Claudia Valladao de Mattos Avolese

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7606229289719794
  • Última atualização do currículo em 16/07/2018


Possui doutorado em História da Arte pela Universidade Livre de Berlim (1996) e pós-doutorado pelo Courtauld Institute de Londres (2001). Atualmente é professora livre-docente no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas e professor permanente no programa de pós-graduação em História (área de concentração História da Arte) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da mesma universidade. Desenvolve pesquisas na área de HISTÓRIA DA ARTE, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte do século XVIII, Winckelmann, arte do século XIX no Brasil, arte moderna brasileira, Lasar Segall, vanguardas européias, expressionismo alemão. Foi pesquisadora principal do Projeto Temático FAPESP: "'Plus Ultra: a recepção e a transferência artística clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina" e pesquisadora do CNPq. Entre janeiro e março de 2012 e em Janeiro de 2013 foi Visiting Scholar no Getty Research Institute em Los Angeles. Foi diretora do projeto "Expanding Art History: teaching non-European art at Unicamp", financiado pela Fundação Getty de Los Angeles como parte do programa "Connecting Art Histories" daquela instituição (período 2013-1016) foi presidente do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), getão 2013-2016. Foi professora convidada no Department of Art History and Architecture em Harvard entre janeiro e dezembro de 2017. Foi bolsista do Rockefeller Center for Latin American Studies em Harvard de Janeiro a Junho de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Valladao de Mattos Avolese
Nome em citações bibliográficas
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1996
Doutorado em História da Arte.
Universidade Livre de Berlim, FU, Alemanha.
Título: Zwischen Exprssionismus und Judentum: Lasar Segalls Deutsche Periode, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Thomas Wilhelm Gaehtgens.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1989 - 1991
Mestrado em Psicologia Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Lasar Segall Imagem e Auto-Imagem,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: João Augusto Frayze-Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1982 - 1986
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2010
Livre-docência.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Nostalgia do Antigo: ensaios sobre a recepção da obra de Winckelmann na teoria e na prática das artes plásticas nos séculos XVIII e XIX, Ano de obtenção: 2010.
Palavras-chave: abtiguidade; Winckelmann; Artes Plásticas.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2003
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2000 - 2001
Pós-Doutorado.
Courtauld Institute of Art, CI, Grã-Bretanha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1998 - 2000
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor Doutor, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2010 - Atual
Direção e administração, CORI, .

Cargo ou função
Assessora de Relações Internacionais Unicamp.
03/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas.

03/2010 - 12/2010
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e História da Arte no século XVIII
03/2009 - 06/2009
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Critica de Arte no Século XIX"
08/2008 - 12/2008
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Paisagem e Poder
03/2008 - 06/2008
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Imagem
08/2007 - 12/2007
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
"Arte e Ciência"
08/2005 - 07/2007
Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2007 - 06/2007
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Artistas Viajantes no Brasil do século XIX (AT313 e HH357A)
03/2007 - 06/2007
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte III Arte do século XVIII (AP302A)
03/2006 - 06/2006
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hstória da Arte III (AP302A)"Arte no século XVIII"
03/2006 - 06/2006
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aby Warburg e a Historiografia da Arte Contemporanea (AT313C e HH358)
08/2005 - 12/2005
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte II (AP202A) "Barroco"
08/2005 - 12/2005
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Goethe e as Arte (AT313C e HH357)
05/2004 - 07/2005
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto de Graduacao.
03/2005 - 06/2005
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I (AP102A) Renascimento
03/2005 - 06/2005
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Palavra e Imagem (AT313B)
08/2004 - 12/2004
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte II (AP202B) Barroco
História da Arte II (AP202A) Barroco
03/2004 - 06/2004
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I (AP102B) Renascimento
História da Arte I (AP102A) Renascimento
08/2003 - 12/2003
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Topicos Especiais em Historia da Arte III: Historia da Arte Contemporanea
08/2003 - 12/2003
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte II
03/2003 - 06/2003
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
03/2003 - 06/2003
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte no Seculo XX
08/2002 - 12/2002
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cicognara e o Neoclassicismo
03/1999 - 06/1999
Ensino, Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Do Expressionismo ao Nazismo
08/1998 - 12/1998
Ensino, Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Academia

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

Atividades

03/2000 - 06/2000
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte III
03/2000 - 06/2000
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte II
Historia da Arte I


Linhas de pesquisa


1.
Seculo XVIII, Winckelmann e o ambiente italiano
2.
Arte Brasileira Seculo XIX
3.
Expressionismo Alemao


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Comparativismo para além do Ocidente: novas teorias e métodos para uma História da Arte inclusiva.
Descrição: O projeto é uma parceria da Pinacoteca de Estadp de São Paulo com a Unicamp e o The Clark Institute, nos Estados Unidos e visa iniciar um processo de discussão em torno da reorganização das salas de acervo permanente na Pinacoteca. A primeira etapa do projeto prevê uma visita de três meses do Prof. Christopher Heuer, do The Clark Institute, à Pinacoteca e à Unicamp para realização de discussões teórico-metodológicas em torno de questões de curadoria e narrativas museológicas. A próxima etapa prevê a organização de um seminário no The Clark Institute..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) .
Integrantes: Claudia Valladao de Mattos Avolese - Coordenador / Fernanda Pitta - Integrante / Valeria Piccoli - Integrante / Christopher Heuer - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2013 - Atual
Expanding Art History: teaching non-European Art at Unicamp
Descrição: O projeto, financiado pela Fundação Getty de Los Angeles, através da linha "Connecting Art Histories", visa estabelecer arte náo-Européia como um novo campo de pesquisa e ensino em nível de Pós-Graduação junto à Pós-Graduação em História da Unicamp. A Fundação Getty financiará por dois anos a vinda de professores visitantes especialista em arte não Européia à Unicamp, além da organização de seminários temáticos e workshops sobre arte Japonesa, Ameríndia, Africana e Teoria da Arte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
'Plus Ultra' A recepção e a transferência da tradição artísitca clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina
Descrição: O projeta visa reunir pesquisas em torno do tema da transferência cultural entre Europa e América Latina, com ênfase no período entre séc. XVI e início do XX. Objetivo imporante do projeto é ainda construir um banco de dados iconográfico e historiográfico que possa dar subsídios para o estudo de História da Arte no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Artistas viajantes no Rio de Janeiro e a construção da paisagem brasileira do século XIX
Descrição: O presente projeto pretende estudar a interação entre artistas viajantes e artistas locais no Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX, visando determinar as transformações ocorridas nos sistemas visuais adotados por esses artistas a partir de tal contato e acompanhar o surgimento de um campo específico da pintura de paisagem no âmbito da Academia Imperial de Belas Artes nesse contexto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2006 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
1999 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATTOS, CLAUDIA2017MATTOS, CLAUDIA; FARAGO, C. ; PILLSBURY, J. ; HAMANN, B. ; SELLEN, A. ; Squeff, Letícia ; MIGLIACCIO, L. ; MARTINS, R. . ?Dossiê: Ilustração arqueológica e etnográfica nas Américas?. BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. SÉRIE CIÊNCIAS HUMANAS, v. 12, p. 285-426, 2017.

