Mario Wolfart Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6962955293227838
  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Possui graduação em Engenharia Metalurgica - Departamento de Metalurgia (1993), mestrado na área de concentração de ' Ciência Tecnologia dos Materiais ' pelo curso do programa em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1996) e Doutorado em Engenharia na área de concentração de ' Ciência Tecnologia dos Materiais ' pelo curso do programa em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (2002). Possui Graduação em Licenciatura para Educação Profissional e Tecnológ. Tem experiência como Especialista de Materiais na empresa STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda durante 9 anos. Durante este tempo trabalhou com tratamento Térmico de cementação, austêmpera, têmpera, carbonitretação, tempera por indução e e tratamentos de deposição superficial. Foi gestor do laboratório de ensaios, metalúrgico e químico da Stihl. Atuou na área de fundição por gravidade e por injeção de alumínio. Trabalhou também em desenvolvimento de fornecedores nacionais e internacionais. Atualmente, é professor de nível básico, técnico e tecnológico do IFC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Câmpus Luzerna - SC na área de Engenharia Mecânica e Técnico em Mecânica (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mario Wolfart Junior
Nome em citações bibliográficas
WOLFART JUNIOR, M.;WOLFART JÚNIOR, MÁRIO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna.
Rua frei Vigário 550
centro
96201460 - Luzerna, SC - Brasil
Telefone: (49) 35234317
URL da Homepage: luzerna.ifc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e.
Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, UFRGS, Po, PPGEM, Brasil.
Título: Nitretação a Plasma de Aço Inoxidável Austenítico 316L, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Telmo Roberto Stroahecker.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1994 - 1996
Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, UFRGS, Brasil.
Título: Nitretacao Ionica de Aco para Trabalho a Frio do Tipo ABNT D6,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Telmo Roberto Strohaecker.
Grande área: Engenharias
2010 - 2013
Graduação em Licenciatura para a Educação Profissional e Tecnol.
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Título: IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM LABORATÓRIOS DE ENSINO TÉCNICO http://www.riogrande.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=5&sub=1356.
Orientador: Cleiva Aguiar de Lima.
1987 - 1993
Graduação em Engenharia Metalurgica.
Departamento de Metalurgia, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2013
Extensão universitária em Licenciatura para a Educação Profissional e Tecnol. (Carga horária: 1200h).
Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Andreas Stihl Moto-serras, STIHL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Especialista em materiais, Carga horária: 44
Outras informações
De 07/2001 até 07/2010: Principais atribuições; - qualificar tecnicamente fornecedores; - auditar sistemas de qualidade de fornecedores; - realizar treinamento junto a fornecedores; - qualificar de fornecedores; - desenvolver novos itens; - avaliações de matérias primas e componentes; - planejamento da qualidade com utilização de ferramentas da qualidade APQP/FMEA/PPAP; - Avaliação do sistema da qualidade de garantia de revendas e projeto de certificação; - utilização e manutenção de transações e rotinas da qualidade no sistema SAP (planos de controle de processo, recebimento, skip lot, visão de QM....) - acompanhamento de planos de ações (preventivas e corretivas, interna e de fornecedores com a utilização de ferramentas da qualidade (FMEA, gráficos de pareto, diagramas causa e efeito, coleta de dados); - desenvolvimento e manutenção da qualidade das mini-fábricas dos sabres, virabrequim, cilindros fundidos por gravidade e injetados por pressão, fundição de magnésio e montagem de motores; - desenvolvimento de processos metal-mecânicos. - coordenação do laboratório de materiais responsável por todas avaliações de matérias primas, soluções de problemas relativos a produção e qualidade (plásticos, borrachas, bronze, latão, alumínio e aços) por análise de falhas. - atendimento a garantia de clientes monitorando e solucionjando problemas relativos a falhas de componentes Controles estatísiticos de produção: - Eficiência de máquina - Eficiência de equipe - Índice de sucata - Cifra da qualidade a qual envolve auditoria de processo e de produto - Controle estatístico de auditoria de fornecedores - Controle estatístico de garantia de produtos e componentes - NQF (nota de reprovação de produtos não conformes de fornecedores) - Schperrung (índice de máquinas prontas que necessitam de retrabalho) - fehlermeldung índice de reclamação para peças não conformes importadas e nacionais. - DPMO defeitos por milhões de oportunidades - Capabilidade. - Atual


Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, UFRGS, Po, PPGEM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2001
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Desenvolvimento de um equipamento de termo análise para medir o grau de modificação de ligas de alumínio eutéticas fundidas
Descrição: Desenvolver um forno de fundição de alumínio, por incidência de chama, para a obtenção das ligas fundidas a serem estudadas; Desenvolver um dispositivo para calcular o grau de modificação microestrutural da liga de alumínio eutética durante a solidificação; Avaliar a influência do percentual de estrôncio na temperatura de solidificação da liga de alumínio em composição eutética; Estudar a influência do percentual de estrôncio no grau de modificação da liga de alumínio em composição eutética; Possibilitar a melhoria de produtividade e qualidade de produtos fundidos, junto ao pólo de fundições do meio-oeste catarinense; Aumentar a interação entre o IFC Câmpus Luzerna e as empresas da micro-região do meio-oeste catarinense..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Vinicius Peccin - Integrante / tarcila Bennemamm - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Catarinense - Bolsa.
2011 - 2013
Investigação e Melhoramento de uma Rota do Processo de Trefilação Combinada e Endurecimento por Indução para Minimização de Distorções e Mudanças de Forma

