Grácia Maria Navarro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1181345417180923
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Grácia Navarro é artista, pesquisadora e professora. Sua atividade profissional desdobra-se no ensino, na criação, realização e publicação de projetos artísticos na área das Artes da Presença. Dirige e atua em peças teatrais e intervenções urbanas. Seu trabalho é ativado no diálogo entre Dança e Teatro, Balé e Terreiro, Tradições e Contemporaneidades. Diálogos transcriados em procedimentos técnicos e poéticos que aliam prática e reflexão, referências universais e regionais e experiência artística e didática. É graduada, mestre e doutora em Artes. Desenvolve seu trabalho no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP, onde é docente da área de práticas interpretativas, ministrando as disciplinas: Projeto Integrado de Criação Cênica e Corporeidade e Teatralidade Brasileira. É coordenadora do grupo de estudos PINDORAMA (CNPq), grupo que reúne artistas, pesquisadores e estudantes de artes que desenvolvem pesquisas em Corpo e Teatralidade Brasileira com vistas para a criação de espetáculos cênicos. http://www.grupopindorama.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Grácia Maria Navarro
Nome em citações bibliográficas
NAVARRO, Grácia Maria;MARIA NAVARRO, GRACIA;NAVARRO, GRÁCIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Artes Cênicas / Instituto de Artes.
Rua Elis Regina,50
Cidade Universitária
13083854 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35217027
Ramal: 12444
URL da Homepage: http://www.iar.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: CORPO FICCIONAL: DA DANÇA BRASILEIRA AO TEATRO CONTEMPORÂNEO, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Verônica Fabrini de Almeida Rocha.
Palavras-chave: Teatro Contemporâneo; Criação; Cultura brasileira; Corpo Cênico; ritual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1996 - 1999
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O CORPO CÊNICO E O TRANSE. UM ESTUDO PARA A PREPARAÇÃO CORPORAL DO ARTISTA CÊNICO,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Regina Aparecida Pollo Müller.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Teatro Contemporâneo; Criação; Danças Brasileiras; Corpo Cênico; candomblé; Tambor de Mina.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outro; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1987 - 1990
Graduação em Artes Corporais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Bailarinas de terreiro - Espetáculo Cênico.
Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Introdução à Filosofia Teatral. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Associada, Instituto de Artes

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Carreira MS, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Graduação em Artes Cênicas - IA, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Atelier Figurinos Artes Cênicas, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente quadro permanente - Carreira MA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
atua na área de práticas corporais, ministrando as disciplinas: Dança: Folclore Brasileiro I e II;Dança: Técnicas Corporais I e II; Laboratório de Práticas Corporais e Projetos Integrados de Criação Cênica.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: Docente quadro especial - Carreira MA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
atua na área de práticas corporais ministrando as disciplinas: Dança: Folclore Brasileiro I e II; Dança: Técnicas Corporais; Laboratório de práticas Corporais dos Projetos Integrados de Montagem Cênica. Carreira MA - Magistério Artístico.

Atividades

11/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes Cênicas, .

Cargo ou função
menbro do conselho departamental do Departamento de Artes Cênicas.
11/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes Cênicas, .

Cargo ou função
menbro da comissão de graduação do bacharelado em Artes Cênicas.
10/2005 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
AC 888 Projeto Integrado de Montagem Cênica
AC 011 Laboratório de Práticas Corporais III
AC 009 laboratório de Práticas Corporais II
AC 142 Técnicas Corpóreas: Dança I
AC410 Dança: Folclore Brasileiro II
AC 310 Dança: Folclore Brasileiro I
3/2003 - 10/2005
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
AC007 Laboratório de Práticas Corporais I
AC242 Técnicas Corporeas: Dança II
AC310 Dança: Folclore Brasileiro I
AC410 Dança: Folclore Brasileiro II

Faculdade Paulista de Artes, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: coordenadora do curso de bacharelado em dança, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 6

Atividades

02/1999 - 12/2000
Ensino, Dança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Danças Brasileiras
Personagens e Tipos
Preparação Corporal para o Ator
Projeto Integrado de Montagem Cênica

