Irenilza Oliveira e Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3870941827851593
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Possui graduação em Língua Estrangeira (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência nas áreas de Ensino de Língua Inglesa, Ensino de Língua Portuguesa e Lingüística, com ênfase em sintaxe. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irenilza Oliveira e Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, I. O. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XIV.
Av. Dep. Luís Eduardo Magalhães, s/n
Jaqueira
48730-000 - Conceicao do Coite, BA - Brasil
Telefone: (75) 32621077
Fax: (75) 32621077
URL da Homepage: http://www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2009
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: ?They are really tough, but also middle, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Jairo Morais Nunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sintaxe Gerativa; Minimalismo; tough constructions; movimento tough; voz média; Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sintaxe.
1997 - 1999
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira: o movimento do verbo,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Mary Aizawa Kato.
Bolsista do(a): Plano de Ajuda de Custo Uneb, PAC/ UNEB, Brasil.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem; Aquisição de língua estrangeira; Movimento do verbo; Advérbios.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1991
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Língua Estrangeira.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria (Letras-Português), Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Colegiado (Letras-Inglês), Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2006 - Atual
Ensino, Curso de Especialização em Lingüística, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gramática: a sintaxe do português
4/1994 - Atual
Ensino, Letras/ Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa
Língua Inglesa
Literatura Norte-Americana
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
4/1994 - Atual
Ensino, Letras/ Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Literatura Norte-Americana
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa
01/2001 - 12/2002
Direção e administração, Departamento de Educação - Campus XIV, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2001 - 02/2001
Ensino, Espec. em Ling. Aplicada à Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução à Sintaxe
9/1997 - 12/1997
Ensino, Letras/ Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
4/1997 - 9/1997
Direção e administração, Departamento de Educação, Campus XIV.

Cargo ou função
Vice-Diretora.
4/1997 - 4/1997
Direção e administração, Departamento de Educação, Campus XIV.

Cargo ou função
Diretora (em exercício).
3/1996 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação, Departamento de Educação.

Atividade realizada
Representante de Língua Inglesa no Colegiado de Letras.
9/1994 - 12/1994
Extensão universitária , Departamento de Educação, Campus XIV.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão de Língua Inglesa.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

8/1995 - 8/1996
Ensino, Letras Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Consultoria Técnica Ltda, CONSULTEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/1998 - 11/1998
Outras atividades técnico-científicas , Consultoria Técnica Ltda, Consultoria Técnica Ltda.

Atividade realizada
Consultora/ Docente do Programa de Formação Continuada para Professores de quinta à oitava série da Rede Municipal de Salvador.

Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão, FAPEX, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

5/1996 - 2/1997
Extensão universitária , Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Professor de Língua Inglesa do Núcleo de Extensão do Instituto de Letras da UFba..

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Outro



Projetos de pesquisa


2006 - 2011
Sintaxe Gerativa do Português Brasileiro na Entrada do Século XXI: Minimalismo e Interfaces
Descrição: Inserindo-se dentro da perspectiva teórica do Programa Minimalista (Chomsky 1995, 2000, 2001, 2004, 2005a, 2005b), este projeto pretende investigar o mapeamento entre o componente sintático e os componentes morfológico, fonológico e semântico tendo por base empírica propriedades sintáticas do português brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2017 - Atual
Proficiência no uso da língua inglesa por estudantes do Curso de Letras-Inglês do DEDC XIV - UNEB e aperfeiçoamento de desempenho didático-metodológico no ensino desta língua estrangeira
Descrição: Promoção de estágio de intercâmbio de 1 (um) estudante do Curso de Letras com Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas do DEDC XIV da Universidade do Estado da Bahia no Departamento de Língua Inglesa e Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas e Estudos Interdisciplinares da Southern University..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Irenilza Oliveira e Oliveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Sintaxe.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Aquisição da Linguagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Aquisição de Língua Estrangeira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, I. O. E.2010OLIVEIRA, I. O. E.. Sobre as construções com tough movement do Inglês. Estudos da Língua(gem) (Impresso), v. 8, p. 105-132, 2010.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.2006OLIVEIRA, I. O. E.. Os advérbios no português brasileiro: para uma distinção sintático-semântica entre os advérbios modificadores de constituintes e os advérbios modalizadores de sentença. Revista BR 101, v. 1, p. 1-16, 2006.

