Clenice Griffo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6089761447547891
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem - Universidade de Barcelona (2011). É professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando como professora alfabetizadora no Centro Pedagógico da UFMG desde 1998. Atua também na formação de professores, com ênfase na aquisição da linguagem escrita. Autora do Programa de computador de uso escolar "Educatrix" - projeto de ensino, pesquisa e extensão do CP - UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clenice Griffo
Nome em citações bibliográficas
GRIFFO, Clenice

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995182
Fax: (31) 34995176
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2011
Doutorado em Psicologia da Aprendizagem.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: Dificuldades no processo de aquisição da linguagem escrita e no desenvolvimento das habilidades de leitura, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Ana Teberosky.
1994 - 1996
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização: Perspectivas do Aprendiz,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Magda Becker Soares.
1987 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Treinamento para avaliação de livros PNLD. (Carga horária: 12h).
Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, CEALE, Brasil.
2005 - 2005
DELE - Diplomas de Español como Lengua Extranjera.
Instituto Cervantes, IC, Espanha.
1999 - 1999
Filosofia para crianças - Educação para o pensar. (Carga horária: 40h).
Educação para o pensar, 10675, Brasil.
1999 - 1999
Filosofia e educação: a ciência e visões de mundo. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1998 - 1998
A Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Pós-Graduação Especialização Latu Sensu em Docência na Educação Básica, LASEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou disciplina MTE520 A Organização do Trabalho de Alfabetização na Escola e na Sala de Aula, para alunos da área de concentração Alfabetização e Letramento no primeiro semestre de 2012 com carga horária de 30horas.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou disciplina MTE520 - A Organização do Trabalho de Alfabetização na escola e na sala de aula - área de concentração: Alfabetização e Letramento, num total de 30 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou disciplina MTE534 - A pesquisa em Educação - Área de Concentração: Educação Física Escolar, perfazendo 30 horas/aula.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou a disciplina MTE512 - Análise da Crítica da Prática Pedagógica - Área de concentração: Alfabetização e Letramento, perfazendo 90 horas.


Caixa escolar da E. M. Professora Eleonora Pierucceti, E.M.P.E.P, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Trabalho de consultoria realizado junto às professoras do primeiro ciclo da escola. Desenvolvimento de ativiades para implementação das Preposições Curriculares do 1 ciclo.


Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, ISEAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina: Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização, no período de 23 à 30 de agosto de 2008


Obras Sociais e Educacionais da Mitra Diocesana de Luz, OSMED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Exerceu a função de professora de Dificuldades de Aprendizagem no curso de pós-graduação latu sensu em Psicopedagogia - módulo I, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, perfazendo carga horária de 40 aulas.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio Probatório
Outras informações
Supervisora de Estágio Probatório da docente Elaine Soares França, lotada no Núcleo de Ciências da Escola de Educaçõ Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

1/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.

Cargo ou função
Comissão do Impacto da Entrada de Crianças de 6 anos na Escola.
1/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Práticas Educativas: Iniciação ao Filosofar
1/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.

Cargo ou função
Orientadora de seis turmas do 3o ciclo (7a e 8a séries).
1/1998 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.

Cargo ou função
Coordenação do Setor de Orientação Educacional/NAIP - Núcleo de Atendimento e Integração Pedagógica - CP/UFMG.
1/1998 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.

Cargo ou função
Colegiado Pedagógico do CP/UFMG.
2/1996 - 8/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Orientação Educacional

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, FASF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou disciplina: DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM no curso de Pós-graduação latu senso em "PSICOPEDAGOGIA"


Centro Pedagógico - UFMG, CP - UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Objetivos da linha Fomentar a produção e divulgação de estudos referentes à temática da infância e sua educação, relacionando-a à escolas de aplicação, à educação em tempo integral, à formação docente, à alfabetização e letramento nos diferentes campos do conhecimento, entendidos como cerne da formação escolar das crianças, e à cultura e diversidade. Fomentar a produção e divulgação de estudos referentes à temática da infância e sua educação, relacionando-a à escolas de aplicação, à educação em tempo integral, à formação docente, à alfabetização e letramento nos diferentes campos do conhecimento, entendidos como cerne da formação escolar das crianças, e à cultura e diversidade.


Faculdade de Educação - UFMG, FAE - UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do curso: Pos-Graduação Latu Sensu em Docência na Educação Básica



