Andrea Piccini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4238221702261660
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Professor a tempo integral RDIDP da Universidade de São Paulo na EESC de São Carlos-USP e na EPUSP de São Paulo-USP de 1986 a 2000, possui graduação em Arquitetura - Universitá degli Studi di Firenze (1974), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991), Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado em Estudos Judaicos e Arabes pela Universidade de São Paulo (2000), Consultor-tecnico especializado da Fundação Prefeito Faria Lima, pequisador - arquiteto - urbanista. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo atuando principalmente nos temas: sociedade e comunidade, urbanismo, restauro, planejamento territorial e regional . Professor de História da Arquitetura Árabe, coordenador de Projetos Internacionais de Cooperação USP-PCC-POLI com Politécnico de Torino, Itália e com ITU-Instituto Técnico-Faculdade de Arquitetura da Universidade de Istambul, Turquia. Desenvolve atividades de Consultor de Relações e Cooperação Internacional para Projetos sobretudo nos Países Árabes e Turquia.Foi Coordenador de Relações Internacionais da UNISOL BRASIL, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil, São Paulo, Brasil, para organização de programas e projetos de Cooperação Internacional com parceiros da Europa e América Latina. Foi Assessor de Relações Internacionais no Gabinete do Prefeito da Prefeitura Municipal de Osasco e Diretor de Relações Internacionais do mesmo Departamento DRI, da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional, SDAR, da Prefeitura de Santo André, São Paulo. Desenvolve e publica estudos de Arquitetura e Cultura Árabe Islâmica do Oriente Médio e Ásia Central colaborando com o Departamento de Línguas Orientais, de Língua e Cultura Árabe da FFLCH da USP, com pesquisas, atividades de Pós-Graduaçao e aulas de extensão como Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq. Desenvolve atividades de Pós-Doutorado, com pesquisa de pesquisa na Sibéria do Sul (Rússia)e seminários no MAE-Museu de Arqueologia e Etnologia da USP-SP, no Laboratório de Arqueologia Romana Provincial desde 2013 até atualmente 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Piccini
Nome em citações bibliográficas
PICCINI, A.


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1997
Doutorado em Doutorado em Engenharia Civil.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo, Habitação e instrumentos urbanísticos. Estudo, proposta e intervenção com políticas habitacionais de baixa renda no centro urbano., Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Witold Zmitrowicz.
Palavras-chave: Sociedade e Comunidade; Urbanismo; Reformas Politicas; Projeto.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Construção; Construção de edifícios.
1998 - 2002
Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Arabe.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A tranfesrencia de elementos arquitteônicos como expressão cultural resultante do encontro entre Oriente Médio e Ocidente através do Mediterraneo.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Aida Rameza Hanania.
Coorientador: Witold Zmitrowicz.
Palavras-chave: arquitetura e cultura; elementos arquitetônicos árabes; arquitetura Oriente Médio e Ocidente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
1986 - 1991
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo da habitação rural do uso do espaço interno-extemo, pelo pequeno produtor e proprietário rural. O caso de Babylônia. São Carlos (São Paulo). Visão do ponto de vista sócio - cultural.,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Maria Ruth Amaral de Sampaio.
Palavras-chave: arquitetura e cultura; Planejamento Territorial e Regional; Sociedade e Comunidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Setores de atividade: Construção.
1981 - 1982
Especialização em Pianificazione Urbanistica. (Carga Horária: 365h).
Univerisdade de Roma, ENGENHARIA, Itália.
Título: Modelo ubano dos vilarejos rurais da reforma agraria na Argelia.
Orientador: Signorelli e Schiavone.
1969 - 1974
Graduação em Arquitetura.
Universitá degli Studi di Firenze, ARQUITETURA, Itália.
Título: Elaboração de Projeto de Universidade da cidade de Latakia, Síria, como caso de estudo em país em desenvolvimento..
Orientador: Cardini.


