Marcelo Almeida Sampaio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5832654049764544
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


MARCELO SAMPAIO é mineiro de Belo Horizonte. Tem graduação em piano pela Unicamp (1996), especialização em piano e música de câmara pela Academia Nacional de Música (Sófia, Bulgária, 1998), Mestrado em Educação Musical pela Unirio (2001) e Doutorado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). É professor do Bacharelado e da Licenciatura em Música na Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui doutorado-sanduíche pelo Institute of Education da University College London na Inglaterra, com temática sobre as estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da leitura à primeira vista ao piano. Atua profissionalmente como pianista colaborador e camerista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Almeida Sampaio
Nome em citações bibliográficas
SAMPAIO, Marcelo A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
Rua Riachuelo, 1321
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34798309
URL da Homepage: www.esmu.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University College London (Orientador: Graham F. Welch).
Título: As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Patrícia Furst Santiago.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Leitura à 1ª vista; Piano; Cognição; Modelos Lineares Generalizados.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Métodos brasileiros de iniciação ao piano: um estudo sob o ponto de vista pedagógico,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Salomea Gandelman.
Palavras-chave: Método - Iniciação - Piano; Piano; Avaliação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Educação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1997 - 1998
Especialização em Piano. (Carga Horária: 360h).
State Academy of Music - Bulgaria, SAM, Bulgária.
Título: Performance em piano (prática).
Orientador: Professora: Daniela Andônova.
1993 - 1996
Graduação em Bacharelado em Piano.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientador: Professora: Fúlvia Escobar.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Metodologia Quantitativa - MQ. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Técnicas em Neurociências. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Tópicos Especiais em Memória. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Of. de Piano - prof. Gislene Marino e Ana C.Ramos. (Carga horária: 3h).
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Piano com a Profa. Regina Schlochauer. (Carga horária: 3h).
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE, Brasil.
2010 - 2010
O Estudo do Piano e as Baladas de Chopin. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Desenvolvimento dos Gestores Públicos. (Carga horária: 112h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação em Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 36h).
Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Desenvolvimento de Líderes. (Carga horária: 15h).
Berenice Baxter Consultoria Organizacional., BBCO, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação em Gestão Estratégica de R. Humanos. (Carga horária: 42h).
Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
2006 - 2006
Master class de piano.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2005 - 2005
Fundamentos e Rec. Pedagógicos em Musicoterapia. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2004 - 2004
Consciência Corporal Aplicada à Performance. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2004 - 2004
Música, estilos e sociedade. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Música de Câmara. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Psicologia do Desenvolvimento I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Psicologia da Personalidade I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Seminário sobre o piano. (Carga horária: 12h).
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Psicologia Geral II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Psicanálise e Linguagem. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Psicanálise B. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Psicologia Geral I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Psicanálise A. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Antropologia I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Modelo Espiral de Desenvolvim. Musical no Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Ensino de piano em grupo. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2001 - 2001
Análise Musical. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2000 - 2000
Análise Estética e Formal das Sonatas de Beethoven. (Carga horária: 44h).
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1999 - 1999
Técnica de Alexander. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1999 - 1999
Análise Musical. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1996 - 1996
IV Festival de Artes de Itu: Piano.
Fundação Educacional Cultural e Artística Eleazar de Carvalho, FUNDEC, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Aprendizagem da música brasileira ao piano.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Workshop de Canto e Correpetição.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1995 - 1995
Musicalização Infantil. (Carga horária: 6h).
Scala Academia Musical, SAM, Brasil.
1994 - 1994
14° Festival de Música de Londrina: Piano. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1994 - 1994
Piano: da reflexão à prática. (Carga horária: 20h).
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1994 - 1994
14° Festival de Mús deLondrina: Leitura à 1ª vista. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1994 - 1994
14° Festival de Música de Londrina: Mús. de Câmara. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1992 - 1992
Visão científica da técnica pianística. (Carga horária: 4h).
Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, FUMA, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Música sem fronteiras: apreciação e percepção. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1989 - 1991
Harmonia e Morfologia.
Fundação Mineira de Arte "Aleijadinho", FUMA, Brasil.
1985 - 1990
Curso preparatório de piano.
Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, FUMA, Brasil.
1988 - 1988
Interpretação Pianística. (Carga horária: 8h).
Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, FUMA, Brasil.
1987 - 1988
Teoria Musical e Solfejo. (Carga horária: 360h).
Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, FUMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2010 - 12/2015
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Performance - 36h
Prática do Canto com Acompanhamento - 18h
Prática Instrumental com Acompanhamento - 18h
02/2007 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento: Piano - 36h
Psicologia da Aprendizagem e da Performance Musical - 36h
02/2007 - 12/2015
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura à Primeira Vista I - 18h
Leitura à Primeira Vista II - 18h
Psicologia da Aprendizagem e da Performance Musical - 36h
02/2002 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

Linhas de pesquisa
Música e Educação
05/2009 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Conselheiro titular.
04/2014 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Parecerista do PROEXT 2015 - Programa de ExtensãoUniversitária MEC/SESu.
08/2008 - 12/2013
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Música.
03/2013 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.

Cargo ou função
Avaliador de projetos da UEMG para o Edital PROEXT 2014.
03/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação em Música.
02/2008 - 11/2012
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografia I - 18h
Orientação de Monografia II - 18h
03/2005 - 07/2011
Ensino, Princípios e Recursos Pedag. em Música: Ed.Musical, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia da Música - 30h
06/2011 - 06/2011
Ensino, Música Brasileira: Práticas Interpretativas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos em Performance - 6h
04/2008 - 08/2008
Ensino, Princípios e Rec. Ped. em Música: Visc.do R.Branco, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem e da Performance Musical - 36h
Oficina de Performance - 40h
02/2006 - 08/2008
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Canto ou Instrumento.
04/2008 - 06/2008
Ensino, Princípios e Rec.Pedag:Fundamentos da Reg. Coral, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia da Música - 30h
04/2006 - 06/2006
Ensino, Música Brasileira: Práticas Interpretativas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pedagogia do Instrumento
03/2004 - 12/2005
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Música
Leitura à primeira vista
03/2004 - 12/2005
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara
Didática do ensino do instrumento
Metodologia da Pesquisa
03/2002 - 06/2002
Ensino, Música Brasileira: Práticas Interpretativas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica - 30h
07/2001 - 12/2001
Ensino, Práticas Interpretativas da Música Brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino do Instrumento II: Piano - 30h

Fundação Cóvis Salgado - Palácio das Artes, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Música, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor-Designado: pianista acompanhador, Carga horária: 20

Atividades

02/2001 - 03/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Piano-acompanhamento

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Contrato por cooperativa, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

Atividades

10/2004 - 12/2004
Ensino, Curso de complementação pedagógica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do ensino do instrumento
10/2003 - 12/2003
Ensino, Curso de complementação pedagógica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do ensino do instrumento

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico de apoio didático, Carga horária: 8
Outras informações
Esse trabalho teve fomento através da Fundação de Apoio ao Estudo e Pesquisa - FAEP/ SP.

