Luis Orlando Emerich dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6366979611026417
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui graduação em Engenharia Elétrica (1992), mestrado em Física Teórica (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Tem experiência em Ciências Térmicas, com ênfase em Mecânica dos Fluídos, atuando principalmente nos temas de mecânica dos fluidos computacional, métodos numéricos baseados na equação de Boltzmann, modelos de gás em rede e análise de imagens. Participa do Grupo de Pesquisa em Meios Porosos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis Orlando Emerich dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, L. O. E.;dos Santos, L. O. E.;dos Santos, Luís O.E.;Emerich Dos Santos, L. O.;DOS SANTOS, LUÍS O. E.;SANTOS, LUS ORLANDO EMERICH DOS;LUIS ORLANDO EMERICH DOS SANTOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Engenharia da Mobilidade.
Campus Universitário
Bom Retiro
89219905 - Joinville, SC - Brasil - Caixa-postal: 246
Telefone: (48) 37216452
URL da Homepage: http://www.lmpt.ufsc.br/~emerich


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Desenvolvimento de modelos de gás em rede para escoamentos monofásicos e bifásicos, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Paulo Cesar Philippi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Modelos de gás em rede; Fluidos imiscíveis.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
1992 - 1994
Mestrado em Física.
Departamento de Física, UFSC, Brasil.
Título: Álgebras Quânticas e Suas Aplicações em Modelos Exatamente Solúveis,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Débora Peres Menezes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1987 - 1992
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Centro de Engenharia da Mobilidade

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, Abi - Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
Eletromagnetismo
Teoria Cinética dos Gases
Processos Estocásticos

Fundação Bio-Rio, BIO-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante Senior IV, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Desenvolvimento de modelos matemáticos e métodos numéricos com base em teoria cinética para a simulação de plasma
Descrição: O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos matemáticos e computacionais para a simulação de plasma com aplicação à propulsão elétrica, em associação com o Professor Visitante Especial Sharath Girimaji da Texas A&M University e um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade de Brasília. Os modelos serão essencialmente abordados através da construção de equações cinéticas capazes de recuperar a fenomenologia macroscópica. Para isto, estes modelos, de natureza magnetohidrodinâmica, devem ser capazes de capturar a física presente em escoamentos com elevados números de Mach e uma faixa abrangendo várias ordens do número de Knudsen. Os regimes de escoamento capazes de serem simulados passam pelas equações hidrodinâmicas invíscidas às equações de mais altas ordens, como Burnett e super Burnett, onde a hipótese do contínuo já não é mais válida. O estudo será iniciado através da construção e análise de modelos de plasma não térmicos na aproximação de um fluido. Nestes será buscado o correto acoplamento entre as equações hidrodinâmicas e as equações do eletromagnetismo através da introdução de termos fonte de Lorentz nas equações de Navier-Stokes. A discretização dos modelos cinéticos será feita através do emprego da técnica Gas Kinetic Method (GKM). Como indicador de desempenho será realizada a verificação do correto acoplamento entre o campo hidrodinâmico e magnético, através da solução analítica para o escoamento de Hartmann e Couette magnetohidrodinâmico. Em seguida, será feita a extensão deste modelo para o caso de um fluido de plasma térmico. Para esta etapa, será usada como indicador de desempenho a análise da influência do campo magnético sobre a condutividade térmica. Isto permitirá a verificação do correto acoplamento entre os campos magnéticos externos e a equação da energia. O potencial da técnica GKM será explorada através da simulação do escoamento em um tubo de choque para elevados números de Mach em várias ordens de Knudsen, inclusive no limite do escoamento invíscido. Ainda, os modelos propostos serão estendidos para modelos de dois fluidos. Finalmente, um estudo de caso para o estiramento de um jato de plasma na presença de um campo magnético externo imposto será realizado. Como produto, além das publicações em periódicos internacionais indexados e apresentações em congressos nacionais e internacionais, será desenvolvido um código computacional paralelo para a simulação de plasma, auxiliando o desenvolvimento e projeto de propulsores a plasma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Métodos Discretos Baseados Na Equação de Boltzmann
Descrição: A equação de Boltzmann vem sendo aplicada ao estudo de diversos fenômenos físicos, desde fenômenos macroscópicos como turbulência e o escoamento de gases rarefeitos, em pro- blemas de reentrada na atmosfera, à fenômenos que ocorrem na escala microscópica como a difusão de gases em meios porosos e escoamentos em microcanais. A forma como é aplicada a equação de Boltzmann, entretanto, pode variar consideravelmente conforme o fenômeno que se pretende descrever podendo-se empregar diversos modelos. Embora restrito à classe de méto- dos conhecida pela sigla LBM (do inglês Lattice Boltzmann Methods), este projeto propõe um estudo de diversos modelos que vêm sendo aplicados em fenômenos como escoamento de gases rarefeitos, turbulência, escoamentos de fluidos imiscíveis, transições de fase e escoamentos em meios porosos. Mais especificamente, propõe-se a comparação de operadores de colisão (um tempo de relaxação ou múltiplos tempos de relaxação) e modelos para simulação de fluidos imiscíveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Efeito da molhabilidade sobre o deslocamento imiscível água-óleo em micromodelos de sistemas porosos: simulação e experimento

