Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5091807553556414
  • Última atualização do currículo em 26/05/2018


Pianista e maestro, atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Atuou como coordenador do Mestrado em Música da EMAC-UFG de 2013 a 2017. Atua como pianista, regente, correpetidor, arranjador e professor de piano em grupo. Desenvolve pesquisa na área de piano em grupo, no grupo de pesquisa "Piano em Grupo: Metodologia e Aplicação" cadastrado no CnPq. Também desenvolve pesquisa na área das práticas interpretativas - piano, regência e música de câmara com o projeto Performance Musical: Ações e Interações. Em 2012 lançou o "Piano em Grupo: Livro Didático para Ensino Superior. Graduou-se em Física pela UNICAMP em 1992 e graduou-se em Piano pela University of Alabama In Huntsville (1996). Em 1998 completou o mestrado em Música (piano) pela Youngstown State University e doutorado em Performance Musical (piano e regência) pela University of Georgia in Athens em 2002. Coordenador do II Encontro Internacional de Piano em Grupo (2012) realizado em Goiânia em parceria com a Dra. Simone Gorete da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Por meio de projeto montou o Laboratório de Piano em Grupo da EMAC-UFG em 2009 que conta com 11 clavinovas CVP-401 e computador. Regeu a Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Acadêmica da UFG, University of Wyoming Symphonic Orchestra, University of Georgia Symphonic Orchestra. Foi presidente da comissão organizadora do Festival Nacional de Música da EMAC/UFG em 2012 e 2013, coordenou o Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - SEMPEM em 2014, 2015 e 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, C. H. C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas.
Campus II - Samambaia
74000-000 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211125
URL da Homepage: www.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Doutor de Artes Musicais.
University of Georgia in Athens, UGA, Estados Unidos.
Título: PEDAGOGICAL GOALS ADDRESSED IN PUBLISHED INTERMEDIATE PIANO, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Dr. Richard Zimdars.
Bolsista do(a): University of Georgia in Athens, UGA, Estados Unidos.
Palavras-chave: Piano; Educação Musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1996 - 1998
Mestrado em Mestrado em Música.
Youngstown State University, YSU, Estados Unidos.
Título: Análise das peças apresentadas no Recital de Formatura,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Dr. Caroline Oltmanns.
Bolsista do(a): Youngstown State University, YSU, Estados Unidos.
Palavras-chave: Piano.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1993 - 1996
Graduação em Bacharel em Música.
University Of Alabama In Huntsville, UAH*, Estados Unidos.
Bolsista do(a): University of Alabama in Huntsville, UAH, Estados Unidos.
1986 - 1992
Graduação em Bacharel em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Elaboração e Análise de Projetos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFG - CEPEC 2012-2015 Membro do Colegiado de Graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG - representante da área de Práticas Interpretativas - 2009-2011

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Música.
03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Artes Cênicas, .

8/2004 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas da Voz Cantada e Falada
História da Música I
Literatura de Coral I
Voz e Expressão
Regência I
01/2010 - 07/2013
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Sub-coordenador do Mestrado em Música.

Centro Universitário Evangélica, UNIEVANGÉLICA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Funcionário de empresa privada, Enquadramento Funcional: Coordenador do Departamento de Música e Cultu, Carga horária: 40

Atividades

06/2002 - 05/2004
Direção e administração, Associação Educativa Evangélica, .

Cargo ou função
Coordenador do Departamento de Música.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Bolsista do CNPq, Enquadramento Funcional: Assistente de Laboratório de Eletroquímica, Carga horária: 15
Outras informações
Obrigações incluíam preparar amostra e experimentos para a medida de características de semicondutores por meio de uso de laser He-NE e um computador PC


University of Georgia in Athens, UGA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsa de Estudo Assistantship, Enquadramento Funcional: Regente Assistente da Orquestra Sinf. da UGA, Carga horária: 6

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Bolsa de Estudos Assistantship, Enquadramento Funcional: Professor de Piano em Grupo, Carga horária: 20


Youngstown State University, YSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Bolsa de Estudo Assistantship, Enquadramento Funcional: Professor de Piano em Grupo, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Música, Criação e Expressão

