Carla Soraia Soares de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3847402967283023
  • Última atualização do currículo em 03/06/2013


Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é professor adjunto II na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em população de primatas, Educação Ambiental e conservação da Biodiversidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Soraia Soares de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, C. S. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Campus IV.
Rua da Mangueira, s/n
Centro
58297000 - Rio Tinto, PB - Brasil
Telefone: (83) 32911528
URL da Homepage: http://www.ccae.ufpb.br


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Dieta, padrão de uso do espaço e interações agressivas entre grupos de sagüis-do-nordeste Callithrix jacchus (Primates, Callitrichidae), Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Manoel Martins Dias Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sagüi-do-nordeste; Callithrix jacchus; Dieta; Interações agressivas; área de vivência; Cópulas extra-grupo.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Comportamental.
Setores de atividade: Outro.
1992 - 1994
Mestrado em Psicobiologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Estudo dos ritmos biológicos dos comportamentos de atividade locomotora e catação no sagüi (Callithrix jacchus, Linnaeus, 1758), em ambiente natural,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Lúcio Flávio de Sousa Moreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sagüi; Callithrix jacchus; ritmos biológicos; catação; atividade locomotora.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal / Especialidade: Ritmos Biológicos.
Setores de atividade: Outros Setores.
1987 - 1992
Graduação em Biologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN, FACEX, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Docente contratado, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista DCR, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Área de vida, uso do espaço e interações em preguiça comum ( Bradypus variegatus) em Rio Tinto, PB.

Descrição: Os trabalhos referentes ao comportamento para espécie de preguiça Bradypus variegatus ainda são escassos. Existe a necessidade de compreender como os diferentes tipos de ambientes influenciam no comportamento da preguiça comum. Diante destes motivos este projeto busca contribuir para o conhecimento do comportamento desta espécie respondendo as seguintes questões: Como os indivíduos da população de preguiça comum interagem entre si nos ambientes urbanos e naturais? Há diferença no tamanho da área de vida e uso do espaço pela preguiça comum no ambientes urbano e natural?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Carla Soraia Soares de Castro - Coordenador / Elaine Pessoa Pedrosa - Integrante.
Número de orientações: 1
2010 - Atual
Ecologia comportamental do sagüi, Callitrix jacchus, na Reserva Biológica Guaribas/PB

Descrição: Na microrregião que inclui os Municípios de Rio Tinto e Mamanguape se encontram importantes Unidades de Conservação da Paraíba dentre elas a Reserva Biológica Guaribas. Tal Reserva recebeu esse nome em alusão ao macaco guariba (Alouatta belzebul) que já estava extinto no local. A partir de 1991 a Reserva foi criada formalmente e começou a desenvolver o Projeto Guariba que visava a reintrodução desta espécie de primata na área. Ao longo desses anos alguns guaribas foram reintroduzidos na ReBio e atualmente há uma pesquisa em andamento que visa acompanhá-los. No entanto, outro primata, o sagüi (Calltrix jacchus), originário da floresta Atlântica nordestina, que habita á Reserva, não havendo qualquer informação a respeito dessa espécie no referido local. Conhecer a sua ecologia comportamental é de extrema importância para entender a dinâmica populacional dessa espécie e a sua relação com outras espécies de primatas. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo conduzir investigação de longa duração a fim de obter dados referentes aos aspectos da ecologia comportamental da espécie. Algumas questões nortearão a pesquisa tais como 1) qual o tamanho e a composição dos grupos sociais? 2) Esses parâmetros variarão ao longo do ano? 3) Tal população evidencia crescimento, estabilidade ou redução? 4) Qual o padrão de distribuição espacial para as árvores fontes de alimento para os grupos de sagüis? 5) O uso do espaço tem correlação com o padrão de distribuição de tais fontes de alimento? 6) Os tamanhos das áreas de vida mudarão ao longo do ano? 7) Há sobreposição de áreas de vidas com aquelas utilizadas pelos guaribas? As respostas para tais questões trarão dados inéditos que poderão subsidiar estratégias de manejo se necessário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Carla Soraia Soares de Castro - Coordenador / Perla Amaro Firmino - Integrante / Marielle Souza de Queiroz - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - Atual
Ecologia comportamental da preguiça-comum (Bradypus variegatus) em áreas urbanas no município de Rio Tinto, PB

Descrição: A preguiça-de-três-dedos, Bradypus variegatus (SCHINZ, 1825), é um mamífero da ordem Xenarthra (Edentata), família Bradypodidae também conhecida popularmente como preguiça comum, possui a maior área de distribuição, sendo registrada de Honduras até o norte da Argentina. No Brasil está presente em toda a Floresta Atlântica, ao norte do Estado do Paraná, na Amazônia, além de registros esparsos em área de domínio dos Biomas Cerrado e Pantanal (ENGELMANN, 1985), As preguiças são animais de baixo metabolismo, homeotérmicas imperfeitas e hábito arborícola, apresentam comportamento solitário, estabelecendo associações entre machos e fêmeas no período de acasalamento e da mãe com filhote durante o desenvolvimento inicial do indivíduo (EISEMBERG, 1981). São bastante seletivas em sua dieta utilizando uma pequena porcentagem das espécies vegetais, com preferência por algumas famílias botânicas (CASSANO, 2006). No Brasil é comum encontrar populações de preguiça vivendo em áreas urbanas, mais especificamente em praças e jardins (PINHEIRO, 2008). A preguiça é reconhecida por sua lentidão, a destruição do seu habitat permitiu deixá-las ainda mais expostas à ação predatória do homem. O impacto que as atividades humanas têm sobre os fragmentos, as áreas que rodeiam os remanescentes têm importância fundamental na determinação da dispersão das espécies nativas e na conexão das populações dos fragmentos. Para as preguiças, o simples fato de caminharem lentamente entre um segmento de mata e outro, na busca de alimentos, têm facilitado a sua captura e a predação (AZARIAS et. al., 2006) A ocorrência de preguiças em Rio Tinto, PB é antiga. Quando da implantação da fábrica de tecidos a cidade era conhecida como vila das preguiças devido á presença da espécie Bradypus variegatus. O crescimento da cidade e a expansão do plantio de cana-de-açúcar provocaram a fragmentação das áreas de florestas. Sendo assim, as preguiças estão atualmente em áreas urbanas e nos poucos fragmentos de flores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Carla Soraia Soares de Castro - Coordenador / Cássia Pereira da Silva - Integrante / Elaine Pessoa Pedrosa - Integrante / Barbara Soares Calixto de Oliviera - Integrante.
2007 - Atual
Dinâmica Populacional do sagüi (Callithrix jacchus) no Parque Estadual Dunas do Natal

