Cacilda Thais Janson Mercante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2540218012627093
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988), Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2000). É Pesquisador Científico VI do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, com ênfase em Qualidade da água em ambientes aquaculturais e em reservatórios, atuando principalmente nos seguintes temas: eutrofização, limnologia, manejo hídrico, avaliação de impacto ambiental de efluentes de aquicultura. Coordenadora do Grupo Intersecretarial para implantação e demarcação de Parques Aquícolas no Estado de São Paulo. Membro da Comissão Permanente de Regime Integral (CPRTI) da Área de Biologia Animal vinculada a Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo. Coordenadora de Projetos Fapesp (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cacilda Thais Janson Mercante
Nome em citações bibliográficas
MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Pesca, Divisao de Pesca do Interior.
Av. Francisco Matarazzo 455
Agua Branca
05001-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 05001900
Telefone: (11) 38752070
URL da Homepage: http://www.pesca.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: ASSIMILAÇÃO DE AMÔNIO E NITRATO NO RESERVATÓRIO DO IAG (INSTITUTO ASTRONÔMICO E GEOFÍSICO, SÃO PAULO, SP), Ano de obtenção: 2000.
Orientador: IRINEU BIANCHINI JUNIOR.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ammonium; assimilation; eutrofização; kinetics; limnologia; nutrients.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.
1990 - 1993
Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: CROASDALEA MARTHAE (ZYGNEMAPHYCEAE): ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS TAXONÔMICAS EM FUNÇÃO DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS NO AÇUDE DO JACARÉ, MOJI GUAÇU, ESTADO DE SÃO PAULO,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: cCARLOS EDUARDO DE MATTOS BICUDO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: alga; ecologia; desmidiaceae; limnologia; nutrientes; autoecologia.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.
1984 - 1988
Graduação em Biologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Pesca, IP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador VI, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria do Meio Ambiente, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Pesquisa CIentifica da Secretaria do Meio Ambiente.
03/2004 - Atual
Ensino, Pós Graduação em Aquicultura e Pesca, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Qualidade da água na aquicultura manejo hidrico
Caracteristicas físicas e químicas de ecossistemas aquáticos continentais
03/2003 - Atual
Direção e administração, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Hidricos, .

Cargo ou função
Diretora de Divisão.
8/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Hidricos, .

1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Pós Graduação em Aquicultura e Pesca, .

03/2004 - 09/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pós Graduação em Aquicultura e Pesca, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Área em Aquicultura.

Comissão Permanente de Regime Integral, CPRTI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Titular da Area de Biologia Animal, Carga horária: 16
Outras informações
Atribuições A Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral (CPRTI), subordinada à Secretaria de Planejamento e Gestão, é a unidade da administração direta do Estado, incumbida de planejar, organizar e executar, em todas as etapas, a avaliação da atividade científica e técnica dos pesquisadores das instituições de pesquisa da administração direta e da Superintendência de Controle de Endemias, bem como os concursos para ingresso e acesso na Carreira de Pesquisador Científico (Leis Complementares nº 125, de 18 de novembro de 1975, nº 335, de 22 de dezembro de l983 e nº 656 de 28 de junho de 1991 - Anexo 1). Tem, além disso, atribuições de formular e propor regulamentação sobre aspectos referentes ao Regime de Tempo Integral e de opinar decisivamente sobre a movimentação do pessoal científico dos Institutos. Os membros da CPRTI são escolhidos pelo Governador do Estado, a partir de listas recebidas após eleições especiais realizadas com a participação dos integrantes da Carreira de Pesquisador Científico. Missão A Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral (CPRTI) tem como missão: ? Participar da formulação e execução da Política de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, planejando, organizando e executando a avaliação da atividade científica e tecnológica dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo das instituições de pesquisa abrangidas pela Lei Complementar n° 125/75 ? Formular e propor regulamentação sobre aspectos referentes ao Regime de Tempo Integral ? Opinar decisivamente sobre propostas de criação ou transformação de órgãos em Instituto de Pesquisa e sobre a movimentação do pessoal científico dos Institutos



Linhas de pesquisa


1.
ECOLOGIA DO FITOPLANCTON
2.
PROCESSO DE EUTROFIZAÇÃO
3.
QUALIDADE DA AGUA NA AQUICULTURA
4.
QUALIDADE DA AGUA EM RESERVATORIOS
5.
ECOLOGIA AQUATICA
6.
QUALIDADE DA AGUA NA AQUICULTURA E MANEJO HIDRICO


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Efluente de aquicultura: adequação à legislação ambiental por meio de implantação de ilhas flutuantes artificiais (IFAs)
Descrição: A atividade de aquicultura comumente gera matéria orgânica (MO) advinda principalmente da 1 sobra de ração e excreção dos animais cultivados. Essa MO é composta principalmente por 2 nitrogênio (N) e fósforo (P) os quais são lançados pelo efluente. O atendimento à legislação, 3 notadamente para os pequenos produtores, é um entrave devido aos custos dos tratamentos 4 convencionais. Tecnologias alternativas para tratamento de efluentes como as Wetlands 5 construídas (WCs) são de mais baixo custo, entretanto, estudos apontam há necessidade de 6 uso de ao menos 10% da área de produção para a implantação das WCs, o que pode também 7 ser inviável economicamente. Tecnologia testada em pesquisas recentes apontam vantagens 8 do uso de Ilhas Flutuantes Artificiais (IFAs) para diferentes aplicações entre as quais a 9 remoção de nutrientes. A hipótese da presente pesquisa é que a implantação, dentro do 10 viveiro, das (IFAs) colonizadas com macrófitas aquáticas pode ser alternativa eficiente para 11 tratamento do efluente gerado pela aquicultura. Portanto, o presente estudo terá por objetivo 12 testar a eficiência das (IFAs) implantadas em viveiro de produção de tilápias com relação à 13 adequação do efluente à legislação ambiental. Dois sistemas de produção semi-intensiva de 14 tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) com três repetições cada serão avaliados a saber: 1) 15 (IFAs) colonizadas com Eichhornia crassipes, dispostas próximo ao vertedouro; 2) sem a 16 estrutura de (IFAs). Amostras de água serão coletadas na água de abastecimento, centro e 17 efluente do viveiro. Espera-se contribuir principalmente para os pequenos produtores com 18 alternativa eficiente e de baixo custo para tratamento do efluente de piscicultura em viveiros 19 escavados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Coordenador / Clóvis Ferreira do Carmo - Integrante / ADRIANA SACIOTO MARCANTONIO - Integrante / João Alexandre Saviolo Osti - Integrante / Claudinei José Rodrigues - Integrante / André Martins Vaz dos Santos - Integrante / Sergio Henrique Canello Schalch - Integrante / Ana Carolina Peixoto - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2014 - Atual
Pegadas Hídricas na Piscicultura: cálculos sobre a produção da tilápia Oreochromis niloticus

