Marcelo Mortensen Wanderley

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1145148085254846
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Possui doutorado em Acoustique, Traitement du Signal et Informatique - Université Pierre et Marie Curie (2001). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Mortensen Wanderley
Nome em citações bibliográficas
WANDERLEY, M. M.;WANDERLEY, MARCELO M.;WANDERLEY, MARCELO MORTENSEN;WANDERLEY, M.M.;WANDERLEY, M;WANDERLEY, MARCELO M;WANDERLEY, MARCELO

Endereço


Endereço Profissional
McGill University, Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology.
527 Sherbrooke Street West
Downtown
H3A1E3 - Montreal, - Canadá
Telefone: (1514) 3984535
Ramal: 00917
URL da Homepage: www.idmil.org


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2001
Doutorado em Acoustique, Traitement du Signal et Informatique.
Université Pierre et Marie Curie, UPMC, França.
Título: Interaction Musicien-Instrument: Applications au Contrôle Gestuel, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Xavier Rodet.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1989 - 1992
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Transportadores de Corrente CMOS e Aplicações,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Márcio Cherem Schneider.
Coorientador: Sidnei Noceti Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1983 - 1988
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Pesquisador Visitante - IEAT, Enquadramento Funcional: CÁTEDRA IEAT/FUNDEP: HUMANIDADES, LETRAS, ART
Outras informações
Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT/UFMG https://www.ufmg.br/ieat/2011/09/marcelo-wanderley/


McGill University, MCGILL, Canadá.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador do PPG Música para aula
Outras informações
http://www.iar.unicamp.br/posgraduacao/musica/mu_docentes.php


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador instituição do exterior - NUSOM
Outras informações
http://www2.eca.usp.br/nusom/pesquisadores



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
NuSom - Nucleo de Pesquisa em Sonologia
Descrição: Este projeto visa viabilizar a formação do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia na Universidade de São Paulo para dar apoio a pesquisas avançadas no campo da Sonologia em suas interfaces com a música e outras artes, bem como com a ciência e a tecnologia de modo geral. O projeto do NuSom tem como meta principal viabilizar a convergência entre a pesquisa acadêmica e a criação artística já que a conexão entre esses campos, especialmente no âmbito acadêmico, ainda apresenta desafios a serem vencidos. Por esta razão, este projeto envolve em sua equipe pesquisadores cuja produção tem se destacado justamente por buscar essa convergência. Além disso, o grupo de pesquisas da USP que dá origem a este projeto tem um histórico de ao menos 10 anos de realização de projetos que se caracterizam pela integração entre a pesquisa científica e a produção artística. Ou seja, nesses projetos tivemos a possibilidade de desenvolver pesquisas, tanto de natureza reflexiva quanto aplicada, cujos resultados que foram absorvidos em produções artísticas. Do mesmo modo, criamos um extenso repertório de obras e processos esteticamente consistentes que incorporaram os resultados da pesquisa acadêmica. Embora reflexão, criação e pesquisa aplicada possam se desenvolver com certa autonomia dentro do NuSom, estaremos buscando a integração dessas práticas. Essa experiência vem sendo realizada de maneira satisfatória nos projetos recentes do grupo, sempre buscando uma transversalidade das ações do grupo de pesquisadores em sua natureza interdisciplinar. http://www2.eca.usp.br/nusom.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (17) / Doutorado: (14) .

Integrantes: Marcelo Mortensen Wanderley - Coordenador / Fabio Kon - Integrante / Fernando Henrique Iazzetta - Integrante / Marcelo Queiroz - Integrante / Gilberto Prado - Integrante / Rogerio Luiz Morais Costa - Integrante / Flavio Soares Correa da Silva - Integrante / Silvia Laurentz - Integrante / Rodolfo Coelho de Souza - Integrante / Regis Rossi A Faria - Integrante / Carlos Vincente Palombini - Integrante / Cesat Villavicencio - Integrante / Rodolfo Caesar - Integrante / Jonatas Manzolli - Integrante / Didier Guigue - Integrante / Jose Augusto Mannis - Integrante / Sergio Freire Garcia - Integrante / Pedro Rebelo - Integrante / Rodrigo Sigal - Integrante / Paulo Chagas - Integrante.
2013 - Atual
CyberSOM
Descrição: http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=0079803S19IBLS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Marcelo Mortensen Wanderley - Integrante / Jose Eduardo Fornari Jr - Coordenador.
2013 - Atual
Musical Interaction Design Workbench And technologY (MIDWAY)
Descrição: INRIA international associate team created in 2014. The MIDWAY associated team involves two partners: the In|Situ| group at Inria Saclay ? Ile-de-France, and the Input Devices and Music Interaction Laboratory (IDMIL) from the Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology (CIRMMT) ? McGill University. The project?s goal is to design and implement MIDWAY, a musical interaction design workbench, to facilitate the exploration and design of new interactive technologies for both musical creation and performance..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcelo Mortensen Wanderley - Coordenador / Stephane HUOT - Integrante / Wendy Mackay - Integrante / Michel Beaudouin-Lafon - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Computer Music Journal (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletrônica.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Francqui Chair - Université de Mons, Francqui Foundation - Belgium.
2016
International Chair, Inria Lille, France.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:236
Total de citações:6358
Marcelo M. Wanderley  Data: 01/11/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARAMIAUX, BAPTISTE2018CARAMIAUX, BAPTISTE ; BEVILACQUA, FRÉDÉRIC ; WANDERLEY, MARCELO M. ; PALMER, CAROLINE . Dissociable effects of practice variability on learning motor and timing skills. PLoS One, v. 13, p. e0193580, 2018.

