Kátia Cristina do Amaral Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5940366258647522
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada e no Setor de Inglês do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras. Coordena o grupo de pesquisas LingNet (www.lingnet.pro.br), desenvolvendo e orientando pesquisas na Área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Seus temas de interesse incluem o uso das novas tecnologias na educação (presencial e a distância), a formação do professor e o ensino de leitura (com a mediação das novas tecnologias). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátia Cristina do Amaral Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Anglo-Germânicas.
0
00000-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Aprender a moderar lista de discussão - um estudo na perspectiva da teoria da atividade, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Anise de Abreu Gonçalves D'Orange Ferreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação a distância; interação; formação do professor; moderação; listas de discussão; comunidades de apren.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Permanente.
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1993
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O uso da introspecção - da técnica de pesquisa ao ensino de leitura,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Luiz Paulo da Moita Lopes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Leitura; Inglês Instrumental; ensino; Introspecção; Pesquisa introspectiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2005 - Atual
Ensino, Interdisciplinar Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Tecnologia (Discurso e práticas sociais)
8/1994 - Atual
Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês
Inglês Instrumental

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 4

Atividades

3/1994 - 7/1994
Ensino, Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
O professor e a interação em contextos educacionais mediados pelas novas tecnologias
Descrição: Objetiva-se investigar processos interativos e práticas discursivas em contextos de ensino e aprendizagem (presenciais, semi-presenciais e a distância) mediados pelas novas tecnologias, com foco na atuação e na formação do professor. Investigam-se, prioritariamente, contextos de ensino de línguas e de formação do professor de línguas. São utilizados instrumentos etnográficos de geração de dados (observação, notas de campo, diários do pesquisador e de participantes, entrevistas, questionários, registros de interações on-line, documentos, entre outros) dentro de um paradigma de pesquisa crítica. Privilegia-se a adoção da Teoria da Atividade como sistema teórico conceitual para a análise dos dados. Com os resultados, pretende-se contribuir não só para a compreensão dos processos interativos dos contextos investigados, mas também ampliar os conhecimentos práticos e teóricos sobre a relação do professor com as novas tecnologias tanto em sua prática pedagógica quanto em sua formação profissional contínua. Além disso, com uma avaliação contínua da metodologia de pesquisa utilizada, espera-se contribuir para a reflexão sobre questões metodológicas envolvidas na pesquisa em e sobre ambientes digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) .
Integrantes: Kátia Cristina do Amaral Tavares - Coordenador / José Paulo de Araújo - Integrante / Nadja Naira Salgueiro Silva - Integrante / Ana Carolina Simões Cardoso - Integrante / Claudio de Paiva Franco - Integrante / Rogéria Dias Camillo - Integrante / Juliana Anunciação Almeida - Integrante / Marco Antônio Nunes Rodrigues - Integrante / Márcia Lobianco V. Amorim - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Projeto Letras 2.0
Descrição: O Projeto Letras 2.0 oferece à comunidade da Faculdade de Letras da UFRJ condições para oferta de disciplinas e cursos de extensão na modalidade on-line (semipresencial ou totalmente a distância) com uso da plataforma Moodle, disponibilizando recursos técnicos e assessoria técnico-pedagógica e ministrando palestras e cursos de formação para uso das novas tecnologias na educação. Além disso, o projeto busca integrar ensino, pesquisa e extensão, criando oportunidades para desenvolvimento de pesquisas sobre linguagem, educação e tecnologia e promovendo a integração entre Graduação e Pós-Graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Kátia Cristina do Amaral Tavares - Coordenador / Márcia T. Kerckhoff - Integrante / José Paulo de Araújo - Integrante / Nadja Naira Salgueiro Silva - Integrante / Ana Carolina Simões Cardoso - Integrante / Claudio de Paiva Franco - Integrante / Juliana Anunciação Almeida - Integrante / Luciana Nunes Viter - Integrante / Simone da Costa Lima - Integrante / Ana Paula Pires de Oliveira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguistica Aplicada


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RABELLO, C. R. L.2017RABELLO, C. R. L. ; TAVARES, K. C. A. . Tecnologias digitais no ensino superior: implementação e avaliação de um curso on-line de formação docente. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 20, p. 215-262, 2017.

2.
RABELLO, C. R. L.2017RABELLO, C. R. L. ; TAVARES, K. C. A. . Educação na cibercultura: percepções de professores sobre a integração das tecnologias digitais no ensino superior. REVISTA EDUCAONLINE, v. 11, p. 85-104, 2017.

3.
RABELLO, C. R. L.2016 RABELLO, C. R. L. ; TAVARES, K. C. A. . Redes sociais e aprendizagem no ensino superior: a perspectiva dos alunos sobre o uso do Facebook em uma disciplina de língua inglesa. Veredas (UFJF. Online), v. 20, p. 124-136, 2016.

4.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2014 TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; OLIVEIRA, ANA PAULA PIRES DE . Libras no ensino de inglês mediado pelas novas tecnologias: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 14, p. 1045-1072, 2014.

