SER (Society for Restoration Ecology).
2008
The Fiona Alexander Prize, Universidade de Kent, Inglaterra.
2004
The Rolex Awards for Interprize, Rolex.
2002
Whitley Gold Award, The Whitley Foundation Royal Geographic Society, UK.
2000
The Runfoord Award for Conservation, The Whitley Awards, UK.
2000
A Mellhor Tese de Mestrado do Programa, WWF-Brasil.
1996
Certificate of Academic Excellence, University of Florida, USA.
1994
The New Noah, Wildlife Preservation Trust International.
1993
The Best Trainee, Smithsonian Institution.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:54
Total de citações:390
Fator H:12
Cullen , Laury Cullen Junior  Data: 01/12/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:367
Total de citações:415
Cullen, Laury  Data: 19/08/2017

Outras
Total de trabalhos:69
Total de citações:1614
Laury Cullen  Data: 19/08/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORATO, RONALDO G.2018MORATO, RONALDO G. THOMPSON, JEFFREY J. PAVIOLO, AGUSTIN DE LA TORRE, JESUS A. LIMA, F. S. MCBRIDE, ROY T. PAULA, ROGERIO C. CULLEN JUNIOR, L. SILVEIRA, LEANDRO KANTEK, DANIEL L. Z. RAMALHO, EMILIANO E. MARANHÃO, LOUISE HABERFELD, MARIO SANA, DENIS A. MEDELLIN, RODRIGO A. CARRILLO, EDUARDO MONTALVO, VICTOR MONROY-VILCHIS, OCTAVIO CRUZ, PAULA JACOMO, ANAH T. TORRES, NATALIA M. ALVES, GISELLE B. CASSAIGNE, IVONNE THOMPSON, RON SAENS-BOLANOS, CAROLINA , et al.CRUZ, JUAN CARLOS ALFARO, LUIZ D. HAGNAUER, ISABEL DA SILVA, XAVIER MARINA VOGLIOTTI, ALEXANDRE MORAES, MARCELA F. D. MIYAZAKI, SELMA S. PEREIRA, THADEU D. C. ARAUJO, GEDIENDSON R. DA SILVA, LEANES CRUZ LEUZINGER, LUCAS CARVALHO, MARINA M. RAMPIN, LILIAN SARTORELLO, LEONARDO QUIGLEY, HOWARD TORTATO, FERNANDO HOOGESTEIJN, RAFAEL CRAWSHAW, PETER G. DEVLIN, ALLISON L. MAY, JOARES A. DE AZEVEDO, FERNANDO C. C. CONCONE, HENRIQUE V. B. QUIROGA, VERONICA A. COSTA, SEBASTIAN A. ARRABAL, JUAN P. VANDERHOEVEN, EZEQUIEL DI BLANCO, YAMIL E. LOPES, ALEXANDRE M. C. WIDMER, CYNTHIA E. RIBEIRO, MILTON CEZAR ; Jaguar movement database: a GPS-based movement dataset of an apex predator in the Neotropics. ECOLOGY, v. 99, p. 1691-1691, 2018.

2.
FURTADO, MARIANA MALZONI2017FURTADO, MARIANA MALZONI ; TANIWAKI, SUELI AKEMI ; DE BARROS, IRACEMA NUNES ; BRANDÃO, PAULO EDUARDO ; CATÃO-DIAS, JOSÉ LUIZ ; CAVALCANTI, SANDRA ; CULLEN, LAURY ; FILONI, CLAUDIA ; JÁCOMO, ANAH TEREZA DE ALMEIDA ; JORGE, RODRIGO SILVA PINTO ; SILVA, NAIRLÉIA DOS SANTOS ; Silveira, Leandro ; FERREIRA NETO, JOSÉ SOARES . Molecular detection of viral agents in free-ranging and captive neotropical felids in Brazil. JOURNAL OF VETERINARY DIAGNOSTIC INVESTIGATION, v. 29, p. 104063871772024-9, 2017.

3.
PEDRO, PEDRO M2017PEDRO, PEDRO M ; PIPER, ROSS ; BAZILLI NETO, PEDRO ; CULLEN, LAURY ; DROPA, MILENA ; LORENCAO, ROGERIO ; MATTÉ, MARIA HELENA ; RECH, TATIANE CRISTINA ; RUFATO, MAURO OSMAR ; SILVA, MIRIAM ; TURATI, DANIELE TURGANTI . Metabarcoding Analyses Enable Differentiation of Both Interspecific Assemblages and Intraspecific Divergence in Habitats With Differing Management Practices. ENVIRONMENTAL ENTOMOLOGY, v. 23, p. 1-12, 2017.

4.
Lima, Fernando2017Lima, Fernando BECA, GABRIELLE MUYLAERT, RENATA L. JENKINS, CLINTON N. PERILLI, MIRIAM L. L. PASCHOAL, ANA MARIA O. MASSARA, RODRIGO L. PAGLIA, ADRIANO P. CHIARELLO, ADRIANO G. GRAIPEL, MAURÍCIO E. CHEREM, JORGE J. REGOLIN, ANDRÉ L. OLIVEIRA SANTOS, LUIZ GUSTAVO R. BROCARDO, CARLOS R. Paviolo, Agustín Di Bitetti, Mario S. SCOSS, LEANDRO M. ROCHA, FABIANA L. FUSCO-COSTA, ROBERTO ROSA, CLARISSA A. DA SILVA, MARINA X. HUFNAGELL, LUDMILA SANTOS, PALOMA M. DUARTE, GABRIELA T. GUIMARÃES, LUIZA N. , et al.BAILEY, LARISSA L. RODRIGUES, FLÁVIO HENRIQUE G. CUNHA, HEITOR M. FANTACINI, FELIPE M. BATISTA, GRAZIELE O. BOGONI, JULIANO A. TORTATO, MARCO A. LUIZ, MICHELI R. PERONI, NIVALDO DE CASTILHO, PEDRO V. MACCARINI, THIAGO B. FILHO, VILMAR PICINATTO ANGELO, CARLOS DE CRUZ, PAULA QUIROGA, VERÓNICA IEZZI, MARÍA E. VARELA, DIEGO CAVALCANTI, SANDRA M. C. MARTENSEN, ALEXANDRE C. MAGGIORINI, ERICA V. KEESEN, FABÍOLA F. NUNES, ANDRÉ V. LESSA, GISELE M. CORDEIRO-ESTRELA, PEDRO BELTRÃO, MAYARA G. DE ALBUQUERQUE, ANNA CAROLINA F. INGBERMAN, BIANCA CASSANO, CAMILA R. JUNIOR, LAURY CULLEN RIBEIRO, MILTON C. GALETTI, MAURO ; ATLANTIC-CAMTRAPS: a dataset of medium and large terrestrial mammal communities in the Atlantic Forest of South America. ECOLOGY, v. 98, p. 2979-2979, 2017.

