Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9806723811634576
  • Última atualização do currículo em 02/11/2018


Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de São Paulo-Singularidades. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com ênfase no letramento, desenvolvimento e aprendizagem da língua escrita em instituições escolares. Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores; Ensino Superior; alfabetização, letramento e desenvolvimento da linguagem oral e escrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli
Nome em citações bibliográficas
BARELLI, Cristina Nogueira

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Superior de Educação de São Paulo, Pedagogia.
Rua Deputado Lacerda Franco - 88
Pinheiros
05418000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30345445
URL da Homepage: www.singularidades.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1995
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: "Tá escrito! Tá escrito isso mesmo!" - O processo de monologização do discurso narrativo letrado: a intervenção das práticas discursivas escolares,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1988 - 1991
Graduação em Fonoaudiologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Estudo de Caso. (Carga horária: 12h).
Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades, ISESP, Brasil.
2017 - 2017
Aperfeiçoamento - Oficinas de Co-Criação: Novo Currículo. (Carga horária: 40h).
Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades, ISESP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Oficina Design na Prática - Projeto Aprender a Aprender. (Carga horária: 4h).
Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades, ISESP, Brasil.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento - FLIP: A Sala de Aula Invertida. (Carga horária: 30h).
Aquifolium Educacional, AE, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação em Direito Educacional. (Carga horária: 150h).
SAT educacional, SAT, Brasil.
2005 - 2005
Itinerário de Leitura em Francês a Distância. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pedagogia

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

01/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro do NDE - Núcleo de Desenvolvimento Estruturante.
01/2007 - Atual
Direção e administração, Pedagogia, .

Cargo ou função
Coordenação de Curso.
01/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Vestibular.
01/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro da CPA - Comissão Permanente de Avaliação.
01/2006 - 12/2006
Direção e administração, Curso Normal Superior, .

Cargo ou função
Coordenadora de Curso.
03/2003 - 12/2004
Extensão universitária , Curso Normal Superior, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Brinquedoteca - Parceria com a EMEF Tide Setúbal - São Paulo/SP - Ano:2004.

Escola Vera Cruz, EVC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
As funções exercidas foram de Educação Infantil e Educação Fundamental. Além disso, participou da elaboração de projetos pedagógicos, do planejamento de ações didáticas e de avaliações de desempenho de alunos.


Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

12/1997 - 12/1999
Direção e administração, Faculdade de Fonoaudiologia, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4

Atividades

08/2003 - 12/2003
Estágios , Faculdade de Fonoaudiologia, .

Estágio realizado
Supervisora de Estágio - Creche da Universidade Metodista de São Paulo.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - IC, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa "Letramento e Desenvolvimento da Linguagem Escrita: construção social, ensino e aprendizagem da língua escrita" sob orientação da Profa. Dra. Roxane Rojo


Jardim Escola Mágico de Oz, JEMO, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30


Escola Paulista da Magistratura, EPM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


1990 - 1991
Letramento e Desenvolvimento de Linguagem Escrita: Construção social, ensino e aprendizagem de língua escrita
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Sinergia (CEFETSP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARELLI, Cristina Nogueira2006BARELLI, Cristina Nogueira. Perfil dos vestibulandos de um curso Normal Superior. Sinergia (CEFETSP), v. 7, p. 116-123, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARELLI, Cristina Nogueira; CARVALHO, C. S. ; PANACHAO, D. ; KUTNIKAS, S. ; SALMASO, S. . Construindo a Escrita - Língua Portuguesa - Alfabetização. 2a.. ed. São Paulo: Ática, 2012. v. 1. 148p .

2.
BARELLI, Cristina Nogueira; CARVALHO, C. S. ; PANACHAO, D. ; KUTNIKAS, S. ; SALMASO, S. . Construindo a Escrita - Língua Portuguesa - Alfabetização - Manual do Professor. 2a.. ed. São Paulo: Ática, 2012. v. 1. 212p .

3.
BARELLI, Cristina Nogueira. Construindo a Escrita - Letramento e Alfabetização Linguística. Volume 1. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010. v. 2. 148p .

