Dulciene Anjos de Andrade e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8015189418594078
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), ambos orientados pelo prof. Dr. Cipriano Carlos Luckesi, e graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Inglês pela Universidade Federal da Bahia (1992). É professora adjunta do Departamento de Educação do campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como coordenadora do projeto de pesquisa e extensão Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Humano, cujo objetivo é sensibilizar e qualificar educadores do ensino básico para um fazer pedagógico orientado para o desenvolvimento integral do educando. Foi consultora para o Projeto de Certificação Ocupacional para docentes e dirigentes da escola básica (FLEM/SEMEC-BA) e assistente pedagógica do Projeto Educação, um Exercício de Cidadania (ONG CRIA / SMEC ?BA/ SESU-BA / Fundação Emílio Odebrecht). Atuou em programas direcionados à formação de professores do Ensino Básico, como o PROESP-BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, arte e ludicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: formação integral do educando, metodologias integradoras, Pedagogia Waldorf, desenvolvimento da expressão oral do educando e literatura infanto-juvenil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dulciene Anjos de Andrade e Silva
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE E SILVA, D. A. de;SILVA, DULCIENE ANJOS DE ANDRADE E

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação do Campus II, Colegiado de Letras Vernáculas.
Rodovia Alagoinhas/Salvador - BR110 - Km 03
28040-210 - Alagoinhas, BA - Brasil
Telefone: (75) 34221139
Ramal: 233
Fax: (75) 34221536
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Por uma Educação Voltada para o Desenvolvimento da Expressão Oral dos Educandos: um Estudo sobre a Pedagogia Waldorf, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Cipriano Carlos Luckesi.
Palavras-chave: Expressão Oral; Pedagogia Waldorf; Educação integral; Rudolf Steiner; antroposofia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Ludicidade no Desenvolvimento da Expressão Oral - Uma Experiência com Estudantes da Graduação em Letras,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Cipriano Carlos Luckesi.
Palavras-chave: Expressão Oral; Ludicidade; educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1985 - 1992
Graduação em Letras Vernáculas Com Língua Estrangeira Inglês.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2010
Qualificação em Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 1600h).
Federação das Escolas Waldorf do Brasil, FEWB, Brasil.
2004 - 2007
Terapia de Integração Psicocorporal. (Carga horária: 300h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Integração Psicocorporal, CEPIP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em BIOEXPRESSÃO - uma proposta Pedagógica. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Psicopedagogia. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Aspectos Lingüísticos da Aquisição da Escrita. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua II. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ADJUNTA B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Educação
2015 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão para professores da Educação Infantil e Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental: Integrando o Pensar, o Sentir e o Fazer na Educação: um diálogo com a Pedagogia Waldorf.
03/2010 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-juvenil
Prática Pedagógica IV
Texto e Discurso
Estudos Fonéticos e Fonológicos
03/2010 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Ludicidade
09/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação do Campus II, .

09/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação do Campus II, .

2014 - 2015
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, Departamento de Educação (DEDC) - Campus II.

Atividade realizada
Coordenadora da Área Pedagógica do DEDC.
2013 - 2013
Extensão universitária , Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de jogos, brinquedos, brincadeiras e contos tradicionais para estudantes da rede pública de ensino do município de Alagoinhas - Ba.
2011 - 2011
Extensão universitária , Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Capacitação em Pedagogia Integradora, oferecido a professores da rede municipal de Lauro de Freitas - Ba.
08/2004 - 08/2006
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
Oficina de Redação II
O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-juvenil
2004 - 2004
Extensão universitária , Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de Expressão Oral para Estudantes da Graduação em Letras Vernáculas.
01/2001 - 06/2001
Ensino, Pedagogia para Educação Básica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Artes e Educação, no DEDC I
05/1998 - 03/2001
Extensão universitária , Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Oficina de Expressão Oral para Estudantes do Ensino Fundamental.
09/1996 - 03/2001
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II - Estudo Fonético e Fonológico do Português do Brasil
Laboratório de Expressão Oral

Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

5/1996 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa I-A - LET 042
Língua Portuguesa como Instrumento de Comunicação - LET 044

Casa do Brasil, CB, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Português Língua Estrangeira (PLE), Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GRUPO DE PESQUISA PEDAGOGIA WALDORF - CNPQ)

Objetivo: A formação docente pensada através das bases antroposóficas que fundamentam a Pedagogia Waldorf..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf; Formação Docente; educação ludoestética.
2.
EDUCAÇÃO, LUDICIDADE E ARTE (GRUPO DE PESQUISA PEDAGOGIA WALDORF - CNPQ)