5.
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2013 TAVARES, K. C. A.; CARDOSO, A. C. S. ; SILVA, N. N. S. . Atuação docente em fóruns de discussão on-line de um curso semipresencial de extensão universitária. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 16, p. 85-110, 2013.

6.
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2012TAVARES, K. C. A.; VITER, L. N. . Lista de discussão para interação docente: vozes de professores-monitores em um curso de inglês para fins específicos. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 3, p. 148-160, 2012.

7.
SOBRINHO, E.2012SOBRINHO, E. ; TAVARES, K. C. A. ; HAGUENAUER, C. J. . ?75 Anos do Palácio Pedro Ernesto?: revisitando o CD-ROM para discutir as possibilidades da hipermídia. Linguagens e Diálogos, v. 3, p. 62-76, 2012.

8.
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2007TAVARES, K. C. A.. Comunidades on-line: discutindo possíveis definições. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 23, p. 153-162, 2007.

9.
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2003TAVARES, K. C. A.. Novas tecnologias, novas linguagens - formando comunidades de aprendizagem online para o ensino de línguas. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 20, p. 129-136, 2003.

10.
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2001TAVARES, K. C. A.. "Discutindo a Formação do Professor On-line: de listas de habilidades docentes ao desenvolvimento da reflexão crítica". Boletim Educare Online, v. 1, 2001.

11.
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2000TAVARES, K. C. A.. O papel do professor - do contexto presencial para o ambiente online e vice-versa. Revista Conecta, v. 3, 2000.

12.
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2000TAVARES, K. C. A.. O papel do professor - do contexto presencial para o ambiente online e vice-versa. Revista Conecta, v. 3, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRAGA, D. B. (Org.) ; RIBEIRO, P. N. S. (Org.) ; TAVARES, K. C. A. (Org.) . Revista Veredas Vol. 21 N. 1: As tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas II. 21. ed. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. v. 1. 209p .

2.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 1). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 224p .

3.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 1). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 280p .

4.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 2). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 224p .

5.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 2). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 280p .

6.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 3). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 224p .

7.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 3). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 280p .

8.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to English for Brazilian Learners 6 (Livro do Aluno). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016. 184p .

9.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to English for Brazilian Learners 7 (Livro do Aluno). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016. 184p .

10.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to English for Brazilian Learners 6 (Manual do Professor). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016. 240p .

11.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to English for Brazilian Learners 7 (Manual do Professor). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016. 240p .

12.
BRAGA, D. B. (Org.) ; TAVARES, K. C. A. (Org.) ; RIBEIRO, P. N. S. (Org.) . Revista Veredas Vol. 20 N. 1: As tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas. 1. ed. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016. 167p .

13.
TAVARES, K. C. A.; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 1). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

14.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 1). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

15.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 2). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

16.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 2). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

17.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 3). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

18.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 3). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

19.
TAVARES, K. C. A.; BECHER-COSTA, S. B. (Org.) ; FRANCO, C. P. (Org.) . Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital.. 1. ed. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011. v. 1. 220p .

20.
PAIVA, V. L. M. O. (Org.) ; BRAGA, J. F. (Org.) ; TAVARES, K. C. A. (Org.) . Inglês Instrumental 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. v. 1.

21.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. . New Password: Read and Learn 5. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002. 200p .

22.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. . New Password: Read and Learn 6. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002. 208p .

23.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. . New Password: Read and Learn 7. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002. 224p .

24.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. . New Password: Read and Learn 8. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002. 231p .

25.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. ; PRESTON, S. . Password: Read and Learn 5, Livro do Aluno, FAE-MG. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 127p .

26.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. ; PRESTON, S. . Password: Read and Learn 7, Livro do Aluno, FAE-MG. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 135p .

27.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. ; PRESTON, S. . Password: Read and Learn 8, Livro do Aluno, FAE-MG. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 136p .

28.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. ; PRESTON, S. . Password: Read and Learn 6, Livro do Aluno, FAE-MG. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 144p .

29.
TAVARES, K. C. A.. Password: Read and Learn 5, Livro do Aluno, FAE-MG (edição especial para o Governo de Minas Gerais). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 1998. 127p .

Capítulos de livros publicados
1.
RABELLO, C. R. L. ; TAVARES, K. C. A. . Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios. In: FARBIARZ, J. L.; FABIARZ, A.; HEMAIS, B. J.. (Org.). Design para uma educação inclusiva. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. 1, p. 25-36.

2.
TAVARES, K. C. A.. Tecnologia em cursos de línguas no ensino superior: conflitos, contradições e mudança no Projeto Letras 2.0/UFRJ. In: MOTA, M.B.; CORSEUIL, A. R.; BECK, M.; TUMOLO, C.H.. (Org.). Língua e Literatura na Época da Tecnologia. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2015, v. 1, p. 241-257.

3.
TAVARES, K. C. A.; FRANCO, C. P. . Ensino de leitura em língua portuguesa: de concepções teóricas a propostas de atividades didáticas. In: Maria Cecilia Mollica. (Org.). Linguagem em contextos. 1ed.Rio de Janeiro: Kátia, 2014, v. 1, p. 64-76.

