Ricardo Barbosa de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3943209743451118
  • Última atualização do currículo em 15/01/2017


Formação Acadêmica: Possui Bacharelado (1991) e Licenciatura Plena (1993) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Sociologia (1999) e doutorado em "Desenvolvimento Sustentável", ambos pela Universidade de Brasília (2005). Durante o Doutorado realizou estágios e cursos de formação complementares nas seguintes instituições: 1) na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM - México) com tutores nos seguintes centros/faculdades: no Seminario de Ecología Política de la Faculdad de Ciencias Políticas y Sociales (Prof. Dr. Enrique Leff/FCPyC/UNAM) e no Centro de Investigaciones Interdisciplinares en Ciencias e Humanidades (Profa. Dra. Jussara Teixeira/CIICH/UNAM) e 2) no Laboratório de Metodologia Quantitativas em Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (MQ/FAFICH/UFMG - Brasil). Carreira Acadêmica: Universidade Federal de Goiás: 1) Sociólogo do Museu Antropológico (1993-2006); 2) Professor de Teoria Geral do Estado e Técnicas e Métodos de Pesquisa da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário (2006-2009) ; 3) Professor de Sociologia (ênfase em Métodos) na Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2009-Atual); e 4) Professor do Seminário Integrador (Projetos de Pesquisas) do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH/UFG), vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPPI/UFG). E desde 2011 integra o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos/Mestrado (PPGIDH/PRPG) do NDH/UFG do qual é o atual coordenador (2016-2018). Áreas de Interesse: Atua nas seguintes áreas de extensão, estudo e pesquisa: 1) Direitos Humanos e Violência; 2) Interdisciplinaridade; e 3) Técnicas e Métodos de Pesquisa (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Barbosa de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Ricardo Barbosa de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências - FCS.
Campus Samambaia FCS Campus II/ UFG
Universitário
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211128
URL da Homepage: http://www.cienciassociais.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Desenvolvimento Sustentável.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador: Prof. Dr. Enrique Leff).
Título: Da crítica ao modelo de desenvolvimento à gestão dos problemas ambientais: o campo de pesquisa sobre as relações entre ambiente e sociedade no Brasil (1992-2002), Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Profa. Dra. Maria das Graças Rua.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sociologia do Conhecimento; Sociologia Ambiental; Conhecimento Ambiental; Pós-Graduação Brasileira; Pensamento Ambiental Brasileiro; Pesquisa Interdisciplinar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Médotos e Técnicas de Pesquisa.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento / Especialidade: Sociologia Ambiental.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1999
Mestrado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Natureza uma categoria do social. Elementos para se pensar as representações sociais acerca do mundo natural na região dos cerrados.,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Profa Dra. Laura Maria Goulart Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: representações sociais; Bioma Cerrado; Ecoturismo; População Local; Sociologia Ambiental; desenvolvimento sustentável.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Ambiental / Especialidade: Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento / Especialidade: Sociologia Ambiental.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Educação.
1993 - 1993
Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Relatório Final de Estágio (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - Colégio de Aplicação/UFG).
Orientador: Prof Dr. Jordão Horta Nunes (Didática e Prática de Ensino).
1988 - 1991
Graduação em Bacharelado Em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O Movimento Ambientalista no Estado de Goiás 1976-1992.
Orientador: Prof Pedro Wilson Guimaraes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Metodologia Quantitativa em Ciências Humanas. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Curso de Extensão: História Ecológica Global. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em O Paradigma Ecológico e a cultura Planetária Emerg. (Carga horária: 13h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1997 - 1997
Desafios e Perspectivas para a Sociologia Brasilei. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1997 - 1997
Teorias dos Movimentos Sociais. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1996 - 1996
O significado da terra:diversidade e perspectiva. (Carga horária: 5h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1996 - 1996
Programa de Monitoria II - Disciplina Métodos Soci. (Carga horária: 200h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Prática Profissional e Prática Política. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, SEPPIR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisa foi realizada por intermédio de: a) levantamento documental e de dados agregados à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial ? Presidência da República (Seppir-PR); b) preenchimento de questionários com todos/as os/as gestores/as participantes do V Fórum Intergovernantal de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), realizado em Brasília entre os dias 23 e 26 de outubro de 2005, por meio de entrevistas com os participantes do evento; c) estudo de casos nas cinco regiões do país, um município por região, envolvendo gestores de projetos e políticas; militantes de movimentos sociais e beneficiários das políticas de promoção da igualdade racial: professores, agentes comunitários de saúde, empreendedores, populações quilombolas, entre outros grupos. A observação de campo foi realizada com o emprego de instrumentos, entre os quais entrevistas, levantamento documental, observação in loco, realização de grupos focais e entrevistas coletivas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Observatório Pesquisa de Comportamento, (O, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Prestou consultorias na área de pesquisa de mercado e opinião pública, tanto quantitativa (survey -opinião pública) quanto qualitativa (grupo focais, entrevistas em profundidades) para clientes de mercado ou governo.


Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás, APMGO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 10
Outras informações
A Academia de Polícia Militar ? APM-GO, unidade da Polícia Militar do Estado de Goiás, foi idealizada pelo Coronel Langleberto Pinheiro Soares no Governo de Pedro Ludovico Teixeira. Sua criação deu-se com o Decreto Lei nº 3.286, de 11 de junho de 1940, publicado no Correio Oficial (atual Diário Oficial) do dia 15 de junho de 1940, que aprovou o Regulamento Geral da Força Policial do Estado, criando o Departamento de Instrução Militar-DIM. A formação em Direitos Humanos teve início no ano de 1998, quando a Polícia Militar do Estado de Goiás aderiu ao ?Projeto de Integração do Respeito aos Princípios Fundamentais dos Direitos Humanos no Treinamento, Funcionamento e Operações da Polícia Militar do Brasil?, com vistas a capacitar oficiais instrutores para atuar como multiplicadores. Nessa mesma perspectiva de formação e aperfeiçoamento em Direitos Humanos, em 2000 a APM/GO participou com cinco oficiais instrutores do Curso de Extensão ?Direitos Humanos e Cotidiano? promovido pelo Programa de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás-PDH/UFG em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça-SEDH/MJ e a UNESCO. A presente proposta de Curso de Especialização de Direitos Humanos teve como meta deslindar a trama que teceu o complexo novelo de conflitos e disputas em torno da construção e consolidação de uma cidadania plena na recente história da sociedade brasileira, em particular do Estado de Goiás, mas também, envolver diretamente nessas discussões os grupos protagonizadores dessa história e desses conflitos: gestores e agentes do sistema estadual de segurança pública, operadores do direito e de profissionais de organizações não-governamentais que atuam com populações vulnerabilizadas.


Movimento Nacional de Direitos Humanos, MNDH, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Formação
Outras informações
O MNDH é um movimento organizado na Sociedade Civil, sem fins lucrativos, fundado em l982, registrado no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas sob nº 15958, reconhecido de utilidade pública no Distrito Federal em 02.05.96, e devidamente registrado no Conselho Nacional de Assistência Social com personalidade jurídica representativa denominada Sociedade de Apoio aos Direitos Humanos. Sendo uma entidade de caráter civil, democrática, ecumênica, suprapartidária atua em todo o território brasileiro, através de uma rede de mais de duas centenas de entidades filiadas. Fundado em 1982, constituindo-se hoje na principal articulação nacional de luta e promoção dos direitos humanos no Brasil e de todo hemisfério sul. O MNDH tem sua ação programática fundada no eixo: LUTA PELA VIDA, CONTRA A VIOLÊNCIA, expresso através dos seguintes programas de ação: Monitoramento; Estudos e Pesquisas; Seminários Nacionais e Regionais; Comunicação; Formação, Articulação e Infra-estrutura. No segundo semestre de 1998, com o intuito de estabelecer maiores vínculos da série com o meio universitário, iniciou-se vários contados com universidades brasileiras e, em decorrência disso, o segundo volume da série traz os selos das editoras da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás/UFG como parceiras editoriais. E em dezembro de 1999 o MNDH assina um convênio com a UFG com a consolidação dessa parceria institucional com o Movimento A elaboração, produção, publicação e análises sobre a violência no Brasil e, em particular sobre os homicídios, pretendem trazer para a cena política nacional os vários recortes e enfoques interpretativos que este fenômeno tem assumindo no país. As publicações farão uma análise temática da violência/homicídios praticados e noticiados pela imprensa nacional e que são gerenciados pelo Banco de Dados do MNDH.

Atividades

1997 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Série Violência em Manchete, .

Cargo ou função
Coordenador da Série Violência e Manchete.
1997 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial, .

Cargo ou função
Presidente do Conselho Editorial do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Sindicato Nacional dos Agentes da Inspeção do Trabalho, SINAIT, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Pós Revista Brasiliense de Pós Graduação em Ciencias Sociais, PÓS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 5
Outras informações
Pós - é uma revista dirigida pelos pós-graduandos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, cuja intenção é proporcionar mais um canal para veiculação de idéias e debates, estando aberta à produção docente e discente da pós-graduação em Ciências Sociais e em Ciências Humanas afins, bem como de profissionais vinculados a instituições extra-acadêmicas. Instituições envolvidas Nossa publicação apresenta um fio identitário característico das Ciências Sociais da Universidade de Brasília: a produção nas catatumbas, que designam o espaço físico ocupado pelas pós-graduções em antropologia e sociologia e, simbolicamente, do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre a América Latina e o Caribe (CEPPAC), situados no subsolo do Instituto Central de Ciências da UnB. São mais de duas décadas de história; são gerações de antropólogos e sociólogos que naquele espaço investiram anos de suas vidas, percorrendo momentos diversificados da história sócio-política do Brasil.

Atividades

01/1997 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção Colegiada, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Recursos.

Nativa Pesquisas, NATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Campo, Carga horária: 20


University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fild Assistent, Carga horária: 20
Outras informações
Investigação coordenada pelo Professor Emérito Conrad Kottak do Departamento de Antropologia da Universidade Michigan sobre o surgimento da consciência ecológica no Brasil. Realizei a coordenação do trabalho de campo no Estado de Goiás.


Instituto Brasil Central, IBRACE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio
Outras informações
O Instituto Brasil Central (IBRACE), fundado em 1984, é uma entidade civil, sem finalidades lucrativas e reconhecidamente de utilidade pública legal e social. O Instituto surge no cenário nacional, com o desafio de atuar no Centro-Oeste brasileiro na articulação de um espaço de luta da sociedade civil compromissado com a transformação social. A intervenção do IBRACE tem se pautado pela análise e diagnóstico da realidade brasileira, relacionando do ponto de vista estrutural e conjuntural as alterações econômicas, políticas, sociais e ambientais e suas expressões nos direitos humanos, no desenvolvimento, na defesa da preservação ambiental (especialmente do bioma Cerrado) e na educação popular. Atualmente componho sua diretoria exercendo a função de Diretor-Tesoureiro e atua diretamente nas seguinte área de pesquisa: Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambiental (DESCA) com destaque para os temas: violência (homicídios) e desenvolvimento sustentável (representações sociais de naturaza, populações tradicionais).

Atividades

03/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo Programa de Estadual Proteção à Vitimas e testemunhas, .

Cargo ou função
Conselheiro Suplente.
2/2006 - Atual
Direção e administração, Direção, Presidência.

Cargo ou função
Presidência.
2003 - 2005
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Tesoureiro.
1999 - 2004
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Conselheiro Fiscal.
1997 - 1999
Direção e administração, Centro de Ecologia, .

Cargo ou função
Atuou como assessor da área de Meio Ambiente, junto ao Centro de Ecologia. Desenvolvendo as atividades de coordenador de pesquisas, elaboração de projetos, produção de material para debate (vídeos e dossiês) e atividades de participação e representaç.
1991 - 1992
Direção e administração, Centro de Ecologia, .

Cargo ou função
Atuou como Assessor na área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Coordenou trabalhos, estudos e pesquisas e participou de discussões , debates e encontros no qual representou a Instituição..
8/1991 - 12/1991
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ecologia, .

1/1991 - 6/1991
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Direitos Humanos, .


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Concurso para Professor Adjunto III de Sociologia (enfase em Métodos), Direitos Humanos (Licenciatura). Campus II - Faculdade de Ciências Sociais/FCS/UFG

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto I de Ciência Política, Direitos Humanos, Métodos e Técnicas de Pesquisas a e Teoria Geral do Estado. Campus I (Goiânia) e Campus Cidade de Goiás.

Vínculo institucional

1993 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sociólogo, Carga horária: 40
Outras informações
Sociólgo do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás.

Atividades

04/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências - FCS, .

03/2012 - Atual
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Sociologia - Fundamentos dos Direitos Humanos
Métodos e técnicas de pesquisa
Teoria Sociológica 1
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências - FCS, .

03/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual dos Direitos Humanos- GO, .

Cargo ou função
Conselheiro Suplente.
01/2010 - Atual
Direção e administração, Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania/PDH-UFG, .

Cargo ou função
Sub-Coordenador.
07/2009 - Atual
Estágios , Faculdade de Ciências - FCS, .

Estágio realizado
Coordenador de Estágio da Faculdade de Ciências (Licenciatura).
12/2000 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador do Convênio de Cooperação Institucional entre a Universidade Federal de Goiás e o Movimento Nacional de Direitos Humanos.
7/2008 - 5/2011
Ensino, Mestrado em Direito Agrário, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade na Região dos Cerrados - 48 horas-aula
Motodologia do Trabalho Científico - 48 horas-aula
7/2007 - 12/2009
Ensino, Especialização em Direito e Processo do Trabalho, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Ciência do Direito - 30 horas-aula
3/2007 - 12/2009
Ensino, Especialização em Direito Internacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Ciência do Direito - 30 horas-aula
3/2007 - 12/2009
Ensino, Especialização em Direito Constitucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Ciência do Direito - 30 horas-aula
3/2007 - 12/2009
Ensino, Área de Direito Processual Penal, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Ciência do Direito - 30 horas-aula
01/2006 - 06/2009
Direção e administração, Faculdade de Direito, .

Cargo ou função
Sub - coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas - NEP..
10/2008 - 10/2008
Extensão universitária , PROGRAMA DE DIREITOS HUMANOS (PDH/PROEC/UFG), .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do evento de extensão: Trabalho Escravo no Brasil e a lenda da terra Dourada. Realizada pelo Programa de Direitos Humanos/UFG e pelo Pontão de Cultura República do Cerrado. Carga horária: 10 horas..
07/2007 - 07/2007
Extensão universitária , Faculdade de Direito, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso: Teoria Críica e Racionalidade Ambiental. Realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Carga horária: 80 horas..
05/2006 - 09/2006
Extensão universitária , PROGRAMA DE DIREITOS HUMANOS (PDH/PROEC/UFG), .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso de extensão: Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania. Realizado pelo Programa de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás.Carga horária: 160 horas..
11/2001 - 11/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Direitos Humanos Proec Ma Ufg, .

Cargo ou função
Consultoria Acadêmica - Coordenação da Pós-Graduação Latu Sensu em Direitos Humanos para Polícia Militar - GO.
3/2000 - 3/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Antropológico, Divisão de Antropologia.

04/2001 - 12/2001
Extensão universitária , Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Integrante de Grupo de Trabalho: Projeto Região Integrada Desenvolvimento do Distrito Federal - RIDE.
12/1999 - 03/2001
Extensão universitária , Museu Antropológico, Divisão de Antropologia.

Atividade de extensão realizada
Presidência do Grupo de Trabalho para Organização e Implantação do Programa de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás.
5/1999 - 03/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Antropológico, Divisão de Antropologia.

05/2000 - 09/2000
Extensão universitária , PROGRAMA DE DIREITOS HUMANOS (PDH/PROEC/UFG), .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso Direitos Humanos e Cotidiano. Realizado no Museo Antropológico da Universidade Federal de Goiás. Carga horárá: 60 horas.
3/1999 - 1/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Antropológico, Divisão de Antropologia.

11/1999 - 11/1999
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Ciências Sociais e Meio Ambiente. Carga horária : 15 horas..
8/1995 - 12/1996
Direção e administração, Reitoria, Espaço Cultural da Universidade Federal de Goiás.

Cargo ou função
Coordenador do Espaço Cultural/UFG.
8/1995 - 12/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Núcleo de Coordenação e Apoio a Iniciativas Culturais na Ufg.

1/1993 - 6/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Antropológico, Divisão de Ação Educativa.

2/1994 - 3/1994
Direção e administração, Museu Antropológico, Divisão de Ação Educativa.

Cargo ou função
Diretor da Divisão de Intercâmbio Cultural.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado
Outras informações
O NUPESC tem caráter interdisciplinar, relacionando com diferentes áreas do conhecimento. Ocorre tanto no interior da UCG, com o objetivo de desenvolver intercâmbio, parcerias em pesquisas, estudos camparativos, promoção de cursos, publicação de coletâneas e outros eventos. Destaca o papel do Grupo na criação do Mestrado em Serviço Social, com área de concentração em Política Social; Estado, Sociedade e Cidadania; Formação Profissional e Movimentos Sociais. Destaca-se ainda o espaço que o grupo vem ocupando pela produção de números especiais das revistas indexadas da UCG: Estudos Humanidades, Fragmentos de Cultura. Estas publicações tem contado com participação de Pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior a nível nacional e internacional, ainda com a participação de bolsistas da Iniciação Científica, monografias de final de curso e especialização, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Está no prelo o 1º. número da série SERVIÇO SOCIAL, que atenderá aos cursos de Graduação, Especialização e futuro Programa de Mestrado já em fase de apreciação pelos orgãos da UCG. A cada ano vem crescendo a participação do Grupo em eventos nacionais e internacionais arbitrados pela área com apresentação de trabalhos com registro em anais. O grupo no seu processo de consolidação acupa espaços Institucionais de políticas públicas relativas, ao controle social e a avaliação destas. O que tem possibilitado a formulação de novos objetos de pesquisa, como representação junto aos Conselhos da Assistência Social, Saúde, da Criança, do Adolescente, do Idoso, Tutelares e do Meio Ambiente.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 2
Outras informações
Professor Convidado do Departamento de Serviço Social. Leciono as seguintes disciplinas no 1o semestre de 2006: Matrizes Teóricas para o Serviço Social I (68 horas-aula) e Monografia II (68 horas-aula) .