Objetivo: Estudar os procedimentos lúdicos e artísticos utilizados na metodologia da Pedagogia Waldorf; estudar as relações entre formação ludoestética e desenvolvimento humano..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: educação ludoestética; Pedagogia Waldorf; Práticas Pedagógicas; Formação Docente.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FUNÇÃO EDUCATIVA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Descrição: Este estudo tem por objetivo refletir sobre a forte influência que a função modelar da literatura infanto-juvenil tem exercido, ainda em nossos dias, no trabalho pedagógico do professor da rede oficial de ensino. Para tal, realizará uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, que terá como instrumentos de coleta de dados a observação não participante e/ou o questionário com perguntas abertas e fechadas a ser aplicado a docentes da Educação Básica, sobretudo os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, em municípios baianos, inicialmente. O intuito é compreender quais são as representações dos professores acerca da função educativa da Literatura infanto-juvenil, de modo a verificar o quão tais representações encontram-se ainda assentadas nas ideologias que refletem um utilitarismo pedagógico ou já refletem, de modo mais consistente, a influência do paradigma estético, que atribui às peculiaridades da literatura-arte a verdadeira dimensão educativa do gênero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Dulciene Anjos de Andrade e Silva - Coordenador.
2018 - Atual
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO IMAGINÁRIO E NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS E JOVENS
Descrição: Trata-se de uma pesquisa de caráter interinstitucional realizada por pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Waldorf, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ e certificado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), sob a coordenação da profa. Dra. Rosely Aparecida Romanelli. Tem como objetivo analisar a influência da exposição midiática no desenvolvimento cognitivo e no fortalecimento da imaginação e da criatividade de crianças e adolescentes em comparação a práticas de incentivo à leitura, procedimentos artísticos e utilização de narrativas. Será desenvolvido tanto em escolas Waldorf como em escolas da rede pública de ensino através da observação fenomenológica e de entrevistas semi-estruturadas a serem realizadas com docentes e discentes. Com relação ao seu referencial teórico, apoia-se em estudos e pesquisas realizadas por Heinz Buddemeier (2007, 2010), Strasburger, Wilsom e Jordan (2011), Gilberto Durand (1995), Rudolf Steiner (2016), Joseph Pearce (2002), dentre outros estudiosos. A pesquisa foi submetida à Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B e receberá recursos deste edital para sua realização no período de 2019 a 2020..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Dulciene Anjos de Andrade e Silva - Integrante / VIANA, Camile - Integrante / Rosely Aparecida Romanelli - Coordenador / Tania Stoltz - Integrante / Cálita Fernanda - Integrante / Rafael R. L. Marques - Integrante.
2015 - 2017
A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil e como Recurso para a Intervenção nas Dificuldadesde Aprendizagem dos Estudantes: um diálogo com a Pedagogia Waldorf
Descrição: Trata-se de uma pesquisa que, além de buscar revisitar o referencial teórico que alicerça as relações entre o brincar (e, inclusive, o exercício de fantasia criativa) e o desenvolvimento infantil, propõe- se a realizar um estudo de caso em uma classe de estudantes da escola Waldorf ?Casa da Mata?, em Imbassaí-Ba, onde acontece um programa de atendimento às crianças baseado em atividade lúdicas/brincantes e na metodologia do recurso especial Extra Lesson, com vistas não apenas a diagnosticar, mas, sobretudo, intervir nas eventuais dificuldades apresentadas pelos estudantes. A expectativa é poder, através deste estudo empírico, melhor compreender de que forma o brincar pode contribuir para o desenvolvimento da criança e como o brincar pode ser um eficaz recurso para a superação das dificuldades de aprendizagem das crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Aprendizagem Baseada em Problemas: mapeando e analisando experiências na formação inicial do educador
Descrição: Os cursos de formação universitária, no Brasil, salvo raras exceções, ainda se sustentam em uma racionalidade herdada da modernidade. São eminentemente teóricos, fragmentados e descontextualizados: continuam, até os nossos dias, orientados pelo modelo Flexneriano, de caráter linear e centrado nas especialidades, consagrando um ensino cujas fragilidades apresentam-se amplamente refletidas na própria dificuldade de os estudantes realizarem aprendizagens significativas imprescindíveis para o seu futuro exercício profissional humanizado. Em consonância com o paradigm da complexidade, alguns modelos inovadores de ensino-aprendizagem têm-se despontado nesse cenário, dentre elas, a metodologia intitulada Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Trata-se de uma alternativa formativa que visa que os graduando não apenas possam adquirir conhecimentos, como também desenvolver habilidades, competências e atitudes que possam melhor qualificá-lo em sua formação. Destituindo a organização curricular disciplinar linear e semestral do currículo tradicional, e promovendo uma efetiva integração entre teoria e prática, a ABP propõe que, em diferentes módulos, problemas específicos extraídos do contexto relevante à futura carreira profissional do graduando seja a eles apresentados. Em grupos tutoriais, os alunos são desafiados a pesquisar, refletir, investigar, debater, interpretar e produzir possíveis explicações ou resoluções para esses problemas, recorrendo às ciências básicas e a fontes diversas de informações, trabalhando, pois, os conteúdos de forma integrada e contextualizada. Como, na bibliografia disponível, só são abordadas experiências com ABP nos cursos de medicina (e saúde em geral), engenharia, arquitetura e direito, este projeto tem por objetivo mapear experiências de formação de educadores realizadas através da ABP e, ao mesmo tempo, investigar suas motivações e seus resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Educação, ludicidade e desenvolvimento humano: diálogos entre teoria e prática
Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar estudos e pesquisas sobre o binômio educação e desenvolvimento humano. Propõe-se a pesquisar autores cujos estudos se debruçaram sobre o desenvolvimento humano em sua multidensionalidade, assim como investigar modelos pedagógicos que apresentem uma organização curricular e/ou metodológica efetivamente orientada para a superação do viés formalista e estritamente racionalista herdado da tradição epistemológica moderna, de modo a incorporar aos seus propósitos formativos o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis a um fazer pedagógico mais efetivo e significativo. A pesquisa-ação configura-se como a opção metodológica eleita para o seu desenvolvimento, já que suas metas envolvem tanto a pesquisa quanto a extensão. Assim, tem como propósito também a realização de atividades extensionistas que, orientadas pelos referenciais da Pedagogia Waldorf e/ou outras proposições didático-metodológicas integradoras, possam contribuir para a valorização e o respeito à natureza multidimensional da criança, do adolescente e do adulto, em seus desdobramentos cognitivos, emocionais, éticos e estéticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Dulciene Anjos de Andrade e Silva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 8
2010 - 2012
Oficinas Pedagógicas: um Caminho para a Formação Integral do Educador?