4.
TAVARES, K. C. A.. Usos da Internet no ensino-aprendizagem de leitura: sugestões de portos e rotas para o professor-navegador. In: Tavares, K.; Becher-Costa, S; Franco, C. P.. (Org.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. 1ed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011, v. 1, p. 132-150.

5.
KERCKHOFF, M. T. ; TAVARES, K. C. A. . Atuação do professor-tutor on-line no ensino superior: um estudo piloto. In: Sonia Zyngier; Vander Viana; Juliana Jandre. (Org.). Linguagem, criatividade e ensino: abordagens empíricas e interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2009, v. 1, p. 233-255.

6.
COSTA, A. P. M. ; TAVARES, K. C. A. . A Internet no ensino presencial de línguas: implicações para a formação do professor. In: Sonia Zyngier; Vander Viana; Natália Silveira. (Org.). Ver & visualizar: letras sob o prisma empírico. 1ed.Rio de Janeiro: Publit e Faculdade de Letras da UFRJ, 2008, v. 1, p. 125-142.

7.
TAVARES, K. C. A.; FRANCO, C. P. ; CARDOSO, A. C. S. ; SILVA, N. N. S. ; ALMEIDA, J. A. ; ANDRADE, L. . Study Skills. In: PAIVA, Vera L. M. de Oliveira (Org.) ; BRAGA, J. C. F. (Org.) ; TAVARES, Kátia C. do Amaral (Org.). (Org.). Inglês Instrumental 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. 2, p. -.

8.
TAVARES, K. C. A.; FRANCO, C. P. ; CARDOSO, A. C. S. ; SILVA, N. N. S. ; ALMEIDA, J. A. ; ANDRADE, L. ; PAIVA, V. L. M. O. . Academic Genres. In: PAIVA, Vera L. M. de Oliveira (Org.) ; BRAGA, J. C. F. (Org.) ; TAVARES, Kátia C. do Amaral (Org.). (Org.). Inglês Instrumental 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. 2, p. -.

9.
TAVARES, K. C. A.. A auto-percepção do professor virtual: um estudo-piloto. In: COLLINS, H.; FERREIRA, A. (Org.). Relatos de experiências de ensino e aprendizagem de línguas na Internet. 1ed.Campinas:: Mercado das Letras, 2004, v. , p. 107-128.

10.
TAVARES, K. C. A.. Educação on-line - um novo contexto de atuação para o professor. In: Izabela Maria Furtado Kestler; Ruth Persice Nogueira; Sílvia Boger de Melo. (Org.). Estudos Anglo-Germânicos em Perspectiva. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/ UFRJ, 2002, v. , p. -.

11.
TAVARES, K. C. A.. Inglês como língua estrangeira: identidade, práticas e textualidade. In: Grigoletto, M.; Carmagnani, A. M. G.. (Org.). Inglês como língua estrangeira: identidade, práticas e textualidade. São Paulo: Humanitas, 2001, v. , p. 389-407.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, K. C. A.. A moderação de listas de discussão na educação profissional continuada - a perspectiva da teoria da atividade. In: 12o Congresso Internacional de Educação a Distância - "A Educação a Distância e a Integração das Américas", 2005, Florianópolis. Anais do 12o Congresso Internacional de Educação a Distância, 2005. p. 1-10.

2.
TAVARES, K. C. A.. Comunidades de aprendizagem on-line e o ensino de línguas. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - VI CBLA, 2002, Belo Horizonte. Anais do VI CBLA - VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - A linguagem como prática social, 2002. v. 1.

3.
TAVARES, K. C. A.. O uso da introspecção: da técnica de pesquisa para o ensino de leitura. In: XIII ENPULI - Encontro Nacional de Professores de Língua Inglesa, 1997, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro Nacional de Professores de Língua Inglesa, 1995. p. 370-379.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, K. C. A.. Professor de línguas em formação: aprendendo a usar a Internet para fins pedagógicos. In: XVII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2003, Florianópolis. XVII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa - "A Interculturalidade no Ensino de Inglês", 2003. v. 1. p. 32-32.

2.
TAVARES, K. C. A.. Aprendendo a moderar listas de discussão - um estudo-piloto. In: 13o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2003, São Paulo. 13o. InPLA - 13o. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Metodologias de pesquisa em Lingüística Aplicada, 2003. v. 1. p. 190-190.

3.
TAVARES, K. C. A.. Tarefas introspectivas na sala de aula de leitura. In: XVI Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Brasileiras / IV Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, 2002, Goiânia. XVI Seminário Nacional de Inglês Instrumental - IV Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, 2002. v. 1. p. 30-30.

4.
TAVARES, K. C. A.. Aplicações de WordSmith Tools em diários e implicações para formação de professores. In: 12o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2002, São Paulo. 12o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - As Interlocuções na Lingüística Aplicada, 2002. v. 1. p. 127-127.

5.
TAVARES, K. C. A.. "Letras on-line: cursos via Internet". In: 2o. Congresso de Extensão da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. 2o. Congresso de Extensão da UFRJ - A Universidade do Brasil no Novo Milênio, 2001. v. 1. p. 62-62.