2.
MATTOS, C. V.2017MATTOS, C. V.. Historiography and the retracing of Latin American art history. Journal of Art Historiography, v. 17, p. 1-10, 2017.

3.
MATTOS, CLAUDIA2014MATTOS, CLAUDIA. Geography, Art Theory, and New Perspectives for an Inclusive Art History. The Art Bulletin (New York, N.Y.), v. 96, p. 259-264, 2014.

4.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2014MATTOS, C. V.; IMORDE, J. . As Fotografias de Aby Warburg na America: Indios, Imagens e Ruinas. Anuário de Literatura, v. 19, p. 147-157-157, 2014.

5.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2013 MATTOS, C. V.. 'Nouveaux horizons pour l'histoire de l'art au Brésil. Perspective, v. 2, p. 256-260, 2013.

6.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2011MATTOS, C. V.. Winckelmann, a bela alegoria e a superação do paragone entre as artes. Matraga (Rio de Janeiro), v. 29, p. 72-86, 2011.

7.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2010MATTOS, C. V.. O neoclássico entre o ideal e a história. Palíndromo (Online), v. 3, p. 35-53, 2010.

8.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2009MATTOS, C. V.. Winckelmann e o meio antiquário do seu tempo. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 9, p. 69-80, 2009.

9.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2007MATTOS, C. V.. Hal Foster e o debate sobre o pós-moderno: uma introdução à tradução do texto ?O retorno do real?. Concinnitas (Rio de Janeiro), v. 8, p. 158-161, 2007.

10.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2007MATTOS, C. V.. Goethe, o Eikones de Filóstrato e a resistencia aos romanticos. Revista USP, v. 71, p. 107-115, 2007.

11.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2007MATTOS, C. V.. Lasar Segall e seu conceito de Expressionismo: desdobramentos na Europa e no Brasil. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, v. 8, p. 53-62, 2007.

12.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2007MATTOS, C. V.. Arquivos da Memória: Aby Warburg a História da Arte e a Arte Contemporânea. Concinnitas (Rio de Janeiro), v. 11, p. 130-139, 2007.

13.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2007MATTOS, C. V.. Lasar Segall e as Vanguardas Judaicas na Europa e no Brasil. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 7, p. 83-97, 2007.

14.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2007MATTOS, C. V.. Crítica de Arte no Brasil. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, v. 63, p. 155-160, 2007.

15.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2006MATTOS, C. V.. Recuperando a Antiguidade: Winckelmann e o restauro de estátuas antigas no século XVIII. Revista de História da Arte e Arqueologia, Salvador, v. 5, p. 65-73, 2006.

16.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2006MATTOS, C. V.. Entre a Escultura e o Texto: Winckelmann e a questao da traducao. Phaos (Campinas), v. 5, p. 49-62, 2006.

17.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2006 MATTOS, C. V.. The Torchlight Visit: guiding the eye through late eighteenth and early nineteenth century antique sculpture galleries. Res Anthropology and Aesthetics, Cambridge, Mass., v. 49/50, p. 124-136, 2006.

18.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2005MATTOS, C. V.. Os Gregos de Winckelmann e os falsos de Mengs e Casanova. Designio, Sao Paulo, v. 3, p. 11-18, 2005.

19.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2004MATTOS, C. V.. A Pintura de Paisagem entre Arte e Ciência: Goethe, Hackert, Humboldt?. Terceira margem, v. 10, 2004.

20.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2003MATTOS, C. V.. Da Palavra à Imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista. História e Cultura Material, São Paulo, v. 6/7, p. 123-145, 2003.

21.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2003MATTOS, C. V.. Segall entre o expressionismo e o judaísmo. Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, Sao Paulo, v. 3, p. 337-344, 2003.

22.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2002MATTOS, C. V.. Ekphrasis e Crítica nas Vidas de Giorgio Vasari. Alea, Rio de Janeiro, v. 4, n.2, p. 161-177, 2002.

23.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2002MATTOS, C. V.. Visitas a Luz de Tochas. Guiando o olhar através dos museus de escultura antiga no final do século XVIII e início do XIX. Phaos, Campinas, v. 2, p. 95-111, 2002.

24.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2001MATTOS, C. V.. Segall entre expressionismo e judaísmo. Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, São Paulo, v. 3, p. 337-344, 2001.

25.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA2000MATTOS, C. V.. Lasar Segall Errante. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, 2000.

26.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA1997MATTOS, C. V.. A Recepcao do Expressionismo na Alemanha. Revista PortoArte, Sao Paulo, v. 8, n.14, p. 36-53, 1997.

27.
MATTOS, C. V.;MATTOS, CLAUDIA1994MATTOS, C. V.. Lasar Segall e sua Crítica no Contexto da Modernidade. Psicologia USP, Sao Paulo, v. 5, n.1/2, p. 101-113, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATTOS, CLAUDIA; Conduru, Roberto (Org.) . New Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopias. 1. ed. Paris, France: CIHA, 2017. v. 1. 303p .

2.
MATTOS, C. V.; ELUF, L. . Coleções de Arte da Unicamp. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

3.
MATTOS, C. V.; ESTEVES, R. ; SCHWARTZ, J. ; MONZANI, M. . Museu Lasar Segall: 60 Fotografias do Acervo. 1. ed. São Paulo: Museu Lasar Segall, 2012.

4.
MATTOS, C. V.. Goethe e Hackert Sobre a Pintura de Paisagem. Quadros da Natureza na Europa e no Brasil. 1. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008. 152p .

5.
MATTOS, C. V.. Expressionismo e Judaísmo. O Período Alemao de Lasar Segall. 1. ed. Sao Paulo: Perspectiva, 2000. v. 1.

6.
MATTOS, C. V.; OLIVEIRA, C. H. S. . O Brado do Ipiranga. 1. ed. Sao Paulo: EDUSP, 1999. v. 1.

7.
MATTOS, C. V.. Entre Quadros e Esculturas. Wesley e os fundadores da Escola Brasil:. 1. ed. Sao Paulo: Discurso Editorial, 1997. v. 1.

8.
MATTOS, C. V.. Lasar Segall. 1. ed. Sao Paulo: EDUSP, 1996. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
MATTOS, C. V.. Materialidade como objeto da História da Arte. In: Iara Schiavinatto Lis e Eduardo Costa. (Org.). Cultura Visual e História. 1ed.Sao Paulo: Alameda, 2016, v. 1, p. 53-68.

2.
MATTOS, CLAUDIA. Nature and History in the Construction of Félix-Émile Taunay's Guanabara Bay Seen from Snake Island. In: Brownlee, Piccoli, Uhlyarik. (Org.). Picturing the Americas. Landscape Painting from Terra del Fuego to the Arctic. 1ed.New Haven e Londres: Yale University Press, 2015, v. 1, p. 1-280.

3.
MATTOS, C. V.. ?O Homem a Onça e a Floresta: as raízes rousseaunianas de Felix-Émile Taunay?. In: Paulo Mugayar Kuhl. (Org.). Rousseau e as Artes. 1ed.: , 2015, v. 1, p. 109-120.