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Atualmente, depois de lecionar no Departamento de Educação e no Ensino a Distância, componho o quadro docente do Dep. de Serviço Social/Núcleo de Pesquisa e Estudo-Estado, Sociedade e Cidadania-NUPESC-(Interdisciplinar). O NUPESC tem caráter interdisciplinar, estabelecendo interfaces com diferentes 'areas do conhecimento. Sua relação ocorre tanto no interior da UCG, como externamente, com o objetivo de desenvolver intercâmbio, parcerias em pesquisas, estudos camparativos, promoção de cursos e outros eventos.Vale ressaltar o papel do Núcleo na criação do Mestrado em Assistência Social ) .

Atividades

8/1999 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Serviço Social, Núcleo de Pesquisa e Estudo-Estado, Sociedade e Cidadania-NUPESC.

2/2006 - 7/2006
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matrizes Teóricas para o Serviço Social I 68 horas-aula
Monografia II 68 horas-aula
6/2001 - 7/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pensamento Científico e Pesquisa Educacional
8/1999 - 6/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Interdisciplinares: Metodologia da Pesquisa Científica
Pensamento Científico e Pesquisa Educacional

Associação Educativa Evangélica, AEE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10
Outras informações
Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais do curso de Ciências Sociais. Disciplinas lecionadas: Teoria Política I, II e III e Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Atividades

8/1993 - 8/1995
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas e Métodos de Pesquisa
Teoria Política II
Teoria Política I
Teoria Política III

Barbosa Pires e Mendonça Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, BPM-PESQUISAS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
Outras informações
Diretoria de Pesquisas. Elaboração e execução de projetos de pesquisa de mercado e opinião pública; coordenação de trabalho de campo e de tabulação de dados.


Secretaria de Comunicação da Presidência da República, SECOM/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Servidor Requisitado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assessor Especial da Assessoria de Pesquisas de Opinião Pública

Atividades

11/2015 - 06/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública, .



Linhas de pesquisa


1.
Processo de Educação em Museus: Memória, identidade e cidadania: o trabalho integrado entre o ensino formal e o não-formal no processo de educação em Museus

Objetivo: A pesquisa mencionado acima foi desenvolvida no interior da Divisão de Ação Educativa do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás e teve os seguintes objetivos: compreender as especificidades dos espaços museológicos, ressaltando a ação educativa desenvolvida pelo Museu e as possibilidades de integração/parceria com a Escola. De forma que, de imediato surge uma pergunta: Como no Brasil de hoje, através de instituições tão maltratadas, quanto as Escolas e os Museus, podemos estabelecer relações e trabalhos conjuntos que se encaminhem no sentido da cidadania? Mas a pergunta se mantém, podendo ser inclusive construida de outras maneiras:Como podemos falar em "Memória" se as bibliotecas e acervos dessas duas casas se encontram da maneira que estão: vazios, pouco renovados ou, quando de valor considerável ou mesmo inestimável, quais são as condições de acesso, uso, pesquisa, trabalho e conservação em que se encontram? Quais são as perspectivas reais de financiamento e fomento à pesquisa, recuperação, conservação e ampliação dos espaços museológicos e escolares, nas suas funções de preservar e transmitir o que se constitui enquanto memória coletiva de nossa história e de nossa cultura? E quanto a memória viva, transmitida culturalmente dia-a-dia, de geração em geração, que têm nessas duas instituições, Museus e Escolas, o lugar de promoção e integração de culturas e comunidades marginalizadas e a aspiração de atingir a todos os níveis sociais e culturais , que condições são dadas para que isso se realize? Foram esses os objetivos e questões que orientaram a pesquisa..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Educação Em Museus.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ação Educativa; museus; Educação Indígena; Educação em Direitos Humanos; planejamento educacional; Pesquisa Interdisciplinar.
2.
Cinema: Enquete entre universitários sobre atitudes e julgamentos sobre cinema (Cem anos de Cinema)

Objetivo: De forma geral a enquete relacionada acima teve como objetivo geral traçar o panorama da memória cinematográfica em nosso âmbito universitário, para tanto buscou-se mapear: 1) a frequência às salas de cinema; 2) os melhores e piores filmes na opinião da comunidade universitária; 3) qual o melhor Diretor, Atriz, Ator, Roteiro e Fotografia; 4) julgamento da programação das salas de exibição de Goiânia; 5) quais os maiores problemas das salas de exibição da cidade. Participaram do trabalho os alunos de Comunicação, Direito e Ciências Sociais, coordenados pelo sociólogo Ricardo Barbosa de Lima. De forma que tem como meta identificar se os impasses e a observação desta linguagem de comunicação visual, evidenciados na memória contida no universo cultural de hoje entre a comunidade universitária ufegeana (professores, funcionário e discentes), delineiam, os contornos de uma visão múltipla sobre o resgate da sétima arte, ou se esta é encarada simplesmente como passatempo e, pouquissímas vezes, como entendimento de uma relação mais intrínseca com a arte do século XX..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: centenário do cinema; Cinema; Estudantes Universitários; formação do professor.
3.
Violência Criminalizada no Brasil (Homicídios): relações de trabalho e violência no Brasil

Objetivo: A pesquisa relaciona acima integrou os esforços que originou a Rede Goiana de Pesquisa em Direitos Humanos e Violência Criminalizada (Homicídios). Esta por sua vez tem o seguintes fundamentos: a questão da segurança pública e em especial da violência criminalizada é um dos fatores que tem demandado grande esforço público (estatal e civil) no enfrentamento de uma situação permanentemente definida como de crise. O tratamento dado pela imprensa ao tema contribui para a construção de uma /opinião pública/ que anseia por políticas públicas recrudescidas, de discutível eficiência (BITENCOURT:1999). Nessa perspectiva, é fundamental que o Poder Público tenha informações confiáveis acerca das ocorrências criminais, notadamente daquelas mais graves - homicídios - a fim de que possa propor medidas de enfrentamento ao problema que alcance os objetivos de efetiva redução da incidência desse crime. As entidades que ora se apresentam consorciadas em Rede, construíram, ao longo de sua história, ações de capacitação, de pesquisa e de enfrentamento a vários tipos de situações de violência que, ainda hoje, permeiam o cotidiano da população brasileira, na cidade e no campo. A integração de A integração das ações, via Rede de Pesquisa e Extensão, inaugura um caminho profícuo para a consolidação de diferentes frentes de pesquisas/extensão que já problematizavam a questão da violência. Ao mesmo tempo em que consolida o trabalho de pesquisa de forma articulada, permite que também se busque a concertação de esforços institucionais com vistas à produção de instrumentos jurídicos legislativos e de políticas públicas. Para tanto, propomos uma rede que atuará nas seguintes áreas: 1) Pesquisa. Estudos quantitativos e qualitativos sobre o perfil da vítima e do acusado de homicídios em Goiás (Banco de Dados sobre Violência Criminalizada ? Homicídios); 2) Extensão. Envolvimento das entidades na divulgação dos resultados e elaboração de políticas públicas (publicação da série Violência e.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direitos Humanos / Especialidade: Formação Em Direitos Humanos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Violência Urbana; violência; violência contra mulher; Criminalidade; Homicídios; Direitos Fundamentais.
4.
História Socioambiental de uma Comunidade Tradicional do Cerrado

Objetivo: O sub-projeto de pesquisa História Socioambiental de uma Comunidade Tradicional do Cerrado se inseri na llina de pesquisa: CONHECIMENTO, MODERNIDADE, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE, do Grupo de PESQUISA MEMÓRIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS do Diretória de Pesquisa do CNPq. Tal linha de pesquisa tem o seguinte objetivo geral: Desenvolver pesquisas e estudos sobre as dimensões macros o que ser convencionou nomear como da crise social e ecológica global. Discutir como se produz e se articula os diferentes tipos de conhecimento (saberes) e os modelos diferentes projetos de desenvolvimento (ou de alternativas a ele) na superação dos problemas ambientais globais, produzidos pela e na expansão econômica, social e cultural do mundo moderno. Entretanto, por sua vez, o sub-projeto de pesquisa História Socioambiental de uma Comunidade Tradicional do Cerrado tem os seguintes objetivos específicos: 1) perceber como são construídos os modelos de relacionamento entre a comunidade e o espaço natural onde vivem; 2) descrever quais os principais elementos e características privilegiados na construção das representações do espaço natural onde se localiza e se relaciona a comunidade; 3) analisar como a comunidade constrói a possibilidade ou necessidade dos outros grupos partilharem suas representações; 4) compreender como a comunidade percebe e enquadra as motivações e interesses dos grupos da sociedade envolvente; 5) buscar entender as disputas em torno da hegemonização do que seja a categoria natureza entre a comunidade local e os diversos da sociedade envolvente que a disputam..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Bioma Cerrado; Cerrado - Chapada dos Veadeiros; Comunidade Tradicional; Sociologia Ambiental; Sociologia do Conhecimento; representações sociais.
5.
Science, Religion and Politics. A Cross - national comparative study among university students.

Objetivo: A pesquisa relacionada acima é um estudo comparado entre estudantes universitários, do qual a UFG participou como campo de pesquisa. Ele nasceu como sub-pesquisa do Projeto Integrado de Pesquisa Sociologia das Adesões: práticas místicas e esotéricas no DF, do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Deis Siqueira (SOL/UnB). Originalmente o objetivo restringia-se a comparar atitudes políticas e práticas religiosas entre estudantes universitários do Brasil (UnB) e da Áustria (Graz), mas a pesquisa, coordenada internacionalmente pelo Prof. Dr. Franz Höllinger da Universidade de Graz, Áustria cresceu e hoje integra esforços de pesquisadores de 12 países, envolvendo 17 universidades e institutos de pesquisas.A Universidade Federal de Goiás, através do Museu Antropológico e do Departamento de Ciências Sociais na pessoas dos pesquisadores Ricardo Barbosa de Lima e Genilda D?arc Bernardes, passaram a integrar esse grupo de instituições a partir do convite feito pela coordenação geral da pesquisa no mês de maio do corrente ano. A participação da UFG se deu buscando a consecução dos seguintes objetivos: 1) Contribuir para a consolidação de um processo continuado de intercâmbio e cooperação entre pesquisadores e instituições nacionais e internacionais;2) Traçar um perfil das práticas religiosas e atitudes políticas entre os estudantes da Universidade Federal de Goiás;3) Subsidiar pesquisas sobre comportamento religioso e político realizadas pela UFG através da disponibilização dos dados de campo; 4) Aproveitar a realização da cooperação internacional como mais um momento de qualificação acadêmica do corpo discente..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ciência, religião e política; representações sociais; Sociologia do Conhecimento; Sociologia; Estudo Comparado Internacional.
6.
POR UMA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR: TEORIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS E AMBIENTE
7.
DESENVOLVIMENTO E CONFLITOS AMBIENTAIS EM GOIÁS
8.
Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais

Objetivo: Desenvolver pesquisas e estudos sobre os processos locais de disputas e de conflitos em torno a construção e afirmação dos direitos econômicos, culturais e ambientais dos diferentes segmentos socioculturais brasileiros, particularmente das minorias e grupos socialmente segregados.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direitos Humanos.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Justiça Ambiental; Direitos Sexuais; Diretios Humanos; Direitos Fundamentais; Declaração Universal dos Direitos Humanos; Grupos Socialmente Segregados.
9.
Política Social, Movimentos Sociais e Cidadania

Objetivo: A linha de pesquisa descrita acima pertence ao Núcleo de Pesquisa e Estudo-Estado, Sociedade e Cidadania - NUPESC da Universidade Católica de Goiás (UCG) que tem caráter interdisciplinar, ao relacionar com diferentes áreas do conhecimento. Ocorre tanto no interior da UCG como fora, com o objetivo de desenvolver intercâmbio, parcerias em pesquisas, estudos, cursos, publicação de coletâneas, revistas, livros e eventos. O Grupo na criação do Programa de Mestrado em Serviço Social, cujas Linhas de Pesquisa: Teoria Social e Serviço Social; Política Social, Movimentos Sociais e Cidadania. A articulação e coordenação do convênio UCG/UFRJ na capacitação de doutoras para o aquele Programa. Parceria com o Programa de Política Social da UnB/SER O espaço que o grupo vem ocupando pela produção de números especiais das revistas indexadas da UCG: Estudos Humanidades, Fragmentos de Cultura. Publicações tem contado com participação de pesquisadores de outras IES em nível nacional e internacional.Vem crescendo a participação do Grupo em eventos nacionais e internacionais arbitrados pelas(os)participantes por trabalhos em anais,revistas e livros. O grupo, hoje, conta com 03 Redes Goianas de Pesquisas, cadastradas e com várias pesquisas junto à FAPEG: 1-Políticas Públicas/ Seguridade Social; 2- Esvaziamento das Regiões de Economia Rural; 3- Estudos em Gênero; 4-Qualidade de Vida:Renda,Trabalho e Proteção Previdenciária do Idoso.No seu processo de consolidação, ocupa espaços institucionais de políticas públicas relativas aos tres eixos:gestão,financiamento e controle social. O que tem possibilitado a formulação de novos objetos de pesquisa, como representação junto aos Conselhos de Direitos e de Políticas. Entretanto, por sua vez, a linha de pesquisa em como objetivao específico: conhecer e aprofundar uma visão crítica sobre as relações do Estado e Sociedade Civil organizada, mediante movimentos sociais, na luta e conquista dos direitos de cidadania.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: movimentos sociais; Politicas Sociais; políticas públicas; avaliação de políticas públicas; Grupos Socialmente Segregados; Direitos Fundamentais.
10.
Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano:Produção do Vídeo: Problemas Ambientais de Goiânia

Objetivo: Este trabalho teve como objetivo identificar os prinpais problemais ambientais da cidade de Goiânia no início dos anos de 1990, destacando os seguintes pontos/temas de observação e registro: Espaços Territoriais Protegidos, Ocupação e Uso do Solo, Recursos Hídricos, Meio Ambiente Urbano. Ao final, foi produzido um vidio intitulado Problemas Ambientais de Goiânia..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; ecodesenvolvimento; Crescimento Urbano.
11.
Violência Policial: Dossiê sobre violência policial em Goiás.

Objetivo: Essa pesquisa faz parte do conjunto de atividades de pesquisa e extensão que deu origem a Rede Goiana de Pesquisa em Direitos Humanos e Violência Criminalizada (Homicídios). Essa Rede tem a seguinte visão geral sobre o tema: a questão da segurança pública e em especial da violência criminalizada é um dos fatores que tem demandado grande esforço público (estatal e civil) no enfrentamento de uma situação permanentemente definida como de crise. O tratamento dado pela imprensa ao tema contribui para a construção de uma /opinião pública/ que anseia por políticas públicas recrudescidas, de discutível eficiência (BITENCOURT:1999). Nessa perspectiva, é fundamental que o Poder Público tenha informações confiáveis acerca das ocorrências criminais, notadamente daquelas mais graves - homicídios - a fim de que possa propor medidas de enfrentamento ao problema que alcance os objetivos de efetiva redução da incidência desse crime. As entidades que ora se apresentam consorciadas em Rede, construíram, ao longo de sua história, ações de capacitação, de pesquisa e de enfrentamento a vários tipos de situações de violência que, ainda hoje, permeiam o cotidiano da população brasileira, na cidade e no campo. A integração de A integração das ações, via Rede de Pesquisa e Extensão, inaugura um caminho profícuo para a consolidação de diferentes frentes de pesquisas/extensão que já problematizavam a questão da violência. Ao mesmo tempo em que consolida o trabalho de pesquisa de forma articulada, permite que também se busque a concertação de esforços institucionais com vistas à produção de instrumentos jurídicos legislativos e de políticas públicas. Para tanto, propomos uma rede que atuará nas seguintes áreas: 1) Pesquisa. Estudos quantitativos e qualitativos sobre o perfil da vítima e do acusado de homicídios em Goiás (Banco de Dados sobre Violência Criminalizada ? Homicídios); 2) Extensão. Envolvimento das entidades na divulgação dos resultados e elaboração de políticas públicas (publ.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direitos Humanos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Violência Urbana; violência; Formação Policial; Homicídios; imprensa; Direitos Fundamentais.
12.
Pesquisa de Opinião Pública


