Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

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  • Última atualização do currículo em 04/04/2018


É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma universidade (1987) e graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1986). Foi pesquisador visitante no Grupo Internacional de Tecnologia da Harvard University (EUA). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da EAESP-FGV. Foi Diretor Global de Inteligência de Mercado para América Latina do Terra/Telefonica, Diretor-Executivo e Diretor de Análise de Mercado em empresas do Grupo IBOPE, Diretor de Pesquisa do Zoom Media Group (EUA), Gerente de Marketing e Editor-Assistente de Economia Internacional no Grupo Estado, Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e pesquisador-assistente no CEBRAP. É integrante (notório saber) do Comitê Técnico de Mídia do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e Conselheiro Editorial da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet, Economia da Mídia, eleições e globalização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Oliveira Coutinho de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Getulio Vargas - SP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
Av. 9 de Julho, 2029
Bela Vista
01313-902 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30667916
URL da Homepage: www.fgv.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A World Wide Web: um estudo comparativo de utilização em 9 países, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Antonio Flávio de Oliveira Pierucci.
Palavras-chave: Comunicação; Internet; Exclusão Digital; Mercado de Mídia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado; Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Telecomunicações.
1990 - 1995
Mestrado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Volatilidade Eleitoral em São Paulo, 1982-1992,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Antonio Flávio de Oliveira Pierucci.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1984 - 1987
Graduação em Comunicação Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1983 - 1986
Graduação em Adminstração Pública.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.




Atuação Profissional



Terra Networks América Latina, TERRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor de Inteligência de Mercado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor extra-carreira, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos, ministrando disciplinas na pós-graduação, graduação e cursos executivos


Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador Visitante no Grupo de Tecnologia da Informação, colaborou para a elaboração do Global Information Technology Report 2001/2002

Atividades

01/2000 - 07/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Information Technology Group, .


IBOPE Inteligência, IBOPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 40
Outras informações
Entre jun/2009 e fev/2010 permaneceu vinculado como consultor exclusivo do IBOPE Inteligência na área de Inteligência e Análise de Mercado.

Atividades

01/2005 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretor Executivo.

Ibope eRatings, IBOPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Área, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela implantação da unidade de Análise e ações de marketing da joint-venture entre o Ibope e a Nielsen NetRatings, líder mundial em medição de audiência na Web. Desenvolvimento de novos serviços, consultoria nos setores de mídia, telecom, ecommerce e finanças no Brasil, Argentina e México,elaboração de relatórios sobre o uso da Internet no Brasil e no mundo, assessoria de imprensa e organização de eventos.

Atividades

08/2001 - 12/2004
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretor de Marketing e Serviços de Análise para América Latina.

Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação Stricto Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas "Sociedade da Informação: Mito ou Realidade?" e "Gestão da Comunicação na Esfera Pública".

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 4
Outras informações
Professor dos cursos de "Marketing e Comunicação Política" e "Mídia e Negócios na Sociedade Digital", no curso de pós-graduação Lato Sensu em Comunicação e Mercado

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino, Comunicação e Mercado, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação e Negócios na Sociedade Digital
07/1997 - 12/1999
Ensino, Comunicação e Mercado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Comunicação Eleitoral

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionou as disciplinas "Propaganda Ideológica" e "Ética na Comunicação" para alunos de graduação do Curso de Publicidade e Relações Públicas

Atividades

02/1995 - 12/1997
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Comunicação
Propaganda Ideológica

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professor das disciplinas "Cultura e Comunicação" e "Marketing Político"

Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da Disciplina "Propaganda Ideológica" para o curso de graduação em comunicação

Atividades

02/1990 - 07/1991
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Propaganda Ideológica

Zoom Media Group, ZMG, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Visto H1-B, Enquadramento Funcional: Direção de Área, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretor de Pesquisa - desenvolvimento de relatórios de mercado sobre a Internet na América Latina; suporte para equipe editorial das revistas Punto-Com, Ponto-Com e Poder(perfil dos leitores, coordenação de edições especiais, avaliação de produtos, monitoramento da concorrência); planejamento e redação de encartes publicitários e edições especiais.

Atividades

08/2000 - 08/2000
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretor de Pesquisa.

Agência Estado - Grupo O Estado de S. Paulo, AE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Gerente de Marketing da empresa líder em notícias em tempo real no Brasil. Participou da implantação do primeiro site de uma empresa jornalística brasileira na World Wide Web. Foi responsável pela criação de campanhas e análises de mercados para Internet e Intranets, implantação de database marketing, elaboração de anúncios e newsletters, pesquisas de mercado e modelos de negócio, organização de eventos e edição de matérias na área de Internet / Economia Internacional

Atividades

06/1999 - 12/1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
Gerente de Marketing.