Pós-doutorado


2013 - 2017
Pós-Doutorado.
Museu de Arqueologia e Entologia USP, MAE, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Atuação Profissional



USP- MAE, USP-MAE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pós-doutorando-pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Leder Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Professor Pequisador
Outras informações
Lider projeto de pesquisa: Arquitetura e Urbanismo Islâmicos como manifestações culturais. Pesquisa em andamento. Participantes Andrea Piccini Lider com a parte de pesquisa relacionada a Arquitetura árabe islãmica na Ásia Central, especificamente do Irão e Uzbequisatão, no período entre IX e XIV séculos, com o Turcos Seldjusidas e Ilkhanidas Mongois, Lygia Ferreira Rocco Doutoranda com a parte da pesquisa da Arquitettura Islâmica nos países árabes do Mediterrâneo especificamente no Egito e Christan Laughter, mestrando com a parte de pesquisa sobre tecnologia e uso de materiais no Oriente Médio com apois de professores da EPUSP e do Departamento de linguas Orientais, Cultura Árabe. São previstos levantamentos em loco.Levantamento de documentos e fotográficos específico de arquitetura islâmica diretamente em loco com acompanhamento profissional local com especialistas em Arquitetura e História das Populações e História da Arquitetura produzid,para uso em cursos universitários, pós-doutorado, grupo de pesquisa CNPq e publicações, algumas já publicadas outras em fase de publicação. Paises visitados: Turquia, 2010; Uzbekistão, 2011, Irão, 2012. As viagens de estudo continuerão em 2013 e 2014 nos países da Ásia Central.


Câmara de Comércio Indústria e Turismo Brasil-Turquia de São Paulo, CCIBT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Vice Presidente Comitê Arte e Cultura
Outras informações
Promoção e coordenador de atividades culturais e intercâmbios com acordo d ecooepração com Universidades da Turquia: ITU-Istambul Technical University, Fatih Univresity de Istambul.


Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidári, UNISOL BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordinador Diretor
Outras informações
Formatação de uma Diretoria de Relações e Projetos Intrenacioanis para Cooperativas Barsileira da UNISOL Brasil-Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil. Formatação de novos projetos incrementado aqueles em andamento com diferentes parceiros europeus como:Governo da Catalunha e dos Paises Basco, Espanha, Cooperação com ONG e Municípios da Itália, organização e particpação em Expo e Feiras Internacionais com as Cooperativas da UNISOL Brasil, em Ámerica Latina com Perú, Argentina, Uruguay e Paraguay e Formatação e assinatura do acordo de Cooperação do Governo Brasileiro com o de Cabo Verde no quadro da cooperação sul-sul.


Universitá Politecnico di Torino, ARQUITETURA, Itália.
Vínculo institucional

1990 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutor e coordenador
Outras informações
Tutor e coordenador responsávle para os estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura do Politecnico d eTorino, Itália, estagiários quando desenvolviam estagio em pesquisa ou atividades de projeto som minha responsabilidade em São Paulo e no Brasil.


Instituto de Cultura Árabe de São Paulo, ICARABE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador Professor
Outras informações
Associado, coordenador do Departamento de Cultura para cursos e exposções de Arquitetura.Cursos de Arquitetura e Cultura do Oriente Medio e Ásia Central árabe e outros povos do Islã.


Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Relações Internacionais
Outras informações
Diretor de Relações e Porjetos Internacionais do Gabinete do Prefeito. organização d eencontrs internacionais para apoiar as atividades técnicas e politicas da Prefeitura de Osasco. Promovido projetos com: Marcocidades, CIDA- Cooperação Internacioanl do Governo do canada, Rede-URBAL da Comunidade Euripeia, Acordo de Cooperação com Politécnico de Torino, Itália, e participações em Congressos Internacionais.


Prefeitura Municipal de Santo André, PMSA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Relações Internacionais
Outras informações
Diretor de Relações e Projetos Internacionais-DRI, om promoção de projetos: Rede PIMEX-Plataforma de Intercãmbio Internacional Municpal da UNV-Volimtários das Nações Unidas, especificamente no programa da America Latina, Coordenação da Rede Mercocidades com precidença pela America Latina, Acordo de Cooperação com CIDA-Cooperção Internacional do Governo do Canada com projetos e investimentos no Porgeto GEPAM-Gerenciamento Participativo em Áreas de Manaciais, Rede CGLU-Cidades e Governos Locais Unidos e FALP-Fórum de Autoridades Locais de Prefeituras, alem de participação em Congressos Internacionais.


