Gerson Luiz Louzado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4934233771935547
  • Última atualização do currículo em 09/03/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Metafísica, Kant, Idealismo Transcendental, Negação, Phaenomenon e Noumenon. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Gerson Luiz Louzado
Nome em citações bibliográficas
LOUZADO, G. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.
AV. BENTO GONÇALVES 9500
AGRONOMIA
91501-970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15055
Telefone: (51) 33086616
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2003
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: "Non est" não é "est non": phaenomenon e noumenon na Crítica da Razão Pura, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: BALTHAZAR BARBOSA FILHO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Metafísica; Kant; Idealismo Transcendental; Negação; Phaenomenon; Noumenon.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
1989 - 1996
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Cum Grano Salis: um estudo sobre juízo e categorias lógicas em Frege,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Balthazar Barbosa Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Lógica; Filosofia da Lógica; Frege; Conceito; Juízo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
1983 - 1987
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Linhas de pesquisa
Filosofia Moderna
8/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Linhas de pesquisa
Lógica, Ontologia, Ética
3/1990 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metafísica
Filosofia da Lógica
Introdução à Filosofia
Lógica
Seminário Avançado de Pesquisa
Seminário de Teoria do Conhecimento
Teoria do Conhecimento
Tópicos Especiais de Lógica
1/2004 - 07/2008
Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Cargo ou função
Coordenador de Programa de Pós-Graduação.
03/2000 - 03/2001
Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/1995 - 03/1996
Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.