4.
BARELLI, Cristina Nogueira. Construindo a Escrita - Letramento e Alfabetização Linguística. Volume 2. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010. v. 2. 150p .

5.
BARELLI, Cristina Nogueira. 1,2,3 Agora é minha vez. 1a.. ed. São Paulo: Ática, 2007. v. 1. 128p .

6.
BARELLI, Cristina Nogueira. Construindo a Escrita - Língua Portuguesa - Alfabetização. 1a.. ed. São Paulo: Ática, 2007. v. 1. 148p .

7.
BARELLI, Cristina Nogueira. Construindo a Escrita - Língua Portuguesa - Alfabetização - Manual do Professor. 1a.. ed. São Paulo: Ática, 2007. v. 1. 212p .

8.
BARELLI, Cristina Nogueira. 1,2,3 Agora é minha vez - Manual do Professor. 1a.. ed. São Paulo: Ática, 2007. v. 1. 130p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARELLI, Cristina Nogueira. A prática na formação inicial e a complexidade de formar professores. ESTADÃO.Edu, 15 out. 2017.

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. Estágios e parcerias: a importância da prática na formação inicial. ESTADÃO.Edu, 29 ago. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARELLI, Cristina Nogueira. Como formar o formador de leitores. In: II Congresso Nacional de Fomração de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindoia. Congresso Nacional de Professores/Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014. v. 01.

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. O Estágio Curricular Supervisionado e a Residência Pedagógica: princípios para a formação inicial do professor de Educação Básica. In: VII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação - Política Educacional do século XXI: paradoxos, limites e possibilidades, 2013, Campinas. VII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação - Política Educacional do século XXI: paradoxos, limites e possibilidades. Campinas: PUC - Campinas, 2013. p. 509-517.

3.
BARELLI, Cristina Nogueira. A noção de fala letrada: oralidade, letramento e discurso. In: GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo/IEL/UNICAMP, 1994, Ribeirão Preto. Estudos Linguísticos, 1994. v. XXIII. p. 263-267.

4.
BARELLI, Cristina Nogueira. O processo de letramento inicial: do conhecimento espontâneo ao conhecimento sistemático. In: GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo/IEL/UNICAMP, 1993, Bauru. Estudos Linguísticos XXII, 1993. v. 2. p. 1035-1042.

5.
BARELLI, Cristina Nogueira. Letramento e Desenvolvimento de Linguagem Escrita: construção social, ensino e aprendizagem de língua escrita. In: GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo/IEL/UNICAMP, 1992, Franca. Estudos Linguísticos XXI, 1992. v. 2. p. 1020-1027.

