Isabel Krey Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3865537547314234
  • Última atualização do currículo em 10/06/2018


Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Realizou estágio pós-doutoral por uma ano na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) sob a orientação do Dr. Juan Ignácio Pozo. Atualmente é professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, aprendizagem significativa, educação superior, formação de professores, epistemologia e atividades experimentais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabel Krey Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, I. K.;KREY, I.;Garcia, Isabel Krey;Krey, Isabel;Garcia, I. Krey

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas.
Avenida Roraima, 1000
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208137
Ramal: 8865
URL da Homepage: http://www.ufsm.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Implementação de uma proposta de ensino na disciplina de Estrutura da Matéria baseada na teoria dos campos conceituais de Vergnaud, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Palavras-chave: aprendizagem significativa; Ensino de Física; Formação de professores; situações-problema; formação inicial de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 2000
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss em nível de Física Geral à luz da teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Lei de Gauss; Ensino de Física; Modelos mentais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1988 - 1993
Graduação em Física - Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista FNDE, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Spervisionado de Física I
Instrumentação C

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Aperfeiçoamento, Carga horária: 40

Atividades

8/1995 - 7/1996
Ensino, Licenciatura Plena Em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fenômenos térmicos e fluidos
Fenômenos mecânicos e ondulatórios

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro da comissão de seleção do PPGEMEF. Portaria N. 56 de 17 de abril de 2018.
09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Comissão de Bolsas do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Portaria N. 173 de 6 de setembro de 2017.
04/2017 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Coordenadora Substituta do Curso Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Portaria 68 de 5 de abril de 2017.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Comissão de Acompanhamento de Egressos do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física.
06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Presidente da comissão de seleção do PPGECQVS.
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de bolsas do PPGEMEF.
03/2014 - Atual
Ensino, Prog. de pós-grad. em Ed. Mat. e Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Aprendizagem e Ensino de Física
08/2013 - Atual
Ensino, Prog. de pós-grad. em Ed. Mat. e Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
03/2012 - Atual
Ensino, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Aprendizagem e Ensino
Pesquisas em Educação em Ciências: Delimitação dos Problemas de Pesquisa e suas Abordagens
08/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Unidades de Conteúdo de Física I
03/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Física C
04/2017 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física.
04/2017 - 3/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Portaria N. 82 de 26 de abril, de 2017.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e Experimental III
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Física A
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Física B
08/2017 - 12/2017
Ensino, Prog. de pós-grad. em Ed. Mat. e Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências em Ensino de Física
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Unidades de Conteúdo de Física I
03/2017 - 08/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Física C
03/2017 - 08/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica Newtoniana
03/2017 - 08/2017
Ensino, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia e Ensino de Física e Ciências
03/2017 - 08/2017
Ensino, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Grupo I
03/2017 - 08/2017
Ensino, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Grupo II
03/2017 - 03/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Unidades de Conteúdo de Física II
09/2014 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Física Licenciatura EaD.
09/2015 - 5/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Portaria N. 133 de 9 de setembro de 2015.
6/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Presidente da comissão de seleção do PPGECQVS. Portaria N. 73 de 12 de junho de 2015.
5/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Presidente da comissão de bolsas do PPGEMEF. Portaria N. 61 de 29 de maio de 2015.
04/2015 - 12/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Coordenadora do PPGEM&EF.
07/2013 - 04/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro suplente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Portaria N. 109 de 22 de julho de 2013.
09/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em EDucação em Ciências: Química da Vida e Saúde, ingresso em mestrado e doutorado.
08/2010 - 12/2014
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e Experimental III
11/2012 - 10/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Coordenadora substituta do Curso de Física Portaria N. 160 de 09 de novembro de 2012.
11/2012 - 10/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Física. Portaria N. 177 de 11 de dezembro de 2012.
05/2011 - 08/2014
Direção e administração, Centro de Tecnologia, .

Cargo ou função
Membro do colegiado de curso de Engenharia de Computação. Portaria N. 118/2011 de 29 de agosto de 2011.
06/2013 - 06/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Naturais e Exatas. Portaria N. 44 de 26 de abril de 2013.
6/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para criação do PPGEMEF. Portaria N. 81 dde 14 de junho de 2012.
04/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão encarregada de elaborar e apresentar uma proposta de Alteração no Regimento Interno da Câmara das Licenciaturas da UFSM. Portaria N. 66.916 de 08 de agosto de 2013.
10/2011 - 07/2013
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Física Licenciatura Plena Diurno e do Curso de Física Licenciatura Plena Noturno. Portaria N. 098 de 08 de julho de 2013.
06/2012 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão de extensão portaria N. 074 de 06 de junho de 2012.
10/2010 - 12/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Física. Portaria N. 107 de 03 de novembro de 2010.
11/2012 - 11/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro da comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, em nível de mestrado e doutorado. Portaria N. 158 de 07 de novembro de 2012.
07/2012 - 11/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, .

Cargo ou função
Membro presidente da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Portaria N. 111 de 22 de julho de 2013.

Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente

Atividades

3/2006 - Atual
Extensão universitária , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão "Formação de um coletivo de professores de física do Vale do Taquari".
8/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Atividade realizada
Coordenadora do grupo de estudos Reflexão sobre a prática docente.
3/2004 - 7/2005
Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Atividade realizada
Membro do grupo de estudos Reflexão sobre a prática docente.
1/2003 - 2/2003
Extensão universitária , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto Pró-Ciências, promovido em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Modelagem Matemática em Atividades Experimentais no âmbito do Ensino de Física
Descrição: O objetivo geral da pesquisa apresentada é o de avaliar atividades didáticas baseadas em experimentos e Modelagem Matemática na construção da Aprendizagem Significativa.Apresenta o seguinte problema de pesquisa: De que forma a Modelagem Matemática aplicada em Atividades Experimentais de Cinemática e Dinâmica possibilita a Aprendizagem Significativa nos alunos? Para responder o problema de pesquisa proposto, o objetivo geral foi desdobrado em três objetivos específicos, os quais seguem: 1) Investigar o recurso didático baseado em Atividades Experimentais e Modelagem Matemática; 2) Construir atividades experimentais baseadas em modelagem matemática; 3) Por meio da aplicação das atividades construídas, propiciar ao aluno a aproximação do conhecimento científico de atividades relacionadas com seu cotidiano utilizando Modelos Matemáticos; 4) Identificar e analisar se as Atividades Experimentais e Modelagem Matemática propostas contribuem para a Aprendizagem Significativa dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Maria Cecília Pereira Santarosa - Integrante / Gilliane Höehr Clavé Baggio - Integrante.
2017 - Atual
PERFIL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA ? UFSM
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o perfil dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da UFSM. Para isso será elaborado um questionário online e os dados obtidos serão analisados quantitativamente. Os alunos evadidos do programa serão entrevistados com o objetivo de investigar os motivos de seu desligamento, e estas entrevistas serão analisadas qualitativamente. As características das dissertações produzidas e a produção decorrente delas também serãoinvestigadas de forma quantitativa. Desta forma esperamos obter indicativos que permitam a reestruturação do programa, contribuindo para a melhora deste.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Maria Cecília Pereira Santarosa - Integrante / Carmem Vieira Mathias - Integrante / Nandyne Londero - Integrante.
2016 - Atual
A APRENDIZAGEM DO CAMPO CONCEITUAL DA GEOMETRIA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR EM UM CURSO TÉCNICO - PROEJA
Descrição: Investigar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, o processo de ensino e aprendizagem do campo conceitual da geometria, por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática envolvendo situações interdisciplinares em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico em Edificações - PROEJA, do campus Panambi - IFFar. Por meio da investigação de invariantes operatórios e aplicação da sequência didática, analisar a contribuição da mesma para a compreensão dos alunos de conceitos que envolvem o campo conceitual da geometria; Investigar e dinamizarsituações interdisciplinares que envolvam a geometria e conteúdos de disciplinas técnicas do Curso Técnico em Agroindústria - PROEJA, do campus São Vicente do Sul - IFFar, bem como suas possíveis contribuições para o ensino e aprendizagem de conceitos inerentes a esse campo conceitual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Maria Cecília Pereira Santarosa - Integrante / Fabrício Fernando Halberstadt - Integrante.
2015 - Atual
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Descrição: Muito se discute a respeito da estrutura educacional do Brasil que oferece uma educação desarticulada do mundo do trabalho. A modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional surgiu com o intuito de aproximar o conhecimento científico dos conhecimentos culturais, sociais e do mundo do trabalho, permitindo ao aluno, não somente cursar a formação básica e a profissional ao mesmo tempo, mas também ter sua educação desfragmentada. Para atender essa modalidade de Ensino, os currículos desses cursos foram estruturados, em sua grande maioria, de forma desarticulada, a partir da união dos componentes curriculares de formação geral, também conhecidas como disciplinas de caráter propedêuticas, com os componentes curriculares da área de formação profissional, separando o saber teórico do saber prático. A partir das peculiaridades desse currículo, seus objetivos e desafios, essa pesquisa objetiva estudar, estruturar e implementar propostas metodológicas que integrem o ensino de Física às demais áreas do conhecimento científico e profissional, numa perspectiva interdisciplinar, com foco na construção dos campos conceituais específicos das disciplinas envolvidas. Através da valorização das trocas de saberes, em situações de diálogo e planejamento entre docentes das diversas áreas do conhecimento, buscar-se-á a promoção de uma ação educativa, tendo o trabalho como princípio educativo. Apresenta sua fundamentação na Legislação específica e nas concepções de Ensino Médio Integrado de acordo com autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos a fim de atender aspectos do contexto institucional e, nas teorias construtivistas de Ensino e Aprendizagem, dos Campos Conceituais de Vergnaud, da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nos princípios pedagógicos e norteadores da Interdisciplinaridade. Procedimentalmente, trata-se de uma pesquisa que compreende aspectos descritivos e interpretativos de um estudo de caso, acerca da implementação do currículo integrado, promovendo ações que possibilitem alcançar os objetivos da pesquisa, analisando e estudando seus aspectos qualitativos. Como asserção de valor dessa pesquisa temos a perspectiva de que propostas metodológicas que integrem o ensino de Física às demais áreas do conhecimento científico e profissional, utilizando metodologias interdisciplinares, provocam a desfragmentação do conhecimento articulando a formação integral do sujeito à formação profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Maria Cecília Pereira Santarosa - Integrante / Fabiane Beatriz Sestari - Integrante.
2015 - Atual
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO CONTEXTO PARA A DISCUSSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: A CIÊNCIA NA IDADE MÉDIA E SEU PAPEL NA ?REVOLUÇÃO CIENTÍFICA?
Descrição: O projeto tem como objetivo geral: Investigar como a influência histórica, defendida pelos historiadores da ciência, dos estudos científicos da Idade Média no acontecimento denominado ?Revolução Científica? pode auxiliar na melhor compreensão a respeito da natureza da ciência. E como objetivos específicos: 1. Compreender, à luz dos livros dos historiadores da ciência e dos artigos de periódicos nacionais e internacionais, a incidência da Idade Média na Revolução Científica; 2. Investigar e avaliar o comportamento das concepções sobre a natureza da ciência em estudantes; 3. Desenvolver material didático sobre o papel da ciência da Idade Média para a Revolução Científica e a natureza da ciência, observando as orientações encontradas na literatura; 4. Aplicação e avaliação do material didático produzido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Vinícius Medeiros da Rosa - Integrante.
2015 - Atual
Estudo interdisciplinar para o ensino de matemática no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio
Descrição: O presente pré-projeto de pesquisa tem por objetivo realizar um estudo sobre o Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, objetivando investigar a interdisciplinaridade escolar entre as disciplinas técnicas e a matemática; realizar reflexões de como o ensino pode ser desenvolvido procurando alternativas metodológicas que reforcem as estratégias de integração curricular, além de sugerir e avaliar metodologias de ensino e aprendizagem que possibilitem a relação e a integração entre conhecimentos gerais e técnicos de forma contínua, ao longo de todo o processo de formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Maria Cecília Pereira Santarosa - Integrante / Suziane Bopp Antonello - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - Atual
UMA UEPS SOBRE A TEMÁTICA ?ELETROMAGNETISMO? PARA ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO UTILIZANDO COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO UM CIRCUITO ELÉTRICO QUE TRANSFORMA ENERGIA SONORA EM ELÉTRICA NUM SISTEMA DE SOM AUTOMOTIVO
Descrição: O trabalho de pesquisa iniciar-se-á com a construção do circuito elétrico que possibilita a transformação da energia sonora de um sistema de som automotivo em energia elétrica (material potencialmente significativo/situação problema). O circuito elétrico será construído e testado por um acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ? UNIPAMPA/Uruguaiana. Simultaneamente à construção do circuito, um grupo de acadêmicos participará de estudos sobre Teorias de Aprendizagem e Ensino (GETAEF ? Grupo de Estudos das Teorias de Aprendizagem e Ensino em Física), e da construção de uma Unidade De Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Uma vez elaborada a UEPS, a mesma será executada pelos próprios acadêmicos do curso, para grupos de alunos de 3º ano de nível médio da educação básica das escolas do município de Uruguaiana/RS. Durante a execução, o professor (acadêmico do curso de licenciatura) fará as observações e registros em diário de bordo, com possibilidades de filmar e fotografar as aulas. Posteriormente será feita uma avaliação para verificar se a UEPS elaborada leva o aluno a apresentar indícios de aprendizagem significativa, sobre fenômenos físicos referentes à temática ?eletromagnetismo?. Essa avaliação será aferida através de testes escritos, participação da aula, questionários de atitudes e entrevistas, pré e pós-testes, entrevistas, mapas conceituais, análise das filmagens. Os resultados obtidos a partir dos registros feitos no decorrer das aulas serão analisados qualitativamente para verificar se o planejamento proposto através da UEPS representa uma boa prática, que leva o aluno a apresentar indícios de aprendizagem significativa e o docente em formação inicial sinta-se motivado a planejar compreendendo que ensino-aprendizagem devem ser uma via de mão única..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Maria Cecília Pereira Santarosa - Integrante / Carla Beatriz Spohr - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - Atual
Construção dos Conceitos da Calorimetria, da Termodinâmica e das Ondas Eletromagnéticas a partir de Situações Envolvendo Fornos Solares
Descrição: Como forma de aproveitamento da energia solar se tem os fornos solares, cujo princípio de funcionamento está diretamente relacionado à elevação da temperatura que o mesmo é capaz de produzir em seu interior, uma vez que funciona como uma estufa, na qual o isolamento térmico dificulta as trocas de calor entre o seu interior com o meio externo. Este projeto tem como objetivo geral produzir diferentes modelos de fornos solares com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Rosa/RS e utilizá-los para desenvolver os conceitos físicos relacionados às ondas eletromagnéticas, à calorimetria e à termodinâmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Jonas Cegelka da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - 2015
IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE FÍSICA TÉRMICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Descrição: Este projeto tem como enfoque principal o desenvolvimento de estratégias para que ocorra a aprendizagem significativa dos conceitos de Física Térmica através da criação e implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, onde os conceitos são abordados de maneira progressiva em nível de complexidade, onde a avaliação é feita durante toda a implementação e não somente ao final do processo de ensino/aprendizagem, com estratégias que estimulem a criatividade do aluno, relacionando os conceitos com assuntos presentes no cotidiano do aluno podem favorecer a aprendizagem significativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Franciele Faccin - Integrante.
2012 - 2013
INSERÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA PARTÍCULAS DE FORMA INTEGRADA AOS CONTEÚDOS TRADICIONALMENTE ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO
Descrição: Esta pesquisa que trata da inserção de tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos tradicionalmente estudados no Ensino Médio. Também uma proposta de como esses conteúdos podem ser trabalhados, e sobre a contribuição dessa prática na ocorrência de uma aprendizagem significativa. A pesquisa consiste na elaboração, aplicação e avaliação de duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas ? UEPS, que são sequências didáticas fundamentadas em teorias de aprendizagens que favorecem a aprendizagem significativa dos alunos. A pesquisa foi implementada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Santa Maria, RS. Na primeira UEPS, desenvolvida no segundo trimestre de 2013, abordaram conceitos de partícula elementar e eletricidade. Foram aplicadas sequências didáticas que iniciaram com o estudo dos modelos atômicos integrando os tópicos de partículas elementares, carga elétrica, quantização e processos de eletrização. Na segunda UEPS, aplicada no terceiro trimestre de 2013, o enfoque abordado teve como premissa estudar as interações fundamentais a partir da ideia de campo, integrado-as aos conteúdos de campo elétrico e campo magnético. Tal inserção objetivou estimular o interesse sobre temas referentes à Física Moderna e Contemporânea, que têm relação com o cotidiano dos alunos. Desenvolvemos, através das UEPS, atividades visando promover a aprendizagem significativa e a construção do conhecimento em sala de aula, pois os conteúdos envolvidos são complexos, o que torna sua inserção um desafio para o professor do Ensino Médio, implicando em mudanças nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa evidenciou que a inclusão dos tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos de eletricidade e magnetismo, através de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, trouxe resultados satisfatórios na aprendizagem dos estudantes, estes verificados através da avaliação qualitativa das atividades desenvolvidas durante o ano. A análise feita dos resultados obtidos com os mapas conceituais e os questionários respondidos na primeira UEPS demonstrou indícios de aprendizagem significativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Lisiane Barcelos Calheiro - Integrante.Número de orientações: 1
2011 - 2012
Investigando os modelos didáticos de alunos do curso de licenciatura em Física através de Problemas Prático Profissionais.
Descrição: Investigar e desenvolver processos de evolução profissional para a formação inicial de professores através do desenvolvimento a aplicação de Problemas Prático Profissionais relevantes para a formação educativa e acompanhar a evolução dos modelos didáticos dos estudantes ao longo das disciplinas de Estágio Supervisionado em Ensino de Física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Conhecimento prévio do aluno: detecção e criação de novas estratégias de ensino superior e na formação de professores na área de ciências
Descrição: Esta proposta solicita apoio para pesquisar as concepções prévias dos estudantes do Curso de Ciências Exatas, visando a partir destas concepções o desenvolvimento de estratégias que propiciem a estes estudantes uma aprendizagem significativa nas disciplinas de Física. Os conhecimentos gerados esta pesquisa também serão estendidos para as disciplinas de Física ministradas em outros cursos dentro da UNIVATES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Coordenador / Eliana Fernandes Borragini - Integrante / Eduardo Ismael Fuchs - Integrante / Werner Haetinger - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa / Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Outra.
2003 - 2004
Investigação e desenvolvimento de estratégias para a evolução conceitual em ensino de física
Descrição: Existem diversas pesquisa que visam detectar e classificar concepções prévias nas diversas áreas da física e de outras áreas de conhecimento), tanto de estudantes a nível médio como em nível superior. Porém ainda é recente e nova a pesquisa em estratégias para propiciar, com base nestas concepções prévias, a evolução conceitual destes estudantes e, em conseqüencia, a pesquisa em estratégias experimentais para favorecer esta evolução. A proposta deste trabalho é justamente investigar e desenvolver estas estratégias experimentais como alavancas para se atingir a desejada evolução conceitual.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Isabel Krey Garcia - Integrante / Mateus Mariani - Integrante / Eliana Fernandes Borragini - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Outra / Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
1996 - 2000
Modelagem Mental e Modelagem Conceitual na Aprendizagem e no Ensino da Física
Descrição: Buscou interpretar dificuldades dos alunos de física geral na aprendizagem das Equações de Maxwell à luz da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird e divisar estratégias instrucionais que ajudem na superação de tais dificuldades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1995
Representções Mentais em Aprendizagens de Física: Imagens, Proposições e Modelos Mentais
Descrição: Buscou identificar representações mentais construidas por alunos de física geral e investigar estratégias instrucionais que facilitem a captação de significados de tais instrumentos e signos, e o papel que a modelagem mental ocupa na aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física
2011 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)
2014 - Atual
Periódico: Ciência e Natura
2014 - Atual
Periódico: Scientia Plena
2015 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? RBFP
2016 - Atual
Periódico: Revista internacional de formação de professores
2017 - Atual
Periódico: Revista ENCITEC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, J. C.2017SILVA, J. C. ; GARCIA, I. K. ; TOLENTINO NETO, L. C. B. . O Ensino da Física Térmica e o forno Solar. REVISTA THEMA, v. 14, p. 222 a 240, 2017.