2.
MALLOCH, JOSEPH2018MALLOCH, JOSEPH ; SINCLAIR, STEPHEN ; WANDERLEY, MARCELO M. . Generalized Multi-Instance Control Mapping for Interactive Media Systems. IEEE MULTIMEDIA, v. 25, p. 39-50, 2018.

3.
DEMOS, ALEXANDER P.2017DEMOS, ALEXANDER P. ; CARTER, DANIEL J. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; PALMER, CAROLINE . The Unresponsive Partner: Roles of Social Status, Auditory Feedback, and Animacy in Coordination of Joint Music Performance. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 1, 2017.

4.
CALEGARIO, FILIPE2017CALEGARIO, FILIPE ; WANDERLEY, MARCELO M. ; HUOT, STEPHANE ; CABRAL, GIORDANO ; RAMALHO, GEBER . A Method and Toolkit for Digital Musical Instruments: Generating Ideas and Prototypes. IEEE MULTIMEDIA, v. 24, p. 63-71, 2017.

5.
MAESTRE, ESTEBAN2017MAESTRE, ESTEBAN ; PAPIOTIS, PANAGIOTIS ; MARCHINI, MARCO ; LLIMONA, QUIM ; MAYOR, OSCAR ; PEREZ, ALFONSO ; WANDERLEY, MARCELO M. . Enriched Multimodal Representations of Music Performances: Online Access and Visualization. IEEE MULTIMEDIA, v. 24, p. 24-34, 2017.

6.
SCHUMACHER, MARLON2017SCHUMACHER, MARLON ; WANDERLEY, MARCELO M. . Integrating Gesture Data in Computer-aided Composition: A Framework for Representation, Processing and Mapping. JOURNAL OF NEW MUSIC RESEARCH, v. 46, p. 87-101, 2017.

7.
HOLLINGER, A.2015HOLLINGER, A. ; WANDERLEY, MARCELO M. . The Design, Implementation, and Testing of a Sensorized MRI-Compatible Cello. IEEE Sensors Journal, v. 15, p. 6125-6134, 2015.

8.
PEREZ, A.2015PEREZ, A. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Indirect Acquisition of Violin Instrumental Controls from Audio Signal with Hidden Markov Models. IEEE/ACM Transactions on Audio, Speech, and Language Processing, v. 23, p. 932-940, 2015.

9.
MAES, PIETER-JAN2015MAES, PIETER-JAN ; WANDERLEY, MARCELO M. ; PALMER, CAROLINE . The role of working memory in the temporal control of discrete and continuous movements. Experimental Brain Research, v. 233, p. 263-273, 2015.

10.
LIVINGSTONE, STEVEN R.2015LIVINGSTONE, STEVEN R. ; THOMPSON, WILLIAM F. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; PALMER, CAROLINE . Common cues to emotion in the dynamic facial expressions of speech and song. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 68, p. 952-970, 2015.

11.
MEDEIROS, CAROLINA BRUM2014 MEDEIROS, CAROLINA BRUM ; WANDERLEY, MARCELO M. . Multiple-Model Linear Kalman Filter Framework for Unpredictable Signals. IEEE Sensors Journal, v. 14, p. 979-991, 2014.

12.
MALLOCH, JOSEPH2014 MALLOCH, JOSEPH ; SINCLAIR, STEPHEN ; WANDERLEY, MARCELO M. . Distributed tools for interactive design of heterogeneous signal networks. Multimedia Tools and Applications, v. 69, p. 1-25, 2014.

13.
MAES, PIETER-JAN2014MAES, PIETER-JAN ; LEMAN, MARC ; PALMER, CAROLINE ; WANDERLEY, MARCELO M. . Action-based effects on music perception. Frontiers in Psychology, v. 4, p. 1-14, 2014.

14.
WINTERS, R. MICHAEL2014WINTERS, R. MICHAEL ; WANDERLEY, MARCELO M. . Sonification of Emotion: Strategies and results from the intersection with music. Organised Sound (Print), v. 19, p. 60-69, 2014.

15.
TEIXEIRA, EULER C.F.2014TEIXEIRA, EULER C.F. ; LOUREIRO, MAURICIO A. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; YEHIA, HANI C. . Motion Analysis of Clarinet Performers. Journal of New Music Research, v. 44, p. 1-15, 2014.

16.
SINCLAIR, STEPHEN2014SINCLAIR, STEPHEN ; WANDERLEY, MARCELO M. ; HAYWARD, VINCENT . Velocity Estimation Algorithms for Audio-Haptic Simulations Involving Stick-Slip. IEEE Transactions on Haptics, v. 7, p. 533-544, 2014.