Instituto de Artes Unicamp, IA UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Associado do Instituto de Artes, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Artes - UNICAMP, IA - UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Instituto de Artes, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Dramaturgia brasileira: o popular, a sacralidade, o contemporâneo
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo trabalhar com a dramaturgia brasileira de modo a pensar em sua constituição formal no decorrer do tempo, forjada na relação com a teatralidade popular nacional. Serão explorados três vetores de investigação: o popular, a sacralidade e o contemporâneo. Larissa de Oliveira Neves Catalão é a Pesquisadora responsável. Grácia Navarro e Isa Kopelman são pesquisadoras participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Integrante / ISA KOPELMAN - Integrante / larissa de oliveira neves catalão - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
DE POÉTICAS DE CORPOS, DE CULTURAS E DE LUGARES SISTEMATICAMENTE COMBATIDOS - das travestis, da cultura negra e indígena, e da rua
Descrição: O projeto tem como eixo transversal a criação de poéticas a partir dos corpos , das culturas e dos locais sistematicamente combatidos. Têm em comum abordar um conceito de teatralidade que emerge da arte em fricção com a vida. 1. Da territorialidade como demarcação social (dos quilombos negros rurais e urbanos, das aldeias indígenas do passado e do presente, da rua, da pista, das ocupações. 2. Da multiplicidade de gêneros. Dos feminismos, dos travestismos e transformismos. 3. Da cultura carnavalesca: da rua e do sambódromo: qual o lugar do carnaval? 4. Do invisibilidade como condição na cultura brasileira: dos orixás, dos inkisis, dos voduns, dos encantados, das entidades e de seus sujeitos intermediários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Alessandro de Oliveira - Integrante / Aline Nunes Oliveira - Integrante / René Guerra - Integrante / Ysmaille Oliveira - Integrante / Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana - Integrante / Eder Antonio de Souza Arantes - Integrante.
2016 - Atual
DAS DRAMATURGIAS DAS FESTAS E DAS CIDADES
Descrição: Realizar viagens de campo a cidades brasileiras onde as festas acontecem na cidade, no espaço público, com acesso livre para a população. Compor dramaturgias de festas e realizar intervensões em espaços urbanos, como praças, largos, quintais, ruas. Criar espaços de atualização das tradições tais como o carnaval e o ciclo junino. Compor uma trupe de pesquisadores artistas para realizar pesquisa de campo e criar "dramaturgias de festa" para as intervensões na cidade. A realização do projeto é uma parceria do grupo de estudos Pindorama e da Associação Cultural BerraVaca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador.
2015 - 2015
na Risca do Facão (sem CNH não vai ao Show do Pablo): Da Cultura Popular Espetacular Brasileira ao Teatro Contemporâneo
Descrição: A partir da pesquisa em corpo e teatralidade popular no "Cavalo Marinho", manifestação popular da zona da mata pernambucana, construir um discurso cênico, estruturado a partir de pesquisa de linguagem, resultante da fricção entre a estrutura de encenação da commedia dell'arte, século XV italiano e a estrutura de encenação do "Cavalo Marinho". Para tanto criamos um campo de geração de conhecimento que aliava conhecimentos anteriores dos pesquisadores, sobre a commedia dell'arte, a estudos e pesquisa de campo em cultura popular, tendo como perspectiva o ponto de vista do ator criador do discurso cênico. Esse projeto produziu o espetáculo "Na risca do Facão (sem CNH não vai ao show do Pablo)".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Ewerton Ribeiro - Integrante / Artur Mattar - Integrante / Carolina Banin - Integrante / Kaian Ciasca - Integrante.
2014 - 2015
Mandingas e Marias nas Relações Étnicas Brasileiras ao Teatro Contemporâneo Brasileiro
Descrição: O projeto tem por objetivo abordar as relações inter étnicas na formação da identidade brasileira, tomando como referência as peças teatrais "Anjo Negro" de Nelson Rodrigues, "Sortilégio" de Abdias Nascimento e o romance "Do amor e outros demônios" de Gabriel Garcia Marques. As duas primeiras peças foram amalgamadas em uma encenação apresentada no espaço externo do IFCH, seguida de debate em parceria com o professor Mario Medeiros (IFCH), sobre a representação do Negro no teatro brasileiro. Essa parte do projeto foi realizada no escopo da disciplina AC 410 - Danças: Folclore Brasileiro II, do Bacharelado em Artes Cênicas UNICAMP. Tomando como referência o romance ?Do Amor e de outros Demônios? de Gabriel Garcia Marques, foi realizada a peça teatral "Mandingas e Marias", apresentada na Mostra de Inverno do Departamento de Artes Cênicas e no Teatro Castro Mendes ? Campinas/SP. Saiba mais sobre o peça: http://trezencena.wix.com/mandingas-e-mariasfb.com/trezencenateatro. essa parte do projeto foi realizada no escopo da disciplina AC888 - Projeto Integrado de Criação Cênica, do Bacharelado em Artes Cênicas - UNICAMP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / GRUPO TREZEENCENA - Integrante.
Número de orientações: 2
2013 - 2014
Do Romance "O CORTIÇO", a Construção do Signo Cênico
Descrição: Co-Direção Cênica com Marcelo Lazzaratto desse projeto de criação cênica dedicado a investigação da Construção do Signo Teatral. Tomou-se como referência o romance ?O Cortiço? de Aluísio Azevedo. O projeto foi realizado pela Cia Histriônica de Teatro, formada por estudantes/artistas da graduação em Artes Cênicas, IA, Unicamp. O projeto faz parte da linha de pesquisa Poéticas da Cena, desenvolvida pelo Grupo de Estudos PINDORAMA (Cnpq). Seu resultado espetacular tem sido apresentado em Mostras no Brasil e no exterior. Veja teaser do resultado em: https://www.youtube.com/watch?v=s8ob0vH97FU.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Integrante / Marcelo Lazzaratto - Coordenador / Cia Histriônica de Teatro - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2013 - Atual
Exus e Três Mulheres de Xangô: Da Dramaturgia de Zora Seljan.
Descrição: Investigar a possibilidade de montagens cênicas atualizadas e estruturadas na fricção entre vida e arte dos pesquisadores/artistas na abordagem das peças "Exu: O Rei da Encruzilhada" e as Três Mulheres de Xangô..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Gilberto Alexandre Sobrinho - Integrante / Alessandro de Oliveira - Integrante / Daniel Costa - Integrante / PAULO EDUARDO CECCONELLO - Integrante / INÁCIO BRITO MOREIRA DE AZEVEDO - Integrante / RODRIGO FERNANDES SILVA - Integrante / Jacinto Rodrigues da Silva (Mestre Jahça) - Integrante / Daniela Farias - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2012 - 2014
Ô de Casa? Ô de fora!: Da Fricção entre Vida e Arte no Contexto da Cultura Popular Brasileira e da Produção de Discursos Cênicos na Contemporaneidade.
Descrição: Projeto que resultou no espetáculo "Ô DE CASA/ Ô DE FORA! OU A HISTÓRIA DO HOMEM QUE PEDIU UMA FOLIA A POMBA GIRA CIGANA" de dança-teatro dedicado a investigação da criação contemporâneo em diálogo com tradições populares brasileiras. Concepção, Atuação e Realização da peça Daniel Costa, Patrocínio FICC ? Fundo de Investimento em Cultura de Campinas ? SP. O projeto faz parte da linha de pesquisa Poéticas da Cena, desenvolvida pelo Grupo de Estudos PINDORAMA (Cnpq). Seus resultados foram apresentados em Campinas-SP em mostras no MIS e no Centro Cultural Casarão. Veja teaser do resultado espetacular em: http://www.youtube.com/watch?v=1TQF0_XAu3w.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / DANIEL SANTOS COSTA - Integrante.
Financiador(es): Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2009 - 2010
MANDIOCA
Descrição: O projeto foi dedicado a criação de uma síntese cênica sobre os terreiros brasileiros. A pesquisa resultou em Intervenção Performática realizada como parte da programação do projeto "Caravana Fusca", realizado em parceria entre a pós graduação do Instituto de Artes da UNICAMP, Braunschweig Art University/Alemanha e UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei. O projeto Caravana Fusca, proposto pela universidade estrangeira, reuniu alunos, pesquisadores e docentes das três Universidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (47) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Verônica Fabrini - Integrante.
Financiador(es): serviço alemão de intercâmbio academico - Bolsa / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Universidade Federal de São João Del-Rei - Cooperação.
2009 - 2009
Cavalhada - Recortes de Teatralidade
Descrição: O projeto tem por objetivo Assistir a Cavalhada de Pirenópolis - GO - encenação ao ar livre com contracena à cavalo e a participação de cavaleiros com mascaramento total do corpo, transformando a cidade em um grande espaço cênico. Realizar essa viagem de 28/06 a 02/5/2009, com o objetivo de colher primeiras impressões, sobre essa encenação popular, para em 2010 realizar um documentário - do ponto de vista de recortes teatrais - para integrar o acervo referencial de manifestações espetaculares brasileiras do curso de artes cênicas da UNICAMP. Realização de "travessia com os tambores da noite", que é uma nj.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador.
2007 - 2009
CORPO FICCIONAL: DA DANÇA BRASILEIRA AO TEATRO CONTEMPORÂNEO
Descrição: Síntese de Práticas de criação cênica que emergem de um modo particular de abordagem da construção do corpo nas danças populares brasileiras e no teatro contemporâneo. A pesquisa e seus resultados foram descritos na tese apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Artes, realizada no Instituto de Artes da UNICAMP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Veronica Fabrini - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Conversando com o Mestre. Oficina de Caxixi
Descrição: ​ ​ Carla Coreira veio a Unicamp ministrar uma oficina de Tambor de Crioula, na sala AC04, dia 27 de outubro de 2017, dentro do projeto "Conversando com o Mestre". Essa oportunidade foi promovida pelo Niel Braga Campos e pelo Grupo de Tambor de Crioula Unidos de São Benedito. foto: Ysmaille Oliveira ​ ​ ​ ​ ​ ​ + Tião Carvalho + Grácia Navarro Foto: Luiza Navarro de Azevedo Tião Carvalho abre o Projeto "Conversando com o Mestre", no dia 16 de setembro de 2017, na sala AC 03 do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP O conteúdo do encontro foi prático para dançar, cantar e tocar bumba meu boi do ponto de vista do mestre.Foto: Luiza Navarro. Mestre Bigo veio a Unicamp ensinar fazer caxixi! Na tarde de 27 de outubro de 2017, das 16 às 18hs, na sala AC 03 do Departamento de Artes Cênicas, no Instituto de Artes. Uma alegria pela oportunidade muito importante para o projeto "Conversando com o Mestre", promovida pelo Semente Jogo de Angola - Núcleo Limeira, Grupo Pindorama e GGBS.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Cristiano Gallep - Integrante.
2017 - 2017
Conversando com o Mestre. Oficina Tambor de Crioula.
Descrição: Carla Coreira veio a Unicamp ministrar uma oficina de Tambor de Crioula, na sala AC04, dia 27 de outubro de 2017, dentro do projeto "Conversando com o Mestre". Essa oportunidade foi promovida pelo Niel Braga Campos e pelo Grupo de Tambor de Crioula Unidos de São Benedito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador.
2017 - 2017
Conversando com o Mestre. Bumba Meu Boi por Tião Carvalho.
Descrição: Curso de difusão cultural. A dramaturgia, o canto, o toque e a dança do Bumba meu Boi no Marannhão. O Ponto de Vista de Tião Carvalho. Realizado pelo Grupo Pindorama (CNPq).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador.
2016 - 2017
A Mulher da Casa do Arco Iris
Descrição: Trata-se da realização de um documentário, em formato de curta-metragem (25 minutos), sobre a sacerdotisa Nzo Musambu Hongolo Menha - Mãe Dango. Mãe Dango é uma liderança religiosa, comunitária e política na Região Metropolitana de Campinas. Há 31 anos organiza e coordena a Lavagem da Escadaria da Catedral de Campinas, um dos eventos culturais-religiosos mais importantes da cidade de Campinas. Em seu terreiro de candomblé, já foram iniciados mais 500 homens e mulheres, seus filhos de santo. Como líder comunitária, tem atuado junto a pessoas carentes. Mãe Dango possui uma história pessoal e pública de muita potencialidade para que reverbere junto aos afro-brasileiros: uma mulher negra que se tornou símbolo da luta contra o racismo, a intolerância religiosa e a luta contra a pobreza. Curta metragem dirigido por Gilberto Sobrinho. Co- Direção e Pesquisa: Grácia Navarro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Integrante / Gilberto Sobrinho - Coordenador.
2016 - 2016
Artista Residente: Tudo que tem som, soe!
Descrição: Projeto proposto por Grácia Navarro junto ao Programa Artista Residente da UNICAMP, que nesta edição traz Raimundo Penaforte, músico, compositor e arranjador O projeto do artista é criar um espetáculo com a temática: Tudo que tem som, soe!.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Raimundo Penaforte - Integrante.
2016 - 2016
Viagem a Festa do Divino São Luiz do Paraitinga
Descrição: Projeto em parceria com os estudantes da Graduação em Artes Cênicas, primeiro e segundo anos, do Bacharelado em Artes Cênicas - IA - UNICAMP, para a Festa do Divino de São Luiz do Paraitiga. A Festa foi constituindo sua identidade como um "festival de Cultura Popular", onde grupos de origens e linguagens diversas confluem para se "apresentarem", compondo com a liturgia católica popular do Divino Espirito Santo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (46) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Integrante / Grácia navarro - Coordenador / Maria Emilia Tortorella - Integrante.
2016 - 2016
Artista Residente: Putas Dei
Descrição: O projeto proposto pela Profa. Dra. Grácia Navarro, desenvolvido graças ao Programa do Artista Residente, junto ao Instituto de Artes da Unicamp. O projeto chama-se Putas Dei , o qual toma a prostituta como mito-guia de criação, gerando hoje a experiência performática intitulada PUTAS DEI. Foi concebido e capitaneado pela artista Luciana Lyra, suscitando entre os performers participantes, alunos de graduação e pós graduação e artistas pesquisadores, questionamentos urgentes e atuais como: o machismo, os feminismos, a marginalização, a ditadura da beleza, a violência doméstica e laboral, o silenciamento, o feminicídio, a gravidez, o aborto, o estupro. Entre estudos de imagens das prostitutas sagradas, deusas do amor e da paixão, como como Inana (Sumária), Istar (Babilônia), Isis (Egito), Afrodite (Grécia), Vênus (Roma), Oxum (mitologia africana), ao trabalho de campo ?artetnográfico? com as prostitutas do Jardim Itatinga, na periferia de Campinas, passando pelas narrativas pessoais dos performers em torno das suas experiências singulares quanto à sexualidade, tramou-se três pontos numa só costura, numa atuação/encenação dita f(r)iccional, que congrega num só tempo o real e o modelado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Luciana Lyra - Integrante.
2014 - 2014
Qual o Lugar do Teatro?
Descrição: Viagem a Portugal, com 30 estudantes de Teatro da Graduação em Artes Cênicas - IA - UNICAMP - para apresentação da peça "O Cortiço", oficinas e palestras, nas cidades: Santa Maria da Feira, Évora e Lisboa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Integrante / Grácia navarro - Coordenador / Cia Histriônica de Teatro - Integrante.
2012 - 2012
ARTISTA RESIDENTE: A MÁSCARA COMO SEGUNDA NATUREZA
Descrição: O projeto trouxe para a Unicamp o "Mascareiro" Fernando Linares que, durante um semestre, promoveu as seguintes atividades: Atelier de Confecção de Máscaras Teatrais, Oficina de Utilização da Máscara Teatral e Palestras com convidados. A programação foi aberta a Unicamp e comunidade externa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador / Fernando Linares - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
ATUALIZACAO DE EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA DE APOIO AOS LABORATORIOS DE PESQUISA MULTIUSUARIOS DO INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP
Descrição: ATUALIZACAO DE EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA DE APOIO AOS LABORATORIOS DE PESQUISA MULTIUSUARIOS DO INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Grácia Maria Navarro - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista de estudos Teatrais Pitágoras 500 ISSN 2237-387X