Descrição: Trata-se de um estudo bibliográfico / revisão de literatura que tem como objetivos: - Configurar os fundamentos teóricos e didático-formativos das oficinas pedagógicas - Relacionar a modalidade formativa "oficina pedagógica" às proposições de uma educação orientada para o desenvolvimento integral do educando e para a superação da cisão entre o sentir, o pensar e o agir, em consonância com os princípios do ideário educacional emergente - Refletir sobre a contribuição das oficinas pedagógicas para os cursos de formação de professores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2010
Expressão Oral, Educação e Ludicidade: Configurando a Teia das Relações
Descrição: Este projeto busca configurar o referencial teórico quer alicerça as relações entre educação, ludicidade e expressividade. Desde 2001, tem sido desenvolvido através de diversos subprojetos, elencados a seguir: O sub-projeto 1, intitulado "A ludicidade no desenvolvimento da expressão oral: uma experiência com estudantes da graduação em Letras", possuiu como objetivo coletar e interpretar dados que possibilitassem compreender o binômio ludicidade e desenvolvimento da expressão oral. Correspondeu à pesquisa de mestrado da pesquisadora e foi desenvolvido durante o biênio 2001-2003. O sub-projeto 2, intitulado "Os fundamentos psicossomáticos da expressividade", teve como objetivo investigar os fundamentos psicossomáticos da expressividade a partir da teoria de Wilhelm Reich, e foi desenvolvido no biênio 2004-2006. O subprojeto 3, intitulado "A Pedagogia Waldorf e o desenvolvimento da expressividade dos estudantes" correspondeu à pesquisa de doutoramento da pesquisadora, defendida na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Possuiu como objetivo investigar a contribuição da Pedagogia Waldorf, enquanto proposta pedagógica orientada filosófico e didatico-metodologicamente para a formação integral do sujeito, no desenvolvimento da expressividade dos educandos. Foi desenvolvido no período de 2006 a 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
ANTROPOSOFIA: CONCEITOS BÁSICOS PARA A EDUCAÇÃO WALDORF
Descrição: O curso de extensão Antroposofia: Conceitos Básicos para a Educação Waldorf, vinculado ao projeto de pesquisa e extensão intitulado Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Humano: Diálogos entre Teoria e Prática, tem como propósito apresentar a estudantes e profissionais de educação os conceitos, fundamentos e princípios essenciais da Antroposofia, método de conhecimento elaborado por Rudolf Steiner que fundamenta a Pedagogia Waldorf, um modelo de educação praticado em mais de 1.000 escolas espalhadas pelos cinco continentes e que tem se destacado no cenário internacional pelos resultados alcançados por sua proposta educativa, inclusive, chamando a atenção da UNESCO. Trata-se de uma iniciativa que busca dar continuidade às iniciativas extensionistas fundamentadas na Pedagogia Waldorf realizadas em 2016 e 2017 na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com o intuito de sensibilizar e estimular os interessados para o desenvolvimento de sua autoconsciência e de posturas e práticas pessoais e pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento humano em sua integralidade, inclusive em se tratando do aperfeiçoamento de uma ação educativa voltadas para o equilíbrio harmônico do sentir/pensar/fazer do educando..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Dulciene Anjos de Andrade e Silva - Coordenador / Mariana Carvalho Caribé de Araújo Pinho Mazzei - Integrante.
2017 - 2017
Por uma Infância Encantada: Educando Crianças com Ludicidade, Arte e Movimento
Descrição: Este curso de extensão visa atender a uma das metas do Projeto de Pesquisa e Extensão intitulado Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Humano: Diálogos entre Teoria e Prática, de autoria da professora adjunto B do DEDC II - UNEB Profa. Dra. Dulciene de Andrade, coordenadora deste projeto, qual seja: promover cursos teórico-vivenciais para educandos e/ou professores em exercício com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão sobre as características e necessidades educativas da criança em diferentes fases de seu desenvolvimento, para que, a partir desses referenciais, possam orientar sua prática pedagógica para as necessidades globais do educando. A expectativa é sensibilizar tais educadores, à luz dos princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, para a promoção de ações educativas que busquem superar a orientação meramente instrumental e racionalista herdada da educação moderna, de modo a favorecer aprendizagens significativas a partir da integração harmônica do pensar, sentir e do fazer dos educandos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Integrando o Pensar, o Sentir e o Fazer na Educação: um diálogo com a Pedagogia Waldorf
Descrição: Este curso de extensão visa atender uma das metas do Projeto de Pesquisa e Extensão intitulado Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Humano: Diálogos entre Teoria e Prática, qual seja, promover cursos teórico-vivenciais para professores em exercício com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão das características e necessidades educativas da criança em diferentes fases de seu desenvolvimento, para que, a partir desses referenciais, tais educadores possam compreender os princípios, os fundamentos e os procedimentos da prática pedagógica orientada para as necessidades globais do educando em cada etapa de seu desenvolvimento. A expectativa é sensibilizar tais educadores para a promoção de práticas pedagógicas que busquem superar a orientação meramente instrumental e racionalista da educação moderna, de modo a favorecer aprendizagens significativas a partir da integração harmônica do pensar, sentir e do fazer dos educandos. Em 2016, o curso foi redimensionado graças aos resultados da pesquisa sabática realizada em 2015 e selecionado pelo edital 008/2016 da PROEX-UNEB. Está sendo implementado sob o título "Por uma infância encantada: educando crianças com ludicidade, arte e movimento", contando também com a coordenação da Profa Dra Risonete de Almeida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Oficina de jogos, brinquedos, brincadeiras e contos tradicionais para estudantes da rede pública de ensino do município de Alagoinhas - Ba
Descrição: Caracterizado por ser uma das ações extensionistas do projeto intitulado ?Educação, Ludicidade e Desenvolvimento ? diálogos entre teoria e prática?, este projeto de extensão busca, através da realização de oficinas de jogos, brincadeiras, brinquedos e contos tradicionais para estudantes da rede municipal de ensino de Alagoinhas, facilitadas por estudantes da graduação dos cursos de Letras e Educação Física do campus II da UNEB, contribuir para o desenvolvimento saudável dos educandos em idade escolar, a partir da compreensão da importância de tais atividades nos domínios psicoemocional, sócio-relacional, cognitivo e psicomotor desses indivíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Dulciene Anjos de Andrade e Silva - Coordenador.
2011 - 2011
Curso de Capacitação em Pedagogia Integradora
Descrição: Elegendo como referencial teórico os fundamentos filosóficos e diretrizes curriculares, didáticas e metodológicas da Pedagogia Waldorf, o curso tem como objetivo sensibilizar e qualificar educadores de escolas públicas do município de Lauro de Freitas para a compreensão, a vivência e a promoção de práticas educativas orientadas para o desenvolvimento do educando através da dimensão integradora de seu sentir, pensar e fazer..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Oficina de Expressão Oral para Estudantes da Graduação em Letras
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1999 - 2001
Oficina de Expressão Oral para Estudantes do Ensino Fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Dulciene Anjos de Andrade e Silva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas
2013 - 2013
Periódico: Grau Zero: Revista de Crítica Cultural
2010 - 2010
Periódico: Educação e Corporeidade: Tecendo Sentidos
2002 - 2002
Periódico: Educação e Ludicidade. Ensaios