Projeto certificado pela empresa GERDAU S.A. em 08/04/2015.
Descrição: Este trabalho vai dar continuidade ao projeto BRAGECRIM (Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa em Tecnologia de Fabricação), dentro do projeto ?Investigation and improvement of manufacturing process chain from cold drawing processes to induction hardening ? reducing dimensional changes and distortion? (Investigação e Melhoramento de uma Rota do Processo de Trefilação Combinada e Endurecimento por Indução para Minimização de Distorções e Mudanças de Forma). O projeto BRAGECRIM é uma cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, no âmbito de gerar conhecimento tecnológico fundamental, permitindo o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para a melhoria da qualidade, produtividade e sustentabilidade dos processos de manufatura, além da troca de conhecimento entre os pesquisadores e alunos dos países envolvidos. Onde serão efetuados, junto com a UFRGS, ensaios de metalografia e ensaios de dureza, os quais complementarão o projeto BRAGECRIM. O projeto tem como objetivo investigar o comportamento das microestruturas do fio máquina do aço AISI 1045 destinado a trefilação e processos subsequentes de benificiamento. O material será caracterizado quanto a sua composição química, metalografia, tamanho de grão , segregações e níveis de inclusões. Com os resultados destes ensaios serão efetuados posteriormente um cruzamento com os resultados de análises de tensões via Raio-X e análise de tensões residuais por neutros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Integrante / A.S. Rocha - Coordenador / T. R. Hirsch - Integrante / Afonso Reguly - Integrante / Erman Tekkaya - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto de prestação de serviços e desenvolvimento de metodologias para aplicação no Arranjo Produtivo Local - APL na região do Oeste Catarinense nas áreas de desenvolvimento e aprimoração de produtos metalomecânica.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2018
Nacionalização de um grampeador linear cortante para cirurgias bariátricas do SUS visando a população de baixa renda
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Cristiano José Turra - Integrante / Mateus Ritter Pasini - Integrante.
2017 - 2018
Implantação de mapa de riscos em Institutos Federais Catarinense
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Maria Clara Barreto - Integrante.
2016 - 2017
Aquisição e análise de dados por Arduino em ensaios de fadiga por flexão rotativa visando o arranjo produtivo local
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Isabela Dalla Costa - Integrante.
2016 - 2017
Aplicação da Soldagem em Campo em Condutos SAC 350 pelo processo FCAW-S na empresa HISA Grupo WEG
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Cristiano José Turra - Integrante.
2016 - 2016
Desenvolvimento e Nacionalização de Placas de Titânio para Fixação de Costelas Fraturadas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Lucas Ferreira - Integrante / Hantony Matheus Zimmermann - Integrante.
2015 - 2015
Otimização dos parâmetros de soldagem por fricção por ponto com pino consumível em liga de alumínio AL7075
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Ghisana Fedrigo - Integrante / Fernando Prando Dacas - Integrante / Gabriela Favero - Integrante.
2014 - 2014
Implantação de um Sistema de Gestão de Laboratório Segundo a Norma ISO/IEC 17025.
Descrição: A proposta deste trabalho tem como objetivo implantar um sistema de gestão de laboratório de ensaios primeiramente no IFC-Luzerna e depois nos colégios municipais e estaduais da região do meio Oeste, nos moldes da ISO/TEC 17025. Com a implantação do sistema de gestão, será oportunizado ao Instituto Federal Catarinense (IFC) e a comunidade do meio oeste catarinense, laboratórios competentes e acreditados garantindo ensaios e/ou análises extremamente confiáveis. A implantação de um sistema de gestão de qualidade em laboratórios de ensaios, em Instituições de Educação Profissional necessita conciliar as atividades de ensino e as atividades de extensão de modo a atender as demandas da comunidade (indústria) com o desenvolvimento de um sistema de gestão bem como a prestação de serviços e consultorias. Este trabalho objetiva adaptar e implantar um sistema de gestão da qualidade no Laboratório de Metalografia do IFC ? Campus Luzerna, um laboratório de ensino do curso Técnico em Mecânica nos moldes da norma ABNT ISO/IEC 17025:2005. O trabalho envolve a adequação do Sistema de Gestão de Laboratório utilizado na indústria para uma instituição de ensino. Posteriormente este sistema de gestão será implantado nos demais laboratórios do IFC ? Campus Luzerna. A necessidade de conciliar as atividades de ensino e as atividades de extensão atendendo as demandas da comunidade (indústria) com o desenvolvimento de um sistema de gestão e com prestações de serviços e consultorias através dos laboratórios existentes nas instituições de ensino, demonstra a relevância da implantação de um sistema de gestão. Embora os Institutos Federais tenham como objetivo principal suprir as demandas da sociedade com a formação de profissionais qualificados, ampliar a interação com o setor privado (indústria) se faz necessária, pois é através dela que podemos obter recursos para, entre outras demandas, gerir os laboratórios. Cabe salientar, que a grande maioria dos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo governo deve ter como parceiros as empresas locais (CAMURCA 2006). Desta forma a implantação de um sistema de gestão da qualidade nos moldes da norma ABNT ISO/IEC 17025:2005 é imprescindível. Tanto para formar alunos preparados para as realidades do mercado de trabalho, quanto para garantir bons resultados e que estes sejam acreditados por todos os laboratórios de outras instituições de ensinos e das indústrias. 3.4. Objetivos 3.4.1 Objetivos Gerais O objetivo geral do trabalho é adaptar e implantar um Sistema de Gestão da Qualidade, primeiramente no IFC-Luzerna e depois nos colégios municipais e estaduais da região do meio Oeste, que possuem laboratórios de ensino visando posteriormente a acreditação do Laboratório de Metalografia, com técnicas de gerenciamento e procedimentos de boas práticas de laboratório, adaptadas dos laboratórios da indústria para laboratório de uma Instituição de Ensino. 3.4.2 Objetivos Específicos - levantamento da situação do Laboratório Metalográfico para diagnosticar a real necessidade de implantar um sistema de gestão da qualidade. - entender e desmistificar as normas ISO 9001 e a ISO/IEC 17025 conforme os procedimentos, as normas técnicas, os registro, os controles de documentos utilizados na indústria para adaptá-los para laboratórios de ensino. - elaborar formulários, procedimentos e normas técnicas operacionais para implantação de boas práticas de laboratório. - efetuar treinamentos para os professores, técnicos, alunos e para o pessoal externo (da indústria), da norma ABNT ISO/IEC 17025:2005. - buscar segurança em laboratórios com procedimentos adaptados da indústria para a Instituição de Ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Vinicius Peccin Beppler - Integrante / Tarcila Benemann - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Catarinense - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2014
Determinação do comportamento das propriedades mecânicas do cordão de solda em soldagem em campo aberto
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Prof. Dr. Diego Rodolfo Simões de Lima - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Cristiano José Turra - Integrante.
2014 - 2014
Desenvolvimento de um equipamento de solda por deposição superficial por fricção em liga de alumínio AL7075
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mario Wolfart Junior - Coordenador / Prof. Dr. Diego Rodolfo Simões de Lima - Integrante / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante / Ghisana Fedrigo - Integrante.
2012 - 2012
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM LABORATÓRIOS DE ENSINO TÉCNICO
Descrição: A implantação de um sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaios em Instituições de Educação Profissional necessita conciliar as atividades de ensino e as atividades de extensão de modo a atender as demandas da comunidade (indústria) com a prestação de serviços e consultorias. Este artigo apresenta um trabalho que objetivou adaptar e implantar um sistema de gestão da qualidade no Laboratório de Metalografia, um laboratório de ensino do curso de Fabricação Mecânica do Câmpus de Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ? IFRS e posteriormente acreditar conforme a norma ABNT ISO/IEC 17025:2005. O trabalho realizado envolveu a adequação do Sistema de Gestão de Laboratório utilizado na indústria para uma instituição de ensino. A implantação foi considerada satisfatória, tendo em vista que o laboratório apresenta hoje uma organização com uma política da qualidade bem definida e divulgada. Hoje o laboratório possui uma política da qualidade definida que inclui: formulários, instruções operacionais, procedimentos, listas mestres de documentos, controle de acesso ao laboratório e treinamentos. Com base nesse aspectos observados, o Laboratório de Metalografia possui hoje um sistema de gestão de laboratório nos moldes da norma ABNT ISO/IEC 17025 adaptados para Instituição de Ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Reconhecimento da Competência de laboratórios de ensaios utilizando a NBR ISO/IEC 17025 (Cópia) 16-06-2011
Descrição: A proposta deste trabalho tem como objetivo implantar e acreditar a ISO/TEC 17025 nos laboratorios de metalografia, ensaios mecânicos e metrologia que estão em fase de montagem. esta norma tem como objetivo acreditar laboratórios a níveis industriais e comerciais, e a nível de ensino. a norma prevê um foco pedagógico, mas sim somente um foco de garantia de resultados. No nosso prohjeto pretende-se implantar a norma com adaptação ao ensino tecnico de forma que os alunos compreendam a norma e consigam aplicar esta nos nossos laboratórios e também na indústria. Estes três laboratórios terão como metas atender as aulas práticas de metalografia , ensaios mecânicos e metrologia e também prestar serviços a comunidade, ou seja prestar serviços ao polo naval de Rio Grande. Laboratórios acreditados possuem credibilidade e demonstram competência técnica na realização dos ensaios já acreditados. Com a implantação da norma destes laboratórios oportunizará ao Instituto federal e a comunidade laboratórios de excelência na área Metal/mecânica. Outro fator importante é que os laboratórios que ainda estão em projetos, também poderão utilizar esta experiência na implantação da ISO/TEC 17025 e implantá-la. Dando seguimento a este projeto iniciado no ano de 2011, o inicio da implalntação terá início no mes de abril, visto que no ano anterior somente foi conseguido a confecção da documentação. Com o atraso da compra dos equipamentos e da obra de reforma do prédio o projeto pouco andou. Agora, já com 2 salas reformadas e com um aestrutura mínima para se dar o início a implanação da norma..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Físicas dos Metais e Ligas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Fundição.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Soldagem.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, VANESSA MOURA DE2017SOUZA, VANESSA MOURA DE ; SOUZA, TOMAZ FANTIN DE ; WOLFART JÚNIOR, MÁRIO ; ROCHA, ALEXANDRE DA SILVA . COMPARAÇÃO ENTRE CARGAS MEDIDAS E PREVISTA VIA FEM (FINITE ELEMENT METHOD) EM PROCESSO DE TREFILAÇÃO. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO, v. 14, p. 319-325, 2017.