Descrição: No período de 2005 a 2006 foi realizado o Censo e Monitoramento da população de sagüi no Parque das Dunas. Tal projeto respondeu a várias questões e fez surgir outras tais como: 1) A recolonização da área pública se deu por sagüis que se encontravam no remanescente de mata Atlântica ou de sagüis vindos do entorno da área? 2) Os dois grupos residentes na área pública mudarão o padrão de uso do espaço e o tamanho das suas áreas de vida? 3) A composição e o tamanho dos dois grupos que recolonizaram a área pública variarão ao longo do tempo? 4) Tais grupos competirão por espaço e por fontes de alimento? 5) O reduzido número de avistamentos de sagüis nas trilhas se manterá a longo prazo? 6) A baixa freqüência de sagüis nas trilhas tem relação com a qualidade do habitat? 7) Os parasitos encontrados nos quatro sagüis adultos estão presentes em outros sagüis que vivem na área pública e naqueles que estão nas trilhas?8) o nível de infestação por parasito é semelhante em sagüis adultos, sub-adultos e juvenis? 9) quais seriam as formas de transmissão destes parasitos entre sagüis? Diante do exposto o objetivo geral do presente projeto é investigar, a longo prazo, a dinâmica populacional do sagüi no Parque Estadual Dunas do Natal. Para isto serão acompanhadas as mudanças na composição, no uso do espaço, dieta e tamanho das áreas de vida dos grupos de sagüis que vivem na área pública; mapear os locais onde for registrada a presença de sagüis no remanescente de mata Atlântica; realizar um estudo fenológico na área pública e em algumas trilhas do remanescente de mata Atlântica; registrar os encontros agonísticos entre grupos, mapear os locais onde tais encontros ocorrem e identificar os sagüis envolvidos nas interações agonísticas; capturar sagüis e grupos de sagüis para coleta de fezes e sangue para investigação de parasitos, bem como retirada de pêlos para análise genética..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .

Integrantes: Carla Soraia Soares de Castro - Coordenador / Diogo Mickael Rolim Silva - Integrante / Francisco Albédio da Costa Júnior - Integrante / Lígia de Oliveira Revorêdo - Integrante / Gustavo André Fernandes Silveira - Integrante / Jéssica de Paiva Bezerra - Integrante / Anne, Karine S. Carvalho - Integrante / José Denilson de Paula Araújo - Integrante / Paula Roberta de Lima - Integrante / Simone Pessoa Soares - Integrante / Geilza Cardoso da Silva - Integrante / Tádrio Rodrigo Bezerra Lemos - Integrante / Pedro Henrique Guedes Angeiras - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Estado do Rio Gra - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2005 - 2006
CENSO E MONITORAMENTO DOS GRUPOS DE SAGÜIS (Callithrix jacchus) NO PARQUE ESTADUAL DUNAS DO NATAL.

Descrição: No ano de 2004, ocorreu um significativo número de mortes de sagüis no Parque Estadual Dunas do Natal. Durante o período de janeiro de 2005 a dezembro de 2006 foram realizados um censo e o monitoramento da populçaõ de sagüi (Callithrix jacchus) que vive no Parque Estadual Dunas do Natal (PEDN), Unidade de Conservação de proteção Integral. Através de visitas diárias nas trilhas e na área de uso público da UC, utilizando protocolos de campo para registros dos números de sagüis avistados, o sexo e a faixa-etária. As árvores cujos frutos foram consumidos pelos sagüis foram marcadas com fitas, sendo realizado um estudo fenológico mensal através do índice de Fournier. Para determinar se houve aumento significativo no número de avistamentos registrados ao longo do período do estudo foi utilizada a regressão linear simples. O teste de proporção foi aplicado visando comparar a proporção de avistamentos registradas em 2005 e 2006. O teste do qui-quadrado foi utilizado para revelar a predominância do sexo e da faixa-etária na população. Os dados obtidos respondem as perguntas formuladas no início da pesquisa, uma vez que mostram que os sagüis estão distribuídos em toda a área do estudo, mas que esta população não apresenta um padrão de distribuição uniforme, uma vez que foi registrado um maior número de avistamentos na área pública do que nas trilhas. O que tem neste local que justifica o processo de recolonização e a permanência de dois grupos que estão aumentando em tamanho (reprodução e sobrevivência ativas) aponta para o aporte alimentar presente na área (qualidade de habitat), uma vez que as espécies frutíferas apresentam sobreposição no período de frutificação, indicando a disponibilidade desse item alimentar quase que o ano inteiro. Apesar da predominância de machos adultos, há indivíduos em todas as faixas-etárias, sugerindo que tal população encontra-se em processo de recuperação após o evento de mortalidade que a reduziu..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Carla Soraia Soares de Castro - Integrante / Maria de Fátima Souza - Coordenador / Diogo Mickael Rolim Silva - Integrante / Ricardo Augusto Melo Torres - Integrante / Wagner França Alves - Integrante / Pérsida Gomes de Souza - Integrante / Pedro Henrique Guedes Angeiras - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Estado do Rio Gra - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2001 - 2003
DISPERSÃO DE SEMENTES PELO SAGÜI (Callithrix jacchus) EM ÁREAS DE REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Descrição: Embora sementes de várias espécies vegetais da mata Atlântica, tais como embaúba (Cecropia sp), cauaçú (Coccoloba sp.) e copiúba (Tapirira guianensis) tenham sido encontradas nas fezes de sagüis (Alonso e Langguth, 1989), o seu papel na dispersão de sementes e a viabilidades das sementes dispersadas ainda não haviam sido investigadas. o objetivo deste projeto de pesquisa foi investigar o papel do sagüi na dispersão de sementes e a viabilidade das sementes dispersadas por este primata através das técnicas de germinação in vivo e in vitro, visando utilizar as mudas das sementes germinadas no reflorestamento das áreas de clareiras da área do estudo, o Parque Estadual Dunas do Natal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Carla Soraia Soares de Castro - Coordenador / Kátia Cilene Simões Cavalcanti - Integrante / Lidiane Noberto de Medeiros - Integrante / Hilton Daniel Alves Donato - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2010 - 2010
Percepção ambiental da Reserva Biológica Guaribas pelos professores e alunos da escola municipal

Descrição: O projeto obterá a percepção ambiental dos professores e dos alunos, do ensino médio, daescola municipal Buriti, no município de Rio Tinto/PB. Serão desenvolvidas ações de aproximação dos educadores e de seus alunos com a Reserva Biológica Guaribas. A fase I será destinados ao trabalho de percepção ambiental com os professores e o desenvolvimento das ações de sensibilização. Na fase II o trabalho de percepção se estenderá aos alunos e será destinado ao planejamento da visita a ReBio Guaribas. Serão desenvolvidas ações tais como oficinas de capacitação, palestras e trilhas interpretativas que focarão a importância da ReBio Guaribas, bem como seus aspectos ambiental, social e cultural. A fase III será destinada a análise dos dados e ao planejamento e realização de uma amostra da ReBio Guaribas a ser apresentada a todos os professores e alunos, do ensino médio, da escola municipal Buriti (Etapa III). A última estapa do projeto será destinada a elaboração de relatório técnico, de resumos a serem apresentados em Congressos Nacionais nas áreas de ecologia e de educação ambiental e para elaboração de um artigo a ser submetido para publicação em um periódico de educação ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Carla Soraia Soares de Castro - Coordenador / Danielle da Silva Albino - Integrante / Alaíne Leiros - Integrante / Cássia Pereira da Silva - Integrante / Valdecir da Silva - Integrante / Juscelino Braz da Silva - Integrante / Daene Soares - Integrante / Scheila Najara S. dos Reis - Integrante / Luciana Lima de Sousa - Integrante / Zelma Gleybia Maciel Quirino - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
2006 - 2008
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA E AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO DE ENSINO FACEX.