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EDUCATRIX: análise da utilização de um software nos anos iniciais da educação básica
Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo verificar as possibilidades de contribuição de um programa digital ? Educatrix, para os processos de alfabetização e letramento de crianças do início da Educação Básica (Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental). Os sujeitos da pesquisa são crianças e professores da Educação Básica, graduandos da UFMG que atuam como monitores e profissionais e alunos de três municípios do Estado de Minas Gerais que utilizam o programa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumentos de coleta de dados questionários, observação participante, registro de campo e entrevistas. Além disso, serão analisadas atividades impressas e sequências didáticas utilizadas em caráter interativo ao uso das aulas do programa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Clenice Griffo - Coordenador / Cecília Nascimento - Integrante / Tânia Aretuza Ambrizi Gebara - Integrante / Carla Viana Coscarelli - Integrante.
2017 - Atual
Laboratório de Currículo Inclusivo
Descrição: A educação especial e inclusiva, apesar de aparentemente consolidada no Brasil, ainda é um desafio. Em um contexto de intensas transformações, com a entrada das crianças com deficiência nas escolas comuns, as práticas pedagógicas continuam as mesmas de anos atrás. Para os efeitos da Lei Brasileira de Inclusão, são consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. O público alvo da educação especial é formado por alunos com deficiências físicas, motoras, sensoriais ou intelectuais; as crianças com transtorno do espectro do autismo e as crianças com altas habilidades e superdotação. A formação de professores não acompanhou as mudanças em curso nas escolas brasileiras. Apesar de metodologias e tecnologias educacionais inovadoras estarem sendo constantemente disponibilizadas, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, esse material não tem alcançado os profissionais que deveriam aplicar estas técnicas nas salas de aula. Essa realidade não é diferente no Centro Pedagógico (CP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O CP mantém o ensino fundamental de 1º a 9º ano escolar organizado em três Ciclos de Formação Humana. Inúmeras escolas brasileiras enfrentam os mesmos desafios diante da inclusão, muitas vezes em um grau maior que o CP. O colégio possui um corpo docente qualificado, os professores possuem mestrado ou doutorado. Ao mesmo tempo em que o CP enfrentava estes desafios, estava sendo proposta no âmbito da UFMG uma Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. A partir da demanda apresentada aos professores do campo para que sugerissem disciplinas para compor a Formação Transversal, surgiu a ideia de propor não uma disciplina, mas um laboratório. O laboratório pensado como um local de construção coletiva, que servisse ao propósito do ensino, mas que conciliasse a pesquisa e a extensão, ao intervir junto aos alunos matriculados no CP, ao mesmo tempo em que servisse como local de estudo para professores da rede pública. Portanto, a proposta deste Laboratório surge de uma necessidade de intervenção apresentada pelo CP, aliada à proposta da Formação Transversal que será ofertada a partir de 1/2018, além da demanda crescente por parte de professores da rede pública por uma formação continuada. Para que a educação inclusiva se consolide nas escolas é necessário realizar adaptações ou flexibilizações curriculares. A flexibilização consiste na programação de atividades elaboradas para a sala de aula e em mudanças nas estratégias. A adequação curricular prevê a realização de atividades individualizadas que permitem o acesso ao currículo, ou seja, mudanças nos objetivos, conteúdos, recursos e práticas pedagógicas. No caso do Brasil, as adaptações curriculares estão previstas em Lei e são um direito do aluno com deficiência. O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) ou Plano de Ensino Individualizado (PEI) constituem-se como instrumentos que podem auxiliar o professor no processo de modificação curricular. Podemos considerar que desde 1998, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os professores contam com o suporte legal para modificarem (quando e se necessário), o currículo escolar de um aluno com deficiência. No volume sobre Adaptações Curriculares dos PCNs, já estão previstas a diversificação e a flexibilização curricular. O documento orienta os professores para definir critérios que especifiquem o que o aluno deve aprender; como e quando aprender; que formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem; como e quando avaliar o aluno. Portanto, o currículo constitui-se como ferramenta fundamental na escola inclusiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Clenice Griffo - Coordenador / Cecília Nascimento - Integrante / Tânia Aretuza Ambrizi Gebara - Integrante / Terezinha Cristina Costa Rocha - Integrante / Débora Machado Sanábio - Integrante / Marlaina Fernandes Roriz - Integrante / Adriana Araújo Pereira Borges - Integrante.
2008 - Atual
Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica
Descrição: O projeto de extensão ?Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre Educação Básica? busca ampliar o leque de possibilidades de construção de conhecimento, interação e articulação de ações de integração da Universidade com as redes públicas de ensino envolvidas com a educação básica. O objetivo central é que os professores, pesquisadores e estudantes da Universidade assim como os professores e gestores das escolas públicas sejam os condutores das discussões propostas por meio do projeto, que tem como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O eixo do ensino envolve as ações referentes à formação inicial dos graduandos de diferentes cursos da UFMG e prevê ações desenvolvidas com estudantes do Centro Pedagógico da UFMG e de escolas parceiras, tais como projetos, sequências de atividades e diferentes metodologias. Tais projetos são utilizados na socialização e construção de possibilidades de trabalho com a Lei 10639/03 compartilhadas com os professores e participantes das ações de extensão. No eixo da extensão, o foco é a formação continuada e em serviço de educadores e gestores, por meio de um diálogo com a comunidade escolar. As ações do projeto desenvolvem-se, em escolas da rede estadual e municipal da capital e região metropolitana, prezando por uma construção conjunta e ativa de conhecimento, de forma a valorizar as experiências e vivências dos participantes. São realizadas formações in loco, seminários, oficinas, workshops, mesas redondas que permitem a participação dos membros da equipe do projeto, de estudantes de graduação da UFMG, dos educadores e gestores das escolas parceiras e dos estudantes da educação básica. Além disso, as ações são organizadas e sistematizadas, por meio de relatórios, artigos, fotografias e filmagens, reunidos em formato de publicação disponibilizada no site do Colégio de Aplicação da UFMG e em congressos. No eixo pesquisa, desenvolve-se o projeto ?Educação para as relações étnico-raciais e a implementação da lei 10.639/03 nos Colégios de Aplicação do Brasil: o estado do conhecimento a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária?, que tem como campo os Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Federais do Brasil. Na concepção do projeto, decidiu-se que, a cada ano, se elegeria um tema ao qual estariam vinculadas as discussões. Tais temas são escolhidos a partir das demandas que chegam à universidade e/ou levantados em discussões nas redes públicas de ensino. Com relação ao histórico das ações desenvolvidas, em 2008/2009 priorizamos tema ? Ensino Fundamental de nove anos?- tal escolha foi fruto das expectativas e demandas recebidas pelo Centro Pedagógico com a implantação do ensino de 9 anos. Em 2010/2011, focalizou-se a ?Alfabetização na perspectiva do Letramento?, ?Inclusão na Educação? e ?Violência e Autoridade nos anos iniciais?. Em 2014, o Projeto foi organizado a partir do eixo das relações étnico-raciais na educação básica, de forma a contribuir para a implementação da Lei 10.639/03 e fomentar ações que buscam auxiliar as escolas na consolidação de práticas pedagógicas voltadas para a educação das relações étnico-raciais. Para a condução das ações desenvolvidas, conta-se com a parceria do Programa Ações Afirmativas na UFMG, do Núcleo de Estudos sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas e da Universidade Estadual de Minas Gerais. Em 2015, ampliou-se o público atendido: três escolas pertencentes ao município de Contagem/MG, duas pertencentes à Rede Municipal de Educação e uma da Rede Estadual de Educação. Em 2016 agregou-se mais duas novas instituições de educação infantil, uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves, com o atendimento de uma escola piloto. Em 2017, foi estabelecida a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do municípi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Clenice Griffo - Integrante / Tânia Aretuza Ambrizi Gebara - Coordenador.
2004 - Atual
Dificuldades no processo de aquisição da linguagem escrita e no desenvolvimento das habilidades de leitura
Descrição: Projeto de Pesquisa de Doutoramento. Descrição: investigação com caráter de intervenção nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita junto a alunos do ensino fundamental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Clenice Griffo - Coordenador.
1997 - Atual
Projeto de Ensino Pesquisa e Extensão Mala de Leitura do CP - UFMG
Descrição: O Projeto de Ensino e Extensão Mala de Leitura do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, iniciado em 1997 é resultado das práticas de leitura literária realizadas por docentes dessa escola, em suas salas de aula e que foram incorporadas no Projeto. Essas professoras tornaram-se coordenadoras do projeto. Tem como meta a promoção da literatura junto às crianças, adolescentes, pais e educadores; busca refletir sobre as práticas de leitura desenvolvidas no contexto escolar, atuando de maneira sistemática na formação dos educadores e monitores do Projeto. Em 2000, o Mala de Leitura participou do Programa Rádio Favela em sintonia com a educação, tendo seu momento de contação de histórias ao vivo. Nos anos de 2002 a 2004, o Projeto, em parceria com o Caixa de Brinquedos do Laboratório do Brincar FAFICH/UFMG, participou do Programa Mobilização das Comunidades - PMC/SERVAS/UFMG, possibilitando a formação de educadores da Educação Infantil do Estado de Minas Gerais, tendo capacitado 734 educadores infantis de 468 creches em Minas Gerais. Sua atuação neste programa conferiu a Menção Honrosa concedida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em sua trajetória, o Projeto realizou parcerias com o Programa Carro-Biblioteca/Frente de Leitura da ECI/UFMG atuando em diversas comunidades da grande BH, como a Biblioteca Comunitária Etelvininha Lima, ação que se estende até hoje. Em 2005, integrou-se ao ?Redes e Integração Comunitária?, na Vila Acaba Mundo/BH (parceria com outras unidades da UFMG) e ao Fórum Permanente de Formação Continuada de professores da UFMG. Em 2006, realizou-se o IV Encontro A Leitura em Pauta cuja temática foi Literatura, Biblioteca e Escola: Um Diálogo Possível? No mesmo ano, recebeu homenagem pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, no 7º Salão do Livro & Encontro de Literatura de BH. Iniciou-se, em 2007, a parceria com a Rádio UFMG Educativa, com o programa Veredas de Histórias, no ar, de segunda a sexta, às 9h45 e começou a desenvolver ações junto à Biblioteca do Centro Pedagógico por meio do Projeto Histórias para se ouvir, atuando com alunos, pais e professores do 1º Ciclo. Em 2008, iniciou parceria com a UMEI Alaíde Lisboa, atuando com nove turmas da Educação Infantil. Em agosto de 2008, realizamos o I Colóquio Mala de Leitura ? 10 anos com você! Lançamos o site: www.cp.ufmg/maladeleitura, possibilitando a interação entre o projeto e a comunidade interna e externa à UFMG. Como resultado da parceria com a Rádio UFMG Educativa, produzimos a coletânea em CD: Histórias para se ouvir. Ainda em 2008, o Projeto foi agraciado com Menção Honrosa, pela Pró-Reitoria de Extensão na Semana do Conhecimento e Cultura. Em 2010, o Projeto iniciou atuação na Comunidade Maquiné ? Sabará/MG, atendendo a um público da zona rural, onde estamos implementando uma biblioteca local em parceria com a Casa da União. Reafirmamos, no mesmo ano, parceria com a E.M. Nossa Senhora do Amparo, atendendo, quinzenalmente, a 50 crianças de 6 anos de idade e suas professoras. Em 2011 e 2012, continuamos com a ação nessas turmas. Compreendemos que o projeto ocupa um lugar significativo na promoção da literatura, contribuindo com o letramento literário do público atendido. Ressaltamos, ainda, a sua contribuição na formação da própria equipe, sempre buscando novas obras e histórias. Considerando a importância da literatura na formação humana, realizamos ações junto às comunidades cujas condições de acesso ao livro são restritas. Partindo desse princípio, atuamos de forma sistemática na promoção da literatura e na formação de novos mediadores de leitura. Para dar continuidade e ampliar suas ações solicitamos a manutenção da bolsa de extensão. Em síntese, o Projeto Mala de Leitura promove as seguintes ações de extensão: Projeto Histórias para se ouvir, Projeto Veredas de Histórias e Domingo Literário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Clenice Griffo - Integrante / GROSSI, Maria Elisa de Araújo - Integrante / Cecília Nascimento - Coordenador / Luciana dos Prazeres Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Educatrix: expansão do uso de recursos digitais na escola
Descrição: Destinado a: 1) elaboração de material didático para alfabetização; 2) formação de monitores, estagiários e professores para elaboração de material didático para o Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Clenice Griffo - Coordenador / Tânia Aretuza Ambrizi Gebara - Integrante.
2013 - Atual
Educatrix
Descrição: Elaboração de Programa de Computador para uso escolar - Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Pronto para uso. Já instalado no Centro Pedagógico da UFMG. Em fase de implementação em quatro municípios do Estado de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Clenice Griffo - Coordenador.
2010 - 2011
Projeto de Ensino e Extensão Mala de Leitura
Descrição: . O projeto teve início em 1997, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão-PROEX/UFMG. Consiste na circulação de malas cheias de livros de literatura em vários locais: escolas, comunidades, praças, feiras culturais, possibilitando ao público uma relação de proximidade com a leitura literária, bem como o acesso a um acervo de qualidade. Tem como principal objetivo propiciar momentos significativos de interação do leitor com o texto literário: inicialmente, por meio da leitura e/ou contação de histórias, feita pela equipe; posteriormente, essa interação acontece quando a mala é aberta e os leitores escolhem os livros que desejam. Possibilita também a formação constante dos profissionais envolvidos na implementação do Projeto, que necessitam estar em permanente processo de formação em Literatura, campo inspirador da iniciativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clenice Griffo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Vegetal/Especialidade: Tecnologia de Processos e Produtos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Catalão
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio da área de Ciências Humanas Categoria A da 4a. Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - FEBRAT, Museu Itinerante Ponto - UFMG.
2013
Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas, Sebrae - MG.
2013
Conhecimento e Cultura - UFMG 2013 (Educatrix - Invenção científica e tecnológica), Coordenadoria de Transferência Tecnológica - CTIT.
2004
9 concurso "Os melhores programas de incentivo à leitura junto a crianças e jovens de todo Brsil/FNLIJ-RJ", Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRIFFO, Clenice1996GRIFFO, Clenice. Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização: perspectivas do aprendiz. Cadernos do Professor, Belo Horizonte, n.1, 1996.