Linhas de pesquisa


1.
Lógica, Ontologia, Ética
2.
Filosofia Moderna


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A filosofia crítica de Kant: um estudo sobre a revolução copernicana em filosofia
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem em vista a reconstrução da revolução empreendida por Kant nas diferentes áreas nas quais se pretende o exercício legítimo ou legal de nossas faculdades racionais. Trata-se, pois, de submeter à análise, sob perspectiva definida para ciências normativas, os três momentos principais da filosofia crítica expressos nas obras Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Crítica da Faculdade de Julgar. Essas análises serão conduzidas, basicamente, por duas hipóteses gerais de interpretação: (1) Do ponto de vista do estatuto a ser conferido à investigação crítica: as provas kantianas da possibilidade ou da validade de nossas pretensões cognitivas teóricas, morais e estéticas devem ser entendidas fundamentalmente como resultantes de uma avaliação de nossas capacidades ou poderes de juri. Vale dizer, concernem ao direito que temos de usar tais cognições, as suas condições de possibilidade de juri e não de facto. (2) Do ponto de vista dos procedimentos de investigação crítica: trata-se de mostrar que o uso legítimo destes poderes, faculdades ou capacidades depende da possibilidade de se mitigar ou qualificar o seu exercício. Para este fim, dois tipos distintos de condições seriam passíveis, em princípio, de ser prescritas: (a) condições capazes de definir as esferas de competência dos poderes, isto é, definidoras do que o agente tem direito de fazer no exercício destes poderes e (b) condições habilitadas a definir as esferas ou regiões nas quais o poder pode ser exercido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gerson Luiz Louzado - Coordenador / Sílvia Altmann - Integrante / Marília Lopes de Figueiredo do Espírito Santo - Integrante / Lia Levy - Integrante / Fabian Rossi Schmitz - Integrante / Marcele Ester Klein Hentz - Integrante.
2014 - Atual
PROCAD Substância: evolição e formulações de uma noção filosófica
Descrição: O projeto tem por objetivos: examinar uma das noções centrais da Metafísica e seus principais momentos históricos de constituições e transformação; promover a consolidação dos Programas de Pós-Graduação envolvidos, seja de programa com recém obtida nota 6 na CAPES (Filosofia UFRGS), com doutorado recente e nota 4 (PPGLM), ou que ainda não dispõe de doutorado e nota 4 na CAPES (Filosofia UFG); contribuir para o equilíbrio regional por meio da participação de programas de três regiões brasileiras; promover a formação de mestres e doutores bem como a produção científico-acadêmica especializada; incentivar a mobilidade de docentes e de discentes de pós-graduação e de graduação nas subáreas contempladas pelo projeto; Analisar as críticas de Aristóteles a Platão e a formulação aristotélica da noção de substância; Investigar a recepção da teoria aristotélica durante a Idade Média, em particular, no século XIII, em Tomás de Aquino e, no século XIV, em Duns Scotus e Guilherme de Ockham; Examinar alguns dos elementos que levaram à ruptura moderna com o aristotelismo medieval e a redefinição da noção de substância; Analisar modificações introduzidas pela recusa, durante o século XX, de qualquer teoria metafísica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) / Mestrado acadêmico: (22) / Doutorado: (33) .
Integrantes: Gerson Luiz Louzado - Integrante / Paulo Francisco Estrella Faria - Integrante / André Nilo Klaudat - Integrante / Raul Ferreira Landim Filho - Integrante / Sílvia Altmann - Integrante / Lia Levy - Coordenador / Alfredo Carlos Storck - Integrante / Edgar da Rocha Marques - Integrante / Ethel Menezes Rocha - Integrante / Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira - Integrante / Guido Antônio de Almeida - Integrante / Wladmir Barreto Lisboa - Integrante / Hans Christian Klotz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2006 - 2015
Fenômeno e númeno nas filosofia teórica e na filosofia prática de Kant
Descrição: Na "Crítica da Razão Pura", Kant parece pretender vincular intrinsecamente a incognoscibilidade dos absolutos incondicionados (os noumena: Deus, a Alma livre e imortal e o Mundo como totalidade) com a natureza limitada do modo humano de conhecer (restrito ao domínio do espaço-temporal, ao fenômeno). No que concerne, porém, à passagem da filosofia teórica para a filosofia prática, ao que parece, requer-se justamente o conhecimento destes mesmos incondicionados cujo acesso cognitivo era proibido no campo teórico. Desse modo, Kant lega pelo menos dois problemas à interpretação, os quais são os objetos próprios desta pesquisa: (i) como é possível pretender legitimamente aquilo que era interditado à razão teórica, a saber, a realidade objetiva das categorias quando aplicadas aos noumena positivos?; (ii) como é possível satisfazer a exigência aparentemente paradoxal de considerar o sujeito da liberdade tanto como um noumenon quanto como um phaenomenon, partilhando conjuntamente do mundo inteligível e do mundo sensível?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gerson Luiz Louzado - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 5
2006 - 2010
PROCAD/CAPES - Ética e metafísica na filosofia moderna
Descrição: Exame de questões tidas permanentemente por fundamentais à investigação filosófica (justificação racional, teoria do juízo, análise do dever e dos princípios morais, doutrina do sujeito, da liberdade, da substância e da propriedade, da necessidade e da contingência, da existência e da causalidade) no conjunto da obra dos principais filósofos modernos (Descartes, Espinosa, Leibniz, Hobbes, Locke, Berkeley, Hume e Kant). Tais filósofos, de um lado, marcaram definitivamente a abordagem dos conceitos nodais do pensar humano em geral e, de outro, constituíram um espaço privilegiado para avaliação das interconexões sistemáticas que emergem da consideração minuciosa de tratamentos díspares conferidos a esses mesmos conceitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (24) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Gerson Luiz Louzado - Integrante / André Nilo Klaudat - Integrante / José Alexandre Durry Guerzoni - Integrante / Sílvia Altmann - Integrante / Lia Levy - Coordenador / Alfredo Carlos Storck - Integrante / Vivianne de Castilho Moreira - Integrante / Vinícius Berlendis de Figueiredo - Integrante / Maria Isabel Papaterra Limongi - Integrante / Marcos André Gleizer - Integrante / Edgar da Rocha Marques - Integrante / Ethel Menezes Rocha - Integrante / Ulysses Pinheiro - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2005 - 2009
PRONEX/CNPq/FAPERGS -
Descrição: Investigação das relações vigentes entre os conceitos fundamentais da lógica, da ética e da ontologia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gerson Luiz Louzado - Integrante / Paulo Francisco Estrella Faria - Integrante / Balthazar Barbosa Filho - Coordenador / José Alexandre Durry Guerzoni - Integrante / Sílvia Altmann - Integrante / Lia Levy - Integrante / Alfredo Carlos Storck - Integrante / Denis Lerrer Rosenfield - Integrante / Kathrin Hozermayr Lerrer Rosenfield - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
CNPq/Ciências Humanas - "O conceito de númeno na filosofia prática de Kant"
Descrição: A distinção, levada a cabo por Kant na Crítica da Razão Pura, entre os sentidos negativo e positivo do conceito de noumenon opera na determinação da natureza do conhecimento humano como essencialmente limitada. A análise dos resultados alcançados nesta obra indicam que a distinção em questão permite a resolução de um suposto paradoxo concernente à coisa-em-si tido como capaz de minar as pretensões de validade da filosofia do Idealismo Transcendental. Indicam, ademais, que o noumenon em sentido positivo, ao funcionar como conceito-limite em relação ao cognoscível em geral, admite tão-somente um uso negativo no domínio da filosofia teórica. Ocorre que, no domínio do conhecimento prático, aquilo que teoricamente era caracterizado por sua incognoscibilidade (e, consequentemente, dotado de emprego apenas negativo) admite e requer, a título de fundamento frente ao qual se define a possibilidade mesma do conhecimento prático, um uso positivo. Dada a aparente inconsistência entre o uso teórico e o uso prático da razão pura, o objetivo primordial desta pesquisa consiste em analisar a estrutura, a relevância e a legitimidade desta passagem ao limite essencial, aos olhos de Kant, à constituição de um domínio propriamente prático..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gerson Luiz Louzado - Coordenador / Carlos Henrique Besen - Integrante / Sílvia Altmann - Integrante / Marília Lopes de Figueiredo do Espírito Santo - Integrante / Andres Esteban Penaherrera Cevallos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOUZADO, G. L.2015LOUZADO, G. L.. Realismo transcendental e idealismo transcendental: da distinção entre funções lógicas de unidade e categorias. Revista Ipseitas, v. 1, p. 104-116, 2015.