Descrição: Abordar a problemática da produção e destinação do lixo no processo de educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo como parte atuante no meio em que vive (LEMOS et al.,1999). O tratamento, a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos devem ser considerados uma questão coletiva, uma vez que todo cidadão tem direito a um ambiente ecologicamente equilibrado e sadio. A diretoria e a equipe pedagógica do Centro de Ensino FACEX, buscam medidas para gerenciar os resíduos sólidos no ambiente escolar, esse programa de gestão ambiental visa implantar a coleta seletiva visando reduzir a quantidade final dos resíduos sólidos através da reciclagem, a fim de construir uma consciência ecológica nos indivíduos, tornando-os críticos quanto às questões ambientais. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (6) .

Integrantes: Carla Soraia Soares de Castro - Coordenador / Priscila Daniele Fernandes Bezerra - Integrante / Emily Borges Santos - Integrante / Thais de Godoy - Integrante / Maricelli Marane Rodrigues Fernandes - Integrante / Daniele Bezerra dos Santos - Integrante / Emanuelle Trigueiro Bezerra - Integrante / Ana Lúcia de Melo Rodrigues - Integrante / Glycia Kalliani Soares Silva - Integrante / Kátia Maria de Alencar Bezerra - Integrante / Wanessa Kaline de Araújo M. Correia - Integrante.
Financiador(es): Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Ecology (Impresso)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Biotemas (UFSC)
2013 - Atual
Periódico: Acta Amazonica (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:7
Total de citações:8
Castro, C.S.S.  Data: 04/08/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Silveira, G.A.F.2012 Silveira, G.A.F. ; CASTRO, C. S. S. . Influence of spatial distribution of feeding trees and abundance of fruits in the location of sleeping trees in the common marmoset, Callitrix jacchus (Primates: Callitrichidae).. Brazilian Journal of Ecology (Disquete), v. 01, p. 49-56, 2012.

2.
Frazão, J.O.2010Frazão, J.O. ; da Silva, J.M. ; CASTRO, C. S. S. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 24, p. 156-172, 2010.

3.
Silva, M.R.O.2010Silva, M.R.O. ; CASTRO, C. S. S. . ABORDAGEM DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE, EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS. Educação Ambiental em Ação, v. 33, p. 1-11, 2010.

4.
Soares de, M.O2010Soares de, M.O ; de Paiva, C.C. ; de Godoy, T. ; SILVA, M. B. ; CASTRO, C. S. S. . Gestão ambiental de ecossistemas insulares: O caso da reserva biológica do atol das Rocas, Atlântico Sul Equatorial. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 10, p. 347-360, 2010.

5.
CASTRO, C. S. S.2007CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. . Diet and Feeding behavior of marmoset, Callithrix jacchus. Brazilian Journal of Ecology, v. 10, p. 16-21, 2007.

6.
CASTRO, C. S. S.2003 CASTRO, C. S. S. ; MENEZES, A. A. L. ; MOREIRA, L. F. S. . Locomotor Activity Rhythm in Free-Ranging Common Marmosets (Callithrix jacchus). Biological Rhythm Research, Leinde, Holanda, v. 34, n.1, p. 23-30, 2003.

7.
CASTRO, C. S. S.2003CASTRO, C. S. S. . Tamanho da área de vida e padrão de uso do espaço em grupos de sagüis, Callithrix jacchus, Linaeus, 1758 (Primates, Callitrichidae). Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba-PR, v. 20, n.1, p. 91-96, 2003.

8.
CASTRO, C. S. S.2003CASTRO, C. S. S. ; MARQUES, A. A. B. ; Izar, P. ; OLIVEIRA, A. C. ; Lopes, M.A. . The Role of Primates as Seed Dispersers in the Vegetation Structure of Tropical Forests. Neotropical Primates, Washington, DC, v. 11, n.2, p. 125-127, 2003.

9.
LAZAROPEREA, C.2000 LAZAROPEREA, C. ; CASTRO, C. S. S. ; HARRISON, R. ; ARAÚJO, A. ; ARRUDA, M. F. ; SNOWDON, C. . Behavioral and demographic changes following the loss of the breeding female in cooperatively breeding marmosets. Behavioral Ecology and Sociobiology, Alemanha, v. 2, n.48, p. 137-146, 2000.

10.
CASTRO, C. S. S.2000CASTRO, C. S. S. ; OLIVEIRA, R. M. S. . O resíduo sólido doméstico e seus efeitos sobre o Parque das Dunas e na qualidade de vida da comunidade do bairro de Mãe Luíza, Natal-RN. Sociedade e Território (Natal), Natal-RN, v. 14, n.2, p. 51-59, 2000.

11.
MENEZES, A. A. L.1993MENEZES, A. A. L. ; MOREIRA, L. F. S. ; AZEVEDO, C. V. ; COSTA, S. F. ; CASTRO, C. S. S. . Behavioral rhythms in the captive common marmoset (Callithrix jacchus) under natural environmental conditions. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Brasil, v. 26, p. 741-745, 1993.

Capítulos de livros publicados
1.
da Silva, C.P. ; CASTRO, C. S. S. . Percepção Ambiental de alunos da escola estadula Buriti em uma trilha interpretativa na Reserva Biológica Guaribas. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação Ambiental: responsabilidade para conservação da sociobiodiversidade. 01ed.João Pessoa, PB: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 01, p. 1542-1547.

2.
Medeiros, L.N. ; CASTRO, C. S. S. . Substituição de indivíduos reprodutores em um grupo de sagüi (Callithrix jacchus) em ambiente natural. In: Júlio César Bicca-Marques. (Org.). A Primatologia no Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Primatologia, 2007, v. 10, p. 495-509.

3.
CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. . Interações agonísticas entre grupos de sagüi (Callithrix jacchus) : defesa dos recursos ou localização de parceiros sexuais extra-grupo?. In: Sérgio Lucens Mendes e Adriano Garcia Chiarello. (Org.). A Primatologia no Brasil. Vitória - ES: IPEMA/Sociedade Brasileira de Primatologia, 2004, v. 8, p. 201-212.

4.
CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. ; ALHO, C. ; DIAS FILHO, M. M. . Influência da distribuição e da disponibilidade de frutos na dieta e no uso do espaço em grupos de sagüi-do-nordeste (Callithrix jacchus). In: Carmem Alonso. (Org.). A Primatologia no Brasil. Joâo Pessoa -PB: EDUPB/Sociedade de Primatologia, 2000, v. 7, p. 65-80.

5.
CASTRO, C. S. S. ; MENEZES, A. A. L. ; QUEIROZ, J. W. ; MOREIRA, L. F. S. . Estudo dos Ritmos Biológicos da Catação no Sagüi-comum (Callithrix jacchus) em ambiente natural. In: Steve Ferrari. (Org.). A Primatologia no Brasil. Belém-Pará: /Sociedade Brasileira de Primatologia, 1997, v. 5, p. 71-80.

6.
MOREIRA, L. F. S. ; SOUSA, M. B. C. ; MENEZES, A. A. L. ; AZEVEDO, C. V. ; MOTA, M. T. ; COSTA, S. F. ; CASTRO, C. S. S. . Ritmo Circadiano da Atividade Motora do Sagüi Comum (Callithrix jacchus). In: Anthony B. Rylands e Aline T. Bernardes. (Org.). A Primatologia no Brasil. Belo Horizonte - MG: Fundação Biodiversitas, 1991, v. 3, p. 25-33.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASTRO, C. S. S. ; BRITO, H. O. . Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. DAVinci - Textos Acadêmicos, Natal-RN, p. 5 - 5, 26 abr. 2003.