Projeto certificado pela empresa Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz em 14/02/2013.
Descrição: O deslocamento água-óleo em meios porosos sempre foi assunto de grande importância para a indústria petrolífera. Isso porque a eficiência da extração de petróleo depende fortemente da dinâmica da interface água-óleo no interior da rocha-reservatório formada, por exemplo, em processos de injeção de água. A rocha-reservatório é um meio poroso de descrição difícil, principalmente, por apresentar grande variabilidade espacial. Para contornar essa complexidade, ensaios experimentais são frequentemente conduzidos em estruturas porosas mais simples, fabricadas em laboratório, chamadas de micromodelos. Uma das propriedades do sistema água-óleo-rocha que precisa ser mais bem estudada é conhecida como molhabilidade. Sabe-se que esta propriedade tem forte influência sobre o deslocamento água-óleo, podendo alterar fortemente as permeabilidades relativas e a fração de óleo residual. Consequentemente, uma análise mais detalhada do efeito da molhabilidade sobre o deslocamento imiscível água-óleo é de extrema importância. Esse é o principal objetivo deste projeto de pesquisa, que será realizado seguindo duas duas abordagens: uma computacional e outra experimental. A abordagem computacional do projeto busca definir quais modelos de simulação são capazes de simular, de modo confiável, o escoamento água-óleo em meios porosos simplificados. Em particular, será dada atenção a modelos quasi-estáticos e a modelos dinâmicos Lattice-Boltzman (LBM). Os resultados numéricos obtidos serão comparados com resultados experimentais obtidos em micromodelos de sistemas porosos fabricados em vidro e/ou acrílico..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Luis Orlando Emerich dos Santos - Integrante / Celso Peres Fernandes - Integrante / Fabiano Gilberto Wolf - Coordenador / Eduardo De Carli da Silva - Integrante / Juan Pablo de Lima Costa Salazar - Integrante.
2010 - 2013
Métodos numéricos aplicados à engenharia da mobilidade
Descrição: Até a década de noventa as simulações de mecânica dos fluidos eram realizadas utilizando versões discretas das equações de Navier-Stokes. Estas descrevem um fluido a partir da hipótese do contínuo, isto é, o fluido é representado por um campo contínuo de pressão, temperatura e velocidade. Métodos baseados na equação de Boltzmann surgiram com uma nova abordagem, na qual a hipótese do contínuo não é adotada. Neste caso o fluido é considerado como um conjunto de partículas cujas posições e velocidades são representadas estatisticamente através de uma função distribuição. Dividimos os objetivos do projeto em três áreas que descrevemos na sequência. Simulações de aerodinâmica veicular: Pretende-se realizar, inicialmente, simulações em estruturas simples que permitam uma compreenção física mais aprofundada do método. Tendo finalizada esta etapa, devem ser realizadas simulações de escoamentos em torno de geometrias mais realistas reprentando veículos - automóveis e navios. Estudo de interações entre fluido e estruturas: O foco principal neste estudo é o esforço causado por escoamentos em estruturas como pontes, submetidas constantemente este tipo de esforços. Desenvolvimento de modelos e métodos: Por ser ainda recente, métodos numéricos baseados na equação de Boltzmann ainda estão em desenvolvimento. Dentre as áreas que precisam de estudos visando o aperfeiçoamento do destes métodos, destacamos: condições de contorno para escoamentos não isotérmicos, interação do fluido com superfícies móveis, escoamentos com superfícies livres, escoamentos envolvendo transições de fase, turbulência, escoamento de suspensões e magnetohidrodinâmica. Enfatizamos, tendo em vista os objetivos deste projeto, que métodos utilizando a equação de Boltzmann têm sido utilizados em simulações de aerodinâmica de automóveis, navios e para estudo da interação fluido-estrutura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Acoplamento Viscoso e Pressão Capilar: Influência sobre as Curvas de Permeabilidade Relativa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Computers & Fluids
2010 - Atual
Periódico: Computer Physics Communications


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Dinâmica dos Gases.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:23
Total de citações:312
Fator H:10

SCOPUS
Total de trabalhos:21
Total de citações:314
Santos L. O. E. OR dos Santos, L. O. E. OR Emerich Santos L. O. OR Luis Orlando Emerich Santos  Data: 01/03/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA, A. R.2013CUNHA, A. R. ; FERNANDES, C. P. ; dos Santos, L. O. E. . Quão porosa deve ser uma rocha para que seja permeável?. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 35, p. 1-3, 2013.

2.
Philippi, Paulo C.2012 Philippi, Paulo C. ; MATTILA, KEIJO K. ; SIEBERT, DIOGO N. ; DOS SANTOS, LUÍS O. E. ; HEGELE JÚNIOR, LUIZ A. ; SURMAS, RODRIGO . Lattice-Boltzmann equations for describing segregation in non-ideal mixtures. Journal of Fluid Mechanics (Print), v. 713, p. 564-587, 2012.

3.
PHILIPPI, P. C.2011PHILIPPI, P. C. ; Emerich Dos Santos, L. O. ; Hegele, L. A. ; Pico Ortiz, C. E. ; Siebert, D. N. ; SURMAS, R. . Thermodynamic consistency in deriving lattice Boltzmann models for describing segregation in non-ideal mixtures. Philosophical Transactions - Royal Society. Mathematical, Physical and Engineering Sciences (Print), v. 369, p. 2292-2300, 2011.

4.
DIÓGENES, A. N.2011DIÓGENES, A. N. ; SANTOS, L. O. E. ; FERNANDES, C. P. . Particle Size Distribution Correction Method Using a Simulated Annealing Technique. Engenharia Térmica, v. 10, p. 38, 2011.

5.
Wolf, Fabiano G.2010 Wolf, Fabiano G. ; dos Santos, Luís O.E. ; Philippi, Paulo C. . Capillary rise between parallel plates under dynamic conditions. Journal of Colloid and Interface Science (Print), v. 344, p. 171-179, 2010.