Objetivo: MÚSICA, CRIAÇÃO E EXPRESSÃO abarca pesquisas sobre processos de criação musical, performance musical e outras interfaces da música com processos de criação e expressão. Nesta linha são aceitos pesquisadores instrumentistas, cantores, regentes ou compositores que desenvolvam trabalhos que envolvam performance e criação musical. Trata-se de investigações sobre as ações e interações do fazer musical na contemporaneidade advindas das atividades performáticas instrumentais/canto tanto solo, de câmara como de grandes grupos e da criação musical. Objetos de estudo e abordagens incluem os variados repertórios, a tecnologia como instrumento pedagógico e de criação, inovação tanto metodológica quanto tecnológica e os processos de ensino e preparação para a performance sob a ótica do mundo contemporâneo..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Performance Musical; Práticas Interpretativas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Técnica-Interpretativa Instrumental: Sonoridades e as Práticas Pedagógicas
Descrição: Na atualidade, o artista que apresenta um concerto, se depara com uma infinidade de obras de estilos e gêneros variados do barroco, clássico, romântico, híbridos, atonal, nacionalista, entre outros. A seguinte seleção demonstra o ecleticismo do repertório especificamente para piano que também pode ser replicado em repertório orquestral e coral: a Toccata em Ré maior de Bach (1685-1750), a Kreisleriana de Schumann (1810 1856), as Danças Romenas de Bartok (18811945), os Prelúdios de Gershwin (18981937) e Pó (2008) de Liduino Pitombeira (1962). Esse repertório exige desde um toque firme, claro, articulado tocado com a ponta dos dedos, às vezes um toque leve, com a parte carnuda do dedo, como também um som cheio e arredondado utilizando o peso do braço apresentadas nos livros de RICHERME (1996) e CHIANTORE (2006). Essas são algumas das técnicas de abordagem ao piano que resultam em sonoridades diferentes. Entretanto nota-se ainda hoje a prática de ensino embasada em uma ou outra escola técnica de abordagem ao instrumento. Muitos professores universitários e de níveis iniciante e técnico, de maneira empírica, repassam seus conhecimentos embasados no repertório canônico (Barroco, Clássico, Romântico e alguns pós-românticos), foco da pedagogia do instrumento até o final do século XX. Diante disso surgem as seguintes questões: as escolas técnicas de abordagem ao instrumento/regência dão subsídios ao performer para interpretar os variados estilos do barroco ao contemporâneo em relação a sonoridade? Existem limitações? Quais as visões contemporâneas sobre a pedagogia do instrumento/regência em relação a pluralidade sonora requerida do intérprete atual? Para responder a esses questionamentos este projeto tem como objetivo principal investigar as relações entre as técnicas de abordagem ao instrumento/regência e a variedade sonora resultante, levando em consideração o contexto das práticas pedagógicas que resultaram nas escolhas técnica-interpretativas. Dentro da performance em regência orquestral, coral, e pianística tanto solo como de câmara os objetos de estudo incluem o repertório de variados estilos e os fenômenos que envolvem as ações e interações dos músicos com o instrumento/grupo . Como metodologia utilizaremos dos tipos de pesquisa bibliográfica e documental tratando os dados levantados pelas perspectivas quantitativa e qualitativa.
 A pesquisa bibliográfica será utilizada para conhecer o estado da arte, conceituar e delimitar técnica instrumental, além de estabelecer parâmetros ou indicadores para as discussões. A pesquisa documental terá como objetivo levantar partituras, gravações de audio e video de obras de estilos variados para confrontar com os dados levantados das bibliografias.
A experiência do pesquisador na preparação de obras selecionadas, bem como na apresentação das mesmas, dentro das atividades performáticas nas áreas da regência orquestral, coral, performance pianística e instrumental tanto solo como de câmara, proporcionarão a coleta de dados em forma de auto-relato para levantar questionamentos e discussões quando cruzados com os dados bibliográficos e documentais. Espera-se com esta pesquisa entender os caminhos da pedagogia da performance instrumental no que diz respeito a variedade de abordagens técnicas.
 Também espera-se compreender as demandas sonoras do repertório do século XXI, além de propor práticas pedagógicas atualizadas à profissão do artista contemporâneo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa - Coordenador.
2013 - 2017
PERFORMANCE MUSICAL: RELAÇÕES ENTRE TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal investigar as ações e interações do fazer musical na contemporaneidade advindas das atividades performáticas nas áreas da regência orquestral, coral e performance pianística tanto solo como de câmara. Objetos de estudo e abordagens incluem os variados repertórios, a tecnologia como instrumento pedagógico, de performance ou pesquisa, inovação tanto metodológica quanto tecnológica e os processos de ensino e prática com fins interpretativos na contemporaneidade. Como metodologia utiliza-se de pesquisa bibliográfica, documental e experimental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa - Coordenador / Jonathan Taylor de Oliveira - Integrante / Katarine de Sousa Araújo - Integrante / Sidney Ricardo Gomes - Integrante / Monica Maia - Integrante / Anna Lins - Integrante / Angela Bessa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
2007 - Atual
Piano em Grupo: Metodologias e Aplicação
Descrição: Sistematizar e difundir a metodologia de piano em grupo dentro das universidades brasileiras. Divulgação e aplicação da metodologia de ensino de piano em grupo e sua eficácia na ligação entre teoria e prática. Elaboração de método de piano em grupo contextualizado à cultura musical brasileira compilando e criando material didático para professores e alunos universitários que utilizam piano como ferramenta. Preparação de profissionais qualificados para desenvolverem na área de piano em grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa - Coordenador / Liliana Bollos - Integrante.


Projetos de extensão


2006 - Atual
Orquestra Acadêmica Jean Douliez
Descrição: Orquestra formada por alunos da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG com o intuito de divulgar a música orquestral para a Comunidade universitária e externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: PIANO.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Ensino de piano em grupo.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música e tecnologia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música sacra.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Arranjo orquestral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio Cultura para a comissão de Eventos da EMAC/UFG, Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.
2004
Convidado especial da 16a. Cerimônia de Graduação de Inglês, Practical English Course.
2002
Membro da Associação "Pi Kappa Lambda", "National Music Honor Society".
2001
Outstanding Assistant Teacher, University of Georgia in Athens.
2001
Graduate School Doctoral Research Assistantship, Universidade da Georgia.
1999
Vencedor da competição de Concertos da UGA, University of Georgia in Athens.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Bollos, L.2017Bollos, L. ; COSTA, C. H. C. R. ; Correa, F. . As gravações históricas da canção ?Desafinado?: desdobramentos da Bossa Nova no cenário internacional'. ART RESEARCH JOURNAL, v. 1, p. 96-113, 2017.

2.
Bollos, L.2017 Bollos, L. ; COSTA, C. H. C. R. . DISCUSSING HARMONIZATION AND CHORD IN THE PIANO GROUP TEACHING. EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES, v. 8, p. 1-12, 2017.

3.
Bollos, L.2017Bollos, L. ; COSTA, C. H. C. R. . Considerações sobre harmonização e música popular na disciplina Piano Complementar. PER MUSI (ONLINE), v. 37, p. 1-19, 2017.

4.
COSTA, C. H. C. R.2017COSTA, C. H. C. R.; Bollos, L. . Prática pedagógica no contexto de Piano em Grupo: harmonizando a música Boogie blues. REVISTA DA TULHA, v. 3, p. 59-84, 2017.

5.
COSTA, C. H. C. R.1992COSTA, C. H. C. R.. Thermal Wave Electroacoustic Calorimetry in a Si Photovoltaic Cell. Aplied Physics A, v. 54, p. 1-5, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, C. H. C. R.; MACHADO, Simone G. . Piano em Grupo: Livro Didático para o Ensino Superior. 1. ed. Goliânia: PUC Goiás, 2012. v. 1. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, C. H. C. R.. Decisões e escolhas interpretativas musicais. In: Ana Guiomar Rêgo Souza; Kleber Damaso Bueno. (Org.). O Grande Governador da Ilha dos Lagartos: práticas de pesquisa e criação musical. 1ed.Goiânia: CEGRAF-UFG, 2015, v. 1, p. 45-54.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, Hugo ; COSTA, C. H. C. R. . O REPERTÓRIO PIANÍSTICO ABORDADO NOS PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO EM 2016 NOS CURSOS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO.. In: I FLADEM Brasil XVII SEMPEM, 2017, Goiânia. Anais do XVII SEMPEM e I Fladem Brasil. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. p. 350-361.

2.
ARRUDA, F. ; COSTA, C. H. C. R. . UMA REVISÃO ACERCA DO ENSINO PEDAGÓGICO DO FAGOTE: MÉTODOS, CLASSIFICAÇÃO E APLICAÇÕES. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia. Anais do VII Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. p. 1-9.

3.
GUEDES, Jackson ; COSTA, C. H. C. R. . ARRANJO CORAL DE ?DINDI? DE TOM JOBIM E ALOySIO OLIVEIRA: ESCOLHAS TEXTURAIS DE ÂNgELO DIAS. In: SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2016, Goiânia. Anais do XVI SEMPEM, 2016. v. 1.

