Nelson de Mello

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A

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  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


É PÓS DOUTOR em Ciências Médicas, DOUTOR E MESTRE em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, ESPECIALISTA em Farmacologia, BACHAREL e LICENCIADO em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Professor de Farmacologia, Fisiologia, Bioquímica, Neurofisiologia, Neuroanatomia e Neurociências com vasta experiência em diversas instituições de graduação e pós-graduação. Orienta e executa projetos de pesquisa nas áreas de Neurociências, psicofarmacologia, Psicofisiologia com ênfase em Cognição e nas diferenças comportamentais entre gêneros. Atua como conferencista, consultor de relacionamentos corporativos e palestrante nos setores acadêmico e empresarial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nelson de Mello
Nome em citações bibliográficas
DE-MELLO, N.;DEMELLO, N;de Mello, Nelson;Mello, Nelson


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em Farmacologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: PREVENÇÃO DOS PREJUÍZOS DE APRENDIZADO ESPACIAL EM RATOS IDOSOS PELA ADMINSTRAÇÃO SISTEMICA DE PILOCARPINA, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Antonio de Padua Carobrez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: aprendizado; idade; memoria; pilocarpina; ratos; labirinto aquatico.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Neurociências.
1997 - 1999
Mestrado em Farmacologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: COMPARAÇÃO DOS EFEITOS DA ESCOPOLAMINA E DA BUSPIRONA EM MODELOS ANIMAIS DE ANSIEDADE E MEMÓRIA,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Antonio de Padua Carobrez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ansiedade; memoria; aprendizado.
Grande área: Ciências Biológicas
1996 - 1997
Especialização em Farmacologia. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Efeito da Ritanserina no aprendizado e memoria.
Orientador: Claudio da Cunha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1992 - 1996
Graduação em CIENCIAS BIOLOGICAS.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Modelos de Epilepsias.


Formação Complementar


2015 - 2015
Formação continuada. (Carga horária: 8h).
Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
2012 - 2012
Capacitaçao docente. (Carga horária: 15h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2012 - 2012
Capacitaçao docente. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2011 - 2011
Capacitaçao docente. (Carga horária: 7h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2010 - 2010
Capacitaçao docente. (Carga horária: 5h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2010 - 2010
Capacitaçao docente. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2009 - 2009
Capacitaçao docente. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2008 - 2008
Neuroimunomodulaçao. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.
2007 - 2007
Capacitaçao docente. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2007 - 2007
Formaçao continuada para docentes do ensino superi. (Carga horária: 8h).
Universidade do Vale do Itajaí-SC, UNIVALI, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Formação continuada para docentes. (Carga horária: 36h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2006 - 2006
Capacitaçao docente.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2005 - 2005
Formaçao continuada para docentes do ensino superi. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Itajaí-SC, UNIVALI, Brasil.
2005 - 2005
Comunicaçao celular no sistema nervoso. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.
2005 - 2005
Como escrever um artigo cientifico. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.
2003 - 2003
Aprendizado e Memória. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Formação continuada para docentes. (Carga horária: 28h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2002 - 2002
Aspectos funcionais dos receptores muscarínicos. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapeutica Experimental, SBFTE, Brasil.
2001 - 2001
Novas concepções de um curso de Farmacologia. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
2001 - 2001
Transmissão serotoninergica. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
2000 - 2000
Geração de Animais Transgênicos. (Carga horária: 4h).
Associação Latinoamericana de Farmacologia, ALF, Argentina.
1999 - 1999
Extensão universitária em Fórum sobre Ensino de Farmacologia. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Psicofisiologia do Comportamento. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Tópicos especiais-Óxido Nitrico. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Behavioural techniques to study memory process. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Atualização em Neurociências. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Como diferentes tipos de Memorias são armazenadas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
microdiálise. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1999 - 1999
Aprendizado e Memória. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Técnicas estereotáxicas. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1998
Como os leucocitos chegam aos tecidos?. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1998 - 1998
Plasticidade Neural. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1997 - 1997
Plasticidade sináptica. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1997 - 1997
Tecnica para o estudo do sistema nervoso. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1995 - 1997
Proficiency in English. (Carga horária: 350h).
The King's Enghish, TKE, Brasil.
1996 - 1996
Proteína G. (Carga horária: 4h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Farmacologia Geral. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1995 - 1995
Aperfeiçoamento para Professores. (Carga horária: 8h).
Associação Sul Paranense da IASD, IASD, Brasil.
1995 - 1995
Farmacologia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Biologo: Uma Profissão em Discussão. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Curriculo Escolar. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Educaçäo Ambiental. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 19
Outras informações
Professor de Histologia para os cursos: Enfermagem Farmácia Biologia Fonoaudiologia Tecnologia dos Alimentos

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades docentes na Disciplina de Bioquímica

Atividades

02/2013 - 12/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica

Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Anatomia Humana e Fisiologia Geral

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Graduação das disciplinas de: Anatomia Neuroanatomia Fisiologia Neurofisiologia Farmacologia Psicofarmacologia Neurociências Psicofisiologia Para os cursos de? Fisioterapia Enfermagem Psicologia Até 09-2009 Retorno em 03-2016 Nas Disciplinas de Anatomia e Fisiologia para o Curso de Educação Física

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomia Humna
Fisiologia Humana
08/2002 - 09/2009
Direção e administração, Campus Biguaçu, .

Cargo ou função
Chefe do Laboratório de Anatomia.
08/2002 - 09/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuroanatomia
Chefe do Laboratório de Anatomia
08/2007 - 08/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociencia do comportamento
08/2006 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicofarmacologia
02/2006 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Biguaçu, .

08/2001 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicobiologia
02/2003 - 12/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introduçao a neurociencia
08/2002 - 12/2004
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuroanatomia
08/2001 - 12/2003
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Genetica

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 16

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biofísica
Bioquímica
Fisiologia Humana
Histologia
Microbiologia
Biologia Celular e Microbiologia

Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Fisiologia, Farmacologia, Bioquímica, Neuroanatomia e Neurofisiologia

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Farmacologia
Fisiologia
Fisiologia humana e biofisica
Bioquímica
02/2004 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica
Farmacololgia
Fisiologia
02/2009 - 12/2013
Extensão universitária , Curso de Medicina, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Universidade na Rua.

Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina de Biofísica e Neuroanatomia Humana Curso de Fisioterapia

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 8

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica e Biiofísica
08/2014 - Atual
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica Odontológica

Universidade do Estado do Paraná- FAP, UNESPAR-FAP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das Disciplinas de Neurologia e Anatomofisiologia

Atividades

05/1999 - 03/2007
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomofisiologia
Neurologia

Mediasoft - Softwares e Produções Multimídia, MEDIASOFT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor do Projeto: Dispositivo de conservação de órgãos para transplante


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Farmacologia

Atividades

07/1997 - 03/1999
Ensino, medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Farmacologia

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da Disciplina de Farmacologia do Curso de Medicina

Atividades

08/2000 - 03/2007
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Farmacologia

Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplina de Fisiologia para os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem

Atividades

02/2010 - 12/2011
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia Humana

Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Anatomia e Fisiologia (Morfologia). Para o curso de Fisioterapia

Atividades

02/2010 - 03/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomia e Fisiologia

Faculdade de Santa Catarina, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de Anatomia e Fisiologia para o Curso de Enfermagem e Fisioterapia


Pré Vestibular Novo Tempo, NOVO TEMPO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Biologia Geral em Curso preparatório

Atividades

07/1995 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Secretaria de Estado de Educação-PR, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Disciplina de Biologia para Ensino Médio

Atividades

02/1995 - 07/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Associação Sul Paranense da IASD, IASD, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Ciências e Química e Física

Atividades

02/1991 - 10/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Físicas e Biológicas

Governo do Estado de Rondônia, GOVERNO/RO, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PNII, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Ciências, Matemática, Técnicas Agrícolas e Estudos Socias

Atividades

10/1984 - 02/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciencias Físicas e Biológicas
Matemática
Técanicas Agrícolas

