Virginia Maria Tavano

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8582736780495198
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


VIRGINIA MARIA TAVANO concluiu o doutorado em Oceanografia Biológica pela University of Southampton, Inglaterra, em 1989. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande, no Instituto de Oceanografia. Atua na área de Oceanografia Biológica, com ênfase em Interação entre os Organismos Marinhos, sobretudo o fitoplâncton e os parâmetros ambientais. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: fitoplâncton, clorofila, Praia do Cassino, cor do oceano, Algas Nocivas, Lagoa dos Patos, Antártica, clorofila-a, Sensoriamento Remoto e Água de Lastro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Virginia Maria Tavano
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, V.M.T.;Garcia, V.M.T.;Virginia M.T. Garcia;Garcia, V.M.;Tavano, V.M.;Virginia Maria Tavano;Tavano, V.;Garcia, V.;Garcia, Virginia Maria Tavano;Garcia, Virginia M.T.;TAVANO, VIRGINIA MARIA;MARIA TAVANO, VIRGÍNIA;MARIA TAVANO, VIRGINIA;TAVANO, VIRGINIA M.;Tavano, Virginia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Departamento de Oceanografia, Lab de Ecologia de Fitoplâncton e Microorganismos Marinhos.
Avenida Itália, Km 8
Carreiros
96203-900 - Rio Grande, RS - Brasil - Caixa-postal: 474
Telefone: (53) 32336510
Fax: (53) 32336601


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1989
Doutorado em Biological Oceanography.
University Of Southampton, SOTON, Grã-Bretanha.
Título: THE EFFECT OF IRRADIANCE ON GROWTH AND PRODUCTION OF THE MARINE BLOOM-FORMING DINOFLAGELLATE GYRODINIUM AUREOLUM, Ano de obtenção: 1989.
Orientador: DUNCAN ALISTER PURDIE.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: FOTOADAPTACAO; FLORACOES; dinoflagelados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1980 - 1983
Graduação em Oceanologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Pós-doutorado


2003 - 2004
Pós-Doutorado.
Nasa Goddard Space Flight Center, NASA/GSFC, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Oceanografia, .

Cargo ou função
Representante do Nucleo de Oc. Biológica no Instituto de Oceanografia (suplente).
2002 - Atual
Ensino, Aqüicultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia e Cultivo de microalgas
2/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Oceanografia, Lab de Ecologia de Fitoplâncton e Microorganismos Marinhos.

3/1996 - Atual
Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planctologia
3/1992 - Atual
Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fisio-ecologia do fitoplâncton marinho
3/2002 - 3/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Oceanografia, Comissão de Seleção Ao Programa de Pós Graduação Em Oc Biológica.

Cargo ou função
Secretária da Comissão.
3/1999 - 7/2003
Ensino, Oceanografia Física, Química e Geológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Oceanografia Biológica
3/1999 - 3/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Oceanografia, Comissão de Curso de Pós Graduação Em Oceanografia Física Química e Geológi.

Cargo ou função
Membro de comissão.
3/1996 - 3/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Oceanografia, Comissão de Seleção Ao Programa de Pós Graduação Em Oc Biológica.

Cargo ou função
Membro de comissão.
8/1994 - 8/1996
Serviços técnicos especializados , Departamento de Oceanografia, Reitoria.

Serviço realizado
Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente.
2/1996 - 2/1996
Extensão universitária , Departamento de Oceanografia, Curso de Oceanologia.

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão sobre microalgas nocivas ao corpo de Bombeiros.
1/1994 - 1/1995
Direção e administração, Departamento de Oceanografia, Comissão de Curso de Pós Graduação Em Ocenaografia Biológica.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
3/1991 - 3/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Oceanografia, Comissão de Seleção Ao Programa de Pós Graduação Em Oc Biológica.

Cargo ou função
Membro de comissão.


Linhas de pesquisa


1.
Florações de microalgas nocivas
2.
Produção primária fitoplanctônica

Objetivo: Esta linha tem como objetivo a estimativa de taxas de produtividade primária do fitoplâncton em áreas costeiras do sul do Brasil e do Oceano Austral. Dentro deste estudo utiliza-se de medidas e parâmetros fotossintéticos determinados in-situ e dados de distribuição da biomassa fitoplanctônica (clorofila-a) por sensores da cor do oceano, em satélites..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Palavras-chave: produção primária; Sensoriamento Remoto; clorofila; Costa Sul.
3.
Fisio-ecologia do fitoplâncton

Objetivo: Relacionar aspectos da fisiologia de determinadas espécies de fitoplâncton marinho, em laboratório, com processos físicos e químicos do meio ambiente onde ocorrem. Procura-se estudar espécies relevantes do ponto de vista ecológico (que produzem grandes florações), sócio-econômico (que produzem efeitos nocivos/tóxicos) e de produção (relevantes à aquicultura)..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Palavras-chave: Cultivo de microalgas; florações de fitoplâncton; Florações de Algas Nocivas.
4.
Bio-ótica marinha

Objetivo: - Determinar a relação entre propriedades óticas da água (radiância, retro-espalhamento e absorção) e do fitoplâncton (absorção, pigmentos e estrutura da comunidade), especialmente em regiões costeiras do sul do Brasil e do Oceano Austral; - Construir algoritmos bio-óticos regionais robustos, que proporcionem uma estimativa confiável da biomassa (clorofila-a) através das imagens da cor do oceano; - determinar a variabilidade espaço-temporal da biomassa do fitoplâncton (clorofila-a), nas regiões de estudo..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: bio-ótica; clorofila; algorítmos; cor do oceano.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Classificação de Micro Algas usando Inteligência Artificial
Descrição: O projeto propõe desenvolver algoritmos de aprendizado de máquina visando contribuir para a obtenção de um sistema automático/semi-automático de classificação de microalgas, no qual um operador humano é capaz de melhorar o desempenho do sistema, sendo necessária apenas uma intervenção mínima. Como dados experimentais, serão utilizados os resultados de contagem e classificação obtidos com um contador e imageador de partículas e de microalgas (FLOWCAM)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Coordenador / Amalia M S Detoni - Integrante / Marcio Silva de Souza - Integrante / Paulo Liles Jorge Drews Jr. - Integrante / Leonardo Ramos Emmendorfer - Integrante / Ricardo Nagel Rodrigues - Integrante / Matheus Frantz de Faria - Integrante.
2008 - 2011
Comparação entre medidas de clorofila-a por HPLC e fluorimetria ao redor da Peninsula Antartica, para estudos de detecção de clorofila por satélite
Descrição: Técnicas de sensoriamento remoto têm sido utilizadas nas últimas décadas para estudar a distribuição sinótica da biomassa fitoplanctônica em escalas regional e global. Vários algoritmos foram propostos para extrair dados de clorofila-a a partir de dados da cor do oceano. No entanto, devido a discrepâncias entre dados fornecidos por satélite e dados in-situ, especialmente no Oceano Antártico e ainda discrepâncias nos próprios métodos de determinar os pigmentos in-situ , este projeto tem os seguintes objetivos: - avaliar as medidas de pigmento (clorofila-a) por HPLC (cromatografia líquida de alta eficiência) e fluorimetria (método de rotina) em águas do Oceano Antártico, para validação de algorítmos para sensoriamento remoto. -estudar a comunidade fitoplanctônica e suas características pigmentares em diferentes locais ao redor da Península Antártica. O projeto está contemplado no âmbito de parceria bi-lateral entre a Universidade Federal do Rio Grande e a Universidade de Lisboa, com participação de discentes e pesquisadores das duas Instituições..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Coordenador / Carlos Alberto Eiras Garcia - Integrante / Marcio Silva de Souza - Integrante / Carlos Rafael Mendes - Integrante / Vanda Brotas - Integrante / Marcio M. Tenório - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
2007 - 2010
Southern Ocean Studies for Understanding Global-CLIMATE Issues ? SOS-Climate
Descrição: Este projeto tem o objetivo geral de conduzir estudos oceanográficos de longo prazo no Oceano Austral (latitudes > 400 S) que são associados ao panorama atual de mudanças climáticas. É a contribuição da oceanografia brasileira para o IV Ano Polar Internacional. . Os objetivos específicos são: Caracterizar (biologia, química, física, ótca) as florações fitoplanctônicas no talude da Patagônia; monitorar a exportação de águas densas formadas na região do Mar de Weddell; medir as propriedades termohalinas no Estreito de Bransfield para estudos de variabilidade interanual e de longo prazo; verificar a importância dos icebergs na estabilização da coluna de água em seu entorno, na fertilização das águas superficiais e suas consequências sobre a produtividade primária regional; desenvolver algoritmos regionais para mapeamento de biomassa fitoplanctônica do espaço; avaliar o papel desempenhado por vórtices e estruturas similares na transferência de massa, calor e outras propriedades entre as regiões subantártica e temperada do Atlântico Sul Ocidental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Integrante / Carlos Alberto Eiras Garcia - Coordenador / Heitor Evangelista - Integrante / Rosane G Ito - Integrante / Ricardo C Pollery - Integrante / Marcio Silva de Souza - Integrante / Mata, Mauricio M. - Integrante / Carlos Rafael Mendes - Integrante / Marcio M. Tenório - Integrante / Illana Wainer - Integrante.Financiador(es): Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 31 / Número de orientações: 5
2006 - 2009
Variabilidade espaço-temporal da concentração de clorofila-a na região do Arquipélago e ilhas oceânicas
Descrição: Considerando que o Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas tem como objetivo principal o conhecimento da composição, estrutura e dinâmica do ecossistema equatorial do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, propomos neste projeto o bjetivo geral de estudar a variabilidade da biomassa fitoplanctônica (clorofila-a) na região do ecossistema equatorial compreendido entre as latitudes 50 N - 100 S e longitudes 400 W - 250 W utilizando imagens de satélites da cor do oceano. Os objetivos específicos e as atividades propostas são as seguintes: ? Determinar as escalas subsazonais, sazonais e interanuais que dominam a variabilidade da concentração de clorofila na região; ? Encontrar padrões de distribuição espaço-temporal da concentração de clorofila e sua variabilidade nas imediações do Arquipálago e ilhas oceânicas; -Relacionar os padrões de variabilidade encontrados com a dinâmica equatorial; -Investigar os efeitos na distribuição espaço-temporal de clorofila ao redor do Arquipélago e ilhas oceânicas produzidos pela presença das ilhas e topografia local; -Relacionar os resultados obtidos com o conhecimento pretérito sobre a influência da dinâmica equatorial observada pelas imagens e o ecossistema do Arquipélago. -Fornecer as imagens geradas neste trabalho ao(s) projeto(s) da ação induzida, de forma a contribuir na formação da Base de Dados do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Integrante / Carlos Alberto Eiras Garcia - Coordenador / Mauricio M Mata - Integrante / Carlos Fujita - Integrante / Ana Paula Berger - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2004 - Atual
Relação entre o fitoplâncton e características óticas da água no Oceano Austral
Descrição: O estudo do fitoplâncton, em conjunto com a caracterização das propriedades óticas da água do mar, tem permitido a avaliação da distribuição destas microalgas nos oceanos, através do espaço, por imagens de satélite. No entanto, os poucos estudos de bio-ótica realizados em águas Antárticas mostraram que os algorítmos globais disponíveis na literatura sub-estimam as concentrações de clorofila-a (portanto a biomassa do fitoplâncton) nas regiões polares. O presente projeto tem os seguintes objetivos: 1) Determinar a relação entre propriedades óticas (radiância, retro-espalhamento) e a estrutura da assembléia fitoplanctônica no Oceano Austral; 2) Construir algoritmos bio-óticos regionais robustos para áreas ao redor da Península Antártica, que proporcionem uma estimativa confiável da clorofila-a através das imagens da cor do oceano; 3) determinar a variabilidade espaço-temporal da biomassa do fitoplâncton (clorofila-a), na região de estudo. O projeto está inserido em um projeto mais abrangente do "Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes - GOAL" (http://goal.ocfis.furg.br) o qual faz parte do Programa Antártico Brasileiro, dentro da Rede 1 - Antártica, Mudanças Globais, Meio-Ambiente e Teleconexões com o continente Sul-Americano. O grupo GOAL desenvolve um projeto multi-disciplinar, com o objetivo de contribuir, juntamente com a comunidade internacional, na investigação de processos relevantes para a compreensão do impacto das mudanças globais no ecossistema do Oceano Austral, assim como possíveis conexões com a zona costeira do Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Coordenador / Carlos Alberto Eiras Garcia - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Integrante / Eduardo Miranda de Sousa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7
2004 - Atual
Processos físicos e biogeoquímicos na frente de quebra de plataforma da Patagônia -
Descrição: PATEX (PATagonian EXperiment) é um projeto multidisciplinar de coleta e análise de dados oceanográficos (físicos, químicos e biológicos) e atmosféricos (gases de relevância no efeito estufa) no Oceano Austral, mais especificamente na região da quebra da plataforma Argentina (Patagônia). Esta região de frente oceanográfica apresenta alta abundância de fitoplâncton marinho durante a primavera e verão de cada ano, detectáveis como uma faixa de alta biomassa (clorofila-a) através de sensoriamento remoto. O projeto tem como principal objetivo entender as causas da variabilidade da biomassa e dos grupos funcionais do fitoplâncton e os processos físicos e biogeoquímicos associados às florações na região da quebra da plataforma Argentina (sul de 400S). Pretende-se, ainda, produzir algorítmos bio-óticos para o acompanhamento e monitoramento, de longo prazo, destas florações, através do espaço. A estratégia amostral do projeto é composta de dois cruzeiros oceanográficos, com estações ao longo da quebra de plataforma da Patagônia, aproveitando-se a ida (Novembro - primavera) e retorno (Março - verão) do Navio Ary Rongel à Antártica. Os seguintes parâmetros serão determinados em diversas profundidades: -Biológicos: Biomassa e composição do fitoplâncton, produção primária. -Químicos: pigmentos do fitoplâncton, sais nutrientes, incluindo Fe. -Físicos/químicos (CTD): estrutura termo-halina, oxigênio dissolvido. -Medidas óticas (acopladas ao CTD): atenuação da luz visível, retro-espalhamento da luz em dois comprimentos de onda, fluorescência do material orgânico dissolvido, radiância em 256 canais. -Medidas de gases: pressão parcial do CO2 (água) e dimetil sulfeto (DMS), NOx, CH4 na atmosfera..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Integrante / Carlos Alberto Eiras Garcia - Coordenador / Mauricio Magalhães Mata - Integrante / Ricardo Pollery - Integrante / Heitor Evangelista - Integrante / Rosane G Ito - Integrante.Financiador(es): Programa Antártico Brasileiro - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Nasa Goddard Space Flight Center - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9
2002 - 2006
Distribuição dos cistos de dinoflagelados no sedimento da Baía de Sepetiba, RJ
Descrição: O projeto teve por objetivo identificar e quantificar os cistos de microalgas do grupo dos dinoflagelados, em amostras de sedimento coletadas na Baía de Sepetiba, RJ. O projeto se insere no Programa Global sobre gerenciamento de Água de Lastro, da Organização Marítima Internacional. A Baía abriga o Porto de Sepetiba, onde diversos navios de carga descarregam sua água de lastro, a qual foi coletada em outras regiões costeiras ao redor do mundo. Esta água pode conter micro-organismos ou seus cistos de resistência, os quais podem germinar e colonizar o novo ambiente. Dentro do Programa Global de água de lastro, a Baía de Sepetiba foi selecionada para sediar um projeto piloto, cujas atividades incluíram um levantamento de toda a biota da Baía, para se ter uma idéia da introdução de espécies invasoras. Especial atenção foi dada a cistos de espécies potencialmente tóxicas de dinoflagelados, cuja disseminação na Baía poderia causar prejuízo à pesca, aquicultura e saúde pública. Assim, o projeto teve por objetivos: 1. realizar um levantamento numérico dos cistos de dinoflagelados nos diferentes locais amostrados. 2. analisar a distribuição espacial de grupos de cistos, com relação à: granulometria do sedimento, sítios de descarga de lastros, dinâmica de sedimentação e dados sobre o fitoplâncton da região. 3. estabelecer cultivos das espécies potencialmente nocivas ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Coordenador / Maria Celia Villac - Integrante / Viviane Berwanger Juliano - Integrante / Denise R Tenembaum - Integrante.Financiador(es): Organização Marítima Internacional - Cooperação / Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2
2002 - 2004
Variabilidade da Biomassa Fitoplanctônica e Produção Primária no Atlântico Sul
Descrição: Propomos aqui construir algoritmos bio-óticos regionais, através de coletas de dados "in situ" (temperatura, radiação visível, fluorencência, concentração de clorofila-a) e da utilização de imagens da temperatura superficial do mar (TSM/AVHRR) e da cor do oceano (SeaWiFS, MODIS, etc). Estes estudos permitirão verificar a variabilidade espaço-temporal da biomassa fitoplanctônica (neste momento) e da produtividade primária (no futuro) na região do Atlântico Sul Ocidental e Oceano Austral. Estes resultados contribuirão para estimativas regionais e globais do ciclo do carbono nos oceanos e fornecem subsídios para o manejo de zonas costeiras. Objetivos 1) Desenvolver algorítmos bio-óticos regionais da concentração de clorofila-a para a calibração das imagens SeaWiFS e MODIS; Motivação: Desde 1995, o Grupo de Cor do Oceano da FURG vem realizando medições bio-óticas no Atlântico Sul Ocidental com a finalidade de estimar a produtividade primária através de modelagem e sensoriamento remoto. 2) Modelar a estrutura vertical da biomassa fitoplanctônica na região de estudo, estabelecendo padrões característicos para cada região biogeoquímica ; 3) Comparar resultados da PP, obtidas pela NASA com o sensor MODIS, com os obtidos in situ em algumas províncias biogeoquímicas da região do Atlântico Sul Ocidental.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Integrante / Carlos Alberto Eiras Garcia - Coordenador / Mauricio Magalhães Mata - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2001 - 2006
Efeito de condições de cultivo sobre a qualidade nutricional de microalgas marinhas
Descrição: A utilização das microalgas na aqüicultura pode ser como fonte de alimento direto para animais filtradores como moluscos, algumas fases larvais de crustáceos, peixes fitoplantófagos ou indiretamente como alimento, através do zooplâncton consumido por peixes e crustáceos entre outros consumidores secundários. Vários fatores influenciam o valor nutricional das microalgas como fonte de alimento para organismos marinhos, tais como a digestibilidade da sua parede celular, o tamanho médio da célula, a produção de substâncias tóxicas e a composição bioquímica. Dentre estes fatores, a composição bioquímica é a característica mais passível de ser manipulada, para se adequar às necessidades nutricionais do organismo a ser cultivado. A fim de determinar as condições ótimas de crescimento e os efeitos do gás carbônico nas microalgas, foram realizados experimentos em diferentes condições de cultivo. Foram avaliados três fatores, que se considera serem importantes na variabilidade da composição bioquímica das microalgas: temperatura, concentração de gás carbônico e salinidade, com o objetivo de se obter o melhor crescimento e perfil bioquímico, sobretudo em relação aos ácidos graxos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Coordenador / Sirlei de Castro Araújo - Integrante / Eliane B Furlong - Integrante / Maria Isabel Queiroz - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1
2001 - Atual
Avaliação comparativa da influência dos padrões oceanográficos sobre a produção biológica da plataforma continental e talude em duas áreas do sul do Brasil
Descrição: O Núcleo de Estudos Integrados de Processos Oceanográficos - NEIPOC está constituído por 15 investigadores principais, cujos trabalhos tem como tema central a Oceanografia e como principal ambiente a região costeira e oceânica do sul do país. Grande parte dos investigadores são docentes da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), atuando como professores e orientadores de alunos nos cursos de graduação em Oceanologia, Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (nível Mestrado e Doutorado) e Pós-Graduação em Oceanografia Química, Física e Geológica. O Núcleo conta também com pesquisadores da área de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), um recente e produtivo grupo de pesquisa oceanográfica em fase de consolidação, e do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). O objetivo principal do projeto é avaliar comparativamente a influência dos padrões oceanográficos sobre a produção biológica da plataforma continental e talude em duas áreas do sul do Brasil: a região do Chuí, no extremo sul e o Cabo de Santa Marta Grande, em Santa Catarina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) .
Integrantes: Virginia Maria Tavano - Integrante / Clarisse Odebrecht - Integrante / Jorge Pablo Castello - Coordenador / Paulo Cesar Abreu - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 3


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Remote Sensing of Environment
2008 - Atual
Periódico: Continental Shelf Research
2006 - Atual
Periódico: International Journal of Remote Sensing
2008 - Atual
Periódico: Atlântica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:38
Total de citações:610
Fator H:16
Tavano, Virginia M  Data: 11/05/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:41
Total de citações:530
Garcia, V.M.T., Tavano, V.M., Garcia, V., Tavano, V.M., Tavano, V., Garcia, V., Garcia, V.M., Tavano, Virginia, Tavano, V.  Data: 14/03/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES MENDES, CARLOS RAFAEL2018BORGES MENDES, CARLOS RAFAEL ; TAVANO, VIRGINIA MARIA ; DOTTO, TIAGO SEGABINAZZI ; KERR, RODRIGO ; DE SOUZA, MÁRCIO SILVA ; EIRAS GARCIA, CARLOS ALBERTO ; SECCHI, EDUARDO RESENDE . New insights on the dominance of cryptophytes in Antarctic coastal waters: a case study in Gerlache Strait. DEEP-SEA RESEARCH PART II-TOPICAL STUDIES IN OCEANOGRAPHY, v. 149, p. 161-170, 2018.