2.
WOLFART JUNIOR, M.;WOLFART JÚNIOR, MÁRIO2016WOLFART JUNIOR, M.; BENEMANN, T. ; PECCIN, V. ; SOUZA, T. F. . DESENVOLVIMENTO DE UM TERMOANALISADOR PARA MEDIR O GRAU DE MODIFICAÇÃO POR ESTRÔNCIO EM LIGAS DE ALUMÍNIO. Revista da Abifa, v. 1, p. 51-56, 2016.

3.
WOLFART JUNIOR, M.;WOLFART JÚNIOR, MÁRIO2000WOLFART JUNIOR, M.; FROEHLICH, A. R. ; STROHAECKER, T. R. . Nacionalização de Filtros Cerâmicos para Fundição de Metais.. Produto&Produção, Brasil, v. 4, p. 60-71, 2000.

4.
WOLFART JUNIOR, M.;WOLFART JÚNIOR, MÁRIO1995WOLFART JUNIOR, M.; ROCHA, A. S. ; M JR, ; WOLFART, A. O. ; KUNRATH, T. R. . Estudo da Nitretacao Ionica do Aco para Ferramenta de Corte AISI M2. EGATEA, v. 23, p. 35-42, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WOLFART JUNIOR, M.; LIMA, P. D. D. R. S. ; MEDEIROS, G. A. ; SOUZA, T. F. ; BENEMANN, T. ; BEPPLER, V. P. . Pesquisa e Extensão no fortalecimento das demanadas econômicas, sociais e culturais locais no âmbito do IFC. 001. ed. , 2014. 94p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WOLFART JÚNIOR, MÁRIO; BENEMANN, T. . ANÁLISE DO REFINO DE GRÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO EUTÉTICO ATRAVÉS DA CURVA DE RESFRIAMENTO. In: SECITC VI 2017, 2017, Luzerna. SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? SECITEC, vol.2, no.1, Luzerna set/2017, 2017. v. 2.

2.
WOLFART JUNIOR, M.; FEDRIGO, G. . AVALIAÇÃO DA MICROESTRUTURA DA LIGA DE TITÂNIO TI6AL4V APÓS TRATAMENTO TÉRMICO DE ENVELHECIMENTO. In: SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? SECITEC VI, 2017, Luzerna. SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? SECITEC, vol.2, no.1, Luzerna set/2017, 2017. v. 2.

3.
SERENA, L. ; WOLFART JUNIOR, M. ; FEDRIGO, G. ; DACAS, F. P. . DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE SOLDA POR FRICÇÃO PARA FABRICAÇÃO DE COMPONENTES DE BOMBAS HIDRÁULICAS. In: SECITC VI, 2017, Luzerna. SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? SECITEC, vol.2, no.1, Luzerna set/2017, 2017. v. 2.