17.
VAN NORT, DOUG2014VAN NORT, DOUG ; WANDERLEY, MARCELO M. ; DEPALLE, PHILIPPE . Mapping Control Structures for Sound Synthesis: Functional and Topological Perspectives. Computer Music Journal (Online), v. 38, p. 6-22, 2014.

18.
KOEHLY, RODOLPHE2014KOEHLY, RODOLPHE ; WANDERLEY, MARCELO M. ; VAN DE VEN, THEODORUS ; CURTIL, DENIS . In-House Development of Paper Force Sensors for Musical Applications. Computer Music Journal (Online), v. 38, p. 22-35, 2014.

19.
MEDEIROS, CAROLINA2014MEDEIROS, CAROLINA ; WANDERLEY, MARCELO . A Comprehensive Review of Sensors and Instrumentation Methods in Devices for Musical Expression. Sensors (Basel), v. 14, p. 13556-13591, 2014.

20.
THIBODEAU, JOSEPH2013THIBODEAU, JOSEPH ; WANDERLEY, MARCELO M. . Trumpet Augmentation and Technological Symbiosis. Computer Music Journal (Online), v. 37, p. 12-25, 2013.

21.
SEGER, RODRIGO A.2013SEGER, RODRIGO A. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; KOERICH, ALESSANDRO L. . Automatic detection of musicians? ancillary gestures based on video analysis. Expert Systems with Applications, v. 41, p. 2098-2106, 2013.

22.
CHADEFAUX, DELPHINE2013CHADEFAUX, DELPHINE ; CARROU, JEAN-LOÏC LE ; WANDERLEY, MARCELO M. ; FABRE, BENOÎT ; DAUDET, LAURENT . Gestural Strategies in the Harp Performance. Acustica United with Acta Acustica, v. 99, p. 986-996, 2013.

23.
BOUËNARD, A.2012BOUËNARD, A. ; GIBET, S. ; WANDERLEY, M. M. . Hybrid inverse motion control for virtual characters interacting with sound synthesis. The Visual Computer, v. 28, p. 357-370, 2012.

24.
CARAMIAUX, BAPTISTE2012CARAMIAUX, BAPTISTE ; WANDERLEY, MARCELO M. ; BEVILACQUA, FRÉDÉRIC . Segmenting and Parsing Instrumentalists' Gestures. Journal of New Music Research, v. 41, p. 13-29, 2012.

25.
BOUËNARD, ALEXANDRE2011BOUËNARD, ALEXANDRE ; WANDERLEY, MARCELO M. ; GIBET, SYLVIE ; MARANDOLA, FABRICE . Virtual Gesture Control and Synthesis of Music Performances: Qualitative Evaluation of Synthesized Timpani Exercises. Computer Music Journal (Online), v. 35, p. 57-72, 2011.

26.
VINES, BRADLEY W.2011VINES, BRADLEY W. ; KRUMHANSL, CAROL L. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; DALCA, IOANA M. ; LEVITIN, DANIEL J. . Music to my eyes: Cross-modal interactions in the perception of emotions in musical performance. Cognition (The Hague), v. 118, p. 157-170, 2011.

27.
VERFAILLE, VINCENT2010VERFAILLE, VINCENT ; DEPALLE, PHILIPPE ; WANDERLEY, MARCELO M. . Detecting overblown flute fingerings from the residual noise spectrum. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 127, p. 534-541, 2010.

28.
SINCLAIR, STEPHEN2009SINCLAIR, STEPHEN ; WANDERLEY, MARCELO M. . A run-time programmable simulator to enable multi-modal interaction with rigid-body systems. Interacting with Computers, v. 21, p. 54-63, 2009.

29.
NUSSECK, MANFRED2009NUSSECK, MANFRED ; WANDERLEY, MARCELO M. . Music and Motion-How Music-Related Ancillary Body Movements Contribute to the Experience of Music. Music Perception, v. 26, p. 335-353, 2009.

30.
MARSHALL, MARK T.2009MARSHALL, MARK T. ; HARTSHORN, MAX ; WANDERLEY, MARCELO M. ; LEVITIN, DANIEL J. . Sensor Choice for Parameter Modulations in Digital Musical Instruments: Empirical Evidence from Pitch Modulation. Journal of New Music Research, v. 38, p. 241-253, 2009.

31.
VINES, B2006VINES, B ; KRUMHANSL, C ; WANDERLEY, M ; LEVITIN, D . Cross-modal interactions in the perception of musical performance. Cognition (The Hague), v. 101, p. 80-113, 2006.

32.
VERFAILLE, VINCENT2006VERFAILLE, VINCENT ; WANDERLEY, MARCELO M. ; DEPALLE, PHILIPPE . Mapping strategies for gestural and adaptive control of digital audio effects. Journal of New Music Research, v. 35, p. 71-93, 2006.

33.
WANDERLEY, MARCELO M2005WANDERLEY, MARCELO M; VINES, BRADLEY W ; MIDDLETON, NEIL ; MCKAY, CORY ; HATCH, WESLEY . The Musical Significance of Clarinetists' Ancillary Gestures: An Exploration of the Field. Journal of New Music Research, v. 34, p. 97-113, 2005.