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Levantamento do Sistema Socioeducativa Municipal em Goiânia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Violências, Conflitos e Crimes: subsídios para a formulação da políticas de segurança da UFG
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Desenvolvimento e Conflitos Ambientais em Goiás
Descrição: A pesquisa ?Desenvolvimento e Conflitos Ambientais em Goiás? parte da noção que vem sendo construída desde a década 1980 assentada no conceito de Justiça Ambiental, que envolve uma série princípios e práticas empreendidas nas lutas sociais em torno de questões multissetoriais, pautados na ideia de igualdade, cidadania e direitos humanos. A investigação desta ideia será feita a partir das análises de demandas e questões levantadas em diferentes conflitos ambientais existentes em Goiás. Desta forma, a primeira etapa da pesquisa será mapear estes conflitos ambientais em Goiás buscando identificar os sujeitos envolvidos, o objeto dos conflitos, as demandas dos diferentes agentes-partícipes e suas estratégias de ação e resistência. No processo de análises destes conflitos, um dos aspectos que buscaremos abordar será a relação destes conflitos ambientais com as politicas de desenvolvimento empreendidas pelos Governos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador.
2012 - 2014
Por uma Sociologia do Conhecimento Interdisciplinar: teoria social, direitos humanos e ambiente
Descrição: Projeto de pesquisa aprovado sem financiamento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos - NIE-PDH/UFG
Descrição: Coordenação de Projeto de Pesquisa aprovado sem financiamento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Memória da Luta por Direitos Humanos em Goiás
Descrição: A partir da abertura política, em meados da década de 1980, novos movimentos sociais tornaram-se visíveis no cenário da redemocratização brasileira, procurando representar e garantir a (re) construção da cidadania de grupos específicos. Desde então, grupos organizados sobre diferentes bandeiras, a saber: ambientalista, de mulheres, negro, diversidade sexual ou LGBTT, portadores de necessidades especiais, dentre outros, passaram a cobrar sistematicamente do poder público, uma posição mais coerente em relação às suas demandas. Uma série de estudos acadêmicos vem sendo realizados a partir desses sujeitos coletivos, com o intuito de compreender suas ações e importância para o desenvolvimento da cidadania no Brasil. Considerando o alargamento da noção de Direitos Humanos (DH), bem como, a diversidade de movimentos sociais (MS) que historicamente lutam em defesa desses direitos impõe-se a realização da pesquisa em mais de uma etapa. Assim, a proposta aqui esboçada, refere-se somente a uma primeira etapa, na qual tomaremos como objeto de estudo dois conjuntos de MS: os socioambientalistas e os de LGBTTs. A Seleção desses movimentos para essa etapa ocorreu por demanda e afinidade dos parceiros que compõem atualmente essa rede, bem como do perfil de seus pesquisadores (áreas de interesse e atuação). Entretanto ressaltamos a importância e necessidade de, em uma outra oportunidade, incluir os demais grupos como objeto de estudo da pesquisa. Nossa intenção é: 1) a partir do levantamento bibliográfico, mapear os estudos e pesquisas realizadas sobre as temáticas tratadas pelos especialistas sobre esses movimentos no Estado de Goiás; 2) buscar, por meio do levantamento documental, elementos que contribuam para construção da memória da luta socioambientalista e GLBTT em Goiás; 3) buscar por meio de representantes desses movimentos informações que corroborem para a construção de uma memória sociocultural tanto do próprio movimento quanto das situações de conflitos por eles enfrentad.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Análise Comportamental e Psicológica do Eleitor de Colinas do Tocantins - Cenário Político Municipal
Descrição: Foram realizados 4 grupos de discussão na cidade de Colinas do Tocantins ? TO, utilizando a técnicas de pesquisa Qualitativa Grupo Focal. Toda a pesquisa, bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos grupos e a elaboração do relatório final foram feitas seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): Partido dos Trabalhadores Municipal Colinas do Tocantins - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2008
Análise Comportamental e Psicológica do Eleitor de Araguaína - Cenário Político Municipal
Descrição: Foram realizados 6 grupos de discussão na cidade de Araguaína ? TO, utilizando a técnicas de pesquisa Qualitativa Grupo Focal. Toda a pesquisa, bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos grupos e a elaboração do relatório final foram feitas seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): Partido dos Trabalhadores Araguaina - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2008
Pesquisa de Opinião Pública, Intenção de Voto e Avaliação da Administração Municipal ? Eleitores da Cidade de Goiás
Descrição: Metodologia: Survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários padronizados e estruturados em amostras aleatórias estatisticamente representativas do universo investigado. - Universo de população: população que reside na Cidade de Goiás no mínimo há 3 anos e que vota na cidade. - Intervalo de confiança: 95,5% - Margem de erro: 5% - Amostra: estratificado de acordo com a distribuição da população por Região, sexo e idade. Toda a pesquisa bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos entrevistados, elaboração de questionário, estratificação e elaboração do relatório final do foram feitos seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): Partido Popular de Goiás - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2008
PESQUISA ?MIGRAÇÃO/EMIGRAÇÃO NO MUNICÍPIO DE URUANA?. 1ª ETAPA SURVEY DE OPINIÃO: JULGAMENTO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º DO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Descrição: ESSA PESQUISA ESTÁ FOI REALIZADA POR INICIATIVA DA PASTORAL DO MIGRANTE (PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO-URUANA), EM PARCERIA COM OS COLÉGIOS ESTADUAIS ?ZICO MONTEIRO? E ?JOSÉ ALVES TOLEDO?, COM O APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (CAMPUS CIDADE DE GOIÁS). E TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS OPINIÕES QUE OS ESTUDANTES TÊM SOBRE A MIGRAÇÃO E A EMIGRAÇÃO NO MUNICÍPIO DE URUANA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Análise Comportamental e Psicológica do Cidadão de Rondonópolis Frente a Administração Municipal
Descrição: Foram realizados 4 grupos de discussão na cidade de Rondonópolis - MT, utilizando a técnicas de pesquisa Qualitativa Grupo Focal. Toda a pesquisa, bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos grupos e a elaboração do relatório final foram feitas seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Rondonópolis ? MT - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2010
Da categoria de Análise à variável empírica: o novo lugar do socioambientalista na construção do campo de estudos sobre sociedade e natureza no Brasil.
Descrição: Do ponto de vista macro-sociológico, parto da hipótese apresentada por SANTOS (1999a;1999b;2001), de que o mundo moderno foi construído pelo jogo de tensões entre energias emancipatórias e energias reguladoras, e que, ao mesmo tempo em que vivemos em um período de transição paradigmática, da necessidade de novos horizontes explicativos da realidade, estaríamos diante do ápice da hegemonia das forças reguladoras. Neste projeto, proponho elucidar os mecanismos que possibilitaram, pelo menos no campo da investigação sobre as relações entre sociedade e ambiente, passar da crítica ao modelo de desenvolvimento e da sua racionalidade produtiva insustentável ? da luta pela construção de alternativas e de uma nova racionalidade diante do mundo ?, para a postulação de mecanismos e instrumentos de gestão e controle dos problemas ambientais. Ou seja, passar à regulação e ao enquadramento dessas energias emancipatórias privilegiando a articulação técnica e instrumental das ciências ambientais em detrimento de uma articulação teórica conceitual que permitisse a esse campo científico , não só a construção de um diagnóstico da crise, mas também, ?propor a construção de novos conceitos que fundem uma nova racionalidade social e produtiva? (LEFF, 2001: 18). Verificar as possibilidades de como as questões se articulam ou se excluem é a tarefa que se impõe. Isto é, neste projeto, estou propondo examinar como essa produção científica construiu a relação entre "teoria" e "empiria" e entre ?conhecimento? e ?poder? de forma a nos permitir a compreensão do seu papel nesse campo de disputas. Para tanto, se faz necessário mapear e discutir como esse campo de pesquisa concebe as relações entre ?interpretação do fenômeno? e ?construção de agendas de ação?, entre ?categorias de análises? e ?variáveis empíricas?, entre ?explicação? e ?previsão? dos fenômenos, ou seja, ?como essas investigações têm se posicionado do ponto de vista de suas formulações teórico-metodológicas, na articulação entre aqu.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4
2006 - 2006
Avaliação da Propaganda Eleitoral para Governador de Goiás - 2006
Descrição: Foram realizados 29 grupos de discussão no estado de Goiás, utilizando a técnicas de pesquisa Qualitativa Grupo Focal, sendo 19 grupos de avaliação de programas eleitorais e 10 de conjuntura política. Toda a pesquisa, bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos grupos e a elaboração do relatório final foram feitas seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): PP de Goiás - Remuneração.
2005 - 2006
A Seppir e o Processo de Construção de um Sistema de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial no Brasil
Descrição: Pesquisa foi realizada por intermédio de: a) levantamento documental e de dados agregados à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial ? Presidência da República (Seppir-PR); b) preenchimento de questionários com todos/as os/as gestores/as participantes do V Fórum Intergovernantal de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), realizado em Brasília entre os dias 23 e 26 de outubro de 2005, por meio de entrevistas com os participantes do evento; c) estudo de casos nas cinco regiões do país, um município por região, envolvendo gestores de projetos e políticas; militantes de movimentos sociais e beneficiários das políticas de promoção da igualdade racial: professores, agentes comunitários de saúde, empreendedores, populações quilombolas, entre outros grupos. A observação de campo foi realizada com o emprego de instrumentos, entre os quais entrevistas, levantamento documental, observação in loco, realização de grupos focais e entrevistas coletivas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Integrante / Dijaci David de Oliveira - Integrante / Sales Augusto dos Santos - Integrante / Sadi Dal Rosso - Coordenador / Vilma de Fátima Machado - Integrante / Nelson Fernando Inocêncio da Silva - Integrante.Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2004 - 2004
Avaliação da Propaganda Eleitoral para Prefeito de Palmas - TO - 2004
Descrição: Foram realizados 18 grupos de discussão na cidade de Palmas - TO, utilizando a técnicas de pesquisa Qualitativa Grupo Focal, sendo 12 grupos de avaliação de programas eleitorais e 6 de conjuntura política. Toda a pesquisa, bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos grupos e a elaboração do relatório final foram feitas seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): PT Estadual do Tocantins - Remuneração.
2004 - 2004
Pesquisa de Opinião Pública: intenção de Voto na Cidade de Goiânia ? eleição para prefeito 2004
Descrição: Metodologia: Survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários padronizados e estruturados em amostras aleatórias estatisticamente representativas do universo investigado. - Universo de população: população que reside na cidade de Goiânia no mínimo há 4 anos e que vota na cidade. - Intervalo de confiança: 95,5% - Margem de erro: 3% - Amostra: estratificado de acordo com a distribuição da população por Região, sexo e idade. Toda a pesquisa bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos entrevistados, elaboração de questionário, estratificação e elaboração do relatório final do foram feitos seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Goiânia - Remuneração.
2002 - 2002
Análise Comportamental e Psicológica do Eleitor do Distrito Federal - Cenário Político
Descrição: Foram realizados 10 grupos de discussão no Distrito Federal, utilizando a técnicas de pesquisa Qualitativa Grupo Focal. Toda a pesquisa, bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos grupos e a elaboração do relatório final foram feitas seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): Diretório Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal - Remuneração.
2002 - 2002
Avaliação da Propaganda Eleitoral para Governador de Goiás, Campanha de Reeleição de Marconi Perillo - 2002
Descrição: Foram realizados 29 grupos de discussão no estado de Goiás, utilizando a técnicas de pesquisa Qualitativa Grupo Focal, sendo 19 grupos de avaliação de programas eleitorais e 10 de conjuntura política. Toda a pesquisa, bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos grupos e a elaboração do relatório final foram feitas seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): Partido da Social Democracia Brasileira - Goiás - Remuneração.
2002 - 2002
Pesquisa de Opinião Pública: intenção de Voto Estado do Maranhão
Descrição: Metodologia: Survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários padronizados e estruturados em amostras aleatórias estatisticamente representativas do universo investigado. - Universo de população: população que reside no Estado do Maranhão no mínimo há 3 anos e que vota na cidade. - Intervalo de confiança: 95,5% - Margem de erro: 3,5% - Amostra: estratificado de acordo com a distribuição da população por Região, sexo e idade. Toda a pesquisa bem como o trabalho de campo, a definição do perfil dos entrevistados, elaboração de questionário, estratificação e elaboração do relatório final do foram feitos seguindo rigorosamente os procedimentos teóricos metodológicos e as orientações normativas do código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP). Entre essas exigências está o sigilo dos resultados, de modo que, somente o cliente tem acesso ao Relatório Final da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Rui Carlos Gomes Vieira de Melo - Integrante.Financiador(es): Diretório Estadual do PSDB - Maranhão - Remuneração.
1997 - 1997
A Inspeção do Trabalho no Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Integrante / Sales Augusto dos Santos - Integrante / Lúcia Helena Proença Bueno - Integrante / Sadi Dal Rosso - Coordenador / Adriana Maria Giubertti - Integrante / Inaê Elias Magno da Silva - Integrante / Nildo Viana - Integrante.Financiador(es): Sindicato Nacional dos Agentes da Inspeção do Trabalho - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
1992 - 1992
Atitudes e hábitos eleitorais entre os eleitores da cidade de Goiânia
Descrição: Atividades desenvolvidas: processamento e tabulação dos dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Mauro Oliveira Pires - Integrante.
1992 - 1992
Projeto Multidisciplinar de Estudos do Vale do Araguaia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Integrante / Marcos Martins Borges - Coordenador.
1991 - 1993
História e Condições de Vida dos Modarores da Vila Emílio Póvoa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Integrante / Mauro Oliveira Pires - Integrante / Regina Sueli de Sousa - Coordenador.Financiador(es): Instituto Brasil Central - Cooperação.
1991 - 1992
Goiânia anos 80 - um estudo etnográfico e das relações sociais em bairros periféricos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Integrante / Carmem Maria Delgado Pinto - Integrante / Maria José Teixeira - Integrante / Mauro Oliveira Pires - Integrante / Donizete S da Silva - Integrante / Maria Luiza da Silva - Integrante / João Batista Viana - Integrante / M L Santos - Integrante / Nilva Lopes Mariano - Integrante / Genilda Darc Bernardes - Coordenador / Maria Aparecida Daniel da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
1991 - 1991
Julgamentos e opiniões entre o corpo médico, de funcionários e de pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis
Descrição: Pesquisa de Mercado realizada para a Fundação de Assistência Social de Anápolis (Hospital Santa Casa de Misericórdia de Anápolis). Atividades desenvolvidas: Coordenação Geral da Pesquisa ( elaboração do questionário; treinamento e montagem da equipe de campo; processamento e tabulação dos dados).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Mauro Oliveira Pires - Integrante.Financiador(es): Fundação de Assistência Social de Anápolis - Remuneração.
1991 - 1991
The Emergence of Ecological Awareness in Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo Barbosa de Lima - Integrante / Alberto Coelho Gomes Costa - Integrante / Nilva Lopes Mariano - Integrante / Marta Lúcia Santos - Integrante / Maria Aparecida Daniel da Silva - Integrante / Phillip Kottak - Coordenador.Financiador(es): University of Michigan - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Juventude, Violência e Sistema Socioeducativo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Seminário Integrador - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Ciclo de Estudos e Debates em Direitos Humanos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Seminário de Integração Licenciatura e Pós-Graduação
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Ciclo de Estudos e Debates
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
V COLÓQUIO INTERAMERICANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS e IV PENSAR DIREITOS HUMANOS: América Latina: fronteiras e horizontes comuns em EDH
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Ciclo de estudos e debates
Descrição: Projeto ou Programa de Extensão/Cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Contexto crítico del desarrolllo y alternativas al desarrollo
Descrição: Projeto ou Programa de Extensão/Cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
I Reunião Preparatória para o V Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
II Seminário NIEPDH - Pensar Direitos Humanos; VIII Seminário sobre Problemas do Estado Democrático
Descrição: Participante de Projeto de Extensão/Cultura.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Ciclo de Debates
Descrição: Participante de Projeto de Extensão/Cultura.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Lançamento da Rede Candombah - Rede Goiana de Pesquisa em Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania
Descrição: Participante de projeto de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Haiti: Sociedade, Cultura e Religiosidade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Consolidação e fortalecimento do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos: Educação, Direitos Humanos e Cidadania
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2012
Relatório Periódico de Direitos Humanos no Brasil - Projeto de Apoio aos trabalhadores em prol dos Direitos Humanos no Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH)
2006 - 2007
Periódico: Sociedade e Estado
1997 - 2002
Periódico: Série Violência em Manchete - MNDH


Membro de comitê de assessoramento


2011 - 2011
Agência de fomento: (UFG)Universidade Federal de Goiás
2011 - 2011
Agência de fomento: (UFG)Universidade Federal de Goiás
2011 - 2011
Agência de fomento: (SDH) Secretaria Direitos Humanos da Presidência da República


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Ambiental/Especialidade: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Direitos Humanos/Especialidade: Direitos Econômicos Sociais Culturais e Ambientais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Médotos e Técnicas de Pesquisa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Médotos e Técnicas de Pesquisa/Especialidade: Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
1o. Lugar no Concurso Público Federal para Professor da Universide Federal de Goiás, Universide Federal de Goiás.
2004
Bolsa do Programa Intensivo de Metodologia Quantitativa da UFMG, Ford Foudation - ff.
1996
Bolsa de Progrma de Monitoria II - Disciplina Sociologia Brasileira, Decanato de Ensino da Univesidade Brasilia - UnB.
1996
1o. Lugar Monitoria disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisas Departamento de Sociologia - UnB,, Universidade de Brasília.
1993
1o. Lugar no Concurso Público Federal para o cargo de Sociólogo do Museu Antropológico da Universide Federal de Goiás, Centro de Seleção da Universide Federal de Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Leite, Aline Santos2015Leite, Aline Santos ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Interdisciplinaridade como necessidade de articulação dos conhecimentos no campo dos Direitos Humanos. Aracê - Direitos Humanos em Revista, v. 2, p. 105-126, 2015.

2.
1LIMA, Ricardo Barbosa de2014 LIMA, Ricardo Barbosa de; VIOLA, S. E. A. ; JOO, C. U. S. . Apresentação - América Latina: fronteiras e horizontes comuns da Educação em Direitos Humanos. Sociedade e Cultura (Online), v. 16, p. 249-255, 2014.

3.
4LUSTOSA, R. V.2014LUSTOSA, R. V. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Violência Policial e Tribunal do Júri: contribuições da hermenêutica filosófica. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 2, p. 97-113, 2014.

4.
3Leite, Aline Santos2014Leite, Aline Santos ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Interdisciplinaridade e erro categorial na via da interconexão do campo dos direitos humanos e as ciências. Revista da Faculdade de Direito da UFG, v. 38, p. 269-282, 2014.

5.
2LIMA, Ricardo Barbosa de2003 LIMA, Ricardo Barbosa de; RUA, Maria das Graças . Cotidiano, racionalidade e sereias: o dilema do prisioneiro como metáfora da questão ambiental.. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 18, p. 67-88, 2003.

6.
5LIMA, Ricardo Barbosa de1997LIMA, Ricardo Barbosa de. A constituição do fato moral em Durkheim: coerção, desejo, e racionalidade no ambientalismo. Pós Revista Brasilense de Pós Graduação Unb, Brasília, v. I, p. 75-92, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINHEIRO, D. A. R. (Org.) ; LIMA, Ricardo Barbosa de (Org.) . Educação em Direitos Humanos. 1. ed. Goiânia: FUNAPE UFG, 2014. v. 1.

2.
RECH, D. (Org.) ; CASTRO, J. E. (Org.) ; ROSA, E. (Org.) ; CARBONARI, P. C. (Org.) ; LIMA, Ricardo Barbosa de (Org.) . Direitos Humanos no Brasil 3: Diagnósticos e Perspectivas. 1. ed. Passo Fundo: IFIBE, 2012. v. 500. 464p .

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de; XIMENES, S. (Org.) ; CASTRO, J. E. (Org.) ; RECH, D. (Org.) . Monitoramento da Realização dos Direitos Humanos: Sistematização da Atuação das Organizações da Sociedade Civil Brasileira. 1ª. ed. Paso Fundo: IFIBE, 2011. 50p .

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SIQUEIRA, Deis (Org.) . Sociologia das Adesões. Novas religiosidades e a busca místico-esotérica na capital do Brasil. 1ª. ed. Rio de Janeiro/Goiânia: Garamod/Vieira, 2003. v. 1500. 324p .

5.
LIMA, Ricardo Barbosa de; GOYA, L. (Org.) ; SILVA, M. L. M. (Org.) ; SANTOS, P. S. (Org.) . Direitos Humanos e Cotidiano. 01. ed. Goiânia: Bandeirante, 2001. v. 1000. 328p .

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SILVA, J. F. (Org.) ; ROSSO, S. D. (Org.) . Violência e Trabalho no Brasil. 1ª. ed. Goiânia - Brasília: Editora da UFG - MNDH, 2001. v. 1500. 263p .

7.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, D. D. (Org.) ; SANTOS, S. A. (Org.) ; TOSTA, T. L. D. (Org.) . 50 anos depois. Relações raciais e grupos socialmente segregados. 1. ed. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 1999. v. 1. 241p .