6.
WOLF, F. G.2009WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Modeling and simulation of the fluid solid interaction in wetting. Journal of Statistical Mechanics, v. 2009, p. P06008, 2009.

7.
DIOGENES, A. N.2009DIOGENES, A. N. ; dos Santos, L. O. E. ; FERNANDES, C. P. ; A. C. Moreira ; Appoloni, C. R. . Porous Media Microstructures Reconstruction Using Pixel-Based And Object-Based Simulated Anneling - Comparison With Other Reconstruction Methods. Engenharia Térmica, v. 8, p. 35-41, 2009.

8.
WOLF, F. G.2008WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Micro-hydrodynamics of immiscible displacement inside two-dimensional porous media. Microfluidics and Nanofluidics, v. 4, p. 307-319, 2008.

9.
PHILIPPI, P. C.2007PHILIPPI, P. C. ; HEGELE JR, L. A. ; SURMAS, R. ; SIEBERT, D. ; dos Santos, L. O. E. . FROM THE BOLTZMANN TO THE LATTICE-BOLTZMANN EQUATION: BEYOND BGK COLLISION MODELS. International Journal of Modern Physics C, v. 18, p. 556-565, 2007.

10.
SURMAS, R.2007SURMAS, R. ; ORTIZ, C. E. P. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . VOLUME EXCLUSION FOR REDUCING COMPRESSIBILITY EFFECTS IN LATTICE BOLTZMANN MODELS. International Journal of Modern Physics C, v. 18, p. 576-584, 2007.

11.
ORTIZ, C. E. P.2007ORTIZ, C. E. P. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . A TWO-FLUID BGK LATTICE BOLTZMANN MODEL FOR IDEAL MIXTURES. International Journal of Modern Physics C, v. 18, p. 566-575, 2007.

12.
SIEBERT, D.2007SIEBERT, D. ; HEGELE JR, L. A. ; SURMAS, R. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . THERMAL LATTICE BOLTZMANN IN TWO DIMENSIONS. International Journal of Modern Physics C, v. 18, p. 546-555, 2007.

13.
PHILIPPI, P. C.2006 PHILIPPI, P. C. ; HEGELE JR, L. A. ; SANTOS, L. O. E. ; SURMAS, R. . From the continuous to the lattice Boltzmann equation: The discretization problem and thermal models. Physical Review. E, Statistical, Nonlinear and Soft Matter Physics, v. 73, p. 056702-1-056702-12, 2006.

14.
WOLF, F. G.2006WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Formação e dinâmica da interface líquido-vapor simulada pelo método Lattice-Boltzmann. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 28, p. 167-175, 2006.

15.
SANTOS, L. O. E.;dos Santos, L. O. E.;dos Santos, Luís O.E.;Emerich Dos Santos, L. O.;DOS SANTOS, LUÍS O. E.;SANTOS, LUS ORLANDO EMERICH DOS;LUIS ORLANDO EMERICH DOS SANTOS2005 SANTOS, L. O. E.; WOLF, F. G. ; PHILIPPI, P. C. . Dynamics of interface displacement in capillary flow. Journal of Statistical Physics, v. 121, p. 197-207, 2005.

16.
SURMAS, R.2004SURMAS, R. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Lattice Boltzmann simulation of the flow interference in bluff body wakes. Future Generation Computer Systems, v. 20, p. 951-958, 2004.

17.
FACIN, P. C.2004FACIN, P. C. ; PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. . A non-linear lattice-Boltzmann model for ideal miscible fluids. Future Generation Computer Systems, v. 20, p. 945-949, 2004.

18.
FACIN, P. C.2003FACIN, P. C. ; PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. . A three-parameter non-linear lattice-Boltzmann model for ideal miscible fluids. Lecture Notes in Computer Science, BERLIN, GERMANY, v. 2657, p. 1007-1014, 2003.

19.
SURMAS, R.2003SURMAS, R. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Flow interference in bluff body wakes. Lecture Notes in Computer Science, v. 2657, p. 967-976, 2003.

20.
SANTOS, L. O. E.;dos Santos, L. O. E.;dos Santos, Luís O.E.;Emerich Dos Santos, L. O.;DOS SANTOS, LUÍS O. E.;SANTOS, LUS ORLANDO EMERICH DOS;LUIS ORLANDO EMERICH DOS SANTOS2003 SANTOS, L. O. E.; FACIN, P. C. ; PHILIPPI, P. C. . Lattice-Boltzmann model based on field mediators for immiscible fluids. Physical Review E - Statistical Physics, Plasmas, Fluids and Related Interdisciplinary Topics, v. 68, p. 056302, 2003.

21.
SANTOS, L. O. E.;dos Santos, L. O. E.;dos Santos, Luís O.E.;Emerich Dos Santos, L. O.;DOS SANTOS, LUÍS O. E.;SANTOS, LUS ORLANDO EMERICH DOS;LUIS ORLANDO EMERICH DOS SANTOS2002SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. . Lattice-gas model based on field mediators for immiscible fluids. Physical Review E - Statistical Physics, Plasmas, Fluids and Related Interdisciplinary Topics, v. 65, p. 046305-1-046305-8, 2002.

22.
SANTOS, L. O. E.;dos Santos, L. O. E.;dos Santos, Luís O.E.;Emerich Dos Santos, L. O.;DOS SANTOS, LUÍS O. E.;SANTOS, LUS ORLANDO EMERICH DOS;LUIS ORLANDO EMERICH DOS SANTOS2002SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. ; DAMIANI, M. C. ; FERNANDES, C. P. . Using three-dimensional reconstructed microstructures for predicting intrinsic permeability of reservoir rocks based on a Boolean lattice gas method. Journal of Petroleum Science & Engineering, ELSEVIER SCIENCE BV, AMSTERDAM, v. 35, p. 109-124, 2002.