Atividades

03/1994 - 12/1994
Serviços técnicos especializados , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Serviço realizado
Técnico de apoio didático.


Linhas de pesquisa


1.
Música e Educação

Objetivo: Linha de Pesquisa que propõe investigar a filosofia, os fundamentos e metodologias da Educação Musical em seus processos formais e não formais: processos cognitivos, atividades musicais instrumentais e coral e educação musical especial..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Currículo; Didática Musical; Educação musical; Ensino-aprendizagem; Método - Iniciação - Piano; Metodologia.


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
Descrição: Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) .
Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1995 - 1996
Iniciação musical ao piano no Brasil: levantamento, resumo e estudo comparativo
Descrição: O projeto é parte do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPQ/PIBIC. Os objetivos do Projeto são: 1) alcançar uma sistematização de abordagem da iniciação musical ao Piano; 2) Criar um leque de possibilidades de trabalho ao professor do instrumento, tendo em vista as várias opiniões e métodos que existem acerca do assunto. Esses métodos possibilitarão maiores recursos didáticos, os quais serão adequados às diferentes características individuais que englobam as áreas artísticas.3) Estudar o pensamento nacional acerca do tema. Por isso, a área de pesquisa se limita a métodos feitos no Brasil, excluindo os estrangeiros. A criação nacional, naturalmente, reflete-se com mais receptividade do que a estrangeira. Além disso, experiências realizadas no projeto demonstram resultados diferentes daqueles realizados fora, pois a vivência cultural é outra. A partir de elementos criados no Brasil, há a possibilidade de se atingirem resultados que correspondam às expectativas da nossa própria realidade e condição cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Integrante / Fúlvia Escobar - Integrante / Maria Lúcia Senna Machado Pascoal - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2005 - 2005
XIV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical
Descrição: Elaboração, discussão e organização do XIV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical em Belo Horizonte, Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Coordenador / SANTIAGO, Patrícia Furst - Integrante / BRASIL, Rogério Bianchi - Integrante / Abel Raimundo Moraes e Silva - Integrante / Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Integrante / Wilma Zanella - Integrante / Antonio Carlos Guimarães - Integrante / Marcelo de Magalhães Cunha - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Remuneração / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2013 - 2014
Projeto de Inovação Pedagógica para a Pós-graduação Lato Sensu: Didática do Instrumento e do Canto
Descrição: O objetivo geral do curso é ensinar o uso de estratégias didáticas para o ensino de instrumento e canto; Os objetivos específicos do curso estão centrados em preparar os alunos para: a) criticar e analisar métodos de instrumento e canto; b) agir com competência, através do desenvolvimento do conhecimento e das habilidades em Didática do instrumento e canto, permeadas por atitudes e comportamentos proativos; c) investigar através da pesquisa, tendo como meta o aprimoramento e a criação de ações pedagógicas para a prática musical; d) viabilizar a pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento; Metas: Ao final do curso, espera-se que o aluno consiga: a) avaliar a qualidade de sua ação pedagógica em canto e instrumento; b) elaborar projetos de pesquisa em Educação Musical; c) debater temas relacionados ao ensino de instrumento e canto no âmbito do ensino e da pesquisa e argumentar sobre eles; d) aprofundar o conhecimento no ensino-aprendizagem em instrumento e canto nos mais variados aspectos, tais como técnica, leitura, performance, escolha de repertório e ensino em grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2014
Projeto de Inovação Pedagógica para a Pós-graduação Lato Sensu: Educação Musical Escolar
Descrição: O objetivo geral do curso é desenvolver nos alunos as suas habilidades como educadores musicais na Escola Básica. Os objetivos específicos do curso estão centrados em desenvolver os alunos para: a) refletir sobre a própria formação docente pela análise, questionamento e atualização permanente da sua prática; b) agir com competência, através do desenvolvimento do conhecimento e das habilidades em educação musical, permeadas por atitudes e comportamentos proativos; c) investigar através da pesquisa, tendo como meta o aprimoramento e a criação de ações pedagógicas para a prática musical; d) viabilizar a pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento; Metas: Ao final do curso, espera-se que o aluno consiga: a) Demonstrar capacidade para tocar flauta doce em um nível satisfatório para dar aulas de iniciação deste instrumento em escolas regulares; b) Elaborar projetos de pesquisa em Educação Musical; c) Debater temas relacionados ao ensino de música no âmbito do ensino e da pesquisa e argumentar sobre eles; d) Aprofundar o conhecimento no ensino-aprendizagem em música nos mais variados aspectos, tais como o histórico, os aspectos cognitivos do ensino em música e da performance..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical Escolar
Descrição: Elaboração, organização e produção da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical Escolar.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Coordenador / RAMOS, Ana Consuelo - Integrante / COSTA, Gisele Maria - Integrante / GARCIA, Cláudia Araújo - Integrante / SANTOS, César Timóteo de Oliveira - Integrante / PEREIRA, Marcelo das Dores - Integrante / RODRIGUES, Fernando Macedo - Integrante / CARNEIRO, Aline Nunes - Integrante / SILVA, Helena Lopes da - Integrante / MIRANDA, Vanessa R. Eleutério - Integrante / Gislene Marino Costa - Integrante / Sarah Ramez Ferreira - Integrante / Renata Nunes Vasconcelos - Integrante.
2012 - 2012
Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Música com habilitação em Canto ou Instrumento
Descrição: Elaboração, organização e produção da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Música com habilitação em Canto ou Instrumento.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Coordenador / RAMOS, Ana Consuelo - Integrante / COSTA, Gisele Maria - Integrante / GARCIA, Cláudia Araújo - Integrante / PEREIRA, Marcelo das Dores - Integrante / RODRIGUES, Fernando Macedo - Integrante / CARNEIRO, Aline Nunes - Integrante / SILVA, Helena Lopes da - Integrante / MIRANDA, Vanessa R. Eleutério - Integrante / Gislene Marino Costa - Integrante / Renata Nunes Vasconcelos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2012
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Canto ou Instrumento
Descrição: Elaboração, organização e produção da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Canto ou Instrumento.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Coordenador / RAMOS, Ana Consuelo - Integrante / COSTA, Gisele Maria - Integrante / GARCIA, Cláudia Araújo - Integrante / SANTOS, César Timóteo de Oliveira - Integrante / PEREIRA, Marcelo das Dores - Integrante / RODRIGUES, Fernando Macedo - Integrante / CARNEIRO, Aline Nunes - Integrante / MIRANDA, Vanessa R. Eleutério - Integrante / Gislene Marino Costa - Integrante / Sarah Ramez Ferreira - Integrante / Renata Nunes Vasconcelos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2012
Projeto Pedagógico do Curso Básico de Música do CEFAR
Descrição: Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso Básico de Música do CEFAR, Palácio das Artes, Belo Horizonte, com finalidades, objetivos, concepção de curso de descrição da matriz curricular..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2008
Adaptação Curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Música Brasileira: Práticas Interpretativas
Descrição: Adaptação curricular do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Música Brasileira: Práticas Interpretativas, no sentido de adequar o perfil do egresso com os objetivos, redictribuição de carga horária, revisão de ementas e perfil docente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2008
Adaptação Curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Princípios e Recursos Pedagógicos em Música
Descrição: Adaptação curricular do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Princípios e Recursos Pedagógicos em Música, no sentido de adequar o perfil do egresso com os objetivos, redictribuição de carga horária, revisão de ementas e perfil docente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - 2007
Adaptação Curricular do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento ou Canto
Descrição: Adaptação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento ou Canto. Algumas modificações foram realizadas no sentido de oferecer oportunidades de integração de campos de conhecimentos teóricos e práticos, tanto na formação artística quanto na pedagógica, além da substituição de disciplinas, da absorção por outras disciplinas mais amplas, de redistribuição de carga horária e outras ações..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Búlgaro
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Bolsa CAPES PDSE - Sanduíche no Exterior. Número do Processo: 9626-14-0, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2014
Bolsa CNPq - SWE -Doutorado Sanduíche no Exterior. Processo número: 205386/2014-8, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq.
2013
Bolsa PCRH 90102/13 - FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
2012
1º lugar Geral - Seleção do Doutorado em Música 2013, Universidade Federal de Minas Gerais.
2009
Medalha Calmon Barreto 2009. Foi criada pela lei 13.371, de 30 de novembro de 1999, e é concedida a pessoas físicas e jurídicas que se tenham dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais em MG, Governo do Estado de Minas Gerais.
2000
3º lugar, Concurso Seleção para Mestrado em Música na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).
1995
Bolsa PIBIC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq.
1990
3º lugar, I Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez - Montes Claros - MG.
1989
3º lugar e medalha de Honra ao mérito, I Concurso Nacional de Piano Clóvis Salgado - Belo Horizonte - MG.
1988
Finalista em concurso de piano, I Concurso de Piano pauta Escola de Artes - Goiânia - GO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAMPAIO, Marcelo A.2018SAMPAIO, Marcelo A.; Santiago, Patrícia F. . Contribuições de Métodos de Ensino para o Desenvolvimento da Leitura à Primeira Vista ao Piano. PER MUSI (ONLINE), v. 2018, p. 1-16, 2018.

