Roberto de Carvalho Brandão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2522833589427101
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: bioeletricidade, planejamento energético, market design, hidroelétricas e economia da energia. É Pesquisador Sênior do Grupo de Estudos do Setor Elétrico IE-UFRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto de Carvalho Brandão
Nome em citações bibliográficas
BRANDAO, R. C.


Formação acadêmica/titulação


1990 interrompida
Doutorado interrompido em 1992 em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Katia Rodrigues Muricy.
Ano de interrupção: 1992
1987 - 1990
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Um Mapa do Múltiplo: Física, Ética e Política na Filosofia de Espinosa,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Katia Rodrigues Muricy.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1985 interrompida
Mestrado interrompido em 1986 em Ciência Econômica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Orientador: Paulo Roberto Davidoff Chagas Cruz.
Ano de interrupção: 1986
1981 - 1984
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



TECHNE-GESEL Projetos e Análises Ltda, TECHNE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Gesel-IE-UFRJ


Fundação Universitária José Bonifácio, FUJB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisado do Gesel-IE-UFRJ



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Impacto dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nivalde José de Castro em 17/09/2018.
Descrição: O projeto tem como objetivo geral identificar, sistematizar e formular propostas de ajustes e inovações regulatórios mais eficientes para viabilizar a difusão em larga escala dos Recursos Energéticos Distribuídos sem causar impactos financeiros negativos para as Distribuidoras e para os Consumidores. Nesta perspectiva, são objetivos específicos do trabalho a) Examinar as perspectivas de disseminação destas tecnologias no sistema elétrico brasileiro ao longo dos próximos 20 anos; b) Mensurar os impactos econômicos, em custos adicionais e eventuais reduções de receitas, destas tecnologias sobre as distribuidoras; c) Identificar os mecanismos regulatórios que estão sendo adotados em outros países; d) Analisar e simular adequação de mecanismos regulatórios à realidade brasileira; e) Quantificar os impactos das inovações regulatórias sobre o faturamento e custos da Distribuidora; f) Validar os resultados com o marco regulatório e agentes econômicos do setor elétrico brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nivalde José de Castro em 17/09/2018.
Descrição: O Projeto de P&D tem como objetivo central o desenvolvimento de uma nova metodologia regulatória inovadora para as distribuidoras de energia lidarem com Áreas com Severas Restrições Operativas (ARSOs) com altas perdas não técnicas. O foco do trabalho será centrado em quatro vetores analíticos: 1) tratamento regulatório para ARSOs (compromissos com redução de perdas, qualidade do suprimento, universalidade, limitação do fornecimento, etc.), onde o poder público tem pouca ou nenhuma presença, sobretudo quando a concessionária é empresa privada; 2) papel de estruturas tarifárias diferenciadas nas experiências de combates, mitigação e redução a perdas em ARSOs; 3) distribuição de riscos e resultados associados às perdas não técnicas; 4) limites de riscos econômicos para as perdas e para os indicadores de qualidade da Distribuidora considerando as ARSOs...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
Regulação Econômica da Geração Termoelétrica: formas de contratação e metodologia de cálculo do custo de operação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nivalde José de Castro em 17/09/2018.
Descrição: O projeto tem como objetivo fundamentar propostas de inovações regulatórias com o objetivo central de dar mais eficiência econômica aos contratos de longo prazo para geração termoelétrica no Brasil, sobretudo no Mercado Regulado. O estudo do tipo P&D Inovação regulatória pretende dar contribuição relevante e efetiva na formatação dos contratos de geração térmica. Pretende-se reduzir o risco econômico-financeiro da contratação para os consumidores e investidores e, por consequência, aumentar a aderência entre a Regulação Econômica e as características técnicas e operação real de usinas termoelétricas objetivando, em última instância buscar o realismo tarifário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
Indicadores de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nivalde José de Castro em 17/09/2018.
Descrição: Descrição: Desenvolvimento de proposta de uma metodologia para avaliação de situação e posição econômico-financeira de empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica. O objetivo geral e central é contribuir para o desenvolvimento, implementação e acompanhamento do desempenho econômico e financeiro das distribuidoras de energia elétrica que atuam no Brasil, através de Índice de Sustentabilidade Financeira ? ISF- a ser definido pela ANEEL.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Avaliação de Políticas e Ações de Incentivo às Inovações Tecnológicas no Setor Elétrico: análise da experiência internacional e propostas para o Brasil