Apresentações de Trabalho
1.
BARELLI, Cristina Nogueira; DANTAS, I. . Boas práticas de metodologias ativas e educação baseada no desenvolvimento de competências na formação inicial de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. Formação Inicial: competências para o professor reflexivo por meio de experiências de estágio curricular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARELLI, Cristina Nogueira. Didática do Ensino de Língua: interação entre leitura, produção e conhecimentos linguísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BARELLI, Cristina Nogueira. Como formar o formador de leitores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BARELLI, Cristina Nogueira. O estágio curricular supervisionado e a residência pedagógica: princípios para a formação inicial do professor de Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARELLI, Cristina Nogueira. Formação de Professores: diferentes linguagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BARELLI, Cristina Nogueira. Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica como Lócus de Formação Docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BARELLI, Cristina Nogueira. Literatura Infantil: formação de leitores em casa e na escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BARELLI, Cristina Nogueira. Como trabalhar com a Literatura na Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BARELLI, Cristina Nogueira. A didática das áreas curriculares na formação inicial do professor da Educação Básica (mesa redonda). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BARELLI, Cristina Nogueira. Letramento e modos de ser letrado: as implicações das práticas discursivas na escola e na família. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARELLI, Cristina Nogueira. A roda de conversa como ferramenta para o desenvolvimento da linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARELLI, Cristina Nogueira. Expressão e conhecimento infantil (workshop). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BARELLI, Cristina Nogueira. O texto e a imagem na Literatura Infantil Atual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BARELLI, Cristina Nogueira. A roda de conversa como ferramenta para o desenvolvimento atitudinal infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARELLI, Cristina Nogueira. Do saber científico ao saber escolar: transposições didáticas em Língua Portuguesa e Artes (Mesa Redonda). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BARELLI, Cristina Nogueira. Gênero do Discurso: Preparando o Professor do Ensino Infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BARELLI, Cristina Nogueira; BUENO, M. C. . Letramento e ampliação do universo cultural. O projeto acertando o passo: relato de uma experiência Maria Cristina Nogueira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BARELLI, Cristina Nogueira. Intervenções no trabalho com leitura e a escrita: diferentes perspectivas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BARELLI, Cristina Nogueira. 2º Encontro de Fonoaudiologia e Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BARELLI, Cristina Nogueira. Oficina A ortografia como um dos eixos de ensino da Língua Portuguesa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
BARELLI, Cristina Nogueira. Produção de Textos: o trabalho com gêneros (oficina). 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
BARELLI, Cristina Nogueira. A ortografia como um dos eixos de ensino da Língua Portuguesa (oficina). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
BARELLI, Cristina Nogueira. Distúrbios da Leitura e da Escrita. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BARELLI, Cristina Nogueira. Reflexões clínicas sobre as linguagens oral e escrita (Mesa Redonda). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
BARELLI, Cristina Nogueira. O trabalho com jogos em sala de aula (oficina). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
BARELLI, Cristina Nogueira. A ortografia como um dos eixos de ensino da Língua Portuguesa (oficina). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
BARELLI, Cristina Nogueira. O trabalho com jogos em sala de aula (oficina). 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
BARELLI, Cristina Nogueira. Resoluções de problemas matemáticos (oficina). 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MAGAGNINI, R. M. ; BARELLI, Cristina Nogueira ; GAMA, M. R. . A utilização da Literatura Infantil na Fonoaudiologia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ALVES, A. M. F. ; LIMBERG, J. ; LUPION, S. A. ; BARELLI, Cristina Nogueira . A noção construtivista na avaliação da linguagem. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BARELLI, Cristina Nogueira. Considerações sobre Leitura Escrita. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
BARELLI, Cristina Nogueira. Possibilidades de enfoque do trabalho fonoaudiológico na escola (coordenação de Mesa Redonda). 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
BARELLI, Cristina Nogueira. O contexto de sala de aula: interação professor/aluno/aluno. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
BARELLI, Cristina Nogueira. Estratégias Discursivas na fala do professor: quem fala sou eu ou quem fala somos nós?. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BARELLI, Cristina Nogueira. A noção de fala letrada: implicações linguísticas, sociolinguísticas e psicolinguísticas. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
BARELLI, Cristina Nogueira. O processo de letramento inicial: do conhecimento espontâneo ao conhecimento sistemático?. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BARELLI, Cristina Nogueira. O papel do jogo simbólico na prática pedagógica. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BARELLI, Cristina Nogueira. Letramento e desenvolvimento de linguagem escrita: construção social, ensino e aprendizagem da língua escrita. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
BARELLI, Cristina Nogueira. Interação em sala de aula: sua relação com o desenvolvimento do discurso narrativo oral e escrito. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARELLI, Cristina Nogueira; DANTAS, I. . Consultoria Acadêmica para o curso de Pedagogia da Kroton Educacional. 2016.

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. Assessoria junto ao Projeto de Atualização Curricular. 2003.

3.
BARELLI, Cristina Nogueira. Assessoria junto ao Projeto de Atualização Curricular. 2003.

4.
BARELLI, Cristina Nogueira. Pensar e Construir - Português - Ensino Fundamental. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista dos cursos de Pedagogia da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE). 2016.

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Monografia - Especialização: Comunidade leitora em uma unidade escolar do Programa Escola da Famiília. 2016.

3.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Trabalho de Conclusão de Curso: Análise Linguística na Sala de Aula: estudo sobre uma prática. 2016.