6.
TAVARES, K. C. A.. "Comunidades de aprendizagem on-line e o ensino de línguas". In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada (VI CBLA), 2001, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - A Linguagem como Prática Social, 2001. v. 1. p. 39-39.

7.
TAVARES, K. C. A.. "Internet na Sala de Aula e na Formação de Professores". In: 1o. Encontro Nacional de Profissionais de Idiomas Senac, 2001, Rio de Janeiro. 1o. Encontro Nacional de Profissionais de Idiomas Senac, 2001. v. 1. p. 23-23.

8.
TAVARES, K. C. A.. "A lista de discussão como ferramenta para reflexão crítica". In: 11o Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (11o. InPLA), 2001, São Paulo. 11o Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2001. v. 1.

9.
TAVARES, K. C. A.. "A sala de aula na Internet: ambientes de convivência e aprendizagem". In: XVI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2001, Londrina. XVI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa - Formação de Professores em Tempos de Mudança, 2001. v. 1.

10.
TAVARES, K. C. A.. "A sala de aula na Internet a serviço da Internet na sala de aula: relato de curso de capacitação online para educadores". In: XVI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2001, Londrina. XVI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa - Formação de Professores em Tempos de Mudança, 2001. v. 1.

11.
TAVARES, K. C. A.. A auto-percepção do professor virtual: um estudo-piloto. In: 10o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2000, São Paulo. 10o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2000. v. 1. p. 55-55.

12.
TAVARES, K. C. A.. Ensinando e Aprendendo com a Internet. In: IX Semana Interdisciplinar de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. IX Semana Interdisciplinar de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras - UFRJ, 2000. v. 1. p. 12-12.

13.
TAVARES, K. C. A.. "Provas de Inglês Instrumental: Preparando o Candidato e Coletando Dados". In: XIII Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Brasileiras, 1999, Rio de Janeiro. XIII Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Brasileiras, 1999. v. 1. p. 31-31.

14.
TAVARES, K. C. A.. "A interação entre alunos - quebrando o padrão discursivo da sala de aula". In: XV ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 1999, São Paulo. XV ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 1999. v. 1. p. 68-68.

15.
TAVARES, K. C. A.. "A testagem da habilidade de leitura em inglês na pós-graduação". In: VIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos do Depto. Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. VIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos do Depto. Letras Anglo-Germânicas - UFRJ, 1999. v. 1. p. 37-37.