23.
SANTOS, L. O. E.;dos Santos, L. O. E.;dos Santos, Luís O.E.;Emerich Dos Santos, L. O.;DOS SANTOS, LUÍS O. E.;SANTOS, LUS ORLANDO EMERICH DOS;LUIS ORLANDO EMERICH DOS SANTOS2002SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. ; BERTOLI, S. L. ; FACIN, P. C. . Lattice-gas Models for Single and Two-Phase Flows: Application to the Up-Scaling Problem in Porous Microstructures.. Computational & Applied Mathematics, Estados Unidos, v. 21, p. 545-571, 2002.

24.
FAVERO, F. W.1995FAVERO, F. W. ; SANTOS, L. O. E. ; MENEZES, D. P. . THE q-DEFORMED MOSZKOWSKI MODEL REVISITED. International Journal of Modern Physics E, v. 4, No., p. 547-562, 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
EDUARDO DE CARLI DA SILVA ; DIOGO NARDELLI SIEBERT ; JUAN PABLO DE LIMA COSTA SALAZAR ; LUIS ORLANDO EMERICH DOS SANTOS ; PAULO CESAR PHILIPPI ; STEVEN ANDERSON ; SHARATH S. GIRIMAJI . A Lorentz formulation for an electron gas using the Gas Kinetic Method. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro, 2015.

2.
SALAZAR, J. P. L. C. ; dos Santos, Luís O.E. . 2D Lattice-Boltzmann Simulations of Flow over a Backward-Facing Step at the Low to Moderate Reynolds Numbers.. In: XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014, 2014, Fortaleza. Annals of the XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014, 2014.

3.
ZABOT, A. M. ; WOLF, F. G. ; SURMAS, RODRIGO ; SANTOS, L. O. E. . FULL MORPHOLOGY METHOD PREDICTIONS FOR HG INTRUSION POROSIMETRY. In: XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014, 2014, Fortaleza. Annals of the XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014, 2014.

4.
PHILIPPI, P. C. ; MATTILA, KEIJO K. ; dos Santos, L. O. E. ; BRESOLIN, C. . Lattice Boltzmann models for immiscible displacement in porous media. In: XXXV Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering-Cilamce 2014, 2014, Fortaleza. Annals of the XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014, 2014.

5.
Wolf, Fabiano G. ; DOS SANTOS, LUÍS O. E. ; SURMAS, RODRIGO . INFLUENCE OF WETTING CONDITIONS ON THE IMMISCIBLE DISPLACEMENT IN A PORE DOUBLET. In: XXXV Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering-Cilamce 2014, 2014, Fortaleza. Annals of the XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014, 2014.

6.
SILVA, A. R. ; SANTOS, L. O. E. ; SIEBERT, D. ; MAREZE, P. ; ̃ . SIMULATING ACOUSTIC ABSORPTION IN POROUS MATERIAL USING THE LATTICE BOLTZMANN METHOD. In: CILAMCE2014 - XXXV IBERIAN LATIN AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGENEERING, 2014, Fortaleza. Annals of the CILAMCE2014 - XXXV IBERIAN LATIN AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGENEERING, 2014.

7.
MINUSSI, R. B. ; PHILIPPI, P. C. ; OLIVEIRA JR, A. A. M. ; SANTOS, L. O. E. . A SECOND ORDER LATTICE BOLTZMANN EQUATION TO SIMULATE ELECTRO-DIFFUSION PROBLEMS. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. Anais do COBEM 2013, 2013. p. 3141-3152.

8.
MINUSSI, R. B. ; OLIVEIRA JR, A. A. M. ; dos Santos, Luís O.E. . SIMULATION OF ELECTROKINETIC FLOWS THROUGH MEMBRANES USING THE LATTICE BOLTZMANN METHOD. In: ENCIT 2012 - Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2012, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Proceedings of ENCIT 2012, 2012.

9.
DIOGENES, A. N. ; dos Santos, L. O. E. ; FERNANDES, C. P. ; Appoloni, C. R. . Porous Media Microstructure Reconstruction Using Pixel-Based And Object-Based Simulated Annealing Comparison With Other Reconstruction Methods. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008, 2008, Rio de Janeiro. Proceedings of the Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008, 2008.

10.
PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. . TEORIA DO TRANSPORTE PARA MISTURAS NÃO-IDEAIS. In: EBECEM 2008 - Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento, 2008, Florianópolis. EBECEM 2008 - Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento, 2008.

11.
WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . ASCENSÃO CAPILAR ENTRE PLACAS PARALELAS NUM SISTEMA LÍQUIDO-VAPOR. In: EBECEM 2008 - Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento, 2008, Florianópolis. EBECEM 2008 - Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento, 2008.

12.
TEIXEIRA, A. V. G. ; SURMAS, R. ; HEGELE JR, L. A. ; dos Santos, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . LATTICE BOLTZMANN SIMULATION OF HIDRODYNAMICAL SPINODAL DECOMPOSITION. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007, Brasília. Proceedings of COBEM 2007, 2007.

13.
DIOGENES, A. N. ; ORTIZ, C. E. P. ; NALIN, D. ; FERNANDES, C. P. ; dos Santos, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . DETERMINATION OF THE INTRINSIC PERMEABILITY OF MICROTOMOGRAPHIC IMAGES BY THE LATTICE BOLTZMANN METHOD. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007, Brasília. Proceedings of COBEM 2007, 2007.

14.
ORTIZ, C. E. P. ; dos Santos, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . THERMAL LATTICE BOLTZMANN BGK MODEL FOR IDEAL BINARY MIXTURES. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007, Brasília. Proceedings of COBEM 2007, 2007.