2.
LOUZADO, G. L.2012LOUZADO, G. L.. Fenômeno e númeno na Dissertação de 70 e na Crítica da Razão Pura. O Que nos Faz Pensar (PUCRJ), v. 32, p. 61-74, 2012.

3.
LOUZADO, G. L.2010LOUZADO, G. L.. Kant e o melhor dos mundos possíveis: grandezas intensivas versus grandezas extensivas. Analytica (UFRJ), v. 14, p. 173-191, 2010.

4.
LOUZADO, G. L.2008LOUZADO, G. L.. O Realismo Transcendental e os Fundamentos da Terceira Antinomia da Crítica da Razão Pura. Analytica (UFRJ), v. 12, p. 13-30, 2008.

5.
LOUZADO, G. L.2005LOUZADO, G. L.. O paradoxo das coisas em si mesmas. O Que nos Faz Pensar, Rio de Janeiro, v. 19, p. 149-164, 2005.

6.
LOUZADO, G. L.1998LOUZADO, G. L.. Frege: lógica e linguagem. Analytica (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 197-221, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOUZADO, G. L.. Ensaios sobre Kant. 1. ed. Porto Alegre: Linus Editores, 2012. 221p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOUZADO, G. L.. A Autonomia da Vontade na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. In: Gerson Luiz Louzado. (Org.). Ensaios sobre Kant. 1ed.Porto Alegre: Linus Editores, 2012, v. , p. 203-217.

2.
LOUZADO, G. L.. Agir segundo princípios na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. In: Ethel Rocha; Lia Levy. (Org.). Estudos de Filosofia Moderna. Porto Alegre: Linus, 2011, v. , p. 169-178.

3.
LOUZADO, G. L.. La critique du rationalisme dans la Nova Dilucidatio. In: Valerio Rohden; Ricardo Terra; Guido de Almeida; Margit Ruffing. (Org.). Recht und Frieden in der Philosophie Kants. 1ed.Berlin: Walter de Gruyter, 2008, v. 2, p. 15-25.

4.
LOUZADO, G. L.. Pode a mera Ilusão (Schein) ser Interpretada como uma Classe de Entidades. In: Fátima Regina Rodrigues Évora; Paulo Francisco Estrella Faria; Andréa Maria Altino de Campos Loparic; Luiz Henrique Lopes do Santos; Marco Antonio de Avila Zingano. (Org.). Lógica e Ontologia - Ensaios em Homenagem a Balthazar Barbosa Filho. São Paulo: Discurso Editorial, 2004, v. , p. 233-243.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOUZADO, G. L.. Realismo e Idealismo Transcendentais: da distinção entre funções lógicas de unidade e categorias. In: XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2012, Curitiba. Anais de Resumos do XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2012.