4.
Bollos, L. ; COSTA, C. H. C. R. . DISCUTINDO HARMONIzAçãO E FUNçõES DE ACORDES NA DISCIPLINA PIANO COMPLEMENTAR. In: SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2016, Goiânia. Anais do XVI SEMPEM. Goiânia, 2016. v. 1.

5.
ARRUDA, F. ; COSTA, C. H. C. R. . Ciranda das Sete Notas (Fantasia para Fagote e Orquestra de Cordas) Aspectos Musicológicos para a performance. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia, 2016, Goiânia. Anais do VI Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia: UFG, 2016. v. 1.

6.
GOMES, Sidney R. ; COSTA, C. H. C. R. . A Edição de Obras Musicais como Atividade Musicológica e sua Contribuição para a Performance do Regente. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia, 2014, Pirenópolis. Anais do VI Simpósio Internacional de Musicologia, 2014.

7.
COSTA, C. H. C. R.; MAIA, Monica . O Repertório do Pianista acompanhador de Ballet Clássico: a referência nas edições de partituras. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia, 2014, Pirenópolis. Anais do VI Simpósio Internacional de Musicologia, 2014.

8.
CARVALHO, T. P. ; COSTA, C. H. C. R. . Tracking and Recognition of Fist Move on Musical Excerpts at the Piano. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2014, Marícia. Anais do WRVA 2014, 2014. v. 1.

9.
COSTA, C. H. C. R.; SILVA, A. F. S. . 'Dança Selvagem' para piano solo de Camargo Guarnieri: uma abordagem técnico-interpretativa dos acentos. In: ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do Congresso da ANPPOM 2014, 2014.

10.
COSTA, C. H. C. R.; OLIVEIRA, J. T. . O Preparo de Peças para Piano Solo com Técnicas Estendidas: peças brasileiras selecionadas do século XXI. In: PERFORMA 2013 International Conference on Performance Studies, 2013, Rio Grande do Sul. Anais do PERFORMA 2013 International Conference on Performance Studies. Porto Alegre, 2013. v. 1.

11.
OLIVEIRA, J. T. ; COSTA, C. H. C. R. . O cluster para piano na música brasileira dos séculos XX e XXI: formas de usar e escrever. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM. Natal, 2013. v. 1.

12.
COSTA, C. H. C. R.; LUCAS, Juliano L. . A Orquestração no Nacionalismo Brasileiro: estratégias de combinações entre naipes. In: XI Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2011, Goiânia-GO. Anais do XI Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2011.. In: XI SEMPEM 2011, 2011, Natal. Anais do XI Seminário Nacional de Pesquisa em Música. Goiânia, 2011.

13.
LUCAS, Juliano L. ; COSTA, C. H. C. R. . Estudo da Técnica de Orquestração do Naipe de Cordas e Suas Funções no Choros nº 10 de Heitor Villa-Lobos - X SEMPEM 2010. In: X Seminário de Pesquisa em Música, 2010, Goiânia. X Seminário de Pesquisa em Música da EMAC/UFG. Goiânia, 2010.

14.
LISBOA, Marcio ; COSTA, C. H. C. R. . O Ensino de Piano em Grupo no Brasil: Monografias, Dissertações e Arranjos - VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, Conpeex 2010. In: VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, Conpeex 2010, 2010, Goiânia. VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, Conpeex 2010. Goiânia, 2010.

15.
COSTA, C. H. C. R.. Lyricism and Italian Trecento Traits in Landini´s Balatta - VIII SEMPEM. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Música - VIII SEMPEM, 2008, Goiânia. Anais do 8º SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música. Goiânia, 2008. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, K. S. ; COSTA, C. H. C. R. . OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DE QUATRO PEÇAS DA OBRA ?MUSISSINPHOS? DE MARIO FICARELLI PARA ORQUESTRA INICIANTE. In: Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM. Rio de Janeiro, 2012.

2.
COSTA, C. H. C. R.; NASCIMENTO, Ana Léia . DOIS FUNDAMENTOS DO ENSINO DE PIANO DA PIANISTA GOIANA BELKISS SPENCIÉRI CARNEIRO DE MENDONÇA. In: 63 Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Viviane ; COSTA, C. H. C. R. . Possibilidades Interpretativas do Piano Digital Clavinova CVP 401. In: II Encontro Internacional de Piano em Grupo, 2012, Goiânia. Anais do II Encontro Internacional de Piano em Grupo. Goiânia, 2012. v. 1.

2.
COSTA, C. H. C. R.; Fialho, Lidia . UM ESTUDO SOBRE A TÉCNICA PIANÍSTICA NO BRASIL: DIFERENÇAS E SIMILARIDADES ENTRE GERAÇÕES DE PIANISTAS REPRESENTATIVOS. In: SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

3.
COSTA, C. H. C. R.. Objetivos Pedagógicos endereçados no repertório publicado para piano de nível intermediário composto por Brasileiros de 1950 a 1990. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2004, Goiânia. IV Senpem, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, C. H. C. R.. Lutero e sua Música: Impacto e Distorções - Protestantismo, Música e Direitos Humanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, C. H. C. R.; SILVA, Rejane M. C. . Música de Câmara: Ensino e Performance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CORRENTINO, D. ; COSTA, C. H. C. R. . O estudo para p iano n. 2 de Egberto Gismonti: uma investigação sobre a aquisição de vocabulário rítmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, C. H. C. R.; Machado, Johnson . Recital de Piano e Clarineta. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, C. H. C. R.. Prefácio do livro: Harmonização no Piano Popular. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COSTA, C. H. C. R.; DIAS, Angelo . Visita técnica para renovação da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio - Música - Basileu França. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
COSTA, C. H. C. R.; REGO, A. G. . Parecerista do VI Simpósio Internacional de Musicologia. 2016.

2.
COSTA, C. H. C. R.. Parecerista no Congresso da ANPPOM 2015. 2015.

3.
COSTA, C. H. C. R.. Parecerista da ANPPOM 2014. 2014.

4.
COSTA, C. H. C. R.; BARRENECHEA, Lúcia . Parecerista do SIMPOM 2014. 2014.

5.
COSTA, C. H. C. R.. Parecer ao relatório da Dra. Simone Gorete referente sua produção acadêmica e artística na USP-RP. 2012.

6.
BARRENECHEA, Lúcia ; COSTA, C. H. C. R. . SIMPOM 2012 - Parecerista. 2012.

7.
ZANINI, Claudia ; COSTA, C. H. C. R. . SEMPEM 2012 - PArecerista. 2012.

8.
MACHADO, Simone G. ; COSTA, C. H. C. R. ; AGUIAR, Adriana . II Encontro Internacional de Piano em Grupo. 2012.

9.
COSTA, C. H. C. R.; ZANINI, Claudia . XI SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - Parecerista. 2011.

10.
COSTA, C. H. C. R.; RAY, Sonia . Revista HODIE. 2011.

11.
AGUIAR, Werner ; COSTA, C. H. C. R. . X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música 2010 - Corpo Editorial. 2010.