4.
TURRRA, C. ; WOLFART JUNIOR, M. . APLICAÇÃO DA SOLDAGEM FCAW-S EM CONDUTOS SAC 350 NA EMPRESA HISA GRUPO WEG. In: SECITEC VI, 2017, Luzerna. SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? SECITEC, vol.2, no.1, Luzerna set/2017, 2017. v. 2.

5.
SOUZA, T. F. ; WOLFART JUNIOR, M. ; ROCHA, A. S. ; SOUZA, V. M. ; SOARES, C. A. T. ; COSER, T. B. ; MILKE, E. C. . TREFILAÇÃO DE AÇOS BAIXO CARBONO ATRAVÉS DE MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIOS.. In: 6º SEMINÁRIO DE TREFILAÇÃO ARAMES, BARRAS E TUBOS DE METAIS FERROSOS E NÃO FERROSOS, 2015, Rio de Janeiro, 2015, Rio de Janeiro. SEMINÁRIO DE TREFILAÇÃO ARAMES, BARRAS E TUBOS DE METAIS FERROSOS E NÃO FERROSOS, 6., 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, 2015., 2015.. São Paulo: ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração,, 2015.

6.
MEDEIROS, G. A. ; WOLFART JUNIOR, M. ; LIMA, P. D. D. R. S. ; SOUZA, T. F. . Desenvolvimento de um sistema para avaliação por processamento de imagem de desgaste de pastilhas aplicado a usinagem de ligas leves. In: lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Luzerna SC. Carderno de Programação e Resumos lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Luzerna SC: IFC-Luzerna, 2014. v. 1. p. 69-70.

7.
WOLFART JUNIOR, M.; BENEMANN, T. ; BEPPLER, V. P. . DESENVOLVIMENTO DE UM EQUIPAMENTO DE TERMO ANÁLISE PARA MEDIR O GRAU DE MODIFICAÇÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO EUTÉTICAS FUNDIDAS. In: lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Luzerna SC. Carderno de Programação e Resumos lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Luzerna SC: IFC-Luzerna, 2014. v. 1.

8.
WOLFART JUNIOR, M.; BEPPLER, V. P. ; BENEMANN, T. . Desenvolvimento de um termo analisador para medir o grau de modificação em ligas de alumínio eutético. In: MICTI Vll, 2014, Araquari. Trabalhos Selecionados Para Apresentação na VII MICTI, 2014.

9.
WOLFART JUNIOR, M.; STROHAECKER, T. R. ; PIMENTA, M. ; FROEHLICH, A. R. . Utlização de PVD e Nitretação a Plasma em Ferramentas. In: I Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas, 1999, Porto alegre. I Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas, 1999.

10.
WOLFART JUNIOR, M.; ROCHA, A. S. ; STROHAECKER, T. R. ; PESSIN, M. . Nitretação a Plasma do Aço Inoxidável Austenítico AISI 316. In: Jornadas SAM´98 - IBEROMET V. Argentina, 1998, Rosário. Jornadas SAM´98 - IBEROMET V. Argentina, 1998.

11.
WOLFART JUNIOR, M.; ANT, C. A. V. ; PESSIN, M. ; STROHAECKER, T. R. . Nitretação Assistida por Plasma do Aço Baixo Carbono ABNT 1020. In: Jornadas Sam´98 - IBEROMET V. Argentina, 1998, Rosário. Jornadas Sam´98 - IBEROMET V. Argentina, 1998.

12.
WOLFART JUNIOR, M.; ROCHA, A. S. ; M JR, ; WOLFART, C. A. V. ; ONIO, T. R. A. . Nitretacao a Plasma de Acos Ferramenta. In: II Congresso Internacional de Tecnologia Metalurgica e de Materiais, 1997, 1997. v. 2.

13.
WOLFART JUNIOR, M.; ANT, C. A. V. ; ONIO, M. ; WOLFART, A. S. J. ; ROCHA, T. R. . Nitretacao a plasma de Aco de Baixo Carbono ABNT 1020 e 8620., 1997, 1997. v. 2.

14.
WOLFART JUNIOR, M.; FECHNER, F. ; SILVA, A. M. ; MARINHO, R. ; M JR, ; WOLFART, T. R. . Nitretacao Assistida por Plasma para Trabalho a Frio ABNT D2. In: IX Salao de Inicia;cao Cientifica, VI Feira de Iniciacao Cientifica, 1997, 1997.

15.
WOLFART JUNIOR, M.; ROCHA, A. S. ; WOLFART, J. ; REZENDE, G. S. S. ; STROHAECKER, T. R. . Estudo da Nitretacao por Plasma Aplicada aos Rapidos. In: CONAMET IX IBEROMET IV, 1996, 1996. v. 1. p. 237-249.

16.
WOLFART JUNIOR, M.; WOLFART, J. M. ; ROCHA, A. S. ; PIMENTA, M. ; STRTOHAECKERE, T. R. . Nitretacao Assistida por Plasma do Aco para Trabalho a Frio - AISI D6. In: CONAMET IX IBEROMET IV, 1996, 1996. v. 1. p. 251-263.

17.
WOLFART JUNIOR, M.; ROCHA, A. S. ; STROHAECKER, T. R. . Estudo da Nitretação Por Plasma Aplicada Aos Aços Rápidos Para Ferramenta de Corte. In: IX Congresso Nacional de Metalurgia e IV Congresso Iberoamericano de Metalurgia,, 1996, Santiago. IX Congresso Nacional de Metalurgia e IV Congresso Iberoamericano de Metalurgia. Chile, 1999.

18.
WOLFART JUNIOR, M.; ROCHA, A. S. ; STROHAECKER, T. R. ; HIRSCH, T. . Nitretação Iônica de Aço Ferramenta Para Trabalho A Frio - ABNT D6. In: Conferência Técnica Internacional sobre Tecnologia de Fios e Arames, 1996, São Paulo. Conferência Técnica Internacional sobre Tecnologia de Fios e Arames, 1996.

19.
WOLFART JUNIOR, M.; O, K. A. ; TIER, M. A. D. ; ROCHA, A. S. ; WOLFART, M. J. ; STROHAECKER, T. R. . Nitretacao Ionica Empregada em Acos Rapidos.. In: CBCIMAT, 1994, 1994. v. 1. p. 23-26.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FEDRIGO, G. ; WOLFART JUNIOR, M. . Inflência dos parâmetros de soldagem para diferentes geometrias na solda por fricção na liga de alumínioAl7075. In: V SECITEC, 2016, Luzerna. V SECITEC, 2016.