2.
KERR, RODRIGO2018KERR, RODRIGO ; ORSELLI, IOLE B.M. ; LENCINA-AVILA, JANNINE M. ; EIDT, RENATA T. ; MENDES, CARLOS RAFAEL B. ; DA CUNHA, LETICIA C. ; GOYET, CATHERINE ; Mata, Mauricio M. ; TAVANO, VIRGINIA MARIA . Carbonate system properties in the Gerlache Strait, Northern Antarctic Peninsula (February 2015): I. Sea-Air CO2 fluxes. DEEP-SEA RESEARCH PART II-TOPICAL STUDIES IN OCEANOGRAPHY, v. 149, p. 171-181, 2018.

3.
KERR, R.2018KERR, R. ; GOYET, CATHERINE ; DA CUNHA, LETICIA C. ; ORSELLI, IOLE B.M. ; LENCINA-AVILA, JANNINE M. ; MENDES, CARLOS RAFAEL B. ; Carvalho-Borges, M. ; MATA, Mauricio M ; Virginia Maria Tavano . Carbonate system properties in the Gerlache Strait, Northern Antarctic Peninsula (February 2015): II. Anthropogenic CO2 and seawater acidification. DEEP-SEA RESEARCH PART II-TOPICAL STUDIES IN OCEANOGRAPHY, v. 149, p. 182-192, 2018.

4.
GONÇALVES ITO, ROSANE2018GONÇALVES ITO, ROSANE ; MARIA TAVANO, VIRGINIA ; MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras . Sea-air CO 2 fluxes and pCO 2 variability in the Northern Antarctic Peninsula during 3 summer periods (2008−2010). DEEP-SEA RESEARCH PART II-TOPICAL STUDIES IN OCEANOGRAPHY, v. 149, p. 84-98, 2018.

5.
ORSELLI, IOLE B.M.2018ORSELLI, IOLE B.M. ; KERR, RODRIGO ; ITO, ROSANE G. ; TAVANO, VIRGINIA M. ; MENDES, CARLOS RAFAEL B. ; GARCIA, CARLOS A.E. . How fast is the Patagonian shelf-break acidifying?. JOURNAL OF MARINE SYSTEMS, v. 178, p. 1-14, 2018.

6.
MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES2018MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES ; TAVANO, VIRGINIA MARIA ; KERR, RODRIGO ; DOTTO, TIAGO SEGABINAZZI ; MAXIMIANO, TIAGO ; SECCHI, EDUARDO RESENDE . Impact of sea ice on the structure of phytoplankton communities in the northern Antarctic Peninsula. DEEP-SEA RESEARCH PART II-TOPICAL STUDIES IN OCEANOGRAPHY, v. 149, p. 111-123, 2018.

7.
PEREIRA GRANJA RUSSO, ARNALDO D.?AMARAL2018PEREIRA GRANJA RUSSO, ARNALDO D.?AMARAL ; DE SOUZA, MÁRCIO SILVA ; BORGES MENDES, CARLOS RAFAEL ; MARIA TAVANO, VIRGINIA ; EIRAS GARCIA, CARLOS ALBERTO . Spatial variability of photophysiology and primary production rates of the phytoplankton communities across the western Antarctic Peninsula in late summer 2013. DEEP-SEA RESEARCH PART II-TOPICAL STUDIES IN OCEANOGRAPHY, v. 149, p. 99-110, 2018.

8.
GONÇALVES-ARAUJO, R.2018GONÇALVES-ARAUJO, R. ; SOUZA, M. S. ; MARIA TAVANO, VIRGINIA ; MENDES, CARLOS RAFAEL B. ; SOUZA, R. B. ; Schultz, C. ; POLLERY, Ricardo C . Phyto- and protozooplankton assemblages and hydrographic variability during an early winter survey in the Southern Brazilian Continental Shelf. JOURNAL OF MARINE SYSTEMS, v. 184, p. 36-49, 2018.

9.
ARAUJO, MILTON LUIZ VIEIRA2017ARAUJO, MILTON LUIZ VIEIRA ; MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES ; TAVANO, VIRGINIA MARIA ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; BARINGER, MOLLY O'NEIL . Contrasting patterns of phytoplankton pigments and chemotaxonomic groups along 30°S in the subtropical South Atlantic Ocean. Deep-Sea Research. Part 1. Oceanographic Research Papers, v. 120, p. 112-121, 2017.

10.
MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES2017MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES ; ODEBRECHT, Clarisse ; TAVANO, VIRGINIA MARIA ; ABREU, PAULO CESAR . Pigment-based chemotaxonomy of phytoplankton in the Patos Lagoon estuary (Brazil) and adjacent coast. Marine Biology Research (Print), v. 13, p. 22-35, 2017.

11.
ITO, Rosane G2016ITO, Rosane G ; Carlos Alberto Eiras, Garcia ; Virginia Maria Tavano . Net sea-air CO2 fluxes and modelled pCO2 in the southwestern subtropical Atlantic continental shelf during spring 2010 and summer 2011. Continental Shelf Research, v. 119, p. 68-84, 2016.

12.
Araujo, R.G.2016Araujo, R.G. ; SOUZA, M. S. ; Mendes, C. R. ; Virginia Maria Tavano ; GARCIA, Carlos Ae . Seasonal change of phytoplankton (spring vs. summer) in the southern patagonian shelf. Continental Shelf Research, v. 124, p. 142-152, 2016.

13.
LENCINA-AVILA, J.M.2016LENCINA-AVILA, J.M. ; ITO, R.G. ; GARCIA, C.A.E. ; Tavano, V.M. . Sea-air carbon dioxide fluxes along 35°S in the South Atlantic Ocean. Deep-Sea Research. Part 1. Oceanographic Research Papers, v. 115, p. 175-187, 2016.

14.
DETONI, AMÁLIA MARIA SACILOTTO2016DETONI, AMÁLIA MARIA SACILOTTO ; CIOTTI, ÁUREA MARIA ; CALIL, PAULO H. R. ; TAVANO, VIRGINIA MARIA ; YUNES, João Sarkis . Trichodesmium latitudinal distribution on the shelf break in the southwestern Atlantic Ocean during spring and autumn. Global Biogeochemical Cycles, v. 30, p. 1758-1753, 2016.

15.
RUSSO, A. D. P. G.2015RUSSO, A. D. P. G. ; SOUZA, M. S. ; Mendes, C. R. ; JESUS, B. ; Virginia Maria Tavano ; Carlos Alberto Eiras, Garcia . Photophysiological effects of Fe concentration gradients on diatom-dominated phytoplankton assemblages in the Antarctic Peninsula region. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 466, p. 49-58, 2015.

16.
DETONI, A.M.S.2015DETONI, A.M.S. ; SOUZA, M. S. ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; TAVANO, VIRGINIA MARIA ; Mata, Mauricio M. . Environmental conditions during phytoplankton blooms in the vicinity of James Ross Island, east of the Antarctic Peninsula. Polar Biology, v. 38, p. 1-1127, 2015.

17.
MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES2015MENDES, CARLOS RAFAEL BORGES ; Kerr, Rodrigo ; GARCIA, V.M.T. ; CAVALHEIRO, FELIPE ANTUNES ; GARCIA, CARLOS ALBERTO EIRAS ; DESSAI, DEEPTI R. GAUNS ; ANILKUMAR, N. . Cross-front phytoplankton pigments and chemotaxonomic groups in the Indian sector of the Southern Ocean. Deep-Sea Research. Part 2. Tropical Studies in Oceanography, v. 118, p. 221-232, 2015.

18.
GONÇALVES-ARAUJO, R.2015GONÇALVES-ARAUJO, R. ; DE SOUZA, MÁRCIO SILVA ; GARCIA, V.M.T. ; GARCIA, CARLOS ALBERTO EIRAS . Influence of oceanographic features on spatial and interannual variability of phytoplankton in the Bransfield Strait, Antarctica. JOURNAL OF MARINE SYSTEMS, v. 142, p. 1-15, 2015.

19.
KIENTECA LANGE, PRISCILA2014KIENTECA LANGE, PRISCILA ; RIVERA TENENBAUM, DENISE ; MARIA TAVANO, VIRGÍNIA ; PARANHOS, RODOLFO ; DE SIQUEIRA CAMPOS, LUCIA . Shifts in microphytoplankton species and cell size at Admiralty Bay, Antarctica. Antarctic Science (Print), v. 27, p. 1-15, 2014.

20.
MACHADO, A. A. S.2014MACHADO, A. A. S. ; GONÇALVES-ARAUJO, R. ; TEIXEIRA, P. ; GARCIA, V.M.T. ; BIANCHINI, A. . Effects of zinc on in vivo fluorescence, chlorophyll a and growth of the diatom Conticriba weissflogii (Thalassiosirales, Thalassiosiracea). Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 9, p. 278-287, 2014.

21.
Mendes, C. R.2013Mendes, C. R. ; Tavano, V.M. ; Costa Leal, Miguel ; Souza, Márcio Silva de ; Brotas, V. ; Garcia, Carlos A. E. . Shifts in the dominance between diatoms and cryptophytes during three late summers in the Bransfield Strait (Antarctic Peninsula). Polar Biology (Print), v. 36, p. 537-547, 2013.

22.
Ferreira, A.2013Ferreira, A. ; Stramski, D. ; GARCIA, Carlos Ae ; Garcia, V.M.T. ; CIOTTI, Aurea Maria ; Mendes, C. R. B. . Variability in light absorption and scattering of phytoplankton in Patagonian waters: Role of community size structure and pigment composition. Journal of Geophysical Research: Oceans, v. 118, p. 698-714, 2013.

23.
GIANNINI, M. F. C.2013GIANNINI, M. F. C. ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; CIOTTI, Aurea Maria ; Garcia, Virginia M.T. . Effects of low-salinity and high-turbidity waters on empirical ocean colour algorithms: An example for Southwestern Atlantic waters. Continental Shelf Research, v. 59, p. 84-96, 2013.

24.
FERREIRA, AMABILE2013FERREIRA, AMABILE ; Garcia, Carlos A.E. ; DOGLIOTTI, ANA I. ; Garcia, Virginia M.T. . Bio-optical characteristics of the Patagonia Shelf break waters: Implications for ocean color algorithms. Remote Sensing of Environment, v. 136, p. 416-432, 2013.

25.
DREWS JR., P. L. J.2013DREWS JR., P. L. J. ; COLARES, R. ; MACHADO, P. ; Faria, M. ; DETONI, A.M.S. ; Virginia Maria Tavano . Microalgae classification using semi-supervised and active learning based on Gaussian mixture models. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso), v. 19, p. 411-422, 2013.

26.
SOUZA, M. S.2012SOUZA, M. S. ; Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. ; POLLERY, Ricardo C . Phytoplankton community during a coccolithophorid bloom in the Patagonian shelf: microscopic and high-performance liquid chromatography pigment analyses. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (Print), v. 92, p. 13-27, 2012.

27.
Goncalves-Araujo, R.2012Goncalves-Araujo, R. ; De Souza, M. S. ; Mendes, C. R. B. ; Garcia, V.M.T. ; Pollery, R. C. ; Garcia, C. A. E. . Brazil-Malvinas confluence: effects of environmental variability on phytoplankton community structure. Journal of Plankton Research, v. 34, p. 399-415, 2012.

28.
Mendes, Carlos Rafael Borges2012Mendes, Carlos Rafael Borges ; Souza, Márcio Silva de ; Garcia, V.M.T. ; Costa Leal, Miguel ; Brotas, Vanda ; Carlos Alberto Eiras, Garcia . Dynamics of phytoplankton communities during late summer around the tip of the Antarctic Peninsula. Deep-Sea Research. Part 1. Oceanographic Research Papers, p. 1-14, 2012.

29.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras2011GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; Garcia, Virginia Maria Tavano ; Dogliotti, Ana Inés ; Ferreira, Amábile ; Romero, Silvia I. ; Mannino, Antonio ; Souza, Marcio S. ; Mata, Mauricio M. ; GARCIA, V. M. T. . Environmental conditions and bio-optical signature of a coccolithophorid bloom in the Patagonian shelf. Journal of Geophysical Research, v. 116, p. C03025, 2011.

30.
Mendes, Carlos Rafael2011Mendes, Carlos Rafael ; Sá, Carolina ; Vitorino, João ; Borges, Carlos ; GARCIA, V. M. T. ; Brotas, Vanda . Spatial distribution of phytoplankton assemblages in the Nazaré submarine canyon region (Portugal): HPLC-CHEMTAX approach. Journal of Marine Systems, v. 87, p. 90-101, 2011.

31.
TENENBAUM, D. R.2011TENENBAUM, D. R. ; LANGE, P. K. ; FERNANDES, L. F. ; CALIXTO, M. ; BARRERA-ALBA, J.J. ; GARCIA, V.M.T. . Plankton Structure of Shallow Coastal Zone at Admiralty Bay, King George Island West Antarctic Peninsula (WAP): Composition of Phytoplankton and Influence of Benthic Diatoms. Annual Activity Report 2010, v. 2, p. 121-125, 2011.

32.
EVANGELISTA, Heitor2010EVANGELISTA, Heitor ; Maldonado, Juan ; dos Santos, Elaine A. ; Godoi, Ricardo H.M. ; Garcia, Carlos A.E. ; Garcia, Virginia M.T. ; Jonhson, Erling ; Dias da Cunha, Kenya ; Leite, Carlos Barros ; Van Grieken, René . Inferring episodic atmospheric iron fluxes in the Western South Atlantic. Atmospheric Environment, v. 44, p. 703-712, 2010.

33.
Persich, Graziela da R.2010Persich, Graziela da R. ; GARCIA, V. M. T. . Influência da temperatura, salinidade e luz sobre o crescimento do dinoflagelado Alexandrium tamarense (DINOFLAGELLATA, DINOPHYCEAE) da plataforma continental adjacente ao estuário da Lagoa dos Patos. Atlântica, v. 32, p. 25-37, 2010.

34.
Alencar, Alexandre S.2010Alencar, Alexandre S. ; EVANGELISTA, Heitor ; dos Santos, Elaine A. ; Correa, Sergio M. ; Khodri, Myriam ; Garcia, Virginia M.T. ; Garcia, Carlos A.E. ; Pereira, Enio B. ; Piola, Alberto R. ; Felzenszwalb, Israel . Potential source regions of biogenic aerosol number concentration apportioning at King George Island, Antarctic Peninsula. Antarctic Science, v. 37, p. 1-9, 2010.

35.
TENENBAUM, D. R.2010TENENBAUM, D. R. ; BARRERA-ALBA, J.J. ; Tenório, M.M.B. ; GUIMARÃES, G. P. ; FERNANDES, L. F. ; GARCIA, V.M.T. . Diversity of Antactic Marine Microalgae: Effects of Environmental Changes on Composition and Abundance.. Annual Activity Report of National Institute of Science and Technology Antarctic Environmental Research, v. 1, p. 38-49, 2010.

36.
Ferreira, Amábile2009Ferreira, Amábile ; Garcia, Virginia M.T. ; Garcia, Carlos A.E. . Light absorption by phytoplankton, non-algal particles and dissolved organic matter at the Patagonia shelf-break in spring and summer. DEEP-SEA RESEARCH PART I-OCEANOGRAPHIC RESEARCH PAPERS, v. 56, p. 2162-2174, 2009.

37.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras2008GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. . Variability of chlorophyll-a from ocean color images in the La Plata continental shelf region. Continental Shelf Research, v. 28, p. 1568-1578, 2008.

38.
GARCIA, V.M.T.;Garcia, V.M.T.;Virginia M.T. Garcia;Garcia, V.M.;Tavano, V.M.;Virginia Maria Tavano;Tavano, V.;Garcia, V.;Garcia, Virginia Maria Tavano;Garcia, Virginia M.T.;TAVANO, VIRGINIA MARIA;MARIA TAVANO, VIRGÍNIA;MARIA TAVANO, VIRGINIA;TAVANO, VIRGINIA M.;Tavano, Virginia2008 GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio M ; POLLERY, Ricardo C ; PIOLA, Alberto R ; SIGNORINI, Sergio R ; MCCLAIN, Charles R ; RODRIGUEZ, M Debora Iglesias . Environmental factors controlling the phytoplankton blooms at the Patagonia shelf-break in spring. Deep-Sea Research. Part 1. Oceanographic Research Papers, v. 55, p. 1150-1166, 2008.

39.
MUELBERT, J. H.2008MUELBERT, J. H. ; ACHA, Marcelo ; MIANZAN, Hermes ; GUERRERO, Raul ; RETA, Raul ; BRAGA, Elisabete S. ; GARCIA, V.M.T. ; BERASATEGUI, Alejandro ; GOMEZ-ERACHE, Monica ; RAMIREZ, Fernando . Biological, physical and chemical properties at the Subtropical Shelf Front Zone in the SW-Atlantic Continental Shelf. Continental Shelf Research, v. 28, p. 1662-1673, 2008.

40.
JULIANO, Viviane Berwanger2007JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, V.M.T. . Relação entre a densidade de cistos de dinoflagelados e o tipo de sedimento na Baía de Sepetiba. Revista Brasileira de Biociências (Impresso), v. 5, p. 195-197, 2007.

41.
GARCIA, V.M.T.;Garcia, V.M.T.;Virginia M.T. Garcia;Garcia, V.M.;Tavano, V.M.;Virginia Maria Tavano;Tavano, V.;Garcia, V.;Garcia, Virginia Maria Tavano;Garcia, Virginia M.T.;TAVANO, VIRGINIA MARIA;MARIA TAVANO, VIRGÍNIA;MARIA TAVANO, VIRGINIA;TAVANO, VIRGINIA M.;Tavano, Virginia2006 GARCIA, V.M.T.; SIGNORINI, Sergio ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MCCLAIN, Charles R . Empirical and Semi-Analytical chlorophyll algorithms in the Southwestern Atlantic Coastal Region (25 -40oS and 60-45oW). International Journal of Remote Sensing, Inglaterra, v. 27, n.8, p. 1539-1562, 2006.

42.
PERSICH, G2006PERSICH, G ; KULIS, D ; LILLY, E ; ANDERSON, D ; GARCIA, V. M. T. . Probable origin and toxin profile of Alexandrium tamarense (Lebour) Balech from southern Brazil. Harmful Algae, v. 5, p. 36-44, 2006.

43.
JULIANO, Viviane Berwanger2006JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, V.M.T. . Cysts of potentially harmful dinoflagellates with emphasis in the genus Alexandrium in Sepetiba Bay (Brazil) during a GLOBALLAST program port survey. African Journal of Marine Science. African Journal of Marine Science (Print), África do Sul, v. 28, n.2, p. 299-303, 2006.