16.
TAVARES, K. C. A.. "Dificuldades e facilidades em uma prova de leitura - a perspectiva do candidato". In: VIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras - UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. VIII Semana Intedisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos do Depto. Letras Anglo-Germânicas - UFRJ, 1999. v. 1. p. 37-37.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, K. C. A.. Tecnologias digitais no ensino superior: Projeto Letras 2.0/UFRJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; CARDOSO, A. C. S. . Tecnologias digitais e o curso de Letras: experiências e expectativas de graduandos em relação ao estágio supervisionado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL. Tecnologias digitais e a formação do professor de Língua Portuguesa no Profletras/UFRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TAVARES, K. C. A.. A formação do professor para uso das tecnologias digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TAVARES, K. C. A.. Formação do professor para uso das tecnologias digitais na educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COSTA, A. P. M. ; TAVARES, K. C. A. . A Internet no ensino presencial de línguas e a formação do professor - uma pesquisa colaborativa à luz da Teoria da Atividade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TAVARES, K. C. A.. Novos dispositivos: formação a distância, auto-aprendizagem, educação flexível. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
TAVARES, K. C. A.. Experiências de apropriação da linguagem audiovisual e de recursos multimídia em Linguística Aplicada e no ensino de línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
TAVARES, K. C. A.; SILVA, N. N. S. ; CARDOSO, A. C. S. . A atuação do professor-moderador on-line em um curso de extensão semipresencial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
TAVARES, K. C. A.; CARDOSO, A. C. S. ; SILVA, N. N. S. . Atuação docente em fóruns de discussão online e implicações para a formação do professor-moderador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
TAVARES, K. C. A.. Drop a video: vale a pena dropar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
TAVARES, K. C. A.. Interação e colaboração em cursos on-line: conflitos e limitações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
TAVARES, K. C. A.. Educação e tecnologia no século XXI: mudanças e desafios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TAVARES, K. C. A.. A formação inicial do professor de línguas para atuar em contextos mediados pela Internet ? um projeto-piloto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
KERCKHOFF, M. T. ; TAVARES, K. C. A. . Atuação e formação do professor-tutor on-line no ensino superior: um estudo-piloto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TAVARES, K. C. A.. Tecnologia e ensino de inglês: desafios e possibilidades em diferentes contextos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
TAVARES, K. C. A.. Ensino de línguas com uso da Internet ? questões teóricas e práticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
TAVARES, K. C. A.. Interação e interatividade no ensino de línguas mediado por computador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
TAVARES, K. C. A.. A formação do professor on-line: de listas de recomendações à reflexão crítica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
TAVARES, K. C. A.. A Internet no ensino de línguas ? possibilidades, limitações e desafios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
TAVARES, K. C. A.. Aprendendo a usar a Internet para ensinar línguas ? o percurso de graduandos de Letras da UFRJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
TAVARES, K. C. A.. Comunidades virtuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
COSTA, A. P. M. ; TAVARES, K. C. A. . Como uma professora de Inglês e outra de Espanhol aprendem a usar a Internet em seus cursos presenciais: implicações para a formação do professor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TAVARES, K. C. A.. Aprendendo a moderar listas de discussão - um estudo-piloto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
TAVARES, K. C. A.. A Internet na Formação do Graduando de Letras - um relato de experiência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
TAVARES, K. C. A.. O material didático para o ensino de línguas - questionamentos para autores, professores e pesquisadores. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
TAVARES, K. C. A.. Autonomia na sala de aula de Língua Estrangeira: uma meta a ser alcançada ou uma utopia a ser perseguida?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
TAVARES, K. C. A.. Internet e professores de idioma: da formação ao mercado de trabalho. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
TAVARES, K. C. A.. Aplicações do WordSmith Tools em diários e implicações para formação de professores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
TAVARES, K. C. A.. Internet e ensino de inglês. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
TAVARES, K. C. A.. Tarefas introspectivas na sala de aula de leitura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
TAVARES, K. C. A.. "Letras on-line: cursos via Internet". 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
TAVARES, K. C. A.. "A lista de discussão como ferramenta para reflexão crítica". 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
TAVARES, K. C. A.. "A sala de aula na Internet: ambientes de convivência e aprendizagem". 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
TAVARES, K. C. A.. "A sala de aula na Internet a serviço da Internet na sala de aula: relato de curso de capacitação online para educadores". 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
TAVARES, K. C. A.. "Comunidades de Aprendizagem On-line e o Ensino de Línguas". 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
TAVARES, K. C. A.. "Internet na Sala da Aula e na Formação de Professores". 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
TAVARES, K. C. A.. A auto-percepção do professor virtual: um estudo-piloto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
TAVARES, K. C. A.. Inglês Instrumental: um projeto de curso online para a UniRede. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
TAVARES, K. C. A.. Leitura, Reflexão e Ação: contexto sócio-educacional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
TAVARES, K. C. A.. APLIERJ: metas, desafios e compromissos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
TAVARES, K. C. A.. Projetos de Educação a Distância: UniRede, IngRede e Português Instrumental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
TAVARES, K. C. A.. Aprendendo e Ensinando com a Internet. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
TAVARES, K. C. A.. A auto-percepção do professor virtual: um estudo-piloto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
TAVARES, K. C. A.. Teoria e Prática no Ensino de Leitura (oficina). 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
TAVARES, K. C. A.. A interação entre alunos - quebrando o padrão discursivo da sala de aula. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
TAVARES, K. C. A.. Working with readers. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
TAVARES, K. C. A.. A interação entre alunos - quebrando o padrão discursivo da sala de aula. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
TAVARES, K. C. A.. Provas de Inglês Instrumental: preparando o candidato e coletando dados. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
TAVARES, K. C. A.. Working with readers. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
TAVARES, K. C. A.. A testagem da habilidade de leitura em inglês na pós-graduação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
TAVARES, K. C. A.. Dificuldades e facilidades em uma prova de leitura - a perspectiva do candidato. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
TAVARES, K. C. A.. Teoria e prática no ensino de leitura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

54.
TAVARES, K. C. A.. Say it right. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
TAVARES, K. C. A.. How to work with readers in the classroom. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

56.
TAVARES, K. C. A.. Inglês Instrumental: algumas perguntas sem respostas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
TAVARES, K. C. A.. Site educacional - Educare Cursos Online. 2000.

Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, K. C. A.. Site do Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia (LingNet/UFRJ). 2017; Tema: Pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, K. C. A.. Navegando com bússola: ferramentas e estratégias de busca na Internet. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TAVARES, K. C. A.. Usando a Internet no ensino de línguas. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de curso online (incluindo textos originais, atividades, weblioteca)).

3.
TAVARES, K. C. A.. Inglês (Série Novo Ensino Médio). 2003. (Editoração/Livro).

4.
TAVARES, K. C. A. . "Como buscar informações na Web". 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TAVARES, K. C. A.. Como buscar informação na web. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TAVARES, K. C. A.. A formação do professor de línguas e o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
TAVARES, K. C. A.. Ensinando e Aprendendo Inglês via Internet. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
TAVARES, K. C. A.. Como buscar informação na web. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
TAVARES, K. C. A.. Como buscar informação na web (com ênfase na área de Letras). 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de curso online (incluindo textos originais, exercícios, tarefas de busca online, webliotec).

10.
TAVARES, K. C. A.. "Encontrando informação na Internet: problemas e soluções". 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
TAVARES, K. C. A.. Capacitação Online para Auto-formação de Continuada de Educadores. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
TAVARES, K. C. A.. Encontrando informação na Internet: oficina para profissionais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
TAVARES, K. C. A.. Encontrando informação na Internet. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de curso online (incluindo textos originais, exercícios, tarefas online, links para textos).