2.
WOLFART JUNIOR, M.; BENEMANN, T. . Determinação do refino de grão utilizando termo-análise. In: V SECITEC, 2016, Luzerna. V SECITEC, 2016.

3.
TURRA, C. J. ; WOLFART JUNIOR, M. . A Influência das Velocidades de Vento no Cordão de Solda no Processo de Soldagem Arame Tubular Auto-protegido.. In: V SECITEC, 2016, Luzerna. V SECITEC, 2016.

4.
CONCATTO, M. I. ; WOLFART JUNIOR, M. . Levantamento de Mapa de Riscos em Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalúrgicos. In: V SECITEC, 2016, Luzerna. V SECITEC, 2016.

5.
FERREIRA, L. ; WOLFART JUNIOR, M. . Análise do comportamento metal-mecânico após conformação a quente. In: V SECITEC, 2016, Luzerna. V SECITEC, 2016.

6.
FEDRIGO, G. ; WOLFART JUNIOR, M. . Influência dos Parâmetros de Soldagem para Diferentes Geometrias na Solda por Fricção na Liga de Alumínio AL7075. In: IX MICTI, 2016, Videira. IX MICTI, 2016.

7.
BENEMANN, T. ; WOLFART JUNIOR, M. . Determinação do Refino de Grão Utilizando a Termo-Análise. In: IX MICTI, 2016, Videira. IX MICTI, 2016.

8.
FERREIRA, L. ; WOLFART JUNIOR, M. . Análise do Comportamento Metal-Mecânico Após Conformação à Quente. In: IX MICTI, 2016, Videira. IX MICTI, 2016.

9.
GAIO, A. ; WOLFART JUNIOR, M. ; DACAS, F. P. ; LIMA, P. D. D. R. S. . Solda Por Fricção em Aço Carbono. In: IX MICTI, 2016, Videira. IX MICTI, 2016.

10.
TURRA, C. J. ; WOLFART JUNIOR, M. . A Influência da Velocidades de Vento no Cordão de Solda no Processo Arame Tubular Auto Protegido. In: IX MICTI, 2016, Videira. IX MICTI, 2016.

11.
CONCATTO, M. I. ; WOLFART JUNIOR, M. . Levantamento de Mapa de Riscos em Laboratórios de Ensino. In: IX MICTI, 2016, Videira. IX MICTI, 2016.

12.
WOLFART, G. A. ; FEDRIGO, G. ; WOLFART JUNIOR, M. . Solda por Fricção por Ponto com Pino Consumível em Liga de Alumínio Al7075. In: IX MICTI, 2016, Videira. IX MICTI, 2016.

13.
WOLFART, G. A. ; WOLFART JUNIOR, M. ; FEDRIGO, G. . OTIMIZAÇÃO DE PARÂMETROS DE SOLDA POR DEPOSIÇÃO SUPERFICIALPOR FRICÇÃO EM LIGA DE ALUMÍNIO AL 7075. In: Vlll MICTI, 2015, Santa Roa do Sul. Anais Vlll MICTI, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, P. D. D. R. S. ; WOLFART JUNIOR, M. ; MEDEIROS, G. A. . Análise comparativa do forjamento a quente de liga de magnésio por diferentes rotas de processamento. In: XVIII Mostra Cientifica da UNIPLAC - XVII Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensao, 2015, Lages., 2015, Lages SC. Anais da XVIII Mostra Cientifica - XVII Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensao - III Intercambio de Extensao.. Lages SC: UNIPLAC, 2015. v. 3.

2.
WOLFART JUNIOR, M.; BENEMANN, T. ; BEPPLER, V. P. . Otimização de Equipamento de Termoanálise Desenvolvido no IFC Campus Luzerna. In: lV SECITEC, 2015, Luzerna. lV SECITEC, 2015.

3.
WOLFART JUNIOR, M.; FEDRIGO, G. ; FAVERO, G. ; WOLFART, G. A. . Otimização de parâmetros de solda por deposição superficial por fricção em liga de alumínio AL7075. In: lV SECITEC, 2015, Luzerna. lV SECITEC, 2015.

4.
TURRA, C. J. ; WOLFART JUNIOR, M. ; MEDEIROS, G. A. . Determinação da Influência das Velocidades de Vento no Processo de Soldagem Arame Tubular Auto-protegido. (com parceria com Industria - ESAB INDUSTRIA E COMERCIO LTDA). In: lV SECITEC, 2015, Luzerna. lV SECITEC.

5.
WOLFART JUNIOR, M.; BILIBIO, M. B. . Otimização de Parâmetros de Soldagem para Reparo de Moldes de Sopro de Alumínio. In: lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Luzerna SC. Caderno de Programação e Resumos. Luzerna: IFC-Luzerna, 2014. v. 1. p. 31-33.

6.
WOLFART JUNIOR, M.; DILDEY, C. . Reconhecimento da competência de laboratórios de ensaios segundo a NBR ISO/IEC 17025. In: lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Luzerna SC. Carderno de Programação e Resumos lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014. p. 017-019.

7.
WOLFART JUNIOR, M.; MOTTA, A. ; MEDEIROS, G. A. ; LIMA, P. D. D. R. S. ; SOUZA, T. F. . Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratório de Soldagem. In: lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Luzerna. Carderno de Programação e Resumos lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014. p. 014-016.

8.
WOLFART JUNIOR, M.; TURRA, C. J. . Determinação do Comportamento das Propriedades MecÂnicas do Cordão de Solda em Soldagem em Campo Aberto. In: lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Luzerna SC. Carderno de Programação e Resumos lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Luzerna SC: IFC-Luzerna, 2014. v. 1. p. 19-20.

9.
MEDEIROS, G. A. ; WOLFART JUNIOR, M. ; LIMA, P. D. D. R. S. ; SOUZA, T. F. . Avaliação de dureza e microdureza de liga de alumínio após conformação mecânica e tratamento térmico. In: lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Luzerna SC. Carderno de Programação e Resumos lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Luzerna SC: IFC-Luzerna, 2014. v. 1. p. 27-28.

10.
MEDEIROS, G. A. ; WOLFART JUNIOR, M. ; LIMA, P. D. D. R. S. ; FEDRIGO, G. ; SOUZA, T. F. . Desenvolvimento de um equipamento de solda por deposição superficial por fricção em liga de alumínio Al 7075. In: lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Luzerna SC. Carderno de Programação e Resumos lll Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Luzerna SC: IFC-Luzerna, 2014. v. 1. p. 61-63.