15.
PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. . TEORIA DO TRANSPORTE PARA MISTURAS NÃO-IDEAIS. In: 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA, 2007, Cuzco - Peru. CIBIM 8 - 8º CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENEIERÍA MECÁNICA, 2007.

16.
PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. ; ORTIZ, C. E. P. ; WOLF, F. G. ; HEGELE JR, L. A. ; SURMAS, R. ; SIEBERT, D. . DISCRETE METHODS IN MICROHYDRODYNAMICS. In: Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering ? ENCIT 2006, 2006, Curitiba. Proceedings of the 11 th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering ? ENCIT 2006, 2006.

17.
SANTOS, L. O. E.; ORTIZ, C. E. P. ; GASPARI, H. C. ; HAVERROTH, G. E. ; PHILIPPI, P. C. . PREDICTION OF INTRINSIC PERMEABILITIES WITH LATTICE BOLTZMANN METHOD. In: COBEM 2005 - 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto. Procedings of COBEM 2005, 2005.

18.
SILVA, M. F. P. ; SURMAS, R. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . ANALYSIS OF CONTACT ANGLE IN CAPILLARY INVASION. In: COBEM 2005 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto. Proceedings of COBEM 2005, 2005.

19.
ORTIZ, C. E. P. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . LATTICE-BOLTZMANN SIMULATION OF TWO-PHASE FLUID FLOW. In: COBEM 2005 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto. Proceedings of COBEM 2005, 2005.

20.
HEGELE JR, L. A. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . MULTIPLE-RELAXATION-TIME LATTICE-BOLTZMANN MODEL FOR IMMISCIBLE FLUIDS. In: COBEM 2005 - 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto. Proceedings of COBEM 2005, 2005.

21.
SCHRAMM, F. R. ; WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . SPREADING DYNAMICS WITH LATTICE BOLTZMANN METHOD. In: COBEM 2005 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto. Proceedings of COBEM 2005, 2005.

22.
WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . MODELAGEM DA MOLHABILIDADE SOBRE SUPERFÍCIES SÓLIDAS PELO MÉTODO LATTICE-BOLTZMANN BASEADO EM MEDIADORES DE CAMPO. In: 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2005, Salvador. Anais do 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2005.

23.
FACIN, P. C. ; PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. . A three-parameter non-linear lattice-Boltzmann model for ideal miscible fluids. In: International Conference on Computational Science, 2003, St. Petersburg, Russia. Computational Science - ICCS 2003. Berlin Heidelberg: Springer-Verlag, 2003. v. I. p. 1007-1014.

24.
SURMAS, R. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Flow Interference in Bluff Body Wakes. In: International Conference on Computational Science, 2003, St. Petersburg, Russia. Computational Science - ICCS 2003. Berlin Heidelberg: Springer Verlag, 2003. v. I. p. 967-976.

25.
BUENO, A. D. ; SANTOS, L. O. E. ; FERNANDES, C. P. ; PHILIPPI, P. C. . THREE-DIMENSIONAL RECONSTRUCTION OF THE MICROSTRUCTURE OF ROCK-RESERVOIR FROM FINE THIN PLATE. In: ENCIT 2002 - 9th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences, 2002, Caxambu - Minas Gerais, Brazil. Proceedings of the ENCIT 2002, 2002.

26.
FERNANDES, C. P. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. ; RODRIGUES, C. R. O. ; GASPARI, H. C. . FORMATION FACTOR OF PETROLEUM RESERVOIR ROCKS. In: ENCIT 2002 - 9th Brazilian Congress of Thermal Engineering Sciences, 2002, Caxambu - Minas Gerais, Brazil. Proceedings of the ENCIT 2002, 2002.

27.
SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. ; FERNANDES, C. P. ; GASPARI, H. C. . THREE-DIMENSIONAL RECONSTRUCTION OF POROUS MICROSTRUCTURES WITH THE SUPERPOSED SPHERES METHOD. In: ENCIT 2002 - 9th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences, 2002, Caxambu. Proceedings of the ENCIT 2002, 2002.

28.
PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. . LATTICE-GAS MODELS: A NEW ROUTE FOR HYDRODYMICS. In: III Escola de Primavera em Transição & Turbulência, 2002, Florianópolis. III Escola de Primavera em Transição & Turbulência, 2002. p. 83-113.

29.
WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . SIMULAÇÃO DE ESCOAMENTOS BIFÁSICOS EM ESTRUTURAS POROSAS UTILIZANDO MODELOS DE GÁS EM REDE. In: IX CONGRES SO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS - ENCIT 2002, 2002, Caxambu. ENCIT 2002, 2002.

30.
PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. ; BERTOLI, S. L. ; FACIN, P. C. ; WOLF, F. G. . LATTICE-GAS MODELS FOR FLUID FLOW. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA - COBEM 2001, 2001, Uberlândia. Proceedings of the COBEM 2001, 2001.

31.
PHILIPPI, P. C. ; FERNANDES, C. P. ; BUENO, A. D. ; SANTOS, L. O. E. ; CUNHA NETO, J. A. B. ; DAMIANI, M. C. . PREDICTING PHYSICAL PROPERTIES OF RESERVOIR ROCKS FROM THE MICROSTRUCTURAL ANALYSIS OF PETROGRAPHIC THIN SECTIONS. In: Produccion 2000 / Aplicaciones de la ciencia en la ingeniería de petróleo, 2000, Puerto Iguazu. Produccion 2000 / Aplicaciones de la ciencia en la ingeniería de petróleo, 2000.