2.
SAMPAIO, Marcelo A.2013SAMPAIO, Marcelo A.; MARINO, Gislene . Cursos de graduação da Escola de Música da UEMG: propostas e mudanças curriculares. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. VIII, p. 59-71, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, Marcelo A.; Santiago, Patrícia F. . Leitura à primeira vista ao piano: uma análise de métodos de ensino. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música: CRIAÇÃO MUSICAL, CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E A PESQUISA ACADÊMICA. Belo Horizonte: UFMG/UEMG, 2016. v. 26.

2.
Santiago, Patrícia F. ; SAMPAIO, Marcelo A. . Factors that influence piano sight-reading and their implications for the education of professional musiciains. In: 31st World Conference on Music Education - ISME, 2014, Porto Alegre - Brazil. Proceedings of the International Society for Music Education. Australia: National Library of Australia Cataloguing-in-Publication Data, 2014. v. 31. p. 271-278.

3.
SAMPAIO, Marcelo A.; Santiago, Patrícia F. . Leitura à primeira vista: um estudo do desenvolvimento das capacidades cognitivas e das habilidades musicais do pianista. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis. Anais do XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. v. 21. p. 1252-1266.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, Marcelo A.. Avaliação de métodos de autores brasileiros de iniciação ao piano. In: VI Colóquio do Programa de pós-graduação em Música, 2001, Rio de Janeiro. Colóquio do Programa de Pós-graduação em Música. Rio de Janeiro: Centro de letras e Artes - UNIRIO, 2001. v. VI. p. 16-16.

2.
SAMPAIO, Marcelo A.. Avaliação de métodos de autores brasileiros de iniciação ao piano. In: II Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Minas Gerais, 2001, Belo Horizonte. nao foi publicado, 2001.

3.
SAMPAIO, Marcelo A.. Com que a música popular pode contribuir para o ensino elementar de piano?. In: X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2001, Uberlândia. Anais X. Uberlândia, 2001.

4.
SAMPAIO, Marcelo A.. Com que a música popular pode contribuir para o aprendizado elementar do piano?. In: X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2001, Uberândia - MG. Anais da Associação Brasileira de Educação Musical. Uberlândia: Composer - Gráfica e Editora, 2001. v. X. p. 20-20.

5.
SAMPAIO, Marcelo A.. Iniciação Musical ao piano no Brasil : levantamento, resumo e estudo comparativo. In: Encontro Anual da Associação Brasileira de Educaçaõ Musical, 1996, Londrina. Anais da Associação Brasileira de Educação Musical. Londrina: Editor Oscar Dourado, 1996. v. V. p. 222-223.