2.
GRIFFO, Clenice1995GRIFFO, Clenice. Formação e Linguagem. C Aderno de Educação Popular, Belo Horizonte, n.1, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GRIFFO, Clenice; GEBARA, T. A. A. . Educatrix no Papel. 1a. ed. Belo Horizonte: Centro Pedagógico, 2016. v. 7. 85 x 7 = 595p .

2.
GRIFFO, Clenice; Crisângela Ellen de Souza . Fazeres e saberes da docência. 1. ed. Belo Horizonte: Centro Pedagógico - UFMG, 2015. v. 1. 199p .

3.
GRIFFO, Clenice. Formação continuada de docentes na educação básica. 1. ed. , 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
GRIFFO, Clenice; Maria da Graça Costa Val . Palavra. In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade / Maria Graça Costa Val / Maria das Graças de Castro Bregunci. (Org.). Glossário Ceale* Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. 1ed.Belo Horizonte: UFMG/FACULDADE DE EDUCAÇÃO, 2014, v. 1, p. 243-245.

2.
GRIFFO, Clenice. Dificuldades de Aprendizagem: perspectivas do aprendiz. In: Maria de Fátima C. Gomes; Maria das Graças de C. Sena. (Org.). Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, v. , p. 39-54.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRIFFO, Clenice; Fabio Torres . Uma plataforma de estudos digital para os pequenos. Profissão Mestre, Curitiba, p. 32 - 33, 01 dez. 2013.

2.
GRIFFO, Clenice. Centro Pedagógico cria nova política disciplinar. Boletim Informativo da UFMG. Belo Horizonte, n. 1231, maio 1999. Boletim Informativo da UFMG, Belo Horizonte, , v. 1231, 01 maio 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRIFFO, C.; Nascimento, Cecília ; SANABIO, D. M. ; RORIZ, M. F. ; FERNANDES, A. M. M. . Currículo Funcional Natural. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos - SP. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018.

2.
GRIFFO, Clenice; LARA, M. M. . Aprender matemática com música, poesia e suporte digital. In: FEBRAT 2017, 2017, Belo Horizonte. Aprender matemática com música, poesia e suporte digital, 2017.

3.
GRIFFO, Clenice; MONCAO, L. M. . Aprender Conectando. In: FEBRAT 4a. Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, 2016, Belo Horizonte. FEBRAT 4a. Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, 2016.

4.
GRIFFO, Clenice; VIEIRA, M. L. . Invenções: o que são? - Almanaque das invenções. In: FEBRAT 4a. Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, 2016. FEBRAT 4a. Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, 2016.

5.
GRIFFO, Clenice; MONCAO, L. M. . A gente é o que a gente come - Projeto de Alimentação - 1o ciclo 2016. In: FEBRAT 2016, 2016, Belo Horizonte. A gente é o que a gente come, 2016.

6.
GRIFFO, Clenice. Água Caminhos da vida. In: 14ª UFMG JOVEM, 2013, Belo Horizonte. 14ª UFMG JOVEM - Ano Internacional da Cooperação pela Água, 2013.

7.
GRIFFO, Clenice. Projeto de Extensão Mala de Leitura. In: 2a Bienal de Extensão da UFMG, 1999, Belo Horizonte. Anais da 2a Bienal de Extensão da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRIFFO, Clenice. Palavras Recicladas. In: 1a FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas, 2013, Belo Horizonte. Anais FEBRAT 2013, 2013.

2.
GRIFFO, Clenice; LIMA, Gustavo ; TANIGUCHI, Mario . Educatrix - Programa Educativo. In: FEBRAT - I Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, 2013, Belo Horizonte. Semana Ncional de Ciência e Tecnologia - FEBRAT 2013. Belo Horizonte: FAPEMIG, 2013. v. único.

Apresentações de Trabalho
1.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização na Pré-escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GRIFFO, Clenice. Aprender matemática com música, poesia e suporte digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GRIFFO, Clenice; Aieska, Kelly de Carvalho ; PEREIRA, T. L. . Semana do Conhecimento 2017 - UFMG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GRIFFO, Clenice; GEBARA, T. A. A. . Alfabetização e Recursos Digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GRIFFO, Clenice. Visita técnica na Prefeitura Municipal de Viçosa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GRIFFO, Clenice; GEBARA, T. A. A. . Visita técnica no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GRIFFO, Clenice; GEBARA, T. A. A. . Visita técnica na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GRIFFO, Clenice; MONCAO, L. M. . Aprender Conectando. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GRIFFO, Clenice; VIEIRA, M. L. . Invenções: O que são?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GRIFFO, Clenice; VIEIRA, M. L. . Invenções: o que são? Almanaque das invenções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GRIFFO, Clenice. Visita técnica à empresa Positivo Informática e Tecnologia Educacional - Curitiba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GRIFFO, Clenice. Visita Técnica ao Curso Anglo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
GRIFFO, Clenice; TANIGUCHI, Mario . Recursos digitais e alfabetização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GRIFFO, Clenice; TANIGUCHI, Mario . Visita técnica na Prefeitura Municipal de Sarzedo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GRIFFO, Clenice. Projeto Acadêmico 46 - XVII Semana da Graduação - UFMG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GRIFFO, Clenice; LIMA, Gustavo . Educatrix - tecnologia educacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GRIFFO, Clenice; TANIGUCHI, Mario . Visita técnica na Prefeitura Municipal de Jeceaba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GRIFFO, Clenice. Palavras Recicladas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GRIFFO, Clenice. CP legal. Belo Horizonte: Centro Pedagógico/UFMG, 1999 (Cartilha).