4.
MATTOS, C. V.. O Panteão e a Mata: estética e Política na Formação e Atuação dde Manuel Araújo Porto-Alegre. In: Julia Kovensky e Letícia Squeff. (Org.). Araújo Porto-Alegre: Singular & Plural. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014, v. 1, p. 125-144.

5.
MATTOS, C. V.. Expressionismo Alemão: Arte e Vida. In: Jorge de Almeida e Wolfgang Bader. (Org.). Pensamento Alemão no Século XX, vol.3. 1ed.São Paulo: Cosacnaify, 2013, v. 3, p. 11-23.

6.
MATTOS, C. V.. An Archive written in clay: Emilio Goeldi between archaeology, art and politics. In: Ulrich Grossmann e Petra Krutisch. (Org.). The challenge of the object: 33rd congress of the International Committee of the History of Art, Nuremberg, 15th - 20th July 2012. 1ed.Nuremberg: Verlag des Germanischen Nationalmuseums, 2013, v. 4, p. 548-551.

7.
MATTOS, C. V.. Paisagem e Poder: algumas reflexões sobre o mito da autonomia da arte no Ocidente e no Oriente. In: Marcelo Campos, Maria Berbara, Roberto Conduru, Vera Beatriz Siqueira. (Org.). História da Arte. Ensaios Contemporâneos. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011, v. 1, p. 152-160.

8.
MATTOS, C. V.. O Rembrandt de Svetlana Alpers e a nova história da arte (introdução à edição brasileria). In: Svetlana Alpers. (Org.). O Projeto Rembrandt. O ateliê e o mercado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, v. 1, p. 9-16.

9.
MATTOS, C. V.. 'Independência ou Morte!' de Pedro Américo: reflexões sobre a construção do imaginário da Independência no brasil do século XIX. In: Fernando Guzmán e Juan Manuel Martínez. (Org.). Arte Americano e Independencia. Nuevas Iconografías. 1ed.Santiago: Andros Impresores, 2010, v. 1, p. 93-101.

10.
MATTOS, C. V.. Cora e Alice: reflexões sobre o encontro entre o selvagem e o civilizado em uma obra perdida de Felix Émile Taunay. In: Alex Miyoshi. (Org.). O selvagem e o civilizado nas artes, fotografia e literatura do Brasil. Campinas: Unicamp-IFCH, 2010, v. , p. 23-38.

11.
MATTOS, C. V.. Comentários sobre a pintura de paisagem e os desdobramentos da crítica ambiental no século XIX, na França e no Brasil. In: Maria Amélia Bulhões e Maria Lúcia Kern. (Org.). Paisagem Desdobramentos e Perspectivas Contemporâneas. 1ed.Porto Alegre: UFRGS Editora e Editora Visualidade, 2010, v. 1, p. 91-104.

12.
MATTOS, C. V.. Os cadáveres de Gunther von Hagens e os limites éticos da arte. In: Vera Casa Nova e Andréa Casa Nova Maia. (Org.). Ética e Imagem. 1ed.Belo Horizonte: C/Arte, 2010, v. 1, p. 75-82.

13.
MATTOS, C. V.. Durer e a Antiguidade Italiana:reflexões sobre as relações entre Warburg e Winckelmann. In: Maria Berbara. (Org.). Renascimento Italiano: Ensaios e Traduções. 1ed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010, v. 1, p. 251-267.

14.
MATTOS, C. V.. Paisagem, Monumento e crítica ambiental na obra de Félix-Émile Taunay. In: Ana Cavalcanti, Camila Dazzi, Arthur Valle. (Org.). Oitocentos. Arte Brasileira do Império à Primeira República. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes UFRJ, 2009, v. 1, p. 493-499.

15.
Tiburi, Márcia ; Mattar, Denise ; MATTOS, C. V. . Nas Dobras do Mundo, a arte de Maria Tomaselli. In: Márcia Tiburi e Denise Mattar. (Org.). Maria Tomaselli. 1ed.São Paulo: Tiburi & Chui, 2009, v. 1, p. 255-263.

16.
MATTOS, C. V.. Visão de Hamlet de Pedro Américo: o artista entre o Império e a República. In: Taisa Palhares. (Org.). Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Cosac Naify, 2009, v. 1, p. 46-59.

17.
MATTOS, C. V.. The Torchlight Visit: Guiding the Eye through Late Eighteenth- and Early Nineteenth-Century Antique Sculpture Gallereies. In: Carol Adlam e Juliet Simpson. (Org.). Critical Exchange. Art Criticism of the Eighteenth and Nineteenth Centuries in Russia and Western Europe. Oxford: Peter Lang, 2008, v. vol 12, p. 129-152.

18.
Silva, J. P. ; MATTOS, C. V. . Arte e Cultura nas Vanguardas e na Arte Contemporânea: breve comentário a respeito da importância dos métodos de Aby Warburg. In: Josué Pereira da Silva. (Org.). Por uma Sociologia do Século XX. São Paulo: AnnaBlume, 2007, v. , p. -.

19.
MATTOS, C. V.. O bairro do Ipiranga. In: Roney Cytrynowicz. (Org.). Dez Roteiros Históricos a Pé em São Paulo. São Paulo: Narrativa-um, 2007, v. 1, p. 157-180.

20.
MATTOS, C. V.. A História da Arte de Wincklemann e a emulação dos antigos na obra de Antonio Canova. In: Luiz C. Marques. (Org.). A Constituição da Tradicao Clássica. Sao Paulo: Hedra, 2004, v. 1, p. 275-288.

21.
MATTOS, C. V.. A Escultura Expressionista. In: Jacó Guinsburg. (Org.). O Expressionismo. 1ed.Sao Paulo: Perspectiva, 2002, v. 1, p. 449-481.

22.
MATTOS, C. V.. Histórico do Expressionismo. In: J. Guinsburg. (Org.). O Expressionismo. 1ed.Sao Paulo: Perspectiva, 2002, v. 1, p. 41-63.

23.
MATTOS, C. V.. Lasar Segall. O Exotismo na recepção do artista na Alemanha. O Imaginário em Debate. São Paulo: Olho D'Água, 1998, v. 1, p. -.

24.
MATTOS, C. V.. "O Carnaval da SPAM e outros Carnavais. Lasar Segall e a Utopia da Obra de Arte Total". In: Museu Lasar Segall. (Org.). Lasar Segall Coreógrafo. 1ed.Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1996, v. 1, p. 24-32.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MATTOS, C. V.. Um testemunho sobre Lasar Segall. Pesquisa FAPESP, Sao Paulo, p. 96 - 96, 05 mar. 2016.

2.
MATTOS, C. V.. Um pincel em defesa das matas. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 64 - 69, 01 nov. 2010.

3.
MATTOS, C. V.. Diário de uma viagem que mudou a história do Brasil. História Viva, São Paulo, p. 92 - 93, 10 jan. 2008.