2.
LOUZADO, G. L.. O agir segundo princípios na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. In: VI Colóquio Kant de Marília: as críticas e suas Methodenlehren, 2011, Marília. VI Colóquio Kant de Marília: as críticas e suas Methodenlehren, 2011. p. 10-10.

3.
LOUZADO, G. L.. A autonomia da vontade na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. In: VIII Colóquio Kant: Determinação e Reflexão, 2011, Porto Alegre. VIII Colóquio Kant: Determinação e Reflexão, 2011. p. 7-7.

4.
LOUZADO, G. L.. A vontade boa na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador. Atas do XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Salvador: EDUFBA, 2006. v. 1. p. 217-217.

5.
LOUZADO, G. L.. La critique du rationalisme dans la 'Nova Dilucidatio'. In: X Congresso Kant Internacional, 2005, São Paulo. Resumos do X Congresso Internacional Kant. Campinas: UNICAMP-IFCH. p. 8-8.

6.
LOUZADO, G. L.. O papel do incondicionado na filosofia prática de Kant. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2004, Salvador. Livro de Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Campinas: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2004. v. 1. p. 177-178.

7.
LOUZADO, G. L.. Lógica e metafísica na Nova Dilucidatio: razão de verdade versus razão de existência. In: X Encontro Nacional de Filosofia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002, São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia. Campinas: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002. p. 339-339.

Apresentações de Trabalho
1.
LOUZADO, G. L.. Reconsiderando a revolução copernicana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LOUZADO, G. L.. A filosofia crítica de Kant versus a metafísica da substância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOUZADO, G. L.. Duas dificuldades concernentes à refutação do idealismo na Crítica da Razão Pura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LOUZADO, G. L.. Revisitando a distinção entre juízos analíticos e juízos sintéticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LOUZADO, G. L.. O que o monismo substancial espinosista pode nos ensinar sobre o espaço coo representação intuitiva?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LOUZADO, G. L.. Realismo e Idealismo Transcendentais: da distinção entre funções lógicas de unidade e categorias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LOUZADO, G. L.. A autonomia da vontade na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LOUZADO, G. L.. Agir segundo princípios na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LOUZADO, G. L.. Observações sobre a doutrina dos imperativos e a ação racional na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LOUZADO, G. L.. O agir racional na Fundamentação da Metafísica dos Costumes: da oposição entre imperativos pragmáticos e morais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LOUZADO, G. L.. Boa vontade: intenção particular, capacidade geral ou caráter inteligível?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LOUZADO, G. L.. Observações sobre a boa vontade na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LOUZADO, G. L.. Cálculo infinitesimal e realismo transcendental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LOUZADO, G. L.. Categorias e conceitos de reflexão: idealismo e realismo transcendental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LOUZADO, G. L.. O problema das coisas em si mesmas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LOUZADO, G. L.. Kant. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LOUZADO, G. L.. Lógica e Metafísica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
LOUZADO, G. L.. Kant: o Idealismo Transcendenta e os Fundamentos do Realismo Transcendental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LOUZADO, G. L.. Fenômeno e Númeno na Dissertação de 70 e na Crítica da Razão Pura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LOUZADO, G. L.. Coisas e representações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
LOUZADO, G. L.. Funções lógicas de unidade, categorias e conceitos de reflexão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LOUZADO, G. L.. A estrutura argumentativa da Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Kant. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
LOUZADO, G. L.. A vontade boa na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LOUZADO, G. L.. A liberdade trancendental na 3ª Antionomia da Crítica da razão pura - II. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
LOUZADO, G. L.. La critique du rationalisme dans la Nova Dilucidatio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LOUZADO, G. L.. A Crítica ao racionalismo na filosofia pré-critica de Kant. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LOUZADO, G. L.. A liberdade transcendental na terceira antinomia da Crítica da Razão Pura - I. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
LOUZADO, G. L.. Análise funcional e autonomia da lógica em Frege. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
LOUZADO, G. L.. Fenômeno e númeno: dois mundos ou dois aspectos?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
LOUZADO, G. L.. O papel do incondicionado na filosofia prática de Kant. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LOUZADO, G. L.. Limite e limitação na Dissertação de 70 e na Crítica da Razão Pura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
LOUZADO, G. L.. Lógica e metafísica na Nova Dilucidatio: razão de verdade versus razão de existência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LOUZADO, G. L.. O Paradoxo das coisas em si mesmas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
LOUZADO, G. L.. Não é não é é não: o paradoxo das coisas em si mesmas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LOUZADO, G. L.. "Non est" não é "est non": phaenomenon e noumenon na Crítica da Razão Pura. Porto Alegre 2003 (Tese de Doutorado).