Faculdade Integrado, INTEGRADO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Free lance, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 10
Outras informações
Aula de Farmacologia para o Curso de Pós Graduação em Farmácia



Linhas de pesquisa


1.
Neurobiologia do Aprendizado e Memória

Objetivo: Conhecer os mecanismos básicos do aprendizado e memória e os locais onde pedem ser influenciados por procedimentos ou medicamentos..
2.
Chefe do Laboratório Experimental de Psicologia


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
FATORES QUE INFLUENCIAM A MANUTENÇÃO DA ATIVIDADE COGNITIVA EM IDOSOS
Descrição: Atividade de pesquisa com idosos para verificação da atividade cognitiva objetivando relacionar os fatores comportamentais e/ou orgânicos que proporcionam a manutenção da cognição em idades avançadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / RAFAELA RABELLO REIS - Integrante.
2013 - 2014
Avaliação dos efeitos da desnutrição prolongada pós-desmame em ratos Wistar no desempenho em modelos de aprendizado e memória.
Descrição: Avaliar os efeitos da subnutrição após o desmame de ratos Wistar machos em modelos de aprendizado e memória.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / David Caetano Bastos - Integrante.
2013 - 2014
COMPREENSÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)
Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar o conhecimento da população sobre o Estratégia Saúde da Família (ESF).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / Anelise Thomé - Integrante / Camila Silva - Integrante / Francieli Ribeiro - Integrante / Jéssica Terezinha Goulart - Integrante / Luciani Teresinha Sens - Integrante / Michel de Souza - Integrante.
2010 - 2011
Avaliação de parâmetros cognitivos, comportamentais e cardiovasculares em animais desnutridos no início da vida.
Descrição: Este trabalho terá como objetivos investigar os efeitos da desnutrição no inicio da vida sobre o desempenho cognitivo, comportamental e cardiovascular em ratos. Logoa após o desmame o animais serão colocados em caixas onde receberão apenas 70% de seu consumo diário de calorias, atraves da supreção de ração. Este percentual permanecerá até o rato completar 90 dias de vida. No 91 dia os animais serão submetidos aos testes: testes comportamentais de ansiedade no labirinto em cruz elevado, teste de discriminação olfatória, memória social, nado forçado e labirinto aquático. Outros animais serão submetidos a procedimentos onde serão avaliadas: a responsividade ao agentes hipotensores, agentes hipertensores e doseagem de nitrito/nitrato no plasma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / Michele Golin Casagrande - Integrante.
2010 - 2011
Marcadores de potenciação sináptica em um modelo de epilepsia de lobo temporal associada à esclerose do hipocampo
Descrição: Projeto de Pós Doutorado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Efeitos da desnutrição no início da vida em parâmetros cognitivos, comportamentais e cardiovasculares
Descrição: Objetivos: Este trabalho terá como objetivos investigar os efeitos da desnutrição no inicio da vida sobre o desempenho cognitivo, comportamental e cardiovascular em ratos. Metodologia: No 21 dias de vida Ratos Wistar machos serão desmamados e colocados individualmente em caixas metabolicas e passarão a receber apensa 70% de seu consumo diário de calorias, atraves da supreção de ração. Este percentual permanecerá até o rato completar 90 dias de vida. No 91 dia os animais serão submetidos aos testes: testes comportamentais de ansiedade no labirinto em cruz elevado, teste de discriminação olfatória, memória social e labirinto aquático. Outros animais serão submetidos a procedimentos onde serão avaliadas: a responsividade ao agentes hipotensores, agentes hipertensores e doseagem de nitrito/nitrato no plasma. Resultados esperados: Com este trabalho esperamos verificar a importância dos fatores nutricionais no início da vida no desenvolvimento de problemas cognitivos, comportamentais e cardiovasculares que aparecem na juventude ou idade adulta. Ao verificar esta relação propor formas de prevenção e combate a desnutrição geral, ou a componentes específicos da dieta para reduzir principalmente, problemas de aprendizado e cardiovasculares, os quais são comuns em comunidades desnutridas e representam um problema de saúde publica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / Amanda Alcaraz da Silva - Integrante / Michele Golin Casagrande - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO DESEMPENHO COGNITIVO E MOTOR DE ANIMAIS SUBMETIDOS A UM PROTOCOLO EXPERIMENTAL DE DOENÇA PARKINSON
Descrição: Evidências demonstram que a atividade física traz benefícios a pacientes com DP (Ashbum et al, 2007), além de aliviar os prejuízos motores verificados em modelos animais da DP (Petzinger et al, 2007). Geralmente, esses programas de exercício variam a intensidade de leve a moderada e são focados nas deficiências motoras e neuroquímicas, tanto em humanos quanto em animais de laboratório, desprezando os aspectos cognitivos. Um importante avanço no desenvolvimento dos modelos animais da DP deu-se com a descoberta do 1-metil-4-fenil-1,2,3,6-tetrahidropiridina (MPTP) que passou a se usada em animais de laboratório (principalmente roedores e primatas) como um modelo para o estudo da DP (Beal, 2001). Também poderíamos propor que uma toxina ou agente químico presente no meio ambiente poderia utilizar a cavidade nasal como porta de entrada no organismo e estar relacionado à etiologia da DP, estudos prévios têm administrado o MPTP pela via intranasal em ratos, sendo que este tratamento é capaz de induzir alterações comportamentais (prejuízos olfatórios, cognitivos e motores) e neuroquímicas (lesão de neurônios dopaminérgicos e redução de DA em diferentes áreas cerebrais) muito semelhantes àquelas observadas na DP (Prediger et al., 2006; Franco et al., 2007). Diante disso, o modelo proposto é bem relacionado com a DP e os conhecimentos poderão abrir novas perspectivas para aliviar e/ou prevenir os avanços desta patologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / Rui Daniel Prediger - Integrante / Cunha, T.R. - Integrante / Aderbal S. Aguiar Jr - Integrante / Andréa L. Araújo - Integrante / Zuleide M. Ignácio - Integrante.Financiador(es): Universidade do Sul de Santa Catarina - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2008
Efeito do enriquecimento ambiental em uma tarefa de memoria espacial em animais idosos
Descrição: Animais de 12 meses de idade foram colocados em um ambiente com varios estimulos (escadas, tuneis, bolas, caixa) e apos 6 meses foram submetidos a uma tarefa de memoria espacial em um albirinto aquatico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / Noeli Guesser - Integrante.
2006 - 2007
Efeito da administraçao de pilocarpina na reversao dos prejuizos de aprendizado em ratos idosos pre tratados com escopolamina
Descrição: o trbalho teve como objetivo principal avaliar o efeito da administraçao de pilocarpina na reversao dos prejuizos de aprendizado em ratos idosos testado em um modelo de aprendizado espacial no labirinto aquatico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Influencia de um ambiente enriquecido no aprendizado espacial de ratos idosos
Descrição: Muitos trabalhos mostram que, ate certos niveis, o enriquecimento ambiental é capaz de prevenir alguns prejuízos causados por lesoes ou mesmo melhorar o aprendizado de animais sem qualquer tipo de prejiizos, no entanto, estes dados nao sao muito claros com relaçao a animais idosos. Animais de 12 meses foram colocardos em um ambiente com varios estimulso, e apos 6 meses eles foram submetidos a um a tafera de memoria espacial no labirinto aquatico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Redução dos Prejuízos de aprendizado espacial em ratos idosos pela administração de pilocarpina
Descrição: animais de 18 meses foram tratados com pilocarpina 50 mg/kg durante 15 dias e apos foram submetidos a uma tarefa de memoria espacial no labirinto aquatico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / Cunha, T.R. - Integrante.Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa.
2006 - 2007
Anfetaminas e estética: utilizaçao de anorexigenos por universitarios
Descrição: Na sociedade ocidental contemporânea os padrões de beleza estão relacionados diretamente a características físicas, com isso criou-se uma ?ditadura da balança? na qual todos devem obedecer a certos padrões de peso independente das condições de saúde. Com isso, a aceitação no grupo deve obedecer a padrões estéticos, fazendo com que muitos jovens utilizem todos os possíveis recursos para atingir o objetivo de perder peso, muitas vezes pondo em risco a própria saúde. Por isso, um levantamento das pessoas que usam na comunidade universitária, poderia impulsionar campanhas esclarecedoras dos possíveis efeitos maléficos do uso bem como propor alternativas para atingir os mesmo objetivos sem colocar em risco a saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Efeito do Ciclo estral no aprendizado espacial de ratas.
Descrição: O objetivo do projeto foi verificar a influencia das varias fases do ciclo estral de ratas submetidas a um modelo de memoria espacial no labirinto aquatico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Efeito da adminstraçao cronica de pilocarina nos prejuízos de aprendizado relacionados com a idade em ratos testados no labirinto aquático
Descrição: tratamento cronico de animais com 18 meses de idade com pilocarpina e após os animais foram submetidos a uma tarefa espacial no labirinto aquatico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nelson de Mello - Coordenador / Jule Nazario Mendes - Integrante.Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa.
2004 - 2005
Efeito da administração crônica de pilocarpina no aprendizado espacial de ratos idosos
Descrição: Animais de 18 e 24 meses de idade forma tratados com pilocarpina durante 15 dias e foram submetidos a uma tarefa de aprendizado espacial no labirinto aquatico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Influencia do ambiente enriquecido no aprendizado esapacial de ratos idosos
Descrição: Animais de 3 meses de idade foram colocados em um ambiente com varias novidades e ali pemaneceram pos 3 meses. Após este periodo os animais foram submetidos a uma tarefa de memoria espacial no labirinto aquático..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2013
Universidade na Rua
Descrição: O projeto objetiva a utilização do conhecimento dos acadêmicos na auxilio a comunidade na área de saúde, principalmente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: NEUROCIÊNCIAS.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica/Especialidade: Estimulação Elétrica e com Drogas; Comportamento.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica/Especialidade: Neurologia, Eletrofisiologia e Comportamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BITENCOURT, RAFAEL M.2017BITENCOURT, RAFAEL M. ; GUERRA DE SOUZA, ANA C. ; BICCA, MAÍRA A. ; PAMPLONA, FABRÍCIO A. ; de Mello, Nelson ; PASSOS, GISELLE F. ; Medeiros, Rodrigo ; TAKAHASHI, REINALDO N. ; CALIXTO, JOÃO B. ; PREDIGER, RUI D. . Blockade of hippocampal bradykinin B1 receptors improves spatial learning and memory deficits in middle-aged rats. BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH, v. 316, p. 74-81, 2017.