4.
MATTOS, C. V.. Estética e as Artes Plásticas. Cult, São Paulo, p. 58 - 61, 10 dez. 2007.

5.
MATTOS, C. V.. Arquivos da Memória. Cult, São Paulo, p. 50 - 52, 01 nov. 2006.

6.
MATTOS, C. V.. Goethe: paisagens essenciais. Entre Livros Classicos, Sao Paulo, p. 76 - 89, 01 ago. 2006.

7.
MATTOS, C. V.. Goethe: as formas do real. Entre Livros Classicos, Sao Paulo, p. 90 - 93, 01 ago. 2006.

8.
MATTOS, C. V.. As Travessias da Arte Expressionista. Cult, Sao Paulo, 01 out. 2000.

9.
MATTOS, C. V.. Lasar Segall Errante. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, 08 abr. 2000.

10.
MATTOS, C. V.. Primazia da Obra de Arte. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, 14 jun. 1997.

11.
MATTOS, C. V.. Goethe: A imitacao dos antigos. Entre Livros Classicos, Sao Paulo, p. 94 - 98.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATTOS, C. V.. Política da Paisagem.Arte e Crítica Ambiental no brasil do Século XIX. In: XXXII Colóquio do CBHA Direções e Sentidos da História da Arte, 2013, Brasilia. Anais do XXXII Colóquio do CBHA. Direções e Sentidos da História da Arte, 2012.

2.
MATTOS, C. V.. O enfrentamento entre homem e natureza na pintura de paisagem do Brasil no séc. XIX. In: XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009, Vitória. Anais do XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. v. 1. p. 286-298.

3.
MATTOS, C. V.. Artistas viajantes nas fornteiras da História da Arte. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008. v. 1. p. 283-291.

4.
MATTOS, C. V.. Visitas a Luz de Tochas: Guiando o olhar atraves dos museus de escultura antiga no final do seculo XVIII e inicio do XIX. In: I Encontro de Historia da Arte IFCH Unicamp, 2005, Campinas. Revisao Historiografica. O Estado da Questao. Campinas: Unicamp/IFCH, 2005. v. 1. p. 150-165.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATTOS, C. V.. Wesley Duke Lee. Uma óbra em diálogo. In: IX Encontro Nacional da ANPAP, 1997, Sao Paulo. Anais do IX Encontro Nacional da AMPAP. Sao Paulo: PND Producoes Gráficas, 1997. v. 2.

2.
MATTOS, C. V.; FRAYZE-PEREIRA, J. A. . Lasar Segall: Imagem e Auto-Imagem. In: II Congrsso Interno do Instituto de Psicologia - USP, 1993, Sao Paulo. Anais do II Congresso Interno de Psicologia, 1993. v. 2. p. 8-8.

Apresentações de Trabalho
1.
MATTOS, C. V.. Desenhando o território: A arte dos viajantes no Brasil do século XIX entre ilustração científica e tradição acadêmica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATTOS, C. V.. Insane Trash: Genealogies of the Relation between Dumps, Art and Social Critique in Contemporary Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MATTOS, C. V.. ?Art and ecology in Brazil: post-colonial narratives and the site of the exotic in contemporary art?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MATTOS, C. V.. Os discursos sobre a preservação da natureza na pintura de paisagem de Felix Emile Taunay e Manuel Araujo Porto Alegre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MATTOS, C. V.. Jakob Philipp Hackert e a pintura de paisagem na Europa e no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MATTOS, C. V.. O método de Aby Warburg. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MATTOS, C. V.. A arte brasileira: o século XIX e o Modernismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MATTOS, C. V.. A Visão de Hamlet de Pedro Américo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MATTOS, C. V.. A formação das Linguagens de Vanguarda. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MATTOS, C. V.. Lasar Segall e as Vanguardas Judaicas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MATTOS, C. V.. Quebra da Narrativa nas Artes Moderna e Contemporânea?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MATTOS, C. V.. Arte como linguagem: origem e desenvolvimento das vanguardas históricas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MATTOS, C. V.. As Vanguardas Históricas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MATTOS, C. V.. Expressionism and Judentum. Lasar Segall?s German Period (1906-1923). 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MATTOS, C. V.. Lasar Segall. Expressionismo e Judaísmo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MATTOS, C. V.. Arte e Sociedade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MATTOS, C. V.. Lasar Segall - Imagem e Auto-Imagem. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Pinheiro, F.A. ; MATTOS, C. V. . Lasar Segall: arte em sociendade. São Paulo: CosacNaify, 2008 (texto de orelha).

2.
MATTOS, C. V.. Puro Espaço. São Paulo: Galeria Raquel Arnaud, 2008 (texto para exposição de Tuneu).

3.
MATTOS, C. V.. Azulada: exposição de obras de Lygia Eluf. Gravura Brasileira: Galeria Gravura Brasileira, 2008 (texto para Catalogo de Exposicao).

4.
MATTOS, C. V.. O retorno do Real. Rio de Janeiro: Concinnitas, 2007. (Tradução/Artigo).

5.
MATTOS, C. V.. Wesley Duke Lee 2006 (Catalogo de Exposicao Galeria Valu Oria).

6.
MATTOS, C. V.. Arte é muitas coisas: sobre a Escola Brasil: e o ensino da arte contemporanea. Sao Paulo: Fundacao Stickel, 2006 (texto para Catalogo de Exposicao).

7.
MATTOS, C. V.. Impressoes do Tempo: a obra de Luise Weiss. Sao Paulo: Fundacao Stickel, 2006 (texto de catálogo).

8.
MATTOS, C. V.. A geração da memória: reflexões sobre o ?boom da memória? nos estudos contemporâneos de história. Chapecó: Argos, 2006. (Tradução/Livro).

9.
MATTOS, C. V.. Catástrofe e Representacao. Sao Paulo, 2000. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
IMORDE, J. ; MATTOS, C. V. . Teoria da Fotografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
IMORDE, J. ; MATTOS, C. V. . The History of Art History: Academy, Museum, University. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
IMORDE, J. ; MATTOS, C. V. . História da História da Arte: Academia, Museu Universidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MATTOS, C. V.. O Expressionismo Alemão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MATTOS, C. V.. Rouxinol 51: Um olhar sobre a Escola Brasil:. 2006 (Curadoria de Exposicao).