2.
LOUZADO, G. L.. Cum Grano Salis: um estudo sobre juízo e categorias lógicas em Frege. Porto Alegre 1996 (Dissertação de mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LOUZADO, G. L.. Parecer sobre artigo submetido à publicação - Revista "O que nos faz pensar" (PUC-RJ). 2010.

2.
LOUZADO, G. L.. Parecer sobre artigo submetido à publicação - Revista Trans/Form/Ação (UNESP-Marília). 2010.

3.
LOUZADO, G. L.. Parecer sobre artigo submetido à publicação - Revista Analytica (UFRJ). 2009.

4.
LOUZADO, G. L.. Parecer ad hoc CNPq. 2007.

5.
LOUZADO, G. L.. Parecer ad hoc CNPq. 2007.

6.
LOUZADO, G. L.. Parecer sobre artigo submetido à publicação - Cadernos de Filosofia Alemã (USP). 2007.

7.
LOUZADO, G. L.. Parecer sobre artigo submetido à publicação - Revista Analytica (UFRJ). 2007.

8.
STORCK, Alfredo Carlos ; GUERZONI, José Alexandre Durry ; LOUZADO, G. L. . Parecer sobre outorga de título. 2007.

9.
LOUZADO, G. L.; LEVY, Lia ; ALTMANN, Sílvia . Parecer sobre outorga de título. 2007.

10.
LEVY, Lia ; GUERZONI, José Alexandre Durry ; LOUZADO, G. L. . Parecer sobre outorga de título. 2007.

11.
LOUZADO, G. L.; GUERZONI, José Alexandre Durry ; STORCK, Alfredo Carlos . Parecer sobre outorga de título. 2007.

12.
LOUZADO, G. L.. Parecer para revista Dois Pontos. 2006.

13.
LOUZADO, G. L.. Parecer para revista Analytica. 2005.

14.
LOUZADO, G. L.. Parecer para revista Dois Pontos. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
LOUZADO, G. L.. A revolução copernicana de Kant: unidade e unicidade do objeto de conhecimento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LOUZADO, G. L.. Percepção e juízo verdadeiro no Teeteto de Platão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LOUZADO, G. L.. Kant: lógica e metafísica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOUZADO, G. L.; LEVY, Lia; GLEIZER, Marcos André; PRICLADNITZKY, P. F.. Participação em banca de Denise Pereira da Silva. Anatomia afetiva em Espinoza: os pressupostos metafísicos da dimensão passional da constituição humana e sua função ética. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
LOUZADO, G. L.; FARIA, Paulo Francisco Estrella; SANTOS, L. H. L.; ALTMANN, Sílvia. Participação em banca de Valquiria Machado. A distinção entre conceito e objeto e a inexpressabilidade da lógica em Frege. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
LOUZADO, G. L.; LISBOA, W. B.; LIMONGI, Maria Isabel Papaterra; LEVY, Lia. Participação em banca de Michael de Souza Cruz. Movimento, ação e civilização: uma defesa do fundamento natural à filosofia civil de Thomas Hobbes. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
LOUZADO, G. L.; ALTMANN, Sílvia; LICHT DOS SANTOS, P. R.; GUERZONI, José Alexandre Durry. Participação em banca de Eduardo Ruttke Von Saltiel. Wolff e o jovem Kant: os princípios de contradição e de rzazão e a prova da existência de Deus. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
GUERZONI, José Alexandre Durry; FONSECA, R. D.; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de José Ademar Aenold. O idealismo transcendental: fenômenos e coisas em si mesmas. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
STORCK, Alfredo Carlos; LOPES, M. S.; LISBOA, W. B.; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Lucas Dutra Bortolozzo. Entre o egoísmo e o altruísmo: um estudo sobre o conceito de amizade em Aristóteles. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
ALTMANN, Sílvia; MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo; KLAUDAT, André Nilo; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Renata Cristina Lopes Andrade. Princípios práticos objetivos e subjetivos em Kant. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
LOUZADO, G. L.; LICHT DOS SANTOS, P. R.; GUERZONI, José Alexandre Durry; ALTMANN, Sílvia. Participação em banca de Débora Corrêa Gomes. O Ideal Transcendental da Razão Pura. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
MOREIRA, Vivianne de Castilho; MARQUES, Edgar da Rocha; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Izaias Ribeiro de Castro Neto. Estudo acerca da distinção entre verdades necessárias e contingentes em Leibniz. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