3.
OLIVEIRA, I. O. E.2002OLIVEIRA, I. O. E.. Um estudo preliminar sobre os advérbios predicativos no português brasileiro com base no programa minimalista.. Estudos Lingüísticos (São Paulo), Marília-SP, 2002.

4.
OLIVEIRA, I. O. E.2001OLIVEIRA, I. O. E.. A aquisição do sintagma flexional do português brasileiro.. Letras de Hoje, PUCRS / Porto Alegre-RS, v. 125, p. 675-681, 2001.

5.
OLIVEIRA, I. O. E.2000OLIVEIRA, I. O. E.. Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira: o movimento do verbo. Sínteses (UNICAMP), IEL-UNICAMP / Campina-SP, v. 5, p. 321-340, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. Cadernos de Língua Inglesa. Salvador: Secretaria de Educação do Município/ CONSULTEC, 1998. v. 04.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, I. O. E.; CRUZ, L. T. . QUESTÕES IDENTITÁRIAS, AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS EM CONTEXTO DE IMERSÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS. In: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante; Márcio Martins Leitão; Paulo Vinicius Ávila Nóbrega; Gitanna Brito Bezerra; Thalita Maria Lucindo Aureliano; Giorvan Ânderson dos Santos Alves. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística: multimodalidade, interacionismo e patologias da linguagem. 1ed.João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2016, v. 2, p. 54-69.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.. Notas sobre a aquisição do sintagma flexional do português brasileiro: uma visão continuista. In: Ataliba T. de Castilho; Maria Aparecida Torres Morais; Ruth E. Vasconcellos Lopes; Sônia Maria Lazzarini Cyrino. (Org.). Descrição, história e aquisição do português brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2007, v. , p. 649-660.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, I. O. E. . Abordagem de classes de palavras no livro didático: contribuições da Linguística para um ensino produtivo de Língua Portuguesa. In: Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o Ensino de Língua e de Literatura na atualidade, 2016, São Luís. Anais do Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o ensino de língua e de literatura na atualidade. São Luís: EDUFMA, 2016.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.. Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas: estudo de caso. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. Anais do IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Goiânia: FUNAPE, 2013. p. 01-2759.

3.
OLIVEIRA, I. O. E.. Um estudo preliminar sobre os advérbios predicativos no português brasileiro com base no programa minimalista. In: XLIX Seminário do GEL - Programação e Resumos, 2001, Marília. XLIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. São Paulo, mai. 2001., 2001.

4.
OLIVEIRA, I. O. E.. A aquisição do sintagma flexional do português brasileiro. In: 5o. Encontro Nacional sobre aquisição da linguagem/ 1o. encontro internacional sobre aquisição da linguagem, 2001, Porto Alegre. Letras de Hoje, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, I. O. E. . Abordagem de classes de palavras no livro didático: contribuições da Linguística para um ensino produtivo de Língua Portuguesa. In: Encontro Nacional de Ensino e Línguagem: pensando o Ensino de Língua e de Literatura na atualidade, 2016, São Luís. Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o ensino de língua e de literatura na atualidade - Cadernos de Resumos. São Luís: EDUFMA, 2016.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.; CRUZ, L. T. . Questões identitárias, aquisição de línguas em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas. In: IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem (ENAL) / III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem (EIAL), 2013, João Pessoa. Caderno de Resumos do IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem (ENAL) / III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem (EIAL), 2013.

3.
OLIVEIRA, I. O. E.. Dois tipos de construções com predicado DIFÍCIL do inglês. In: 56o. Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto. Caderno de resumos do 56o. Seminário do GEL, 2008.

4.
OLIVEIRA, I. O. E.. Uma análise minimalista para as construções com tough-movement. In: 53º Seminários do GEL, 2005, São Carlos - SP. Resumos do 53º Seminário do GEL, 2005. p. 459-459.

5.
OLIVEIRA, I. O. E.. Um estudo preliminar sobre os advérbios predicativos no português brasileiro com base no programa minimalista. In: XLIX Seminário do GEL - Programação e Resumo, 2001, Marília. XLIX Seminário do GEL, 2001. p. 78-78.

6.
OLIVEIRA, I. O. E.. A sintaxe do advérbio no português brasileiro. In: XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 2000, Salvador. Programas & Resumos - XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 2000. p. 176-177.