5.
5PAVIOLO, AGUSTIN2016PAVIOLO, AGUSTIN De Angelo, Carlos FERRAZ, KATIA M. P. M. B. MORATO, RONALDO G. MARTINEZ PARDO, JULIA SRBEK-ARAUJO, ANA C. BEISIEGEL, BEATRIZ DE MELLO LIMA, F. S. Sana, Denis Xavier da Silva, Marina VELÁZQUEZ, MYRIAM C. CULLEN JUNIOR, L. CRAWSHAW JR, PETER JORGE, MARÍA LUISA S. P. GALETTI, PEDRO M. Di Bitetti, Mario S. DE PAULA, ROGERIO CUNHA EIZIRIK, EDUARDO AIDE, T. MITCHELL CRUZ, PAULA PERILLI, MIRIAM L. L. SOUZA, ANDIARA S. M. C. QUIROGA, VERÓNICA NAKANO, EDUARDO RAMÍREZ PINTO, FREDY , et al.Fernández, Sixto COSTA, SEBASTIAN MORAES JR, EDSEL A. AZEVEDO, FERNANDO ; A biodiversity hotspot losing its top predator: The challenge of jaguar conservation in the Atlantic Forest of South America. Scientific Reports, v. 6, p. 37147, 2016.

6.
7CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2016CULLEN JUNIOR, L.; STANTON, JESSICA C. ; LIMA, F. S. ; UEZU, ALEXANDRE ; PERILLI, MIRIAM L. L. ; AKÇAKAYA, H. RE'IT . Implications of Fine-Grained Habitat Fragmentation and Road Mortality for Jaguar Conservation in the Atlantic Forest, Brazil. Plos One, v. 11, p. e0167372, 2016.

7.
Morato, Ronaldo G.2016Morato, Ronaldo G. STABACH, JARED A. FLEMING, CHRIS H. CALABRESE, JUSTIN M. DE PAULA, ROGÉRIO C. FERRAZ, KÁTIA M. P. M. KANTEK, DANIEL L. Z. MIYAZAKI, SELMA S. PEREIRA, THADEU D. C. ARAUJO, GEDIENDSON R. PAVIOLO, AGUSTIN De Angelo, Carlos Di Bitetti, Mario S. CRUZ, PAULA Lima, Fernando CULLEN, LAURY SANA, DENIS A. RAMALHO, EMILIANO E. CARVALHO, MARINA M. SOARES, FÁBIO H. S. ZIMBRES, BARBARA SILVA, MARINA X. MORAES, MARCELA D. F. VOGLIOTTI, ALEXANDRE MAY, JOARES A. , et al.HABERFELD, MARIO RAMPIM, LILIAN SARTORELLO, LEONARDO RIBEIRO, MILTON C. LEIMGRUBER, PETER ; Space Use and Movement of a Neotropical Top Predator: The Endangered Jaguar. Plos One, v. 11, p. e0168176, 2016.

8.
32VALDEZ, FERNANDA PEDONE2015VALDEZ, FERNANDA PEDONE ; CULLEN JUNIOR, L. ; AZEVEDO, FERNANDO C. C. ; SILVEIRA, L. ; CAVALCANTI, SANDRA M. C. ; Salzano, Francisco M. ; Eizirik, Eduardo . Population Genetics of Jaguars ( Panthera onca ) in the Brazilian Pantanal: Molecular Evidence for Demographic Connectivity on a Regional Scale. Journal of Heredity, v. 106, p. 503-511, 2015.

9.
2FRANCESCONI, W.2014FRANCESCONI, W. ; PK Ramachandran Nair, ; STEIN, T. V. ; LEVEY, D. J. ; DANIELS, J. C. ; CULLEN JUNIOR, L. . Agroforestry Dissemination and the Social Learning Theory in Pontal do Paranapanema, São Paulo, Brazil. The International Journal of Environmental Sustainability, v. 9, p. 1-15, 2014.

10.
4FRANCESCONI, WENDY2013FRANCESCONI, WENDY ; NAIR, P. K. R. ; LEVEY, DOUGLAS J. ; DANIELS, JARET ; CULLEN, LAURY . Butterfly distribution in fragmented landscapes containing agroforestry practices in Southeastern Brazil. Agroforestry Systems (Print), v. 87, p. 1321-1338, 2013.

11.
8CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2013CULLEN JUNIOR, L.; VALLADARES-PADUA, C. B. . Corredores de vida: envolvimento comunitário e restauração de paisagens na mata atlântica brasileira. Revista Parques, v. 3, p. 1, 2013.

12.
3CULLEN JUNIOR, LAURY2013CULLEN JUNIOR, LAURY; Sana, Dênis A. ; Lima, Fernando ; ABREU, KAUÊ C. DE ; UEZU, ALEXANDRE . Selection of habitat by the jaguar, Panthera onca (Carnivora: Felidae), in the upper Paraná River, Brazil. Zoologia (Curitiba): an international journal for zoology, v. 30, p. 379-387, 2013.

13.
30De Angelo, Carlos2011De Angelo, Carlos ; Paviolo, Agustín ; Rode, Daniela ; CULLEN, LAURY ; Sana, Denis ; Abreu, Kaue Cachuba ; Xavier da Silva, Marina ; Bertrand, Anne-Sophie ; Haag, Taiana ; Lima, Fernando ; Rinaldi, Alcides Ricieri ; FERNÀNDEZ, SIXTO ; Ramírez, Fredy ; VELÀZQUEZ, MYRIAM ; Corio, Cristian ; Hasson, Esteban ; Di Bitetti, Mario S. . Participatory networks for large-scale monitoring of large carnivores: pumas and jaguars of the Upper Paraná Atlantic Forest. Oryx (Oxford. Print), v. 45, p. 534-545, 2011.

14.
9CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2010CULLEN JUNIOR, L.; Santos, Anelisie S. ; Valdez, Fernanda P. ; Sana, Dênis A. ; Silveira, Leandro ; Angelo, Carlos ; Morato, Ronaldo G. ; Crawshaw, Peter G. ; Salzano, Francisco M. ; Eizirik, Eduardo . Molecular tracking of jaguar melanism using faecal DNA. Conservation Genetics, v. 11, p. 1239-1242, 2010.

15.
12HAAG, T.2010HAAG, T. ; SANTOS, A. S. ; SANA, D. A. ; MORATO, R. G. ; CRAWSHAW JR, P. G. ; DE ANGELO, C. ; DI BITETTI, M. S. ; SALZANO, F. M. ; CULLEN JUNIOR, L. . The effect of habitat fragmentation on the genetic structure of a top predator: loss of diversity and high differentiation among remnant populations of Atlantic Forest jaguars (Panthera onca). Molecular Ecology (Print), v. 19, p. 4906-4921, 2010.

16.
33Rodrigues, E.R2010Rodrigues, E.R ; MONTEIRO, R. ; CULLEN, LAURY . DINÂMICA INICIAL DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DE UMA ÁREA RESTAURADA NA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA, SÃO PAULO, BRASIL. Revista Árvore (Impresso), v. 43, p. 853, 2010.

17.
13Abreu, Kaue Cachuba2009Abreu, Kaue Cachuba ; LIMA, F. S. ; LIMA, F. ; BOSCARATO, T. G. ; CULLEN JUNIOR, L. . Monitoramento da espécie onça-pintada (Panthera onca Linnaeus 1758) na região do Corredor de Biodiversidade Caiuá - Ilha Grande. Cadernos da Biodiversidade (Maringá), v. 6, p. 36-48, 2009.