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de2016ANDRADE E SILVA, D. A. de. Por uma educação integradora e inclusiva: dialogando com a Pedagogia Waldorf. Revista Transdisciplinar, v. 7, p. 01, 2016.

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de2016ANDRADE E SILVA, D. A. de. Fantasia e subversão na Literatura Infanto-Juvenil: Caminhos para a Formação do Leitor. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 30, p. 1330-1334, 2016.

3.
SILVA, DULCIENE ANJOS DE ANDRADE E2015 SILVA, DULCIENE ANJOS DE ANDRADE E. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educar em Revista, v. 1, p. 101-113, 2015.

4.
ANDRADE E SILVA, D. A. de2014ANDRADE E SILVA, D. A. de. Reflexões sobre educação e desenvolvimento humano. Revista Transdisciplinar, v. 01, p. 29-34, 2014.

5.
ANDRADE E SILVA, D. A. de;SILVA, DULCIENE ANJOS DE ANDRADE E2007ANDRADE E SILVA, D. A. de. O Pensamento Educacional Emergente: um prenúncio do desenvolvimento da expressividade dos educandos?. Vertentes (UFSJ), v. 29, p. 22-32, 2007.

6.
ANDRADE E SILVA, D. A. de;SILVA, DULCIENE ANJOS DE ANDRADE E2007ANDRADE E SILVA, D. A. de. Oficinas Pedagógicas: tecendo os fios entre ludicidade, formação docente e transdisciplinaridade. Educação e Ludicidade. Ensaios, v. 04, p. 157-176, 2007.

7.
ANDRADE E SILVA, D. A. de;SILVA, DULCIENE ANJOS DE ANDRADE E2002ANDRADE E SILVA, D. A. de. Brincar, Estudar e Aprender: Entrelaçando os Fios, Tecendo um Conceito. Educação e Ludicidade. Ensaios, Salvador-Ba, v. 02, p. 181-193, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Da Tradição Educacional Moderna à Educação Estética: A Pedagogia Waldorf e o Desenvolvimento da Expressividade dos Educandos. In: SANTOS, Cosme Batista dos; GARCIA, Paulo César; SEIDEL, Roberto. (Org.). Critica Cultural e Educação Básica: diagnósticos, proposições e novos agenciamentos. São Paulo: Cultura Acadêmica (UNESP), 2011, v. , p. 115-126.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A Narração de Contos para Crianças em Idade Pré-Escolar: um Recurso Pedagógico Fundamental para Promover o Desenvolvimento Infantil. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente - SP. (Trans)formação deleitores: travessias e travessuras. Presidente Prudente - SP: Ninfa Brisa ? Assessoria em Educação LTDA - ME, 2017. p. 191-200.

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Mediação Pedagógica da Leitura Literária, Dimensão Estética e Lúdica da Literatura Infanto-juvenil e Formação do Leitor. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente - SP. (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras. Presidente Prudente - SP: Ninfa Brisa ? Assessoria em Educação LTDA - ME, 2017. p. 2280-2295.

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Educação, ensino de língua portuguesa e desenvolvimento da expressão oral: da tradição epistemológica moderna à pedagogia ludoestética Waldorf. In: I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiências culturais e linguístico-literárias contemporâneas, 2016, Santiago - CH. Anais do I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiências culturais e linguístico-literárias contemporâneas. Santiago do Chile: Universidade de Santiago do Chile, 2016. p. 1-870.

4.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Por uma educação voltada para o direito de ser criança, no XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2014, Natal - RN. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2014.

5.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Por uma educação integradora e inclusiva: dialogando com a Pedagogia Waldorf, no XXI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. In: XXI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2013, Recife - PE. XXI EPENN - Internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional, 2013.

6.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Educar para quê? Reflexões sobre a Prática Pedagógica Orientada para o Desenvolvimento Humano, no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação. In: I COLÓQUIO CABO-VERDIANO DE EDUCAÇÃO, 2013, Praia - Cabo Verde - ÁFRICA. I COLÓQUIO CABO-VERDIANO DE EDUCAÇÃO: ?nas pegadas das reformas educativas?. Praia - Cabo Verde: Edições Uni-CV, 2013.

7.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Oficinas Pedagógicas - um caminho para a formação integral do educador. In: 8vo. Congreso Internacional de Educación Superior ?Universidad 2012, promovido pelo Ministerio de Educación Superior y las universidades de la República de Cuba, 2012, Havana - CUBA. Memorias - Universidad 2012 - 8vo Congreso Internacional de Educación Superior. Havana - CUBA: Ministerio de Educación Superior y las universidades de la República de Cuba, 2012.

8.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Pedagogia Waldorf: integrando o pensar, o sentir e o fazer na educação de crianças e adolescentes, no II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio. In: II Colóquio de Estágio e Prática Pedagógica, 2012, Alagoinhas - Ba. Anais do II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio, 2012.

9.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Educação, Arte e Contemporaneidade:A Pedagogia Waldorf e a Formação Estética e Multidimensional do Educando. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão - SE. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010.

10.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A Pedagogia Waldorf e o Desenvolvimento da Expressão Oral dos Estudantes: Notas Preliminares. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa -PB. ANAIS do 19º EPENN (Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social), 2009.

11.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Os Fundamentos Psicossomáticos da Expressividade: um Diálogo entre Educação, Ludicidade e Expressão Oral. In: 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió - AL. ANAIS do 18º EPENN (Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação). Maceió - AL, 2007.

12.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Filosofia, Ciência e Educação: vislumbrando a teia das relações. In: XVI Encontro dePesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão - SE. ANAIS do XVI EPENN (Educação, Pesquisa e Diversidade Regional). São Cristóvão - SE, 2003.

13.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Ludicidade, Expressão Oral e Escola: Tecendo os Fios. In: XV EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2001, São Luis - MA. ANAIS do XV EPENN (Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania). São Luis - MA, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A Ludicidade no Desenvolvimento da Expressão Oral: uma experiência com estudantes da graduação em Letras. In: V Encontro de Educação e Ludicidade, 2008, Salvador. Amar e Brincar: a ludicidade no cotidiano escolar, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA LEITURA LITERÁRIA, DIMENSÃO ESTÉTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL E FORMAÇÃO DO LEITOR. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente - SP. (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras. Presidente Prudente - SP: Ninfa Brisa ? Assessoria em Educação LTDA - ME, 2017. p. 411.