7.
OLIVEIRA, I. O. E.. A aquisição do sintagma flexional do português brasileiro. In: 5o. Encontro Nacional sobre aquisição da linguagem/ 1o. encontro internacional sobre aquisição da linguagem, 2000, Porto Alegre. 5o. Encontro Nacional sobre aquisição da linguagem/ 1o. encontro internacional sobre aquisição da linguagem - Resumos, 2000.

8.
OLIVEIRA, I. O. E.. Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira. In: IV Seminário de Teses em Andamento, 1998, Campinas. Caderno de Resumos do IV Seminário de Teses em Andamento. Campinas: UNICAMP, 1998.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
OLIVEIRA, I. O. E.2005OLIVEIRA, I. O. E.. Uma análise minimalista para as construções com tough-movement. Resumos do 53º Seminário do GEL, São Carlos-SP, p. 459-459, 2005.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.2002OLIVEIRA, I. O. E.. Estruturas de controle com infinitivo flexionado. VI Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários - Livro de Resumos, Feira de Santana-BA, p. 87-87, 2002.

3.
OLIVEIRA, I. O. E.2001OLIVEIRA, I. O. E.. Um estudo preliminar sobre os advérbios predicativos no português brasileiro com base no programa minimalista.. XLIX Seminário do GEL - Programação e Resumos, Marília-SP, p. 78-78, 2001.

4.
OLIVEIRA, I. O. E.2000OLIVEIRA, I. O. E.. A aquisição do sintagma flexional do português brasileiro.. 5o. Encontro Nacional sobre aquisição da linguagem/ 1o. encontro internacional sobre aquisição da linguagem- Resumos, Porto Alegre-RS, p. 77-77, 2000.

5.
OLIVEIRA, I. O. E.2000OLIVEIRA, I. O. E.. A sintaxe do advérbio no português brasileiro. XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. Programas & Resumos, Salvador-BA, p. 176-177, 2000.

6.
OLIVEIRA, I. O. E.1998OLIVEIRA, I. O. E.. Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira. IV Seminário de Teses em Andamento - Caderno de Resumos, Campinas-SP, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. Sobre as construções com tough movement do inglês. Revista de Estudos da Linguagem, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. Construções com predicado ?difícil no português brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, C. ; OLIVEIRA, I. O. E. . Abordagem de classes de palavras no livro didático: contribuições da linguística para um ensino produtivo de língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, I. O. E.; CRUZ, L. T. . Zonas de segurança e construção de identidades no ensino de LE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Castro, Antonilma Santos Almeida ; CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, I. O. E. . Conhecimento linguístico e livro didático de português: por um ensino produtivo de língua materna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CRUZ, L. T. ; OLIVEIRA, I. O. E. ; Gomes, Marta Maria . A ferramenta diário e sua relevância na formação de professores reflexivos: um estudo de caso do Curso de Licenciatura em Letras/LP e Literaturas da UNEB-EAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
OLIVEIRA, I. O. E.. Esse inglês não é o da rainha: novas demandas para o ensino de língua inglesa nos dias atuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, I. O. E.. Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas: estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, I. O. E.; CRUZ, L. T. . Questões identitárias, aquisição de línguas em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, I. O. E. . Educação inclusiva e diversidade no livro didático de português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Araújo, Dalila Oliveira ; OLIVEIRA, I. O. E. . Aceitabilidade da variação de concordância verbal na língua inglesa por aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
OLIVEIRA, I. O. E.. Ensino de Línguas e prática de letramento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
OLIVEIRA, I. O. E.. Diferentes estruturas para construções com predicado tough. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, I. O. E.. Dois tipos de construções com predicado DIFÍCIL do inglês. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, I. O. E.. Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, I. O. E.. Aquisição do português brasileiro como línhua estrangeira: o movimento do verbo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, I. O. E.. Tobe: um personagem em 'A Rose for Emily'. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. O erro reorganizacional: uma breve introdução com base em Slobin (teoria psicológica da aprendizagem) e em Lemos (visão sócio-interacionista da aquisição da linguagem) 1998 (Texto Didático).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. PNLD 2017 - Língua Inglesa. 2016.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.. PNLD 2014 - Língua Portuguesa. 2013.