8.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, D. D. (Org.) ; SANTOS, S. A. (Org.) ; GERALDES, E. C. (Org.) . A cor do medo. Relações raciais e homicídios no Brasil. 1. ed. Goiânia - Brasília: Editora da UFG e Editora da UnB, 1998. v. 1. 172p .

9.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, D. D. (Org.) ; GERALDES, E. C. (Org.) . Primavera já partiu. Retratos dos homicídios femininos no Brasil.. 1. ed. Brasília - Petropolis: MNDH - Vozes, 1998. v. 1. 216p .

10.
LIMA, Ricardo Barbosa de. 100 Anos de Cinema. Relatório de trabalho.. 1ª. ed. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 1995. v. 1. 64p .

Capítulos de livros publicados
1.
Martins, T C. ; Santibanez, D. A. de C. de Souza ; LIMA, Ricardo Barbosa de . O pioneirismo brasileiro na positivação da doutrina da proteção integral como instrumento de negação dos direitos humanos dos adolescentes em conflito com a lei. In: Vilma de Fátima Machado. (Org.). Educação para a diversidade e cidadania. 1aed.Goiânia: UFG, 2016, v. 1, p. 103-118.

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, D. D. ; Santibanez, D. A. de C. de Souza ; SILVA, G. B. . Segurança e Violência(s): o que pensa a comunidade da UFG. In: MACHADO, Vilma de Fátima; BORGES, Rosana Maria Ribeiro; SANTOS, Leonilson Rocha dos. (Org.). Direitos humanos: étnico-raciais. 1ed.Goiânia: UFG, 2016, v. 1, p. 35-58.

3.
BORGES, R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Mídia e violência: levando a questão para a escola. In: MACHADO, Vilma de Fátima; BORGES, Rosana Maria Ribeiro; SANTOS, Leonilson Rocha dos. (Org.). Direitos humanos: mídia e violência. 1ed.Goiânia: UFG, 2016, v. 1, p. 83-92.

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de. POR UNA TEORÍA DEL CONOCIMIENTO EN EL ÁMBITO DE LOS DERECHOS HUMANOS: TEORÍA CRÍTICA, INTERDISCIPLINARIEDAD Y CONFORMISMO. In: YANKO MOYANO DÍAZ; SAULO DE OLIVEIRA PINTO COELHO; GONÇAL MAYOS SOLSONA. (Org.). : POSTDISCIPLINARIEDAD, Y DESARROLLO HUMANO. ENTRE PENSAMIENTO Y POLÍTICA. 1ed.Barcelona: Red Ediciones SL, 2014, v. 1, p. 71-84.

5.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SÁ, T. A. de O. . A implantação de um sistema de promoção da igualdade racial no município de São Carlos (SP). In: ROSSO, S. D. (Sadi Dal Rosso). (Org.). Políticas para a promoção da igualdade racial no Brasil: o papel da SEPPIR.. 1ed.Goiânia: Editora UFG/FUNAPE/PDH/UFG, 2009, v. 1, p. 133-162.

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de. A disputa entre o normativo e o analítico no campo de estudos socioambientais no Brasil (1992-2002). In: Leila da Costa Ferreira; Laura Duarte. (Org.). Diálogos em ambiente e sociedade no Brasil II. 1ed.São Paulo: Annablume, 2008, v. 2, p. 221-241.

7.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Nova consciência religiosa e ambientalismo. In: Deis Siqueira; Ricardo Barbosa de Lima. (Org.). Sociologia das Adesões. Novas religiosidades e a busca mística-esotérica na capital do Brasil. 1ªed.Rio de Janeiro/Goiânia: Garamond/Vieira, 2003, v. , p. 197-235.

8.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SIQUEIRA, Deis . Pesquisa integrada e trabalho integrado de pesquisa. In: Ricardo Barbosa de Lima; Deis Siqueira. (Org.). Sociologia das Adesões. Novas religiosidades e a busca místico-esotérica na capital do Brasil.. 1ed.Rio de Janeiro/Goiânia: Garamond/Vieira, 2003, v. , p. 13-21.

9.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Mecanismos eficazes de Implementação dos Direitos: o desafio brasileiro. In: Ricardo Barbosa de Lima; Luiz Goya; Magno L. Medeiros da Silva; Pedro Sérgio dos Santos. (Org.). Direitos Humanos e Cotidiano. 01ed.Goiânia: Bandeirantes, 2001, v. , p. 35-42.

10.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SILVA, J. F. . Homicídios noticiados e o mundo do trabalho no Brasil. In: Ricardo Barbosa de Lima; José Fernando da Silva; Sadi Dal Rosso. (Org.). Violência e Trabalho no Brasil. 1ªed.Goiânia - Brasília: Editora da UFG - MNDH, 2001, v. , p. 49-64.

11.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SANTOS, S. A. . A Inspeção do Trabalho e as lideranças patronais e de trabalhadores. In: Sadi Dal Rosso. (Org.). A Inspeção do Trabalho no Brasil. 1ed.Brasília - Goiânia: SINAIT - Editora Stilus, 1999, v. 1, p. 15-35.

12.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SANTOS, S. A. . A Inspeção do Trabalho e trabalhadores de base.. In: Sadi Dal Rosso. (Org.). A Inspeção do Trabalho no Brasil.. 1ed.Brasília - Goiânia: SINAIT - Editora Stilus, 1999, v. , p. 37-56.

13.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, D. D. . Por trás dos números. In: Ricardo Barbosa de Lima; Dijaci David de Oliveiva; Elen Cristina Geraldes. (Org.). Primavera já partiu. Retratos dos homicídios femininos no Brasil. 1ed.Brasília - Petropolis: MNDH - Editora Vozes, 1998, v. 1, p. 27-38.

14.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Natureza: uma categoria do social. In: Laura Maria Goulart Duarte; Maria Lúcia Santana Braga. (Org.). Tristes Cerrados. Sociedade e Biodiversidade. 1ed.Brasília: Parale 15 Editores, 1998, v. 1, p. 25-64.

15.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, D. D. ; SANTOS, S. A. . A cor do medo e o medo da cor. In: Ricardo Barbosa de Lima; Dijaci David de Oliveira; Sales Augusto dos Santos; Elen Cristina Geraldes. (Org.). A cor do medo. Homicídios e relações raciais no Brasil. 1ed.Goiânia - Brasília: Ed. UFG - Ed. UnB, 1998, v. 1, p. 37-60.

16.
LIMA, Ricardo Barbosa de; BUENO, L. H. P. ; SOUZA, L. A. ; SILVA, A. M. A. C. . A memória cinematográfica da comunidade universitária e os cinemas de Goiânia. In: Ricardo Barbosa de Lima. (Org.). 100 Anos de Cinema. Relatório de Trabalho. Goiânia: Editora da UFG, 1995, v. 1, p. 6-17.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JOO, C. U. S. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Memória e Verdade. Jornal UFG ANO VII ? Nº 62 ? SETEMBRO ? 2013, Goiânia - Goiás, , v. 62, p. 15 - 15, 01 nov. 2013.

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Falta Política de Estado. Jornal Opção, Goiânia, p. 23 - 23, 19 nov. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Edh como fator moral: revisitando velhas ideias para analisar novos problemas . In: VI Coloquio Latinoamericano de Educación en Derechos Humanos, 2015, Lanus. Anais VI Coloquio Latinoamericano de Educación en Derechos Humanos Eje temático N° 5, 2015.

2.
Silva, M. L. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . A retórica da intransigência na Educação Profissional Brasileira: análise de argumentos referentes ao Pronatec. In: IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos. SIMPÓSIO 4: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA AMÉRICA LATINA, 2014, UNILA - Foz do Iguaçu - RS. /CUADERNOS DE RESUMENES - Anais da IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos.. Foz do Iguaçu: Unila, 2014. v. 1. p. 26-27.

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de; LUSTOSA, R. V. . A violência policial no banco dos réus: uma análise dos veredictos dos tribunais do júri da Cidade de Goiânia. In: VIII Encontro da ANDHEP, 2014, São Paulo. Anais do VIII Encontro da ANDHEP. São Paulo: ANDHEP, 2014. v. 1. p. 2061-2076.

4.
Santibanez, D. A. de C. de Souza ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Da situação irregular a proteção integral: a trajetória de modelos discursivos e as políticas de atendimento do sistema socioeducativo. In: VIII Encontro da ANDHEP, 2014, São Paulo. Anais do VIII Encontro da ANDHEP. São Paulo: ANDHEP, 2014. v. 1. p. 3095-3113.

5.
Santibanez, D. A. de C. de Souza ; Martins, T C. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Discutir a proteção integral: modelos jurídicos e representações de agentes do sistema socioeducativo.. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB, 2014, João Pessoa. Anais VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB. João Pessoa: UFPB, 2014. v. 1. p. 1-15.

6.
Leite, Aline Santos ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Interdisciplinaridade como necessidade de articulação dos conhecimentos no campo dos Direitos Humanos. In: V SEMINÁRIO PENSAR DIREIT OS HUMANOS.Direitos Humanos e Democracia em Três Atos: Do golpe militar às diretas já à criminalização dos movimentos sociais, 2014, Goiânia. Anuário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos/UFG. Goiânia: NDH/UFG, 2014. v. 1. p. 11-37.

7.
Leite, Aline Santos ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Interdisciplinaridade e Erro Categorial na Via da Interconexão do Campo de Conhecimento dos Direitos Humanos e as Ciências. In: VIII Encontro da ANDHEP, 2014, São Paulo. Anais do VIII Encontro da ANDHEP. São Paulo: ANDHEP, 2014. v. 1. p. 1480-1492.

8.
Silva, M. L. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . O Percurso de Rebaixamento da Educação Profissional Brasileira. In: Terceiras Jornadas de Ciências Sociais. Cidades em Movimento, 2014, Juiz de Fora. Anais Terceira Jornada. Juiz de Fora: UFJF, 2014. v. 1. p. 1-14.

9.
MEDEIROS, A. V. M. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . O papel do professor diante das manifestações do fenômeno bullying no ambiente escolar. In: VIII Encontro da ANDHEP, 2014, São Paulo. Anais do VIII Encontro da ANDHEP. São Paulo: ANDHEP, 2014. v. 1. p. 1030-1044.

10.
Filho, E dos S. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Processo de educação não formal presente no grupo de autoajuda dos narcóticos anônimos. In: IV Encontro Internacional de Ciências Sociais: espaços públicos, identidades e diferenças, 2014, Pelotas - RS. ANAIS do IV Encontro Internacional de Ciências Sociais: espaços públicos, identidades e diferenças. Pelotas - RS: UFPeL, 2014. v. 1. p. 1-15.

11.
Martins, T C. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . O adolescente em conflito com a lei: dissonância entre as previsões legislativas e a realidade.. In: V Seminário Pensar Direitos Humanos. Direitos Humanos e Democracia em Três Atos: Do golpe militar às diretas já à criminalização dos movimentos sociais., 2014, Goiânia - GO. Anuário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos/UFG. Goiânia - GO: UFG, 2014. v. 1. p. 642-657.

12.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Por uma teoria do conhecimento do campo dos direitos humanos: teoria crítica, interdisciplinaridade e resignação. In: IV SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE DIREITOS HUMANOS, 2013, Fortaleza. Anais do IV SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE DIREITOS HUMANOS. Fortaleza, 2013. p. 1-16.

13.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Aproximação dos Movimentos Indígenas e Ambientalistas: Uma Perspectiva de Direitos Humanos. In: II Econtro Nacional de Antropologia do Direito, 2011, São Paulo. Antropologia, Movimentos Sociais e Violência, 2011. p. 01-16.

14.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . A Relação entre o Movimento Indígena e Ambiental dentro da perspectiva de Direitos Humanos. In: 63° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011, Goiânia - GO. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. Brasília: SPBC Webmaster, 2011. v. 01. p. 00-00.

15.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Movimento Indígena e Ambientalismo em Goiás: articulação e aproximação em um perspectiva de direitos humanos. In: II seminário Pensar Direitos Humanos e VIII Seminário sobe Problemas do Estado Democrático de Direito, 2011, Goiânia - GO. Alteridade e Direitos Humanos, 2011.

16.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . MOVIMENTOS INDÍGENAS E AMBIENTALISMO: DO ?BOM SELVAGEM? AO CIDADÃO. In: II Simpósio de Ciências Sociais: Subalternidades, Trânsitos e Cenários., 2011, Goiânia - GO. Direitos Humanos, Desenvolvimento e Diversidade. Goiania - GO, 2011.

17.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Articulação e Aproximação de Movimentos Sociais: Questões Ambientais e Indígenas. In: ArticulaçãoXI Congreso Nacional y I Latinoamericano de Sociología Jurídica: Multiculturalismo Identidad y Derecho, 2010, Buenos Aires. Ciudadanía movimentos Sociales y protesto social - Construción e Institucionalización de sujetos, 2010.

18.
VENANCIO, W. L. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Direitos Ambientais, Direitos Históricos e Sociais: O MAB em Goiás. In: XI Congreso Nacional y I Latinoamericano de Sociología Jurídica: Multiculturalismo Identidad y Derecho, 2010, Buenos Aires. Ciudadanía movimentos Sociales y protesto social - Construción e Institucionalización de sujetos, 2010.

19.
GASS, M. S. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Movimento Ambientalista e a Histórica dos Direitos Humanos. In: XI Congreso Nacional y I Latinoamericano de Sociología Jurídica: Multiculturalismo Identidad y Derecho, 2010, Buenos Aires. Ciudadanía movimentos Sociales y protesto social - Construción e Institucionalización de sujetos, 2010.

20.
LIMA, Ricardo Barbosa de. La disputa entre lo normativo y analítico en el campo de estudios socioambientales en Brasil. In: III SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE PENSAMIENTO AMBIENTAL, 2007, Manizales. III SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE PENSAMIENTO AMBIENTAL, 2007.

21.
LIMA, Ricardo Barbosa de. La Invención de la Naturaleza: representación social y puertavoces de la naturaleza en lo Brasil Central. In: II Taller de Pensamiento Ambiental, 2007, Bogotá. II Taller de Pensamiento Ambiental, 2007.

22.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . Saberes y prácticas ambientales: transformación del espacio natural y formación de identidades en una comunidad tradicional del cerrado. In: III SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE PENSAMIENTO AMBIENTAL, 2007, Manizales. www.manizales.unal.edu.co/seminario_ambiental. Manizales: UNAL, 2007.

23.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . Saberes e Práticas ambientais: transformação do espaço natural e formação de identidades em uma comunidade tradicional do cerrrado.. In: 25ª Reunião Brasileira de Antropologia: Saberes e práticas antropológicas desafios para o século XXI., 2006, Goiânia. 25ª Reunião Brasileira de Antropologia: Saberes e práticas antropológicas desafios para o século XXI.. Rio de Janeiro: Multimedia Design Studio, 2006. p. 1-19.

24.
LIMA, Ricardo Barbosa de; RUA, Maria das Graças . A Disputa entre Normativo e Analítico no Campo de Estudos Socioambientais no Brasil ( 1992 - 2002). In: III Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade., 2006, Brasília. III Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2006.

25.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Da crítica ao modelo de desenvolvimento à gestão dos problemas ambientais. In: II Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2004, Indaiatuba-São Paulo. II Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Campinas-São Paulo: ANPPAS, 2004.

26.
LIMA, Ricardo Barbosa de. O Princípio da Participação em Gestão Ambiental: A fronteira entre gerir e gestar.. In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, 2001, Belém. VI Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, 2001.

27.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Nova consciência religiosa e ambientalismo: uma leitura em torno das representações da categoria natureza entre grupos místico-esotéricos e ambientalistas em Alto Paraíso de Goiás. In: VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 1998, São Paulo. VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 1998.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Por uma sociologia do conhecimento interdisciplinar. In: Anuário do NDH/UFG, 2013, Goiânia. Anuário do NDH/UFG. Goiânia: NDH/UFG, 2013. p. 1-4.

2.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . A Luta dos Povos Indígenas na construção dos Direitos Humanos: Movimentos Sociais, Indígena e Socioambiental. In: VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão: Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável, 2010, Goiânia - GO. Caderno de Pesquisa, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de; BRARDINELLI, R. ; AZUA, E. . Direitos humanos e crítica social: de categoria de análise a variável empírica. In: SIMPOSIO N°70: DERECHOS HUMANOS, EDUCACIÓN, REDES Y POLÍTICAS del la Internacional del Conocimiento., 2015, Santiago. Anais SIMPOSIO N°70: DERECHOS HUMANOS, EDUCACIÓN, REDES Y POLÍTICAS, 2015.

2.
Filho, E dos S. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Processo de educação não formal presente no grupo de autoajuda dos narcóticos anônimos,. In: IV EICS ? Encontro Internacional de Ciências Sociais. Espaços Públicos, Identidades e Diferenças, 2014, Pelotas. Anais do IV EICS ? Encontro Internacional de Ciências Sociais. Espaços Públicos, Identidades e Diferenças, 2014.

3.
BARROS, D. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Linguagem e métodos da educação não-formal. In: II Seminário Pensar Direitos Humanos, 2011, Goiânia - GO. Educação em Direitos Humanos, 2011.

4.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Povos Indígenas de Goiás: Uma perspectiva de Direitos Humanos Via Movimentos Ambientalista. In: II CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 2010, San Tiago. PUEBLOS ORIGINARIOS-INDÍGENAS: CIENCIAS, CULTURAS, SABIDURÍAS Y POLÍTICAS PÚBLICAS, 2010.

5.
VENANCIO, W. L. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Direitos Humanos, Direitos Ambientais eo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Goiás. In: VI Encontro Anual da ANDHEP: DIreitos Humanos, Cidades e Desenvolvimento, 2010, Brasilia. Experiencias de Luta pela Realização dos Direitos Humanos, 2010.

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, L. C. . O processo de educacao em direitos humanos - O papel da universidade e dos operadores do direito na construcao da cidadania. In: 59a. Reuniao Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém. 59a. Reuniao Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007.

7.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . Saberes e Práticas Ambientais: Transformação do Espaço Natural e Formação de Identidades de uma Comunidade Tradicional do Cerrado. In: 25° Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. 25° Reunião Brasileira de Antropologia, 2006. v. 1.

8.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. ; MACHADO, K. . História Sócio Ambiental de uma Comunidade Tradicional do Cerrado. In: 54ª Reunião Anual da SBPC - Ciência e Universidade Rompendo Fronteiras, 2002, Goiânia. Anais/Resumos da 54ª Reunião SBPC. São Paulo: Sonpress Rimo, 2002.