34.
WANDERLEY, M.M.2004 WANDERLEY, M.M.; DEPALLE, P. . Gestural Control of Sound Synthesis. Proceedings of the IEEE, v. 92, p. 632-644, 2004.

35.
HUNT, ANDY2003HUNT, ANDY ; WANDERLEY, MARCELO M. ; PARADIS, MATTHEW . The Importance of Parameter Mapping in Electronic Instrument Design. Journal of New Music Research, v. 32, p. 429-440, 2003.

36.
WANDERLEY, MARCELO MORTENSEN2002 WANDERLEY, MARCELO MORTENSEN; ORIO, NICOLA . Evaluation of Input Devices for Musical Expression: Borrowing Tools from HCI. Computer Music Journal (Online), v. 26, p. 62-76, 2002.

37.
HUNT, ANDY2002HUNT, ANDY ; WANDERLEY, MARCELO M. . Mapping performer parameters to synthesis engines. Organised Sound (Print), v. 7, p. 97-108, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Eduardo R. Miranda ; WANDERLEY, MARCELO M. . New Digital Musical Instruments: Control and Interaction Beyond the Keyboard. 1. ed. Middleton, WI: A-R Editions, 2006. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
GIORDANO, M. ; SULLIVAN, J. ; WANDERLEY, M. M. . Design of Vibrotactile Feedback and Stimulation for Music Performance. In: S. Papetti. C. Saitis. (Org.). Design of Vibrotactile Feedback and Stimulation for Music Performance. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 1-.

2.
NUSSECK, MANFRED ; WANDERLEY, M. M. ; SPAHN, C. . Body Movements in Music Performances: the Example of Clarinet Players. In: B. Mûller, S. Wolf. (Org.). Body Movements in Music Performances: the Example of Clarinet Players. 1ed.: , 2017, v. , p. 1-.

3.
MALLOCH, JOSEPH ; WANDERLEY, M. M. . Embodied Cognition and Digital Musical Instruments: Design and performance. Embodied Cognition and Digital Musical Instruments: Design and performance. 1ed.: , 2017, v. , p. 1-.

4.
WANDERLEY, MARCELO M.. Instrumentos Digitais Musicais. In: Beatriz Senoi Ilari. (Org.). Em Busca da Mente Musical: Ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2006, v. , p. 163-188.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAMEDES, C. R. ; RODRIGUES, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; MANZOLLI, J. ; GARCIA, D. L. ; LOPES, P. F. . Composing for DMIs - Entoa, music for Intonaspacio. In: 2014 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME2014), 2014, Londres. Proc. of the 2014 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME2014), 2014.

2.
HATTWICK, I. ; MALLOCH, JOSEPH ; WANDERLEY, MARCELO M. . Forming Shapes to Bodies: Design for Manufacturing in the Prosthetic Instruments. In: 2014 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME2014), 2014, Londres. Proc. of the 2014 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME2014), 2014.

3.
MAMEDES, C. R. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; MANZOLLI, J. ; GARCIA, D. L. . Strategies for mapping control in interactive audiovisual installations. In: 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013.

4.
SEGER, RODRIGO A. ; KOERICH, ALESSANDRO L. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Detecção de Movimentos Auxiliares de Clarinetistas Através de Visão Computacional. In: 14th Brazilian Symposium on Computer Music, 2013. Proc. of the 14th Brazilian Symposium on Computer Music, 2013.

5.
TEIXEIRA, E. ; LOUREIRO, M. A. ; YEHIA, H. C. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Motion Recurrence Analysis in Music Performances. In: 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013.

6.
SCHIAVONI, F. L. ; QUEIROZ, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Network music with Medusa: A comparison of tempo alignment in existing MIDI APIs. In: 2013 International Conference on Sound and Music Computing (SMC2013), 2013, Stocholm. Proc. of the 2013 International Conference on Sound and Music Computing (SMC2013), 2013.

7.
SCHIAVONI, F. L. ; QUEIROZ, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Alternatives in network transport protocols for audio streaming applications. In: 2013 International Computer Music Conference (ICMC13), 2013, Perth. Proc. of the 2013 International Computer Music Conference (ICMC13), 2013.

8.
HOLLINGER, A. ; WANDERLEY, MARCELO M. . MRI-Compatible Optically-Sensed Cello. In: IEEE Sensors Conference, 2013, Baltimore. Proceedings of 2013 IEEE Sensors Conference, 2013.

9.
RODRIGUES, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; LOPES, P. F. . Intonaspacio: A Digital Musical Instrument for Exploring Site-Specificities in Sound. In: 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013.

10.
KUNTZEN, H. ; KVIFTE, T. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Vibrotactile Augmentation of an Open-air Gestural Controller. In: 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013.

11.
BACON, B. ; WANDERLEY, MARCELO M. . The Effects of Handedness in Percussion Performative Gesture. In: 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013.

12.
GHAMSARI, M. ; PRAS, A. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Combining musical tasks and improvisation in evaluating novel Digital Musical Instruments. In: 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013.

13.
DALCA, I. ; VINES, B ; PIERCE, M. T. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Expressivity as Time-Dependent Movement for Music Performance: A Statistical Exploration. In: 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013.