14.
TAVARES, K. C. A.. Capacitação Online para Auto-formação Continuada de Professores. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
TAVARES, K. C. A.. Auto-formação continuada de professores via Internet. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de curso online (incluindo textos originais, tarefas online, links para textos selecionados).

16.
TAVARES, K. C. A.. Apostila de Inglês Instrumental para Química e Física. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila com textos selecionados, tarefas de leitura e aspectos gramaticais).

17.
TAVARES, K. C. A.. Password: English 1. 2000. (Editoração/Livro).

18.
TAVARES, K. C. A.. Password: English 2. 2000. (Editoração/Livro).

19.
TAVARES, K. C. A.. Curso de Extensão de Inglês Instrumental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
TAVARES, K. C. A.. Inglês Instrumental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
TAVARES, K. C. A.. Inglês Instrumental I. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

22.
TAVARES, K. C. A.. Inglês Instrumental II. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

23.
TAVARES, K. C. A.. Apostila de Inglês Instrumental I. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila com textos selecionados e tarefas de leitura).

24.
TAVARES, K. C. A.. Apostila de Inglês Instrumental II. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila com textos selecionados e tarefas de leitura e resumo).

25.
TAVARES, K. C. A.; MARQUES, A. . Password: Read and Learn - Vídeo. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de vídeo).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
TAVARES, K. C. A.. Autoformação Continuada de Professores. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TAVARES, K. C. A.. Autoformação Continuada de Professores. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TAVARES, K. C. A.. Autoformação Continuada de Professores. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HAGUENAUER, C. J.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Thelma de Carvalho Guimarães. O Papel da Internet na construção do conhecimento. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
HAGUENAUER, C. J.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Laura Maria Miranda Delgado. Práticas Pedagógicas em AVA: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
HAGUENAUER, C. J.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Luciana Guimarães Rodrigues de Lima. Uso de AVAs no Ensino de Geometria Descritiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
NEIVA, A. M. S.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Michelle Silva de Mattos. Correção de erros e ansiedade de aprendizes adultos no discurso oral em sala de aula. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
VEREZA, S. C.; TAVARES, K. C. A.; SILVEIRA, M. E. K.. Participação em banca de Giselle Trajano Ignácio Castro. O papel da interação professor-aluno no desenvolvimento da autonomia do aprendiz no ensino a distância. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

6.
QUENTAL, V. S. D. B.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Elizabeth Varges de Souza. Desabafo: análise da interação em fóruns de EaD. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
VILARINHO, L. R. G.; TAVARES, K. C. A.; NUNES, L. C.. Participação em banca de Lana Lobo da Silva Ganga. Docência online: um desafio a enfrentar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

8.
TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Viviane Mendonça de Menezes Guimarães. Professor e Internet: um olhar crítico e investigativo. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
QUENTAL, V.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Luciana do Amaral Teixeira. A hipótese da neutralidade teórica e os objetos de aprendizagem para o ensino de língua inglesa: um estudo de caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
MONTEIRO, M. J. P.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Claudia Rebello dos Santos Santos. Em busca de novos mares para Português como Lingua estrangeira - Foco no aprendiz. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
NUNES, M. B. C.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Isabel Cristina Alves Guidão. Produção de material para ensino de leitura em russo: a co-construção do conhecimento e do sentido. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
HAGUENAUER, C. J.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Telmo Cruz Borges. A Contribuição da Internet para a Prática Pedagógica dos Professores de Língua Inglesa. 2007. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
HAGUENAUER, C. J.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Patrícia Martins e Souza. A aplicação de um ambiente virtual de aprendizagem no contexto do nível médio de ensino: a plataforma e-Proinfo em uso. 2007. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
NUNES, M. B. C.; TAVARES, K. C. A.; MILLER, I. K.. Participação em banca de Nelio Georgini da Silva. A argumentação como gênero discursivo: reflexões sobre encontros entre educador e educandos(das) executivos(vas). 2007. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
HAGUENAUER, C. J.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Sandra Catarina Nogueira Campos. O Projeto Pedagógico nos Programas a Distância Apoiados pela Internet: Um estudo de caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
ZYNGIER, S.; TAVARES, K. C. A.; OLIVEIRA, L. P.. Participação em banca de Fabiana Macedo Fausto. O leitor e o texto multimodal: aspectos afetivos e cognitivos. 2006. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
SALIÉS, T. M. G.; TAVARES, K. C. A.; BASTOS, C. R.. Participação em banca de Maristela Rivera Tavares. Producao textual on-line: uma proposta de curso a luz de principios sociointeracionistas. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
ZYNGIER, S.; TAVARES, K. C. A.; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Verônica Assis Jaña. A extensão universitária e o ensino de línguas: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
SOUZA, R. A.; TAVARES, K. C. A.; PAIVA, V. L. M. O.. Participação em banca de Dilso Correa Almeida. Do quadro de giz para a tela do computador - percepções de estudantes universitários sobre a utilização de tarefas online em um curso de inglês instrumental semi-presencial. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
BARBOSA, H. G.; TAVARES, K. C. A.; PAIVA, V. L. M. O.. Participação em banca de Cláudia Ferreira da Fonseca. Interação professor-aluno por e-mail no ensino-aprendizagem de inglês: uma pesquisa-ação. 2004. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
BARBOSA, H. G.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Heloisa Elizabeth Purcell Bordeaux Mattos. O chat de voz no ensino de inglês a distância: a perspectiva do professor. 2004. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
BARBOSA, H. G.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Flávia Ribeiro Santoro Silva. Reflexões sobre o uso da tradução em aulas de leitura em inglês: uma pesquisa ação. 2004. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
BARBOSA, H. G.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Regina Maria de Souza Correia Pinto. A formação do professor de inglês para atuar no contexto on-line: a perspectiva do professor. 2004. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
QUENTAL, V. S. D. B.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Tania de Oliveira Panaro do Nascimento. O quadro de giz "high-tech": investigando a interação discursiva quando o computador é usado como ferramenta de ensino. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TAVARES, K. C. A.; LEFFA, V. J.; PAIVA, V. L. M. O.. Professor Assistente de Língua Inglesa. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PINTO, D.; TAVARES, K. C. A.; DANTAS, R.. Professor Adjunto de Língua Inglesa. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17º. Inpla ? Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Interação e Ensino-Aprendizagem em Contextos Digitais. 2009. (Congresso).