18.
14Rodrigues, E.R2008Rodrigues, E.R ; CULLEN JUNIOR, L. ; Moscogliato, A.V. ; PAVAN, T. . Crescimento de seis espécies florestais nativas consorciadas em sistema agroflorestal utilizado para recuperação de área de reserva legal no Pontal do Paranapanema. Cadernos da Biodiversidade (Maringá), v. 5, p. 10-28, 2008.

19.
10Abreu, Kaue Cachuba2008Abreu, Kaue Cachuba ; Boscarato, Tiago Giarola ; CULLEN JUNIOR, L. . A predação causada por felinos em rebanhos de pastoreiro em áreas de influência das unidades de conservação no Alto Rio Paraná. Cadernos da Biodiversidade (Maringá), v. 5, p. 75-83, 2008.

20.
16Rodrigues, E.R2008Rodrigues, E.R ; CULLEN JUNIOR, L. ; Moscogliato, A.V. ; PAVAN, T. . O USO DO SISTEMA AGROFLORESTAL TAUNGYA NA RESTAURACAO DE RESERVAS LEGAIS: INDICADORES ECONOMICOS. Floresta (UFPR), v. 38, p. 517-525, 2008.

21.
17Rodrigues, E.R2008Rodrigues, E.R ; CULLEN JUNIOR, L. ; PAVAN, T. . Taungya agroforestry systems for restoration of legal reserves: economic indicators. Floresta (Online) (Curitiba), v. 38, p. 517, 2008.

22.
NAVA, ALESSANDRA FERREIRA DALES2008NAVA, ALESSANDRA FERREIRA DALES ; CULLEN JR, LAURY ; Sana, Dênis Aléssio ; Nardi, Marcello Schiavo ; Ramos Filho, José Domingues ; Lima, Thiago Ferraz ; Abreu, Kauê Cachuba ; Ferreira, Fernando . First Evidence of Canine Distemper in Brazilian Free-Ranging Felids. EcoHealth, v. 5, p. 513-518, 2008.

23.
18Rodrigues, E.R2007Rodrigues, E.R ; CULLEN JUNIOR, L. ; PAVAN, T. ; Moscogliato, A.V. ; Silva, I.C. . Avaliação econômica de sistemas agroflorestais implantados para a recuperação de reservais legais no Pontal do Paranapanema. Revista Árvore, v. 31, p. 941-948, 2007.

24.
1CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2005 CULLEN JUNIOR, L.; Alger, K. ; Rambaldi, D. . Land reform and biodiversity conservation in Brazil in the 1990's; conflict and the articulation of mutual interests.. Conservation Biology, Arlington, VA, USA, v. 19, n.3, p. 1-9, 2005.

25.
19CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2005CULLEN JUNIOR, L.; ALGER, K. ; RAMBALDI, D. M. . Reforma Agrária e Conservação da Biodiversidade no Brasil nos anos 90: Conflitos e Articulações de Interesses Comuns. 1(1):198-207. Megadiversidade (Belo Horizonte), v. 1, p. 198-207, 2005.

26.
15NAVA, A.2005NAVA, A. ; PETERKA, C. R. L. ; BANDEIRA, D. S. ; CULLEN JUNIOR, L. . Consequência epidemiológicas da fragmentação florestal. CIENCIA HOJE DAS CRIANCAS, v. 37, p. 66-67, 2005.

27.
21CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2003CULLEN JUNIOR, L.; PAVAN, T. ; Ferreira-Lima, J. ; PADUA, C. V. ; PADUA, S. M. . Transpolins ecológicos e zonas de benefício múltiplo: ferramentas agroflorestais para a conservação de paisagens rurais fragmentadas na Floresta Atlântica Brasileira.. Natureza e Conservação, Curitiba, v. 1, n.1, p. 37-46, 2003.

28.
20CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2003CULLEN JUNIOR, L.; BELTRAME, Tiago Pavan ; LIMA, J. F. ; VALLADARES-PADUA, C. B. ; PADUA, S. M. . Tranpolins ecológicos e zonas de benefício multiplo: ferramentas agroflorestais para a conservação de paisagens rurais fragmentadas na Floresta Atlântica Brasileira. Natureza Conservação, Curitiba, PR, v. 1, n.1, p. 37-46, 2003.

29.
6CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2002CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. ; PADUA, S. M. . Within and surrounding the Morro do Diabo State Park: biological value, conflicts, mitigation and sustainable development alternatives. Environmental Science & Policy, New York, NY, USA, v. 5, p. 69-78, 2002.

30.
22CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2002CULLEN JUNIOR, L.; FENIMORE, S. . Projeto abraço verde: a practice-based approach to Brazilian Atlantic Forest conservation. Endangered Species Update, v. 10, n.4, p. 45-58, 2002.

31.
24CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2001 CULLEN JUNIOR, L.; BODMER, R. E. ; PADUA, C. V. . Ecological consequences of hunting in Atlantic Forest patches, São Paulo, Brazil. Oryx. Journal of Fauna and Flora International, Cambridge, Inglaterra, v. 35, n.2, p. 137-144, 2001.

32.
23CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2001CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. ; MORATO, M. I. R. ; Schimink, M . Agroforestry benefit zones: a tool for the conservation and management of Atlantic Forest Fragments, São Paulo, Brazil. Natural History, Bend, Oregon, USA, v. 21, n.4, p. 345-355, 2001.

33.
25CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2001CULLEN JUNIOR, L.; MICHALSKI, F. ; OLIVEIRA, T. ; CRAWSHAW, P. . Felid cryptorchidism in Atlantic Forest fragments: evidence of inbreeding in free raging populations.. Mammalia (Paris), California, USA, v. 65, n.4, p. 548-550, 2001.

34.
26CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN2000 CULLEN JUNIOR, L.; BODMER, R. E. ; PADUA, C. V. . Effects of hunting in habitat fragments of the Atlantic Forests, Brazil. Biological Conservation, v. 95, p. 49-56, 2000.

35.
27CULLEN JUNIOR, L.;CULLEN, LAURY;CULLEN JUNIOR, LAURY;CULLEN JR, LAURY;JUNIOR, LAURY CULLEN1999CULLEN JUNIOR, L.; VALLADARES-PADUA, C. B. . Onças como detetives ecológicos para a Mata Atlântica de São Paulo. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 26, n.156, p. 54-57, 1999.

36.
28PADUA, C. V.1995PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. . A pole bridge to avoid primate road kills. Neotropical Primates, Belo Horizonte, Brasil, v. 3, p. 13-15, 1995.

37.
29PADUA, C. V.1994PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. . Distribution, abudance and minimum viable metapopulation of the Black Lion Tanarin (Leontopithecus chrysopygus). The Dodo, Jersey Zoo, UK., v. 30, p. 80-88, 1994.

38.
31PADUA, C. V.1994PADUA, C. V. ; PADUA, S. M. ; CULLEN JUNIOR, L. . The conservation biology of the Black Lion Tamarin (Leontopithecus chrysopygus): First ten years report. Neotropical Primates, Belo Horizonte, Brasil, v. 2, p. 36-39, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CULLEN JUNIOR, L.; RUDRAN, R. ; PADUA, C. V. . Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre. 1. ed. Curitiba, Paraná: UFPR, 2003. 661p .

2.
PADUA, C. V. (Org.) ; BODMER, R. E. (Org.) ; CULLEN JUNIOR, L. (Org.) . Manejo e Conservação de Vida Silvestre no Brasil. 1. ed. Manaus: Sociedade Civil Mamirauá/ CNPq/ Ministério da Ciência e Tecnologia MCT, 1997. v. 1500. 254p .