2.
MATTOS, C. V.. Passagens de Walter Benjamin. 2000 (Curadoria de Exposicao).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MATTOS, C. V.; Farias, Agnaldo; ELUF, L.. Participação em banca de Bruno Seravali Moreschi. Sujeitos Possíveis -- A construção de uma enciclopédia de artistas visuais fictícios e suas obras também inventadas". 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MATTOS, C. V.; Baumgarten, Jens; Squeff, Letícia. Participação em banca de Mata Maria von Langendonck Teixeira de Freitas. A Pintura Religiosa de Fulvio Pennacchi. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MATTOS, C. V.; Farias, Agnaldo; Marcondes, Maria José. Participação em banca de Márcia Helena Girardi Piva. Anselm Kiefer: Paisagem, Memória e Ruínas nas "Megalópolis". 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MATTOS, C. V.; Baumgarten, Jens; Geraldo, Sheila Cabo. Participação em banca de Daniella Rodrigues Amaro. Percursos e Percalços: o fim da hisrória da arte segundo Hans Belting. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Eluf, Lygia; Buti, Marco Francisco; MATTOS, C. V.; Dalglish, Geralda M.; Weiss, Luise. Participação em banca de Zandra Coelho de Miranda. Impressões em Cerâmica. Convite ao encontro caótico entre a cerâmica, a gravura e o fogo. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Schwartz, Jorge; MATTOS, C. V.; Olms, Ana Cecília. Participação em banca de Fabiana Camargo Pellegrini. O artista e sua época: estudo comparado entre Mário de Andrade e José Carlos Mariátegui. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

7.
AGUILAR, N.; Vassina, E. N.; MATTOS, C. V.. Participação em banca de Angela Nucci. O Trabalho Pedagógico de Kazímir Maliévitch -- Uma Abordagem a partir da Teoria do Elemento Adicional em Pintura. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Baumgarten, Jens; MATTOS, C. V.; AGUILAR, N.. Participação em banca de Renata Gomes Cardoso. A pintura de Anita Malfatti nos períodos iniciais de sua trajetória. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
Baumgarten, Jens; MATTOS, C. V.; MIGLIACCIO, L.. Participação em banca de Helder Manuel da Silva Oliveira. Olhar o Mar: um estudo sobre as obras "Marinha com Barco" (1895) e "Paisagem com rio e barco ao seco em Sao Paulo Ponte Grande" (1895) de Giovanni Castangneto. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
MATTOS, C. V.. Participação em banca de Maria do Carmo Couto da Silva. A obra Cristo e a Adultera e formacao do escultor Rodolfo Bernardelli. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
MATTOS, C. V.; LIMA, V. A. E.; KUHL, P. M.. Participação em banca de Sonia Leni Chamon Pardim. Imagens de um Rio - Um olhar sobre a iconografia do Rio Tiete. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
MATTOS, C. V.; MIGLIACCIO, L.; Marques, Luiz. Participação em banca de Maria Antonia Couto da Silva. As Cópias de Veronese por Fraçois Boucher. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
MATTOS, C. V.. Participação em banca de Ana Maria Schltze. Mapas Sensíveis: percursos de leituras do mundo através de imagens fotográficas. 2003. Dissertação (Mestrado em Pos Graduacao em Artes) - Universidade Estadual Paulista.

Teses de doutorado
1.
MATTOS, C. V.; SUZUKI, J.; VITTE, A. C.; SILVEIRA, R. W. D.; MARANDOLA, E.. Participação em banca de Kalina Salaib Springer. A Fruhromanik e as Concepções de Natureza, Ciência, Arte e Sociedade em Alexander von Humboldt. 2013. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MATTOS, C. V.; MENEGUELLO, C.; KNAUSS, P.; GARCES, P.; RUBINO, S.. Participação em banca de Ana Rita Uhle. Monumentos Celebrativos: Aproximações entre Arte e História (1925-1963). 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MATTOS, C. V.; CHIARELLI, T.; Squeff, Letícia; COUTO, F.; BOAVENTURA, M. E.. Participação em banca de Renata Gomes CArdoso. Modernismo e Tradição: A Produção de Anita Malfatti nos Anos de 1920. 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MATTOS, C. V.; Marques, Luiz; MIGLIACCIO, L.. Participação em banca de Elisa Lustosa Byington. Giorgio Vasari e a edição das Vidas: entre a Academia Florentina e a Academia do Desenho. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
MATTOS, C. V.; MIGLIACCIO, L.; Eluf, Lygia; Fabris, Annateresa; Squeff, Letícia. Participação em banca de Tatiana Fecchio Gonçalves. A Representação do Louco e da Loucura nas Imagens de quatro Fotpografos basileiros do século XX. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Marques, Luiz; MIGLIACCIO, L.; MATTOS, C. V.. Participação em banca de Alexandre Ragazzi. Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
MIGLIACCIO, L.; MATTOS, C. V.. Participação em banca de Rosângela de Jesus Silva. O Brasil de Angelo Agostini: Política e Sociedade nas imagens de um artista. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
MATTOS, C. V.; Alexandre, Carlos A. I.; Musa, João Luiz; Giorgi, G. J.; César, J. C. O.. Participação em banca de Ennio Lamoglia Possebon. A Teoria das Cores de Goethe Hoje. 2009. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

9.
Eluf, Lygia; MATTOS, C. V.; Berriel, C.E.O.. Participação em banca de André Luiz Tavares Pereira. Fronteira: literatura e artes visuais a partir da obra de Cornélio Penna. 2009. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
MATTOS, C. V.; Marques, Luiz; MIGLIACCIO, L.; Baumgarten, Jens; AGUILAR, N.. Participação em banca de Rodrigo Vivas Andrade. Os Salões de Arte da Prefeitura e a Emergência da Arte Contemporânea em Belo Horizonte. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
MATTOS, C. V.. Participação em banca de Eliane Cristina Dias. Felix-Emile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
MATTOS, C. V.. Participação em banca de Mariana von Hartenthal. Photography of the Railroad Madeira Mamore in Brazil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Art History) - Southern Methodist University.

2.
Waizbort, Leopoldo; MICELI, S.; MATTOS, C. V.. Participação em banca de Amélia Siegel Correa. Norte no Sul: Trajetória Artística de um Noroeguês Paranista -- Afredo Andersen (1860-1935). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATTOS, C. V.; MESQUITA, O.; Gonçalves, M.. Estética e História da Arte - Filosofia da Arte. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
MATTOS, C. V.; AGUILAR, N.; Baumgarten, Jens; D'Agostinho, M. H.; Conduru, Roberto. Professor Doutor. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

3.
MATTOS, C. V.. Professor Doutor. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

4.
MATTOS, C. V.; Freire, Cristina; DUARTE JR., J. F.. Processo Seletivo para Professor Doutor. 2003. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Regarding the Unknown: Art History and Anthropology ? Early Encounters.What happens when natives draw? Theodor Koch-Grünberg and the Beginnings of Global Art History. 2018. (Simpósio).

2.
Brazil Studies Program at Harvard.Ecology, Art and Politics in the 1970s in Brazil. 2017. (Outra).

3.
34th World Congress CIHA "Trems". participação de reuniões da diretoria do CIHA. 2016. (Congresso).

4.
Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca do Estado de São Paulo.O Grito do Ipiranga de Pedro Amércio. 2016. (Seminário).

5.
Conversas com Objetos.apresentação do Conversas com Objetos. 2016. (Encontro).

6.
Modernismos-Conceitos-Contextos-Circulaçōes.Exotismo, pós-colonial - arte global. 2016. (Seminário).

7.
Picturing the Americas Symposium.Paisagem e Identidade. 2016. (Simpósio).

8.
XXXVI Colóquio Comitê Brasileiro de História da Arte CBHA "Arte em Ação". "A Biografia das Coisas" abertura. 2016. (Congresso).

9.
Lecture Kunsthistorisches Seminar.?Hileia Amazônica? at MASP: observation on art and ecology in the 1970?s in Brazil?,. 2015. (Seminário).