2.
17º. Inpla ? Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. A Internet no ensino presencial de línguas: questões sobre o ensino de leitura e a formação do professor. 2009. (Congresso).

3.
X ECEL ? Encontro de Ciência Empírica em Letras.Participante da Comissão Acadêmica. 2009. (Encontro).

4.
XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Linguagem e Educação: a mediação das novas tecnologias. 2009. (Simpósio).

5.
II CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Novas tecnologias na formação inicial e continuada de professores de línguas. 2008. (Congresso).

6.
VI ENPLIRJ ? Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro.Tecnologia e ensino de inglês: desafios e possibilidades em diferentes contextos. 2008. (Encontro).

7.
XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Formação de professores no século XXI: novas tecnologias, novos discursos. 2007. (Outra).

8.
XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Cibercultura e linguagens digitais. 2007. (Outra).

9.
XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Internet e educação: novos discursos, novas linguagens, novas culturas. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, K. C. A.. Minicurso: Multiletramentos e múltiplas mídias integradas à atividade social: caminhos do Projeto Digit-M-Ed. 2017. (Outro).

2.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL. VIII ENPLIRJ ? Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

3.
TAVARES, K. C. A.. I Fórum Mundial HERACLES (Hautes Études pour l?Apprentissage dans les Centres de Langues de l?Enseignement Supérieur) e I ENCEUL - Encontro Nacional dos Centros Universitários de Línguas. 2009. (Outro).

4.
TAVARES, K. C. A.. XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 2009. (Outro).

5.
TAVARES, K. C. A.. VI ENPLIRJ ? Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro. 2008. (Outro).

6.
TAVARES, K. C. A.; ARAÚJO, J. P. . II Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia ? Seminário LingNet. 2007. (Outro).

7.
TAVARES, K. C. A.. XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 2007. (Outro).

8.
TAVARES, K. C. A.; ARAÚJO, J. P. . I Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia ? Seminário LingNet. 2005. (Outro).

9.
TAVARES, K. C. A.. XI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos da Faculdade de Letras da UFRJ. 2003. (Congresso).

10.
TAVARES, K. C. A.. Internet e professores de idioma: da formação ao mercado de trabalho. 2002. (Outro).

11.
TAVARES, K. C. A.. Simpósio "A Internet na Sala de Aula e a Sala de Aula na Internet". 2001. (Outro).

12.
TAVARES, K. C. A.. 2o. EnPLIRJ - Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro. 2000. (Congresso).

13.
TAVARES, K. C. A.. Sessão de Jovens Pesquisadores "Construindo identidades: o discurso publicitário e o discurso escolar". 1999. (Congresso).

14.
TAVARES, K. C. A.. I Ciclo de Encontros Integrados de Pesquisa: Graduação e Pós-Graduação. 1998. (Outro).

15.
TAVARES, K. C. A.; BARBOSA, H. G. . I Ciclo de Encontros Integrados de Pesquisa: Graduação e Pós-graduação. 1998. (Outro).

16.
TAVARES, K. C. A.. VII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos da Faculdade de Letras da UFRJ. 1998. (Congresso).