11.
WOLFART JUNIOR, M.; BILIBIO, M. B. . OTIMIZAÇÃO DE PARÂMETROS DE SOLDAGEM PARA REPAROS DE MOLDES DE SOPRO. In: Vll MICTI, 2014, Araquari SC. Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. Araquari SC: IFC - Instituto Federal Catarinense Reitoria, 2014. v. 1.

12.
WOLFART JUNIOR, M.; MEDEIROS, G. A. ; GAIO, A. ; DACAS, F. P. . Solda por Fricção em Aço Carbono. In: lV SECITEC, 2014, Luzerna. lV SECITEC, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
WOLFART JUNIOR, M.; BEPPLER, V. P. ; BENEMANN, T. ; Fidélis, A.J. . Desenvolvimento de um termo-analisador para medir o grau de modificação por estrôncio em ligas de alumínio eutéticas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROCHA, A. S.; WOLFART JUNIOR, M.; MENEZES JUNIOR, R.; CAVALER, L. C. C.. Participação em banca de Guilherme Roberto dos Santos Biasibetti. Integridade Superficial Após o Torneamento de Barras de Aço SAE 1045. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ROCHA, A. S.; WOLFART JUNIOR, M.; MENEZES JUNIOR, R.; MARTINS, V.. Participação em banca de Vanessa Moura de Sousa. Avaliação do Atrito e do Comportamento do Desgaste de um Aço ABNT H13 Revestido com Cr3C2-25NiCr e WC-10Co4Cr Através do Processo de Aspersão Térmica Oxicombustível de Alta Velocidade (HVOF). 2017. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
CERON, S.; ISRAEL, C. L.; GUIMARAES, V. A.; WOLFART JUNIOR, M.; PAREDES, R. S. C.. Participação em banca de Samuel Ceron. Avaliação do desempenho mecânico de juntas soldadas do aço ASTM 743 CA6NM utilizado na fabricação de rotores de turbinas hidraulicas tipo Francis. 2016. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em projetos e processo de fabricação) - Universidade de Passo Fundo.

4.
GUIMARAES, V. A.; RODRIGUES, V. M.; ISRAEL, C. L.; WOLFART, J. M.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Ricardo Tortelli. Análise de Perfis Pultrodados com Ênfase em suas Uniões. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade de Passo Fundo.

5.
ROCHA, A. S.; HECK, N. C.; MENEZES JUNIOR, R.; BRITO, A. M. G.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Rodrigo Afonso Hatwig. Aplicação de Tratamento Térmico Isotérmico para Adequação Microestrutural do Aço Inoxidável Superduplex UNS-532760 Visando Conformação a Frio. 2015. Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, M) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
ROCHA, P. D. A. S.; CLARCKE, P. D. T. G. R.; NUNES, R. M. (Prof. Dr. ); WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Vinicius Waechter Dias. Influência dos Procedimentos de Corte Sobre as Distribuições de Tensões Residuais em Barras Redondas Trefiladas do Aço ABNT 10454. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
ROCHA, P. D. A. S.; CLARKE, P. D. T. G. R.; LIMA, P. D. D. R. S.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Juliana Dagnese. Análise do Comportamento Elasto-Plástico de um Aço AISI 1045. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
SPIM JUNIOR, P. J. A.; BARCELLOS, P. D. V. K.; SANTOS, P. D. C. A.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Sérgio Luiz Telles Bartex. Influência do Superaquecimento na Formção de Fases de uma Liga de Magnésio contendo Elemento Terras Raras. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
WOLFART JUNIOR, M.; SANTOS, C. A.; FRICK, P. D. C. R.; HECK, P. D. N. C.; SPIM JUNIOR, P. D. J. A.. Participação em banca de Ronaldo Cesar Tremarin. Influência da Adição de Aluminato de Cobalto na ama de Zirconita do processo de Fundição de Precisão. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
STROHAECKER, P. D. T. R.; MACEDO, D. M. L. K.; FRAINER, D. V. J.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Gabriel Petry. Comparação do Efeito Retardo de Trinca por Sobrecargas entre Corpos de Prova CT e Trincas em Dutos reais. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
ROCHA, P. D. A. S.; BIELEFELDT, P. D. W. V.; HECK, P. D. N. C.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Eduardo Moller Ferlauto. Heterogeneidades Mecânica e Microestruturais Durante o Processo de Trefilção Combinada do Aço SAE 1045. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
WOLFART JUNIOR, M.; REGULY, A.; FROELICH, A. R.; JAVORSKI, C. S.. Participação em banca de Zimmer, Cinthia Gabriely. Influência da oxidação térmica sobre as propriedades de fadiga da liga Ti-6Al-4V. 2011 - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, UFRGS, Po.

13.
WOLFART JUNIOR, M.; STROHAECKER, P. D. T. R.; CAMINHA, I. M. V.; REGULY, A.. Participação em banca de Mendes, Etiene Benini. Ensaios de avaliação da conformidade de produto com vistas à certificação. 2010.

14.
WOLFART JUNIOR, M.; SPIM JUNIOR, P. D. J. A.; ROCHA, A. S.; MONTELO, O. R. K.. Participação em banca de Tassi, Reginaldo. Revestimentos superficiais via PAPVD e avaliação do desempenho de bicos pulverizadores de suspensões cerâmicas. 2010.

15.
WOLFART JUNIOR, M.; CLARKE, P. D. T. G. R.; RAMOS, F. D.. Participação em banca de López, Facundo Sebastián. Montagem e avaliação de uma máquina de solda por fricção. 2010.

16.
WOLFART JUNIOR, M.; CLARKE, P. D. T. G. R.; REGULY, A.. Participação em banca de Rocha, Cláudia Lisiane Fanezi da. Desempenho em fadiga de arames submetidos ao processo de shot peening. 2010.

17.
WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Ramos, Julio Endress. Caracterização da estabilidade de aços inoxidáveis austeniticos sem adição de níquel. 2009.

18.
WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Souza, Ricson Rocha de. Dimensionamento de defeitos em blocos de aço carbono através da técnica TOFD. 2009.