10.
Palestra Itau Cultural Sao Paulo.?Artistas Viajantes: arte e ciência no Brasil do século XIX?. 2015. (Encontro).

11.
Shifting Terrains. ?Towards an Inclusive Art History: Theory and Practice?,. 2015. (Congresso).

12.
A modernidade na America Latina: transitos e desdobramentos.Green ocean and Water-lands: on the (im)possibility of Civilization in the Amazon. 2014. (Seminário).

13.
A more em obras - transformacoes no campo das artes. Fim da Historia da Arte: transformacoes da disciplina. 2014. (Congresso).

14.
Civilization(s): Mediterranean Sea and beyond. References et Identites. 2014. (Congresso).

15.
Cultura Visual e Historia.?Materialidade como objeto da história da arte?. 2014. (Seminário).

16.
palestra dep Historia da Arte SMU-Dallas.Art and Ecology in Brazil. 2014. (Seminário).

17.
X Encontro de História da Arte: Estudos transdisciplinares e métodos de análise.Geografia, Teoria da Arte e Novas perspectivas para uma Historia da Arte Inclusiva. 2014. (Encontro).

18.
XXXIV Coloquio CBHA Territorios da Historia da Arte.Tesouros tropicais: sobre as relações entre ruinas e florestas no século XIX. 2014. (Simpósio).

19.
Conferência Institut National de Histoire de l'Art (INHA).?Hileia Amazônica? at MASP: observation on art and ecology in the 1970?s in Bazil. 2013. (Outra).

20.
Conferência Kunsthistorisches Institut Bern.?Art and ecology in Brazil: post-colonial narratives and the site of the exotic in contemporary art?. 2013. (Outra).

21.
High Trash A Conference on the Normalization and the Origins of Trash Aesthetics. Insane trash: Genealogies of the relation between damps, art and social critique in Contemporary Brazil. 2013. (Congresso).

22.
XXXIII Colóquio CBHA: Arte e suas Instituições.Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil. 2013. (Simpósio).

23.
33rd Conference of the International Commitee of the History of Art (CIHA). ?An archive written in clay?: Emilio Goeldi between archaeology, art and politics. 2012. (Congresso).

24.
Historiografias da Arte na América Latina: Construções Nacionais, Recepções e Instituições.Wesley Duke Lee and the Atlas Mnemosyne: some observations on the circulation of Aby Warburg's ideas on images in Brazil. 2012. (Simpósio).

25.
IV Encontro de Pesquisa em Graduação em História.Museus: Entre a História e a Arte. 2012. (Encontro).

26.
Nachleben. Escrita e Imagem em Walter Benjamin e Aby Warburg. Aby Warburg na América: índios, imagens e ruínas. 2012. (Congresso).

27.
Project Brazil Book Getty.Presentation of the Brazil Book Project. 2012. (Seminário).

28.
Rousseau e as Artes. O Homem a Floresta e a Onça: as raizes rousseaunianas de Felix Émile Taunay. 2012. (Congresso).

29.
Visões de Guerra.Visões de Guerra na Europa e no Brasil: Lasar Segall e Otto Dix. 2012. (Encontro).

30.
XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Política da Paisagem: Arte e Crítica Ambiental no Brasil do século XIX. 2012. (Encontro).

31.
42nd ASECS Annual Meeting. European Axes in the hands of slaves: environmental critique in post-colonial Brazil. 2011. (Congresso).

32.
Imagem Modelo e Recepção da Tradição Impressa nas Artes e na Aruitetura.Winckelmann e o estudo dos modelos plásticos da antiguidade. 2011. (Seminário).

33.
I Seminário Internacional sobre Arte e Natureza.Arte e Crítica Ambiental no Século XIX no Brasil. 2011. (Seminário).

34.
Pensamento Alemão no Século XX Arte e Artistas.Expressionismo Alemão e os Paradigmas da Representação. 2011. (Seminário).

35.
The Wold and Wold-Making in Art. Environmental Critique and Slavery in 19th Century Brazil. 2011. (Congresso).

36.
VII Encontro de História da Arte.Winckelmann e as origens da História da Arte. 2011. (Encontro).

37.
XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Um arquivo escrito em barro: Emilio Goeldi e as relações entre Arte e Arqueologia no final do século XIX. 2011. (Simpósio).

38.
Artes Visuais no brasil do Século XIX.A pintura de paisagem o Brasil do século XIX. 2010. (Simpósio).

39.
Crítica de Arte Moderna no Brasil.A historiografia da arte brasileira no contexto do projeto temático Plus Ultra. 2010. (Seminário).

40.
II Colóquio Nacional de Estudos sobre Arte Brasileira doSéculo XIX.Machados Europeus em Mãoes de Escravos: sobre as relações entre crítica ambiental e escravidão na literatura e na pintura do século XIX. 2010. (Simpósio).

41.
Portinari em Israel.Portinari em Israel: esboços de uma paisagem política. 2010. (Encontro).

42.
V Jornada de Historia del Arte.'Independência ou Morte!' de Perdo Américo: reflexões sobre a cosntrução do imaginário da Independência do Brasil no século XIX. 2010. (Simpósio).

43.
XXX Colóquio do CBHA - Arte>Obra>Fluxos. Alexander von Humboldt e as pinturas de história de Johann Moritz Rugendas na América. 2010. (Congresso).

44.
A Memória nas Ciências Humanas.Arquivos da Memória: Aby Warburg, a História da Arte e a Arte Contemporânea. 2009. (Encontro).

45.
Colóquio Dido e Enéias.Dido e Enéias na obra de William Turner. 2009. (Simpósio).

46.
Diálogos Interdisciplinares.Políticas da Paisagem: representação de poder em imagens da Naturza na Europa e no Brasil. 2009. (Simpósio).

47.
Fórum Permanente Acervos e Museus Universitários. O projeto de um Catálogo de Obras de Arte da Unicamp. 2009. (Congresso).

48.
O selvagem e o civilizado nas artes, fotografia e literatura no Brasil.A representação do índio e da natureza na obra de Félix Émile Taunay. 2009. (Seminário).

49.
Pesquisa e Curadoria em Museu de Arte.A criação de um catálogo de obras de arte da Unicamp. 2009. (Outra).

50.
V Encontro de História da Arte IFCH.Graduações de História da Arte no Brasil. 2009. (Encontro).

51.
XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Paisagem e Poder: uma revisão da pintura de paisagem no Brasil do século XIX a partir de sua relação com a política. 2009. (Congresso).

52.
XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética.Os Discursos sobre a preservação da natureza na pintura de paisagem de Felix Emile Taunay e Manuel Araujo Porto Alegre. 2009. (Simpósio).

53.
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Ä Biografia das Coisas". 2009. (Congresso).

54.
27. reunião da Sociedade Brasilera de Pesquisa Histórica."Os discursos sobre a preservação da natureza na pintura de Félix Émile Taunay e Manuel Araújo Porto Alegre". 2008. (Encontro).

55.
Grupo de Pesquisa Arte eTempo (Santa Marcelina).Aby Warburg e a imagem como memória. 2008. (Encontro).

56.
I Colóquio Nacional de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX.Paisagem, Monumento e Crítica Ambiental na obra de Felix Émile Taunay. 2008. (Simpósio).