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Vicente Lombardi em 14/10/2013.
Descrição: Diversos indicadores de sustentabilidade ecológica, econômica e social vêm sendo propostos, nos últimos anos, em estudos relacionados à gestão de recursos hídricos. Mais recentemente, a comunidade científica tem divulgado a importância de se estudar a forma com que a água vem sendo utilizada na produção de bens e processos em geral. Para tanto, existe um novo conceito mundialmente conhecido como ?Pegada Hídrica? que visa à determinação do volume de água virtual ?escondido? atrás de cada produto ou processo. A Pegada Hídrica de um determinado produto pode ser expressa pelo volume de água ?consumido? na produção deste, levando-se em consideração toda a sua cadeia de suprimentos. Alguns produtos alimentícios de origem animal já estão bem estudados neste aspecto. Todavia, não existem dados desta natureza para os produtos originados na cadeia produtiva da aquicultura. No Instituto de Pesca / APTA / SAA ? SP existe uma equipe de pesquisadores científicos que vem se organizando para iniciar, de forma pioneira, os primeiros estudos que deverão revelar os valores das Pegadas Hídricas relacionadas à cadeia produtiva da produção de pescado na aquicultura de água doce. Pretende-se, como meta, estabelecer uma tecnologia de avaliação de processos, a fim de auxiliar nos ajustes de conduta e no estabelecimento de ?Boas Práticas de Manejo?, bem como fornecer subsídios adequados à governança da atividade dentro de um cenário de responsabilidade na aquicultura. Devido a sua complexidade, os estudos serão realizados em módulos e, neste primeiro momento, a piscicultura foi o segmento eleito para servir de parâmetro de amostragem, mais especificamente a tilapicultura (criação da tilápia Oreochromis niloticus), por se tratar de um dos setores mais organizados dentro da atividade de aquicultura, o que deverá favorecer a meta de determinação de um modelo de cálculo de Pegada Hídrica a ser aplicado e estendido a outros segmentos dentro da atividade aquícola praticada com outras espécies de organismos aquáticos. Ainda dentro desta divisão modular, o presente estudo foi delineado para realizar os cálculos das Pegadas Hídricas com foco específico na fase de recria (engorda) da tilápia, por se tratar do principal componente da cadeia produtiva deste pescado, relacionado ao maior comprometimento no uso de água durante o processo de produção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Improved quality of cultured fish for human consumption
Descrição: Projeto em parceria com Prof. Reinaldo José da Silva Instituto de Biociências, Unesp Niels Gerslev Jorgensen University of Copenhagen.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Integrante / Reinaldo José da Silva - Coordenador / Niels Gerslev Jorgensen - Integrante / Gian Marco Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
2010 - 2012
EFLUENTES DE SISTEMA INTENSIVO DE TRUTICULTURA: CARACTERIZAÇÃO E IMPACTO SOBRE O CORPO RECEPTOR
Descrição: O impacto de sistemas intensivos de truticultura sobre rios depende do tamanho do empreendimento, das práticas de manejo, da natureza e do volume de água utilizado, da capacidade de diluição do corpo aquático e das características bacteriológicas do corpo receptor. Embora bem estudado no exterior, no Brasil poucas pesquisas em truticultura foram realizadas, notadamente em relação a qualidade da água despejada no corpo receptor. A proposta do projeto será o de avaliar o impacto ambiental gerado por um sistema de cultivo intensivo de trutas.. As amostragens serão realizadas em um empreendimento comercial (Trutario São Jose), localizado na Serra da Bocaina, cidade de Bananal, Estado de São Paulo (altitude de 1160m). Neste empreendimento serão estabelecidas as estações de amostragem, abrangendo pontos de abastecimento, lançamento de efluente e corpo receptor. O povoamento do trutário será feito com peixes que estarão em diferentes estágios de desenvolvimento quais sejam: de alevinagem, crescimento, engorda e abate. As coletas serão efetuadas durante 3 meses em intervalos semanais avaliando-se as seguintes variáveis: concentrações de nitrogênio total, fósforo total, nitrito, nitrato e amônia, sólidos totais em suspensão, matéria orgânica e clorofila a. Além do uso da sonda-multiparâmetros que fornecerá os dados de temperatura da água, oxigênio dissolvido, turbidez, pH e condutividade elétrica. Os parâmetros zootécnicos avaliados serão: ganho de peso e a conversão alimentar bruta do sistema de criação, obtida pela quantidade total de ração fornecida e o total de ganho em biomassa, incluindo os peixes retirados na despesca. Pretende-se correlacionar o manejo de produção com as alterações na qualidade da água permitindo inferir sobre o impacto gerado pela atividade. Com a finalidade de subsidiar o referido projeto e considerando o contemplado na Resolução CONAMA no 375 de 2005 que inclui a Ecotoxicologia como uma forte ferramenta utilizada para indicação de qualidade de ág.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Coordenador / Clóvis Ferreira do Carmo - Integrante / JULIO VICENTE LOMBARDI - Integrante / João Saviolo OSti - Integrante / André Martins Vaz-dos-Santos - Integrante / Yara Aiko Tabata - Integrante / Marcos Rigolino - Integrante / Carlos Ishikawa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2007 - 2011
Indicadores de sustentabilidade na produção de tilápia em tanques-rede em policultivo com camarão da Malásia
Descrição: O presente trabalho objetiva determinar a sustentabilidade ambiental, econômica e social na produção de tilápias em tanques-rede em policultivo com camarões Macrobrachium rosenbergii. O experimento será desenvolvido em um viveiro de 1500 m2, onde serão instalados 12 tanques-rede que serão povoados com juvenis de tilápias nas densidades de 200, 300 e 400 peixes m-3, configurando quatro tanques-rede para cada densidade. Na área do viveiro externa aos tanques-rede serão liberados juvenis de camarões, na densidade de 6 animais m-2. A sustentabilidade ambiental será determinada através da avaliação da eficiência do uso dos recursos naturais pelo sistema, pela avaliação da carga poluidora gerada por unidade do produto (peixes e camarões) e por alguns indicadores de bem estar animal (hematologia e teores de cortisol e glicose). A sustentabilidade econômica e social será avaliada utilizando indicadores relacionados com o valor da produção de peixes e camarões, com discussão da aplicabilidade dos índices preconizados...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Integrante / Clóvis Ferreira do Carmo - Integrante / Helcio Luis de Marques - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2006 - 2008
ANÁLISE ECOTOXICOLÓGICA DE EFLUENTES DE AQÜICULTURA CONTINENTAL
Descrição: Até bem pouco tempo atrás, a única preocupação com os recursos hídricos na aqüicultura dizia respeito à avaliação da qualidade da água de abastecimento dos viveiros de cultivo. Atualmente, os órgãos ambientais têm manifestado especial interesse nos possíveis impactos causados pelo lançamento de efluentes de aqüicultura. A Resolução CONAMA no 375 de 2005 atualiza a resolução no 20 de 1986 e inclui a Ecotoxicologia como uma forte ferramenta utilizada para indicação de qualidade de água. Assim, este projeto tem como principal objetivo realizar ensaios ecotoxicológicos em amostras de água provenientes de projetos de aqüicultura continental, a fim de avaliar os possíveis impactos desta natureza, bem como analisar qualitativa e quantitativamente a carga de poluentes orgânicos gerada na aqüicultura, com vistas ao fornecimento de subsídios técnicos para as proposições de tratamento de efluentes. Os ensaios ecotoxicológicos serão realizados com a metodologia padronizada pela ABNT (2005) para ensaios com o organismo-teste Ceriodaphnia dubia, que possibilita leitura de resultados de toxicidade aguda e crônica, ao mesmo tempo. As amostragens serão realizadas em três empreendimentos comerciais representativos das principais atividades aqüicolas continentais (piscicultura, carcinicultura e ranicultura). Em cada um destes empreendimentos serão estabelecidos os seis pontos de coleta a saber: 1) fonte de abastecimento do viveiro; 2) meio de cultivo (dentro do viveiro); 3) efluente (no canal de drenagem do viveiro); 4) mistura (ponto de lançamento do efluente no corpo receptor); 5) à montante do ponto de mistura e 6) à jusante deste. Os resultados deste estudo deverão ser confrontados com as exigências legais ?CONAMA 2005? e servirão como orientação aos produtores para a adoção de técnicas que permitam a prática da aqüicultura de forma ambientalmente sustentável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Integrante / JULIO VICENTE LOMBARDI - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
2006 - 2008
ASPECTOS DO ENCHIMENTO DAS REPRESAS PARAITINGA E BIRITIBA, SISTEMA PROODUTOR ALTO TIETÊ: CARGAS DE NUTRIENTES, QUALIDADE DA ÁGUA E COMUNIDADES BIÓTICAS
Descrição: O Sitema Produtor Alto Tietê, constituído atualmente por três reservatórios interligados por túneis e canais, terá em breve a contribuição de dois reservatórios, Paraitinga e Biritiba, atualmente em fase de enchimento. A caracterização da qualidade da água, comunidades bióticas e aporte de cargas de nutrientes durante e após o enchimento poderá dar subsídios para propor aos órgãos gestores um manejo para evitar a deterioração destes corpos d?água..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Integrante / SUZANA SENDACZ - Coordenador / Clóvis Ferreira do Carmo - Integrante.Financiador(es): Instituto de Pesca - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2006 - 2008
Qualidade da água na piscicultura: avaliação diurna de variáveis limnológicas em viveiro de peixes visando propostas de manejo
Descrição: O viveiro de piscicultura funciona como um ecossistema artificial onde fatores alóctones (externos), como entradas de alimentos e fertilizantes são tão essenciais quanto os autóctones (internos) que desempenham importante papel no ecossistema e onde as condições abióticas e bióticas podem ser parcialmente manipuladas . As técnicas de manejo empregadas são fatores primordiais para que se ofereça adequada pesca e ou criação de peixes. Para que se possa realizar um manejo hídrico e alimentar adequado deve-se caracterizar o ambiente aquático através do levantamento e análise de variáveis físicas, químicas e biológicas da água. O presente estudo tem por objetivo: realizar monitoramento diurno das variáveis ambientais de viveiro de peixes, contribuir para um melhor conhecimento da dinâmica desses sistemas e orientar propostas de manejo adequadas. O trabalho será desenvolvido no Pólo Regional do Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba/SP, o período de coleta será no mês de dezembro/2005 contemplando o verão e repetido no mês de julho/2006 (inverno). Em um único viveiro durante 5 dias consecutivos serão realizadas amostragens (com réplicas) em horários determinados a saber: 8:00 h; 10:00 h; 12:00 h; 14:00 h; 16:00 h e 18:00 h. As variáveis analisadas serão: fitoplâncton, clorofila a e feofitina; fósforo total; nitrogênio total; amônia total, nitrito e nitrato; transparência; alcalinidade total (formas de carbono). No mesmo dia e horários, através de sonda multiparâmetros marca Horiba U-22 serão determinados a cada 10 cm: temperatura da água, condutividade elétrica, turbidez, oxigênio dissolvido e pH. Os perfis de luz na coluna d´água serão realizados para estimar a radiação fotossinteticamente ativa. No período de amostragem serão determinados no viveiro os parâmetros morfométricos (área superficial, volume, tempo de residência) e o manejo (densidade de estocagem e arraçoamento)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Coordenador / Clóvis Ferreira do Carmo - Integrante / Andrea Tucci - Integrante / André Martins Vaz-dos-Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2001 - 2006
Facilitando a negociação sobre a gestão da terra e da água em sub-bacias periurbanas na América Latina: combinando modelagem multi-agente com jogo de papéis
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2006
Atividade pesqueira nas sub-bacias do Tietê -Cabeceiras e do reservatório Guarapiranga: aspectos sócio econômicos e ambientais
Descrição: No Alto Tietê o espaço rural, nas proximidades da região metropolitana de São Paulo, passa a sofrer alterações, incorporando usos não-agrícolas, com características tipicamente urbanas, tais como atividades industriais e de serviços, entre elas os empreendimentos de pesque-pague e sítios de piscicultura. O presente trabalho possibilitou a realização de um diagnóstico sócio-econômico e ambiental da atividade pesqueira nas regiões do Tietê-Cabeceiras e Guarapiranga, com ênfase à pesca esportiva (pesque-pague e pague-pesque), identificando também os sítios de piscicultura e tanque-redes. A pesquisa foi realizada na bacia do Alto Tietê, nos municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis, SP (sub-bacia Tietê-Cabeceiras) e na região de Parelheiros e Jardim Ângela (SP) (sub-bacia Guarapiranga) no período de setembro de 2003 a junho de 2004. Foram amostrados 24 pesqueiros (o que corresponde a 35% do total identificado na região em estudo, e entrevistados os proprietários e pescadores esportivos. A partir da análise da tipologia de trajetória dos pesqueiros, foram identificados 4 tipos levando em consideração aqueles com serviços básicos ou com serviços opcionais, os proprietários com ou sem capacitação. Conclui-se que a atividade de pesque-pague na região surgiu como uma alternativa de renda e lazer, e esta atualmente não pode ser considerada como um empreendimento lucrativo comparado ao início da atividade mas tendem a permanecer na atividade os empreendimentos eficientes. No que diz respeito aos indicadores técnicos, estes se mostraram ser bastante precários e homogêneos. Com relação a qualidade da água as medidas de concentração de nitrogênio e fósforo nos efluentes dos pesqueiros apresentaram uma elevada carga orgânica evidenciando ambientes em estágio de degradação, mostrando a necessidade de um manejo adequado e implantação de estações de tratamento. Palavras-chave: pesca esportiva; pesqueiro; sócio-economia; qualidade da água; diagnóstico; ár.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Integrante / MARIA PAULA GENOVA DE CASTRO - Coordenador.Financiador(es): Centre de coop inter en recherche agronomique pour le développement - Auxílio financeiro.
2001 - 2005
Impactos da água superficial dos reservatórios Guarapiranga e Tietê Cabaceiras: estimativas das cargas de nutrientes (N e P) de tributários e pesqueiros
Descrição: O estudo do aporte de nitrogênio e fósforo foi realizado no período estiagem-frio (agosto/2003) e chuvoso-quente (janeiro, fevereiro e março/2004) através da avaliação da cargas afluentes e efluentes pontuais ao longo dos sistemas Tietê Cabeceiras e Guarapiranga. A determinação da carga de nutrientes, com a finalidade de avaliar o processo de eutrofização, está inserida no projeto Negowat, cujo objetivo é testar a modelagem multi-agente como ferramenta na negociação de conflitos sobre a água e uso e ocupação do solo. Foram determinadas no laboratório as concentrações de nutrientes (amônia, nitrito, nitrato, nitrogênio e fósforo totais) segundo Mackereth et al. (1978) e Golterman et al. (1978). A velocidade dos canais de interligação foi fornecida pela SABESP; quanto aos tributários, utilizou-se a equação v=E/t, onde v= velocidade da corrente (m.s-1), E= espaço (m) e t= tempo (s) de percurso do flutuador no trecho. A vazão foi calculada pela fórmula Q=A X v, onde Q= vazão (m3.s-1), A= área média da seção de escoamento (m2) e v= velocidade média do fluxo (m.s-1). As cargas de nutrientes foram obtidas através do produto entre os valores de vazão (m3.s-1) e concentrações de nitrogênio (mg.l-1) e fósforo (ug.l-1); os balanços de massa de nitrogênio e fósforo nas represas Jundiaí e Taiaçupeba foram calculados considerando a diferença dos valores de carga estimados de entrada e saída para cada nutriente. O sistema Tietê Cabeceiras, responsável por 15% do abastecimento de água para a Região Metropolitana de São Paulo, envolve os reservatórios Ponte Nova (Salesópolis), Jundiaí (Mogi das Cruzes) e Taiaçupeba (entre Mogi das Cruzes e Suzano). O sistema funciona em cascata, através da qual a água do reservatório Ponte Nova, localizado próximo às cabeceiras do rio Tietê, é parcialmente derivada para uma Estação Elevatória. As águas são recalcadas até o túnel de interligação Tietê/Biritiba, a partir do qual todo o escoamento é feito por gravidade; através de sistemas canal-tún.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2004
Diagnóstico limnológico e levantamento ictiofaunístico da Represa de Ponte Nova, Alto Tietê, com vistas ao manejo e preservação
Descrição: A represa Ponte Nova, constitui, juntamente com as represas Jundiaí e Taiaçupeba, parte do Sistema Produtor Alto Tietê ? SPAT. As represas Biritiba e Paraitinga encontram-se em fase final de obras. O sistema fornece atualmente cerca de 10 m³/s de água bruta para a ETA ? Estação de Tratamento de Águas da SABESP ? Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo em Taiaçupeba. Este sistema visa a disponibilização de até 15 m³/s de água para a Região Metropolitana de São Paulo, RMSP, devendo beneficiar mais de 4,0 milhões de pessoas; deverá garantir o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo ? RMSP nos próximos anos, pois os sistemas produtores já são insuficientes para atender a demanda atual estimada em 70m³/s. A represa de Ponte Nova foi concluida em 1972, para fins de abastecimento, controle de enchentes e condições de navegabilidade do rio Tietê. Localiza-se entre os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim (23º 33? S e 45º 50? W), a uma altitude de 765 m. Sua vazão é de 8,1 m3s-1 , sendo captados 4 m3s-1 pela adutora Rio Claro, da SABESP. Em função da crescente demanda de água para abastecimento público e industrial, esta represa tem um papel fundamental no abastecimento futuro da Região Metropolitana de São Paulo. Levantamento Ictiofaunístico e eleição de espécies de interesse econômico para estudo da biologia pesqueira (dinâmica de reprodução e de alimentação e crescimento), como subsídios para implantação de cultivos intensivos e extensivos. Caracterização limnológica e avaliação do processo de eutrofização através da determinação do balanço do nutrientes e da sua influência nas comunidades bióticas (fitoplâncton, zooplâncton, bentos).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Integrante / SUZANA SENDACZ - Coordenador.Financiador(es): Fundo Estadual de Recursos Hidricos - Banco do Estado de São Paulo S.A. - Não informado.
2000 - 2002
Diagnóstico ecológico e sanitário de pesqueiros da região metropolitana de São Paulo
Descrição: Aspectos ecológicos e sanitários de Pesqueiros do Estado de São Paulo ? Diagnóstico e Perspectivas. Este documento apresenta os resultados das discussões realizadas pelos grupos de trabalho que se reuniram durante o evento, realizado no dia 18/11/2003 no Instituto de Pesca. Estiveram presentes funcionários de diversas instituições incluindo Secretarias da Saúde de diversos Municípios, Secretaria do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura, Prefeituras, Cetesb, pesquisadores científicos de diversas instituições, bem como profissionais autônomos que atuam no ramo da consultoria. Em resposta à primeira questão, que procurou determinar quais são os principais problemas detectados tanto em relação à aspectos ecológicos como sanitários em pesqueiros, foram apresentados como pontos críticos: ? inexistência de pacotes tecnológicos para desenvolvimento da atividade ? falta de um conhecimento mais amplo do perfil dos estabelecimentos (cadastramento) ? Fiscalização deficiente ? Falta de licenciamento ambiental na maior parte dos empreendimentos ? Problemas de transporte/ ausência de informações sobre a procedência dos peixes ? Extensão rural precária, tanto em relação ao produtor como em relação aos pesque-pague ? Falta de informações sobre a qualidade da água e do pescado ? Utilização de práticas de manejo que comprometem os aspectos sanitários, como ausência de quarentena, utilização de restos de alimento, vísceras de animais, etc ? Aspectos relacionados à saúde do trabalhador Em termos das estratégias necessárias para solucionar os diferentes pontos levantados foram apresentadas as seguintes propostas: ? A necessidade de se realizar programas de educação ambiental e sanitária junto aos proprietários e funcionários dos estabelecimentos ? Necessidade de haver maior integração entre todos os órgãos envolvidos no gerenciamento do sistema ? Necessidade de haver estímulos aos programas de extensão rural ? Criar um banco de dados a nív.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cacilda Thais Janson Mercante - Integrante / MARIA ANGELA CABIANCA - Integrante / Katharina Esteves - Coordenador / Daniella da Silva - Integrante / Sandra Vieira Costa - Integrante / Célia Leite Santanna - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Não informado.Número de orientações: 2