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente de Pesquisa no Grupo de Conjuntura Econômica e no projeto "Grandes Metrópoles da América Latina", em parceria com a NOVIB

Atividades

06/1985 - 12/1989
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Conjuntura Econômica, .


Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe da Divisão de Comunicação e Informação da Secretaria do Bem-Estar Social: elaboração do plano de marketing, direção de pesquisas entre a população carente, organização de eventos e criação de vídeos e revistas.

Atividades

02/1990 - 08/1991
Direção e administração, Secretaria do Bem-Estar Social, .

Cargo ou função
Chefe da Divisão de Comunicação e Informação.

Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 40
Outras informações
Assessor de Imprensa do PSDB de Santa Catarina - elaboração da estratégia de comunicação e das atividades de marketing dos deputados estaduais do Partido; treinamento de comunicação e assessoria de imprensa para vereadores e assessores

Atividades

12/1992 - 12/1994
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Assessoria de Imprensa.


Linhas de pesquisa


1.
Inclusão Digital
2.
Difusão da Internet na América Latina
3.
Sociologia Urbana
4.
Análise da Conjuntura Econômica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Estudos Eleitorais e Partidos Políticos.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo2007LIMA, M. O. C.. Marketing e Comunidades Digitais. Revista da ESPM, v. 14, p. 28-39, 2007.

2.
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo2005 LIMA, M. O. C.. O público convergente: o uso da Internet entre os jovens brasileiros. Cadernos de Pesquisa. ESPM, São Paulo, v. 03, p. 95-120, 2005.

3.
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo2004LIMA, M. O. C.. A Sociedade da Informação e o Determinismo Tecnológico: notas para um debates. Líbero (FACASPER), São Paulo, v. 6, n.11, p. 83-93, 2004.

4.
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo1997LIMA, M. O. C.. São Paulo, 1996: O Triunfo da Imagem. Revista da ESPM, São Paulo, v. Agosto, 1997.

5.
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo1996 LIMA, M. O. C.. Volatilidade Eleitoral em São Paulo. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 46, p. 21-38, 1996.

6.
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo1995LIMA, M. O. C.; BUSTANI, C. . The Brazilian Elections of 1994. Electoral Studies, Londres, v. 14, n.2, p. 212-218, 1995.

7.
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo1993LIMA, M. O. C.; PIERUCCI, A. F. . São Paulo 92: A Vitória da Direita. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 35, p. 94-99, 1993.

8.
LIMA, M. O. C.;Coutinho, Marcelo1991LIMA, M. O. C.; PIERUCCI, A. F. . A Direita que flutua. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 29, p. 10-27, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, M. O. C.; COHN, A. ; PIERUCCI, A. F. ; BERQUO, E. ; BONDUKI, N. ; SINGER, P. ; CALDEIRA, T. ; BRANT, V. C. . São Paulo, 1988: Trabalhar e Viver. São Paulo: Brasiliense / Comissão Justiça e Paz, 1989. v. 1.

2.
LIMA, M. O. C.. Marketing Eleitoral. 1. ed. São Paulo: Ícone, 1988. v. 1.

3.
LIMA, M. O. C.; VASCONCELOS, F. C. . O Mundo dos Jogos. 1. ed. São Paulo: Ícone, 1985. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
Coutinho, Marcelo. Marketing Digital: da construção à colaboração de marca. In: Francisco Gracioso; Laura Galluci. (Org.). Marketing no Brasil: introdução e desenvolvimento de 1950 aos dias de hoje. 1aed.São Paulo: Instituto Cultural ESPM, 2014, v. , p. 220-233.

2.
Coutinho, Marcelo; PEREIRA, V. A. . Marcas e Comunicação. In: Paulo Nassar. (Org.). Comunicação Interna: a força das empresas. 1aed.São Paulo: Aberje Editorial, 2011, v. , p. 45-56.

3.
Coutinho, Marcelo. Relevância e Audiência: a importância do capital social. In: Manoel Fernandes. (Org.). Do Broadcast ao Socialcast. 1aed.São Paulo: Bites, 2009, v. , p. 47-52.

4.
CORREA, E. S. ; Coutinho, Marcelo . O Impacto das Mídias Sociais nas empresas informativas: transformações no processo produtivo. In: Valério Cruz Brittos. (Org.). Digitalização e práticas sociais. 1aed.São Leopoldo: Unisinos, 2009, v. , p. 28-45.