2.
CASTRO, C. S. S. ; MACEDO, C. E. C. . O sagüi e o reflorestamento da mata Atlântica. Diário de Natal/DaVinci-Textos acadêmicos, Natal/RN, p. 2 - 2, 29 jun. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
dos Reis, S.S. ; de Sousa, L.L. ; da Silva, V. ; da Silva, C.P. ; Maciel, Z.G.Q. ; CASTRO, C. S. S. . Percepção Ambiental dos professores da escola Luís Gonzaga Buriti, Rio Tinto, PB.. In: XII Encontro de extensão da UFPB, 2010, João Pessoa. XII Encontro de Extensão. João Pessoa, PB: Pró-reitoria de Extensão, 2010. p. 01-05.

2.
CASTRO, C. S. S. . O papel dos animais dispersores de sementes no reflorestamento da mata Atlântica. In: 5o Encontro Nacional de Biólogos, 2003, Natal-RN. Biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Brasília - DF: Conselho Federal de Biologia, 2003. v. 1. p. 32-34.

3.
CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. ; Cavalcanti, K. C. S. ; Medeiros, L.N. ; MACEDO, C. E. C. . Taxas de germinação e sobrevivência em espécies frutíferas, da mata Atlântica, dispersadas pelo sagüi (Callithrix jacchus). In: XVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2002, Belém-PA. XVII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Belém-PA: SBF, 2002. p. 1-4.

4.
CASTRO, C. S. S. ; MENEZES, A. A. L. ; MOREIRA, L. F. S. . Characteristics of the behavioral rhythms of grooming and locomotor activity in free-ranging common marmoset (Callithrix jacchus). In: VIIth Meeting of the international society for comparative psychology, 1994, São Paulo. VIIth Meeting of the international society for comparative psychology, 1994.

5.
CASTRO, C. S. S. ; ARRUDA, M. F. ; MOREIRA, L. F. S. . Descrição da área de vivência de um grupo natural de sagüis. In: 5 congresso Nordestino de Ecologia, 1993, Natal-RN, 1993.

6.
MOREIRA, L. F. S. ; MENEZES, A. A. L. ; AZEVEDO, C. V. ; COSTA, S. F. ; MOTA, M. T. ; CASTRO, C. S. S. . Variação circadiana na atividade motora e do autogrooming do sagüi (Callithrix jacchus). In: V Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 1990, Caxambú-MG, 1990.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
da Silva, C.P. ; da Silva Albino, D. ; CASTRO, C. S. S. . PADRÃO COMPORTAMENTAL DA PREGUIÇA COMUM, Bradypus variegatus (SCHINZ, 1825), EM ÁREAS URBANAS, NA CIDADE DE RIO TINTO, PB.. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço, MG. X CEB: Ecologia e Gestão Ambietnal, 2011.

2.
Pedrosa, E.P. ; de Oliviera, B.S.C. ; Enedino, T.R. ; CASTRO, C. S. S. . ÁREA DE VIDA E USO DO ESPAÇO PELA PREGUIÇA COMUM, Bradypus variegatus (SCHINZ, 1825), EM ÁREAS URBANAS, NA CIDADE DE RIO TINTO, PB. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço, MG. X CEB: Ecologia e Gestão Ambietnal, 2011.

3.
Enedino, T.R. ; Rodrigues, F. ; CASTRO, C. S. S. . ATIVIDADES ANTRÓPICAS SOBRE AS POPULAÇÕES DE PREGUIÇA-COMUM (BRADYPUS VARIEGATUS, SCHINZ, 1825) EM RIO TINTO, PB.. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço, MG. X CEB: Ecologia e Gestão Ambietnal, 2011.

4.
Silveira, G.A.F. ; CASTRO, C. S. S. . A influência dos alimentos humanos no padrão de atividades de um grupo de sagüi (Callitrhix jacchus) em um Parque Estadual. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. O futuro da Biosfera. São Paulo: EDUSP, 2009. p. 212-217.

5.
Silveira, G.A.F. ; Revorêdo, L.O. ; Bezerra, J.P. ; Araújo, J.D.P. ; Costa Júnior,F.A. ; Silva, D.M.R ; CASTRO, C. S. S. . Dinâmica populacional do sagüi (Callithrix jacchus) em uma área de floresta Atlântica no nordeste brasileiro. In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambú-MG. Ecologia no tempo de mudanças globais. São Paulo: SEB, 2007. p. 12-13.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, K.C. ; CASTRO, C. S. S. . EXPLORAÇÃO DE HÁBITAT POR UM GRUPO DE CEBUS FLAVIUS (SCHREBER, 1774) NA RPPN ENGENHO GARGAÚ, PARAÍBA, BRASIL. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PRIMATOLOGIA, 2011, CURITIBA. XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PRIMATOLOGIA: DO CIENTÍFICO AO POPULAR. CURITIBA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA, 2011. p. 01-01.

2.
Silveira, G.A.F. ; CASTRO, C. S. S. . PERCEPÇÃO DA INFLUÊNCIA HUMANA NA ALIMENTAÇÃO DO SAGÜI (Callithrix jacchus) PELO PÚBLICO QUE FREQÜENTA O PARQUE ESTADUAL DUNAS NATAL/RN. In: 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, 2010, Natal-RN. 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência. São Paulo-SP.: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010. p. 01-01.

3.
dos Reis, S.S. ; de Sousa, L.L. ; Soares, D. ; da Silva, V. ; CASTRO, C. S. S. . Percepção Ambiental: Ferramenta para subsidiar ações de educação ambiental na escola estadual Luís Gonzaga Buriti, rio Tinto ,PB. In: II Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2010, Recife-PB. II CNEU: Cidadania e sustentabilidade: desafios , caminhos e soluções. Recife, PE: Editora da UFRPE, 2010. p. 01-01.

4.
da Silva, C.P. ; Leiros, A. ; Albino, D.S. ; da Silva, J.B. ; CASTRO, C. S. S. . O teatro de fantoches como instrumento de sensibilização para os problemas ambientais na escola estadual Luís Gonzaga Buriti, Rio Tinto, PB. In: II Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2010, Recife,PE. II CNEU: Cidadania e sustentabilidade: Desafioa, caminhos e soluções. Recife, PE: Editora da UFRPE, 2010. p. 01-01.

5.
Soares, D. ; Leiros, A. ; da Silva, J.B. ; Maciel, Z.G.Q. ; CASTRO, C. S. S. . Percepção Ambiental dos alunos da escola Luís Gonzaga Buriti, Rio Tinto, sobre aReserva Biológica Guaribas, PB. In: XII Encontro de Extensão da UFPB, 2010, João Pessoa. XII Encontro de Extensão. João Pessoa, PB: Pro-reitoria de extensão, 2010. p. 01-01.

6.
da Silva, C.P. ; Leiros, A. ; Albino, D.S. ; da Silva, J.B. ; Maciel, Z.G.Q. ; CASTRO, C. S. S. . O teatro de fantoches na abordagem de temas ambientais na escola Luís Gonzaga Buriti, Rio Tinto, PB. In: XII Encontro de Extensão da UFPB, 2010, João Pessoa. XII Encontro de Extensão da UFPB. João Pessoa, PB: Pró-reitoria de Extensão, 2010. p. 01-01.