6.
SAMPAIO, Marcelo A.. Iniciação Musical aplicada ao piano no Brasil : levantamento, resumo e estudo comparativo. In: IV Congresso Interno de Iniciação Científica - UNICAMP, 1996, Campinas - SP. Caderno de Resumo do Congresso Interno de Iniciação Científica. Campinas: UNICAMP - Pró-reitoria de Pesquisa, 1996. v. IV. p. 3-4.

7.
SAMPAIO, Marcelo A.. Iniciação Musical Aplicada ao Piano no Brasil : Levantamento, Resumo e Estudo comparativo. In: IV Congresso Interno de Iniciação Científica, 1996, Campinas. Relatório do IV Congresso Interno de Iniciação Científica - UNICAMP. Campinas, 1996.

8.
SAMPAIO, Marcelo A.. Iniciação Musical ao Piano no Brasil : Levantamento, Resumo e Estudo Comparativo. In: V Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 1996, Londrina. Anais do V Encontro Anual da Associasção Brasileira de Educação Musical. Londrina, 1996.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
SAMPAIO, Marcelo A.1996 SAMPAIO, Marcelo A.. Iniciação Musical aplicada ao piano no Brasil : levantamento, resumo e estudo comparativo. Anais V do Encontro Anual da ABEM, Londrina, v. V, p. 222-223, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, Marcelo A.. Panorama da pesquisa em Leitura à Primeira Vista: procedimentos e construção de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SAMPAIO, Marcelo A.. Pesquisa Quantitativa em Música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SAMPAIO, Marcelo A.. Metodologia de Pesquisa: Pesquisa Quantitativa em Música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SAMPAIO, Marcelo A.. Música, Metáfora e Interpretação Musical. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SAMPAIO, Marcelo A.. Metodologia de Pesquisa: Pesquisa Quantitativa em Música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SAMPAIO, Marcelo A.. Reforma Curricular - Bacharelado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SAMPAIO, Marcelo A.. Música Brasileira e Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOBREIRA, S. ; SAMPAIO, Marcelo A. . Os equívocos a respeito da Música.. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SAMPAIO, Marcelo A.. Assessoria ao Projeto Pedagógico do Departamento de Música - CEFAR. 2012.

2.
SAMPAIO, Marcelo A.; VIANA, Fábio Henrique ; PASSOS, Luis Gustavo dos Santos ; BASTOS, Paulo Estêvão Almeida ; SALINAS, Manuel Alejandro Catañeda . Comissão Técnica de Avaliação de Projetos (CTAP) da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 2009.

3.
SAMPAIO, Marcelo A.; VIANA, Fábio Henrique ; BASTOS, Paulo Estêvão Almeida ; SALINAS, Manuel Alejandro Catañeda ; PASSOS, Luis Gustavo dos Santos ; MOURÃO, Claudio Roberto da Silva . Comissão Técnica de Avaliação de Projetos (CTAP) da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 2008.

4.
SAMPAIO, Marcelo A.; OLIVEIRA, Arnon Sávio . Comissão Técnica de Avaliação de Projetos (CTAP) da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 2007.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PELETTA, Felipe ; SAMPAIO, Marcelo A. ; CARMO, Renata do . Programa Globo Horizonte. 2014.

2.
Santiago, Patrícia F. ; SAMPAIO, Marcelo A. ; CARNEIRO, Aline Nunes . Rerforma Curricular - Licenciatura (2). 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BEN, Luciana ; SAMPAIO, Marcelo A. ; SILVA, Abel R. M. E. . Rerforma Curricular - Licenciatura (1). 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
SAMPAIO, Marcelo A.; RIBEIRO, Bruno A. . XI Seminário de Música Brasileira. 2018. Interpretação.

2.
SAMPAIO, Marcelo A.; Yu, Lu Yen . Recital de Formatura de flauta e piano. 2017. Interpretação.

3.
SAMPAIO, Marcelo A.; RODRIGUES, Lívia . Recital de Formatura de Contrabaixo e piano. 2017. Interpretação.

4.
SAMPAIO, Marcelo A.; PELETTA, Felipe ; DANDARA, Nabila . Recital de Música Italiana: Canto e piano. 2014. Interpretação.

5.
SAMPAIO, Marcelo A.; BARROS, Dalton ; FARIA, Ana Cristina ; Rosolini, João Carlos ; SAMPAIO, Sheila Ribeiro ; ROSA, Catriel Santos ; FERREIRA, Jefferson . Oratório as 7 Palavras de Jesus (autor desc. e Inflammatus (Rossini). 2014. Interpretação.

6.
PELETTA, Felipe ; OLIVEIRA, Arnon Sávio ; SAMPAIO, Marcelo A. ; Patrícia Valadão ; Eduardo Swertz ; Eliseu Barros ; Sérgio Aluotto ; Rafael Calaça . Misa Criolla. 2014. Interpretação.

7.
LISBOA, Elda ; ROMÃO, Eliane ; TORRES, Marzo ; GUIMARÃES, Rubens ; SAMPAIO, Marcelo A. . Canções Italianas, americanas e árias de óperas. 2014. Interpretação.

8.
Silva, Régis Luiz Carvalho ; SAMPAIO, Marcelo A. ; Carvalhais, Lucas . Recital de Formatura em Canto Erudito. 2014. Interpretação.

9.
PELETTA, Felipe ; SAMPAIO, Marcelo A. ; OLIVEIRA, Arnon Sávio ; Eliseu Barros ; Rafael Calaça ; Patrícia Valadão . I Concerto Especial de Natal Felipe Peletta. 2014. Interpretação.

10.
SAMPAIO, Marcelo A.; ISOLANI, H. ; MOLINARI, R. ; ANASTACIO, L. . Recital de Formatura de Canto. 2013. Interpretação.

11.
RAMOS, B. T. R. ; SAMPAIO, Marcelo A. . Recital de Defesa de Dissertação de Mestrado - Música. 2013. Interpretação.

12.

13.
SAMPAIO, Marcelo A.; PELETTA, Felipe ; PENIDO, Bárbara ; GANGANA, Marilene . Recital Música Italiana. 2012. Interpretação.