17.
TAVARES, K. C. A.. VII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos da Faculdade de Letras da UFRJ. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruna Lopes Scheiner Gomes. (título a ser informado). Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Renata Cristina de Azevedo Borges Peres. (título a ser informado). Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Luciana Nunes Viter. (título a ser informado). Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Juliana Anunciação Almeida. (título a ser informado). Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Laís Cappaun Dalsoquio. (título a ser informado). Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Marcia Regina Marcolino Gherardi. (título a ser informado). Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ana Carolina Simões Cardoso. Estágio supervisionado e a formação do professor de línguas para uso das novas tecnologias. Início: 2013. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Márcia Magarinos de Souza Leão. (título a ser informado). Início: 2011. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
José Paulo de Araújo. (título a ser informado). Início: 2009. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bruno Cesar Nunes de Andrade. Comunidades virtuais na prática e na formação continuada de professores de inglês ? um estudo de caso sobre a comunidade BrELT. 2017. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

2.
Nathalia Costa Alves. Produção de videoaulas para cursos de graduação a distância do Consórcio CEDERJ: a perspectiva dos participantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

3.
Lilia Aparecida Costa Gonçalves. Monitoria no curso de Letras: práticas mediadas pelas novas tecnologias. 2014. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

4.
Ana Carolina Simões Cardoso. Feedback aluno-aluno em um curso de extensão universitária on-line. 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

5.
Nadja Naira Salgueiro Silva. Aprendizagem colaborativa em um curso on-line de pós-graduação: a perspectiva dos alunos. 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

6.
Rogéria Dias Camillo. Interação no componente on-line de cursos semipresenciais: um estudo de caso. 2010. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

7.
Claudio de Paiva Franco. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

8.
Carolina de Souza Ramos. Lista de discussão como comunidade de aprendizagem: a visão de professores em formação contínua. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

9.
Margarida Maria Calafate dos Santos. As novas tecnologias em projetos interdisciplinares na escola pública - um estudo à luz da Teoria da Atividade. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

10.
Sara de Fatima Martins Domingues. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem como complemento ao ensino presencial de inglês - a perspectiva dos alunos. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

11.
Roza Luiza Caiado de Castro Accioly. O professor em contextos digitais e a sua formação: a perspectiva de graduandos de Letras. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

12.
Flavia da Cruz Miguel. A comunidade on-line na formação contínua do professor- um estudo de caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

13.
Alessandra Mitie Spallanzani. Jogos On-line no ensino de inglês para pessoas com necessidades auditivas: uma proposta de recurso didático. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

14.
Simone da Costa Lima. O leitor-navegador no oceano de informações: a leitura hipertextual em aulas de inglês. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

15.
Sueli Mizubuti Busmayer. Fóruns de discussão online na formação contínua de professores de línguas: a perspectiva dos participantes. 2007. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

16.
Renata Martins Amaral. Aprendizagem de línguas em e-tandem via mensagens instantâneas: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

17.
Ana Paula Martinho da Costa. Aprender a usar a Internet no ensino presencial de Inglês e de Espanhol - um estudo à luz da teoria da atividade. 2006. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

18.
Júnia Agda Cestari. Eventos de letramento com uso da internet no ensino de inglês: uma pesquisa-ação. 2006. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

19.
Miriam Santos Pires. Laços afetivos entre professor e alunos na educação a distância: uma pesquisa-ação. 2005. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

Tese de doutorado
1.
Ana Paula Pires de Oliveira. Ensinar-aprender inglês com uso de tecnologias digitais em contexto de inclusão de surdos: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Atividade. 2017. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

2.
Márcia Cristina Campos de Almeida Carvalho. O ensino de leitura online no laboratório de informática educativa dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Atividade. 2017. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.

3.
Marcia Telesca Kerckhoff. A atuação e o discurso do professor na tutoria online no ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TAVARES, K. C. A.;TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2013 TAVARES, K. C. A.; CARDOSO, A. C. S. ; SILVA, N. N. S. . Atuação docente em fóruns de discussão on-line de um curso semipresencial de extensão universitária. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 16, p. 85-110, 2013.

2.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL2014 TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; OLIVEIRA, ANA PAULA PIRES DE . Libras no ensino de inglês mediado pelas novas tecnologias: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 14, p. 1045-1072, 2014.


Livros e capítulos
1.
TAVARES, K. C. A.; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 1). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

2.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 1). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

3.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 2). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

4.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 2). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

5.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 3). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

6.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; FRANCO, C. P. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 3). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

7.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to English for Brazilian Learners 6 (Livro do Aluno). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016. 184p .

8.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to English for Brazilian Learners 7 (Livro do Aluno). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016. 184p .

9.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to English for Brazilian Learners 6 (Manual do Professor). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016. 240p .

10.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to English for Brazilian Learners 7 (Manual do Professor). 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016. 240p .

11.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 1). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 224p .

12.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 1). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 280p .

13.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 2). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 224p .

14.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 2). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 280p .

15.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Livro do Aluno 3). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 224p .

16.
FRANCO, C. P. ; TAVARES, K. C. A. . Way to go!: língua estrangeira moderna - Inglês (Manual do Professor 3). 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 3. 280p .

1.
TAVARES, K. C. A.. Tecnologia em cursos de línguas no ensino superior: conflitos, contradições e mudança no Projeto Letras 2.0/UFRJ. In: MOTA, M.B.; CORSEUIL, A. R.; BECK, M.; TUMOLO, C.H.. (Org.). Língua e Literatura na Época da Tecnologia. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2015, v. 1, p. 241-257.


Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, KÁTIA CRISTINA DO AMARAL; CARDOSO, A. C. S. . Tecnologias digitais e o curso de Letras: experiências e expectativas de graduandos em relação ao estágio supervisionado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 19:08:37