12.
COSTA, C. H. C. R.. Criação do site do Departamento de Música e Cultura do Centro Universitário Evangélica. 2003.

13.
COSTA, C. H. C. R.. Criação do site do "College of Nursing" da Universidade do Alasbama em Huntsville. 1994.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, C. H. C. R.; ARAGAO, P. ; SANTOS, M. A. C. ; FUKS, L. . Educação Musical e Diversidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, C. H. C. R.; BARRA, Angela . Oficina de Canto e Expressão no Festival do Canto da Primavera em Pirenópolis. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSTA, C. H. C. R.; KLEBER, M. . Prática de Piano em Grupo - curso ministrado no 36 Festival Internacional de Música de Londrina. 2016. .

3.
COSTA, C. H. C. R.; KLEBER, M. . Metodologias e Aplicação do Ensino Coletivo de Instrumento - curso ministrado no 36 Festival Internacional de Música de Londrina. 2016. .

4.
COSTA, C. H. C. R.; KLEBER, M. . Prática de Piano em Grupo - curso ministrado no 35 Festival Internacional de Música de Londrina. 2015. .

5.
COSTA, C. H. C. R.. Ensino Coletivo de Música - curso ministrado na UFRJ. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COSTA, C. H. C. R.; GORETE, Simone . Piano em Grupo: Livro Didático para o Ensino Superior Volume I. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

7.
COSTA, C. H. C. R.; GORETE, Simone . Metodologia de Piano Digital em Grupo Contextualizado ao Repertório Brasileiro - XIX Congresso da ABEM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
COSTA, C. H. C. R.. Professor convidado - Master Class de Piano na III Semana da Música do Teatro Escola Basileu França. 2010. .

9.
LISBOA, Marcio ; COSTA, C. H. C. R. . Piano em Grupo - Arranjos de músicas folclóricas Brasileiras. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
COSTA, C. H. C. R.. Harmonia e arranjo - Escola de Música de Anápolis. 2009. .

11.
COSTA, C. H. C. R.. Workshop - Práticas em Piano em Grupo - ECA - USP de Ribeirão Preto. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
COSTA, C. H. C. R.; ÁLVARES, Marília . Apresentação de duas récitas da Ópera 'A Flauta Mágica' como pianista e responsável pela parte instrumental no Teatro do SESI em Goiânia. Projeto de Extensão.. 2017. Interpretação.

2.
COSTA, C. H. C. R.; Machado, Johnson . Recital piano e clarineta no Encontro de Clarineta da UNB à convite, obras de Gershwin, Nino Rota,. 2017. Interpretação.

3.
COSTA, C. H. C. R.. Recital de Piano com obras de Mignone, Chopin, Debussy à convite do V Encontro de Piano da EMAC/UFG vínculo temático com a pesquisa de Performance Musical. 2017. Interpretação.

4.
COSTA, C. H. C. R.; Griffith, M. . Regência da Wyoming University Orchestra à convite, obras: Shostakovich, Liebermann, Guerra-Peixe e Ripper, Vínculo Temático à pesquisa Performance musical: Ações e Interações. 2016. Interpretação.

5.
COSTA, C. H. C. R.; BURGANI, Sérgio ; Freire, Ricardo . Recital Clarineta e Piano no I Simpósio de Clarinetistas de Goiás à convite, obras de Villani-Côrtes, José Siqueira, Schumann, Paquito - vínculo temático com a pesquisa Performance Musical: Acóes e Interações. 2016. Interpretação.

6.
COSTA, C. H. C. R.; Machado, Johnson . Regência da Orquestra Sinfônica de Goiânia à convite, temporada 2016, obras de Mozart, Copland e Kallinikov - vínculo temático com a pesquisa Performance musical: ações e interações. 2016. Interpretação.

7.
COSTA, C. H. C. R.; AZEVEDO, J. . Recital Piano e Canto de Música de Câmara Brasileira no Performa 2015 - International Conference of Music Performance - proposta aceita - vinculo metodológico com a pesquisa 'Perfomance Musical: ações e interações na contemporaneidade'. 2015. Interpretação.

8.
COSTA, C. H. C. R.; Machado, Johnson ; ARRUDA, F. ; BENATTI, S. . MUSICAIS DA BROADWAY Regente e pianista. IN: 40º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA BELKISS SPENCIERI CARNEIRO DE MENDONÇA. A CONVITE - VINCULO METODOLÓGICO COM A PESQUISA 'PERFOMANCE MUSICAL: AÇÕES E INTERAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE'. 2015. Interpretação.

9.
COSTA, C. H. C. R.; BIZINECHI, L. ; ARRUDA, F. ; BENATTI, S. . Recital 'Musicais dos anos 30' com Liliana Bizinechi no V Simpósio Internacional de Musicologia em Pirenópolis - GO - pianista e diretor artístico - a convite - vinculo metodológico com a pesquisa 'Perfomance Musical: ações e interações na contemporaneidade'. 2015. Interpretação.

10.
COSTA, C. H. C. R.; BUENO, Kleber D. . Diretor Artístico, regente e cravista do Entremez 'O Grande Governador da Ilha dos Lagartos'(1773) no IV Simpósio Internacional de Musicologia em Pirenópolis. 2014. Interpretação.

11.
COSTA, C. H. C. R.; SAMARA, A. ; AYRES, H. . Circuito de Música Sacra - edição 2014. 2014. Interpretação.

12.
COSTA, C. H. C. R.; AZEVEDO, J. C. . Recital de Música Brasileira - piano e canto na Universidade da Georgia (EUA) - obras de Mignone, Villa-Lobos, Marlos Nobre, Waldemar Henrique e Tom Jobim. 2013. Interpretação.

13.
COSTA, C. H. C. R.; REGO, A. G. . Diretor Musical e Regente do Musical 'Inês é Morta' - Orquestra de Câmara Jean Douliez da UFG durante o III Simpósio Internacional de Musicologia em Pirenópolis. 2013. Interpretação.

14.
COSTA, C. H. C. R.; AZEVEDO, J. C. . Recital de Música Brasileira - Piano e Canto músicas do acervo SESC Partituras. 2013. Interpretação.