14.
PELETTA, Felipe ; PENIDO, Bárbara ; SAMPAIO, Marcelo A. ; GANGANA, Marilene . Canções Italianas para canto e piano. 2012. Interpretação.

15.
SAMPAIO, Marcelo A.; BARROS, Dalton ; Rosolini, João Carlos ; FARIA, Ana Cristina . Oratório As Sete Palavras de Jesus. 2012. Interpretação.

16.
SAMPAIO, Marcelo A.; PINTO, Diego Silva . Recital de Formatura em Violoncelo. 2011. Interpretação.

17.
SAMPAIO, Marcelo A.; ROCHA, Frank Júnio da silva . Recital de Formatura em Violoncelo. 2011. Interpretação.

18.
SAMPAIO, Marcelo A.; PEDRO, Tiago Ribeiro . Recital de Formatura em Contrabaixo. 2011. Interpretação.

19.
URBANO, Carlos Evo ; SAMPAIO, Marcelo A. . Recital de Formatura em Violino. 2011. Interpretação.

20.
ASSUMPÇÃO, Sandro ; SAMPAIO, Marcelo A. . Quarta Erudita: Canto e Piano. 2010. Interpretação.

21.
SAMPAIO, Marcelo A.. Recital de Violino. 2010. Interpretação.

22.
SAMPAIO, Marcelo A.; LOHSE, Eva ; MONTEIRO, Fernanda Lúcia B. . Recital de Violino. 2010. Interpretação.

23.
FERNANDES, Marcelo ; SAMPAIO, Marcelo A. . Jovem Músico BDMG. 2010. Interpretação.

24.
SAMPAIO, Marcelo A.; FELIX, Robson . Jovem Músico BDMG. 2010. Interpretação.

25.

26.
COELHO, Ângela Regina Pinto ; SAMPAIO, Marcelo A. . Concerto com Orquestra Jovem do CEFAR. 2005. Interpretação.

27.
SAMPAIO, Marcelo A.; CRUZ, Eleílton Santos . Recital de Tuba e Piano. 2004. Interpretação.

28.
SAMPAIO, Marcelo A.; Borges, Gláucia ; BORGES, Dalva . Quarta Lírica e Instrumental. 2003. Interpretação.

29.
SAMPAIO, Marcelo A.; CRUZ, Eleílton Santos . Duo de Tuba e Piano. 2002. Interpretação.

30.
SAMPAIO, Marcelo A.; CASTRO, Luciana Monteiro de ; SILVA, Ramiro Souza e ; MORANDINI, Patrízia ; ADAME, Antonio . Ópera-Concerto Adriana Lecouvreur. 2002. Interpretação.

31.
SAMPAIO, Marcelo A.; Borges, Gláucia . Recital de Piano e Violino. 2001. Interpretação.

32.
SAMPAIO, Marcelo A.; Borges, Gláucia . Recital de Piano e Violino. 2001. Interpretação.

33.
SAMPAIO, Marcelo A.. Recital de Piano. 1999. Interpretação.

34.
SAMPAIO, Marcelo A.; Brucoli, Mauro . Recital de Piano e Violoncelo. 1998. Interpretação.

35.
SAMPAIO, Marcelo A.. Concerto de piano. 1998. Interpretação.

36.
SAMPAIO, Marcelo A.; Brucoli, Mauro . Recital de Piano e Violoncelo. 1998. Interpretação.

37.
SAMPAIO, Marcelo A.. Recital de Piano. 1998. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PELETTA, Felipe ; SAMPAIO, Marcelo A. . Gravação de CD Canto e Piano - Música Italiana - voz e piano. 2012 (Gravação de CD Canto e Piano - Música Italiana).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SAMPAIO, Marcelo A.; ZILLE, J. A. B.. Participação em banca de Marcelo Soares Aquino; Danizete Aparecida Rodrigues. O uso de software livre de editoração como ferramenta de apoio para o ensino de teoria musical na Educação Básica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARNEIRO, Aline Nunes. Participação em banca de Joana D?arc Valentim P. Rosa; Mariene Aparecida F. Magalhães. Trajetória de uma educadora musical: Rosa Lúcia dos Mares Guia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARNEIRO, Aline Nunes. Participação em banca de Cláudia Maria da Silva. A percepção auditiva na obra de Emile Jacques-Dalcroze: implicações para o ensino de música nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
SAMPAIO, Marcelo A.; ZILLE, J. A. B.. Participação em banca de Lucimeire Aparecida de Paula; Ordália Aparecida Braga Pena. A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização das crianças portadoras de dificuldade de aprendizagem do Centro de Apoio Psicopedagógico (CAPP). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
SAMPAIO, Marcelo A.; RODRIGUES, Fernando Macedo. Participação em banca de Andréa Peliccioni Sobreiro. Edmundo Villani-Côrtes: o mestre-educador. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
SAMPAIO, Marcelo A.; COSTA, G. M.. Participação em banca de Rosineide Alves Cotta. A prática do solfejo como recurso pedagógico na percepção musical: análise de três métodos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
SAMPAIO, Marcelo A.; SANTOS, Carmen Vianna dos. Participação em banca de Maria Antonieta C. Martins; Marilourdes B. Gusman Brandão. Propostas pedagógicas de introdução à percepção rítmica e harmônica na educação musical. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
SAMPAIO, Marcelo A.; PEREIRA, D. P.. Participação em banca de Kássio Alves Mendes; Lívia Maria Dutra. Relação entre o estudo formal e a média salarial do músico: um estudo com músicos brasileiros. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

9.
SAMPAIO, Marcelo A.; Campos, Daniel da Costa. Participação em banca de Poliana Soares da Silva. Banda de Música 12 de março: resgate histórico e pedagogia de ensino através do Método Bona. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

10.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARNEIRO, Aline Nunes. Participação em banca de Fabiene Pinto Motta Roque. As potencialidades da música e o processo de desenvolvimento motor na primeira infância. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

11.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARNEIRO, Aline Nunes. Participação em banca de Fabiane Barreto da Cunha. O balé Vaganova no nível iniciante: interfaces com alguns elementos da metodologia de Laban e Dalcroze. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

12.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARNEIRO, Aline Nunes. Participação em banca de Rogério Oliveira de Souza. As experiências musicais na Primeira Igreja Batista em Divinópolis - espaço não escolar: o ensino doutrinário. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