5.
BARROS FILHO, C. ; LIMA, M. O. C. ; SAFATLE, V. . Os usos das novas mídias na campanha presidencial de 2006. In: Venício A. de Lima. (Org.). A Mídia nas Eleições de 2006. 1aed.São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2007, v. , p. 89-111.

6.
YANAZE, M. H. ; Coutinho, Marcelo . Marketing e Comunicação Digital. In: Mitsuru Higuchi Yanaze. (Org.). Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 1aed.São Paulo: Saraiva, 2007, v. , p. 327-353.

7.
LIMA, M. O. C.; KORENTAYKER, E. . Brazil's Network Readiness Profile. In: Soumitra Dutta; Bruno Lanvin; Fiona Paua. (Org.). Global Information Technology Report 2002/2003. Londres: Oxford University Press / World Economic Forum, 2002, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Coutinho, Marcelo. A Campanha Digital. Revista Foco, São Paulo, p. 40 - 41, 01 maio 2006.

2.
LIMA, M. O. C.. Encruzilhada Tecnológica. Meio & Mensagem, São Paulo, p. 36 - 36, 18 ago. 2003.

3.
LIMA, M. O. C.. A panacéia dos Bits. Revista Poder, São Paulo, Brasil, p. 58 - 58, 01 jul. 2002.

4.
LIMA, M. O. C.. A regra do jogo. Revista Poder, São Paulo, Brasil, p. 16 - 16, 01 jun. 2002.

5.
LIMA, M. O. C.. Novos Números, Velhas Realidades. Revista Poder, São Paulo, Brasil, p. 60 - 60, 01 maio 2002.

6.
LIMA, M. O. C.. Competitividade Digital. Revista Poder, p. 32 - 32, 01 abr. 2002.

7.
LIMA, M. O. C.. Quem vai falar Portunhol na Rede?. Revista Poder, São Paulo, Brasil, p. 42 - 42, 01 mar. 2002.

8.
LIMA, M. O. C.. E-Commerce não é só venda pela Internet. Revista Poder, São Paulo, Brasil, p. 40 - 40, 01 fev. 2002.

9.
LIMA, M. O. C.. Quem Leva o Bronze?. Revista Poder, São Paulo, Brasil, p. 84 - 84, 01 nov. 2001.

10.
LIMA, M. O. C.. Bye, Bye, American Pie. Revista Poder, p. 28 - 28, 01 out. 2001.

11.
LIMA, M. O. C.. La siguiente frontera. Revista Punto-Com, Miami, EUA, p. 30 - 30, 01 set. 2001.

12.
LIMA, M. O. C.. La proxima ola. Revista Punto-Com, Miami, EUA, p. 30 - 30, 01 jul. 2001.

13.
LIMA, M. O. C.. En busca del tiempo perdido. Revista Punto-Com, Miami, EUA, 01 jun. 2001.

14.
LIMA, M. O. C.. Geografia Digital. Revista Punto-Com, Miami, EUA, p. 20 - 20, 01 maio 2001.

15.
LIMA, M. O. C.. Las cinco C de Internet móvil. Revista Punto-Com, Miami, 01 abr. 2001.

16.
LIMA, M. O. C.. Show me the money. Revista Punto-Com, Miami, 01 mar. 2001.

17.
LIMA, M. O. C.. La revolución inalámbrica. Revista Punto-Com, 01 fev. 2001.

18.
LIMA, M. O. C.. Los minoristas electrónicos brasileños todavía tienen un largo camino por delante.... Revista Punto-Com, 01 jan. 2001.

19.
LIMA, M. O. C.. Nuevas economías, viejas verdades. Revista Punto-Com, Miami, 01 dez. 2000.

20.
LIMA, M. O. C.. Luz de alerta en el B2C?. Revista Punto-Com, p. 40 - 41, 01 nov. 2000.

21.
LIMA, M. O. C.. Vengan, Vean e Venzan. Punto-Com Magazine, Miami, EUA, 01 set. 2000.

22.
LIMA, M. O. C.. Todos los usuarios son iguales, pero unos son más iguales que otros. Revista Punto-Com, Miami, p. 44 - 44, 01 set. 2000.

23.
LIMA, M. O. C.. Forrest Gump e a Reforma Eleitoral. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. A2, 23 set. 1997.

24.
LIMA, M. O. C.. Voto Obrigatório. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. A2 - A2, 13 maio 1997.

25.
LIMA, M. O. C.; FERREIRA, O. S. . Chomsky: Consenso de Washington é uma fraude. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 2 - 2, 30 nov. 1996.