44.
Signorini, Sergio R.2006Signorini, Sergio R. ; Garcia, Virginia M. T. ; Piola, Alberto R. ; Garcia, Carlos A. E. ; Mata, Mauricio M. ; McClain, Charles R. . Seasonal and interannual variability of calcite in the vicinity of the Patagonian shelf break (38°S-52°S). Geophysical Research Letters, Estados Unidos, v. 33, n.L16610, p. L16610, 2006.

45.
RORIG, Leonardo Rubi2006RORIG, Leonardo Rubi ; ALMEIDA, T.C.M. ; GARCIA, V.M.T. . Structure and succession of the surf-zone phytoplankton in Cassino Beach, Southern Brazil. Journal of Coastal Research, Estados Unidos, v. SI 39, p. 1246-1250, 2006.

46.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras2005 GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. ; MCCLAIN, Charles R . Evaluation of SeaWiFS chlorophyll algorithms in the Southwestern Atlantic and Southern Oceans. Remote Sensing of Environment, Irlanda, v. 95, p. 125-137, 2005.

47.
ARAUJO, S. C.2005ARAUJO, S. C. ; GARCIA, V.M.T. . Growth and biochemical composition of the diatom Chaetoceros cf. wighamii Brightwell under different temperature, salinity and carbon dioxide levels. I. Protein, Carbohydrates and Lipids. Aquaculture (Amsterdam), v. 246, p. 405-412, 2005.

48.
SILVERA, Adriana Gisel Gonzalez2004SILVERA, Adriana Gisel Gonzalez ; ANGEL, E. S. ; GARCIA, V.M.T. ; KARGER, F. M. ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; NUNES, R. M. . Biogeographical regions of the tropical and subtropical Atlantic Ocean off South America: classification based on pigment (CZCS) and chlorophyll-a (SeaWiFS) variability. Continental Shelf Research, Reino Unido, v. 24, n.9, p. 983-1000, 2004.

49.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras2004GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; SARMA, Yvb ; MATA, Mauricio Magalhães ; GARCIA, V.M.T. . Chlorophyll variability and eddies in the Brazil-Malvinas confluence region. Deep-Sea Research. Part 2. Tropical Studies in Oceanography, Estados Unidos, v. 51, n.1-3, p. 149-172, 2004.

50.
ABREU, P. C.2003ABREU, P. C. ; RORIG, Leonardo Rubi ; GARCIA, V.M.T. ; ODEBRECHT, Clarisse ; BIDDANDA, B. . Decoupling between bacteria and the surf-zone diatom Asterionellopsis glacialis at Cassino Beach, Brazil.. Aquatic Microbial Ecology, Estados Unidos, v. 32, p. 219-228, 2003.

51.
PERSICH, G. R.2003PERSICH, G. R. ; GARCIA, V.M.T. . Ocorrência de cistos de dinoflagelados, com ênfase em Alexandrium tamarense, no sedimento próximo à desembocadura da Lagoa dos Patos.. Atlântica, Rio Grande, v. 25, n.2, p. 123-133, 2003.

52.
RORIG, Leonardo Rubi2002RORIG, Leonardo Rubi ; GARCIA, V.M.T. . Accumulations of the surf diatom Asterionellopsis glacialis in Cassino Beach, Southern Brazil, and its relationship with environmental factors.. Journal of Coastal Research, E.U.A., v. SI 35, p. 167-177, 2002.

53.
GARCIA, V. M. T.1994GARCIA, V. M. T. ; PURDIE, D. A. . Primary production studies during a Gyrodinium cf. aureolum (Dinophyceae) bloom in the western English Channel. Marine Biology (Berlin), v. 119, p. 297-305, 1994.

54.
GARCIA, V.M.T.;Garcia, V.M.T.;Virginia M.T. Garcia;Garcia, V.M.;Tavano, V.M.;Virginia Maria Tavano;Tavano, V.;Garcia, V.;Garcia, Virginia Maria Tavano;Garcia, Virginia M.T.;TAVANO, VIRGINIA MARIA;MARIA TAVANO, VIRGÍNIA;MARIA TAVANO, VIRGINIA;TAVANO, VIRGINIA M.;Tavano, Virginia1992GARCIA, V.M.T.; PURDIE, D. A. . THE INFLUENCE OF IRRADIANCE ON GROWTH, PHOTOSYNTHESIS AND RESPIRATION OF GYRODINIUM AUREOLUM. Journal of Plankton Research, v. 14, n.9, p. 1251-1265, 1992.

55.
DANERI, G.1992DANERI, G. ; IRIARTE, A. ; GARCIA, V.M.T. ; PURDIE, D. A. ; CRAWFORD, D. W. . GROWTH IRRADIANCE AS A FACTOR CONTROLLING THE DARK RESPIRATION OF MARINE PHYTOPLANKTON. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (Print), v. 72, p. 723-726, 1992.

56.
IRIARTE, A.1991IRIARTE, A. ; DANERI, G. ; GARCIA, V.M.T. ; PURDIE, D. A. ; CRAWFORD, D. W. . PLANKTON COMMUNITY RESPIRATION AND ITS RELATIONSHIP TO CHLOROPHYLL A CONCENTRATION IN MARINE COASTAL WATERS.. Oceanologica Acta, v. 14, n.4, p. 379-388, 1991.

Capítulos de livros publicados
1.
Lutz, Vivian ; Segura, Valeria ; Dogliotti, Ana ; Tavano, Virginia ; Brandini, Frederico P. ; Calliari, Danilo L. ; Ciotti, Aurea M. ; Villafañe, Virginia F. ; Schloss, Irene R. ; Corrêa, Flavia M. P. Saldanha ; Benavides, Hugo ; Cantonnet, Denise Vizziano . Overview on Primary Production in the Southwestern Atlantic. In: Hoffmeyer, M.S. et al. (Org.). Plankton Ecology of the Southwestern Atlantic. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 101-126.

2.
Garcia, Carlos A. E. ; Mata, Mauricio M. ; GARCIA, V. M. T. ; WAINER, I. ; ITO, Rosane G ; SOUZA, R. B. ; PEZZI, L. ; POLLERY, Ricardo C ; EVANGELISTA, Heitor . Estudos no Oceano Austral para a compreensão do clima global. In: Maria Cordélia S. Machado. (Org.). Ciência brasileira no IV Ano Polar Internacional. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2009, v. , p. 99-109.

3.
Garcia, Carlos A. E. ; Mata, Mauricio M. ; GARCIA, V. M. T. ; KINAS, P. G. ; SECCHI, E. R. ; MUELBERT, M. M. ; Kurtz, F.W. ; POLLERY, Ricardo C . Oceano Austral. In: Tânia Brito. (Org.). O Brasil e o meio ambiente antártico. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2007, v. , p. 41-49.

4.
GARCIA, V.M.T.; TENEMBAUM, Denise R ; CAMPOS, L. S. . Ambiente Marinho Pelágico: Fitoplâncton. In: Maria Cordélia S. Machado; Tânia Brito. (Org.). Antártica: Ensino Fundamental e Ensino Médio. 1ed.Brasília: Ministério da Educação, Secret. Ed. Básica, 2006, v. 9, p. 75-77.

5.
Odebrecht,C. ; GARCIA, V.M.T. ; BARREIROS, M.A ; AZEVEDO, O. ; PROENÇA, S. M. F. ; L.A.O. ; TENENBAUM, L. R. ; VILLAC, M.C . Floraciones de microalgas nocivas en Brasil: estado del arte y proyectos en curso. In: Sar, E.; Ferrario, M.E.; Reguera,B.. (Org.). Floraciones Algales Nocivas en el Cono Sur Americano. Vigo, Espanha: Instituto Espanhol de Oceanografia, 2002, v. , p. 217-233.

6.
GARCIA, V.M.T.; ODEBRECHT, C. ; Garcia, V.M.T. . AMBIENTES COSTEIROS E MARINHOS E SUA BIOTA: FITOPL NCTON. In: U. SEELIGER; C. ODEBRECHT; J.P. CASTELLO. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 117-121.

7.
GARCIA, V.M.T.; GIANUCA, N. M. . A PRAIA E A ZONA DE ARREBENTAÇÃO.. In: U. SEELIGER; C. ODEBRRECHT; J.P. CASTELLO. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 184-189.

8.
ODEBRECHT, C. ; GARCIA, V.M.T. . PHYTOPLANKTON. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge Pablo Castello. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENTS: THE COAST AND SEA IN THE SOUTH- WESTERN ATLANTIC.. 1ed.HEIDELBERG, NEW YORK: SPRINGER-VERLAG, 1997, v. , p. 105-108.

9.
GARCIA, V.M.T.; GIANUCA, N. M. . THE BEACH AND SURFZONE. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht; Jorge Pablo Castello. (Org.). SUBTROPICAL CONVERGENCE ENVIRONMENTS: THE COAST AND SEA IN THE SOUTH WESTERN ATLANTIC.. 1ed.HEIDELBERG, NEW YORK: SPRINGER-VERLAG, 1997, v. , p. 166-170.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WAINER, I. ; COPERTINO, Margareth S. ; GARCIA, V. M. T. ; MATA, Mauricio M ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; Campos, E.J.D. . Os mares e o clima. Scientific American Brasil (edição especial Oceanos), São Paulo, p. 6 - 15, 01 jun. 2009.

2.
GARCIA, V.M.T.. As manchas cor de chocolate na Praia do Cassino, 1996. Observando, Rio Grande, RS, , v. 1, p. 2 - 2.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Corrêa, I.L. ; Drews-Jr, P. ; Botelho, Silvia ; SOUZA, M. S. ; TAVANO, VIRGINIA MARIA . Deep Learning for Microalgae Classification. In: 16th IEEE International Conference on Machine Learning and Applications (ICMLA), 2017, Cancun. Proceedings of the 16th IEEE International Conference on Machine Learning and Applications (ICMLA). CANCUN: ICMLA, 2017. v. 1. p. 1-20.

2.
Corrêa, I.L. ; Drews-Jr, P. ; SOUZA, M. S. ; TAVANO, VIRGINIA MARIA . Aprendizado Profundo Aplicado na Classificação de Microalgas. In: ENIAC - Encontro Nacional de Inteligencia Artificial e Computacional, 2017, Uberlândia, MG. Anais do ENIAC - Encontro Nacional de Inteligencia Artificial e Computacional, 2017. v. 1. p. 1-10.

3.
Corrêa, I.L. ; Drews-Jr, P. ; SOUZA, M. S. ; Virginia Maria Tavano . Supervised microalgae classification in imbalanced dataset. In: 5th Brazilian Conference on Intelligent Systems - BRACIS, 2016, Receife PE. Proceedings of the 5th Brazilian Conference on Intelligent Systems. Recife: The Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc., 2016. v. 1. p. 49-54.

4.
Corrêa, I.L. ; Drews-Jr, P. ; SOUZA, M. S. ; Virginia Maria Tavano . Classificação supervisada de microalgas em um banco de dados desbalanceado. In: 15a. Mostra da Produção Universitária - MPU, 2016, Rio Grande. Anais da 15a. Mostra da Produção Universitária - MPU. Rio Grande: Editora da Univ. Federal do Rio Grande, 2016. p. 1-2.

5.
Berger, A.P. ; FUJITA, C. ; Mata, Mauricio M. ; Garcia, Carlos A. E. ; GARCIA, V. M. T. . Variabilidade espaço-temporal da clorofila-a e a relação com processos oceanográficos no Oceano Atlântico Equatorial.. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal, RN. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2009. v. 1. p. 6401-6408.

6.
Ferreira, A. ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V. M. T. . Variabilidade temporal da concentração de clorofila-a e de calcita na região da quebra de plataforma Argentina, através do sensor MODIS/Aqua. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal, RN. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2009. v. 1. p. 6455-6462.

7.
GARCIA, V. M. T. ; CIOTTI,A.M . Primary Production in the Southwestern Atlantic Ocean Margin: what we know. In: Workshop ?State of knowledge on the Southwestern Atlantic Ocean Margin?, 2008, Montevidéu. Background Papers, 2008.

8.
LEREBOURG, Christophe J Y ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. . A Comparison Between Semianalytical and Empirical Ocean Color Models Applied to Radiometric Field measurements From Bransfield Strait (Western Antarctic Peninsula) and Weddell Sea. In: AGU Ocean Sciences Meeting, 2006, Honolulu, Hawai. EOS Transactions AGU, Ocean Sciences Meeting Supplement, 2006. v. 87. p. CD.

9.
LEREBOURG, Christophe J Y ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. . A comparison between semi-analytical and empirical reflectance model in the case of a high oceanic phytoplankton bloom in the South Western Atlantic ocean.. In: VIII International Conference on Southern Hemisphere Meteorology and Oceanography, 2006, Foz do Iguaçu. Proceedings of the VIII International Conference on Southern Hemisphere Meteorology and Oceanography, 2006. v. 1. p. 1305-1309.

10.
ARAÚJO, Sirlei de Castro ; GARCIA, V.M.T. . Efeito da temperatura, do meio de desinfecção da água e do meio de cultivo no crescimento de Chaetoceros cf wighamii.. In: Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004, Fortaleza, CE. ANAIS do XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004. v. 1. p. 43-47.

11.
ARAÚJO, Sirlei de Castro ; GARCIA, V.M.T. . Crescimento de uma diatomácea marinha (Chaetoceros wighamii) em cultivo massivo.. In: Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004, Fortaleza. ANAIS do XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004. v. 1. p. 26-30.

12.
ARAÚJO, Sirlei de Castro ; GARCIA, V.M.T. . Efeito do fotoperíodo no crescimento de Chaetoceros wighamiii (Bacillariophyceae). In: Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004, Fortaleza. Anais do Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004. v. 1. p. 51-53.

13.
ARAUJO, S. C. ; GARCIA, V.M.T. . Efeito de diferentes intensidades de luz no crescimento de Chaetoceros wighamii (Bacillariophyceae). In: Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004, Fortaleza. Anais do Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004. v. 1. p. 48-50.

14.
PERSICH, Graziela R ; KULIS, David ; LILLY, Emily L ; ANDERSON, Donald M ; GARCIA, V.M.T. . Genetic variability and toxin profile of Alexandrium tamarense (Lebour) Balech from southern Brazil. In: X International Conference on Harmful Algae, 2004, Florida. Harmful Algae 2002. Florida: Florida Fish and Wildlife Conservation Commission, Florida Institute of Oceanography, and the Interg, 2002. p. 437-439.

15.
VILLAC, Maria Celia ; PERSICH, G. ; FERNANDES, L. ; PARANHOS, R. ; DIAS, C. ; BONECKER, S. ; GARCIA, V.M.T. ; ODEBRECHT, Clarisse ; TENENBAUM, D. ; TRISTÃO, M. L. ; ANDRADE, S. ; FADEL, A. . Ballast water exchange: testing the dilution method (Petrobrás, Brazil). In: IX International Conference on Harmful Algal Blooms, 2001, Hobart, Tasmania. Harmful Algal Blooms 2000. França: UNESCO, 2000. v. 1. p. 470-473.

16.
GARCIA, V.M.T.; PROENÇA, Luis Antonio . Eventos recentes de florações nocivas e novos registros de toxinas no Brasil.. In: V Taller Regional COI FANSA sobre Floraciones Algales Nocivas en Sudamérica, 16-18 Outubro de 2001, Montevidéu, Uruguai, 2001, Montevideu, Uruguai. Informes do V Taller Regional COI FANSA sobre Floraciones Algales Nocivas en Sudamérica, 2001. v. 1. p. 21-24.

17.
SANTOS,S.M. ; GARCIA, V.M.T. ; ELBERN, A. W. ; GERVINE, V. I. ; BOTELHO, S. C. . Characterization of aquatic microorganisms by digital images processing.. In: VI Iber-american simposium on pattern recognition (SIARPE), 2001, Florianópolis, SC. Proceedings of the VI Iber-american simposium on pattern recognition, 2001. v. 1. p. 144-149.

18.
GONZALEZ, A. ; ANGEL, E. S. ; GARCIA, V.M.T. ; GARCIA, Carlos Ae . Biogeochemical regions of the Atlantic ocean between 5oN and 45oS, based on Coastal Zone Color Scanner Imagery. In: XV International Conference on Ocean Optics, 2000, Monaco. Proc. of the XV International Conference on Ocean Optics (no prelo). Mônaco: Museu Oceanográfico de Mônaco, 2000. v. 1. p. 1-11.

19.
CIOTTI,A.M ; VALENTIN,J ; SILVA,M.R.L.F ; LORENZZETTI,J.A. ; GARCIA, V.M.T. . Temporal variability of Ocean Color in the vicinity of the Vitoria-Trindade submersed sea mounts (Brazil. In: International Conference on Ocean Optics, 2000, Monaco. Proc. of the XV International Conference on Ocean Optics. Monaco. Monaco: Museu Oceanográfico de Mônaco, 2000. v. 1. p. 1-12.

20.
GARCIA, V.M.T.; GONZALEZ, A. . BIO-OPTICAL CHARACTERISTICS OF SOUTHERN BRAZILIAN WATERS. In: XIV CONFERENCE ON OCEAN OPTICS, 1998, KAILUA-KONA, HAWAII. Ocean Optics XIV - Conference Papers, 1998. v. 2. p. 1-10.

21.
GARCIA, V.M.T.. Atividades, dimensionamento e novidades em Florações Algais Nocivas no Brasil. In: III TALLER REGIONAL DE PLANIFICACION CIENTIFICA SOBRE FLORACOES ALGAIS NOCIVAS, 1997, Punta Arenas. COI- UNESCO - Informes de Reuniones de Trabajo n. 132. PARIS: UNESCO, 1997. v. 132. p. 7-11.

22.
GARCIA, V.M.T.; ODEBRECHT, Clarisse ; RORIG, Leonardo Rubi . FLORACOES NOCIVAS DE FITOPLANCTON NA COSTA BRASILEIRA.. In: TALLER REGIONAL DE PLANIFICACION CIENTIFICA SOBRE FLORACOES ALGAIS NOCIVAS, 1994, MONTEVIDEU, URUGUAI. COI /UNESCO- Informes de reuniones de trabajo n. 101, UNESCO, 1994. v. 101. p. 9-14.

23.
ODEBRECHT, Clarisse ; RORIG, Leonardo Rubi ; GARCIA, V.M.T. ; ABREU, Paulo Cesar V . SHELLFISH MORTALITY AND A RED TIDE EVENT IN SOUTHERN BRAZIL.. In: VI International Conference on Toxic Marine Phytoplankton, 1993, NANTES, FRANCA. Harmful Marine Algal blooms. Paris: Lavoisier Science Publishers, 1993. v. 1. p. 213-218.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Araujo, R.G. ; SOUZA, M. S. ; Tavano, V.M. . Temporal variability of phytoplankton and environmental factors near the Antarctic Peninsula tip. In: II Worshop APECS-Brasil, 2012, Rio Grande. CD Livro de Resumos. Rio Grande, 2012. v. 1. p. 50-52.

2.
KERR, R. ; Mendes, Carlos Rafael Borges ; Tavano, V.M. ; Garcia, Carlos A. E. . Acc-phyto: frentes oceânicas da corrente circumpolar antártica regulando a distribuição do fitoplâncton no Oceano Austral. In: II Worshop APECS-Brasil, 2012, Rio Grande. CD Livro de Resumos, 2012. v. 1. p. 83-84.

3.
LANGE, P. K. ; TENENBAUM, D. ; GARCIA, V. M. T. . O microfitoplâncton da zona costeira rasa da baía do Almirantado (peninsula Antártica): a importância do monitoramento das variações temporais na estrutura da comunidade. In: 3º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal, RN. Livro de Resumos. Natal, 2011. v. 1. p. 685-686.

4.
Araujo, R.G. ; SOUZA, M. S. ; Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. . Relationship between phytoplankton community and environmental factors in the Brazil-Malvinas Confluence. In: XIV Congresso Latino-americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2011, Camboriú, SC. CD Livro de Resumos. Camboriú, 2011. v. 1. p. 257-259.

5.
Azevedo, L.C.L. ; SOUZA, M. S. ; Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. . Effects of environmental variability on phytoplankton distribution over the southern patagonian shelf (summer). In: XIV Congresso Latino-americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2011, Camboriú, SC. CD Livro de Resumos. Camboriú, 2011. v. 1. p. 1030-1032.