Projeto certificado pela empresa Bandeirante Energia em 04/05/2015.
Descrição: Descrição O objetivo geral do projeto é avaliar e propor políticas tecnológicas para o setor elétrico brasileiro que sejam eficientes e custo-efetivas. Para tanto foram definidos os seguintes objetivos intermediários: i. Delimitação do problema e das variáveis relevantes; ii. Seleção da amostra dos países a serem analisados; iii. Análise das políticas implementadas nestes países; iv. Estruturação dos problemas a analisar usando técnicas específicas de PSM (problem structuring methods) para identificar as partes interessadas (stakeholders) e as suas relações; v. Construção de uma metodologia baseada em análise multicritério que permita fazer avaliação e benchmark de políticas e ações de inovação tecnológica no setor elétrico; vi. Aplicação desta metodologia para comparar às políticas examinadas; vii. Exame da realidade brasileira (motivações, custos, benefícios)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
A energia na cidade do futuro

Projeto certificado pela empresa Companhia Paulista de Força e Luz em 03/05/2015.
Descrição: Estabelecer as diretrizes e parâmetros tecnológicos, regulatórios e econômicos que irão orientar a construção da "Cidade do Futuro". Tendo como foco analítico nove vetores estratégicos. Projeto desenvolvido sob a égide do Programa de P&D ANEEL - agencia reguladora do setor elétrico brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
PANORAMA E ANÁLISE COMPARATIVA DA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL COM TARIFAS PRATICADAS EM PAÍSES SELECIONADOS, CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA DO MODELO INSTITUCIONAL VIGENTE

Projeto certificado pela empresa Rio Grande Energia em 03/05/2015.
Descrição: Realização de consistente análise comparativa das tarifas de energia elétrica a nível internacional, sistematizando diagnóstico das principais causas que levam às discrepâncias entre as tarifas praticadas em diversos países. Neste sentido, o projeto irá fornecer os elementos explicativos sobre as reais causas e razões que diferenciam as tarifas pagas pelo consumidor final no Brasil com a tarifa paga em outros países com o duplo objetivo de 1) Eliminar o espaço para conclusões e comparações indevidas; e 2) Fornecer e sistematizar elementos inovadores de caráter regulatório para contribuir ao aprimoramento do processo de modicidade tarifária do Brasil. Com vistas a ser possível atingir o objetivo central deste projeto, foram estabelecidos como objetivos específicos a análise minuciosa das seguintes questões para cada um dos países a ser selecionado: As modalidades tarifárias adotadas; A estrutura tarifária utilizada; Agente responsável pela definição da estrutura tarifária; Agente responsável pela fixação das tarifas; Características da indústria elétrica (modelo verticalizado ou desverticalizado?); Existência de consumidores livres; Estrutura dos impostos (e encargos) e como eles incidem sobre as tarifas; Subsídios a consumidores finais ou à compra combustíveis para geração; Características específicas do marco regulatório; Composição da matriz elétrica; Oferta de insumos primários; Custo da transmissão; Grau de eletrificação (percentual de atendimento da população urbana, rural densidade de clientes) e necessidade de incorporação de novos usuários; Grau de industrialização do país e a sua política industrial; Existência de tarifas regionais e qual a heterogeneidade das regiões; Presença de empresas públicas e privadas; Critérios contábeis...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Energia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; OZORIO, L. M. ; MACEDO, M. A. ; RODRIGUES, A. ; TORRES FILHO, E. ; RUFIN, C. ; GOMES, R. O. ; SCALZER, R. ; TAVARES, A. ; MARTINS, N. ; BRAGA, K. . Indicadores de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica. 1. ed. Rio de Janeiro: Publ!t, 2018. v. 1. 181p .