9.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Os Porta-Vozes da Natureza: Místico-Esotéricos e Ambientalistas em Alto Paraíso. In: II Simpósio Fé, Ciência e Teologia, 2002, Goiânia. II Simpósio Fé, Ciência e Teologia: a gênese do bem-estar. ATeologia em diálogo com as Ciências da Vida. Goiânia: Editora Universidade Católica de Góias, 2002. v. 1. p. 5-5.

10.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . História Sócio Ambiental de uma Comunidade Tradicional do Cerrado. In: I Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), 2002, Indaiatuba. I Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), 2002.

11.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SILVA, J. F. . Violência contemporânea (homicídios) e precarização das relações de trabalho. In: X Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2001, Salvador-BA. X Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste - Programa. Salvador-BA: EDUFBA, 2001.

12.
LIMA, Ricardo Barbosa de. A Natureza Plural. Representações Sociais acerca do Mundo Natural na Região dos Cerrados.. In: II Jornada Internacional sobre representações sociais - JIRS 2001, 2001, Florianópolis. Caderno de Resumos JIRS 2001. Florianópolis: edifurb, 2001. p. 143-144.

13.
LIMA, Ricardo Barbosa de. A invenção da natureza.. In: Colóquios do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, 1999, Goiânia. Boletim do Museu Antropológico, 1999. p. 2-2.

14.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Desnaturalizando a idéia de natureza. In: Encontro Nacional de Pesquisadores do Movimento Nacional de Direitos Humanos, 1998, Brasília. Relatório do Encontro Nacional de Pesquisadores do Movimento Nacional de Direitos Humano. Brasília: MNDH, 1998.

15.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Memória, identidade, cidadania: o trabalho integrado entre o ensino formal e o não-formal no processo de educação em Museus. In: XII Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, 1993, Brasília. XIII Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, 1993.

16.
LIMA, Ricardo Barbosa de; BERNARDES, G. D. ; MARIANO, N. ; PINTO, C. M. D. ; TEIXEIRA, M. J. ; PIRES, Mauro Oliveira ; SILVA, D. S. ; SILVA, M. L. ; VIANA, J. B. ; SANTOS, M. L. ; SILVA, M. A. D. . Goiânia Anos 80. Um estudo etnográfico e das relações sociais em bairros periféricos. In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC, 1991, Rio de Janeiro. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
Silva, M. L. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . A retórica da intransigência na Educação Profissional Brasileira: análise de argumentos referentes ao Pronatec, em co-autoria com Maxmillian Lopes da Silva (primeiro autor). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LUSTOSA, R. V. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . A violência policial no banco dos réus: uma análise dos veredictos dos tribunais do júri da Cidade de Goiânia, em co-autoria com Rodrigo Lustosa Victor (primeiro autor). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Santibanez, D. A. de C. de Souza ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Da situação irregular a proteção integral: a trajetória de modelos discursivos e as políticas de atendimento do sistema socioeducativo, em co-autoria com Dione Antonio de Carvalho de Souza Santibanez (primeiro autor). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Santibanez, D. A. de C. de Souza ; Martins, T C. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Discutir a proteção integral: modelos jurídicos e representações de agentes do sistema socioeducativo. GT 8: Ditadura, Segurança Pública e Modelos Políticos Criminais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MEDRADO, A. L. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Interdisciplinaridade como necessidade de articulação dos conhecimentos no campo dos Direitos Humanos, em co-autoria com Aline Leite Medrado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Leite, Aline Santos ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Interdisciplinaridade e Erro Categorial na Via da Interconexão do Campo de Conhecimento dos Direitos Humanos e as Ciências, em co-autoria com Aline Santos Leite. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MEDEIROS, A. V. M. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . O papel do professor diante das manifestações do fenômeno bullying no ambiente escolar, em co-autoria com Alexandre Vinícius Malmann Medeiros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Filho, E dos S. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Processo de educação não formal presente no grupo de autoajuda dos narcóticos anônimos, em co-autoria com Euripedes dos Santos Filho (primeiro autor). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Por uma sociologia do conhecimento interdisciplinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Meio Ambiente, Direito à Consulta e Cosentimento Prévio, Livre e Informado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Memória da Luta por Direitos Humanos em Goiás: Aproximação dos Movimentos Indígenas e Ambientalistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LIMA, Ricardo Barbosa de. A Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Aproximação dos Movimentos Indígenas e Ambientalistas: Uma Perspectiva de Direitos Humanos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, L. R. ; MACHADO, V. F. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Movimento Indígena e Ambientalismo em Goiás: articulação e aproximação em um perspectiva de direitos humanos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, L. R. ; MACHADO, V. F. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . Movimentos Sociais Indígenas e Ambientalismo: do "bom selvagem" ao Cidadão,. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Projeto Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Projeto Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Proclamação e efetividade dos DDHH: as críticas marxistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação livre, prévia, informada e consentida: o lugar dos conflitos e dos custos da participação na gestão dos projetos de desenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Articulação e Aproximação de Movimentos Sociais: Questões Ambientais e Indígenas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA, Ricardo Barbosa de; GASS, M. S. ; MACHADO, V. F. . Movimento Ambientalista e a Histórica dos Direitos Humanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . A Luta dos Povos Indígenas na construção dos Direitos Humanos: Movimentos Sociais, Indígena e Socioambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTOS, L. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . MEMORIA DA LUTA POR DIREITOS HUMANOS EM GOIAS: MOVIMENTO SOCIOAMBIENTAL E QUESTOES INDIGENAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
VENANCIO, W. L. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Direitos Humanos, Direitos Ambientais eo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Goiás. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
VENANCIO, W. L. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; MACHADO, V. F. . Direitos Ambientais, Direitos Históricos e Sociais: O MAB em Goiás. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
OLIVEIRA, L. C. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . O Processo de Educação em Direitos Humanos - o Papel da Universidade e dos Operadores do Direito na Construção da Cidadania. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
LIMA, Ricardo Barbosa de. O Princípio da Participação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
LIMA, Ricardo Barbosa de. La Disputa ente lo normativo y analítico en el campo de estudios socioambientales en Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
LIMA, Ricardo Barbosa de. La invención de la naturaleza: representación social y voces de la naturaleza en Brasil Central. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . Saberes e Práticas Ambientais: Transformação do Espaço Natural e Formação de Identidades em uma Comunidade Tradicional do Cerrado.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LIMA, Ricardo Barbosa de; RUA, Maria das Graças . A disputa entre o Normativo e o Analítico no Campo dos Estudos Socio- Ambientaisno Brasil.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Da Crítica ao Modelo do Desenvolvimento à Gestão dos Problemas Ambientais.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Desconstruindo a Idéia de Natureza: o mundo natural versus representações de natureza. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Os Porta Vozes da Natureza: Misticos - esotéricos e Ambientalistas em Alto Paraíso-GO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . História Sócio Ambiental de uma Comunidade Tradicional do Cerrado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. ; SILVA, Karinne Machado . História Sócio Ambiental de uma Comunidade Tradicional do Cerrado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Natureza Plural. Representações Sociais acerca do Mundo Natural na Região dos Cerrados. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Violência Comteporanea (homicídios) e precarização das relações de trabalho.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
LIMA, Ricardo Barbosa de. O princípio da Participação em Gestão Ambiental: A fronteira entre Gerir e Gestar.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
LIMA, Ricardo Barbosa de. A invenção da Natureza: representações sociais acerca do Mundo Natural na Região dos Cerrados.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Processo de educação e Museus. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
LIMA, Ricardo Barbosa de; FABER, J. ; PIRES, Mauro Oliveira . Fotografias e Viídeos sobre Cerrado e Cavernas. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Memórias Transcritas Depoimentos. Goiânia, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Introdução. Goiânia, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. TESE DE DOUTORADO: Da crítica ao modelo de desenvolvimento à gestão dos problemas ambientais. Brasília: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB), 2005 (Tese de Doutorado).

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: Natureza uma Categoria do Social: elementos para pensar as respresentações sociais acerca do mundo natural na região dos cerrados. Brasília: PPGS - Sol - UnB, 1999 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Consultor da Comissão de Avaliação de Novos Cursos (APCN, Minter e Dinter) para a Câmara II, Ciências Humanas e Sociais, da Área Interdisciplinar da CAPES. 2016.

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 12201. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11679. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11585. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

5.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11943. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 12149. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

7.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 12146. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

8.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 12015. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014 da PROPE/PUCGO, no período de 18 a 31 de maio de 2016: http://sites.pucgoias.edu.br/pesquisa/servicos/. 2016.

9.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11883. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

10.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 12002. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

11.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 12735. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

12.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11754. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2016.

13.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 10083. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2015.

14.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11171. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2015.

15.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 10021. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2015.

16.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11199. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2015.

17.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11203. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2015.

18.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 10679. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2015.

19.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 10492. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2015.

20.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 10333. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2015.

21.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Árbitro Internacional de la edición Nº 03. REFERATO ACADÉMICO INTERNACIONAL Nº E03A212. Revista Latinoamericana de Investigación en Organizaciones, Ambiente y Sociedad TEUKEN BIDIKAY.. 2015.

22.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan 11167. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq. 2015.

23.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9080(1).Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

24.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9179. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

25.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan _9191. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

26.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_ 9205. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

27.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9349. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

28.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9355(3). Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

29.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9626(1). Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

30.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9655(1). Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

31.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9672(1). Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

32.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9691(1). Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

33.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9782(1). Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

34.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9813(1). Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

35.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9823. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq/2014. 2014.

36.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Plan_9831. Processo de análise e seleção dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI. 2014.

37.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Parecer para ao programa CAPES Pesquisa Pós-Doutoral - Chamada II 2015 BEX 10250-14-0. 2014.

38.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Relatório Periódico de Direitos Humanos Brasil - Projeto de apoio aos trabalhos em prol dos Direitos Humanos no Brasil. 2012.

39.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Aspectos Legais da Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente de Contratação Livre. 2011.

40.
LIMA, Ricardo Barbosa de. A biodiversidade do Brasil frente aos regimes internacionais ambientais e de propriedade intelectual. 2011.

41.
LIMA, Ricardo Barbosa de. A responsabilidade pública na gestão de resíduos sólidos no município de Caldas Novas. 2011.

42.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Cidade, paisagem urbana, centros urbanos, planejamento urbano, arquitetura, arte. 2011.

43.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Contratos bilaterais de comercialização de energia elétrica no ambiente de contratação livre. 2011.

44.
LIMA, Ricardo Barbosa de. De la ley de Justicia y Paz a la ley de Víctimas y Restituición de Tierras. De la Indignación a la Reconciliación.. 2011.

45.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Dicotomias entre a Comunicação Pública e a TV Brasil Central. 2011.

46.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Estudo, pesquisa e análise da produção imobiliária na região metropolitana de Goiânia. 2011.

47.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Mecanismos Legais que viabilizam o aproveitamento energético do lixo: Estudo de caso, Projeto Natureza Limpa, Unaí-MG. 2011.

48.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Questionando a comunicação e as relações sociais no espaço público. 2011.

49.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Desafios para a Cooperação entre Pequenas e Médias Empresas e Instituições de Ensino Superior: um estudo de caso múltiplos em Anápolis/Goiás. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de; TAVARES, F. . Conexões. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . Viver Ciência. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Ei! Se liga na UFG - Direitos Humanos I. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Ei! Se liga na UFG - Direitos Humanos II. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MACHADO, V. F. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; BORGES, R. . Programa de Rádio Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MACHADO, V. F. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; BORGES, R. . Pensar Direitos Humanos - Interprogramas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Conselho Editoral da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. 2015. (Editoração/Periódico).

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Mini-Curso Metodología de la investigación Cuantitativa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Conselho Editoral da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. 2014. (Editoração/Periódico).

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de; JOO, C. U. S. ; FERNANDEZ, Mónica . Anuário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humnanos/UFG. 2013. (Anuário).

5.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VALIN, M. . Conferência de Encerramento do VCIEDH/IVPDH 'A institucionalização da EDH na América Latina: experiências e desafios' Ana Maria Rodino. 2013. (PRODUÇÃO DE CINEMA, VÍDEO, RÁDIO, TV OU MÍDIAS DIGITAIS).

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VALIM, MICHAEL . Conferência de Abertura do VCIEDH/IVPDH: 'América Latina: fronteiras e horizontes comuns em EDH', Luiza Ripa. 2013. (PRODUÇÃO DE CINEMA, VÍDEO, RÁDIO, TV OU MÍDIAS DIGITAIS).

7.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VALIN, M. . Pensar Direitos Humanos (Interprogramas).. 2013. (PRODUÇÃO DE CINEMA, VÍDEO, RÁDIO, TV OU MÍDIAS DIGITAIS).

8.
LIMA, Ricardo Barbosa de; JOO, C. U. S. ; Botelho, J. C. A. ; Lima Filho, M. F. . Anais do III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS. A comparação nas Ciências Sociais. 2013. (Anuário).

9.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Conselho Editoral da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp. 2013. (PARTICIPAÇÃO EM COMITÊ EDITORIAL DE PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS INDEXADOS).

10.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Memória e Verdade. 2013. (ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA VEICULADOS EM JORNAIS E REVISTAS (ELETRÔNI).

11.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Parecer ad hoc Revista Sociedade e Cultura O MOVIMENTO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS E A REORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL. 2013. (Parecer Ad hoc).

12.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Conceituação de Direitos Humanos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Entrevista publicada em CD ROM).

13.
MACHADO, V. F. ; LIMA, Ricardo Barbosa de ; SANTOS, L. R. ; GASS, M. S. ; VENANCIO, W. L. . Movimento Ambientalista e Direitos Humanos: Diálogos em Construção. 2011. (Relatório de pesquisa).

14.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VIANA, S. . Trabalho Escravo no Brasil e a lenda da Terra Dourada. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . Capacitação de Educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . Relatório Periódico de Direitos Humanos Brasil - Projeto de Apoio aos trabalhos em prol dos Direitos Humanos no Brasil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
LIMA, Ricardo Barbosa de; LIMA, di Sandro ; VALIM, MICHAEL ; MACHADO, V. F. . Documentário/Divulgação Científica: ?Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Documentário de Divulgação Científica sobre Curso de Extensão sobre Direitos Humanos).

18.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VALIM, MICHAEL ; SIQUEIRA, J. do C. A. ; ROCHA, R. . Vídeo Didático: ?Introdução aos Direitos Humanos?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Didático).

19.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VALIM, MICHAEL ; MACHADO, V. F. ; HEINEN, M. I. . Vídeo Didático: ?Diversidade Socioambiental e Desigualdades Econômicas?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Didático: ?Diversidade Socioambiental e Desigualdades Econômicas?).

20.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VALIM, MICHAEL ; SOARES, M. S. ; PERILO, M. . Vídeo Didático: ?Diversidade Sexual e o Direito?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Didático: ?Diversidade Sexual e o Direito?).

21.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VALIM, MICHAEL ; LEITÃO, R. . Vídeo Didático: ?Diversidade Cultural e Educação Indígena?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Didático: ?Diversidade Cultural e Educação Indígena?).

22.
LIMA, Ricardo Barbosa de; VALIM, MICHAEL ; TEDESCO, M. do C. ; SOUZA, M. G. de . Vídeo Didático: ?Diversidade Cultural e Ensino de História da África?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Didático: ?Diversidade Cultural e Ensino de História da África?).

23.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Eleitor de Araguaína - Cenário Político Municipal. 2008. (Relatório de pesquisa).

24.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Eleitor de Colinas do Tocantins - Cenário Político Municipal. 2008. (Relatório de pesquisa).

25.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Pesquisa de Opinião Pública Com os Cidadãos de Goianésia Frente a Administração Municipal. 2008. (Relatório de pesquisa).

26.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Cidadão de Goianésia Frente a Administração Municipal. 2008. (Relatório de pesquisa).

27.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Avaliação da Propaganda Eleitoral para Prefeito da Cidade de Goiânia ? 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

28.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Cidadão de Mineiros Frente a Administração Municipal. 2008. (Relatório de pesquisa).

29.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Cidadão Palmense Frente a Administração Municipal. 2008. (Relatório de pesquisa).

30.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Pesquisa de Opinião Pública ? eleitores da Cidade de Goiás. 2008. (Relatório de pesquisa).

31.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Pesquisa de Opinião Pública, Intenção de Voto e Avaliação da Administração Municipal ? Eleitores da Cidade de Goiás. 2008. (Relatório de pesquisa).

32.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Cidadão Rio Verdense. 2008. (Relatório de pesquisa).

33.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Cidadão de Rondonópolis Frente a Administração Municipal. 2008. (Relatório de pesquisa).

34.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Cidadão de Santa Helena. 2008. (Relatório de pesquisa).

35.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELO, R.C.G.V. . Análise Comportamental e Psicológica do Cidadão de Palmeiras de Goiás Frente a Administração Municipal. 2008. (Relatório de pesquisa).

36.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Epistemologia: teoria crítica e racionalidade ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SÁ, T. A. de O. . Aspectos congnitgivos e aplicação da metodologia de survey - perfil sócio-econômico dos frequentadores do III festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. ; SILVA, M. L. M. ; LEITÃO, R. ; DAMAS, M. ; RATTS, A. . Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

39.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F. . Cultura, conhecimento popular e uso das espécies nativas pelos pequenos agricultores do cerrado. Sub Projeto: História Sócio Ambiental de uma Comunidade Tradicional do Cerrado. 2002. (Relatório de pesquisa).

40.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SILVA, M. L. M. ; GOYA, L. ; SANTOS, P. S. . Direitos Humanos e Cotidiano. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

41.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Ciências Sociais e Meio Ambiente. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

42.
LIMA, Ricardo Barbosa de; GUSMÃO FILHO, Miguel Donizete . Ciência, Religião e Política. Estudo comparado Internacional entre Estudantes Universitários. 1999. (Relatório de pesquisa).

43.
LIMA, Ricardo Barbosa de; PIRES, Mauro Oliveira . Atitudes e hábitos eleitorais entre os eleitores da cidade de Anápolis. 1992. (Relatório de pesquisa).

44.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MARIANO, Nilva Lopes ; SANTOS, Marta Lúcia ; SILVA, Maria Aparecida Daniel da . O Processo de Conscientização Ecológica no Brasil. 1991. (Relatório de pesquisa).

