Patricia Felippe Amorim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4768395799497168
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012) e cursa o doutorado em Informática na UNIRIO no grupo de pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade e Usabilidade. Atualmente é coordenadora da Educação Profissional e professora do Curso Técnico em Informática do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro da Fundação de Apoio a Escola Técnica e professora-tutora a distância da Universidade Aberta do Brasil - CEDERJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Banco de Dados , Modelagem Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e projeto de sistemas de informação, informática na educação, educação a distância. No período de 2007 a 2013 atuou como coordenadora e professora do Curso Técnico em Informática do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Felippe Amorim
Nome em citações bibliográficas
AMORIM, P. F.;AMORIM, PATRICIA F.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
Rua Mariz e Barros, 273
Praça da Bandeira
20270003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23341748
URL da Homepage: www.iserj.net


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Orientador: Simone Bacellar Leal Ferreira.
2010 - 2012
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O USO DE MODELOS MATEMÁTICOS NUM PROCESSO DE INSCRIÇÕES EM COMPONENTES CURRICULARES,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Leila Cristina Vasconcelos de Andrade.
Coorientador: Leonardo Silva de Lima.
Palavras-chave: Processo de negócio; Tecnologia da informação; Modelagem Matemática; Pesquisa Operacional; Programação Linear; PERT/CPM.
Grande área: Engenharias
1987 - 1991
Graduação em Matemática.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: Método de Otimização Subgradiente.
Orientador: Valdomiro Neves Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Análise Orientada a Objetos com UML. (Carga horária: 160h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1992 - 1993
Extensão universitária em Análise de Sistemas. (Carga horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 60
Outras informações
Nos últimos quinze anos atuao como professora no curso Técnico de Informática da unidade ISERJ da rede FAETEC, nas disciplinas de Algoritmos, Modelagem de Dados, Banco de Dados e Programação. Desde 2008 coordena o Curso Técnico de Informática da unidade ISERJ, da rede FAETEC, elaborando projetos, controlando toda a parte administrativa de oferta de componentes curriculares e elaborações de grades e ementas do referido curso.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora-tutora a distância do componente curricular Informática Instrumental dos Cursos de Pedagogia e História da UNIRIO, consórcio CEDERJ.


Fundação Bradesco, FB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministra algumas disciplinas do curso Técnico em Informática da Fundação Bradesco, tais como: Banco de Dados-Linguagem SQL, Modelagem de Dados(UML) e Gestão de Processos - BPM.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tendo feito parte da equipe projeto sala Pólo de Ciências e Matemática, encarregada de organizar encontros, palestras e desenvolver oficinas para os professores da rede pública municipal e programas para a Multi-Rio.



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA E AMPLIAÇÃO DOS RECURSOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO VIA INTERNET PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ISERJ)
Descrição: Este projeto objetiva a potencialização dos laboratórios de informática do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (ISERJ), para que os mesmos se constituam espaços de formação e investigação para alunos e professores da Educação Básica e da Educação Superior, níveis de ensino do lócus da proposta. Além disso, pretende que a Informática não seja apenas um recurso, mas que seja entendida como linguagem da qual as práticas sociais precisam se apropriar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMORIM, PATRICIA F.2018 AMORIM, PATRICIA F.; BARBOSA, PRISCYLA G. F. ; FERREIRA, SIMONE B. L. ; PACHECO, HUMBERTO S. ; ALVES, A. S. . Tecnologias e métodos que auxiliam na comunicação de surdocegos: uma revisão bibliográfica. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 11, p. 55-71, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, P. F.; ANDRADE, L. C. V. ; LIMA, L. S. . The Use of Mathematical Modelling and Computer Simulation on Composition of Curricular Components of an Academic Process. In: 19th International Congress on Modelling and Simulation. Modelling and Simulation Society of Australia and New Zealand, 2011, Perth. 19th International Congress on Modelling and Simulation. Modelling and Simulation Society of Australia and New Zealand. Perth: Chan, F., Marinova, D. and Anderssen, R.S. (eds) MODSIM2011, 2011. v. 1. p. 704-710.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PACHECO, HUMBERTO S. ; AMORIM, PATRICIA F. ; BARBOSA, PRISCYLA G. F. ; FERREIRA, SIMONE B. L. . Comparative Analysis of Web Accessibility Evaluation Tools. In: the 15th Brazilian Symposium, 2016, São Paulo. Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems - IHC '16. New York: ACM Press, 2016. p. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
AMORIM, PATRICIA F.; SANTOS, C. A. S. . ENSINO TÉCNICO DE INFORMÁTICA NO ISERJ: UM RELATO HISTÓRICO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcelo dos Santos Durval. Desmistificando a Matemática no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Felippe Amorim.

2.
Patricia Maria da Silva Pereira. Brinquedos e Brincadeiras no Ensino da Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Felippe Amorim.

3.
Ridezi Gonçalves Teixeira. EJA-Ferramenta de Transformação Social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Felippe Amorim.

4.
Roseli Bento Wagner Ramos. O Ensino da Matemática nos Iniciais do Ensino Fundamental( Seus Reflexos nas Séries Finais do Ensino Fundamental). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Felippe Amorim.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:31:54