6.
REIS, T. S.O. ; GARCIA, V. M. T. ; SOUZA, M. S. ; ABDALA, F. N. . Influência das massas de água na biomassa fitoplanctônica (verão de 2010) no Estreito de Bransfield, Antártica. In: XIV Congresso Latino-americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2011, Camboriú, SC. CD Livro de Resumos. Camboriú, 2011. v. 1. p. 1078-1080.

7.
Araujo, R.G. ; GARCIA, V. M. T. . Variabilidade espaço-temporal da TSM, CSM e gelo marinho próximo à Península Antártica a partir de imagens de satélite (verão 2003-04). In: ). IX Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite, 2011, Arraial do Cabo, RJ. CD Livro de Resumos. Arraial do Cabo, 2011. v. 1. p. 1-3.

8.
Araujo, R.G. ; SOUZA, M. S. ; Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. . Brazil-Malvinas Confluence: a frontal zone influence on phytoplankton variability. In: XIII Semana Nacional de Oceanografia, 2011, São Luis, MA. CD Livro de Resumos. São Luis, 2011. v. 1. p. 5-7.

9.
CAVALHEIRO, F. A. ; Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. ; KERR, R. ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras . Pigmentos fitoplanctônicos ao longo de um gradiente latitudinal no setor Índico do Oceano Austral. In: XVIII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2011, São Paulo, SP. CD Livro de Resumos. São Paulo, 2011. v. 1. p. 20-22.

10.
Marzarotto, S.A. ; Lemes, G.A.F. ; BORGES, L. V. ; ISLABAO, C. A. ; GARCIA, V. M. T. . Crescimento de Nannochloropsis oculata e Thalassiosira weissflogii, cultivadas sob diferentes fontes de nitrogênio. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts, 2010. v. 1. p. 02104-02106.

11.
Marzarotto, S.A. ; Lemes, G.A.F. ; BORGES, L. V. ; ISLABAO, C. A. ; GARCIA, V. M. T. . Concentração de pigmentos em Nannochloropsis oculata e Thalassiosira weissflogii cultivadas sob diferentes fontes de nitrogênio. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts. Rio Grande, 2010. v. 1. p. 02114-02116.

12.
ASSEF, C. R.C. ; GARCIA, V. M. T. ; Moller Jr., O. . Climatologia sazonal das características físico-químicas das massas de água do atlântico Sudoeste (26o a 38o S). In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts - CD. Rio Grande, 2010. v. 1. p. 03135-03138.

13.
LANGE, P. K. ; TENEMBAUM, Denise R ; CAMPOS, L. S. ; GARCIA, V. M. T. . O microfitoplâncton da baía do almirantado (ilha rei george, antártica): a influência de fatores físicos ambientais na estrutura da comunidade. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts - CD. Rio Grande, 2010. v. 1. p. 03506-03509.

14.
Araujo, R.G. ; SOUZA, R. B. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. ; POLLERY, Ricardo C . Confluência Brasil-Malvinas: distribuição da biomassa fitoplanctônica e sua relação com o ambiente marinho. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts - CD. Rio Grande, 2010. v. 1. p. 03551-03553.

15.
DETONI, A.M.S. ; Garcia, Carlos A.E. ; GARCIA, V. M. T. ; Mata, Mauricio M. . Impactos físicos e óticos na coluna de água provocados durante a passagem de um iceberg a nordeste da Península Antártica. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts - CD. Rio Grande, 2010. v. 1. p. 03639-03641.

16.
GIANNINI, M. F. C. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. ; CIOTTI, Aurea Maria . Desempenho dos algoritmos empíricos de cor do oceano na região costeira do Rio Grande do Sul. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts - CD. Rio Grande, 2010. v. 1. p. 03781-03784.

17.
OMACHI, C. Y. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. ; Campos, E.J.D. . Distribuição espaço-temporal da estrutura da comunidade fitoplanctônica na Patagônia. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts - CD. Rio Grande, 2010. v. 1. p. 00161-00164.

18.
SOUSA, E. M. ; TENEMBAUM, Denise R ; GARCIA, V. M. T. ; TENORIO, M. M. ; POMPEU, M. ; CIOTTI, Aurea Maria ; MUELBERT, J. H. . Biologia da coluna d'água no Atlântico sub-tropical - I Comissão Trans-Atlântica (Brasil-África). In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Programa e Abstracts - CD. Rio Grande, 2010. v. 1. p. 01526-01528.

19.
OMACHI, C. Y. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. ; Campos, E.J.D. . Distribuição espaço-temporal da estrutura da comunidade fitoplanctônica na Patagônia. In: Reunião da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência, 2010, Natal, RN. Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 105-106.

20.
Araujo, R.G. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. . Influência dos fatores físicos na distribuição da biomassa fitoplanctônica durante o verão de 2008 no Estreito de Bransfield, Antártica. In: Semana Nacional de Oceanografia 2010, 2010, Itanhaém, SP. Livro de Resumos, 2010. v. 1. p. 1-3.

21.
ABDALA, F. N. ; REIS, T. S.O. ; GARCIA, V. M. T. ; SECCHI, E. R. . Distribuição da biomassa fitoplanctônica e massas d´água no talude ao longo da costa sudeste-sul do Brasil. In: Semana Nacional de Oceanografia 2010, 2010, Itanhaém, SP. Livro de Resumos, 2010. v. 1. p. 4-6.

22.
Araujo, R.G. ; GARCIA, V. M. T. ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras . Relação entre a Temperatura da Superfície do Mar e a Distribuição da Biomassa Fitoplanctônica na Confluência Brasil-Malvinas. In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica. São Paulo, 2009. v. 1. p. 1-3.

23.
DETONI, Amalia Maria Saciolotto ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V. M. T. ; POLLERY, Ricardo C . Fatores Ambientais Durante uma Floração Fitoplanctônica Próximo à Ilha James Ross, Península Antártica (Verão-2008 e 2009). In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica. São Paulo, 2009. v. 1. p. 5-7.

24.
COMIN, R. ; GARCIA, V. M. T. . Estrutura da comunidade e biomassa fitoplanctônica no Talude da Patagônia. In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. Resumos do Congresso de Ecologia do Brasil. São Lourenço, 2009. v. 1. p. 1-3.

25.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V. M. T. ; MATA, Mauricio M . ACOPLAMENTO ENTRE A DINÂMICA DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E DISTRIBUIÇÃO DA BIOMASSA FITOPLANCTÔNICA NO ATLÂNTICO EQUATORIAL. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza, CE. Livro de Resumos, 2008. v. 1. p. 1-3.

26.
Ferreira, A. ; GARCIA, V. M. T. ; SOUZA, M. S. ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; COMIN, R. . DIFERENÇAS SAZONAIS NA BIOMASSA FITOPLANCTÔNICA TOTAL E POR CLASSES DE TAMANHO NA QUEBRA DE PLATAFORMA DA PATAGÔNIA. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza, CE. Livro de Resumos, 2008. v. 1. p. 1-3.

27.
Ferreira, A. ; GARCIA, V. M. T. . CARACTERIZAÇÃO DA VARIABILIDADE ESPECTRAL NA ABSORÇÃO DA LUZ PELO FITOPLÂNCTON NA QUEBRA DA PLATAFORMA PATAGÔNICA, EM PRIMAVERA E VERÃO. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza, CE. Livro de Resumos, 2008. v. 1. p. 1-3.

28.
GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; GARCIA, V. M. T. ; MATA, Mauricio M ; FUJITA, C. . SAZONALIDADE NAS IMAGENS SEAWIFS DE CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA NO ATLÂNTICO EQUATORIAL. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza, CE. Livro de Resumos, 2008. v. 1. p. 1-3.

29.
GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; GARCIA, V. M. T. ; Mata, Mauricio M. ; FUJITA, C. . VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA-A NO ATLÂNTICO EQUATORIAL. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza, CE. Livro de Resumos, 2008. v. 1. p. 1-3.

30.
Azevedo, L.C.L. ; SOUZA, M. S. ; TENORIO, M. M. ; GARCIA, V. M. T. . Distribuição de clorofila-a por classe de tamanho e abundäncia de nano e picoplâncton, nas águas de superfície na quebra de plataforma da patagônia (PATEX IV). In: XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008, Arraial do Cabo, RJ. Livro de Resumos, 2008. v. a. p. 1-3.

31.
Araujo, R.G. ; GARCIA, V. M. T. ; Ferreira, A. . Distribuição horizontal e vertical da biomassa fitoplanctônica na plataforma da Patagônia, janeiro/2008. In: XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008, Arraial do Cabo, RJ. Livro de Resumos, 2008. v. 1. p. 1-3.

32.
Dogliotti, A.I. ; Garcia, Carlos A. E. ; GARCIA, V. M. T. . Comparison of in situ and remotely-sensed chlorophyll in two ecological important regions: the antarctic peninsula and the patagonian shelf-break. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. Anais do XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártic, 2008. v. 1. p. 1-2.

33.
ITO, Rosane G ; BEVILACQUA, D. N. S. ; Bevilaqua, D.N.A. ; LISBAO, G. D. S. ; Mata, Mauricio M. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A. E. . Variabilidade dos fluxos líquidos de dióxido de carbono na península antártica, no verão de 2008. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. Anais do XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008. v. 1. p. 1-2.

34.
ITO, Rosane G ; Hansen, E.S. ; Bevilaqua, D.N.A. ; Shinagawa, D.H. ; GARCIA, V. M. T. ; MATA, Mauricio M ; Garcia, Carlos A. E. . Distribuição dos fluxos líquidos de dióxido de carbono na região da quebra da plataforma continental da argentina. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. Anais do XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008. v. 1. p. 1-2.

35.
Araujo, R.G. ; Ferreira, A. ; GARCIA, V. M. T. . Distribuição da biomassa fitoplanctônica na plataforma da Patagônia, durante ocorrência de cocolitoforídeos. In: Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. Anais do XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008. v. 1. p. 1-2.

36.
DETONI, A.M.S. ; GARCIA, V. M. T. ; POLLERY, Ricardo C . Relação entre a biomassa fitoplanctônica e os fatores fisico-químicos próximo à ilha James Ross, Península Antártica (verão- 2008). In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. Anais do XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008. v. 1. p. 1-2.

37.
COMIN, R. ; GARCIA, V. M. T. ; Ferreira, A. . Estimativas de biomassa fitoplanctônica no talude da patagônia, com base em clorofila-a fracionada e microscopia. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. Anais do XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008. v. 1. p. 1-2.

38.
Azevedo, L.C.L. ; SOUZA, M. S. ; DETONI, A.M.S. ; TENORIO, M. M. ; GARCIA, V. M. T. . Biomassa fitoplanctônica por classe de tamanho e abundäncia de células nano e picoplanctönicas, nas águas de superfície próximo a Península Antártica (SOS-CLIMATE 1/verão 2008). In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008, São Paulo. Anais do XVI Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2008. v. 1. p. 1-2.

39.
OMACHI, C. Y. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A. E. ; Campos, E.J.D. . Variação sazonal da biomassa e grupo funcional fitoplanctônico na plataforma e talude da Patagônia. In: IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2008. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia. v. 1. p. 1-3.

40.
GARCIA, V.M.T.; SOUSA, E. M. ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio M ; POLLERY, Ricardo C ; OLIVEIRA, Fernanda R W . Distribuição do fitoplâncton e propriedades físicas e químicas no Estreito de Bransfield, Antártica (verões 2003, 2004, 2005). In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar,, 2007, Florianópolis SC. Resumos CD-rom. Florianópolis: AOCEANO, 2007. v. 1. p. 1-3.

41.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. ; Ferreira, A. . Medidas bio-óticas na região da quebra da plataforma Argentina, Outubro de 2006. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis SC. Resumos - CD-rom. Florianópolis: AOCEANO. v. 1. p. 1-3.

42.
GODOY, L. C. ; Ferreira, L.M.M.H.M.F. ; MARTINS, T. G. ; GARCIA, V.M.T. . Crescimento de Chaetoceros muelleri em dois meios de cultivo. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis. Resumos - CD-rom. Florianópolis: AOCEANO, 2007. v. 1. p. 1-3.

43.
ARAUJO, R. M. ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; GARCIA, V.M.T. ; SOUZA, Eduardo Miranda de ; MATA, Mauricio M ; POLLERY, Ricardo C . Comparação das concentrações de clorofila-a, nutrientes, temperatura e salinidade entre os verões austrais de 2001/02, 2002/03 e 2003/04 no Estreito de Gerlache ? Antártica. In: XV Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2007, São Paulo. Livro de Resumos, 2007. v. 1. p. 1-3.

44.
EVANGELISTA, Heitor ; ALENCAR, A. S. ; SANTOS, E. A. ; FELZENSZWALD, I. ; PEREIRA, E. B. ; KHODRI, M. ; GARCIA, V.M.T. ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras . Análise de potenciais áreas-fontes para o aporte de aerossóis marinhos encontrados na atmosfera da ilha Rei George, PENÍNSULA Antártica. In: XV Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2007, São Paulo. Livro de Resumos, 2007. v. 1. p. 5-7.

45.
BEVILACQUA, D. N. S. ; LISBAO, G. D. S. ; ITO, Rosane G ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; GARCIA, V.M.T. . Distribuições e variações do fluxo de dióxido de carbono e do carbono inorgânico total dissolvido ao longo da região da quebra da plataforma continental da Patagônia Argentina.. In: XV Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2007, São Paulo. Livro de Resumos, 2007. v. 1. p. 9-12.

46.
EVANGELISTA, Heitor ; MALDONADO, J. ; SANTOS, E. A. ; GODOI, R. ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; GARCIA, V.M.T. . The Southern Ocean fertilization by the atmospheric input of iron-enriched aerosols: time variability and anomalies. In: XV Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2007, São Paulo. Livro de Resumos, 2007. v. 1. p. 10-12.

47.
DETONI, Amalia Maria Saciolotto ; GARCIA, V.M.T. . Identificação e comparação da Frente da Corrente do Brasil com imagens de cor do oceano, TSM e dados hidrográficos. In: VII SIMPÓSIO SOBRE ONDAS, MARÉS, ENGENHARIA OCEÂNICA E OCEANOGRAFIA POR SATÉLITE (VII OMAR-SAT), 2007, Cabo Frio - RJ. Livro de Resumos, 2007. v. 1. p. 1-3.

48.
GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; GARCIA, V.M.T. . Variabilidade espaço-temporal da concentração de clorofila-a no Atlântico Equatorial e nas imediações do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. In: III Workshop Científico do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, 2007, Fortaleza, CE. Livro de Resumos, 2007. v. 1. p. 1-3.

49.
JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, V.M.T. . Relação entre a densidade de cistos de dinoflagelados e o tipo de sedimento na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil. In: 57º. Congresso Nacional de Botânica,, 2006, Gramado. Anais de resumo, 2006. v. 1. p. 2.

50.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio Magalhães ; SOUZA, Eduardo Miranda de ; POLLERY, Ricardo . High phytoplankton biomass along the Patagonian Shelf-break. In: XIII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2005, São Paulo. Programa e Resumos, 2005. v. 1. p. 81-82.

51.
ARAÚJO, Sirlei de Castro ; GARCIA, V.M.T. . Effect of temperature, salinity and carbon dioxide concentration of the composition and biomass of the marine diatom Chaetoceros wighamii, in cultures for aquaculture use. In: World Aquaculture 2003, 2003, Salvador, BA. Book of Abstracts, 2003. p. 45-45.

52.
POERSCH, Luís H ; CASTELLO, Jorge Pablo ; GARCIA, V.M.T. ; NIENCHESKY, Luís Felipe . Efectos de los efluyentes de cultivos sobre la comunidad de fitoplancton del estuario da Lagoa dos Patos. In: X CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AQUACULTURA, 2002, Coquimbo. Resumos del X CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AQUACULTURA, 2002. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DETONI, A.M.S. ; YUNES, João Sarkis ; Ciotti, A. ; Calil, P.H.R. ; Virginia Maria Tavano . Trichodesmium slicks associated to environmental conditions of continental shelf-break at the southwestern Atlantic Ocean. In: 2016 Ocean Sciences Meeting, 2016, Portland, Oregon, EUA. Proceedings of the 2016 Ocean Sciences Meeting, 2016.

2.
ORSELLI, I. B. ; KERR, R. ; ITO, Rosane G ; Virginia Maria Tavano ; Garcia, C. A. E. . Anthropogenic carbon distribution and ocean acidification state in the Patagonian shelf break region. In: 4th International Symposium on the Ocean in a High-CO2 World, 2016, Hobart, Austrália. Proceedings of the 4th International Symposium on the Ocean in a High-CO2 World, 2016.

3.
SOUZA, M. S. ; DETONI, A.M.S. ; Virginia Maria Tavano ; KERR, R. ; SECCHI, E. R. . Relative contribution of Trichodesmium spp. and potential associations with other plankton funcional groups in the Southwestern Atlantic. In: The 17th International Conference on Harmul Algae, 2016, Florianópolis. Proceedings of the 17th International Conference on Harmul Algae. Florianópolis, 2016. v. 1. p. 1-1.

4.
Mendes, C. R. ; LEAL, M.C. ; DOTTO, TIAGO SEGABINAZZI ; Virginia Maria Tavano . Biogeography of phytoplankton pigments around the tip of the Antarctic Peninsula.. In: XXXIV SCAR Biennial Meetings and the 2016 Open Science Conference, 2016, Kuala Lumpur. XXXIV SCAR Biennial Meetings and the 2016 Open Science Conference, 2016, Kuala Lampur. Open Science Conference. Kuala Lumpur, 2016.. Kuala Lampur, 2016. v. 1. p. 641-641.

5.
Mendes, C. R. ; Virginia Maria Tavano ; DOTTO, TIAGO SEGABINAZZI ; SOUZA, M. S. ; RUSSO, A. D. P. G. ; KERR, R. . Shedding light on the dominance of cryptophytes in Antarctic coastal waters: A case study in Gerlache Strait.. In: XXXIV SCAR Biennial Meetings and the 2016 Open Science Conference, 2016, Kuala Lumpur. XXXIV SCAR Biennial Meetings and the 2016 Open Science Conference, 2016, Kuala Lampur. Open Science Conference. Kuala Lumpur, 2016.. Kuala Lampur, 2016. p. 641-641.

6.
SOTO, I. ; Moller Jr., O. ; SOUZA, M. S. ; Pereira, E. ; ODEBRECHT, Clarisse ; Virginia Maria Tavano ; Serra F.P. ; Mendes, C. R. B. ; Garcia, C. A. E. . Sediment load, phytoplankton community and estuarine circulation dynamics in Patos Lagoon, Brazil. In: 23rd Biennial Conference of Coastal and Estuarine Research Federation (CERF) 2016, 2015, Portland, Oregon, EUA. Proceedings of the CERF 2015 meeting.

7.
Mendes, C. R. B. ; Virginia Maria Tavano . Response of Phytoplankton Pigments to Varying Environmental Conditions in Coastal Antarctic Waters. In: SCAR (Scientific Commitee on Antarctic Research) Open Science Conference, 2014, Auckland,. Proceedings of the SCAR Open Science Conference, 2014.

8.
Martins, N.C.S.S. ; Mendes, C. R. B. ; Virginia Maria Tavano . Variação da biomassa fitoplanctônica em função de fatores físicos e químicos no Oceano Atântico Sul. In: X Congreso de Ficología de Latinoamérica y El Caribe, 2014, Lerma, México. Anales de Resumenes del X Congreso de Ficología de Latinoamérica y El Caribe, 2014.

9.
DETONI, A.M.S. ; Martins, N.C.S.S. ; SOUZA, M. S. ; Virginia Maria Tavano ; Garcia, C. A. E. . Assembléias fitoplanctônicas em 35 S do Oceano Atlântico, do Brasil à África do Sul (Outubro de 2011). In: X Congreso de Ficología de Latinoamérica y El Caribe, 2014, Lerma, México. Anales de Resumenes del X Congreso de Ficología de Latinoamérica y El Caribe, 2014.