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2009 - Atual
Agência de fomento: Fundação de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes da Cena.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Processo criativo.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.


Prêmios e títulos


2001
Prêmio Estímulo de Dança para Projetos Inéditos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
1997
Premio Estimulo para oficinas Culturais de Aperfeiçoamento, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, A. N.2017OLIVEIRA, A. N. ; NAVARRO, GRÁCIA . SOMOS CASSANDRAS? Reflexões sobre a pesquisa e os pesquisadores das artes presenciais. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB), v. 8, p. 53-64-64, 2017.

2.
JOSE OLIVEIRA, ALESSANDRO2016JOSE OLIVEIRA, ALESSANDRO ; NAVARRO, GRÁCIA . A tensão entre o sagrado e o fazer teatral. Urdimento (UDESC), v. 2, p. 249-268, 2016.

3.
NAVARRO, Grácia Maria;MARIA NAVARRO, GRACIA;NAVARRO, GRÁCIA2012NAVARRO, Grácia Maria. DO ORIXÁ AO MITO: UMA EXPERIÊNCIA EM COMPOSIÇÃO CÊNICA. Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, v. 02, p. 54, 2012.

4.
NAVARRO, Grácia Maria;MARIA NAVARRO, GRACIA;NAVARRO, GRÁCIA2005 NAVARRO, Grácia Maria. O CORPO CÊNICO E O TRANSE. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, UNICAMP, v. 07, n.00, p. 59-62, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
NAVARRO, GRÁCIA. MARIA SALOMÉ OU DE COMO ME TORNEI BAILARINA DE TERREIRO. In: GRAZIELA RODRIGUES; LARISSA TURTELLI; MARIANA BARUCO. (Org.). MARIA SALOMÉ OU DE COMO ME TORNEI BAILARINA DE TERREIRO. 1ed.CURITIBA: PRISMAS, 2018, v. 01, p. 149-168.

2.
NAVARRO, GRÁCIA; MARTINI, A. . Carnaval Brasileiro: do legado colonial à pluralidade de linguagens na contemporaneidade brasileira - o caso do Bloco BerraVaca!. In: HUGO CRUZ; ISABEL BEZELGA; PAULO SIMÕES RODRIGUES. (Org.). PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMUNITÁRIAS. 1ed.LISBOA: PELE ? Espaço de Contacto Social e Cultural CHAIA ? Centro de História da Arte e Investigação Artíst, 2017, v. 1, p. 354-366.

3.
NAVARRO, G. ; NAVARRO, GRÁCIA . Trezencena Anjo Negro. In: Larissa Neves de Oliveira; Ana Vitória Prudente. (Org.). Livro: Representação e Representatividade: A Afrodescendência. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 39-50.

4.
COSTA, D. S. ; NAVARRO, Grácia Maria . ENCRUZILHADAS DO PROCESSO CRIATIVO: DO MITO À POÉTICA DA CENA. In: Soares, Marilia; Andraus, Mariana Baruco Machado; Wildhagen, Joana.. (Org.). ENCRUZILHADAS DO PROCESSO CRIATIVO: DO MITO À POÉTICA DA CENA. 1ed.Jundiaí - SP: PACO EDITORIAL, 2014, v. 01, p. 143-161.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NAVARRO, Grácia ; NAVARRO, Grácia Maria . OCEANO ATLÂNTICO. caravana fusca alemanha und brasilien 2009-2010, Braunschweig - DA, p. 53 - 56, 01 jul. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CECCONELLO, P. E. ; NAVARRO, Grácia Maria . TRANSVIADO: no sagrado e no profano o corpo travestido.. In: V Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, 2016, Campinas. Anais do V Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas. Campinas, 2016.