45.
LIMA, Ricardo Barbosa de; PIRES, Mauro Oliveira . Julgamentos e opiniões entre o corpo médico, de funcionários e de pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis.. 1991. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de; PINHEIRO, D. A. R. . Bem Educado. 2011. Audiovisual.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de MARIA MARCIÁRIA MARTINS BEZERRA. MEMÓRIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARCOS ANTÔNIO DIAS BATISTA, EM GOIÂNIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Maximillian Lopes da Silva. A expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: estudo de caso do Instituto Federal de de Goiás. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de ALINE SANTOS LEITE MEDRADO. Campo de estudos e pesquisas em direitos humanos no Brasil: possibilidades e limites da abordagem interdisciplinar. 2015. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA, T. M.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Quezia Alcantara Guimarães Leite. A comunicação pública cidadã. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

5.
MACHADO, V. F.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Javahe de Lima Junior. A ?CHUVA? DE AGROTÓXICOS EM RIO VERDE: a vítima como sujeito de direitos. 2015. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

6.
JOO, C. U. S.; AVILA, C. F. D.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Ruth do Prado Cabral. A reintegração Social no contexto da Execução penal: O perfil do apenado e as ações do Patronato no Estado de Goiás. 2014. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

7.
SOUZA, D. M. B. L. D.; NUNES, C. C.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Guilherme Borges da Silva. Sujeitos do 33: um estudo sobre o mercado ilegal das drogas e homicídios na Grande Goiânia. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
LIMA, Ricardo Barbosa de; ALMEIDA NETO, L. M.; TEIXEIRA, F. B.. Participação em banca de NATÁLIA BEATRIZ VIANA TEIXEIRA. Cura Gay é o meu caralho!: a normalização da homossexualidade e a resolução CFP 1/99. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
MEDEIROS, M.; TEMER, A. C. R. P.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Juliana Junqueira. Telejornalismo e violência: o processo de construção e desconstrução da cidadania em notícias sobre a criminalidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

10.
LIMA, Ricardo Barbosa de; BERNARDES, Genilda Darc; NARDINO, M. J.. Participação em banca de Fernanda Maria Jacinto. O Lixo Eletroeletrônico e Risco Ambiental - A AMMA e os Impactos Socioambientais Oriundos de Descartes de Produtos de Informática na Cidade de Goiânia - GO. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente) - Centro Universitário Associação Educativa Evangélica.

11.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MARQUES, B. F.; SILVA, J. A. T. E.. Participação em banca de Francisco Provázio Lara de Almeida. Dimensão Axiológica da posse Agrária em Face do Direito de Propriedade da Terra: a Atuação do Judiciário Frente ao Princípio da Função Social.. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em DIreito) - Universidade Federal de Goiás.

12.
RANINCHESKI, S. M.; PINTO, S. R.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Tathiana Dias Vasconcelos Dal Col. Dinâmicas e Mecanismos de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos no Estado Brasileiro - A CDHM e a SEDH. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

13.
PEREIRA, P. P. G.; SANTOS, J. F. F. Q.; BARROS, N. F.; LIMA, Ricardo Barbosa de; YAMAMURA, Y.. Participação em banca de Maria Elisa Rizzi Cintra. Sentidos do Corpo: A Medicina Tracional Chinesa no Centro de Saúde Escola do Butantã. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

14.
SOUSA, Regina Sueli de; FARIA, S.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Joana dos Santos rosa. A construção da identidade de três Gerações do MST, com base no Assentamento Rancho Grande - Goiás. 2009. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

15.
LIMA, Ricardo Barbosa de; Maria Geralda de Almeida. Participação em banca de Luiza Helena Barreira Machado. Raizeiros de Goiânia: Redes, Usos e Representações de Plantas Medicinais do Cerrado. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

16.
Souza, M. R.; LIMA, Ricardo Barbosa de; SANTOS, P. S.. Participação em banca de Débora de Oliveira Lara Rassi. O abuso, a agressão e a exploração sexual contra a criança e o adolescente à luz da vitimologia. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito Agrário) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
DURAES, T. F. N.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Dione Antônio de Carvalho de Souza Santibanez. Violência, controle e punição da juventude em Goiás.. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de ALEXANDRE VINÍCIUS MALMANN MEDEIROS. O PROFESSOR E SEU PAPEL NAS MANIFESTAÇÕES DE BULLYING. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SOUZA, D. M. B. L. D.; DURAES, T. F. N.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Joice Duarte Batista. Juventude e Violência. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
DURAES, T. F. N.; OLIVEIRA, D. D.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Dione Antônio de Carvalho de Souza Santibanez. Violência, controle e punição da juventude em Goiás. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
DURAES, T. F. N.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Maria Angélica Peixoto. Tráfico Internacional de Mulheres. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
ESSER, H. R.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Daniel Albuquerque de Abreu. A semântica de família no jogo democrático brasileiro:uma análise da concepção de entidade familiar proposto pelo Estatuto da Família à luz dos Direitos Humanos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, D. D.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Hytalo Kanedo de Lima Fernandes. No cruzar das margens: um estudo sobre a população em situação de rua na cidade de Goiânia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de MARIA MARCIÁRIA MARTINS BEZERRA. MEMÓRIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARCOS ANTÔNIO DIAS BATISTA, EM GOIÂNIA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA, D. D.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Géssica Barreto da Silva. 'Diários' de ex-políciais: uma análise sobre a formação da PM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de LIZA FRANCO BUSSE REIS DOS SANTOS. QUAL É A MEDIDA? UM ESTUDO SOBRE PUNIÇÃO E EQUIDADE NO JULGAMENTO DA JUSTIÇA JUVENIL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F.; PINHEIRO, D. A. R.. Participação em banca de ALINE SANTOS LEITE MEDRADO. Campo de estudos e pesquisas em direitos humanos no Brasil: possibilidades e limites da abordagem interdisciplinar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

7.
SILVA, M. L. M.; DIAS, L. O.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Marcus Vinícius Coimbra dos Santos. Indisciplina escolar sob o olhar dos direitos humanos: a busca pela responsabilidade partilhada e pela alegria na escola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

8.
PINHEIRO, D. A. R.; MACHADO, V. F.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Josias Ferreira Alves Neto. A efetividade dos direitos humanos diante das limitações do saber jurídico: uma reflexão sobre o diálogo judicial e interdisciplinar a partir do julgamento do caso das células-tronco embrionárias. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

9.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, D. D.; OLIVEIRA, J. F.. Participação em banca de Maximillian Lopes da Silva. A expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: estudo de caso do Instituto Federal de de Goiás. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
BORGES, P. C. A.; JOO, C. U. S.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Hilvany Araújo Pinheiro. Reconhecer a luta é uma forma de reparação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Política) - Universidade Federal de Goiás.

11.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SILVA, M. L. M.; OLIVEIRA, D. D.. Participação em banca de RODRIGO LUSTOSA VICTOR. A VIOLÊNCIA POLICIAL NO BANCO DOS RÉUS: UMA ANÁLISE DOS VEREDICTOS DOS TRIBUNAIS DO JÚRI DA CIDADE DE GOIÂNIA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

12.
SANTOS, G. F. C.; SILVA, M. L. M.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Leonardo Luis de Souza Rézio. Os direitos humanos na era da Cibercultura: Processos de interação na página da Secretaria de Direitos \humanos no Facebook.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

13.
OLIVEIRA, T. M.; LIMA, Ricardo Barbosa de; DIAS, L. O.. Participação em banca de Quezia Alcantara Guimarães Leite. A comunicação pública cidadã. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

14.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Carolina Lima Miranda. O SANTUÁRIO TAPUYA DOS PAJÉS E SUA PRAXIS (RE)FUNDADA E SACRALIZADA EM ESPAÇO URBANO: uma abordagem a partir do pluralismo jurídico latino-americano. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

15.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MELLO, L.; GONCALVES, E.. Participação em banca de Natália Beatriz Viana Teixeira. Liberdade Não Tem Cura: a patolização da homossexualidade retomada no século XXI. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

16.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SARTORE, M. S.; LUCENA, A. F.. Participação em banca de Marisa Dorive Antônio. "Exame de Qualificação". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Política) - Universidade Federal de Goiás.

17.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MORAES, C. C. P.; JUNQUEIRA, I.; RABELO, D.. Participação em banca de Kalyna Ynanhiá Silva de Faria. As ninhadas dos Preventórios do Basil: Décadas de 1940-50. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

18.
LIMA, Ricardo Barbosa de; DIAS, C. A. G.; DIAS, L. O.. Participação em banca de Pollyana Nascimento de Paula. "Exame de Qualificação". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

19.
LIMA, Ricardo Barbosa de; BORGES, D.. Participação em banca de Marcilaini Martins da Silva Oliveira. "Donas da Boca?: um olhar sobre a presença das mulheres no tráfico de drogas". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

20.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Dione Antonio de Carvalho de Souza Santibanez. Tráfico Internacional de Mulheres: Goiás - pensando a prevenção. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

21.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Roberta Cristina de Morais Siqueira. Instrumentos Jurídicos para a Organização das Atividades Agrárias da Comunidade Kalunga do Engenho II. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito Agrário) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de ELIENE ESPÍNDOLA R. DE SOUZA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Dulcineia Aparecida Silva Borges. INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: um relato das experiências vivenciadas no Colégio São José, no 2º semestre de 2011. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de CLÁUDIO AMORIM DOS SANTOS. A Arte de Brincar: Um Olhar Reflexivo Sobre a Relação de Gênero como Determinante na (re)construção da Cultura e Identidade Infantis.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás.

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Marcos Divino Peixoto. O PAPEL DA ESCOLA NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás.

5.
PULLIG, D.B.M; LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V. F.; SANTOS, P. S.. Participação em banca de Daline Beatriz Meister Pullig. Os Reflexos do Racismo na Teoria de Lombroso na Criminologia Comtemporânea. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Criminologia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de; BARBOSA, L. L.; ANTUNES, L. I.. Participação em banca de GUELBER CAETANO CHAVES. A proibição do comércio legal de arma de fogo e munição no Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Criminologia) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Santibanez, D. A. de C. de Souza; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Selma Maria de Oliveira.Política de Atendimento do Sistema Socioeducativo em Goiás. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

2.
NUNES, J. H.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Camila Mandu da Silva.Trabalho e educação social: do voluntarismo à profissionalização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
TAVARES, F. M. M.; Santibanez, D. A. de C. de Souza; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Ana Paula Brito Vila Nova.UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA: UMA ANÁLISE COM BASE NAS OBRAS DE ALBA ZALUAR E LUIZ EDUARDO SOARE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de; OLIVEIRA, D. D.; SANTOS, R.. Participação em banca de LUCAS DE OLIVEIRA RODRIGUES.EDUCAÇÃO, CIDADANIA E IDENTIDADE: OS DESAFIOS DA CIDADANIA FRENTE AS INCONSTÂNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

5.
LIMA, Ricardo Barbosa de; MACHADO, V.; BELAID, R.. Participação em banca de Leonilson Rocha dos Santos.Do bom selvagem ao Cidadão: a construção da cidadania e direitos indígenas sobre as demarcações de terras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Sergio Dias.PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA UFG. 2011 - Universidade Federal de Goiás.

7.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Liza Mara Maia dos Reis.A Distribuição dos Royalties do Pré-sal: uma abordagem jurídicofinanceira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

8.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SIQUEIRA, J. do C. A.; CARDOSO, F. S.. Participação em banca de Taínna da Costa Lopes.Tutela Jurídica dos Mananciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

9.
SIQUEIRA, J. C. A.; LIMA, Ricardo Barbosa de; ANDERI, F. R.. Participação em banca de William Francisco Pereira Filho.Responsabilidade Penal das Pessoas Jurídicas nos Crimes Ambientais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

10.
LIMA, Ricardo Barbosa de; Onésio Soares Amaral; FREITAS, C. C. R.. Participação em banca de Ludimila Melo Lucas.O controle e a intervenção do Poder Judiciário em tema de implementação de políiticas públicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

11.
ALVES, P. C.; LIMA, Ricardo Barbosa de. Participação em banca de Tathiana V. Dal Col.Movimentos Sociais na América Latina: os movimentos de direitos humanos no Brasil e na Guatemala. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

12.
LIMA, Ricardo Barbosa de; Onésio Soares Amaral; Lucas Bevilacqua Cabianca. Participação em banca de Geraldo Gomes de Lima Neto.A eficiência como princípio autônomo da administração pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

13.
CAMARGOS, W. V. M.; GARCIA, T.A; LIMA, Ricardo Barbosa de; MARIN, E.F.B. Participação em banca de Thaís Aurélia Garcia.Tratamento Constitucional da Tortura e a (in)efetividade do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

14.
HEINEN, M. I.; LIMA, Ricardo Barbosa de; M. FILHO, H. J. R.. Participação em banca de Miriane Rodriguês Pereira.Teletrabalho - Caracterização do Vínculo Empregatício e Peculiaridades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

15.
SANTOMÉ, N.C.; LIMA, Ricardo Barbosa de; LOPES, A.. Participação em banca de Vinícius Geraldo Galvão de Melo Machado.O fornecimento gratuito de medicamentos pelo SUS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO EFETIVO DE VAGAS DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2014. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
VIANA, N; NASCIMENTOS, T. F.; RESES, E. S.; LIMA, Ricardo Barbosa de; WELLER, W. J.. Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de; EVANGELISTA, F. C.; VANNUCHI, M. L.; BERNARDES, Genilda D'arc; VIANA, N. Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Goiás.

4.
SANTOS, P. S.; TÁRREGA, M.C.V.B.; SANTOS, N.; LIMA, Ricardo Barbosa de; NEVES, C.B. das. Seleção da 14ª Turma do Programa de Mestrado em Direito Agrário. 2008. Universidade Federal de Goiás.

5.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SILVA, J.E.; MACHADO, V. F.; SANTOS, P. S.; SANTOS, L.F. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2008. Universidade Federal de Goiás.

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de; SANTOS, N.; PIETROBOM, S.A.C; SANTOS NETO, A. B.; ALCÂNTARA, H.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2007. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Concurso Nacional (Seleção de Mestrado) Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos/NDH/UFG. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Comissão de avaliação dos trabalhos inscritos no GTs do V Seminário Pensar Direitos Humanos. 2014. Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Seleção de assessor técnico Território da Cidadania e Identidade "Chapada dos Veadeiros", MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). 2011. Ministério do Desenvolvimento Agrário.

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de; Onésio Soares Amaral. Processo Seletivo para Monitoria de Graduação. 2008. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Magna do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH/NDH/UFG). "Direitos Humanos e o Pensamento Complexo",. 2015. (Outra).

2.
IV Jornada Jurídica do Curso de Direito.Direitos Humanos - contrapontos atuais. 2015. (Outra).

3.
Seminário "Pós-Graduação e Pesquisa em Direitos Humanos",. 2015. (Seminário).

4.
Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa em Direitos Humanos.Mesa Redonda. 2015. (Seminário).

5.
VI Coloquio Latinoamericano de Educación en Derechos Humanos. 2015. (Outra).

6.
VI Coloquio Latinoamericano de Educación en Derechos Humanos (EDH) en América Latina.Construyendo perspectivas y trayectorias . 2015. (Outra).

7.
XVIII Semana de Mobilização Científica.MESA-REDONDA CARTOGRAFIA DOS DIREITOS HUMANOS HOJE. 2015. (Outra).

8.
"Direitos Humanos como direitos do outro". 2014. (Outra).

9.
Aula Inaugural intitulada Os Limites da Redemocratização: dos direitos humanos em tempos de manifestações sociais. 2014. (Outra).

10.
Ciclo de Estudos e Debates em Direitos Humanos "50 anos do Golpe de Estado no Brasil". 2014. (Outra).

11.
Grupo de Estudos em Direitos Humanos vinculado ao grupo de pesquisa Mémória, Cidadania e Direitos Humanos.Marxismo e Direitos Humanos. 2014. (Outra).

12.
III Seminário da Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Diferença e Violência/PPGS/FCS/UFG.GT1 "Educação em Direitos Humanos". 2014. (Seminário).

13.
Mesa-Redonda "Sociedad del riesgo: desarrollo sostenible; derechos humanos y gobernanza internacional".. 2014. (Outra).

14.
Mini-Curso Metodología de la investigación Cuantitativa. 2014. (Outra).

15.
Seminário de Integração Licenciatura e Pós-Graduação (PPGS/FCS).Seminário de Integração Licenciatura e Pós-Graduação. 2014. (Seminário).

16.
VIII Encontro Nacional da ANDHEP. 2014. (Encontro).

17.
VIII Encontro Nacional da ANDHEP.Trabalho Justiça Criminal, Segurança Pública e Direitos Humanos. 2014. (Encontro).

18.
V Seminário Pensar Direitos Humanos.Direitos Humanos e Democracia em Três Atos: Do golpe militar às diretas já à criminalização dos movimentos sociais. 2014. (Seminário).

19.
XXIII Congresso Nacional do CONPEDI. 2014. (Congresso).

20.
1º Seminário Direitos Humanos, Justiça e Federalização das Investigações Criminais. 2013. (Seminário).

21.
2º Seminário Direitos Humanos, Justiça e Federalização das Investigações Criminais. 2013. (Seminário).

22.
Ciclo de Estudos e Debates do NDH/UFG Tema: "Juventude, manifestações e criminalização dos movimentos sociais",. 2013. (Outra).

23.
II Fórum Estadual de Direitos Humanos e Segurança Pública.Direitos Humanos e Segurança Pública. 2013. (Outra).

24.
III Seminário da Linha de Pesquisa Direitos Humanos,Diferença e Violência.GT 01. 2013. (Seminário).

25.
III Simpósio Internacional de Ciências Sociais. 2013. (Simpósio).

26.
II Seminário da linha de Pesquisa Direitos Humanos, Diferença e Violência..Sobre violência, prisões e manicômios. 2013. (Seminário).

27.
II Seminário Estadual sobre Direitos Humanos - Semira/OAB.O Tráfico de Pessoas - uma violação de direitos. 2013. (Seminário).

28.
IV Seminário de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais: "Sociedade, Política e Cultura: pesquisar e compreender".GT6: Políticas Públicas, Mídia e Corporalidades. 2013. (Seminário).

29.
Redução da Maioridade Penal e seus reflexos sobre a criminalidade.Redução da Maioridade Penal e seus reflexos sobre a criminalidade. 2013. (Outra).

30.
Seminário Interdisciplinaridade: Desafios institucionais. CAPES, CNPq, UFG, UFMT, UFMS. 2013. (Seminário).

31.
V Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos e IV Pensar Direitos Humanos. 2013. (Outra).

32.
63° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso das Ciências.O CAMINHO DA CIDADANIA NO CERRADO BRASILEIRO. 2011. (Encontro).

33.
63° Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.O Caminho da Cidadania no Cerrado Brasileiro. 2011. (Encontro).