4.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Trabalho de Conclusão de Curso: Estratégias para o trabalho com literatura na Educação Infantil. 2016.

5.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação: Caracterização de experiências de leitura no contexto escolar. 2014.

6.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação: Alfabetizar letrando: o real e o ideal. 2014.

7.
BARELLI, Cristina Nogueira. Revisão Técnica e Colaboradora - Pesquisa: Formação Continuada de Professores no Brasil (BCG/IAS). 2014.

8.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - TCC - A imagem na Literatura Infantil contemporânea e seu papel na leitura em sala de aula. 2014.

9.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - TCC - Alfabetizar letrando: o real e p ideal. 2014.

10.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - TCC - Caracterização de experiências de leitura no contexto escolar. 2014.

11.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Trabalho de Conclusão de Curso: Práticas e intervenções didáticas no ensino de Língua Portuguesa. 2013.

12.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2012.

13.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2012.

14.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Trabalho de Conclusão de Curso: O trabalho com a leitura no 2o. ano do Ensino Fundamental. 2012.

15.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Trabalho de Conclusão de Curso: Práticas de Alfabetização e Letramento em uma Sala de Aula de Educação Infantil. 2012.

16.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista - Trabalho de Conclusão de Curso - O Trabalho com Oralidade em Salas de Aula de Rede Pública. 2010.

17.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2009.

18.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2009.

19.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2009.

20.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2009.

21.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2005.

22.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista do Projeto Avaliação de Livros Didáticos de 1ª a 4ª séries do PNLD/2007 - área da Língua Portuguesa. 2005.

23.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2003.

24.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2003.

25.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parecerista de Memorial de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARELLI, Cristina Nogueira. Acolha um estagiário. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. Pesquisa mostra que 49% dos professores não recomendam a profissão. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BARELLI, Cristina Nogueira. 80% dos docentes da Educação Básica brasileria são mulheres. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BARELLI, Cristina Nogueira. Escolas dão aula que vão de rock à marcenaria. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BARELLI, Cristina Nogueira. Como escolher a escola para o seu filho. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
BARELLI, Cristina Nogueira. O que as escolas podem fazer para ajudar no combater à obesidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BARELLI, Cristina Nogueira. Por que há tão poucos professores homens na Educação Infantil?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BARELLI, Cristina Nogueira. Em creches e pré-escolas, mudança chega aos poucos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
BARELLI, Cristina Nogueira. Alfabetização: o que é preciso para a criança dominar a escrita?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
BARELLI, Cristina Nogueira. Quando é preciso mudar - Colégios: os caminhos para a escolha certa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
BARELLI, Cristina Nogueira. Alfabetização: o que é preciso para dominar a escrita?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
BARELLI, Cristina Nogueira. Professor deve estar pronto para lidar com administração e políticas públicas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
BARELLI, Cristina Nogueira. Depoimento - Formação de professores no Congresso Bett Brasil Educar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
BARELLI, Cristina Nogueira. Como a instituição organiza o processo seletivo para o ingresso de alunos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
BARELLI, Cristina Nogueira. Cursos de Licenciatura começam a ganhar nova. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
BARELLI, Cristina Nogueira. Estudo dos EUA diz que formação docente importa mais que o tamanho da turma. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
BARELLI, Cristina Nogueira. Haddad reduz kit entregue a estudantes e corta até caneta. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
BARELLI, Cristina Nogueira. Apagão docente. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
BARELLI, Cristina Nogueira. 'Meu filho ficou em reforço escolar. O que fazer?'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
BARELLI, Cristina Nogueira. Pais buscam qualidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
BARELLI, Cristina Nogueira. Anatomia do Ensino - Além do rótulo (Caderno Especial - Escolha a Escola). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
BARELLI, Cristina Nogueira. Escolas devem ser coerentes com discurso sobre linha pedagógica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

23.
BARELLI, Cristina Nogueira. Seu filho vai para o 1o. ano. É hora de mudar de escola?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

24.
BARELLI, Cristina Nogueira. Instituto quer levar mudança curricular para o Ensino Básico. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

25.
BARELLI, Cristina Nogueira. Incentive seu filho a gostar de ler. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

26.
BARELLI, Cristina Nogueira. Primeiras Letras. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

27.
BARELLI, Cristina Nogueira. Veja como tornar o processo de alfabetização mais tranquilo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

28.
BARELLI, Cristina Nogueira. Intervenção de universitários beneficia 350 crianças de EMEI de SP. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARELLI, Cristina Nogueira. Ser professor. 2018; Tema: Formação de Professores. (Blog).