2.
OLIVEIRA, A. N. ; NAVARRO, Grácia Maria . AS VOZES QUE COMPÕEM A ATIVIDADE DISCURSIVA DO ATOR ABORDADAS POR UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA. In: JORNADA DE PESQUISA EM ARTE PPG IA/UNESP 2015 EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2015, São Paulo. AS VOZES QUE COMPÕEM A ATIVIDADE DISCURSIVA DO ATOR ABORDADAS POR UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA. São Paulo - SP: UNESP Instituto de Artes, 2015. p. 1248-1257.

3.
ALY, G. B. C. ; NAVARRO, Grácia Maria . O TEATRO E SUA FUNÇÃO SOCIAL - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ANTÍGONA DE SÓFOCLES E BRECHT E DA CONCEPÇÃO DA FUNÇÃO DO TEATRO EM ARISTÓTELES E BRECHT. In: XXI CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2013, campinas. Caderno de Resumos, 2013.

4.
PEREIRA, T. B. ; NAVARRO, Grácia Maria . IMPROVISAÇÃO E ESPONTANEIDADE - O TREINAMENTO CRIATIVO DE KEITH JOHN STONE E VIOLA SPÓLIN. In: XXI CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2013, Campinas. Caderno de Resumos, 2013.

5.
NAVARRO, Grácia Maria. DA EXPERIÊNCIA, DA MEMÓRIA E DA IMAGINAÇÃO NO TRÂNSITO ENTRE A PESQUISA DE CAMPO E A CENA. In: VII congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, 2013, Porto Alegre. Anais do VII Congresso ABRACE, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARIA NAVARRO, GRACIA; MATTAR MORAES, ARTUR . Entre golpes de máscara e trupés brincadores: Descobertas e meandros entre o jogo cênico popular na Commedia Dell?Arte e no Cavalo-Marinho.. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015.

2.
MARIA NAVARRO, GRACIA; DOMINGOS RIBEIRO, EWERTON . O desdobrar das personagens mascaradas na construção do personagem Figureiro no Cavalo Marinho. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015.

3.
MARIA NAVARRO, GRACIA; DE ASSIS CASTRO LEONI, PAMELA . The enchanted universe and the mysterious existence. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015.

4.
MARIA NAVARRO, GRACIA; BANIN, CAROLINA . Da terra batida ao asfalto: Investigação sobre uma encenação brincante. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. N. ; NAVARRO, Grácia Maria . O desamparo como afeto criativo. In: IX Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2016, Blumenau. O ensino do teatro hoje. Blumenau, 2016. v. 1. p. 34-34.

2.
CECCONELLO, P. E. ; OLIVEIRA, A. ; NAVARRO, Grácia Maria . Grupo Pindorama.. In: III Seminário de Pesquisas Programa de Pós Graduação em Artes da Cena - UNICAMP, 2015, Campinas. Anais do III Seminário de Pesquisas Programa de Pós Graduação em Artes da Cena - UNICAMP. Campinas, 2015.

3.
CECCONELLO, P. E. ; NAVARRO, Grácia Maria . Sobre a escritura dos deuses: Orixás, travestismo e carnavalização como tecedura para a dramaturgia de Zora Seljan.. In: II Encontro Arcanos, 2015, Goiania. Teatro e Magia: Fronteiras da Criação. Goiânia, 2015.

4.
Dinis, Isadora Coimbra ; NAVARRO, Grácia Maria . ?O Culto á Oxum e a Água ? Processo Criativo.. In: XIX Congresso Interno de iniciação Científica, 2011, campinas. ?O Culto á Oxum e a Água ? Processo Criativo., 2011.

5.
Schmitz ; NAVARRO, Grácia Maria . ?O Caboclo ? Em Busca da Teatralidade Ritual da Umbanda". In: XIX Congresso Interno de iniciação Científica, 2011, campinas. ?O Caboclo ? Em Busca da Teatralidade Ritual da Umbanda", 2011.

6.
lopes, B. ; NAVARRO, Grácia Maria . O Ritual do Kwarup e o Jogo Teatral como Instauradores de um Novo Espaço-Tempo.. In: XVII Congresso Interno de Iniciação Científica, 2009, campinas. O Ritual do Kwarup e o Jogo Teatral como Instauradores de um Novo Espaço-Tempo, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, A. ; NAVARRO, Grácia Maria . A tensão entre o sagrado e o fazer teatral: uma reflexão a partir do espetáculo Exus, do Grupo Pindorama.. Urdimento (UDESC), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
NAVARRO, GRÁCIA. DO TERRITÓRIO GEOGRÁFICOE IMAGINÁRIO A UMA DRAMATURGIA DAS RUAS E DAS PRAÇAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SCIALOM, M. ; FABRINI, V. ; CIRIACO, G. ; CAVRELL, H. ; DUFAU, I. ; PEREIRA, S. ; NAVARRO, GRÁCIA . Dramaturgia na Produção do Grupo Pindorama. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NAVARRO, Grácia Maria. DA CORPOREIDADE E DA TEATRALIDADE POPULAR BRASILEIRA AO TEATRO CONTEMPORÂNEO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NAVARRO, Grácia Maria. DA TEATRALIDADE POPULAR BRASILEIRA AO TEATRO CONTEMPORÂNEO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, D. ; NAVARRO, Grácia Maria . Encruzilhadas de uma dança teatral brasileira: f(r)icção arte-vida no processo criativo.. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
NAVARRO, Grácia Maria; Fabrini, Verônica . CORPO FICCIONAL: DA DANÇA BRASILEIRA AO TEATRO CONTEMPORÂNEO 2009 (Tese).

3.
NAVARRO, Grácia Maria; MULLER, R. P. . O TRANSE E O CORPO CÊNICO ? UM ESTUDO PARA A PREPARAÇÃO CORPORAL DO ARTISTA CÊNICO. 2000 (Dissertação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NAVARRO, Grácia Maria. O Descolonialismo na Pesquisa em Artes. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MARTINI, A. ; Fabrini, Verônica ; DAWSEY, J. ; NAVARRO, Grácia Maria . Tradições e rupturas: Caminhos da Sacerdotisa e da Imperatriz. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ACONY, PATRICK. ; BURTON, NEFERTITI. ; DOS SANTOS, INAICYRA FALCÃO ; NAVARRO, Grácia Maria . PERFORMANCE NEGRA: MEDIAÇÕES ENTRE A CULTURA TRADICIONAL E A CRIAÇÃO CÊNICA CONTEMPORÂNEA.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
NAVARRO, Grácia Maria; QUILICI, C. S. ; TAVARES, E. . Cantando Estradas: Encontros com Open Program Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
NAVARRO, Grácia Maria; SANTIAGO, S. . Sidney Santiago: Representação e Representatividade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NAVARRO, Grácia Maria; FABRINI, V. . CORPOREIDADE SELVAGEM. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
NAVARRO, Grácia Maria; LAZZARATTO, M. . 'Construção de Matrizes corporais'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NAVARRO, Grácia Maria. 'Construção de Matrizes corporais'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
NAVARRO, Grácia Maria; LAZZARATTO, M. ; IA, 3. E. G. . O CORTIÇO. 2014. (Manutenção de obra artística/Conservação).

5.
NAVARRO, Grácia Maria; LAZZARATTO, M. ; IA/UNICAMP, 3. E. G. . O CORTIÇO. 2014. (APRESENTAÇÃO DE OBRA ARTISTICA).

6.
NAVARRO, Grácia Maria; LAZZARATTO, M. ; IA/UNICAMP, 3. E. G. . FESTA NA CASA DA RITA. 2014. (APRESENTAÇÃO DE OBRA ARTISTICA).