32.
SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. ; DAMIANI, M. C. . A Boolean Lattice Gas Method for Predicting Intrinsic Permeability of Porous Media. In: to Produccion 2000 / Aplicaciones de la ciencia en la ingeniería de petróleo, 2000, Puerto Iguazu. to Produccion 2000 / Aplicaciones de la ciencia en la ingeniería de petróleo, 2000.

33.
SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. ; DAMIANI, M. C. . Simulation of Fluid Flow Inside Porous Structures By Using Lattice Boltzmann Model. In: Produccion 2000 / Aplicaciones de la ciencia en la ingeniería de petróleo, 2000, Puerto Iguazu. Produccion 2000 / Aplicaciones de la ciencia en la ingeniería de petróleo, 2000.

34.
SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. ; DAMIANI, M. C. . LATTICE GAS METHODS FOR PREDICTING INTRINSIC PERMEABILITY OF POROUS MEDIA. In: Brazilian Congress of Thermal Engineering and Scinces, 2000, Porto Alegre. ENCIT 2000, 2000.

35.
BRASILIENSE, N. R. M. ; DAMIANI, M. C. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . LGFLOW: A NUMERICAL WATER-TABLE FOR FLUID FLOW VISUALIZATION BASED ON LATTICE-GAS AUTOMATA. In: Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences, 2000, Porto Alegre. ENCIT 2000, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. . An alternative way to simulate particle suspensions using lattice Boltzmann. In: 17th International Conference on Discrete Simulation of Fluid Dynamics (DSFD 2008), 2008, Florianópolis. 17th International Conference on Discrete Simulation of Fluid Dynamics - Abstracts & Tutorials, 2008.

2.
ORTIZ, C. E. P. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Lattice Boltzmann models for gas mixtures with dissimilar mass components. In: 17th International Conference on the Discrete Simulation of Fluid Dynamics, 2008, Florianópolis. 17th International Conference on the Discrete Simulation of Fluid Dynamics - Abstracts & Tutorials, 2008.

3.
WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . SIMULATION OF THE LIQUID-SOLID INTERACTION IN WETTING. In: 17th International Conference on the Discrete Simulation of Fluid Dynamics, 2008, Florianópolis. 17th International Conference on Discrete Simulation of Fluid Dynamics - Abstracts & Tutorials, 2008.

4.
HEGELE JR, L. A. ; SURMAS, R. ; SIEBERT, D. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Thermal lattice-Boltzmann in two dimensions. In: Discrete Simulation of Fluid Dynamics - DSFD 2006, 2006, Genebra. Discrete Simulation of Fluid Dynamics - DSFD 2006, 2006.

5.
PHILIPPI, P. C. ; HEGELE JR, L. A. ; SURMAS, R. ; SIEBERT, D. ; SANTOS, L. O. E. . From the continuous to the lattice-Boltzmann equation: beyond BGK collision models. In: Discrete Simulation of Fluid Dynamics - DSFD 2006, 2006, Genebra. Discrete Simulation of Fluid Dynamics - DSFD 2006.

6.
ORTIZ, C. E. P. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . A two-fluid lattice Boltzmann model for ideal mixtures. In: Discrete Simulation of Fluid Dynamics - DSFD 2006, 2006, Genebra. Discrete Simulation of Fluid Dynamics - DSFD 2006.

7.
SANTOS, L. O. E.; WOLF, F. G. ; PHILIPPI, P. C. . Dynamics of interface displacement in capillary flow. In: International Conference for Mesoscopic Methods in Engineering and Science, 2004, Braunschweig. PROCEEDINGS - ICMMES, 2004.

8.
HEGELE JR, L. A. ; PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. . Multiple-relaxation-time lattice-Boltzmann model for immiscible fluids. In: International Conference for Mesoscopic Methods in Engineering and Science, 2004, Braunschweig. PROCEEDINGS - ICMMES, 2004.

9.
PHILIPPI, P. C. ; HEGELE JR, L. A. ; SANTOS, L. O. E. . A new approach for establishing lattice-Boltzmann models from the continuous Boltzmann equation. In: International Conference for Mesoscopic Methods in Engineering and Science, 2004, Braunschweig. PROCEEDINGS - ICMMES, 2004.

10.
SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. . Prediction of relative permeability in immiscible displacement. In: Second Symposium on Computational Modeling of Multi-Scale Phenomena, 2002, Petrópolis RJ. Second Symposium on Computational Modeling of Multi-scale Phenomena, 2002.

11.
SURMAS, R. ; HEGELE JR, L. A. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. ; SILVEIRA NETO, A. . Vortex Shedding from Two-Dimensional Obstacles. In: Second Symposium on Computational Modeling of Multi-Scale Phenomena, 2002, Petrópolis RJ. Second Symposium on Computational Modeling of Multi-Scale Phenomena, 2002.

12.
FACIN, P. C. ; PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. . A new lattice-Boltzmann mesoscale Model for Miscible Fluids: Chapman-Enskog asymptotic analysis. In: Second Symposium on Computational Modeling of Multi-Scale Phenomena, 2002, Petrópolis RJ. Second Symposium on Computational Modeling of Multi-Scale Phenomena, 2002.