2.
Lopes, Mark William2016Lopes, Mark William ; LOPES, SAMANTHA CRISTIANE ; SANTOS, DANÚBIA BONFANTI ; COSTA, ANA PAULA ; GONÇALVES, FILIPE MARQUES ; de Mello, Nelson ; PREDIGER, RUI DANIEL ; FARINA, MARCELO ; Walz, Roger ; Leal, Rodrigo Bainy . Time course evaluation of behavioral impairments in the pilocarpine model of epilepsy. Epilepsy & Behavior (Print), v. 55, p. 92-100, 2016.

3.
Lopes, Mark William2013Lopes, Mark William ; Soares, Flávia Mahatma Schneider ; Mello, Nelson ; Nunes, Jean Costa ; CAJADO, AURILENE GOMES ; BRITO, DANIEL ; Cordova, Fabiano Mendes ; CUNHA, RODRIGO MARANGUAPE SILVA ; Walz, Roger ; Leal, Rodrigo Bainy . Time-dependent modulation of AMPA receptor phosphorylation and mRNA expression of NMDA receptors and glial glutamate transporters in the rat hippocampus and cerebral cortex in a pilocarpine model of epilepsy. Experimental Brain Research, v. v, p. 1-2013, 2013.

4.
Lopes, Mark William2012Lopes, Mark William ; Soares, Flávia Mahatma Schneider ; Mello, Nelson ; Nunes, Jean Costa ; Cordova, Fabiano Mendes ; Walz, Roger ; Leal, Rodrigo Bainy . Time-Dependent Modulation of Mitogen Activated Protein Kinases and AKT in Rat Hippocampus and Cortex in the Pilocarpine Model of Epilepsy. Neurochemical Research, v. 1, p. 1573-6903, 2012.

5.
Figueiredo CP2011Figueiredo CP ; Figueiredo, Cláudia P. ; Antunes, Victor L.S. ; DE-MELLO, N. ; Moreira, Eduardo L.G. ; MEDEIROS, Rodrigo ; DI GIUNTA, Gabriella ; Lobão-Soares, Bruno ; Linhares, Marcelo ; Lin, Katia ; Mazzuco, Tânia L. . Glucose-dependent insulinotropic peptide receptor expression in the hippocampus and neocortex of mesial temporal lobe epilepsy patients and rats undergoing pilocarpine induced status epilepticus. Peptides (New York, N.Y. 1980), v. 32, p. 781-789, 2011.

6.
Aguiar Jr, AS2009Aguiar Jr, AS ; ARAUJO, A. L. ; CUNHA, T. R. ; Speck, AE ; IGNACIO, Z. M. ; DE-MELLO, N. ; PREDIGER, RD . Physical exercise improves motor and short-term social memory deficits in reserpinized rats. Brain Research Bulletin, v. 79, p. 452-457, 2009.

7.
PREDIGER, RD2006PREDIGER, RD ; DE-MELLO, N. ; TAKAHASHI, RN . Pilocarpine improves olfactory discrimination and social recognition memory deficits in 24 month-old rats.. European Journal of Pharmacology, v. 591, p. 176-182, 2006.

8.
DE-MELLO, N.;DEMELLO, N;de Mello, Nelson;Mello, Nelson2005DE-MELLO, N.; SOUZA JR, I. Q. ; CAROBREZ, A. P. . Pilocarpine prevents age-related spatial learning impairments in rats. Behavioural Brain Research, Irlanda, UK, v. 158, p. 263-268, 2005.

9.
DE-MELLO, N.;DEMELLO, N;de Mello, Nelson;Mello, Nelson2002DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Elevated T-maze as an animal model of memory: Effects of scopolamine. Behavioural Pharmacology, London, UK, v. 13, p. 139-143, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Lopes, Mark William ; Soares, Flávia Mahatma Schneider ; DE-MELLO, N. ; Nunes, Jean Costa ; CAJADO, AURILENE GOMES ; BRITO, DANIEL ; Walz, Roger ; Leal, Rodrigo Bainy . Alterations of glutamatergic transmission in the hippocampus and cerebral cortex of rats submitted the pilocarpine model of epilepsy. In: XXXVII Reunião Anual da SBNeC, 2013, Belo Horizonte. Anais da XXXVII Reunião Anual da SBNeC, 2013.

2.
Lopes, Mark William ; DE-MELLO, N. ; Nunes, Jean Costa ; CAJADO, AURILENE GOMES ; BRITO, DANIEL ; Walz, Roger ; Leal, Rodrigo Bainy . Time-dependent Modulation of AMPA Receptor Phosphorylation and mRNA Expression of NMDA Receptor NR1 Subunit andGlial Glutamate Transporters in Rat Hippocampus and Cortex in teh Pilocarpine Model of Epilepsy. In: XLI Annual Meeting of SBBq, 2012, Foz do Iguaçu. Anais XLI Annual Meeting of SBBq, 2012.

3.
DE-MELLO, N.. What women like and what men seek. In: 41th Society for Neuroscience Annual Meeting 2011, 2011, Washington. 41th Society for Neuroscience Annual Meeting 2011, 2011.

4.
Figueiredo CP ; DE-MELLO, N. ; Linhares, R ; Antunes VL ; SCHWARZBOLD, M. ; BATSCHAUER, M. P. B. ; DI GIUNTA, Gabriella ; MAZZUCO, T. L ; PREDIGER, R. D. ; Walz, R . Estrogen receptors expression in the hippocampus and neocortex of rats submitted to the pilocarpine-induced status epilepticus. In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, Caxambu - MG. Anais do XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010. v. unico.