13.
SAMPAIO, Marcelo A.; SILVA, Helena Lopes da. Participação em banca de Lucinéia Silveira Toledo. Significados da música na adolescência: um estudo com alunos de escolas da rede municipal de Belo Horizonte ? MG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

14.
SAMPAIO, Marcelo A.; ABREU, Eliane Maria. Participação em banca de Leandro Grossi Alvarenga. O uso de canções populares como facilitador na educação musical especial. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

15.
SAMPAIO, Marcelo A.; CAMPOS, Paulo Henrique. Participação em banca de Ana Claudia dos Santos Letro. A importância da consciência corporal na regência através da Técnica Alexander. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Rec.Pedag:Fundamentos da Reg. Coral) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

16.
SAMPAIO, Marcelo A.; MARQUES, Thaïs Maura. Participação em banca de Moema Coelho Lopes. Estratégias pedagógicas na prática da Regência Coral. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Rec.Pedag:Fundamentos da Reg. Coral) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

17.
SAMPAIO, Marcelo A.; CAMPOS, Paulo Henrique. Participação em banca de Enanci Gomes Joaquim. O Lundu da Marquesa de Santos de Heitor Villa-Lobos:uma breve análise histórico-musical. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

18.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARDOSO, Ângelo Nonato N.. Participação em banca de Antônio Ernesto da Silva. Filarmônica de Visconde do Rio Branco: sua história e sua pedagogia musical. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

19.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARDOSO, Ângelo Nonato N.. Participação em banca de Neide Geralda Braz de Andrade. Percepção musical: uma nova abordagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

20.
SAMPAIO, Marcelo A.; BRANDÃO, Domingos Sávio Lins. Participação em banca de Emiliana Rodrigues Alves. Características do processo de musicalização em educação especial. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

21.
SAMPAIO, Marcelo A.; CLAUDINO, Valdir. Participação em banca de Érica Mendes Marques Silva. O contágio na modinha, sua origem e evolução. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

22.
SANTOS, Carmen Vianna dos; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Cristiano Lucas Carvalho. Princípios e recursos técnicos para o ensino da trompa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

23.
SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Celso Faria Silveira. Processos transcritivos utilizados por Heitor Villa-Lobos na sua obra para canto e violão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

24.
BRANDÃO, Domingos Sávio Lins; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Consuelo Sales Varela de Oliveira Martins. Influências ideológicas político-socialistas na vida e obra Os Estatutos do Homem de Cláudio Santoro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

25.
SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Vânia Lúcia Gomes Soares. Sete canções e um só poema: da execução à interpretação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

26.
OLIVEIRA, Arnon Sávio; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Wellington Luiz Costa Vilaça. O intérprete e suas características pessoais na obra do compositor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

27.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARDOSO, Ângelo Nonato N.. Participação em banca de Antônio Ernesto da Silva. Filarmônica de Visconde do Rio Branco, sua história e sua pedagogia musical. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

28.
TEIXEIRA, Petrônio Duarte; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Eduardo Cunha Melo. Carmen Sylvia Vieira de Vasconcellos: Entre a educação e a composição. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

29.
CLAUDINO, Valdir; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Vander Soares Ramos. A influência estético-musical da Cirandinha n.º 1 de Villa-Lobos sobre o 1º movimento da Suíte Brasiliana n.º 4 para piano de Radamés Gnattali. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

30.
SAMPAIO, Marcelo A.; BRANDÃO, Domingos Sávio Lins. Participação em banca de Luiz Henrique Araújo de Castro. O Impacto da Respiração na Performance do Instrumentalista de Sopro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira: Práticas Interpretativas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

31.
SAMPAIO, Marcelo A.; MACEDO, Vagno Gomes. Participação em banca de Sérgio Ferreira Magalhães Júnior. Introdução ao Acompanhamento do Choro Através do Violão: Abordagem Didática de Obras com Complexidades Progressivas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

32.
SAMPAIO, Marcelo A.; LANNA, Oiliam José. Participação em banca de Lahia Moura Slaibi. O Ensino da Arte como Fator de Desenvolvimento Cultural do Aluno. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

33.
SAMPAIO, Marcelo A.; CARDOSO, Ângelo Nonato N.. Participação em banca de Leonardo Silva Cesário. História de Pixinguinha e Análise Musical dos Aspectos Harmônicos e Fraseológicos da Peça Carinhoso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

34.
SAMPAIO, Marcelo A.; LANNA, Oiliam José. Participação em banca de Leonardo Souza da Costa Pereira. Luiz Coutinho: Marcha Fúnebre Corrêa Lima Edição Crítica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

35.
SAMPAIO, Marcelo A.; BRANCO, Maria Eugênia C.. Participação em banca de Águeda Maria Pereira. Musicoterapia e Psicologia Clínica: uma Experiência No Lar Frei Zacarias. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

36.
SAMPAIO, Marcelo A.; Santiago, Patrícia F.. Participação em banca de Celeste Alda Machado.. Projeto Sociocultural Sonoro Despertar: Uma Perspectiva de Desenvolvimento Musical e Transformação Social. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

37.
SAMPAIO, Marcelo A.; Santiago, Patrícia F.. Participação em banca de Cibele Lauria Silva. O Corpo Musical: a Educação Musical e as Danças Circulares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

38.
SAMPAIO, Marcelo A.; Santiago, Patrícia F.. Participação em banca de Daiene Peixoto Faria. Repertório Antecessor à Leitura Absoluta: uma Análise de Sete Livros Introdutórios ao Piano. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

39.
SAMPAIO, Marcelo A.; BRANCO, Maria Eugênia C.. Participação em banca de Luiz Augusto Machado Gibson Milet. Musicalização com Idosos: Relato de uma Experiência. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

40.
SAMPAIO, Marcelo A.; FONSECA, Maria Betânia Parizzi. Participação em banca de Rilane Silva Reverdito. Ensinando Música em Projetos Sociais: Desafios e Possibilidades. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

41.
SAMPAIO, Marcelo A.; BRANDÃO, Domingos Sávio Lins. Participação em banca de Adriana Giroto Dutra. Educação Musical como Fator de Desenvolvimento da Imaginação e da Criatividade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