Capítulos de livros publicados
1.
Borges, Haroldo Gomes ; CULLEN JUNIOR, L. ; Santos, A.S. ; CAMPOS, N. R. ; MARINS, W. S. L. . PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA AMPLIAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO PONTAL DO PARANAPANEMA, SP. In: João Carlos Canuto. (Org.). Sistemas Agroflorestais: Experiências e Reflexões. 1ed.Jaguariuna: Embrapa, 2017, v. 1, p. 74-87.

2.
CULLEN JUNIOR, LAURY; UEZU, A. ; MARTINS, C. S. ; VALLADARES-PADUA, C. B. . THE USE OF SELECTED SPECIES IN LANDSCAPE PLANNING AND RESTORATION OF THE ATLANTIC FOREST, BRAZIL. In: A. Alonso Aguirre and Raman Sukumar. (Org.). Tropical Conservation Perspectives on Local and Global Priorities. 1ed.Oxford: Oxford University Press, 2016, v. , p. 1-.

3.
UEZU, A. ; CULLEN JUNIOR, L. . Da fragmentação florestal à restauração da paisagem: aliando conhecimento científico e oportunidades legais para a conservação. In: Paese, A; Uezu, A; Lorini, M.L; e Cunha A.. (Org.). Conservação da Biodiversidade com SIG. 1ed.São Paulo: Oficina de Textos, 2012, v. 1, p. 14-25.

4.
Ferreira-Lima, J. ; Borges, Haroldo Gomes ; CULLEN JUNIOR, L. ; Moscogliato, A.V. ; PAVAN, T. . Café com floresta: criando suficiência alimentar e biodiversidade ecológica. In: Rosania Mazzuchelli. (Org.). Manejo ambienta e restauração de áreas degradadas. São Paulo: Fundação Cargill, 2007, v. , p. 77-107.

5.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. ; BODMER, R. E. ; BALLOU, J. . Mammalian densities and species exctintions in Atlantic Forest Fragments: the need for population management. In: Kristen M Silvius; Richard, E. Bodmer; José M. Fragoso. (Org.). People in Nature. 1ed.New York: Columbia University Press, 2004, v. , p. 221-226.

6.
CULLEN JUNIOR, L.; Ferreira-Lima, J. ; PAVAN, T. . Agroforestry buffer zones and stepping stones: tools for the conservation of fragmented landcapes in the Brazilian Atlantic Forest. In: Gotz Schorth; Gustavo Fonseca; Celia Harvey; Gascon Claude; Heraldo Vasconcelos; Anne-Marie Izac.. (Org.). : Agroforestry and Biodiversity Conservation in Tropical Landscapes. 1ed.Washington, USA: Island Press, 2004, v. , p. 415-430.

7.
PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. ; PADUA, S. M. ; DITT, E. H. . Combinando comunidade, conectividade e biodiversidade na restauração da paisagem do Pontal do Paranapanema como estratégia de conservação do corredor do Rio Paraná. In: Moacir Bueno Arruda; Luís Fernando S. Nogueira de Sá. (Org.). Corredores Ecológicos: uma abordagem integradora de ecossistemas no Brasil. Brasília: IBAMA-MMA, 2004, v. , p. 67-79.

8.
CULLEN JUNIOR, L.; RUDRAN, R. . Transectos lineares na estimativa de densidade de mamíferos e aves de de medio e grande porte. In: Laury Cullen Jr.; Rudy Rudran; Claudio Valladares Padua. (Org.). Métodos de estudo em biologia da conservação e manejo da vida silvestre. 1ed.Curitiba, PR.: UFPR, 2003, v. , p. 169-180.

9.
PARDINI, R. ; DITT, E. H. ; CULLEN JUNIOR, L. ; BASSI, C. ; RUDRAN, R. . Levantamento rápido de mamíferos terrestres de médio e grande porte. In: Laury Cullen Jr.; Rudy Rudran; Claudio Valladares Padua. (Org.). Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre. 1ed.Curitiba, PR: UFPR, 2003, v. , p. 181-202.

10.
KARANTH, U. ; NICHOLS, J. ; CULLEN JUNIOR, L. . Armadilhamento fotográfico de grandes felinos: algumas considerações importantes. In: Laury Cullen Jr.; Rudy Rudran; Claudio Valladares Padua. (Org.). Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre. 1ed.Curitiba, PR.: UFPR, 2003, v. , p. 269-284.

11.
Britez, R.M. ; Alger, K. ; Baumgarten, J.E. ; Castella, P.R. ; CULLEN JUNIOR, L. ; Faria, D.M. ; Landau, H.C. ; Ferreira-Lima, J. ; MORATO, M. I. R. ; PADUA, C. V. ; PADUA, S. M. ; Sampaio, A,B. . Manejo do Entorno. In: Denise Marçal Rambaldi; Daniela América Suarez de Oliveira. (Org.). Fragmentacao de ecossistemas: causas, efeitos sobre biodiversidade e recomendações de políticas públicas. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2003, v. , p. 347-365.

12.
PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. ; PADUA, S. M. ; MARTINS, C. S. ; Ferreira-Lima, J. . Assentamentos de reforma agrária e conservação de áreas protegidas no Pontal do Paranapanema. In: Nurit Bensusan. (Org.). Seria melhor mandar ladrilhar? Biodiversidade como, para que, por quê. Brasília: UNB, 2002, v. , p. 67-75.

13.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. ; PADUA, S. M. ; MORATO, M. I. R. . Projeto Abraço Verde: Zonas de Benefício Múltiplo e Recuperação de Fragmentos Florestais no Pontal do Paranapanema, São Paulo.. In: Virgilio M. Viana; António Carlos Diegues. (Org.). Comunidades Tradicionais e Manejo dos Recursos Naturais da Mata Atlântica. 1ed.São Paulo: NUPAUB, 2000, v. 1, p. 43-55.

14.
CULLEN JUNIOR, L.; BODMER, R. E. ; PADUA, C. V. . Caça e Biodiversidade nos Fragmentos Florestais da Mata Atlântica, São Paulo, Brasil. In: Tula G. Fang; Olga L. Montenegro; Richard Ernerst Bodmer. (Org.). Manejo y Conservación de Fauna Silvestre en América Latina. 1ed.La Paz: Instituto de Ecologia, 1999, v. 1, p. 125-140.

15.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. . Métodos para estudos de ecologia, manejo e conservação de primatas na natureza. In: Claudio Valladares Padua; Richard Ernest Bodmer; Laury Cullen Junior. (Org.). Manejo e Conservação de Vida Silvestre no Brasil. 1ed.Belém: Sociedade Civil Mamirauá, CNPq, MCT, 1997, v. 1, p. 239-269.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CULLEN JUNIOR, L.. Pontal do Paranapanema: Reforma Agrária com Conservação. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, , v. 28, p. 69 - 71, 01 set. 2000.

2.
CULLEN JUNIOR, L.. Flagrante Animal. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, , v. 27, p. 60, 01 jul. 2000.

3.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. . Onças como Detetives da Paisagem. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, , v. 26, p. 54 - 57, 01 dez. 1999.