5.
DE-MELLO, N.; Figueiredo CP ; PREDIGER, R. D. ; Walz, R . Time-dependent enhancement of estrogen receptors expression in the hippocampus and neocortex of rats submitted to pilocarpine model. In: 40th Society for Neuroscience Meeting 2010, 2010, San Diego, CA, USA. Neuroscience Meeting Absltracts, 2010.

6.
DE-MELLO, N.; Figueiredo CP ; PREDIGER, R. D. ; Walz, R . Time-dependent enhancement of estrogen receptors expression in the hippocampus and neocortex of rats submitted to pilocarpine model. In: 40th Society for Neuroscience Annual Meeting 2010, 2010, San Diego CA. 40th SFN Annual Meeting, 2010.

7.
Aguiar Jr, A ; DE-MELLO, N. ; Araujo, A. ; Cunha T. R. ; Ignacio, Z.M. ; PREDIGER, R. D. . EXERCISE PREVENTS COGNITIVE AND MOTOR DEFICITS IN THE RESERPINE-TREATED RAT MODEL OF PARKINSON'S DISEASE. In: XXIV reuniao Anual da Fesbe, 2009, Aguas de Lindóia. Anais da XXIV reuniao Anual da Fesbe, 2009. v. unico.

8.
GUESSER, N. ; Cunha T. R. ; DE-MELLO, N. . Enriched-environment counteract the age-related spatial learning impairments in rat. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociencias da America Latina, Caribe e Peninsula Iberica, 2008, Buzios - RJ. Anais de I Congresso IBRO/LARC de Neurociencias da America Latina, Caribe e Peninsula Iberica, 2008. v. u.

9.
Aguiar-Jr, A.S. ; DE-MELLO, N. ; Cunha T. R. ; PREDIGER, R. D. . Running wheel and treadmill prevents cognitive and motor deficits in the reserpine-treated rat model of Parkinson´s disease. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008, Buzios - RJ. Anais do I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (Neurolatam), 2008. v. u.

10.
DE-MELLO, N.; Cunha T. R. . EFETO DA ADMINSTRAÇÃO CRÔNICA DE PILOCARPINA NO APRENDIZADO ESPACIAL DE RATOS IDOSOS, PRÉ-TRATADOS COM ESCOPOLAMINA. In: XXII Reuniao anual da Fesbe, 2007, Aguas de Lindoia. Anais da XXII Reuniao anual da Fesbe. Sao Paulo: Fesbe, 2007. v. Unico.

11.
DE-MELLO, N.. ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL REVERTE OS PREJUÍZOS DE APRENDIZADO RELACIONADOS COM A IDADE EM RATOS. In: VII São Paulo Research Conference "Cérebro e Pensamento", 2007, Sao Paulo. Anais do VII São Paulo Research Conference "Cérebro e Pensamento", 2007.

12.
MONTE, F. H. M. ; SOUZA, R. R. ; KROON, J. A. V. ; DE-MELLO, N. ; PREDIGER, R. D. ; TAKAHASHI, R. N. ; CAROBREZ, A. P. . Prejuízos olfatórios em ratos idosos não alteram a resposta defensiva frente ao odor de gato.. In: XXI Reunião da FESBE, 2006, Aguas de Lindoia - SP. Anais da XXI reuniao da FESBE. Sao Paulo: FESBE, 2006.

13.
DE-MELLO, N.. PILOCARPINA REVERTE OS PREJUIZOS DE APRENDIZADO ESPACIAL DE RATOS IDOSOS. In: XXI Reuniao anual da Fesbe, 2006, Águas de Lindóa. Anais da XXI Fesbe. São Paulo: Fesbe, 2006. v. unico.

14.
PREDIGER, R. D. ; DE-MELLO, N. ; TAKAHASHI, R. N. . Pilocarpine improves olfactory dicrimination and social recognition memory deficits in 24 month old rats. In: XX Reunião Anual da Sociedade de Biologia Experimental, 2005, Águas de Lindóia - SP. Anais da XX FeSBE. Sao Paulo: Fesbe, 2005. v. unico.

15.
DE-MELLO, N.. Reversão dos prejuízos de aprendizado relacionados com a idade pela administração diária de pilocarpina. In: XX Reunião de Sociedades de Biologia Experimental, 2005, Águas de Lindóia-SP. Anais da FeSBE. são Paulo: Fesbe, 2005. v. unico.

16.
DE-MELLO, N.. Efeito da idade no aprendizado e memória espacial de ratos. In: XIX reunião anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental-FESBe, 2004, Águas de Lindoia -SP. anais do XIX Reunião da FESBe-2004, 2004. v. 1. p. 1-1.

17.
DE-MELLO, N.; LIMA, L. A. ; CHAVES, F. S. L. . Pré exposição ao labirinto impede o aparecimento dos efeitos amnésicos da escopolamina. In: XIX Reunião anual da federação das Sociedades de Biologia experimental, 2004, Aguas de Lindóia. Anais da XIX Fesbe 04, 2004. v. 1. p. 1-1.

18.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Pilocarpine prevents age-related spatial learning impariments in rats. In: I Simpósio de Investigação em Ciências Biológicas, 2004, Florianópolis. Anais do I simpósio de Investigaçao em Ciências Biológicas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004. v. unico.

19.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Pilocarpine prevents age-ralated spatial learning impariment in rat. In: I Simposio de Investigação cientifica Em Ciencias Biologicas da UFSC, 2004, Florianóplis. Anais do I simpósio de Investigação em Ciencias Biologicas da UFSC, 2004. v. unico.

20.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Pilocarpina previne prejuizos de aprendizado e memória relacionados com a idade em ratos. In: XVI Reunião da Fesbe, 2003, Curitiba. Anais do XXVI Encontro da FESBe, 2003. v. unico.

21.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Pilocarpina previne prejuízos de aprendizagem relacionados com a idade. In: XXXIIICongresso Brasileiro de Farmacologia, 2002, Aguas de Lindoia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Farmacologia, 2002. v. unico.

22.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Pilocarpina melhora o desempenho de animais idosos no labirinto aquático. In: XXXIV comgresso Brasileiro de Farmacologia e Terapeutica Experimental, 2002, Aguas de Lindoia - SP. Anais do XXXIV comgresso Brasileiro de Farmacologia e Terapeutica Experimental, 2002. v. u.

23.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Influência da Pré-exposição no aprendizado de ratos no labirinto aquático. In: XVI reunião da FESBE, 2001, Caxambu -MG. Anais da XVI reunião da FESBE-2001, 2001. v. unico.

24.
DE-MELLO, N.; QUINTE JR., I. ; CAROBREZ, A. P. . Alterações de longo prazo induzidas pela pilocarpina no aprendizado de ratos idosos testados no labirinto aquático. In: XVI reunião da FESBE, 2001, Caxambu-MG. Anais da XVI reunião da FESBE-2001. Saõ Paulo: Fesbe, 2001. v. unico.

25.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. ; QUINTE JR., I. . Long-Term Memory Evaluated in the Elevated T-Maze Model of Anxiety. In: XVI Latinamerican Congress of Pharmacology, 2000, Águas de Lindóia SP. Abstracts of WVI Latinamerican Congress of Pharmacology, 2000. v. unico.

26.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Elevated t-maze as an animal model of memory: effects of scopolamine. In: XVI Latinamerican congress of Pharmacolgy, 2000, Aguas de lindoia SP. abstracts of XVI Latinamerican congress of Pharmacolgy, 2000. v. unico.

27.
DE-MELLO, N.; SANSON, L. ; CAROBREZ, A. P. . Behavioral studies on an elevated T-maze model of anxiety and memory. In: Symposium SHORT AND LONG - TERM MEMORY, 1998. abstracts of Symposium SHORT AND LONG - TERM MEMORY. v. unico.

28.
DE-MELLO, N.; CUNHA, C. ; CEZARIO, C. ; ANGELUCCI, M. M. . Efeito da cafeína sobre a memória espacial em ratos. In: VI Jornada de Jóvenes Investigadores Grupo de Montevideo, 1998, Santa Fé Argentina. resuméns del VI Jornada de Jóvenes Investigadores Grupo de Montevideo, 1998.