10.
ABDALA, F. N. ; Mendes, Carlos Rafael ; TAVANO, VIRGINIA MARIA ; SECCHI, E. R. ; Di Tullio, J.C. ; Maximiano, T. . Phytoplankton biomass and community structure in relation to water mass characteristcs along the southeastern Brazilian slope: a case study of Trichodesmium blooms. In: XV Congresso Latino-americano de Ciências do Mar (COLACMAR), 2013, Punta del Este. Anaes de Resumo del XV COLACMAR. Punta del Este: Fundación para la Ciência, 2013. v. 1. p. 2-3.

11.
LANGE, P. K. ; Virginia Maria Tavano ; LOMAS, M. W. . Implications of ocean acidification to phytoplankton ecology and stoichiometry in the Sargasso Sea. In: IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013, Florianópolis, SC. Anais de Resumos do IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Florianópolis, 2013.

12.
SOUZA, M. S. ; Goncalves-Araujo, R. ; Azevedo, L.C.L. ; Tavano, V.M. . Seasonal variability of phytoplankton community in the southern Patagonian Sea. In: XXXII SCAR Open Science Conference, 2012, Portland, EUA. CD Book of Abstracts, 2012. v. 1.

13.
Goncalves-Araujo, R. ; Tavano, V.M. ; SOUZA, M. S. ; Garcia, Carlos A.E. . Spatial and temporal variability of the phytoplankton community and environmental factors in the Bransfield Strait. In: XXXII SCAR Open Science Conference, 2012, Portland, EUA. CD Book of Abstracts, 2012. v. 1.

14.
SOUZA, M. S. ; Tavano, V.M. ; Mendes, Carlos Rafael ; Carlos Alberto Eiras, Garcia . Phytoplankton and abiotic parameters around th Antarctic Peninsula (summer) and in the Patagonian Sea (spring-summer). In: XXXII SCAR Open Science Conference, 2012, Portland, EUA. CD Book of Abstracts, 2012. v. 1.

15.
CAVALHEIRO, F. A. ; Mendes, Carlos Rafael Borges ; Tavano, V.M. ; KERR, R. ; Garcia, Carlos A.E. ; Anilkumar, N. . Phytoplankton across the main fronts in the Indian sector of the Southern Ocean: HPLC Chemtax approach. In: IPY (International Polar Year) 2012 Conference, 2012, Montréal, Canada. CD Book of Abstracts, 2012. v. 1.

16.
Araujo, R.G. ; Tavano, V.M. ; OLIVEIRA, Fernanda R W ; Garcia, Carlos A. E. . Influence of water masses on phytoplankton community distribution along the Bransfield Strait, Antarctica (2003-04). In: IPY (International Polar Year) 2012 Conference, 2012, Montréal, Canada. CD Book of Abstracts, 2012. v. 1.

17.
Azevedo, L.C.L. ; SOUZA, M. S. ; Mendes, C. R. B. ; Tavano, V.M. . Phytoplankton composition and environmental factors on shelf Patagonian waters (53º-55º S) during Summer. In: IPY (International Polar Year) 2012 Conference, 2012, Montréal, Canada. CD Book of Abstracts, 2012. v. 1.

18.
Mendes, C. R. B. ; Tavano, V.M. ; SOUZA, M. S. ; LEAL, M.C. ; Brotas, V. ; Garcia, Carlos A. E. . A new perspective on the presence of cryptophytes in the surface waters of the Bransfield Strait (Antarctic Peninsula). In: IPY (International Polar Year) 2012 Conference, 2012, Montréal, Canada. CD Book of Abstracts, 2012.

19.
REIS, T. S.O. ; Garcia, V.M.T. ; ABDALA, F. N. . Influence of Water Masses on Phytoplankton Biomass (summer 2010) in the Bransfield Strait, Antarctica. In: IPY (International Polar Year) 2012 Conference, 2012, Montréal, Canada. CD Book of Abstracts. Montréal, Canada, 2012. v. 1. p. 1-1.

20.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; Ferreira, A. ; Dogliotti, A.I. ; GARCIA, V. M. T. . Phytoplankton blooms in the Patagonian shelf-break and vicinities: environmental constraints, bio-optical signature and performance of ocean color algorithms. In: Aerican Geophysical Union Fall meeting 2011, 2011, San Francisco, EUA. CD Book of Abstracts. San Francisco, 2011. v. 1. p. 23-23.

21.
ABDALA, F. N. ; GARCIA, V. M. T. . Distribuição da biomassa fitoplanctônica, e sua relação com massas d?água ao longo da costa sudeste e sul do brasil (primavera/2009, primavera e outono/2010 e outono de 2011).. In: 10ª Mostra da Produção Universitária ? MPU, 2011, Rio Grande. Livro de Resumos. Rio Grande: Editora da Furg, 2011. v. 1. p. 1-1.

22.
CAVALHEIRO, F. A. ; Mendes, Carlos Rafael ; GARCIA, V. M. T. . Pigmentos fitoplanctônicos nas frentes ocêanicas da Corrente Circumpolar Antártica ? Setor Índico. In: VI Simposio Latinoamericano sobre Investigaciones Antárticas, 2011, Lima, Peru. CD Livro de Resumos. Lima, 2011. v. 1. p. 19-19.

23.
SOUZA, M. S. ; Araujo, R.G. ; Mendes, Carlos Rafael ; GARCIA, V. M. T. . Phytoplankton community and environmental patterns in the Patagonian Shelf (Argentine Sea) during spring and summer.. In: World Conference on Marine Biodiversity, 2011, Aberdeen, Escócia. CD Book of Abstracts. Aberdeen, 2011. v. 1. p. 42-42.

24.
Araujo, R.G. ; SOUZA, M. S. ; Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. . Brazil-Malvinas Confluence Zone: influence of an ocean front on the distribution of phytoplankton communities. composition. In: World Conference on Marine Biodiversity, 2011, Aberdeen, Escócia. CD Book of Abstracts. Aberdeen, 2011. v. 1. p. 97-97.

25.
Mendes, C. R. ; SOUZA, M. S. ; GARCIA, V. M. T. ; LEAL, M.C. ; Brotas, V. ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras . Dynamics of phytoplankton communities around the Antarctic Peninsula determined by HPLC-CHEMTAX analysis. In: World Conference on Marine Biodiversity, 2011, Aberdeen, Escócia. CD Book of Abstracts. Aberdeen, 2011. v. 1. p. 129-129.

26.
LANGE, P. K. ; TENENBAUM, D. ; CAMPOS, L. S. ; GARCIA, V. M. T. . The decrease of microphytoplankton size and shift of species composition in the coastal waters of Admiralty Bay (Western Antarctic Peninsula). In: World Conference on Marine Biodiversity, 2011, Aberdeen, Escócia. CD Book of Abstracts. Aberdeen, 2011. v. 1. p. 160-160.

27.
GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. ; Mata, Mauricio M. ; POLLERY, Ricardo C ; ITO, Rosane G ; EVANGELISTA, Heitor ; ROMERO, Silvia ; Dogliotti, A.I. . Phytoplankton dynamics in the Patagonian shelf break waters.. In: OSLO Polar Science Conference, 2010, Oslo, Noruega. Book of Abstract, 2010. v. 1. p. 2281-2281.

28.
Marin C.B. ; Garcia, Carlos A.E. ; ROMERO, Silvia ; POLLERY, Ricardo C ; GARCIA, V. M. T. ; Mata, Mauricio M. . Thermohaline structure, levels of nutrients and phytoplankton biomass in the Patagonia shelf-break, between 38°S and 50°S. In: OSLO Polar Science Conference, 2010, Oslo, Noruega. Book of Abstracts. Oslo, 2010. v. 1. p. 2281-2281.

29.
Araujo, R.G. ; SOUZA, M. S. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. . A comunidade fitoplanctônica na confluência Brasil-Malvinas. In: XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010, Paraty, RJ. Livro de Resumos, 2010. v. 1. p. 2-2.

30.
Araujo, R.G. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. . Influência de um canal sobre a estrutura e magnitude da biomassa fitoplanctônica na plataforma Argentina.. In: XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010, Paraty, RJ. Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 306-306.

31.
BUCCI, A. F. ; CIOTTI,A.M ; GIANNINI, M. F. C. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. . A absorção da luz pela matéria orgânica dissolvida e a concentração de clorofila-a no gradiente costa elevação do Rio Grande. In: XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010, Paraty, RJ. Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 1-1.

32.
COMIN, R. ; GARCIA, V. M. T. . Composição e biomassa do fitoplâncton no talude da Patagônia, na primavera de 2006 e verão de 2007. In: XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010, Paraty, RJ. Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 122-122.

33.
COMIN, R. ; Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. . Comparação entre duas técnicas para o estudo das comunidades de fitoplanctôn no mar de Weddell (Antártida).. In: XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010, Paraty, RJ. Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 112-112.

34.
Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. ; LEAL, M.C. ; SOUZA, M. S. ; Garcia, Carlos A.E. . Estudo das comunidade de fitoplâncton em torno da Península Antartica utilizando os pigmentos como biomarcadores taxonômicos. In: XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010, Paraty, RJ. Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 250-250.

35.
LANGE, P. K. ; TENEMBAUM, Denise R ; CAMPOS, L. S. ; PARANHOS, R. ; SANTOS, M. ; GARCIA, V. M. T. . O fitoplâncton da zona central da Baía do Almirantado (Península Antártica).. In: XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010, Paraty, RJ. Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 345-345.

36.
Araujo, R.G. ; GARCIA, V. M. T. ; SOUZA, R. B. ; Garcia, Carlos A.E. ; POLLERY, Ricardo C . The influence of subantarctic waters on the phytoplankton biomass in the Southwestern Atlantic. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 37-37.

37.
Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. ; LEAL, M.C. ; SOUZA, M. S. ; Brotas, V. ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras . Dynamics of phytoplankton communities around the Antarctic Peninsula determined by HPLC-CHEMTAX analysis. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 90-90.

38.
COMIN, R. ; GARCIA, V. M. T. . Composition and biomass of phytoplankton in the slope from Patagonia, in the spring of 2006 and summer 2007. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 160-160.

39.
SECCHI, E. R. ; Garcia, Carlos A.E. ; GARCIA, V. M. T. ; Mata, Mauricio M. ; KINAS, P. G. . Environmental factors influence the distribution and relative abundance of humpback whales in waters of the Antarctic Peninsula. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 187-187.

40.
DETONI, Amalia Maria Saciolotto ; Garcia, Carlos A.E. ; GARCIA, V. M. T. ; Mata, Mauricio M. ; POLLERY, Ricardo C ; SCHODLOK, M.P. . Physical factors associated with phytoplankton blooms in the vicinities of James Ross Island, eastern of Antarctic Peninsula. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 204-204.

41.
Ferreira, A. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. . Variability in particle absorption and scattering coefficients at the coast off Patagonia in spring and summer. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 251-251.

42.
PINHEIRO, I. E. ; COMIN, R. ; Mendes, C. R. ; GARCIA, V. M. T. . Complementary techniques for determining phytoplankton groups biomass in Weddell Sea. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 299-299.

43.
ITO, Rosane G ; Hansen, E.S. ; GARCIA, V. M. T. ; Mata, Mauricio M. ; Garcia, Carlos A.E. . Variability of sea-air CO2 fluxes around the Antarctica Peninsula waters during the 2008 and 2009 summers. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 368-368.

44.
ITO, Rosane G ; CARNEIRO, F.R. ; ORSELLI, B.M. ; OLIVEIRA, L.E. ; GARCIA, V. M. T. ; Mata, Mauricio M. ; Garcia, Carlos A.E. . Seasonal carbon dioxide fluxes in the Patagonia shelf break. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 369-369.

45.
Marin C.B. ; Garcia, Carlos A.E. ; ROMERO, Silvia ; POLLERY, Ricardo C ; GARCIA, V. M. T. ; Mata, Mauricio M. . Thermohaline structure and levels of nutrients in the Patagonia shelf-break. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 478-478.

46.
LANGE, P. K. ; TENENBAUM, D. ; CAMPOS, L. S. ; GARCIA, V. M. T. . Microphytoplankton at Admiralty Bay (King George Island, Antarctica): a four-years monitoring programme in shallow waters. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 2-2.

47.
POLLERY, Ricardo C ; Signori, C.N. ; ENRICH-PRAST, A. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. . Nitrate, phosphate and silicate variations in Weddell Sea water masses during austral summers of 2007/08 and 2008/09. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 618-618.

48.
SOUZA, M. S. ; GARCIA, V. M. T. ; Azevedo, L.C.L. ; Mendes, C. R. . Phytoplankton community from a high chlorophyll-a region in the eastern Antarctic Peninsula. In: XXXI SCAR (Scientific Commitee for Antarctic Res.) Open Science Conference, 2010, Buenos Aires, Argentina. SCAR OSC Abstracts, 2010. v. 1. p. 727-727.

49.
OMACHI, C. Y. ; Garcia, Carlos A.E. ; GARCIA, V. M. T. ; Campos, E.J.D. . Distribution of Phytoplankton Functional Types in the Southwestern Atlantic Ocean. In: AGU (American Geophysical Union) Joint Assembly, 2010, Foz do Iguassu. Jt. Assem. Suppl. Abstracts, 2010. v. 91. p. OS41D-08-OS41D-08.

50.
Araujo, R.G. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. . Phytoplankton biomass levels associated with water masses in the Brazil-Malvinas confluence region. In: AGU (American Geophysical Union) Joint Assembly, 2010, Foz do Iguassu. Jt. Assem. Suppl. Abstracts, 2010. v. 91. p. OS43B-01-OS43B-01.

51.
GIANNINI, M. F. C. ; GARCIA, V. M. T. ; CIOTTI, Aurea Maria ; Moser, G.A. ; Garcia, Carlos A.E. . Bio-optical and Hydrographic Measurements in the Continental Shelf and Slope of Rio Grande do Sul, Brazil. In: AGU (American Geophysical Union) Joint Assembly, 2010, Foz do Iguassu. Jt. Assem. Suppl. Abstracts, 2010. v. 91. p. OS43B-07-OS43B-07.

52.
Ferreira, A. ; Garcia, Carlos A. E. ; GARCIA, V. M. T. . Hyperspectral Remote Sensing Reflectance Variability and Evaluation of the OC4v4 Algorithm at the Patagonian Shelf-break Region. In: AGU (American Geophysical Union) Joint Assembly, 2010, Foz do Iguassu. Jt. Assem. Suppl. Abstracts, 2010. v. 91. p. OS33B-06-OS33B-06.

53.
Ferreira, A. ; Garcia, Carlos A.E. ; GARCIA, V. M. T. ; Dogliotti, A.I. . Variability in the hyperspectral remote sensing reflectance and performance of oc4v4 algorithm in the Patagonian shelf ?break. In: XX Ocean Optics Conference, 2010, Anchorage, EUA. OO Abstracts, 2010. v. 1. p. OO100957-OO100957.

54.
OMACHI, C. Y. ; Ferreira, A. ; GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A.E. ; Campos, E.J.D. . Bio-optical Signals and the Phytoplankton Functional Tipes in the Southwestern Atlantic Ocean. In: XX Ocean Optics Conference, 2010, Anchorage, EUA. OO Abstracts, 2010. v. 1. p. OO100958-OO100958.

55.
MACHADO, A. A. S. ; Araujo, R.G. ; TEIXEIRA, P. ; GARCIA, V. M. T. ; BIANCHINI, Adalto . Efeitos do zinco sobre o crescimento de Thalassiosira weissflogii. In: XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2010, Bombinhas, SC. Livro de Resumos, 2010. v. 1. p. 1-3.

56.
Mendes, C. R. ; GARCIA, V.M.T. ; SOUZA, M. S. ; TENORIO, M. M. ; Brotas, V. . Phytoplankton assemblage during a coccolitophorid bloom in the Patagonian shelf. In: ASLO Aquatic Science Meeting 2009, 2009, Nice, França. Book of Abstracts, 2009. v. 1. p. 2-2.

57.
Charo, M. ; ROMERO, Silvia ; PIOLA, Alberto R ; Carranza, M. ; Ferrari, R. ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; POLLERY, Ricardo C ; GARCIA, V. M. T. ; MATA, Mauricio M . Flujos verticales en el frente del talud inferidos de datos hidrográficos in-situ y satelitales. In: VII Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2009, Bahía Blanca. Resumens VII Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Bahía Blanca, 2009. v. 1. p. 1-2.

58.
Marin C.B. ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; ROMERO, Silvia ; GARCIA, V. M. T. ; MATA, Mauricio M ; POLLERY, Ricardo C . Estrutura termohalina, níveis de nutrientes e da biomassa fitoplanctônica na quebra da plataforma Argentina entre 38 e 50°S. In: VII Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2009, Bahía Blanca. Resumens VII Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Bahía Blanca, 2009. v. 1. p. 2-3.

59.
Aseff, C. ; GARCIA, V. M. T. ; Moller Jr., O. . Variabilidade sazonal e espacial da composição físico-química das massas de água da plataforma continenta do Atlântico Sudoeste (PCASO). In: VII Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2009, Bahía Blanca. Resumens VII Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Bahía Blanca, 2009. v. 1. p. 5-6.

60.
SIGNORINI, Sergio R ; GARCIA, V.M.T. ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; MCCLAIN, Charles R . Physical and biological interactions in the Southwestern Atlantic Continental Shelf. In: Ocean Sciences Meeting, 2008, Orlando, Fl.. Book of Abstracts, 2008. v. 1. p. 3-3.

61.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; MATA, Mauricio Magalhães ; POLLERY, Ricardo C ; ITO, Rosane G ; EVANGELISTA, Heitor ; PIOLA, Alberto R ; SIGNORINI, Sergio R ; MCCLAIN, Charles R . The biogeochemical relevance of the Patagonian shelfbreak front in the southwestern Atlantic. In: SCAR/IASC/IPY Open Science Conference: Polar Research ? Arctic and Antarctic Perspectives in the International Polar Year, 2008, St. Petersburg. Abstracts, 2008. v. 1. p. 5-5.

62.
Mendes, C. R. ; Brotas, V. ; GARCIA, V. M. T. . Phytoplankton biomass and composition of the Antarctic Peninsula, estimated by photosynthetic pigments determination. In: 1st Workshop on Portuguese Polar Science, 2008, Lisboa, Portugal. Book of Abstracts, 2008. v. 1. p. 2-2.

63.
COMIN, R. ; GARCIA, V. M. T. . Estudo da comunidade do fitoplâncton no talude da Patagônia.. In: VIII Congreso deFicología de América Latina y El Caribe y la VI Reunión Iberoamericana de Ficología, 2008, Lima, Peru. Livro de Resumos, 2008. v. 1. p. 2-2.

64.
COMIN, R. ; GARCIA, V. M. T. . Estimativa da biomassa fitoplanctônica no talude da Patagônia por microscopia e por clorofila-a fracionada. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, 2008, Rio Grande. Livro de Resumos, 2008. v. 1. p. 1-1.

65.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; MATA, Mauricio M ; POLLERY, Ricardo C ; PIOLA, Alberto R ; SIGNORINI, Sergio R ; MCCLAIN, Charles R . High phytoplankton biomass and production along the Patagonian Shelf-break in spring. In: Polar Dynamics: Monitoring, Understanding, and prediction - Open Science Conference, 2007, Bergen, Noruega. Book of Abstracts, 2007. v. 1. p. 1-2.

66.
JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, V.M.T. . Cistos de dinoflagelados potencialmente nocivos da Baía de Sepetiba, RJ. In: XI Congresso Brasileiro de Ficologia / Simpósio Latino-Americano sobre Algas Nocivas, 2006, Itajaí, SC. Livro de Resumos. Itajaí: UNIVALI, 2006. v. 1. p. 67-67.

67.
SIGNORINI, Sergio ; GARCIA, V.M.T. ; PIOLA, Alberto R ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio M ; MCCLAIN, Charles R . Interannual variability of coccolithophore blooms in the vicinity of the Patagonian Shelf Break (38o S - 52o S). In: Ocean Color Research Team Meeting, 2006, Newport, USA. Book of Abstracts, 2006. v. 1.