2.
ROSA, V. M.2017ROSA, V. M. ; GARCIA, I. K. . Os Mapas Conceituais como Ferramenta na Análise do Dinamismo das Concepções sobre a Natureza da Ciência. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 12, p. 145-156, 2017.

3.
Garcia, Isabel Krey2017Garcia, Isabel Krey; POZO, JUAN IGNÁCIO . CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 96-119, 2017.

4.
CALHEIRO, L. B.2017CALHEIRO, L. B. ; PINO, J. C. ; GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. . Um estudo sobre a inserção de tópicos de Física de Partículas aos conteúdos clássicos de Ensino Médio.. Ensenanza de las Ciencias, v. extra, p. 5097-5103, 2017.

5.
FACCIN, F.2017FACCIN, F. ; GARCIA, I. K. . PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE TEMPERATURA. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 7, p. 18-28, 2017.

6.
SPOHR, CARLA BEATRIZ2017SPOHR, CARLA BEATRIZ ; Garcia, Isabel Krey ; PEREIRA SANTAROSA, MARIA CECÍLIA . IDENTIFICANDO A EVOLUÇÃO CONCEITUAL NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO, ATRAVÉS DE UMA UEPS BASEADA NUM SISTEMA DE SOM AUTOMOTIVO GERADOR DE ENERGIA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 162, 2017.