42.
SAMPAIO, Marcelo A.; MEIRE, Sandra Alves. Participação em banca de Ana Paula Ferreira. A Influência de Guerra-Peixe na Música Brasileira. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

43.
SAMPAIO, Marcelo A.; MEIRA, Sandra Alves. Participação em banca de Claudilene do Carmo Baquim Sobral. Projeto Música na Escola: Avanços e Retrocessos da Implantação de Aulas de Música em uma Escola Pública Regular. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

44.
SAMPAIO, Marcelo A.; NACHMANOWICZ, Ricardo Miranda. Participação em banca de Leila de Oliveira Ferraz. A Pedagogia Musical e a Obra de Villa-Lobos como suporte didático para o ensino de violão nos Ciclos: Inicial, Intermediário e Complementar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

45.
SAMPAIO, Marcelo A.; COUTO, Ana Carolina. Participação em banca de Myrian de Brito Gomide. A música na vida humana: um valor existencial. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

46.
SAMPAIO, Marcelo A.; COUTO, Ana Carolina. Participação em banca de Rosilene Teixeira Tibiriçá. O Ensino do Piano: Reflexões e Propostas para o Trabalho em Grupo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

47.
Borges, Gláucia; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Teresinha das Dôres Ramalho. Ensinando Violino ao Portador da Síndrome de Down Alfabetizado. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

48.
SAMPAIO, Marcelo A.; CLAUDINO, Valdir. Participação em banca de Henrique André Cristiano Rievers. Uma Proposta de Edição do Estudo Seresteiro para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

49.
SAMPAIO, Marcelo A.; NACHMANOWICZ, Ricardo Miranda. Participação em banca de Batista Caetano de Almeida Neto. A Importância da Prática do Canto Orfeônico nas Escolas de Ensino Regular: a Continuidade da Educação Musical no Brasil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedag. em Música: Ed.Musical) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

50.
SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Handel Cecílio Pinto da Silva. O Órgão Setecentista da Igreja do Carmo de Diamantina: Seus Enigmas e Sua Estreita Ligação Com o Órgão de Córregos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Interpretativas da Música Brasileira) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

51.
SAMPAIO, Marcelo A.; NACHMANOWICZ, Ricardo Miranda. Participação em banca de Rilza Rodrigues Toledo. Batista Caetano de Almeida Neto: Uma Presença Marcante na História Musical de Visconde do Rio Branco. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CANEDO, Sérgio Antônio; SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Alice Noses Spinola.Breve histórico da relação som-imagem no cinema e análise da trilha sonora dos filmes Um corpo que cai e Três homens em conflito dos diretores Alfred Hitchcock e Sergio Leone. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SAMPAIO, Marcelo A.; SAMPAIO, Sheila Ribeiro. Participação em banca de Luciano Borges Nascimento.Contribuições da psicologia e da educação musical para o ensino-aprendizagem dos instrumentos de cordas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
SAMPAIO, Marcelo A.; NETO, Alberto Sampaio. Participação em banca de Paulo Vinícius Amado.A expresividade no choro: um estudo do choro Ingênuo de Pixinguinha a partir da tese do Note Grouping de James M. Thurmond. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
SAMPAIO, Marcelo A.. Participação em banca de Vander Soares Ramos.Sobre os movimentos utilizados na técnica pianística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
SAMPAIO, Marcelo A.; ROCHA, Sérgio de Figueiredo. Participação em banca de Ricardo Magela Rodrigues.Ioga: uma contribuição para a prática musical.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
SAMPAIO, Marcelo A.; FONSECA, Maria Betânia Parizzi. Participação em banca de Janina Soares Damião.Audição ativa através do movimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
SAMPAIO, Marcelo A.; BRANDÃO, Domingos Sávio Lins. Participação em banca de André Luiz Gomes.Expressão musical no Barroco: a Retórica e a Teoria dos Afetos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
SAMPAIO, Marcelo A.; ZILLE, J. A. B.. Participação em banca de Wadson Kaizer de Souza.Análise do software Digital Orchestrator Pro para o ensino de percepção musical. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SAMPAIO, Marcelo A.; Moreira, Heron A.. Vestibular UEMG 2015. 2014. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
MADUREIRA, José Rafael; BRAGA, Lygia dos Anjos; SAMPAIO, Marcelo A.. II Concurso de Canto Arlete Machado. 2011. Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez.

Avaliação de cursos
1.
SAMPAIO, Marcelo A.; MIRANDA, C. A. S.; COSTA, G. M.; MORAES JUNIOR, D.; ABRAS, S.; VASCONCELOS, Renata Nunes; COSTA, Vânia A.; GONTIJO, Terezinha; FRANCA, C. S.; GONTIJO, C. R. B.. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SAMPAIO, Marcelo A.; BRASIL, Rogério Bianchi; FONSECA, Cristiana; JÚNIOR, Dijon Moraes; RODRIGUES, Luzia Gontijo; VASCONCELOS, Renata Nunes. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
LATERZA FILHO, M.; SILVA, Helena Lopes da; SAMPAIO, Marcelo A.; COSTA, G. M.; GONTIJO, Terezinha. Pré-Projeto do Mestrado em Música Stricto Sensu. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
SAMPAIO, Marcelo A.; SALOME, N.; AMORIM, F. O.. Banca Examinadora do Curso de Especialização Lato-sensu em Música Brasileira. 2001. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
SAMPAIO, Marcelo A.; OLIVEIRA, Arnon Sávio; SILVA, Helena Lopes da. Comissão Avaliadora Local da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG par o Edital 01/2012 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UEMG/ Papq. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SAMPAIO, Marcelo A.; OLIVEIRA, Arnon Sávio; NASCIMENTO, Guilherme Silveira. 13º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2011. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
LISBOA, Lauro; SAMPAIO, Marcelo A.; SANTOS, Elias; OLIVEIRA, Arnon Sávio; BASTOS, Paulo Estêvão Almeida. Edital de Circulação do Programa Música Minas. 2009. Fórum da Música de Minas Gerais.

4.
SAMPAIO, Marcelo A.. Banca Examinadora do Curso de Especialização Lato-sensu em Música Brasileira. 2003. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação.As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano: realização de experimentos. 2018. (Seminário).

2.
Seminários de Educação Musical: Corporeidade e Educação Musical. 2016. (Seminário).

3.
31st ISME World Conference on Music Education. Factors that influence piano sight-reading and their implications for the education of professional musiciains. 2014. (Congresso).