68.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio Magalhães ; SOUZA, Eduardo Miranda de ; POLLERY, Ricardo ; PIOLA, Alberto R ; SIGNORINI, Sergio ; MCCLAIN, Charles R . The Patagonian shelf-break phytoplankton blooms and their relevance for the regional CO2 budget. In: VIII International Conference on Southern Hemisphere Meteorology and Oceanography, 2006, Foz do Iguaçu. Book of Abstracts (CD), 2006. v. 1.

69.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio Magalhães ; SOUZA, Eduardo Miranda de ; POLLERY, Ricardo ; PIOLA, Alberto R ; SIGNORINI, Sergio ; MCCLAIN, Charles R . Shelf-break phytoplankton blooms in the Patagonian region.. In: AGU Ocean Sciences Meeting, 2006, Honolulu, Hawai. EOS Transactions AGU, Ocean Sciences Meeting Supplement, 2006. v. 87. p. (CD).

70.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio Magalhães ; POLLERY, Ricardo ; PIOLA, Alberto R ; SIGNORINI, Sergio ; MCCLAIN, Charles R ; RODRIGUEZ, M Debora Iglesias . High phytoplankton biomass and production along the Patagonian shelf-break (austral spring 2004).. In: XXIX SCAR (Scientific Committee for Antarctic Research) Meeting with Open Science Conference, 2006, Hobart. Abstracts, 2006. v. 1. p. 514-514.

71.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. ; SIGNORINI, Sergio R ; MCCLAIN, Charles R . Performance of empirical and semi-analytical chlorophyll algorithms in the La Plata River coastal region (25-40oS and 60-45oW). In: American Society for Limnology and Oceanography (ASLO) meeting 2006, 2006, Victoria. Book of Abstract, 2006. v. 1.

72.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio M ; POLLERY, Ricardo C ; PIOLA, Alberto R ; SIGNORINI, Sergio R ; MCCLAIN, Charles R . High phytoplankton biomass and production along the Patagonian shelf-break zone during austral spring 2004. In: American Society for Limnology and Oceanography (ASLO) meeting 2006, 2006, Victoria. Book of Abstract, 2006.

73.
GARCIA, V.M.T.; DETONI, A.M.S. ; POLLERY, Ricardo C . Relação entre a biomassa do fitoplâncton e nutrientes no Mar de Weddell no verão de 2005. In: XIV Simpósio Brasileiro de Pesquisas Antárticas, 2006, São Paulo. Programa e Resumos, 2006. v. 1. p. 97-98.

74.
SOUZA, M. S. ; SOUSA, E. M. ; GARCIA, V.M.T. . Abundância e estrutura da comunidade fitoplanctônica ao longo da quebra de plataforma continental da Patagônia (Novembro 2004). In: XIV Simpósio Brasileiro de Pesquisas Antárticas, 2006, São Paulo. Programa e Resumos, 2006. p. 65-66.

75.
GARCIA, V.M.T.; SOUZA, Eduardo Miranda de ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio M ; POLLERY, Ricardo C ; OLIVEIRA, Fernanda R W . Interannual variability of phytoplankton and physical-chemical properties in the Bransfield Strait, Antarctica (Austral summer 2003, 2004, 2005). In: XIV Simpósio Brasileiro de Pesquisas Antárticas, 2006, São Paulo. Programa e Resumos, 2006. p. 25-26.

76.
SILVA, T. M. A. ; GARCIA, V.M.T. ; CALAZANS, D. K. ; FURLONG, E. B. ; QUEIROZ, Maria Isabel ; ALMEIDA, T. L. . Alimentação de larvas do camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis -PEREZ-FARFANTE,1967)(CRUSTACEA-PENAEIDAE): I. Composição bioquímica, ácidos graxos e conteúdo energético de microalgas isoladas da Praia do Cassino ? Rio Grande ? RS.. In: AquaCiência 2006, 2006, Bento Gonçalves RS. Anais AquaCiência 2006, CD-rom, 2006. p. 2347-2347.

77.
TENEMBAUM, Denise R ; VILLAC, Celia Maria ; GARCIA, V.M.T. . O Programa GloBallast: fitoplâncton e cistos de dinoflagelados da área sob influência do Porto de Sepetiba (RJ). In: 56o Congresso Nacional de Botânica / Simpósio Algas Invasoras Marinhas: Impactos e Projetos Multidisciplinares, 2005, Curitiba, PR. Livro de Resumos, 2005. v. 1. p. 1-1.

78.
LEREBOURG, Christophe J Y ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. . Implementation of an ocean color semi-analytical reflectance model to retrieve chlorophyll a, CDOM absorption and particulate backscattering in the Southern Ocean. In: XIII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2005, São Paulo. Programa e Resumos, 2005. v. 1. p. 1-1.

79.
SOUZA, Eduardo Miranda de ; KURTZ, Frederico ; GARCIA, V.M.T. . Distribuição espacial e interanual da clorofila-a total e fracionada no Estreito de Bransfield em. In: XIII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica, 2005, São Paulo. Programa e Resumos, 2005. v. 1. p. 1-1.

80.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras . Bio-optical algorithm for satellite chlorophyll mapping in the Atlantic sector of the Southern Ocean. In: IX SCAR International Biology Symposium, 2005, Curitiba, PR. Book of Abstracts, 2005. v. 1. p. 1-1.

81.
GARCIA, V.M.T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; SIGNORINI, Sergio ; MCCLAIN, Charles R . Evaluation of Bio-optical Algorithms for Chlorophyll Mapping in the Southwestern Atlantic. EOS Transactions,. In: American Geophysical Union (AGU) Joint Assembly, 2005, New Orleans, USA. Americal Geophysical Union (AGU), Jt. Assem. Supl, 2005. v. 86. p. 1-1.

82.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. . Variability of Chlorophyll-a From Ocean Color Images in the La Plata Continental Shelf Region.. In: American Geophysical Union (AGU) Joint Assembly, 2005, New Orleans, USA. EOS Transactions, Americal Geophysical Union (AGU) Jt. Assem. Supl., 2005. v. 86. p. 1-1.

83.
GARCIA, V.M.T.; SIGNORINI, Sergio ; GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MCCLAIN, Charles R . Evaluation of chlorophyll algorithms in the Southwestern Atlantic Coastal Region. In: Ocean Color Research Team Meeting, 2005, Portland. Book of Abstracts, 2005. v. 1. p. 1-1.

84.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. ; MATA, Mauricio Magalhães ; ROMERO, Silvia ; SIGNORINI, Sergio ; MCCLAIN, Charles R . The Patagonian Experiment (PATEX). In: Ocean Color Research Team Meeting, 2005, Portland, USA. Book of Abstracts, 2005. v. 1. p. 1-1.

85.
MUELBERT, José H. ; ACHA, Marcelo ; BERASATEGUI, Alejandro ; BERSANO, José G. ; BRAGA, Elisabete S. ; EICHLER, Patricia ; GARCIA, V.M.T. ; GOMEZ-ERACHE, Monica ; GUERRERO, Raul ; MIANZAN, Hermes ; RETA, Raul ; RAMIREZ, Fernando . Oceanography of the Subtropical Shelf Front Zone in the SW-Atlantic Continental Shelf. In: American Geophysical Union (AGU) 2005 Joint Assembly, 2005, New Orleans, EUA. EOS. Trans. AGU, 2005., 2005. v. 86. p. 1-1.

86.
RORIG, Leonardo Rubi ; GARCIA, V.M.T. . Structure and Succession of the Surf-Zone Phytoplankton in Cassino Beach, Southern Brazil. In: 8th International Coastal Symposium,, 2004, Itajaí, SC. Livro de Resumos, 2004. v. 1. p. 1-1.

87.
ARAUJO, S. C. ; GARDA, J. ; GARCIA, V.M.T. ; FURLONG, E. B. . Effect of salinity, temperature, light cycle, irradiance and CO2 addition on the fatty acids of Chaetoceros cf wighamii. In: X Reunião Brasileira de Ficologia, 2004, Salvador, BA. Programa e Resumos (CD-ROM). Salvador, 2004. v. 1.

88.
ARAUJO, S. C. ; GARCIA, V.M.T. . Crescimento de Chaetoceros cf wighamii (Bacillariophyceae) em diferentes condições de temperatura. In: XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura (SIMBRAQ), 2004. Anais do Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2004. v. 1. p. 25-25.

89.
VILLAC, Maria Celia ; TENEMBAUM, Denise R ; MATOS, Maria ; VIANA, S. ; GARCIA, V.M.T. ; JULIANO, Viviane Berwanger . The microalgae from Sepebita Bay, Brazil: lessons from a port survey (Globallast Program). In: XI International Conference on Harmful Algae, 2004, Cape Town. Programme and Abstracts, 2004. v. 1. p. 150-150.

90.
TENEMBAUM, Denise R ; VIANA, S. ; MATOS, Maria ; JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, V.M.T. ; MENEZES, M. ; LIMA, I. V. ; HATHERLY, M. . The Scrippsiella (DINOPHYTA) genus in Sepetiba Bay (RJ, Brazil): distribution, abundance and composition of vegetative cells and cysts. In: XI International Conference on Harmful Algae, 2004, Cape Town. Programme and Abstracts, 2004. v. 1. p. 150-150.

91.
JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, V.M.T. . Cysts of the genus Alexandrium in Sepetiba Bay (Brazil) during a Globallast Program port survey. In: XI International Conference on Harmful Algal Blooms, 2004, Cape Town. Programme and Abstracts, 2004. v. 1. p. 151-151.

92.
VIANA, Simone de Castro ; TENEMBAUM, Denise R ; MATOS, Maria ; JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, V.M.T. ; MENEZES, Mariângela ; LIMA, Isabel Victória ; HATHERLY, Melissa . O GÊNERO Scrippsiella (Dinophyta) NA BAÍA DE SEPETIBA (RJ): DISTRIBUIÇÃO, ABUNDÂNCIA E COMPOSIÇÃO DE FORMAS VEGETATIVAS E DE CISTOS. In: XXIII Reunião Brasileira de Ficologia, 2004, Salvador BA. Anais da XXIII Reunião Brasileira de Ficologia, 2004. v. 1. p. 1-1.

93.
VILLAC, Maria Celia ; TENEMBAUM, Denise R ; MATOS, Maria ; VIANA, Simone de Castro ; JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, V.M.T. . MICROALGAS DO PLÂNCTON VERSUS CISTOS DO SEDIMENTO DA ÁREA SOB INFLUÊNCIA DO PORTO DE SEPETIBA (RJ, BRASIL): COMPOSIÇÃO ESPECÍFICA E ASPECTOS METODOLÓGICOS. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia', 2004, Itajaí SC. Caderno de Resumo, 2004. v. 1. p. 1-1.

94.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; MATA, Mauricio Magalhães ; SARMA, Yvb ; GARCIA, V.M.T. . VARIABILIDADE DA CLOROFILA-A NA CONFLUÊNCIA BRASIL-MALVINAS COM BASE EM IMAGENS DE SATÉLITE. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisas Antárticas, 2004, São Paulo. Caderno de Resumos. v. 1. p. 1-1.

95.
CIOTTI, Aurea Maria ; ODEBRECHT, Clarisse ; SILVERA, Adriana Gisel Gonzalez ; GARCIA, V.M.T. . Variações sazonais e interanuais na biomassa fitoplanctônica e nas taxas de produção primária no sul do Brasil. In: I Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos, 2002.

96.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. . Bio-optical measurements in the Southern Ocean for mapping phytoplankton biomass from satellite data. In: X Seminário sobre Pesquisas Antárticas, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos, 2002. p. 45-45.

97.
DEVILLA, R. A. ; GARCIA, V.M.T. . Lead toxicity bioassay in microalgae: influence of EDTA addition and seawater source.. In: XI SETAC (Society of Environmental Toxicology and Chemistry) Anual Meeting. Madrid, 6-10 Maio 2001., 2001, Madri. Proceedings of the XI SETAC (Society of Environmental Toxicology and Chemistry) Anual Meeting, 2001. v. 1. p. 1-2.

98.
DEVILLA, R. A. ; GARCIA, V.M.T. . Lead toxicity and bioaccumulation in diatoms from South Brazil. In: XI SETAC (Society of Environmental Toxicology and Chemistry) Annual Meeting. Madri, Espanha, 6-10 Maio 2001., 2001, Madri. Proceedings of the XI SETAC Annual Meeting., 2001. v. 1. p. 1-2.

99.
SANTOS,S.M. ; GARCIA, V.M.T. ; ELBERN, A. W. ; GERVINE, V. I. . Caracterização de microorganismos aquáticos por processamento digital de imagens.. In: Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. Anais de resumos expandidos da XIV Semana Nacional de Oceanografia, Rio Grande, 07-13 Out. 2001. Rio Grande: FURG, 2001. v. CD-rom. p. 242-243.

100.
PERSICH, G. R. ; GARCIA, V.M.T. . Ocorrência de cistos de dinoflagelados, com ênfase em Alexandrium tamarense, no sedimento próximo à desembocadura da Lagoa dos Patos.. In: V Congresso de Ecologia do Brasil - Ambiente e Sociedade, 2001, Porto Alegre - RS. Anais do V Congresso de Ecologia do Brasil, Porto Alegre, RS, 04-09 Novembro de 2001., 2001. v. 1. p. 5-6.

101.
GARCIA, V.M.T.; ANCONA, C. ; GUTSEIT, K. ; BERGESCH, M. . Variação espacial da biomassa (cloroila-a) e dos grupos do fitoplâncton ao longo de um ano, na Laguna dos Patos - RS. In: XIII Semana Nacional de Oceanografia, 2000, Itajaí, SC. Anais da XIII Semana Nacional de Oceanografia. Itajaí: UNIVALI, 2000. v. 1. p. 670-672.

102.
RORIG, L. R. ; GARCIA, V.M.T. . As acumulações da diatomácea de zona de arrebentação Asterionellopsis glacialis na Praia do Cassino, RS, Brasil: biomassa e fatores causais.. In: Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas - Morfodinâmica, Ecologia, Usos, Riscos e Gestão. Itajaí, SC, 03-06 Set. 2000., 2000, Itajaí, SC. Anais do Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas - Morfodinâmica, Ecologia, Usos, Riscos e Gestão., 2000. v. 1.

103.
GARCIA, V.M.T.; PERSICH, G. R. . Evidências da introdução do dinoflagelado potencialmente tóxico Alexandrium Tamarense (Lebour) Balech na Costa Sul do Brasil.. In: I Simpósio Brasileiro sobre Água de Lastro, 2000, Arraial do Cabo. Resumos do I Simpósio Brasileiro sobre Água de Lastro, 2000. v. 1. p. 17-17.

104.
GARCIA, V.M.T.; ZAMBONI, A. J. ; DEVILLA, R. A. ; MONTÚ, M. . Sulphuric acid spill in the Patos Lagoon Estuary, Brazil: an ecotoxicological assessment.. In: Ecoforum on the State of Brazilian Aquatic Systems: past, present and the future, 1999, Salvador, BA. Anais do Ecoforum, 1999. v. 1. p. 64-64.

105.
GONZALEZ, A. ; GARCIA, V.M.T. . Hydrography and characteristics of phytoplankton in shelf and oceanic waters of the Southern Brazilian coast.. In: Symposium on Biogeochemistry of the Arabian Sea: Synthesis and Modelling., 1999, Bangalore. Proc. Symposium on Biogeochemistry of the Arabian Sea: Synthesis and Modelling., 1999. v. 1. p. 61-61.

106.
PERSICH, G. R. ; GARCIA, V.M.T. . MICROALGAS POTENCIALMENTE NOCIVAS NA COSTA DO RIO GRANDE DO SUL. In: XI SEMANA NAICONAL DE OCEANOGRAFIA, 1998, RIO GRANDE, RS. XI Semana Nacional de Oceanografia - Resumos Expandidos. Pelotas, RS: Editora e Gráfica Universitária - UFPel, 1998. v. 1. p. 261-263.

107.
SILVERA, A. G. G. ; GARCIA, V.M.T. . CARACTERISTICAS BIO-OPTICAS DO FITOPLANCTON NA COSTA SUL DO BRASIL. In: XI SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1998, RIO GRANDE, RS. XI Semana Nacional de Oceanografia - Resumos Expandidos. Pelotas, RS: Editora e Gráfica Universitária - UFPel, 1998. v. 1. p. 148-150.

108.
GARCIA, V.M.T.; ESPÍRITO SANTO, R. E. . Influência da salinidade no crescimento de Fibrocapsa japonica: resultados preliminares. In: VII Congresso de Iniciação Científica, 1998, Pelotas, RS. Livro de Resumos, 1998.

109.
VILLAC, Maria Celia ; PERSICH, G. R. ; PARANHOS, R. ; ODEBRECHT, Clarisse ; TENENBAUM, D. ; BONECKER, S. ; GARCIA, V.M.T. . Avaliação biológica em tanque de água de lastro: um ensaio metodológico. In: I Colóquio Brasileiro de Algas Nocivas, 1998, Itajaí, SC. Anais, 1998. v. 1. p. 61.

110.
PERSICH, G. R. ; GARCIA, V.M.T. ; CALLIARI, L. . Mapeamento de cistos do dinoflagelado Alexandrium tamarense na Praia do Cassino, RS. In: I Coloquio Brasileiro de Algas Nocivas, 1998, Itajaí, SC. Anais, 1998. v. 1. p. 67-68.

111.
DEVILLA, R. A. ; GARCIA, V.M.T. . Avaliação da toxicidade do chumbo sobre a diatomácea Skeletonema costatum proveniente do Estuário da Lagoa dos Patos (RS). In: V Encontro Brasileiro de Ecotoxicologia, 1998, Itajaí, SC. Anais, 1998. v. 1. p. 79-80.

112.
GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; GARCIA, V.M.T. ; OMACHI, C. ; ENDO, H. L. ; GONZALEZ, A. . Aplicações de imagens do sensor SeaWiFS na região do Oceano Atlântico Sudoeste.. In: IX Simpósio Brasileiro sobre Sensoriamento Remoto, 1998, Santos SP. Livro de Resumos, 1998. v. 1.

113.
GARCIA, V.M.T.. Ações brasileiras relativas a algas nocivas no Brasil. In: I Colóquio Brasileiro de Algas Nocivas, 1998, Ìtajaí SC. Anais do 5o. ECOTOX / I Colóquio Brasileiro de Algas Nocivas, 1998. v. 1. p. 22-22.

114.
GARCIA, V.M.T.. Utilização de dados do sensor SEAWIFS no mapeamento da produção primária fitoplanctônica.. In: I Simpósio sobre Medidas Oceanográficas com Recursos Espaciais, 1998, Arraial do Cabo RJ. Livro de Resumos, 1998. v. 1.

115.
SILVERA, A. G. G. ; GARCIA, V.M.T. . MODELOS SEMI-ANALITICOS PARA ESTIMAR A PRODUCAO PRIMARIA FITOPLANCTONICA NA REGIAO SUL DO BRASIL. In: VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE CIENCIAS DO MAR- COLACMAR, 1997, SANTOS, S.P., 1997.

116.
GARCIA, V.M.T.. COUNTRY STATEMENT - BRAZIL. In: IV SESSION OF THE IOC INTERGOVERNMENTAL PANEL ON HARMFUL ALGAL BLOOMS., 1997, VIGO, ESPANHA. Proc. of the IV Session of the IOC Intergovernmental Pannel on HAB, 1997.

117.
ODEBRECHT, Clarisse ; MENDEZ, S. ; GARCIA, V.M.T. . Oceanographic processes and harmful algae blooms in the subtropical southwestern Atlantic (28-36 S). In: VIII International Conference on Harmful Algae., 1997, Vigo. Proc. of the VIII International Conference on Harmful Algae.. Vigo: Xunta de Galicia e COI, 1997. v. 1. p. 152-152.

118.
ABREU, Paulo Cesar V ; GARCIA, V.M.T. . VARIABILIDADE DE BACTERIAS NA PRAIA DO CASSINO-RS E SUA RELACAO COM FLORACOES DE ASTERIONELLOPSIS GLACIALIS.. In: III SIMPOSIO SOBRE OCEANOGRAFIA - IOUSP, 1996, SAO PAULO, 1996.