34.
63° Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso das Ciências.Memória da Luta por Direitos Humanos em Goiás: Aproximação dos Movimentos Indígenas e Ambientalistas. 2011. (Encontro).

35.
Diretrizes Curriculares Naiconais de Educação em Direitos Humanos (DCNEDH) na Educação Básica e Superior.Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos para análise e reflexão teórica de pesquisadores. 2011. (Seminário).

36.
III Reunião de Trabalho do Consórcio Latino-Americano de Pós Graduação em Direitos Humanos.Meio Ambiente, Direito à Consulta e Cosentimento Prévio, Livre e Informado. 2011. (Encontro).

37.
II Seminário de pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais/UFG: Diálogos entre a Graduação e as pós graduações.Direitos Humanos, políticas e Diversidade Cultural. 2011. (Seminário).

38.
II Simpósio de Ciências Sociais: Subalternidades, Trânsitos e Cenários..Direitos humanos, Desenvolvimento e Diversidade. 2011. (Simpósio).

39.
Seminário de Pesquisa.A Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior no Brasil. 2011. (Seminário).

40.
VIII Seminário de Sociologia do Ensino Médio.Mesa de Abertura. 2011. (Seminário).

41.
Encontro de Educação em Direitos Humanos e I Colóquio de Educação em Direitos Humanos no Efrentamento das Violências. 2010. (Encontro).

42.
Encontro De Educação em Direitos Humanos e I Colóquio de Educação em Direitos Humanos no Enfretamento das Violências.Direitos Humanos. 2010. (Encontro).

43.
Espaço das Profissões.Sala Interativa do Curso de Museologia. 2010. (Outra).

44.
II Seminário Subsídios para a Elbaroração de Diretrizes para Educação em Direitos Humanos nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais.. 2010. (Seminário).

45.
I Seminário de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.Direitos Humanos, Políticas e Diversidade. 2010. (Seminário).

46.
Perspectivas Para a Licenciatura em Ciências Sociais.Proposta de Pesquisa: Inserção das Ciências Sociais na Educação Básica. 2010. (Seminário).

47.
Perspectivas Para a Licenciatura em Ciências Sociais.Mesa de Abertura. 2010. (Seminário).

48.
Seminário Nacional de Educação Integral e III Encontro Nacional do Coordenadores do Programa Mais Educação. 2010. (Seminário).

49.
VII Problemas do Estado Democrático Contemporâneo - Pensar os Direitos Humanos: Desafios à educação nas sociedade democráticas..Universidade e pesquisa em Direitos Humanos. 2010. (Seminário).

50.
VII Problemas do Estado Democrático Contemporâneo - Pensar os Direitos Humanos: Desafios à educação nas sociedade democráticas..Educação em Direitos Humanos: Discurso emancipatório X Prática Normativa.. 2010. (Seminário).

51.
VII Seminário Sociologia no Ensino Médio: Diversidade e (in) Tolerância.Trabalho Mediação Politica e educação em Meszários.. 2010. (Seminário).

52.
I Colóquio: Direitos Humanos em Foco.Direitos Humanos e o seu Lugar na Construção de uma Sociedade Justa. 2009. (Outra).

53.
IV Congresso Brasileiro de Extensão universitária. 2009. (Congresso).

54.
Semana do Calouro do CAXIM.Programa de Direitos Humanos. 2009. (Encontro).

55.
Seminário sobre Exploração Sexual e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e adolescentes. 2009. (Seminário).

56.
1º Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da Cidade de Goiás. Grupo de Trabalho : Criminalização dos Movimentos Sociais e Direitos Humanos.Cidade de Goiás - 22 a 26 de Outubro 2008.. 2008. (Congresso).

57.
Colóquio Direito Humanos: trocar experiências e V Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo.Direitos Humanos e Sistema Prisional.. 2008. (Outra).

58.
Colóquios Vilaboenses.Trabalho: Desenvolvimento sustentável e Justiça Ambiental - Cidade de Goiás - 23 de Outubro de 2008 - 3 horas.. 2008. (Outra).

59.
Gênero, Sexualidade e combate a Homofobia.Ser-tão: Núcleo de Pesquisas em Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Goiás - mesa redonda: Pra começo de conversa: direitos humanos - Cidade de Goiás - 22 a 26 de Outubro de 2008. 2008. (Oficina).

60.
Seminário Educação e Cidadania: Construindo a igualdade de Gênero e a diversidade sexual - Goiânia - 5 de Abril de 2008 - 8 horas - www.sertao.ufg.br. 2008. (Seminário).

61.
XV Encontro Nacional do MNDH Vitória-ES - Movimento Nacional de Direitos Humanos. 18 a 21 de Abril. 2008. (Encontro).

62.
1ª Primavera dos Museus.Trabalho: Uma Verdade Inconveniente (direição de Davis Guggenheim. EUA, 2006) - Museu Antropológico - UniversidadeFederal de Goiás - 22 e 23 de Setembro de 2007.. 2007. (Seminário).

63.
59a. Reuniao Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Trabalho: O processo de educacao em direitos humanos - O papel da universidade e dos operadores do direito na construcao da cidadania. - Belém - Universidade Federal do Pará - 8 a 13 de Julho de 2007.. 2007. (Outra).

64.
Colóquio Direitos Humanos e Democracia.Trabalho: Seção de Comunicação: Filosofia do Direito - Goiânia - Faculdade de Direito - Universidade Federal de Goiás - 3 a 6 de Setembro de 2007.. 2007. (Seminário).

65.
III Seminário Internacional sobre Pensamiento Ambiental.Trabalho: La Disputa ente lo normativo y analítico en el campo de eestudios socioambientales en Brasil - Colombia - La Universidad Nacional de Colombia - 2007 - 24 horas.. 2007. (Seminário).

66.
Seminário Expansão das IFES: propostas em discussão - Fórum Permanente de Graduação - 11 e 12 de Abril - 12 horas. 2007. (Seminário).

67.
25ª Reunião Brasileira de Antropologia.Trabalho: Saberes e Práticas Ambientai: Transformação do Espaço Natural e Formação de Identidades em uma comunidade Tradicional do Cerrado - Goiânia - 11 a 14 de Junho de 2006.. 2006. (Outra).

68.
III Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade..Trabalho: A disputa entre o Normativo e o Analítico no Campo dos Estudos Socio- Ambientaisno Brasil - Brasília - UnB - 23 a 26 de Maio. 2006. (Encontro).

69.
Mostra de Vídeo da Midiateca do Parque da crianca.Trabalho: Violência e Juventude. Goiania - Parque da Criança - Casa da Cultura Digital - 01 de Dezembro de 2006.. 2006. (Oficina).

70.
II Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).Trabalho: Da Crítica ao Modelo do Desenvolvimento à gestão dos Problemas Ambientais - São Paulo - 26 a 29 de Maio de 2004.. 2004. (Encontro).

71.
Seminário Multiculturalismo e Ações Afirmativas: Raça - Gênero - Homossexualidade - Brasília - Auditório da Reitoria da UnB - 13 e 14 de Dezembro - 16 horas. 2004. (Seminário).

72.
X Semana de Ciências Sociais.Trabalho: Teoria Social e Ambiente - Goiânia - 10 de Novembro de 2004.. 2004. (Simpósio).

73.
Proyecto de Investigación Psicoanálisis e Interdisciplina.Trabalho: Reflexiones sobre violencia y derechos humanos en Brasil - Cidade do México - El Centro de Investigaciones Interdiciplinarias en Ciencias y Humanidades - 22 de Setembro de 2003.. 2003. (Outra).

74.
54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Trabalho: História Sócio Ambiental de uma comunidade Tradicional do Cerrado - Goiânia - Campus Samambaia - Universidade Federal de Goiás - 7 a 12 de Julho de 2002.. 2002. (Congresso).

75.
Conferencia :Derechos Humanos y Minorías en un Mundo Globalizado.Trabalho: Derechos Humanos y Minorías en un Mundo Globalizado - Barcelona - 31 de Maio de 2002.. 2002. (Outra).

76.
I Encontro da Asociação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).Trabalho: História Sócio Ambiental de uma comunidade Tradicional do Cerrado - Indaiatuba - http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro1/index.html. 2002. (Encontro).

77.
II Simpósio Fé, Ciência e Teologia.Trabalho: Os Porta Vozes da Natureza: Misticos-esotéricos e ambientalistas em Alto Paraíso-GO - Goiânia. Universidade Católica de Goiás, realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2002.. 2002. (Simpósio).

78.
II Jornada Internacional sobre representações sociais - JIRS.Trabalho: Natureza Plural. Representações Sociais acerda do Mundo Natural na Região dos Cerrados - Florianópolis - 19 a 22 de Setembro.. 2001. (Outra).

79.
IV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.Trabalho: O princípio da Participação em Gestão Ambiental: A fronteira entre Gerir e Gestar - Belém - Centro de Convenções do Hotel Regente - 21 a 24 de Novembro de 2001.. 2001. (Encontro).

80.
Reunião Técnica - Direitos Humanos na Universidade Brasileira - Brasília - Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, UNESCO e Fórum Nacional dos pró Reitores de Extensão das Universidades - 19 e 20 de Abril. 2001. (Outra).

81.
X Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste.Trabalho: Violência Comteporanea (homicídios) e precarização das relações de trabalho - Salvador - 14 a 17 de Agosto de 2001.. 2001. (Encontro).

82.
Seminário - Direitos Humanos no Contexto dos Direitos Sociais.Trabalho: Direitos Humanos no Contexto dos Direitos Sociais - Goiânia - Auditório da Reitoria - Universidade Católica de Goiás - 19 a 21 de Outubro de 2000.. 2000. (Seminário).

83.
Colóquios do Museu Antropológico.Trabalho: A invenção da Natureza: representações sociais acerca do Mundo Natural na Região dos Cerrados - Goiânia - Universidade Federal de Goiás - 08 de Outubro.. 1999. (Outra).

84.
Seminário Nacional: Direitos Humanos e Modelos de Desenvolvimento - Goiânia - Garden Hotel - 13 e 14 de Junho. 1999. (Seminário).

85.
Audiência Pública - A violência contra a mulher e o papel da imprensa escrita na divulgação e formação da consciência da população.Trabalho: Combate à Violência contra a Mulher - Brasília - Câmara dos Deputados - Comissão de Direitos Humanos - 30 de Junho de 1998.. 1998. (Outra).

86.
VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina.Trabalho: Nova Consciência Religiosa e Ambientalismo: Uma leitura em torno das representações da categoria natureza entre grupos místico-esotéricos e ambientalistas em Alto Paraíso - GO - São Paulo - USP - 22 a 25 de Setembro. 1998. (Outra).

87.
Seminário Internacional Max Weber - Brasília - Universidade de Brasília - 22 a 27 de Setembro. 1997. (Seminário).

88.
VIII Congresso de Sociedade Brasileira de Sociologia - Brasília - Universidade de Brasília - 7 a 9 de Agosto. 1997. (Congresso).

89.
18º Encontro ANPOCS - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - Caxambú, MG - 23 a 27 de Novembro de 1994.. 1994. (Encontro).

90.
Seminario Latinoamericano y del Caribe Museos y Educación - Rio de Janeiro - 25 al 30 de Abril de 1993.. 1993. (Seminário).

91.
XII EREPe - Encontro Regional de Estudantes de Pedagogia: Currículo, tecnologia e conhecimentos: caminhos e possibilidades..Trabalho: Educação e Museus - Goiânia. Faculdade de Educação (FE/UFG). Entre os dias 07 a 09 de Maio de 1993.. 1993. (Oficina).

92.
XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - Brasília, DF- 18 a 24 de Julho. 1993. (Encontro).

93.
The 92 Global Forum - Rio de Janeiro - 01 a 14 de Junho.. 1992. (Outra).

94.
VII Encontro Nacional do Fórum brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais preparatório para a ECO 92 - Recife - 06 a 08 de Dezembro. 1992. (Encontro).

95.
XI EREPe - Encontro Regional dos Estudantes de Pedagogia de Goiás, Tocantins e Brasília..Trabalho: Educação em Museus - Goiânia - 01 a 03 de Maio - 30 horas.. 1992. (Encontro).

96.
43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Rio de Janeiro - Universidade - 14 a 19 de Julho. 1991. (Congresso).

97.
Encontro Memória e Ambiente.Trabalho: Fotografias e Vídeos sobre Cerrado e Cavernas - Cabo Frio - RJ. 08 a 11 de Agosto de 1991 - 30 horas.. 1991. (Encontro).

98.
III Encontro do PIPSA (Projeto de Intercâmbio de Pesquisa Social em Agricultura) - Centro-oeste: O Ser Humano e o Meio Ambiente no Centro Oeste- Preservação ou Convivência. Como ficamos? - Goiânia - 7 e 8 de Novembro. 1991. (Encontro).

99.
IV Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de ONG's e Movimentos Sociais - Rio de Janeiro, 1991.. 1991. (Encontro).

100.
Seminário - A Sociedade Brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio - 92) - Brasília - 12 a 14 de Setembro. 1991. (Seminário).

101.
X EREPe - Encontro Regional de estudantes de Pedagogia de Goiás e Tocantins: Organização de Luta dos Educadores e a Prática Pedagógica..Trabalho: Novas Formas de Participação Acadêmica e Organização Estudantil - Gurupi - TO. 14 a 16 de Junho de 1991- 20 horas.. 1991. (Encontro).

102.
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Porto Alegre - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 8 a 13 de Julho. 1990. (Outra).

103.
III Encontro Nacional do Fórum Brasileiro das ONG´s e Movimentos Sociais - Brasília - DF. 1990. (Encontro).

104.
IX Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia: Analfabetismo e o compromisso sócio-político do educador..Trabalho: Debate sobre a Conjuntura Nacional - Catalão-GO- Universidade Federal de Goiás - 25 a 27 de Maio de 1990 - 20 horas.. 1990. (Encontro).

105.
I Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia e Iniciação Científica - Florianópolis / SC - 26 A 28 de Maio. 1989. (Seminário).

106.
Semana de Filosofia - Goiânia - Universidade Católica de Goiás - 12 a 16 de Junho - 30 horas.. 1989. (Outra).

107.
SOCIOLOGANDO - I Encontro de Ciências Sociais de Goiânia - Goiânia - Universidade Federal de Goiás - 20 horas.. 1989. (Encontro).

108.
V ERECS - Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais - Goiânia - Universidade Federal de Goiás - 20 horas. 1989. (Encontro).

109.
1ª Semanade Filosofia da UFG - Goiânia - Auditório do ICHL II - Universidade Federal de Goiás - 17 à 21 de Outubro. 1988. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Ricardo Barbosa de. V Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos e IV Pensar Direitos Humanos "América Latina: fronteiras e horizontes comuns em EDH". 2013. (Outro).

2.
LIMA, Ricardo Barbosa de. III Simpósio Internacional de Ciências Sociais. 2013. (Outro).

3.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Juventude, manifestações e criminalização dos movimentos sociais. 2013. (Outro).

4.
LIMA, Ricardo Barbosa de. III Seminário da Linha de Pesquisa Direitos Humanos,Diferença e Violência Por uma problematização sociológica dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea. 2013. (Outro).

5.
LIMA, Ricardo Barbosa de. 1o Seminário Direitos Humanos, Justiça e Federalização das Investigações Criminais. 2013. (Outro).

6.
LIMA, Ricardo Barbosa de. II Simpósio de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

7.
MACHADO, V. F. ; ESSER, H. R. ; LIMA, Ricardo Barbosa de . II Seminário Pensar Direitos Humanos e VIII Seminário sobre Problemas do Estado Democrático Brasileiro. 2011. (Congresso).

8.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Colóquio Direitos Humanos: Tocar Experiências, tecer amanhãs e V Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo. 2008. (Congresso).

9.
LIMA, Ricardo Barbosa de. Formação em Assessoria Popular e Direitos Humanos. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
TARIHAN CHAVEIRO MARTINS. CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
ALEXANDRE VINÍCIUS MALMANN MEDEIROS. O PROFESSOR E SEU PAPEL NAS MANIFESTAÇÕES DE BULLYING. Início: 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
LIZA FRANCO BUSSE REIS DOS SANTOS. QUAL É A MEDIDA? UM ESTUDO SOBRE PUNIÇÃO E EQUIDADE NO JULGAMENTO DA JUSTIÇA JUVENIL. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

2.
MARIA MARCIÁRIA MARTINS BEZERRA. MEMÓRIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARCOS ANTÔNIO DIAS BATISTA, EM GOIÂNIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

3.
NATHÁLIA PEREIRA DE OLIVEIRA. Policiais violados, policiais violentos: uma análise sobre a formação de policiais militares. 2016. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Ricardo Barbosa de Lima.