Revisor de periódico


2002 - Atual
Periódico: Acta Limnologica Brasiliensia
2002 - Atual
Periódico: Boletim do Instituto de Pesca
2007 - Atual
Periódico: Varia Scientia (UNIOESTE)


Revisor de projeto de fomento


2012 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2005 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Limnologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aquicultura.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Fitoplâncton.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Ciclagem de Nutrientes.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Eutrofização.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:5
Total de citações:5
Fator H:1
Cacilda Thais Janson Mercante  Data: 17/11/2015

SciELO
Total de trabalhos:30
Total de citações:3
Mercante. C.T.J.  Data: 16/08/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:11
Total de citações:24
Mercante, Cacilda Thais Janson  Data: 17/11/2015

Outras
Total de trabalhos:56
Total de citações:307
Cacilda Thais Janson Mercante  Data: 17/11/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MERCANTE, C. T. J.2018MERCANTE, C. T. J.; SILVA, G. M. ; RODRIGUES, C. J. ; CARMO, C. F. ; SILVA, R. J. . Potential toxic effect of ammonia in reservoirs with tilapiculture in cages. International Journal of Fisheries and Aquatic Studies, v. 6, p. 256-261, 2018.

2.
2MORAES, M. A. B.2016MORAES, M. A. B. ; CARMO, C. F. ; Tabata, Y.A. ; Vaz dos Santos ; MERCANTE, C. T. J. . Environmental indicators in effluent assessment of rainbow trout (Oncorhynchus mykiss) reared in raceway system through phosphorus and nitrogen. Brazilian Journal of Biology (Online), v. 76, p. 1021-1028, 2016.

3.
3Gargiulo, J.R.B.C.2016Gargiulo, J.R.B.C. ; MERCANTE, C. T. J. ; BRANDIMARTE, A. L. ; Menezes, L.C.B. . Benthic macroinvertebrates as bioindicators of water quality in Billings Reservoir fishing sites (SP, Brazil). Acta Limnologica Brasiliensia (Online), v. 28, p. e17, 2016.

4.
5Di GENARO, A.C.2015Di GENARO, A.C. ; SENDACZ, S. ; MORAES, M. A. B. ; MERCANTE, C. T. J. . Dynamics of Cladocera Community in a Tropical Hypereutrophic Environment (Garças Reservoir, São Paulo, Brazil). Journal of Water Resource and Protection, v. 07, p. 379-388, 2015.

5.
4MORAES, M. A. B.2015MORAES, M. A. B. ; CARMO, C. F. ; Ishikawa, C. ; Tabata, Y.A. ; MERCANTE, C. T. J. . Daily mass balance of phosphorus and nitrogen in effluents of production sectors of trout farming system. Acta Limnologica Brasiliensia (Online), v. 27, p. 330-340, 2015.

6.
6Caramel, B.P.2014Caramel, B.P. ; Carmo, Clovis Ferreira do ; Osti, João Alexandre Savilo ; Vaz-dos-Santos, A.M. ; Tabata, Y.A. ; MORAES, M. A. B. ; ISHIKAWA, C. M. ; CERQUEIRA, M. A. S. ; Mercante, Cacilda Thais Janson . Water Quality Assessment of a Trout Farming Effluent, Bocaina, Brazil. Journal of Water Resource and Protection, v. 06, p. 909-915, 2014.

7.
7Mercante, Cacilda Thais Janson2014Mercante, Cacilda Thais Janson; VAZ-DOS-SANTOS, ANDRÉ MARTINS ; MORAES, MUNIQUE DE ALMEIDA BISPO ; PEREIRA, JENIFFER SATI ; LOMBARDI, JÚLIO VICENTE . Bullfrog (Lithobates catesbeianus) farming system: water quality and environmental changes. Acta Limnologica Brasiliensia (Online), v. 26, p. 9-17, 2014.

8.
8ARAÚJO-SILVA, SÉRGIO LEANDRO2014ARAÚJO-SILVA, SÉRGIO LEANDRO ; MORAES, MUNIQUE DE ALMEIDA BISPO ; Carmo, Clovis Ferreira do ; OSTI, JOÃO ALEXANDRE SAVIOLO ; VAZ-DOS-SANTOS, ANDRÉ MARTINS ; Mercante, Cacilda Thais Janson . Effluent of a Polyculture System (Tilapias and Shrimps): Assessment by Mass Balance of Nitrogen and Phosphorus. Journal of Environmental Protection (Online), v. 05, p. 799-804, 2014.

9.
10MIASHIRO, LUCIANA2012MIASHIRO, LUCIANA ; LOMBARDI, JULIO VICENTE ; Mercante, Cacilda Thais Janson . Ecotoxicity assessment in aquaculture system using the test organism Pseudokirchneriella subcapitata (Chlorophyceae). Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso), v. 34, p. 373-379, 2012.

10.
9PEREIRA, JENIFFER SATI2012PEREIRA, JENIFFER SATI ; Mercante, Cacilda Thais Janson ; LOMBARDI, JULIO VICENTE ; VAZ-DOS-SANTOS, ANDRÉ MARTINS ; CARMO, CLÓVIS FERREIRA DO ; OSTI, JOÃO ALEXANDRE SAVIOLO . Eutrophization process in a system used for rearing the nile tilapia (Oreochromis niloticus), São Paulo State, Brazil. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 24, p. 387-396, 2012.

11.
12Cope, V.2011Cope, V. ; MERCANTE, C. T. J. ; SENDACZ, S. ; CARMO, C. F. ; Monteiro,A. . Balanço de massa de nutrientes na fase de enchimento de dois reservatórios do Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT). Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), v. 33, p. 49-57, 2011.