14.
SCHUMACHER, M. ; GIORDANO, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Vibrotactile Notifications for Live Electronics Performance: A Prototype System. In: 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium of Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2013), 2013.

15.
KELL, T. ; WANDERLEY, MARCELO M. . A Quantitative Review of Mappings in Musical iOS Applications. In: 2013 International Conference on Sound and Music Computing (SMC2013), 2013, Stocholm. Proc. of the 2013 International Conference on Sound and Music Computing (SMC2013), 2013.

16.
GIORDANO, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Measuring the Haptic Behavior of an Acoustic Guitar as Perceived by the Player by Means of a Vibrating Actuator. In: 2013 International Congress on Acoustics (ICA2013), 2013, Montreal. Proc. of the 2013 International Congress on Acoustics (ICA2013), 2013.

17.
WINTERS, R. M. ; HATTWICK, I. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Emotional Data in Music Performance: Two AudioEnvironments for the Emotional Imaging Composer.. In: 3rd International Conference on Music & Emotion (ICME2013), 2013, Jyvaskyla. Proc. of the 3rd International Conference on Music & Emotion (ICME2013), 2013.

18.
WINTERS, R. M. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Sonification of Emotion: Strategies for Continuous Display of Arousal and Valence. In: 3rd International Conference on Music & Emotion (ICME2013), 2013, Jyvaskyla. Proc. of the 3rd International Conference on Music & Emotion (ICME2013), 2013.

19.
BURLET, G. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; FUJINAGA, I. . Stompboxes: Kicking the Habit. In: 2013 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME2013), 2013, Daejon. Proc. of the 2013 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME2013), 2013.

20.
GIORDANO, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Perceptual and Technological Issues in the Design of Vibrotactile-Augmented Interfaces for Music Technology and Media. In: 2013 Haptics-Audio Interation Design Workshop (HAID2013), 2013, Daejon. Proc. of the 2013 Haptics-Audio Interation Design Workshop (HAID2013), 2013.

21.
PEREZ, A. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Learning and Extraction of Violin Instrumental Controls from Audio Signal. In: MIRUM Workshop, ACM Multimedia Conference, 2012, Nara. Proc. of the MIRUM Workshop, ACM Multimedia Conference, 2012.

22.
WINTERS, R. MICHAEL ; WANDERLEY, MARCELO M. . New Directions for the Sonification of Expressive Movement in Music Performance. In: 18th International Conference on Auditory Display, 2012, Atlanta. Proc. of the 18th International Conference on Auditory Display, 2012.

23.
GERMAIN, F. ; ABLE, J. ; DEPALLE, P. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Uniform Noise Sequences for Nonlinear System Identification. In: 15th International Conference of Digital Audio Effects (DAFx-12), 2012, York. Proc. of the 15th International Conference of Digital Audio Effects (DAFx-12), 2012.

24.
VIGLIENSONI, G. ; WANDERLEY, MARCELO M. . A Quantitative Comparison of Position Trackers for the Development of a Touch-less Musical Interface. In: 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012, Ann Harbour. Proc. of the 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012.

25.
HOLLINGER, A. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Optoelectronic Acquisition and Control Board for Musical Applications. In: 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012, Ann Harbour. Proc. of the 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012.

26.
HATTWICK, I. ; WANDERLEY, MARCELO M. . A Dimension Space for Evaluating Collaborative Musical Performance Systems. In: 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012, Ann Harbour. Proc. of the 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012.

27.
TACHE, O. ; FLORENS, J. ; SINCLAIR, STEPHEN ; WANDERLEY, MARCELO M. . Exploring Audio and Tactile Qualities of Instrumentality with Bowed String Models. In: 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012, Ann Harbour. Proc. of the 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012.

28.
GIORDANO, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Bowing a Vibration-enhanced Force-feedback Device. In: 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012, Ann Harbour. Proc. of the 2012 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME12), 2012.

29.
CHADEFAUX, D. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; CARROU, J. L. ; FABRE, B. ; DAUDET, L. . Experimental study of the musician / instrument interaction in the case of the concert harp. In: Acoustics 2012, 2012, Nantes. Proc. of Acoustics 2012, 2012.

30.
MEDEIROS, CAROLINA BRUM ; WANDERLEY, MARCELO M. . Evaluating of sensor technologies for The Rulers, a kalimba-like Digital Musical Instrument. In: 8th Sound and Music Computing Conference (SMC2011), 2011, Padova. Proceedings of the 8th Sound and Music Computing Conference, Padova, Italy, 2011.

31.
GIORDANO, M. ; WANDERLEY, MARCELO M. . A Learning Interface for Novice Guitar Players using Vibrotactile Stimulation. In: 8th Sound and Music Computing Conference, 2011, Padova. Proceedings of the 8th Sound and Music Computing Conference, Padova, Italy, 2011.

32.
SINCLAIR, STEPHEN ; WANDERLEY, MARCELO M. ; HAYWARD, V. ; SCAVONE, G. . Noise-free haptic interaction with a bowed-string acoustic model. In: IEEE World Haptics Conference, 2011, Istambul. Proceedings of IEEE World Haptics Conference, 2011.