7.
Bezerra, J.P. ; Araújo, J.D.P. ; Carvalho, A.K.S. ; CASTRO, C. S. S. . Padrão de atividades de grupos de sagüi (Callithrix jacchus) em um remanescente de floresta Atlântica em situações de re-colonização de área e residência. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. Curitiba: EDUFPR, 2008. p. 18-18.

8.
CASTRO, C. S. S. ; Silva, D.M.R ; Costa Júnior,F.A. ; Souza, M.F. ; Torres, R.A.M. ; Alves, W.F. ; Souza, P.G. . Censo populacional do sagüi (Callithrix jachus) em remanescente de mata Atlântica. In: XII Congresso Brasileiro de Primatologia, 2007, Belo Horizonte. XII Congresso Brasileiro de Primatologia - Prioridades na pesquisa para o estudo de primatas neotropicais, 2007.

9.
Revorêdo, L.O. ; Silveira, G.A.F. ; Bezerra, J.P. ; Carvalho, A.K.S. ; Araújo, J.D.P. ; Costa Júnior,F.A. ; Silva, D.M.R ; CASTRO, C. S. S. . Escolha de hábitat e uso do espaço pelo sagüi (Callithrix jacchus) em uma área de mata Atlântiica no nordeste brasieliro. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambú - MG. Ecologia no tempo de Mudanças Globais, 2007.

10.
Medeiros, L.N. ; CASTRO, C. S. S. . Substituição de indivíduos reprodutores em grupos de sagüis (Callithrix jacchus) em ambiente natural. In: XI Congresso Brasileiro de Primatologia, 2005, Porto Alegre-RS. XI Congresso Brasileiro de Primatologia - Desafios para conservação em paisagens fragmentadas. Porto Alegre: FaBioPUCRS, 2005. p. 125-125.

11.
Medeiros, L.N. ; CASTRO, C. S. S. . Fatores Ecológicos e sociais na substituição de animais reprodutores em grupos de sagüis (Callithrix jacchus). In: 5o Encontro Nacional de biológos, 2003, Natal-RN. 5o Encontro Nacional de biológos, 2003. p. 96-96.

12.
DONATO, H. D. A. ; Souza, M.F. ; da Câmara, A.C.J. ; CASTRO, C. S. S. ; Batista, R.J. . Infecção helmíntica como possível causa mortid de sagüi comum (Callithrix jacchus) em ambiente natural: um estudo de caso. In: XIV Congresso de Iniciação Cienetífica da UFRN, 2003, Natal. XIV Congresso de Iniciação Cienetífica da UFRN. Natal: EDUFRN, 2003. p. 44-44.

13.
CASTRO, C. S. S. ; Medeiros, L.N. ; Cavalcanti, K. C. S. ; ARAÚJO, A. . Sucessão do macho reprodutor em um grupo de sagüis (Callithrix jacchus) em ambiente natural. In: XX Encontro Anual de Etologia, 2002, Natal-RN. XX Encontro Anual de Etologia. Natal-RN: Offset Gráfica, 2002. p. 410-410.

14.
Medeiros, L.N. ; Cavalcanti, K. C. S. ; ARAÚJO, A. ; CASTRO, C. S. S. . Variação no perfil afiliativo do macho e da fêmea de sagüi (Callithrix jacchus) em ambiente natural. In: XX Encontro Anual de Etologia, 2002, Natal-RN. XX Encontro Anual de Etologia. Natal-RN: Offset Gráfica, 2002. p. 331-331.

15.
CASTRO, C. S. S. . Técnicas de germinação utilizadas em sementes dispersadas, pelo sagüi (Callithrix jacchus), num fragmento de mata Atlântica. In: X Congresso Brasileiro de Primatologia, 2002, Belém-PA. X Congresso Brasileiro de Primatologia. Belém-PA: UFPA, 2002. p. 257-257.

16.
BRITO, H. O. ; CASTRO, C. S. S. . Educação Ambiental: instrumento para conservação do sagüi (Callithrix jacchus) e do seu hábitat original, a mata Atlântica.. In: X Congresso Brasileiro de Primatologia, 2002, Belém-PA. X Congresso Brasileiro de Primatologia. Belém-PA: UFPA, 2002. p. 317-317.

17.
CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. . Composição, dieta e tamanho da área de uso em um grupo de sagüis (Callithrix jacchus) no Parque Estadual Dunas do Natal.. In: 53a Reunião anual da SBPC, 2001, Salvador-BA, 2001.

18.
CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. . Diet and feeding behavior of common marmoset (Callithrix jacchus). In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre - RS. V Congresso de Ecologia do Brasil: Ambiente x sociedade. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ecologia, 2001. p. 1-486.

19.
CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. . O sagüi (Callithrix jacchus) é dispersor de sementes?. In: XIX Congresso Brasileiro de Etologia, 2001, Juiz de Fora - MG. Anais de Etologia. Juiz de Fora - MG.: Sociedade Brasileira de Etologia/ Central Gráfica e Editora, 2001. v. 1. p. 1-320.

20.
CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. . Influência do padrão de distribuição das fontes de frutos e goma no tamanho da área de viviência de grupos de sagüis (callithrix jacchus). In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá-MT. Programa e resumos do XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000. v. 01. p. 560-560.

21.
CASTRO, C. S. S. ; DIAS FILHO, M. M. ; ARAÚJO, A. . Interações agressivas entre grupos de sagüis selvagens (Callithrix jacchus). In: 50a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência (SBPC), 1998, Natal-RN. Resumos- 50a Reunião anual da SBPC. Natal: Editora universitária/UFRN, 1998. v. 1. p. 1295-1295.

22.
CASTRO, C. S. S. ; ARAÚJO, A. ; ALHO, C. ; DIAS FILHO, M. M. . Influência da sazonalidade no padrão de atividades diárias de um grupo de sagüis-do-nordeste (Callthrix jacchus).. In: XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998, Recife-PE. Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. Recife-PE: Sociedade Brasileira de Zoologia e UniversidadeFederal de Pernambuco, 1998. v. 1. p. 311-311.

23.
LÁZAROPEREA, C. ; CASTRO, C. S. S. ; HARRISON, R. ; ARAÚJO, A. ; ARRUDA, M. F. . Processo de divisão de um grupo silvestre de sagüi (Callithrix jacchus) e formação de um novo grupo: um estudo de caso.. In: XV Encontro Anual de Etologia, 1997, São Carlos - SP. Anais do XV Encontro Anual de Etologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Etologia, 1997. v. 1. p. 430-430.

24.
CASTRO, C. S. S. ; MOREIRA, L. F. S. . Individual preferences of grooming relationships in a family group of free-ranging common marmosets (Callithrix jacchus). In: XVIth Congress of the international primatological society, 1996, Madison-Wisconsin. Abstracts from the XVIth Congress of the international primatological society. Madison: Wisconsin regional primater research center, 1996. v. 1. p. 136-136.

25.
CASTRO, C. S. S. ; MENEZES, A. A. L. ; MOREIRA, L. F. S. . Comportamento de catação em grupos de sagüis, callithrix jacchus (Callitrichidae, Primates), em ambiente natural.. In: VII Congresso Brasileiro de Primatologia, 1995, Natal-RN. Programa e resumos do VII Congresso Brasileiro de Primatologia. Natal: Editora Universitária/UFRN, 1995. v. 1. p. 116-116.