12.
14MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson2011MERCANTE, C. T. J.; PEREIRA, S. ; MAruyma, L. S. ; CASTRO, P. ; MENEZES, L. ; SENDACZ, S. ; Di GENARO, A.C. . QUALIDADE DA ÁGUA DE EFLUENTES DE PESQUEIROS SITUADOS NA BACIA DO ALTO TIETÊ. Bioikos (Campinas), v. 25, p. 41-52, 2011.

13.
13MERCANTE, C. T. J.2011MERCANTE, C. T. J.; CARMO, C. F. ; Rodrigues, C. ; Vaz-dos-Santos, A.M. ; Schimidt, C.M. ; Tucci, A. ; Di GENARO, A.C. . LIMNOLOGIA DE VIVEIRO DE CRIAÇÃO DE TILÁPIAS DO NILO: AVALIAÇÃO DIURNA VISANDO BOAS PRATICAS DE MAENJO. Boletim do Instituto de Pesca (Online), v. 37, p. 73-84, 2011.

14.
11MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson2011MERCANTE, C. T. J.; CARMO, C. F. ; RODRIGUES, C. J. ; OSTI, J. A. S. ; MAINARDES-PINTO, C. S. ; VAZ-DOS-SANTOS, A. M. ; TUCCI, A. ; DI GENARO, A. C. . Limnologia de viveiro de criação de tilápias do Nilo: avaliação diurna visando boas práticas de manejo. Boletim do Instituto de Pesca, v. 37, p. 73-84, 2011.

15.
15MOREIRA, L.2010MOREIRA, L. ; LOMBARDI, J. V. ; MERCANTE, C. T. J. ; BAzante-Yamaguishi, R. . Analise ecotoxicologica em viveiro de carcinicultura de água doce, utilizando o cladócero Ceriodaphnia dubia como organismo-teste. Boletim do Instituto de Pesca (Online), v. 36(1), p. 25-38, 2010.

16.
17Rodrigues, C.2010Rodrigues, C. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; Osti, J.S. ; Di GENARO, A.C. . Diurnal dynamic of nitrite and ammonia gas in a Nile Tilapia fish pond in subtropical region. Limnética (Madrid), v. 5, p. 1-9, 2010.

17.
16Rodrigues, Claudinei José2010Rodrigues, Claudinei José ; Mercante, Cacilda Thais Janson ; Carmo, Clovis Ferreira do ; Tucci, Andréa ; Osti, João Alexandre Savilo ; Di Genaro, Ariane Carolina . Diurnal dynamic of inorganic carbon and oxygen dissolved in a Nile tilapia (Oreochromis niloticus Linnaeus, 1758) fish pond, São Paulo, Brasil. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 22, p. 466-473, 2010.

18.
18BAzante-Yamaguishi, R.2009BAzante-Yamaguishi, R. ; LOMBARDI, J. V. ; MERCANTE, C. T. J. ; C P P N ; MOREIRA, L. ; PEREIRA, S. . Análise Ecotoxicológica em Viveiro de Produção de Tilápia (Oreochromis niloticus), Utilizando o Cladócero Ceriodaphnia dubia como Organismo-teste. Journal Of The Brazilian Society Of Ecotoxicology, v. 4, p. 55-64, 2009.

19.
19MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson2007MERCANTE, C. T. J.; Martins, K.Y. ; CARMO, C. F. ; Osti, J.S. ; Schimidt, C.M. ; Tucci, A. . Qualidade da água em viveiro de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus):caracterização diurna de variáveis fisicas, quimicas e biologicas, São Paulo, Brasil. Bioikos (Campinas), v. 21, p. 79-88, 2007.

20.
20CASTRO, P.2006CASTRO, P. ; MAruyma, L. S. ; MENEZES, L. ; MERCANTE, C. T. J. . Perspectivas da atividade de pesqueiros no Alto Tietê: contribuição aos usos múltiplos da água. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v. 32, n.1, p. 1-14, 2006.

21.
21PEREIRA, L.2005PEREIRA, L. ; MERCANTE, C. T. J. . A amônia nos sitemas de criação de peixes e seus efeitos sobre a qualidade da água. Boletim do Instituto de Pesca (Online), São Paulo, v. 31, n.1, p. 81-88, 2005.

22.
22MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson2005MERCANTE, C. T. J.; Costa, Sandra Vieira ; Silva, Daniella Da ; Cabianca, Maria Ângela ; Esteves, Katharina Eichbaum . Qualidade da água em pesque-pague da região metropolitana de São Paulo (Brasil): avaliação através de fatores abióticos (período seco e chuvoso). Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), Maringá, v. 27, n.1, p. 1-7, 2005.

23.
24MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson2004 MERCANTE, C. T. J.; CABIANCA, M. ; Esteves, K. ; COSTA, S. V. . Water quality in fee-fishing ponds located in the metropolitan region of São Paulo city, Brazil an analysis of the eutrophication process. Acta Limnológica Brasiliensia, BOTUCATU, v. 16, n.1, p. 95-102, 2004.

24.
23Fermino, Fabiana Schumacher2004Fermino, Fabiana Schumacher ; Bicudo, Denise De Campos ; Mercante, Cacilda Thais Janson . Substrato difusor de nutrientes (SDN): avaliação do método em laboratório para experimentos in situ com perifíton. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), v. 26, p. 1-7, 2004.

25.
25Pinto, Cleide Schmidt Romeiro Mainardes2003Pinto, Cleide Schmidt Romeiro Mainardes ; Mercante, Cacilda Thais Janson . Avaliação de variáveis limnológicas e suas relações com uma floração de Euglenaceae pigmentada em viveiro povoado com tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus Linnaeus), São Paulo, Brasil. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), MARINGÁ/PR, v. 25, n.2, p. 323-328, 2003.

26.
26GIAMAS, M. T. D.2001GIAMAS, M. T. D. ; VERMULM JUNIOR, H. ; BARBIERI, G. ; MERCANTE, C. T. J. . Estrutura da população de Tamboatá Hoplosternum littorale HANCOCK, 1828 (SILURIFORMES, CALLICHTHYIDAE) e fatores abióticos do Rio Três Barras, São Paulo, Brasil.. Brazilian Journal Of Veterinary Medicine, USP São Paulo, v. 23, n.01, p. 14-20, 2001.

27.
27MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson2000MERCANTE, C. T. J.; BIANCHINI JÚNIOR, I. . Assimilation of ammonium and nitrate through heterotrophic aquatic organisms: a methodological proposal. Acta Scientiarum (UEM), Maringá-Parana, v. 22, p. 337-341, 2000.

28.
28MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson1999MERCANTE, C. T. J.; MOURA, A. T. . Comparação entre os índices de Carlson e Carlson modificado aplicado a dois ambientes aquáticos subtropicais, São Paulo.. Acta Limnologica Brasiliensia, São Paulo, v. 11, n.1, p. 1-14, 1999.

29.
30RAMIREZ, J. J. R.1998 RAMIREZ, J. J. R. ; MERCANTE, C. T. J. . Temporal and spatial distribution of Croasdalea marthae in Jacaré Pond, São Paulo, SP, Brazil. Algological Studies, Stuttgart, v. 89, p. 23-38, 1998.

30.
29MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson1998MERCANTE, C. T. J.; BICUDO, C. E. M. . Ecology of Croasdalea marthae (Desmidiaceae, Zygnemaphyceae) in the Jacaré Pond, Mogi Guaçu, southeastern, Brazil, and stability of the algal cell bipolar asymmetry. Acta Limnologica Brasiliensia, São Paulo, v. 10, n.1, p. 1-15, 1998.

31.
31MERCANTE, C. T. J.;Mercante, Cacilda Thais Janson1996MERCANTE, C. T. J.; BICUDO, C. E. M. . Variação espacial e temporal de características físicas e químicas no Açude do Jacaré, Mogi Guaçu, Estado de São Paulo.. Acta Limnologica Brasiliensia, São Paulo, v. 8, p. 75-101, 1996.

32.
32BICUDO, C. E. M.1993 BICUDO, C. E. M. ; MERCANTE, C. T. J. . Crosdalea, a new genus of asymmetrical desmid Zygnemaphyceae. Cryptogamic Botany, v. 3, p. 270-272, 1993.

Capítulos de livros publicados
1.
AYROZA, D. M. M. R. ; SCALOPE, F. G. ; AYROZA, L. M. S. ; FURLANETO, F. P. B. ; FERRAUDO, A. S. ; Mercante, Cacilda Thais Janson . Environmental Conditions, Fish Diseases, Management and Economic Evaluation of Tilapia Cages in a Brazilian Hydroelectric Reservoir. In: Renae Wakefield. (Org.). Tilapia: Biology, Management Practices and Human Consumption. 1ed.New York: Nova Science Publishers, Inc, 2014, v. , p. 119-145.

2.
MERCANTE, C. T. J.; BICUDO, C. E. M. ; SANTANNA, C. L. ; VArnier, C.L. ; Guilherme, C.M. ; CARMO, C. F. ; BICUDO, D. C. ; Arcova,F. ; Ferreira,L.M. ; SENDACZ, S. ; Ranzini,M. . Pesquisa Cientifica e a gestão de recursos hidricos no Estado de São PAulo. In: Vera Lucia Ramos Bononi;Nelson Augusto dos Santos Jr.. (Org.). Memórias do Conselho Cientifico da Secretaria do Meio Ambiente: A síntese de um ano de conhecimento acumulado. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo ? Secretaria do Meio Ambiente, 2009, v. , p. 12-18.

3.
MERCANTE, C. T. J.; Silva, D. ; COSTA, S. V. . Avaliação da qualidade da água de pesqueiros da região metropolitana de São Paulo por meio do uso de variáveis abióticas e clorofila. In: Esteves, K.E; Sant´Anna, C.L.. (Org.). Pesqueiros sob uma visão integrada de meio ambiente, saúde pública e manejo. 1ed.São Carlos: RiMa, 2006, v. , p. 37-48.

4.
HONDA, R. ; MERCANTE, C. T. J. ; VIEIRA, J. M. S. ; Esteves, K. ; CABIANCA, M. ; AZEVEDO, M. T. P. . Cianotoxinas em pesqueiros da região metropolitana de São Paulo. In: Esteves, K.E; Sant´Anna, C.L. (Org.). Pesqueiros sob uma visão integrada de meio ambiente, saúde pública e manejo. 1ed.São Carlos: RiMa, 2006, v. , p. 105-120.

5.
MERCANTE, C. T. J.; SENDACZ, S. . SISTEMAS EM CASCATA:CONCENTRAÇÕES E CARGAS DE NUTRIENTES NO SISTEMA PRODUTOR ALTO TIETE, SP. In: MARCOS GOMES NOGUEIRA; RAOUL HENRY; ADRIANA JORCIN. (Org.). ECOLOGIA DE RESERVATORIOS. SAO CARLOS: RIMA, 2005, v. , p. 417-434.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAINARDES-PINTO, C.S.R. ; MARCANTONIO, A. S. ; BOOCK, M. V. ; Marques, H.L ; Paiva, P. ; BARROS, H.P. ; MALLASEN, M. ; Mercante, Cacilda Thais Janson ; CARMO, C. F. . PRODUÇÃO DE TILÁPIAS EM TANQUES-REDE EM POLICULTIVO COM CAMARÕES DA MALÁSIA LIVRES EM VIVEIRO ESCAVADO. PESQUISA & TECNOLOGIA, p. 1 - 6, 02 jul. 2012.