15.
COSTA, C. H. C. R.; AZEVEDO, J. C. . Recital de Música Brasileira - Canto e Piano. 2013. Interpretação.

16.
COSTA, C. H. C. R.; SILVEIRA, M. . Organista no Concerto Sacro apresentando a Missa Brevis de Buxtehude e Jesu, meine Freude de Bach durante o Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental na Cidade de Goiás. 2012. Interpretação.

17.
BARRA, Angela ; COSTA, C. H. C. R. . Pianista junto a soprano Angela Barra em apresentação em Cuiabá por ocasião da Semana da Voz. 2012. Interpretação.

18.
Freire, Ricardo ; COSTA, C. H. C. R. . Recital de clarineta e piano durante o 37 Festival Internacional de Música da EMAC-UFG. 2012. Interpretação.

19.
COSTA, C. H. C. R.. Recital de Piano durante o II Encontro Internacional de Música da USP-Ribeirão Preto executando obras de Debussy, Chopin e Francisco Mignone.. 2012. Interpretação.

20.
COSTA, C. H. C. R.; Machado, Johnson . Recital de Piano e Clarineta no XXI Congresso da ANPPOM - (clarinetista Johnson Machado)obra Introduction et Rondo de Charles Marie Widor. 2011. Interpretação.

21.
COSTA, C. H. C. R.. Regência da Comédia Mágica "A Loteria do Diabo" no II Goiânia Ópera Festival. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
COSTA, C. H. C. R.. Recital de Piano Solo no Teatro Belkiss Mendonça de Carneiro - Série Música e Cena na UFG. 2011. Interpretação.

23.
COSTA, C. H. C. R.; Castelo, David . Regência do Concerto da Orquestra Acadêmica da UFG no Congresso da ABEM 2011. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
COSTA, C. H. C. R.. Concerto da Orquestra Acadêmica da UFG - Série Música e Cena da EMAC. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
Freire, Ricardo ; COSTA, C. H. C. R. . Recital de Piano e Clarineta (clarinetista Ricardo Freire) na I SEMANA DA CLARINETA DA UFG - Obras de Ronaldo Miranda, Donizetti, Saint-Saens e Paganini. 2011. Interpretação.

26.
COSTA, C. H. C. R.; HOCKMAN, Gilad . Concerto da Orquestra Acadêmica Jean Douliez da EMAC/UFG - Regência - Estréia Brasileira. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
COSTA, C. H. C. R.; FERREIRA, Eliseu . Série de Concertos da Orquestra Goyazes - Regente Convidado - Teatro Basileu França. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
COSTA, C. H. C. R.; VASCONCELOS, Luis C. . Recital de Piano e Flauta - Schumann - na III Semana da Música do Estado de Goiás - Teatro Escola Basileu França. 2010. Interpretação.

29.
COSTA, C. H. C. R.. Concerto da Orquestra Acadêmica Jean Douliez no SIMCAM 2009. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
COSTA, C. H. C. R.; FRAZÃO, Ana Flavia . Artista Convidado - Concerto - Duo Pianístico - Carlos Costa e Ana Flávia Frazão no V Simpósio de Cognição e Artes Musicais Internacional. 2009. Interpretação.

31.
COSTA, C. H. C. R.; MEIRINHOS, Eduardo . Concertos Didáticos para a Juventude - Orquestra e Violão - Maestro Carlos Costa. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

32.
COSTA, C. H. C. R.; Machado, Johnson ; SILVEIRA, M. . Concerto Beneficente - Comemoração 75 anos Èden-Lar - São José dosCampos - Carlos Costa, piano Michel Silveira, tenor e Johnson Machado, clarinete e sax. 2009. Interpretação.

33.
COSTA, C. H. C. R.; Machado, Johnson . Concerto ANPPOM 2009 - Carlos Costa, piano e Johnson Machado, clarineta. 2009. Interpretação.

34.
COSTA, C. H. C. R.. Recital de Piano no Projeto - Música na Escola de Música da EMAC-UFG. 2009. Interpretação.

35.
COSTA, C. H. C. R.. Recital de Piano - EMAC - Projeto Música na Escola de Música. 2008. Interpretação.

36.
COSTA, C. H. C. R.. Recital de Piano - Veiga Vale (Goiânia). 2008. Interpretação.

37.
COSTA, C. H. C. R.; Machado, Johnson . Recital de Piano e Clarineta - SEMPEM 2008. 2008. Interpretação.

38.
APEC ; COSTA, C. H. C. R. . CD 3 Maternal. 2007. Arranjo.

39.
COSTA, C. H. C. R.; PARENTE, Leonel . Concerto da Orquestra Acadêmica Jean Douliez com obras dos alunos de composição. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

40.
COSTA, C. H. C. R.. Projeto Beethoven da Universidade Católica de Goiás - Concerto. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
COSTA, C. H. C. R.; FERREIRA, Eliseu . Pianista solista - Concerto em Lám de Grieg - Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. 2007. Interpretação.

42.
APEC ; COSTA, C. H. C. R. . CD Maternal 1, 2. 2006. Arranjo.

43.
COSTA, C. H. C. R.. Estréia da Orquestra Acadêmica Jean Douliez. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

44.
COSTA, C. H. C. R.. Recital de Piano - Éden-Lar. 2004. Interpretação.

45.
COSTA, C. H. C. R.. When You Believe de Stephen Schwartz. 2003. Arranjo.

46.
COSTA, C. H. C. R.. Produção musical para o CD " II Pit Stop Literário". 2003. Arranjo.

47.
COSTA, C. H. C. R.. Concerto de Fim de Ano. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

48.
COSTA, C. H. C. R.. Regência da Sinfonia No. 2 de Beethoven. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

49.
COSTA, C. H. C. R.. Regente Assistente e de ensaios da Ópera "La Bohème". 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

50.
COSTA, C. H. C. R.. Correpetidor para o violinista Cármelo de los Santos. 2001. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COSTA, C. H. C. R.. Carlos Costa, Piano - Músicas Brasileiras. 2006 (Recital de Piano no Programa "Música na Escola de Música" UFG).