10.
ALTMANN, Sílvia; CODATO, L. N.; KLAUDAT, André Nilo; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Mitieli Seixas da Silva. O Fio Condutor na Dedução Metafísica: Matéria, Forma e Síntese nos Conceitos Puros. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
BARBOSA FILHO, Balthazar; ALMEIDA, G. A.; ALTMANN, Sílvia; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Marília Lopes de Figueiredo do Espírito Santo. O princípio supremo da moralidade na "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" de Kant. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
TORRES, João Carlos Brum; ROHDEN, Valério; BECKENKAMP, J.; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Onorato Jonas Fagherazzi. A questão da possibilidade da liberdade na Crítica da Razão Pura: uma interpretaação de B560 e B586. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
LOUZADO, G. L.; LEVY, Lia; GLEIZER, Marcos André; BARBOSA FILHO, Balthazar. Participação em banca de Andréa de Faria Franco Negrão. As objeções de Pierre Bayle no Dictionnaire Historique et Critique à hipótese espinosista de uma só substância. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
LOUZADO, G. L.; FARIA, Paulo Francisco Estrella; BONACCINI, Juan Adolfo; KLAUDAT, André Nilo. Participação em banca de Jônadas Techio. Aquém dos limites do sentido: um estudo acerca do papel da afecção na explicação kantiana da experiência. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
LOUZADO, G. L.; BARBOSA FILHO, Balthazar; LANDIM FILHO, Raul Ferreira; GUERZONI, José Alexandre Durry. Participação em banca de Tiago Fonseca Falkenbach. A distinção entre coisa em si e fenômeno na Crítica da Razão Pura: a teoria dos dois aspectos. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
LOUZADO, G. L.; ALTMANN, Sílvia; KLAUDAT, André Nilo. Participação em banca de Eduardo Ruttke Von Saltiel. Ente necessário e razão: um estudo sobre a noção de Deus em dois textos pré-críticos e na Crítica da Razão Pura. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
LOUZADO, G. L.; MOREIRA, Vivianne de Castilho; BARRA, E.; VIEIRA NETO, P.. Participação em banca de Fábio Brum. A realidade externa no Ensaio de Locke. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
LOUZADO, G. L.; REBELLO, J.; MORTARI, C.; SAUTTER, F.; FARIA, Paulo Francisco Estrella. Participação em banca de Matheus Martins Silva. Uma nova defesa da tese da equivalência. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
LOUZADO, G. L.; ALTMANN, Sílvia; FONSECA, R. D.; TORRES, J. C. B.. Participação em banca de Mitieli Seixas da Silva. Lógica e formação de conceitos em Kant. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
LOUZADO, G. L.; LEVY, Lia; LANDIM FILHO, Raul Ferreira; BARRA, E.. Participação em banca de Pedro Falcão Pricladnitzky. Os fundamentos metafísicos da física cartesiana: a natureza da substância extensa. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
LOUZADO, G. L.; ALTMANN, Sílvia; BAIONI, J. E. M.; NASCIMENTO, L. F. S.; LICHT DOS SANTOS, P. R.. Participação em banca de Elias Sérgio Dutra. Consciência de si e sentido interno: da identidade e da duração da consciência na Crítica da Razão Pura. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
PEREIRA, R. H. S.; ALTMANN, Sílvia; FONSECA, R. D.; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Tiago Fonseca Falkenbach. Objetividade e espacialidade: Kant e a refutação do idealismo. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
TERRA, R. R.; HAMM, C. V.; ALTMANN, Sílvia; KLAUDAT, André Nilo; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Letícia Machado Pinheiro. O desdobramento do conceito kantiano de comunidade ética: união moral, legislação divina e igreja. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
CACCIOLA, M. L.; TERRA, R. R.; PIMENTA, P. P. G.; FIGUEIREDO, Vinícius Berlendis de; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Monique Hulshof. A "coisa em si" entre teoria e prática: uma exigência crítica. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