7.
GOMES, A. T.2016GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. . A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EJA A PARTIR DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & SITUAÇÕES PROBLEMA PARA ESTIMULAR A LEITURA E O PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Ciências & Idéias, v. 7, p. 169-194, 2016.

8.
GOMES, A. T.2015GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. ; CALHEIRO, L. B. . Atividades baseadas na Aprendizagem Significativa (AS): avanços na Educação de Jovens e Adultos a partir da Interdisciplinaridade como atitude do professor. Ciência e Natura, v. 37, p. 821-832, 2015.

9.
GOMES, A. T.2015GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. ; GIACOMINI, A. . PLÁGIO X PESQUISA: UMA DUALIDADE NEM SEMPRE DIFERENCIADA E A NECESSIDADE DO ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO. ARETÉ (MANAUS), v. 8, p. 12-26, 2015.

10.
GOMES, A. T.2015GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. . Mapas conceituais sobre Energia na EJA: Ensaiando critérios de Análise para obter evidências de Aprendizagem Significativa.. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 5, p. 25-49, 2015.

11.
CALHEIRO, L. B.2014CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. . Proposta de inserção de tópicos de Física de Partículas integradas ao conceito de Carga elétrica por meio de Unidade de Enaino Potencialmente Significativa. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, p. 177-192, 2014.

12.
GOMES, A. T.2014GOMES, A. T. ; Garcia, I. Krey . Perfil Sócio-educacional de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo de realidades e interesses acerca do conceito Energia. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION, v. 8, p. 475-486, 2014.

13.
GOMES, A. T.2014GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. . Aprendizagem significativa na EJA: uma análise da evolução conceitual a partir de uma intervenção didática com a temática energia. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 289-321, 2014.

14.
GARCIA, I. K.2013GARCIA, I. K.; CALHEIRO, L. B. ; GOMES, A. T. . Concepções acerca da experimentação no ensino de física no contexto da formação inicial. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1445-1449, 2013.

15.
KREY, I.2010KREY, I.; MOREIRA, Marco Antonio . Implementación y evaluación de una propuesta de enseñanza para el tópico física de partículas en una disciplina de estructura de la materia basada en la teoría de los campos conceptuales de Vergnaud. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 812-833, 2010.

16.
KREY, I.2009KREY, I.; MOREIRA, Marco Antonio . Abordando tópicos de Física Nuclear e Radiação em uma disciplina de Estrutura da Matéria do currículo de licenciatura em ciências através de situações-problema.. Latin - American Journal of Physics Education, v. 3, p. 595-605, 2009.

17.
MOREIRA, Marco Antonio2006MOREIRA, Marco Antonio ; KREY, I. . Dificuldades dos alunos na aprendizagem da lei de Gauss em nível de física geral à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 28, p. 353-360, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, I. K.; SAUERWEIN, I. P. S. ; PALANDI, J. ; MUENCHEN, C. ; MAGNAGO, P. R. . Proposta de trabalho com problemas prático-profissionais nas disciplinas de estágio. In: 2 Simpósio de Ensino de Física e de Matemática, 2012, Santa Maria - RS. Anais do 2 Simpósio de Ensino de Física e de Matemática, 2012.

2.
GARCIA, I. K.. Abordando Tópicos de Física Nuclear e radiação em uma Disciplina de Estrutura da Matéria do Currículo de de Licenciatura em Ciências Através de Situações-Problema. In: X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010, Rio Grande - RS. Anais do X Encontro sobre Investigação na Escola. Rio Grande - RS: Editora da FURG, 2010. v. 1.

3.
GARCIA, I. K.. Aprendizagem significativa e formação de professores. In: IX Encontro de Investigação na Escola, 2009, Lajeado - RS. Anais do IX Encopntro de Investigaçãona Escola, 2009. v. 1.

4.
HAETINGER, Claus ; DULLIUS, Maria Madalena ; GARCIA, I. K. ; JAEGER, M. ; SCHOSSLER, D. ; ALTHAUS, N. . Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino em Ciências Exatas. In: IX Encontro de Investigação na Escola, 2009, Lajeado - RS. Anais do IX Encontro de Investigação na Escola, 2009. v. 1.

5.
GARCIA, I. K.; TOGNI, Ana Cecília ; GIONGO, Ieda Maria ; SCHREINER, Ingo Valter ; BORRAGINI, Eliana Fernades ; HARRES, Jacqueline da Silva ; HARRES, João Batista Siqueira ; QUARTIERI, Marli Teresinha ; DULLIUS, Maria Madalena ; PIZZATO, Michelle Camara . Grupo de Reflexão sobre a Prática Docente: uma Proposta de Formação Continuada para Professores do Ensino Superior. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola, 2005, Lajeado - RS. Atas do IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola, 2005.

6.
BORRAGINI, Eliana Fernades ; GARCIA, I. K. ; MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson . Investigação e desenvolvimento de novas estratégias experimentais para a evolução conceitual em ensino de Física. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola, 2005, Lajeado - RS. Anais do IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola, 2005.

7.
GARCIA, I. K.. Gupo de Reflexão sobre a Prática Docente: uma Proposta de Formação Continuada para professores do Ensino Superior. In: V Encontro Sobre Investigação na Escola, 2004, Lajeado - RS. Abnais do V Encontro Sobre Investigação na Escola, 2004. v. 1.

8.
BORRAGINI, Eliana Fernades ; GARCIA, I. K. ; MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson Luís . Investigação e Desenvolvimento de Estratégia Experimentais para a Evolução Conceitual em Ensino de Física. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas - SP. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.

9.
TOGNI, Ana Cecília ; GIONGO, Ieda Maria ; SCHREINER, Ingo Valter ; GARCIA, I. K. ; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HARRES, Jacqueline da Silva ; HARRES, João Batista Siqueira ; QUARTIERI, Marli Teresinha ; DULLIUS, Maria Madalena ; PIZZATO, Michelle Camara . Grupo de Reflexão sobre a prática Docente: Uma Proposta de Formação Continuada para Professores do Ensino Superior. In: III Simpósio Internacional de Educação Superior, 2004, Caxias do Sul - RS. Anais do III Simpósio Internacional de Educação Superior, 2004.

10.
GARCIA, I. K.; MOREIRA, Marco Antonio . Dificuldades dos alunos na Aprendizagem da Lei de Gauss em Nível de Física Geral. In: II ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e /ensino de Ciências, 1999, Valinhos - SP. Anais do II ENPEC, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. . Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de tópicos de Física de partículas Integradas aos conteúdos de eletrostática. In: V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2013, Porto Alegre - RS. Atas do V EIEFis-RS, 2013.

2.
TASCHETTO, A. G. ; GARCIA, I. K. . Investigando Realidades e Interesses acerca do Conceito Energia na EJA. In: V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2013, Porto Alegre - RS. Atas do V EIEFis-RS, 2013.

3.
ROSA, V. M. ; GARCIA, I. K. . Pesquisas de Concepções sobre a Natureza da Ciência nas Principais Revistas de Ensino de Física do Brasil. In: V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2013, Porto Alegre - RS. Atas do V EIEFis-RS, 2013.