2.
COSTA, C. H. C. R.. Circunstância. 2005.

3.
COSTA, C. H. C. R.. Bel Canto in Concert. 2005 (Concerto de Coral).

4.
COSTA, C. H. C. R.. Cantata de Páscoa com grande coro e orquestra. 2004 (Apresentação Musical).

5.
COSTA, C. H. C. R.. Recital de Piano. 2004 (Recital de Piano).

6.
COSTA, C. H. C. R.. Living Together. 1996.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, C. H. C. R.; REGO, A. G.; CUNHA, E. M.. Participação em banca de Luiz Eduardo Gonçalves. Da Escuta ao Compor: processos transexuais de um compositor na pós-modernidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. H. C. R.; OLIVEIRA, Fabio. Participação em banca de Lorena Brabo Pacheco. A Performance das Três Obras para Percussão solo de Yoshihisa Taira: um olhar comparativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

3.
COSTA, C. H. C. R.; PROTÁSIO, Nilceia. Participação em banca de Glawber Vitor Lucena. A Formação Musical na Orquestra Acadêmica Jean Douliez da EMAC/UFG. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

4.
COSTA, C. H. C. R.; LEÃO, E.. Participação em banca de Jane Lino Barbosa de Sousa. Música e Formação Docente: as interfaces do curso de formação em Arte-Educação-FAE. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

5.
DIAS, Angelo; COSTA, C. H. C. R.; BORGHOFF, M. M.. Participação em banca de Ciro de Castro. Duas Canções de Elpídio Pereira: uma abordagem estilística. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SOARES, F.; COSTA, C. H. C. R.; LAUREANO, G. T.. Participação em banca de Thyago Peres Carvalho. Rastreamento e reconhecimento de movimentos de punho na execução de excertos musicais ao piano. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

7.
COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Cosme Luis de Almeida. O processo de trascrição para dois Violões do Passacaglia e Fuga BWV 582 de Johann S. Bach. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

8.
COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Taís Vilar Vieira. "Cenas Cariocas, 2ª Suite" para Clarineta e Piano de Guerra Vicente: um estudo interpretativo. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

9.
COSTA, C. H. C. R.; DIAS, Angelo; Soares, Calimério. Participação em banca de Juliano Lima Lucas. Orquestração e Instrumentação no Nacionalismo: um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

10.
COSTA, C. H. C. R.; DIAS, Angelo. Participação em banca de Vinícius Inácio Carneiro. A Prática do Canto Coral Juvenil como Recurso Integrador para o Ensino Técnico em Música. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

11.
COSTA, C. H. C. R.; DIAS, Angelo. Participação em banca de Bianca Almeida e Silva. Aprendizem um coro religiosoado Musical e Referenciais Ideológicos: construindo uma performance diferenciada. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

12.
COSTA, C. H. C. R.; LANNA. Oiliam J.; VELOSO, Maurício. Participação em banca de Carla Jean Seibert. A PERFORMANCE MUSICAL COMO INTERAÇÃO: DIALOGISMO, SIGNIFICADOS E SUCESSO (UFMG). 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
DIAS, Angelo; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Fernando Cupertiino. As Canções de Osvaldo Lacerda com Textos de Manuel Bandeira. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

14.
COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Maria Inês Lucas Machado. O Piano Complementar e a Interdisciplinaridade: performance, apreciação e criação integradas na formação acadêmica do Bacharelado e da licenciatura. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
DIAS, Angelo; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Eliseu Ferreira da Silva. A Obra Orquestral de Orestes Farinello (1908-1989): Uma Abordagem Contextualizada. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

16.
COSTA, C. H. C. R.; VELOSO, Maurício. Participação em banca de Júnia Gonçalves Santiago. Progressão da Dificuldade Técnica nas Três Suítes Brasileiras para Piano de Oscar Lorenzo Fernândez. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
MONTEIRO, E. H. S.; ALMEIDA, A. Z.; LUCAS, M. I.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Viviane Terezinha Mion Bodaczny Taliberti. Trio op. 97, ' Arquiduque', de Beethoven: um estudo sobre sua interpretação. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
RAYMUNDO, S. M. R.; NOGUEIRA, G. G. P.; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Rafael Pedrosa Salgado. A preparação para performance musical de quarteto de violões. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, C. H. C. R.; VALLE, D. M. Z.. Participação em banca de Francisco Jânderson de Alencar.Procedimento de Estudo para um desenvolvimento Técnico Pianístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento Musical) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. H. C. R.; DIAS, Angelo. Participação em banca de Wdemberg Pereira da Silva.Regência para Educadores Musicais: Perspectivas do Ensino de Regência na Formação Acadêmica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Regência) - Universidade Federal de Goiás.

3.
COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Aglesson Costa Bastos.Análise dos possiíveis desgastes físicos e cuidados necessários para uma boa performance do clarinetista de orquestra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento Musical) - Universidade Federal de Goiás.

4.
DIAS, Angelo; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Vinícius Guimarães Barbosa.O Repertório a Capella para Semana Santa no Período Colonial Brasileiro: Uma Contextualização de 5 Composições sobre o Popule Meus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Regência) - Universidade Federal de Goiás.

5.
COSTA, C. H. C. R.; GUERRA, Anselmo; DIAS, Angelo. Participação em banca de MArcos Roberto de Souza Santos.Alice no País dos Sons Eletrônicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, C. H. C. R.; BARRENECHEA, Lúcia; MONTEIRO, Eduardo. Concurso para Professor de Piano Complementar- USP. 2010.

2.
COSTA, C. H. C. R.; ROCHA, Fernando; Tullio, Eduardo. Concurso para Professor de Percussão e Bateria - UFG. 2009. Universidade Federal de Goiás.

3.
COSTA, C. H. C. R.; PRESGRAVE, Fábio; BORGOMANERO, Alessandro. Concurso para Professor de Violoncelo - UFG. 2009. Universidade Federal de Goiás.

4.
COSTA, C. H. C. R.; LABOISSIERE, Marília. XV Concurso Nacional de Piano Orestes Farinello - Anápolis. 2009. Escola de Música da Prefeitura de Anápolis.

5.
COSTA, C. H. C. R.; FRAZÃO, Ana Flavia; ÁLVARES, Marília. Concurso para Pianista Acompanhador - UFG. 2009. Universidade Federal de Goiás.

6.
COSTA, C. H. C. R.; PRESGRAVE, Fábio. Banca Examinadoa do Concurso Público para o Cargo de PROFESSOR ASSISTENTE, na Área: Violoncelo e Música Contemporânea. 2009. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
COSTA, C. H. C. R.; RAYMUNDO, S. M. R.. Comissão de Avaliação Docente para a área de Progressão de Professor Adjunto 4 para Associado 1. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. H. C. R.; CRUVINEL, Flávia. Núcleo Docente Estruturante do Curso de Música - Licenciatura. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
COSTA, C. H. C. R.; MEIRINHOS, Eduardo. Comissão para Processo Seletivo do Consórcio CAPES-FIPSE. 2010. Universidade Federal de Goiás.

4.
COSTA, C. H. C. R.. Comissão de Eventos da EMAC/UFG. 2010. Universidade Federal de Goiás.

5.
COSTA, C. H. C. R.; FRAZÃO, Ana Flavia. 5º Concurso de Piano - Cora Pavan Capparelli - Edição Nacional - Uberlândia. 2006. Escola Municipal de Música de Uberlândia.