57.
Lasar Segall realista: debates (Museu Lasar Segall).Lasar Segall e suas relações com o movimento expressionista alemão e o moderinismo brasileiro. 2008. (Encontro).

58.
Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos (Pinacoteca do Estado).Nicolas-Antoine Taunay e seus descendentes: a questão da paisagem. 2008. (Seminário).

59.
O Olhar para o Século XIX: Missão Francesa no Brasil (Itaú Cultural).A Missão Francesa, os Artistas Viajantes e a Origem da Pintura de Paisagem no Brasil. 2008. (Encontro).

60.
XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. O conceito de Artista Viajante. 2008. (Congresso).

61.
História da Arte: Olhares e Investigações.A pintura de Paisagem no século XIX no Brasil. 2007. (Encontro).

62.
III Encontro de História da Arte do IFCH.Viajantes nos limites da História da Arte. 2007. (Encontro).

63.
Paisagem e Iconografia Nacional na arte da América Latina.Representações da mata e do desmatamento no Brasil do Segundo Reinado. 2007. (Simpósio).

64.
Transfêrencia Cultural na Arte da América Latina.Pintura de Paisagem e Crítica Ambiental no Brasil do século XIX: apontamentos sobre a obra de Félix-Émie Taunay. 2007. (Encontro).

65.
II Encontro de História da Art do IFCH.Arquivos da Memoria: Aby Warburg, a historia da arte e a arte contemporanea. 2006. (Encontro).

66.
Seminário Século XX.Cultura Modernidade e Vanguarda. 2006. (Seminário).

67.
7th International Conference on Word & Image Studies - Elective Affinities. Word and Image in the Brazilian Academy: negotiations between discourse and practice in 19th century academic art in Brazil. The case of 'Hamlet 's Vision ' from Pedro Americo. 2005. (Congresso).

68.
A Invencao do Barroco. Paradoxos Visualizados de uma Identidade Inclusiva.O Conceito de Alegoria em Winckelmann e sua Interpretacao do Barrco. 2005. (Simpósio).

69.
Arte e Vanguardas.Palestra: Lasar Segall e as Vanguardas Judaicas na Europa e no Brasil. 2005. (Outra).

70.
Encontro Arte Educacao e Saude.Arte e Minorias: o caso de Lasar Segall. 2005. (Encontro).

71.
Vanguarda e Modernidade nas Artes Brasileiras.Lasar Segall e seu conceito de Expressionismo: desdobramentos na Europa e no Brasil. 2005. (Encontro).

72.
Winckelmann, a bela alegoria e a superacao do paragone entre as artes.A Invencaodo Barroco. Paradoxos Visualizados de uma Identidade Inclusiva. 2005. (Simpósio).

73.
Alexander von Humboldt: From the Americas to the Cosmos. Landscape painting between science and art : Goethe, Hackert, Humboldt. 2004. (Congresso).

74.
Aula Inaugural.Palestra: ?A Arte de Picasso?, Instituto de Artes, departamento de Artes Plásticas, dia 17 de março de 2004.. 2004. (Outra).

75.
I Encontro de Historia da Arte IFCH UNICAMP.Visitas a Luz de Tochas. Guiando o olha atraves dos museus de escultura antiga no final do seculo XIX e inicio do XIX. 2004. (Encontro).

76.
I Simposio sobre o motivo da Ekphrasis.Goethe, o Eicones de Filóstrato e a resistencia aos romanticos. 2004. (Simpósio).

77.
O Corpo - Classico / Anti-Classico - na Arte.O corpo Ideal e a seducao dos falsos de Mengs e Casanova. Um estudo da primeira recepcao de Winckelmann na Italia. 2004. (Simpósio).

78.
Pablo Neruda 1904-204.Guernica de Picasso: Uma Radiografia da Guerra Civil Espanhola. 2004. (Encontro).

79.
Palestra: O Triptico do Masp e a arte na Antuérpia.Mediadora no evento. 2004. (Encontro).

80.
A experiência intelectual alemã.?J.J.Winckelmann e a Itália?,. 2003. (Outra).

81.
Art Criticism in Eastern and Western Europe 1700-1800. The Torchlight Visit: guiding the eye through late eighteenth and early nineteenth century antique sculpture galleries. 2003. (Congresso).

82.
Palestra na Hebraica.Palestra:?Lasar Segall e a Cultura Judaica?. 2003. (Outra).

83.
Palestra na Pinacoteca do Estado de Sao Paulo.Palestra: ?A Visão de Hamlet de Pedro Américo?. 2003. (Outra).

84.
Palestra no Espaco Pedagógico.Palestra: ?A arte brasileira: o século XIX e o Modernismo?,. 2003. (Outra).

85.
I Simpósio sobre Tradição Clássica.?A História da Arte de Winckelmann e a Emulação dos Antigos na Obra de Antonio Canova?, dia 12 de set. 2002 no I Simpósio sobre Tradição Clássica, UNICAMP. 2002. (Simpósio).

86.
Palestra no Espaco Pedagógico.Palestra: ?A formação das Linguagens de Vanguarda?. 2002. (Outra).

87.
Palestra o Centro Israelita Paulista.Palestra: ?Lasar Segall e as Vanguardas Judaicas?. 2002. (Outra).

88.
XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte. ?O Estudo das Preceptivas artísticas no Projeto Cicognara?,. 2002. (Congresso).

89.
Courtauld Seminar.Palestra:?Expressionism and Judentum. Lasar Segall?s German Period (1906-1923)?. Courtauld Institute of Art, dia 12 de março de 2001. 2001. (Outra).

90.
Palestra vinculada{a exposicao Parade na Oca.Palestra: ?As Vanguardas Históricas?.. 2001. (Outra).

91.
Sarau Cultural ?Parade.Palestra: ?Quebra da Narrativa nas Artes Moderna e Contemporânea??. Sarau Cultural ?Parade?, dia 21 de nov. de 2001. 2001. (Outra).

92.
Semana de Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista.?Arte como linguagem: origem e desenvolvimento das vanguardas históricas?. Semana de Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, dia 19 de out. de 2001. 2001. (Encontro).

93.
Lasar Segall.Palestra: ?Lasar Segall. Expressionismo e Judaísmo?, Centro Cultural Itaú e Casa de Cultura de Israel, 24 de ago. de 2000. 2000. (Outra).

94.
Palestra na Fundacao Getúlio Vargas.?Arte e Sociedade?. 1999. (Outra).

95.
IX Encontro Nacional da ANPAP. Wesley Duke Lee. Uma obra em diálogo. 1997. (Congresso).

96.
Palestra sobre Lasar Segall.Lasar Segall - Visoes Críticas. 1991. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATTOS, CLAUDIA. Conversas com Objetos. 2017. (Outro).