3.
OLIVEIRA, I. O. E.. PNLD 2013 - Língua Portuguesa. 2012.

4.
OLIVEIRA, I. O. E.. Reunião Técnica da Agência de Certificação Ocupacional. 2005.

5.
OLIVEIRA, I. O. E.. Reunião Técnica da Agência de Certificação Ocupacional. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. Parecer do texto 'Que português é esse: a interferência de Libras na escrita da língua portuguesa'. 2017.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.. Parecer do texto 'A linguagem e suas múltiplas perspectivas de investigação'. 2017.

3.
OLIVEIRA, I. O. E.; CARVALHO, C. S. ; SILVA F., Deijair . Curso de Especialização em Linguística. 2013.

4.
OLIVEIRA, I. O. E.. Avaliação de Livros Didáticos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental - PNLD/2013. 2012.

5.
OLIVEIRA, I. O. E.. Parecer da 'Coletânea de Resumos e Resenhas'. 2012.

6.
OLIVEIRA, I. O. E.. Parecer do texto 'Aquisição da L2 por crianças e adultos: uma breve discussão'. 2012.

7.
OLIVEIRA, I. O. E.. ?Avaliação de Livros Didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - PNLD/2011. 2010.

8.
OLIVEIRA, I. O. E.. Parecer do texto '(Contra) evidências empíricas de pressupostos da gramaticalização'. 2010.

9.
OLIVEIRA, I. O. E.. Parecer do texto 'A dissertação no vestibular da UEFS: gênero ou tipo?'. 2010.

10.
OLIVEIRA, I. O. E.. Curso de Extensão "Introdução à Sintaxe Gerativa". 2007.

11.
OLIVEIRA, I. O. E.. Curso de Extensão Introdução à Sintaxe gerativa. 2005.

12.
OLIVEIRA, I. O. E.; CARVALHO, C. S. . Curso de Especialização em Lingüística. 2005.

13.
OLIVEIRA, I. O. E.; CARVALHO, C. S. . Curso de Especialização em Lingüística Aplicada à Língua Portuguesa. 2000.

14.
OLIVEIRA, I. O. E.; PINTO, J. D. F. . Curso de Extensão de Lingua Inglesa. 1994.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, I. O. E.; CRUZ, L. T. ; Gomes, Marta M. . VII Seminário de Estudos Filológicos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FIGUEIREDO, R. ; OLIVEIRA, I. O. E. ; CRUZ, L. T. . Práticas de Letramento nas salas de aula de LI: reflexões e perspectivas de ação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. Introdução à Sintaxe Gerativa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. A Sintaxe dos Advérbios e a Teoria dos Subarranjos. 2000 (Pesquisa) .

2.
ROLLEMBERG, V. ; OLIVEIRA, I. O. E. . Constritivas implosivas na norma culta brasileira. 1992 (Pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Scheyerl, Denise; OLIVEIRA, I. O. E.; Gama, Gustavo. Participação em banca de Alberto Santos de Miranda. Estratégias de compensação e de memória: um estudo de caso sobre alunos de comunidades populares. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Siqueira, Domingos Sávio Pimentel; OLIVEIRA, I. O. E.; Gama, Gustavo. Participação em banca de Kelly Barros Santos. Yes, nós temos Chiclete com Banana e BA-VI não é football: o diálogo intercultural nas aulas de inglês como língua franca (ILF). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

3.
Gama, Gustavo; TEIXEIRA, Elizabeth. R.; OLIVEIRA, I. O. E.. Participação em banca de Rômulo Craveiro de Sousa Tartaruga. O uso de transcrição fonética na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
Gama, Gustavo; OLIVEIRA, I. O. E.; Scheyerl, Denise; Vita, Fernanda; Lima, Luciano Rodrigues. Participação em banca de Volnei Magalhães Carvalho. "Essa língua já me estrutura": a construção da identidade no discurso do aluno de inglês do Ensino Médio público. 2015. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
Gama, Gustavo; Scheyerl, Denise; OLIVEIRA, I. O. E.. Participação em banca de Volney Magalhães Carvalho. O terreno instável da alteridade: espelhamento e opacidade; referências e sentidos fugidios entre aprendizes e usuários de inglês em um contexto baiano. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
Mendes, Edleise; OLIVEIRA, I. O. E.; Porfírio, Lucielen. Participação em banca de Daniel Vasconcelos Brasileiro Oliveira. Imperialismo linguístico e o professor brasileiro de inglês: desatando nós, apontando caminhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Mendes, Edleise; OLIVEIRA, I. O. E.; Porfírio, Lucielen. Participação em banca de Brisa Enéas da Silva. Materiais didáticos e aprendizagem de inglês sob um olhar crítico: potencialidades e subversões. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SATORNO, M.; OLIVEIRA, I. O. E.; COUTO, L. R. J.. Concurso Público para Professor de Língua Inglesa da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.; Mesquita, Cláudia; PIRES, G.. Professor Assistente de Letras -Tecnologias aplicadas à Língua e Literatuta Inglesa/ Educação a Distância no ensino de Língua e Literatura Inglesa. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