7.
NAVARRO, Grácia Maria. FESTAS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
NAVARRO, Grácia Maria. Danças Brasileiras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
AZEVEDO, I. B. M. ; OLIVEIRA, A. ; OLIVEIRA, Y. ; SANTANA, I. R. M. L. B. ; NAVARRO, Grácia Maria . Passeio Cantante 2018. 2018. Performática.

2.
LAZZARATTO, M. ; NAVARRO, GRÁCIA ; TEATRO, C. H. . O CORTIÇO no MIS. 2017. Teatral.

3.
LAZZARATTO, M. ; MARIA NAVARRO, GRACIA ; TEATRO, C. H. . O Cortiço Sala Toninhos. 2017. Teatral.

4.
NAVARRO, GRÁCIA; AZEVEDO, I. B. M. ; CECCONELLO, P. E. ; OLIVEIRA, A. ; OLIVEIRA, Y. . Passeio Cantante. 2017. Teatral.

5.
NAVARRO, Grácia Maria; MATTAR, A. ; RIBEIRO, E. ; PAES, P. ; BANIN, C. . Na Risca do Facão (Sem CNH não vai ao Show do Pablo) na Rua!. 2016. Teatral.

6.
NAVARRO, Grácia Maria; MATTAR, A. ; RIBEIRO, E. ; PAES, P. . Na Risca do Facão (Sem CNH não vai ao Show do Pablo). 2016. Teatral.

7.
NAVARRO, Grácia ; MATTAR, A. ; RIBEIRO, E. ; PAES, P. ; BANIN, C. ; NAVARRO, Grácia Maria . Na Risca do Facão (sem CNH não vai ao show do Pablo). 2016. Teatral.

8.
GUERRA, R. ; NALDI, A. ; AGALENA, H. ; MELLO, J. G. ; RODRIGUES, V. ; NAVARRO, Grácia Maria . O Bebe de Tarlatana Rosa. 2016. Teatral.

9.
ALEXANDRE SOBRINHO, G. ; NAVARRO, Grácia Maria ; OLIVEIRA, A. . DOCUMENTÁRIO DIÁRIO DE EXUS. 2015. Audiovisual.

10.
NAVARRO, Grácia Maria; FABRINI, V. ; SILVA, R. I. ; AGUILAR, G. M. . Sobre Mandingas e Marias. Temporada Apresentações UNICAMP. 2015. Teatral.

11.
NAVARRO, Grácia Maria; FABRINI, V. ; SILVA, R. I. . Sobre Mandingas e Marias. Teatro Castro Mendes. Campinas. SP. 2015. Teatral.

12.
NAVARRO, Grácia ; MATTAR, A. ; RIBEIRO, E. ; PAES, P. ; BANIN, C. ; NAVARRO, Grácia Maria . Na Risca do Facão (sem CNH não vai ao show do Pablo). 2015. Teatral.

13.
COSTA, D. ; NAVARRO, Grácia Maria . Ô DE CASA? Ô DE FORA! OU A HISTÓRIA DO HOMEM QUE PEDIU UMA FOLIA À POMBA GIRA CIGANA. 2014. Teatral.

14.
NAVARRO, Grácia Maria; LAZZARATTO, M. ; FABRINI, V. ; MARTINS, W. . O Cortiço. 2014. Teatral.

15.
NAVARRO, Grácia Maria; LAZZARATTO, M. ; FABRINI, V. ; MARTINS, W. . O Cortiço. 2014. Teatral.

16.
MARIA NAVARRO, GRACIA; TREZENCENA, C. . Anjo Negro e Sortilégio. Encenação a partir das peças de Nelson Rodrigues e Abdias Nascimento.. 2014. Performática.

17.
NAVARRO, Grácia Maria; LAZZARATTO, M. ; FABRINI, V. ; MARTINS, W. . Intervenções Artísticas do Intercâmbio Artístico Cultural Brasil - Portugal. 2014. Outra.

18.
LAZZARATTO, M. ; NAVARRO, Grácia Maria ; TEATRO, C. H. ; URIARTE, L. ; MARTINS, W. ; FABRINI, V. . O CORTIÇO. 2013. Teatral.

19.
Honesta Cia de Teatro ; Fabrini, Verônica ; NAVARRO, Grácia Maria . Antígona. 2012. Teatral.

20.
LAZZARATTO, M. ; Cia Elevador Panorâmico de Teatro ; NAVARRO, Grácia Maria . EU ESTAVA EM MINHA CASA E ESPERAVA QUE A CHUVA CHEGASSE. 2010. Teatral.

21.
TRECHO, GRUPO ; Fabrini, Verônica ; CARREIRA, A. ; NAVARRO, Grácia Maria . Contos de Lua no Chão. 2009. Teatral.

22.
PAVANELLI, N. ; NAVARRO, Grácia Maria ; MOVIMENTO, G. N. D. . VIVA MALASARTES. 2008. Teatral.

23.
ICHIMARU, Diane ; NAVARRO, Grácia Maria . Beneditas. 2008. Teatral.

24.
ICHIMARU, Diane ; NAVARRO, Grácia Maria . beneditas. 2008. Teatral.

25.
TRECHO, GRUPO ; NAVARRO, Grácia Maria . SAPATO SUJO NA SOLEIRA DA PORTA. 2008. Teatral.

26.
Cia Elevador Panorâmico de Teatro ; LAZZARATTO, M. ; Miriam Mehler ; NAVARRO, Grácia Maria ; Grácia Navarro . EU ESTAVA EM MINHA CASA E ESPERAVA QUE A CHUVA CHEGASSE. 2007. Teatral.

27.
NAVARRO, Grácia Maria; Miorim, Amanda. ; Cechinne, Clara. ; Licursi, Fabrício ; Biasoli, Larissa ; Antêsia, Miguel ; Brandeburgo, Thais . LINHAS DE RUMO. A VIAGEM DO HERÓI.. 2006. Teatral.

Música
1.
NAVARRO, Grácia Maria. Mandioca. 2010. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
NAVARRO, GRÁCIA; AZEVEDO, I. B. M. ; MARTINI, A. ; Gallep, Cristiano ; ZAI, J. M. . BerraVaca. 2018 (Bloco Carnavalesco).

2.
NAVARRO, GRÁCIA; AZEVEDO, I. B. M. ; VICTOR, Fabiana ; Gallep, Cristiano ; MARTINI, A. ; FE, C. M. . BerraVaca. 2017 (cultural).

3.
Academia de Palhaços ; NAVARRO, Grácia Maria . PROJETO RODANTE APRENDENDO COM O CIRCO. 2010 (Oficinas Culturais de extensão Universitária).

4.
Azevedo, Ináciop Brito Moreira de ; Gallep, Cristiano ; FE, K. M. ; Macário, Paula ; Milena Milena ; MONTANARI, I. ; NAVARRO, Grácia Maria ; VICTOR, Fabiana . berraVaca. 2009 (intervenção carnavalesca).

5.
Azevedo, Ináciop Brito Moreira de ; Milena Milena ; Gallep, Cristiano ; Macário, Paula ; MONTANARI, I. ; NAVARRO, Grácia Maria ; VICTOR, Fabiana . Berravaca. 2008 (Intervenção Carnavalesca).

6.
Azevedo, Ináciop Brito Moreira de ; MONTANARI, I. ; Gallep, Cristiano ; Milena Milena ; NAVARRO, Grácia Maria ; VICTOR, Fabiana ; Macário, Paula ; FE, K. M. . berraVaca. 2007 (Intervenção Carnavalesca).

7.
NAVARRO, Grácia Maria; Azevedo, Ináciop Brito Moreira de ; Gallep, Cristiano . BERRAVACA. 2006 (CORTEJO CARNAVALESCO).

8.
NAVARRO, Grácia Maria; Miorim, Amanda. ; Cechinne, Clara. ; Licursi, Fabrício ; Biasoli, Larissa ; Antêsia, Miguel ; Brandeburgo, Thais . LINHAS DE RUMO A VIAGEM DO HERÓI. 2005 (ESPETÁCULO CÊNICO).