4.
Uebel, Tamara ; CENCI, danielle ; GARCIA, I. K. . Sabendo um pouco mais sobre o Raio X. In: XI MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2009, Lajeado - RS. Anais da XI MEEP, 2009. v. 1. p. 87-87.

5.
DULLIUS, Maria Madalena ; GARCIA, I. K. ; SCHOSSLER, D. ; JAEGER, M. ; ALTHAUS, N. ; HAETINGER, Claus . Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino e Pesquisa em Ciências Exatas. In: XI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES - XI MEEP, 2009, Lajeao - RS. Anais do XI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES - XI MEEP, 2009.

6.
SCHOSSLER, D. ; JAEGER, M. ; ALTHAUS, N. ; DULLIUS, Maria Madalena ; GARCIA, I. K. ; HAETINGER, Claus . Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino e Pesquisa em Ciências Exatas. In: VIII Salão de Iniciação Científica - SIC, 2009, Lajeado - RS. Anais do VIII Salão de Iniciação Científica - SIC, 2009.

7.
GARCIA, I. K.; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HARRES, João Batista Siqueira ; WICKERT, M. B. . Formação de um coletivo de professores da física da região do Vale de Taquari. In: VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande. Anais do VI Encontro Sobre Investigação na Escola. Rio Grande - RS, 2006. v. 1.

8.
BORRAGINI, Eliana Fernandes ; GARCIA, I. K. ; MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson . Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evolução conceitual em ensino de Física. In: I EEEF - Encontro Estadual de Ensino de Física, 2005, Porto Alegre - RS. Atas do I EEEF, 2005. v. 1. p. 190-190.

9.
BORRAGINI, Eliana Fernandes ; GARCIA, I. K. ; RABAIOLLI, Geverson Luís ; MARIANI, Mateus . Investigação e Desenvolvimento de Estratégias Experimentais para a Evolução Conceitual em Ensino de Física. In: XI EPEF - Encontro de Pesquisa em Física, 2004, Jaboticatubas - Minas Gerais. Atas de IX EPEF, 2004.

10.
BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HAETINGER, Werner ; FUCHS, Eduardo Ismael ; GARCIA, I. K. . Conhecimento prévio do aluno: detecção e criação de novas estratégias de ensino superior e na formação de professores na área de ciências. In: III SIC - Salão de Iniciação Científica, 2004, Lajeado - RS. Anais do III Salão de Iniciação Científica da UNIVATES. Lajeado - RS: UNIVATES, 2004. v. 3. p. 65-65.

11.
MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson Luís ; GARCIA, I. K. ; BORRAGINI, Eliana Fernandes . Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evolução conceitual no ensino de física. In: III SIC - Salão de Iniciação Científica, 2004, Lajeado - RS. Anais do III Salão de Iniciação Científica da UNIVATES. Lajeado - RS: UNIVATES, 2004. v. 3. p. 97-97.

12.
BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HAETINGER, Werner ; FUCHS, Eduardo Ismael ; GARCIA, I. K. . Conhecimento prévio do aluno: detecção e criação de novas estratégias de ensino superior e na formação de professores na área de ciências. In: VII MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2004, Lajeado - RS. Anais da VII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES. Lajeado - RS: UNIVATES, 2004. v. 7. p. 154-154.

13.
GARCIA, I. K.; MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson Luís ; BORRAGINI, Eliana Fernandes . Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evolução conceitual em ensino de física. In: VII MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2004, Lajeado - RS. Anais da VII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES. Lajeado - RS: UNIVATES, 2004. v. 7. p. 173-173.

14.
GARCIA, I. K.; MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson Luís ; BORRAGINI, Eliana Fernandes . Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evolução conceitual em ensino de Física. In: VI MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2003, Lajeado - RS. Anais da VI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES. Lajeado - RS: UNIVATES, 2003. v. 6. p. 108-108.

15.
FUCHS, Eduardo Ismael ; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HAETINGER, Werner ; GARCIA, I. K. . Conhecimento prévio do aluno: detecção e criação de novas estratégias de ensino superior e na formação de professores na área de Ciências. In: VI MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2003, Lajeado - RS. Anais da VI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES. Lajeado - RS: UNIVATES, 2003. v. 6. p. 130-130.

16.
FUCHS, Eduardo Ismael ; GARCIA, I. K. . Conhecimento prévio do aluno: detecção e criação de novas estratégias de ensino superior e na formação de professores da área de Ciências. In: II SIC - Salão de Iniciação Científica, 2003, Lajeado - RS. Anais do II Salão de Iniciação Científica da UNIVATES. Lajeado - RS: UNIVATES, 2003. v. 2. p. 68-69.

17.
BORRAGINI, Eliana Fernades ; GARCIA, I. K. ; RABAIOLLI, Geverson Luís ; MARIANI, Mateus . Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evolução conceitual em esnido de Física. In: VI MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2003, Lajeado - RS. Anais da VI MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2003. v. 1. p. 108-108.

18.
GARCIA, I. K.; MOREIRA, Marco Antonio . Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss, à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. In: EPEF, 1998, Florianópolis - SC. Anais do EPEF, 1998.

19.
GARCIA, I. K.; MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, Ileana Maria ; LAGRECA, Maria Do Carmo B ; ANDRADE, Mauro Costa de ; BUCUSSI, Alessandro Aquinoi ; MALMANN, Luciana . Identificação de modelos mentais na área de Física Geral, na área de Mecânica. In: XII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte - MG. Annais do XII SNEF, 1997. v. 1. p. 397-408.

20.
MALMANN, Luciana ; BUCUSSI, Alessandro ; MOTTA, Ana Maria ; GARCIA, I. K. ; GRECA, Ileana Maria . Concepções alternativas dos alunos na área de Mecânica. In: VII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1995, Porto Alegre - RS. Atas do VII SIC da UFRGS, 1995.