13.
WOLF, F. G. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. . Spreading of a Liquid Drop on a Solid Surface. In: Second Symposium on Computational Modeling of Multi-Scale Phenomena, 2002, Petrópolis RJ. Second Symposium on Computational Modeling of Multi-Scale Phenomena, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
ZABOT, A. M. ; WOLF, F. G. ; SURMAS, R. ; SANTOS, L. O. E. . FULL MORPHOLOGY METHOD PREDICTIONS FOR HG INTRUSION POROSIMETRY. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
dos Santos, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. . An alternative way to simulate particle suspensions using lattice Boltzmann. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
dos Santos, L. O. E.. Simulações de Dinâmica dos Fluidos com o Método Lattice Boltzmann. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
dos Santos, L. O. E.; ORTIZ, C. E. P. ; GASPARI, H. C. ; HAVERROTH, G. E. ; PHILIPPI, P. C. . PREDICTION OF INTRINSIC PERMEABILITIES WITH LATTICE BOLTZMANN METHOD. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, L. O. E.; PHILIPPI, P. C. ; FERNANDES, C. P. ; GASPARI, H. C. . RECONSTRUÇÃO TRIDIMENSIONAL DE MICROESTRUTURAS POROSAS COM O MÉTODO DAS ESFERAS SOBREPOSTAS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
dos Santos, L. O. E.. A Teoria da Relatividade de Einstein. Timburi/SP: Cia do Ebook, 2018. (Tradução/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ZDANSKI, P. S. B.; DOS SANTOS, LUÍS O. E.; ALVES, M. V. C.. Participação em banca de Gleison Renan Inácio. ANÁLISE NUMÉRICA DE ESCOAMENTO LAMINAR PERMANENTE DE FLUIDOS VISCOPLÁSTICOS EM CANAIS PLANOS COM BIFURCAÇÃO TIPO T. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
DESCHAMPS, C. J.; da Sliva, A. F. C.; Barbosa Jr., J. R.; dos Santos, Luís O.E.. Participação em banca de Claudio José Santos. Caracterização de irreversibilidades no escoamento de gás na folga pistão/cilindro de compressor linear. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BERTOLI, S. L.; dos Santos, Luís O.E.; CARVALHO, R. J. O.; KOEHLER, L. A.. Participação em banca de Eduardo Postali. Transformador a Seco Refrigerado a Água. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

4.
DESCHAMPS, C. J.; dos Santos, Luís O.E.; SALAZAR, J. P. L. C.; PASSOS, J. C.. Participação em banca de Leandro Rogel da Silva. Modelagem do vazamento de gás em válvulas automáticas de compressores. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
BERTOLI, S. L.; dos Santos, Luís O.E.; KOEHLER, L. A.; PERES, A.. Participação em banca de Francisco Pinto Rebordão. "RADIADORES WEG: A ANÁLISE DA PERFORMANCE TÉRMICA SOB UMA PERSPECTIVA DE OTIMIZAÇÃO". 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

6.
Pires, L. F.; Saab, S. C.; dos Santos, L. O. E.. Participação em banca de Mário Augusto Camargo. Medida teórico-experimental da condutividade de meios porosos usando o método de Boltzmann. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

7.
Avancini, S. S.; Bracco, M.; MENEZES, D. P.; Marinelli, J. R.; dos Santos, L. O. E.. Participação em banca de Rafael Camargo Rodrigues de Lima. O Método de Partículas Teste na Simulação de Sistemas Nucleares. 2008. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
BEDRIKOVESTKY, P. G.; R. O. Paiva; A. L. S de Souza; SANTOS, L. O. E.. Participação em banca de Alexandre Sérvulo Lima Vaz Junior. EFEITO DA MOBILIZAÇÃO DO ÓLEO RESIDUAL NA PERDA DE INJETIVIDADE. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
SANTOS, L. O. E.; BEDRIKOVESTKY, P. G.; OLIVEIRA JR, A. A. M.; LAURINDO, J. B.. Participação em banca de Fabiano Gilberto Wolf. Simulação de Processos de Deslocamento Imiscível em Estruturas Porosas Utilizando Modelos de Gás em Rede com Mediadores de Campo. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
FERNANDES, C. P.; COMUNELLO, E.; PACIORNIK, S.; AL-QURESHI, H. A.; DOS SANTOS, LUÍS O. E.; BECHTOLD, I. H.. Participação em banca de Rafael Gúntzel Arenhart. Modelos de condutividade em compósitos condutores por simulação de monte Carlo no espaço contínuo. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
OLIVEIRA JR, A. A. M.; SILVEIRA NETO, A.; YEE, C. L.; SANTOS, L. O. E.; HEGELE JR, L. A.; SOARES, C.; MARINO NETO, J.. Participação em banca de Roberta Brondani Minussi. "Análise e Modelagem do Potencial de Repouso em Porção de Axônio utilizando o Método Lattice Boltzmann. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
FACIN, P. C.; SHARIPOV, F.; SILVEIRA NETO, A.; OLIVEIRA JR, A. A. M.; FERNANDES, C. P.; PASSOS, J. C.; dos Santos, L. O. E.. Participação em banca de Diogo Nardelli Siebert. Modelos cinéticos discretos para fluidos não-ideais com transição de fase. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
OLIVEIRA JR, A. A. M.; BLANCO, P. J.; LINARDI, M.; de Souza, S. M. A. G. U.; PHILIPPI, P. C.; dos Santos, L. O. E.. Participação em banca de Cirilo Seppi Bresolin. Análise da transferência de calor e massa em uma célula a combustível do tipo de transferência de prótons utilizando o método de Boltzmann em rede. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
PHILIPPI, P. C.; MARINO NETO, J.; PINTO, L. T.; SANTOS, L. O. E.. Participação em banca de Roberta Brondani Minussi. Análise e modelagem do transporte iônico em neurônios utilizando o métodob de Lattice Boltzmann. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
dos Santos, L. O. E.; Barbosa Jr., J. R.; de Oliveira, J.C.. Participação em banca de Karime Louise Zenedin Glitz. Estudo Numérico da Formação de Instabilidades e da Ruptura de Fluidos em um Escoamento Bifásico. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PHILIPPI, P. C.; SANTOS, L. O. E.; de Souza, S. M. A. G. U.. Participação em banca de Cirilo Seppi Bresolin. Simulação da Tranferência de Calor e Massa em Células a Combustível do Tipo PEM Utilizando um Método de Lattice-Boltzmann. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
GONCALVES JR, A. A.; STEMMER, M. R.; SANTOS, L. O. E.; SHECAIRA, F. S.. Participação em banca de Alysson Nunes Diógenes. Reconstrução da Microestrutura de Rochas Reservatório e determinação de Propriedades Elétricas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
SANTOS, L. O. E.; FIGUEIREDO, W.; PASSOS, J. C.; CUNHA NETO, J. A. B.. Participação em banca de Paulo Cesar Facin. Análise de modelos Booleanos com várias energias para transiçao de fase em fluidos. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SANTOS, L. O. E.; MALISKA, C. R.; DESCHAMPS, C. J.; CUNHA NETO, J. A. B.. Participação em banca de Sávio Leandro Bertoli. Análise do Movimento Gravitacional Acelerado de Uma Partícula Sólida em Meio Fluido Através do Método Lattice Boltzmann. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17th International Conference on Discrete Simulation of Fluid Dynamics (DSFD 2008). An alternative way to simulate particle suspensions using lattice Boltzmann. 2008. (Congresso).