33.
MARSHALL, M. T. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Examining the Effects of Embedded Vibrotatile Feedback on the Feel of a Digital Musical Instrument. In: 2011 International Conference on the Interfaces for Musical Expression (NIME11), 2011, Oslo. Proc. of the 2011 International Conference on the Interfaces for Musical Expression (NIME11), 2011.

34.
SOUZA, F. F. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; MAIA JR, A. . An Input Device to Control Granular Sound Processes. In: 8o Congresso de Engenharia de Audio/14a Convenção Nacional AES Brasil, 2010, São Paulo. Proc. 8o Congresso de Engenharia de Audio/14a Convenção Nacional AES Brasil, 2010.

35.
GROND, F. ; HERMANN, T. ; VERFAILLE, VINCENT ; WANDERLEY, MARCELO M. . Methods for the Effective Sonification of of Clarinetists' Ancillary Gestures. In: Gestures in Embodied Communication and Human-Computer Interaction - 8th International Gesture Workshop, GW 2009, 2010, Bielefeld. Gestures in Embodied Communication and Human-Computer Interaction - 8th International Gesture Workshop, GW 2009, Revised Selected Papers. LNAI 5934, Springer Verlag, 2010. p. 171-181.

36.
GROND, F. ; BOUËNARD, A. ; HERMANN, T. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Virtual Auditory Myography of Timpani-playing Avatars. In: 2010 International Conference on Digital Audio Effects (DAFX), 2010, Graz. Proceedings of the 2010 International Conference on Digital Audio Effects (DAFX), 2010. p. 135-142.

37.
BIANCO, T. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; BEVILACQUA, FRÉDÉRIC . Mimicry of tone production: results from a pilot experiment. In: 7th of Sound and Music Computing Conference, 2010, Barcelona. Proceedings of the 7th of Sound and Music Computing Conference, 2010.

38.
VIGLIENSONI, G. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Soundcatcher: Explorations in Audio-looping and Time-freezing using an Open-air Gestural Controller. In: 2010 International Computer Music Conference (ICMC), 2010, New York. Proceedings of the 2010 International Computer Music Conference (ICMC), 2010. p. 100-103.

39.
HOLLINGER, A. ; THIBODEAU, JOSEPH ; WANDERLEY, MARCELO M. . An Embedded Hardware Platform for Fungible Interfaces. In: 2010 International Computer Music Conference (ICMC), 2010, New York. Proceedings of the 2010 International Computer Music Conference (ICMC), 2010. p. 56-59.

40.
BAALMAN, M. A. ; BELLEVAL, V. ; MALLOCH, JOSEPH ; THIBODEAU, JOSEPH ; SALTER, C. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Sense/Stage - Low Cost, Open Source Wireless Sensor Infrastructure For Live Performance And Interactive, Real-Time Environments. In: 2010 International Computer Music Conference (ICMC), 2010, New York. Proceedings of the 2010 International Computer Music Conference (ICMC), 2010. p. 242-249.

41.
SINCLAIR, STEPHEN ; FLORENS, J. ; WANDERLEY, MARCELO M. . A Haptic Simulator for Gestural Interaction with the Bowed String. In: Congrès Français d'Acoustique, 2010, Lyon. Proc. of the Congrès Français d'Acoustique, 2010.

42.
GIORDANO, B. ; AVANZINI, F. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; MCADAMS, S. . Multisensory Integration in Percussion Performance. In: Congrès Français d'Acoustique, 2010, Lyon. Proc. of the Congrès Français d'Acoustique, 2010.

43.
MARSHALL, M. T. ; MALLOCH, JOSEPH ; WANDERLEY, MARCELO M . Gestural Control of Sound Spatialization for Live Musical Performance. In: th International Gesture Workshop, GW 2007, 2009, Lisbon. Gesture-Based Human-Computer Interaction and Simulation · 7th International Gesture Workshop, GW 2007, Lisbon, Portugal, May 23-25, 2007, 2007. p. 227-238.

44.
RASAMIMANANA, N. H. ; BERNARDIN, D. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; BEVILACQUA, FRÉDÉRIC . String Bowing Gestures at Varying Bow Stroke Frequencies: A Case Study. In: 7th International Gesture Workshop, GW 2007, 2009, Lisboa. Gesture-Based Human-Computer Interaction and Simulation · 7th International Gesture Workshop, GW 2007, Lisbon, Portugal, May 23-25, 2007, 2007. p. 216-226.

45.
PALMER, CAROLINE ; KOOPMANS, E. ; CARTER, C. ; LOEHR, J. D. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Synchronization of Motion and Timing in Clarinet Performance. In: International Symposium on Performance Science, 2009. Proc. of the International Symposium on Performance Science, 2009.

46.
FERGUSON, S. ; WANDERLEY, MARCELO M. . The McGill Digital Orchestra: Interdisciplinarity in Digital musical Instrument Design'.. In: International Conference on Interdisciplinary Musicology (CIM), 2009, Paris. Proceedings of the International Conference on Interdisciplinary Musicology (CIM), 2009. p. 70-71.