26.
CASTRO, C. S. S. ; MOREIRA, L. F. S. ; ARRUDA, M. F. ; MENEZES, A. A. L. . Estudo comparativo da heterocatação em fêmeas reprodutoras do sagüi comum (Callithrix jacchus). In: XI Encontro Anual de Etologia, 1993, Bauru-SP. São Paulo: Sociedade Brasileira de Etologia, 1993. v. 1. p. 256-256.

27.
MOREIRA, L. F. S. ; SOUSA, M. B. C. ; MENEZES, A. A. L. ; AZEVEDO, C. V. ; MOTA, M. T. ; COSTA, S. F. ; CASTRO, C. S. S. ; XIMENES, M. F. ; PEDROSA, M. F. . Variação circadiana do comportamento dos sagüi comum (Callithrix jacchus) em cativeiro.. In: 41a Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1989, Fortaleza-CE. Resumos da 41a Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Fortaleza: Editora Universitária/UFCE, 1989. v. 1. p. 216-216.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
CASTRO, C. S. S.2000CASTRO, C. S. S. . Ecology and Behavior of the common marmoset, Callithrix jacchus. Neotropical Primates, Washington, D.C - USA, v. 8, n.1, p. 50-51, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
RODRIGUES, K. C. ; DELFIM, F. R. ; CASTRO, C. S. S. ; FRANCA, F. G. R. ; LEITE FILHO, E. ; MESQUITA, D. O. ; OLIVEIRA, F. A. ; SANTOS3, A. C. A. ; FERRARI, S. F. ; VALENCA-MONTENEGRO4, M. M. . Strobilurus torquatus Wiegmann, 1834 (Squamata: Tropiduridae): New records from the Brazilian state of Paraíba and a geographic distribution map. Check List (São Paulo. Online), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
Silveira, G.A.F. ; CASTRO, C. S. S. . PERCEPÇÃO DA INFLUÊNCIA HUMANA NA ALIMENTAÇÃO DO SAGÜI (Callithrix jacchus) PELO PÚBLICO QUE FREQÜENTA O PARQUE ESTADUAL DUNAS NATAL/RN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
de Godoy, T. ; CASTRO, C. S. S. ; SILVA, M. B. . Efetividade de implantação e gestão da Reserva Biológica marinha Atol das Rocas,RN.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CASTRO, C. S. S. ; Silva, M.R.O. . Diagnóstico Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental: Uma abordagem do tema transversal meio ambiente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Silveira, G.A.F. ; CASTRO, C. S. S. . A influência dos alimentos humanos no padrão de atividades de um grupo de sagüi (Callitrhix jacchus) em um Parque Estadual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
de Godoy, T. ; CASTRO, C. S. S. . Os desafios para implantação de coleta seletiva efetiva no ambiente escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Santos, B. E. ; de Godoy, T. ; CASTRO, C. S. S. . Os resíduos Sólidos e sua Reutilização na Ambiente Escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Fernandes, M. M. R. ; CASTRO, C. S. S. . Meio Ambiente: Uma abordagem multidisciplinar no curso de especialização em Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Naturais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Costa Júnior,F.A. ; de Lima, P.R. ; SOARES, S. P. ; CASTRO, C. S. S. . Seleção das árvores de dormir pelo sagüi, Callithrix jacchus, em ambiente natural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
de Araújo ; BEZERRA, P. D. F. ; Rodrigues, A.L.M. ; Silva, G.K.S. ; Bezerra, K.M.A. ; CASTRO, C. S. S. . Coleta seletiva na Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN (FACEX). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
dos Santos, D.B. ; Silva, I.N. ; Barros, E.V. ; de Araújo ; Bezerra, E.T. ; CASTRO, C. S. S. . Diagnóstico dos resíduos sólidos nos transportes urbanos da cidade do Natal: Subsídio para um programa de Educação Ambiental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
de Oliveira, Z.L. ; Silva, E.M.M. ; CASTRO, C. S. S. . Diagnóstico preliminar da exploração dos recursos naturais da praia de ponta negra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, C. S. S. . Dispersão de sementes por primatas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CASTRO, C. S. S. . PESQUISA COM PRIMATAS EM AMBIENTE NATURAL: TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS ECOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CASTRO, C. S. S. . MÉTODOS PARA ESTUDO DE ECOLOGIA E COMPORTAMENTO DE PRIMATAS NÃO-HUMANOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Linchston, J.E. ; CASTRO, C. S. S. . O mundo virtual: Um promissor recurso didático para o ensino de botânica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático (Atlas virtual)).

5.
CASTRO, C. S. S. . Planejamento na pesquisa comportamental com primatas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CASTRO, C. S. S. . Planejamento e técnicas de coleta de dados comportamentais e ecológicos na pesquisa com primatas em ambiente natural. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CASTRO, C. S. S. ; Souza, M.F. . CENSO E MONITORAMENTO DOS GRUPOS DE SAGÜIS (Callithrix jacchus) NO PARQUE ESTADUAL DUNAS DO NATAL.. 2006. (Relatório de pesquisa).

8.
CASTRO, C. S. S. . O impacto da dispersão de sementes por primatas na fragmentação de hábitat. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CASTRO, C. S. S. . Impacto da fragmentação de hábitat na dispersão de sementes por primatas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CASTRO, C. S. S. . DISPERSÃO DE SEMENTES PELO SAGÜI (Callithrix jacchus) EM ÁREAS DE REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2004. (Relatório de pesquisa).

11.
CASTRO, C. S. S. . Métodos de observação na pesquisa comportamental com primatas em ambiente natural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CASTRO, C. S. S. . Métodos de Observação em Primatas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTRO, C. S. S.; Ferrari, S.F.; CRUZ, M. A. O. M.. Participação em banca de ALINNY COSTA ARAUJO DOS SANTOS. Padrão de forrageio do macaco-prego-galego (Sapajus flavius), em um fragmento de Mata Atlântica na Paraíba. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
FERRARI, S. F.; CRUZ, M. A. O. M.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de TACYANA DUARTE AMORA. Padrões Ecológicos do sagui do nordeste Callithrix jacchus (Primates, Calitrichidae) em uma área de Caatinga no Alto Sertão Sergipano. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
Araujo, J.F.; AZEVEDO, C. V. M.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Carolina Carrijo Arruda. Influência do fotoperíodo artificial no comportamento de um primata neotropical diurno (Callitrix jacchus). 2013. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
Araújo, M. F.F.; CASTRO, C. S. S.; daSilva, M.G.L. Participação em banca de Gutemberg de Castro Praxedes. A utilização de espaços de educação não-formal por professores de biologia de Natal,RN.. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
ARAÚJO, A.; ARRUDA, M. F.; Lima, F.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Rossandra Ferreira Cassimiro. Utilização da área domiciliar por grupos de sagüis, Callithrix jacchus (Linnaeus, 1758) (Primates: Callitrichidae). 2003. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Doutorado
1.
Ferrari, S.F.; Souto, A.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Renata Rocha Déda Chagas. Ecologia, comportamento e associação interespecífica de Callicebus coimbrai e Callitrix jacchus, no Refúgio da Vida Silvestre, Mata do Junco, Sergipe, Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
CASTRO, C. S. S.; Hilário, R.R.; Ferrari, S.F.. Participação em banca de Renato Richard Hilário. DETERMINANTES AMBIENTAIS DA DENSIDADE DE CALLICEBUS COIMBRAI. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
CASTRO, C. S. S.; Jerusalinsky, L.; Ferrari, S.F.; Langguth, A.B.. Participação em banca de Leandro Jerusalinsky. Distribuição geográfica, variabilidade genética e análise de viabilidade populacional de Callicebus coimbrai Kobayashi & Langguth 1999, e suas implicações para a conservação desta espécie em perigo crítico de extinção. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
Ferrari, S.F.; Barbosa, M.R.V.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de João Pedro Souza Alves. Efeitos da framentação de habitats sobre a ecologia alimentar de dois grupos de Callicebus coimbrai na floresta Atlântica do sul de Sergipe, Brasil. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASTRO, C. S. S.; Chao, C.H.N. Participação em banca de Abdalla Soares de Souza Irineu. Turismo, agente tranformador da paisagem:Projeto Parque das Dunas de Natal. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