2.
Osti, J.S. ; MERCANTE, C. T. J. . A importancia do uso adequado das rações na cadeia produtiva aquícola. Xclusive Feed & Food, p. 74 - 76, 01 maio 2010.

3.
MERCANTE, C. T. J.. Água, conhecer para preservar. Jornal Informativo Pescando Noticias, São Paulo, p. 1 - 2, 01 maio 2004.

4.
MERCANTE, C. T. J.. A pesca artesanal profissional extrativista continental no Estado de São Paulo : analise critica. Home page do Instituto de Pesca, São Paulo, 01 abr. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MERCANTE, C. T. J.; BICUDO, C. E. M. . Ecology of Croasdalea marthae (Desmidiaceae, Zygnemaphyceae) in the Jacaré Pond, Moji Guaçu, southeastern Brazil.. In: XXVI International Congress of Theoretical and Applied Limnology, 1998, São Paulo. Internationale Vereinigung für Theoretische und Angewandte Limnologie. Sttutgart: Association by Sládecek and A. Sládecková, 1995. v. 26. p. 1746-1748.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, S. ; MERCANTE, C. T. J. ; LOMBARDI, J. V. ; Osti, J.S. ; Miashiro, L. . Environmental characterization of pisciculture fishpond, São Paulo, Brazil. In: Simposio Brasil-Japão 2008, 2008. Proceedings of the Symposium Brazil-Japan in Economy, Science and technological Innovation. Sao PAulo: SBPN Brazil Japan Researchers Association, 2008. p. 1-5.

2.
PEREIRA, S. ; MERCANTE, C. T. J. ; LOMBARDI, J. V. ; Osti, J.S. ; Miashiro, L. ; C P P N . Caracterização da qualidade da água, através de fatores abioticos, da entrada e saída de um sistema de produção de rãs (Rana catesbiana Shaw). In: Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxumbu. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Osti, J.S. ; MERCANTE, C. T. J. ; PEREIRA, S. ; LOMBARDI, J. V. . O disco de secchi como indicador da qualidade da água em sistemas de cultivo de peixes (Pindamonhangaba, SP). In: 2o Seminario de Iniciação Cientifica do Instituto de Pesca, 2007, São Paulo. 2o Seminario de Iniciação Cientifica do instituto de Pesca, 2007.

2.
Osti, J.S. ; MERCANTE, C. T. J. ; PEREIRA, S. ; LOMBARDI, J. V. . Indice de qualidade da água aplicado ao cultivo de tilápias (Pindamonhangaba, SP). In: 2o Seminarios de Iniciação Cientifica do Instituto de Pesca, 2007, São PAulo. 2o Seminario de Iniciação Cientifica do Instituto de Pesca, 2007.

3.
Monteiro,A. ; MERCANTE, C. T. J. ; SENDACZ, S. ; MENEZES, L. . Contribuição da represa Billings ao processo de eutrofização da Represa Guarapiranga: determinação das concentrações e cargas de nutrientes do braço Taquacetuba. In: Simpósio Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciasi, Ações de Manejo e Sistema em Cascata, 2004, Avaré. Simpósio Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciasi, Ações de Manejo e Sistema em Cascata. Botucatu: Instituto de Biociencias, 2004. p. 25-25.

4.
SENDACZ, S. ; MERCANTE, C. T. J. ; Monteiro,A. ; MENEZES, L. . Sistemas em cascata: concentrações e cargas de nutrientes no sistema produtor Alto Tietê, SP. In: Simpósio de Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistemas em Cascata, 2004, Avaré. Simpósio de Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistemas em Cascata. Botucatu: Instituto de Biociencias, 2004. p. 26-26.

5.
Scorvo,J. ; Romagosa,E. ; MERCANTE, C. T. J. . Desempenho do pintado Psedoplatystoma coruscans criado em tanques rede e em viveiro escavado. In: I AQUIMERCO, 2004, Vitoria. I AQUIMERCO, 2004.

6.
MERCANTE, C. T. J.; CABIANCA, M. ; Silva, D. ; COSTA, S. V. ; Esteves, K. . Abiotic variables of fish ponds of the metropolitan region of São Paulo, Brazil, during the dry season. In: Congresso Internacional WORLD AQUACULTURE, 2003, Salvador. Realizing the potential:responsible aquaculture for a secure future. USA: World Aquaculture Society, 2003. v. 1. p. 373-373.

7.
MERCANTE, C. T. J.; CABIANCA, M. ; COSTA, S. V. ; Silva, D. ; Esteves, K. . Eutrophication process of fish ponds of the metropolitan region of São Paulo, Brazil, during the wet and dry season. In: Congresso Internacional WORLD AQUACULTURE, 2003, Salvador. World Aquaculture, 2003. p. 374-374.

8.
Esteves, K. ; MERCANTE, C. T. J. ; CABIANCA, M. ; COSTA, S. V. ; Silva, D. . Ecological-sanitary diagnosis of fee-fishing ponds of the metropolitan region of São Paulo, Brazil. In: Congresso Internacional WORLD AQUACULTURE, 2003, Salvador. Realizing the potential:responsable auqaculture for a secure future. USA: World aquaculture society, 2003. v. 1. p. 244-244.

Apresentações de Trabalho
1.
MERCANTE, C. T. J.. Agua um bem comum. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MERCANTE, C. T. J.. Agua um bem comum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Gomes, G.T.V ; Mercante, Cacilda Thais Janson ; CARMO, C. F. ; MORAES, MUNIQUE DE ALMEIDA BISPO ; SILVA, G. M. ; SILVA, R. J. . Limnologia de sistemas de produção em tanques rede em reservatórios do Estado de São Paulo com vistas à qualidade do pescado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MERCANTE, C. T. J.. Water quality in the production of Nile Tilapia in net cages in reservoirs in the State of São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MERCANTE, C. T. J.; CARMO, CLÓVIS FERREIRA DO ; MORAES, M. A. B. ; SILVA, G. M. ; SILVA, R. J. . Uso do indice de estado trofico(IET) para caracterizaçãode areas aquicolasparacriação de tilápias em tanque rede. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MERCANTE, C. T. J.. Agua: um bem comum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MERCANTE, C. T. J.. Agua: um bem comum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MERCANTE, C. T. J.. Manejo e Meio Ambiente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GOUVEA, C. M. S. ; RIBEIRO, M. A. G. ; Kubo, E. ; MERCANTE, C. T. J. ; SCHALCH, S. H. C. ; LOMBARDI, J. V. . Concentrações de fósforo no efluente de viveiros escavados com diferentes biomassas de tilápias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MERCANTE, C. T. J.. Água: um bem com. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Mercante, Cacilda Thais Janson. Agua:um bem comum. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Mercante, Cacilda Thais Janson. Manejo e Meio Ambiente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Gomes, G.T.V ; MERCANTE, C. T. J. ; Tucci, A. ; MENEZES, L. ; Avari, R. ; OSTI, J. A. S. . Avaliação da heterogeneidade espacial da comunidade fitoplanctônica em pontos de pesca da represa Billings. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MORAES, M. A. B. ; CARMO, C. F. ; Tabata, Y.A. ; Ishikawa, C.M ; Caramel, B.P. ; MERCANTE, C. T. J. . Aplicação de indicadores ambientais em sistema intensivo de truticultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
Gargiulo, J.R.B.C. ; Menezes, L.C.B. ; MERCANTE, C. T. J. . Qualidade da agua em locais de pesca da represa Billings: bioindicadores bentônicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Gomes, G.T.V ; Tucci, Andréa ; Avari, R. ; OSTI, J. A. S. ; Mercante, Cacilda Thais Janson . A comunidade fitoplanctonica como indicadora da qualidade da água de locais de pesca na represa Billings (São Paulo). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MAruyma, L. S. ; CASTRO, P. ; MENEZES, L. ; Mercante, Cacilda Thais Janson . Especies de peixes ocorrentes em pesqueiros do Alto Tiete, SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MORAES, M. A. B. ; Caramel, B.P. ; CARMO, C. F. ; Tabata, Y.A. ; Osti, João Alexandre Savilo ; Ishikawa, C. ; Mercante, Cacilda Thais Janson . DInâmica de fósforo em sistema intensivo de criação de trutas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MERCANTE, C. T. J.; Tucci, Andréa ; MENEZES, L. ; CASTTRO, P. M. G. . Algal Booms and water quality. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MORAES, M. A. B. ; SILVA, S.L.A. ; MERCANTE, C. T. J. ; Carmo, Clovis Ferreira do ; OSTI, J. A. S. ; Vaz-dos-Santos, A.M. ; Marques, H.L . Balanço de massa de nitrogenio e fosforo de sistema de policultivo (tilapias e camaroes). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MORAES, M. A. B. ; Caramel, B.P. ; Mercante, Cacilda Thais Janson ; CARMO, C. F. ; ISHIKAWA, C. M. ; CERQUEIRA, M. A. S. ; OSTI, J. A. S. ; PEREIRA, L. ; COSTA, B. A. ; OKAWARA, R. Y. . Avaliação nictemeral da concnetração de sólidos totais em suspensão na água de um sistema intensivo de criação dde trutas (Oncorhyncus mykiss). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Caramel, B.P. ; MORAES, M. A. B. ; Carmo, Clovis Ferreira do ; MERCANTE, C. T. J. ; LOMBARDI, J. V. ; Osti, J.S. ; Tabata, Y.A. ; Rigolino, M. ; Vaz-dos-Santos, A.M. . TRUTICULTURA: DESCARGA DE FÓSFORO E TAXA DE CONVERSÃO ALIMENTAR APARENTE (SERRA DA BOCAINA SP).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
CARMO, C. F. ; Caramel, B.P. ; MORAES, M. A. B. ; Mercante, Cacilda Thais Janson ; LOMBARDI, J. V. ; Osti, J.S. ; Tabata, Y.A. ; Rigolino, M. . INFLUENCIA DE UM SISTEMA INTENSIVO DE TRUTICULTURA NAS CONCENTRAÇÕES DE MATERIAL PARTICULADO ORGÂNICO E INORGÂNICO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MERCANTE, C. T. J.; CARMO, C. F. ; Caramel, B.P. ; LOMBARDI, J. V. ; Osti, J.S. ; Tabata, Y.A. ; Rigolino, M. ; Ishikawa, C. ; Vaz-dos-Santos, A.M. . TROUT INTENSIVE SYSTEM: ESTIMATING THE EFFECT OF PHOSPHORUS AND AMMONIUM CONCENTRATIONS OF THE EFFLUENT ON THE RECEIVING WATER BODY, SERRA DA BOCAINA, BRAZIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MERCANTE, C. T. J.; LOMBARDI, J. V. ; CARMO, C. F. ; Osti, J.S. ; Caramel, B.P. ; PEREIRA, S. . ENVIRONMENTAL IMPACT ASSESSMENT THROUGH CONCENTRATIONS AND LOADS OF PHOSPHORUS IN DIFFERENT PRODUCTION SYSTEMS OF AQUATIC ORGANISMS, TROPICAL REGION, SÃO PAULO, BRAZIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
LOMBARDI, J. V. ; MERCANTE, C. T. J. . PROPORCIONAL CHARGES ON EMISSION OF NITROGEN AND PHOSPHORUS FROM EFFLUENTS OF FRESHWATER AQUACULTURE SYSTEMS: FISH, PRAWN AND FROG FARMING. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
Rodrigues, C. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; SILVA, S.L.A. ; Osti, J.S. ; MAINARDES-PINTO, C.S.R. ; Marques, H.L ; Di GENARO, A.C. . GAS DYNAMICS IN A POLYCULTURE POND (TILAPIA AND MALASIAN PRAWN) IN TROPICAL REGIO, RAINY SEASON. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
Caramel, B.P. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; Ishikawa, C. ; Cerqueira, M. ; PEREIRA, L. . ESTUDO PRELIMINAR DE ALGUMAS VARIAVEIS DE QUALIDADE DE AGUA EM UM SISTEMA INTENSIVO DE TRUTICULTURA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
CARMO, C. F. ; MERCANTE, C. T. J. ; SILVA, S.L.A. ; Marques, H.L ; MAINARDES-PINTO, C.S.R. ; Paiva, P. . ASPECTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS A CARGA DE FOSFORO EM UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE TILAPIAS (OREOCHROMIS NILOTICUS) EM TANQUE REDE EM POLICULTIVO COM CAMAROES DA MALASIA (M.ROSENBERGII). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SANTANA, J.M ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; SILVA, S.L.A. ; Marques, H.L ; Schimidt, C.M. . Qualidade da água em viveiro de policultivo de tilápias do Nilo e camarão da malásia, São Paulo, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
SILVA, S.L.A. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; SANTANA, J.M . Avaliação do impacto ambiental gerado por sistema de policultivo de tilapia do Nilo com ênfase na descarga de fósforo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
SANTANA, J.M ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; SILVA, S.L.A. ; Marques, H.L . Caracterização física química e biológica da água em policultivo de tilapia do Nilo (Oreochromis niloticus) com camarão da malásia (Macrobraquim rosenbergui). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
SILVA, S.L.A. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; SANTANA, J.M ; Marques, H.L ; MAINARDES-PINTO, C.S.R. . Alterações da qualidade da água do efluente de sistema de policultivo de tilapias e camarão da malásia durante um ciclo de produção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
Cope, V. ; MERCANTE, C. T. J. ; SENDACZ, S. ; CARMO, C. F. . Indice de estado trófico aplicado a reservatorios de enchimento do SPAT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
MERCANTE, C. T. J.; CARMO, C. F. ; LOMBARDI, J. V. ; Osti, J.S. ; PEREIRA, S. ; Miashiro, L. ; BAzante-Yamaguishi, R. ; MOREIRA, L. ; C P P N . A importancia do fosforo na produção ambientalmente sustentavel na aquicultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
MERCANTE, C. T. J.; LOMBARDI, J. V. ; GIAMAS, M. T. D. ; CASTRO, P. ; SENDACZ, S. ; MENEZES, L. ; Monteiro,A. ; CARMO, C. F. ; Esteves, K. . Atuação em sustentabilidade ambiental do centro de recursos hidricos (Insituto de Pesca). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
MERCANTE, C. T. J.; PEREIRA, S. ; Osti, J.S. ; LOMBARDI, J. V. . 2 Seminario dos programas estrategicos da APTA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
BAzante-Yamaguishi, R. ; LOMBARDI, J. V. ; MERCANTE, C. T. J. ; MOREIRA, L. ; PEREIRA, S. . X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
Oliveira, C.M. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; Schimidt, C.M. ; Osti, J.S. . II Simposio em Ecologia Ciclo do carbono em ambientes aquaticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
CARMO, C. F. ; Rodrigues, C. ; MERCANTE, C. T. J. ; Osti, J.S. ; Schimidt, C.M. . II simposio em ecologia ciclo do carbono em ambientes aquaticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