6.
COSTA, C. H. C. R.; VELOSO, Maurício. XII Concurso Nacional de Piano Orestes Farinello. 2006. Escola de Música da Prefeitura de Anápolis.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
36 Festival Internacional de Música de Londrina.Professor de Piano em Grupo. 2016. (Outra).

2.
35° Festival de Música de Londrina.Professor de Piano e Piano em Grupo no Festival. 2015. (Outra).

3.
I Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás.Concerto. 2015. (Outra).

4.
ANPPOM. Formação de artistas no ensino superior (gaduação e pós-graduação). 2014. (Congresso).

5.
Goiânia em Canto.Regente do Coro da Escola de Música e Artes Cênias da UFG. 2014. (Outra).

6.
II Oficina de Música Sacra.Técnicas de ensaio coral; Formação e ensaio de equipes de louvor. 2014. (Oficina).

7.
II Simpósio Internacional da Performance.Quintetos com Piano - Williams e Dvorak. 2014. (Simpósio).

8.
ABEM Centro Oeste - Ministrou curso Piano em Grupo para educadores Musicais.Piano em Grupo para educadores Musicais. 2011. (Encontro).

9.
I Encontro Internacional de Educadores em Música da USP - palestrante.A Harmonização e Improvização no ensino de Piano em Grupo. 2011. (Encontro).

10.
I Simpósio Nacional de Musicologia da UFG e III Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ.Diretor Musical do espetáculo "A Loteria do Diabo" Comédia Mágica. 2011. (Simpósio).

11.
IV Semana da Música - Teatro Escola Basileu França - professor de piano.Master classe de piano e recital de piano. 2011. (Oficina).

12.
Seminário de Pesquisa na Graduação da UFG - Banca avaliadora.Banca de monografias. 2011. (Seminário).

13.
VI Semana de Cultura - pianista correpetidor do Festival.Recitais de Trompete, Trombone, Tuba e Percussão. 2011. (Outra).

14.
I Encontro de Piano em Grupo da ECA - USP - Riberão Preto - Palestrante - Mesa Redonda.Projetos de Piano em Grupo para Escolas de Música. 2010. (Encontro).

15.
I Seminário de Pesquisa na Graduação - UFG - Banca de Apresentações de Monografias.Banca de Monografias de Final de Curso. 2010. (Seminário).

16.
ANPPOM. Recital de Piano e Clarineta. 2009. (Congresso).

17.
ABEM Regional - Centro Oeste. Piano em Grupo: metodologia contextualizada ao Brasil. 2008. (Congresso).

18.
Grupo de Estudos - Intercâmbio Cultural.Intercâmbio Cultural Brasil - Itália. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, C. H. C. R.; AGUIAR, Werner ; CARDOSO, A. M. S. . XVI Seminário Nacional de Pesquisa em Música da EMAC/UFG - SEMPEM. 2016. (Outro).

2.
COSTA, C. H. C. R.; REGO, A. G. . 41 Festival Internacional de Música. 2016. (Festival).

3.
COSTA, C. H. C. R.; AGUIAR, Werner ; CARDOSO, A. M. S. . XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da EMAC/UFG - SEMPEM. 2015. (Outro).

4.
COSTA, C. H. C. R.; AGUIAR, Werner ; CARDOSO, A. M. S. . XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da EMAC/UFG. 2014. (Congresso).

5.
COSTA, C. H. C. R.; ZANINI, Claudia ; AGUIAR, Werner . XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da EMAC/UFG. 2013. (Congresso).

6.
COSTA, C. H. C. R.; REGO, A. G. . 37 Festival Nacional de Música da Escola de Música e Artes Cênicas. 2012. (Festival).

7.
ZANINI, Claudia ; COSTA, C. H. C. R. . XII Seminário de Pesquisa em Música. 2012. (Outro).

8.
MACHADO, Simone G. ; COSTA, C. H. C. R. . II Encontro Internacional de Piano em Grupo. 2012. (Outro).

9.
COSTA, C. H. C. R.; REGO, A. G. ; FRAZÃO, Ana Flavia . 36 Festival Nacional da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG - Presidente da Comissão Organizadora. 2011. (Festival).

10.
COSTA, C. H. C. R.; FRAZÃO, Ana Flavia . 35º Festival Nacional de Música em Homenagem a Mário Ficarelli - Presidente da Comissão Organizadora. 2010. (Festival).

11.
COSTA, C. H. C. R.. Concerto em Homenagem a NHA NHA do Couto - Precursora da música erudita em Goiás (organização). 2010. (Concerto).

12.
COSTA, C. H. C. R.; CRUVINEL, Flávia . XIX Congresso Anual da ABEM - Diretor Artístico. 2010. (Congresso).

13.
COSTA, C. H. C. R.; ZANINI, Claudia . X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música 2010 - Diretor Artístico. 2010. (Outro).

14.
COSTA, C. H. C. R.; VALLE, D. M. Z. ; CASTELO, D. F. C. ; CARDOSO, A. M. S. ; CARNEIRO, Gyovana ; ALCANTARA JUNIOR, O. P. ; FRAZÃO, Ana Flavia . 35º Festival Nacional de Música da Escola de Música e Artes Cênicas. 2010. (Festival).

15.
COSTA, C. H. C. R.; CARNEIRO, Gyovana ; FRAZÃO, Ana Flavia ; AGUIAR, Adriana . 34º Festival NAcional de Música da Universidade Federal de Goiás. 2009. (Festival).

16.
COSTA, C. H. C. R.; DIAS, Angelo ; GUERRA, Anselmo . 9º Seminário de Pesquisa em Música da UFG - IX SEMPEM. 2009. (Congresso).

17.
COSTA, C. H. C. R.; RAY, Sonia . V SIMCAM 2009 - V Simpósio de Cognição e Artes Musicais Internacional. 2009. (Congresso).

18.
COSTA, C. H. C. R.; GUERRA, Anselmo . 8º Seminário Nacional de Pesquisa em Música - VIII SEMPEM. 2008. (Congresso).

19.
COSTA, C. H. C. R.; FRAZÃO, Ana Flavia ; CARNEIRO, Gyovana ; MEIRINHOS, Eduardo ; AGUIAR, Adriana . 33 Festival Nacional da EMAC/UFG. 2008. (Festival).