26.
LIMA, M. O. C.. O Quarto Poder. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. A2 - A2, 12 nov. 1996.

27.
LIMA, M. O. C.. Dalai Lama: Globalização e a Nova Ordem Mundial. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 1-23 - 1-25, 19 nov. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. O. C.. Novas Mídias, Velhas Éticas?. In: XXVI Congresso da Intercom, 2004, Belo Horizonte. Mídia, Ética e Sociedade. Belo Horizonte: Intercom/PUC Minas, 2003. p. 127-132.

Apresentações de Trabalho
1.
Coutinho, Marcelo. Programmatic Research. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Coutinho, Marcelo. Market Research, Big Data and Competitive Advantage. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Coutinho, Marcelo. Transformacíon digital: el CIO como líder. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Coutinho, Marcelo. Vantagem Competitiva na Economia Digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Coutinho, Marcelo. O impacto das Tecnologias Digitais no Mercado de Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, M. O. C.. Entrevista com Elisabeth Saad - Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2004 (Entrevista).

2.
LIMA, M. O. C.. Estratégias para a Mídia Digital - Revista Comunicação, Midia e Consumo. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2004 (Resenha).

3.
LIMA, M. O. C.. A Inclusão Digital e a Ampliação da Cidadania. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Paulus, 2003 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Coutinho, Marcelo. Análise de Mercado e KPIs de Audiência. 2015.

2.
LIMA, M. O. C.. O Poder de Consumo do Internauta Brasileiro. 2006.

3.
LIMA, M. O. C.. O voto e a cidade de São Paulo de 1980 a 1990. 1990.

Trabalhos técnicos
1.
LIMA, M. O. C.. Internet Usage in Latin America 2005. 2006.

2.
LIMA, M. O. C.. Utilização das Tecnologias de Banda Larga no Brasil. 2004.

3.
LIMA, M. O. C.. O uso da Internet no Brasil e no Mundo em 2002. 2003.

4.
LIMA, M. O. C.. The Health Sector and the Internet in Latin America. 2001.

5.
LIMA, M. O. C.; CHI, T. . Wireless Data Services in Latin America. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
Coutinho, Marcelo. Publicidade e a Economia da Atenção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, M. O. C.. O público convergente: o uso da Internet entre os jovens brasileiros. 2005. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
LIMA, M. O. C.. Indiana Collor against the Maharajas' Temple. 1992 (Paper) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, M. O. C.; RADFADHER, L. G.; YANAZE, M. H.. Participação em banca de Silzete Moreira. Sobrevivência e Competitividade. Os desafios do Profissional de Mídia da Nova Era no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero.

Teses de doutorado
1.
LIMA, M. O. C.; MATTOS, H. H. G.; LEMBO, C.. Participação em banca de José Augusto Pereira Brito. O Contexto das Tecnologias Emergentes nos Processos Políticos Eleitorais. A democracia virtual é possível?. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes.

Qualificações de Doutorado
1.
Chaia, Vera; CHAIA, MM. V.; LIMA, M. O. C.. Participação em banca de Andrea dos Reis. Agenda Institucional e Reeleição. Um estudo da camapnha eleitoral de 2004 na cidade de São Paulo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, M. O. C.; BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Adriana Fernandez. Caleidoscópios Sociais Segundo a Lógica do Entretenimento. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Pública) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
LIMA, M. O. C.; SAFATLE, V.. Participação em banca de Hiram Castelo Branco. Campanhas de Comunicação Pública: o caso do soro infantil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Pública) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, M. O. C.. Participação em banca de Eduardo Dias Fonseca Guimarães.Propaganda Ideológica: a legitimação dos ataques da águia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de São Paulo.

2.
LIMA, M. O. C.. Participação em banca de Rupak Patitunda.A Vitória de Pitta: um caso de marketing político. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIMA, M. O. C.. Prêmio Intercom 2004. 2004. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

2.
LIMA, M. O. C.. 3o Seminário Interprogramas de Mestrado em Comunicaçao. 2004. Faculdade Cásper Líbero.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10o Mix Aberje de Comunicação Integrada.Métricas e ROI em Redes Sociais Digitais. 2010. (Seminário).