41.
Rea, A. ; Osti, J.S. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. . III Seminario de Iniciação Cientifica do Instituto de Pesca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
PEREIRA, S. ; MERCANTE, C. T. J. ; LOMBARDI, J. V. ; Osti, J.S. ; Miashiro, L. . Environmental Characterization of a pisciculture fishpond, São Paulo, Brazil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
PEREIRA, S. ; MERCANTE, C. T. J. ; LOMBARDI, J. V. ; Osti, J.S. ; Miashiro, L. . Impactos causados pela atividade de piscicultura sobre o recurso hídrico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
Osti, J.S. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; LOMBARDI, J. V. ; PEREIRA, S. . Efeito do Manejo para criação de tilápias (Oreochromis niloticus) sobre a qualidade da água. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
Osti, J.S. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; LOMBARDI, J. V. ; PEREIRA, S. . Avaliação do aporte de nitrogênio e fósforo em viveiro de tilápias (Oreochromis niloticus) durente um ciclo de cultivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Simões, A.C. ; Mercante, Cacilda Thais Janson . Instituto de Pesca avalia criação de tilápias e seus efeitos no meio ambiente, buscando o manejo sustentável. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MERCANTE, C. T. J.. Dia das Crianças e da Natureza. 2017; Tema: educação ambiental. (Site).

2.
Mercante, Cacilda Thais Janson. Shakespeare o peixe apeixonado. 2013; Tema: educação ambiental. (Site).

3.
Mercante, Cacilda Thais Janson. DIA DAS CRIANÇAS - O PEIXE, O PATO E AS CRIANÇAS. 2012; Tema: educação ambiental. (Site).

4.
Mercante, Cacilda Thais Janson. 5 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. 2012; Tema: educação ambiental. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MERCANTE, C. T. J.; TUCCI, A. ; SILVA, R. J. ; SILVA, G. M. . Limnologia de sistemas de produção em tanques rede em reservatórios do estado de São Paulo com vistas à qualidade do pescado. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, R. J. ; SILVA, G. M. ; MERCANTE, C. T. J. ; TUCCI, A. ; CARMO, CLÓVIS FERREIRA DO . Limnologia de sistemas de produção em tanques rede em reservatórios do estado de São Paulo com vistas à qualidade do pescado. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
Gargiulo, J.R.B.C. ; MERCANTE, C. T. J. . Avaliação do processo de eutrofização em reservatórios com implantação de tanques rede para cultivo de tilápias. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
MERCANTE, C. T. J.. Caracterização fitoplanctônica com ênfase em cianobactérias em reservatórios com implantação de tanques rede para cultivo de tilápias. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
Mercante, Cacilda Thais Janson; CARMO, C. F. ; Tabata, Y.A. ; LOMBARDI, JULIO VICENTE ; Rigolino, M. ; Cerqueira, M. ; Vaz-dos-Santos, A.M. ; Caramel, B.P. ; MORAES, M. A. B. ; Osti, J.S. ; Ishikawa, C. . Relatório FInal Projeto Fapesp. 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
MERCANTE, C. T. J.. Qualidade da água é fator essencial nas atividades aquícolas. 2006. (Sociabilizando a Ciência).

7.
MERCANTE, C. T. J.. Empreendimento aquícola exige monitoramento da qualidade da água. 2005. (Sociabilizando a Ciência).

8.
MERCANTE, C. T. J.. A poluição e a vida na água. 2005. (Sociabilizando a Ciência).

9.
MERCANTE, C. T. J.. Importância do monitoramento de algas em viveiros. 2005. (Sociabilizando a Ciência).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Mercante, Cacilda Thais Janson. Exposição Formandos 2017. 2018. Pintura.

Demais trabalhos
1.
MERCANTE, C. T. J.. Croasdalea marthae: Estudo da distribuição espaço-temporal das características taxonômicas em função de variáveis ambientais no Açude do Jacaré, Moji Guaçu, Estado de São Paulo. 1993 (dissertação de mestrado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOMBARDI, J. V.; Pedroso, C.B.; Mercante, Cacilda Thais Janson. Participação em banca de Priscila Fonseca de Amorim Norat Guimarães. ENSAIOS ECOTOXICOLÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DE EFLUENTE DE TRUTICULTURA. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

2.
Henry R.; AYROZA, D. M. M. R.; Mercante, Cacilda Thais Janson. Participação em banca de Munique de Almeida Bispo Moraes. Avaliação de efluentes de sistema intensivo de truticultura através de indicadores ambientais. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

3.
Monteiro,A.; BRANDIMARTE, A. L.; Mercante, Cacilda Thais Janson. Participação em banca de José Ricardo Baroldi Ciqueto Gargiulo. QUALIDADE DA ÁGUA EM LOCAIS DE PESCA DO RESERVATÓRIO BILLINGS (SÃO PAULO): CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS E MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

4.
MERCANTE, C. T. J.; CARMO, C. F.; MOURA, A. T.. Participação em banca de Yuri Keller Martins. Qualidade da água em viveiro de piscicultura: caracterização diurna de variaveis fisicas, quimicas e biológicas visando propostas de manejo. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

Teses de doutorado
1.
MERCANTE, C. T. J.; BICUDO, C. E. M.; Tucci, Andréa; LAMPARELLI, M.. Participação em banca de Ana Margarita Loaiza Restano. Comparação da biodiversidade e distribuição do fitoplâncton em três reservatórios em cascata no sul do Estado de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

2.
SANTANNA, C. L.; Mercante, Cacilda Thais Janson; BIANCHINI JÚNIOR, I.; Camargo, A.; Fernandes, J.B.K.. Participação em banca de João Alexandre Saviolo Osti. CARACTERÍSTICAS LIMNOLÓGICAS E DO FITOPLÂNCTON DE VIVEIRO DE CRIAÇÃO DE TILÁPIA-DO-NILO E DE WETLANDS CONSTRUÍDAS PARA O TRATAMENTO DO. 2013. Tese (Doutorado em Aquicultura) - Universidade Estadual Paulista de Jaboticabal.

3.
BICUDO, C. E. M.; BRANCO, C. C. Z.; Mercante, Cacilda Thais Janson; Calijuri, M.C.; CARVALHO, M. C.. Participação em banca de Jeniffer Sati Pereira. Estrutura e dinamica da comunidade fitoplanctonica no periodo de cinco anos em ambiente mesotrofico (Lago das Ninfeias). 2013. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
MERCANTE, C. T. J.; SENDACZ, S.. Participação em banca de MARIA ANGELA DE ABREU CABIANCA. Comunidade zooplanctônica em lagos de pesca esportiva da região metropolitana de SP. 2005 - Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública.