4.
CULLEN JUNIOR, L.; BEDUSCHI FILHO, L. C. ; RODRIGUES, F. Q. . Reforma Agrária com Reforma Agroecológica. Boletim Agroecológico, Botucatú, , v. 14, p. 8 - 9, 01 dez. 1999.

5.
CULLEN JUNIOR, L.. Reforma Agrária com Reforma Ecológica. Parabólicas, São Paulo, , v. 50-51, p. 4, 01 jun. 1999.

6.
CULLEN JUNIOR, L.; MEDICI, P. E. . Tapir Consercation in Brazil. The Newslellet of the IUCN / SSC Tapir Specialist Group, Belize City, , v. 8, p. 12 - 13, 01 dez. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CULLEN JUNIOR, L.. Managing jaguar populations in the upper Paraná River. In: Society for Conservation Biology Annual Meeting, 2002, Canterbury. Proceedings, 2002.

2.
PADUA, C. V. ; PADUA, S. M. ; CULLEN JUNIOR, L. . Within and surrounding Morro do Diabo State Park: biological value, conflicts, mitigation and sustainable development alternatives. In: Conference for Biodiversity and Society, 2001, New York. Preceedings of the Conference for Biodiversity and Society, 2001. p. 8.

3.
PADUA, C. V. ; WELFORT, D. ; CULLEN JUNIOR, L. . Proposta para a conservação de uma Ecoregião para a Mata Atlântica do Interior e Varjões do Rio Paraná. In: II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2000, Campo Grande. Anais do II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2000. p. 124-129.

4.
CORDEIRO, L. ; CULLEN JUNIOR, L. ; CARON, D. . Bosques Agroflorestais em Assentamentos da Reforma Agrária. In: X Congress Mundial de Sociologia Rural, 2000, Rio de Janeiro. Anais do X Congress Mundial de Sociologia Rural, 2000. v. 323.

5.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. ; PADUA, S. M. ; MORATO, I. R. . Projeto Abraço Verde:Zonas de Benefício Múltiplo e a Recuperação de Fragmentos Florestais no Pontal do Paranapanema, São Paulo. In: IV Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazonia e America Latina, 1998, Assuncion. Anais do IV Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazonia e America Latina, 1998.

6.
PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. ; PADUA, S. M. ; DITT, E. H. ; MEDICI, P. E. ; BETINI, G. ; LUCCA, A. . Resgatando a grande reserva do Pontal do Paranapanema: Reforma Agrária e Conservação de Biodiversidade. In: Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 1997, Curitiba. Anais do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 1997. p. 783-792.

7.
MORAES, M. ; MICHELOTI, F. ; RANGEL, M. ; CULLEN JUNIOR, L. ; ERNANDES, M. . Incumação artificial de ovos de jacaré de papo amarelo (Caiman latirostris). In: 2 Workshop sobre Conservação e Manejo do Jacaré de Papo Amarelo, 1991, Piracicaba. Anais do 2 Workshop sobre Conservação e Manejo do Jacaré de Papo Amarelo, 1991. p. 20-25.

8.
VERDADE, L. M. ; MICHELOTI, F. ; CULLEN JUNIOR, L. ; LAVORENTI, A. . Manejo alimentar inicial de filhotes de jacaré de papo amarelo (Caiman latirostris). In: 2 Worshop sobre Conservação e Manejo do Jacaré de Papo Amarelo, 1991, Piracicaba. Anais do 2 Worshop sobre Conservação e Manejo do Jacaré de Papo Amarelo, 1991. p. 23-33.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, F. H. ; BERNARDI, D. ; ROCHA, R. C. ; CULLEN JUNIOR, LAURY ; UEZU, ALEXANDRE ; Lima, Fernando . GERENCIAMENTO DA PAISAGEM NA FIBRIA UNIDADE TRÊS LAGOAS-MS: CORREDORES ECOLÓGICOS E CONSERVAÇÃO. In: XI SENGEF ? XI Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, 2014, Curitiba. Anais do XI Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, 14 a 16 de outubro de 2014. Curitiba: IEP, 2014. v. 1. p. 428-434.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILLVA, L. G. ; CRAWSHAW JR, P. G. ; Silveira, Leandro ; CULLEN JUNIOR, LAURY ; MORATO, R. G. ; ALVES, E. A. ; EIZIRIK, EDUARDO . Associação entre variáveis ambientais e a distribuição geográfica do melanismo em onças-pintadas (Panthera onca). In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2014, 2014, Porto Alegre. Caderno de Resumos, 2014. v. 1. p. 727-727.

2.
ABREU, K. C. ; Boscarato, Tiago Giarola ; CULLEN JUNIOR, L. . Referencial de prejuízos em rebanhos bovinos causados por onças na região noroeste do estado do Paraná, sul do Brasil.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

3.
ABREU, K. C. ; Boscarato, Tiago Giarola ; CULLEN JUNIOR, L. . Fatores de degradação do remanescente de grandes felinos no Parque Nacional de Ilha Grande e adjacências - Rio Paraná. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

4.
ABREU, K. C. ; Boscarato, Tiago Giarola ; CULLEN JUNIOR, L. . Ocorrência de Mamíferos silvestres na região do Parque Nacional de Ilha Grande, alto Rio Paraná. Mato Grosso do Sul /Paraná. In: I Congresso Sul-americano de Mastozoologia, 2006, Gramado. Livro de Resumos do I Congresso Sul-americano de Mastozoologia, 2006.

5.
CULLEN JUNIOR, L.. Jaguars as Landscape Detectives. In: Society for Conservation Biology Anual Meeting, 2004, New York. Anais, 2004.

6.
PADUA, C. V. ; MARTINS, C. S. ; CULLEN JUNIOR, L. ; PADUA, S. M. ; MORATO, I. R. . A conservação dos micos-leões-pretos (Leontopithecus chrysopygus) em região de reforma agrária no Pontal do Paranapanema. In: IX Congresso da Sociedade Brasileira de Primatologia, 1999, Santa Tereza. Resumos do IX Congresso da Sociedade Brasileira de Primatologia, 1999.

7.
PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. ; PADUA, S. M. ; MARTINS, C. S. . The use of a flagship species to influence Agrarian Reform policies and practices in Brazil. In: Annual Meeting of the Society of Conservation Biology, 1999, Maryland. Abstracts of the Annual Meeting of the Society of Conservation Biology, 1999.

8.
CULLEN JUNIOR, L.; BODMER, R. E. . The susceptibility of spiecies to hunting in Atlantic Forest patches. In: III Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia, 1997, Santa Cruz. Anais do III Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia. Santa Cruz: Universidade de Santa Cruz, 1997.

9.
PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. . Censo e levantamento dos primatas da Fazenda Rio Claro, Lençós Paulista, São Paulo. In: VII Congresso Brasileiro de Primatologia, 1995, Natal. Resumos do VII Congresso Brasileiro de Primatologia, 1995. p. 113.

10.
PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. ; DITT, E. H. ; PRADO, F. . Censo e conservação dos micos-leões-pretos (Leontophitecus chrysopygus) na Estação Ecológica dos Caetetus, Gália, São Paulo. In: VII Congresso Brasileiro de Primatologia, 1995, Natal. Resumos do VII Congresso Brasileiro de Primatologia, 1995. p. 112.