29.
DE-MELLO, N.; ANDREATINI, R. ; CUNHA, C. . Participação dos receptores 5-HT2A/2C na formação da memória de curta e de longa duração. In: VI Jornada de Jóvenes Investigadores Grupo de Montevideo, 1998, Santa Fé Argentina. resumenes del VI Jornada de Jóvenes Investigadores Grupo de Montevideo, 1998. v. unico.

30.
DE-MELLO, N.; CUNHA, C. ; HIROI, R. ; FREITAS, G. . Efeito do antagonista dos receptores 5-HT2A/2C, ritanserina, sobre formaçao da memória de curta e de longa duraçao. In: XIII reunião da FESBE, 1998, Caxambu MG. anais da XIII reunião da FESBE, 1998.

31.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Comparação dos Efeitos da buspirona nos modelos de Labirinto em T-Elevado e Labirinto Aquático de Morris. In: XIII reunião da FESBE, 1998, Caxambu-MG. Anais da XIII reunião da FESBE, 1998. v. unico.

32.
DE-MELLO, N.; CUNHA, C. . Efeito do antagonista dos Receptores 5-HT 2A/2C ritanserina sobre a aquisiçao e evocaçao da memoria para a tarefa de esquiva de duas vias. In: XII Reuniao anual da Fesbe, 1998, Caxambu MG. Anais da XIII Fesbe, 1998.

33.
DE-MELLO, N.; CUNHA, C. ; ANDREATINI, R. . Efeito do antagonist dos Receptores 5-HT2A/2C, ritanserina, sobre a Formação da memória de curta e de longa duração. In: XII da XII reunião da FESBE, 1997, Caxambu MG. anais da da XII reunião da FESBE, 1997. v. Unico.

34.
DE-MELLO, N.; CUNHA, C. ; FERRAZ, A. C. ; BATISTA, I. R. . Um alcalóide purificado da mamona (Ricinus communis) tem efeitos sobre os sistema nervoso central de camundongos. In: IV Jornada de Jóvenes Investigadores Grupo de Montevideo, 1996, tramandaí RS. Resumanes del IV Jornada de Jóvenes Investigadores Grupo de Montevideo, 1996.

35.
FERRAZ, A. C. ; DE-MELLO, N. ; CUNHA, C. ; BATISTA, I. R. ; RIBEIRO, R. L. . Effect of the alkaloid ricinin upon the binding of the [3H]-Flunitrazepam to the Central Benzodiazepine Receptor. In: XI Simpósio Brasileiro de Toxicologia, 1996, Recife PE. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Toxicologia, 1996.

36.
FERRAZ, A. C. ; BATISTA, I. R. ; DE-MELLO, N. ; CUNHA, C. ; IZQUIERDO, I. . Efeito da ricinina, um alcalóide purificado da mamona (Ricinus communis) sobre o sistema nervoso de camundongos. In: XIV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 1996, Florianópolis SC. anais do XIV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 1996.

37.
DE-MELLO, N.; BATISTA, I. R. ; RIBEIRO, R. L. ; CUNHA, C. . Estudo da influência do alcalóide ricinina sobre a ligação de [3H]-Flunitrazepam ao Receptor Benzodiazepínico Central. In: XI XI reunião da FESBE, 1996, Caxambu MG. Anais da XI reunião da FESBE, 1996.

38.
DE-MELLO, N.; CUNHA, C. ; RIBEIRO, R. L. . Estudo da influência da toxina Monofluoracetato (MFA) sobre a ligação de [3H]-Flunitrazepam ao Receptor Benzodiazepínico Central. In: XI reunião da FESBE, 1996, Caxambú MG. Anais da XI reunião da FESBE, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
de Mello, Nelson. Envelhecer ou ficar velho: qual sua opção?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
de Mello, Nelson. Por que nos apaixonamos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DE-MELLO, N. ; de Mello, Nelson . Por que nos apaixonamos - As bases Neurocomportamentias dos sentimentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
de Mello, Nelson. Farmacologia e Prescrição Farmacêutica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
de Mello, Nelson. Porquê nos apaixonamos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DE-MELLO, N.. Sexualidade e relacionamento-Amor Bandido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DE-MELLO, N.. Quem é mais importante para você?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Mello, Nelson. As Bases Neurocomportamentais da Paixão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Mello, Nelson. As Bases Neurocomportamentais da Paixão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Mello, Nelson. O que as mulheres gostam e que os homens desejam, a neurofisiologia da paixão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DE-MELLO, N.. Amor Paixão e Sentimentos: a qualidade de vida passa por aqui.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DE-MELLO, N.. A Fisiologia da Paixão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DE-MELLO, N.. As Bases Neurobiológicas dos sentimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DE-MELLO, N.. Por que nos apaixonamos: As Bases Neurocomportamentais da Paixão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DE-MELLO, N.. O Funcionamento do Corpo Humano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
DE-MELLO, N.. Mecanismos Fisiológicos envolvidos na saciedade e Doenças ralacionadas a obesidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DE-MELLO, N.. Parecerista de Livro: Memória: Modelos, pesquisa básica e aplicações.. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Mello, Nelson. Por que as pessoas não namoram. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
DE-MELLO, N.. Inteligencia Infantil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
DE-MELLO, N.. Poligamia e Poliamor. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
DE-MELLO, N.. Influência hormonal durante a gestação e opção sexual. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
de Mello, Nelson. A paixão aproxima, mas o amor mantém. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
de Mello, Nelson. Substancias que melhoram o desejo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
de Mello, Nelson. Dia internacional do amor e ciúmes. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
de Mello, Nelson. Dia dos Solteiros. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
de Mello, Nelson. O que as mulheres gostam e o que os homens procuram. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
de Mello, Nelson. Doutor Paixão. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
de Mello, Nelson. Questões de Relacionameto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
de Mello, Nelson. Dia dos Namorados. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
de Mello, Nelson. Cérebro de homem pára durante discução. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
DE-MELLO, N. ; DE-MELLO, N. . Por que nos apaixonamos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
DE-MELLO, N. ; de Mello, Nelson . Neuroanatomia do Amor. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Mello, Nelson. Neuroanatomia do Amor. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
DE-MELLO, N.. As Bases Neurobiológicas dos sentimentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
DE-MELLO, N.. Farmacologia dos Transtornos Psiquiátricos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
Mello, Nelson. O que as mulheres gostam e o que os homens procuram: as bases neurocomportamentaias da atração. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
de Mello, Nelson. Neurofisiologia do amor. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
DE-MELLO, N.. Assistência Farmacêutica e Farmacologia Aplicada - Interações Medicamentosas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
de Mello, Nelson. Fisiologia do Amor. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
de Mello, Nelson. Sistema Nervoso - Funcionamento, distúrbios e inclusão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Mello, Nelson. O que as mulheres gostam e o que os homens procuram: as bases neurocomportamentaias da paisão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
de Mello, Nelson. Neurofisiologia do Amor. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
DEMELLO, N; Santos, A . Uma ótica analógica para o processo ensino e aprendizagem: caracteristicas dos seres humanos e animais. 2010. .

13.
DEMELLO, N. Neurofisiologia Comprotamentqal da Paixão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
DE-MELLO, N.. Por que nos apaixonamos: As Bases Neurocomportamentais da Paixão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
DEMELLO, N. Aprovação em Concurso Público. 2009. (Professor Adnunto de Farmacologia).

16.
DE-MELLO, N.. As bases neurobiológicas da paixao. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
DE-MELLO, N.. Comportamento alimentar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
DE-MELLO, N. ; DE-MELLO, N. . Neurobilogia do Aprendizado e Memória. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
DE-MELLO, N.. Seminarios avançados em Neurociencia e Comportamento. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
DE-MELLO, N.. Sistema Nervoso autonomo e sistemas sensorial. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
DE-MELLO, N.. Aprovação em Concurso Publico. 1998. (Professor De Neurologia).