2.
Discrete Simulation of Fluid Dynamics - DSFD 2006. Thermal lattice-Boltzmann in two dimensions. 2006. (Congresso).

3.
COBEM 2005 - 18th International Congress of Mechanical Engineering. PREDICTION OF INTRINSIC PERMEABILITIES WITH LATTICE BOLTZMANN METHOD. 2005. (Congresso).

4.
International Conference for Mesoscopic Methods in Engineering and Science. Dynamics of interface displacement in capillary flow. 2004. (Congresso).

5.
International Conference on Computational Science. A three-parameter non-linear lattice-Boltzmann model for ideal miscible fluids. 2003. (Congresso).

6.
9th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences. THREE-DIMENSIONAL RECONSTRUCTION OF POROUS MICROSTRUCTURES WITH THE SUPERPOSED SPHERES METHOD. 2002. (Congresso).

7.
Second Symposium on Computational Modeling of Multi-Scale Phenomena.Prediction of relative permeability in immiscible displacement. 2002. (Simpósio).

8.
Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences. LATTICE GAS METHODS FOR PREDICTING INTRINSIC PERMEABILITY OF POROUS MEDIA. 2000. (Congresso).

9.
Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences. LATTICE GAS METHODS FOR PREDICTING INTRINSIC PERMEABILITY OF POROUS MEDIA. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PHILIPPI, P. C. ; SANTOS, L. O. E. ; HEGELE JR, L. A. ; SURMAS, R. ; WOLF, F. G. ; SIEBERT, D. . 17th Discrete Simulation of Fluid Dynamics - DSFD 2008. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Igor Silva Flores Siqueira. Modelagem e simulação numérica do problema de carbonatação. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Alejandra Castilho. Simulação e análise do escoamento sobre um degrau. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Diogo Nardelli Siebert. ANÁLISE DE FORMAS DISCRETAS DA EQUAÇÃO DE BOLTZMANN PARA PROBLEMAS TÉRMICOS BI-DIMENSIONAL. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

Tese de doutorado
1.
André Rafael Cunha. Sistemas de percolação multiescala aplicados a imagens microtomográficas de rochas reservatório de petróleo para determinação de permeabilidade. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

2.
Luiz Adolfo Hegele Junior. Equação de Boltzmann em rede para escoamentos térmicos. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Agência Nacional do Petróleo. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

3.
Rodrigo Surmas. Simulação de fenômenos termo-fluidodinâmicos pelo emprego dos métodos de diferenças finitas a solução da equação de Boltzmann. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Agência Nacional do Petróleo. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

4.
Eduardo De Carli da Silva. FORMAS DISCRETAS DA EQUAÇÃO DE BOLTZMANN PARA MAGNETOHIDRODINÂMICA. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

5.
Alysson Nunes Diógenes. Reconstrução Tridimensional de Meios Porosos Utilizando Técnicas de Simulated Annealing. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Agência Nacional do Petróleo. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

6.
Carlos Enrique Pico Ortiz. APLICAÇÃO DAS FORMAS DISCRETAS DA EQUAÇÃO DE BOLTZMANN À TERMO-HIDRODINÂMICA DE MISTURAS. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

7.
Fabiano Gilberto Wolf. Modelagem da Interação Fluido-Sólido para Simulação de Molhabilidade e Capilaridade Usando o Modelo Lattice-Boltzmann. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Agência Nacional do Petróleo. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

8.
Paulo Cesar Facin. MODELO DE BOLTZMANN BASEADO EM MEDIADORES DE CAMPO PARA FLUIDOS IMISCÍVEIS. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Marcos Antonio Albarracin Manrique. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Luis Orlando Emerich dos Santos.

Iniciação científica
1.
Djonatan Guilherme Erbs Schoeping. EFEITO DA MOLHABILIDADE SOBRE O DESLOCAMENTO IMISCÍVEL ÁGUA-ÓLEO EM MICROMODELOS DE SISTEMAS POROSOS: SIMULAÇÃO E EXPERIMENTO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luis Orlando Emerich dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CUNHA, A. R.2013CUNHA, A. R. ; FERNANDES, C. P. ; dos Santos, L. O. E. . Quão porosa deve ser uma rocha para que seja permeável?. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 35, p. 1-3, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 6:39:48