Universitá Politecnico di Torino, CRD-PVS, Itália.
Vínculo institucional

1990 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado em cooperação
Outras informações
Professor convidado para para aulas de Arquitetura do Mundo Árabe no Centro de Ricerca e Documentazione in Tecnologia, Architettura e Cittá nei Paesi en Via di Sviluppo, Curso de Pós-Graduação, Faculdade de Arquitetura do Politecnico di Torino. Coordinador de Cooperação entre Torino e PCC-EPUSP até ano 2000 no period de Professor na EPUSP-SP


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR RDIDP, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Esola Politécnica-Deparatemento PCC de Engenharia da Construção Civil.

Atividades

- Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
DESENHO I; DESENHO II.

Escola Politecnica da USP-SP, EPUSP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR RDIDP
Outras informações
Professor RDIDP no Depto de Engenharia Civil PCC da EPUSP


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE DO PROF. Witold Zmitrowicz, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento PCC de Engenharia Civil da EPUSP para programas e aulas de Pós-Graduação,

Atividades

01/1988 - 12/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
ASSISTENTE DAS DISCIPLINAS DE: ESPACO PUBLICO DA CIDADE I E II.

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ARQUITETO - URBANISTA

Atividades

00/1978 - 1980
Estágios .

Estágio realizado
PLANOS REGULADORES E PROJETO DE CIDADE RURAL.

Fundação Prefeito Faria Lima, CEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações
Projeto urbanistico para CESP-CEPAM de recuperação de áreas de hirdoeletricas, Plano Piloto de Ilha Solteira, SP


Escola de Engenharia de São Carlos-USP, EESC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR RDIDP
Outras informações
Professor e e pesquisador RDIDP


Governo Argélia, SOTRAMA, Argélia.
Vínculo institucional

1978 - 1980
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Cooperação Internacional
Outras informações
Coordenador e diretor de programas e projetos no quadro da Cooperação Internacioanl entre Governo da Argélia e Itália. Execução de projeto de planejamento territorial com Planos Diretores e de aquitetura com projetos de Vilarejos Rurais na CADAT-Caisse Algerienne d´Amènegemont du Tèrritoire de Oran.

Vínculo institucional

1975 - 1977
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cooperação Internacional
Outras informações
Diretor de programas e projetos de urbanização e planejamento territorial no quadro da cooperação Governos Itália-Argélia, na SO.TRA.MA-Societé Travaux Mascará.


Università degli Studi di Roma La Sapienza, UNIROMA, Itália.
Vínculo institucional

1981 - 1983
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Depto de Engenharia Urbana-Universidade de Roma -Itália ALDEIAS COMUNAIS E REVOLUCAO AGRARIA NA ARGELIA Projetação e estudos socias das comunidades de agricultores para assentamentos rurais da reforma agrária na Argelia, semi-urbanização de Villarejos Agriculas Coopertivos.