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A NARRAÇÃO DE CONTOS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: UM RECURSO PEDAGÓGICO FUNDAMENTAL PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente - SP. (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras. Presidente Prudente - SP: Ninfa Brisa ? Assessoria em Educação LTDA - ME, 2017. p. 46.

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Fantasia e Subversão na Literatura Infanto-juvenil: Caminhos para a Formação do Leitor. In: COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2016, Campinas. 20o COLE - Nas Dobras do (Im)possível. Campinas: FE/UNICAMP/ALB, 2016. p. 154-154.

4.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Pedagogia Waldorf: integrando o pensar, o sentir e o fazer na educação de crianças e adolescentes, no II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio. In: II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio, 2012, Alagoinhas. Caderno de resumos do II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio: Letramento e ensino de línguas, 2012.

5.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Da Tradição Educacional Moderna à Epistemologia da Contemporaneidade: A Educação Estética Waldorf e o Desenvolvimento da Expressividade dos Educandos,. In: Fórum de Crítica Cultural 2: Educação Básica e Cultura - diagnósticos, proposições e novos agenciamentos, 2010, Alagoinhas. Caderno de Resumos e Programação do Fórum Nacional de Crítica Cultural 2, 2010.

6.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. O Lúdico no Desenvolvimento da Expressão Oral: Uma Experiência com Alunos do Ensino Médio. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais?Resumos da 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001.

7.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. O Desenvolvimento da Produção Ortográfica na Escrita Infantil: Estudo de Caso de Duas Classes de uma Escola da Rede Municipal de Salvador. In: 1º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 1994, Salvador. Resumos - Conferências, Mesas-Redondas e Comunicações. Salvador: Art-Contemp, 1994. v. 1.

8.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; CAFÉ, A. . Os pronomes Pessoais Sujeito em Marcadores Conversacionais de um Diálogo entre dois Informantes do Projeto NURC/SSA. In: X Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA, 1990, Salvador. Resumos do X Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: Bureal Gráfica e Editora Ltda, 1990. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; VIANA, Camile ; ROMANELLI, R. A. . O processo artístico como mediador da aprendizagem: notas sobre a Pedagogia ludo-estética Waldorf. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Mediação Pedagógica da Leitura Literária, Dimensão Estética e Lúdica da Literatura Infanto-Juvenil e Formação do Leitor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A Narração de Contos para Crianças em Idade Pré-Escolar: um Recurso Pedagógico Fundamental para Promover o Desenvolvimento Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A Pedagogia Waldorf: Ludicidade, Arte e Movimento na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. O Ensino Fundamental na Pedagogia Waldorf e a Dimensão Lúdica e Estética da Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; ANDRADE E SILVA, I. A. de . Desarrollo Humano y Educación: la Pedagogía Waldorf y el Atendimento a la Multidimensionalidad de los Educandos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Fantasia e Subversão na Literatura Infanto-Juvenil: caminhos para a formação do leitor', no 20 COLE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Integrando o pensar, o sentir e o fazer na educação: o que nos ensina a Pedagogia Waldorf?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. O que é a Pedagogia Waldorf?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, DULCIENE ANJOS DE ANDRADE E. A Pedagogia Waldorf: educando com arte, brincadeira e movimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Integrando o sentir, o pensar e o fazer na educação: a Pedagogia Waldorf e o ensino de matemática, no 4º Matemática é Show. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Pedagogia Waldorf: integrando o pensar, o sentir e o fazer na , no II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A Pedagogia Waldorf entra na roda: por uma educação integradora, estética e inclusiva, no I Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Da Tradição Educacional Moderna à Epistemologia da Contemporaneidade: A Educação Estética Waldorf e o Desenvolvimento da Expressividade dos Educandos, no Fórum Nacional de Crítica Cultural 2 / UNEB/ Alagoinhas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Pedagogia Waldorf: integrando o fazer, o sentir e o pensar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A Pedagogia Waldorf e o Desenvolvimento da Expressão Oral dos Estudantes: Notas Preliminares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Expressão Oral, Educação e Ludicidade: configurando a teia das relações, no I Seminário Interdepartamental de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Educação e Expressão Oral: o paradoxo teoria X práxis, no VII Seminário do Núcleo de Estudos da Subalteridade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. O Lúdico no desenvolvimento da Expressão Oral: uma experiência com alunos do Ensino Médio, na 53ª Reunião Anual da SBPC. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Jogo e Educação: uma Experiência com Oficina de Expressão Oral, no 5º Seminário de Educação Física da UNEB. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Oficina de Expressão Oral: uma experiência com Literatura Popular, no Encontro Intermediário do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (Poéticas do Oral e o Milênio). 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Linguagem oral, criatividade e escola, no IV Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários da UEFS. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. O Desenvolvimento da Produção Ortográfica na Escrita Infantil, no XII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; CAFÉ, A. . Os Pronomes Pessoais Sujeito em Marcadores Conversacionais de um Diálogo entre dois Informantes do Projeto NURC/SA, no X Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; FERREIRA, C. ; ROLEMBERG, V. ; MOTA, J. ; CAFÉ, A. . Os Pronomes Pessoais Sujeito nos Marcadores Conversacionais, no IX Congresso Internacional da Associação de lingüística e Filologia da América Latina. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Por uma Educação Voltada para o Desenvolvimento da Expressão Oral dos Educandos: um Estudo sobre a Pedagogia Waldorf 2010 (Tese de Doutorado).

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Ludicidade e Desenvolvimento da Expressão Oral. Santa Maria: AGAB, 2008 (Resumo expandido).

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A ludicidade no desenvolvimento da expressão oral: uma experiência com estudantes da graduação em Letras. Salvador 2004 (Dissertação de mestrado).

4.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. A ludicidade no desenvolvimento da expressão oral: uma experiência com estudantes da graduação em Letras. Salvador 2004 (Resumo expandido).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Consultoria Ad Hoc: Parecer sobre artigo para a Revista da Faculdade de Educação do PPGE da Universidade de Mato Grosso, vol. 26, ano 14, n2, julho/dezembro de 2016. 2016.

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Consultoria para o Projeto de Certificação Ocupacional, prestada à Fundação Luís Eduardo Magalhães. 2003.