119.
GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; GARCIA, V.M.T. . REMOTE SENSING OF PRIMARY PRODUCTION IN THE SOUTH-WESTERN ATLANTIC OCEAN: PRELIMINARY RESULTS.. In: II INTERNATIONAL POLDER SCIENCE TEAM MEETING., 1996, TOULOUSE, FRANCA, 1996.

120.
GARCIA, Carlos Alberto Eiras ; GARCIA, V.M.T. ; GONZALEZ, A. ; BELEM, A. ; OMACHI, C. . Remote sensing of primary production in the southwestern Atlantic and Southern Oceans. In: 2nd International POLDER Science Team Meeting, 1996, Toulouse. Proc. of the Workshop on Ocean Color Calibration and Validation, 1996. v. 1. p. 5-5.

121.
DEVILLA, R. A. ; GARCIA, V.M.T. . Variação sazonal e relação entre carbono orgânico particulado, seston e clorofila-a na Praia do Cassino, RS.. In: V Congresso de Iniciação Científica, 1996, Pelotas RS. Anais do V Congresso de Iniciação Científica, 1996. v. 1. p. 237-237.

122.
GARCIA, V.M.T.. CONTRIBUICAO DA BIOMASSA FITOPLANCTONICA NAS VARIACOES SAZONAIS DE CARBONO ORGANICO PARTICULADO NA PRAIA DO CASSINO.. In: IV CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995, RIO GRANDE, 1995.

123.
RORIG, Leonardo Rubi ; GARCIA, V.M.T. . Estrutura da assembléia fitoplanctônica da zona de arrebentação em uma praia dissipativa no sul do Brasil. In: VI Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 1995, Mar del Plata, Argentina. Ànais do VI Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 1995. v. 1.

124.
GARCIA, V.M.T.. VARIACAO SAZONAL E CONTRIBUICAO DO FITOPLANCTON PARA A CONCENTRACAO DE CARBONO ORGANICO PARTICULADO NA PRAIA DO CASSINO (RS). In: III CONGRESSO DE INICIACAO CIENFITICA, 1994, PELOTAS - RS, 1994.

125.
RORIG, Leonardo Rubi ; GARCIA, V.M.T. . ESTOQUES DE CELULAS DA DIATOMACEA ASTERIONELLOPSIS GLACIALIS NO SEDIMENTO: INOCULOS PARA A FORMACAO DE ACUMULACOES PLANCTONICAS NA ZONA DE ARREBENTACAO DA PRAIA DO CASSINO (RS). In: VII SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1994, ITAJAI - SC, 1994.

126.
DEVILLA, R. A. ; GARCIA, V.M.T. . CONTRIBUICAO DA BIOMASSA FITOPLANCTONICA PARA OS NIVEIS DE CARBONO ORGANICO PARTICULADO NA PRAIA DO CASSINO (RS). In: VII SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 1994, ITAJAI - SC, 1994.

127.
GARCIA, V.M.T.. NIVEIS DE CARBONO ORGANICO PARTICULADO (COP) NA ZONA DE ARREBENTACAO DA PRAIA DO CASSINO E SUA RELACAO COM A BIOMASSA DO FITOPLANCTON. In: II CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA, 1993, RIO GRANDE, 1993.

128.
GARCIA, V.M.T.. VARIACAO DA BIOMASSA E COMUNIDADE DO FITOPLANCTON NA DESEMBOCADURA DA LAGOA DOS PATOS.. In: II CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA., 1993, RIO GRANDE - RS, 1993.

129.
SILVERA, A. G. G. ; GARCIA, V.M.T. . DISTRIBUCION DE LA CLOROFILA-A Y SU RELACION CON LOS PARAMETROS FISICOS EN DOS PERFILES PERPENDICULARES A LA COSTA DE RS, BRASIL (OTONO 1993). In: X SIMPOSIO CIENTIFICO TECNOLOGICO DA COMISSION TECNICA MIXTA DEL FRENTE MARITMO., 1993, MONTEVIDEU - URUGUARI, 1993.

130.
GARCIA, V.M.T.. MECANISMO DE ACUMULACAO DE CELULAS DE ASTERIONELLOPSIS GLACIALIS EM PRAIAS ARENOSAS DO RIO GRANDE DO SUL.. In: 6A. REUNIAO BRASILEIRA DE FICOLOGIA, 1993, TRAMANDAI - RS, 1993.

131.
GARCIA, V.M.T.. VARIACAO TEMPORAL DA COMPOSICAO E BIOMASSA DO FITOPLANCTON NA DESEMBOCADURA DA LAGOS DOS PATOS.. In: 6A. REUNIAO BRASILEIRA DE FICOLOGIA, 1993, TRAMANDAI - RS, 1993.

132.
GARCIA, V.M.T.; RORIG, L. R. . Características de crescimento e fotossíntese da diatomácea Asterionellopsis glacialis a direfentes intensidades de luz. In: 6a. Reunião Brasileira de Ficologia., 1993, Tramandaí RS. Anais da 6a. Reunião Brasileira de Ficologia., 1993. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, V. M. T. . HPLC pigment measurements at Federal University of Rio Grande (FURG), Brazil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GARCIA, V. M. T. . Contribuição Brasileira ao IV Ano Polar Internacional - Ciências da Vida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GARCIA, V. M. T. ; Garcia, Carlos A. E. . Bio-optical relationship for chlorophyll-a mapping in the Southwester Atlantic and Southern Ocean. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GARCIA, V.M.T.. REMOTE SENSING OF PRIMARY PRODUCTION IN THE SOUTHWEST ATLANTIC OCEAN.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GARCIA, V.M.T.. SULPHURIC ACID SPILL IN THE PATOS LAGOON ESTUARY, BRAZIL: AN EXOTOXI COLOGICAL ASSESSMENT.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GARCIA, V.M.T.. INFLU NCIA DA SALINIDADE NO CRESCIMENTO DE FIBROCAPSA JAPONICA: RESUL TADOS PRELIMINARES.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GARCIA, V.M.T.. UTILIZA ÆO DE DADOS DO SENSOR WEAWIFS NO MAPEAMENTO DA PRODU ÆO PRIM RIA FITOPLANCT NICA.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GARCIA, V.M.T.. A äES NACIONAIS RELATIVAS A ALGAS NOCIVAS NO BRASIL. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GARCIA, V.M.T.. AVALIA ÆO DA TOXICIDADE AO CHUMBO SOBRE A DIATOM CEA SKELETONEMA COSTATUM, PROVENIENTE DO ESTU RIO DA LAGOA DOS PATOS, RS.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GARCIA, V.M.T.. AVALIACAO BIOLOGICA DE  GUA DE LASTRO: UM ENSAIO METODOLOGICO. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GARCIA, V.M.T.. MAPEAMENTO DE CISTOS DO DINOFLAGELADO ALEXANDRRIUM TAMARENSE NA PRAIA DO CASSINO, RS.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GARCIA, V.M.T.. APLICACOES DE IMAGENS DO SENSOR SEAWIFS NA REGIAO DO OCEANO ATLANTICO SUDOESTE. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GARCIA, V.M.T.. OCEANOGRAPHIC PROCESSES AND HARMFUL ALGAE BLOOMS IN THE SUBTROPICAL SOUTHWESTERN ATLANTIC (28-36S).. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GARCIA, V.M.T.. VARIACAO SAZONAL E RELACAO ENTRE CARBONO ORGANICO PARTICULADO, SESTON E CLOROFILA-A NA PRAIA DO CASSINO, RS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
GARCIA, V.M.T.. ESTRUTURA DA ASSEMBLEIA FITOPLANCTONICA DA ZONA DE ARREBENTACAO EM UMAPRAIA DISSIPATIVA NO SUL DO BRASIL.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GARCIA, V.M.T.. FLORACOES NOCIVAS NA COSTA BRASILEIRA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
GARCIA, V.M.T.. CARACTERISTICAS DE CRESCIMENTO E FOTOSSINTESE DA DIATOMACEA ASTERIONELLOPSIS GLACIALIS A DIFERENTES INTENSIDADES DE LUZ. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
GARCIA, V.M.T.. PHOTOADAPTATION IN THE BLOOM FORMING DINOFLAGELLATE GYRODINIUM AUREOLUM.. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SIGNORINI, Sergio R ; GARCIA, V. M. T. ; PIOLA, Alberto R ; EVANGELISTA, Heitor ; MCCLAIN, Charles R ; GARCIA, Carlos Alberto Eliras ; MATA, Mauricio M . Further studies on the Physical and Biogeochemical Causes for Large interannual Changes in the Patagonian Shelf Spring?Summer Phytoplankton Bloom Biomass. Maryland, EUA: NASA Tech. Memo. 2009?214176, NASA Goddard Space Flight Center, Greenbelt, Maryland, 43 pp., 2009 (Memorando Técnico).

2.
ODEBRECHT, Clarisse ; GARCIA, V.M.T. ; KITZMAN, D. . Fitoplâncton na costa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Composição de espécies, biomassa e produção primária. Rio de Janeiro: Petrobrás, 1994 (Relatório de Consultoria).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GARCIA, V.M.T.. Avaliação de impacto da obra de alongamento dos molhes da Barra da Lagoa dos Patos - Monitoramento do fitoplâncton e produção primária. 2002.

2.
GARCIA, V.M.T.. Avaliação da atividade de extração de areia sobre o fitoplâncton do Canal de São Conçalo, RS. 2001.

3.
GARCIA, V.M.T.. Efeito da Dragagem do Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande sobre taxas de produção primária. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
GARCIA, V.M.T.. Qualidade da água da Lagoa dos Patos - Fitoplâncton e Produção Primária. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
ODEBRECHT, Clarisse ; GARCIA, V.M.T. ; PROENÇA, Luis Antonio ; YUNES, João Sarkis . Florações de microalgas nocivas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
GARCIA, V.M.T.. Fitoplâncton da Costa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 1994 (Relatório Técnico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Poersch, L.H.S.; ABREU, P. C.; Krummenauer, D.; Virginia Maria Tavano; Derner, R.B.. Participação em banca de Mariana Holanda Paes Barboza. Avaliação do crescimento e potencial biorremediador de Arthrospira sp. no trabamento de efluentes de produção intensiva de camarões marinhos. 2015. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
ODEBRECHT, Clarisse; Torgan, L.C.; KACZMARSKA, I.; CAMPBELL, E.; GARCIA, V.M.T.. Participação em banca de Andréa de Oliveira da Rocha Franco. ASTERIONELLOPSIS TROPICALIS, UMA NOVA ESPÉCIE DE DIATOMÁCEA DE SURFE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ECOLOGIA E BIOGEOGRAFIA DO GÊNERO. 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MUELBERT, J. H.; CIOTTI, Aurea Maria; Tavano, V.; CALIL, P. R.. Participação em banca de Cauê Z. Lanzaneo. Resposta da Produção Biológica Frente à Dinâmica dos Sistemas de Ressurgência Costeira sobre a Plataforma Continental Brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
Carlos Alberto Eiras, Garcia; ITO, Rosane G; Virginia Maria Tavano; Bianchi, A.. Participação em banca de Jannine Marquez Lencina Avila. Distribuição dos fluxos líquidos de CO2 na latitude de 35oS do Oceano Atlântico e plataformas continentais adjacentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
YUNES, João Sarkis; Virginia Maria Tavano; KINAS, P. G.; Salomon, P.S.. Participação em banca de Juliana Fabrício Tisca. Efeito de diferentes condições de cultivo sobre o crescimento da cianobactéria Aphanothece stagnina. 2014. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
Calil, P.H.; MUELBERT, J. H.; Virginia Maria Tavano; Silveira, I.C.A.. Participação em banca de Fabio Boeira Dias. Mecanismos que controlam a produção biológica na região de ressurgência da plataforma continental sudeste brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
BIANCHINI, Adalto; GARCIA, V. M. T.; Martins, S.E.G.; Hallock, P.. Participação em banca de Martina de Freitas Prazeres. Biomarcadores de exposição ao zinco em Amphistegina lessonii (Amphisteginidae, Foraminifera) do Arquipélago de Fernando de Noronha, PE, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
Garcia, Carlos A. E.; GARCIA, V. M. T.; PEZZI, L.. Participação em banca de Karina Silva Corrêa. Efeito da biomassa fitoplanctônica no aquecimento da camada de mistura, Patagônia Argentina. 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
YUNES, João Sarkis; GARCIA, V. M. T.; KINAS, P. G.. Participação em banca de Luciéle Cristina Rosa. Efeito da salinidade e da abundância celular no teste de LAL utilizando lipopolissacarídeos da cianobactéria Microcystis aeruginosa RST9501 isolada do estuário da Lagoa dos Patos. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
Madureira, L.S.P.; Gherardi, D.F.M.; GARCIA, V. M. T.; CASTELLO, Jorge Pablo; Haimovici, M.. Participação em banca de Stefan Cruz Wigert. Integração entre processos oceanográficos de mesoescala espaço-temporal e a distribuição de organismos pelágicos, detectados com método hidroacustico, ao longo das costas nordeste, central e sudeste-sul do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
ODEBRECHT, Clarisse; TENEMBAUM, Denise R; GARCIA, V. M. T.; BERGESCH, M.. Participação em banca de Carolina Antuarte Islabão. Dinoflagelados do microplâncton da plataforma continental e talude do extremo sul do Brasil: Inverno (2005) e Verão (2007). 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
ABREU, P. C.; BRITO, W. F.; Scwarzbold, A.; GARCIA, V. M. T.. Participação em banca de Arnaldo D?Amaral Pereira Granja Russo. Produtividade primária do biofilme em cultivos dos camarões marinhos Farfantepenaeus paulensi e Litopenaeus vannamei. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
COSTA, C. S. B.; PONZONI, F.; GARCIA, V. M. T.; SEELIGER, U.. Participação em banca de Franciane de Lima Coimbra.. Avaliação da variação espacial e sazonal (verão-outono e inverno-primavera) da resposta espectral das marismas da Lagoa dos Patos (RS) através de imagens do satélite CBERS-2. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

14.
GARCIA, V.M.T.; MATTHIENSEN, Alexandre; ALMEIDA JR, Hiram L; YUNES, João Sarkis. Participação em banca de Luciano de Mello Silva. Monitoramento de cianobactérias no estuário e costa adjacente à Lagoa dos Patoa - Rio Grande - RS: avaliação preliminar dos riscos à balneabilidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

15.
GARCIA, V.M.T.; ABREU, Paulo Cesar V; SCALONE, Daniel Conde. Participação em banca de Lucélia do Valle Borges. Caracterização do potencial de absorção do dióxido de carbono atmosférico por microalgas utilizadas na aquicultura para a geração de um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). 2005. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Federal do Rio Grande.

16.
ODEBRECHT, Clarisse; SOUZA, M. S.; GARCIA, V.M.T.; ABREU, Paulo Cesar V; TENEMBAUM, Denise R. Participação em banca de Márcio Silva de Souza. Distribuição espacial do fitoplâncton e protozzoplâncton na área sob influência do Rio Amazonas (maio de 1999).. 2002. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

17.
SANTOS, R. C.; GARCIA, V.M.T.. Participação em banca de Renato Cougo dos Santos. Influência da temperatura, iluminância e taxa de aeração na concentração de biomassa da cianobactéria Spirulina platensis.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.

18.
FERREIRA, A. H. F.; GARCIA, V.M.T.; HUSZAR, V. L.; YUNES, João Sarkis. Participação em banca de Ana Helena F. Ferreira. Ocorrência de Anabaena spiroides no Estuário da Lagoa dos Patos, RS.. 2000. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

19.
JESUS, A. R. S.; GARCIA, V.M.T.; AIDAR, M. E.; ODEBRECHT, Clarisse. Participação em banca de Ana Rosa de Sena Jesus. O controle do fitoplâncton no estuário da Lagoa dos Patos: experimentos de enriquecimento e herbivoria em laboratório.. 2000. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

20.
BELÉM, A. L.; GARCIA, V.M.T.; ZAVIALOV, P.; HELLMER, H. H.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras. Participação em banca de André Luis Belém. Oceanografia dos Mares de Amundsen e Bellingshausen, Antarctica, durante o inverno austral e sua relação com a distribuição da biomassa fitoplanctônica.. 1997. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

21.
RAMIREZ, S. C. S.; GARCIA, V.M.T.; VALENTIN, J.; ODEBRECHT, Clarisse. Participação em banca de Sonia Celina Sanchez Ramirez. Fitoplâncton e condições oceanográficas em áreas de ressurgência do Perú (Inverno de 1987 e 1988).. 1994. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

22.
SILVERA, A. G. G.; GARCIA, V.M.T.; VALENTIN, J.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras. Participação em banca de Adriana Gisel González Silvera. Modelos semi-analíticos para determinar a produção primária fitoplanctônica através de sensoriamento remoto: uma aplicação a nível regional.. 1994. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

23.
PERSICH, G. R.; GARCIA, V.M.T.; ABREU, Paulo Cesar V; KUTNER, M.; ODEBRECHT, Clarisse. Participação em banca de Graziela da Rosa Persich. Ciclo anual do fitoplâncton e alguns parâmetros abióticos no Saco da Mangueira, Estuário da Lagoa dos Patos.. 1993. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