4.
I Seminário Internacional de Educação Musical. 2014. (Seminário).

5.
Seminário CEPROM: Comission for education os professional musician. 2014. (Seminário).

6.
3ª Semana Internacional de Neurociências da UFMG. 2013. (Seminário).

7.
Seminário: Licenciaturas e Prática de Ensino.Mesa III: As Licenciaturas em Arte, a experiência da reforma curricular da Escola de Música e da Escola Guignard da UEMG. 2013. (Seminário).

8.
VII Simpósio Internacional de Neurociências da UFMG. 2013. (Simpósio).

9.
XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2013. (Congresso).

10.
14ª Semana de Música de Câmara. 2011. (Outra).

11.
3ª Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais.Ensinar música - Música e Metáfora. 2011. (Encontro).

12.
I Encontro Nacional de Saúde do Músico. 2010. (Encontro).

13.
II Conferência Nacional de Cultura.Representação do poder público na Pré-conferência Setorial de Música. 2010. (Outra).

14.
II Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música.A Formação do Músico Performer e a Formação do Professor de Música. 2009. (Encontro).

15.
I Simpósio de Sociologia da Educação Musical e Curso Música Popular, Aprendizagem Informal e Educação. 2008. (Simpósio).

16.
I Seminário de Pós-graduação Strictu Sensu da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2007. (Seminário).

17.
XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina. 2007. (Congresso).

18.
XIV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical: Espaço e ações profissionais. 2005. (Encontro).

19.
I Colóquio de Pesquisa. Mesa redonda: Performance, Educação e Metodologia.Palestra: "Música brasileira e educação". 2003. (Outra).

20.
I Seminário Integrado dos Cursos de Graduação.Métodos brasileiros de iniciação ao piano: um estudo sob o ponto de vista pedagógico. 2002. (Seminário).

21.
II Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Minas Gerais.Avaliação de métodos de iniciação ao piano de autores brasileiros. 2001. (Encontro).

22.
Seminários Abertos em Música e Educação.A formação do pianista-educador: uma reflexão à luz da realidade brasileira. 2001. (Seminário).

23.
VI Colóquio do Programa de pós-graduação em Música.Avaliação de métodos de autores brasileiros de iniciação ao piano. 2001. (Encontro).

24.
X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical.Com que a música popular pode contribuir para o ensino elementar de piano?. 2001. (Encontro).

25.
XIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2001. (Encontro).

26.
I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. 2000. (Seminário).

27.
IV Congresso Interno de Iniciação Científica. Iniciação musical apliacad ao piano no Brasil: levantamento, resumo e estudo comparativo. 1996. (Congresso).

28.
V Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical.Iniciação musical ao piano no Brasil: levantamento, resumo e estudo comparativo. 1996. (Encontro).

29.
XIV Semana Guiomar Novaes. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAMPAIO, Marcelo A.; SILVA, Helena Lopes da ; CARNEIRO, Aline Nunes ; ZILLE, J. A. B. ; PEREIRA, D. P. . Seminário de Monografias do Curso de Especialização Princípios e Recursos Pedagógicos em Música. 2012. (Outro).

2.
SAMPAIO, Marcelo A.; BRASIL, Rogério Bianchi ; MARINO, Gisele . V Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2007. (Outro).

3.
SAMPAIO, Marcelo A.; MALLOY, Kátia Maria ; MARINO, Gisele . IV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2006. (Outro).

4.
SAMPAIO, Marcelo A.. XIV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carolina Bibiano de Freitas; Vânia Maria Fernandes Dias. Divergências e diversidades de ponto de vista da educação musical nas escolas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

2.
Geralda de Fátima da Conceição. Implantação do Programa Música na Escola em Santa Bárbara - MG. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

3.
Talitta Cristina Leão. Análise do método de iniciação para adultos Tocar Piano 1. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

4.
Rosa Maria de Oliveira Silveira Gonçalves. Aprendizagem musical de sujeitos com Síndrome de Down em um contexto de interação social escolar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

5.
Aline Ribeiro Fonseca. Problemas pedagógicos do educador musical no contexto da educação básica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Alexandre Gibson de Almeida. Leitura à primeira vista ao piano: um estudo pedagógico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

2.
Patrícia Mara Gangana de Castro Silva. Um estudo sobre memorização ao piano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

3.
Maíra Aparecida Nascimento. A ansiedade na performance musical de estudantes de violino da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais: causas e soluções. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

4.
Jonas Santos Prates. Ansiedade e medo de palco na performance musical. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

5.
Ronald de Carvalho Correia Lima. Memória e Interpretação: relações sobre o processo de estudo do violão na performance musical. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

6.
Aline Aparecida de Deus. Música é pra quem tem talento?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

7.
Tereza Cristina Dario Barros. O choro como recurso didático para o ensino do piano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

8.
Stanley Elias. Uma breve visão das dificuldades encontradas pelso intérpretes durante a performance musical. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

9.
Walter Silva Vianna. Musicalização em espaços não escolares através de práticas alternativas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

10.
Joimar de Assis Santos. Bossa Nova: João Gilberto e sua importante contribuição ao movimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

11.
Luiz Carlos Miranda. O ensino do contrabaixo acústico para iniciantes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

12.
Pedro Rabello Tenca. Critérios para a escolha do repertório pianístico de iniciação para crianças. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

13.
Fábio Emerson Lima Pereira. A aprendizagem motora no ensino do violão: um estudo sobre instrução verbal, demonstração e feedback. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

14.
Felipe Boabaid Guerzoni. A sistematização da leitura à primeira vista para guitarristas e violonistas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

15.
Renata Neris de Andrade. O desenvolvimento da percepção de parâmetros musicais para pessoas portadoras de necessidades especiais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.

16.
Joaquim Garcia de Menezes. Uma via de acesso à música: a flauta doce como preparação para o estudo da percepção musical. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Almeida Sampaio.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, Marcelo A.. Metodologia de Pesquisa: Pesquisa Quantitativa em Música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SAMPAIO, Marcelo A.. Pesquisa Quantitativa em Música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SAMPAIO, Marcelo A.. Metodologia de Pesquisa: Pesquisa Quantitativa em Música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:20:11