19.
WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Skonieski, Adão Felipe Oliveira. Influência da mistura gasosa nos processos de nitretação e nitrocarbonetação a plasma do aço AISI 4140. 2008.

Teses de doutorado
1.
ROCHA, A. S.; WOLFART JUNIOR, M.; BRITO, A. M. G.; OLIVEIRA, C. A. S.. Participação em banca de Tomaz Fantin de Souza. Metodologia de Otimização de Fieiras de Trefilação Visando a Redução de Tensões Residuais no Material Trefilado Através de Simulação Numérica e sua Validação Experimental.. 2017. Tese (Doutorado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ROCHA, P. D. A. S.; MALFATTI, P. D. C. F.; HUMBLER, P. D. R.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Adão Felipe Oliveira Skonieski. Desenvolvimento de superfícies com filmes de Diamond ´Like Carbon com adesão melhorada e de baixo coeficiente de atrito aplicáveis em conformação mecânica.. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e) - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, UFRGS, Po.

3.
SCHAEFFER, P. D. L.; BRITO, P. D. A. M. G.; SPIM JUNIOR, P. D. J. A.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Diego Rodolfo Simões de Lima. Desenvolvimento e Controle de Processos de Conformação de Liga de Magnésio. 2012. Tese (Doutorado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ROCHA, P. D. A. S.; CLARCKE, P. D. T. G. R.; OLIVEIRA, P. D. C. A. S.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Rafael Menezes Nunes. Estudo de Distorção de Barras cilíndricas de Aço ABNT 1045 em uma Rota de Fabricação envolvendo Trefilação Combinada e Têmpera por Indução. 2012. Tese (Doutorado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
WOLFART JUNIOR, M.; MASSAFERRO, C.; GONZALES, A. R.. Participação em banca de Márcio Levi Kramer. Caracterização de Depósitos Realizados pelo Processo de Deposição por Fricção em Chapas de Aço de alto Carbono. 2011. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e) - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, UFRGS, Po.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, E. S.; ROCHA, A. S.; NUNES, R. M. (Prof. Dr. ); ROCHA, G. S.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Edison Silva Lima. Nitretação a plasma com tela ativa de aço rápido AISI M2. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ROCHA, A. S.; CAVALER, L. C. C.; SANTOS, L. A.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Fernando Michelon Marques. Influência do Processo de Usinagem na Integridade Superficial e Propriedades de Ligas de Aço Inoxidável Austenítico para Aplicações Biomédicas.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e) - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, UFRGS, Po.

3.
WOLFART JUNIOR, M.; CAVALER, L. C. C.; ROCHA, A. S.. Participação em banca de Rodrigo Cardoso Costa. Desenvolvimento de um Protótipo Cabeçote Arc Spray e Estudo da Influência do Gás de Mistura sobre as Propriedades do Revestimento NiCr. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
NUNES, R. M. (Prof. Dr. ); HIRSCH, T.; WOLFART JUNIOR, M.; ROCHA, A. S.. Participação em banca de Vinícius Waechter Dias. Influência dos Processos de Fabricaçãode Distorção de Eixos em Aços ABNT 1045 Temperados por Indução. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em emgenharia de minas metalúrgica e materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
WOLFART JUNIOR, M.; CAPRARIO, G. N.; RENZ, R. P.. Participação em banca de Michael Fracasso. Estágio Curricular. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnico em Mecânica) - Instituto Fedreal Catarinense - Câmpus Luzerna.

2.
WOLFART JUNIOR, M.; CAPRIO, G.; RENZ, R. P.. Participação em banca de Cleiton Fabrício Fauth. Estágio Curricular. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnico em Mecânica) - Instituto Fedreal Catarinense - Câmpus Luzerna.

3.
CAPRARIO, G. N.; RENZ, R. P.; WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de PAULO ROBERTO ALVES. Estágio Curricular. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em MecÂnica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna.

4.
WOLFART JUNIOR, M.; LIMA, P. D. D. R. S.. Participação em banca de GIULIANO SOUZA DA ROSA. Estágio Curricular- OTIMIZAR A FABRICAÇÃO DA CARENAGEM DO PICADOR FLORESTAL. 2015.

5.
WOLFART JUNIOR, M.; MEDEIROS, G. A.; SOUZA, T. F.. Participação em banca de Luan Henrique Coeli. EStágio Curricular -Desenvolvimento de um equipamento automatizado para coleta de gordura de moela de frango. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em MecÂnica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna.

6.
MEDEIROS, G. A.; WOLFART JUNIOR, M.; CAPRIO, G.. Participação em banca de Fagner Gemelli. Estágio Curricular - Desenvolvimento do programa de análise periódica dos óleos Lubrificantes dos compressores do setor de geração de frio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em MecÂnica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna.

7.
WOLFART JUNIOR, M.. Participação em banca de Nédio Rangel Silveira de Ávila. Estágio Curricular. 2014.

8.
WOLFART JUNIOR, M.; LIMA, P. D. D. R. S.; MEDEIROS, G. A.. Participação em banca de Mateus Bilibio. Estágio Supervisionado do Curso Tecnico em Mecanica. 2014.

9.
WOLFART JUNIOR, M.; MEDEIROS, G. A.; LIMA, P. D. D. R. S.. Participação em banca de Nédio Rangel Silveira de Avila. Estágio curricular - Projeto de Melhoria na Fritadeira para Evitar Paradas por Esteiras. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em MecÂnica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna.

10.
MEDEIROS, G. A.; WOLFART JUNIOR, M.; LIMA, P. D. D. R. S.. Participação em banca de Luan Dá Fré Cervelin. Estágio Curricular- Desenvolvimento de escova limpadora de fresa.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico em MecÂnica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROCHA, A. S.; SANTOS, L. A.; CAVALER, L. C. C.; WOLFART JUNIOR, M.. Influência do Processo de Usinagem na Integridade Superficial e Propriedades de Ligas de Aço Inoxidável Austenítico para Aplicações Biomédicas. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ROCHA, A. S.; CAVALER, L. C. C.; WOLFART JUNIOR, M.. Desenvolvimento de um Protótipo Cabeçote ARC Spray e Estudo da Influência do Gás de Mistura sobre as Propriedades do Revestimento NiCr. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
WOLFART JUNIOR, M.. lll FICE - Feira Científica e Extensão Videira. 2014. Instituto Federal Catarinense.