2.
CASTRO, C. S. S.; Pereira, I.C.B.B.A. Participação em banca de Elisabete Ferreira da Silva. O destino final dos resíduos urbanos de Macau-RN à luz do projeto de aterro sanitário. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

3.
CASTRO, C. S. S.; Link, L.. Participação em banca de Lázaro Escolástico Bezerra Júnior. A aplicação da produção mais limpa em empresas de construção civil:uma abordagem analítica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

4.
Link, L.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Adriano César Freire Gomes. Os impactos causados pela agroindústria canavieira no vale do Ceará-Mirim, RN.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

5.
CASTRO, C. S. S.; Link, L.. Participação em banca de Natiely Priscila Paiva Monteiro. Avaliação das pressões antrópicas sobre a população do boto cinza, Sotalia guianensis (Van Bénéden, 1864), na praia de Tabatinga, Rio grande do Norte. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN.

6.
CASTRO, C. S. S.; Costa, C.G.. Participação em banca de Kátia Maria de Alencar Bezerra. Diagnóstico das condições higiênico-sanitárias da feira-livre de Lagoa Seca, Natal/RN.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN.

7.
CASTRO, C. S. S.; Macêdo, S.L.. Participação em banca de Maricelli Marane Rodrigues Fernandes. O plano de compensação da atividade pesqueira no processo de licenciamento ambiental da aquisição de dados sísmicos marítimos de uma indústria de petróleo na bacia potiguar: um estudo de caso. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Pereira, M.G.; VALENCA-MONTENEGRO4, M. M.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Eudécio Carvalho Neco.Conscientização ambiental, concepção e percepção sobre o macaco-prego-galego (sapajus flavius, Schreber, 1774) e meio ambiente em atividades de campo no jardim botânico de João Pessoa (PB).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
Dias, R.L.; Borges, U.N.; Canan, B.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Keoma Coutinho Rodrigues.Análise da distribuição geográfica das populações de primatas Brasileiros ameaçados de extinção: geração de mapas sobre distribuição e identificação de áreas para pesquisa e conservação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
LOCATELLI, E. M.; Maciel, Z.G.Q.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Fernanda Carla Ferreira de Pontes.Recursos florais e síndromes de polinização de espécies de restinga na APA da barra do rio Mamanguape, PB.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
Maciel, Z.G.Q.; LOCATELLI, E. M.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Monna Myrnna Mangueira Ramalho.Interações Ecológicas e Biologia floral em Crescentia cujete L. (Bignoniaceae): uma espécie quiropterófila. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
LOCATELLI, E. M.; CASTRO, C. S. S.; Maciel, Z.G.Q.. Participação em banca de dayse Maria Teixeira dos Santos.Tipologia de frutos e síndromes de dispersão em espécies de restinga na APA barra do rio Mamanguape,PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
Montenegro, M.M.V.; CASTRO, C. S. S.; Oliveira, P.A.. Participação em banca de Alinny Costa Araújo dos Santos.Atividades Antrópicas que ameaçam o macao-prego-galego, Cebus flavius (SCHREBER, 1774) em um fragmento de mata Atlântica na Paraíba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
Costa, I.A.S.; Araújo, M. F.F.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Janaína Brito Freire Everton.Composição e Densidade da Comunidade Fitoplanctônica em Resposta a Adição dos Nutrientes Nitrogênio e Fósforo no Açude Cruzeta-RN. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
Costa, I.A.S.; Araújo, M. F.F.; CASTRO, C. S. S.. Participação em banca de Marquele Cardoso Matins.Avaliação da Qualidade da àgua de Açudes com Florações de Cianobactérias por Meio de Bioensaios com Cladóceros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOCATELLI, E. M.; Bastos, R.F.; CASTRO, C. S. S.. Ecologia de ecossistema terrestre. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

Outras participações
1.
FRANCINI FILHO, R. B.; CASTRO, C. S. S.; BERNINI, E.; ALMEIDA, N. V.. Comissão de Avaliação sw afastamento para capacitação. 2013. Universidade Federal da Paraíba.

2.
CASTRO, C. S. S.; MOURA, A. C. A.; BERNINI, E.. Processo seletivo para o Mestrado em Ecologia e Monitoramento ambiental. 2012. Universidade Federal da Paraíba.

3.
MELO, E. E.; SOUZA, E. M. L.; ALMEIDA, N. V.; CASTRO, C. S. S.. Nucleo docente estruturante do curso de bacharelado em Ecologia. 2012. Universidade Federal da Paraíba.

4.
Folly, E.; LOCATELLI, E. M.; CASTRO, C. S. S.. Mestrado em Ecologia e Monitoramento Ambiental. 2011. Universidade Federal da Paraíba.

5.
Lima, M.A.; CASTRO, C. S. S.; de Melo, E.E.. Processo seletivo de monitoria do curso de bacharelado em ecologia. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

6.
Maciel, Z.G.Q.; Wandeness; CASTRO, C. S. S.; LOCATELLI, E. M.; de Melo, E.E.; dos Santos, J.S.; França, F.G.R.; Scotti, M.T.. Nucleo Docente Estruturante do curso de bacharelado em Ecologia. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

7.
CASTRO, C. S. S.; Adelino, F.J.; Canan, B.. Processo seletivo para professor na disiciplina de ecologia.. 2008. Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN.

8.
CASTRO, C. S. S.; Adelino, F.J.; Canan, B.. Processo seletivo para professor da disicplina "Os problemas da sociedade moderna e o desenvolvimento sustentável". 2008. Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PRIMATOLOGIA. DISPERSÃO DE SEMENTES POR PRIMATAS (MINI-CURSO). 2011. (Congresso).

2.
Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Primatas do Nordeste. 2011. (Oficina).

3.
Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Primatas do Nordeste. 2011. (Oficina).

4.
II Congresso de Extensão Universitária. Percepção Ambiental: Ferramenta para subsidiar ações de educação ambiental na escola estadual Luís Gonzaga Buriti, Rio Tinto, PB.. 2010. (Congresso).

5.
I Congresso Nacional de Educação Ambiental. Diagnóstico ambiental em escolas do ensino fundamental: uma abordagem do tema transversal meio ambiente. 2009. (Congresso).