11.
VERDADE, L. M. ; MORAES, L. F. ; LAVORENTI, A. ; CULLEN JUNIOR, L. ; ERNANDES, M. ; VIEIRA, S. . Etograma do comportamento reprodutivo dos jabutís (Geochelone spp). In: 13 Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994, Londrina. Resumos do 13 Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994. p. 434.

12.
VERDADE, L. M. ; LAVORENTI, A. ; CULLEN JUNIOR, L. ; MICHELOTI, F. . Preliminary notes on the nesting biology of the broad-nosed (Caiman latirostris) in São Paulo, Brazil. In: 11th Working Meeting of the broad-nosed (Caiman latirostris) in São Paulo, Brazil, 1992, Victoria Falls. Anais do 11th Working Meeting of the broad-nosed (Caiman latirostris) in São Paulo, Brazil, 1992.

Apresentações de Trabalho
1.
CULLEN JUNIOR, L.. Reforma Agrária e Conservação da Biodiversidade no Pontal do Paranapanema, SP.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CULLEN JUNIOR, L.. Jaguar Ecology and Conservation in Brazil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CULLEN JUNIOR, L.. A Conservação da Biodiversidade em Paisagens Fragmentadas: o caso do Pontal do Paranapanema.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CULLEN JUNIOR, L.. Ecologia e Conservação da Onça Pintada no Alto Rio Paraná. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CULLEN JUNIOR, L.. Restauração das Paisagens e Conservação de Recursos Socioambientais do Pontal do Paranapanema.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CULLEN JUNIOR, L.. Restauração de Paisagens e Conservação de Recursos Naturais no Pontal do Paranapanema, SP.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CULLEN JUNIOR, L.. Manejo de Metapopulação da Onça Pintada na Mata Allântica, Brazil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CULLEN JUNIOR, L.. Manejo e Monitoramento de Fauna em Reservas Naturais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CULLEN JUNIOR, L.. Biologia e Conservação da Onça Pintada na Mata Atlântica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CULLEN JUNIOR, L.. Restauração de Paisagens no Pontal do Paranapanema. 2006.

2.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. . Programa Nacional de Biodiversidade (Probio). 2000.

3.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. . Projeto Abraço Verde: Módulos agroflorestais no manejo e conservação de fragmentos florestais da Mata Atlântica. 2000.

4.
CULLEN JUNIOR, L.; BEDUSCHI FILHO, L. C. . Sistematização e Análise de Atividades de Extensão Agroflorestal voltadas ao Desenvolvimento Sustentável de Assentamentos Rurais no Pontal do Paranapanema, São Paulo. 2000.

5.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. . Projeto Primatas. 1996.

6.
PADUA, C. V. ; CULLEN JUNIOR, L. . Censo e Levantamento de Micos Leões Pretos no Estado de São Paulo. 1990.

Trabalhos técnicos
1.
CULLEN JUNIOR, L.. As águas vão rolar: conservação de recursos hídricos e espécies ameaçadas no Pontal do Paranapanema, SP.. 2005.

2.
CULLEN JUNIOR, L.. Projeto Abraço Verde no manejo de borda de fragmentos florestais do Pontal do Paranapanema.. 2004.

3.
CULLEN JUNIOR, L.. Ilhas de Biodiversidade na restauração da paisagem fragmentada do Pontal do Paranapanema. 2003.

4.
CULLEN JUNIOR, L.; MORATO, M. I. R. . Projeto Abraço Verde: Módulos agroflorestais no manejo e conservação de fragmentos florestais da Mata Atlântica. 2001.

5.
CULLEN JUNIOR, L.. Ilhas de Biodiversidade como Corredores na Restauração da Paisagem Fragmentada do Pontal do Paranapanema, São Paulo. 2001.

6.
CULLEN JUNIOR, L.. Projetos Demonstrativos A. 2001.

7.
CULLEN JUNIOR, L.. Programa para a Conservação do Pantanal. 2001.

8.
CULLEN JUNIOR, L.. Agroforestry Shelterbelts and the Recovery of Biodiversity in Forest Fragments in the Brazilian Atlantic Forest, São Paulo, Brazil.. 2001.

9.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. . Conservation Corridors for the Atlantic Forest, São Paulo, Brazil. 2001.

10.
CULLEN JUNIOR, L.. Ecological and Epidemiological Consequences of Fragmentation on White Lipped and Collared Peccary Populations in the Brazilian Atlantic Forests. 2001.

11.
CULLEN JUNIOR, L.. The Conservatio Status of Jaguars, Pumas and Tapirs and their potential as Landscape Detectives for the Brazilian Atlantic Forest. 2001.

12.
CULLEN JUNIOR, L.. The Conservatio Status of Jaguars, Pumas and Tapirs and their potential as Landscape Detectives for the Brazilian Atlantic Forest. 2001.

13.
CULLEN JUNIOR, L.. Sem Terras com Florestas: Cursos de capacitação e extensão agroecológica para os assentados rurais do Pontal do Paranapanema, SP.. 2001.

14.
CULLEN JUNIOR, L.. Status da conservação dos grandes carnívoros e seu potencial como Detetives Ecológicos para a Mata Atlântica do Interior. 2000.

15.
CULLEN JUNIOR, L.. The Conservatio Status of Jaguars, Pumas and Tapirs and theirs potential as Landscape Detectives for the Brazilian Atlantic Forest. 2000.

16.
CULLEN JUNIOR, L.. Agroforestry Buffer Zones and the Conservation of Biodiversity in Forest Fragments in the Brazilian Atlantic Forest, São Paulo, Brazil.. 1999.

17.
CULLEN JUNIOR, L.; PADUA, C. V. ; KAGEYAMA, P. Y. . Ilhas de Biodiversidade como Corredores na Restauração da Paisagem Fragmentada do Pontal do Paranapanema, São Paulo. 1998.

18.
CULLEN JUNIOR, L.. Projeto Abraço Verde: Módulos agroflorestais no manejo e conservação de fragmentos florestais da Mata Atlântica. 1998.

19.
CULLEN JUNIOR, L.. Hunting and Biodiversity in Atlantic Forest Fragments. 1998.

20.
CULLEN JUNIOR, L.. Hunting and Biodiversity in Atlantic Forest Fragments. 1997.

21.
CULLEN JUNIOR, L.; BODMER, R. E. . Susceptibility and sustainability of mammalian populations to hunting in forest fragments in the Brazilian Atlantic Forest. 1996.

22.
CULLEN JUNIOR, L.. Caça de Biodiversidade na Mata Atlântica do Interior. 1996.


Demais tipos de produção técnica
1.
ESTRAVIZ, L. C. ; CULLEN JUNIOR, L. . Restauração Ecológica e Serviços Ecossistêmicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CULLEN JUNIOR, L.; PAVAN, T. . Restauração Ecológica e Serviços Ecossistêmicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CULLEN JUNIOR, L.; MARQUES, F. . Distance Sampling. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CULLEN JUNIOR, L.; PAVAN, T. . Restauraçao Ecológica e Serviços Ecossistêmicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CULLEN JUNIOR, L.; MARQUES, F. . Distance Sampling. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CULLEN JUNIOR, L.; MARQUES, F. . Distance Sampling. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CULLEN JUNIOR, L.; MARQUES, F. . Distance Sampling. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
CULLEN JUNIOR, L.; RUDRAN, R. . Biologia da Conservação de Manejo de Vida Silvestre. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
CULLEN JUNIOR, L.; RUDRAN, R. . Biologia da Conservação de Manejo de Vida Silvestre. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
CULLEN JUNIOR, L.; RUDRAN, R. . Biologia da Conservação de Manejo de Vida Silvestre. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
RUDRAN, R. ; CULLEN JUNIOR, L. . Biologia da Conservação de Manejo de Vida Silvestre. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VERDADE, L. M.; PIVELLO, V. R.; CULLEN JUNIOR, L.. Participação em banca de Catalina Zuluaga Rodriguez. Caça ilegal como forma de controle de uma população invasora de javali na Floresta Nacional de Capão Bonito, São Paulo, Brasil.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo.