2.
GRIFFO, Clenice. Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização: perspectivas do aprendiz. Belo Horizonte: FAE-UFMG, 1996 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GRIFFO, Clenice. Consultora AD hoc da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica. 2018.

2.
GRIFFO, Clenice. Grupo de Investigação da Profa. Ana Teberosky, Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona. 2004.

3.
GRIFFO, Clenice. PROFA/Programa de Formação de Professores Alfabetizadores/Ministério da Educação. 2001.

4.
GRIFFO, Clenice. Projeto de trabalho Investigando o Fracasso Escolar. 2000.

5.
GRIFFO, Clenice. Integrante da comissão de reestruturação do currículo do curso de pedagogia. 1997.

6.
GRIFFO, Clenice. Projeto Brincando e Aprendendo/AMEPPE (Associação Movimento de Educação Popular. 1995.

Trabalhos técnicos
1.
GRIFFO, Clenice. Plano Nacional do Livro Didático. 2016.

2.
GRIFFO, Clenice. PNLD Campo 2016. 2016.

3.
GRIFFO, Clenice. Comissão científica do evento: II SICEA Inter-regional Sul-Sudeste. 2016.

4.
GEBARA, T. A. A. ; BARRETO, T. C. ; GRIFFO, Clenice . Formação continuada e em serviço: percursos educativos da Escola Municipal Maria da Cruz Resende de Ribeirão das Neves. 2016.

5.
GRIFFO, Clenice; GEBARA, T. A. A. . Educatrix: expansão do uso de recursos digitais na escola. 2016.

6.
GRIFFO, Clenice. Avaliação e Seleção de Obras de Literatura - PNLD/PNAIC 2014. 2014.

7.
GRIFFO, Clenice. Avaliação de livro didático do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental - PNLD Campo 2013. 2012.

8.
GRIFFO, Clenice. Programa Nacional do Livro Didático 2013 - Obras Complementares. 2012.

9.
GRIFFO, Clenice. PNLD 2013 - 1 ao 3 ano do Ensino Fundamental. 2011.

10.
GRIFFO, Clenice. Análise de Livro didático na área de Alfabetização e Letramento. 2011.

11.
GRIFFO, Clenice. PNLD 2010 - Avaliação de livros de Alfabetização e Letramento do primeiro Ciclo. 2010.

12.
GRIFFO, Clenice. Children´s Production of humoristic Notations. 2005.

13.
GRIFFO, Clenice. La producción del humor en los niños. 2005.

14.
GRIFFO, Clenice. Programa Nacional do Livro Didático. 2005.

15.
GRIFFO, Clenice. VEREDAS (Formação de Professores da Rede Pública - Magistério Superior). Ministério da Educação/Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. 2002.

16.
GRIFFO, Clenice. Pesquisa: PNLD/2003-2004/A Escolha do Livro Didático no Brasil/Coleções de Língua Portuguesa - 1a. a 4a.. 2002.

17.
GRIFFO, Clenice. Projeto de Extensão do Centro Pedagógico da UFMG: Educação de Jovens e Adultos. 2002.

18.
GRIFFO, Clenice. Pesquisa: A Escolha do Livro Didático no Brasil. 2001.

19.
GRIFFO, Clenice. Programa Nacional do Livro Didático/PNLD 2000-FNDE/MEC/CEALE/UFMG, Avaliação de cartilhas, pré-livros e livros de literatura intermediária. 1998.

20.
GRIFFO, Clenice. Pesquisa: Experiências Efetivas de CBA: mapeamento, descrições e análises. 1997.

21.
GRIFFO, Clenice. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 1998, Avaliação de Cartilhas, pré-livros e livros de leitura intermediária. 1997.

22.
GRIFFO, Clenice; OLIVEIRA, Marco Antônio de ; NASCIMENTO, Milton Do . Pesquisa: Da forma sonora da fala à forma gráfica da escrita. 1992.

23.
GRIFFO, Clenice; SOARES, Magda Becker ; SENA, Maria das Graças de Castro . Pesquisa: Alfabetização no Brasil - 1950 - 1990 - Análise Integrativa de Estudos Empíricos e Teóricos. Sub-Projeto: Dificuldades de aprendizagem: 1970 a 1990: Análise Qualitativa da Produção Acadêmica e Científica. 1991.

24.
GRIFFO, Clenice. Pesquisa: A Educação da Mulher em Belo Horizonte: A Contribuição das Dominicanas do Colégio Santa Maria. 1991.

25.
GRIFFO, Clenice; SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos ; RAMOS, Nelcy das Neves . Pesquisa: O Cotidiano dos Profissionais da Educação em Escolas Públicas: A Difícil Relação Teoria/Prática. 1990.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRIFFO, C.. Livro na roda: Alaíde Lisboa. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GRIFFO, Clenice. Educatrix. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GRIFFO, Clenice. Novo softwaer facilita o aprendizado em escolas de Minas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
GRIFFO, Clenice. Lançamento Educatrix. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
GRIFFO, Clenice. Lançamento Educatrix. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
GRIFFO, Clenice. Uma plataforma de estudos digital para os pequenos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
GRIFFO, Clenice. Programa Salto para o Futuro. 2007.

8.
GRIFFO, Clenice. Abrindo a cabeça. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
GRIFFO, Clenice; Andreia Colozio . Alfabetização. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GRIFFO, Clenice; LIMA, Gustavo . Educatrix. 2013; Tema: Apresentação do programa digital Educatrix. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
GRIFFO, C.. Laseb - Processos de Alfabetização e Letramento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
GRIFFO, Clenice; GEBARA, T. A. A. . Educatrix no Papel. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para os anos iniciais do Ensino Fundamental).

3.
GRIFFO, Clenice; GEBARA, T. A. A. . Alfabetização na Perspectiva do Letramento: desafios e possibilidades de organização do trabalho pedagógico na Escola Municipal Maria da Cruz Resende. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização na Educação Infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização na perspectiva do Letramento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GRIFFO, Clenice. Aquisição da escrita alfabética. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GRIFFO, Clenice. Análise Crítica da Prática Pedagógica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização e Letramento no projeto de formação UMEI Pilar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GRIFFO, Clenice. Análise Crítica da Prática Pedagógica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização e Letramento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
GRIFFO, Clenice. Fundamentos Pedagógicos da Alfabetização. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
GRIFFO, Clenice. Digital Cities. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
GRIFFO, Clenice. Instrumentos da Alfabetização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
GRIFFO, Clenice. Instrumentos da Alfabetização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
GRIFFO, Clenice. Instrumento de Alfabetização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GRIFFO, Clenice. Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GRIFFO, Clenice. Pró-Letramento - Alfabetização e linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
GRIFFO, Clenice. Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
GRIFFO, Clenice. Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
GRIFFO, Clenice. Dificuldades de Aprendizagem, Letramento e Diagnóstico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
GRIFFO, Clenice; Magda Rivero . Children`s Production Humoristic Notations. 2005. (Relatório de pesquisa).