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Consultoria para o Projeto de Certificação Ocupacional, prestada à Fundação Luís Eduardo Magalhães. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer técnico para a concessão de incentivo à Produção Científica da Professora Mestre Magdalânia Cauby França, intitulada ?Experiência de Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação de Educadores da EJA?. 2016.

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; DIAS, A. R. S. . Parecer técnico para utilização do artigo ?A interdisciplinaridade na formação de professores de Língua Portuguesa?, de autoria do professor Marcos Bispo dos Santos,como material didático como material didático. 2016.

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer técnico para a concessão de Incentivo à Produção Científica da professora Dra. Maria Nazaré Mota de Lima. 2015.

4.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer sobre o projeto de pesquisa e produção artística 'Ixperiências Fantáticas - o desenho e a palavra nas tradições imaginárias do Ponto da Mangueira'. 2014.

5.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer sobre texto submetido à publicação na revista EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, do Departamento de Educação, Instituto de Biociências - UNESP, campus de Rio Claro. 2013.

6.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; ALVES, Rujane Mota ; SANTOS, Elisângela Santana dos . Sobre o projeto de pesquisa "Cenas da pesquisa em leitura na Bahia: revelando os instrumentos de investigação". 2012.

7.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer sobre o Projeto Música e Literatura: aspectos de uma relação solidária. 2003.

8.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer sobre a alteração de regime de trabalho da profª Edil S. Costa. 1999.

9.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer sobre o incentivo à produção científica do professor Waldemar Nobre Figueiredo. 1998.

10.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer sobre o relatório de atividades do projeto Núcleo de Estudos em Oralidade. 1998.

11.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer sobre o relatório de atividades do projeto VUI-UATÁ-IN: Estudos e proposições didático-pedagógicas contemplando a diversidade etno-cultural no Ensino de História no Brasil. 1998.

12.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Parecer sobre o projeto Núcleo de Investigação e Prática de Ensino. 1998.

13.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Assistência Pedagógica ao Projeto Educação: Um Exercício de Cidadania (pareceria entre a ONG CRIA, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Emílio Odebrecht). 1997.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Educação e Desenvolvimento humano: considerações sobre a Pedagogia Waldorf, no Programa 'A Hora da Saudade', da Rádio Universidad de Santiago (Rádio USACH). 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SALES, K. M. B. ; ANDRADE E SILVA, D. A. de ; SANTOS, O. M. . Licenciaturas e Bacharelados na UNEB: desafios e perspectivas, na Semana de Abertura do ano letivo 2015. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; PINHO, T. C. R. . Encontros com a Pedagogia Waldorf: o Brincar e o Movimento no Desenvolvimento infantil - Diálogo entre a Antroposofia e as Neurociências. 2018. .

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Pedagogia Waldorf e Criatividade, no 14º Seminário de Educação Física da Uneb. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Pedagogia Waldorf: integrando o pensar, o sentir e o fazer na educação de crianças e adolescentes, no II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; VIANA, Camile . Oficina: Pedagogia Waldorf, no VI Encontro de Educação e Ludicidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; LEAL, L. A. B. . Entre Versos e Sons: oficina de criação musical e literária, no V Encontro de Educação e Ludicidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Oficina Contando e Encantando com Histórias, na Jornada de Literatura Infanto-juvenil da Fundação Pedro Calmon. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Módulo Oficinas Pedagógicas: fundamentos epistemológicos, pedagogicos e metodológicos, no curso de Extensão Formação Ludopedagógica: espaço para brincar, criar e aprender. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Mini-curso Ludicidade e Expressão Oral, no IV Encontro de Educação e Ludicidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Oficina Pedagógica: Ludicidade e Educação, no 8º Seminário de Educação Física da UNEB. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Oficina Pescando contas, criando contos, para a Associação Viva e Deixe Viver. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; CANDA, C. N. . Oficina Expressão Oral, Educação e Ludicidade, no III Simpósio Internacional de Educação do Ceará e I Encontro Nordestino de Educação e Ludicidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Oficina "Expressão Criativa em Linguagem Oral e Escrita", no III Encontro de Educação e Ludicidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Seminário temático para o PROESP / Letras: Oficina de Expressão Oral. 2004. .

14.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Seminário temático para o PROESP / Biologia: Expressão Oral e Educação. 2004. .

15.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Oficina de Expressão Oral e Ludicidade, no II Encontro de Educação e Ludicidade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Relatório de Execução do Projeto. 1999. (Relatório de pesquisa).

17.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; OLIVEIRA, S. R. S. . Ophicina Criativa pelo Método Conphuso, na 3ª Semana de Educação e Cultura do Campus II da UNEB.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; COSTA, E. S. . Oficina "Oralidade, Escola e Comunidade", na 2ª Semana de Educação e Cultura do Campus II da UNEB.. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Coordenação do Seminário Imagens: Mito e Identidade. 1997. (Coordenação de evento acadêmico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIGO, Ariádne Scalfoni; CANCADO, A.; ANDRADE E SILVA, D. A. de; TUDE, J. M.. Participação em banca de Patrícia Saldeado. ESCOLA SEM PATRÃO. AMPLIANDO O OLHAR SOBRE A AUTO-GESTÃO: QUANDO OS DESAFIOS DA GESTÃO SÃO A PONTE PARA O AUTODESENVOLVIMENTO. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; LUCKESI, C. C.; ABIB, P. R. J.. Participação em banca de Camile Viana da Cunha Silva Vieira. Formação de Professores numa Perspectiva Ludoestética :contribuições para a prática pedagógica de docentes na Escola Waldorf Dendê da Serra. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; LUCKESI, C. C.; MAHEU, Cristina Maria Dávila. Participação em banca de Luiz Antonio Batista Leal. A Ludicidade na Práxis Pedagógica de Professores de Educação Musical. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
ABIB, P. R. J.; PAIS, J. A. M. S.; ANDRADE E SILVA, D. A. de; SANTOS, R. A.; BORDAS, M. A. G.; LEIRO, A. C. R.; COSTA, N. L.. Participação em banca de Martha Benevides da Costa. Carnavalização da Escola: as culturas populares nos currículos e práticas pedagógicas - trilhas possíveis. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
ROMANELLI, R. A.; ANDRADE E SILVA, D. A. de; COSTA, M. O.. Participação em banca de Alice de Jesus. A inovação curricular e a organização escolar pensada a partir da formação continuada de professores. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
ROMANELLI, R. A.; ANDRADE E SILVA, D. A. de; PASUCH, J.. Participação em banca de Cálita Fernanda de Paula Martins. O Brincar na Pedagogia Waldorf: Elementos Midiáticos no Imaginário das Crianças. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
ROMANELLI, R. A.; STOLTZ, T.; MACHADO, I. F.; ANDRADE E SILVA, D. A. de. Participação em banca de KRYS ELLEM HONÓRIO CARDOSO. A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Estudo à Luz da Lei de Gestão Democrática e da Pedagogia Social de Base Antroposófica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Mato Grosso - Mt.