21.
BUCUSSI, Alessandro Aquinoi ; GRECA, Ileana Maria ; GARCIA, I. K. . Representações mentais sobre o conceito de campo em Física: implicações para o ensino e para a pesquisa em ensino. In: VII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1995, Porto Alegre - RS. Atas do VII SIC UFRGS, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, V. M. ; GARCIA, I. K. . textos sobre história da Ciência e suas contribuições na construção de concepções mais adequadas sobre a natureza da ciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FACCIN, F. ; GARCIA, I. K. ; TASCHETTO, A. G. . Física Térmica no Ensino de Física: Uma revisão de eventos e Periódicos Nacionais da àrea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GARCIA, I. K.. Oportunidades de Capacitação em Ensino de Ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FACCIN, F. ; GARCIA, I. K. . O uso de recursos tecnológicos por professores de Física das escolas públicas da cidade de Santa Maria/RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. ; CALHEIRO, L. B. . O uso do V epistemológica de Gowin como estratégia para avaliar e sistematizar investigações educativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GOMES, A. T. ; CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. ; CLAVE, G. H. . Uma proposta de oficina como estratégia potencialmente significativa no ensino de Física: uma abordagem Ausubeliana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. ; CALHEIRO, L. B. . Análise de uma intervenção didática potencialmente significativa a partir da temática Energia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. ; TASCHETTO, A. G. . Inserção de Tópicos de Física de Partículas Integradas aos conteúdos de Eletricidade Através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
TASCHETTO, A. G. ; GARCIA, I. K. . A potencialidade do uso de vídeos sobre energia a partir de questões norteadoras no processo de reflexão e avaliação contínua- processual da aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GARCIA, I. K.; CALHEIRO, L. B. ; GOMES, A. T. . Concepções acerca da experimentação no Ensino de Física no contexto da formação inicial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GARCIA, I. K.; SAUERWEIN, I. P. S. ; PALANDI, J. ; MUENCHEN, C. ; SILVA, R. B. . ESEF- Estágio Supervisionado em Ensino de Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
GARCIA, I. K.; MOREIRA, Marco Antonio . Implementação de uma proposta de ensino para a disciplina de Estrutura da Matéria baseada na teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GARCIA, I. K.; SAUERWEIN, I. P. S. ; PALANDI, J. . I Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
GARCIA, I. K.. Aprendizagem significativa e formação de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Uebel, Tamara ; CENCI, danielle ; GARCIA, I. K. . Sabendo um pouco mais sobre Raio X. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
WICKERT, M. B. ; GARCIA, I. K. . Formação de um coletivo de professores da física da região do Vale de Taquari. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
TOGNI, Ana Cecília ; GIONGO, Ieda Maria ; SCHREINER, Ingo Valter ; GARCIA, I. K. ; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HARRES, Jacqueline da Silva ; HARRES, João Batista Siqueira ; QUARTIERI, Marli Teresinha ; DULLIUS, Maria Madalena ; PIZZATO, Michelle Camara . Grupo de reflexãosobre a prática docente: uma proposta de formação continuada para professores do ensino superior. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BORRAGINI, Eliana Fernandes ; GARCIA, I. K. ; MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson Luís . Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evoluçãoconceitual edm ensino de Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
TOGNI, Ana Cecília ; GIONGO, Ieda Maria ; SCHREINER, Ingo Valter ; GARCIA, I. K. ; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HARRES, Jacqueline da Silva ; HARRES, João Batista Siqueira ; QUARTIERI, Marli Teresinha ; DULLIUS, Maria Madalena ; PIZZATO, Michelle Camara . Grupo de reflexão sobre a prática docente: uma proposta de formação continuada para professores do ensino superior. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
GARCIA, I. K.; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HAETINGER, Werner ; FUCHS, Eduardo Ismael . Conhecimento prévio do aluno: detecção e criação denovas estartégias de ensino superior e na formação de professores na área de ciências. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GARCIA, I. K.; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HAETINGER, Werner ; FUCHS, Eduardo Ismael . Conhecimentoprévio do aluno: detecção e criação denovas estratégias de ensino superior e na formação de professores na área de ciências. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
BORRAGINI, Eliana Fernandes ; GARCIA, I. K. ; MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson Luís . Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evoluçãoconceitual em ensino de Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
GARCIA, I. K.; MARIANI, Mateus ; RABAIOLLI, Geverson ; BORRAGINI, Eliana Fernandes . Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evolução conceitual no ensino de Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GARCIA, I. K.; FUCHS, Eduardo Ismael ; BORRAGINI, Eliana Fernades ; HAETINGER, Werner . Conhecim,ento prévio do aluno: detecção e criação de novas estratégias de ensino superior e na formação de ES na área de Ciências. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MOREIRA, Marco Antonio ; GARCIA, I. K. . Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss em nível de Física Geral. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GARCIA, I. K.. Consultor ad hoc da Chamada 03/2014 - PROGRAMA para Iniciação Científica Júnior - ICJ/FAPERO/CNPq. 2015.

2.
GARCIA, I. K.. Avaliador ad hoc na Chamada 07/2014 - Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado para docentes FAPERO/CAPES. 2015.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, I. K.; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; HARRES, João Batista Siqueira . Instrumentação para o Ensino da Física C. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - UAB/NTE/UFSM).

2.
GARCIA, I. K.. Instrumentação para o Ensino da Física E. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - UAB/NTE/UFSM).

3.
SAUERWEIN, I. P. S. ; GARCIA, I. K. ; PALANDI, J. . Investigando os modelos didáticos de alunos do curso de licenciatura em Física através de Problemas Prático Profissionais.. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
GARCIA, I. K.; Fagundes, S. M. K. ; SCHIRMER, S. B. . Oficina: Mapas Conceituais como Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GARCIA, I. K.. Trabalhando com as Idéias dos Alunos. 2010. (Palestra).

6.
GARCIA, I. K.. Ensinando a Teoria da Relatividade para o Ensino Médio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GARCIA, I. K.. Interação entre campo magnético e corrente elétrica. 2000. .

8.
GARCIA, I. K.. Fundamentos de Física. 1994. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTAROSA, M. C. P.; GARCIA, I. K.; FIOPREZE, L. A.. Participação em banca de Elisângela Brauner. Relações entre a Matemática e a Física numa perspectiva interdisciplinar: Um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa. 2018. Dissertação (Mestrado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
MASSONI, N. T.; GARCIA, I. K.; PAVANI, D. B.; PEREIRA, A. P.. Participação em banca de Djonathan André Boaro. Uma investigação sobre o uso dos aspectos epistemológicos nas estratégias didáticas de futuros professores de Física no Estágio Supervisionado. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
PEDUZZI, L. O. Q.; MOURA, B. A.; GARCIA, I. K.; ALVES FILHO, J. P.. Participação em banca de Simone Sobiecziak. História da Física e natureza da ciência em unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
NEIDE, I. G.; REHFELDT, M. J. H.; GARCIA, I. K.; DULLIUS, Maria Madalena. Participação em banca de Fernanda Teresa Moro. Atividades Experimentais e simulações computacionais: integração para a construção de conceitos de propagação de calor no Ensino Médio. 2015.

5.
MARRANGHELLO, G. F.; GARCIA, I. K.; JUNGES, F.. Participação em banca de Sabrina Rejane de Souza. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo de Química Orgânica. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.

6.
HAETINGER, Claus; SCHUCK, R. J.; GRASSI, M. H.; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Roberto Stênio Areias Carneiro de Albuquerque. Uma investigação no Ensino Médio sobre o raciocínio combinatório e a divergência de resultados na resolução de problemas de contagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestradop em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

7.
MOREIRA, Marco Antonio; GARCIA, I. K.; ZIEBELL, L. F.; PUREUR NETO, P.. Participação em banca de Marcos Pradella. Estudo de Conceitos da Termodinâmica no Ensino Médio por meio de UEPS. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
MOREIRA, Marco Antonio; GARCIA, I. K.; PRADO, S. D.; MACHADO, M. V. T.. Participação em banca de Lisiane Araujo Pinheiro. Partículas elementares e Interações fundamentais no Ensino Médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
Marchi, M. I.; PIZZATO, Michelle Camara; DULLIUS, Maria Madalena; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Vanessa paula Reginatto. Integração de saberes na formação continuada de professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestradop em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

10.
TOGNI, Ana Cecília; MARTINS, S. N.; GRASSI, M. H.; SILVA, J. S.; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Marcos Gervânio de Azevedo Melo. A Física no Ensino Fundamental: Utiklizando o jogo educativo "Viajando pelo Universo". 2011. Dissertação (Mestrado em Mestradop em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