6.
IX Congresso de Ecologia do Brasil. 2009. (Congresso).

7.
I Oficina Pedagógica do Campus IV/CCAE. 2009. (Oficina).

8.
59 Congresso Nacional de Botânica. Fenologia de espécies arbóreas no Parque Estadual Dunas do Natal. 2008. (Congresso).

9.
V Encontro Cientifico e Cultural da FACEX.Educação Ambiental e Cidadania. 2008. (Encontro).

10.
VII Congresso de Ecologia do Brasil. Dinâmica populacional do sagüi (Callithrix jacchus) em uma área de floresta Atlântica no Nordeste Brasileiro. 2007. (Congresso).

11.
IV Encontro Científico e Cultural da FACEX.Impactos do aquecimento global. 2007. (Encontro).

12.
XI Congresso Brasileiro de Primatologia. Substituição de indivíduos reprodutores em um grupo de sagüi (Callithrix jacchus) em ambiente natural. 2005. (Congresso).

13.
I Simpósio do Hospital do Coração de Natal.O que a Natureza nos oferece?. 2005. (Simpósio).

14.
5o Encontro Nacional de Biológos.O Papel dos animais dispersores de sementes no reflorestamento da mata Atlântica. 2003. (Encontro).

15.
X Congresso Brasileiro de Primatologia. Dispersão de sementes por primatas. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Nascimento, E. ; Pivello, V.R. ; Silva, M.D. ; CASTRO, C. S. S. . X Congresso de Ecologia do Brasil. 2011. (Congresso).

2.
CASTRO, C. S. S. . VIII Congresso de Ecologia do Brasil. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Keoma Coutinho Rodrigues. Ecologia e Comportamento do Cebus flavius em remanescente de mata Atlântic na Paraíba. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Monitoramento Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Perla Amaro Firmino. Abordagem da problemática da oferta de alimentos pelas populações humanas ao sagui (Callitrix jacchus) nas escolas da rede municipal de Rio Tinto.. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Cássia Pereira da Silva. A Educação Ambiental na preservação da preguiça comum (Bradypus variegatus) em Rio Tinto- PB. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
Elaine Pessoa Pedrosa. Área de vida, uso do espaço e interações em preguiça comum, Bradypus variegatus (SCHINZ, 1985) na cidade de Rio Tinto PB. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Keoma Rodrigues Coutinho. Padrão de atividades, exploração de habitat, comportamento alimentar e área de vida de um grupo de Sapajus flavius em um fragmento de Floresta Atlântica, Brasil.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Monitoramento Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thais Godoy. EFETIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO E DE GESTÃO DA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ATOL DAS ROCAS RN.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

2.
Priscila Danielle Fernandes Bezerra. ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO DE ENSINO FACEX. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

3.
Edilza Oliveira de Arruda. Reciclagem de resíduos sólidos e gestão pública. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

4.
Juliano Klayton Dantas. Importância das Unidades de Conservação em áreas urbanas para as comunidades que vivem em seu entorno. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Meio Ambiente e gestão de Recursos Naturais) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

5.
Hélida Oliveira de Brito. O papel da Educação Ambiental na sensibilização dos alunos do ensino fundamental para conservação do sagüi (Callithrix jacchus) e da mata Atlântica. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicobiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

6.
Roberta Maria Santiago Oliveira. Análise do impacto do lixo depositado pela comunidade de Mãe Luíza no Parque das Dunas: Subsídio para um programa de coleta seletiva. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Biotecnologia vegetal e meio ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marielle Queriroz. IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS NA RESERVA BIOLÓGICA GUARIBAS, PB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

2.
Gustavo André Fernandes Silveira. Padrão Alimentar do Callithrix jacchus (Linnaeus, 1758; Primates: Callitrichidae) em um Fragmento de Floresta Atlântica no Nordeste Brasileiro.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

3.
Gilberto de Freitas. Percepção socioambiental dos moradores e professores do Município de Pilar, PB, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

4.
Gilberto Freitas. PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS MORADORES E PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PILAR EM RELAÇÃO AO RIO PARAÍBA DO NORTE, PARAÍBA, BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

5.
Juliana Oliveira Frazão. Percepção ambiental de alunos e professores na preservação das tartarugas marinhas na praia de Pipa-RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

6.
Monalisa Rodrigues Oliveira da Silva. Útilização do lúdico na prática ambiental em uma escola de ensino fundamental: jogo ideias verdes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

7.
Leny Sinara Silva Barbosa. Educação Ambiental como ferramenta na sensibilização e divulgação do comércio e da criação ilegais de aves silvestres. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

8.
Ricardo Augusto Melo Torres. Colonização da área pública do Parque Estadual Dunas do Natal por grupos de sagüi (Callithrix jacchus). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

9.
Lidiane Noberto de Medeiros. FATORES ECOLÓGICOS E SOCIAIS ENVOLVIDOS NA SUBSTITUIÇÃO DE INDIVÍDUOS REPRODUTORES EM GRUPOS DE SAGÜIS (Callithrix jacchus) EM AMBIENTE NATURAL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

Iniciação científica
1.
Luciana Lima de Sousa. Ecologia Alimentar e Dispersão de sementes pelo Alouatta belzebul (primates: Atelidae) em um fragmento de Floresta Atlântica na Paraíba, Brasil.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

2.
Cássia Pereira da Silva. Percepção Ambiental dos moradores da cidade de Rio Tinto - PB para preservação da preguiça comum (Bradypus variegatus) e interferência humana sobre a população de preguiça que habita a área urbana). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

3.
Elaine Pessoa Pedrosa. Padrõa comportamental , área de vida e estrutura populacional da preguiça comum (Bradypus variegatus) em ambientes natural e urbanao na cidade de Rio Tinto - PB. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

4.
Perla Amaro Firmino. Ecologia Comportamental do sagui (Callitrix jacchus) na Reserva Biológica Guaribas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

5.
Wanessa Kaline de Araújo Moura. Coleta Seletiva na Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

6.
Daniele Bezerra dos Santos. DIAGNÓSTICO DO DESTINO DO LIXO PRODUZIDO PELA POPULAÇÃO NOS TRANSPORTES URBANOS.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

7.
Juska Maria dos Santos Mendonça. Tamanho e rota diária de um grupo de sagüis (Callithrix jacchus) no Parque Estadual Dunas do Natal. 1999. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.

8.
Andreia S. Costa. Influência da flora na dieta, na área de vivência em grupos de sagüis no Parque Estadual Dunas do Natal. 1999. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Carla Soraia Soares de Castro.



Outras informações relevantes


De 2001 a 2003 foi consultora Ad hoc do comitê de Análises das propostas do programa integrado da pesquisa e inovação tecnológica (PIPT), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
Fez parte da equipe de revisores Ad hoc do Livro "A Primatologia no Brasil"  Volume 10, 2007.
Participou da comissão Científica do VIII Congresso de Ecologia do Brasil - Caxambu-MG, 2007.
É membro  do conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Primatologia (2007 a 2009).
Membro do corpo editorial do Brazilian Journal of Ecology, revista da Sociedade de Ecologia do Brasil.
Secretária da Sociedade de Ecologia do Brasil (2009-2011).
Fez parte da equipe de revisores Ad hoc do Livro "A Primatologia no Brasil"  Volume 12, 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/04/2014 às 6:42:02