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. Parceria entre ensino superior e redes de ensino para a profissionalização da carreira docente. 2018; Tema: Formação de professor. (Blog).

3.
BARELLI, Cristina Nogueira. A prática na formação inicial e a complexidade de formar professores. 2017; Tema: Formação de Professores. (Blog).

4.
BARELLI, Cristina Nogueira. Estágios e parcerias: a importância da prática na formação inicial de professores. 2017; Tema: Formação de Professores. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARELLI, Cristina Nogueira. 1o. ICLOC Jovem. 2015. (Mediador de Atividades Acadêmicas).

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. Educação no Novo Milênio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
BARELLI, Cristina Nogueira. Ser Professor. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARELLI, Cristina Nogueira; FRIEDMANN, A. ; PINTO, F. S. C. N. . As Novas Infâncias e a Educação no Novo Milênio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BARELLI, Cristina Nogueira. Literatura e Educação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BARELLI, Cristina Nogueira. Didática da Alfabetização - Sistema de Ensino Superior Singularidades Digital. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático).

7.
WAJSKOP, G. ; BARELLI, Cristina Nogueira ; DANTAS, I. . Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - Instituto Singularidades. 2012. (Projeto Pedagógico de Curso - Graduação).

8.
BARELLI, Cristina Nogueira. Didática do Ensino Superior. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
BARELLI, Cristina Nogueira. Formação Continuada para professores e coordenadores do Ensino Fundamental. 2008. .

10.
BARELLI, Cristina Nogueira. Didática do Ensino Superior. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
BARELLI, Cristina Nogueira. Didática do Ensino Superior. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
BARELLI, Cristina Nogueira. Didática do Ensino Superior. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
BARELLI, Cristina Nogueira. Didática do Ensino Superior. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
BARELLI, Cristina Nogueira. Didática do Ensino Superior. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
BARELLI, Cristina Nogueira. Formação Continuada de professores - módulo Linguagem oral e escrita. 2003. .

16.
BARELLI, Cristina Nogueira. Linguagem oral e escrita. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
BARELLI, Cristina Nogueira. Epistemologia da Língua Escrita. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Ana Maria Stuginsky. Comunidade leitora em uma unidade escolar do programa Escola da Família. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Educação no Novo Milênio) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARELLI, Cristina Nogueira; ANGELIS, C. M.. Participação em banca de Juliana Rampazzo Peres Marçal.Compreendendo o processo do ensino-aprendizagem da ortografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

2.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Ana Dora Tomás Cançado.Estratégias para o trabalho com literatura na Educação Infnatil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

3.
BARELLI, Cristina Nogueira; DANTAS, I.. Participação em banca de Daniele Cavalcante Ferreira.Análise Linguística na Sala de Aula: estudo sobre uma prática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

4.
BARELLI, Cristina Nogueira; ANGELIS, C. M.. Participação em banca de Ana Dora Tomás Cançado.Estratégias para o trabalho com literatura na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

5.
BARELLI, Cristina Nogueira; ANGELIS, C. M.. Participação em banca de Irit Lerner.Caracterização de experiências de leitura no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

6.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Tamires Braga de Souza.Alfabetizar letrando: o real e o ideal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

7.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Daniella Korich.Leitura de histórias na Educação Infantil: o papel do professor e a importância da literatura no processo de letramento inicial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

8.
BARELLI, Cristina Nogueira; ANGELIS, C. M.. Participação em banca de Edna Oliveira do Carmo.A literatura no 3º ano do ensino fundamental: como a escola pode contribuir para a formação do leitor literário?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