4.
ALINE SANTOS LEITE MEDRADO. Campo de estudos e pesquisas em direitos humanos no Brasil: possibilidades e limites da abordagem interdisciplinar. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGInterdisciplinar em Direitos Humanos) - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos/UFG, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

5.
Maximillian Lopes da Silva. A expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: estudo de caso do Instituto Federal de de Goiás. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

6.
RODRIGO LUSTOSA VICTOR. A VIOLÊNCIA POLICIAL NO BANCO DOS RÉUS: UMA ANÁLISE DOS VEREDICTOS DOS TRIBUNAIS DO JÚRI DA CIDADE DE GOIÂNIA. 2014. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

7.
NATÁLIA BEATRIZ VIANA TEIXEIRA. Cura Gay é o meu caralho!: a normalização da homossexualidade e a resolução CFP 1/99. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

8.
Francisco Provázio Lara de Almeida. Dimensão Axiológica da posse Agrária em Face do Direito de Propriedade da Terra: a Atuação do Judiciário Frente ao Princípio da Função Social.. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em DIreito) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
EDNEI DA SILVA SOUSA. A Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual no Processo de Escolarização na Cidade de Rubiataba.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

2.
THIAGO PATRICK DE OLIVEIRA PIRES. Direitos Humanos e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais: Quebrando Preconceitos.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

3.
GRACIELE IRIA CARVALHO SANTOS. A Relação do Professor com Aluno Surdo na Escola Particular de Uruana-Go.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

4.
LILIANE MACIEL NORBERTO. A Inclusão de Deficientes Visuais na Educação da Cidade de Ceres.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

5.
LUCIENE DONIZETE DA SILVA MARRA. A Inclusão do Aluno Surdo no Contexto Educacional.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

6.
MICHELE DA SILVA VALADÃO FERNANDES. A Temática do Esporte no Ensino Médio: Desafios e Possibilidades para a Inclusão de Alunos Cadeirantes.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

7.
RAMINHA LEITE DURÃES SOBRINHO. A Inclusão de Alunos com TDAH no Ensino Fundamental.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

8.
VALMIRA DOS SANTOS REIS. Síndrome de Down: Olhar Histórico e Perspectivas Atuais.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

9.
MARIANE FERNANDES PEREIRA GOMES. O Ensino da Língua Portuguesa para Alunos Surdos.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

10.
JORDANA ALMEIDA MOURA FERREIRA. A Utilização da Música como Recurso para Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

11.
JULIENNE FÁTIMA DA SILVA. Análise da Proposta do Projeto Pedagógico para a Educação.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

12.
MARIANE FERNANDES PEREIRA GOMES. O Ensino da Língua Portuguesa para Alunos Surdos.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

13.
JEANE SANTIAGO SILVA. Down - Um olhar diferente. A legitimidade de um Direito.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

14.
MARLY BARRETO LUCENA. Todos contra a homofobia na Escola Estadual de Tempo Integral Lauro Jacinto.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

15.
LUDMILLA MARTINS DE MELO. Inclusão Escolar: Um desafio para Escola Pública.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

16.
CLÁUDIO AMORIM DOS SANTOS. A Arte de Brincar: Um Olhar Reflexivo Sobre a Relação de Gênero como Determinante na (re)construção da Cultura e Identidade Infantis.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

17.
LEONARLLEY RODRIGO SILVA BARBOSA. A internet como ferramenta de ensino na educação de surdos: uma inclusão atraves das tecnologias no ambiente escolar.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

18.
Márcia Araújo Sousa. Violência simbólica e práticas pedagógicas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

19.
Marilene França Veloso. Uso dos Jogos: Construindo o Pensamento Lógico com o aluno surdo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

20.
Tânia Lúcia Duarte Araújo. Problemas encontrados na inclusão de alunos com necessidades especiais em classe comum. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

21.
Suelaine Oliveira Luciano. A utilização de jogos no auxílio à aprendizagem de crianças com deficiência intelectual na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal de Mineiros. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

22.
Suelen Carrijo Oliveira. As formas de representação dos indivíduos com síndrome de down. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

23.
Simone Calil Pacheco. A inclusão do aluno surdo na Escola Municipal Alessandro Miguel. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

24.
Lúcia Aparecida dos Santos Oliveira. TDAH - O Novo Olhar da educação para a real concepção dos alunos com TDAH do Colégio Estadual Xavier de Almeida, na Cidade de Morrinhos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

25.
Maria de Fátima Silva Clemente. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: a relação aluno família do Colégio Estadual Xavier Almeida - Morrinhos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

26.
Bartira Diacuí de Souza Lima. Acessibilidade Comunicacional: a inclusão dos surdos no ensino superior. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

27.
Maurilan Barbosa Ferreira. A importância da interação do professor com o aluno surdo para uma melhor aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

28.
Suelena Maria da Silva. Inclusão Social no Contexto Educacional. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

29.
Viviane Santana Lúcio Vieira. Atuação do Professor Regente e de Apoio junto ao aluno especial no Colégio Aprendiz. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

30.
Aparecida Maria de Lima. A importância da afetividade na educação inclusiva no ensino regular. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

31.
Claubia Lilian Cardoso da Silva. Dimensões da inclusão no ambiente escolar: desafios e possibilidades. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

32.
Deusanira Maciel Costa. Inclusão de crianças portadores de Síndrome de Down na Educação Infantil: dificuldades e desafios. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

33.
Eliene Neto Leão Piedade. Inclusão: uma nova perspectiva da educação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

34.
Analice da Silva Quintas. Dificuldades no processo avaliativo, no Ensino Fundamental, para crianças com necessidades especiais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

35.
Marinalva Alves Ferreira Gustavo. Professor Regente e Professor de Apoio: uma proposta de diálogo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

36.
Claudio Vale de Souza. A acessibilidade arquitetônica para crianças cadeirantes nas escolas públicas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

37.
Josy Apolinário de Araujo Rosa. Saber incluir. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

38.
Lucieli Corrêia Ferreira Gonçalves. O atendimento educacional especializado no processo de aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

39.
Cleusa Rufino Ribeiro Dourado Rosa. Atividades lúdicas como alternativa metodológica na alfabetização de Crianças com TDAH. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

40.
Rosa Mônica Leal Alves Fernandes. Portador de deficiência visual no ambiente escolar: reflexões e desafios. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

41.
Denise Cristina Camilo de Lima. Aprendizagem mediada em discentes com déficit intelectual: um estudo de caso na rede municipal de Inhumas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

42.
Wanessa Fernandes da Silva. O sistema educacional contemporâneo está em condições de acolher a todos em sua diversidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

43.
Fátima Barbosa Mendanha. A inserção dos Professores Regentes na Educação Inclusiva. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

44.
Ângela Maria de Araújo Alves Rocha. Igualdade se faz na diferença: atendimento educacional especializado, acesso e participação de todos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

45.
Blenda Grazielle Borges Barros. A participação social e suas implicações nos conselhos gestores nas políticas públicas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

46.
Luciane Belchior de Lima Mesquita. O ensino da Língua Portuguesa para crianças com surdez na rede regular de ensino em Caldas Novas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

47.
Milla Geordana Celestino Fonseca. Atendimento educacional especializado: reconhecimento da diversidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

48.
Keila Pereira Macedo. Acessibilidade do deficiente físico no espaço escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

49.
Sueli Rodrigues dos Santos Martins Paiva. Tecnologias assistivas como recurso pedagógico no contexto da educação inclusiva. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

50.
ADERINEIDE FERREIRA HONORATO. Percepções da Educação no contexto Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

51.
MARILENE FRANÇA VELOSO. A postituição ediada pela Internet em Jussara: uma Análise a partir da Visão dos Alnos do Colégio Emiliana Ribeiro de Castro em 2011.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

52.
Simone Calil Pacheco. Sem título. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

53.
Suelena Maria da Silva. Sem título. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

54.
Viviane Santana Lúcio Vieira. Sem Título. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

55.
Wanessa Fernandes da Silva. Sem Título. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

56.
Josy Apolinário de Araújo Rosa. Sem Título. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

57.
Keila Pereira Macedo Soares. Sem Título. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

58.
Lucieli Corrêia Ferreira Gonçalves. Sem Título. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

59.
Marilene França Veloso. Sem Título. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

60.
CLÁUDIO AMORIM DOS SANTOS. A Arte de Brincar: Um Olhar Reflexivo Sobre a Relação de Gênero como Determinante na (re)construção da Cultura e Identidade Infantis.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

61.
LUDMILLA MARTINS DE MELO. Inclusão Escolar: Um desafio para Escola Pública.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

62.
MARLY BARRETO LUCENA. Todos contra a homofobia na Escola Estadual de Tempo Integral Lauro Jacinto.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

63.
JEANE SANTIAGO SILVA. Down - Um olhar diferente. A legitimidade de um Direito.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

64.
Juliana Mota Loureto. Projeto de Execução Descentralizada: análise qualitativa dos resultados do projeto no município de Alto Paraíso de Goiás. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Hotelaria) - Universidade de Brasília. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

65.
Marco Antônio Ferreira. Violência Urbana: faixas de pedestres e atropelamentos de pessoas por veículos automotores. 2002. Monografia - Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

66.
Ariel Anselmo de Oliveira. A difícil arte de ser policial. 2002. Monografia - Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

67.
Alexandre Flecha Campos. A importância da preparação policial quanto ao uso da força letal em face da criminalidade violenta. 2002. Monografia - Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MÁRCIA DAYANE MARTINS SILVA. OS NOVOS JUSTICEIROS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

2.
MARIA IVANETE FAUSTINO DO NASCIMENTO. EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA): PROCESSOS PRATICO EDUCATIVOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

3.
VANIA LOPES DA SILVA BORGES. CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM OLHAR SOBRE A RUA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

4.
JOÉLIMA DIAS DA COSTA. PROGRAMA NACIONAL DE DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS - UM ESTUDO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

5.
DANILO DA CONCEIÇÃO SEREJO LOPES. FAMÍLIA CAMPONESA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

6.
Ana da Cruz. EDUCAÇÃO NO CAMPO: O DESAFIO DA REPRODUÇÃO DA FAMÍLIA CAMPONSE NO BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

7.
Debora da Costa Barros. LINGUAGEM E MÉTODOS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

8.
Danilo da Conceição Serejo Lopes. O direito constitucional à terra das comunidades remanescentes de quilombo: o caso da base espacial de Alcântara - MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

9.
Joélima Dias da Costa. O Programa Nacional dos Defensores dos Direitos Humanos como limite da efetividade do Estado Democrático Brasileiro: a região Sudeste Paraense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

10.
Ana da Cruz. A participação da criança e do adolescente na atividade agrícola X Direitos Humanos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

11.
SERGIO ALBERTO DIAS DA SILVA. PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA UFG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

12.
Janete Peruca da Silva. O princípio da individualização da pena e a penalização social da família do encarcerado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

13.
Filipe Augusto Couto Barbosa. GLOBALIZAÇÃO, INSDUSTRIALIZAÇÃO EO MITO DA MODERNIDADE: O Cientificismo Como um novo Despotismo Esclarecido e a Crise Ecológica como Crise de Civilização.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

14.
Taínna da Costa Lopes. Tutela Jurídica dos Mananciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

15.
Maria de Fátima da Silva. A política municipal de habitação e o programa subsídio à habitação de interesse social - PSH no Residencial Recanto do Bosque. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

16.
Lucimar Cardoso Nogueira. Trajetória universitária: um processo de socialização. 1994. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

17.
Noely Gonçalves da Costa. A intervenção política em Alexania em 1992. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Associação Educativa Evangélica. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

Iniciação científica
1.
LIZA MARA MAIA DOS REIS. TRAJETÓRIAS SOCIOAMBIENTAIS (PRINCIPAIS ORIENTADORES): FORMAÇÃO DISCIPLINAR E ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO DIREITO AMBIENTAL. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

2.
ROGERIO FERNANDES ROCHA. TRAJETÓRIAS SOCIOAMBIENTAIS: FORMAÇÃO DISCIPLINAR E ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

3.
ANA MARIA DAMASCENO PINTO. TRAJETÓRIAS SOCIOAMBIENTAIS (DOUTORANDOS): FORMAÇÃO DISCIPLINAR E ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

4.
SARAH PEREIRA SOARES. TRAJETÓRIAS SOCIOAMBIENTAIS: FORMAÇÃO DISCIPLINAR E ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

Orientações de outra natureza
1.
CARLOS HENRIQUE LIMA SEGATO DE OLIVEIRA. O PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA CIA DE SANTOS REIS DE INHUMAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

2.
ADRIELY PEREIRA DE JESUS. AS VANTAGENS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM UMA INSTITUIÇÃO QUE AUXILIA NA INSERÇÃO DO SUJEITO NA SOCIEDADE. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

3.
MARCELO KIST ENGELMANN. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

4.
RAFAEL HENDGES COUTINHO. PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NAS IGREJAS INCLUSIVAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

5.
ODETE DE ARAÚJO COSTA. A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE PESSOA CRISTÃ ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

6.
CLEYSE SANTOS DE OLIVEIRA. OS CAMELÔS DE ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

7.
RODNEY DE JESUS MONTEIRO. OS ASPECTOS INFORMAIS DO ENSINO DE PSICANÁLISE EM GOIÂNIA. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

8.
BRUNO DOS SANTOS HAMMES. FEIRÃO DO CHOPP: UM ESTUDO SOBRE DISCURSOS DE PERTENCIMENTO E SOCIABILIDADE ENTRE JOVENS GAYS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

9.
ALLWARO LINO SANTANA. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E APRENDIZAGEM EM JOGOS DE VIDEOGAME. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

10.
IAN CAETANO DE OLIVEIRA. O PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA CIA DE SANTOS REIS DE INHUMAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

11.
LARYSSA SOUZA LACERDA. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

12.
FRANCIVALDO ALVES DE SOUSA. PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NAS IGREJAS INCLUSIVAS EM GOIÂNIA. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

13.
MARCOS AUGUSTO PAIVA MELO. PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NAS IGREJAS INCLUSIVAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

14.
DEUSELINA APARECIDA RODRIGUES MOREIRA. AS VANTAGENS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

15.
EURIPEDES DOS SANTOS FILHO. PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS COM DEPENDES QUÍMICOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

16.
RANNIER VENÂNCIO DE ASEVEDO SILVA. O PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA CIA DE SANTOS REIS DE INHUMAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

17.
JANAÍNA PROCÓPIO DO CARMO. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM UMA INSTITUIÇÃO QUE AUXILIA NA INSERÇÃO DO SUJEITO NA SOCIEDADE. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

18.
ARIEL DAVID FERREIRA. EDITORAÇÃO DE REVISTAS CIENTÍFICAS POR GRADUANDOS COMO FORMA E ESPAÇO DE EDUCAÇÃO. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

19.
NEIDIANE CARDOSO DA SILVA. OS CAMELÔS DE ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

20.
SUELIA NUNES DA GAMA. EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ETNOGRAFIA DO CURSINHO SINAPSE. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

21.
ANA PAULA BRITO VILA NOVA. EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ETNOGRAFIA DO CURSINHO SINAPSE. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

22.
EDMILSON BORGES DA SILVA. PROCESSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR NA RELAÇÃO JOVENS E AS ARTES EM DUAS EXPERIÊNCIAS NA GRANDE GOIÂNIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

23.
FERNANDA VILELA SILVA. VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

24.
JANICE APARECIDA DA SILVA. VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

25.
Lorrany dos Santos Ferreira. VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

26.
Camila Mandu da Silva. EDUCADOR POPULAR E EDUCADOR SOCIAL: GRUPO TRANSAS DO CORPO E CIRCO LARETO. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

27.
Andre Luiz Neiva Araujo. INCUBADORA SOCIAL E COOPERATIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: O PROCESSO DE EDUCAÇÃO ENTRE OS COOPERADOS.. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

28.
Bianca Pereira Monteiro. INCUBADORA SOCIAL E COOPERATIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: O PROCESSO DE EDUCAÇÃO ENTRE OS COOPERADOS.. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

29.
Márcia Dayane Martins Silva. INCUBADORA SOCIAL E COOPERATIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: O PROCESSO DE EDUCAÇÃO ENTRE OS COOPERADOS.. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

30.
Marta Maria Valeriano. A CONSTRUÇÃO DE SABERES NAS RODAS DE CAPOEIRA ANGOLA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

31.
Josimar Gonçalves da Silva. A CONSTRUÇÃO DE SABERES NAS RODAS DE CAPOEIRA ANGOLA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

32.
Lira Furtado Moreno. A CONSTRUÇÃO DE SABERES NAS RODAS DE CAPOEIRA ANGOLA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

33.
Rarea Gessica Porto Araujo. A CONSTRUÇÃO DE SABERES NAS RODAS DE CAPOEIRA ANGOLA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

34.
Diego Oliveira da Veiga Jardim. INCUBADORA SOCIAL E COOPERATIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: O PROCESSO DE EDUCAÇÃO ENTRE OS COOPERADOS.. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

35.
Maria Ivanete Faustino do Nascimento. VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

36.
Jaciara Reis Veiga. MORADIA ESTUDANTIL: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO SOCIAL?. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

37.
LEONILSON ROCHA DOS SANTOS. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Direito) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

38.
ANA CAROLINA DA SILVA LIMA. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

39.
JOSE RODRIGUES FILHO. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

40.
JESSICA ARAUJO CONTE. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

41.
SARAH CAETANO DE MELGACO. V COLÓQUIO INTERAMERICANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E VI PENSAR DIREITOS HUMANOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

42.
JOSE ANTONIO DE SOUZA LEOCADIO. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

43.
RENAN FABIAN LISBOA. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Direito) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

44.
ANDREIA FERREIRA DOS SANTOS. NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

45.
LAUANDA MEIRIELLE DOS SANTOS. EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ETNOGRAFIA DO CURSINHO SINAPSE. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

46.
Jessica Araújo Conte. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. 2012. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

47.
José Rodrigues Filho. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. 2012. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

48.
Andreia Ferreira dos Santos. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. 2012. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

49.
Renan Fabian Lisboa. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. 2012. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

50.
Monique Samanta Gass. Movimento Ambientalista e a Histórica dos Direitos Humanos. 2011. Orientação de outra natureza. (HISTÓRIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

51.
Leonilson Rocha dos Santos. Aproximação dos movimentos indígenas e ambientalistas: uma perspectiva de direitos humanos. 2011. Orientação de outra natureza. (Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

52.
Suzanne Cristine Borges. Programa de Direitos Humanos da UFG. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

53.
Letícia Sá Oliveira. Programa de Direitos Humanos da UFG. 2011. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

54.
Joardo Magalhães Barbosa Filho. Programa de Direitos Humanos da UFG. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

55.
Luane Dourado Santana. Programa de Direitos Humanos da UFG. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

56.
Antonio Ferreira da Silva. O Estado da arte da pesquisa em Direitos Humanos no Brasil. 2011. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

57.
Wiviane Lopes Venancio. Direitos ambientais, direitos históricos e sociais: O MAB em Goiás. 2011. Orientação de outra natureza. (Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

58.
Carlito Dias Rocha. Programa de Direitos Humanos da UFG. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

59.
Rafael Moreira do Carmo. Monitoria da Licenciatura em Ciências Sociais. 2011. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

60.
KAREMME FERREIRA DE OLIVEIRA. Monitoria em Extensão em CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS. 2008. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás, Fundação José Américo da Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

61.
REJANE KELLY DE LACERDA. Monitoria em Extensão CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS. 2008. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Fundação José Américo da Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

62.
Jonatas Vieira Tavares. MONITORIA DE GRADUAÇÃO - TEORIA GERAL DO ESTADO. 2008. Orientação de outra natureza. (Direito) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

63.
CAROLINA SALVADOR SCHMID. Monitoria de Extensão em ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR E DIREITOS HUMANOS. 2007. Orientação de outra natureza. (Direito) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

64.
NAUALIA GABRIELLE AMARAL TEIXEIRA. Monitoria de Extensão: Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos. 2006. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

65.
LAIS OLIVEIRA DE MORAIS. Monitoria de Extensão em DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. 2006. Orientação de outra natureza. (HISTÓRIA) - Universidade Federal de Goiás, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.

66.
LUANA RENOSTRO HEINEN. Monitoria de Extensão em DIVERSIDADE, DIREITO HUMANOS E CIDADANIA. 2006. Orientação de outra natureza. (Direito) - Universidade Federal de Goiás, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Orientador: Ricardo Barbosa de Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:54:31