10.
TORRES, João Carlos Brum; KLOTZ, H. C.; CODATO, L. N.; FARIA, Paulo Francisco Estrella; LOUZADO, G. L.. Participação em banca de Renato Duarte Fonseca. O território do conceito: lógica e estrutura conceitual na filosofia crítica de Kant. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOUZADO, G. L.; ROCHA, Ethel Menezes; PIMENTA, P. P. G.. Concurso público para professor adjunto em filosofia. 2015. Universidade Federal de São Carlos.

2.
LOUZADO, G. L.; LEVY, Lia; ALMEIDA, C. G.. Concurso Público de Docentes - Área: Argumentação e Conhecimento Científico. 2006. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio de Pesquisa PROCAD - Ética e Metafísica na Filosofia Moderna.Ética e metafísica na filosofia moderna. 2008. (Outra).

2.
II Colóquio de Pesquisa PROCAD - Ética e Metafísica na Filosofia Moderna.Ética e Metafisica na Filosofia Moderna. 2007. (Outra).

3.
Colóquio Nacional de Filosofia - Teorias da Predicação.Semânticas Construtivistas e o Passado. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUZADO, G. L.; SANTO, Marília Lopes de Figueiredo Do Espírito . Ciclo de conferências de Béatrice Longuenesse. 2014. (Outro).

2.
LOUZADO, G. L.. VIII Colóquio Kant: Determinação e Reflexão. 2011. (Congresso).

3.
LOUZADO, G. L.. VII Colóquio Kant: Determinação e Reflexão. 2010. (Congresso).

4.
LOUZADO, G. L.. V Colóquio Kant: Determinação e Reflexão. 2008. (Congresso).

5.
LOUZADO, G. L.. III Colóquio Kant: Determinação e Reflexão. 2006. (Congresso).

6.
LOUZADO, G. L.. I Seminário Kant: A Crítica da Razão Pura. 2005. (Outro).

7.
LOUZADO, G. L.. I Colóquio Kant: Determinação e Reflexão. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fabian Rossi Schmitz. As fórmulas do imperativo categórico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marcele Ester Klein Hentz. Acerca do analogon de esquema no uso regulativo das ideias. Início: 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Margarida Kirchhof. O método analítico em Kant e o método da Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

2.
Nykolas Friedrich Von Peters Correia Motta. A Grundlegung sob a Perspectiva de uma Metafísica dos Costumes. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

3.
Débora Corrêa Gomes. O Ideal Transcendental da Razão Pura. 2009. 0 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Gerson Luiz Louzado.

Tese de doutorado
1.
Evandro Carlos Godoy. O juízo como subordinação intensional e a Analítica transcendental da Crítica da razão pura. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

2.
Marília Lopes de Figueiredo do Espírito Santo. A autonomia da vontade e dedução transcendental na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

Iniciação científica
1.
Fernando Esteves de Oliveira. A Filosofia Moral de Kant. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

2.
Maria Margarida Faverzani Kirchhof. O método na Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Kant. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

3.
Nykolas Friedrich Von Peters Correia Motta. Passagem ao limite em Kant: da filosofia teórica à filosofia prática. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

4.
Rodrigo Roceti Descalzo. O sujeito moral em Kant. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

5.
Andrés Esteban Peña Herrera Cevallos. Condições da moralidade na Fundamentação da Metafisica dos Costumes de Kant. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Gerson Luiz Louzado.

6.
Juliano Santos do Carmo. Vontade fenomênica ou psicologia empírica?. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Gerson Luiz Louzado.



Outras informações relevantes


1.Estágio de estudos doutorais (modalidade doutorado sandwiche) nas Universidades de Paris X-Nanterre e Paris IV-Sorbonne, nos períodos letivos de 1997/98 e 1998/99, sob tutela do Prof. Dr. Michel Fichant



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:31:25