22.
DE-MELLO, N.. Aprovação em Concruso Publico. 1997. (Professor de Farmacologia).

23.
DE-MELLO, N.. Aprovação em Concurso Publico. 1997. (Professor Substituto de Fisiologia).

24.
DE-MELLO, N.. Aprovação em Concurso Publico. 1996. (Professor Substituto de Farmacologia).

Demais trabalhos
1.
DE-MELLO, N.. Neuropsicologia do relacionamentos. 2010 (Palestra) .

2.
DE-MELLO, N.. Fisioloogia da Paixão. 2010 (Palestra) .

3.
DE-MELLO, N.. Fisiologia da Paixão. 2010 (Palestra) .

4.
DE-MELLO, N.. Neurofisiologia Comportamental da Paixão. 2010 (Palestra) .

5.
DE-MELLO, N.. As Bases Neurocomportamentais dos Sentimentos. 2010 (Palestra) .

6.
DE-MELLO, N.. Mulheres e o Mundo, hoje elas mandam, amanha dominarao. 2009 (Palestra) .

7.
DE-MELLO, N.. O que nos atrai em alguem?. 2009 (entrevista) .

8.
DEMELLO, N. Por que amar: As basese Neurocomportamentais dos sentimentos. 2009 (Curso) .

9.
DE-MELLO, N.. Por que nos apaixonamos: Bases Neurovomportamentais da paixâo. 2009 (Palestra) .

10.
DE-MELLO, N.. Por que nos apaixonamos: as bases neurocomportamentais da paixão. 2009 (Palestra) .

11.
DEMELLO, N. Fisiologia da Ejaculação precoce. 2009 (entrevista) .

12.
DEMELLO, N. paixão. 2009 (entrevista) .

13.
DEMELLO, N. Porque nos apaixonamos: As bases neurocomportamentais da paixão. 2009 (Palestra) .

14.
DEMELLO, N. Por que nos apaixonamos: As bases neurocomportamentais da paixao. 2009 (Palestra) .

15.
DEMELLO, N. Por que nos apaixonamos.. 2009 (Palestra) .

16.
DEMELLO, N. Universidade na Rua. 2009 (Entrevista) .

17.
DEMELLO, N. As Bases Neurologicas Dos Sentimentos. 2009 (Palestra) .

18.
DE-MELLO, N.. Diferenças cerebrais e comportamentais em homens e mulheres. 2008 (Curso) .

19.
DE-MELLO, N.. Por que nos apaixonamos. 2008 (Curso) .

20.
DE-MELLO, N.. O que o amor faz. 2008 (Entrevista) .

21.
DE-MELLO, N.. A arte de educar - uma relaçao aluno professor. 2008 (Curso) .

22.
DE-MELLO, N.. A funçao dos sentimentos. 2008 (Palestra) .

23.
DE-MELLO, N.. pra que serve a paixao?. 2008 (entrevista) .

24.
DE-MELLO, N.. Amor e paixao, o que é isso?. 2008 (entrevista) .

25.
DE-MELLO, N.. As bases neurobiologicas da Paixão. 2007 (Curso) .

26.
DE-MELLO, N.. Porque nos apaixonamos. 2007 (Palestra) .

27.
DE-MELLO, N.. Mulheres que amam demais. 2007 (Entrevista) .

28.
DE-MELLO, N.. Finalidades da paixão. 2007 (entrevista) .

29.
DE-MELLO, N.. Efeitos comportamentais do uso de anoxerigenos. 2007 (entrevista) .

30.
DE-MELLO, N.. As bases neurobiologicas da paixao. 2007 (Entrevista) .

31.
DE-MELLO, N.. Alzheimer a doeça do esquecimento. 2007 (Palestra) .

32.
DE-MELLO, N.. Globalizaçao - e relaçao aluno professor. 2007 (Palestra) .

33.
DE-MELLO, N.. O comportamento em debate. 2007 (entrevista) .

34.
DE-MELLO, N.. Como o cerebro humano reage a uma paixao. 2007 (entrevista) .

35.
DE-MELLO, N.. Neurobiologia da Memoria. 2006 (Curso) .

36.
DE-MELLO, N.. O aprendizado e a memoria. 2005 (Curso) .

37.
DE-MELLO, N.; CAROBREZ, A. P. . Pilocarpine prevents age-related spatial learning impairments in rats. 2004 (Palestra) .

38.
DE-MELLO, N.. As Bases Neurobiologicas da memoria. 2004 (Curso) .

39.
DE-MELLO, N.. Ansiedade: Neurobiologia e Psicoterapias. 2003 (Palestra) .

40.
DE-MELLO, N.. Sistema Auditivo. 2002 (Palestra) .

41.
DE-MELLO, N.. Fisiologia e Farmacologia do receptores Glutamatérigicos. 1998 (Palestra) .

42.
DE-MELLO, N.. Sistema Nervoso Autônomo e Sistemas sensoriais. 1998 (Palestra) .

43.
DE-MELLO, N.. Como as memórias deixam suas marcas. 1998 (Palestra) .

44.
DE-MELLO, N.. Efeito do Antagonista dos receptores 5-HT2A-2C, ritanserina la formação da memória de curta e de longa duração. 1997 (Palestra) .

45.
DE-MELLO, N.. Modelos de avaliação sensorial e memória. 1997 (Palestra) .

46.
DE-MELLO, N.. Ação de Esteróides Neuroativos nos receptores GABA-A. 1995 (Palestra) .

47.
DE-MELLO, N.. Estudo da Toxina nonofluoracetado no ligação sobre a ligação de flunitrazepan ao receptor benzodiazepínico central. 1995 (Palestra) .

48.
DE-MELLO, N.. Efeito tipo ansiogênico da d-Serina e L-glicina microingetadas na substância cinzenta periaquedutal dorsal de ratos. 1995 (Palestra) .

49.
DE-MELLO, N.. Antagonista dos receptores NMDA prejudicam a função do cortéx pre-frontal avaliado através da performance de ratos em uma tarefa de alternância espacila: modulação pela dopamina. 1995 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KALINKE, A. C.; Mello, Nelson. Participação em banca de Alana Chiapetti Kalinke. Associação entre a exposição a agrotóxicos e o desenvolvimento da Doença de Parkinson: ênfase na vetorização olfatória. 2017. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SAGAWA JR, Y.; DOMENECH, S. C.; DEMELLO, N. Participação em banca de Melissa Andrea Jeannet Michaelsen Cardoso Mezzari. Avaliação da amplitude de movimento de indivíduos com artrite reumatoide e sua relação com o tempo de diagnóstico, nível de atividade da doença e capacidade funcional. 2016. Dissertação (Mestrado em FISIOTERAPIA) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
DE-MELLO, N.; Prediger, Rui D.S.. Participação em banca de Michelle Hartwig Sanches Sauerbier. Exercício físico, sistema de recompensa e esteroides anabólicos androgênicos. 2014. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
DEMELLO, N. Participação em banca de Fernanda Matos Weber. Força Muscular respiratória, Função Pulmonar e Capacidade Aeróbia de Indivíduos com Artrite Reumatoide. 2014. Dissertação (Mestrado em FISIOTERAPIA) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Mello, Nelson. Participação em banca de Caludemira da Costa.Profissionais do sexo: uma história de vida marcada pelo preconceito, invisibilidade e exclusão social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Avantis.

2.
Mello, Nelson. Participação em banca de Rafaela Rabello Reis.Fatores associados à manutenção da atividade cognitiva em idosos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
DE-MELLO, N.. Participação em banca de Juiana Moreton.Morte e perdas no contexto hospitalar: consciencia de finitude. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.

4.
Almeida, S; DEMELLO, N. Participação em banca de Sirlei Almeida.Estudo de Caso em pacientes Transplantados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
Araujo, A.; DE-MELLO, N.; Ignacio, Z.M.. Participação em banca de Andrea Araujo.Influencia de exercicios fisicos sobre as funçoes motoras e comportamentais de ratos submetidos a um protocolo experimental de Parkinson. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
Sachet, L; DE-MELLO, N.; da Rosa, MJ. Participação em banca de Liziane Sachet.Possiveis efeitos Psicologicos advindos da atividade fisica regular em uma academia de musculaçao de Florianoplis-SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

7.
Oliveira, c; Mendes, J; Silva-Santos, JE; DE-MELLO, N.. Participação em banca de Cristiane Oliveira e Juliana Mendes.linvestigaçào farmcologica dos mecanismos envolvidos nos efeitos da soluçào extrativa hidroalcoolica de raizes de Pfaffia glomerata (SPRENG) Petersen sobre a memoria de camundongos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmacia) - Universidade da Região de Joinville.