9.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Ricardo Roberto Brown.O trabalho com a leitura no 2o. ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

10.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Catharina Munhos de Magalhães.Práticas de Alfabetização e Letramento em uma Sala de Aula de Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

11.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Andrea Christina Corrêa Pimental Oliveira.O trabalho com a oralidade em salas de aula de rede pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

12.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Cleonice de Jesus Farias.Entre letras e versos construímos histórias de vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

13.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Silmara Ferreira dos Santos.A importância do letramento em instituições educativas para a 1ª infância. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

14.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Claudiane Ferreira dos Santos.Promovendo um ambiente leitor para que as crianças possam valorizar e adquirir um prazer pela leitura desde a Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

15.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Maria Beatriz Aranha Wilmers Bueno.Avaliação: seu significado para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

16.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Jennifer Ann Fletcher.O trabalho de letramento com crianças de 3 anos em uma Escola Internacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

17.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Paula Monteiro de Camargo.Reflexões acerca da didática da alfabetização: a aquisição do código alfabético como uma aprendizagem significativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

18.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Cacilda Santos Paim.A importância da roda da conversa para os professores de Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

19.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Clarice Gil Barreira Camargo.O ensino de gramática: reflexão e uso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

20.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Beatriz de Carvalho Morelli.Tecendo histórias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

21.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Irene Maria Dantas.Condicionantes na relação entre a criança e a leitura de histórias na sala de aula da Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

22.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Sandra Hein.É preciso ter intérprete da língua de Sinais na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

23.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Rebeca Sueli Sendrovich.A brincadeira nos espaços escolares: para além das salas de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.

24.
BARELLI, Cristina Nogueira. Participação em banca de Mariana Braga Calixto.Meninos e meninas brincam diferente?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bett Brasil Educar - Didática do Ensino de Língua: interação entre leitura, produção e conhecimentos linguísticos.Didática do Ensino de Língua: interação entre leitura, produção e conhecimentos linguísticos. 2016. (Oficina).

2.
Bett Brasil Educar - Formação Inicial: competências para o professor reflexivo por meio das experiências de estágio curricular. Formação Inicial: competências para o professor reflexivo por meio das experiências de estágio curricular. 2016. (Congresso).

3.
Currículo - ministrado pelo Prof. Charles Fadel - Universidade de Harvard. 2016. (Encontro).

4.
Formação de professores na atualidade - ministrado pelo Prof. António Nóvoa. 2016. (Encontro).

5.
Metodologia do uso de casos na formação de professores - ministrado pela Profa. Katherine Merseth, Harvard Graduate School of Education. 2016. (Seminário).

6.
Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora - ministrado por José Moran e Lilian Bacich. 2016. (Seminário).

7.
Práticas educacionais de alto impacto nas escolas e o papel essencial do professor - ministrado pelo Prof. Gerrit Jones-Rooy- Teachers College/Universidade de Columbia/. 2016. (Encontro).

8.
Fórum 2015 - XVII Fórum Teenager de Universidades, Empresas e Profissões. O curso de Pedagogia e a profissão de pedagogo na atualidade. 2015. (Feira).

9.
ICLOC Jovem. ICLOC Jovem. 2015. (Congresso).

10.
II Congresso Nacional de Formação de Professores/ XII Congresso Estadual Paulista de Formação de Professores. Como formar o formador de leitores. 2014. (Congresso).

11.
VII Seminário sobre a Produção de Conhecimento em Educação.O estágio curricular supervisionado e a residência pedagógica: princípios para a formação inicial do professor de Educação Básica. 2014. (Seminário).

12.
A relação com o saber, a escola e a vida. 2012. (Outra).

13.
Brincar e aprender: dois lados da mesma moeda? Quais conteúdos para uma escola de educação infantil de qualidade. 2012. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Ensino Superior e Desenvolvimento: a experiência dos BRICS. 2012. (Seminário).

15.
A Portaria MEC 40/2007 em miúdos. 2011. (Seminário).

16.
Oficina Como trabalhar com a Literatura na Educação Infantil.Como trabalhar com a Literatura na Educação Infantil. 2008. (Oficina).