22.
GRIFFO, Clenice. Dificuldades de Aprendizagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
GRIFFO, Clenice. Congresso Estadual de Alfabetização. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
GRIFFO, Clenice. Mala de Leitura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
GRIFFO, Clenice. Curso: Leitura Literária na Escola/Projeto Mala de Leitura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
GRIFFO, Clenice. Curso: Dificuldades Escolares. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
GRIFFO, Clenice. Curso de Psicopedagogia/Disciplina: Dificuldades Escolares. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
GRIFFO, Clenice. Curso de Psicopedagogia/Disciplina: Alfabetização e dificuldades Escolares. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
GRIFFO, Clenice. Curso Ministrado: O serviço de Orientação Educacional no contexto da escola pública: a experiência do Centro Pedagógico/UFMG/II Encontro de Educadores do Ensino Básico e I Encontro de Contadores de História de Goiás. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
GRIFFO, Clenice. Curso de pós-graduação/Psicopedagogia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
GRIFFO, Clenice. Projeto de Alfabetização de Adultos junto aos professores da rede municipal de ensino. 1998. .

33.
GRIFFO, Clenice. Curso: Alfabetização/Professores e Especialistas da Rede Estadual de Ensino. 1997. .

34.
GRIFFO, Clenice. Curso: Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização. 1997. .

35.
GRIFFO, Clenice. Projeto de Alfabetização de adultos junto aos professores da rede municipal de ensino. 1997. .

36.
GRIFFO, Clenice. Curso: Orientação Vocacional. 1997. .

37.
GRIFFO, Clenice. Curso: Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
GRIFFO, Clenice. Curso: Produção de texto nas séries iniciais. 1996. .

39.
GRIFFO, Clenice. Curso: Produção de texto nas séries iniciais. 1996. .

40.
GRIFFO, Clenice. Curso: Leitura e escrita na pré-escola e nas séries iniciais do 1o grau. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

41.
GRIFFO, Clenice. Curso: Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização da Leitura e da Escrita. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

42.
GRIFFO, Clenice. Curso: Alfabetização em Parceria de Movimento de Educação Popular Paulo Engler - AMEPPE e Movimento de Educação da Base - MEB. 1993. .

43.
GRIFFO, Clenice. Curso Leitura e Escrita na Pré Escola. 1993. .

44.
GRIFFO, Clenice. Curso Formação de Educadores de Creches Comunitárias - (7 a 14 anos). 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
GRIFFO, Clenice. Programa de Monitoria de Pós-Graduação/Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de I e II Graus (1993-1994). 1993 (Demais trabalhos relevantes) .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 LIMA, Gustavo . Educatrix. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI014110003546, título: "Educatrix" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 21/03/2012Instituição(ões) financiadora(s): Magistec.


Programa de computador
1.
MOREIRA, G. L. S. ; GRIFFO, Clenice . Educatrix. 2012.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 014110003546, data de registro: 21/03/2012, título: "Educatrix" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GRIFFO, Clenice; Denise Odete Cotta. Participação em banca de Denise Odete Cotta. Literatura Infantil: possibilidades para a formação do leitor. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei - Pós-graduação Latu Sensu em Docência na Educação Infantil) - Faculdade de Educação UFMG.

2.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi. Participação em banca de Elza Maria da Silva Azevedo. Educação Infantil: sua relação com a literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei - Pós-graduação Latu Sensu em Docência na Educação Infantil) - Faculdade de Educação UFMG.

3.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi. Participação em banca de Érica Cristina Borges. Literatura Infantil: ferramenta para o aprimoramento da linguagem oral da criança de 3 anos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei - Pós-graduação Latu Sensu em Docência na Educação Infantil) - Faculdade de Educação UFMG.

4.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi. Participação em banca de Leila Elena dos Reis Barreto. A importância da leitura literária na rotina de crianças da Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei - Pós-graduação Latu Sensu em Docência na Educação Infantil) - Faculdade de Educação UFMG.

5.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi. Participação em banca de Maria Bethânia de Souza Lima. Educação Infantil: um espaço de formação de pequenos leitores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei - Pós-graduação Latu Sensu em Docência na Educação Infantil) - Faculdade de Educação UFMG.

6.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Cristiane Aparecida Salvio REsende. O conto que eu conto: Uma Proposta de Produção de Texto na Primeira Pessoa para Crianças de 1⁰ Ano do 2⁰ Ciclo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Eliane Pereira Lima. O lugar da Geografia na Alfabetização/ 1⁰ e 2⁰ Ciclo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Erica Fernanda Nunes Oliveira Lopes. A Correção de Produção Textuais Escritas: Uma Proposta de Intervenção. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Margarete Miranda Silva. Programa de Intervenção Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte na Escola Municipal Elisa Buzelin: Reflexões Sobre uma Prática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Nara Lúcia Ferreira. O Valor Pedagógico dos quadrinhos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Regina Lúcia Alves da Silva. Educação Inclusiva: Possibilidades de Alfabetização na Realidade de uma Sala de aula. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Saionara Walquíria Gomes Heringer. Na sala de casa e na sala de aula: uma proposta de incentivo à leitura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Sirlene Maciel de Andrade. Desenvolvimento da percepção e compreesão de normas ortográficas entre crianças de 9/10 anos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Vanessa de Salvo Castro Alves. PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: TRAJETÓRIAS DISTINTAS - O TEMPO DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NA COMPREENSÃO DA NATUREZA DO SISTEMA DE ESCRITA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Verônica Maria Corrêa Gonçalves. PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Ana de Fátima Assunção.Educação Infantil, alfabetização e letramento: adequação e possibilidades.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Débora Pereira de Avelar.A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Ednea Gomes Saraiva.Aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Etefânia Ester Siqueira de Almeida.Apropriação do sistema de escrita na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Fabiana Alves e Silva.Aquisição da linguagem oral em crianças pequenas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Francismeiry Pereira da Silva.A construção da base alfabética na perspectiva do letramento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Isabel Moreira Rodrigues Guedes.O desenvolvimento da consciência fonológica e a alfabetização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Tatiana Reis Teixeira Andrade.Alfabetização na Educação Infantil: as contribuições do bricandário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
GRIFFO, Clenice. Participação em banca de Ionária Conceição Paulina.A escrita na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GRIFFO, Clenice; Nascimento, Cecília; Souto, Kely Nogueira. Professor para o Núcleo Básico do Centro Pedagógico - UFMG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GRIFFO, Clenice. Banca de Concurso para Professor Substituto, área de Artes, Centro Pedagógico da UFMG. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
GRIFFO, Clenice. Banca de Concurso para Professor Substituto, área de Educação, Centro Pedagógico da UFMG. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
GRIFFO, Clenice. Banca de seleção para bolsista do Programa de Imersão à Docência - Projetos Especiais. 2018. Centro Pedagógico - UFMG.

2.
GRIFFO, Clenice. Banca para seleção de monitor Progrma de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade - Edital 008. 2018. Centro Pedagógico - UFMG.

3.
GRIFFO, Clenice. Banca de concurso para seleção de bolsistas - PBEXT/PROEX/UFMG. 2017.

4.
GRIFFO, Clenice. Banca de concurso para seleção de bolsistas do Programa de Monitoria de Graduação - 1o ciclo. 2017. Centro Pedagógico - UFMG.

5.
GRIFFO, Clenice. Banca de seleção para bolsista do Programa de Imersão à Docência - Projetos Especiais - Edital 41. 2017. Centro Pedagógico - UFMG.

6.
GRIFFO, Clenice. Banca de seleção para bolsista do Programa de Imersão à Docência - Edital 047. 2017. Centro Pedagógico - UFMG.

7.
GRIFFO, Clenice. Banca se seleção para monitores do Programa Imersão à docência - Edital 034. 2017. Centro Pedagógico - UFMG.

8.
GRIFFO, Clenice; FREITAS, A. F. S.; FRANCA, E. S.; FERREIRA, A. A.. Comissão de Avaliação e Reestruturação do Plano de Qualificação Docente do CP - UFMG. 2017. Centro Pedagógico - UFMG.

9.
GRIFFO, Clenice. Comissão científica do evento do II SICEA Inter-regional Sul-Sudeste. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
GRIFFO, Clenice. Banca de seleção de bolsista do Programa de Imersão Docente Edital 46/2015. 2015.