2.
Paglia, A.P; Rodrigues, F.H.G.; CULLEN JUNIOR, L.. Participação em banca de Marcelo Juliano Rabelo Oliveira. Ecologia populacional de jaguatiricas e gatos do mato em duas unidades de conservação do Cerrado de Minas Gerais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
PIRES, J. S. R.; Engel, V.A; CULLEN JUNIOR, L.. Participação em banca de Beatriz Rosângela Murbach Caes. Mastofauna terrestre associada a área em processo de restauração na Fazenda Experimental Edgárdia, Botucatu, SP.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
Engel, V.A; CULLEN JUNIOR, L.; Jim, J.. Participação em banca de Telma Regina Alves. Diversidade de mamíferos de médio e grande porte e sua relação com o mosaico vegetacional na Fazenda Experimental Edgárdia, UNESP, Botucatú, SP.. 2009.

5.
CULLEN JUNIOR, L.; Kierulff, M.C.M.; Montano, R.A.M.. Participação em banca de Letícia de Lima Bastos Moreira. Primatas das Serras do Lontras e Javi. Estado das Populações e seu Papel na conservação da Comunidade de Primatas do Sul da Bahia.. 2009.

6.
CULLEN JUNIOR, L.. Participação em banca de Cléa Cardoso da Rocha. Modelagem de corredores ecológicos em ecossistemas fragmentados: uma experiência na caatinga de Morro do Chapeu, Bahia. 2008. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
CULLEN JUNIOR, L.. Participação em banca de Leandro Travassos dos Santos. Influência da caça sobre populações de aves e mamíferos na Reserva Biológica do Tinguá, Rio de Janeiro, Brasil.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CULLEN JUNIOR, L.. Participação em banca de Cassia do Amaral Gurgel Garrido.Riqueza e Abundância de mamíferos de médio e grande porte na estação ecológica e floresta estacional de Assis, SP.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 Forum Nacional de Meio Ambiente.Restauração de Paisagens e Geração de Renda na Mata Atlântica. 2017. (Seminário).

2.
VII Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica. CORRIDORS FOR LIFE: IMPROVING LIVELIHOODS AND CONNECTING FORESTS IN BRAZIL. 2017. (Congresso).

3.
VII Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica.Technology development for valuing ecosystem services and natural capital in restoration projects. 2017. (Simpósio).

4.
11 Dia de Campo Florestal. 2015. (Encontro).

5.
LIdar - Novos Horizontes. 2015. (Encontro).

6.
III Encontro Brasileiro de Silvicultura. 2014. (Encontro).

7.
IV Workshop Reflorestamento Comercial de Madeiras Nobres. 2012. (Oficina).

8.
Restauração Florestal; Tendências e Perspectivas.A paisagem dos sonhos: corredores de vida no Pontal do Paranapanema, SP.. 2012. (Oficina).

9.
Seminário sobre ecologia, conservação e manejo in situ e ex situ do Cervo do Pantanal. 2008. (Seminário).

10.
Seminário sobre ecologia, conservação e manejo in situ e ex situ de grandes felinos do Alto Rio Paraná. 2007. (Seminário).

11.
Hunting and Biodiversity in Brazil. Society for Conservation Biology Annual Meeting. 2004. (Congresso).

12.
Land Reform and Biodiversity Conservation in Brazil. Society for Conservation Biology Annual Meeting. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CULLEN JUNIOR, L.; BODMER, R. E. . Congresso Internacional de Manejo de Fauna na Amazonia e América Latina. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cecília Dante de Almeida. Uso Social de Espécies Nativas na Mata Atlântica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas. (Orientador).

2.
Lara Modesto Mendes. Espécies de Recobrimento para a Restauração Florestal na Mata Atlântica Paulista. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas. (Orientador).

3.
Marina Izabel Grave Ferreira. Relações entre o solo e os serviços ecossistêmicos no corredor da Fazenda Rosanela. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Duke Energy ANNEL. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Fernando Silva Lima. Uso de corredores ecológicos por mamíferos da Mata Atlântica. Início: 2017. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Duke Energy ANNEL. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raphaela Camtarino Ribeiro. Avaliação de áreas em processo de restauração no corredor ecológico da Fazenda Rosanela. 2017. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Duke Energy ANNEL. Orientador: Laury Cullen Junior.

2.
Rafael Mortari Lotfi. A Lei 12651/12 Novo Código Florestal como Instrumento de Recuperação da Paisagem Sustentável do Pontal do Paranapanema. 2017. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, . Orientador: Laury Cullen Junior.

3.
Irina Anneli Cabrerizo Suaznabar. Possíveis relações entre áreas de preservação e biodiversidade de fungos da UHE de Caconde, SP para a agricultura cafeeira do Município.. 2017. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, AES Tietê - ANEEL. Coorientador: Laury Cullen Junior.

4.
Guilherme Fernandes Pereira. Aplicação do sensoriamento remoto no levantamento de grandes mamíferos silvestres. 2016. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Companhia Energética de São Paulo. Orientador: Laury Cullen Junior.

5.
Ricardo Dórea Gomes da Costa. Guia prático de silvicultura tropical para o sul da Bahia. 2016. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, . Orientador: Laury Cullen Junior.

6.
Benjamin Christ. Community-based Social Marketing for Atlantic Forest Restoration in Brazil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa Para Conservação de Desenvolvimento dos T) - University of Florida, . Coorientador: Laury Cullen Junior.

7.
Dayane Nascimento Paulino. INTEGRAÇÃO FLORESTA-LAVOURA: A VIABILIDADE ECONÔMICA DO CONSÓRCIO ENTRE O CEDRO AUSTRALIANO E O CAFÉ. 2015. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, . Orientador: Laury Cullen Junior.

8.
Thiago Guedes Viana. Indicadores de sustentabilidade para o sistema agroflorestal Cabruca, no Sudoeste da Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Natura Cosmtéticos. Coorientador: Laury Cullen Junior.

9.
Rones Flasgordes dos Santos Silva. Avaliação de espécies arbóreas nativas da Mata Atl6antica utilizadas em restauração florestal no Sul da Bahia. 2013. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Natura Cosmtéticos. Orientador: Laury Cullen Junior.

10.
Walter Lima dos Santos. Diagnóstico da situação atual e propostas de ações para manejo agroflorestal de longo prazo nas Comunidades que vivem no Entorno de Áreas de Plantações de Eucalipto nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus no norte do Espírito Santo.. 2013. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Natura Cosmtéticos. Orientador: Laury Cullen Junior.