Museu de Arqueologia e Etnologia, MAE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pós-doutorando-pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - 2017
O contexto funerário do povo Cita ao longo do período da sua trajetória nômade na Ásia Central
Descrição: Pós Doutorado Senior-Pesquisa de arquitetura funerária e como testemunhas de produção de assentamentos temporários humanos do povo nomade Citas enter séculos VIII e IV a. C. Estudo da produção material de amnufaturas consistente e duravel até hoje como unica testemunha das novas relações culturais, comerciais e sociais e suas infleências entre ocidente e Ásia Central desde os Montes Altai até o Cáucaso, atualmente território do kazaquistão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 1999
Laboratório de Projeto integrado e participativo para a requalifcação de Cortiços.
Descrição: Coordenador de estudo e pesquisa de campo . participação com grupo de estudantes e professores ao longo de 10 dias no edificio da Rua do Ouvidor n. 63 , centro de São Paulo, com apoio de movimentos populares para a definição de um projeto d ereforma do prédio. Ao final foi organizado um seminario com a participação de representantes de entidades públicas e instituições responsáveis para este tema. Com apoio do Escritório Piloto do Grémiio Politécnico da USP e a Univesrsidade Politecncio de Torino, Itália..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Andrea Piccini - Coordenador / Vitale Letizia - Integrante.
1997 - 2000
Arquitetura árabe islâmica de Médio Oriente e Turco Islâmica.
Descrição: Estudo da arquitetura Islâmica da Turquia e da Syria, Libano e Giordania, Incluidno o period pré-Islamico de Petra e Palmyra. Estudo e pesquisa de campo em sitos arqueologicos nestes países e pesquisa bilbiográfica nas diversas universidades locais, de Damasco, Beirut e Istambul. A pesquisa foi desenvolvida no periodo que era professor da EPUSP-PCC, mas com apoio da Profa. Aida Ramezá Hanania, Chefe de Departamento de Línguas Orientais, naquele epríodo, no Curso de Línguas, Literatura e Cultura Árabde da FFLCH-USP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andrea Piccini - Coordenador.
1997 - 2000
Estudo comparativo dos centros urbanos da cidade de São Paulo, Brasil e de Istambul, Turquia
Descrição: Estudo com enfase na comparação de habitações de aluguel cortiços nos centros das duas cidades. Analises físicas das construções de cortiços, socio-habitacionais,do entorno urbano e das legislações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Andrea Piccini - Coordenador / Witold Zmitorwicz - Integrante.
1995 - 1997
Mapeamento informatizado de cortiços no centro de São Paulo
Descrição: Informatização da situação dos cortiços do bairro do Pari com tados de cada cortiço e mapeamento para uma visão de conjunto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Andrea Piccini - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
1995 - 1997
Instrumentos urbanisticos para cortiços
Descrição: Estudo da legislaçao urbanistica; revisão histórica de isntrumentos urbanisticos para o a regularização da construções de habitações precárias de aluguel, dos cortiços..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Andrea Piccini - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
1994 - 1995
Os cortiços no processo de urbanização da cidade de São Paulo
Descrição: Pesquisa de campo e formatação de um Banco de Dados Bibliografico Informatizado dos cortiços da cidade de São Paulo , no caso do Bairro do Parí..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Andrea Piccini - Coordenador.
1986 - 1988
Estudo da habitação rural no bairro rural de Babylonia da cidade de São Carlos, SP
Descrição: Pesquisa da situação da habitação em zona rural de pequenos propritários rurasi oriendo de descendentes de trabalhadores italianaos da Fazenda Santa Maria, pela divisão e compra do loteamento da Fazenda.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2015 - Atual
Iwandars
Descrição: Fundador e coordenador Andrea Piccin, grupo de pesquisas e editoração cadastrado no CNPq sobre temas das diferentes culturas do Oriente Médio, Ásia Central e Turquia. O site apresenta fotografias, estudos, diferentes tipos de artes e trabalhos dos associados pesquisadores além de atividades de mestrado e de doutorado dos participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - 2011
Periódico: Empreendimentos de Economia Solidária-UNISOL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Árabe
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PICCINI, A.2015PICCINI, A.. A arquitetura como resultado do processo histórico e cultural no Irã.. Revista USP, v. 1, p. CLIMA-151, 2015.

2.
PICCINI, A.1988PICCINI, A.; MORENO, E. V. M. . Por Uma Metodologia de Renovacao Urbana, El Ejemplo de La Escuela de Engenieria de Sao Carlos Brasil.. PRENSA INSTITUTO DE PLANIFICACION FISICA - UNIV. HABANA - CUBA, n.01, p. 1-22, 1988.

3.
PICCINI, A.1988PICCINI, A.. Terra, Familia e Capital de Maria Rita Garcia Loureiro.. REVISTA ESPACOS E DEBATES, v. 10, p. 0-0, 1988.

4.
PICCINI, A.1986PICCINI, A.. Ghardaia: Uma Cidade Entre Nomadismo e Sedentarismo. PROJETO, v. 90, p. 75-77, 1986.

5.
PICCINI, A.1985PICCINI, A.. Villages Socialistes Na Argelia: Um Modelo de Planificacao Territorial e Urbana.. PROJETO, v. 73, p. 95-101, 1985.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PICCINI, A.. A Influência da Arquitetura Islâmico-Árabe na Ásia Central. 1ª. ed. São Paulo: Annablume, 2016. v. 100. 140p .

2.
PICCINI, A.. Arquitetura do oriente Médio ao Ocidente. A transferencia de Elementos Arquitonicos através do Mediterraneo até Florença. Volume1. 2. ed. São Paulo: Annablume Classica, 2014. v. 100. 182p .

3.
PICCINI, A.. ARQUITETURA, do oriente médio ao ocidente.. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2009. v. 2000. 174p .

4.
Lagana G. (Org.) ; PICCINI, A. (Org.) . NIEMEYER 100. 500. ed. Milano, Itália: Electa-Mondadaori, 2008. v. 1000. 159p .

5.
PICCINI, A.. Cortiços na cidade. Conceitos e preconceitos na reestruturação do centro urbano de São Paulo.. 02. ed. São Paulo: Annablume, 2004. v. 1000. 166p .