24.
CIOTTI, Aurea Maria; GARCIA, V.M.T.; CASTELLO, Jorge Pablo; BRANDINI, F.. Participação em banca de Aurea Maria Ciotti. Fitoplâncton na plataforma continental do extremo sul do Brasil: concentração de clorofila a, feopigmentos e análise preliminar da produção primária.. 1990. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Teses de doutorado
1.
SECCHI, E. R.; DALLA ROSA, L.; Madureira, L.S.P.; Maqua, A.; Virginia Maria Tavano. Participação em banca de Juliana Couto di Tullio. USO DO HABITAT POR CETÁCEOS NO SUL E SUDESTE DO BRASIL. 2016. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
Virginia Maria Tavano; CALIL, P. R.; BRANDINI, F.; NIENCHESKY, Luís Felipe; YUNES, João Sarkis. Participação em banca de Amalia Maria Sacilotto Detoni. Ocorrência e caracterização da cianobactéria Trichodesmium spp. ao largo da plataforma sudeste-sul do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
ODEBRECHT, Clarisse; Virginia Maria Tavano; ABREU, Paulo Cesar V; YUNES, João Sarkis; MUELBERT, J. H.; MAFRA JR., L.. Participação em banca de Carolina Antuarte Islabão. Dinoflagelados planctônicos no extremo sul do Brasil: Identificação, distribuição e relação com fatores abióticos in situ e in vitro.. 2015. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
NIENCHESKY, Luís Felipe; Oliveira, J.; Milani, I.C.B.; GARCIA, V. M. T.; YUNES, João Sarkis; Milani, M.R.. Participação em banca de Karina Kammer Attisano. Aporte subterrâneo: uma fonte complementar de nutrientes para a costa do sul do Brasil e plataforma adjacente. 2012. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
BIANCHINI, Adalto; BEMVENUTI, Carlos Emilio; GARCIA, V. M. T.; Vooren, C.M.; Muxagata, E.; Fernandes, L.F.L.. Participação em banca de Tatiana Ramos Ávila. Produção secundária baseada no crescimento de crustáceos: Aspectos metodológicos. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
YUNES, João Sarkis; GARCIA, V. M. T.; BIANCHINI, Adalto; BOGO, M.; ALMEIDA, P.. Participação em banca de Gilmar Antonio Farias Lemes. Isolamento, identificação e aplicação de bactéria do Estuário da Lagoa dos Patos (RS) na degradação de Microcistina. 2011. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
Gouveia, G.R.; MUELBERT, José H.; GARCIA, V. M. T.. Participação em banca de Glauce Ribeiro Gouveia. Penetração da radiação UV na coluna d água do estuário da Lagoa dos Patos e sua influência em diferentes níveis de organização biológica. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
Bruno, M.A.; BERSANO, José G.; MUELBERT, J. H.; Garcia, Virginia M.T.; BEMVENUTI, Carlos Emilio; Vooren, C.M.. Participação em banca de Marcelo Alexandre Bruno. Mesozooplâncton do extremo sul do Brasil com ênfase em copepodes da ordem calanoida. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
BIANCHINI, Adalto; BERSANO, José G.; GARCIA, V.M.T.; NIENCHESKY, Luís Felipe; FERNANDES, L. F. L.; SOUZA, M. M.. Participação em banca de Grasiela Lopes Leães Pinto. Limiares e mecanismos de toxicidade do cobre em crustáceos estuarinos. 2007. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
GARCIA, V.M.T.; ABREU, Paulo Cesar V. Participação em banca de Maria Odete Parente Moreira. Ocorrência e distribuição temporal do gênero Pseudo-nitzschia H. Peragallo no litoral sul do Brasil (Praia do Cassino, RS), com ênfase na fisio-ecologia e toxicidade da espécie Pseudo-nitzschia multiseries (Hasle) Hasle. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
GARCIA, V.M.T.; BEMVENUTI, Carlos Emilio; CASTELLO, Jorge Pablo. Participação em banca de Luis Henrique Poersch. Aquacultura no estuário da Lagoa dos Patos e sua influência sobre o meio ambiente. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
GARCIA, V.M.T.; BIANCHINI, Adalto. Participação em banca de Laura Alicia Geracitano. Biomarcadores de poluição no poliqueto Laeonereis acuta (Polychaeta, Nereididae) do Estuário da Lagoa dos Patos (RS-Brasil). 2003. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
SANTOS, S. M.; GARCIA, V.M.T.; ELBERN, A. W.. Participação em banca de Sonia Magalhães dos Santos. Sistema de monitoramento e caracterização de microorganismos aquáticos por processamento digital de imagens. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
CUNHA, S. R.; GARCIA, V.M.T.; SEELIGER, U.; COUTINHO, R.; BEMVENUTI, Carlos Emilio; COSTA, C. S. B.. Participação em banca de Simone Rabelo da Cunha. Contribuição das macroalgas para a produção primária do Manguezal na Baia da Babitonga, Santa Catarina.. 2001. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELLO, J. I. R.; GARCIA, V.M.T.; DUARTE, A. K.; BERGESCH, M.. Participação em banca de Jorge Ivan Ribeiro de Mello. Estudo das microalgas da areia da Praia do Cassino.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GARCIA, V.M.T.; COSTA, C. S. B.. Participação em banca de Luis Fernando de Matos Neves. Composição qualitativa e quantitativa dos gêneros de diatomáceas epífitas em Scirpus olney Asa Gray: Engelman no Estuário da Lagoa dos Patos.. 1994. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
GARCIA, V.M.T.; COSTA, C. S. B.. Participação em banca de Juliano. Produção primária de macrófitas emergentes costeiras. 1994. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
ROQUE, L. A. A.; GARCIA, V.M.T.; PERFETO, P. N.. Participação em banca de Leandro Alcerito Antunes Roque. Influência do adubo agrícola Fosfato Bibásico de Amônio no crescimento celular de Tetraselmis chuii (Chlorophyta).. 1994. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Mendes, Carlos Rafael Borges; Tavano, V.; BORGES, L. V.. Participação em banca de Wladimir Angelino Faé Neto.Avaliação da produção de pigmentos de interesse comercial em Nannochloropsis oculata em diferentes meios de cultivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
ODEBRECHT, Clarisse; Virginia Maria Tavano; Pinotti, R.M.. Participação em banca de Mariana Rydz Pires.Influência dos sangradouras da composição e abundância da comunidade fitoplanctônica da Prada do Cassino, RS, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
COPERTINO, Margareth S.; GARCIA, V. M. T.; Coimbra, F.. Participação em banca de Bruno Lainetti Gianasi.Distribuição, abundância e composição da vegetação aquática submersa (VAS) no Estuário da Lagoa dos Patos (RS, Brasil)?.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
ODEBRECHT, Clarisse; GARCIA, V. M. T.; BERGESCH, M.. Participação em banca de Lumi Yamaguchi.Distribuição espacial da ordem Dinophysiales (dinoflagelados) no extremo sul do Brasil no inverno de 2005 e verão de 2007. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
Theil, C.M.I.; YUNES, João Sarkis; GARCIA, V. M. T.; GARCIA, Carlos Alberto Eliras. Participação em banca de Cristina Maria Iepsen Theil.Aplicação de Dados Ópticos em Laboratório para análise de parâmetros biológicos na cianobactéria Microcystis aeruginosa RST9501. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
Berger, A.P.; MATA, Mauricio M; GARCIA, V. M. T.; GARCIA, Carlos Alberto Eiras. Participação em banca de Ana Paula Berger.Variabilidade espaço-temporal da clorofila-a e a relação com processos oceanográficos no Atântico Equatorial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
ALCIATI, J. C.; GARCIA, V.M.T.; MONTSERRAT, J.; NERY, L. E. M.. Participação em banca de Julieta de Carvalho Alciati.Toxicidade de hepatotoxinas (microcistina LR) no caranguejo estuarino Chasmagnathus granulata (DECÁPODA, GRAPSIDAE).. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
GARCIA, V.M.T.; PROENÇA, Luis Antonio. Participação em banca de Alcione Fonseca de Barros.Caracterização do Porto de Rio Grande sob o aspecto da Água de Lastro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
FREITAS, D. M.; GARCIA, V.M.T.; GONÇALVES, G. A.; MUELBERT, J. H.. Participação em banca de Débora Maria de Freitas.O ictioplâncton da região Sudeste/Sul da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
FISTAROL, G. O.; GARCIA, V.M.T.; YUNES, João Sarkis. Participação em banca de Giovana de Oliveira Fistarol.Efeito da salinidade sobre o crescimento de uma cepa de Microcystis aeruginosa isolada do estuário da Lagoa dos Patos. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
BUSOLI, R. O.; GARCIA, V.M.T.; GLOEDEN, I. M.; MUELBERT, J. H.. Participação em banca de Ricardo O. Busoli.Ictioplâncton da zona de arrebentação das praias arenosas do Rio Grande, RS. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
OMACHI, C. Y.; GARCIA, V.M.T.; SILVERA, Adriana Gisel Gonzalez; GARCIA, Carlos Alberto Eiras. Participação em banca de Claudia Yuki Omachi.Modelo de atenuação dda Irradiância espectral na atmosfera e coluna d´água do mar para aplicações em sensoriamento remoto e oceanografia. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
ROQUE, L. A. A.; GARCIA, V.M.T.; YUNES, João Sarkis; PERFETO, P. N. M.. Participação em banca de Leandro Alcerito Antunes Roque.Utilização de adubo agrícola no cultivo unialgal de Gelidium crinale (Turner, 1825) e Pterocladia capilacea (Gmelin, 1876).. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
GARCIA, V.M.T.; SEELIGER, U.. Banca de concurso para professor titular em Microbiologia marinha. 1990. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
GARCIA, V.M.T.. Comissão julgadora dos trabalhos da XIV Semana Nacional de Oceanografia. 2001. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GARCIA, V.M.T.. Comissão julgadora dos trabalhos da VIII Congresso de Iniciação Científica. 1999. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
GARCIA, V.M.T.. Comissão julgadora dos trabalhos da XI Semana Nacional de Oceanografia. 1998. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
GARCIA, V.M.T.. Comissão julgadora dos trabalhos do V Congresso de Iniciação Científica na area Ciencias Exatas e da Terra I. 1996. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SeaWiFS HPLC Analysis Round-Robin Experiment (SeaHARRE-5).HPLC pigment measurements at Federal University of Rio Grande (FURG), Brazil.. 2010. (Oficina).

2.
I IBSA Seminar on Antarctica: Exchange amongst Antarctic Programmes.Contribution of the High Latitude Oceanography Group (GOAL) to the Brazilian Antarctic Program. 2009. (Seminário).

3.
LA CAML/ BioMAntar /COMARGE Integrated Workshop.Plankton studies at the Bransfield Strait, Antarctica. 2009. (Oficina).

4.
VI Symposium in Ecology: Antarctic-South American Interactions in the Marine Environment (ASAI).Phytoplankton processes related to climate. 2009. (Simpósio).

5.
SCAR/IASC/IPY Open Science Conference: Polar Research ? Arctic and Antarctic Perspectives in the International Polar Year,. The biogeochemical relevance of the Patagonian shelfbreak front in the southwestern Atlantic.. 2008. (Congresso).

6.
Workshop ?State of knowledge on the Southwestern Atlantic Ocean Margin?.Workshop ?State of knowledge on the Southwestern Atlantic Ocean Margin?. 2008. (Oficina).

7.
?II Oficina Latinoamericana para o Census of Antarctic Marine Life (II OLA CAML)?.Censo de Vida Marinha Antártica: Domínio Pelágico. 2007. (Oficina).

8.
XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar,. Distribuição do fitoplâncton e propriedades físicas e químicas no Estreito de Bransfield, Antártica (verões 2003, 2004, 2005). 2007. (Congresso).

9.
VIII International Conference on Southern Hemisphere Meteorology and Oceanography. The Patagonian shelf-break phytoplankton blooms and their relevance for the regional CO2 budget.. 2006. (Congresso).

10.
VIII International Conference on Southern Hemisphere Meteorology and Oceanography. The Patagonian shelf-break phytoplankton blooms and their relevance for the regional CO2 budget. 2006. (Congresso).

11.
XI Congresso Brasileiro de Ficologia / Simpósio Latino-Americano sobre Algas Nocivas. Cistos de dinoflagelados potencialmente nocivos da Baía de Sepetiba, RJ.. 2006. (Congresso).

12.
XIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Antártica.Interannual variability of phytoplankton and physical-chemical properties in the Bransfield Strait, Antarctica (Austral summer 2003, 2004, 2005). 2006. (Simpósio).

13.
XXIX SCAR (Scientific Committee for Antarctic Research) Meeting with Open Science Conference. HIGH PHYTOPLANKTON BIOMASS AND PRODUCTION ALONG THE PATAGONIAN SHELF-BREAK (AUSTRAL SPRING 2004). 2006. (Congresso).

14.
IX SCAR International Biology Symposium.Bio-optical algorithm for satellite chlorophyll mapping in the Atlantic sector of the Southern Ocean. 2005. (Simpósio).

15.
Ocean Color Research Team Meeting.Bio-optical relationship for chlorophyll-a mapping in the Southwester Atlantic and Southern Ocean. 2004. (Encontro).

16.
V Taller Regional COI FANSA sobre Floraciones Algales Nocivas en Sudamerica.Eventos recentes de floracoes nocivas e novos registros de toxinas no Brasil. 2001. (Oficina).

17.
V TALLER SOBRE FLORACIONES ALGALES NOCIVAS EN SUDAMÉRICA.Encontro do Grupo de Trabalho Regional (COI/UNESCO) sobre Florações de Algas Nocivas na América do Sul. 2001. (Encontro).

18.
I Colóquio Brasileiro de Algas Nocivas.Ações nacionais relativas a algas nocivas no Brasil.. 1998. (Encontro).

19.
I Simpósio sobre medidas oceanográficas com recursos espaciais.Utilização de dados do sensor SeaWiFS no mapeamento da produção primária fitoplanctônica. 1998. (Simpósio).

20.
III Taller del Grupo de Trabajo sobre Floraciones Algales Nocivas de Sudamerica.Atividades, dimensionamento e novidades em Floracoes Algas Nocivas no Brasil. 1997. (Oficina).

21.
VIII International Conference on Harmful Algae. Oceanographic processes and harmful algae blooms in the sobtropical southwestern Atlantic (28-36oS).. 1997. (Congresso).

22.
NATO Advanced Study Institute Program: The physiological Ecology of Harmful Algal Blooms. 1996. (Oficina).

23.
V Encontro de Botanicos do Rio Grande do Sul.Acumulações de diatomáceas nas praias do Rio Grande do Sul: importância para o ecossistema. 1996. (Encontro).

24.
I Taller Regional de Planificacion Cientifica sobre Floraciones Algales Nocivas.Florações Nocivas: diagnóstico e necessidades para a Costa Brasileira. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, V. M. T. ; CIOTTI,A.M . Workshop ?State of knowledge on the Southwestern Atlantic Ocean Margin?. 2008. (Congresso).

2.
GARCIA, V.M.T.. IV Encontro do Grupo de Trabalho Regional (COI/UNESCO) sobre Florações de Algas Nocivas na América do Sul.. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nicole Correa Serra Martins Silva. Comunidade fitoplanctônica e províncias biogeoquímicas no Atlântico Sul. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Marcio Silva de Souza. Início: 2016. Universidade Federal do Rio Grande, REUNI.

2.
Carlos Rafael Borges Mendes. Início: 2016. Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Iniciação científica
1.
Iago Lourenço Corrêa. Classificação de micro algas usando inteligência artificial. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Automação) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Milton Luiz Vieira Araujo. Estrutura das comunidades de fitoplâncton no Atlântico Sul Subtropical: variação espacial e relação com parâmetros ambientais. 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Virginia Maria Tavano.

2.
Rafael Gonçalves Araujo. Variabilidade interanual do fitoplâncton e parâmetros amtientais no Estreito de Bransfield, Antártica. 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

3.
Priscila Kienteca Lange. O fitoplâncton da Baía do Almirantado (Antártica): variações espaciais e temporais entre os anos de 2002 e 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

4.
Maria Fernanda Coló Giannini. Reflectância Espectral da Água e Algoritmos para Estimativa da Clorofila-a no Sul do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

5.
Amalia Maria Sacilotto Detoni. Fatores Ambientais durante Florações Fitoplanctônicas próximas à Ilha James Ross, Península Antártica (Verão- 2008 e 2009). 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Virginia Maria Tavano.

6.
Carla Rosana de Castro Aseff. Estudo da variação sazonal na composição físico-química das massas de água da Plataforma Continental do Atlântico Sudoeste (PCASO) entre Mar Del Plata (Argentina, 38oS) e Itajaí (SC, 26oS). 2009. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Virginia Maria Tavano.

7.
Amábile Ferreira. Absorção e atenuação da luz na quebra da plataforma Argentina, com ênfase na absorção pelo fitoplâncton. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

8.
Graciela Ferrari Ciancio. Fitoplancton del estuario del Rio de la Plata y frente oceánico: Su relación con las masas de agua. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Desarrollo de las Ciencias Basicas) - Universidad de la Republica Uruguay, PEDECIBA. Coorientador: Virginia Maria Tavano.

9.
Viviane Berwanger Juliano. Distribuicao dos cistos de dinoflagelados no sedimento da Baia de Sepetiba, RJ. 2004. 148 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

10.
ROSANGELA APARECIDA DEVILLA. Efeitos do Pb sobre o crescimento e biomassa de Skeletonema costatum e Cylindrotheca closterium (Bacillariophyceae) em bioensaios de laboratório. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

11.
LEONARDO RUBI RORIG. ACUMULACOES DA DIATOMACEA ASTERIONELLOPSIS GLACIALIS E SUA RELACAO COM VARIAVEIS AMBIENTAIS NA PRAIA DO CASSINO, RIO GRANDE, RS.. 1997. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Virginia Maria Tavano.

Tese de doutorado
1.
Marcio Silva de Souza. O fitoplâncton da Península Antártica e Patagônia e sua relação com variáveis abióticas (primavera e verão). 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Virginia Maria Tavano.

2.
Carlos Rafael Borges Mendes. Dynamics of phytoplankton communities around the Antarctic Peninsula and off the Portuguese coast. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Universidade de Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia. Coorientador: Virginia Maria Tavano.

3.
Sirlei de Castro Araújo. Efeito de fatores fisico-quimicos na qualidade nutricional de Chaetoceros cf. wighamii. 2004. 182 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

4.
ADRIANA GONZALEZ. Identificação de Regiões Biogeoquímicas do Atlântico Sul Ocidental (5oN a 45oS). 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Virginia Maria Tavano.

5.
Graziela da Rosa Persich. Estudos sobre a fisiologia, genética e toxicidade do dinoflagelado tóxico Alexandrium tamarense (Lebour) Balech do sul do Brasil. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Marcio Murilo Barboza Tenório. 2009. Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Virginia Maria Tavano.

2.
Marcio Murilo Barboza Tenório. 2008. Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Virginia Maria Tavano.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Felipe Nalin Abdala. BIOMASSA E ESTRUTURA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA EM RELAÇÃO ÀS CARACTERISTÍCAS DAS MASSAS DE ÁGUA E CAMADA DE MISTURA AO LONGO DO TALUDE CONTINENTAL SE/S DO BRASIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

2.
Murilo Vallezzi Muller. Distribuição da estrutura da comunidade fitoplanctônica no extremo oeste da Península Antártica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

3.
Luciano Costa de Lacerda Azevedo. Estado fisiológico da comunidade fitoplanctônica ao redor da Península Antártica - verão de 2008. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tassia Tereza dos Santos de Oliveira Reis. Distribuição da pressão parcial do CO2 (pco2) na costa sul-sudeste do Brasil e sua relação com a temperatura, biomassa e grupos do fitoplâncton. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

2.
Felipe Nalin Abdala. BIOMASSA E ESTRUTURA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA EM RELAÇÃO À DISTRIBUIÇÃO DAS MASSAS DE ÁGUA AO LONGO DO TALUDE SUDESTE-SUL DO BRASIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

3.
Murilo Vallizzi Muller. VARIABILIDADE SAZONAL DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA PRÓXIMO À PENÍNSULA ANTÁRTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

4.
Tassia Tereza dos Santos de Oliveira Reis. Fluxos de CO2 ao redor da Peninsula Antártica e sua relação com o fitoplâncton. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Virginia Maria Tavano.

5.
Felipe Antunes Cavalheiro. Distribuição dos grupos do fitoplâncton (determinados por quimio-taxonomia) nas frentes ocêanicas da Corrente Circumpolar Antártica ? Setor Índico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Virginia Maria Tavano.

6.
Rafael Gonçalves Araujo. Relação entre a biomassa fitoplanctônica e parâmetros ambientais na Confluência Brasil-Malvinas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

7.
Rubens Comin. Composição e biomassa do fitoplâncton no talude da Patagônia, na Primavera e Verão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

8.
Renato Mendes Espírito Santo. Crescimento e testes de toxicidade com duas microalgas rafidofíceas da Praia do Cassino. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Virginia Maria Tavano.

9.
Cintia Maria Ancona. Variação da biomassa (clorofila-a) e dos grupos do fitoplâncton ao longo de um ano na Laguna dos Patos, RS.. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Virginia Maria Tavano.

10.
ROSANGELA APARECIDA DEVILLA. Relação entre carbono orgânico particulado (C.O.P.) e a biomassa do fitoplâncton na Praia do Cassino, RS. 1996. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

11.
João Helder Godoy Deléo. Variação temporal da biomassa e composição do fitoplâncton na desembocadura da Lagoa dos Patos. 1993. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

Iniciação científica
1.
Matheus Frantz de Faria. Classificação de Micro Algas usando Inteligência Artificial. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Automação) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

2.
Rafael Gonçalves Araujo. Distribuição da biomassa do fitoplâncton e cocolitoforídeos na plataforma da Patagônia. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

3.
Renato Mendes Espírito Santo. Efeito de microalgas potencialmente nocivas sobre cultivos de zooplâncton da Praia do Cassino. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Virginia Maria Tavano.

4.
João Gabriel de Castro Pereira. Produção Primária e medidas óticas na costa do Rio Grande do Sul. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Virginia Maria Tavano.

5.
Erika de Almeida. Caracterização ótica das águas da costa Sul, com relação à absorção da luz pelo fitoplâncton. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Virginia Maria Tavano.

6.
Renato Mendes Espírito Santo. Influência da salinidade na germinação e crescimento de microalgas flageladas potencialmente nocivas da costa do Rio Grande do Sul. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

7.
Renato Mendes Espírito Santo. Influência da salinidade na germinação e crescimento de flagelados potencialmente nocivos da costa do Rio Grande do Sul. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

8.
ROSANGELA APARECIDA DEVILLA. Carbono orgânico particulado e biomassa do fitoplâncton na Praia do Cassino. 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

Orientações de outra natureza
1.
Eduardo Miranda de Sousa. Distruibuição espaço-temporal da biomassa fitoplanctônica no noroeste do Mar de Weddell, nos Estreitos de Bransfield e Gerlache, Antártica.. 2006. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.

2.
Marcio Silva de Souza. Abundância e identificação da comunidade fitoplanctônica ao longo da quebra de plataforma da região da Patagônia.. 2006. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Virginia Maria Tavano.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:23:28