4.
D'AVILA, Cristina Maria; LUCKESI, C. C.; ANDRADE E SILVA, D. A. de. Participação em banca de Camile Viana da Cunha Silva Vieira. A formação de professores numa perspectiva ludoestética: contribuições para a prática pedagógica de docentes da Escola Waldorf Dendê da Serra. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, A. R. S.; ANDRADE E SILVA, D. A. de; SANTOS, M. J. O.. Participação em banca de Thainá da Conceição Santos.Os Conteúdos Didáticos e suas Contribuições para a Formação da(o) Graduanda(o) do Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas -UNEB- Campus II - Alagoinhas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, E. S.; ABADE, C. M. S.; ANDRADE E SILVA, D. A. de. Participação em banca de Márcia Conceição Santos.Ausência, presença de concordância verbal e as variações em textos dissertativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; OLIVEIRA, S. R. S.; SANTOS, M. J. O.. Participação em banca de Thaís Araújo Macêdo.A Letra e o Lúdico: Instrumentos operacionais para o estudo da Literatura Negra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Professor Assistente para a matéria Jogos, Brincadeiras e Educação, na Universidade Estadual de Feira de Santana. 2004. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Outras participações
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Panoramas de Pesquisas: Educação, Gestão e Formação dos Professores, no VI Seminário De Pesquisa e Pós Graduação da UNEB. 2011. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21 COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Entre a função modelar e a experiência estética: as crenças dos educadores sobre a função educativa da Literatura Infanto-juvenil. 2018. (Congresso).

2.
Evento acadêmico "Com a Palavra o Linguista". 2018. (Outra).

3.
XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.O processo artístico como mediador da aprendizagem: notas sobre a Pedagogia ludo-estética Waldorf. 2018. (Encontro).

4.
CUARTO CONGRESO INTERDISCIPLINARIO DE INVESTIGACIÓN. Desarrollo Humano y Educación: la Pedagogía Waldorf y el Atendimento a la Multidimensionalidad de los Educandos. 2017. (Congresso).

5.
V CELLIJ - Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. A Narração de Contos para Crianças em Idade Pré-escolar: um Recurso Pedagógico Fundamental para Promover o Desenvolvimento Infantil. 2017. (Congresso).

6.
20 COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Fantasia e Subversão na Literatura Infanto-juvenil: Caminhos para a Formação do Leitor. 2016. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiências culturais e linguístico-literárias contemporâneas. Educação, ensino de língua portuguesa e desenvolvimento da expressão oral: da tradição epistemológica moderna à pedagogia ludoestética Waldorf. 2016. (Congresso).

8.
FORUNS Linguagem e Educação - Currículos dos cursos de formação docente, DCNS e orientações do CEE-Ba. 2015. (Outra).

9.
II Forum Docente do Curso de Educação Física da UNEB, em 19 e 20 de fevereiro de 2014. 2014. (Outra).

10.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.Por uma educação voltada para o direito de ser criança. 2014. (Encontro).

11.
I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação.Educar para quê? Reflexões sobre a Prática Pedagógica Orientada para o Desenvolvimento Humano. 2013. (Outra).

12.
XXI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Por uma Educação Integradora e Inclusiva: dialogando com a Pedagogia Waldorf. 2013. (Encontro).

13.
8vo. Congreso Internacional de Educación Superior ?Universidad 2012, promovido pelo Ministerio de Educación Superior y las universidades de la República de Cuba. Oficinas Pedagógicas: um caminho para a formação integral do educador. 2012. (Congresso).

14.
II Colóquio de Estágio e Prática Pedagógica.Pedagogia Waldorf: integrando o pensar, o sentir e o fazer na educação de crianças e adolescentes. 2012. (Outra).

15.
XV Seminário Interdisciplinar de Letras do campus II da UNEB.Universidade e Educação Básica. 2011. (Seminário).

16.
Fórum de Crítica Cultural 2: Educação Básica e Cultura - diagnósticos, proposições e novos agenciamentos.Da Tradição Educacional Moderna à Epistemologia da Contemporaneidade: A Educação Estética Waldorf e o Desenvolvimento da Expressividade dos Educandos. 2010. (Outra).

17.
I Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio.A Pedagogia Waldorf entra na roda: por uma educação integradora, estética e inclusiva. 2010. (Outra).

18.
II Encontro de Educadores: Linguagens, saberes, identidades e gênero: a (des)construção na educação contemporânea..Pedagogia Waldorf: integrando o fazer, o sentir e o pensar, no II Encontro de Educadores: Linguagens, saberes, identidades e gênero: a (des)construção na educação contemporânea.. 2010. (Encontro).

19.
VI Encontro de Educação e Ludicidade.Oficina: Pedagogia Waldorf. 2010. (Encontro).

20.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A Pedagogia Waldorf e o Desenvolvimento da Expressão Oral dos Estudantes: Notas Preliminares, no 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

21.
Forum de Pesquisa e Pós-Graduação em Antroposofia. 2009. (Outra).

22.
II Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf. 2008. (Congresso).

23.
V Encontro de Educação e Ludicidade.A Ludicidade no Desenvolvimento da Expressão Oral: uma experiência com estudantes da graduação em Letras. 2008. (Encontro).

24.
Workshop: As Bases Antroposóficas para uma Educação mais Humana. 2008. (Outra).

25.
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Os Fundamentos Psicossomáticos da Expressividade: um Diálogo entre Educação, Ludicidade e Expressão Oral. 2007. (Encontro).