47.
BOUËNARD, A. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; GIBET, S. . Advantages and Limitations of Simulating Percussion Gestures for Sound Synthesis. In: International Computer Music Conference (ICMC), 2009, Montreal. Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC), 2009.

48.
MAZZARINO, B. ; PEINADO, M. ; BOULIC, R. ; VOLPE, G. ; WANDERLEY, MARCELO M. . Improving the Believability of Virtual Characters using Qualitative Gesture Analysis. In: 7th International Gesture Workshop, GW 2007, 2009, Lisboa. Gesture-Based Human-Computer Interaction and Simulation · 7th International Gesture Workshop, GW 2007, Lisbon, Portugal, May 23-25, 2007, 2007. p. 48-56.

49.
SILVA, A. R. ; WANDERLEY, MARCELO M. ; SCAVONE, G. . On the Use of Flute Air Jet as a Musical Control Variable. In: 2005 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME2005), 2005, Vancouver. Proceedings of the 2005 International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME2005),, 2005. p. 105-108.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MALLOCH, JOSEPH ; SINCLAIR, STEPHEN ; WANDERLEY, MARCELO M. . Libmapper (A Library for Connecting Things). In: International Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI 2013), 2013, Paris. Proceedings of the International Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI 2013), 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
MALLOCH, JOSEPH ; SINCLAIR, STEPHEN ; WANDERLEY, MARCELO M. . Generalized Multi-Instance Control Mapping for Interactive Media Systems. IEEE MULTIMEDIA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
WANDERLEY, MARCELO M. Instrumentos Musicais Digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
WANDERLEY, MARCELO M.. Motion Capture for Performance Analysis and Interactive Applications. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
WANDERLEY, MARCELO M.. Tracking Gesture in Music. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
WANDERLEY, MARCELO M.. Novas Interfaces para Expressão Musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
WANDERLEY, MARCELO M.. Movement, Mapping & Digital Musical Instruments. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
WANDERLEY, MARCELO M.. Motion Capture/Gesture Sensing for Performance Analysis and Interactive Applications. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
WANDERLEY, MARCELO M.. Pesquisa em Tecnologia da Música no CIRMMT/Universidade McGill. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
WANDERLEY, MARCELO M.. Recherche multi-disciplinaire en science et technologie de la musique au CIRMMT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
WANDERLEY, MARCELO M.. Comparaison de Systèmes de Capture de Gestes en Musique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
WANDERLEY, MARCELO M.. Projeto e Utillização de Instrumentos Musicais Digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
WANDERLEY, MARCELO M.. Interação Musical e Novas Interfaces Gestuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
WANDERLEY, MARCELO M.. Estudo de Movimentos de Músicos Usando Sistemas de Captura de Movimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
WANDERLEY, MARCELO M.. Design and Musical Use of Digital Musical Instruments: The McGill Digital Orchestra Project. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
WANDERLEY, MARCELO M.. Multidisciplinary Research on Digital Musical Instruments. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
WANDERLEY, MARCELO M.. Design of New Interfaces for Musical Expression. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
WANDERLEY, MARCELO M.. Design of New Interfaces for Musical Expression. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
WANDERLEY, MARCELO M.. Motion Capture of Performer Movements: Expressive and Effective Movements, Technical Issues. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
WANDERLEY, MARCELO M.. Music Technology Program at McGill University. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
WANDERLEY, MARCELO M.. Digital Musical Instruments: Design and Evaluation. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
WANDERLEY, MARCELO M.. O Programa de Tecnologia da Música na Universidade McGill - Canadá. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
WANDERLEY, MARCELO M; IAZZETTA, F. H. ; GIMENES, R. . Escolha de Ferramentas Tecnológicas para Projetos Multidisciplinares. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
WANDERLEY, MARCELO M.. Interação Pessoa-Computador em Situação Musical. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
WANDERLEY, MARCELO M.. Human-Computer Interaction (HCI): Real-time Gestural Control of Computer Music. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RAMALHO, G.; WANDERLEY, MARCELO M.. Participação em banca de Filipe Calegario. Sketchument: ambiente de experimentação para criação de instrumentos musicais digitais. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LOUREIRO, M. A.; YEHIA, H. C.; WANDERLEY, M. M.. Participação em banca de Euler Teixeira. Análise Quantitativa da Expressividade Musical com Base em Medidas Acústicas e do Gesto Físico. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
QUEIROZ, M.; BATISTA, D. M.; LEJBMAN, A. G. V.; IAZZETTA, F. H.; WANDERLEY, MARCELO M.. Participação em banca de Flávio Luiz Schiavoni. Medusa: Um Ambiente Musical Distrribuído. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2014.Keynote. 2014. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Vanessa Yaremchuk. Musical Applications of Artificial Neural Networks. Início: 2014. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eduardo Aparecido Lopes Meneses. DO IT YOURSELF: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS DE INTERFACE HUMANOMÁQUINA PARA LIVE ELECTRONICS UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

2.
Benjamin Bacon. The Effects of Handedness on Percussive Gesture. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

3.
Julian Vogels. Harmonica-inspired digital musical instrument design based on an existing gestural performance repertoire. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

4.
Thor Kell. Musical Mapping of Two-Dimensional Touch-Based Control Layouts. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