2.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; SOARES, D. R. ; PRADO, F. ; MORAES, P. ; Galvão, João P ; Arnau, Alejandro ; GOITIA, P. S. D. ; ROSENTAL, R. ; DANTAS, G. A. ; LAFRANQUE, A. . As Tarifas de Energia Elétrica no Brasil e em Outros Países: O Porquê das Diferenças. 1. ed. RIO DE JANEIRO: Fábrica de Livros, 2017. v. 1. 257p .

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, N. J. ; DANTAS, G. A. ; BRANDAO, R. C. ; Penna, Caetano ; ZAMBONI, L. . Desenvolvimento de Redes Inteligentes no Brasil: abordagem a partir da Perspectiva Multinível. In: Nivalde de Castro; Guilherme Dantas. (Org.). Políticas Públicas para Redes Inteligentes. 1ed.RIO DE JANEIRO: PUBLIT SOLUÇÕES EDITORIAIS, 2016, v. 366, p. 159-194.

2.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. . A necessidade de expansão da geração térmica no Brasil. In: Nivalde de Castro. (Org.). Visão 2030. 1ed.Rio de Janeiro: Babilonia Cultura Editorial, 2015, v. 1, p. 111-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; MARCU, S. ; DANTAS, G. A. . MARKET DESIGN IN ELECTRIC SYSTEMS WITH HIGH RENEWABLES PENETRATION. In: International Conference on Applied Business & Economics, 2010, La Coruña. International Conference on Applied Business & Economics, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, N. J. ; DANTAS, G. A. ; BRANDAO, R. C. . Contribuição da Bioeletricidade para Sustentabilidade da Economia Paulista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . A Consolidação do Setor Sucroenergético e a Expansão da Bioeletricidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CASTRO, N. J. ; DANTAS, G. A. ; BRANDAO, R. C. . A Dinâmica Estrutural do Setor Sucroenergético como Elemento Indutor de Investimentos em Bioeletricidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTRO, N. J. ; MARTINI, S. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. ; TIMPONI, R. . A Importância das Fontes Alternativas e Renováveis na Evolução da Matriz Elétrica Brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; Machado, A F ; Gomes, V . Contribuições para o aperfeiçoamento do Mercado Atacadista de Energia Brasileiro. Rio de Janerio: Gesel UFRJ, 2017 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

2.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. ; VARDIERO, P. ; GOITIA, P. S. D. . Análise comparativa internacional e desenhos de mercados atacadistas de energia. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2017 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

3.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; Machado, A F ; Gomes, V . Reflexões sobre o mercado brasileiro de energia elétrica no atacado e a crise financeira recente. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2017 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

4.
CASTRO, N. J. ; BRAGA, K. ; RUFIN, C. ; BRANDAO, R. C. ; SILVA, P. P. . Uma Primeira Aproximação à Regulação Financeira do Setor Elétrico na Literatura Internacional. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2016 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

5.
CASTRO, N. J. ; DANTAS, G. A. ; BRANDAO, R. C. ; MOSCOWICKZ, M. ; ROSENTAL, R. . Perspectivas e Desafios da Difusão da Micro e da Mini Geração Solar Fotovoltaica no Brasil. Rio de Janeiro: Publit, 2016 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

6.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; ROSENTAL, R. ; GOITIA, P. S. D. . A Formação do preço da energia elétrica: Experiências internacionais e o modelo brasileiro. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2015 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

7.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; ROSENTAL, R. ; GOITIA, P. S. D. . Integração elétrica internacional do Brasil: Antecedentes, situação atual e perspectivas. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2015 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

8.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; Moreira, N H . Desequilíbrio econômico e financeiro das usinas termoelétricas frente à persistência da crise hidrológica: 2012-2014. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2014 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

9.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. ; ROSENTAL, R. . O Processo de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiros e os Impactos da MP579. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2013 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

10.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. ; GOITIA, P. S. D. ; MAGALHAES, M. A. E. . Despacho de Usinas Térmicas por Critérios Técnicos para Teste. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2013 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