2.
Reunião do Conselho da ABERJE.Comunicação e Inteligência de Mercado no Contexto Digital. 2010. (Outra).

3.
Tecnoturis 2010. A Internet e as mudanças no comportamento do consumidor. 2010. (Congresso).

4.
XI FÓRUM DE RELAÇÕES COM O CONSUMIDOR.O Impacto das Mídias Sociais nas Relações com o Consumidor. 2010. (Seminário).

5.
Digital Age 2.0.Novas formas de Relacionamento Digital. 2007. (Seminário).

6.
Seminário de Internacionalização de Empresas.Impactos sócio-culturais da globalização. 2007. (Seminário).

7.
Seminário Internacional de Novas Tecnologias e Ação Política.Eleições e Internet. 2007. (Seminário).

8.
Web 2.0.Marketing e Comunidades Digitais. 2007. (Seminário).

9.
4o Seminário de Pesquisa do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing.Mídia e Esfera Pública - o uso da Internet nas eleições presidenciais de 2006. 2006. (Seminário).

10.
Convergência Digital e Redes de Poder.O uso da Internet no Brasil. 2006. (Seminário).

11.
Internet, Política e as Eleições de 2006.As comunidades virtuais e a eleição de 2006. 2006. (Seminário).

12.
Seminário de Varejo Virtual.Comêrcio Eletrônico no Brasil. 2006. (Seminário).

13.
Telexpo 2006. Governo Eletrônico - Uma perspectiva Internacional. 2006. (Congresso).

14.
10 Anos de Internet no Brasil.Internet no Brasil: Ameaças e Oportunidades. 2005. (Encontro).

15.
5º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público. Blogs, Política e Comportamento Eleitoral. 2005. (Congresso).

16.
Broadband Latin America.O uso da Banda Larga no Brasil. 2005. (Seminário).

17.
I Marketing Meeting.Uso da Internet no Brasil. 2005. (Simpósio).

18.
Telexpo 2005. O desafio da Popularização de Acesso: Estratégias para difundir o uso da internet entre as camadas de baixa renda. 2005. (Congresso).

19.
The Next Generation of Internet Economy.The ABC of Internet Advertising. 2005. (Seminário).

20.
Intercom 2003 - Mídia, Ética e Sociedade. Os desafios éticos da Internet - algumas reflexões. 2003. (Congresso).

21.
I Seminário ESPM de Comunicação, Mídia e Consumo.Novas Mídias. 2003. (Seminário).

22.
Mídia na Internet.Pesquisa na Internet. 2003. (Oficina).

23.
Computação e Mercado. Competitividade na Era Digital. 2002. (Congresso).

24.
Mesa Redonda sobre Marketing Político e Eleitoral.Mesa Redonda sobre Marketing Político e Eleitoral. 2002. (Outra).

25.
Computação e Mercado. Novas Oportunidades na Internet - Wireless e Broadband. 2001. (Congresso).

26.
Projeto Jr. Cidadão.Entendendo o Marketing Político. 2001. (Encontro).

27.
Introdução ao eCommerce.Introdução ao eCommerce. 1999. (Seminário).

28.
Mídia, Publicidade e Psicologia. Mitos Políticos. 1999. (Congresso).

29.
Marketing e Comunicação Política.Marketing e Comunicação Política. 1998. (Outra).

30.
Curso de Marketing e Comunicação Política.Propaganda Política. 1997. (Seminário).

31.
Eleições e Mídia no Brasil.Eleições e Mídia no Brasil. 1997. (Encontro).

32.
Novas Tecnologias a Serviço do Jornalismo.Internet e as Empresas de Comunicação. 1997. (Seminário).

33.
Gestão Estratégica de Municípios.Impacto das Redes de Informação no Ambiente Urbano. 1996. (Seminário).

34.
2a Semana da Comunicação.Marketing Político. 1994. (Encontro).

35.
Curso para a Formação de Governantes.A Propaganda Política. 1993. (Seminário).

36.
Faces and Interfaces: Communicatin Across Disciplines. "Indiana Collor against the Maharajas' Temple": Advertising in Brazil's Presidential Election. 1993. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Augusto Cesar Takeda. Redes Sociais Digitais: o caso da cultura Hip-Hop. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

2.
Ana Lúcia Alcantra Oshiro. Estratégias de Comunicação das Empresas Digitais. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

3.
Luciano Matsuzuki. Redes digitais de produção e distribuição cinematográfica. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Antonio Carlos Guerino. O mercado e a indústria da mídia: o caso da Folha de S. Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero, . Orientador: Marcelo Oliveira Coutinho de Lima.

2.
Walter Freoa. Os jovens e a publicidade na Internet. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero, . Orientador: Marcelo Oliveira Coutinho de Lima.



Outras informações relevantes


Colunista do IDG Now, site especializado em Tecnologia da Informação. Coluna "Sociedade Digital", abordando o impacto da Internet nas empresas, mercados e organizações contemporâneas. (http://idgnow.uol.com.br/colunistas)



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