11.
SAUERWEIN, R. A.; GARCIA, I. K.; COSTA, J. A. T. B.. Participação em banca de Gláucio Carlos Libardoni. Inserção de Novas Tecnologias em Conjunto com atividades experimentais no Ensino de Física. 2011. Dissertação (Mestrado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
SAUERWEIN, I. P. S.; HARRES, João Batista Siqueira; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Carla Moraes Rodrigues. A inserção da Física Moderna no Ensino Médio Alaida à Tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (GPS). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
PINO, J. C.; GARCIA, I. K.; MOREIRA, Marco Antonio; ANDRADE NETO, A. S.. Participação em banca de Lisiane Barcellos Calheiro. As representações sociais da radiação no contexto do Ensino Médio e sua articulação com os Campos Conceituais de Vergnaud. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
LUDKE, E.; TEMP, D. S.; BIDINOTO, V. M.; MELLO, C. F.; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Alexandre Giacomini. A Formação Continuada de professores do Pacto em Escolas Públicas Estaduais Abrangidas pela 24 CRE. 2017. Tese (Doutorado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
GARCIA, I. K.; CATELLI, F.; DUCATI, J. R.; PAVANI, D. B.; MOREIRA, Marco Antonio. Participação em banca de Camila Riegel Debom. Representações sociais em astronomia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
Garcia, I. Krey; DUCATI, J. R.; CATELLI, F.; PAVANI, D. B.. Participação em banca de Camila Riegel Debom. Representações em Astronomia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
BRAIBANTE, M. E. F.; CICUTO, C. A. T.; GARCIA, I. K.; PAZINATO, M. S.; MARTORANO, S. A. A.. Participação em banca de Ana Carolina Gomes Miranda. Transição progressiva dos modelos explicativos de estudantes de nível médio sobre forças intermoleculares. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
PINO, J. C.; ANDRADE NETO, A. S.; GARCIA, I. K.; MOREIRA, Marco Antonio. Participação em banca de Lisiane Barcellos Calheiro. As representações sociais da radiação no contexto do ensino médio e sua articulação com os campos conceituais de Vergnaud. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
GARCIA, I. K.; LUKASZCZYK, J. P.; ROOS, L. T. W.; PARISOTO, M. F.; DORNELES, P. F. T.. Participação em banca de Suziane Bopp Antonello. Estudo Interdisciplinar para o ensino de matemática no curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
GARCIA, I. K.; SANTOS, I. O.; SANTAROSA, M. C. P.; MASSONI, N. T.; MUNARO, V. A.. Participação em banca de Vinícius Medeiros da Rosa. Natureza Humana na Educação em Ciências: Uma reflexão Filosófoca. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
SCHETINGER, M. R. C.; GARCIA, I. K.; BERTI, L. C.; SCHEID, N. M. J.. Participação em banca de Miriam dos Santos Meira. O uso de Modelos Didáticos no Ensino Superior de Embriologia Humana: Uma contribuição para a Formação de Licenciados em Ciências Biológicas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
GARCIA, I. K.; PAVANI, D. B.; DUCATI, J. R.; MOREIRA, Marco Antonio. Participação em banca de Camila Riegel Debom. Representações Sociais em astronomia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
Loreto, E. S. L.; SANTOS, M. B. L.; SOARES, F. A. A.; TOLENTINO-NETO, L. C. B.; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Andréa Inês Goldschimidt. O ensino de ciências para os anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudança. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTAROSA, M. C. P.; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Elisângela Brauner. Estudos interdisciplinares entre a matemática e a Física à luz da teoria dos Campos Conceituais e da teoria da Aprendizagem Significativa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CURY, H.; GARCIA, I. K.; MATHIAS, C. V.. Participação em banca de Mateus Both. Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e a análise de erros. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Prog. de pós-grad. em Ed. Mat. e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
GARCIA, I. K.; LUDKE, E.; SANTAROSA, M. C. P.. Participação em banca de Franciele Faccin. Implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas sobre Física Térmica para alunos do 2 ano do Ensino Médio. 2014.

4.
MUENCHEN, C.; BULEGON, A. M.; AULER, D.; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Fernanda Gall Centa. Avanços e desafios alcançados por professores de ciências de uma escola pública de Santa Maria/RS na Estruturação e implementação do tema "Arroio Cadena: Cartão postal de Santa Maria?". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Prog. de pós-grad. em Ed. Mat. e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GARCIA, I. K.; PALANDI, J.; NEIDE, I. G.. Comissão examinadora para concurso público para professor adjunto. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
GARCIA, I. K.; LUDKE, E.; SILVA, R. B.; REZENDE JUNIOR, M. F.; DORNELES, L. S.. Concurso Público para Professor Adjunto A. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
SAUERWEIN, I. P. S.; GARCIA, I. K.; KAWAMURA, M. R. D.. Concurso Público para Professor Adjunto A. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
Silva, C. A.; Cassol, R.; GARCIA, I. K.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
GARCIA, I. K.; Cruz, Sônia Maria Côrrea de souza; SAUERWEIN, I. P. S.. Concurso público de provas e títulos para Professor Adjunto, Depto de Física. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
Garcia, I. Krey. Avaliador de trabalhos do V Congresso de Iniciação Científica do IFSP. 2017. Instituto Federal - Campus Itapetininga.

2.
GARCIA, I. K.. Avaliadora do IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica (CIECITEC). 2017. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

3.
GARCIA, I. K.. Avaliador de trabalhos no VI Congresso Brasileiro de Formação de Professores Educação Adversa e Diversa. 2016. Faculdade CNEC - Campo Largo.

4.
GARCIA, I. K.. Avaliadora da seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP. 2016. Instituto Federal - Campus Itapetininga.

5.
GARCIA, I. K.. Avaliadora de ações de extensão no 5 fórum Extensão Conta. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
GARCIA, I. K.. Avaliação de bolsistas do II Salão de Iniciação Científica. 2003. Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Um estudo sobre a inserção de tópicos de Física de Partículas aos conteúdos clássicos de Ensino Médio.. 2017. (Congresso).

2.
V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.Pesquisas de concepções sobre a natureza da Ciência nas principais revistas de ensino de Física do Brasil. 2013. (Encontro).

3.
2 Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC. 2012. (Seminário).

4.
2 Simpósio de Ensino de Física e de Matemática.Proposta de trabalho com problemas prático-profissionais nas disciplinas de estágio. 2012. (Simpósio).

5.
Encontro de Física 2011.Implementação de uma proposta de ensinmo para a disciplina de estrutura da matéria baseada na teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. 2011. (Encontro).

6.
I Workshop de Ensino de Ciências. 2011. (Oficina).

7.
Seminário Internacional de Educação em Ciências.Problemas Prático profissionais nas disciplinas de estágio supervisionado de Física. 2011. (Seminário).

8.
Seminário Latino-Americano sobre Interdsiplinaridade e Ensino de Ciências da Natureza. 2010. (Seminário).

9.
IX Encontro sobre investigação na escola.Aprendizagem significativa e formação de professores. 2009. (Encontro).

10.
XI MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa.Sabendoum pouco mais sobre Raio X. 2009. (Outra).

11.
XI MEEP - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão.Sabendo um pouco mais sobre o Raio X. 2009. (Outra).

12.
IV Fórum social pelas Aprendizagens. 2008. (Outra).

13.
VI Semana de pesquisa do programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos. 2008. (Outra).

14.
II EEEF - Encontro Estadual de Ensino de Física RS. 2007. (Encontro).

15.
V Semana de pesquisa do Programa Internacional de doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos. 2007. (Outra).