4.
WOLFART JUNIOR, M.. Vl MICTI. 2014. Instituto Federal Catarinense.

5.
WOLFART JUNIOR, M.. lll SECITEC. 2014. Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna.

6.
WOLFART JUNIOR, M.. ll FICE - Feira Científica e Extensão videira. 2013. Instituto Federal Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SECITEC 2015 IV. Otimização de ParÂmetros de Solda por Deposição Superficial por Fricção em Liga de Alumínio Al7075. 2015. (Feira).

2.
SECITEC IV. Otimização dos Parâmetros de Soldagem de Fricção por Ponto com Pino Consumível em Liga de Alumínio AL7075. 2015. (Feira).

3.
SECITEC IV. Solda por Fricção em Aço Carbono. 2015. (Feira).

4.
SECITEC IV. Determinação da Influência das Velocidades de Vento no Processo de Soldagem Arame Tubular Auto Protegido. 2015. (Feira).

5.
SECITEC IV. Avaliação do alongamento/alargamento em função do recalque no forjamento de eixos. 2015. (Feira).

6.
SECITEC IV. Sistema de Gestão dos Laboratórios. 2015. (Feira).

7.
MICTI Vll.Desenvolvimento de um Termo-analisador para medir o grau de modificação por estrôncio em ligas de alumínio eutéticas.. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WOLFART JUNIOR, M.. lll SECITEC. 2014. (Outro).

2.
WOLFART JUNIOR, M.. ll SECITEC. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Jones Forchesatto. Solda por Fricção em Moldes de Injeção de Plástico na Empresa Moldes Brasil. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. (Orientador).

2.
Anderson Motta. Estágio Supervisionado do Curso Tecnico em Mecanica. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Vinícius Peccin Beppler. A influência das velocidades de vento no cordão de solda nos processo de soldagem arame tubular auto protegido. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

2.
Gabriel Alvisio Wolfart. Solda por fricção por ponto com pino consumível em liga de alumínio Al7075. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado em Automação Industrial) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Mario Wolfart Junior.

3.
Tarcila Benemann. Desenvolvimento de um equipamento de termo análise para medir o grau de modificação de ligas de alumínio eutéticas fundidas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Mecânica) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Mario Wolfart Junior.

4.
Ghisana. Desenvolvimento de um processo de solda por fricção com pino consumível em matrizes e moldes da liga de alumínio Al7075 (com parceria com indústria - MOLDES BRASIL FERRAMENTARIA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA - EPP). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Mecânica) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Mario Wolfart Junior.

5.
Cristiano Turra. Determinação da Influência das Velocidades de Vento no Processo de Soldagem Arame Tubular Auto-protegido. (com parceria com Industria - ESAB INDUSTRIA E COMERCIO LTDA). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

6.
Mateus Bilibio. OTIMIZAÇÃO DE PARÂMETROS DE SOLDAGEM PARA REPARO DE MOLDES DE SOPRO DE ALUMÍNIO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Tecnico em Mecanica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

7.
Anderson Motta. Implantação de um Sistema de Gestão de Laboratório para Laboratório de SoldagemABORATÓRIO DE SOLDAGEM DO ifc CAMPUS LUZERNA.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

8.
Ghisana Fedrigo. Desenvolvimento de um equipamento de solda por deposição superficial por fricção em liga de alumínio Al7075. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mario Wolfart Junior.

9.
Vinícius Peccin Beppler. Otimização do equipamento de Termo-Análise Desenvolvido no IFC Campus Luzerna. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

10.
Cristiano Turra. Comportamento das propriedades mecânicas do cordão de solda em soldagem a campo aberto. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

11.
Gabriel Alvisio Wolfart. Caracterização de solda por deposição superficial por fricção em liga de alumínio Al7075. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Médio Integrado Tecnico em Automação Industrial) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

12.
Caroline Dildey. Reconhecimento da Competência de Laboratórios de Ensaios segundo a NBR ISO-IEC 17025. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna, Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

13.
Tarcila Benemann. Otimização do equipamento de Termo-Análise Desenvolvido no IFC Campus Luzerna. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Mario Wolfart Junior.

14.
Vinicius Peccin Beppler. Desenvolvimento de um equipamento de termoanálise para medir o grau de modificação de ligas de alumínio eutéticas fundidas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

15.
Tarcila Benemann. Desenvolvimento de um equipamento de termoanálise para medir o grau de modificação de ligas de alumínio eutéticas fundidas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

Orientações de outra natureza
1.
CLEITON FABRÍCIO FAUTH. Modificação do sistema de lubrificação da nórea da Emresa BRF Herval dÓeste - Estágio Curricular. 2015. Orientação de outra natureza. (Curso Tecnico em Mecanica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

2.
Michael Fracasso. Estágio Curricular. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Mecânica) - Instituto Fedreal Catarinense - Câmpus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

3.
PAULO ROBERTO ALVES. Estágio Curricular. 2015. Orientação de outra natureza. (Curso Tecnico em Mecanica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

4.
José Francisco Bittencourt. Estágio Supervisionado do Curso Tecnico em Mecanica. 2014. Orientação de outra natureza. (Curso Tecnico em Mecanica) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

5.
Luan Henrique Coeli. Orientação de Estágio Curricular. 2014. Orientação de outra natureza. (Curso Tecnico em Mecanic) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

6.
Mateus Bilibio. Estágio Supervisionado do Curso Tecnico em Mecanica. 2014. Orientação de outra natureza. (Curso Tecnico em Mecanic) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

7.
Paulo Roberto Alves. Técnico em Mecânica. 2014. Orientação de outra natureza. (Curso Tecnico em Mecanic) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

8.
Nédio Rangel Silveira de Ávila. Estágio curricular de final de curso de Técnico em Mecânica. 2013. Orientação de outra natureza. (Curso Tecnico em Mecanic) - Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna. Orientador: Mario Wolfart Junior.

9.
Hugo de Medeiros Zamboni Mendes. Reconhecimento da Competência de laboratórios de ensaios utilizando a NBR ISO/IEC 17025_. 2012. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Mario Wolfart Junior.

10.
Kleber da Silva Vieira. IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM LABORATÓRIOS DE ENSINO TÉCNICO. 2011. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Mario Wolfart Junior.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WOLFART JUNIOR, M.. lll SECITEC. 2014. (Outro).

2.
WOLFART JUNIOR, M.. ll SECITEC. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:26:45