6.
PICCINI, A.. GEPAM-Gerenciamento Paricipativo em Áreas de Mananciais. 100. ed. São Paulo: Annablume, 2004. v. 06.

7.
Teixeira A.L. ; PICCINI, A. ; Vitale L. . Laboratório de Projeto Integrado e participação para requalificação de Cortiços. 01. ed. São Paulo: FAU USP, 2002. v. 1000. 210p .

8.
PICCINI, A.. Requalificação de Cortiço. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2002. v. 500. 210p .

9.
PICCINI, A.. A casa de Babylônia. estudo d ehabitação rural no interior de São Paulo.. 01. ed. São Paulo: Annablume-FAPESP, 1996. v. 1000. 165p .

Capítulos de livros publicados
1.
PICCINI, A.; Vitale L. ; Zmitrowicz W. . Low-income housing problematic in the central areas of Istanbul and Sao Paulo.. In: Hulya Turgut, Peter Kellett. (Org.). Cultural and spacial diversity in the urban environment. 01ed.Istambul-Turquia: Istambul Technical Univerity, 2001, v. 01, p. 01-147.

2.
PICCINI, A.. The problem of dwelling inthe central area of São Paulo. In: Pós-graduação Depto. casa e cittá- Universidade Politecnico de Torino-Itália. (Org.). Housing and urban policies for low-income people in the central areas of Istambul and São Paulo. 100ed.Torino-Itália: AGAT Editrice-Torino, 2000, v. 19, p. 01-78.

3.
PICCINI, A.. Étude de l´habitation rural: utiçisation de l´espace interne-externe. In: Institut national de la recherce scientifique, Montreal, Quebec, Canada. (Org.). 5e Conférence Internationale de recherce sur l´habitat. 100ed.Montreal-canada: INRS-Institut national de la recherce scientifique., 1992, v. 3, p. 380-380.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PICCINI, A.. Laboratório de projeto integrado e participativo para requalificação de cortiços.. In: 4ª Biennal Internacional de Arquitetura de São Paulo., 2000. Publicação-4ª Biennal Internacional de Arquitetura de São Paulo.. São Paulo, 2000. p. 198-201.

2.
PICCINI, A.. The legal urbanistic intruments for the renovation of tenant-slums at the old city centre of São Paulo.. In: International Congress Shelter and Revitalization Old and Historic Urban Centres., 1998, Havana. Anais International Congress Shelter and Revitalization Old and Historic Urban Centres., 1998.

3.
PICCINI, A.. Slums and the renovation of São Paulo city centre, housing and urban legislation. In: IFHP International Congress, 1997, Goteborg. Anais do IFHP, Interanational Congress, 1997.

4.
PICCINI, A.. Renovação urbana e cortiços na cidade de São Paulo;diagnostico e perspectivas.. In: Anais of International Conference on Improving the Living Environment for the urban poor., 1995, Cairo. International Conference on Improving the Living Environment for the urban poor, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
PICCINI, A.. História e cultura na situação dos povos árabes atualmente no Médio Oriente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PICCINI, A.. Estrutura social e cultura dos povos do Médio Oriente na História; exemplo de tres países, Syria, Algéria e Turquia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PICCINI, A.. Arquitetura de Oriente ao Ocidente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PICCINI, A.. Cidades e Arquitetura da Antiguidade 1. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PICCINI, A.. Cidades e Arquitetura da Antiguidade 2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PICCINI, A.. Os Kurgans, o mobiliário funerário e o patrimônio do povo cita.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PICCINI, A.. Conservação do patrimônio histórico do Tajiquistão e do Kirguizistão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PICCINI, A.. Asia Central, perspectivas culturais, sociais, politcas e religiosas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PICCINI, A.. Fragmentos da Guerra: debate sobre a situação no Oriente Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PICCINI, A.. I problemi abitativi nell´area centrale di San Paolo-Brasile. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PICCINI, A.. La Ville em Syrie, Heritage e Mutations. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
PICCINI, A.. Renovação urbana e cortiços na cidade de São Paulo; diagnóstico e perspectivas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PICCINI, A.. Integração e participação para requalificação de cortiços no centro de São Paulo. São Paulo: Escola Politécncica - USP, 2000 (Quaderno de laboratório de projeto).