11.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. . Questões sobre a Renovação das Concessões de Distribuição. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2013 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

12.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. ; FERRAZ, C. C. M. . Novos paradigmas tecnológicos e de consumo e seus impactos sobre o setor elétrico. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2013 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

13.
RODRIGUES, A. ; BRANDAO, R. C. ; OZORIO, L. M. ; CASTRO, N. J. . Efeitos das Mudanças nos Padrões Contábeis na Análise Econômico-Financeira de Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica no Brasil. Rio de Janeiro: Gesel UFRJ, 2013 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

14.
CASTRO, N. J. ; BARA NETO, P. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . Expansão do Sistema Elétrico Brasileiro e o Potencial Hidroelétrico da Região Amazônica. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2012 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

15.
SOARES, D. R. ; BRANDAO, R. C. ; CASTRO, N. J. . Por que o preço da energia varia entre as distribuidoras?. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2012 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

16.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . O Setor Elétrico Brasileiro e os Compromissos de Reduções das Emissões de Gases do Efeito Estufa. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2012 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

17.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . Plano Decenal de Expansão de Energia - PDE 2020: Análise do Método, Metas e Riscos. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2012 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

18.
KLAGSBRUNN, V. H. ; CASTRO, N. J. ; SALES, S. ; BRANDAO, R. C. . Análise Conjuntural da Economia Brasileira: Dinâmica Macroeconômica e Setor de Energia Elétrica. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2011 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

19.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; MARTELO JR, E. . Pensando o Fim das Concessões do Setor Elétrico. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2011 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

20.
CASTRO, N. J. ; DANTAS, G. A. ; BRANDAO, R. C. . Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Pós-Fukushima. GESEL-IE-UFRJ, 2011 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

21.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; OZORIO, L. M. . Project Financing and Verticalization in Infrastructure Project Evaluation. A Case Study of Abengoa. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2011 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

22.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; OZORIO, L. M. . O Desempenho financeiro das distribuidoras de energia elétrica e o processo de revisão tarifária periódica. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2011 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

23.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. . Causas, consequências e busca de soluções para os atrasos em projetos de novos empreendimentos de geração. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2011 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

24.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; MARCU, S. ; DANTAS, G. A. . Mercados de energia em sistemas elétricos com alta participaçao de energias renováveis. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2011 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

25.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . O Potencial da Bioeletricidade, a Dinâmica do Setor Sucroenergético e o Custo Estimado dos Investimentos. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2011 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

26.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . Considerações sobre a Ampliação da Geração Complementar ao Parque Hídrico Brasileiro. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

27.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . Problemas no Cálculo das Garantias Físicas para os Leilões de Energia Nova. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

28.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . O Risco Financeiro de um Período Seco Prolongado para o Setor Elétrico Brasileiro. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

29.
CASTRO, N. J. ; DANTAS, G. A. ; BRANDAO, R. C. . O Potencial da Bioeletricidade, a Dinâmica do Setor Sucroenergético, e o Custo Estimado dos Investimentos. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

30.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; AVILA, P. ; DANTAS, G. A. . O Equilíbrio Dinâmico e as Condições de Demanda e Oferta do Setor Elétrico Brasileiro. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

31.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; AVILA, P. . Contratação e Atraso de centrais termoelétricas nos leilões de energia nova. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

32.
CASTRO, N. J. ; LEITE, A. L. S. ; TIMPONI, R. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . Considerações sobre as perspectivas da Matriz Elétrica Brasileira. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

33.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. . A Seleção de Projetos nos Leilões de Energia Nova e a Questão do Valor da Energia. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

34.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. ; DANTAS, G. A. . Oportunidadades de Comercialização de Bioeletricidade no Sistema Elétrico Brasileiro. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).

35.
CASTRO, N. J. ; BRANDAO, R. C. . Las Negociaciones con Paraguay sobre la Energía de Itaipu. Rio de Janeiro: GESEL-IE-UFRJ, 2010 (Texto de Discussão do Setor Elétrico).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 18:27:53