17.
VII Semana de Pedagogia.Letramento e modos de ser letrado: as implicações das práticas discursivas na escola e na família. 2008. (Outra).

18.
Workshop Expressões e Conhecimento Infantil.Expressão e conhecimento infantil. 2008. (Outra).

19.
XVII Semana Singularidades de Educação e Cultura: estágio, docência e pesquisa na formação integral do professor do curso de Pedagogia no Instituto Superior de Educação de São Paulo.A didática das áreas curriculares na formação inicial do professor da Educação Básica (mesa redonda). 2008. (Outra).

20.
VI Workshop coordenação de cursos superiores. 2007. (Outra).

21.
3º Encontro de Fonoaudiologia e Educação.Gêneros do Discurso: Preparando o Professor do Ensino Infantil. 2005. (Encontro).

22.
Encontro de Iniciação Científica UNINOVE: A importância da Pesquisa na Formação Profissional.A roda de conversa como ferramenta para o desenvolvimento atitudinal infantil. 2005. (Encontro).

23.
IX Semana Singularidades de Educação e Cultura.Do saber científico ao saber escolar: transposições didáticas em Língua Portuguesa e Artes (Mesa Redonda). 2005. (Outra).

24.
Reunião de analise da Proposta do Parecer das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Pedagogia e Normal Superior. 2005. (Outra).

25.
Uma visão psicopedagógica da atenção e seus problemas. 2004. (Oficina).

26.
2º Encontro Científico do Curso de Fonoaudiologia da UMESP e 4ª Jornada de Fonoaudiologia do Hospital Dr. Carmino Caricchio.Reflexões clínicas sobre as linguagens oral e escrita. 2003. (Encontro).

27.
2º Encontro de Fonoaudiologia e Educação.Período preparatório para alfabetização. 2003. (Encontro).

28.
I Encontro de Educadores do Programa Folha de Educação. 2003. (Encontro).

29.
IV Semana da Alfabetização: Alfabetizando na diversidade.Letramento e ampliação do universo cultural. O projeto acertando o passo: relato de uma experiência Maria Cristina Nogueira. 2003. (Outra).

30.
Oficina A ortografia como um dos eixos de ensino de Língua Portuguesa.A ortografia como um dos eixos de ensino da Língua Portuguesa. 2003. (Oficina).

31.
Projeto Leitura Escrita: um novo olhar.A ortografia como um dos eixos de ensino da Língua Portuguesa. 2003. (Oficina).

32.
Seminário Temático "Velhos e novos paradigmas sobre a Educação Infantil um olhar sobre o Brasil e o mundo. 2003. (Seminário).

33.
VI Jornada Cultural de Fonoaudiologia da Universidade de Guarulhos.Intervenções no trabalho com leitura e a escrita: diferentes perspectivas. 2003. (Outra).

34.
Oficina Produção de Textos: o trabalho com gêneros.Produção de Textos: o trabalho com gêneros. 2002. (Oficina).

35.
Oficina A ortografia como um dos eixos de ensino de Língua Portuguesa.A ortografia como um dos eixos de ensino de Língua Portuguesa. 2001. (Oficina).

36.
Oficina O trabalho com jogos em sala de aula.O trabalho com jogos em sala de aula. 2001. (Oficina).

37.
Oficina O trabalho com jogos em sala de aula.O trabalho com jogos em sala de aula. 2000. (Oficina).

38.
Oficina Resoluções de problemas matemáticos.Resoluções de problemas matemáticos. 2000. (Oficina).

39.
Semana Acadêmica de Fonoaudiologia.A noção construtivista na avaliação da linguagem. 1998. (Outra).

40.
III Congresso UNICASTELO. Possibilidades de enfoque do trabalho fonoaudiológico na escola (coordenação de Mesa Redonda). 1995. (Congresso).

41.
3º InPLA. 1993. (Congresso).

42.
IV InPLA. Estratégias Discursivas na fala do professor: quem fala sou eu ou quem fala somos nós?. 1993. (Congresso).

43.
XLI Seminário de Linguística do GEL.A noção de fala letrada: implicações linguísticas, sociolinguísticas e psicolinguísticas. 1993. (Seminário).