9.
NAVARRO, Grácia Maria; Mallet, Roberto Peixoto ; Caos Cia de Teatro . DECAMERON. 2005 (Projeto Integrado de Crição Cênica).

10.
NAVARRO, Grácia Maria; Yagyu, Alice Kiyomi ; Caos Cia de Teatro . QIO-GUEM?!. 2005 (Projeto Integrado de Criação Cênica).

11.
NAVARRO, Grácia Maria; Lazzarato, Marcelo Ramos. ; Apnéia Companhia de teatro . INTERSECÇÕES. 2005 (Projeto Integrado de Criação Cênica).

12.
NAVARRO, Grácia Maria; Monteiro, Luiz Rodrigues. ; Caos Cia de Teatro . CARAVANA VIRAMUNDO. 2004 (Exercício Cênico).

13.
NAVARRO, Grácia Maria; Fabrini, Verônica ; Apnéia Companhia de teatro . CATLÉIA. 2004 (Projeto Integrado de Criação Cênica).

14.
NAVARRO, Grácia Maria; Almeida, Márcio Aurélio ; Les commédiens tropical . GALVEZ IMPERADOR DO ACRE. 2004 (Projeto Integrado de Criação Cênica).

15.
NAVARRO, Grácia Maria; CARVALHO, Tião . O SONHO DO BARÃO. 2003 (CORTEJO CÊNICO).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NEVES, L.; COTA, L. G. S.; NAVARRO, Grácia Maria. Participação em banca de EMERSON DE PAULA SILVA. Ó TEXTO DO NEGRO OU O NEGRO NO TEXTO: O TEATRO NEGRO COMO FONTE DE MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRO BRASILEIRA. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

2.
BIANCALANA, G. R.; STUMM, R. L.; NAVARRO, Grácia Maria. Participação em banca de ALESSANDRA CAMARGO LONDERO. OS PROCESSOS CRIATIVOS NA ARTE DA PERFORMANCE: ARTISTAS VISUAIS E ARTISTAS DA CENA. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
NAVARRO, Grácia Maria; FABRINI, V.; VILELA, L. F.. Participação em banca de DANIEL SANTOS COSTA. ENCRUZILHADAS DO CORPO EM PROCESSO: F(R)ICÇÃO ARTE-VIDA NA CRIAÇÃO DE UMA DANÇA TEATRO BRASILEIRA. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Teses de doutorado
1.
COLLA, A. C.; KOPELMAN, I.; NAVARRO, GRÁCIA. Participação em banca de luciana mitkiewics de souza. Habitar a Imagem e Provocar a Matéria. 2018. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Artes Cênicas) - Instituto de Artes UNICAMP.

2.
NAVARRO, Grácia Maria. Participação em banca de Janko Navarro Salas. ?Da voz a composição: uma busca de técnica pessoal e cênica de ator?. 2012. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SOARES, M. V.; NAVARRO, Grácia Maria. Participação em banca de Kátia AGG. ?Máscara Corporal: estudo sobre o uso da máscara na dança?. 2012. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
ZIMMERMANN, E.; NAVARRO, Grácia Maria. Participação em banca de Daniela Gatti. ?Sade na dança: um processo artístico em redes de saberes.. 2011. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Lopes, Sara; NAVARRO, Grácia Maria; LOBO, E.; ALENCAR, C. A. P.; HARTMANN, L.. Participação em banca de Gisela Reis Biancalana. Corpos em Performance. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
ZIMMERMANN, E.; GUIMARAES, M. C. A.; PASSOS, J. C.; CAVRELL, H.; NAVARRO, GRÁCIA. Participação em banca de Ségio Bruck de Moraes. Die Sprache des Tanzes, estudo e tradução. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Unicamp.

2.
SANTANA, M. A.; OKAMOTO, E.; NAVARRO, Grácia Maria. Participação em banca de Rafael Luiz Marques Ary. "Dramaturgia Colaborativa: Procedimentos de Criação e Formação". 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Qualificações de Mestrado
1.
KOUDELA, I. D.; GAMA, J. C. M.; OLIVEIA, S. S. P.; NAVARRO, GRÁCIA; RIZZI, M. C. S. L.. Participação em banca de LUCAS GONZAGA ROSA. ALEGORIAS PANTAGRUÉLICAS ? A ENCENAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CAC) - ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

2.
NAVARRO, GRÁCIA; GERALDI, S. M.; JESUS, A. N.. Participação em banca de INACIA RITA MARIA LARISSA BARROS DE SANTANA. LUA CAMBARÁ, UMA ASSOMBRAÇÃO BRASILEIRA.. 2018 - Instituto de Artes UNICAMP.

3.
NAVARRO, G.; FABRINI, V.; ALEXANDRE SOBRINHO, G.; NAVARRO, GRÁCIA. Participação em banca de René Batista Mota Guerra. Transcênica: os saberes da "Pista" para uma poética da cena. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Unicamp.

4.
SANTANA, M. A.; FABRINI, V.; NAVARRO, Grácia Maria. Participação em banca de Lidieth Yorleni Alpizar Barquero. "A função do ator e do diretor no processo colaborativo: experiências de criação nas artes cênicas na Costa Rica". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Unicamp.

5.
NAVARRO, Grácia; QUILICI, C. S.; GERALDI, S. M.; NAVARRO, Grácia Maria. Participação em banca de Julia Giannetti. A dança marginal de Maria Esther Stockler: Um dança imagético. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

6.
NEVES, L.; NAVARRO, Grácia Maria; Kopelman, Isa. Participação em banca de EMERSON DE PAULA SILVA. O TEXTO DO NEGRO OU O NEGRO NO TEXTO: O TEATRO NEGRO COMO FONTE DE MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

7.
NAVARRO, Grácia Maria; MOURA, R. A.; VILELA, L. F.. Participação em banca de Daniel Costa. Tessituras de um Processo Criativo em Dança; o suporte autobiográfico na criação da cena contemporânea.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HASHIMOTO, F.; GATTI, D.; NEVES, L.; OKAMOTO, E.; NAVARRO, G.; NAVARRO, G.; MARIA NAVARRO, GRACIA. Desfile das Escolas de Samba de São Paulo 2017. 2017. Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

2.
MARIA NAVARRO, GRACIA; KOPELMAN, I.; MARTINS, W.; NEVES, L.; Mallet, Roberto Peixoto; SANTANA, M. A.; ONOFRI, M.. Prova de Aptidão Vestibular UNICAMP. 2017. Departamento de Artes Cênicas - IA Unicamp.

3.
SALLES, N.; MACHADO, L.; NAVARRO, Grácia; NAVARRO, Grácia Maria. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR NA CLASSE ?A? EDITAL No 009/2015. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
SANTANA, M. A.; Kopelman, Isa; LAZZARATTO, M.; Mallet, Roberto Peixoto; FABRINI, V.; OKAMOTO, E.; NEVES, L.; MARTINS, W.; NAVARRO, Grácia Maria. VESTIBULAR ARTES CÊNICAS PROVA DE APTIDÃO. 2015. Instituto de Artes - UNICAMP.

5.
NAVARRO, Grácia Maria; NEVES, L.; OKAMOTO, E.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo de provas e títulos para preenchimento de uma função de professor associado, categoria MA-II, nível D, da carreira de Magistério Artístico, na área de práticas interpretativas, nas disciplinas AC112 Técnicas Circenses I e AC 212 Técnicas Circenses II.. 2015. Departamento de Artes Cênicas - IA Unicamp.

6.
Fabrini, Verônica; Mallet, Roberto Peixoto; Santana, Mario; Kopelman, Isa; Cardoso, Heloisa; Tadeu, Márcio; NEVES, L.; NAVARRO, Grácia Maria. Prova de aptidão. 2011. Instituto de Artes - UNICAMP.