Qualificações de Doutorado
1.
BICUDO, C. E. M.; MERCANTE, C. T. J.; Pitta, Silva. Participação em banca de Sidney Fernandes. Estudo taxonômico das Chlorococcaceae e Coccomyxaceae no Estado de São Paulo. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTANNA, C. L.; Mercante, Cacilda Thais Janson. Participação em banca de Samantha Borges Faustino. Diatomáceas da Represa Billings. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MERCANTE, C. T. J.; CARMO, C. F.; MENEZES, L.. Participação em banca de João Saviolo Osti.Aspectos do manejo e da qualidade da água em um ciclo de cultivo de tilápias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras) - Centro Universitário Fundação Santo André.

2.
MERCANTE, C. T. J.; CARMO, C. F.. Participação em banca de Jeniffer Sati Pereira.Avaliação de efluentes de pesque-pague por meio das medidas de cargas de nitrogênio e fósforo nas sub-bacias Guarapiranga e Tietê Cabeceiras: um estudo preliminar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
MERCANTE, C. T. J.. Participação em banca de LILIAN PAULA FARIA PEREIRA.MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM TANQUES REDE E ESCAVADOS CONTENDO CACHARA (PSEUDOPLATYSTOMA FASCIATUM). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ZOOTECNIA) - Universidade de São Paulo.

4.
MERCANTE, C. T. J.. Participação em banca de Sandra Vieira Costa.Qualidade da água em 30 pesqueiros da RMSP: avaliação de fatores abióticos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cidade de São Paulo.

5.
MERCANTE, C. T. J.. Participação em banca de Daniella da Silva.Avaliação do estado trófico a partir da clorofila a e fósforo em 20 pesqueiros da RMSP. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MERCANTE, C. T. J.. MEMBRO EFETIVO DE CONCURSO PÚBLICO ESTADUAL NÍVEL SUPERIOR PARA PESQUISADOR CIENTÍFICO I. 2003. Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Outras participações
1.
MERCANTE, C. T. J.; CARMO, C. F.; LOMBARDI, J. V.. Analise ecotoxicologica em viveiro de produção de tilápia (Oreochromis niloticus) utilizando Ceriodaphinia dubia como organismo teste. 2007. Instituto de Pesca.

2.
MERCANTE, C. T. J.; Esteves, K.; CASTRO, P.. Comissão de seleção da PG do Instituto de Pesca. 2006. Instituto de Pesca.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Seminário de Iniciação Cientifica do Instituto de Pesca.Avaliação da heterogeneidade espacial da comunidade fitoplanctônica em pontos de pesca da represa Billings. 2014. (Encontro).

2.
V Encontro de Pós Graduandos do Instituto de Pesca.Qualidade da água em locais de pesca do reservatório Billings (Estado de SP - Brasil): bioindicadores bentônicos. 2014. (Encontro).

3.
V Encontro de Pós Graduandos do Instituto de Pesca.Aplicação de indicadores ambientais em sistema intensivo de truticultura. 2014. (Encontro).

4.
Workshop Fish-Bacterial Relationships.Algal Booms and water quality. 2013. (Encontro).

5.
XI Reunião Cientifica do Instituto de Pesca.Dinamica do fosforo em sistema intensivo de criação de trutas. 2013. (Simpósio).

6.
XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Balanço de massa de nitrogenio e fosforo de sistema de policultivo (tilápias e camarões). 2013. (Congresso).

7.
V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. TRUTICULTURA: DESCARGA DE FÓSFORO E TAXA DE CONVERSÃO ALIMENTAR APARENTE (SERRA DA BOCAINA SP).. 2012. (Congresso).

8.
V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. INFLUENCIA DE UM SISTEMA INTENSIVO DE TRUTICULTURA NAS CONCENTRAÇÕES DE MATERIAL PARTICULADO ORGÂNICO E INORGÂNICO.. 2012. (Congresso).

9.
WAS 2011. TROUT INTENSIVE SYSTEM: ESTIMATING THE EFFECT OF PHOSPHORUS AND AMMONIUM CONCENTRATIONS OF THE EFFLUENT ON THE RECEIVING WATER BODY, SERRA DA BOCAINA, BRAZIL. 2011. (Congresso).

10.
WAS 2011. PROPORCIONAL CHARGES ON EMISSION OF NITROGEN AND PHOSPHORUS FROM EFFLUENTS OF FRESHWATER AQUACULTURE SYSTEMS: FISH, PRAWN AND FROG FARMING. 2011. (Congresso).

11.
WAS 2011. ENVIRONMENTAL IMPACT ASSESSMENT THROUGH CONCENTRATIONS AND LOADS OF PHOSPHORUS IN DIFFERENT PRODUCTION SYSTEMS OF AQUATIC ORGANISMS, TROPICAL REGION, SÃO PAULO, BRAZIL. 2011. (Congresso).

12.
WAS 2011. GAS DYNAMICS IN A POLYCULTURE POND (TILAPIA AND MALASIAN PRAWN) IN TROPICAL REGIO, RAINY SEASON. 2011. (Congresso).

13.
II Encontro de Pos Graduandos do Instituto de Pesca.Alterações da qualidade da água do efluente de sistema de policultivo de tilapias e camarão da malásia durante um ciclo de produção. 2010. (Seminário).

14.
V Seminario de Iniciação Cientifica do Instituto de Pesca.Caracterização física química e biológica da água em policultivo de tilapia do Nilo (Oreochromis niloticus) com camarão da malásia (Macrobraquim rosenbergui). 2010. (Seminário).

15.
Reunião Cientifica do Instituto de PEsca.A importancia do fosforo na produção ambientalmente sustentavel na aquicultura. 2009. (Seminário).

16.
XII Congresso Brasileiro de Limnologia. Indice de estado trófico aplicado a reservatorios de enchimento do SPAT (Sistema Produtor ALto Tiete). 2009. (Congresso).

17.
III Seminario de Iniciação CIentifica do Instituto de Pesca.Avaliação diurna da concnetração de oxigenio dissolvido na água (durante 5 dias) na fase de engorda de tilapias. 2008. (Seminário).

18.
II Simposio em ecologia ciclo do carbono em ambientes aquaticos.VAriação diurna da concentração de oxigenio e formas de carbono inorganico dissolvido em tanque de engorda de tilapia. 2008. (Simpósio).

19.
II SImposio em ecologia ciclo do carbono em ambientes aquaticos.Avaliação do metabolismo aquatico (radiação subaquaticaxdioxido de carbono) em tanque de engorda de tilapias. 2008. (Simpósio).

20.
Seminario dos programas estrategicos da APTA - sustentabilidade ambiental.Avaliação do aporte de N e P em viveiro de tilápias, durante um ciclo de cultivo. 2008. (Seminário).

21.
Seminario dos programas estrategicos da APTA - sustentabilidade ambiental.Atuação em sustentabilidade ambiental do centro de recursos hidricos (Instituto de Pesca). 2008. (Seminário).

22.
Simposio Brasil-Japão 2008.Environmental characterization of a pisciculture fishpond, São Paulo, Brazil. 2008. (Simpósio).

23.
X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. ANalise ecotoxicologica de efluentes de tilapicultura utilizando Ceriodaphinia dubia como organismo teste. 2008. (Congresso).

24.
X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Analise ecotoxicologica em viveiro de carcinicultura de água doce, utilizando o cladocero Ceriodaphinia dubia como organismo teste. 2008. (Congresso).

25.
2o Seminario de Iniciação Cientifica do Instituto de Pesca.O disco de secchi como indicador da qualidade da água em sistemas de cultivo de peixes (Pindamonhangaba, SP). 2007. (Seminário).

26.
2o Seminarios de Iniciação Cientifica do Instituto de Pesca.Indice de qualidade da água aplicado ao cultivo de tilápias (Pindamonhangaba, SP). 2007. (Seminário).

27.
Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Caracterização da qualidade da água, através de fatores abióticos, da entrada e saída de um sistema de produção de rãs (Rana catesiana Shaw). 2007. (Congresso).

28.
Circuito Tecnologico AGROALT Missão Piscicultura 2007.Qualidade da água na piscicultura. 2007. (Oficina).

29.
Oficina do conhecimento para a piscicultura e pesqueiros:uma abordagem de qualidade da água e meio ambiente.Qualidade da água e meio ambiente. 2007. (Oficina).

30.
Pesquisa Cientifica e Gestão dos Recursos Hidricos no Estado de São Paulo. 2007. (Encontro).

31.
Pesquisa Cientifica e Gestão dos Recursos Hidricos no Estado de São Paulo.Atuação do Instituto de Pesca (SAA) na pesquisa ambiental em águas superficiais. 2007. (Encontro).

32.
Reservatorios do Alto Tiete Cabeceiras: Impactos, Manejo e Gestão. 2007. (Simpósio).

33.
XI Congresso Brasileiro de Limnologia. VAriação diurna da concnetração de oxigênio dissolvido e dioxido de carbono em um tanque de engorda de tilápias (Oreochromis niloticus) - estudo preliminar. 2007. (Congresso).

34.
XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Limnologia e conversão alimentar em um tanque de engorda de tilápias (Oreocrhomis niloticus) - avaliação preliminar. 2007. (Congresso).

35.
XI COngresso Brasileiro de Limnologia. Radiação subaquática e limnologia em viveiro de piscicultura: caracterização diurna num período de 72 horas. 2007. (Congresso).

36.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. Efeitos da eutrofização sobre a comunidade zooplanctônica de lagos de pesca da região metropolitana de SP. 2005. (Congresso).

37.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. Cargas de nitrogenio e fosforo relacionadas a impactos antropogênicos na bacia hidrográfica do Alto Tiete (Cabeceiras), SP. 2005. (Congresso).

38.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. Contribuição da represa Billings ao processo de eutrofização da represa Guarapiranga: cargas de nutrientes do braço Taquacetuba. 2005. (Congresso).

39.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. Caracterização dos corpos d água receptores dos efluentes gerados por pesqueiros situados na bacia do Alto Tiete, SP. 2005. (Congresso).

40.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. ESTUDO DAS COMUNIDADES BIÓTICAS (FITOPLANCTON, ZOOPLANCTON,BENTOS) DA REPRESA PONTE NOVA (ALTO TIETE/CABECEIRAS), SP. 2005. (Congresso).

41.
XIV Congresso Brasileiro de Engenharia da Pesca. Perspectivas da atividade pesqueira no Alto Tietê, São PAulo: contribuição a gestão de usos múltiplos da água. 2005. (Congresso).

42.
I AQUIMERCO. Desempenho do pintado Psedoplatystoma coruscans criado em tanques rede e em viveiro escavado.. 2004. (Congresso).

43.
Simpósio de Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistemas em Cascata.Sistemas em cascata: concentrações e cargas de nutrientes no sistema produtor Alto Tietê, SP. 2004. (Simpósio).

44.
Simpósio Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciasi, Ações de Manejo e Sistema em Cascata.Contribuição da represa Billings ao processo de eutrofização da Represa Guarapiranga: determinação das concnetrações e cargas de nutrientees do braço Taquacetuba. 2004. (Simpósio).

45.
Congresso Internacional WORLD AQUACULTURE. Abiotic variables of fish ponds of the metropolitan region of São Paulo, Brazil, during the dry season.. 2003. (Congresso).