3.
OLIVEIRA, I. O. E.; Aninger, Flávia; Mesquita, Cláudia. Concurso para para professor assistente de língua inglesa - TIC aplicadas ao ensino de língua e literatura. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

4.
OLIVEIRA, I. O. E.; Lessa, Adriana Stella Cardoso; Cabral, Hely. Concurso público para Professor Adjunto de Linguística. 2010. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
OLIVEIRA, I. O. E.. Concurso Público para Professor Assistente de Língua Portuguesa - Edital 006/2002. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

6.
OLIVEIRA, I. O. E.. Concurso Público para Professor Assistente de Lingüística - Edital 028/2002. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Inglesa. 1998. Universidade do Estado da Bahia.

2.
OLIVEIRA, I. O. E.. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Inglesa. 1996. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENELIN - Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o Ensino de Língua e de Literatura na atualidade.Abordagem de classes de palavras no livro didático: contribuições da Linguística para um ensino produtivo de Língua Portuguesa. 2016. (Encontro).

2.
I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiências culturais e linguístico-literárias contemporâneas. Questões identitárias, aquisição de línguas em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas. 2016. (Congresso).

3.
III Updating Day.Zonas de segurança e construção de identidades no ensino de LE. 2015. (Seminário).

4.
IV SIMELP ? Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Conhecimento linguístico e livro didático de português: por um ensino produtivo de língua materna. 2015. (Simpósio).

5.
IV Simpósio Baiano das Licenciaturas / IV Seminário Baiano do PIBID.Crenças de professores em formação sobre sua proficiência em LI: reflexões e perspectivas de açãoio)..A ferramenta diário e sua relevância na formação de professores reflexivos: um estudo de caso do Curso de Licenciatura em Letras/LP e Literaturas da UNEB-EAD. 2014. (Simpósio).

6.
VII Seminário de Estudos Filológicos: entre o texto e o discurso.A linguagem e suas múltiplas perspectivas de investigação.A experiência intercultural e a sua influência no desenvolvimento da competência comunicativa. 2014. (Seminário).

7.
III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade. Educação inclusiva e diversidade no livro didático de português. 2013. (Congresso).

8.
III SIMELP ? Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Aquisição do português brasileiro com língua estrangeira em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas: estudo de caso. 2013. (Simpósio).

9.
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem (ENAL) e III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem (EIAL),.Questões identitárias, aquisição de línguas em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas. 2013. (Encontro).

10.
I Congreso de la Delegación Argentina de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL) y V Jornadas Internacionales de Investigación en Filología Hispánica. Variação e mudança linguísticas: os enfoques da Sociolinguística Variacionista e Gramaticalização. 2012. (Congresso).

11.
II SELLES - Seminário de Ensino de Língua e Literatura Estrangeiras.Para além do ocidente: uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nos dias atuais. 2011. (Seminário).

12.
II Xirê das Letras - Giros de Resistência.O livro didático de português: uma reflexão sobre preconceito e estereótipo étnico-raciais. 2011. (Seminário).

13.
Seminários Internos do Curso de Letras-Português (EAD) da UNEB/UAB.Gramática e ensino: algumas questões sobre variação e mudança no português brasileiro. 2011. (Seminário).

14.
V ECLAE- ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO.O livro didático de português:uma reflexão sobre preconceitos e estereótipos. 2011. (Encontro).

15.
V Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Ensino de Língua Prática de Letramento. 2011. (Seminário).

16.
58o. Seminário do GEL.Construções médias do inglês: uma análise a partir da Morfologia Distribuída. 2010. (Seminário).