8.
Piccoli, AK; Teixeira, CGL; DE-MELLO, N.; Silva-Santos, JE. Participação em banca de Andressa Karina Piccoli e Chirlei Gonçalves Lima Teixeira.Investigaçao farmacologica da atividade açao antiinflamatoria e analgesica da soluçao hidroalcoolica de raizes de Pfaffia glomerata em camundongos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmacia) - Universidade da Região de Joinville.

9.
Zeferino, C; DE-MELLO, N.; da Rosa, MJ. Participação em banca de Camila Zeferino.O estresse no trabalho: o caso dos trabalhadores das empresas em tecnologia da informaçao. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

10.
Duarte, E; DE-MELLO, N.; Borges I. Participação em banca de Eveline duarte.Depressao infantil: sua constituiçao e diagnostico em contextos escolares a partir da percepçao de profissionais da psicologia pedagogia e psicopedagogia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

11.
Costa, C; DE-MELLO, N.; Saraiva, LM. Participação em banca de Cleuzete da Costa.Aspectos psicologicos da obesidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

12.
Alves, F; DE-MELLO, N.; da Rosa, MJ. Participação em banca de Fernanda Alves.Influencias dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais na obesidade infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

13.
Hoffmann Loeff, B; Saraiva, LM; DE-MELLO, N.. Participação em banca de Bruna Hoffmann Loeff.lndicativo de nivel de estresse nos funcionários da Univli do centro de educaçao Biguaçu; um estudo comparativo entre funcionarios estudantes e nao estudantes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

14.
A Silva, AC; DE-MELLO, N.; da Rosa, MJ. Participação em banca de Ana Carolina A Silva.competencia emocional para o sucesso em equipes futebolisticas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

15.
Campos, N; DE-MELLO, N.; Ignacio, Z.M.. Participação em banca de Nilce Campos.Depressao e envelhecimentos; fatores biologicos e psicossociais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

16.
Rosenq, R; DE-MELLO, N.. Participação em banca de Rylliane Rousenq.Aspectos neurofisiologicos e comportamentais provocados pelo uso de anfetaminas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

17.
Feijo, J; DE-MELLO, N.; da Rosa, MJ. Participação em banca de Giovana Feijo.Drogadicçao: profissionais de centros terapeuticos e suas percepçoes conceituais sobre o tratamento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

18.
Medeiros, E; DE-MELLO, N.; Saraiva, LM. Participação em banca de Edirley Medeiros.Freud e o manejo da transferencia no caso Dora. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

19.
Fontes Muniz, G; DE-MELLO, N.. Participação em banca de Graziela Fontes Muniz.Introduçao dos processos fisiológicos e sócio-culturais sobre a prática da amamentaçao. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

20.
Luiz, C; DE-MELLO, N.. Participação em banca de Cristiane Luiz.Estresse cronico: consequencias fisiologicas e psicologicas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

21.
Morales, C; DE-MELLO, N.; Soares, L. Participação em banca de Carla R Morles.Avaliaçao pre-clinica do efeito apotógeno de soluçao extrativa Pfaffia glomerata. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmacia) - Universidade da Região de Joinville.

22.
Santos, AP; DE-MELLO, N.; Saraiva, LM. Participação em banca de Ana Paula Santos.Aspectos biologicos e psicologicos do uso de drogs. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.

23.
Silva, G; DE-MELLO, N.. Participação em banca de Georgiana da Silva.O enfrentamento do diagnóstico de hipertensão arteria e as possíveis alicações da cognitivocomportamental neste contexto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
DE-MELLO, N.. Concurso publico para professor titular/Univille. 2004. Universidade da Região de Joinville.

Concurso público
1.
DE-MELLO, N.. Processo seletivo de docentes 084/2004. 2005. Universidade do Sul de Santa Catarina.

Outras participações
1.
de Mello, Nelson. Consultor Ad hoc. 2018. Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
DE-MELLO, N.; DE-MELLO, N.. consultor ad hoc. 2017. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

3.
Mello, Nelson. Processo Seletivo para professor de Fisiologia. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
DEMELLO, N. Avaliador ad hoc. 2015.

5.
DE-MELLO, N.. Avaliador ad hoc. 2013. Universidade de Brasília.

6.
de Mello, Nelson. IV Jornada Unisul de Iniciação Cientifica. 2011. Universidade do Sul de Santa Catarina.

7.
DE-MELLO, N.. Programa de Iniciação científica - PIC 170/Unesc. 2005. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

8.
DE-MELLO, N.. Projetos de Pesquisa da Univille. 2005. Universidade da Região de Joinville.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Artrativa.Quem é mais importante para você?. 2016. (Encontro).

2.
XIV JORNADA CATARINENSE DE PSIQUIATRIA, X JORNADA DO CEPSC, VIII JORNADA DO NUPSC e IV JORNADA DE TCC DA ATUALPSI ? 2016.Sexualidade e Relacinamento - Amor Bandido. 2016. (Outra).

3.
I JORNADA INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE.Amor, paixão e sentimentos: a qualidade de vida passa por aqui. 2013. (Simpósio).

4.
Semana da Enfermagem.A Fisiologia da Paixão. 2013. (Outra).

5.
XLVII Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicoscos. 2013. (Outra).

6.
As bases neurobiológicas dos sentimentos.As bases neurobiológicas dos sentimentos. 2012. (Encontro).

7.
Campanha Saúde na Estrada.Campanha Saúde na Estrada. 2012. (Outra).

8.
41th Society for Neuroscience Annual Meeting 2011. What women like and what men seek. 2011. (Congresso).

9.
40th Society for Neuroscience Annual Meeting 2010. Time-dependent enhancement of estrogen receptors expression in the hippocampus and neocortex of rats submitted to pilocarpine model. 2010. (Congresso).

10.
Forum integrado de Ensino Pesquisa e Extensão.Universidade na Rua. 2010. (Outra).

11.
XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Estrogen receptors expression in the hippocampus and neocortex of rats submitted to the pilocarpine-induced status epilepticus. 2010. (Congresso).

12.
XXIV Reunião anul da Fesbe. EXERCISE PREVENTS COGNITIVE AND MOTOR DEFICITS IN THE RESERPINE-TREATED RAT MODEL OF PARKINSON'S DISEASE. 2009. (Congresso).

13.
I CONGRESSO IBRO/LARC DE NEUROCIÊNCIAS DA AMÉRICA LATINA, CARIBE E PENÍNSULA IBÉRICA. Enriched environment revert the age-related spatial learning impairments. 2008. (Congresso).

14.
I Simpósio de Neurociencia e comportamento."O comportamento em debate: relacionamentos. 2007. (Simpósio).

15.
XXI Reuniao anual da Fesbe. PILOCARPINA REVERTE OS PREJUIZOS DE APRENDIZADO ESPACIAL DE RATOS IDOSOS. 2006. (Congresso).

16.
XXI Reunião anual da Fesbe. tenyhoi que ver. 2006. (Congresso).

17.
XX Reuniao Anual da Fesbe. ver o que é. 2005. (Congresso).

18.
I Simposio de investigaçao de Ciencias Biologicas.Pilocarpine prevents age-related spatial leraning impairments in rats. 2004. (Simpósio).

19.
XVIII Reuniao da FESBE. Reversao dos prejuizos de aprendizado pela administraçao de pilocarpina. 2004. (Congresso).

20.
Encontro de integraçao cientifica em Farmacologia.Prevençao dos prejuizos de aprendizado relacionados com a idade pela administraçao de pilocarpina. 2003. (Encontro).