11.
Gabriela Cabral Rezende. Sucesso em programas de conservação de espécies da fauna ameaçada: a história do programa de conservação do Mico Leão Preto. 2013. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Natura Cosmtéticos. Coorientador: Laury Cullen Junior.

12.
Marina Bujnicki Zablith. Levantamento floristico em áreas de sucessão natural: espécies regenerantes em Nazaré Paulista. 2013. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Natura Cosmtéticos. Orientador: Laury Cullen Junior.

13.
Natividad Quillahuaman Lasteros. Viabilidade populacional da ariranha (Pteronura brasiliensis) e a conservação de ecossistemas aquaticos na bacia do Rio Madre de Dios, Peru.. 2011. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Natura Cosmtéticos. Coorientador: Laury Cullen Junior.

14.
Matheus Teixeira Pires do Couto. Analise dos desafios socioambientais e o papel da certificação na cacauicultura no sul da Bahia. 2011. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Natura Cosmtéticos. Coorientador: Laury Cullen Junior.

15.
Marcelo Zamboni Hildebrand. Reforma agrária e mata atlântica: subsidios para a aplicacao da lei da mata atlantica na criação de projetos de assentamentos no estado da Bahia. 2011. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Natura Cosmtéticos. Orientador: Laury Cullen Junior.

16.
Môica Dib Bariani. Impacto da colheita de cana de acúcar nos mamiferos e répteis silvestres da região do Pontal do Paranapanema, SP.. 2010. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, . Orientador: Laury Cullen Junior.

17.
Miriam Lúcia Lages Perilli. Habito alimentar da onça pintada (Panthera onca) na região sul do pantanal utilizando análise fecal e comparação de métodos de estuda da ecologia alimentarL fezes x radiotelemetria GPS.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Coorientador: Laury Cullen Junior.

18.
Marco Aurélio Pereira. Viabilidade e manejo comercial em reserva legal no Pontal do Paranapanema com ênfase em aspectos ambientais, sociais e econômicos.. 2010. Dissertação (Mestrado em ESCAS) - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Fundação Ford. Orientador: Laury Cullen Junior.

19.
Fernando Silva Lima. Estimativas de abundância e densidade populacional da jaguatirica através de modelos de marcação e recaptura: estudo de caso nos remanescentes florestais do Pontal do Paranapanema, SP.. 2009. Dissertação (Mestrado em Zoologia de Vertebrados) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Coorientador: Laury Cullen Junior.

20.
Tiago Pavan Beltrame. Sistemas Catalizadores para a Restauração Florestal na Mata Atlântica. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa em Ciências Biológicas - Área de Concentração Zoologia) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Laury Cullen Junior.

21.
Rosângela Calado Costa. Sistemas Agroflorestais no Pontal do Paranapanema: Uma análise Econômica. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa Em Ciências Ambientais) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Laury Cullen Junior.

22.
Anael Jacob. Ecologia e Conservação de Jaguatiricas (Leopardus pardalis) no Parque Estadual do Morro do Diabo, São Paulo. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Laury Cullen Junior.

23.
Mônica de Faria Franco Negrão. Efeito da Fragmentação de Habitat em Sub-Populações de Mamíferos de Médio e Grande Porte. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Laury Cullen Junior.

24.
Luiz Carlos Beduschi Filho. Sistematização e Análise de Atividades de Extensão Agroflorestal Voltadas ao Desenvolvimento Sustentável de Assentamentos Rurais na Região do Pontal do Paranapanema. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa Em Ciências Ambientais) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Laury Cullen Junior.

Tese de doutorado
1.
Tiago Pavan Beltrame. Restaurando a Ecologia da Restauração: avaliação de sistemas agroflorestais e espécies leguminosas em plantios florestais. 2013. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laury Cullen Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Pavan. Restauração de Áreas Degradadas: Sistema Agroflorestais Catalizadores. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Laury Cullen Junior.

2.
Livian Cordeiro. Ilhas de Diversidade no Pontal do Paranapanema. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo. Orientador: Laury Cullen Junior.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
UEZU, A. ; CULLEN JUNIOR, L. . Da fragmentação florestal à restauração da paisagem: aliando conhecimento científico e oportunidades legais para a conservação. In: Paese, A; Uezu, A; Lorini, M.L; e Cunha A.. (Org.). Conservação da Biodiversidade com SIG. 1ed.São Paulo: Oficina de Textos, 2012, v. 1, p. 14-25.

2.
Borges, Haroldo Gomes ; CULLEN JUNIOR, L. ; Santos, A.S. ; CAMPOS, N. R. ; MARINS, W. S. L. . PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA AMPLIAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO PONTAL DO PARANAPANEMA, SP. In: João Carlos Canuto. (Org.). Sistemas Agroflorestais: Experiências e Reflexões. 1ed.Jaguariuna: Embrapa, 2017, v. 1, p. 74-87.


Cursos de curta duração ministrados
1.
CULLEN JUNIOR, L.; PAVAN, T. . Restauraçao Ecológica e Serviços Ecossistêmicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CULLEN JUNIOR, L.; PAVAN, T. . Restauração Ecológica e Serviços Ecossistêmicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
ESTRAVIZ, L. C. ; CULLEN JUNIOR, L. . Restauração Ecológica e Serviços Ecossistêmicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CULLEN JUNIOR, L.; MARQUES, F. . Distance Sampling. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CULLEN JUNIOR, L.; MARQUES, F. . Distance Sampling. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CULLEN JUNIOR, L.; MARQUES, F. . Distance Sampling. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CULLEN JUNIOR, L.; MARQUES, F. . Distance Sampling. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


LIDERANÇA CIENTÍFICA

Nos últimos cinco anos, o profissional tem sido responsável pela captação de recursos para projetos de desenvolvimento e pesquisa visando a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica do Interior paulista. Esses recursos oriundos principalmente do Programas P&D da ANNEL, do Programa Petrobras Ambiental, da Iniciativa Mata Atlântica do BNDES e do programa Carbono Neutro NATURA, tem servido como catalizadores de diversas pesquisas e inúmeras oportunidades para políticas públicas, capacitação, extensão e educação ambiental envolvendo estudantes de várias universidades brasileiras.


O profissional tem lecionado cursos juntos ao Centro Brasileiro de Biologia e Conservação do IPÊ ? Instituto de Pesquisas Ecológicas. O CBBC - Centro Brasileiro de Biologia da Conservação é um centro de capacitação multidisciplinar criado pelo IPÊ em 1998. Seu objetivo principal é compartilhar experiências adquiridas pelo instituto em quase duas décadas de pesquisa e atuação em projetos de conservação e desenvolvimento sustentável. Foi o primeiro Centro no Brasil a realizar cursos na área da Biologia da Conservação, com o apoio da Smithsonian Institution, USA. Além da Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre, o CBBC realiza vários cursos livres sobre temas como História Ecológica, Políticas Públicas e Gestão de Recursos Socioambientais. A grade de cursos também inclui capacitação em Manejo e Restauração da Paisagem, Planejamento e Análise de dados biológicos e da biodiversidade, Sustentabilidade / Negócios Sustentáveis, Manejo de Conflitos/ Ação Participativa, Fortalecimento Institucional, Elaboração de Propostas/ Redação Científica, além de Gestão de Unidades de Conservação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 21:32:08