5.
Aaron Krajeski. A Flexible Tool for the Visualization of Musical Mapping Networks. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

6.
Jonathan Wilansky. A Production Tool for Analysis of the Mapping Layer in Digital Musical Instruments. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

7.
Mahtab Ghamsari-Esfahani. Evaluating the role of mappings in skill acquisition with digital musical instruments. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

8.
Raymond Michael Winters. Exploring Music Through Sound: Sonification of Emotion, Gesture, and Corpora. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

9.
Rodrigo Seger. Método Para Detecção de Movimentos Auxiliares de Clarinetistas Baseado em Visão Computacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

10.
Bruno Angeles. Conceptual Integration and User Interface Metaphor for the Multi-Touch Control of Recorded Audio. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

11.
Vijay Rudraraju. A Tool for Configuring Mappings for Musical Systems using Wireless Sensor Networks. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

12.
François Germain. A Nonlinear Analysis Framework for Electronic Synthesizer Circuits. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

13.
Gabriel Vigliensoni. Touchless Gestural Control of Concatenative Sound Synthesis. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

14.
Joseph Thibodeau. Trumpet Augmentation: Rebirth and Symbiosis of an Acoustic Instrument. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

15.
Fernando Falci de Souza. Composition of Auditory Scenes Controlled by Gestures using Real Time Granular Synthesis. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Emerging Leader in the Americas Program. Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

16.
Alexandre Savard. When Gestures are Perceived through Sounds: A Framework for Sonification of Musicians? Ancillary Gestures. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

17.
Avrum Hollinger. Design of fMRI-compatible electronic musical interfaces. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

18.
Philippe Zaborowski. A Novel Input Device For Thumb Control. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

19.
Joseph Malloch. A Consort of Gestural Musical Controllers: Design, Construction, and Performance. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

20.
David Birnbaum. Musical Vibrotactile Feedback. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

21.
Stephen Sinclair. Force-Feedback Hand Controllers for Musical Interaction. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

22.
Carmine Casciato. On the Choice of Gestural Controllers for Musical Applications: An evaluation of the Buchla Lightning II and the RadioDrum. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

23.
Anne-Marie Burns. Computer Vision Methods for Guitarist Left-Hand Fingering Recognition. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

24.
Elliot Sinyor. Digital Musical Instruments: A Design Approach Based on Moving Mechanical Systems. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

25.
Eudardo Schnell e Schühli. Reconhecimento de Gestos de Maestro Utilizando Redes Neurais Artificiais Parcialmente Recorrentes. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

26.
Paul Kolesnik. Conducting Gesture Recognition, Analysis and Performance System. 2004. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

Tese de doutorado
1.
Carolina Brum Medeiros. Advanced Instrumentation and Sensor Fusion for Digital Musical Instruments. 2014. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

2.
Clayton Rosa Mamedes. Development of framework to mapping and sonification to interactive installations. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

3.
Avrum Hollinger. Optical Sensing, Embedded Systems, and Musical Interfaces for Functional Neuroimaging. 2014. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

4.
Marcello Giordano. Vibrotactile Feedback and Stimulation in the Design of New Interfaces for Music Performance. 2014. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

5.
Marlon Schumacher. Framework for Spatial Sound Synthesis in Computer-Aided Composition. Theory, Tools and Applications. 2014. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

6.
Euler Teixeira. Motion Analysis of Clarinet Performers. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

7.
Flávio Luiz Schiavoni. Medusa: Um Ambiente Musical Distrribuído. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

8.
Joseph Malloch. A Framework and Tools for Mapping of Digital Musical Instruments. 2013. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

9.
Cristiano Siqueira Alves. Doutorado em Performance - Clarineta. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

10.
Fernando Falci de Souza. Designing Gestural Controllers for Expressive Control of Visual Music. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Santander Universidades. Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

11.
Stephen Sinclair. Velocity-based Audio-Haptic Interaction With Real-Time Digital Acoustic Models. 2012. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

12.
Mark Zadel. Graphical Performance Software in Contexts: Explorations with Different Strokes. 2012. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

13.
Cléo Palacio-Quintin. Composition d'Oeuvres pour Hyper-flûtes et Traitement Audionumérique Interactif. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Université de Montreal, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

14.
Rodolphe Koehly. Fabrication of Sustainable Resistive-Based Paper Touch Sensors: Application to Music Technology. 2011. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

15.
Douglas Van Nort. Modular and Adaptive Control of Sonic Processes. 2010. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

16.
Alexandre Bouënard. Synthesis of Music Performances: Virtual Character Animation as a Controller of Sound Synthesis. 2009. Tese (Doutorado em Informatique) - Université de Bretagne Sud, . Coorientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

17.
Mark Marshall. Physical Interface Design for Digital Musical Instruments. 2009. Tese (Doutorado em Tecnologia da Música) - McGill University, . Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

Orientações de outra natureza
1.
Pedro Henrique de Faria. Pesquisa de Fim de Curso. 2013. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.

2.
Fernando Henrique Iazzetta. Pesquisa sobre tecnologia e mídia e seus efeitos na musica atual. 2003. Orientação de outra natureza. (Abi - Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:28:16