2.
PICCINI, A.. Low-income Housimg Problematica in the Central Areas of Istambul and São Paulo: Threats, Challenges and Possibilities.. Isanbul-Turquia: Istanbul Technical University, 2000 (Conclusões de projeto de cooperação internacional).

3.
PICCINI, A.. Estudo comparativo dos centros urbanos de São Paulo e Istanbul, com ênfase no problema habitacional.. São Paulo: Escola Politénica-USP, 1998 (Projeto de pesquisa-Cooperação internacional).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PICCINI, A.; Maria Ruth Amaral de Sampaio . Atelier Cortiço Vivo. 2003.

2.
PICCINI, A.. Cooperação entre Departamento de Linguas Orientais, Lingua e Cultura Árabe, da USP,. 1997.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PICCINI, A.. A supremacia do Povo Cita da Sibéria à Ásia Central, séculos XII a.C. à II d.C.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PICCINI, A.. A Influência da Arquitetura Islâmico-Árabe na Ásia Central. Os povos Turco-Seldjúcidas e Mongóis. Volume 2. 2016. (Editoração/Livro).

3.
PICCINI, A.. OS Kurgans, o mobiliario funerário e o patrimonio do povo cita.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PICCINI, A.. Arquitetura árabe e a conservação do patrimônio histórico do Tadjikquistão e do Kirguizistão.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PICCINI, A.. Arquitetura e urbanismo como representação cultural no mundo árabe. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PICCINI, A.. Introdução ao estudo da arte, arquitetura e urbanismo Islâmico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PICCINI, A.. Ásia Central-perspectivas culturais, sociais, políticas e religiosas.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PICCINI, A.. Arquitetura Árabe e Turca como expressão cultural e sua disseminação no Oriente Médio, Ásia Central, Mediterrâneo e o caso específico de Florença na Itália.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PICCINI, A.. Arquitetura do Oriente Médio ao Ocidente. Volume 1. 2009. (Editoração/Livro).

10.
PICCINI, A.. Influença da Arquitetura árabe no Mediterrãneo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
PICCINI, A.. Comparative Study of São Paulo and Istambul urban centers 1 and 2 vol.. 2000. (Relatório de pesquisa).

12.
PICCINI, A.. Laboratório de Cortiços. 2000. (Relatório de pesquisa).

13.
PICCINI, A.. Estudo comparativo de programas habitacionais no ambito internacional, vol.2. 1999. (Relatório de pesquisa).

14.
PICCINI, A.. Elementos construtivos da arquitetura árabe islâmica. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
PICCINI, A.. Arquitetura árabe; arte e moradia. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
PICCINI, A.. Urbanização das cidades aárabes;espaço físico e condicionates culturais.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
PICCINI, A.; Zmitrowicz W. ; Gouveia C. . Uma experiência de mapeamento informatizado dos cortiços do centro da cidade de São Paulo. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadastro informatizado de levantamento e mapeamento de cortiços).

18.
PICCINI, A.. Instrumentos Urbanísticos para Incentivos da construção de habitação precária coletiva de aluguel.. 1998. (Relatório de pesquisa).

19.
PICCINI, A.; USP, F. I. P. E. . Diagnóstico e plano de ações em cortiços na cidade de São Paulo.. 1998. (Relatório de pesquisa).

20.
PICCINI, A.. Uma experiência de mapeamento de cortiços do centro da cidade de São Paulo. 1997. (Relatório de pesquisa).

21.
PICCINI, A.. Relatóio Fóum da Cidadania para Populações de cortiços de São Paulo.. 1996. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PICCINI, A.. 1ª mostra de Cinema Turco. 2008 (Conclusões de projeto de cooperação internacional).

Demais trabalhos
1.
PICCINI, A.; ROCCO, L. ; MELLAO, V. ; OSORIO, C. . Iwandars-Grupo CNPq de Pesquisa de Oriente Médio, Ásia Central,Oriente Médio e Turquia. 2015 (Coordenador para construção e lançamento de site) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Helio Goldenstein; MOURAO, M. B.; PICCINI, A.. Participação em banca de Christian Slaughter. Espada de Damasco: um produto da civilização islâmica.. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica) - Universidade de São Paulo.

2.
PICCINI, A.. Participação em banca de Alonso Antonio Lopez Silva. Recuperação de cortiços na área central da cidade de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politecnica da USP-SP.