16.
28° EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2006. (Congresso).

17.
VI Encontro sobre Investigação na Escola.Formação de um coletivo de professores de física na região do Vale do Taquari. 2006. (Encontro).

18.
V Salão de iniciação científica UNIVATES.Formação de um coletivo de professores na área defísica na regiãodo Valedo Taquari. 2006. (Outra).

19.
I EEEF - Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evoluçãoconceitualno ensino de Física. 2005. (Encontro).

20.
III Semana de Pesquisa do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de \burgos. 2005. (Outra).

21.
IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes der Professores que Fazem Investigaçãona sua Escola.Grupo de reflexão sobre a prática docente: uma proposta de formação continuada para professores do ensino superior. 2005. (Encontro).

22.
III Simpósio INternacional de Educação Supeior.Grupo de reflexão sobre a prática docente: uma proposta de formação continuada para professores do ensino superior. 2004. (Simpósio).

23.
II Semana de Pesquisa do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos. 2004. (Outra).

24.
IX EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evoluçãoconceitual em ensino de Física. 2004. (Congresso).

25.
V Encontro de Investigação na Escola.V Encontro de Investigação na Escola. 2004. (Encontro).

26.
VII MEEP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa.Investigação e desenvolvimento de estratégias experimentais para a evolução conceitualno ensino de Física. 2004. (Outra).

27.
VII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MEEP.Conhecimento prévio do aluno: detecção e criação de novas estratégias de ensino superior e na formação de professorews na área de ciências. 2004. (Outra).

28.
VI MEEP.Conhecimentoprévio do aluno: detecção e criaçao de novas estratégias de ensino superior e na formação de ES na área de Ciências. 2003. (Outra).

29.
II ENPEC.Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss em nível de Física Geral. 1999. (Encontro).

30.
I Simpósio de Educação Superior.I Simpósio de Educação Superior. 1999. (Simpósio).

31.
Aspectos Tóricos e Metodológicos da Pesquisa na Formação de Professores.Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa na formação de professores. 1998. (Seminário).

32.
III Fórum sobre a Crise dos Paradigmas: Educação e Ciências. 1998. (Outra).

33.
VI EPEF.Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gass para a Eletricidade, à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. 1998. (Encontro).

34.
XII SNEF. Identificação de modelos mentais em alunos de física Geral, na área de Mecânica. 1997. (Congresso).

35.
III ELAPEF.III ELAPEF Escola Latino Americana sobre pesquisa em ensino de Física. 1996. (Outra).

36.
II ELAPEF.II ELAPEF - Escola Latino Americana de Pesquisa em Ensino de Física. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, I. K.; MUENCHEN, C. ; SAUERWEIN, I. P. S. ; TOLENTINO NETO, L. C. B. . XII Encontro de Investigação na Escola. 2013. (Congresso).

2.
GARCIA, I. K.; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; DULLIUS, Maria Madalena ; GIONGO, Ieda Maria ; PIZZATO, Michelle Camara ; QUARTIERI, Marli Teresinha ; SCHREINER, Ingo Valter ; TOGNI, Ana Cecília . IX Encontro sobre investigação na escola. 2009. (Outro).

3.
GARCIA, I. K.; BORRAGINI, Eliana Fernandes ; DULLIUS, Maria Madalena ; GIONGO, Ieda Maria ; HARRES, Jacqueline da Silva ; HARRES, João Batista Siqueira ; PIZZATO, Michelle Camara ; QUARTIERI, Marli Teresinha ; SCHREINER, Ingo Valter ; TOGNI, Ana Cecília . IV Encontro Ibero-Americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Jonas Cegelka da Silva. Construção dos Conceitos da Calorimetria, da Termodinâmica e das Ondas Eletromagnéticas a partir de Situações Envolvendo Fornos Solares. Início: 2015. Tese (Doutorado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

2.
Carla Beatriz Spohr. UMA UEPS SOBRE A TEMÁTICA ?ELETROMAGNETISMO? PARA ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO UTILIZANDO COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO UM CIRCUITO ELÉTRICO QUE TRANSFORMA ENERGIA SONORA EM ELÉTRICA NUM SISTEMA DE SOM AUTOMOTIVO.. Início: 2015. Tese (Doutorado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

3.
Vinícius Medeiros da Rosa. natureza da Ciência. Início: 2015. Tese (Doutorado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

4.
Suziane Bopp Antonello. Estudo interdisciplinar para o ensino de matemática no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Início: 2015. Tese (Doutorado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

5.
André Taschetto Gomes. Panorama da realidade da Educação em Ciências na EJA: um retrato de culturas, professores e perspectivas futuras. Início: 2014. Tese (Doutorado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Franciele Faccin. Implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas sobre Física Térmica para alunos do 2 ano do Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Prog. de pós-grad. em Ed. Mat. e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Isabel Krey Garcia.

2.
Vinícius Medeiros da Rosa. Dinâmica das Concepções sobre a natureza da Ciência de estudantes de Graduação em Física. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isabel Krey Garcia.

3.
André Taschetto Gomes. Abordagem interdisciplinar a partir da temática energia: contribuições para uma aprendizagem significativa na EJA. 2014. Dissertação (Mestrado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isabel Krey Garcia.

4.
Lisiane Barcellos Calheriro. Inserção de tópicos de Física de Partículas de forma integrada aos conteúdos tradicionalmente abordados no Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Isabel Krey Garcia.

Iniciação científica
1.
Michele Beatriz Wickert. Formação de um coletivo de professores na área de Física na regiãodo Vale do Taquari. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Exatas - Lic Plena Hab em Fís, Matem Quím) - Centro Universitário Univates. Orientador: Isabel Krey Garcia.

2.
Eduardo Ismael Fuchs. Desenvolvimento de processos inovadores na formação de professore: avaliação, planejamento e Articulação de atividades na formação inicial. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Exatas - Lic Plena Hab em Fís, Matem Quím) - Centro Universitário Univates, Centro Universitário Univates. Orientador: Isabel Krey Garcia.

3.
Eduardo Ismael Fuchs. Desenvolvimento de Processos Inovadores na Formação de Professores: Avaliação, Planejamento e Articulação de Atividades na Formação Inicial. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Exatas - Lic Plena Hab em Fís, Matem Quím) - Centro Universitário Univates, Centro Universitário Univates. Orientador: Isabel Krey Garcia.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GOMES, A. T.2016GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. . A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EJA A PARTIR DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & SITUAÇÕES PROBLEMA PARA ESTIMULAR A LEITURA E O PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Ciências & Idéias, v. 7, p. 169-194, 2016.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, I. K.; MUENCHEN, C. ; SAUERWEIN, I. P. S. ; TOLENTINO NETO, L. C. B. . XII Encontro de Investigação na Escola. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


01. Recebeu o título de Professor do Ensino de Primeiro Grau de 1ª a 4ª Série, pelo Instituto Concórdia-Escola de 1º e 2º Graus, em 1987.
(05/04/2006)
02.Aprovada em Concurso Público de Títulos e Provas para Provimento de cargo de Professor Auxiliar, na Área de Física, bub-área Licenciatura em Física, do Instituto de Física, realizado no Departamento de Física em junho de 1996.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:32:05