11.
GRIFFO, Clenice. Banca examinadora de seleção de professor substituto do Núcleo Básico - CP - UFMG Edital n. 379/2015. 2015.

12.
GRIFFO, Clenice. Banca de seleção de bolsista do Programa de Imersão a Docência - edital 24. 2014.

13.
GRIFFO, Clenice. Banca de seleção de bolsista para o Projeto Mala de Leitura. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2a Feira Mineira de Iniciação Científica. Educatrix: Análise da utilização de um software nos anos iniciais da Educação Básica. 2018. (Feira).

2.
PNAIC SEB/MEC.Trabalhando com gêneros textuais. 2018. (Encontro).

3.
Seminário Final PNAIC Pré-escola e II Seminário LEPI/ BH. 2018. (Seminário).

4.
Seminário Presencial de Formadores Locais do Programa de Formação Continuada pela alfabetização na idade certa.Alfabetização na Pré-escola. 2018. (Seminário).

5.
V FEBRAT. Aprender matemática com música, poesia e suporte digital. 2017. (Feira).

6.
XXI Semana de Graduação - UFMG. Imersão à docência - Centro Pedagógico. 2017. (Exposição).

7.
FEBRAT - 4a. Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolar Técnicas. Aprender Conectando. 2016. (Feira).

8.
Seminário Crianças, professores e famílias: olhares sobre a Educação InfantilEdu. 2016. (Seminário).

9.
Oficina de contação de histórias com a autora Kiara Terra. 2015. (Oficina).

10.
Primeiro Ciclo de Debates - Ciclos de Formação e Educação Integral: concepções e abordagens no ensino fundamental. 2015. (Seminário).

11.
Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Seminário).

12.
66o Encontro Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2014. (Encontro).

13.
Leitura e Escrita na Educação Infantil: A experiência de Barcelona. 2014. (Outra).

14.
Museu Itinerante Ponto da UFMG na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Educatrix. 2014. (Exposição).

15.
Seminário em Educação da Prefeitura Municipal de Brumadinho - MG.Oficina de práticas de alfabetização. 2014. (Seminário).

16.
Seminário Internacional Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. 2014. (Seminário).

17.
FEBRAT - I Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas.. Educatrix - Magistec - Tecnologia Educacional. 2013. (Feira).

18.
FEBRAT - I FEIRA BRASILEIRA DE COLÉGIOS DE APLICAÇÃO E ESCOLAS TÉCNICASAS. Palavras Recicladas. 2013. (Feira).

19.
IV Colóquio Mala de Leitura: Práticas de Leitura Literária. 2013. (Outra).

20.
Palestra: Sociologia da Infância: Cenário da pesquisa com crianças. 2013. (Outra).

21.
UFMG Conhecimento e cultura - XVII Semana da Graaduação. Projeto Acadêmico -46 Residência/Imersão Docento, do Voluntário.. 2013. (Exposição).

22.
VIII SICEA - Seminário de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação de Universidades Brasileiras. 2013. (Seminário).

23.
XIII UFMG Jovem.Mundo. 2012. (Oficina).

24.
Avaliação no CP: Reflexões e Perspectivas. 2011. (Seminário).

25.
Ciclo de Palestras - Ceale (Centro de alfabetização, leitura e escrita) UFMG. 2011. (Outra).

26.
UFMG Conhecimento e Cultura.XIV Encontro de Extensão. 2011. (Encontro).

27.
XII UFMG Jovem/V FECEB - MG.Oficina Mala de Leitura. 2011. (Oficina).

28.
Ceale Debate - Palestra: Alfabetização: a questão dos métodos. 2010. (Outra).

29.
Evolução dos Suportes do Conhecimento. 2010. (Outra).

30.
Oficina de Recuperação de Livros. 2010. (Oficina).

31.
UFMG Conhecimento e Cultura 2010.Projeto de Ensino e Extensão Mala de Leitura. 2010. (Encontro).

32.
XI UFMG Jovem e IV Feira de Ciências da Educação Básica de Minas Gerais.Oficina Mala de Leitura. 2010. (Oficina).

33.
X UFMG Jovem & III FECEB.A história da escrita. 2009. (Oficina).

34.
IX Seminário Pedagógico da Faculdade Novos Horizontes.A relação Professor-Aluno no Ensino Superior. 2008. (Seminário).

35.
Seminário Educacional: Intervenção na Alfabetização.Dificuldades de Aprendizagem na Educação. 2008. (Seminário).

36.
Diálogos entre identidades sociais e escolares: Quem são as crianças do CP?. 2006. (Seminário).

37.
Avaliação de dicionários e Livros Didáticos de Língua Portuguesa (1 ao 5 ano) e Alfabetização - PNLD 2007. 2005. (Seminário).

38.
Fòrum Social Per L´Educació. 2005. (Congresso).

39.
I Congreso Internacional Psicología y Educación en Tiempos de Cambio. 2005. (Congresso).

40.
Ceale debate - Palestra: Métodos de alfabetização: uma abordagem histórica. 2004. (Outra).

41.
Forum de Barcelona. 2004. (Seminário).

42.
Palestra: Alfabetização e consiência fonológica. 2004. (Outra).

43.
Seminário de Alfabetização.Palestra: Alfabetização: teoria e prática. Profa. Emília Ferreiro. 2004. (Seminário).

44.
Seminário Educação Infantil em Portugal.Palestra: Educação Infantil em Portugal. Profa. Isabel Cruz. 2004. (Seminário).

45.
Seminário O Governo Lula e os Desafios da Educação.Palestra: O governo Lula e os desafios da educação. Ministro Tarso Genro. 2004. (Seminário).

46.
Seminário Trabalho Infantil no Brasil.Palestra: Trabalho infantil no Brasil: contexto, agentes e perspectivas. Anselmo Albuquerque de Lima. 2004. (Seminário).

47.
Congresso Estadual de Alfabetização. Ensino Fundamental de 9 anos. 2003. (Congresso).

48.
Ensino Fundamental 9 anos: Congresso Estadual da Alafabetização. 2003. (Outra).

49.
Evento: Ser Professora: Ampliando Espaço de Formação.Relato de Experiência sobre A escola e os desafios da inclusão. 2003. (Seminário).

50.
IV Reunião Anual da UFMG Jovem.Coordenadora de Oficina/IV Reunião Anual da UFMG Jovem. 2003. (Oficina).

51.
IV Reunião Anual UFMG Jovem.Mitologia Hoje. 2003. (Oficina).

52.
Organização dos tempos escolares. 2003. (Seminário).

53.
Seminário: Avaliação Acadêmica. 2003. (Seminário).

54.
Seminário: Mitologia, Oralidade, Arte, Educação.Palestra: A mitologia no CP. 2003. (Seminário).

55.
XIV Congresso de Leitura do Brasil. XIV Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).

56.
24a. Reunião Anual da ANPEd. 24a. Reunião Anual da ANPEd. 2002. (Congresso).

57.
III Reunião Anual da UFMG Jovem.III Reunião Anual da UFMG Jovem/Coordenadora de Oficina. 2002. (Oficina).

58.
I Semana do Conhecimento/II Reunião Anual da UFMG Jovem.I Semana do Conhecimento/II Reunião Anual da UFMG Jovem/Coordenação de trabalhos/exposição em painéis. 2000. (Seminário).

59.
Seminário promovido pelo Departamento de Terapia Ocupacional/UFMG.O papel da escola no desenvolvimento da criança de 7 a 10 anos. 2000. (Seminário).

60.
XVIII JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO "Ode a Paulo Freire".XVIII JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO Ode a Paulo Freire. 2000. (Seminário).

61.
1a Reunião Anual da UFMG Jovem.Curso Ministrado: Oficina Contando Histórias e Fazendo Arte. 1999. (Oficina).

62.
2a Bienal de Extensão da UFMG.Apresentação de pôsteres do Projeto de Extensão Mala de Leitura. 1999. (Seminário).