26.
I Encontro de Pedagogia Waldorf em Salvador - Bahia. 2007. (Encontro).

27.
I Encontro de Educação Transdisciplinar na UFBA. 2006. (Encontro).

28.
II Colóquio Formação de Educadores: Ressignificar a Profissão Docente. 2006. (Outra).

29.
IV Encontro de Educação e Ludicidade.Mini-curso Ludicidade e Expressão Oral. 2006. (Encontro).

30.
III Simpósio Internacional de Educação do Ceará e I Encontro Nordestino de Educação e Ludicidade.Expressão Oral, Educação e Ludicidade, no I Encontro Nordestino de Educação e Ludicidade e III Simpósio Internacional de Educação do Ceará. 2005. (Oficina).

31.
VIII Seminário de Educação Física da UNEB.Educação e Ludicidade: sentindo, pensando e contruindo a teia das relações, no VIII Seminário de Educação Física da UNEB. 2005. (Oficina).

32.
III Encontro de Educação e Ludicidade.Expressão Criativa em Linguagem Oral e Escrita. 2004. (Oficina).

33.
XVI EPENN - Encontro dePesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Filosofia, Ciência e Educação: vislumbrando a teia das relações. 2003. (Encontro).

34.
II Encontro de Educação e Ludicidade.Oficina de Expressão Oral e Ludicidade. 2002. (Oficina).

35.
53ª Reunião Anual da SBPC.O Lúdico no Desenvolvimento da Expressão Oral: uma experiência com alunos do Ensino Médio. 2001. (Outra).

36.
XV EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Ludicidade, Expressão Oral e Escola: Tecendo os Fios. 2001. (Encontro).

37.
V Seminário de Educação Física da UNEB.Jogo e Educação: uma experiência com oficina de expressão oral. 2000. (Seminário).

38.
Encontro Intermediário Poéticas do Oral e o Milênio.Oficina de Expressão Oral: uma experiência com literatura popular. 1999. (Encontro).

39.
3ª Semana de Educação e Cultura do Campus II da UNEB.Ophicina criativa pelo método conphuso. 1998. (Oficina).

40.
IV Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários e I Encontro de Pesquisadores em Variação Lingüística do Nordeste. Linguagem oral, criatividade e escola. 1998. (Congresso).

41.
2ª Semana de Educação e Cultura do Campus II da UNEB.Oficina de Oralidade, Escola e Comunidade. 1997. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; ALMEIDA, R. . Curso de Extensão: POR UMA INFÂNCIA ENCANTADA: EDUCANDO CRIANÇAS COM LUDICIDADE, ARTE E MOVIMENTO. 2016. (Outro).

2.
D'AVILA, Cristina Maria ; ANDRADE E SILVA, D. A. de . V Encontro de Educação e Ludicidade: Amar e brincar - a ludicidade no cotidiano escolar. 2008. (Outro).

3.
D'AVILA, Cristina Maria ; LUCKESI, C. C. ; ANDRADE E SILVA, D. A. de . IV Encontro de Educação e Ludicidade: Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Humano. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tereza Virgínia Alvaia, Mônica Assis & Mª Aparecida Menezes. Por uma educação de corpo inteiro: a contribuição das vivências corporais na aprendizagem. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elizabete Bastos da Silva. A Pedagogia Waldorf e a variação linguística: um estudo em classe de estudantes da Escola Rural Dendê da Serra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

2.
Sara Xavier. Literatura Infantil na escola: repercussões da Lei 10.639/03. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

3.
Geisa Santana Viana. A ARTE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E O DESPERTAR DO GOSTO PELA LEITURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

4.
Rosangela de Oliveira Queiroz Melo. A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

5.
Andreia Meneses dos Santos. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO CONTO ?CINDERELA?: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE VERSÕES CLÁSSICAS E MODERNA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

6.
Leonardo Barros Paranhos. O Brincar no Ensino Fundamental 1: Onde está o professor de Educação Física?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

7.
Lenize Martins dos Reis. O brincar e o movimento no desenvolvimento infantil: um estudo sobre a educação pré-escolar na escola municipal Jardim Petrolar, em Alagoinhas - Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

8.
Estela Cristina da Silva. A influência da literatura infanto-juvenil no incentivo à leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

Orientações de outra natureza
1.
(Estudantes do I semestre de Letras Vernáculas - campus II. Verso e reverso: lendas e mitos, contos e poemas. 2006. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

2.
(Estudantes do III semestre de Letras Vernáculas - campus II. As motivações psicológicas nos Contos de Fadas. 2006. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

3.
Estudantes do VII semestre de Letras Vernáculas - campus II. Oficina: Criando cenas e compondo crônicas. 2005. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

4.
Estudantes do VII Semestre de Letras Vernáculas - campus II. Mesa-redonda: A negritude em Debate: um encontro textual. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

5.
Estudantes do 1º semestre de Letras Vernáculas - Campus II -. Oficina: A Expressão Oral como Instrumento de Interação e Integração e ii. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

6.
Estudantes do VII semestre de Letras Vernáculas - campus II. Oficina: Negritude: uma produção poética. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

7.
Estudantes do VII semestre de Letras Vernáculas - campus II. Oficina: Interagindo com o texto jornalístico em sala de aula. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.

8.
Estudantes do VII semestre de Letras Vernáculas - campus II. Oficina: A presença dos negros nod contos populares. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Dulciene Anjos de Andrade e Silva.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Integrando o sentir, o pensar e o fazer na educação: a Pedagogia Waldorf e o ensino de matemática, no 4º Matemática é Show. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; VIANA, Camile ; ROMANELLI, R. A. . O processo artístico como mediador da aprendizagem: notas sobre a Pedagogia ludo-estética Waldorf. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de. Educação e Desenvolvimento humano: considerações sobre a Pedagogia Waldorf, no Programa 'A Hora da Saudade', da Rádio Universidad de Santiago (Rádio USACH). 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE E SILVA, D. A. de; ALMEIDA, R. . Curso de Extensão: POR UMA INFÂNCIA ENCANTADA: EDUCANDO CRIANÇAS COM LUDICIDADE, ARTE E MOVIMENTO. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Pesquisadora do grupo de Pesquisa "Pedagogia Waldorf", certificado pelo CNPq e vinculado à UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), sob liderança da Profª Drª Rosely Aparecida Romanelli.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:28:35