20.
COSTA, C. H. C. R.. 32º Festival Nacional de Música da Universidade Federal de Goiás. 2007. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
NILLO DE ALMEIDA CUNHA ARAUJO. Leitura à primeira vista ao Piano. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Hugo Martins Medeiros. DIFERENÇAS DE ABORDAGENS TÉCNICAS-INTERPRETATIVAS SOBRE A VELOCIDADE AO PIANO: UM ESTUDO DE CASO DE OBRAS SELECIONADAS DO ESTILO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO E ROMÂNTICO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Thyago Peres Carvalho. Design e avaliação de tecnologias colaborativas na interação musical. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
PAULA CRISTINA ARRAIS DIAS. O RELAXAMENTO CORPORAL EM PROL DA INTERPRETAÇÃO MUSICAL DO CANTOR: CONCEITOS ABORDADOS PELAS QUATRO ESCOLAS TRADICIONAIS DE CANTO. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Música - Canto) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Stefânia Coppo Ribeiro Benatti. O ESTUDO DO PICCOLO PELO FLAUTISTA: Diferenças de abordagens técnicas com fins interpretativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

2.
Felipe dos Santos Arruda. Habilidades técnico-interpretativas ao fagote para a performance da Ciranda das sete notas (Fantasia para fagote e quinteto de cordas) de Villa-Lobos. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

3.
Lamartine Silva Tavares. FAGOTE E OS SONS MULTIFÔNICOS: ESTUDO DA OBRA ?CANTARES PARA AIRTON BARBOSA? DE AYLTON ESCOBAR. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

4.
Almir Junio Pessoa. IMPROVISAÇÃO À VIOLA CAIPIRA: Um Estudo de Caso Aplicando Modelos Selecionados ao Cateretê Vide Vida Marvada. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

5.
Angela Bessa. O ESPAÇO DA MÚSICA SACRA ERUDITA NO CULTO CRISTÃO ATUAL: UM ESTUDO DE CASO NA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA EM GOIÂNIA-GO. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

6.
Sidney Ricardo Gomes. AS ESCOLHAS INTERPRETATIVAS DO MAESTRO NA CONTEMPORANEIDADE FACE À TRADIÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO COM A 5ª. SINFONIA DE TCHAIKOVSKY.. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

7.
Thyago Peres de Carvalho. Ratreamento e Reconhecimento de gestos de mão na execução de exercícios ao piano. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

8.
Monica Maia. REPERTÓRIO PIANÍSTICO BRASILEIRO PARA ENSINO DOS PASSOS PLIÉS E SAUTÉS DO BALLET CLÁSSICO: POSSIBILIDADES E ADEQUAÇÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

9.
Jonathan Taylor de Oliveira. REALIZAÇÃO DE TÉCNICAS ESTENDIDAS EM TRÊS OBRAS SELECIONADAS DO REPERTÓRIO BRASILEIRO PARA PIANO SOLO DO SÉCULO XXI: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

10.
Katarine Araujo. A ESCOLHA DO GESTUAL E SUAS IMPLICAÇÕES INTERPRETATIVAS APLICADAS À REGÊNCIA DA OBRA PSALMUS, DE JOÃO GUILHERME RIPPE. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

11.
Viviane Costa. Potencialidade Interpretativa do Piano Digital Clavinova CVP 401: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

12.
Adriana Lemes. O piano nos trios de Estércio Marquez Cunha. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

13.
Mábia Regina Aires Mendes Felipe. A Escola de Canto Lírico Goiana: fundamentos e práticas pedagógicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

14.
Lídia Fialho Cardoso. Possibilidades de utilização do punho na obra "Variações Sérias" para piano de Ronaldo Miranda. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

15.
Ana Flavia Siqueira. Três danças brasileiras para piano solo: uma abordagem técnico-interpretativa dos acentos.. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

16.
Ana Léia Nunes de Moraes Nascimento. Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça e o Improviso nº 2 de Camargo Guarniéri: uma interação pedagógico e interpretativa.. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

17.
Juliano Lima Lucas. Orquestração e Instrumentação no Nacionalismo: um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

18.
Rodrigo Tiago Ribeiro. UM ESTUDO SOBRE OPÇÕES INTERPRETATIVAS PARA ELEMENTOS FOLCLÓRICOS NA PERFORMANCE PIANÍSTICA ATUAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

19.
Franklin Roosevelt Silva Muniz. O Pianista Camerista, Correpetidor e Colaborador: as habilidades nos diversos campos de atuação. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Liliana Harb Bollos. 2014. Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mikaela Cardoso de Andrade. Os Fundamentos e os Benefícios do Canto Orfeônico. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Música e Artes Integradas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

2.
Virgínia Kelly Corrêa de Paula. Musicaslização para coro leigo. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Música e Artes Integradas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JACKSON DE SOUZA GUEDES. A TEXTURA EM SEIS ARRANJOS SELECIONADOS PARA CORAL DE ÂNGELO DIAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Regência) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

2.
Jesiel Gonçalves Fernandes. As possibilidades que o Software Synthesia 9.0 trás ao estudo da leitura musical no contexto do ensino de piano em grupo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

3.
Élider de Paula Bento. PETRUSHKA DE STRAVINSKY PARA PIANO SOLO: INTERAÇÃO ENTRE GESTOS E OS MOVIMENTOS DO BALET. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Instrumento Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

4.
Marcio Roberto Lisboa. O Uso do Piano com Ferramenta para o Regente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharel em Regência) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

5.
Katarine de Sousa Araújo. Objetivos Pedagógicos da Obra "Musissinphos"de Mario Ficarelli para Orquestra Iniciante. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Piano) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

6.
Rafael Pires Borges. Seis Obras do Quarteto Arautos dos Reis: Diferenças Estilísticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharel em Regência) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

7.
Claudio de Araujo. Coros em Goiânia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharel em Regência) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

8.
Enilzeth Artiaga. Dois Métodos de piano para iniciantes: estudo comparativo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

9.
Leonel Parente. Orquestração e instrumentação na obra "Star Wars" de John Williams. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Composição) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

10.
Antônio Cardoso. Grupos Masculinos em Goiânia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

11.
Valdeir. Muisicalização em orquestras de igrejas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

12.
Raquel Lyrio de Sousa. Coro de Cegos no Brasil: Uma Forma de Inclusão Social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

Iniciação científica
1.
ANNA PAULA LINS TEIXEIRA. POTENCIALIDADE DO CLAVINOVA CVP401 EM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS TIMBRÍSTICAS DOS SONS DE INSTRUMENTOS DE ORQUESTRA.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

2.
Marcio Roberto Lisboa. O Ensino de Piano em Grupo no Brasil: Monografias, Dissertações e Arranjos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharel em Regência) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Matheus do Couto Silva. Monitoria da Disciplina Piano em Grupo. 2014. Orientação de outra natureza. (Música - Instrumento Musical) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, C. H. C. R.; KLEBER, M. . Prática de Piano em Grupo - curso ministrado no 36 Festival Internacional de Música de Londrina. 2016. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 3:18:17