63.
31o Encontro Nacional de Educação/ Fundação Amae Educando.31o. Encontro Nacional de Educação/ Fundação Amae Educando. 1999. (Seminário).

64.
Curso: Cognição Explicitude e autonomia no texto falado.Curso: Cognição Explicitude e autonomia no texto falado. 1999. (Seminário).

65.
Curso: Filosofia para Crianças/ Centro Mineiro de Educação para o Pensar.Curso: Filosofia para Crianças/Centro Mineiro de Educação para o Pensar. 1999. (Seminário).

66.
Curso: Hora do Conto/Clássica Distribuidora.Curso: Hora do Conto/Clássica Distribuidora. 1999. (Seminário).

67.
EDUCAR: Feira de Educação e Cultura de Minas Gerais.EDUCAR: Feira de Educação e Cultura de Minas Gerais/Contadora de Histórias. 1999. (Encontro).

68.
O jogo do Livro Infantil.Comunicação de trabalho: Projeto Mala de Leitura/mesa redonda. 1999. (Seminário).

69.
Seminário do Departamento de Terapia Ocupacional/UFMG.Conferencista: O papel da escola no desenvolvimento da criança de 7 a 10 anos. 1999. (Seminário).

70.
SEMINÁRIO LEGISLATIVO: Construindo a Política de Educação Pública em Minas Gerais.SEMINÁRIO LEGISLATIVO: Construindo a Política de Educação Pública em Minas Gerais. 1999. (Seminário).

71.
Aprendendo a contar contos/Convivendo com arte.Curso: Aprendendo a contar contos/Convivendo com arte. 1998. (Outra).

72.
CEALE debate: Leitura e Formação de Professores.CEALE debate: Leitura e Formação de Professores. 1998. (Seminário).

73.
Conferência Municipal de Educação/BH.Conferência Municipal de Educação/BH. 1998. (Seminário).

74.
Ceale Debate com professores.Tema: O que é leitura. 1997. (Seminário).

75.
Conferência: O papel da interações nos processos de interpretação e construção do texto.O papel da interações nos processos de interpretação e construção do texto. 1997. (Seminário).

76.
Curso: Etnografia da Comunicação em sala de aula.Curso: Etnografia da Comunicação em sala de aula. 1997. (Seminário).

77.
Seminário Pedagogia em debate.Seminário Pedagogia em debate. 1997. (Seminário).

78.
As especialidades da investigação comparativa para compreender a alfabetização. O papel das interações nos processos de interpretação e construção do texto.As especialidades da investigação comparativa para compreender a alfabetização. O papel das interações nos processos de interpretação e construção do texto. 1996. (Seminário).

79.
III Encontro Regional de Educadores em Patos de Minas.Oficina: Alfabetização e Produção de texto - leitura e escrita no cotidiano escolar. 1996. (Oficina).

80.
III Seminário Regional de Alfabetização/Ouro Preto-MG.Tema: Dificuldades escolares: abordagens teóricas. 1996. (Seminário).

81.
IV Encontro de Pesquisa FAE/UFMG.Apresentação da Pesquisa: dificuldade de aprendizagem na alfabetização: perspectiva do aprendiz. 1996. (Encontro).

82.
Perspectivas CEALE/FAE/UFMG.Apresentação da dissertação: dificuldades de aprendizagem na alfabetização: perspectivas do aprendiz. 1996. (Seminário).

83.
18a. Reunião Anual da ANPEd. 18a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. 1995. (Congresso).

84.
Seminário: A Cultura e o Lúdico no Universo da Criança.Seminário: A Cultura e o Lúdico no Universo da Criança. 1995. (Seminário).

85.
Seminário: O jogo do livro infantil - encontro de trabalho e algazarra.Seminário: O jogo do livro infantil - encontro de trabalho e algazarra. 1995. (Seminário).

86.
Seminário sobre Alfabetização/AMEPPE.Comunicação do projeto Brincando e Aprendendo/AMEPPE. 1995. (Seminário).

87.
17a. Reunião Anual da ANPEd. 17a. Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. 1994. (Congresso).

88.
Ciclo "CEALE debate com professores".Língua Falada e reflexão sobre gramática/A deformação do leitor no ensino de 1o grau/Leitura e Mulheres na escola brasileira/A produção de textos na escola. 1994. (Seminário).

89.
Conferência: Tendências atuais da pesquisa em sociologia da educação na França/Eric Plaisance.Conferência: Tendências atuais da pesquisa em sociologia da educação na França/Eric Plaisance. 1994. (Seminário).

90.
Debate: Eleições Gerais e Propostas para a Educação.Debate: Eleições Gerais e Propostas para a Educação. 1994. (Seminário).

91.
16a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. Comunicação da Pesquisa: Dificuldades de Aprendizagem: 1970 a 1990 - Análise Integrativa de Estudos Empíricos e Teóricos. 1993. (Congresso).

92.
Curso: Análise do Discurso: ensino e pesquisa/Sirio Possenti.Curso: Análise do Discurso: ensino e pesquisa/Sirio Possenti. 1993. (Seminário).

93.
Curso de Teatro e Recreação/Francisco Marques (Chico dos Bonecos).Curso de Teatro e Recreação/Francisco Marques (Chico dos Bonecos). 1993. (Encontro).

94.
Oficina do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita/CEALE-FAE/UFMG: "Tópicos de Fonética e Fonologia".Oficina do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita/CEALE-FAE/UFMG: Tópicos de Fonética e Fonologia. 1993. (Oficina).

95.
Reunião Anual da ANPEd.Comunicação da Pesquisa: Dificuldades de Aprendizagem - 1970-1990 - Análise Qualitativa da Produção Acadêmica e Científica. 1993. (Seminário).

96.
Conferência: A Prática Discursiva no Contexto Escolar: Perspectivas Teóricas e Metodológicas/Ana Luiza Smolka.Conferência: A Prática Discursiva no Contexto Escolar: Perspectivas Teóricas e Metodológicas/Ana Luiza Smolka. 1992. (Seminário).

97.
Conferência: Aspectos Históricos da Leitura e da Escrita/Martha Maria de Carvalho.Conferência: Aspectos Históricos da Leitura e da Escrita/Martha Maria de Carvalho. 1992. (Seminário).

98.
Curso: Lingüística Aplicada ao Ensino de Português - Análise da Estrutura Sonora do Português.Curso: Lingüística Aplicada ao Ensino de Português - Análise da Estrutura Sonora do Português. 1992. (Outra).

99.
Seminário: Representação da Leitura, do Iletrismo e da Cultura: Um Estudo Histórico/Dra. Anne-Marie Chartier.Seminário: Representação da Leitura, do Iletrismo e da Cultura: Um Estudo Histórico/Dra. Anne-Marie Chartier. 1992. (Seminário).

100.
Curso: Filosofia da Linguagem/Prof. Paulo Roberto Margutti.Curso: Filosofia da Linguagem/Prof. Paulo Roberto Margutti. 1991. (Seminário).

101.
Seminário: Alfabetização - A Teoria, os Dados, a Prática - Universidade e Política de Alfabetização.Seminário: Alfabetização - A Teoria, os Dados, a Prática - Universidade e Política de Alfabetização. 1991. (Seminário).

102.
Seminário Construtivismo e Alfabetização - Encontros Preparatórios para Conferência de Emília Ferreiro.Seminário Construtivismo e Alfabetização - Encontros Preparatórios para Conferência de Emília Ferreiro. 1991. (Seminário).

103.
Teoria do Conhecimento/Prof. Rodrigo Duarte.Teoria do Conhecimento/Prof. Rodrigo Duarte. 1991. (Seminário).

104.
II Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG.Comunicação da Pesquisa: A prática cotidiana dos profissionais da educação em escolas públicas: a difícil relação teoria-prática. 1990. (Seminário).

105.
II Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG.II Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG. 1990. (Encontro).

106.
Seminário: O Cotidiano dos Profissionais da Educação em Escolas Públicas: a difícil relação teoria-prática.Seminário: O Cotidiano dos Profissionais da Educação em Escolas Públicas: a difícil relação teoria-prática. 1990. (Seminário).