21.
Momento Impetinente.Ansiedade: Neurobiologia e Psicoterapias". 2003. (Outra).

22.
XVII reunião da FESBe. XVIII reunião da FESBe. 2003. (Congresso).

23.
XXXIIICongresso Brasileiro de Farmacologia. XXXIIICongresso Brasileiro de Farmacologia. 2002. (Congresso).

24.
XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. XV Reunião Anual da Fesbe. 2001. (Congresso).

25.
XVI Latinamerican Congress of Pharmacology. XVI Latinamerican Congress of Pharmacology. 2000. (Congresso).

26.
Seminário de Atualização em Neurociências I Mecanismos de Memória.Seminário de Atualização em Neurociências I Mecanismos de Memória. 1999. (Seminário).

27.
Symposium SHORT - AND LONG - TERM MEMORY.Symposium SHORT - AND LONG - TERM MEMORY. 1999. (Simpósio).

28.
Work shop Behavioral Techniques to study memory processes mediated by the Hippocampus and the striatum.Behavioral Techniques to study memory processes mediated by the Hippocampus and the striatum. 1999. (Oficina).

29.
XIV Congresso Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. XIV Congresso Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 1999. (Congresso).

30.
XIII Congresso Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. XIII Congresso Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 1998. (Congresso).

31.
XII Congresso Anual da Federação de Sociedades de Biologia experimental. XII Congresso Anual da Federação de Sociedades de Biologia experimental. 1997. (Congresso).

32.
XII Congresso Anual da Federação de Sociedades de Biologia experimental. XI Congresso Anual da Federação de Sociedades de Biologia experimental. 1996. (Congresso).

33.
IX Jornada Cientifica do HC e setor de Ciencias da Saude da UFPR. 1995. (Encontro).

34.
V Jornada Paranaense de Sexualidade Humana. 1994. (Encontro).

35.
III Mostra Paranaense de Embriologia.Aparelho Reprodutor Feminino. 1993. (Encontro).

36.
III Ciclo de atualizaçao em Ciencias Biologicas. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE-MELLO, N.. Universidade na Rua. 2010. (Exposição).

2.
DEMELLO, N. Universidade na Rua. 2009. (Exposição).

3.
DE-MELLO, N.. as Bases Neurobiológicas da Paixão. 2008. (Outro).

4.
DE-MELLO, N. ; DE-MELLO, N. . I Simpósio de Neurociência e Comportamento. 2007. (Outro).

5.
DE-MELLO, N. ; DE-MELLO, N. . Por que no apaixonamo: as bases neurobiologicas da paixão. 2007. (Outro).

6.
DE-MELLO, N.. Comportamento Alimentar. 2005. (Outro).

7.
DE-MELLO, N.. Neurobiologia do Aprendizado e memória. 2004. (Outro).

8.
DE-MELLO, N.. Neurobilogia do Aprendizado e Memória. 2003. (Outro).

9.
DE-MELLO, N.. Avanços em Neurociências e Comportamento. 2003. (Outro).

10.
DE-MELLO, N.. Seminarios Avançados em Neurociencia e Comportamento. 2003. (Outro).

11.
DE-MELLO, N.. Behavioral Techniques to Study Memory Processes Mediated by the Hippocampus and the striatum. 1999. (Outro).

12.
DE-MELLO, N.. Como diferentes tipos de memórias sao armazenadas no cerebro. 1999. (Outro).

13.
DE-MELLO, N.. Sistema Nervoso Autonomo e Sistema Sensorial. 1998. (Outro).

14.
DE-MELLO, N.. Ciencia na Rua. 1993. (Exposição).

15.
DE-MELLO, N.. Feira de Ciencias. 1991. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
David Caetano Bastos. Efeitos da desnutrição no início da vida em parâmetros de aprendizado e memória em ratos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em medicina) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.

2.
Rafaela Rabello Reis. FATORES QUE INFLUENCIAM A MANUTENÇÃO DA ATIVIDADE COGNITIVA EM IDOSOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em medicina) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.

3.
Carolina Coelho. Influência do ambiente enriquecido no aprendizado espacial de ratos adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Nelson de Mello.

4.
Rylliane Neves Rosenq. Aspectos neurofisiológicos e comportamentais provocados pelo uso de anfetaminas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Nelson de Mello.

5.
Josiane Buratto. Aspectos Neurofisiológicos e comportamentais provocados pelo uso de cocaína. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Nelson de Mello.

6.
Anna Caillot. Tratamento Musicoterápico em Pacientes com Demência. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Musicoterapia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Nelson de Mello.

7.
Cibele Camargo e Eliane Miyachita. O Rock e o Adolescente. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Musicoterapia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Nelson de Mello.

8.
Fabiana Paixão. A Influência da Música na Percepção e Manifestação da Emoção. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Musicoterapia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Nelson de Mello.

9.
Mario Oliveira Costa. Influência da Música na desfocalização da percepção da dor em pacientes com câncer.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Musicoterapia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Nelson de Mello.

10.
Abigail da Cunha. Neurofisiologia do Aparelho Auditivo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Musicoterapia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Nelson de Mello.

Iniciação científica
1.
Michele Golin Casagrande. Efeitos da desnutrição ao longo da infância no aprendizado e memória de ratos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.

2.
Renan Cascais. Anfetaminas e estética: utilizaçao de anorexigenos por universitarios. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em medicina) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.

3.
THAYSE ROSA DA CUNHA. Efeito da administração crônica de pilocarpina no aprendizado espacial de ratos idosos pré-tratados com escopolamina. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC, Universidade do Vale do Itajaí-SC. Orientador: Nelson de Mello.

4.
NOELI GUESSER. INFLUÊNCIA DE UM AMBIENTE ENRIQUECIDO NO APRENDIZADO ESPACIAL DE ANIMAIS IDOSOS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade do Vale do Itajaí-SC, Universidade do Vale do Itajaí-SC. Orientador: Nelson de Mello.

5.
Jule Nazário Mendes. EFEITO DA ADMINISTRAÇÃO CRÔNICA DE PILOCARPINA NO APRENDIZADO ESPACIAL DE RATOS IDOSOS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí-SC. Orientador: Nelson de Mello.

6.
Thais Barbi Perego. INFLUENCIA DAS FASES DO CICLO ESTRAL DE RATAS NA RESPOSTA AO EFEITO AMNÉSICO DA ESCOPOLAMINA EM UMA TAREFA DE APRENDIZADO ESPACIAL. 2006. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí-SC. Orientador: Nelson de Mello.

7.
Luana de Araujo Lima. Efeito da adminstração crônica de pilocarpina no aprendizado espacial de ratos idosos. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí-SC. Orientador: Nelson de Mello.

Orientações de outra natureza
1.
Rodrigo Martins da Silva. Monitoria em Fisiologia. 2009. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.

2.
Kethrin Knabben. Monitoria de Fisiologia. 2008. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.

3.
Micheli Casagrande. Monitoria em Fisiologia. 2008. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.

4.
Priscila Porrua. Monitoria em Fisiologia. 2007. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.

5.
Priscila Porrua. Orientação de monitoria em Fisiologia. 2007. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Nelson de Mello.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DE-MELLO, N.. Sexualidade e relacionamento-Amor Bandido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DE-MELLO, N.. Quem é mais importante para você?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
de Mello, Nelson. Sistema Nervoso - Funcionamento, distúrbios e inclusão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DE-MELLO, N. ; de Mello, Nelson . Neuroanatomia do Amor. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


?	Foi chefe do Laboratório de Anatomia de Universidade do Vale do Itajaí ? Baguaçu durante 8 anos;
?	Foi chefe do Laboratório Experimental de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí por 2 anos.
?	Coordenou o grupo de Pesquisa em Psicobiologia da Universidade do Vale do Itajaí por 3 anos.
?	Formou e é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Degenerativas (NuPDD) no Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina.
?	Projeto aprovado pela FAPESC para desenvolvimento entre 2010-1012: Efeitos da desnutrição no início da vida em parâmetros cognitivos, comportamentais e cardiovasculares. Com fomento para aquisição de equipamentos, drogas e materiais de consumo.
?	Projeto aprovado pelo Programa Unisul de Incentivo a Pesquisa (PUIP) para desenvolvimento com acadêmicos entre 2010-1011.
?	Propôs e coordena o projeto de Extensão Universidade na Rua.



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