46.
Congresso Internacional WORLD AQUACULTURE. Ecological-sanitary diagnosis of fee-fishing ponds of the metropolitan region of São Paulo, Brazil. 2003. (Congresso).

47.
Congresso Internacional WORLD AQUACULTURE. Eutrophication process of fish ponds of the metropolitan region of São Paulo, Brazil, during the wet and dry season. 2003. (Congresso).

48.
IX Congresso Brasileiro de Limnologia. Qualidade da água em pesque-pagues da Região Metropolitana de São Paulo: avaliação limnológica (períodos seco e chuvoso).. 2003. (Congresso).

49.
IX Congresso Brasileiro de Limnologia. INDICE DE ESTADO TRÓFICO NA REPRESA DE PONTE NOVA, ALTO TIETÊ: AVALIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL. 2003. (Congresso).

50.
IX Congresso Brasileiro de Limnologia. PESQUEIROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO/SP, UM ESTUDO MULTIDISCIPLINAR. 2003. (Congresso).

51.
I ENCONTRO DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA.FATORES ABIOTICOS EM UM PESQUEIRO DA REGIAO METROPOLITANA DE SP. 2002. (Encontro).

52.
I ENCONTRO DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA.FOSFORO, NITROGENIO E CLOROFILA A EM UM PESQUEIRO DA REGIAO METROPOLITANA DE SPAULO. 2002. (Encontro).

53.
XIX Reunião anual do Instituto de Botânica.Levantamento das concentrações de fósforo e clorofila a em 20 pesqueiros da RMSP (período seco). 2002. (Encontro).

54.
III Encontro sobre educação ambiental na agricultura: desafios e ações..Atividade pesqueira no médio e baixo Rio Tietê: uma abordagem multidisciplinar.. 2001. (Encontro).

55.
VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Diagnóstico limnológico da Represa de Ponte Nova, Alto Tietê, SP. 2001. (Congresso).

56.
VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Assimilação do nitrato e sua relação com o fatores abióticos no Reservatório do IAG/SP.. 2001. (Congresso).

57.
VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Assimilação do nitrato e sua relação com o fitoplâncton no Reservatório do IAG/SP. 2001. (Congresso).

58.
I Workshop sobre Limnologia Experimental no Brasil. Assimilação do amônio através de microrganismos aquáticos: estudo sazonal. 2000. (Congresso).

59.
VI Encontro de Ecotoxologia. Levantamento das condições limnológicas da Represa Billings visando monitoramento de ensaio toxicológico ?in situ? com girinos de rãs.. 2000. (Congresso).

60.
VII Congresso Brasileiro de Limnologia. Estrutura da população de Tamboatá Hoplosternum littorale HANCOCK, 1828 (SILURIFORMES, CALLICHTHYIDAE) e fatores abióticos do rio Três Barras, SP, Brasil.. 1999. (Congresso).

61.
VII Congresso Brasileiro de Limnologia. Assimilação do íon amônio por Eichhornia crassipes e plâncton do Lago das Garças, São Paulo, Brasil. 1999. (Congresso).

62.
V Encontro Brasileiro de Ecotoxologia e 1° Colóquio Brasileiro de algas nocivas. Efeitos das concentrações de amônio e nitrato sobre os processos de microrganismos aquáticos. 1998. (Congresso).

63.
VI Congresso Brasileiro de Limnologia. Comparação entre os índices de estado trófico de Carlson e Carlson modificado em dois ambientes aquáticos subtropicais,. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MERCANTE, C. T. J.. Qualidade da água na piscicultura. 2007. (Outro).

2.
MERCANTE, C. T. J.. Oficina do conhecimento para a piscicultura e pesqueiros: uma abordagem de qualidade da água e meio ambiente. 2007. (Outro).

3.
BICUDO, C. E. M. ; BICUDO, D. C. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. . Workshop: Pesquisa Cientifica e Gestão de Recursos Hidricos no Estado de São PAulo. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ana Carolina de Lima Peixoto. Efeito da implantação de Ilhas Flutuantes Artificiais (IFAs) sobre a qualidade da água do lago das carpas no Parque da Água Branca. Início: 2018 - Instituto de Pesca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bernardo Pinto Caramel. Efeito do manejo sobre a descarga de nitrogênio e fósforo em sistema intensivo de truticultura. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

2.
Ricardo Avari. REPRESA BILLINGS: ASPECTOS DE POLUIÇÃO EM LOCAIS DE PESCA CONSIDERANDO SEUS USOS MULTIPLOS. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, . Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

3.
Munique de Almeida Bispo Moraes. AVALIAÇÃO DE EFLUENTES DE SISTEMA INTENSIVO DE TRUTICULTURA ATRAVÉS DE INDICADORES AMBIENTAIS. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

4.
José Ricardo Baroldi Ciqueto Gargiulo. QUALIDADE DA ÁGUA EM LOCAIS DE PESCA DO RESERVATÓRIO BILLINGS (SÃO PAULO): CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

5.
Sérgio Leandro Araujo SIlva. QUALIDADE DA ÁGUA E AVALIAÇÃO DE EFLUENTE EM SISTEMA DE POLICULTIVO DE TILÁPIAS (Oreochromis niloticus) E CAMARÕES (Macrobrachium rosenbergii). 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, . Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

6.
João Saviolo Osti. Caracterização da qualidade da água e avaliação do manejo e suas implicações sobre o cultivo de tilápias (Oreochromis niloticus). 2009. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

7.
Jeniffer Sati Pereira. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE EFLUENTES DE PISCICULTURA SOBRE O CORPO RECEPTOR. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, . Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

8.
Luciana Miashiro. AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE UM SISTEMA DE PISCICULTURA ATRAVÉS DA CARACTERIZAÇÃO DO FITOPLANCTON E DE ENSAIOS ECOTOXICOLOGICOS REALIZADOS COM Pseudokirchneriella subcapitata (Chlorophyceae). 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, . Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

9.
Valéria Cope. AVALIAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA QUALIDADE DA AGUA E BALANÇO DE MASSA DE NUTRIENTES DURANTE O ENCHIMENTO DAS REPRESAS PARAITINGA E BIRITIBA (ALTO TIETÊ). 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, . Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

10.
Ariane Di Genaro. Zooplancton no Lago urbano hipereutrofico antes e após retirada de macrófitas aquaticas. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, . Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

11.
Yuri Keller Martins. Qualidade da água em viveiro de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus): caracterização diurna de variaveis fisicas, quimicas e biológicas, São Paulo, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Secretaria Estadual de Educação. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Munique de Almeida Bispo Moraes. QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMA DE POLICULTIVO DE Oreochromis niloticus LINNAEUS (1758) (TILÁPIA DO NILO) E Macrobrachium rosenbergii DE MAN (1879) (CAMARÃO DA MALÁSIA) ? PINDAMONHANGABA (SP). 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em BIOLOGIA) - UNINOVE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel Tadeu Vieira Gomes. USO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO (IET) PARA CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS AQUÍCOLAS PARA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS EM TANQUE REDE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Santo Amaro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

2.
João Alexandre Saviolo Osti. Aspectos do manejo e da qualidade da água em um ciclo de cultivo de tilápias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

3.
Jeniffer Sati Pereira. Avaliação dos efluentes de pesque-pague por meio das medidas de cargas de nitrogênio e fósforo nas sub-bacias Guarapiranga e Tietê CAbeceiras: um estudo preliminar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

4.
LILIAN PAULA FARIA PEREIRA. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM TANQUES REDE E ESCAVADOS CONTENDO CACHARA (PSEUDOPLATYSTOMA FASCIATUM). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ZOOTECNIA) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

Iniciação científica
1.
Gabriel Tadeu Vieira Gomes. Produção de tilápias (Oreochromis niloticus): caracterização ambiental a partir das concentrações e balanço de massa do nitrogênio e fósforo.. 2014. Iniciação Científica - Instituto de Pesca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

2.
Gabriel Tadeu. Heterogeneidade espacial do fitoplancton em locais de pesca na represa Billings-SP. 2013. Iniciação Científica - Instituto de Pesca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

3.
Yasmin Mourad. Caracterização física e quimica da água de viveiros de monocultivo e policultivo de camaroes e tiápias. 2010. Iniciação Científica - Instituto de Pesca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

4.
Juliana Macedo. CARACTERIZAÇÃO DE VARIÁVEIS FÍSICAS E QUÍMICAS DA ÁGUA NO POLICULTIVO DE TILÁPIA COM CAMARÃO DA MALÁSIA. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade São Judas Tadeu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

5.
João Saviolo Osti. Limnologia em viveiro de piscicultura. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

6.
DANIELLA DA SILVA. Avaliação do estado trófico a partir da clorofila a e fósforo em 20 pesqueiros da RMSP. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

7.
SANDRA VIEIRA COSTA. QUALIDADE DA AGUA EM 30 PESQUEIROS DA RMSP:AVALIAÇÃO DE FATORES ABIOTICOS. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Cidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

Orientações de outra natureza
1.
José Ricardo Baroldi Ciqueto Gargiulo. Avaliação do processo de eutrofização em reservatórios com implantação de tanques rede para cultivo de tilápias. 2018. Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

2.
Munique de Almeida Bispo Moraes. Avaliação do processo de eutrofização em reservatórios com implantação de tanques rede para cultivo de tilápias. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

3.
Andrea Dias. Caracterização fitoplanctônica com ênfase em cianobactérias em reservatórios com implantação de tanques rede para cultivo de tilápias. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

4.
Munique de Almeida Bispo Moraes. Analise ecotoxicologica de efluentes de truticultura. 2012. Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

5.
Priscila Fonseca de Amorim Norat Guimarães. CONDUÇÃO DE ENSAIOS ECOTOXICOLÓGICOS PARA AVALIAÇÃO DE EFLUENTE DE PISCICULTURA CONTINENTAL (TRUTICULTURA)?. 2011. Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.

6.
Bernardo Pinto Caramel. Efeito do manejo sobre a descarga de nitrogênio e fósforo em sistema intensivo de truticultura. 2010. Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MERCANTE, C. T. J.. Água: um bem com. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Mercante, Cacilda Thais Janson. Agua:um bem comum. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MERCANTE, C. T. J.. Agua: um bem comum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MERCANTE, C. T. J.. Agua: um bem comum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MERCANTE, C. T. J.. Agua um bem comum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MERCANTE, C. T. J.. Agua um bem comum. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Mercante, Cacilda Thais Janson. DIA DAS CRIANÇAS - O PEIXE, O PATO E AS CRIANÇAS. 2012; Tema: educação ambiental. (Site).

2.
Mercante, Cacilda Thais Janson. 5 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. 2012; Tema: educação ambiental. (Site).

3.
Mercante, Cacilda Thais Janson. Shakespeare o peixe apeixonado. 2013; Tema: educação ambiental. (Site).

4.
MERCANTE, C. T. J.. Dia das Crianças e da Natureza. 2017; Tema: educação ambiental. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 20:53:27