3.
PICCINI, A.. Participação em banca de Lygia Ferreira Rocco. A Mesquita de Ibn Tulun como representação da herança arquitetônica árabe.. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Arabe) - Universidade de São Paulo.

4.
PICCINI, A.. Participação em banca de Antero De Oliveira Cruz. Avaliação pós-ocupação dos espaços gerados em habitações autoconstruidas.. 1998. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
MATOS, O. F.; JAROUCHE, M. M.; AMANCIO, M. A.; PICCINI, A.; Anat Falbel. Participação em banca de Lygia Rocco Ferreira. Diálogos da arquitetura no Cairo entre os séculos X e XIII: a sinagoga de Ben Ezrá e o conceito da cidade islâmica.. 2014. Tese (Doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica) - Universidade de São Paulo.

2.
PICCINI, A.. Participação em banca de Paulo José Almeida Amaral. Perfil de necessidades e projeto de habitação um estudo de método. 2005. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

3.
PICCINI, A.. Participação em banca de Joel Pereira Felipe. O arquiteto em processos participativos de produção do habitat. Origem, formação e atuação profissional.. 2004. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

4.
PICCINI, A.. Participação em banca de LYGIA GONÇALVES CONSTANTINO MAZOLINI. Habitação popular:ação e identidade. 1997. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
PICCINI, A.. Participação em banca de Katia Luli Nkashigue. Habitação em autoconstrução em São Paulo. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Historia da arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PICCINI, A.. Participação em banca de Victor Mellao.Perspectivas identitárias no processo de adesão da Turquia à União Europeia.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdades Santa Marcelina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Debates do LARP. MAE/USP.Escavando em Gotland.Novo Horizonte para Arqueologia Brasileira LARP/MAE/USP. 2018. (Seminário).

2.
II Simpósio Do LARP/MAE/USP.Palmira, Cidade Porta do Imério Romano para Oriente. 2018. (Simpósio).

3.
V Ciclo de debate do LARP/MAE/USP. 2017. (Seminário).

4.
VII Ciclo De Debate do LARP/MAE/USP.PALMIRA, História e Reconstrução. 2017. (Simpósio).

5.
VIII Encontro Internacional "A Imagem Medieval: História e Teoria.A Importância da incorporação na iconografia islâmica dos povos conquistados pelos árabes no período da Idade Média na Ásia Central. 2017. (Simpósio).

6.
Ciclo:O Oriente, identidades e idealizações..Arquitetura de Oriente Médio ao Ocidente: do mediterrâneo a Florença.. 2016. (Simpósio).

7.
Ciclo de Debates do LARP. MAE/USP.Metalurgica e Mineração. Arqueologia da mineração: Mineração Romana: o caso de Vipasa.. 2015. (Seminário).

8.
Congresso de Iniciação Científica da UNAR. Território, Tecnologia e Hunmanidade: o estudo da Região de Ghardaia no deserto da Árgélia.. 2012. (Congresso).

9.
Islam e Integrazione nella cittá.Islam e integrazione nella cittá. 2011. (Seminário).

10.
Congreso Latinoamericano de Ciudades y Gobiernos Locales, Experiencia Americana. Programas e projetos para acordo de cooperação internacional da Prefeitura de Santo Andrea. 2004. (Congresso).

11.
Atelier Cortiços Vivo.Colaboração técnica para reforma do prédio encortiçado da Rua Solon, 934,. 2003. (Oficina).

12.
Problemi e prospettive delle favelas di Santo André, SP-BR.Estudo de caso da favela Espirito Santo de Santo André, SP. 2003. (Seminário).

13.
URBIS 2003 Feira e congresso internacional de cidades. Relações internacionais de programa e projetosde municipios. 2003. (Congresso).

14.
2º Housing and the Urban Police for low-income people in the central areas of Istambul and São Paulotral.I problemi abitativi nell´aera centrale di São Paulo.. 1999. (Seminário).

15.
4a Conference SITES OF RECOVERY. Dwelling matter in the Central Area of São Paulo. 1999. (Congresso).

16.
La Ville en Syrie, Héritages et Mutations.Estudo da urbanização em Damasco. 1998. (Simpósio).

17.
Anais of International Conference on Improving the Living Environment for the urban poor.. Renovação urbana e cortiços na cidade de São Paulo;diagnostico e perspectivas.. 1995. (Congresso).