Outras participações
1.
Kopelman, Isa; FABRINI, V.; Santana, Mario; CAVRELL, H.; BARUCO, M.; NAVARRO, Grácia Maria. Seleção Pós Graduação Programa Artes da Cena Banca de Poéticas da Cena. 2016.

2.
NAVARRO, Grácia Maria. VI ADAPP EM MOVIMENTO. 2014. Universidade do Oeste Paulista.

3.
Cardoso, Heloisa; Fabrini, Verônica; Kopelman, Isa; Lazzarato, Marcelo Ramos.; Mallet, Roberto Peixoto; NAVARRO, Grácia Maria; Santana, Mario; NEVES, L.; Yagyu, Alice Kiyomi. Prova de Aptidão - Vestibular Artes Cênicas. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

4.
Lazzarato, Marcelo Ramos.; Tadeu, Márcio; Mallet, Roberto Peixoto; Cardoso, Heloisa; NAVARRO, Grácia Maria; Santana, Mario; Yagyu, Alice Kiyomi; Fabrini, Verônica. Prova de Aptidão Vestibular Artes Cênicas - UNICAMP. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

5.
Santana, Mario; Cardoso, Heloisa; Fabrini, Verônica; Mallet, Roberto Peixoto; NAVARRO, Grácia Maria; LAZZARATTO, M.. VESTIBULAR UNICAMP. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

6.
LAZZARATTO, M.; Yagyu, Alice Kiyomi; Mallet, Roberto Peixoto; Tadeu, Márcio; Santana, Mario; NAVARRO, Grácia Maria. VESTIBULAR UNICAMP. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

7.
Lopes, Sara; Cardoso, Heloisa; Tadeu, Márcio; Lazzarato, Marcelo Ramos.; NAVARRO, Grácia Maria; Yagyu, Alice Kiyomi; Mallet, Roberto Peixoto; Kopelman, Isa; Santana, Mario. Vestibular Artes Cênicas. 2006. Instituto de Artes - UNICAMP.

8.
Lopes, Sara; Cardoso, Heloisa; Tadeu, Márcio; Lazzarato, Marcelo Ramos.; Pajares, Vania; Yagyu, Alice Kiyomi; NAVARRO, Grácia Maria; Mallet, Roberto Peixoto. Vestibular Artes Cênicas. 2005. Instituto de Artes - UNICAMP.

9.
Brito, Rubens Jo´se Souza; Cardoso, Heloisa; Tadeu, Márcio; Lazzarato, Marcelo Ramos.; Pajares, Vania; Yagyu, Alice Kiyomi; NAVARRO, Grácia Maria; Mallet, Roberto Peixoto. Vestibular Artes Cênicas. 2004. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2O. Seminário, Corpo, Cena e Afroepistemologias.Afroepistemologias na Cena Contemporãnea. 2018. (Seminário).

2.
ABRACE 20 anos Celebrando a Diversidade. Do territorio geográfico e imaginário a uma dramaturgia das ruas e das praças.. 2018. (Congresso).

3.
VI Congresso Internacional de Arte Educação. http://congressoarteeducacao.sescpe.com.br/. 2018. (Congresso).

4.
XIV Feverestival/Festival Internacional de Campinas.Pré estréia do Filme A Mulher da Casa do Arco Iris. Direção e Roteiro: Gilberto Alexandre Sobrinho Co-direção e Pesquisa: Gracia Navarro.. 2018. (Outra).

5.
Cultura Popular e Resistência Aluno Artista SAE UNICAMP.Cultura Popular e Resistência. 2017. (Encontro).

6.
V Seminário PPGADC IA UNICAMP.Das Poéticas Daqui. 2017. (Seminário).

7.
http://seminarioppgadc.wix.com/seminarioppgadc.O Descolonialismo na Pesquisa em Artes. 2016. (Seminário).

8.
https://encontrosarcanos.org/.Tradições e Rupturas: caminhos da sacerdotisa e da imperatriz. 2016. (Encontro).

9.
COLOQUIO INTERNACIONAL: O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS. NA ENCRUZA. 2015. (Congresso).

10.
Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias.Carnaval Brasileiro: do legado colonial à pluralidade de linguagens na contemporaneidade brasileira - o caso do Bloco BerraVaca!. 2015. (Encontro).

11.
I Encontro de Dança 30 anos.Trajetória: da formação em Dança (1990) ao Curso de Artes Cênicas. 2015. (Encontro).

12.
III Seminário de Pós Graduação Artes da Cena.O Grupo de Estudos PINDORAMA. 2015. (Seminário).

13.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Entre golpes de máscara e trupés brincadores: Descobertas e meandros entre o jogo cênico popular na Commedia Dell?Arte e no Cavalo-Marinho. 2015. (Congresso).

14.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. The enchanted universe and the mysterious existence. 2015. (Congresso).

15.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. O desdobrar das personagens mascaradas na construção do personagem Figureiro no Cavalo Marinho. 2015. (Congresso).

16.
XXIII Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Da terra batida ao asfalto: Investigação sobre uma encenação brincante. 2015. (Congresso).

17.
23 FESTIVAL DE CURITIBA MOSTRA FRINGE.O CORTIÇO (APRESENTAÇÃO TEATRAL EM FESTIVAL). 2014. (Outra).

18.
FEVERESTIVAL.O Cortiço (Apresentação Teatral em Festival). 2014. (Outra).

19.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE PROCESSOS CRIATIVOS EM TEATRO E CINEMA.Debate sobre o processo investigativo da peça EXUS e do processo criativo do Documentário Diário de EXUS. 2014. (Seminário).

20.
FESTIVAL ARTEUNIVERCIDADE.O CORTIÇO (apresentação Teatral em Festival). 2013. (Outra).

21.
VII Reunião Científica da ABRACE. Exu: Da investigação da teatralidade na oralidade popular brasileira à tecedura dramatúrgica contemporânea.. 2013. (Congresso).

22.
XIX FEIA FESTIVAL DO INSTITUTO DE ARTES.O Cortiço (Apresentação Teatral). 2013. (Outra).

23.
II MOSTRA UNIVERSITÁRIA DO ESPAÇO ELEVADOR ? Teatro Espaço Elevador.ANTÍGONA - Cia Honesta Direção Verônica Fabrini - Preparação Corporal Grácia Navarro. 2012. (Outra).

24.
MOSTRA PRIMEIRO SINAL.Antígona. 2012. (Outra).

25.
VII Congresso da Associação Brasileira de pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE. ?Da experiência, da memória e da imaginação no trânsito entre a pesquisa de campo e a cena?. 2012. (Congresso).

26.
Carawane fusca.Carawane Fusca - encontro de discussão sobre intervenções -. 2010. (Encontro).

27.
Carawene Fusca.Mandioca. 2010. (Outra).

28.
CORPO FICCIONAL.CORPO FICCIONAL. 2005. (Oficina).

29.
FEIA - Festival do Instituto de Artes.Danças Brasileiras. 2004. (Oficina).

30.
I Congresso de Performance e Política das Américas. Congresso de Performance e Política das Américas.. 2000. (Congresso).

31.
Encontro com o Folclore e a Cultura Popular.Encontro entre grupos de Danças Brasileiras Tradicionais. 1999. (Encontro).

32.
Fórum da Nova Cena.As Artes Cênicas na Atualidade. 1998. (Seminário).

33.
I Encontro interno de Pesquisa e Multimeios.Encontro de pesquisadoresde Artes e Multimeios. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fabrini, Verônica ; LYRA, L. ; NUNES, A. ; NAVARRO, Grácia Maria . III Encontro Arcanos. 2016. (Congresso).

2.
NAVARRO, Grácia Maria; HASHIMOTO, F. ; OLIVEIRA, A. C. ; GATTI, D. ; NOLF, A. ; SPINA, R. ; OKAMOTO, E. ; CARVALHO, N. ; TINE, P. ; VALLE, M. ; TELLES, P. . I Mostra Unificada do Instituto de Artes. 2015. (Festival).