107.
V Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.V Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1989. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi ; Nascimento, Cecília . VII Colóquio do projeto de ensino e extensão Mala de Leitura. 2016. (Outro).

2.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi ; Nascimento, Cecília . VI Colóquio do projeto de ensino e extensão Mala de Leitura - CP - UFMG. 2015. (Outro).

3.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi . V Colóquio do projeto de ensino e extensão Mala de Leitura - CP - UFMG. 2014. (Outro).

4.
GRIFFO, Clenice. Lançamento do Programa Educatrix (Software de uso escolar) com show de Rubinho do Vale. 2013. (Outro).

5.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi . IV Colóquio do projeto de ensino e extensão Mala de Leitura. 2013. (Outro).

6.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi . III Colóquio Mala de Leitura: Literatura e Diversidade. 2012. (Outro).

7.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi . II Colóquio Mala de Leitura: Aleitura literária na escola. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Denise Odete Cotta. Literatura Infantil: possibilidades para a formação do leito. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

2.
Elza Maria da Silva Azevedo. Educação Infantil: sua relação com a literatura. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

3.
Érica Cristina Borges. Literatura Infantil: ferramenta para o aprimoramento da linguagem oral da criança de 3 anos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

4.
Leila Elena dos Reis Barreto. A importância da leitura literária na rotina de crianças da Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

5.
Maria Bethânia de Souza Lima. Educação Infantil: um espaço de formação de pequenos leitores. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docei) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

6.
Adriene Ferreira de Freitas Nunes. Análise da escrita do gênero resenha: estudo de caso de uma turma do sexto ano do ensino fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

7.
Andreia Cristina da Silva. Consiência fonológica e fonêmica na construção da área alfabética. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

8.
Andressa Ferreira de Jesus. O conhecimento das letras por meio da leitura literária no Ensino Infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

9.
Elizabete Rosa dos Anjos Mendes. Gêneros textuais manifestação da cultura escrita na escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

10.
Lucimar Marinho Viana. Biblioteca Escolar, sala de aula e leitura literária: mediações possíveis. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

11.
Maria Cláudia Xavier de Omelas Pereira. Produção de textos: desafio para o aluno ou para o professor. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

12.
Maria da Conceição Pinto Inácio. Identidade e alfabetização na Educação Infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

13.
Priscila Lima Silva Oliveira. A reescrita como instrumento avaliativo e de intervenção pedagógica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

14.
Shirley Margarida de Morais. Literatura infantil: motivação na formação de leitores. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

15.
Alessandra Gomes Ferraz. Ortografando: as representações do fonema /k/. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

Iniciação científica
1.
Thaís Maturchelli. Educatrix: Análise da utilização de um software nos anos iniciais da Educação Básica. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

2.
Aieska Kely de Carvalho. Educatrix: Análise da utilização de um software nos anos iniciais da Educação Básica. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

3.
Mariana Magalhães Lara. Educatrix: Análise da utilização de um software nos anos iniciais da Educação Básica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

4.
Natany Jéssica Teixeira Pio. Educatrix: Análise da utilização de um software nos anos iniciais da Educação Básica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

Orientações de outra natureza
1.
Clara Maciel Canan Naves Moura. Monitoria de criança de inclusão. 2018. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

2.
Aieska Kely de Carvalho. Monitoria de sala de aula Ensino Fundamental - CP - UFMG. 2018. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

3.
Rodrigo Mendes. Estágio Supervisionado. 2018. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

4.
Liliane Miriã Monção. Orientação à monitores do CP - UFMG. 2017. Orientação de outra natureza - Centro Pedagógico - UFMG, Prograd - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

5.
Thiago Lima Pereira. Educatrix: expansão do uso de recursos digitais na escola. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

6.
Renata Martins Becattini Pereira. Monitoria de criança de inclusão. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

7.
Débora da Silva Oliveira. Monitoria de criança de inclusão. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

8.
Ana Luisa de Araújo Pinto. Monitoria de criança de inclusão. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

9.
Álvaro de Santana Trópia. Monitoria de criança de inclusão. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Centro Pedagógico - UFMG. Orientador: Clenice Griffo.

10.
Adenilza Cristina da Silva. Desenvolvimento da Compreensão do Funcionamento do Sistema de Escrita Alfabético. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

11.
Ana Paula Amaral Ribeiro. Ensino e Aprendizagem da Ortografia: Uso do S. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

12.
Carla Aparecida Leite Dias. O papel da reescrita na qualidade do texto. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

13.
Isabel Cristina Ferreira Costa Pinto. O Aprendizado de Textos no 3⁰ ciclo. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

14.
Jane Aparecida Jacy de Oliveira. Intervenção para a Aquisição da Base Alfabética no 2⁰ ano do 1⁰ ciclo. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

15.
Kátia Osório Martins. Sonoridades, musicalidades e brincadeiras: a consiência fonológica e sua importância no processo de aquisição do sistema alfabético de escrita. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

16.
Odilia Maria Rezende. O uso do alfabeto ilustrado e sua implicação no processo de construção da base alfabética. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

17.
Simone Costa e Silva dos Reis. Letramento Matemático: O Trabalho com Enunciados de Resolução de Problemas. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.

18.
Vânia Magela Amaro Corrêa. Estratégia de Leitura e Escrita de Gêneros Textuais no Primeiro Ciclo. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Clenice Griffo.



Inovação



Patente
1.
 LIMA, Gustavo . Educatrix. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI014110003546, título: "Educatrix" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 21/03/2012Instituição(ões) financiadora(s): Magistec.


Programa de computador registrado
1.
MOREIRA, G. L. S. ; GRIFFO, Clenice . Educatrix. 2012.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 014110003546, data de registro: 21/03/2012, título: "Educatrix" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GRIFFO, Clenice; Crisângela Ellen de Souza . Fazeres e saberes da docência. 1. ed. Belo Horizonte: Centro Pedagógico - UFMG, 2015. v. 1. 199p .


Apresentações de Trabalho
1.
GRIFFO, Clenice. Aprender matemática com música, poesia e suporte digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GRIFFO, Clenice. Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GRIFFO, Clenice. Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GRIFFO, Clenice. Pró-Letramento - Alfabetização e linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GRIFFO, Clenice. Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GRIFFO, Clenice. Mala de Leitura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GRIFFO, Clenice. Dificuldades de Aprendizagem, Letramento e Diagnóstico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GRIFFO, Clenice. Dificuldades de Aprendizagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GRIFFO, Clenice. Instrumentos da Alfabetização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GRIFFO, Clenice. Instrumentos da Alfabetização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GRIFFO, Clenice. Digital Cities. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização e Letramento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
GRIFFO, Clenice. Aquisição da escrita alfabética. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
GRIFFO, Clenice. Análise Crítica da Prática Pedagógica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
GRIFFO, Clenice. Alfabetização na perspectiva do Letramento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GRIFFO, Clenice. Instrumento de Alfabetização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRIFFO, Clenice; Andreia Colozio . Alfabetização. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GRIFFO, Clenice. Abrindo a cabeça. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
GRIFFO, Clenice. Uma plataforma de estudos digital para os pequenos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
GRIFFO, Clenice. Programa Salto para o Futuro. 2007.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi . III Colóquio Mala de Leitura: Literatura e Diversidade. 2012. (Outro).

2.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi . II Colóquio Mala de Leitura: Aleitura literária na escola. 2011. (Outro).

3.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi ; Nascimento, Cecília . VI Colóquio do projeto de ensino e extensão Mala de Leitura - CP - UFMG. 2015. (Outro).

4.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi . V Colóquio do projeto de ensino e extensão Mala de Leitura - CP - UFMG. 2014. (Outro).

5.
GRIFFO, Clenice; Maria Elisa de Araújo Grossi . IV Colóquio do projeto de ensino e extensão Mala de Leitura. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 23:36:25