18.
Las Jornadas Iberoamericanas de Rehabilitation Urbana.Caso de studo da cidade de São Paulo. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PICCINI, A.. Renovação de Interesse Social , comparações entre as cidades de São Paulo e Istambul, Turquia. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Lygia Ferreira Rocco. A Sinagoga de Ben Ezra e suas áreas e construções adiacentes. Cairo, Egito.. Início: 2013. Tese (Doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Christian Slaughter. Espada de Damasco: um produto da civilização islâmica.. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e Materiais) - Escola Politécnica da USP, . Coorientador: Andrea Piccini.

2.
Lygia Ferreira Rocco. A Mesquita de Ibn Tulun como representação da herança arquitetônica árabe.. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Arabe) - Universidade de São Paulo, . Coorientador: Andrea Piccini.

3.
Luiz Toukuzi Hohara. Rendimentos obtidos na locação e sublocação de cortiços, estudo de casos na área central da cidade de São Paulo.. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politecnica da USP-SP, . Orientador: Andrea Piccini.

4.
Letizia Vitale. Studio comparativo delle aree centrali della cittá di São Paulo e Istambul con attenzione al problema per abitatanti di basso reddito. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politecnica da USP-SP, . Coorientador: Andrea Piccini.

Tese de doutorado
1.
Lygia Rocco Ferreira. Diálogos da arquitetura no Cairo entre os séculos X e XIII: a sinagoga de Ben Ezrá e o conceito da cidade islâmica.. 2014. Tese (Doutorado em Língua Hebraica, literatura e cultura judaica) - Universidade de São Paulo, . Coorientador: Andrea Piccini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victor Mellao. Perspectivas identitárias no processo de adesão da Turquia à União Europeia.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Andrea Piccini.

Iniciação científica
1.
Andrea Kaori Shiroma. Estudo comparativo de programas habitacionais no ãmbito internacional. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politecnica da USP-SP. Orientador: Andrea Piccini.

Orientações de outra natureza
1.
Letizia Vitale, Fabio Gouveia e Cristina Gouveia. Architetcture and the eradication of poverty. São Paulo, The Corticos re-qualification.. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politecnica da USP-SP. Orientador: Andrea Piccini.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PICCINI, A.2015PICCINI, A.. A arquitetura como resultado do processo histórico e cultural no Irã.. Revista USP, v. 1, p. CLIMA-151, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
PICCINI, A.. Conservação do patrimônio histórico do Tajiquistão e do Kirguizistão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PICCINI, A.. Cidades e Arquitetura da Antiguidade 1. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PICCINI, A.. Cidades e Arquitetura da Antiguidade 2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PICCINI, A.. Arquitetura e urbanismo como representação cultural no mundo árabe. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


Especialista em cultura e arquitetura Árabe: Oriente Médio, Mediterrâneo e Ásia Central. Influencia arquitetônica na Europa de século X ao XIV. História da imigração árabe entre VII e XIV século. Estudo da cultura e arquitetura do período Turco Seldjúcida e Otomano. 
Pesquisa de campo com viagens específicos nos países, levantamento fotográfico, entrevistas e de sítios no: Egito, Síria, Argélia, Tunísia, Marrocos, Irão, Uzbequistão, Turquia, todos os trabalhos de pesquisa relacionados aos países mencionados foram executados em loco ao longo de vários anos, tanto com acervo fotográfico quando bibliográfico, além de participação em congresso e entrevistas com pesquisadores locais.
Entre o ano 2010 e 2013 visitou a Turquia, Iran, Uzbekistão, Tadjikistão e Kirgizistão para levantamento de patrimônio arqueológico pré-histórico do povo Cita e da Arquitetura Islâmica da Ásia Central. Levantamento de sítios arqueológicos e visitas em museus do Kirgizistão, Cazaquistão e China, para projeto de pesquisa no MAE-Museu Arqueológico e Etnológico-USP. No ano 2014, do período pré-histórico do povo Cita. Colaboração para cooperação do MAE e CCINT da USP para Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade Cá Foscari de Veneza, Itália, com os departamentos de Letras, Historia e Arqueologia daquela Universidade.
Fundador Associado e Conselheiro do Instituto ADUS para Refugiado, São Paulo.
Pós Doutorado no Museu de Arqueologia e Etnologia, USP, 2015- 2018 com pesquisa de campo na Sibéria do Sul (Rússia)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 1:09:51