3.
NAVARRO, Grácia Maria; BARUCO, M. . Lançamento do livro. 2015. (Outro).

4.
NAVARRO, Grácia Maria. Lançamento documentário. 2015. (Outro).

5.
NAVARRO, Grácia Maria; ALEXANDRE SOBRINHO, G. ; Kopelman, Isa ; FABRINI, V. ; OLIVEIRA, A. . SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE PROCESSOS CRIATIVO EM TEATRO E CINEMA. 2014. (Congresso).

6.
NAVARRO, Grácia Maria. Mostra de Projetos Integrados de Criação Cênica - 25 anos de curso. 2011. (Festival).

7.
NAVARRO, Grácia Maria. Mostra de Projetos Integrados de Criação Cênica. 2010. (Festival).

8.
Monteiro, Luiz Rodrigues. ; NAVARRO, Grácia Maria . I ciclo de estudos sobre circo. 2008. (Outro).

9.
Monteiro, Luiz Rodrigues. ; NAVARRO, Grácia Maria . UPA Universidade Pública Aberta Artes Cênicas. 2008. (Outro).

10.
Monteiro, Luiz Rodrigues. ; NAVARRO, Grácia Maria . UPA Universidade Pública Aberta Artes Cênicas. 2007. (Outro).

11.
Monteiro, Luiz Rodrigues. ; NAVARRO, Grácia Maria . UPA Universidade Pública Aberta Artes Cênicas. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana. LUA CAMBARÁ: UMA POÉTICA DE RESISTÊNCIA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ysmaille Oliveira. FESTAS DE SANTOS NA AMAZÔNIA: AS POÉTICAS DO ENCANTADO RITUALIZADA NA LINGUAGEM CÊNICA.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Unicamp. (Orientador).

2.
Aline Nunes de Oliveira. O trabalho sobre si e a busca pela polifonia discursiva da atriz por meio do estudo cênico da figura materna. Início: 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Eder Antonio de Souza Arantes. QUANDO O FOGO CAI?: GLOSSOLALIA, ADORAÇÃOESPONTÂNEA E OUTROS ELEMENTOS DA PERFORMATIVIDADE PENTECOSTAL COMO MOTES DE CRIAÇÃO CÊNICA. Início: 2017 - Departamento de Artes Cênicas - IA Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Alessandro Oliveira. Aldeia Urbana. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto de Artes Unicamp. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luiz René Batista Guerra Mota. TEATRALIDADE TRAVESTI: DA MARGEM AO CENTRO DA CENA CINEMATOGRÁFICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Unicamp, . Orientador: Grácia Maria Navarro.

2.
Paulo Eduardo Cecconello. Da Dramaturgia de Zora Seljan a YABADÉ: a travestilidade Sagrada e Profana como tensão criativa.. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Grácia Maria Navarro.

3.
Paulo Eduardo Cecconello. ¬SOBRE A ESCRITA DOS DEUSES: A DANÇA DOS ORIXÁS COMO TECEDURA PARA ANALISE DA DRAMATURGIA DE ZORA SELJAN. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Grácia Maria Navarro.

4.
DANIEL SANTOS COSTA. ENCRUZILHADAS DO CORPO (em) PROCESSO: F(R)ICÇÃO ARTE-VIDA NA CRIAÇÃO DE UMA DANÇA TEATRO BRASILEIRA. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Grácia Maria Navarro.

5.
Daniel Costa. ?Tessituras de um processo criativo em dança: o suporte autobiográfico na criação da cena coreográfica contemporânea?. 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Grácia Maria Navarro.

6.
Julia Giannetti. ?A imaginação simbólica no corpo: a dança marginal de Maria Esther Stockler?. 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Grácia Maria Navarro.

7.
Carolina Romano. O gestual humano e o barroco mineiro: uma ótica de François Delsarte. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes - UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Grácia Maria Navarro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carolina Nóbrega, Luciano Mendes, Nádia Recioli, Suellen Lea. SAPATO SUJO NA SOLEIRA DA PORTA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Instituto de Artes - UNICAMP. Orientador: Grácia Maria Navarro.

2.
Ana Terra Morena, Ana Carolina Monzon, Leonel Carneiro. ANTIGONE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Grácia Maria Navarro.

Iniciação científica
1.
Eder Antonio Souza Arantes. Quando o fogo cai: glossolalia adoração espontânea e outros elementos da performatividade pentecostal como motes de criação cênica.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Departamento de Artes Cênicas - IA Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grácia Maria Navarro.

2.
Eder Antonio de Souza Arantes. A Mito Poética Iorubana: Canções rituais enquanto elementos disparadores de um processo criativo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Instituto de Artes Unicamp. Orientador: Grácia Maria Navarro.

3.
Artur Mattar. Entre golpes de máscara e trupés brincadores: Descobertas e meandros entre o jogo cênico popular na Commedia Dell?Arte e no Cavalo-Marinho. 2015. Iniciação Científica - Departamento de Artes Cênicas - IA Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grácia Maria Navarro.

4.
Ewerton Ribeiro. O desdobrar das personagens mascaradas na construção do personagem Figureiro no Cavalo Marinho. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grácia Maria Navarro.

5.
Carolina Banin. Da terra batida ao asfalto: Investigação sobre uma encenação brincante. 2015. Iniciação Científica - Núcleo de Pesquisas Teatrais da Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grácia Maria Navarro.

6.
Pamela de Assis Castro Leoni. The enchanted universe and the mysterious existence. 2015. Iniciação Científica - UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grácia Maria Navarro.

7.
Talitha Borges Pereira. IMPROVISAÇÃO E ESPONTANEIDADE: O TREINAMENTO CRIATIVO DE VIOLA SPOLIN E KEITH JOHNSTONE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Grácia Maria Navarro.

8.
Gabriella Bellintani da Costa Aly. O TEATRO E SUA FUNÇÃO SOCIAL ? UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ANTÍGONA DE SÓFOCLES E BRECHT E DA CONCEPÇÃO DA FUNÇÃO DO TEATRO E ARISTÓTELES E BRECHT. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Grácia Maria Navarro.

9.
Talitha Borges. IMPROVISAÇÃO E ESPONTANEIDADE: O TREINAMENTO CRIATIVO DE VIOLA SPOLIN E KEITH JOHNSTONE.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - UNICAMP, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Grácia Maria Navarro.

10.
Gabriela Ally. O TEATRO E SUA FUNÇÃO SOCIAL ? UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ANTÍGONA DE SÓFOCLES E BRECHT E DA CONCEPÇÃO DA FUNÇÃO DO TEATRO E ARISTÓTELES E BRECHT. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Grácia Maria Navarro.

11.
Isadora Coimbra Dinis. ?O Culto á Oxum e a Água ? Processo Criativo.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Instituto de Artes - UNICAMP, UNICAMP. Orientador: Grácia Maria Navarro.

12.
Amanda Justamante Händel Schmitz. ?O Caboclo ? Em Busca da Teatralidade Ritual da Umbanda". 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Instituto de Artes - UNICAMP, UNICAMP. Orientador: Grácia Maria Navarro.

13.
Ricardo Ikier da Silva. A PEDAGOGIA DA MÁSCARA E A MÁSCARA POPULAR: CAMINHOS PARA A CRIAÇÃO CÊNICA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Grácia Maria Navarro.

14.
Bruna Lopes. O ritual do kwarup e o jogo teatral como instauradores de um novo espaço-tempo. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Grácia Maria Navarro.

15.
Carolina Nóbrega. O REINADO DO MARACATÚ. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grácia Maria Navarro.

16.
Clara Bomfin Cecchini. Entre o Campo e o Campus - A Criação Cênica como Síntese da Experiência. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Instituto de Artes - UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grácia Maria Navarro.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NAVARRO, Grácia Maria;MARIA NAVARRO, GRACIA;NAVARRO, GRÁCIA2012NAVARRO, Grácia Maria. DO ORIXÁ AO MITO: UMA EXPERIÊNCIA EM COMPOSIÇÃO CÊNICA. Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, v. 02, p. 54, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:31:01