17.
56o. Seminário do GEL.Dois tipos de construções com predicado DIFÍCIL do inglês. 2008. (Seminário).

18.
56o. Seminário do GEL.Comissão de Avaliação. 2008. (Seminário).

19.
III Seminário Interdisciplinar de Pesquisa.Comissão de Avaliação. 2008. (Seminário).

20.
III Seminário Interdisciplinar de Pesquisa.Os diversos caminhos dos estudos lingüísticos. 2008. (Seminário).

21.
I Workshop do Projeto Temático "Sintaxe Gerativa do Português Brasileiro na Entrada do Século XXI: Minimalismo e Interfaces.Construções com predicado tough do inglês e do português brasileiro. 2007. (Oficina).

22.
53o. Seminário do GEL.Uma análise minimalista para as construções com tough movement. 2005. (Seminário).

23.
II Seminário Interno do de Pesquisa e Extensão.Construções com tough movement. 2005. (Seminário).

24.
VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. Estruturas de controle com infinitivo flexionado. 2002. (Congresso).

25.
XLIX Seminário do GEL.Um estudo preliminar sobre os advérbios predicativos no português brasileiro com base no Programa Minimalista. 2001. (Seminário).

26.
5o. Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem/ 1o. Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem.A aquisição do sintagma flexional do português brasileiro. 2000. (Encontro).

27.
XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos.A sintaxe do advérbio no português brasileiro. 2000. (Outra).

28.
IV Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira: o movimento do verbo. 1998. (Congresso).

29.
IV Seminário de Teses em Andamento.Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, I. O. E.; FIGUEIREDO, R. ; SILVA, L. ; SANTANA, N. ; BASTOS, J. ; SODRE, F. ; SACRAMENTO, R. ; VELOSO, M. . II Updating Day. 2012. (Outro).

2.
OLIVEIRA, I. O. E.; Oliveira, Sílvio Roberto . Conversa de Bamba. 2009. (Outro).

3.
OLIVEIRA, I. O. E.; CARVALHO, C. S. . II Seminário de pesquisa e Extensão do Departamento de Educação - Campus XIV - da UNEB. 2004. (Outro).

4.
REIS, É. ; OLIVEIRA, I. O. E. ; MATURINO, E. . I Jornada Universitária de Literatura- UNEB/ Departamento de Educação - Campus XIV. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jamile de Oliveira Lima. Estratégias utilizadas por aprendizes brasileiros de inglês na compreensão dos diversos usos gramaticais do sufixo ?ing. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cinara de Andrade Silva Santana. Construções de tópico: uma comparação entre falas populares. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lingüística) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Irenilza Oliveira e Oliveira.

2.
Diógenes Silva. Retomada anafórica do objeto direto no português popular. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lingüística) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Irenilza Oliveira e Oliveira.

3.
Analine Silva Santos. O uso dos pronomes relativos preposicionados. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Ling. Aplicada à Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Irenilza Oliveira e Oliveira.

4.
Eliene Novaes Rocha. Análise comparativa entre as contribuições de duas teorias do conhecimento (Cognitivista e Sócio-interacionista) para o processo de aquisição da escrita: um enfoque sobre o papel do professor alfabetizador. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Ling. Aplicada à Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Irenilza Oliveira e Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denisson dos Santos Brito. O verbo to see em sentenças produzidas por aprendizes brasileiros de Inglês como língua estrangeira: evidências de Interculturalidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Irenilza Oliveira e Oliveira.

2.
Dalila Oliveira de Araújo. Aceitabilidade da variação de concordância verbal na língua inglesa por aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/ Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Irenilza Oliveira e Oliveira.

3.
Dalila Oliveira de Araújo. Aceitabilidade da variação de concordância verbal na língua inglesa por aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Irenilza Oliveira e Oliveira.

4.
Cleonice Santos Silva. O ensino-aprendizagem do inglês através do lúdico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/ Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Irenilza Oliveira e Oliveira.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, I. O. E.. Aquisição do português brasileiro como língua estrangeira em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas: estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, I. O. E.; CRUZ, L. T. . Questões identitárias, aquisição de línguas em contexto de imersão e suas implicações para o ensino de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, C. ; OLIVEIRA, I. O. E. . Abordagem de classes de palavras no livro didático: contribuições da linguística para um ensino produtivo de língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:47:51