2.
MATTOS, C. V.. Conversas com Objetos. 2016. (Outro).

3.
MATTOS, CLAUDIA; Baumgarten, Jens ; Lis, I . XXXVI Colóquio CBHA "Arte em Ação". 2016. (Congresso).

4.
MATTOS, C. V.. Conversas com Objetos. 2016. (Outro).

5.
MATTOS, C. V.. New Worlds: frontiers, inclusion, utopias. 2015. (Congresso).

6.
MATTOS, C. V.. Territorios da Historia da Arte. 2014. (Congresso).

7.
SCHNEEMANN, P. ; MATTOS, C. V. . Espaços Anagramáticos na Arte Contemporânea. 2013. (Outro).

8.
SELLEN, A. ; MATTOS, C. V. . Colecionismo de Arte Pre-Colombiana. 2013. (Outro).

9.
MATTOS, C. V.. Ilustração Arqueológica antes da Arqueologia na Europa e nas Américas. 2012. (Congresso).

10.
MATTOS, C. V.. Fórum Permanente "Acervos e Museus Universitários". 2009. (Congresso).

11.
Hoheisel, Horst ; MATTOS, C. V. . O Processo da memoria do holocausto na Europa. 2008. (Outro).

12.
MATTOS, C. V.; Baumgarten, Jens ; Marques, Luiz ; MIGLIACCIO, L. . Crise da Imagem ou crise das teorias. 2008. (Congresso).

13.
MATTOS, C. V.; Baumgarten, Jens ; TOGNON, M. ; BERNAUER, J. ; AGNOLIN, A. . A Invencao do Barroco. Paradoxos Visualizados de uma Identidade Inclusiva. 2005. (Congresso).

14.
MATTOS, C. V.. O Corpo - Clássico/Anti-Clássico - na Arte. 2004. (Congresso).

15.
Marques, Luiz ; MIGLIACCIO, L. ; MATTOS, C. V. ; AGUIAR, L. ; TOGNON, M. . ?A Crise da Tradição Clássica e a Questão Religiosa?. 2004. (Congresso).

16.
AGUIAR, L. ; MATTOS, C. V. ; Marques, Luiz ; MIGLIACCIO, L. ; TOGNON, M. . I Simpósio sobre o motivo da Écfrase. 2004. (Congresso).

17.
AGUIAR, L. ; Marques, Luiz ; MATTOS, C. V. ; MIGLIACCIO, L. ; TOGNON, M. . I Simpósio sobre Tradição Clássica. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Allan Lourenço. AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO NA ARTE ALEMÃ (1919-1945). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Jessica Kanno. UKIYO-E, COMPARAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES FEMININAS, EM ESTAMPAS XILOGRAFICAS POR HOMENS E MULHERES ARTISTAS DURANTE O PERÍODO EDO (1603-1868. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Thiago de Paula Souza. Exposições de arte africana na Alemanha. O caso do Museu Etnográfico de Frankfurt. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Virginia Borges. Da Aldeia à Porte de Versailles. Uma biografia das bolsas de palha de Porto do Sauipe, Bahia. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Carolina Filippini Curi. Mulheres, arte e guerra - A prática artística feminina na Primeira Guerra Mundial e seu papel na revisão da memória e da narrativa histórica. Início: 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Bruno Moreschi. Pedro Américo no museu e na memória. Início: 2015. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Juliana Maués. O corpo como suporte: a arte do Horimono no Japão. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André Ribeiro de Barros. Do Lugar Incomum às situações Mutantes: As Guerrilla Stores Comme des Garçons. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

2.
Serzenando Vieira Neto. O RENASCIMENTO ITALIANO ENTRE PALAVRA E IMAGEM: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS DE ABY M. WARBURG SOBRE A ANTIGUIDADE E CULTURA BURGUESA FLORENTINA NO SÉCULO XV. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

3.
Luciana Lourenço Paes. As Representações de Ofélia na obra de Delacroix. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

4.
Ana Flora Murano. D. Pedro I e D. Pedro IV. Um estudo de iconografia comparada. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

5.
Richard Santiago Costa. O corpo indígena ressignificado: Marabá e O Último Tamoio de Rodolfo Amoedo e a retórica nacionalista do final do Segundo Império. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

6.
Marcela Reina Formico. A Escrava Romana de Oscar Pereira da Silva. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

7.
Monica Villares Ferrer. Arte fotográfica e liberdade de expressão. Um diálogo entre Brasil e Cuba (1960-1980). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

8.
Daniella Rodrigues Amaro. Percursos e Percalços: o fim da história da arte segundo Hans Belting. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

9.
Patrícia Sanches Faria. Memórias para uma Poética. Herbário Mnemosine - Uma Biblioteca de Testemunhos. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

Tese de doutorado
1.
Monica Villares Ferrer. Feito na America-Latina 1978: Teoria e Imagem, um debate reflexivo sobre a Fotografia da 'Nossa América'. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

2.
Karin Phillipov. O MECENATO RELIGIOSO DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA E A OBRA RELIGIOSA DE BENEDITO CALIXTO EM SÃO PAULO NO INÍCIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

3.
Maria Antonia Couto da Silva. Um Monumento ao Brasil: considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco de Victor Frond e Charles Ribeyrolles 91859-1861). 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

4.
Tatiana Fecchio Gonçalves. A Representação da Loucura nas Imagens de quatro fotógrafos brasileiros do século XX. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

5.
Patricia Sant'Anna. Coleção Rhodia. Arte e Design de Moda nos anos sessenta no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

6.
Monica Villares Ferrer. Feito na América Latina: Teoria e Imagem. Um debate reflexivo sobre a fotografia de 'nossa América'. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Letícia Coelho Squeff. 2010. Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Claudia Valladao de Mattos Avolese.

Iniciação científica
1.
Talita Caselato. John Cage e Chelpa Ferro ? expandindo conceitos na arte contemporânea dos anos 50 e dos anos 2000. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

2.
Thales Caetano Lira. A questão da preservação da natureza nos textos e na obra de Manuel Araujo Porto Alegre. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

3.
Francisca Ponta Negra dos Santos. Debret o viajante: sobre três aquarelas de Paraty. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

4.
Helenira Paulino. ?Utopias para o século XXI: uma investigação sobre a Série Tribuite 21 de Robert Rauschenberg?. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

5.
Beatriz Rinaldi. George Love e o contexto artístico em São Paulo nos anos 70 e 80. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

6.
Vivian Palma Braga dos Santos. A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

7.
Isis Selmikaitis. A Anunciacao de El Greco do Masp: um estudo sobre seu contexto de criacao e recepcao. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

8.
Luciana Taniguti Bertarelli. Entre o Classico e o Sublime: Sobre a obra de William Turner e sua Relcao com as teorias da paisagem do final do seculo XVIII e inicio do XIX. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

9.
Carolina Gomes Giannini. O Conceito de Primitivo e seus diferentes significados no contexto das vanguardas na Franca e na Alemanha do inicio do seculo XX. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.

10.
Juliana Pfeifer Caetano. Depois do Cubo Branco: Sobre a Utilização de Cenografias em Exposições de Arte. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
IMORDE, J. ; MATTOS, C. V. . História da História da Arte: Academia, Museu Universidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
IMORDE, J. ; MATTOS, C. V. . Teoria da Fotografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 7:02:41