44.
I Congresso Interno no Departamento de Psicologia. O papel do jogo simbólico na prática pedagógica. 1992. (Congresso).

45.
XL Seminário de Linguística do GEL.O processo de letramento inicial: do conhecimento espontâneo ao conhecimento sistemático?. 1992. (Seminário).

46.
2º InPLA. Interação em sala de aula: sua relação com o desenvolvimento do discurso narrativo oral e escrito. 1991. (Congresso).

47.
XXXIX Seminário de Linguística do GEL.Letramento e desenvolvimento de linguagem escrita: construção social, ensino e aprendizagem da língua escrita. 1991. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Heloisa Montagna. Pensando a mediação na roda de leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

2.
Laura Tavares. Leitores Literários nos primeiros anos do Ensino Fundamental: o que realmente influencia na formação de novos leitores?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

3.
Ana Maria Aguirre Alvarez. Em busca dos sentidos da leitura e da escrita para alunos-adultos em um curso de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

4.
Rita de Cassia Prospero Araujo. A importância da leitura: estratégias de leitura para um real aprendizado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

5.
Fernanda Marques Custodio Diniz Machado. A literatura em sala de aula: interações, alfabetização e letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

6.
Franco de Godoy Sciarra. A mediação literária ea formação de leitores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

7.
Gildaci Jesus dos Santos. Literatura e Letramento na Biblioteca Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

8.
Aline Moraes de Oliveira. A importância da literatura na escola para o letramento da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

9.
Maiara Estacio. Possibilidade de práticas de leitura de literatura para as crianças de 2 a 4 anos: como saber quando temos uma boa prática em sala de aula?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

10.
Patricia Bastos Auerbach. A imagem na Literatura Infantil contemporânea e seu papel na leitura em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

11.
Liat Esther Baroukh. Quais as práticas de leitura literária destinadas a crianças de 1o. ano do Ensino Fundamental e o que as crianças aprendem com essas práticas?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

12.
Daniela Kattan. Contribuições da escola para o uso da literatura infantil no processo de letramento inicial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

13.
Paula Machado de Barros. O papel do mediador de leitura para a formação do leitor literário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

14.
Camila Politis. Um olhar investigativo sobre a contação de história na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

15.
Daniella Korich. Leitura de histórias na Educação Infantil: o papel do professor e a importância da literatura no processo de letramento inicial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

16.
Edna Oliveira do Carmo. A literatura no 3º ano do ensino fundamental: como a escola pode contribuir para a formação do leitor literário?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

17.
Jussara Lopes de Souza Mori. Práticas de Leitura no 1o. ano do Ensino Fundamental: relato de uma prática observada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

18.
Debora Pomilio. Estratégia de Leitura: uma prática necessária para a formação de bons leitores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

19.
Cleonice de Jesus Farias. Entre letras e versos construímos histórias de vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

20.
Silmara Ferreira dos Santos. A importância do letramento em instituições educativas para a 1ª infância. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

21.
Claudiane Ferreira dos Santos. Promovendo um ambiente leitor para que as crianças possam valorizar e adquirir um prazer pela leitura desde a Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

22.
Maria Beatriz Aranha Wilmers Bueno. Avaliação: seu significado para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

23.
Jennifer Ann Fletcher. O trabalho de letramento com crianças de 3 anos em uma Escola Internacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

24.
Paula Monteiro de Camargo. Reflexões acerca da didática da alfabetização: a aquisição do código alfabético como uma aprendizagem significativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

25.
Cacilda Santos Paim. A importância da roda da conversa para os professores de Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

26.
Clarice Gil Barreira Camargo. O ensino de gramática: reflexões e uso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

27.
Beatriz de Carvalho Morelli. Tecendo histórias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

28.
Mariana Braga Calixto. Meninos e Meninas brincam diferentes?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.

29.
Rebeca Sueli Sendrovich. A brincadeira nos espaços escolares: para além das salas de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Orientador: Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 12:06:50